rio as ostras 13 12 13

40

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 02-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Rio as Ostras 13 12 13
Page 2: Rio as Ostras 13 12 13

2 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

EXPEDIENTE - Propriedade: EJORAN - Editora de Jornais, Revistas e Agências de Notícias • Sede e Parque Gráfico Próprios. Rua: Benedito Peixoto, 90 Centro Macaé/RJ Tel. (22) 2106-6060 - CNPJ: 29699.626/0001-10 • Registrado na forma da lei • Diretor Presidente: Oscar Pires • Vendas de Publicidade: Paulo Só (22-9926-6222) • Diagramação: Elton

Santos ([email protected]) • Fotos: Wanderley Gil ([email protected]) • Acesse: www.odebateon.com.br • E-Mail: [email protected] • A direção de O DEBATE não se responsabiliza e nem endossa os conceitos emitidos por seus colaboradores em ações ou artigos assinados, sendo de total responsabilidade do autor. • Filiado à ADJORI - RJ Associação dos Diretores de Jornais do Estado do Rio de Janeiro e à ADI Brasil • ANJ Associação Nacional de Jornais.

O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Município selecionado para ganhar Centro EsportivoRio das Os-

tras foi se-l e c i o n a d o

pelo Governo Fede-ral para receber um Centro de Iniciação ao Esporte – CIE, que tem por objeti-vo incentivar o de-senvolvimento da prática esportiva. O Centro contará com equipamentos públicos multiuso destinados à prática de diversas modali-dades. Os nomes dos municípios contem-plados foram anun-ciados nesta terça, 10, pelo ministro Aldo Rebelo.

A unidade terá 2,75 mil m2 e custará R$

2,6 milhões ao Gover-no Federal. Para a sua instalação, a Prefeitu-ra disponibilizou um terreno de 3,5 mil m² no Jardim Campo-mar. “O Centro é uma grande conquista pa-ra a nossa população. O esporte é uma fer-ramenta de inclusão social e de promoção da qualidade de vi-da, além de um fator de integração para a juventude. Por isso, escolhemos um lo-cal em meio a áreas populosas do Mu-nicípio”, destacou o prefeito Sabino.

A instalação dos Centros é conside-

rada um dos legados da realização dos Jo-gos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. “O objetivo do Governo Federal é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento públi-co esportivo qualifi-cado em todo o País, incentivando a inicia-ção esportiva. Outro objetivo é o desenvol-vimento da base do esporte de alto ren-dimento”, explicou o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

O CIE estará inte-grado à Rede Nacio-nal de Treinamento

que o Ministério do Esporte começa a estruturar, em que a unidade se caracte-rizará como centro local de treinamento.

As instalações do Centro propiciarão a prática de esportes também para pesso-as com deficiência, dentro do Projeto de Paraesporte do Mu-nicípio. Além disso, a unidade contará com áreas de apoio, como enfermaria, vestiá-rios e academia. A previsão é que o iní-cio das obras ocorra em 2014 e a inau-guração da unidade aconteça em 2015.

ILUSTRAÇÃO: MINISTÉRIO DO ESPORTE

Page 3: Rio as Ostras 13 12 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 3 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Formação Profissional Por Luciana Leal

Você já pensou e m g a n h a r d i -nheiro extra com

a chegada do fim do ano? Nessa época o aumento do consumo e a chegada do 13º salário fazem com que alguns empreendedo-res sintam-se motivados a investir mais no negócio e elevar o lucro. Na verdade a sazonalidade do fim do ano fomenta vários seto-res da indústria e do co-mércio, entretanto alguns levam destaque este ano, como, por exemplo, a ven-da de móveis que vive um período de alta tempora-

Oportunidade de emprego da nas vendas, já que os

consumidores começam a preparar a casa para o Natal e Réveillon. Al-guns estabelecimentos esperam um crescimen-to de 18% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os super mercados também estão otimistas com as vendas no final do ano. A estimativa de crescimento é de 14,9% para as vendas no perío-do de festas, com desta-que para frutas importa-das e bebidas.

O aumento das vendas no Natal motivam os lo-jistas criando estratégias como treinamentos e in-

centivos financeiros aos funcionários. Nessa épo-ca tudo vale para atrair o consumidor que com o melhor poder aquisitivo, principalmente da classe C e D, o clima torna-se bastante favorável para as vendas nesse período.

O importante para con-seguir uma vaga é pre-ciso estar preparado e

correr atrás. Mas se vo-cê ainda não conseguiu, não desanime. Estude, aperfeiçoe-se, aprimo-re seus conhecimentos e prepare-se para o próxi-mo ano. Aproveite para escolher alguns cursos que o SAYS oferece e nos-sas condições de desconto especiais.

O SAYS Rio das Ostras

e Barra de São João tam-bém estão abrindo sele-ção para novos professo-res de inglês, recepcionis-ta e assessor comercial. Envie seu currículo para o nosso email: [email protected] ou fa-ça-nos uma visita. Nossa equipe espera por você. Fale certo, fale SAYS!

Page 4: Rio as Ostras 13 12 13
Page 5: Rio as Ostras 13 12 13
Page 6: Rio as Ostras 13 12 13

6 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Petrobras e Prefeitura se unem pela sustentabilidade

Prefeitura se reúne com empresários da ZENA Prefeitura de Rio

das Ostras se reuniu com empresários da

Zona Especial de Negócios – ZEN para discutir a dis-ponibilização de vagas para moradores do Município. O encontro foi realizado nes-ta segunda, 9, no Centro de Qualificação Profissional, que funciona no local. Os secretá-rios de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eronei Leite, e de Desenvolvimento Econômi-co, Mário Almeida, apresen-taram as ações implantadas pela Administração Pública a fim de capacitar os muníci-pes e pediram a parceria das empresas no oferecimento de vagas.

Em reunião realizada em fevereiro, no mesmo local, representantes das empresas solicitaram ações do Poder Público para a qualificação profissional dos moradores, para que tivessem acesso às oportunidades disponibili-zadas pelo mercado. Eronei apresentou as iniciativas da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação para atender às reivindicações do setor: “Foi um momento de prestação de contas. Temos trabalhado para profissiona-lizar e incluir nossos jovens e adultos, inclusive em pro-gramas como o Jovem Apren-diz e a Educação de Jovens e Adultos – EJA, e também as pessoas com deficiência, por intermédio do Centro de In-clusão Social e Profissional, além de outros cursos ofere-cidos em parcerias com di-versas entidades”, destacou.

Neste ano, foram oferecidos cursos nas áreas de caldeira-ria, elétrica e informática, em parceria com o Senai; já com a Faetec foram promo-vidos cursos de assistente administrativo, estoquista, informática e recepção, além de língua estrangeira (espa-nhol e inglês). A Secretaria também ofereceu o curso de informática para o mundo do

trabalho, com foco na quali-ficação profissional. Além disso, foi criado o Centro de Inclusão Social e Profissional, com o objetivo de promover a capacitação de pessoas com deficiência. “Em janeiro, te-remos mais novidades. Vamos implantar novos cursos em parceria com o Senai e in-vestir em nossa população”, informou a secretária, du-rante a reunião que também contou com a representante do Senai, Lueny Costa.

Já o secretário Mário Al-meida lembrou da responsa-bilidade social das empresas em investir na população lo-cal. “A ZEN foi pensada para diminuir a dependência de Rio das Ostras em relação aos royalties do petróleo e para que as empresas apoiem o desenvolvimento do Muni-cípio. Estamos trabalhando para dar melhores condições às empresas, mas queremos que elas se comprometam a serem parceiras. Em 2014, vamos cobrar mais isso. A arrecadação da ZEN precisa evoluir aos níveis que foi pla-nejado”, observou Mário.

O gerente administrativo da CSE, Cláudio Ferrari, elogiou a iniciativa do Poder Público, destacando a necessidade de estreitamento da parceria entre as empresas e a Admi-nistração Municipal em be-nefício da sociedade. “Esse compromisso é fundamen-tal para o desenvolvimento do Município. É importante que a Prefeitura entenda as nossas dificuldades para que tenhamos condições e capa-cidade para abrir postos de trabalho”, disse.

Ficou estabelecida a cria-ção de um grupo de discus-são que terá a participação de representantes das duas secretarias e das empresas da ZEN com a finalidade de dialogar com a Petrobras so-bre as exigências contratuais para trabalhadores em plata-forma.

MAURICIO ROCHA

Representantes da Administra-ção Pública de Rio

das Ostras e da Petrobras se reuniram nesta terça, 10, para traçar ações efe-tivas de desenvolvimento sustentável pelo Programa Agenda 21. O programa é desenvolvido pela empre-sa no Município, abrindo um canal de diálogo com a comunidade para identifi-cação de demandas que de-vem pautar as políticas pú-blicas. Em Rio das Ostras, a Petrobras escolheu a locali-dade de Boca da Barra para realização das atividades.

A Agenda 21 realiza um planejamento participati-vo que analisa a situação do local e programa ações de desenvolvimento sustentá-vel. Na localidade de Boca da Barra, cerca de 350 famí-lias participaram, respon-dendo um questionário. A próxima etapa do Programa é apresentar o diagnóstico para a população para que o documento seja valida-do. Ao todo, 10 municípios de abrangência da Bacia

de Campos participam do Programa, que tem como proposta ser instrumento de planejamento para uma sociedade mais sustentável.

