jornal nacional da umbanda ed. 04

31
Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected].br pág. 1 Diretor: Rubens Saraceni Jornalista Responsável: Wagner V. Costa Editoração e Arte: Alan Levasseur Você sabia que o ano-novo se consolidou na maioria dos países há 500 anos? Desde os calendários babilônicos (2.800 a.C.) até o calendário gregoriano, o réveillon mudou muitas vezes de data. A primeira comemoração registrada, chamada de "Festival de ano-novo" ocorreu na Mesopotâmia por volta de 2.000 a. C. Na Babilônia, a festa começava na ocasião da lua nova indicando o equinócio da primavera, ou seja, um dos momentos em que o Sol se aproxima da linha do Equador onde os dias e noites tem a mesma duração. No calendário atual, isto ocorre em meados de março (mais precisamente em 19 de março, data que os espiritualistas comemoram o ano-novo esotérico). Os assírios, persas, fenícios e egípcios comemoravam o ano-novo no mês de setembro (dia 23). Já os gregos, celebravam o início de um novo ciclo entre os dias 21 ou 22 do mês de dezembro. Os romanos foram os primeiros a estabelecerem um dia no calendário para a comemoração desta grande festa (753 a.C. - 476 d.C.) O ano começava em 1º de março, mas foi trocado em 153 a. C. para 1º de janeiro e mantido no calendário juliano, adotado em 46 a. C. Em 1582 a Igreja consolidou a comemoração, quando adotou o calendário gregoriano. Alguns povos e países comemoram em datas diferentes. Ainda hoje, na China, a festa da passagem do ano começa em fins de janeiro ou princípio de fevereiro. Durante os festejos, os chineses realizam desfiles e shows pirotécnicos. No Japão, o ano-novo é comemorado do dia 1º de janeiro ao dia 3 de janeiro. A comunidade judaica tem um calendário próprio e sua festa de ano-novo ou Rosh Hashaná, - "A festa das trombetas" - dura dois dias do mês Tishrê, que ocorre em meados de setembro ao início de outubro do calendário gregoriano. Para os islâmicos, o ano-novo é celebrado em meados de maio, marcando um novo início. A contagem corresponde ao aniversário da Hégira (em árabe, emigração), cujo Ano Zero corresponde ao nosso ano de 622, pois nesta ocasião, o profeta Maomé, deixou a cidade de Meca estabelecendo-se em Medina. A Contagem dos últimos minutos do dia 31 de Dezembro seja: 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1. Feliz 2011!!! A passagem de Ano Novo é o fim de um ciclo, início de outro. É um momento sempre cheio de promessas. E os rituais alimentam os nossos sonhos e dão vida às nossas celebrações. Na passagem de Ano Novo, não podemos deixar de aproveitar a JORNAL DE UMBANDA.COM.BR O JORNAL NACIONAL DA UMBANDA RÉVEILLON é o nome da festa noturna no dia antes do Natal (essa ninguém sabia, hein?) E do Ano Novo; vem do Francês RÉVEILLER, “acordar, deixar de dormir”, do Latim VELARE, “fazer vigília”, de VIGILARE, “velar, cuidar, não dormir”

Upload: alan-levasseur

Post on 09-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Jornal da Umbanda

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 1

Diretor: Rubens Saraceni Jornalista Responsável: Wagner V. Costa Editoração e Arte: Alan Levasseur

Você sabia que o ano-novo se

consolidou na maioria dos países há 500 anos? Desde os calendários babilônicos (2.800 a.C.) até o calendário gregoriano, o réveillon mudou muitas vezes de data.

A primeira comemoração registrada, chamada de "Festival de ano-novo" ocorreu na Mesopotâmia por volta de 2.000 a. C. Na Babilônia, a festa começava na ocasião da lua nova indicando o equinócio da primavera, ou seja, um dos momentos em que o Sol se aproxima da linha do Equador onde os dias e noites tem a mesma duração. No calendário atual, isto ocorre em meados de março (mais precisamente em 19 de março, data que os espiritualistas comemoram o ano-novo

esotérico). Os assírios, persas, fenícios e egípcios

comemoravam o ano-novo no mês de setembro (dia 23). Já os gregos, celebravam o início de um novo ciclo entre os dias 21 ou 22 do mês de dezembro.

Os romanos foram os primeiros a estabelecerem um dia no calendário para a comemoração desta grande festa (753 a.C. - 476 d.C.) O ano começava em 1º de março, mas foi trocado em 153 a. C. para 1º de janeiro e mantido no calendário juliano, adotado em 46 a. C. Em 1582 a Igreja consolidou a comemoração, quando adotou o calendário gregoriano.

Alguns povos e países comemoram em datas diferentes. Ainda hoje, na China, a festa da passagem do ano começa em fins de janeiro ou princípio de fevereiro. Durante os festejos, os chineses realizam desfiles e shows pirotécnicos. No Japão, o ano-novo é comemorado do dia 1º de janeiro ao dia 3 de janeiro. A comunidade judaica tem um calendário próprio e sua festa de ano-novo ou Rosh Hashaná, - "A festa das trombetas" -

dura dois dias do mês Tishrê, que ocorre em

meados de setembro ao início de outubro do calendário gregoriano. Para os islâmicos, o ano-novo é celebrado em meados de maio, marcando um novo início. A contagem corresponde ao aniversário da Hégira (em árabe, emigração), cujo Ano Zero corresponde ao nosso ano de 622, pois nesta ocasião, o profeta Maomé, deixou a cidade de Meca estabelecendo-se em Medina.

A Contagem dos últimos minutos do dia 31 de Dezembro seja: 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1. Feliz 2011!!! A passagem de Ano Novo é o fim de um ciclo, início de outro. É um momento sempre cheio de promessas. E os rituais alimentam os nossos sonhos e dão vida às nossas celebrações. Na passagem de Ano Novo, não podemos deixar de aproveitar a

JORNAL DE UMBANDA.COM.BR O JORNAL NACIONAL DA UMBANDA

RÉVEILLON é o nome da festa noturna no

dia antes do Natal (essa ninguém sabia, hein?) E do Ano Novo; vem do Francês RÉVEILLER,

“acordar, deixar de dormir”, do Latim VELARE, “fazer vigília”, de VIGILARE, “velar, cuidar, não dormir”

Page 2: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 2

oportunidade para enchermos o coração de esperança e começar tudo de novo. E para que a festa corra muito bem, há algumas tradições e rituais que não podemos esquecer: - Fogos e barulho. No mundo inteiro o Ano Novo começa entre fogos de artifício, buzinadas, apitos e gritos de alegria. A tradição é muito antiga e, dizem, serve para espantar os maus espíritos. As pessoas reúnem-se para celebrar a festa com muitos abraços. - Roupa nova. Vestir uma peça de roupa que nunca tenha sido usada combina com o espírito de renovação do Ano Novo. O costume é universal e aparece em várias versões, como trocar os lençóis da cama e usar uma roupa de baixo nova.

As comemorações de Ano Novo variam de cultura para cultura, mas universalmente a entrada do ano é festejada mesmo em diferentes datas. O nosso calendário é originário dos romanos com a contagem dos dias, meses e anos. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado em 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera.

As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de Abril. O Papa Gregório XIII instituiu o 1º de Janeiro como o primeiro dia do ano, mas alguns franceses resistiram à mudança e quiseram manter a tradição. Só que as pessoas passaram a pregar partidas e ridicularizar os conservadores, enviando presentes estranhos e convites para festas que não existiam. Assim, nasceu o Dia da Mentira, que é a falsa comemoração do Ano Novo.

Tradições de Ano Novo

no mundo: Itália: O ano novo é a mais pagã das festas, sendo recebido com Fogos de artifícios, que deixam todas as pessoas acordadas. Dizem que os que dormem na virada do ano dormirão todo o ano e na noite de São Silvestre, santo cuja festa coincide com o último dia do ano. Em várias partes do país, dois pratos são considerados essenciais. O pé de porco e as lentilhas. Os italianos se reúnem na Piazza Navona, Fontana di Trevi, Trinitá dei Monit e Piazza del Popolo.

Estados Unidos: A mais famosa passagem de Ano Novo nos EUA é em Nova Iorque, na Time Square, onde o povo se encontra para beber, dançar, correr e gritar. Há pessoas de todas as idades e níveis sociais. Durante a contagem regressiva, uma grande maçã vai descendo no meio da praça e explode exactamente à meia-noite, jogando balas e bombons para todos os lados. Austrália: Em Sydney, uma das mais

importantes cidades australianas, três horas antes da meia-noite, há uma queima de fogos na frente da Opera House e da Golden Bridge, o principal cartão postal da cidade. Para assistir ao espectáculo, os australianos se juntam no porto. Depois, recolhem-se a suas casas para passar a virada do ano com a família e só retornam às ruas na madrugada, quando os principais destinos são os “pubs” e as praias.

