linha azul 19/02/2016

8
4 C M Y K Capa de O Estado de 31 de outubro de 1936 “Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos,”(Provérbio 3:1) PÁG. 4 JORNAL O ESTADO 80 ANOS l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 26-Jul-2016

231 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Linha Azul 19/02/2016

4

C M Y K

Capa de O Estado de

31 de outubro de 1936

“Meu

� lh

o, n

ão se

esq

ueça

da

min

ha le

i, m

as g

uard

e no

cora

ção

os m

eus m

anda

men

tos,”

(Pro

vérb

io 3

:1)

PÁG. 4

JORNALO ESTADO80 ANOS

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Page 2: Linha Azul 19/02/2016

C M Y K

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016 2

Theo Cordeiro e  ngela Marques

Stelinha Frota Salles, Flá vio Torres e Socorro Trindade

Priscila Cavalcanti e Socorro Trindade

Fá tima Salles e Islay Rangel

Lili Dantas Vera Oliveira

Alexandre Franç a e Regina Jereissati

Islay Rangel e Chico Pessoa

Pontes e José Maciel

José Valdo Silva e Marta Peixe

Socorro, Renato e Marcos Trindade

Fernanda Karla e Eveline Barbosa

Thea Moreira, Gil Silva, Islay Rangel e Isabelli Leitã o

Rivian Marques, Riva Oliveira e Oliveira

Isabella, Islay Rangel, Inê s e Nathalia Rangel

Fanda Bastos e Yolanda Araú jo

Sarina Fernandes e Eliane Fragoso

Selma Cabral e Socorro Trindade

Beth Lazar e Inê s Rangel Castro Alves

Erivan Carlos e Islay Rangel

Roberto Fontenelle e Adriana Frota

VariedadesIan Gomes

[email protected]

cabeças de coluns no LINHA AZUL _ IAN GOMES.indd 1 11/2/2015 09:35:32

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

Conversando a gente se entendeA Fabíola Simões é uma dentista mineira. Ela o blog

“A soma de todos os afetos”. Vou partilhar com você caro leitor(a) um texto da autoria dela que traduz esse nosso desejo de que as coisas sejam como a gente quer: “Po-demos querer muito alguma coisa, mas isso não garante que seja nossa. Podemos desejar muito um momento, mas isso não o torna possível. A perfeição das coisas, dos dias, dos acontecimentos... não nos pertence. Tudo faz parte de uma trama maior, na qual estamos inseridos, como linhas coloridas que se entrelaçam formando a tecelagem. Temos intenções, supomos nossas direções, conduzimos a ponta de nossas “agulhas”, mas o desenho � nal pode ser diferente daquele que imaginamos”... Por isso, evite se sentir um derrotado caso algo não saia como você imaginava. A vida não é linear, tampouco os nossos desejos. Pense nisso!

Elas. O Prêmio RioMar Mulher em 2ª edição vai homenagear dez mulheres de destaque em várias áreas. Entre elas: Rosiane Limaverde, da Fundação Casa Grande-Memorial do Homem kariri. A solenidade será dia 02 de março, às 19h, no Teatro RioMar Fortaleza.

Ações. A presiden-te do Sindicato dos Engenheiros no Esta-do do Ceará, � ereza Neumann, apresentou, em São Paulo, o balanço das ações do Sindicato cearense aos diretores da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).

Olhar. A galeria Contemporarte recebe, a

partir de hoje, sexta-feira, o “Poema 193”, novo tra-balho do artista plástico cearense Diego de Santos. A exposição contará com desenhos, fotogra� as e vídeos do artista.

Reconhecer. Severino Ramalho Neto, presiden-te da Câmara de Diri-gentes Lojistas (CDL) de Fortaleza e da rede de Mercadinhos São Luiz, assumiu a presidência de varejo da Associação ECR Brasil (Resposta E� -ciente ao Consumidor).

Investir. O presidente do Sindiquímica, Marcos Soares, participa em Bra-ga, Portugal, da NanoPor-tugal2016, em sua quarta edição da conferência.

Um laço...14 de fevereiro foi seu aniversário! Desde criança ouvia

dizer que o Pai é a Cumeeira da casa e a Mãe é o Alicerce. Sabemos que estes adágios populares carregam consigo um mundo de sabedoria. Contudo, só pudemos avaliar esta assertiva quando nos confrontamos com ela. Aí sim, podemos dar um testemunho de cátedra sobre esta situação. Minha mãe tinha uma prima que dizia que era alucinada pelo Pai, mas quando perdeu a Mãe, disse-me ela que andava chorando pela rua. Aquelas palavras � ca-ram gravadas em minha memória para sempre, e, eu que também desde criança mantive uma preferência especial pelo meu pai, não conseguia entender esta declaração. Somente após, perder minha mãe, comungo com ela deliberadamente. Hoje constato esta realidade: o Pai é a Cumeeira e a Mãe é o Alicerce. Se a cumeeira ruir, mesmo sem ela, a família mantém-se unida, depois, aos poucos se vai edi� cando outra, porque a Mãe continua segurando � rme as rédeas do comando da vida dos � lhos; é claro que existem exceções, contudo, o comum é que assim seja. É qual um laço: os dois. Pai e Mãe constroem uma família; quando o Pai falece o laço desfaz-se, contudo, a Mãe o mantém, e não o deixa desfazer-se por completo. Tudo � ca em seu lugar com algumas ou grandes diferenças, mas � ca. Qual um timoneiro que foge do barco é a falta do Pai, todavia, a Mãe consegue segurar o leme, e, passa a ser o timoneiro do mesmo sem nada conhecer do assunto, e, obtém o êxito necessário, poderá não ser o ideal, mas não o deixa à deriva, leva- o até o � nal. No � nal, já cansada, exausta da labuta, julga-se fraca e inútil, julga-se um traste, por mais que se diga do seu valor de guerreira, ela respon-de: “Guerreira? Já fui. Hoje sou um resto de gente”.

