real - edição março 2013

60
Reino Unido - Março 2013 - nº 123 BRASIL: Os 50 anos da Mônica • FLASH: Fatos e fotos • ESPORTE: Brasil x Rússia em Londres • VISÃO DO BRASIL: Começou a corrida presidencial EXCLUSIVO Bruno & Marrone falam da carreira e do show em Londres

Upload: na-real-comunicacao-ltd

Post on 11-Mar-2016

251 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Brazilian monthly magazine based in London

TRANSCRIPT

Page 1: Real - edição março 2013

Reino Unido - Março 2013 - nº 123

BRASIL: Os 50 anos da Mônica • FLASH: Fatos e fotos • ESPORTE: Brasil x Rússiaem Londres • VISÃO DO BRASIL: Começou a corrida presidencial

EXCLUSIVOBruno & Marrone

falam da carreira e do show em Londres

Page 2: Real - edição março 2013

2 março 2013

Page 3: Real - edição março 2013

3março 2013

Índi

ce

22 42 53Cultura Turismo EsporteGanhe ingressos parashows brasileiros

Praga, a bela capital da República Tcheca

Brasil pega a Rússiaem Stamford Bridge

Editorial

Revista Real - nº 123 - Março 2013 Fone: 020 8133 6823www.revistareal.com

Editor-chefeRégis [email protected]

Editora-assistenteBete Kiskissian

Diagramação e FinalizaçãoRaf Comunicação

IlustraçãoEdvaldo Jacinto Correia

CapaFoto: divulgação

Marketing e Comercial Adriana [email protected]@revistareal.com

Jean Marcelo Consolmagno [email protected]

RedaçãoAlessandra Jones (Reino Unido)Maria Oller (Reino Unido)Shirley Nunes (Reino Unido)

ColaboradoresAlberto Luiz Schneider (Brasil)Devaldo Gilini Júnior (Brasil)

Real na web:www.revistareal.com

DistribuiçãoBR Jet [email protected]

Reino Unido 10

Flash 18

Cultura 22

Capa 28

Agenda 34

I Love Camdem 38

Wow 40

Turismo 42

46 Brasil

48 Visão do Brasil

50 Motores

52 Esporte

54 Classificados

56 Palavras Cruzadas

57 Mônica

58 Endereços Úteis

O conteúdo dos anúncios e informes publicitários são de responsabilidade dos anunciantes

Os artigos assinados não expressam, necessariamente, a opinião da revista e são de responsabilidade de seus autores.

Quase três décadas de estrada não é para qualquer um. São poucos os artistas nacionais que podem contabilizar 19 discos

em seu currículo, com mais de 7 milhões de cópias vendidas do ano 2000 para cá. Confesso que o gênero sertanejo nunca fez a minha cabeça, nem fez parte da minha formação musical (como ouvinte). Mas tenho que reconhecer, sem o preconceito que uns e outros decantam aqui e ali, que Bruno & Marrone fazem parte do gosto popular brasileiro.

Sabendo que milhares de leitores da Real são fãs da dupla, dedicamos a capa da edição de março a esses goianos que, em turnê pela Europa, aterrissam em Londres para um show no dia 31. Aos aficionados pela dupla, a Real vai sortear 5 ingressos para o show, cortesia do Achei Londres, que promove o evento numa casa noturna em Kentish Town. Confira como participar na página 33.

Mas se você, como eu, não curte o ritmo melódico das baladas sertanejas, a Real te convida a participar de outras promoções que envolvem atrações musi-cais. Vamos sortear um par de ingressos para o show que Arnaldo Antunes e Edgar Scandurra farão em abril com o músico Toumani Diabaté, de Mali, e outro par de ingressos para o concerto do pianista Mar-celo Bratke, também em abril. Veja como participar na página 22.

Em meio a tantas dicas musicais - e você pode conferir outras na sessão Radar (pag. 10); na Agenda UK (pag. 34) e na sessão I Love Camden (pag. 38), destaca-mos também uma produção cinematográ-fica que tem como tema o jornalismo de celebridades, tão em voga no Reino Uni-do. Dirigido pelo cineasta mineiro Daniel Florêncio, “Chasing Robert Barker” está em fase de captação de recursos. E pelo trailer, o thriller, que tem no elenco atores europeus, será imperdível. Vale conferir a matéria na página 12 e torcer pelo suces-so da produção.

Você pensa que acabou? A Real tem muito mais: o jogo da seleção contra a Rússia, dia 25 em Londres; crônica, WOW!, dicas de turismo para você se encantar com Praga, a capital tcheca, e muito mais informação.

Divirta-se. Grande abraço e até abril. Régis QuerinoEditor-chefe

Page 4: Real - edição março 2013

4 março 2013

Page 5: Real - edição março 2013

5março 2013

Page 6: Real - edição março 2013

6 março 2013

Page 7: Real - edição março 2013

7março 2013

Page 8: Real - edição março 2013

8 março 2013

Cartas

Car

tas

Cadê a seleção? Fui assistir ao jogo

da seleção contra a Inglaterra e saí decep-cionado com o que vi. Um time apático, sem criatividade, facilmente

dominado pela marcação inglesa. Sei que é o início de um trabalho do técnico Scolari à frente da seleção, mas não acredito que ele terá tempo suficiente para formar um time capaz de brigar pelo título na Copa 2014. Acho que temos tudo para repetir o Mundial 1950, quando perdemos em casa. Só que no ano que vem, do jeito que a coisa anda, não estaremos nem na final...

Júlio Franchischini Bianchi - Londres

Fracasso à vista? Felipão ou Mano Menezes? Quem é melhor?

Quem é pior? Vendo a seleção de cada um jogar me faz ter a certeza de que a CBF trocou seis por meia dúzia. Felipão já viveu o seu auge e não tem mais

nada a acrescentar ao futebol brasileiro. Mano Me-nezes nunca foi técnico de ponta e nem deveria ter assumido o cargo, muito menos ficado tanto tempo no comando do time. Preparem-se, brasileiros, para o maior fiasco da história da seleção nas Copas, em 2014.

Tiago P. Souza – Londres

Políticos brasucasLi outro dia na internet e quase não acreditei. O

Congresso aprovou o fim do 14º e do 15º salários para deputados e senadores. Mas os caras ainda têm “auxílio paletó” e dois salários a mais, um no começo e outro no fim do mandato. Fora as mara-cutaias. Como dizia um velho personagem do Jô So-ares quando, exilado, conversava com a mulher pelo telefone e ouvia as barbaridades que aconteciam no Brasil: “Você não quer que eu volte!”

Volney Pereira – Londres

Participe do painel:escreva para [email protected]

Page 9: Real - edição março 2013

9março 2013

Page 10: Real - edição março 2013

10 março 2013

REINO UNIDOR

eino

Uni

do

Primo Bar tem noites brasileiras

O Primo Bar, no Park Plaza Westminster Bridge London (200 Westminster Bridge Road, Lon-don SE1 7UT), promove todas as quartas-feiras shows com artistas brasileiros. Na agenda de março, no dia 13, Brazilian Vibe, com Shirley Nunes Trio; dia 20 tem Fernanda Porto Duo e no dia 27, Brazilian Vibe com Rita Geaquinto Quarteto. Os shows começam às 20h e reservas de mesas podem ser feitas pelo te-lefone 020 7620 7282. Mais info: www.primobar.co.uk

Música clássicabrasileira nodia 26 de março

O músico Diego Carneiro, fundador da ONG AmaZonArt, promove em todas as últimas terças-feiras de cada mês, na

Protesto contra a corrupção

Brasileiros que moram em Londres promovem no dia 23

020 8133 [email protected]

Informação, entretenimento e diversão... com conteúdo

Anuncie

a sua empresa

ou o seu

negócio!

Seminários no King’s College

O King’s College London promove dois seminários com temática brasileira. No dia 19, o professor Sidney Chalhoub, da Unicamp-SP, apresenta “The For-ce of Slavery: Illegality and Cus-tom in Nineteenth Century Brazil”, das 18h30 às 20h30, no 6º andar do King’s Building. E no dia 26 de março, no mesmo horário, o tema será “Raul Pompeia’s Struggle for Life- Emancipation, Gender a Na-tionalism in Brazil’s Fin de Siecle”, com o professor César Braga Pinto, da Northwestern University, Chicago/EUA. O seminário acon-tece no térreo do Strand Building. Mais info: www.kcl.ac.uk.

Pesquisasobre o usode drogas entre brasileiros

A doutoranda em Psicologia pela University of Roehampton, Martha Canfield, está fazendo uma pesquisa para o desenvolvi-mento de uma tese de doutora-do sobre fatores relacionados ao uso de álcool e drogas entre os imigrantes brasileiros no Reino Unido. São elegíveis para par-ticipar do estudo os brasileiros que moram no país, com idades entre 18 a 40 anos. A participa-ção é anônima. Para participar, acesse o link: edu.surveygizmo.com/s3/1121952/uso-alcool--drogas.

Bloomsbury Baptist Church, uma apresentação de artistas/músicos voluntários em prol da arte do Brasil. Este mês o evento acon-tece no dia 26 de março, a partir das 19h30. A entrada é gratuita e a igreja fica localizada em Covent Garden, na junção da New Oxford Street com a Shaftesbury Avenue. Mais info: www.bloomsbury.org.uk/music/page/charity_concerts/

de março o “Segundo Protesto Contra a Corrupção no Brasil”. Segundo uma das organizado-ras, Solange Leiroz, “o protesto tem como principal objetivo cha-mar a atenção dos governantes para que entendam que somos contra a Emenda 37 que, se for aprovada, será uma catástrofe para o Brasil, já que os julga-mentos de casos de corrupção serão julgados pelos próprios políticos”. A concentração vai ser na Embaixada Brasileira, às 13h, com saída às 13h30 em direção a Richmond Terrace, localizado do lado oposto à residência do primeiro ministro britânico.

Page 11: Real - edição março 2013

11março 2013

Page 12: Real - edição março 2013

12 março 2013

Rei

no U

nido

O jornalismo de cele-bridades nos tabloi-des britânicos será tema de um longa-

-metragem dirigido pelo cine-asta mineiro Daniel Florêncio. A produção independente, intitu-lada “Chasing Robert Barker”, será rodada em Londres em abril e terá no elenco Hilda Peter, estrela de “Katalin Varga”, ganhador do Urso de Prata no Festival de Berlim, em 2009, e o inglês Patrick Baladi, que estrelou a série britânica “The Office” ao lado do comediante Ricky Gervais.

O filme é visto sob a pers-pectiva do paparazzo David, um anti-herói que trabalha para con-seguir fotos de Robert Barker, um famoso ator de cinema, para o tabloide “The Morning”. O filme segue David em sua jornada quando ele descobre como uma matéria no jornal afetou sua própria vida.

Para complementar os custos associados à produção, os cineastas lançaram uma campanha de financiamento coletivo no site Kickstarter, na expec-tativa de levantar um total de £50 mil (40% do total já foi arrecadado). Fundado há quatro anos, o Kickstar-ter já viabilizou inúmeros filmes, dentre eles “Inocen-te”, ganhador do Oscar de melhor curta-documentá-rio este ano.

“O filme só está saindo do papel pelo esforço e talento da equipe, e também porque o roteiro e o tema vêm atraindo bastante atenção. Preferimos a via do financiamento coletivo pela agilidade. Vias tradicionais de captação podem demorar anos para se concretiza-rem, e com o elenco e equipe a postos e com o roteiro se passando quase que inteiramente à noite, temos que rodar o filme nesse inverno, pois no verão do he-misfério norte os dias são muito longos”, diz Daniel.