Segundo Sônia Vascon-celos, da área de Comuni-cação Social da Petrobras, Boca da Barra foi selecio-nada por ter ligação direta com os pescadores, público historicamente importante como fundadores da Cida-de, porém a empresa espera expandir o programa.

“Nosso objetivo é que o Petrobras Agenda 21 não se resuma aos diagnósticos de apenas uma localidade, mas que a partir do suces-so do diálogo entre a so-ciedade civil organizada e Poder Público, assim como a execução destas políticas, possamos instalá-lo em ou-tras comunidades. Precisa-mos trabalhar em parceria, principalmente no estímulo à participação dos pesca-dores já que a Cidade tem forte ligação com este gru-po, comunidade fundadora do Município”, explica. Na reunião, os representantes

da companhia destacaram a importância da aproxima-ção entre moradores e líde-res comunitários no desen-volvimento dessas ações.

Participaram da reunião o Secretário de Obras, Way-ner Fajardo, representando prefeito Sabino, o Secretá-rio do Ambiente, Nivaldo Talon, e Dalva Fragoso, re-presentando a Secretaria de Educação.

Para Nivaldo, o Muni-cípio precisa valorizar e apoiar estes projetos. “Es-tamos prontos para atender à solicitação da Petrobras. Mantemos diálogo constan-te com os líderes comunitá-rios de Boca da Barra, que desenvolvem atividades diretamente com os pes-cadores e que, certamente, participarão da próxima reunião”, disse o secretário.

PROGRAMA - Criado em 2004, o Programa Pe-trobras Agenda 21 surgiu com o intuito de investir no desenvolvimento sus-tentável das comunidades em suas áreas de influência.

Page 7: Rio as Ostras 13 12 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 7 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)

Miopia mental da humanidade

br - (22) 9809-8112 - www.logosofia.org.br

Uma das causas do estado caótico em que hoje se en-

contra a humanidade é a miopia mental, cuja cura se torna tão difícil aos ho-mens que querem evitar os constantes tropeços oca-sionados pela falta de visão em cada um dos passos que a vida lhes obriga a dar na sua luta diária.

Esta circunstância deve inclinar-nos a pensar que nada separa tanto os ho-mens quanto a escuridão nem nada os une mais que a luz, nos aspectos físico e mental. No primeiro caso, os seres que se encontram na escuridão, não conseguin-

do se ver entre as sombras, ainda que estejam próximos uns dos outros, se ignoram e, ao mesmo tempo, correm o perigo de confundirem-se, enquanto que, havendo luz, se veem mutuamente, ten-do a segurança de não estar sós, e poderem confiar, além disto, nos demais que estão próximos. O mesmo ocorre no aspecto mental, pois os homens se veem melhor e se compreendem mais, quanto mais luz há em seus entendimentos, sucedendo o contrário naquelas mentes obscuras, órfãs de todo co-nhecimento ou iluminadas apenas por leves reflexos intelectuais

A maioria dos seres hu-manos segue uma evolução lenta, obedecendo a leis fa-tais, enquanto os que con-seguem emancipar-se das cadeias do destino, cum-prindo uma admirável gesta de realizações internas, ao seguirem as normas preci-sas do processo consciente de superação, lavram por si mesmos a felicidade de seus dias futuros.

É indiscutível, pois, que todo ser deve experimentar a necessidade imperiosa de iluminar seu espírito com a luz puríssima dos conheci-mentos essenciais, a fim de fazer cessar os padecimen-tos que o atormentam, por

causa dos erros que a igno-rância o faz cometer.

Tudo se consegue com o esforço e boa vontade, sem desprezar nenhum daque-les elementos auxiliares que são o fruto da observação e do discernimento, já que eles dão a segurança na ex-periência e afiançam a razão sobre bases conscientes.

Deus pôs a mente na parte mais alta da figura humana; com ela, como centro dire-tor e regulador de todas suas atividades, o homem pode efetuar suas mais delicadas investigações, analisando, calculando e selecionando tudo que observa em pro-lixos e conscientes estudos

ou meditações. O ser que nada observas-

se e que, nem mesmo o que simplesmente visse, fosse para ele objeto da menor preocupação mental, termi-naria por anular sua mente, o que equivaleria a fechar as portas de sua inteligência a qualquer aspiração própria de seu gênero.

Nada se manifesta à mente humana, se esta não começa por mostrar-se acessível ao conhecimento que genero-samente se apresenta à sua investigação.

Page 8: Rio as Ostras 13 12 13

8 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 9: Rio as Ostras 13 12 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 9 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

por Eduardo CamilloArquitetando Espaços

Parabéns para nós – 15 de dezembro Dia do Arquiteto

E pra comemorar essa semana do Arquiteto, segue um poema achado na internet de autoria de Lienne Liarte, falando sobre a dura vida do Arquiteto.

Sou arquiteto,Aquele que dizem ser engenheiro frustrado,Decorador disfarçado,Esquisito, meio pirado,Às vezes alienado, outras, por demais engajados,Às vezes de Havaianas, outras engravatado.

Sou arquiteto,Aquele que chamam de sonhador;Ah! pudesse eu ter meus sonhos de volta,Mas sou ainda um aprendiz na escola da vida;Dominei a forma, distribuo espaços,Mas muitas vezes me sinto fora de esquadro,Perdido em linhas paralelas demais, Numa escala indefinida.

Mas sou arquiteto.Sou poeta,E sou muito mais que um sonhador,Porque possuo em cima da velha prancheta,Projetos para todos os sonhos;Casas para abrigar um novo amor;Caminhos para chegar ao arco-¡ris;E jardins para o aconchego do entardecer...

Grandes nomes da arquitetura: Ruy Ohtake, Frank Lloyd Wright, Zaha Hadid, Le Corbusier,Santiago Calatrava, Oscar Niemeyer, Antoni Gaudí, Walter Rupp e tantos outros que fazem seu

trabalho por amor e principalmente pelo bem estar de todos. Abraço e até semana que vem!!

Page 10: Rio as Ostras 13 12 13

10 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Aroma e Sedução por Ellen Carvalho

[email protected]

Calvin Richard Klein, nascido a 19 de novembro

de 1942, é um estilista estadunidense de ori-gem judaica húngara. Calvin Klein é também o nome da marca de roupa comercializada pela sua empresa, inaugurada em 1978.

Calvin Klein é uma das grifes mais famosas do mundo. Com sua loja matriz em Nova York, nos Estados Unidos.

Nasceu no Bronx, em Nova Iorque. Na sua adolescência, aprendeu sozinho a costurar e a fazer esboços de roupa, tendo sido muito in-fluenciado pela mãe e pela avó, grandes clien-tes de lojas de vestuário. Assim, começou por ves-tir as bonecas da irmã, para depois se aventu-rar a fazer vestidos para a mãe, usando uma má-quina de costura que a avó o ensinou a utilizar.

Fez parte do primei-ro time de estilistas que desenharam a moda dos Estados Unidos no sé-culo 20. Formou-se no Fashion Institute of Te-chnology, em 1962.

Durante os cinco anos seguintes, trabalhou pa-ra diversos confeccio-nistas especializados em costumes masculinos e casacos, até que em 1978 resolveu abrir seu próprio negócio.

Klein vendia suas rou-pas em pequenas quan-tidades para grandes lojas de departamentos, e foi em uma delas, a Bonwit Teller, que rece-beu sua primeira gran-de encomenda: um alto executivo da casa o viu empurrando pelo cor-redor uma arara de rou-pas, gostou do que viu e

fechou um negócio de US$ 50 mil. A partir daí, ele foi se aperfeiçoando na arte de confeccio-nar roupas masculinas, especialmente paletós, casacos e blazers. Logo, fazia também roupas para as mulheres.

Suas linhas clássicas e suaves começaram então a aparecer em co-leções sportswear. Cada novo lançamento seu transformava-se em su-cesso. Com a sobriedade como sua marca regis-trada, ele foi caminhan-do para uma criação ca-da vez mais sofisticada, sempre respeitando os conceitos de harmonia de proporções. Com os jeans, Calvin Klein tor-nou-se um verdadeiro

Um pouco sobre Calvin Richard Klein

momo, tangerina, free-sia e lavanda. O coração é composto por chá ver-de que vaga da cabeça ao fundo, contribuindo para a assinatura de CK One, com expressões de violeta, rosas e flor de laranjeira. E nas notas finais, almíscar combi-nando com âmbar, crian-do uma sensual mistura que completa o efeito de riqueza e calor.

mito - ter um ‘Calvin’ passou a ser um sonho mundial de consumo.

CK One Eau de Toi-lette - Um dos perfu-mes mais conhecidos de Calvin Klein

Ck One é a fragrância da geração que preza a liberdade de expressão. Sexy, verdadeiro e úni-co. É o equilíbrio entre a alegria e a sensualidade de homens e mulheres irreverentes. Natural-mente leve e puro, CK One é uma fragrância refrescante que pode ser compartilhada en-tre homens e mulheres.