Retruca-se: “a senhora continua mais útil do que sempre foi e bem mais forte do que era, só que agora é uma guerreira cansada das lutas que travou”. Contudo, nenhuma luta perdida, por pior que fosse o abismo sabia como ultrapassá-lo, nada foi debalde. A assertiva acima, a qual classi� ca a Mãe de alicerce, é a mais verdadeira das comparações! Por mais velhinha que esteja, consegue tecer uma teia prendendo e segurando as rédeas da união dos � lhos. O laço sem o Pai � ca mais lasso, porém, não se desfaz. Mesmo folgado, ele prossegue, o nó que une o clã está no comando impedindo de � carem dissolutos, e, cada um por si. Ela que se julgava inútil, um caquinho de gente, jamais aquilatou a pessoa tão valiosa e forte que era. Ela que se julgava tão frágil, incapaz de levantar-se sozinha por medo de cair, não sabe que ao partir teve a força her-cúlea de demolir a casa, pois ela era o Alicerce.

EDITORA Wanda Palhano COORDENAÇÃO GERAL Soraya de Palhano n COLABORAÇÃO Iratuã FreitasDIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL J. Júnior, Vladimir Pezzole e Kelton Vasconcelos

“pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz.” (PROVÉRBIOS CAP.3, VERS.2)

Toque SocialMatusahila Santiago

[email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ MATU.indd 1 11/2/2015 09:37:36

FOTOS IRATUÃ FREITAS

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Noite dançante

Chá

Durante noite dançante animada por Chico Pessoa e Banda, Islay Rangel festejou mais um ano de vida. Whiskeria do Parque Recreio foi o palco do evento. Confi ram alguns clic’s de quem passou por lá.

Priscila Cavalcanti articulou chá da tarde em torno da decoradora Socorro Trindade que trocava de idade, ten-do como cenário o espaço de eventos do Dalla’s Grill a aniversariante recebeu o carinho de muitos amigos.

Page 3: Linha Azul 19/02/2016

C M Y K

3 Fortaleza, Ceará, sexta-feira,

19 de fevereiro de 2016 3

Solange PalhanoNOTAS [email protected]

A carioca

Russos podem importar grão de soja

Uma missão russa vem ao Brasil, em março, para conhecer a produção de soja. A visita poderá resultar no aumento das exportações brasileiras do grão para o mercado da Rússia.

A visita de técnicos do Serviço Federal de Supervi-são Veterinária e Fitossanitária (Rosselkhoznadzor) da Rússia ocorrerá de 1º e 3 de março. Nesse período, a missão russa se reunirá com especialistas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e conhecerá uma unidade produtora de soja e farelo de soja que já exporta para aquele país.

O governo da Rússia esclarece que não se trata de uma inspeção, mas de uma visita para troca de infor-mação e conhecimento. Recentemente, especialistas russos visitaram o Paraguai com propósito semelhante.

Senai prorroga inscrições para seleção em cursos técnicos em Juazeiro do Norte

Foi prorrogado as inscrições abertas para o processo seletivo do Senai Juazeiro do Norte, para cursos técnicos em Mecânica e Manutenção e Suporte de Informática. Os interessados podem se inscrever agora para a seleção até o próximo dia 19 de fevereiro de 2016. São 60 vagas distri-buídas em duas turmas no turno noite. Não será cobrada taxa de inscrição. Para realizar a inscrição, o candidato deve apresentar os seguintes documentos: identidade original e CPF; declaração de que está cursando o 2º ano do ensino médio ou certi� cado de conclusão do ensino médio (original); 1 foto 3 x 4 colorida recente (não serão aceitas cópias); � cha de inscrição devidamente preenchida (que será entregue na própria Unidade Escolar).

Bomba, bomba, bombaParece que agora o bicho vai pegar. Já estávamos

desperançosos, com toda certeza que acabaria em pizza. Fomos surpreendida, nesta quinta-feira, com a decisão da Polícia Federal de encaminhar a Ordem dos Advogados do Brasil secção Ceará, documentos que podem comprovar a participação de advogados no es-quema de venda de liminares no TJCE. As informações foram colhidas durante a Operação Cardume, que in-vestiga o trá� co de drogas. Agora não tem mais como a Ordem não agir, tem que reiniciar as investigações an-tes arquivada sob a alegação que não tinha elementos su� cientes para prosseguir apurando o comportamento dos supostos advogados envolvidos. Diagnosticada, principalmente, a partir dos 20 anos, a doença já atinge cerca de 2,3 milhões de pessoas no mundo, segundo a Federação Internacional de Esclerose Múltipla.