Brasileiro dirigefilme sobre o jornalismo

de celebridadesProdução do cineasta Daniel Florêncio, “Chasing Robert Barker”, tem

campanha de arrecadação de fundos no KickstarterDa Editoria

Mas com a agilidade vem também o risco. Pelas regras do site, se o valor estipulado não for alcançado até o final da campanha, a produção do filme não recebe nenhum dos recursos captados. “É uma corrida. Temos apenas até o dia 18 de março para alcançar nosso alvo. As pessoas que se identificam com o projeto e querem ver esse filme pronto não podem esperar, tem de en-trar no site e contribuir agora!”, conclama Daniel.

Interessados em apoiar o filme podem contribuir a partir de £1. Quem apoiar o projeto poderá desde assistir ao filme em Video-on-Demand a assinar a sua coprodução nos créditos de abertura.

O diretorDaniel Florêncio reside na Inglaterra desde 2005,

trabalhou no desenvolvimento e no lançamento no país do canal Current TV, do ex-vice-presidente americano Al Gore, para quem produziu vários do-cumentários. Ele também foi editor da série “O Show Secreto”, ganhadora do BAFTA de melhor animação, e produziu comerciais para clientes como Google, CNN, Siemens e Beatles Rockband, entre outros. Seu último curta-metragem, “Awfully Deep”’, foi pré-indica-do para um BAFTA de melhor curta-metragem e está sendo exibido no “Canal Plus” da França.

Para saber mais sobre o filme e contribuir, visite:www.kickstarter.com/projects/489797329/make-cha-sing-robert-barker-movie

Veja o trailer do filme com legendas em português: vimeo.com/60912412

Page 13: Real - edição março 2013

13março 2013

Page 14: Real - edição março 2013

14 março 2013

Rei

no U

nido

A Lycamobile, maior prestadora global de ligações internacionais telefônicas de bai-xo custo, celebrou o patrocínio platinum do Ano Novo Chinês em fevereiro, sediando um

evento no seu head office, em Londres, prestigiado por Stanley Tse, Presidente daf LCCA (London Chinatown Chinese Association).

O evento começou com a performance da Chinese Lion Dance, tradicional dança da cultura chinesa, se-guida pelo discurso de Milind Kangle, CEO da Lyca-mobile, e Lawrence Cheng, Diretor do Festival do Ano Novo Chinês 2013. O festival teve diversas atrações em Londres para marcar o Ano da Cobra, incluindo kung fu e demonstrações acrobáticas na Trafalgar Square e em Leicester Square.

O evento gratuito teve uma grande parada do norte da Trafalgar Square até o final da Shaftesbury Avenue, em Chinatown. Autoridades discursaram na Trafalgar Square, incluindo o Embaixador da China e o sub prefeito de Westminster. Seguindo a cerimônia, o Chair-man da Lycamobile, Subaskaran Allirajah, marcou o olho do dragão no palco principal, selando a parceria entre a empresa e o LCCA.

“Muitos de nossos clientes celebraram o Ano Novo

Lycamobile celebra oAno Novo Chinês

INFORME PUBLICITÁRIO

Chinês e nosso patrocínio desses fantásticos eventos nos possibilitou a grande chance de honrar e fortale-cer a relação com a comunidade. Como maior presta-dora global de ligações internacionais de baixo custo, a Lycamobile está satisfeita por saber que muita gente em todo o país pode dividir o Ano Novo com os seus entes queridos em todo o mundo usando nossos serviços”, comentou Subaskaran Allirajah, Chairman da Lycamobile.

Sobre a Lycamobile Lycamobile é uma provedora de SIM card pré pago

que oferece ligações nacionais e internacionais de alta qualidade e baixo custo, com mais 20 milhões de clientes em 15 países (Reino Unido, Holanda, Bélgica, Suíça, Dinamarca, Noruega, Suécia, Itália, Espanha, Austrália, França, Alemanha, Polônia, Irlanda e Portu-gal). Lycamobile está disponível através de uma exten-sa rede de mais de 750.000 revendedores. A marca foi inicialmente introduzida em 2006 e é a maior pré-paga MVNO da Europa. Lycamobile continua a crescer rapi-damente com várias estratégias de marketing planeja-das durante o ano de 2013.

www.lycamobile.com

O Chairman da Lycamobile, Subaskaran Allirajah, e o Group CEO, Milind Kangle, com seu staff sênior e Stanley Tse, presidente da London Chinese Chinatown Association. Lycamobile celebrou o patrocínio platinum das comemorações do Ano Novo Chinês em Londres com a performance da Chinese Lion Dance no head office da empresa, em Canary Wharf

Page 15: Real - edição março 2013

15março 2013

Page 16: Real - edição março 2013

16 março 2013

Rei

no U

nido

Nome: José Maria de Menezes JuniorIdade: 33 anosLocal de origem: Sobral /Ceará

Por que você resolveu vir morar em Londres? Como a maioria dos brasileiros, vim em busca de uma vida melhor, de realizar projetos os quais no Brasil eram impossíveis à época.

Há quanto tempo você está aqui?Há exatos 10 anos. Cheguei dia 3 de marco de 2003.

Como foi a primeira reação ao chegar? O que você mais estranhou?Como bom cearense, o mais estranho mesmo foi o clima. A língua foi uma grande dificuldade também, mas aos poucos fui vencendo. Quanto ao frio jamais me adaptei 100%, apenas passei a me agasalhar melhor.

O que mais gosta e o que não gosta na cidade?Esse caldeirão de raças e línguas sem dúvida é o que mais me agrada aqui. E o infeliz do frio é o que mais me incomoda.

Qual o seu lugar predileto em Londres?Essa é fácil. Camden Town sempre será meu lugar predi-leto. Por aqui fiz 90% de minha história em Londres.

Fale da sua rotina. Trabalha? Estuda? Sou formado em gastronomia e atuo como head chef do restaurante Coco Bamboo. Levanto a bandeira dos milha-res de brasileiros que batalham forte nessa terra, trabalho em média 70 horas por semana.

Você já passou por alguma situação difícil, alguma “roubada” por aqui?Sim. Havia acabado de chegar em Londres e fui em busca de um emprego em uma agência de silver servi-ce. Já havia trabalhado em dois eventos anteriormente. Chegando na tal agência, ali próximo ao Center Point, me identifiquei, mostrei meu visto de estudante à época e aguardei uma rápida entrevista. Já estava empregado, segundo a recepcionista. Ocorre que durante a entrevis-ta não consegui responder as perguntas de uma senhora inglesa bem indelicada, meu inglês me deixaria na mão mais uma vez. Saí dessa agência com a missão de aprender inglês, como sempre na vida tento ver o lado bom das coisas.

Como conheceu a Real? Que seção ou assunto você mais gosta na revista?Há muitos anos atrás quando ainda enviava dinheiro pela LCC. A seção de cultura sempre me desperta interesse. Tá faltando uma de gastronomia não é?

Tem alguma sugestão ou tema de interesse que gos-taria de ler nas páginas da Real?Como citei anteriormente, gastronomia. Acredito ser um tema bem interessante. Podem contar comigo para essa seção.

Alguma dica para os recém-chegados em Londres?Aprendam inglês o mais rápido possível!!! Viver em um país sem se comunicar é muito ruim e desanimador.

A experiência está valendo a pena?Bem, após dez anos seria até uma grande mentira dizer que não gosto de Londres. Casei, tenho três filhos e um restaurante, tudo isso graças as oportunidades aqui surgidas.

O que você mais sente falta do Brasil? Lá vem o frio de novo. O calor do meu Ceará é o que mais sinto falta, mas a culinária nordestina também tem boa parte dessa saudade.

Pretende voltar para o Brasil?Sempre que me fazem essa pergunta menciono um velho ditado: “Um bom filho à sua casa retorna”. Por mais que viva 10, 20 ou 30 anos aqui, o Brasil sempre será minha terra. Sim. Retornarei ao Brasil assim que cumprir minha missão por aqui. Um forte abraço a todos!!!

Page 17: Real - edição março 2013

17março 2013

Page 18: Real - edição março 2013

18 março 2013

Flas

hFl

ash

FLASH

Lazer e negóciosSeja por diversão ou para um encontro de negócios,

os eventos brasileiros continuam pontuando pela capital Londrina. Em fevereiro, destaque para o show

de Valesca Popozuda no Area Club, em Vauxhall, e uma parada para relaxar e ouvir música no Made

in Brasil. Na área de negócios, o seminário de lançamento do Telexfree no Just in Case e o happy

hour empresarial no Westfield Stratford City.

Foto

s Va

lesc

a: S

imon

e/A

chei

Lon

dres

Happy hour empresarial

Evento Telexfree

Valesca no Area 1

Valesca no Area 1

Valesca no Area 1

Made In Brasil

Evento Telexfree

Page 19: Real - edição março 2013

19março 2013

Page 20: Real - edição março 2013

20 março 2013

Flas

hFl

ash

Foto

s C

oco

Bam

boo:

ww

w.ro

nald

obat

alin

i.com

A primavera vem aíPara a alegria geral da nação brasileira no Reino Unido, o inverno está com os dias contados. Mais um motivo para

reunir os amigos e festejar. Seja no Coco Bamboo ou no Tia Maria, no norte ou no sul de Londres, a “lei” é comemorar. E

você, está esperando o quê?

Coco Bamboo

Coco Bamboo

Coco Bamboo

Tia Maria

Tia Maria

Tia Maria

Tia Maria

Page 21: Real - edição março 2013

21março 2013

Page 22: Real - edição março 2013

22 março 2013

Cul

tura

CULTURA

Real sorteia ingressospara shows em abril

Você pode assistir a parceria de Arnaldo Antunes e Edgar Scandurra com o músico de Mali, Toumani Diabaté, ou o concerto do pianista

Marcelo Bratke como convidado especialDa Editoria

A Curva da Cintura A parceria de Arnaldo Antunes e Edgar Scandurra

com Toumani Diabaté começou no Festival Back2Bla-ck, em 2010, no Rio de Janeiro. Após o encontro na capital carioca, os brasileiros foram convidados a visitar Mali para gravar um disco em conjunto com outros artistas locais. Em abril de 2011, Antunes e Scandurra desembarcaram no país africano com uma seleção de músicas compostas em parceria. O mix de rock, ritmos africanos de raiz e blues resultou numa celebração à parceria Brasil-Mali, transcendendo as fronteiras geo-gráficas e musicais.

Quando: 12 de abril, a partir das 19hOnde: Union Chapel (Compton Terrace – London N1 2XD)Ingressos: £24.75 (www.seetickets.com) Mais info: www.unionchapel.org.uk

Marcelo Bratke piano Bach & Bachianas + TanOpera

“Um encontro de mentes e melodias de tirar o fôlego.“ Foi assim que o site “Sounds & Colours” definiu o concerto do pianista Marcelo Bratke. No progra-ma do espetáculo, Bratke contrapõe as composições de “Partitas”, do pai da música clássica europeia, Johann Sebastian Bach, com o a exuberância do novo mundo da obra “Bachianas”, de

Villa Lobos. O duo TangOpera, composto pela soprano Maya Sapone e a pianista Helen Glaisher-Hernández, abre a noite apresentando clássicos da América Latina, com músicas de Piazzolla, Villa Lobos e Santoro.Quando: 24 April, a partir das 19h45 Onde: Southbank Centre’s Purcell Room (Belvedere Road – London SE1 8XX)Ingressos: 0844 875 0073Mais info: www.comono.co.uk

A capital multicultural do planeta terá em abril duas mostras do talento musical brasileiro em dois shows distintos, mas que prometem muito ao público. Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra desembarcam em Londres para um show com o músico de Mali, Toumani Diabaté, na Union Chapel, enquanto o pianis-ta Marcelo Bratke se apresenta no Southbank Centre. A Real, a Como No!, produtora dos shows, e a

Target Live vão sortear um par de ingressos para cada um dos espetáculos. Para concorrer, basta enviar um email com o seu nome completo e telefone celular para [email protected].