Cítrica e refrescan-te, esta fragrância abre com uma combinação vívida e efervescente de bergamota, carda-

Page 11: Rio as Ostras 13 12 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 11 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

GABRIEL SALES

Está previsto para 2014 o iní-cio das obras de

ampliação do Hospital Municipal de Rio das Ostras. O projeto prevê a duplicação do núme-ro de leitos, passando dos atuais 60, para 120 leitos. O anúncio foi fei-to pelo prefeito Sabino, nesta segunda, dia 9, du-rante a festa de aniversá-rio de 9 anos da unidade de saúde. Participaram do evento a secretária de Saúde, Ana Cristina Guerrieri, o subsecretá-rio Percival Machado, e os diretores da unidade, Paulo Artur Prazeres e Marcelo Mendes.

O prefei to Sabino lembrou o empenho da Gestão Municipal para construir o Hospital de Rio das Ostras, inaugu-rado em 2004, em seu último mandato como chefe do Executivo. Sa-bino destacou o esfor-ço dos servidores para manter o bom atendi-mento, mesmo diante dos desafios e da deman-da crescente da Saúde no Município, área que

não recebeu os investi-mentos necessários nos últimos anos.

“Precisamos inovar e recuperar esse tempo perdido. Também te-mos o objetivo de cons-truir um novo Pronto Socorro”, completou o prefeito.

Para agilizar a expan-são do Hospital, a equi-pe técnica da Prefeitura vem trabalhando para projetar um método de construção rápido, de qualidade e que ofereça conforto à população que precisa de atendi-mento.

Atualmente o Hospital Municipal realiza cerca de 120 atendimentos só no setor de pediatria e, por mês, são realizados aproximadamente 130 partos, garantindo ao cidadão riostrense que tenha seus filhos na sua própria cidade.

A secretária de saúde, Ana Cristina Guerrieri, disse, emocionada, que a Saúde Pública funcio-na em Rio das Ostras, essencialmente, pelo empenho de toda sua equipe.

NOVAS UNIDADES - Na oportunidade, o pre-

feito também anunciou que, dentro de mais al-guns dias, mais três uni-dades básicas de saúdes serão entregues à popu-lação: os postos de No-va Esperança e Cidade Beira Mar, e a Clínica da Família, que está sendo construída no Âncora.

Obras de ampliação do Hospital começam em 2014

Page 12: Rio as Ostras 13 12 13

12 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Prefeitura integra Júri de Prêmio de Acessibilidade

DAIANA GLASER

Por seu projeto de portal de internet, a Prefeitura de Rio

das Ostras foi convidada a

integrar o júri técnico do Prêmio Nacional de Aces-sibilidade na Web – To-dos@Web 2013, realizado

em São Paulo, na semana passada. O Município foi representado pelo web-master Ícaro Olegário, da

Rio registra criação de mais de 6,6 mil empregos

EMPREGO

o mês de outubro registrou a criação de 6.686 novos empregos formais no Esta-do do Rio, o que correspon-de a um aumento de 0,17% em relação ao mês anterior. Os dados fazem parte do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempre-gados), do Ministério do Trabalho. O crescimento é resultado, principalmente, do bom desempenho do comércio, com mais 5.535 postos de trabalho, e da in-dústria de transformação, com mais 956 vagas. Nos primeiros dez meses de 2013, houve acréscimo de 89.420 postos de trabalho, aumento de 2,36%.

Os municípios que regis-traram os melhores saldos de emprego em outubro (contratações menos demis-sões) foram os seguintes: Rio de Janeiro, com 2.880 empregos formais; Nova Iguaçu, com 602; São João de Meriti, com 527; São Gonçalo, com 506; e Rio das Ostras, com 395.

Segundo o IBGE (Institu-to Brasileiro de Geografia e Estatística), a remuneração no setor de construção civil registrou variação positiva este ano, em comparação a 2012. O salário médio che-

Salário na construção civil fluminense é um dos destaques do mês de outubro

gou a R$ 1.4272,53, um cres-cimento de 13,3%. Conside-rando os principais Setores de Atividades, a área tem o terceiro melhor salário mé-dio do estado. Em primeiro lugar está a indústria extrati-vista mineral, seguida da ad-ministração pública (confira os números abaixo).

“As obras relacionadas à Copa do Mundo e às Olimpí-

adas, bem como a capacida-de do Estado de atrair novos empreendimentos, foram decisivas. O setor de constru-ção civil registrou a criação de 20.867 postos de trabalho em 10 meses. Assim, o Rio é o terceiro estado em saldo de empregos no setor, além de São Paulo e Minas Gerais”, disse o secretário de Traba-lho e Renda, Sergio Romay.

DIVULGAÇÃO

Rio das Ostras

Secretaria de Comunica-ção Social, responsável pelo site da Prefeitura, que já foi agraciado com o prêmio em edição anterior. A premiação é promovida pelo Consórcio Interna-cional W3C, com apoio do Ministério do Planejamen-to.

A aplicação das dire-trizes de acessibilidade contribui para a inclusão digital, permitindo que as barreiras sejam eliminadas ou reduzidas. Existe hoje uma série de ferramentas que permitem que pessoas com diferentes deficiências físicas ou intelectuais pos-sam utilizar a internet.

“Essa premiação é impor-tante para que nossa web se torne mais acessível. O Brasil ainda está acordando para essa necessidade, tanto que só 5% dos sites gover-namentais estão dentro dos padrões adequados”, expli-ca Ícaro Olegário.

INCLUSÃO – O apri-moramento constante do projeto de web do Muni-cípio tornou Rio das Os-tras referência em acessi-bilidade no Estado, sendo

consultado por diferentes cidades para implantação de portais inclusivos.

O Portal da Prefeitura de Rio das Ostras se enquadra no nível máximo de exi-gência de acessibilidade, possibilitando que pesso-as com limitações como baixa visão, problemas motores, cognitivos, en-tre outros, tenham acesso às informações e serviços públicos municipais.

Para 2014, a Secretaria de Comunicação Social anuncia a inclusão de uma nova ferramenta, que vai permitir a tradução de textos e falas do conteúdo para Linguagem de Sinais, com ajuda de um persona-gem virtual. O endereço eletrônico da Prefeitura de Rio das Ostras é www.riodasostras.rj.gov.br

PRÊMIO – O destaque desta edição do Todos@Web foi a Casa de Oswaldo Cruz, da Fundação Oswal-do Cruz – Fiocruz, que le-vou o prêmio nas catego-rias projetos de web e sites governamentais. O Procon também foi premiado na categoria serviços.

Page 13: Rio as Ostras 13 12 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 13 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Ser Humano por Juliana Alves

[email protected]

As crianças que apresentam dificul-dades na escola, na

compreensão de novas ha-bilidades, estão correndo o risco de terem problemas nas diferentes áreas esco-lares e na vida em geral, no seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo, como um todo.

Tais dificuldades são de grande importância, pois os problemas entre o potencial da criança e a sua execução, devem ser avaliados com cui-dado por um profissio-nal especializado em dificuldades de apren-dizagem.

As primeiras experi-ências na escola são da maior importância, já

que o fracasso escolar vai ocasionar o desen-volvimento de um cres-cente sentimento de frustração e baixa au-toestima. A maioria dos transtornos de aprendi-zagem se estabelece an-tes dos 7 anos de idade.Muitos sintomas po-dem mostrar esse esta-do na criança pequena, que ainda não consegue expressar com palavras seus sentimentos. Es-tes sintomas podem se dar como por exemplo, através da ansiedade, do sono perturbado, e de condutas regressi-vas. Muitas começam a roer unhas, chorar por qualquer motivo, não

querer comer ou comer demais. Algumas che-gam a se queixar até de dores imaginárias. Es-tão sempre frustradas e insatisfeitas.

Podemos destacar neste caso, aquelas crianças que passaram por alguma situação di-fícil na idade entre 0 e 5 anos, como as crianças que são abandonadas, e a partir daí, podem sur-gir problemas psicos-somáticos e de agres-sividade em diferentes níveis. Sua autoestima fica comprometida e faz aparecer comportamen-tos que demonstram insegurança, rebeldia e outros sintomas que são

preocupantes e podem ser percebidos até mes-mo em sua forma de caminhar, já que nessa idade sua personalida-de e identidade estão em formação.

Estas crianças, mais tarde, acabam não de-monstrando interesse pelo estudo, já que não conseguem acompa-nhar seus colegas com a mesma idade. Como as crianças precisam do amor de seus pais, familiares, professores e colegas, é de se espe-rar que na família e na escola, se desenvolva todo e qualquer tipo de dificuldade.

A autoestima é um

valor que uma pessoa tem de si mesma a par-tir da competência que demonstra para execu-tar diferentes tarefas e também, da valori-zação que lhe é dada pelas pessoas. A auto-estima atingida acaba gerando o fracasso. Por isto, aconselho pais e professores a estarem atentos a seus filhos e alunos, independente da idade.

Procurar um psicope-dagogo pode prevenir problemas importantes de aprendizagem na vi-da de muitas crianças e adolescentes.