Esclerose múltiplaDe acordo com a Associação Brasileira de Escle-

rose Múltipla, 35 mil brasileiros são afetados por esta doença, sem cura e de causa desconhecida. A Esclerose é uma das mais comuns em adultos jovens no mundo. Muitos ainda a desconhecem, apesar da grande inci-dência, pois seus primeiros sinais são apresentados de forma muito sutil e transitória, di� cultando o diagnós-tico precoce. Histórico familiar, idade e gênero e outras doenças autoimunes são fatores que aumentam o risco de desenvolvimento da doença.

Os sintomas mais comuns, são a perda de equilí-brio e coordenação motora, distúrbios da sensibilidade (formigamento/dormência pelo corpo), perda de força muscular (paralisias) e de visão, visão dupla, fadiga, in-continência ou retenção urinária podem ser as primei-ras manifestações da EM e ocorrem de forma isolada ou em conjunto, ou seja, com “múltiplas” manifestações de acometimento do Sistema Nervoso Central.

Cerca de 80% dos pacientes apresentam manifes-tações agudas ou subagudas e melhoram, ou remitem o quadro neurológico, e essa evolução é denominada “surto-remissão” ou “recorrente-remitente”. Quando esse conjunto de sintomas e sinais recorre, é chamado de “surto” ou “recorrência” da doença. Os tratamentos atuais estão cada vez mais e� cazes, mas a melhor res-posta ocorre quanto mais cedo.

A os oito anos, era uma crian-ça bem lourinha e muito magrinha de pernas � ni-nhas. Meus irmãos diziam

que se passasse uma rajada de vento partir-me-ia no meio e minha mãe rezava para que nunca pegasse uma doença. Meu apelido era periquito ou peba. Tivemos uma infância muito livre, sadia, sem frescura, andando de pés no chão, jogando bila, carimba, pega-pega, macaca, andando de bici-cleta, carrinho de rolimã, tomávamos banho de chuva nas bicas e poças, tudo isto nas ruas em torno de nos-sa residência, na Tenente Benévolo. Fortaleza, mesmo não sendo asfalta-da e não tendo o sanear, não era tão suja como atualmente. Tínhamos um açude particular, que se formava no inverno, no terreno do quarteirão que hoje é o Palácio do Governo.

Era muito precoce, andava com meus irmãos. Como minha turma era a deles e alguns eram cinco anos mais velho do que eu, enquanto tinha oito, eles tinham 13 anos, já estavam com a corpo, era apenas uma meni-na “espilicute”. Ninguém paquerava comigo, lógico, pois me viam como

uma criança, só quem não enxergava assim era “euzinha”.

Aos nove anos, meu pai e minha mãe separaram-se. Ela foi dar um tempo na casa de sua sobrinha Ignês e do Mino. Eles moravam no prédio da Barão de Studart, em frente a fá-brica da Gellati. Eu e meu irmão Ste-venson também fomos para lá. Como estava começando uma nova vida, em um novo lugar, resolvi também ser “outra”. Cheguei lá “chiando”, passei a ser carioca e espalhei para os meus novos amigos que havia nascido no Rio de Janeiro. Após alguns meses abriu inscrição de um concurso de beleza, era a primeira vez que eu fazia “sucesso”, no pedaço, então resolvi participar. Muita cheia de si, segura, “desbundei” na passarela e a torcida presente gritava, “a carioca”, “a cario-ca”, “a carioca”... Minha mãe que assis-tia � cou atônita, não sabia quem era aquela vencedora. Mal sabia que era sua � lha que tinha criado uma nova pessoa para si. Como tinha um ano a mais, estava um pouco mais cheinha, entrei de cabeça e venci, e até hoje este segredo só a família sabe.

No Ceará, quem chega en-

rolando a língua obtém inúmeros direitos e favorecimentos que os da terra não conseguem, como grandes empréstimos no BNB, isenções de impostos, doação de terrenos...Somos testemunhas de grandes calotes dados por pessoas que chegam aqui “pu-xando a cachorrinha” e de grandes empresas multinacionais e do Sul. Vá ao interior do Estado e veja galpões com placas de � nanciamentos aban-donados por caloteiros. Cearense só dá valor a outro quando ele sai daqui e brilha em outra cidade. O próprio cearense discrimina sua raça, e in-conscientemente, aceita a sua inferio-ridade. São cabeças chatas, com boa conversa, simpáticos, hospitaleiros, altamente inteligentes e capazes. Gen-te que se destaca em todas as áreas e em todos os lugares do mundo.

O Nordeste é formado por bravos brasileiros. Ser cearense, ser nordesti-no, quando se tem orgulho de ser in-dependente de qualquer lugar sempre será sucesso.

“Que o amor e a � delidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração.” (Provérbios 3:3)

A advogada Rossana Brasil Kopf foi empossada nesta quinta-feira novamente como presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas, pelo presidente da OAB do Ceará, Marcelo Mota

O que o Conselho Interinstitucional de Políticas Sobre Drogas do Estado tem feito na prática

em seus três meses de existência?

Era muito precoce, andava com meus irmãos. Como minha turma era a deles e alguns eram cinco anos mais velho do que eu, enquanto tinha oito, eles tinham 13 anos, já estavam com a corpo, era apenas uma meni-na “espilicute”. Ninguém paquerava comigo, lógico, pois me viam como

tia � cou atônita, não sabia quem era aquela vencedora. Mal sabia que era sua � lha que tinha criado uma nova pessoa para si. Como tinha um ano a mais, estava um pouco mais cheinha, entrei de cabeça e venci, e até hoje este segredo só a família sabe.