Quer concorrer aos ingressos?É só mandar um email com o seu nome completo e telefone celular para

[email protected]. Boa sorte!

Page 23: Real - edição março 2013

23março 2013

Page 24: Real - edição março 2013

24 março 2013

Cul

tura

Oscar 2013“Argo”, de Ben Affleck, leva a categoria melhor filme; Daniel Day-Lewis se torna o primeiro a ganhar o prêmio de melhor ator por três vezes

Da Editoria

A 85ª edição do Oscar não teve a vitória acachapante de nenhuma produção. Pelo contrário, o que se

viu foi a pulverização dos prêmios entre vários filmes indicados. O favorito “Argo”, de Ben Affleck, venceu como melhor filme. Levou também os prêmios de montagem e roteiro adaptado. Mas em ter-mos numéricos, “As Aventuras de Pi” foi além, conquistando quatro: fotografia, efeitos visuais, trilha

sonora e direção para Ang Lee, que já havia ganhado o prêmio com “Brokeback Montain”. “Os Miserá-veis” levou três troféus: maquiagem, mixagem de som e atriz coadjuvan-te para Anne Hathaway.

A decepção ficou com “Lin-coln”, que ganhou apenas duas estatuetas: melhor ator para Daniel Day Lewis e o prêmio de desenho de produção. Com 12 indicações, o filme de Steven Spielberg foi o maior derrotado da premiação. Pessoalmente, Daniel Day-Lewis pode comemorar o feito de ser o primeiro ator a ganhar o prêmio por

três vezes. Ele já havia conquista-dos Oscars por “Meu Pé Esquerdo” e “Sangue Negro”.

Quem também comemorou a trinca foi o diretor Quentin Taranti-no, que ganhou o troféu de roteiro original com “Django Livre”. Ele já havia vencido antes com “Pulp Fiction/Tempo de Violência” e “Bas-tardos Inglórios”. “Django Livre” também levou o prêmio de melhor ator coadjuvante, com Christoph Waltz, que derrotou nomes de peso

como Alan Arki (Argo), Robert De Niro (O Lado Bom da Vida), Phi-lip Seymour Hoffman (O Mestre) e Tommy Lee Jones (Lincoln). Foi o segundo Oscar de coadjuvante de Waltz, que já havia levado o prêmio por “Bastardos Inglórios”.

O prêmio de melhor atriz ficou com Jennifer Lawrence, por “O Lado Bom da Vida”. A atriz prota-gonizou o mico da noite, ao cair nos degraus que levavam ao palco da premiação. Para manter a com-postura, ela brincou ao ser ova-cionada. “Vocês só se levantaram porque eu caí.”

Os melhores do Oscar 2013Melhor ator coadjuvante: Christoph Waltz (Django Livre)

Melhor curta de animação: Paperman

Melhor longa de animação: Valente

Melhor fotografia: Claudio Miranda  (As Aventuras de Pi)

Efeitos visuais: As Aventuras de Pi

Melhor figurino: Anna Karenina

Melhor maquiagem e penteado: Os Miseráveis

Melhor curta: Curfew

Melhor curta de documentário: Inocente

Melhor documentário: Procurando Sugar Man

Melhor filme estrangeiro: Amor (Áustria)

Melhor edição de som: A hora mais escura e  007 - Operação Skyfall

Melhor atriz coadjuvante: Anne Hathaway (Os miseráveis)

Melhor montagem: Argo

Direção de arte: Lincoln

Melhor trilha sonora: As Aventuras de Pi

Melhor canção: “Skyfall”, de Adele

Melhor roteiro adaptado: Argo

Melhor roteiro original: Quentin Tarantino (Django Livre)

Melhor diretor: Ang Lee (As Aventuras de Pi)

Melhor atriz: Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida)

Melhor ator: Daniel Day-Lewis (Lincoln)

Melhor filme: Argo

Argo, dirigido e com atuação de Ben Affleck, ganhou o prêmio de melhor filme

Foto

: War

ner

Bro

s. E

nter

tain

men

t Inc

-Im

age.

net

Page 25: Real - edição março 2013

25março 2013

Page 26: Real - edição março 2013

26 março 2013

O Carnaval estava ótimo. Nos divertimos muito. Está melhor morar no Brasil hoje em dia (pelo menos, melhor do que há dez anos). Foi mui-to bom rever amigos e é sempre uma alegria

estar com nossa família. E sem falar nas comidas deli-ciosas, nas caipiras e na praia. O sol (a gente sempre sente falta) foi o que mais aproveitamos neste fevereiro tropical. Malas, caixa de mariolas, passaporte, passa-gem, mãe chorando na despedida, aeroporto, coração apertado, Europa, chegada em Heathrow, metrô, casa. Cá estamos nós, de volta à terra do Big Ben.

Semana que vem: volta ao trabalho. Segunda-feira no busão. E agora, João? A seguir, uma pequena lista

Voltar e (re)começar

Crônica por Clodie Vasli

Cul

tura

de ideias para ajudar na sobrevivência durante mais um março gelado, porém, já mais perto da tão sonhada primavera.

Primeira coisa: não adianta ficar reclamando do tempo na Inglaterra (e nem postar sobre isso no Fa-cebook). Ninguém quer saber e, além disso, todos já sabemos como é o clima aqui. Ao invés disso, tente ver o lado bom (que não existe neste caso, eu sei, mas va-mos fazer de conta, OK?). Se está frio e chuvoso para sair, a tendência é ficar em casa. Então vamos aprovei-tar para organizar as fotos das férias. Quem sabe ao som de uma música bem animada? Uma trilha sonora brasileira seria o ideal.

Page 27: Real - edição março 2013

27março 2013

Sugestão número dois: inscreva-se na sua bibliote-ca pública local. É simples e é gratuito. Eu me inscrevi e fiquei surpreso quando a bibliotecária me disse: “Apro-veite bem. O seu cartão é válido em 32 bibliotecas na zona sul de Londres.” Quantos livros estão à nossa disposição, de graça, e a gente gastando em livrarias. Depois, na mudança, as dúvidas. Levo, vendo, deixo para os amigos, doo para caridade, mando de navio ou jogo fora? Tudo o que você acumulou aqui – lamento te informar – não irá caber em duas malas (e nem em três) de 32 kg quando você voltar para o Brasil. Acredite, se quiser.

Ideia número três: use uma pequena parte das suas economias (agora é a hora), compre um instrumento musical e comece a praticar. Para alguns, é um alívio e para outros é uma terapia. Dizem que quando bate aquela saudade ou aquela tristeza-inverno-inglês, po-der criar ou simplesmente tocar alguma música é uma grande salvação.

Dica número quatro: informe-se. O que anda acon-tecendo na sua cidade, bairro ou no seu prédio? Estas pessoas com quem você está dividindo a casa? Quem são eles? Será que não precisam de um ombro amigo? E nossos amigos no Brasil? Especialmente aqueles que não vimos há tempos. O inverno é a melhor época para escrever e responder emails. Enquanto eu reclamo que não tenho roupa para sair, alguém (algum amigo,

familiar ou conhecido meu ou de algum amigo meu) está lutando contra alguma doença grave neste exato momento. Envie uma ou duas linhas dizendo que está orando (ou torcendo, caso você não reze) por eles. É importante.

E a última possibilidade: faça como eu. Não faça nada. Passo horas nas redes sociais, lendo bobagens que os outros ficam compartilhando (a orkutização con-tinua e, cada vez, pior), colocando fotos, “curtindo” o que estão escrevendo sobre suas cotidianas atividades (indo à academia, na academia ou saindo da academia, etc.), sendo levado de uma página à outra, sem rumo e sem objetivo nenhum. Tudo muito aleatório e de um monumental desperdício de tempo. Estou de folga do trabalho, está frio, então vou ficar o dia todo na inter-net. No final da tarde, me surpreenderei (mais uma vez, incrível!) ao notar que outro dia se passou, mais um em que não aprendi nada de novo, não estudei, não li livro nenhum, não fiz nada para mudar ou para melhorar a vida daqueles que estão à minha volta. E, também, nada fiz para alterar a realidade em que vivo (insatisfei-to) ou alavancar os meus planos ou sonhos. Mais um dia frio em que todas as minhas preciosas horas foram doadas ao mundo virtual das (pa)redes sociais.

Clodie Vaslié escritor. Seu primeiro livro (“De Passagem”)

pode ser adquirido pelo website www.lulu.com

Page 28: Real - edição março 2013

28 março 2013

CAPA

Bruno &Marrone

Dupla volta a Londres para um show no dia 31 de março,na The Forum, em Kentish Town. No repertório, músicas

inéditas e antigos sucessosMaria Oller

Page 29: Real - edição março 2013

29março 2013

Page 30: Real - edição março 2013

30 março 2013

Cap

a

Uma das duplas sertanejas de maior sucesso no Brasil, que celebra 27 anos de estrada em 2013, volta a Londres para um show no dia 31 de março, na The Forum, em Kentish

Town, promovido pelo Achei Londres. Trazendo na bagagem o último trabalho, lançado no ano passado, o CD e DVD “Pela Porta da Frente”, Bruno & Marro-ne prometem muita emoção ao público nesta turnê europeia, que inclui também apresentações em Lisboa (Portugal), Bruxelas (Bélgica) e Zurique (Suíça).

Depois de três anos sem registro em vídeo, a dupla lançou o sexto DVD em 2012. “Pela Porta da Frente”, em CD/DVD, gravado no Espaço das Américas, em São

Paulo, traz uma faixa com Marrone como primeira voz, feito inédito na carreira. O novo trabalho contou com as participações especiais de Jorge & Mateus, Michel Teló e George Henrique e Rodrigo. No repertório, cinco faixas inéditas, três canções resgatadas do início de carreira e um misto dos dois trabalhos mais recentes (“Juras de Amor” e “Sonhando”), ainda sem gravação em vídeo.

O mix de canções, entre novas e antigos clássi-cos, aliás, é o grande trunfo do show, pois a dupla garantiu, em entrevista exclusiva à Real, que grandes sucessos como “Dormi na Praça” e “Vida Vazia”, entre outros, estarão no repertório do espetáculo no final deste mês em Londres.

Page 31: Real - edição março 2013

31março 2013

Real - Lá se vão 26 anos de carreira, 19 discos, muitos sucessos e o respeito do público. Falta alguma coisa na carreira para que Bruno e Marrone se sintam realizados?

Bruno - Este ano iremos completar 27 anos juntos e durante todo esse tempo sempre mantemos os nossos sonhos vivos porque sem eles tudo perde a graça. Nosso maior sonho é continuar mantendo o nosso sucesso e também temos um projeto de gravar um DVD de boleros, ritmo que apreciamos juntos.

Real - O panorama da música sertaneja no Brasil mudou muito nessas quase três décadas. Aos pou-cos, o gênero foi conquistando também as grandes cidades e capitais. Quais as principais mudanças que vocês poderiam apontar nesses quase 27 anos de estrada?

Bruno - Houve uma mudança de comportamento e a música sertaneja deixou de ser ouvida somente em fazendas e no interior. Hoje várias pessoas de

diferentes faixas etárias e classes sociais escutam a música sertaneja, e para acompanhar essas mu-danças, as letras também tinham de mudar e não falar somente do homem do campo, mas sim da vida cotidiana.

Real - Sentem saudade de alguma coisa do início da carreira? A fama, por exemplo, trouxe problemas como a falta de privacidade?

Marrone - Nós lidamos bem com a nossa priva-cidade e mantemos os mesmos hábitos. Por incrível que pareça algumas vezes sentimos falta de tocar em bares.