O PSICOPEDAGOGO E OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

Page 14: Rio as Ostras 13 12 13

14 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Coisas de Rio das Ostras e do Brasilpor Jussara Leite

*** Qual seria a resposta plau-sível para o que sempre acontece nos finais de ano? Coincidência? Não acredito! Catástrofes, morte de personalidades, amigos e co-nhecidos que se vão, e o porquê de ser justamente nos finais de ano é uma incógnita. Exemplos deste ano: NELSON MANDELA, um espírito divino que caminha-va entre os mortais! Gente, eu, com toda a minha idade não ti-nha ouvido relato emocionante igual às homenagens lamenta-velmente feitas após a sua morte (aliás é sempre assim), delegadas ao grande e inigualável Mande-la. Nunca ouvir dizer que tantos presidentes e estadistas impor-tantes (até o nosso ex-presidente conservado em formol lá este-ve) juntos estivessem presentes na África do Sul ou em demais continentes para uma despedida fúnebre. Ele mereceu? Claro que mereceu! Mandela é mais um dos que não deveria morrer, mais um que merecia ter vida eterna nes-te plano. O prêmio Nobel da Paz teve a presença de todas as religi-ões! Representantes do Judaísmo, Hinduísmo, Budismo, Islamismo, Catolicismo, Espiritismo, e até do Comunismo que não é religião

para os que não compartilham, lá estiveram em uma despedida majestosa e inesquecível irma-nados pelo respeito e admiração. Justíssima homenagem!

*** Mais uma pessoa querida foi chamada por Deus! Rosinha con-feiteira! Simplória, guerreira, ba-talhadora, boa, amiga, que sofreu, que passou por mágoas, que so-freu boicote de empregados, que foi traída e que conseguiu dar a volta por cima e com a ajuda do seu filho Robinho e do Carlos Au-gusto que deu a ela a oportuni-dade de ter a sua empresa traba-lhando nos eventos da Prefeitura (merecidamente) se reergueu e se tornou a proprietária do mais antigo, o primeiro Buffet de Rio das Ostras. Quando a conheci, ela era a única doceira desta ci-dade e foi ela ainda trabalhando nos fundos da sua casa que fez o 1º bolo (e alguns outros mais) de aniversário da nossa filha Ohana. Quem a aconselhou naquela oca-sião a abrir o Buffet, fui eu. E com muita luta e garra ela conseguiu! Mulher de fibra, mulher como poucas! Lamentavelmente ela não está mais visível entre nós, mas enquanto viva estiver lembrar-me-ei dela com afeto, respeito e

carinho! Robinho, eu não estava em Rio das Ostras, por isso não estive presente para me despedir. Receba junto com seus irmãos e pai, meus sentimentos sinceros.

*** Os Amigos da Bossa e convi-dados amigos dos amigos da bossa, na noite do dia 10/12, curtiram um espetáculo muito bom. Três jovens lá se apresentaram levando através da música alegria e descontração. O salão do Ponto Tropical lotou com mais de 140 pessoas! Dourado pi-rou! Quase surtou para acomodar os retardatários que em cima da hora queriam convites quando todos já estavam vendidos. Ah! coitado!!!Depois do tsunami, ele re-laxou e aproveitou! Pegou o micro-fone e parecia estar em campanha eleitoral. Quem sabe ou quem ga-rante que ele já não está treinando para 2016? Vai saber se não teremos para vereador, DOURADO Bossa Nova! As fotos do mês não são mi-nhas e sim do Cravo, da Lurdes e do Ricardo, fotógrafo lambe-lambe.

*** Excursão para BH teve de tudo um pouco. Oportunamente contarei! Por falta de maior espa-ço hoje poucas fotos serão posta-das, ficando outras mais, para a próxima semana.

Page 15: Rio as Ostras 13 12 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 15 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 16: Rio as Ostras 13 12 13

16 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Socialpor Mark Ramos

por Mark [email protected]

Aconteceu no últi-mo dia 30 de novem-bro de 2013 uma linda

e impecável recepção rea-lizada no espaço de Festas Casa do Lago, do doce casal Nathany Catein e Brian Ou-ro. Numa alegria contagiante esta recepção foi, sem sombra de dúvidas, além de linda e sofisticada, muito, mas muito animada mesmo, sabe aque-la festa em que os convida-dos aproveitam até a última gota? Então, foi esta, festa tem que ser assim mesmo, pra comemorar, dançar, se emocionar, rever familiares e amigos e brindar o amor! Nathany, filha do casal de empresários da cidade Con-ceição e Francisco Catein, demonstrou junto com o seu já marido Brian Ouro, alegria contagiante através de sorri-sos e brilho nos olhos quan-do entraram na grande área preparada para receber os convidados e familiares, com um belo Welcome Drink. Tu-do lindo e impecável, numa noite que foi reservada para comemorar a união, o amor e a família.

Assinei esta produção mais uma vez com a exuberância dos arranjos somados ao luxo das mobílias douradas, hoje

em evidência nas grandes produções. Usamos o amarelo que remete ao ouro, ao brilho, seguido do preto que traz lu-xo aos ambientes. Muita gen-te alegre e bem vestida, assim como o luxo da produção da mãe da noiva Conceição, cla-ro, sua marca com a assinatu-ra do dourado e a luxuosa ir-mã da noiva Monique Catein, que estava impecavelmente bem vestida, o pai o empre-

sário Francisco Catein exalava alegria, prazer e me saiu mais uma vez como um excelente anfitrião, sempre preocupado

com os convidados, dando a atenção devida a todos que estiveram presentes naquela recepção que, com certeza, está marcada como um dos grandes eventos de 2013 rea-lizados e assinados por mim.

Não tenho palavras pra des-crever a minha alegria como pessoa e como profissional em poder servir uma família querida como esta e que apro-veito a oportunidade para agradecer o crédito por mais uma vez dado a mim, à minha empresa Mark Buffet e Deco-ração, uma família que muito me ajudou quando cheguei nesta querida Rio das Ostras.

Mas volto a dizer que a

recepção do casal Nathany e Brian foi, sem sombra de dúvi-das, A FESTA. Quero desejar ao casal muitas felicidades, prosperidade, claro, muitos filhos e muito amor. Tenho plena certeza do meu dever cumprido com muito profis-sionalismo e honestidade, pois o resultado está aí estampado em nossa memória e é cla-ro em minha coluna social! Veja esta e outras produções através do nosso site: www.cenariumhall.com.br <http://www.cenariumhall.com.br/>, espero por vocês na próxima semana em mais uma coluna social com Mark Ramos. Nun-ca deixem de Sonhar!

Page 17: Rio as Ostras 13 12 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 17 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 18: Rio as Ostras 13 12 13
Page 19: Rio as Ostras 13 12 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 19 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Casa e Estilo por Alexandre Silva Leal

[email protected]

As p ratelei -ras e nichos estão a cada dia

deixando seu papel de coadjuvantes e se tor-nando protagonistas em casas e escritórios. Em função dos espaços a cada dia mais redu-zidos, elas ganharam um jeito descolado de mandar livros, obje-tos pessoais e coleções para o alto, deixando uma área de circula-ção maior e além disso dão um charme ao am-

leiras e nichos branco com os objetos de de-coração coloridos, ni-chos e prateleiras num jogo extremamente in-teressante com as cores da parede e contrastes de materiais, lembran-do sempre que a Pre-dilecta Móveis Plane-jados disponibiliza de várias soluções para o melhor aproveitamento de todos os ambientes de sua casa.

A Predilecta Móveis Planejados tem uma ampla escolha de so-luções de conforto sustentável.

Prateleiras e Nichos

prateleiras e os nichos começam a ficar tortos. Pense nisso, na parte de fixação tem bastante opção, “suporte invisí-vel”, esse é bem práti-co, pois deixa a prate-leira como se estivesse suspensa, mas diminui a resistência, também pode se usar os” supor-tes tucano”, uma ótima opção pois além de suportar bastante pe-so deixam a prateleira muito bonita. Uma boa ideia também é colocar um papel de parede no fundo dos nichos e pra-teleiras, colocar prate-

biente, As prateleiras e nichos nas cozinhas deixam um ar despre-tensioso de dispor as coisas, tais como, ele-trodomésticos, tempe-ros, já nos outros am-bientes podem assu-mir uma característica mais decorativa ou de organização. Uma for-ma de não errar e saber antes de começar a fa-zer o projeto, é saber o que exatamente vai ficar naquele nicho ou naquela prateleira, e nunca colocar uma quantidade exagerada de objetos, de modo

que consiga manter uma organização e dei-xar os objetos sem pa-recer que estão amon-toados ou deixados ali por acaso. Uma boa opção tanto para a sa-la, quartos e ambientes coorporativos é a mis-tura de nichos junto com prateleiras. Uma excelente ideia tam-bém são os nichos com LED´S que, além de dar um ar de modernidade deixam o objeto em destaque, deixando o ambiente muito boni-to e sem gastar muito pois o LED não gasta

muito e não requer tanta manutenção. Vo-cê também pode usar tanto as prateleiras como os nichos para ajudar na decoração, numa parede branca, por exemplo, pode se usar prateleiras escu-ras com nichos de uma outra cor e assim vice e versa, pode também misturar prateleiras de vidro com nichos de madeiras, lembran-do que tem que pres-tar atenção na fixação e na espessura deles, pois depois de tudo no seu devido lugar, as

Page 20: Rio as Ostras 13 12 13

20 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 21: Rio as Ostras 13 12 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 21 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Eng.Segurança TrabalhoConsultor/InstrutorPerito Judicial [email protected]

Contribui para a melhoria do meio ambiente na medida em que: Diminui a exploração de recur-sos naturais; Reduz o consumo de ener-gia; Diminui a polui-ção do solo, da água e do ar; Prolonga a vida útil dos aterros sanitários; Possi-bilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo; Diminui os custos de produção, com o aproveitamento de

recicláveis pelas in-dústrias; Diminui o desperdício; Dimi-nui os gastos com a limpeza urbana; Cria oportunidade de fortalecer orga-nizações comunitá-rias e Gera emprego e renda pela comer-cialização dos reci-cláveis.