Page 3: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 3

França: O principal ponto é a avenida Champs-Elysées, em Paris, próximo ao Arco do Triunfo. Os franceses assistem à queima de fogos, cada um com sua garrafa de champanhe (para as crianças sumos e refrigerantes). Outros vão ver a saída do Paris-Dacar, no Trocadéro, que é marcada para a meia-noite. Outros costumam ir às festas. Brasil: No Rio de Janeiro, precisamente na praia de Copacabana, onde a passagem do Ano Novo reúne milhares de pessoas para verem os fogos de artifício. As tradições consistem em usar branco e jogar flores para “Yemanjá”, rainha do mar para os brasileiros. Inglaterra: Grande parte dos londrinos passa a meia-noite em suas casas, com a família e amigos. Outros vão à Trafalgar Square, umas das praças mais belas da cidade, à frente do National Gallery. Lá, assistem à queima de fogos. Depois, há festas em vários sítios da cidade. Alemanha: As pessoas reúnem-se no Portal

de Brandemburgo, no centro, perto de onde ficava o Muro de Berlim. Tradicionalmente, não há fogos de artificio. Curiosidade: Em Macau, e para todos os

chineses do mundo, o maior festival do ano é o Novo Ano Chinês. Ele é comemorado entre 15 de Janeiro e 15 de Fevereiro de acordo com a primeira lua nova depois do início do Inverno. Lá é habitual limparem as casas e fazerem muita comida (Bolinhos Chineses de Ano Novo - Yau Gwok, símbolo de prosperidade). Há muitos fogos de artifício e as ruas ficam cobertas de pequenos pedaços de papel vermelho. Os muçulmanos têm seu próprio calendário que se chama “Hégira”, que começou no ano 632 d.C. do nosso calendário. A passagem do

Ano Novo também tem data diferente – 6 de Junho, foi quando o mensageiro Mohammad fez a sua peregrinação de despedida a Meca.

As comemorações do Ano Novo judaico, chamado “Rosh Hashanah”. É uma festa móvel no mês de Setembro (este ano foi 6 de Setembro). As festividades são para a chegada do ano 5763 e são a oportunidade para se deliciar com as tradicionais receitas judaicas: o “Chalah”, uma espécie de pão e além do pão, é costume sempre se comer peixe porque ele nada sempre para frente.

O primeiro dia do ano é dedicado à confraternização. É o Dia da Fraternidade Universal. É hora de pagar as dívidas e devolver tudo que se pediu emprestado ao longo do ano. Esse gesto reflete a nossa necessidade de fazer um balanço da vida e de começar o ano com as contas acertadas. Tradições Portuguesas: Algumas pessoas

valorizam muito a festa de Ano Novo, porque sentem o desejo de se renovar. Uma das nossas tradições é sair às janelas de casas batendo panelas para festejar a chegada do novo ano. Nos dias 25 de Dezembro e 1º de Janeiro, costumamos comer uma mistura feita com as sobras das ceias, que são levadas ao forno. O ingrediente principal da chamada “Roupa Velha” é o bacalhau cozido, com ovos, cebola e batatas, regados a azeite.

Para as superstições, comer 12 passas durante as 12 badaladas na virada do ano traz muita sorte, assim como subir numa cadeira com uma nota (dinheiro) em uma das mãos. Em várias zonas do litoral, há pessoas que mesmo no frio do Inverno conseguem entrar na água e saudar o Ano Novo.

Por: Alan Levasseur

Page 4: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 4

EDITORIAL

Os brasileiros estavam em polvorosa pela chegada do produto que a Apple anuncia como “mágico e revolucionário”. E muito antes de o iPad desembarcar por aqui, quem tinha contatos no exterior já se apressou em garantir o seu. Quem não tinha, fazia contagem regressiva. Por isso, quando ele chegou para ser a grande vedete do Natal, as maiores empresas já estavam com seus aplicativos prontos para serem

baixados. O estoque esgotou em questão de horas, e quem não adquiriu o seu espera a versão 2011 – que promete ser ainda mais moderna.

Por exatos 69 dias, 33 homens ficaram soterrados a quase 700 metros de profundidade no deserto do Atacama. E o mundo acompanhou cada instante do drama desses operários, soterrados após o desmoronamento da Mina de San José – e dividiram seus sentimentos. Primeiro, a angústia: por duas semanas não se teve nenhum contato com o grupo. Em seguida, a esperança: após 17 dias, um bilhete chega à superfície com a mensagem “Estamos biem no refúgio.Los 33″. Depois, a apreensão: inúmeros profissionais trabalhavam unidos para manter os operários bem enquanto o resgate era planejado. Por fim, o alívio: no dia 13 de outubro todos voltam a ver a luz do Sol, a família e os amigos.

Esse foi um ano de provações ao Rio de Janeiro – para dizer o mínimo. Primeiro, os cariocas tiveram de enfrentar a catástrofe das incessantes chuvas de abril, que deixaram mais de 200 mortos e milhares de desabrigados na região de Angra dos Reis, interditaram rodovias e até o Cristo Redentor. Depois, a população foi tomada pelo medo de ver traficantes e polícia em confronto direto na Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão – cuja ocupação contou com o

reforço das Forças Armadas. Em ambos os casos, todos os olhos do mundo ficaram voltados para a sede da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.

Depois de divulgar arquivos secretos sobre as guerras do Afeganistão e do Iraque, o site WikiLeaks solta uma bomba realmente devastadora: 250.000 documentos sigilosos da diplomacia americana, desde 1966. As mensagens expõem tanto a visão dos Estados Unidos sobre os governos de outros países que seu vazamento obrigou a secretária de Estado Hillary Clinton a ligar para os principais líderes citados pedindo desculpas – entre eles, a presidente argentina Cristina Kirchner, que é citada como uma pessoa que deveria ter verificado seu “estado de saúde mental”. E olha que o WikiLeaks já deixou claro que tudo isso não se trata nem de 1% de todo o material que ainda tem em mãos.

Luiz Inácio Lula da Silva quis criar seu próprio sucessor à Presidência. Criou. E usou sua própria imagem para transformar essa figura em um ícone no país, que a elegeu como a primeira mulher presidente – ou a primeira “presidenta”, como eles preferem se referir. Fato é que – com a vantagem de estarem à frente de um Brasil em franco crescimento – Lula e Dilma atraíram os olhares do mundo inteiro. Foi então que

a criatura passou o criador. E na primeira lista de pessoas mais poderosas do mundo ela já figurava na 16ª colocação – à frente dele, o 33º da lista.

Page 5: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 5

Avatar estreou em dezembro de 2009, mas foi no início deste ano que o mundo passou a sentir a mudança que esse filme trouxe para toda a história do cinema. James Cameron apresentou um universo totalmente novo através do planeta Pandora e seus habitantes, os Na’vi. Usou e abusou da tecnologia 3D de maneira tão precisa que alguns espectadores chegaram a tentar limpar as cinzas que pareciam cair sobre seus ombros. E fez todos repensarem o modo de se fazer filme – o que resultou em uma profusão sem tamanho de películas tridimensionais. Em troca, quebrou seu próprio recorde (que era de Titanic) e viu sua criação se tornar a maior bilheteria da história, faturando mais de 2 bilhões de dólares.

Em 2009, o vazamento da prova do Enem atrasou a nota que seria usada em vestibulares, colocou a credibilidade do exame em risco e deixou milhões de estudantes sem saber o que fazer. O Ministério da Educação se desculpou, aumentou a segurança na elaboração e na impressão dos testes e prometeu que o erro não se repetiria. Resultado: novo recorde no número de candidatos inscritos e um escândalo ainda maior do que o do ano anterior. Erro em questões, falhas na impressão e mais uma multidão de alunos prejudicados. Novas desculpas, nenhuma promessa concreta de solução. Resta saber se, agora, alguém mais está disposto a se arriscar no ano que vem.

Este foi o ano do Facebook. Em 12 meses, o site quase dobrou o número de usuários, chegou a meio bilhão de “amigos” e se tornou a maior rede social do mundo. Com isso, todos os holofotes se voltaram à mente criadora da ferramenta, Mark Zuckerberg, principalmente depois que Hollywood decidiu transformar em filme a polêmica história de criação do site que fez dele o bilionário mais jovem da história.

Padrões éticos à parte, sua capacidade de conectar essa multidão de pessoas em sua rede, mapeando os relacionamentos e impactando a vida de cada uma o alçou ao título de Personalidade do Ano, pela revista americana Time – e na opinião de todas as pessoas conectadas do mundo.