Real - Muita gente que não gosta do gênero sertanejo classifica a música como “brega”. Dizem ainda que a música caipira antiga, de Tonico e Tinoco ou Tião Carreiro e Pardinho, por exemplo, tinha mais qualidade. Concordam com essa comparação?

Marrone - Os tempos são diferentes, as letras são outras e as pessoas que consomem a música tam-bém mudaram. Quanto a classificarem como brega, não nos preocupamos nem um pouco.

Real - Pode-se dizer que o boom sertanejo criou um “novo gênero”, o sertanejo universitário? Ou tudo faz par-te do mesmo movimento?

Bruno - Na verdade, essa nova geração acabou unindo o sertanejo e a música pop, que não tem revelado novos talentos ultimamente, deixan-do um espaço muito grande no cenário musical, espaço este ocupado pela música sertaneja atual.

Real - Das duplas e bandas mais novas do cenário sertanejo atual, quais mais lhe agradam?

Marrone - Nós gostamos muito do estilo do Jorge e Mateus e do George Henrique e Rodrigo. Também reconhecemos o talento do Michel Teló e de muitos outros que surgiram.

Real - Deixando o estilo sertanejo de lado, que gênero vocês mais ouvem e gostam? Poderiam citar alguns nomes de cantores/cantoras e bandas prefe-ridos?

Bruno - Nós só não escutamos rock pesado, do restante ouvimos tudo, mas tenho de confessar que sou apaixonado por boleros e fã incondicional de Luis Miguel.

Real - E as influências? O que Bruno e Marrone mais ouviam à época da formação da dupla?

Bruno - Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tino-co, Mococa e Paraíso, Chitãozinho e Xororó, entre

“Por incrível que pareça algumas

vezes sentimos falta de tocar em bares.”

Marrone, sobre o queeles sentem falta do

início da carreira

Trajetória Vinícius e José Roberto, nomes de batismo, se

conheceram por uma das obras que só o destino é capaz de causar. O cantor Leonardo é amigo comum dos dois, que tinham um sonho de formar uma dupla, mas ainda não tinham encontrado o parceiro ideal. Bastou um encontro, no ano 2000, um violão e uma canção para que se formasse uma das parcerias de maior sucesso no país.

A união dos dois não seria suficiente se eles não tivessem determinação. Bruno & Marrone esperaram 10 anos para realizar o sonho de gravar o primeiro CD. Enquanto isso, cantavam pelos bares da vida. Conheciam pessoas, sentimentos e situações que fariam de Bruno um dos maiores compositores do gênero na atualidade. Os anos de espera deram maturidade, sabedoria e a grande chance de ven-cer. Depois de portas e portas fechadas, decidiram tomar as rédeas da carreira. Regravaram, “Dormi na Praça”, canção do primeiro álbum, e sinalizaram para a gravadora que seria essa a faixa de trabalho. O sucesso batia à porta da dupla.

Segundo a assessoria de imprensa dos cantores, do ano 2000 para cá, Bruno & Marrone venderam mais de sete milhões de CDs e seus DVDs encabeçam a lista dos mais vendidos no Brasil. Ga-nharam um Grammy Latino e viram suas músicas invadirem as rádios e conquistarem o país de norte a sul. Em janeiro de 2010, em Camboriú-SC, eles bateram o recorde de público na carreira, com a estimativa de 180 mil pessoas na plateia.

Confira a seguir o bate--papo exclusivo da dupla com a Real:

Page 32: Real - edição março 2013

32 março 2013

Cap

a

outros. Nossa base se referência sempre foram músicas sertanejas.

Real - Esta parceria profissional pode ser compa-rada a um casamento. Qual o segredo para não deixar cair na rotina, contornar possíveis crises e manter a química com o público?

Bruno - O segredo é acima de tudo o respeito. Te-mos de respeitar a personalidade e o espaço individu-al de cada um, e resolver entre nós qualquer problema que possa surgir, não é fácil, mas sempre pedimos sabedoria para nos mantermos unidos. A química com o público também é baseada no respeito, porque temos a humildade de escutar a voz de nossos fãs.

Real - Marrone, você pas-sou por um grande susto em 2011, naquele acidente de helicóptero. O que mudou de lá para cá na sua vida pessoal e profissional?

Marrone - Tudo! Hoje valorizo cada segundo e cada momento da minha vida.

Real - A turnê na Europa vai ter como carro-chefe as músicas do último disco, “Pela Porta da Frente”. Mas o públi-co pode esperar uma seleção de velhos clássicos, para matar a saudade dos grandes sucessos da dupla?

Marrone - Com certeza, queremos mostrar nosso trabalho novo, mas também levar um pouquinho do Brasil para esse pessoal que está distante. Preparem--se para ouvir ‘Vida Vazia’, ‘Dormi na Praça’, ‘Por um Minuto’ e outras.

Real - Qual a sensação ao tocarem fora do Brasil, de levar os sucessos ao público brasileiro, tão longe de casa?

Bruno - A sensação é de satisfação, porque nós sabemos que vamos levar alegria para pessoas que optaram, por necessidade ou vontade, viver longe do seu país e de sua família.

Real - Vocês se lembram qual foi a primeira vez que

apresentaram na Europa? Bruno - Foi em 2005, se não me engano, tenho

quase certeza.

Real - Há alguma diferença na receptividade do público, em shows no Brasil ou em outros países?

Marrone - Vemos um público muito empolgado, talvez motivado pela saudade e isso para nós é muito bom, porque nos contagia.

Real - Quando se vive boa parte da vida na estrada, certamente não faltam boas estórias para contar. Relembrem aos leitores da Real, por favor,

algum episódio engraçado ou alguma saia justa que vocês tenham passado fora do Brasil.

Bruno - As histórias são bem diversas, até por con-ta do idioma. Não falamos inglês ou espanhol com fluência, então já viu... (risos) . Tenho algumas curiosidades com nossa equipe. Uma vez encontrei um músico parado no elevador, repetindo várias vezes para a ascensorista, “por favor, quero ir para o ‘seven handar... seven han-dar’.....” Caímos na risada, até alguém entender.

Marrone - Em nossa pri-meira turnê nos Estados Unidos, meu secretário não conseguiu visto. Teve um dia que acordei com uma fome tremenda, pegava o telefone para tentar falar com alguém da equipe e atendia a telefonista falando inglês. Desligava e tentava novamente, até que al-guém bateu na porta do meu quarto. Isso era no final da tarde, estava quase desmaiando de fome.

“Nós só não escutamos rock

pesado, do restante ouvimos tudo, mas tenho de

confessar que sou apaixonado por

boleros.”Bruno

ServiçoBruno & MarroneQuando: 31 de marçoOnde: The Forum (9 - 17 Highgate Road, Kentish Town, London NW5 1JY (portas abrem às 18h30)Ingressos: £25 e £35 (+ taxa de entrega) nos sites www.theforumlondon.com e www.ticketmaster.co.uk

Concorra a ingressosA Real vai sortear 5 ingressos para o show de Bruno & Marrone em Londres, com oferecimento especial do

Achei Londres. Para participar é fácil: envie um email com o seu nome completo, email e telefone celular para [email protected]. Os vencedores serão anunciados no dia 26 de março na página da Real no Face-book: www.facebook.com/RevistaRealLondres. Boa sorte!

Page 33: Real - edição março 2013

33março 2013

Discografia Bruno & Marrone

Sony2012 Pela Porta da Frente – CD/DVD2011 Juras de Amor - CD

Sony/BMG2009 Bruno & Marrone de Volta aos Bares2007 Bruno & Marrone Acústico II Volume 1e 2 + DVD2006 Bruno & Marrone - ao vivo em Goiânia 2006 Sonhos, amores e sucessos Box com 04 CD’s e 02 DVD’s

BMG2005 “Meu Presente é Você” 2004 Bruno & Marrone Ao Vivo – CD + DVD 2003 Inevitável

Abril Music2002 Sonhos Planos e Fantasias 2002 Minha vida, minha música 2001 Acústico ao vivo 2001 Acústico 2000 Paixão de Mais 1999 Cilada de Amor

Warner/Continental1998 Viagem1997 Acorrentado em Você 1996 Bruno & Marrone vol. 21995 Bruno & Marrone vol. 1

Page 34: Real - edição março 2013

34 março 2013

Fernanda Porto

Cantora e compositora de “Sambassim” e “Tudo de Bom” e reconhecida pela crítica com os remix “Só tinha de Ser Com

Você”, de Tom Jobim, e “Roda Viva”, de Chico Buarque, em drum’n’ bass, Fernanda Porto vem a Londres pela produtora SoundsdoBrazil. A apresentação acontece no Ronnie Scotts

Bar (47 Frith Street, Soho, W1D 4HT), no dia 14 de março, a partir das 20h.

Ingresso: £10 Contato: 077 6614 8476. Agen

da

Agenda UK

AGENDA

Shirley Nunes

Confira mais eventos em março em Londres noBrazilian Events Guide: www.culturart.co.uk

Seleção em Stamford Bridge

Depois da Inglaterra, em fevereiro, a seleção brasileira volta a Londres para enfrentar a Rússia, no dia 25 de março, a partir

das 19h30 no Stamford Bridge, estádio do Chelsea. O valor do ticket é barato, comparado ao jogo em Wembley. O campo dos Blues fica Stamford Bridge, Greater, SW6 1HS. Para comprar o ingresso, acesse o site da Real, www.revistareal.com e clique

no banner no topo do site. Ou ligue: 08719841955.

Big City SleepA ABC Trust (Action for Brazil’s Children Trust) realiza no dia

15 de março, a partir das 18h30, no Spitalfields Market, o quinto “Big City Sleep”. O evento tem como objetivo dar uma noção da dura realidade enfrentada por meninos e meninas de rua do Brasil, propondo aos participantes que troquem, por uma noite, o conforto de sua cama por uma caixa de papelão (embora você possa levar um saco de dormir e

seus amigos!). No programa: Escola de Samba Paraíso, arte interativa, apresentações de capoeira e futebol, aula de forró com Douglas Dance e Gladys Cavalcanti e 50% de desconto no Restaurante Leon. Inscrições e informações sobre a ABC

Trust: www.abctrust.org.uk/news.

Marisa Monte

Teremos a chance rara de ver uma das maiores cantoras e compositoras da MPB em Londres, em abril. No dia 14, às

19h, Marisa aterrissa com a turnê europeia de “Verdade, Uma Ilusão”, onde promove seu último CD, “O Que Você Quer Saber de Verdade”. O website www.culturart.co.uk vai sortear dois tickets. Para participar, responda a pergunta: “Por que você quer ir ao show da Marisa Monte?”. Mande a resposta junto com o seu nome e telefone para [email protected]. As melhores frases e os ganhadores estarão no website e

fanpage no dia 5 de abril. O show acontece no Hammersmith Apollo (45 Queen Caroline Street, Hammersmith, W6 9QH).

Para mais informações: 020 8563 3800. Os ingressos variam de £10 a £29.50.

Page 35: Real - edição março 2013

35março 2013

+ Jornalismo

+ Informação à comunidade

+ Visibilidade on-line

+ Respeito ao anunciante

+ Do que um catálogo de anúncios

Prezado leitor, prestigie osanunciantes da Real. Digaque viu o anúncio na revista.