Alguns exemplos quantificados: 1 to-nelada de papel re-ciclado evita o corte de 15 a 20 árvores, economiza 50% de energia elétrica e 10 mil metros cúbicos de água, 1 tonelada de alumínio reci-clado evita a extr ação de 5 tonela-

das de minério, 100 toneladas de aço reciclado poupam 27 kwh de energia elétrica e 5 árvores usadas como carvão no processamento do minério de fer-ro, 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de 1 tonelada de petró-leo e 1 tonelada de vidro reciclado evi-ta a extração de 1,3 tonelada de areia.

O que é e o que não é reciclável

* Reciclável (pa-pel e papelão - cor azul): jornais e re-vistas, folhas de ca-

derno, formulários de computador, cai-xas em geral, aparas de papel, fotocópias, envelopes, rascu-nhos e cartazes ve-lhos.

Não reciclável: eti-quetas adesivas, pa-pel carbono e celofa-ne, fita crepe, papéis sanitários, papéis metalizados, papéis parafinados, papéis plastificados, guar-danapos, bitucas de cigarro e fotografias.

Reciclável (me-tais - cor amarela): folhas de flandres, tampinhas de garra-fa, latas de óleo, lei-to em pó, conservas, latas de refrigerante,

cerveja, sucos, alu-mínio e embalagens metálicas de conge-lados.

Não reciclável : clips, grampos, es-ponjas de aço, ta-chinhas, pregos e canos.

Reciclável (plásti-cos - cor vermelha): canos e tubos, sacos, CD’s, embalagens de margarina e pro-dutos de limpeza, embalagens PET (refrigerantes, suco e óleo de cozinha) e plásticos em geral.

Não reciclável: ca-bos de panela e to-madas.

Reciclável (vidros - cor verde): reci-

pientes em geral, garrafas e copos.

Não reciclável: es-pelhos, vidros pla-nos e cristais, cerâ-micas e porcelanas, tubos de TVs e com-putadores.

Um programa de coleta seletiva não é tarefa difícil de se realizar, porém é trabalhosa, exige de-dicação e empenho. Engloba três etapas:

PLANEJAMEN-TO, IMPLANTA-ÇÃO e MANUTEN-Ç Ã O, t o d a s c o m muitos detalhes im-portantes.

Meio Ambiente por Antônio Ribeiro Peixoto

Literatura por Leda Ferreira

Vantagens da coleta seletiva

[email protected]

Leitores ob-sessivos são aqueles que es-

tão sempre antenados com novos lançamen-tos e descobrem li-vros antigos, que não são mais impressos pelos editores e para encontrá-los, somen-te em sebos, e é uma maravilha entrar nes-tas lojas onde existe um arsenal de precio-sidades.

Outro dia, li num jornal de grande cir-culação, uma reporta-gem sobre dedicató-rias encontradas em

livros adquiridos em sebos. Logo depois, assisti pela televisão num programa de-dicado à literatura, informações sobre o mesmo assunto, então fui pesquisar na inter-net e achei histórias incríveis.

Uma blogueira conta que, garimpando num sebo, descobriu um li-vro do autor moçam-bicano Mia Couto com dedicatória muito cari-nhosa para “Valéria”.

Te m p o s d e p o i s a blogueira foi trabalhar numa livraria onde fez amizade com vá-rios clientes, entre eles uma mulher assídua

frequentadora do lugar.Um dia, a blogueira

comentou com a mu-lher a aquisição do livro de Mia e recitou parte da dedicatória escrita pelo autor. Pa-ra surpresa da vende-dora, a cliente, emo-

DEDICATÓRIAS

cionada, falou sobre um texto que havia es-crito no livro falando de sua amizade com o autor e informou que a tal “Valéria” era ela.

A v e n d e d o r a s e sentiu na obrigação de devolver o livro à

são perdidos e retor-nam aos donos exis-tem muitas e emocio-nantes.

Porém existem as histórias de livros que seus donos se livram deles logo ao recebê-los, como a dos livros Aritmética, de Fernan-da Young e Até o Dia em que o Cão Morreu, de Daniel Galera que um leitor encontrou num sebo em São Pau-lo, novos, sem marcas, com dedicatórias para o fotógrafo J. R. Duran.

Existem ainda, pes-soas que colecionam dedicatórias, mas isso é uma outra história que dá uma crônica bem maior que essa.

verdadeira dona, que tinha ganhado o livro quando residia em An-gola e, ao se separar do marido, voltou a morar no Brasil tendo deixado todos os seus livros por lá.

Nenhuma das du-as descobriu os ca-minhos que o livro tomou para voltar às mãos de sua dona, que como era amiga do autor, contou a ele o ocorrido.

Quando Mia Cou-to veio ao Brasil, fez uma dedicatória es-pecial para a bloguei-ra em seu livro Terra Sonâmbula, pela gene-rosidade de ter devol-vido o livro para sua amiga Valéria.

Histórias de livros com dedicatórias que

Page 22: Rio as Ostras 13 12 13

22 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Rio das Ostras reúne feras do Freestyle do Brasil

MAURICIO ROCHA

Atletas de todo o país apaixonados por bike se reuniram, no úl-timo domingo, 8, em Rio das Ostras, para participar da prova BMX Freestyle, na Praça do Skate. Com manobras radicais e

muita coragem eles encantaram o público. O riostrense Pablo Lou-zada, de 16 anos, foi o campeão na categoria iniciante. Já no amador, o título ficou com o capixaba Vinícius Laje, de Piúma, e na categoria Open, o paulista Gabriel “Du Race” confirmou o favoritismo.

O evento reuniu cerca de 70 participantes que usaram a bicicleta para voar. No BMX Freestyle, os atletas são julgados pelo grau de dificuldade e precisão das manobras. Assim, esta é considerada a “modalidade-espetáculo” do ciclismo. As apresentações arras-tam grande público pelo país, o que é uma tendência nos Estados Unidos e na Europa.

O organizador do evento, Eduardo Almeida, que também é di-retor de projetos da Fecierj – Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro – destacou durante a locução que a instituição passou a abraçar o Freestyle a pedido dos atletas. De acordo com Eduardo, a Federação carioca vai atender ao pedido, criando em 2014 o primeiro campeonato estadual da modalidade.

“A base da instituição é o esporte de rendimento. Mas vimos no BMX do Rio, organização suficiente para que pudéssemos nos envolver e também reconhecer que eles são atletas. Se dedicam, treinam e nos mostram um ciclismo com grande beleza”, comen-tou Eduardo.

Conhecido como Du Race, Gabriel Ribeiro dos Santos, morador de Lorena (SP), foi o grande campeão do Street BMX na categoria Open, onde participam atletas profissionais que representam as grandes marcas do esporte. Depois de viajar mais de 15 horas para chegar até o local, o campeão mostrou-se agitado na pista e duran-te suas voltas impressionou o público com o seu voo. A altura que ele atingiu foi proporcional aos gritos do público, que permanecia empolgado a cada manobra. De acordo com o coordenador do evento, Holliday Uhul, “O vencedor abusou da proposta da com-petição que era unir o ‘Street’ e o ‘Park’ em um só julgamento. Ali não adiantava ser bom só em uma modalidade”.

ResultadosOpen:1 – Gabriel “DuRace” Santos– Lorena/SP2 – “Roginho” Lima – Itaguaí/RJ3 – Brian Santos – Teresópolis/ RJ4 – Douglas “Van Homan” – Vitória/ES5 – Ruan Mosca – Porto Ferreira/SP

Amador:1 – Vinícius Laje – Piúma/ES2 – Caio Motta – Teresópolis/RJ3 – Lennon Graça – Rio das Ostras/RJ4 – “Vitim” Barbosa – Teresópolis/RJ5 – Marcos “Webb” – São Pedro da Aldeia/RJ

Iniciante:1 – Pablo Louzada – Rio das Ostas/RJ2 – “Pablito” de Souza – Rio das Ostras/RJ3 – “Junin” Barbosa – Rio das Ostras/RJ4 – Murilo Ribeiro – Lorena/SP5 – Emanuel “Esquisito” – Rio das Ostras/RJ

Page 23: Rio as Ostras 13 12 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 23 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

por Iza FreireModa

Nem sempre com a nossa, mas o Natal <ht-tp://truques-dicas.com/decorar-a-arvore-de-na-tal-e-a-casa/> geralmen-te passamos em família.

Sem contar quando so-mos convidados para passar o Natal na casa de parentes de amigos, namorados, noivos e dependendo da situação,

O que usar no Natal? Veja fotos com sugestões, vestidos, ideias de roupas

para as festas de final de ano

Veja as fotos amplia-das das combinações e ideias para o que vestir no Natal <http://www.dasmariasblog.com/galleria/vestido-combi-nacoes-e-ideias-para-o-que-vestir-no-natal/>

Veja como ficar super elegante na noite de Na-tal e as roupas perfeitas para a data. Fizemos uma lista de combina-ções com roupas e su-gestões de vários estilos para você se inspirar e escolher o que vestir no Natal. Mas a dica essen-cial é: seja você e divirta-se!

O Ano Novo está ai e logo mais traremos dicas de como se vestir para o Réveillon.