Uma simples brincadeira de apostas como tantas no mundo criaram um astro: o polvo Paul. O assunto era o esporte mais popular, o futebol. E a dinâmica foi simples: duas caixas com comida, cada uma com a bandeira de um time em campo; a que ele escolhesse representava o vencedor. O resultado? 100% de aproveitamento, até quando a Alemanha (seu país) não estava entre as opções – o que era de praxe. À medida que acertava Paul chamava mais a atenção. E virou celebridade ao acertar o resultado da final do Mundial da África do Sul: vitória da Espanha. Turistas se aglomeravam todos os dias para visitar seu aquário e conhecer “o vidente da Copa”. A fama meteórica se encerrou poucos meses depois, em outubro, com a sua morte. Saudade do polvo? Um site espanhol mantém no ar o Pergunte ao Polvo Paul, onde você testar os poderes sobrenaturais do molusco.

A Holanda, mais uma vez, tirou o Brasil de um Mundial – e de forma vexatória. No jogo pelas quartas-de-final na África do Sul, a seleção teve um desempenho razoável no primeiro tempo, e encerrou vencendo por 1 a 0 (gol de Robinho, aos 10 minutos). Mas quando o time voltou para a segunda etapa, estava completamente desnorteado. E dois erros primários da defesa colocaram a pá de cal sobre o sonho

do hexa: Júlio César, um dos melhores goleiros do mundo, errou o tempo da bola em um cruzamento longe na área e Felipe Melo cabeceou para o próprio gol. Depois do empate, foi só

Page 6: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 6

questão de tempo – 23 minutos mais precisamente – para o holandês Wesley Sneijder virar o jogo. E os brasileiros foram despachados mais cedo para casa pela Holanda.

Usar o celular para acessar a internet deixou de ser luxo. Embora os planos 3G estejam se adequando no quesito preço, principalmente no Brasil, o mercado de smartphone cresceu em ritmo acelerado e mostrou às empresas e operadoras que estar conectado o tempo todo é prioridade hoje em dia. Por isso, o iphone 4 foi recebido com filas homéricas no dia do lançamento e as operadoras de celular passaram a oferecer promoções cada vez mais atrativas em seus pacotes de dados – inclusive com a opção pré-pago.

O 3D está na moda. A tecnologia, que já pode ser encontrada nos televisores de última geração, computadores e notebooks caíram no gosto popular e obrigou o cinema a reviver a tendência, explorada com certa timidez há algum tempo. E nem o futebol ficou de fora da novidade: a Copa do Mundo da África do Sul foi a primeira transmitida em terceira dimensão para todo o planeta.

Muitas outras coisas aconteceram pelo mundo a fora, como a maior cirurgia de implante facial já realizada no mundo, Sismo no Haiti no inicio de Janeiro deste ano, descoberta de mais de 200 espécies de animais no Equador, entre os quais existem repteis com cerca de 4 mm de comprimento. A crise financeira em grandes potencia mundiais; eleições que surpreenderam o artista que virou o Deputado mais votado no país. Avanços na medicina e no caminho pela cura contra o vírus HIV. Alguns escândalos políticos como: . Governador do Rio de Janeiro dá dispensa remunerada aos servidores estaduais para protestar . Senado autoriza parlamentares a utilizarem "passagens extras" em 2010 . Tribunais Eleitorais não seguem a lei punindo os candidatos que já começaram a fazer campanha . Deputado Ernandes Amorim (PTB-RO) pede que a Câmara compre um jatinho para deputados . Gasto com publicidade de senadores cresce 52% em véspera de ano eleitoral . Senadores ganham diárias para ficar em casa . Deputados repassaram verbas públicas para empresas doadoras de campanha . Senado gasta R$ 6,4 milhões com despesas médicas de ex-senadores . 2 mil faltas a mais na Câmara em 2009 . Senado libera 274 funcionários de registrar presença . Fraude desvia R$ 2 milhões na Câmara . Deputado Waldemir Moka (PMDB-MS) pede voto com dinheiro público da Câmara . Deputado Sandro Mabel (PR-GO) diz ter ajudado a pagar carro para acusado de praticar golpe da creche na Câmara . Senado abona 8 de cada 10 faltas dos senadores . Câmara paga R$ 390 mil em horas extras no recesso . Senador Renan Calheiros (PMDB-AL) contratou "fantasma" exonerada por Sarney . Deputados eleitos presidentes de comissões são alvo no STF . Agaciel Maia, pivô do escândalo dos atos secretos, não é demitido.

Em ordem cronologica, uma breve sobre o ano de 2010. Janeiro

Sismo no Haiti, de 8,0 magnitude, deixou mais de 230.000 mortos e 1 milhão de pessoas desalojadas Entram em domínio público em Portugal e no Brasil as obras de: Sigmund Freud; Alberto

de Oliveira; William Butler Yeats; José Petitinga e Harvey Spencer Lewis. 1 de janeiro

Page 7: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 7

o Chuvas muito fortes e enchentes severas causam desmoronamentos em morros de terra e matam soterradas 53 pessoas em Angra dos Reis e destroem o patrimônio histórico de São Luís do Paraitinga.

o A Espanha assume a presidência do Conselho da União Europeia, sucedendo à Suécia.

4 de janeiro - Inauguração do complexo de Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo. 8 de janeiro

o O Parlamento de Portugal aprova lei que permite o casamento entre homossexuais. o Em Angola o ônibus da Seleção de Togo é atacado por homens armados, 6 foram

feridos e o motorista do ônibus foi morto. A Seleção de Togo estaria em Angola para a Copa Africana de Nações

10 de janeiro - Muita neve e ventos gelados e fortes castigam a Europa, causando mais de 100 mortes e muitos acidentes.

11 de janeiro - A República Popular da China alcança mais um recorde como maior exportadora de produtos do mundo.

12 de Janeiro o Terremoto de 8,0 graus na escala Richter[1] provoca grande destruição no Haiti,

matando 230 mil pessoas, entre elas a brasileira e médica pediatra Zilda Arns Neumann fundadora da Pastoral da Criança.

o Presidente do Banco Central brasileiro - Henrique Meirelles é eleito representante do Conselho Diretor do Banco de Compensações Internacionais (BIS) na Suíça.

15 de janeiro - Ocorre o eclipse solar anular com a maior duração na fase anular no século XXI, com 11 minutos e 8 segundos.

25 de janeiro o Ali Hassam al-Majid, conhecido como Ali, o Químico, foi executado por enforcamento

depois de ter recebido quatro sentenças de morte por crimes cometidos entre 1968 e 2003.

o Vôo Ethiopian Airlines 409 cai no Mar Mediterrâneo matando os 90 passageiros. 27 de janeiro - A Apple lança o iPad.

Fevereiro Sismo no Chile, de 8,8 magnitude, é o maior sismo já registrado desde o terremoto no Haiti

3 de fevereiro - Avatar, longa de James Cameron assume a posição de maior bilheteria do cinema, posto até então, ocupado por Titanic, cujo diretor é o mesmo.

7 de fevereiro - Em Miami, o New Orleans Saints vence o Indianapolis Colts e conquista o Super Bowl XLIV, o primeiro em sua história.

10 de fevereiro - Apagão atinge norte e nordeste do Brasil. 11 de fevereiro - Lançamento da Solar Dynamics Observatory (SDO) destinada a estudar

os processos solares e suas reações diretas com a Terra. 12 de fevereiro - Cerimônia de abertura dos XXI Jogos Olímpicos de Inverno em

Vancouver, Canadá. 15 de fevereiro – Cientistas do Laboratório Nacional de Brookhaven, obtiveram por alguns

milésimos de segundos a temperatura de 4 trilhões de graus celsius, a maior temperatura já obtida na história.

20 de Fevereiro o A IUPAC, aprova oficialmente o elemento 112 da tabela periódica como copernício. o Temporal que afectou a Ilha da Madeira

27 de fevereiro - Terremoto de magnitude 8,8 Mw atinge a região central do Chile, provocando pelo menos 802 mortes e é lançado alerta de tsunami (ondas gigantes do mar) em todo o Oceano Pacífico. Vários países do mundo ficaram em alerta.

28 de fevereiro - Cerimônia de encerramento dos XXI Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver, Canadá.

Page 8: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 8

Março 1 de março - Ex-guerrilheiro tupamaro José Mujica, eleito em 2009, assume a presidência

do Uruguai, sucedendo Tabaré Vázquez. 5 de março - O Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, torna-se o

primeiro chefe de Estado estrangeiro a visitar oficialmente Andorra em toda a história do principado.

7 de Março - O longa-metragem de Kathryn Bigelow, The Hurt Locker é o vencedor do Oscar 2010, sendo a primeira mulher a ganhar o prêmio por melhor direção.