No Ceará, quem chega en-

brasileiros. Ser cearense, ser nordesti-no, quando se tem orgulho de ser in-dependente de qualquer lugar sempre será sucesso.

Page 4: Linha Azul 19/02/2016

C M Y K

João Soares Neto escreve www.joaosoaresneto.com.br

colunAs no LINHA AZUL _ joao soares neto.indd 1 11/2/2015 10:14:21

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 19 de fevereiro de 20164

“Apenas em torno de uma mulher que

ama pode surgir uma família”.

F.Von Schlegel

Esta semana fui ver a fábrica coman-dada por uma mulher de fibra e talento. Fica no lado oeste da Praça Presiden-te F. D. Roosevelt, no Jardim América. Roosevelt, como se sabe, foi presidente dos Estados Unidos até quase o final da Segunda Guerra. A ele foi prestada essa homenagem pela cidade. Aqui, no Pici, por acordo entre o oscilante mando de Vargas e a América do Norte, foi mon-tada base de apoio– por ser próximo da África e da Europa – na travessia pelo céus do Atlântico Sul e reabastecimento das tropas contra os integrantes do Eixo, composto por Alema-nha e Itália. Isto sem

falar do Japão, pois situado no outro lado do mundo, a Ásia.

Essa digressão singela é apenas para dizer da alegria ao ver a coroação do esfor-ço de Maria Soares Leitão, mulher, amiga e confidente de Juarez Leitão. Juarez teve li-vrarias, foi vereador e professor reconhecido de História Geral. Por fim, o casal montou uma fábrica de farda-mentos profissionais e escolares. Na verdade, “montou” é licença poética. À frente de tudo está essa mulher destemida, bem ves-tida, no albor da sua maturidade e amor visível por aquilo que sabe fazer.

É encanto ver a sala de demonstração ou, como falam os anglicistas, o “show room”. Centenas de modelos com plu-ralidade de cores e estilos. Cada peça, seja camisa, calça, ja-leco, paletó, avental,

macacão e outros que tais, tem corte per-feito, costuras retas e curvas com esmero. Tudo contém o toque pessoal da estilista em que Maria Leitão se tornou. E é.

Ela traduz, em palavras adequadas, traçados, talhes, costuras e pespontos com sensibilidade e alegria. Quiçá o con-vívio com o inquieto bardo inoculou-se em seus gestos. Por trás de suas dioptrias emolduradas por ócu-los, ela vai dissertan-do sobre o fardamen-to escolar e a roupa profissional. As fardas exibem a imagem e o cuidado que empresas têm, respectivamen-te, com seus alunos e colaboradores.

Não sem razão, Maria Leitão é hoje empresária de sucesso para a dimensão que definiu. Parece artesa-nia mecanizada com costureiras em filas simétricas, sob claras

luzes a produzir bele-za a influir no amor próprio daquelas pes-soas que as vestirão.

Ainda não falei com o Juarez sobre as impressões que ora estão sendo escritas na pressa semanal de entregar o texto ao jornal. Agora, en-tendo, as confissões – não as de Santo Agostinho – que o poeta, professor, biógrafo e contador de “causos” me fez ao ter o seu coração renovado por bistu-ris, pontes e pontos. Era a consagração do liame que o atava, sem sufocar, à com-panheira de décadas concebendo famí-lia equilibrada e o aceitava, com ou sem versos, seus horários peculiares de sono e vigília. Maria cuida até dos sucos e da goma para as tapio-cas publicitadas por infiltrado em conves-cotes do Juarez com amigos palradores.

A mulher e o poeta

“Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação.” (Provérbios 3:4)

Jornal O Estado 80 anos

A edição de O Estado de 31 de outubro de 1936, trazia na manchete principal da capa, a notícia da rendição de Madri. Azaña então presidente da “generalidade catalunha” com os dois primeiros chefes do governo de Madri, propuseram a rendição da capital espanhola, para se amenizar os efeitos do confl ito. As forças nacionalistas espanholas, já haviam aceitado a rendição, menos a Catalunha, que seria a próxima a ser atacada. Após isso a república catalã foi destruída pela ditadura de Francisco Franco. Só com o fi m da ditadura o Estado e idioma catalão foram reconhecidos novamente.

[email protected]

Page 5: Linha Azul 19/02/2016

C M Y K

5 Fortaleza, Ceará, sexta-feira,

19 de fevereiro de 2016

“Con� e no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;” (PROVÉRBIOS CAP. 3, VERS. 5)

Posse OAB PARTE IA nova diretoria da OAB-CE, triênio 2016 – 2018, que tem como presidente o advogado Marcelo Mota, foi empossada durante

prestigiada solenidade que aconteceu no Centro de Eventos do Ceará. No mesmo evento, aconteceu a posse da nova Diretoria Seccional, do Conselho Estadual, da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará e da Escola Superior de Advocacia.

