realização da atividade de aprofundamento

2
Curso: Psicologia - 4º sem. A Disciplina: Sociologia Tutor: Claudio Nascimento Aluno(a): Isabella Araujo Oliveira RGM: 140 444 55 Data de entrega: 26/8/2015 Uma ideia representativa do estado teológico é a de que Deus curou uma doença, por exemplo. Essa ideia, muito presente em grupos religiosos, cristãos, como o maior exemplo, atribui a seres divinos a causa de um determinado estado, de alguma conquista, ou até mesmo de um fracasso, neste caso, por conta da ira divina. Mas falemos sobre esse tema de saúde-doença para fazermos um paralelo com os outros dois estados. Um exemplo claro de estado teológico é então quando alguém esteve doente por muito tempo, foi em vários médicos, tomou medicações e não se curou. Mas quando vai à igreja após isso, recebe intervenções e bênçãos de um padre, toma água benta e se vê melhor, diz: "fui curada pela fé, por Deus". Como uma contraposição a essa ideia, há o estado positivo, em que nada se é explicado sem que haja uma explicação científica como causa de algo. Na situação exposta anteriormente, um grupo de médicos não acreditaria em causas teológicas, por exemplo, mas sim em evidências claras, comprovadas por pesquisas que exigiram rigoroso método de comprovação. Poderiam debater com um grupo religioso e dizer: "Isso não existe, não há provas. A cura pela doença se deu pela ingestão dos medicamentos, que demoraram mais a fazer efeito, pois cada organismo tem seu tempo para absorção do medicamento." Falando agora do estado metafísico, que não está relacionado nem com deuses nem com o conhecimento científico, segue um exemplo dessa ideia, também tendo como pano de fundo a questão da saúde- doença: aparece na mídia alguém que se diz fazer previsões

Upload: isabella-araujo-oliveira

Post on 24-Jan-2016

2 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Psicologia - Disciplina online - Blackboard

TRANSCRIPT

Page 1: Realização Da Atividade de Aprofundamento

Curso: Psicologia - 4º sem. ADisciplina: SociologiaTutor: Claudio NascimentoAluno(a): Isabella Araujo Oliveira RGM: 140 444 55Data de entrega: 26/8/2015

  

Uma ideia representativa do estado teológico é a de que Deus curou uma doença, por exemplo. Essa ideia, muito presente em grupos religiosos, cristãos, como o maior exemplo, atribui a seres divinos a causa de um determinado estado, de alguma conquista, ou até mesmo de um fracasso, neste caso, por conta da ira divina. Mas falemos sobre esse tema de saúde-doença para fazermos um paralelo com os outros dois estados.

Um exemplo claro de estado teológico é então quando alguém esteve doente por muito tempo, foi em vários médicos, tomou medicações e não se curou. Mas quando vai à igreja após isso, recebe intervenções e bênçãos de um padre, toma água benta e se vê melhor, diz: "fui curada pela fé, por Deus". Como uma contraposição a essa ideia, há o estado positivo, em que nada se é explicado sem que haja uma explicação científica como causa de algo. Na situação exposta anteriormente, um grupo de médicos não acreditaria em causas teológicas, por exemplo, mas sim em evidências claras, comprovadas por pesquisas que exigiram rigoroso método de comprovação. Poderiam debater com um grupo religioso e dizer: "Isso não existe, não há provas. A cura pela doença se deu pela ingestão dos medicamentos, que demoraram mais a fazer efeito, pois cada organismo tem seu tempo para absorção do medicamento." Falando agora do estado metafísico, que não está relacionado nem com deuses nem com o conhecimento científico, segue um exemplo dessa ideia, também tendo como pano de fundo a questão da saúde-doença: aparece na mídia alguém que se diz fazer previsões sobre o futuro, um chamado vidente. Ele diz que consegue prever quando uma pessoa terá uma certa doença e qual doença terá. Esse é um exemplo que vai além da ciência, pois não se sabe como são feitas essas previsões, com base no quê e nem se são verdadeiras ou apenas coincidências. Também não são atribuídas a Deus, e sim a essas ideias abstratas e transcendentes que esse grupo de pessoas pode ter, como esse exemplo dos videntes, pelo estado metafísico.

Assim compreendemos a lei dos três estados proposta por Comte, que está presente em nossa sociedade atual, sendo estados teológicos os mais cristalizados, desde muito tempo, e os científicos se modificam mais rapidamente ao longo dos anos. Muitos conhecimentos metafísicos ou até mesmo teológicos de antigamente hoje já são explicados cientificamente.