8 de Março - Um terremoto de intensidade 6 na escala de richter na província Turca de Elazığ provoca destruição e a morte de mais de 50 pessoas.

12 de Março - Abertura dos Jogos Paraolímpicos de Inverno de 2010 em Vancouver. 19 de Março - Abertura dos Jogos Sul-Americanos de 2010 em Medellín 27 de março - Julgamento em primeira instância do Caso Isabella Nardoni. 28 de março - Encerramento dos Jogos Paraolímpicos de Inverno de 2010 em Vancouver. 29 de março - Duplo atentado terrorista no Metropolitano de Moscovo/Moscou provoca pelo

menos 38 mortos na Rússia. 30 de março

o O Grande Colisor de Hádrons, colide feixes de prótons a 7 tera-elétron volts o Encerramento dos Jogos Sul-Americanos de 2010 em Medellín

Abril

1º de abril - O Trecho Sul do Rodoanel Metropolitano de São Paulo é aberto ao tráfego, ligando o interior e o sul do Brasil diretamente ao Porto de Santos.

5 a 7 de abril - Ocorre a maior chuva em 44 anos no estado do Rio de Janeiro, deixando 257 mortos por todo o estado.

10 de abril - O presidente da Polônia, Lech Kaczyński, morre em desastre aéreo próximo à pista de aproximação do aeroporto de Smolensk na Rússia.

14 de abril - Um sismo de 6,9 na escala de Richter atinge a China deixando cerca 1,9 mil mortos e 10 mil feridos.

20 de abril - Explosão da plataforma Deepwater Horizon, da BP forma mancha de petróleo em expansão que configura um dos maiores desastres ambientais da história dos Estados Unidos.

21 de abril - NASA divulga imagens inéditas da superfície do Sol enviadas pelo Solar Dynamics Observatory.

23 de abril - Anunciado o primeiro Transplante facial total no mundo que foi realizado em março de 2010.

Maio 1 de Maio - Início da Expo 2010 em Xangai, China 3 de Maio - Continental Airlines e United Airlines anunciam fusão e formam a maior

companhia aérea do mundo. 10 de Maio - Sport Lisboa e Benfica torna-se campeão nacional em Portugal. 11 a 14 de Maio - Visita do Papa Bento XVI a Portugal (Lisboa, Fátima e Porto). 11 de Maio - David Cameron é nomeado primeiro-ministro do Reino Unido pela rainha

Elisabeth II. 12 de Maio - Voo Afriqiyah Airways 771 cai pouco antes de pousar no Aeroporto

Internacional de Trípoli, na Líbia, matando 103 das 104 pessoas a bordo. 15 de Maio - Incêndio no Instituto Butantan, em São Paulo, destrói 500 mil amostras de

animais, a maior coleção do mundo de espécimes de uma região tropical. 17 de Maio - Irã, Turquia e Brasil chegam a acordo sobre troca de combustíveis nucleares,

dentro do programa nuclear iraniano. 20 de Maio - Cientistas do Instituto J. Craig Venter anunciam a criação da primeira forma de

vida artificial. 21 de Maio- o Japão, lança a sonda IKAROS para estudar Vênus. 22 de Maio

Page 9: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 9

o Voo Air India Express 812 sai da pista e explode no aeroporto de Mangalore, na Índia, 166 pessoas estavam a bordo - 158 morreram.

o A Internazionale de Milão vence a UEFA Champions League. 23 de Maio - Filme tailandês Lung Boonmee raluek chat, do cineasta Apichatpong

Weerasethakul, recebe a Palma de Ouro no 63º Festival de Cannes. 31 de Maio

o Presidente alemão Horst Köhler renuncia. o Exército de Israel ataca comboio naval turco de ajuda humanitária para palestinos da

Faixa de Gaza, no Mar Mediterrâneo deixando 10 mortos. o Ferreira Gullar distinguido com o Prémio Camões, mais importante galardão literário

da língua portuguesa. Junho

3 de Junho - Astronautas entram numa cápsula sem janela, para simular uma viagem a Marte. Eles ficaram confinados durante 1 ano e meio, para desenvolver testes da suposta viagem à Marte em 2020.

7 de Junho - A construtora TWS, anuncia a construção da Tour Geneve, com 51 pavimentos. Será o primeiro arranha-céu do Brasil, a ter mais de 50 pavimentos, desde a construção do Mirante do Vale, em 1960, na cidade de São Paulo.[3]

10 de junho - Cerimônia de abertura da XIX Copa do Mundo de Futebol, na África do Sul, com show principal de Shakira cantora do hino oficial do mundial daquele ano, Waka Waka.

11 de Junho - Início da XIX Copa do Mundo de Futebol, na África do Sul. 18 de Junho - Morre o escritor português José Saramago, único lusófono ganhador do

Nobel de Literatura. 24 de Junho- Apple lança o IPhone 4 26 de junho

o Terremoto de 5,8 graus na escala Richter abala águas no sul da Ilha de Java na Indonésia. O alerta de tsunamis no pacífico foi negado.

o Eclipse lunar parcial. 30 de junho - Estreia do filme Eclipse (filme).

Julho 7 de julho - Goleiro Bruno do Flamengo é preso no Rio de Janeiro acusado de matar a ex-

namorada em seu sítio em Esmeraldas, Minas Gerais: Caso Eliza Samudio. 8 de julho - Virologistas tiveram avanços para uma vacina contra a AIDS, através de

anticorpos denominados VRC01 e VRC02 que impedem a infecção de células em mais de 90% das variedades do HIV.

11 de julho o A Espanha vence a XIX Copa do Mundo na África do Sul pela primeira vez. o Eclipse solar total. o O jogador de futebol Diego Forlán do Uruguai é eleito o melhor jogador da XIX Copa

do Mundo na África do Sul 13 de julho - Fim do suporte estendido do Windows 2000, da Microsoft. 15 de julho

o BP anuncia ter conseguido estancar temporariamente o derrame de petróleo resultante da explosão da plataforma Deepwater Horizon, no Golfo do México.

o Argentina torna-se o primeiro país da América Latina a aprovar o casamento homossexual.

16 de julho - Entrou em vigor uma lei no estado do Rio de Janeiro no Brasil que substitui as sacolinhas de supermercado por bolsas retornáveis.

18 de julho - A partir deste ano, a ONU estabelece este dia como o Dia Internacional de Nelson Mandela, dedicado ao "activismo".

Agosto

Foi anunciado o fim da epidemia da Gripe A (H1N1), pela diretora-geral Margaret Chan. 5 de agosto - 33 mineiros ficam presos numa mina no Chile.

Page 10: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 10

10 de agosto - Margaret Chan, diretora-geral do organismo da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, anunciou o fim da pandemia de Gripe A (H1N1), após 18 mil casos fatais desde 2009.

12 de agosto - Terremoto de 7,1 na escala de Richter atingiu o Equador, provocando poucos danos e causando poucos feridos, por este ter tido o seu epicentro a 200 quilômetros da costa. Porém, o terremoto foi considerado um dos mais fortes dos últimos anos.

18 de agosto - O Sport Club Internacional conquista a Taça Libertadores da América pela segunda vez.

23 de agosto - A Mexicana Jimena Navarrete é eleita Miss Universo 2010. Setembro

1 de Setembro - Centenário do Sport Club Corinthians Paulista 7 de setembro - O pastor americano Terry Jones, ameaçou queimar o alcorão, para marcar

o aniversário do atentado às torres gêmeas. 18 de setembro - 60 anos da extinta TV Tupi. 19 de setembro - A televisão brasileira comemora 60 anos.[4][5] 21 de setembro - A Wikipédia francófona se torna a 3º Wikipédia a ultrapassar a marcar dos

1 milhão de artigos Outubro

3 de outubro - Eleições presidenciais no Brasil. 4 de outubro - Onda tóxica de lodo atinge os afluentes do rio Danúbio, na Hungria 10 de outubro - Ocorre a dissolução das Antilhas Neerlandesas. 13 de outubro - Tem início o resgate dos 33 mineiros soterrados no Acidente na mina San

José em 5 de Agosto, no Deserto do Atacama no Chile, com a retirada do primeiro mineiro Florencio Ávalos à meia-noite e 11 minutos horário local .