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Alexandre Landim e Ferreira Aragã o

Paulo Albuquerque e Lú cia

Fernando Fé rrer, Odorico Monteiro e Pedro Medeiros

Marcelo Mota com governador Camilo Santana

Elisabeth Chagas, Mariana Lobo e Leonardo Moura

Juvê ncio Vasconcelos, Marcelo Mota, Camilo Santana, Roberta Vasques, Cláudio Lamachia e Valdetá rio Monteiro

Cláudio Lamachia, Zezinho Albuquerque, Marcelo Mota, Camilo Santana, Roberto Clá udio e Valdetá rio

Jardson Cruz, Valdetá rio Monteiro, Roberta Vasques, Antonio e Francis Vasques

Fá bio Timbó , José Iná cio, Gladson Mota, Roberta Vasques, Marcelo Mota, Cristiane Leitã o e Pedro Bruno Amorim

Felipe Marques, Alfredo Marques e David Sombra

Ricardo Bacelar e Marcelo Mota

Pedro Bruno Amorim e Vanessa

Isabela e Drauzio Barros Leal

Marcelo Mota e Renata Mota com as fi lhas Laí s e Marcela

Regina Jereissati, Erinaldo Dantas e Lili Dantas

Ricardo Amorim e Josabete Cacau

Leandro e Aline Vasques

Erinaldo e Cristina Dantas

Gladson Mota e Isabelle

Adriano Costa

Marcelo e Ranata Mota

Cristiane Leitã o, Maria Vital e Hé lio Leitã o

Ingrid e Eduardo Pragmá cio Filho

Marcelo Mota, Roberta Vasques e Clá udio Lamachia

Page 6: Linha Azul 19/02/2016

C M Y K

Luiz Carlos Martins DeAaZ [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ luis c martins.indd 1 11/2/2015 10:37:32

l Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016 6

Atualmente presidida por Marlene Cabral, a Associação Lojista Feminina (Alfe), em tempos de Bodas de Rubi, está com sua trajetória de 40 anos toda contada no livro ‘’Álbum de Memórias” que, por sinal, quem já teve acesso, de� -ne como tendo � cado ‘’um primor”.

n n nEssa é pra quem não tem, digamos

assim, o salutar hábito de manter em ordem, por exemplo, DVD’s, CD’s, foto-gra� as, documentos, revistas e papéis, de uma maneira geral: amanhã, no Spazio Residence, a personal organizer Fábia Vieira promove o workshop ‘’Do-cumentos particulares & home o� ce, vamos organizar?”.

n n n

Otimista, com o evento, presidente da Confederação Nacional de Diri-gentes Lojistas, Honório Pinheiro, pretende levar a nata do empresariado brasileiro ao Complexo Hoteleiro Iberostar, na Praia do Forte, na Bahia, para a edição 55 da Convenção Na-cional do Comércio Varejista, de um a quatro de setembro.

n n nFortaleza tem nada mais, nada

menos, que 18 cruzeiros programados para este ano, só que, pelo menos para quem mora aqui, de nada adiantará, a� -nal, quando alguém pretendetem partir para algum, precisa se deslocar para outros estados, pois aqui não é permiti-do o embarque.

Agora, vou te contar...

“reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:6)

Ana e Nelson Montenegro, entre Pequeno Grande e Gran Marquise, amanhã, por nupcial de fi lha

Com marido Armando Martins, Kátia Maggy articulando festa-folhinha da mãe

Comemorando seu aniversário, Jorge Damasceno com seus familiares, sua amada mãe Marizita, a irmã Margaret e a Dama do Bem, Rossana Brasil Kopf

A bela Cristiane Lopes comemorou seu níver no café Bonjour, com a Dama do Bem Rossana Brasil Kopf, o marido Augusto Lopes e Ricardo Gentil

Prefeito Roberto Cláudio, Lívio Parente e Severino Ramalho Neto, que vem de assumir mais um comando

Giro Social

A maior aventura do mundo - Parte II

Posses

Tintim por tintim

Kátia Maggy coordenando festa de aniversário da mãe, Terezinha Martins, próxima sexta, não surpreendendo, naturalmente, se local escolhido for o Teka’s, bu� et de sua propriedade.

Aurila (nascida Carneiro) e Régis Frota, se valendo de apanhado de suas mais recentes obras publicadas, agendaram a Livraria Leitura, no Shopping RioMar, para noitada de autógrafos, a partir das 19h.

Amanhã, Ana Lúcia e Nelson Montenegro e Márcia e Ricardo Batista Ramos casam seus � lhos Karla e Rafael, em cerimônia na Igreja do Pequeno.Grande, com recepção, a seguir, no Salão Blue Night, do Gran Marquise.

Após comemorar idade nova, recebendo em seu apê, para festa superbem trabalhada, vice-prefeito Gaudêncio Lucena seguiu para férias espanholas.

A propósito de viagem, também em temporada de lazer, Danielle e Ulisses Gaspar, só que, fazendo Bogotá e Cartagena.

Médico Dráuzio Varela volta a marcar presença no Mulheres

Pague Menos, julho, Centro de Eventos, onde também estará Maria Bethânia, homenageada da campeã Mangueira, no carioca.

Maior parceiro do eterno Rei do Baião Luiz Gonzaga, compositor Humberto Teixeira terá seu centenário homenageado em concerto da Orquestra Sinfônica da Uece, dia 28, na Praça Verde do Dragão do Mar.