Caro anunciante, divulguea sua marca numa mídiaimpressa diferenciada.

www.revistareal.com

Real, a revista que fala a sua língua

www.facebook.com/RevistaRealLondres

Page 36: Real - edição março 2013

36 março 2013

Às quartas, MPB no estilo jam session, das 20h às 0h30. Às quintas, roda de choro das 20h às 0h30. Às sextas, MPB das 20h às 23h e forró pé de serra, das 23h às 3h. Aos sábados,

o melhor do sertanejo ao vivo, das 21h às 23h30, e pagode e DJ, das 0h às 3h. No domingo, pagode das 20h às 0h.126 South Lambeth Road, Vauxhall, LondonSW8 1RB

Reservas: 020 7622 3602 – www.tapiocahouse.co.uk

O pub brasileiro tem atrações variadas durante a semana, seja

no cardápio, na telona ou na pista de dança. Aos domingos, reúna a

torcida para acompanhar as rodadas do Brasileirão.

17 York Way – Camden Town - London N7 9QG

Reservas: 020 7485 4738 - www.canecaolondon.com

Baladas, bares e restaurantes

O CocoBamboo Bar & Restaurante traz no seu menu a fusão da

culinária brasileira e caribenha. Nos finais de semana, DJs brasileiros

animam o público até às 2 da manhã. Aos domingos, 2ªs e 6ªs, música

brasileira ao vivo das 19h às 23h.48 Chalk Farm Road (NW1 8AJ)

Reservas: 020 7267 6613 - www.cocobamboo.co.uk

Agen

da

Programação variada de shows ao vivo de quarta a domingo. Confira a agenda completa no site do Made in Brasil.

12 Inverness Street, Camden Town, London NW1 7HJReservas: 020 7482 0777 – [email protected] 

www.made-in-brasil.co.uk

Londres A balada que se tornou o mais novo point dos brasileiros em Londres. Todos os sábados, das 21h às 4h, no Athene Place,

73 Shoe Lane EC4A 3BQ. Reservas e informações: 020 7583 8602 e 079 8449 6533

www.santafelondres.com

De segunda a domingo, uma variada programação embala as noites na tradicional casa brasileira em Londres, pertinho da estação de Holborn. Os mais diferentes ritmos nacionais

fazem do Guanabara uma referência verde e amarela na capital britânica. Além, claro, do cardápio com as delícias nacionais e os

drinks que fazem a cabeça de brasucas e gringos. Parker Street, Corner of Drury Lane, London WC2B 5PW

Reservas: 020 7242 8600 www.guanabara.co.uk

020 8133 [email protected]

Informação, entretenimento e diversão... com conteúdo

Anuncie

o seu bar,

café ou

restaurante!

Page 37: Real - edição março 2013

37março 2013

Page 38: Real - edição março 2013

38 março 2013

Agen

da

Música ao vivoEntre uma passada e outra nos redutos

brasileiros em Camden (Made in Brasil e Coco Bamboo), confira algumas dicas sonoras que vão

rolar no pedaço em marçoDa Editoria

MADE IN BRASIL

CAMDEN GUITARS

COCO BAMBOO

DJ AntbuckDJ Antbuck está de volta ao Bar Solo

com uma trilha sonora de ska, soul e rock’ n’ roll para dar o pontapé inicial no seu final de semana em grande estilo.Quando: sexta-feira, 15 e 29 de março, das 19h às 23hOnde: Barra Solo, 20 Inverness Street, Camden NW1 7HJMúsica ao vivo: rock (grátis)

BRAZUCA

Bo Ningen

Quarteto de japoneses formado em Londres, Bo Ningen é uma daquelas bandas que parecem desafiar qualquer rótulo de estilo. Talvez a melhor descri-ção seria a de um grupo de japoneses malucos fazendo rock nonsense, mas muito bom! O grupo traz uma mistura de punk progressivo e rock. Pode-se espe-

rar de tudo nas apresentações do grupo, mas a única certeza é a de um show ao vivo emocionante e cheio de gás. Quando: 29 de março, das 19h30 até tardeOnde: Dingwalls, Middle Yard,  Camden NW1 8ABPreço: £9.00 (ingressos antecipados)

BBC Concert Orchestra+ Will Gregory

Apresentação da orquestra da BBC ao vivo no Roundhouse, com uma versão nova e eletrizante de Bach ‘Sarabande’, de Will Gregory. A BBC Concert Orchestra toca uma mistura de música clássica, jazz e canções pop. Sua função principal, no entanto, é produzir música para a rádio BBC e é a orquestra do mundo que há mais tempo toca em um programa de música ao vivo, na noite de sexta-feira. Confira na Radio BBC 2.Quando: 11 de março, às 19h30Onde: Roundhouse – Chalk Farm Road, London NW1 8EHGratuito

Open mic Boa pedida esta noite do “chegou,

cantou”. Também conhecida por atrair grandes nomes, pois dizem que volta e meia aprecem uns figurões da cena musical britânica. Já pensou?Quando: 11 e 25 de março, das 19h às 23hOnde: The Earl of Camden, 55 Parkway, Camden NW1 7PNMúsica ao vivo: microfone aberto (grátis)

Michael SmithQuem curte black music não pode

perder o som de Michael Smith, que toma conta do Barfly toda segunda--feira para uma mistura de motown, pop e hip hop.Quando: segundas-feiras, das 22h às 2hOnde: Barfly, 49 Chalk Farm Road, Camden NW1 8ANDJ música: indie, hip hop, pop (grátis)

Page 39: Real - edição março 2013

39março 2013

Page 40: Real - edição março 2013

40 março 2013

As novas das celebridadesAs novas das celebridades

Pers

onal

idad

esPERSONALIDADES

Maria Oller

Luana, a barraqueira...Sempre

envolvida em barracos, Luana Piovani atacou de novo. E o alvo foi a sensa-ção do Carnaval carioca, Sabrina Sato. A japa rei-nou absoluta à frente da bateria da Vila Isabel, campeã do Carnaval 2013, mas Luana resolveu criticar a musa. Num papo com os seus seguidores no Twitter, ela

elogiou as rainhas Juliana Alves, da Unidos da Tijuca, e Cris Vianna, da Imperatriz Leopoldinense. Questionada por um seguidor sobre Sabrina Sato, Luana detonou: “Tem a bunda da vida, mas não é minha favorita, não. Eu sou suspeita, né? Para mim não adianta samba no pé e corpão. Tem que ter postura admirável”, destilou, no melhor estilo “veneno de mulher para mulher”.

Foto

: Div

ulga

ção

CG

CO

MFo

to: D

ivul

gaçã

o C

GC

OM

Foto

: Bah

ia N

otíc

ias

Essa novela promete! Marcello Antony e Thiago Fragoso serão um casal homos-

sexual na próxima novela das 21h da TV Globo, “Em Nome do Pai’ (título provisório), de Walcyr Carrasco. Segundo o jornal Di-ário de São Paulo, o casal gay terá uma filha na trama com uma prima distante do personagem Niko, interpretado por Fragoso. O bafafá maior no folhetim é que a tal prima, Amarilys (Daniel-le Winits), se envolverá com Eron, o personagem de Antony. Homossexualismo, bissexualismo, casal gay com filho... a novela promete mexer com as estruturas da tradicional família brasileira!

... X Sabrina, a rainha com classe

Procurada pelo jornal “Extra”, Sabrina Sato foi ele-gante e ainda elogiou Luana. “Não tenho problema com ela, pelo contrário, acho ela linda. Não li o que ela escre-veu, nem muito menos tenho tempo para me preocupar com coisas tão pequenas. Se tiver que responder, vou responder direto para ela. Não quero entrar nessa de fuxico. Estou muito feliz e recebendo muito carinho do público. Isso é que importa”, disse a japa. No dia seguin-te, Luana pediu desculpas no Twitter. “Desculpe a opi-nião mal colocada e solta. Um dia, se tiver oportunidade, conversamos e talvez vire fã. Carisma e samba no pé tem muito. Amadora. Detesto errar. Aprendo aqui. Sabri-na na Vila, receba os louros!”. Se mancou né loira?!?

Gianecchini e a força dos fãs

Em participação no programa “Altas Horas”, Reynaldo Gianec-chini falou sobre a relação com os fãs entre 2011 e 2012, perío-do em que superou um câncer. “Foi uma troca linda durante o processo de recuperação”, afirmou. “Nunca imaginei que a minha popularidade vinha junto com tanto carinho das pessoas. Faço questão de ouvir tudo o que elas têm para me dizer”, garantiu o gatíssimo Giane, que está mais lindo do que nunca!

Page 41: Real - edição março 2013

41março 2013

“Pior aniversário”, escreveu o baby face Justin Bieber em seu Twitter para reclamar sobre uma das comemorações dos seus 19 anos, que aconteceu no início de março, em Londres. Segundo o site E!, Bieber não teria ficado nem cinco

minutos na boate Cirque du Soir, numa badalada área na área da Regent Street. Fontes da publicação disse-ram que houve um confronto entre os seguranças do cantor com os funcionários da boate e que o quiprocuó acabou com a festa do aniversariante famoso. Eles não detalharam o porquê da briga e quem teria começado a baixaria, que de qualquer forma, vale o nosso Argh! de março.

MorrisseyO cantor Morrissey deu nova decla-

ração polêmica envolvendo seu ativis-mo pelos direitos dos animais. Para o ex-líder dos Smiths, Paul McCartney deveria abandonar seu título de cava-

leiro do Reino Unido. “Eu sei que ele trabalha bastante para o PETA [Ong ativista de direitos dos animais], mas ele também ama a família real britânica. A rainha veste peles que seriam suficientes para cobrir a Rússia (...) Se ele gostasse dos animais com paixão, ele devolveria seu título de cavaleiro. Ele não precisa da aprovação da rainha”, tascou Morrissey, que pelo jeito não canta o refrão “God Save the Queen”...

O que as celebs andam dizendo por aí...“Como esperado, o video da Porta dos Fundos está ‘causando’.Num mundo engessado por regras tolas, soterrados que estamos pelo politicamente correto, esses meninos debocham da família, do funcionalismo público, da Kellen (remetendo ao vídeo ‘Na Lata’, sobre a promoção da Coca-Cola zero) e... da atriz consagrada.”

Maitê Proença, atriz, sobre o vídeo de humor “Maitêndo Fundo”, que deu o que falar. Assista no www.kibeloco.com.br

“Eu era uma criança muito sexual.”Cleo Pires, atriz, em entrevista à edição de março da revista “GQ”, dizendo que na

infância “namorava todos os filhos das babás”

“Ciúme nunca foi problema no meu casamento. Surreal as mentiras que estão inventando.”Desabafo da atriz Daniele Suzuki no Twitter sobre publicações que citaram o ciúme

dela como motivo da separação do surfista Fábio Novaes

“Como é o nome da música dela? ‘Rolling in the Deep’ ? Ela deveria ter comido frango frito.”

Joan Rivers, apresentadora americana, no programa de David Letterman, criticando o corpinho nada enxuto da cantora britânica Adele

“Quero ter um filho.”Rihanna, que reatou o namoro com o rapper Chris Brown, aquele que deu uns

tabefes na cantora em 2009. “Só um tapinha não dói, um tapinha não dói...”

“Conheço um casal idoso que foi parar de madrugada na Avenida Brasil para pagar o que os bandidos pediram!“

Gloria Perez, diretora, sobre o golpe do celular premiado, que tentaram lhe passar. Nele, a vítima recebe um msn dizendo ter ganhado um prêmio, mas para retirá-lo precisa depositar ou levar um valor em dinheiro para os

“produtores” do concurso

“Seja inteligente e não ouse aceitar o cargo, o senhor não é digno dele.”

Tico Santa Cruz, músico, aconselhando o deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) a não assumir a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias

da Câmara. Feliciano disse, entre outras pérolas, que o continente africano é “amaldiçoado por Noé” e chamou a Aids de “doença gay”

“Você que passa o dia na internet, faça algo pelo Reino de Deus, infeliz.”