17 de outubro - O Papa Bento XVI realiza a canonização da Australiana Mary MacKillop. 25 de outubro - Um terremoto de 7,7Mw atingiu a Indonésia, provocando um tsunami com

ondas de até 3 metros de altura. Já passaram de 300 mortos. 26 de outubro - O vulcão Merapi entra em erupção provocando evacuação de 14 mil

pessoas para abrigos próximos as áreas do tsunami. Até agora 50 mortos foram confirmados

27 de outubro - Morre Néstor Kirchner, ex-presidente da Argentina 31 de Outubro - Segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, Dilma Rousseff é eleita

a primeira mulher presidente no Brasil com 56% dos votos. Novembro

4 de Novembro - Avião cai em Cuba, com 68 passageiros.[7] 13 de Novembro - [[Show Gospel do Fernandinho, no Goiânia Arena em Goiânia/GO com a

presença de mais de 15 mil pessoas. 19 de Novembro - Explosão em mina na Nova Zelândia deixa 29 mineiros soterrados. 20 de Novembro - Realização do Consistório Ordinário Público de 2010 presidido pelo

Papa Bento XVI para a criação de novos cardeais. 21 de Novembro - Tem início uma onda de atos de violência organizada na Região

Metropolitana do Rio de Janeiro. Vários carros e ônibus foram incendiados e muitas pessoas morreram.

23 de Novembro - Coreia do Norte bombardeia a ilha Yeonpyeong na Coreia do Sul. 24 de Novembro - Os mineiros soterrados na explosão da mina na Nova Zelândia são

dados como mortos. 25-28 de Novembro - Forças policiais e militares fazem operações nos complexos de

favelas da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro para retomar essas regiões do controle dos traficantes de drogas.

29 de Novembro - O IBGE divulga os primeiros dados definitivos do Censo Demográfico de 2010, apontando a população brasileira em 190.732.694 habitantes.

Page 11: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 11

Dezembro 2 de Dezembro

o Rússia e Qatar são escolhidos pela FIFA como sedes das Copas do Mundo de

Futebol de 2018 e 2022, respectivamente. o Nasa anuncia a descoberta da bactéria GFAJ-1, a primeira capaz de substituir

fósforo por arsénio na sua constituição química. 11 de Dezembro - Duas bombas explodem em Estocolmo, Suécia, matando o agressor e

ferindo duas outras pessoas. 13 de Dezembro - São lançadas no Brasil as novas cédulas de 50 e de 100 reais. 18 de Dezembro - A Internazionale de Milão vence o Mundial de Clubes derrotando na final

o TP Mazembe por 3 a 0. 21 de Dezembro - Eclipse lunar total. 24 de Dezembro – Vema óbito o politico Orestes Quércia.

Eventos sem data Realização do Censo 2010 pelo IBGE; É esperada a conclusão da Estação Espacial Internacional; Entrada em operação do CEV, o novo veículo espacial que substituirá os Ônibus Espaciais

da NASA; Entrada da Croácia na União Europeia; Medicina - Robert Geoffrey Edwards Física - Andre Geim e Konstantin Novoselov Química - Richard Heck, Ei-ichi Negishi e Akira Suzuki Literatura - Mario Vargas Llosa Paz - Liu Xiaobo Economia - Peter Diamond, Dale Mortensen e Christopher Pissarides

Falecimentos

Enfim, foi um ano de alegrias e tristezas,

desastres e descobertas. O importante é que mais um ano acabou e levou com ele fatos que hoje são apenas lembranças. E o Novo Ano esta aí, na porta. Deixe-o entrar, abra as portas e janelas de sua casa e da sua vida para ele, renove as suas expectativas, reveja seus planos e suas metas, e lembre-se, “nunca é tarde, o tempo não existe, é apenas uma condição humana”, sendo assim; sempre é possível começar algo, terminar ou parar aquilo que não esta sendo frutífero, e começar de novo.

Vamos começar um ano diferente, com expectativas renovadas, e saiba, que se seu

ano não foi como queria e nem foi um dos melhores, AGRADEÇA. Sim agradeça por este ano ter passado e levado com ele todas as suas dificuldades e adversidades, e você ter suportado e estar pronto para um Novo começo, para mais um ano de surpresas, realizações, aprendizados, descobertas, conquistas, emoções. . . um novo ciclo.

Nome Profissão Jacaré Futebolista Tonico Futebolista Braz Paschoalin Politico Lupe Gigliotti Atriz Lorico Futebolista Hérucles Barsotti Artista Plastico Euclides Marcolla Politico Elton Futebolista Maestro Zezinho Maestro Fernando Zarif Artista Plastico Orestes Quércia Politico Darcy Reis Ator Dino Santana (dos trapalhões) Ator Miguel Maria Giambelli Religioso

Por Alan Levasseur

Page 12: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 12

Walter Ihoshi visita Colégio de Umbanda e Homenageia

Rubens Saraceni No dia 20 de Dezembro, o Colégio de Umbanda Pai Benedito de Aruanda recebeu a visita do então Deputado Federal Walter Ihoshi, que esteve agradecendo o apoio de todos, como também pode conferir o mural com fotos de doação dos calçados feita por ele para o Colégio, que foram entregues na comunidade de Heliópolis na semana em que foi comemorado o dia das crianças. Não é a primeira vez que o deputado Walter Ihoshi visita o Colégio de Umbanda, e desta vez, além de agradecer o apoio do Colégio, e de seu alunos e frequentadores, o deputado fez a entrega de um diploma de homenagem ao Mestre Rubens Saraceni, por seu trabalho e sua dedicação dentro da Umbanda.

Deputado Walter Ihoshi e Pai Rubens Saraceni

Saiba um pouco do Deputado Walter Ihoshi: Desde que foi eleito, o deputado federal

Walter Ihoshi faz questão de visitar suas bases eleitorais. Todo mês, o parlamentar se reúne com políticos, empresários e lideranças comunitárias de municípios da região de Marília, Vale do Ribeira, Sudoeste, Noroeste, São Paulo e Grande São Paulo. Segundo Ihoshi, não adianta estar em Brasília sem conhecer as necessidades e demandas dos 81 municípios onde atua. Portanto, faz parte da agenda deste deputado conversar com vereadores e prefeitos, eleitores, ter audiências com secretários estaduais em busca de recursos e melhorias para as regiões mencionadas.

Essas visitas renderam obras e benfeitorias em todos esses municípios. Ihoshi levou recursos para mais de 15 hospitais, unidades básicas de saúde e santas casas. Muitas delas, como a Santa Casa de Assis, nunca tinham recebido uma emenda parlamentar. O montante conseguido pelo deputado foi utilizado na compra de equipamentos, como bisturis elétricos, mamógrafos e aparelhos de endoscopia; reformas e custeio de materiais descartáveis.

Chiquinho, Walter Ihoshi e Rubens Saraceni

Ihoshi também conseguiu recursos para reformas de escolas e APAEs, cobertura e reparos de ginásios e quadras poliesportivas, e construção de creches, como a que está sendo finalizada no município de Arco-Íris. Com o apoio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil

(Pró-Infância), Walter Ihoshi conseguiu a liberação de R$ 975 mil do Ministério da Educação para esta obra, considerada uma das mais importantes da história da cidade. Convênios também foram selados com o intermédio do deputado Ihoshi. Mais de 40 municípios

foram contemplados com programas federais e estaduais de inclusão digital, como o Telecentro e o Acessa SP; de incentivo à prática esportiva a crianças e jovens carentes, como o Esporte Social; e de apoio ao produtor

Walter Ihoshi e Rubens Saraceni

Page 13: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 13

rural, como o programa Melhor Caminho. Walter Ihoshi ainda conseguiu livros para bibliotecas públicas na Secretaria Estadual da Cultura e viaturas para bases militares.

Em três anos de mandato, mais de 60 municípios foram beneficiados com as emendas parlamentares indicadas pelo deputado Walter Ihoshi. Foram destinados R$ 26 milhões para as áreas da saúde, educação, cultura, infraestrutura e turismo. Dentre as entidades contempladas estão as Santas Casas de Marília, Tupã, Ourinhos, Paraguaçu Paulista; escolas, e instituições filantrópicas como Casa da Esperança – Kibô-No-Iê e Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Por: Alan Levasseur

Impressões de um iniciante Por: Antonio Biso dos Santos

e-mail: [email protected]

Sentados nas fileiras dos consulentes, olhamos para dentro do congá e vemos nestes médiuns a

espiritualização que almejamos. São como que mensageiros, verdadeiros anjos, seres especiais, com uma grande missão: amparar

e ajudar a humanidade! Por estar próximo a estes seres humanos diferentes sentimos a grande aura do espírito que se comunica, e um facho da essência de DEUS. Médiuns de UMBANDA e suas entidades, para quem olha de fora são médicos de DEUS, com poder de abrandar nossas dores físicas e curar os males do corpo. São advogados dos CÉUS, com missão de fazer a justiça de que necessitamos. São senhores da MAGIA capazes de transformar pó em ouro, escriturários em doutores, auxiliares em chefes, indiferença em AMOR, ignorância em SABER. É ISTO MESMO?