Programada para a última terça, � cou para a próxima quinta, no Barbra’s Éden, comemoração dos 35 anos do Grupo Princesa do Norte, com presidente Maria Sanford à frente.

Portugal já agendado, para quando março chegar, para os festejos de Bodas de Porcelana de Paula José e Auriz Barreira.

De hoje a domingo, ótima pedida é o musical ‘’Nelson - uma farsa musical brasileira”, baseado na primorosa obra de Nelson Rodrigues, botando no palco do teatro do RioMar pelo menos duas globais, Helena Ranaldi e Vanessa Gerbelli.

O aniversário de Maria Eduarda, sra. Elias Bachá, foi comemorado durante almoço entre amigos e familiares no restaurante do Ideal Clube, domingo último.

Fui então ao encontro da médica pediatra que re-cebera a criança em seu plantão, para obter sua alta e receber informações sobre os cuidados que teria que ter com o neném. Encontrei uma mulher incrível, competente e amorosa, inspirada pelo seu próprio nome, Maria da Glória, que me recebeu carinhosa-mente, prescrevendo remédios, incentivando meus passos com seu sincero sorriso. Estava eu pronto para o grande encontro.

Veja, querido leitor, a cena com os olhos de seu próprio coração: um casal jovem, a mulher grávida de oito meses com um tremendo barrigão. Aden-tram ao hospital e logo são levados ao berçário, donde se defrontam com alguns bebês em incuba-doras, todos prematuros, alguns com soro. Cheguei a pensar que a minha � lha estava por ali. Mas eis que me surge a enfermeira, vindo do interior do berçário, com um neném enroladinho num pano com estampas de bichinhos, com tamanho próprio das crianças nascidas no tempo certo. Era um charu-tinho enroladinho com gente dentro. Uma mulati-nha com olhos amendoados que veio para o meu colo, recostou-se no meu peito palpitante e desde aquele dia ali � cou. Não há idioma com palavras su� cientes para descrever o que se sente quando se tem a coragem de viver grandes amores, de seguir o destino com seu quebra-cabeça intrigante. A cada vez que volto a esta história encontro uma forma de expressão diferente do mesmo vulcão de energia que explodiu naquele momento e me transformou em outra pessoa. Ela tinha o DNA da minha alma.

Saímos dali causando grande estranheza na gente de Valença: uma mulher grávida carregando um bebê no colo, acompanhada de um pai com cara de bobo. Será que estariam nascendo crianças a pres-tação? Estranheza maior foi a que passamos a viver quando Pedro resolveu nascer vinte dias depois, branco, com cara de português, risonho e safado. Tínhamos gêmeos bem originais, da cor do Brasil, uma negra e um branco, uma mulata e um portuga, lado a lado, nos carrinhos pelas praças, depois nos colégios, lanchonetes e festas. Irmãos de verdade, que o destino me trouxe.

Pedro veio numa torrente de alegria. Veio como expressão da generosidade de dividir nossas aten-ções com sua irmã, acompanhado neste gesto pelo irmãozinho mais velho, João, de três anos, que rece-beu os gêmeos do coração em seu próprio coração, fazendo deles um motivo de felicidade. Era como se tudo fosse previsível e planejado. Entendi com o exercício do amor paci� ca as relações e as coloca em um nível acima dos egoísmos e das competições. Nas relações familiares sempre podemos recorrer a esta fonte divina de soluções, o amor em exercí-cio, o amor que se escolhe sentir e efetivamente se sente. Pedro, com suas risadas intermináveis e sua evidente molequice, acabou por me mostrar um lado divertido da vida que eu por natureza relegava a segundo plano, me tornando um sujeito que se leva a sério demais. Pedro gosta de rir e fazer rir. As pessoas divertidas são as mais necessárias para enfrentar os desa� os do mundo, porque têm o poder de transcender as formalidades excessivas, às amarras da sisudez poseur, e buscar as soluções mais criativas para a felicidade. Pedro risada-abençoada. Pedro tem o DNA da minha alma, além de uma cara engraçada parecida com a minha.

Pois isso se deu há exatos quinze anos. Nesta exa-ta hora que teclo estas palavras estava eu indo para o Hospital pegar Ana e fazer dela o meu destino. Daqui a uns dias, completa também quinze anos do momento em que fui para hospital para Pedro nascer e me mostrar como o mundo era bem me-lhor do que eu acreditava. Uma epopeia pessoal, que pode parecer simples a quem lê, mas que foi de uma intensidade anímica avassaladora para este simples mortal. Meus gêmeos, meus � lhos queridos, estrelas de minha constelação afetiva que ilumina todos os meus dias, agora mocinhos de quinze anos. Obriga-do Deus, obrigado!

Após presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), onde tem marcado de forma profícua sua administra-ção, Severino Ramalho Neto (também cap do Mercadinhos São Luiz) vem de assumir, desde a última segunda, mais um comando, desta vez, o da Associação ECR Brasil no Nordeste. A propósi-to, dia seguinte, ou seja, terça, também teve troca de comando, só que, em âmbito local, no caso, na Associação dos Jovens Empresários (AJE), com Ricardo Dreher de Palhano passando papel de Coordenador Geral a � iago Nogueira.