Na hora de ir às com-pras e escolher as rou-pas, invista sem medo nessas tendências:

Transparência e ren-das: elas continuam em alta e deixam o look muito mais elegante.

Cores pastel (Candy Color) e Neon: tanto as mais discretas quanto as cores chamativas estão em alta.

Tie-dye: mistura de du-as ou mais cores em uma peça só, uma sobrepondo a outra, em degradê.

Animal print: estampas de oncinha, zebra e até com imagens de animais.

O Natal é sempre re-pleto de roupas lindas nas lojas e, nessa época, a maioria das pessoas gos-ta de aproveitar as festas vestindo algo novo e bo-nito. E para ajudar você a montar o look para a noite do bom velhinho, montamos um catálogo com vários produtos.

ficamos ali matutando algo que agrade a você e aos outros ao mesmo tempo.

Muitas vezes, depois que acaba aquela coisa de amigo secreto e ceia, uns correm para a casa do outro ou para fazer um agito na noite. Nun-ca se sabe o convite que vai receber numa noite dessas, sem contar que realmente é uma data especial.

Page 24: Rio as Ostras 13 12 13

24 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Decoração por Nilo Martins

COMO DECORAR E VALORIZAR SEU ESPAÇO

[email protected]

Como decorar nossos peque-nos espaços otimizando ambientes, já que a maioria das pessoas mora em casas e apartamentos cada vez menores.

1 - Escolha tons claros.2 - Use e abuse de espelhos.3º - Valorize a entrada da luz na-

tural no ambiente. Invista em cor-tinas com tecidos leves e transpa-rentes.

4 - Aproveite cada espaço, prefira camas com gavetas, portas de cor-rer e móveis com várias funções, um bom exemplo é o pufe.

5 - Não exagere na quantidade de objetos decorativos, não deixe os ambientes perderem o seu charme.

6 - Prefira luminárias penduradas

ou colocadas na parede assim como a TV, libere espaços, use suportes apropriados.

7 - Não menospreze nenhum can-tinho da casa onde podemos colocar um nicho, prateleira, mesa de canto.

8 - Facilite a circulação, libere es-paços, assim sua casa vai se manter organizada e clara.

9 - Criar espaços aconchegantes valorizando os ambientes, a sala, espaço democrático torna-se o lu-gar perfeito para papos com amigos, assistir DVDs e reunir a família.

10 - Claro e escuro, pitadas de cores no lugar certo, prazer certo entre sofás e futons, boa conversa, alegria. Mude, democratize, busque felicidade, sonhe com o lugar ideal.

Abraços Nilo Sergio

Page 25: Rio as Ostras 13 12 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 25 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Fotodepilação e Fototerapias Por Layla Alves

Axilas escurecidas [email protected]

Existem alguns motivos para que a axila fique escu-recida. Os mais conhecidos são, segundo os especialistas:

1. Depilação:A depilação feita com ce-

ra quente, agride a pele e, ao longo do tempo, a área vai fi-cando mais escurecida.

Ao usar a lâmina, você cor-ta o pelo que está na superfí-cie, mas parte dele continua sob a pele. Se a cor do fio é mais escura do que a da sua axila, a região pode ganhar uma aparência sombreada.

2. Acúmulo de Células Mortas:

Elas podem ficar presas em irregularidades microscópi-cas presentes na pele.

3. Uso de desodorante:Na teoria, alguns ingre-

dientes desse tipo de pro-duto poderiam reagir com a

pele e causar uma mudança de coloração. Mas isso não é comprovado. O que se sabe: muitas mulheres afirmam que a mancha escura desapa-rece quando elas deixam de usar antitranspirantes com fragrância.

Para clarear a área, opte por desodorante sem álcool; hidrate as axilas pelo menos duas vezes ao dia e evite o uso da lâmina com frequência.Outro aliado é a fotodepila-ção, o aparecimento de me-lanina vai sendo atenuado, clareando a região e, claro, elimina boa parte dos pelos.

A fotodepilação é um pro-cedimento considerado como uma ótima alternativa, quan-do o objetivo é se livrar dos pelos indesejados e deixar a pele lisinha, sem precisar se render ao desconforto dos tradicionais métodos de de-pilação.

Saiba que a fotodepilação é realizada por meio de um sistema de Luz Intensa Pul-sada (IPL), que atua na raiz

do pelo que destrói o folículo piloso e os vasos que o nu-trem. A técnica elimina quase que totalmente os pelos sem deixar cicatrizes e manchas na pele. Vale citar que a foto-depilação ainda clareia a pele que foi manchada por causa da depilação e evita que os pelos se encravem. O método também atua no tratamento da foliculite, as bolinhas que surgem na pele após a depila-ção com lâmina ou cera.

Quer saber mais? Ligue (22) 2764 1759 e comece ain-da hoje nosso tratamento de fotodepilação na D’pil Rio das Ostras.

Page 26: Rio as Ostras 13 12 13

26 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Educação Infantil Por Teresa Giarolla

Tutora do CEDERJ pela UNIRIO - Disciplinas Alfabetização/Música e EducaçãoPedagoga com FORMAÇÃO TECNOLÓGICA em Mídias na Educação pela UFRJ/ Por Dentro dos Meios pela SEEDUC / Gestão em EaD pela UFF / TICs pelo PROINFO / Produção de Material Didático para a Diversidade -UFF

Educar exige equilíbrio

Renovar a es-cola, tornando o ensino atual,

dinâmico e atraente não significa educar de um modo espontâneo, sem procedimentos claros e sem método ou norma de convivência.

Depois de algumas experiências no ramo da educação defino que para aprender, é preciso que o aluno esteja mo-tivado. Mas a aprendi-

zagem também exige esforço pessoal e dedi-cação. É bom quando a aula é divertida. Mas tem momentos em que, mesmo sem se divertir, é necessário se esforçar e dedicar horas no estudo.

Da mesma forma, pa-ra aprender é preciso que a escola mantenha um clima de bem-estar. Mas a boa convivência num mesmo espaço exi-ge normas que precisam

sem compreendidas e respeitadas por todos. E a escola e a família pre-cisam zelar pelo cumpri-mento das regras, sem permissividade. Não como uma ditadura, nem numa pedagogia do me-do, mas sim com acordos de convivência sensatos, e mostrando ao aluno a importância dele para o bem-estar de todos.

Renovar a escola tor-nando o ensino atual,

dinâmico e atraente não significa educar de um modo espontâneo, sem procedimentos claros e sem método ou norma de convivência é neces-sário planejar para apli-car.

A melhor educação busca equilíbrio. A es-cola e a família não po-dem ser rígidas demais, tornando a vida do alu-no uma tirania. Mas não podem ser permissivas

e precisam saber dizer “não” e mostrar a impor-tância do cumprimento de acordos e compro-missos.

Afeto, dedicação e di-álogo, uma didática que motiva e estabelece limi-tes claros são ingredien-tes essenciais para uma educação equilibrada.

Jamires EscalaProfessora do CEME

Page 27: Rio as Ostras 13 12 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 27 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Veterinária Por Dra. Solange Mattos

Banho e Tosa por Thamires Silva

[email protected]

• O fascínio que a árvore de Natal exerce sobre os gatos é grande. Como felinos que são e gostando de trepar, a árvo-re de natal, com luzes e bolas cintilantes, capta toda a sua atenção. Mas ela está cheia de perigos para os gatos.

• As árvores artificiais são mais seguras do que as natu-rais por causa das agulhas dos pinheiros. Os pinheiros natu-rais largam um cheiro intenso que chama a atenção do gato, que muitas vezes engole as agulhas que, por serem pon-tiagudas e finas, são capazes de perfurar os órgãos internos do gato. O material das árvo-res artificiais pode também ser tóxico, mas não é geral-

mente tão perigoso como as agulhas naturais.

• Use um repelente para gatos na base da árvore para afastar o gato

• Não coloque a árvore jun-to a móveis, cadeiras ou sofás que possam servir de rampa de lançamento para os gatos.

• Torne a árvore de Natal menos atrativa, utilizando uma decoração minimalista e que não balance. Os enfeites na ponta dos ramos da árvore, sobretudo se balançarem, são irresistíveis para os gatos e ra-pidamente vêm parar no chão.

• Os enfeites devem ser de materiais inquebráveis, tais como plástico, pois outros podem se partir e ser perigo-sos tanto no chão, se pisados, como também se engolidos. Não utilize ganchos ou fios

para segurar os enfeites, pois são perigosos, se engolidos.

• Os cabos das luzes de Na-tal devem estar bem longe do alcance dos seus gatos, já que eles gostam bastante de os roer, sobretudo os gatinhos. Eles podem dar choque ou até eletrocutar um gato, por isso cubra-os com fita gomada ou fita cola e cole-os devidamen-te ao chão.

• Se utilizar velas como ornamentação, certifique-se que o seu gato não tem aces-so a elas, pois são facilmente derrubadas, podendo originar incêndios, bem como o gato pode queimar os bigodes, as patas, ou a cauda. As velas de cheiro ou incenso podem agravar/provocar alergias em animais.

• Fitas e fios que possam ser

engolidos pelo gato represen-tam um perigo potencialmen-te fatal. Isto inclui os mate-riais com os quais embrulha os presentes. Mantenha-os sempre guardados num local seguro.

• As plantas típicas do Natal como o azevinho, são tóxicas para gatos, podendo provocar desde vómitos a diarreia e ou-tros problemas mais graves.