Sentado nas fileiras dos consulentes, é isto mesmo! Após adentrar para a corrente mediúnica observo como os médiuns de UMBANDA são pessoas

comuns, com profissões comuns, com vida comum, pensamentos comuns. E em alguns casos me decepciono por que alguns guardam mágoas, são vingativos, fofoqueiros, maledicentes, orgulhosos, vaidosos, e indiferentes ao que acontece no astral. Como entender isto? Em pessoas especiais, médiuns que acoplam em seus corpos seres divinos, como entender que os conselhos, a sabedoria, a determinação e a coragem de seus guias não transformem seus mentais, não toque em seus corações, como entender isto?

Não espere resposta a este conflito nas próximas linhas, pois eu não entendo! Mas, refletindo sobre isto, um destes enviados divinos assopra aos meus ouvidos: Lembra-se do que é merecimento, liberdade de escolha, dívidas passadas, carmas e justiça divina? Lembra-se filho?

Conforme vamos seguindo neste caminho escolhido, o “caminho espiritual”, começamos a entender algumas das máximas Umbandistas de uma maneira intima: umbanda é a escola da vida, acolher a todos e a nenhum virar as costas, aprender com quem saiba mais ensinar a quem saiba menos. Dentro do terreiro é o melhor lugar para exercitar a tolerância, aceitar as diferenças, propagar o perdão, respeitar os diferentes níveis de cada um, seja social, cultural, moral ou evolutivo. É o lugar certo para se aprender que a justiça divina existe e a esta justiça não se contesta, se aceita, pois desconhecemos os direitos e deveres de cada um perante DEUS.

E justiça não é aquilo que nos favorece, justiça é algo de DEUS para com todos. O caminho espiritual é um caminho solitário onde alguns são tocados e outros não, mas todos

estão no caminho e em algum momento nesta caminhada, em diferentes épocas e estágios, todos deveram ser tocados pelo respeito às diferenças e pela aceitação das mesmas. Além da resignada lição

de todos os dias que a escola da vida nos ensina.

Page 14: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 14

CENTRO ESPÍRITA

JOÃO VICENTE TERREIRO DE

UMBANDA FUNDADO EM

23 DE ABRIL DE 1975 Rua Carnaúba 256

Senador Camará – RJ CEP: 21842-010 www.cejv.com.br

Mensagem do Caboclo Sete Flechas em sessão de Pretos Velhos do dia 13 de novembro de 2010. Celebração dos 102 anos da Umbanda

Novo texto:

Graças a Deus, mais uma vez nos reunimos em nome de Jesus para mais esta tarde de convivência com a espiritualidade através do fenômeno da mediunidade, que possibilita vossa sintonia e comunicação com o mundo espiritual e vos abre oportunidades do trabalho da caridade para que possam, através da labuta mediúnica, angariarem créditos diante da espiritualidade e através deste trabalho resgatarem dívidas contraídas através da passagem do tempo nas várias formas reencarnatórias.

Toda encarnação é oportunidade valiosa de progresso e com a religiosidade e com a instrução que ela traga ao adepto ela acelera ou estagna o ser humano de acordo com a informação e a base que esta religiosidade dê ao adepto.

Religião, pela sua raiz lingüística significa uma nova ligação, uma “religação” e os filhos só fazem uma “religação”, uma nova ligação com algo com o qual existia uma ligação anterior que se desfez.

Tudo isto é a evolução do ser humano. Todo espírito é puro em sua essência, mas as experiências na carne na busca do aprimoramento fazem com que o ser humano desenvolva vícios e cometa erros. Mas tudo isto na sabedoria de Deus propicia o progresso através dos erros e acertos dando oportunidades de aprendizado e melhora.

No princípio toda a criação está em sintonia com Deus, mas na medida em que desenvolve a consciência e se individualiza, inicia a sua trajetória individual de crescimento. E é nesta trajetória onde se encontra o homem

errando e acertando, buscando novamente Deus a caminho da angelitude que é o destino de toda criatura de Deus.

Deus não criou o homem para o sofrimento, para a dor, para a enfermidade; mas toda dor, toda enfermidade, todo sentimento de angústia, de insatisfação, de tristeza, tudo aquilo que fere vosso coração são sinais de vossa falta de sintonia com Deus, vosso afastamento deste caminho de luz e toda enfermidade e dor são formas de voltarem ao prumo, são os expurgos de tudo que foi acumulado ao longo das encarnações e que necessita de correção.

Entra a religião na forma de vossa educação para esta “re-sintonia”; tem a religião a função de fazer com que vocês se melhorem.

Esta é a proposta de toda religião e, independente de vossa sintonia, a Umbanda busca a melhora do ser humano. Com seus preceitos, com seus dogmas e com sua ritualística visa que o ser humano se eduque de forma a poder novamente entrar em contato com a força da criação.

O amor a Deus é importante, mas a força da criação também se encontra em cada um de vocês. É importante amar a Deus, mas principalmente exercitar este amor com aqueles com quem vocês labutam no dia-a-dia. Amar não significa dizer que os filhos estarão a todo o momento entre abraços e festejos em demonstrações ostensivas de afeto, mas o amor se demonstra também através das coisas pequeninas e invisíveis como a cooperação, o envolvimento emocional sadio com vibrações positivas, a educação, a expectativa, a esperança de que cada um se melhore. Cada um buscando fazer com que o semelhante seja melhor.

Esta é a missão dos pais quando recebem um filho para sua criação; esta é a responsabilidade quando um ser humano cria outro para transformá-lo em um ser melhor para que a vida se torne melhor com a cooperação que ele dê no futuro. Também é amor a caridade que um cônjuge dá ao outro permitindo que cada um seja feliz dentro do seu âmbito de ação, não escravizando ninguém só porque se está junto e também não deixando tão livre, mas cooperando um com os outros na estruturação de um lar sadio e equilibrado. Também amam em vossos

Page 15: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 15

ambientes de trabalho quando cooperam uns com os outros e não permitem que o sentimento de mesquinhez, de indiferença, de disputas traga sentimentos de insatisfação não salutares ao trabalho.

Toda cooperação, toda informação, tudo isto é a caridade que o ser humano precisa praticar um com o outro. De nada adianta orarem fervorosamente pela humanidade quando o ser humano ao lado está em sofrimento e não se quer ver. Todo amor é por Deus recebido com carinho e respeito, mas é necessário sair da prisão do ego inflado desnecessariamente, dolorido pela vaidade e permitir que aqueles que convivem com vocês, que justamente por estarem juntos são com os quais mais se atritam e aí permitir que o amor penetre, cicatrizando as feridas e permitindo que a vida flua com naturalidade.

Há pessoas que convivem com pais e mães, cônjuges, etc., que passam juntos toda

uma encarnação levando em si mágoas que nunca passam, porque nunca se expressam e não permitem que sejam sanadas e a religião tem esta função de amolecer o coração do homem através da emotividade, através da educação das emoções para que no dia-a-dia e pela lei da atração que colocou os filhos sob um mesmo teto ou juntos em uma mesma labuta onde se encontram algozes de outrora que se encontrem irmãos do futuro.

Busquem nesta oportunidade reencarnatória fazer com que a religião vos envolva em coragem, em força de vontade para que vosso mundo possa, não apenas o mundo Terra, mas vosso mundo interior, vossa casa, vossos familiares, vossos amigos, seres que contribuem como instrumentos de vossa evolução, evoluírem junto com vocês equilibradamente com saúde emocional, espiritual e irmanados para o progresso e para a luz.

A importância da responsabilidade mediúnica

Hoje a Umbanda já completou um século de existência e muito já foi feito, pela Umbanda e pelos Umbandistas, mas há muito mais a se fazer. No meu ponto de vista entendo que um das principais coisas a ter uma atenção especial é a responsabilidade mediúnica. O que seria responsabilidade mediúnica? O médium deve entender que ele deve ser o exemplo de tudo que ensina a religião em todos os sentidos, tais como: de respeito, reverência, humildade, humanismo, paciência, fé, amor, caráter, perseverança, honestidade, enfim o que podemos colocar como virtudes, porque o médium é a primeira impressão do terreiro e também é o principal elo entre o plano material com o espiritual. E um médium responsável, é a certeza que este canal estará límpido e com isso passa para as pessoas que vierem se consultar a confiança em permitir que o Guia espiritual possam auxiliá-la em suas necessidades de acordo com o merecimento delas. Com essa atitude cada médium estará fazendo um trabalho extremamente importante não só para ele como para a religião, porque auxiliará a desmistificar a confusão que reinante ainda hoje sobre o plano espiritual.