Vinda da energia de Paulo Afonso, trazida pelo então governador Virgílio Távora, bem como implantação do I Distrito Industrial de Maracanaú, estão devi-damente destrinchados no livro 50 Anos de Desenvolvimento Indus-trial do Ceará: de Paulo Afonso ao Pecém, de autoria de Pedro Jorge Vianna, Walfrido Salmi-to Filho e Nazareno Al-buquerque, editado pela Associação Empresarial de Indústrias (Aedi), Grupo M. Dias Branco e Fiec, local, por sinal, do lançamento, às sete da noite do próximo dia 22, quer dizer, segunda-fei-ra, durante coquetel. Em tempo: obra tem apoio do Governo do Estado e do Banco do Nordeste.

colunAs no LINHA AZUL _ SAVIO.indd 1 20/2/2015 15:40:44

Dragão do Mar.

Page 7: Linha Azul 19/02/2016

C M Y K

7

PretonoBrancoJulieta Brontée

[email protected]

coluns no LINHA AZUL _ julieta.indd 1 11/2/2015 10:58:07

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Últimos dias de Pompeia

As relações promíscuas de Lula com certo empresariado, relações, aliás, das quais ele, Lula, sempre se orgulhou, começam a lhe pesar como chumbo em tempos de Lava Jato e de popularidade petista em baixa.

Ao tempo em que Lula era considerado o salvador da Pátria, o intocável, suas relações com empresários e os presentes caríssimos destes recebidos, que incluíam, desde o apar-tamento em que mora em São Bernardo até vinhos franceses de origem controlada, nunca causaram tanto rebuliço. Mas, agora, tudo causa embaraço para o ex-presidente. Não é à toa o ditado que diz “rei morto, rei posto”. A exceção parece estar com o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que mesmo depois de morto ainda continua com grande influência sobre os que deixou governando seu Estado, a ponto do seu sucessor, o atual gover-nador Paulo Câmara ter surpreendido a todos com a nomeação de um dos filhos do finado para nada menos que o cargo de Chefe de seu Gabinete. Um jovem sem qualquer experiência política ou no serviço público, recém saído dos bancos universitários onde cursou Engenharia Civil. Mas, afora essa exceção, que como toda exceção, apenas confirma a regra, até Lula, que se tinha por mito indestrutível, parece viver seus últimos dias de Pompeia.

Impinjando. A turma do PT não perde tempo em alfi netar quem não é petista, nem que, para isso, tenha que desviar o sentido da histó-ria. Um exemplo: o médico petista Alex Mont’alverne, atribui ao ex-ministro Delfi m o fi m da Fusana e a invasão do mosquito da dengue em todo o país. Só que a Funasa foi criada depois da saída de Delfi m...

Preocupante. Para o deputado Carlos Matos (PSDB), o go-verno do Ceará deve estar mais atento para um dado que salta aos olhos de quem se preocupa com a economia do Esta-do: há poucos anos, na gestão de Tasso Jereissati, a nossa economia supera-va, em média, a do país; os mais recente levantamento mostra uma clara inversão nessas posições.

Jogos de azar. Finalmente, o Gover-no Federal admite: para sair da liseira, o caminho mesmo é en-campar todos os jogos de azar, dos cassinos aos jogos de “pretinha”, passando pelo velho jogo do bicho. Não se sabe se há intenção de encampar a Loteria Estadual do Ceará, há 70 anos em mãos da família do seu fundador Jonas Carlos da Silva.

Diabeisso? No Brasil é assim: o procura-dor-geral da Justiça, Janot, cuja fúria inicial era detonaro deputado Eduardo Campos, presidente da Câmara e Renan, presidente do Senado, e outros, envolvidos

em falcatruas, “muda o disco”. Sua preocu-pação agora é que o TSE “jogue no lixo” denúncias do PSDB, que poderão tornar nula a eleição da cha-pa Dilma-Temer. Raça sofredora. É realmente lastimá-vel a situação dos aposentados, assim como dos que lutam para se aposentar no Brasil pela Previdên-cia Social. Depois de 165 dias de greve por conta de exigências salariais, centenas de peritos retornam ao trabalho, depois de terem prejudicado dezenas de milhares de pessoas que ne-cessitavam deles com urgência.

Gordinho sinistro.Enquanto nos preo-cupamos em derrotar o “Aedes Aegypte”, o mundo perde o sono com outra coisa. Trata-se da ameaça de uma guerra que poderá ser provocada pelo presidente da Coréia do Norte, o “gordinho sinistro” Kim Jong-un, segun-do denuncia a China, maior aliado daquele país, ao se julgar in-competente para deter aquele lunático.

Novo “bode”. Mais um “bode” compli-cado para os TREs amansarem. Segundo decisão do TSE, a partir de agora os par-tidos, mesmo que não tenham Diretório nem mesmo Comissão Provisória num mu-nicípio, podem lançar candidato a prefeito e a vereador. A indigna-ção de dirigentes de partidos devidamente organizados deverá explodir país a fora.

“Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal.” (PROVÉRBIOS CAP.3, VERS.7)

Mario Albuquerque, Thiago Asfor, Erinaldo Dantas e Tomá s Figueiredo Filho José Maria Rios e Benigno Júnior Andrei Aguiar

Rafael Ponte e Pedro Jorge Medeiros Marizete Peretti e Itacir Todero

Luiziana e Seridiã o Montenegro

José Maria Rios e Plá cido Rios

Ana Karine Moreira e Marcelo Mota

Maria Vital e Maryllene Barbosa

Alexandre Landim, Marcelo Mota e Zezinho Albuquerque

Marcelo Mota e Roberta Vasques - Presidente e vice da OABCE

Clá udia Paranaguá , Roberta Vasques, Eduarda Mourã o e Cristiane Leitã o

Alfredo Marques, Fenelon Pita e Vanderlon Nogueira

Ayla Arruda com Dayse e Moacir Albuquerque

Hé lio Parente, Jardson Cruz e Cláudio Lamachia

Sé rgio Miranda e Roberta Vasques

Posse OAB

FOTOS IRATUÃ FREITAS

Posse OAB PARTE II

Page 8: Linha Azul 19/02/2016

C M Y K

O mais novo casal do Carnaval, Monica Ioz-zi e Klebber Toledo, se reencontram com beijo no Camarote da BOA. Apesar da esquivada de ambos ao responder perguntas sobre o romance e serem mais discretos, o casal trocou olhares e carinhos. Mas dessa vez foram embora sepa-rados. Animada e bem disposta como sempre, Susana Vieira chegou ao camarote da BOA para conferir o desfile das campeãs. “Realmente não gostei de desfilar no carro, mas mesmo assim estou super triste em não desfilar, sou apaixo-nada pelo carnaval”, declarou a atriz. Conhecida pela sua autoestima, Susana ainda falou sobre seu núcleo na novela A Regra do Jogo, “eu sou a alegria da novela, o meu núcleo é maravilhoso”.

Luana Piovani que não perde um Carnaval, contou que ela e o marido Pedro Scooby têm vontade de adotar o quarto filho. Mas antes que-

rem se estruturar financeiramente para dar uma vida boa à prole.

Beijos, azaração e DRs marcaram a última noite do Camarote da BOA. � aila Ayala tentou ser discreta, mas terminou a noite aos beijos com seu modelo alemão. Falcão, do Rappa, também entrou no clima e beijou muito a RP de moda Shantal Abreu. Monique Alfradique e Gabriel Sala, Debora Nascimento e José Loreto, Henri Casteli e namo-rada foram alguns dos casais que beijaram muito na Sapucaí. Dudu Azevedo começou a noite aos beijos com Fernanda Mader, mas a noite não terminou bem. Os dois foram vistos em clima de discussão no � nal da noite. Bruno Gissoni, que circulou de mãos dadas com uma loira, também estava com cara de poucos amigos no � nal. André Marques passou a noite conversando ao pé do ou-vido de outra loira, mas foi embora sozinho.

O que rolou no desfi le das campeãs no Rio

Notas

A importância quem dá ao outro é você...

Se signifi ca ou é insignifi cante

Autor desconhecido

Flávio Tôrres Sociedade [email protected]

colunAs no LINHA AZUL _ flavio torres.indd 1 11/2/2015 11:21:45

“Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos.” (Provérbios 3:8)

Honório Pinheiro esteve em Salvador para articulações varejistas

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o cearense Honório Pinheiro, esteve em Salvador durante o período do Carnaval. Além do propósito de lazer com a família, Honório aproveitou a ida à Bahia para fazer articulações com o governador daquele Estado, Rui Costa, com o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, e com outras lideranças ligadas ao varejo sobre a 55ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, que acontece de 1° a 4 de setembro de 2016, no Complexo Hoteleiro Iberostar, na Praia do For-te, na Bahia. Na edição deste ano, o presidente da CNDL espera reunir empresários e lojistas dos quatro cantos do país e repetir o êxito da Convenção de 2014, que contou com mais de quatro mil participantes.

Fortaleza, Ceará, sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Honório Pinheiro com lideranças varejistas Honório Pinheiro e ACM Neto

Personalidades 2016Jornalista Silvana Frota, Editora da Revista

Ceará e Municípios, vem de lançar a primeira edição do ano com o Balanço/Perspectivas 2016 de vários órgãos e instituições, com destaque para os deputados estaduais e

federais, trazendo na capa o presidente da Assembleia, José Albuquerque, o primeiro

ano do Governo Camilo Santana, entre outros temas como as eleições municipais e

os potenciais candidatos.

Minha querida Silvana Frota bastante feliz com o sucesso de sua revista

Silvana do lado de convidados apresentando sua revista que é de muita utilidade

Tendo como cenário o restaurante francês Le Marché, da chef Marie Anne Bauer, a querida Noélia Alencar Brayner comemorou, com jantar seu aniversário. Na agradável noite ela recebeu o carinho do marido Brayner e dos familiares mais chegados.

nA Galeria Contemporarte recebe, hoje, partir das 19 ho-

ras, o “Poema 193”, novo trabalho do artista plástico cearen-se Diego de Santos, que possui obras em coleções particu-lares no Brasil e no exterior, além de acervos de instituições brasileiras. A exposição, que contará com desenhos, foto-gra� as e vídeos do artista � ca em cartaz até o dia 4 de abril e depois viaja para as principais capitais brasileiras.

nAmanhã se apresenta, na Barraca Santa Praia, é a talentosa

cantora Maria Gadú. O show intitulado de Guelã, traz o re-pertório do seu terceiro álbum de carreira. Os portões abrem às 17h30 e o show terá participação de Nayra Costa, abrindo para Gadú.