• Lembre-se que o seu gati-nho apenas pode comer a co-mida dele. Nesta época natalí-cia pode comprar-lhe uma ra-ção diferente e especial, mas não lhe dê da sua comida. Os alimentos demasiado ricos, demasiado gordos ou dema-siado temperados - ou qual-quer coisa que o seu animal de estimação não esteja acos-tumado - podem provocar-lhe

Cuidados a ter com o seu gato no Natal

um problema intestinal. E os doces são absolutamente proibidos.

• O Natal é a época em que a família se reúne. Mas mui-tas pessoas juntas, gente des-conhecida e barulho são coi-sas que vão deixar o seu gato muito agitado. O gato é um animal de hábitos rotineiros e, por isso opte por deixá-lo numa divisão quentinha e confortável com comida e água, longe do rebuliço da festa. Semana que vem ire-mos falar dos cuidados com cães no natal... qualquer dú-vida ligue (22) 2760-7187 Im-pério da Tosa .

Na rotina clínica dos atendimentos veterinários, a ca-

da dez animais recebidos, possivelmente quatro serão diagnosticados com proble-mas dermatológicos, mesmo que a queixa principal do dono não esteja relacionado a esse fator.

Os problemas dermatoló-gicos estão relacionados a uma coceira persistente na pele, que causa muito incô-modo ao animal. Os proble-mas dermatógicos também estão por detrás de muitas eutanásias ou abandonos.

As doenças de pele deixam a pelagem menos atraente, o que causa muitas vezes re-pulsa das pessoas e até mes-

[email protected]

mo do dono dos animais. Os tratamentos relacionados às moléstias exigem um grande

OS PROBLEMAS DERMATOLÓGICOS EM CÃES E A RELAÇÃO DA EUTANÁSIA OU ABANDONO

compromisso e muita dedi-cação por parte do dono, que na maioria das vezes é re-

compensada com a cura do animal, desde que a doença seja acompanhada do início, a maioria pode ser cadencia-da. Logo, o diagnóstico rápi-do, a argumentação convin-cente com os proprietários, e escolha de tratamento efi-ciente influenciam na cria-ção do vínculo com o pro-prietário e estabelecimento da confiança e credibilidade do clínico.

A sarna é a doença de pe-le que mais causa coceira, se manifesta de duas maneiras, recebendo nomes distintos: escabiose e demodécica. A sarna demodécica é trans-mitida apenas de mãe para filhote nas primeiras horas de vida, quando os animais

ainda apresentam baixa imunidade. Já a escabio-se é transmitida através do contato direto com objetos, animais e ambientes conta-minados.

O tratamento da escabio-se e demodécica são feitos com banhos usando xam-pus antissépticos, anti-se-borrréicos ou antifúngi-cos, além das medicações antiparasitárias, indicadas pelo médico veterinário capacitado logo após a certeza do diagnóstico da moléstia. Lembrando que, a melhor forma de preven-ção de muitos males que acometem os animais, são os cuidados com a alimen-tação e manejo sanitário.

Page 28: Rio as Ostras 13 12 13

28 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Inglês sim! Por Márcia Lage

Energia Vital Por Dra. Simone Bastos

[email protected]

Somos de ferro? Temos o poder de nos comparar a este elemento da natureza tão forte e abundante na crosta terrestre? Que se faz presente em pontes, edifí-cios, vigas de sustentação? Que se transformam em ferramentas, automóveis, navios e uma infinidade de implicações? O qual é com-parado a super heróis? A resposta é sim. Podemos. Quando o corpo e a mente se preparam para um de-safio, ele se transforma, ele se sustenta como tal, ele se faz existir plenamente em nosso organismo. Para isso precisamos ter foco, objeti-vo, perseverança, paciência

e muita disciplina. Falo isso, pois venho homenagear três atletas de nossa cidade que se transformaram em Ho-mens de Ferro, ou melhor, “Iron Mans” numa prova sofrida, cansativa na qual além de todo preparo físico de grande importância, vem o preparo mental abundante para tal desafio. É uma prova de triatlhon de longa distân-cia, na qual cada modalidade é uma maratona, pois são 3.9 km de natação, seguindo 180 km de ciclismo, e logo após 42 km de corrida, uma prova que dura em média 12 horas de execução. Uma prova que o desgaste físico se transfor-ma em dores, lágrimas, refle-xões, fúria, desespero, e com contínuas mudanças em sorrisos, alegrias, vitórias e

acima de tudo, superação. Eles são o exemplo para ca-da um de nós que podemos conquistar nossos sonhos, sonhos que necessitam de dedicação, treino, tempo, e tudo mais que te leve a estar preparado para sua vitória, seja ela qual for. Parabéns meninos, parabéns nossos super atletas, vocês me emo-cionam com tamanho desa-fio e resultado conquistado. Depoimento de Ítalo Valu: “Um ano de longos e inter-mináveis dias de treino, um ano que representou uma vida para mim, um ano de infinita busca da realização de um sonho de infância, um ano duro de dúvidas in-finitas em todo canto da mi-nha vida. Tudo seria difícil se acreditar ser impossível

fosse o pensamento. Muitos apoiaram em alguns mo-mentos que nem eu mesmo achei que seria apoiado, com as dores achei que não che-garia, acreditar que muito ainda era pouco e lutar con-tra minha mente, vencer a mim e seguir treinando mais e mais e mais, isso que deu sentido, vencer quem eu era. Alguns momentos de dor e sangue literalmente, con-tusões, tombos, dificuldade sempre. Determinação - dis-ciplina - querer fazer mais, querer ser mais, querer ir mais longe, querer vencer o medo de não ser, mas porque é tão difícil vencer a si mes-mo??? Nós sempre criamos armadilhas para nos podar, nos impedir de ser o que queremos e vencer esse ini-migo é um grande desafio. Madrugar e com outros ami-gos tão "loucos" ou mais que você ir nadar - pedalar - cor-

rer até onde de carro longe seria chegar....Quando des-cobrimos que "longe" não mais existe, percebemos que estamos no caminho certo. Disciplina - Discipli-na - Disciplina e um dia o que era difícil quase impos-sível vira parte de sua vida. Em um ano foram 1500 km de corrida, 6200 km peda-lando, 150 km nadando e pulverizados 315 mil calo-rias para poder ouvir:

YOU ARE AN IRON-MAN” Anilzo Santos, Ítalo Valu, e Marcelo Princi.

Homens de Ferro

[email protected]

Há algumas expressões muito inte-

ressantes em Inglês para determinados dias, resolvi compar-tilhar hoje a título de curiosidade.

Vamos começar com o dia da semana fa-vorito de dez entre dez pessoas, a sexta-feira, a qual a expres-

Falando dos diassão “TGIF” se refe-re. A sigla quer dizer “ThanksGodit’s Fri-day” (Graças a Deus hoje é sexta-feira). Nada mais propício...

“Hump Day”. Esta se refere à quarta-feira, mas por quê? A quar-ta é o meio da sema-na, e a palavra hump se refere à corcunda, a corcova do camelo, e daí a associação, co-mo se a semana fosse essa curva e a quarta

em que tudo dá erra-do?...

Quem gosta de Bea-tles, vai lembrar da mú-sica “shewas a daytri-pper...”. “Day tripper” se refere à mulher que não se envolve emocio-nalmente em relações, apenas em aventuras, uma versão feminina de “rake”. Mas aí já é uma outra estória...

o topo da corcova. É o dia onde já se começa a contagem regressiva para o fim de semana, TGIF...

“Dogdays”. São os dias mais quentes do verão americano, que compreende os meses de julho e agosto. A palavra “dog” vem da estrela Sirius-the Dog Star, mais aparente nesta época do ano e que pertence à conste-lação Canis Major. Es-

ta expressão também se refere a dias difí-ceis, financeiramente falando.

“Doomsday” é o dia do juízo final, de acor-do com a crença cristã. Mas “Dooms Day” é uma expressão usada para se referir a dia de prova final.

U m a ó t i m a é o “’shouldhavestayed home’day”(dia do eu devia ter ficado em ca-sa). Sabe aqueles dias

Page 29: Rio as Ostras 13 12 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 29 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Saúde por Carol Passos/ CorenRJ25607

[email protected]

Os trigliceríde-os e o colesterol mau (LDL) são

as principais fontes de gordura que circulam no sangue. Quando a con-centração de colesterol no sangue se encontra em excesso, pode causar o entupimento das veias e artérias, aumentado o risco de doenças cardíacas como o infarto, que pode levar à morte.

Sigas as 4 dicas abaixo e

DICAS PARA DIMINUIR O COLESTEROLdiminua a concentração de colesterol mau (LDL) no seu sangue. Essas me-didas simples podem evi-tar sérios problemas de saúde:

1. Fazer exercícios físicos com regularidade. No mínimo 3 vezes por semana e de preferência, atividades aeróbicas ( na-tação, corrida, esteira, ca-minhada, hidroginástica, bicicleta).

2. Beber chá preto. A cafeína presente nes-te chá ajuda a combater as placas de gordura do

organismo. Três xícaras diárias desse remédio caseiro é recomendado pelos nutricionistas. Po-rém, gestantes e pessoas com restrição médica à cafeína, não devem utili-zar esse chá.