Onde muitos Terreiros trabalham incessantemente para mostrar a verdadeira, pura e simples Religião Umbandista como ela foi aberta e fundada no plano material através de Pai Zélio Fernandino de Moraes, onde o caboclo das Sete Encruzilhadas nos passou a base que iria sustentar a religião: “Com os mais evoluídos aprenderemos e os mais atrasados ensinaremos e a ninguém renegaremos”. Esta é a Umbanda da caridade, amor, fé, conhecimento e fundamentos. E para que ela seja conhecida desta forma é necessário o auxílio de todos e mostrar que, se ela foi pensada por espíritos de altíssima elevação, não seria de maneira alguma com o propósito de fazer mal para os seus semelhantes de maneira alguma e sim de acolher e ajudar milhares de pessoas que necessitam de ajuda e conforto espiritual. Além disso, para desmistificar essa idéia de que após a morte nada acontece. Na verdade nada muda e tudo continua a acontecer em outro plano: se você é feliz vai continuar sendo e se você é infeliz continuará infeliz. E com tantas pessoas em sofrimento de diversas naturezas cada vez mais se torna fundamental que os médium estejam bem preparados para que através deles(e por seus

Page 16: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 16

Guias Espirituais) estes corações sejam confortados e amparados para que possam continuar sua caminhada de aprendizado de forma confiante e honrosa. Então eu agradeço a atenção de todos que usaram de seu tempo para ler essa minha opinião e clamo a todos os meus irmãos para que, se já se esforçam, se esforcem ainda mais para benefício próprio e de sua própria lapidação, auxiliando com responsabilidade o seu semelhante. Pense sempre como se fosse você a pessoa que ira se consultar, e se você se consultaria com você mesmo. Se sim, você está no caminho certo.

Por: Thiago Sabino Bertozzi

ÉTICA E MORAL

Ouvi comentários sobre esse assunto, esta semana e resolvi expor minha opinião, pois

penso que muitos que freqüentam os terreiros por esse país abençoado, pensam que na Umbanda, não existem regras morais e

comportamentais. Sim, nós Umbandistas temos regras de

moral como qualquer outra religião, ainda que muitos que freqüentam os terreiros não saibam.

Não temos um livro codificado, mas temos a máxima de: amai-vos uns aos outros, temos ainda: quem planta colhe os frutos plantados.

O código do verdadeiro umbandista é o amor!

Infelizmente muitos pensam que vivemos de fazer trabalhos negativos e vivemos como bem entendemos, pois lidamos com a magia e

assim podemos usá-la para qualquer fim. Alguns, como já ouvi dizer, nem contrariam uma pessoa que lide com magia por medo!

Estão muito enganados, pois formamos uma religião como outras existentes, e como

religião, apenas pratica o bem. Portanto, se ouvirem dizer que em tal terreiro de Umbanda se presta a serviços de amarrações, separações

de casal ou qualquer outro trabalho negativo, saiba que esse lugar pode ser qualquer outra

coisa, menos de Umbanda. Nós Umbandistas sabemos que o mal praticado volta a quem fez, assim como o bem realizado!

Sabemos que temos que ter boa conduta moral seja na família, no trabalho, em qualquer área de nossa vida, e assim um verdadeiro

Umbandista procede, não por medo de um Deus que irá nos castigar, mas sim por que

sabemos que o amor e o respeito fazem parte de nossas vidas, como mola propulsora. Lidamos com pessoas neste mundo e com

espíritos no plano astral, e vemos as terríveis conseqüências que a falta de amor e respeito

às Leis de Deus causam. Verdadeiros Umbandistas praticam o que pregam e sabem que um erro praticado, será

sempre cobrado uma reparação e mudança consciêncial em pouco tempo.

Ai então podemos ouvir sobre médiuns que violaram algumas regras de conduta, não interessa em que campo, serem cobrados em

sua reparação e reforma íntima, pela Lei de ação e Reação, mas, muitas vezes preferem se afastar do terreiro, ocultando seu interior,

dizendo que aquela casa não estava fazendo bem a ele, e saem falando mal do dirigente e

do corpo mediúnico da casa, e muitas vezes da própria religião que o abraçou, e apenas pediu uma consciência limpa.

Oras, a quem essas pessoas querem enganar? A Umbanda, sim, é uma RELIGIÃO! E se um "fiel" infringe suas regras ele mesmo tem que

as reparar, senão entrará em choque com seus próprios Guias, que tudo fazem para que possa

crescer de forma consciente e equilibrada. Portanto amigos saibam que a Umbanda e seus membros têm sim regras

comportamentais, mas elas são alimentadas pelo mais puro amor e respeito ao próximo e a

Deus, pois somos todos UM! Por: Simone Machado

Page 17: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 17

O criador apenas me incumbiu de cuidar dos seres humanos, cada um com suas manias e defeitos. "Cuidar" significa acompanhar, conduzir, ensinar, corrigir, punir, resgatar...

Já sofri muito nestas trevas, minha missão é auxiliar àqueles que chegam aqui para que retornem ao seus caminhos pela pureza dos sentimentos, pelo amor ao Divino Criador e pelo amor ao próximo. Estou nas trevas para sustentá-los e só pelo amor que sinto por vocês ganho forças para continuar minha missão. Muitos não merecem, mas, o combinado foi tentar resgatar todos. Minhas gargalhadas são evidências que enxergo o teu íntimo, que vejo mais e mais coisas que às vezes nem preciso comentar, você mesmo chega numa conclusão.

Sou temido, sou amado e odiado, sou duro e maleável, sou certo e errado, sou o que sou. Só não sou o diabo, esta entidade maléfica que o próprio ser humano criou.

Não sou malvado, executo minhas tarefas conforme o grau de merecimento de cada um. Pergunto: Se eu cruzar o teu caminho, te recebo com um abraço ou com o fio da minha

espada? Minha falange tem milhões de homens, todos resgatados dos piores tormentos e agora lutam para galgar alguns degraus. Ao meu lado terão somente glórias, pois, respondo aos senhores Orixás da Umbanda Sagrada que a cada tarefa passada há a sua importância e com muita honra são executadas.

Então aqui fica meu recado: sou Exu, trabalho nas trevas por amor a você ser humano. E chega de conversa!

Por: Ubirajara Novaes

Por Douglas Fersan

Provavelmente uma das manifestações

divinas mais difíceis de entender é a dualidade. O pensamento ocidental, maniqueísta, calcado em valores devidamente distorcidos de acordo com interesses políticos

e econômicos ao longo da História, estabeleceu um padrão de pensamento em que existem duas forças antagônicas: o bem e o mal, sempre em constante batalha pelo domínio do mundo e da alma de seus habitantes. Assim, tudo que não segue a ética e a moral ocidental-cristã é imediatamente associado à sua antítese: as forças maléficas regidas por seres do mal, chamados de demônios.

Esse tipo de pensamento traz em si um paradoxo, já que o próprio livro sagrado do cristianismo afirma que Deus é onipresente. Estando em todas as partes, Deus estaria também nas regiões trevosas da espiritualidade – regiões que muitos tomaram por costume chamar de inferno. Então Deus estaria no inferno? Parece uma heresia total fazer tal afirmação, mas sendo Ele um ser onipresente, deve (ou deveria) estar em todos os lugares. A crença de um inferno de penas eternas e governado por um ser

Exu - Filme Besouro

Page 18: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 18

excepcionalmente maldoso também faz parte do imaginário cristão e, dentro desse raciocínio contraditório, não haveria lugar para Deus nessa região – mesmo sendo Ele onipresente (?). Dentro da filosofia que norteia o pensamento umbandista, descartamos essa idéia de inferno. Admitimos a existência de regiões espirituais trevosas, densas, onde se encontra aqueles espíritos que não atingiram a elevação moral esperada, elevação essa que pode ser conquistada um dia, não necessariamente através de expiações, mas também do trabalho árduo na espiritualidade.

No entanto, nessas regiões ainda reina uma espécie de barbárie espiritual, já que os valores morais de seus habitantes não são os mais elevados, necessitando assim de alguém que controle suas ações, não permitindo que outras esferas (como a dos encarnados, por exemplo) sejam alvos dos ataques e obsessão desses espíritos. É nesse contexto que começamos a entender o papel dos Exus, os guardiões tão incompreendidos e injustiçados, que atuam como agentes da Lei e da Ordem dentro desse princípio da dualidade divina.