Marcos Feliciano, o pastor deputado, convocando os seus seguidores a se mobilizarem contra o que classifica de “ativismo gay”

O medinho de MeganNem tudo foi curtição no Carnaval

carioca para a estrela Megan Fox e o marido, o também ator Austin Green. A musa da campanha da Brahma na festa de momo, que recebeu R$ 4, 7 milhões para fazer propaganda da cerveja, foi jantar no badalado Sushi Leblon. Ao che-gar, com um bando de paparazzi à espe-ra, ela pediu que o motorista os levasse de volta ao hotel. Só que no meio do caminho havia um bloco de Carnaval e Megan ficou desesperada, porque sofre de agorafobia, medo de estar em meio

à multidão. A atriz se abaixava no carro e chorava ao ver a quantida-de de gente que cercava seu automóvel. Com uma conta bancária como a dela, não dá nem pra ter pena da mocinha de Hollywood...

Chorão morre em SPA nota triste da coluna é a morte do

vocalista da banda Charlie Brown Jr, Chorão, encontrado morto na madru-gada do dia 6, em São Paulo. Segundo os sites de notícias brasileiros, pelas investigações da polícia o músico es-tava sozinho em seu apartamento, em Pinheiros, quando foi encontrado pelo seu motorista. A perícia teria encon-trado cocaína no apartamento, que estava todo revirado. Chorão estava passando por problemas psicológicos, de acordo com alguns amigos, por conta da recente separação da esposa. Ele também estaria tomando remédios controlados.

Foto

: Nic

olas

Gen

in

Page 42: Real - edição março 2013

42 março 2013

PragaTURISMO

A capital da República Tcheca é tão charmosa quanto Paris, mas com uma grande vantagem:

lá as suas libras vão valer muito mais!Maria Oller

Turis

mo

Page 43: Real - edição março 2013

43março 2013

Foto

: Shu

tter

stoc

k

Dizem que ela é a “Paris do leste”. Outros ga-rantem que não há comparação, pois a capi-tal da República Tcheca é muito mais bonita do que a “Cidade Luz”. Certo é que Praga é

um espetáculo à parte e destino certo para quem quer vivenciar uma “outra Europa”. Não tão à leste, mas sim no centro do continente, pode-se dizer que Praga é tão charmosa quanto Paris, mas tem luz própria. E,

ao contrário da caríssima capital francesa, em território tcheco as suas libras vão render muito mais!

Felizmente poupado da destruição na segunda Guerra Mundial, o centro histórico de Praga continua sendo um local de visita obrigatória para qualquer turista que se aventurar pela cidade. Separamos algumas dicas imprescindíveis para que a sua estada seja inesquecível:

Page 44: Real - edição março 2013

44 março 2013

Charles BridgeEssa ponte é, de longe, a mais impressionante de

Praga. Ela conecta os dois principais centros da antiga cidade e é a porta de entrada para o castelo. A vista do castelo e do rio é simplesmente deslumbrante. Caso queira evitar as multidões, tente espantar a preguiça e vá assistir ao nascer do sol. É simplesmente ma – ra – vi – lho – so!

Cruzeiro pelo Rio Vltava Vltava é o rio mais longo da República Tcheca e

também o mais importante. Uma ótima pedida é fazer um cruzeiro, passando por vários locais famosos, como o Castelo de Praga, a Charles Bridge, a Les-ser Town, a Igreja de St. Nicolas e o Teatro Nacional. Assim como em Londres, fazer um cruzeiro pelo rio é a melhor maneira de se admirar a cidade sob outro ponto de vista, especialmente à noite, quando ela fica toda iluminada.

Castelo de PragaO complexo do castelo consiste no Old Royal

Palace, três igrejas e um monastério, representando praticamente todos os estilos arquitetônicos do último milênio, incluindo o gótico, o barroco e o românico. Visite também a St. Vitus Cathedral, um excelente exemplo da arquitetura gótica.

Josefov, o bairro judeu Rodeado pela Cidade Velha, Josefov tem algumas

das mais antigas sinagogas e é melhor explorado se você andar pelas suas pequenas ruas de paralelepípe-dos. Um passeio pelo bairro judeu dá certa ideia de seu passado conturbado.

Cidade VelhaO coração da Cidade Velha oferece grande varieda-

de de atrações e uma atmosfera animada. O famoso relógio astronômico de Praga está localizado na praça da Cidade Velha, lotada de cafés, bares e restaurantes. Dá para passar um dia inteiro zanzando por este peda-ço incrível da cidade!

Os barzinhos de Zizkov

À noite, você deve visitar Zizkov, um an-tigo bairro industrial e, atualmente, o centro da excitante vida noturna de Praga. Existem mais de 300 bares na área, para todos os gostos.

Balada - Bunkr Parukarka

Localizada em um bunker da década de

1950, esta casa noturna não se parece com nenhuma outra. O local toca electro-pop e outros estilos. Imper-dível para quem curte dançar a noite inteira.

Internet e bebidas baratasEmbora a melhor internet cafe da Cidade Velha de

Praga localize-se na rua de baixo da Charles Bridge e do relógio astronômico, a sensação que se tem é de estar a quilômetros da cena turística. O Kavarna Café fica escondido em um pequeno beco entre carrinhos de ambulantes. Este lugar oferece uma relativa paz e é uma opção ótima para dar um tempinho, tomar um café, comer uma salada ou bebericar uma excelente cerveja tcheca ou vinho. Leve o seu laptop e aproveite o wireless gratuito.

O pub localSe você curte observar como vivem os moradores lo-

cais, não deixe de ir a este pub, localizado não muito lon-ge do centro antigo de Praga, no porão de um edifício de estilo governamental, ao lado do castelo. Cruze a Charles Bridge em direção ao castelo, entrando na rua onde você vai encontrar muitas das embaixadas internacionais. Na Embaixada norueguesa, vire à direita e caminhe até o final da rua. Imediatamente à sua esquerda, na esquina, fica uma pequena porta. Como o pub não é nada turís-tico (nem nome tem), os funcionários não falam inglês. O preço da cerveja é menos da metade da vendida nos locais turísticos tradicionais do outro lado do rio.

Dicas de viagemVale a pena carregar a moeda local, a coroa tcheca,

nas suas andanças pela cidade, pois você pode ganhar alguns trocados na hora de pagar as contas. Por rece-ber um grande número de turistas, é possível usar euro ou mesmo libras, mas os tchecos costumam cobrar mais caro nestes casos. Não deixe de experimentar os pratos da culinária local. A carne de porco assada com batatas é tradicional, assim como as salsichas. Para adoçar a boca, coma um Ceske Trdlo, um tipo de mas-sa de pão enrolada num cilindro de metal que vai ao fogo. Depois de cozida, a massa recebe uma camada de açúcar e canela. De – li – ci – o – sa!

Turis

mo

Page 45: Real - edição março 2013

45março 2013

Page 46: Real - edição março 2013

46 março 2013

BRASILBr

asil

Mônica, a menina brava e corajosa que jamais abandonava seu coelhinho de esti-mação, faz 50 anos em março. A persona-gem, criada por Mauricio de Sousa em ho-

menagem à filha, virou referência para as crianças que hoje são adultas e tentam transmitir a filhos e netos a simpatia que tinham pela menina dentuça e de vestido vermelho. A equipe de Mauricio de Sousa decidiu que 2013 será de comemorações ao aniversário da Mônica.

A personagem Mônica nasceu em 1963 nas tiras do Cebolinha. Em seguida, Mauricio de Sousa, também inspirado nas filhas, criou as personagens Magali, apai-xonada por melancias e gulosa, e Maria Cebolinha, que assim como o Cebolinha, trocava as letras ao falar. A Mônica que inspirou a personagem é filha de Maurício e atualmente diretora da Área Comercial da empresa Mauricio de Sousa Produções.

Em entrevista à EBC, Mônica lembrou que tinha 3 anos quando o pai a transformou em personagem constante nas tiras do Cebolinha. “Acho que só tive noção de que era personagem e que era inspirado em mim quando fui ao programa da Hebe Camargo. Mas não liguei muito”, contou. “Quando fui para a escola, as pessoas perguntavam do meu pai. Aí que ficou um

pouco mais evidente para mim.”Simpática, Mônica disse que viu o pai começar a

carreira na sala de casa, por isso observar o processo de criação de personagens passou a ser normal para ela. “Meu pai começou a carreira na sala da nossa casa. Então foi tudo muito normal para mim e minhas irmãs Magali e Mariângela, que temos diferença de idade de um ano para cada”, contou. “Convivemos com isso. É como se os personagens fossem a nossa família.”

Novos projetos Depois do sucesso da Turma da Mônica jovem, que

mostra os principais personagens na adolescência, vem aí a Mônica adulta. “Estamos negociando com Walcyr Carrasco [escritor e autor de novelas da Globo] para fazer os roteiros da Turma da Mônica Adulta. Pelo brilho dos olhos dele, acho que aceitará”, disse Mau-ricio de Sousa à Folha de S. Paulo. A previsão é que as primeiras revistinhas da turma adulta cheguem às bancas daqui a três anos. Mauricio espera que a nova aposta tenha o sucesso da turma jovem, que bateu 500 mil cópias por edição e, segunda sua assessoria, é o gibi mais vendido do Ocidente.

Mônica, a cinquentona Personagem de Mauricio de Sousa, inspirada na filha do autor,

comemora 50 anos este mêsAgência Brasil e Folha de S. Paulo

Page 47: Real - edição março 2013

47março 2013

Page 48: Real - edição março 2013

48 março 2013

COMEÇA A CORRIDA

PRESIDENCIAL

Visão do Brasil

Alberto Luiz Schneider

Bras

ilBRASIL

Page 49: Real - edição março 2013

49março 2013

Alberto Luiz Schneideré Doutor em História pela Unicamp. Foi Professor da

Tokyo University of Foreign Studies e pesquisador Associado do Departamento de Português e Estudos Brasileiros do

King’s College London. Atualmente é professor colaborador de História do Brasil Colonial - USP

A um ano e nove meses do pleito de 2014, pode-se afirmar que a corrida presidencial efetivamente começou. Em pleno fevereiro, mês mais identificado à festa de Momo que à

política, três adventos políticos detonaram o processo: - A criação, ainda embrionária, do partido de Marina

Silva, batizado de “Rede Sustentabilidade”; - A festa do PT, comemorando 10 anos no poder

federal; - E o discurso de candidato, em contraponto ao go-

verno, em que Aécio Neves aponta os “13 fracassos do PT”.

Estas três forças políticas – PT, PSDB e Marina Sil-va, com seus respectivos aliados – já protagonizaram a eleição de 2010 e, certamente, estarão no centro da cena política em 2014. A novidade pode vir – ou não – do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que ainda não se posicionou na corrida elei-toral antecipada. Segundo Francisco Fonseca, cien-tista político da FGV-SP, “o governador faz um jogo dúbio: participa da coalizão presidencial, flerta com o senador Aécio Neves e ao mesmo tempo tenta criar uma candidatura própria. Mas o partido ainda é mui-to regional, com foco no Nordeste, apesar da vitória do candidato socialista à Prefeitura de Belo Horizonte (Márcio Lacerda)”.

O cientista político da Universidade de Brasília (UnB), David Fleischer, diz que “ele está só esperando para ver o que vai fazer. Quer manter um pé no governo Dil-ma e diz que só definirá uma possível candidatura em 2014. Se a Dilma não melhorar a situação da economia em 2013, pode ter uma queda em sua popularidade, e isso pode pesar na decisão de Campos de se lançar como candidato”, afirma.

Há quem acredite que o governador de Pernam-buco queira ser vice de Dilma, o que é muito difícil, pois forçaria o PT a entrar em conflito com o PMDB, do vice-presidente Michel Temer, o que seria um jogo de alto risco, pois a bancada peemedebista no Con-gresso e a quantidade de prefeitos e vereadores da legenda tornam o partido extremamente importante do ponto de vista eleitoral.