3. Evitar alimentos gordurosos, como morta-dela, bacon e presunto de porco. Procurar ter uma dieta mais balanceada, rica em frutas, verduras, legumes e alimentos inte-grais como biscoitos, pães e bolachas integrais.

4. Beber suco de be-

rinjela. A berinjela é um potente antioxidante, aju-dando assim a eliminar as gorduras e toxinas de to-do o corpo.

Mais algumas dicas:· Evitar alimentos

fritos. Dar preferência a alimentos cozidos ou as-sados.

· I n g e r i r m a i o r quantidade de alimen-tos ricos em ômega 3 ( salmão, sardinha, atum, truta, sementes como no-zes, avelã, soja, abóbora, couve, pepino, espinafre, abacaxi, óleos de canola,

milho ou soja); ômega 6 (óleos de milho, girassol, soja, ovos, carnes bovinas, suínas, gergelim, linhaça, abacate, açaí, grãos inte-grais); ômega 9 ( azeite de oliva extra-virgem, óleo de semente de uva, óleo de gergelim, de girassol, azeitona, castanhas, no-zes, bacalhau).

Ao seguir estas dicas, é possível diminuir a quan-tidade de colesterol mau no sangue e, consequen-temente, a probabilidade de infartos, pressão alta e outras doenças.

Page 30: Rio as Ostras 13 12 13

30 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Nutriçãopor Carolina Eliziá[email protected]

Sempre na Moda Por Valessa Coiffeur

VERÃO FASHION - ABUSE E USE DAS CORES Dieta Detox

Já está contando os dias que passará na praia ou à beira de uma piscina nos dias de verão

que estão por vir? Que tal combinar o biquíni com as unhas? Uma opção é misturar os tons, contrastando com as cores da peça, intercalar as unhas e não passar vontade (ou aquela dú-vida!) ao escolher apenas um esmalte. Arrase! Porém, se for impossível abrir mão do vermelho nas unhas, ainda mais quando o tom vem com um aca-bamento metálico, transformando o clássico em um verdadeiro acessório. Todas temos aquele momento no qual queremos nos sentir mais bonitas, com doses extras de delicadeza e fe-minilidade. Para estampar esse visual tão doce e elegante, nada melhor do que um esmalte rosinha. Afinal, um rosa sempre cai bem! O bacana de usar peças de roupa de cores alegres,

é que você pode abusar das cores nos acessórios e, claro, nas unhas. O ves-tido azul marinho ganha sofisticação e ar de primavera com a clutch e o re-lógio amarelo-ouro contrastando com lábios e unhas em rosa forte. Experi-mente! O estilo retrô transmite ele-gância, feminilidade e classe. Cabelos cuidadosamente modelados, cílios poderosos, delineador gatinho per-feito, lábios e unhas impecavelmente vermelhos. Nos dias de hoje podemos encontrar em vários lugares com di-versas marcas e infinidades de cores de esmaltes, possui uma gama de opções neste tom para qualquer pro-dução vintage não botar defeito. Es-colha o seu!Não descuide das unhas e do cabelo neste verão! Use protetor solar no corpo e nos cabelos, as unhas sempre lindas e coloridas, afirma VA-LESSA COIFFEUR.

Não necessariamente, a Dieta Detox tem o objetivo de perda de peso, a Dieta Desintoxicante, também conhecida como Dieta De-tox é recomendada para eli-minar as toxinas adquiridas durante um curto período de tempo.

A Dieta Desintoxican-te baseia-se no consumo de frutas, hortaliças, água e chás. Também ajuda no funcionamento dos rins e fígado e com isso promo-ve a eliminação de toxinas acumuladas no nosso orga-nismo.

O período dessa dieta po-de variar, de acordo com a necessidade de cada um, procure um Nutricionista.

Page 31: Rio as Ostras 13 12 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 31 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Beleza e Saúde por Rodrigo TavaresCURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

EM ESTÉTICA - é a forma mais prática e objetiva para se habilitar à profissão de Esteticista

[email protected]

Você tem a oportunidade de usar o melhor produto de bronzeamento por va-

porização disponível no mercado brasileiro, na América e na Europa!

Proporcionando um bronzeado lindo, igual ao de atrizes, Panicats, modelos da Playboy e outras cele-bridades; um bronzeado natural, cor de praia, que pode ser utiliza-do o ano inteiro e principalmente, totalmente saudável, podendo, in-clusive, ser feito por pessoas que possuem manchas que são agrava-das pelo sol! Estudos estão sendo feitos acerca de benefícios que esse mesmo produto ofereça ao trata-mento de psoríase!

Existem vários sistemas e marcas de produtos para esse fim, eu uti-lizo a KEY WEST RAYZ, após ex-perimentar diversas outras que me apresentavam resultados insatisfa-tórios, motivo pelo qual parei por alguns anos de trabalhar com esse tipo de bronzeamento. Até que em setembro/2013, numa famosa feira

BRONZEAMENTO POR VAPORIZAÇÃOde beleza, em São Paulo, conheci essa marca, com propósitos inu-sitados e grandes diferenciais que realmente comprovei na prática e voltei a oferecer esse serviço que vem ajudando muitos clientes que querem ter uma cor saudável sem os castigos das radiações solares.

Apesar de usarem o mesmo princípio ativo (DHA), derivado da cana-de açúcar, as diversas marcas apresentam resultados muito diferentes devido a concen-trações e associações de substân-cia que tornam um produto mais ou menos eficaz e satisfatório que outro. Na última semana, ti-ve o prazer de receber a visita do Gestor de Relacionamentos e Pro-dutos da Key West, o sr. Márcio Lusardo, vindo do sul do nosso país para conhecer e prestigiar nosso trabalho aqui em Rio das Ostras e região.

Estamos trabalhando bonito e le-vando o nome de nossa querida ci-dade a diversos locais de nosso país. Muito obrigado a todos os nossos clientes que nos ajudam a conquis-tar todos os nossos prestígios!!!

Page 32: Rio as Ostras 13 12 13

32 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 33: Rio as Ostras 13 12 13
Page 34: Rio as Ostras 13 12 13

2 Classificados RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 35: Rio as Ostras 13 12 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 Classificados 3 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 36: Rio as Ostras 13 12 13

4 Classificados RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 37: Rio as Ostras 13 12 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 Classificados 5 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 38: Rio as Ostras 13 12 13

6 Classificados RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

ImóveisCharles [email protected]

CONHEÇA AS MODALIDADES DE USO DO FGTS PARA PAGAMENTO OU FINANCIAMENTO DA CASA PRÓPRIA

por Charles Oliveira

CHARLES OLIVEIRA é proprietário da Metro Quadra-do Empreendimentos Imobili-ários, administrador, corretor de imóveis credenciado, com experiência no mercado imo-biliário e conselheiro no CRE-CI/RJ.

Utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é mais uma alternativa para você poder realizar o sonho da casa própria. Conheça as modalidades em que o Fun-do pode ser usado para paga-mento ou financiamento da casa própria:

Pagamento total ou parcial do

valor do imóvel

Nesta modalidade, você pode utilizar o saldo do FGTS para pagar 100% do valor do imó-vel. Você pode, ainda, utilizar

o Fundo como parte do paga-mento, complementando o va-lor que falta com uma entrada vinda de recursos próprios ou com um financiamento feito pelo Sistema Financeiro de Habitação.

Amortização ou liquidação

do saldo devedor

O FGTS também pode ser uti-lizado para liquidar ou amorti-zar o saldo devedor de finan-ciamentos feitos pelo Sistema Financeiro de Habitação. No primeiro caso, o cliente liquida todo o saldo devedor do finan-ciamento. No segundo, ele pode utilizar o FGTS para reduzir o prazo de financiamento que ainda resta ou diminuir o valor da prestação. Para esta moda-lidade, o financiamento deve estar em dia.

Pagamento de parte

das prestações

O FGTS pode, ainda, ser utilizado para ajudar a pagar o valor da prestação mensal dos financiamentos feitos pe-lo Sistema Financeiro de Ha-bitação. Para utilização nas parcelas, o valor máximo que o Fundo ‘paga’ da prestação é de 80%. A operação é feita por 12 meses (12 cotas de FGTS), podendo ser renovada ao fi-nal do período. Isso significa que, para uma prestação de R$ 1.000, o máximo de abati-mento é de R$ 800, ou seja, o saldo do FGTS do trabalhador precisa ser de, no mínimo, R$ 9.600 (12 x R$ 800). Se a conta tiver menos do que o necessá-rio, o valor do saldo é dividido por 12 para chegar ao valor da cota. Assim, no exemplo, se o FGTS for R$ 3.000, ele vai re-

duzir R$ 250 (R$ 3.000 ÷ 12) no total da prestação, que se-rá então de R$ 750. É possível efetuar esta operação estando com, no máximo, três parcelas vencidas.

O que devo fazer para solicitar

uma dessas operações?

Para solicitar qualquer uma das operações, o primeiro pas-so é ir a uma agência bancária com extrato da conta vincula-da do FGTS para obter infor-mações e realizar simulações relativas aos valores, instruir o pedido com a documentação necessária e preencher o for-mulário de utilização do FG-TS, conforme as modalidades disponíveis. É importante le-var, ainda, a última prestação paga e o seu contrato de finan-ciamento.

(22) 9926-6222

[email protected]

Page 39: Rio as Ostras 13 12 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 Classificados 7 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 40: Rio as Ostras 13 12 13

8 Classificados RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS