rebeca e andrielly 701

14
BIODIVERSIDADE BIODIVERSIDADE

Upload: e-m-celia-rabelo-ciep-338

Post on 24-May-2015

132 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Rebeca  e Andrielly 701

BIODIVERSIDADEBIODIVERSIDADE

Page 2: Rebeca  e Andrielly 701
Page 3: Rebeca  e Andrielly 701

A África, por se tratar de um continente de clima tropical, salvo algumas regiões, recebe grandeinsolação, possui temperatura elevada devido à sua localização geográfica, pois está próxima à linhado Equador e do Trópico de Câncer e de Capricórnio.

Page 4: Rebeca  e Andrielly 701
Page 5: Rebeca  e Andrielly 701

No contexto social e, mais precisamente, cultural, o continente africano apresenta uma diversidademuito grande, pois conta com aproximadamente seiscentos povos e trezentas línguas distintas, alémde uma infinidade de religiões nativas ou introduzidas.

Page 6: Rebeca  e Andrielly 701

Os africanos têm uma forte ligação com os brasileiros, pois no período colonial os escravos vieramnos navios negreiros para trabalhar na produção do açúcar e mais tarde no café, contribuindo assim,para a consolidação da cultura no Brasil.

Page 7: Rebeca  e Andrielly 701
Page 8: Rebeca  e Andrielly 701

O continente africano é regionalizado e/ou dividido em África Islâmica, situada ao norte, e a ÁfricaSubsaariana, situada ao sul, a diferença básica está na religião, sendo a primeira Islamita e asegunda Animista (candomblé, umbanda, magia negra etc.) que são religiões nativas.

Page 9: Rebeca  e Andrielly 701
Page 10: Rebeca  e Andrielly 701

A mudança climática ameaça, de acordo com ambientalistas, a sul-africana Região Floral do Cabo,declarada patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e aCultura (Unesco). Esta área, localizada na província de Cabo Ocidental, compreende oito zonasprotegidas que, no total, somam 5.530 quilômetros quadrados. Este "reino floral", um dos seis domundo assim classificados por sua peculiar vegetação, figura entre as zonas de maior.

Page 11: Rebeca  e Andrielly 701

É comum referir-se à vida vegetal da região como fynbos, que significa arbustos magníficos emafrikaans, o dialeto falado pelos colonizadores holandeses. "Os fynbos se reduzirão à metade emcerca de 50 anos. Perderemos muitas espécies nas áreas com a maior densidade mundial de espéciesvegetais por hectare, disse o biólogo Gerhard Verdoorn, diretor-executivo da não-governamentalBirdLife South Africa. "Também haverá uma redução da área total de fynbos", lamentou.

Page 12: Rebeca  e Andrielly 701

Além disso, outras formas de vida serão afetadas, especialmente as formigas que conduzem sob aterra certas sementes de fynbos, processo essencial para a germinação. "As formigas que são únicasdos fynbos serão perdidas. E sem elas a sobrevivência de muitas das plantas está seriamenteameaçada", disse Verdoorn à IPS. Informes divulgados no site do Dia Internacional para aDiversidade Biológica, comemorado no último dia 22, indicam que a temperatura do planetaaumentou cerca de 0,6 graus desde meados do século XIX, e prevêem mais aumentos, de até 5,8graus, neste século.

Page 13: Rebeca  e Andrielly 701

Muitos cientistas acreditam que estas temperaturas elevadas se devem ao aumento da concentraçãona atmosfera de gases causadores do efeito estufa, como dióxido de carbono e metano, queabsorvem e prendem a energia solar. As emissões desses gases entram na atmosfera, em parte, pela