Já nas hostes da oposição há quem acredite que Eduardo Campos possa ser vice do Senador Aécio Neves (PSDB-MG), o que é antes um sonho de verão do que um projeto factível. Cenário possível é uma candidatura própria de Campos, o que poderia roubar votos do PT no Nordeste, como já ocorreu na eleição municipal, em que o PSB deslocou o PT das prefei-turas de Recife e Fortaleza. Não há como o PSDB enfraquecer a força política de Lula no Nordeste, mas Campos pode arranhá-la.

Em função da fragilidade política de Aécio Neves, é possível que o pernambucano receba apoio da impren-sa, de setores do empresariado, do agronegócio e da classe média conservadora do centro-sul, tradicionais aliados do PSDB, deixando Aécio fora do segundo tur-no. A fraqueza do tucanato e de seus aliados, está em

reduzir a política a escândalos do tipo “mensalão”. A grande massa dos eleitores valoriza a probidade

administrativa sim, mas sabe que emprego, renda, in-clusão social, escola, etc. são ativos importantes. Sob este aspecto, os números – e a sensação de bem es-tar – são amplamente favoráveis à “era Lula-Dilma”, comparada à “era FHC”. Se a oposição não construir um discurso (e uma prática) que vá além de uma visão baseada na moral de ocasião, não desalojará o PT do Planalto. Eduardo Campos tem a vantagem de não vir desse espectro político, tornando mais crível a constru-ção de um discurso que soe como uma nova alternati-va à polarização tucano-petista.

Excetuando o imponderável ou um desastre eco-nômico de grandes proporções, Eduardo Campos, aliado histórico do PT e do governo Dilma Rousseff, é, potencialmente, o maior risco à sucessão da pre-sidente. Exatamente por isso interessa a Eduardo Campos aguardar o cenário clarear. Se a economia deslanchar, provavelmente permaneça na coalizão governista e concorra ao Senado da República, pre-servando-se para 2018. Não é por outra razão que Campos criticou o discurso de “lançamento” da can-didatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff, no evento do PT, bem como o discurso de Aécio: “Eu respeito a opinião dos outros, mas sinceramente eu não vejo como ajuda o Brasil você lançar uma campa-nha eleitoral agora.”

E qual o potencial de Marina? Em termos eleitorais, é respeitável, mas dificilmente ultrapassará os incrí-veis 20 milhões de votos da eleição de 2010, por uma razão muito simples: seu discurso tem um alcance limitado à classe média moderada e não tem apelo social capaz de empolgar a periferia das grandes ci-dades do país. Seu discurso pega bem na classe mé-dia menos convencional e de formação universitária, mas não tem como crescer à direita, dada a oposição ao agronegócio, à mineração e à indústria carbonífe-ra. Também não tem como crescer à esquerda, em função de seu conservadorismo moral (com vínculos evangélicos) e da falta de maior apetite socialmente reformador, campo político encampado pelo PT, que só poderá ser superado, à esquerda, por uma força política eleitoralmente viável, que radicalize o espectro reformador e includente, o que hoje não existe.

Resumindo: hoje os riscos para a reeleição de Dilma Rousseff estão em um eventual agravamento da crise econômica, seja por razões internas e ou externas. Ou em Eduardo Campos, cuja candidatura, se efetivada, representará um racha na aliança governista, partindo de um aliado de primeira hora e do Nordeste, impor-tante base eleitoral do lulo-petismo.

Alberto Luiz Schneideré Doutor em História pela Unicamp. Foi Professor da Tokyo

University of Foreign Studies e pesquisador Associado do Depar-tamento de Português e Estudos Brasileiros do King’s College

London. Atualmente é professor colaborador de História do Brasil Colonial - USP

Page 50: Real - edição março 2013

50 março 2013

Turis

mo

Mot

ores

Salão de GenebraConfira algumas das novidades que as montadoras vão

apresentar em março na mostra suíçaDevaldo Gilini Júnior

MOTORESFo

tos:

Div

ulga

ção

O Salão de Genebra, um dos mais importantes eventos do gênero na Europa, abre as portas de 7 a 17 de março e, entre centenas de mo-delos que estarão em exposição, apresentamos

alguns destaques que darão o que falar:

Audi RS 6 AvantMantendo a tradição de produzir as peruas mais

velozes do mundo, a Audi lançará durante o Salão de Genebra a terceira geração da RS 6 Avant. Com pre-visão de vendas na Europa a partir de maio, o modelo chega ao Brasil no último trimestre deste ano. Antes, fará sua primeira aparição oficial em território brasileiro nas 6 Horas de São Paulo, no Autódromo de Interlagos, do World Endurance Cup (WEC), no dia 1º de setembro.

A nova station wagon é a primeira a ultrapassar os 100 km/h em menos de 4 segundos – 3,9, especifica-mente. É também a perua mais veloz do mundo: na configuração padrão, a velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente), mas pode chegar aos 280 km/h com o pacote opcional Dynamic, e aos 305 km/h com o Dynamic Plus. Tais estonteantes números são realidade graças ao novo motor 4.0 TFSI V8 biturbo.

A nova Audi RS 6 Avant é cerca de 100 kg mais leve que sua antecessora e a relação peso-potência contribui para o desempenho superior, com economia de combustível.

Renault CapturApós o relançamento do Clio, a Renault continua

a sua ofensiva de design com o Captur. Com formas suaves, fluidas e equilibradas, o modelo mostra uma personalidade forte, mas sem ostentação. O design é imponente e robusto, inspirado no carro-conceito

“Captur”, do qual o Renault Captur empresta o estilo e o nome sugestivo. Seu tamanho compacto, a distân-cia do solo elevada, as grandes rodas e proteções de soleira foram pensadas para explorar todas as facetas do cotidiano. Personalizável, o Renault Captur apre-senta especialmente uma pintura original em dois tons, que permite diferenciar o teto e as laterais do resto da carroceria.

O Renault Captur também apresenta as funciona-lidades e conforto de um monovolume: posição de dirigir alta, grande porta-malas, modularidade e porta--objetos inovadores. Os itens de série do Renault Captur incluirão equipamentos dignos do segmento superior: cartão hands-free, auxílio de partida em ladeiras, câmera e sensor de estacionamento. Sem esquecer o Renault R-Link, o novíssimo tablet tátil mul-timídia integrado e conectado. Ele é complementado por um sistema de áudio de 6HP, Bluetooth® e audio--streaming, sistema Arkamys®, que reproduz um som de alta qualidade.

Page 51: Real - edição março 2013

51março 2013

Audi RS Q3 Além do R6 Avante, a Audi apresenta no Salão

de Genebra o novo RS Q3, primeiro modelo da linha mais esportiva da marca para a bem-sucedida família Q de SUVs. O veículo compacto combina praticidade para o uso diário com excelente desempenho: bastam apenas 5,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e sua velocidade máxima é de 250 km/h (limitada ele-tronicamente). A previsão de chegada do modelo ao Brasil é no primeiro trimestre de 2014. Na Alemanha, começa a ser vendido em outubro.

O premiado motor de alta performance 2.5 TFSI trabalha sob o capô do RS Q3. Este propulsor de cin-co cilindros foi eleito “Motor Internacional do Ano” por um júri internacional de especialistas automotivos por

três anos consecutivos desde 2010. Outras medidas de eficiência, como uma bomba de óleo que leva o lubrificante conforme a demanda, contribuem para o baixo consumo de combustível. A média (cidade/es-trada) chega aos 11,36 km/litro.

Além do motor, o Audi RS Q3 demonstra seu status especial dentro da família Q3 graças a vá-rios detalhes no visual: aplicações na carroceria e nas barras laterais do teto em alumínio mate; grade frontal com desenho do tipo “favo de mel”, pintada em preto de alto brilho; para-choques dianteiros RS e logotipo quattro na entrada de ar frontal. O com-partimento de carga tem capacidade de 356 litros, que pode ser aumentada para 1.261 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Novidade em duas rodas Honda MSX 125

Com a proposta de ser uma moto divertida destinada ao público jovem, a MSX 125 foi apresentada em fevereiro pela Honda na Europa. Trata-se de um modelo totalmente novo e, segundo a marca, revive o conceito Monkey de 1963, devido às suas dimensões compactas. Com apenas 101,7 kg, a MSX tem sua produção na Tailândia e possui motor de 124,9 cilindradas, que gera 10 cavalos de po-tência máxima a 7.000 rpm. Ele é da mesma geração de motores que equipam PCX 150, CBR 250R, e CRF 250L, possuindo tecnologia de baixa fricção para deixar o consumo mais eficiente.

A refrigeração do propulsor é a ar e o tanque da MSX pode comportar 5,5 litros de combustível. O câmbio é de 4 marchas. Seu tamanho diminuto fica claro pelas dimensões: 1.760 mm de comprimento, 755 mm de largura e 1.010 mm de altura - as rodas são de 12 polegadas. Contudo apesar de compacta, a moto não deixou de lado equipamentos mais refinados, como painel de LCD e freios a disco na dianteira e na traseira. O modelo chega à Europa ainda no primeiro semestre de 2013.

Page 52: Real - edição março 2013

52 março 2013

Espo

rte

Espo

rte

ESPORTEEs

port

e

Timão sem torcida na Libertadores

O Corinthians foi punido pela Confederação Sul-Americana de Futebol e pode ter que jogar sem torcida no estádio, em seus jogos em casa, até o final da Taça Liberta-dores. Seus torcedores também es-tão proibidos de assistir as partidas da equipe como visitante. O clube recebeu a pena em medida cautelar devido à morte de Kevin Espada no duelo contra o San José, no dia 20, em Oruro, na Bolívia. O garoto boliviano de 14 anos morreu ao ser atingido por um sinalizador dispa-rado por um torcedor corintiano no primeiro tempo da partida. O time brasileiro recorreu da punição, mas o caso pode demorar até 60 dias para ter um desfecho.

Fora da CBF,Teixeira tem vida de rei nos EUA

Há um ano, Ricardo Teixeira renunciava ao cargo de presidente da CBF, após 23 anos no poder. Acusado de receber propina na Fifa e sem apoio da presidenta da Re-pública, Dilma Rousseff, ele se viu obrigado a sair de cena, mas hoje leva uma vida de luxo, com direito a mansão em um conjunto de ilhas, carros e barco em Miami, nos Esta-dos Unidos. Segundo reportagem da “Folha de S. Paulo”, a residên-cia de Teixeira fica no condomínio Sunset Island, na baía de Biscayne, formado por quatro ilhas interliga-das. Com 615 m² e construída em um terreno de 1.780 m², a mansão teria custado US$ 7,4 milhões (R$ 15 milhões) e já pertenceu a ex--tenista russa Anna Kournikova. Tem sete dormitórios, oito banhei-ros e, segundo a reportagem, um barco de 68 pés de US$ 2 milhões na marina mais um Porsche e duas Mercedes na garagem.

Inauguração da Fonte Nova será em abril

A Fonte Nova, estádio baiano para a Copa das Confederações e para a Copa-2014, teve a sua inauguração adiada de 29 de mar-ço para 7 de abril, com o clássico Bahia x Vitória e shows de Ivete Sangalo, Carlinhos Brown e Saulo Fernandes. O Castelão (Ceará) e o Mineirão (Minas Gerais) foram inau-gurados entre o final de janeiro e o início de fevereiro e também serão sedes das duas competições.

Jornal diz que Guardiola espionava jogadores do Barça

Conhecido pela sua obsessão por títulos e vitórias, o técnico espanhol Pep Guardiola não se interessava apenas pela atuação dos seus jogadores dentro de campo. Segundo o jornal espanhol “El Confidencial”, Guardiola con-tratou os serviços de uma agência de detetives para espionar a vida privada de alguns atletas. Ele queria saber onde os seus comandados estavam durante o período que passavam fora do clube e chegou a ligar na residência dos jogadores para tirar a prova e conferir se não estavam em bares ou na noite. Piqué, Ronaldinho, Deco e Eto’o estiveram na mira de Guardiola.

Pistorius: delenda a acusado de assassinato

De herói a vilão. Esta é a traje-tória de Oscar Pistorius, o primeiro atleta paraolímpico a disputar uma edição dos Jogos Olímpicos, em Londres, competindo em pro-vas de velocidade no atletismo usando próteses. Acusado de ter premeditado o assassinato de sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, em fevereiro, na África do Sul, Pistorius diz que confun-diu a namorada, alvejada dentro do banheiro de sua casa, com um ladrão. Ele foi solto sob fiança, mas continua respondendo ao proces-so. Culpado ou inocente, a revista norte-americana ‘Time’ já deu a sentença, ao dar na capa, no final de fevereiro, uma foto de Pistorius com o seguinte título: “Homem, super-homem, atirador”.

Foto

: Mow

a P

ress

Rep

rodu

ção

Tim

e

Page 53: Real - edição março 2013

53março 2013

Brasil x RússiaSeleção volta a Londres para pegar os russos no dia 25, no estádio do

Chelsea. Antes, enfrenta a Itália em Genebra, no dia 21Da Editoria

A seleção brasileira que volta à Europa para dois amistosos em março, no dia 21, contra a Itália, em Genebra, e no dia 25, às 19h30, no estádio de Stamford Bridge, em Londres,

contra a Rússia, teve sete alterações em relação aos 22 convocados para o amistoso contra a Inglaterra, em fevereiro, quando o Brasil foi derrotado por 2 a 1.

As novidades anunciadas pelo técnico Luiz Felipe Scolari no dia 5 de março foram Diego Cavalieri (Flu-minense), os zagueiros Dedé (Vasco) e Thiago Silva (PSG), o lateral-esquerdo Marcelo (Real Madrid), os volantes Luiz Gustavo (Bayern de Munque) e Fernando (Grêmio), o meia Kaká (Real Madrid) e o atacante Diego Costa (Atlético de Madrid), chamado pela primeira vez. Hernanes, da Lazio, que fora cortado por contusão contra a Inglaterra, terá a sua chance.

Ficaram fora da primeira lista: o goleiro Diego Alves (Valencia), os zagueiros Leandro Castán (Roma) e Mi-randa (Atlético de Madrid), o volante Arouca (Santos), o lateral Adriano (Barcelona), o meia Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG) e o atacante Luis Fabiano (São Paulo). “Vamos ter de mudar bastante. Não gostei do posicio-namento e de uma série de detalhes (no jogo contra a Inglaterra). Farei algumas alterações, mas não posso dizer se A, B ou C não vão fazer parte das escolhas em 2014”, avaliou Felipão.

Os ingressos para a partida contra a Rússia podem ser comprados no site www.chelseafc.com/tickets. Você também pode entrar no site da Real, www.revistareal.com, e clicar no banner que está no topo da

página inicial, que o levará para a área de compra de ingressos.

AgendaDepois dos dois jogos na Europa, a seleção terá

pelo menos mais três jogos antes da estreia na Copa das Confederações, no dia 15 de junho. No dia 24 de abril, o amistoso será contra o Chile, em Belo Hori-zonte, somente com jogadores que atuam no Brasil. A seleção volta a campo em junho, diante da Inglater-ra, no dia 2, no Maracanã, e da França, no dia 9, na Arena Grêmio.

Foto

: Mow

a P

ress

O Brasil de Felipão e Daniel Alves joga em Londres dia 25

Os Convocados GOLEIROSDiego Cavalieri (Fluminense)Julio Cesar (QPR)

LATERAISDaniel Alves (Barcelona)Filipe Luiz (Atlético de Madrid)Marcelo (Real Madrid)

ZAGUEIROSDante (Bayern de Munique)David Luiz (Chelsea)Dedé (Vasco)Thiago Silva (PSG)

MEIO-CAMPISTASFernando (Grêmio)Hernanes (Lazio)Jean (Fluminense)Kaká (Real Madrid)Lucas (PSG)Luiz Gustavo (Bayern de Munique)Oscar (Chelsea)Paulinho (Corinthians)Ramires (Chelsea)

ATACANTESDiego Costa (Atlético de Madrid)Fred (Fluminense)Hulk (Zenit)Neymar (Santos)

Page 54: Real - edição março 2013

54 março 2013

Cla

ssifi

cado

s

TRADUÇÃOPortuguês e Italiano0800 633 5985

TRADUÇÃO JURAMENTADA, CERTIFICADA, LEGALIZAÇÃO ITALIANO - INGLÊS - PORTUGUÊS 

ADRIANA FORESTI 07960232529 www.facebook.com/AdrianaTraduzioni

TRADUTORA ITALIANA 

MARY KAYDescubra o que a Mary Kay

pode fazer por vocêConsultora de Beleza Independente

Gheysa 074 0200 0628

www.facebook.com/MaryKayLondres

Page 55: Real - edição março 2013

55março 2013

Informação,entretenimento

e diversão...com conteúdo

(44) 20 8133 6823www.revistareal.com

Page 56: Real - edição março 2013

56 março 2013

A origem das palavras cruzadas

A brincadeira que inspi-rou um dos passatempos mais populares de nossos tempos data do século IV a.C. Nos laterculus, como o jogo era conhe-cido, os antigos romanos tinham de formar palavras cruzando-as de maneiras que constituíssem palín-dromos - isto é, podiam ser lidas tanto na vertical quanto na horizontal, ou de frente para trás e vice--versa. “As inscrições mais antigas desse jogo foram encontradas nas ruínas de Pompéia, a cidade italia-na destruída no ano 79 pela erupção do Vesúvio”, afirma o designer de jogos Luiz Dal Monte Neto. Nos moldes atuais, porém, as palavras cruzadas apare-ceram pela primeira vez no jornal New York World, em 22 de dezembro de 1913. O inglês Arthur Wynne, responsável pela seção “Diversão” do jornal, recebeu a incumbência de inventar um jogo espe-cialmente para a edição dominical.

Wynne baseou-se em um passatempo que conhecera quando criança e que tinha regras seme-lhantes às dos laterculus romanos. Mas, em vez de fornecer as palavras que deveriam ser cruza-das, Wynne resolveu dar apenas dicas e criou um diagrama na forma de um losango. Uma década de-pois, a criação de Wynne já estava em jornais euro-peus, além de em todo o continente americano.

PALAVRAS CRUZADASPa

lavr

as C

ruza

das

Page 57: Real - edição março 2013

57março 2013

MÔNICA

Môn

ica

Page 58: Real - edição março 2013

58 março 2013

Associação Brasileira de Iniciativas Educacionais no Reino Unido (ABRIR)Fornece orientação sobre professores (seleção, contratação, treinamento, qualificação), currículo, material didá-tico/paradidático e rede de contato com outros grupos no Reino [email protected]

Associação Brasileira no Reino Unido (ABRAS) Assistência em todos os assuntosrelacionados à vida dos brasileiros noReino Unido, inclusive atendimentosna área de imigração.59 Station Road – NW10 4UX020 8961 [email protected]

Casa do Brasil em LondresOferece orientação jurídica e psi-cológica, serviços de intérpretes, tradução juramentada e convênios médicos e dentários. 21 Foley Street London W1W 6DR Telefone: 020 7580 0133 Fax: 020 7637 1045 [email protected] www.casadobrasil.org.uk

Citizens Advice BureauONG que oferece aconselhamento em diversas áreas, com vários escri-tórios no Reino Unido.www.citizensadvice.org.uk

Consulado Brasileiro na Inglaterra3 Vere Street (quase esquina com Oxford Street)London W1G 0DHTelefone: 020 7659 1550Fax: 020 7659 1554www.cglondres.itamaraty.gov.br/pt-br

Consumer DirectO Consumer Direct funciona como uma espécie do nosso Procon (Fun-dação de Proteção e Defesa do Con-sumidor) do Reno Unido, orientando em relação aos direitos e a quaisquer problemas que o consumidor possa vir a enfrentar.www.consumerdirect.gov.uk

Embaixada do Brasil em Londres14-16 Cockspur Street, perto da Trafalgar Square (London SW1Y 5BL) 020 7747 [email protected]

EmbratelLigações a cobrar para o Brasil.0800 890 055

Emergência: disque 999Para contatar a polícia, bombeiros e ambulância. A chamada é gratuita.

Gay Switchboard Informações sobre acomodação, ‘civil partnership’, imigração e legislação, entre outros. 020 7837 7324 (24h)

Home OfficeImmigration &Nationality DirectorateWhitgift Centre Wellesdey Road – Croydon CR19 1ATConcessão e extensão de vistos:087 0606 7766Solicitação de formulário para exten-são de visto: 087 0241 0645

Immigration Advisory Service (IAS)Orientação jurídica em inglês sobre pedidos de vistos.County House: 190 Great Dover Stre-et - 2º andarLondon SE1 4YB020 7967 1200www.iasuk.org

Serviços pelos direitos da mulher latino-americana (LAWRS)Ajuda mulheres que sofrem de mal-tratos e violência doméstica.52-54 Feathrstone St. - London EC1 8RT020 7336 0888 - 0844 264 0682 [email protected]

Legal Advice CentrePresta orientação e oferece informa-ções práticas legais gratuitas aces-sando-se o site www.legal-advice--centre.co.uk/askus/

Money ClaimMoney claim é um serviço on-line que pode ser utilizado caso alguém lhe deve dinheiro. Você também pode re-ceber orientações caso esteja sendo processado na justiça por débito. A página da Money claim na internet é www.moneyclaim.gov.uk

Naz Vidas A ONG oferece acesso gratuito às

clínicas que cuidam da saúde sexual, onde os pacientes contam com o auxílio de intérpretes e podem fazer exames que incluem testes de HIV, HPV, sífilis, gonorreia, hepatites A, B e C e clamídia. Serviço gratuito de apoio, assistência e aconselhamento sobre Aids. 30 Blacks RoadLondon W6 9DT020 8834 [email protected]

Projeto Latino-Americano para portadores de deficiência020 7793 8399www.ladpp.org.uk

Shelter Entidade que presta serviços de aconselhamento relacionados a mo-radia. Se você tem problemas com o seu landlord ou com a sua imobiliária, pode acionar este serviço gratuito para buscar orientação. O Shelter também tem informações sobre housing benefit, council housing, compra, aluguel e outras questões. 0808 800 4444 england.shelter.org.uk/

Transport for LondonPlanejamento de jornada em metrôs, trens e ônibus.020 7222 1234www.tfl.gov.uk

UK Concil for International Student AffairsInformações para estudantes estran-geiros sobre vistos, cursos,bolsas de estudo e assuntos relacionados ao ensino no Reino Unido. 020 7107 9922www.ukcosa.org.uk

IRLANDAAssociação das Mamães Brasileiras na Irlanda (AMBI)Entidade que promove a cultura bra-sileira e o ensino da língua portugue-sa aos filhos de brasileiros no país. A associação faz reuniões e eventos em Dublin no The Lantern Centre, 17 Synge Street, Dublin [email protected]/site/ambidublin

Embaixada do Brasil na IrlandaBlock 8, Harcourt Centre Charlotte WayDublin 2, IrlandaTelefone: +353 1 4756000Fax: +353 1 4751341dublin.itamaraty.gov.brv

Page 59: Real - edição março 2013
Page 60: Real - edição março 2013