Entender Exu é entender o próprio funcionamento da Lei Maior. Antes de qualquer coisa é preciso saber a diferença entre o Orixá Exu e o Exu catiço, da Umbanda. A palavra Exu, que significa “Esfera”, remete aos cultos africanos e ao Orixá de mesmo nome. Como bem sabemos, por diversos fatores históricos, houve no Brasil um processo chamado sincretismo, através do qual as divindades africanas foram associadas aos santos católicos. Assim, Iansã, por exemplo, que é a divindade dos raios e das tempestades, foi sincretizada com Santa Bárbara, já que essa santa também é associada aos raios e trovões. Ogum, o Orixá guerreiro, foi sincretizado com São Jorge, o patrono militar dos católicos, e assim por diante. No entanto, com o Orixá Exu houve, ainda dentro do sincretismo, um processo de demonização. Sendo Exu a divindade ligada à fertilidade, à sexualidade e à vitalidade – inclusive carregando, em suas representações, um cetro em forma de falo – e tendo uma personalidade um tanto rebelde, como nos contam as itans (lendas africanas dos Orixás), não tardou para que fosse associado ao demônio bíblico/católico. Assim, desde o princípio, Exu foi temido e provavelmente gostou disso, levando-se em

conta seu caráter irreverente............................. Apesar da confusão em torno da natureza de Exu, não podemos esquecer e nem desprezar sua importância dentro do panteão africano e de seu funcionamento, já que ele atua como “mensageiro” ou “intermediário” entre os homens e os Orixás. Nos cultos de Umbanda também encontramos Exu, porém não na figura de um Orixá, e sim de um espírito catiço, um desencarnado, que viveu em Terra e procura, através do trabalho na espiritualidade, alcançar o progresso moral............................................. Ainda que associado a figuras demoníacas, o Exu da Umbanda é um valoroso trabalhador que, indiferente a essas interpretações calcadas em visões preconceituosas, segue perseverante no cumprimento de sua tarefa.............................. O papel do Exu numa gira de Umbanda é de fundamental importância, realizando a segurança do terreiro. Imaginem quantos kiumbas (espíritos trevosos e zombeteiros) atacariam uma tenda de Umbanda a fim de atrapalhar seus trabalhos, se não fosse a presença dos Exus, trancando a sua passagem.

Em casos de descarregos, também são os Exus os principais agentes, pois cabe a eles a tarefa de encaminhar cada espírito, seja um pobre sofredor desorientado, ou um perigoso obsessor ao seu local de merecimento e/ou tratamento. Exu também é o agente da justiça kármica, sendo sua tarefa levar a cada um o que lhe é de direito ou merecimento – por isso também a confusão em torno de seu caráter, já que ao coração humano é muito fácil aceitar o que é agradável, mas muito difícil entender que os revezes da vida muitas vezes são resultado de nossas próprias ações. Ao contrário daquilo que falam sobre eles, os Exus são fiéis amigos, sempre dispostos a ajudar seus protegidos, mas também exigindo uma conduta reta deles, pois são extremamente rigorosos............................. De uma forma bastante simplificada, podemos entender o Exu como uma mistura entre o carteiro e o gari, pois ele traz aquilo que deve ser entregue e varre aquilo que deve

ser levado.

Page 19: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 19

Um objeto, uma flor, o mar, a terra, as estrelas, o amor perdido, um novo amor, um prazer, uma dor, tudo é fonte de inspiração. Não existe um lugar, não existe um momento, não se pode dizer quando vai acontecer, mas de repente, sem avisar, ela aparece e se faz presente. Parece até que somos tocados por uma força maior, algo que está fora de nós e nesse instante, não existe mais nada a não ser as palavras brotando no pensamento, palavras que vão se encaixando, combinando e rimando.

Daí vem à melodia, colocando tudo no seu devido lugar, para que a música se faça e satisfaça, com graça e harmonia. E esse momento é especial, um presente para quem faz, um presente para quem escuta. Sei que existem muitos compositores de músicas de Umbanda por esse Brasil a fora, que não tem oportunidade de divulgar suas composições, seus pontos cantados. Gostaria que nesse espaço do Jornal de Umbanda, pudéssemos divulgar as mais lindas composições, os mais lindos pontos de Umbanda, os inéditos, os esquecidos pelo tempo e também os mais conhecidos.

Aqueles que querem ver suas composições divulgadas, mandem seus pontos para nós, com a devida autorização e na medida do possível iremos mostrá-las. E para iniciarmos este trabalho de divulgação, coloco aqui um ponto de minha autoria em que a inspiração veio após o término dos festejos à nossa querida Mãe Iemanjá, quando estávamos todos os filhos da casa a que pertenço, descansando. Uma brisa boa vinda do mar veio nos refrescar e nos purificar, deixando em todos nós um sentimento muito bom de alegria e fé.

Desejo a todos um ano novo com muita saúde, paz e prosperidade. Por: Ogã Anderson

[email protected]

Reflexão sobre a

questão cármica

trecho do livro “Sàngó”. A Gênese de tudo é o nada. Nem o

caos, nem a escuridão, apenas o nada. Supor que as coisas que existem surgiram a partir de “algo” já existente é subestimar o Princípio Criador. Somente o Criador sempre existiu e tudo, absolutamente tudo mais, partiu Dele.

Assim, todas as criaturas e criações são

parte d’Ele também. A primeira e mais pura manifestação do Divino é a natureza em seu estado mais rudimentar, pois ali está o esboço da obra, intocada, como os olhos conseguem enxergar sem jamais entender. Não apenas os elementos considerados básicos pela Alquimia – Terra, Água, Fogo e Ar – compõem esse emaranhado de matéria tangível e não-tangível que forma o tudo. Outros elementos de igual – e outros de maior importância – participam dessa equidade universal: a Concepção, a Lei, a Ordem, a Razão, o Movimento, a transformação e a Fé.

Segue a letra do ponto, e o link da melodia:

http://www.youtube.com/watch?v=UarDbWQTvgc

BRISA DO MAR (TOQUE ANGOLA)

O QUE BRISA BOA

QUE VEM LÁ DO MAR BRISA DE MAMÃE IEMANJÁ

ESSA BRISA É TÃO BOA

FAZ-ME RELEMBRAR DOS TEMPOS DE CRIANÇA

A BEIRA MAR

BRISA, BRISA DO MAR BRISA, BRISA DO MAR

PURIFICA O MEU TERREIRO, O MEU CONGÁ PURIFICA A MINHA VIDA, MEU CAMINHAR

Page 20: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 20

Associados, esses elementos promovem a transformação de tudo que foi lançado à luz do Universo pelo Criador. Aos homens e demais seres frutos da Criação, também cabem atributos (emocionais, racionais e físicos) que contribuem nesse processo de constante transformação: o SENTIMENTO e todo o leque de possibilidades que ele abre – positivos e negativos -, tais como o desejo, a cobiça, a inveja e seus correlatos, a RAZÃO, na qual se inclui a necessidade, a busca, a solidariedade, a moral, a ética e a união, e, por fim, a REALIZAÇÃO, que é a síntese de toda essa fusão, manifestada através do trabalho, da construção, da estética e, ao atingir padrões mais elevados, aproximando-se de sua essência original, da arte. Em todos os confins do Universo foram lançados esses elementos, ações e sentimentos, cabendo aos seres que Nele habitam a tarefa de utilizá-los na medida correta, como uma receita alquímica, a fim de participar desse processo de transformação.

Mesmo os elementos considerados nocivos aos olhos simplistas, como a inveja e a cobiça, fazem parte do dinamismo saudável do Universo, quando dosados de maneira correta. Entretanto, havia outro elemento em questão, também

colocado à disposição dos seres terrenos para que se aprimorassem dentro de todo esse processo: a liberdade, também chamada pela tradição cristã de Livre Arbítrio. Esse elemento fundamental consistiu no tempero cíclico de toda a manifestação ocorrida no Universo. Fazendo uso de cada elemento na dosagem que melhor lhe convinha, os filhos do Universo o transformaram a seu bel prazer, sem medir conseqüências morais, espirituais e materiais, sendo obrigado, por razão de seu próprio merecimento, a colher frutos da própria intransigência e com eles progredir a fim de retornar à pureza simplista de sua essência primitiva. Diversos mitos foram criados para explicar esse princípio, sendo o da raça adâmica o mais conhecido. Entretanto, a falta de compreensão das coisas mais singulares tornou-se a

característica estigmatizada da raça humana e isso é facilmente percebido pelos seus próprios escritos, em particular aquele que conta a fábula da expulsão do Éden. O homem afasta-se da condição paradisíaca não por tentar alcançar o Criador, mas por não compreendê-Lo. Alcançar Deus é parte da marcha civilizatória do espírito e não constitui pecado capital. O erro é não compreender Deus – isso sim torna uma existência inteira vã e completamente nula. O mesmo pode-se afirmar em relação ao mito do anjo caído como causador de todos os males existentes no plano material e espiritual. O Universo não é maniqueísta e nem prepara armadilhas para seus filhos, deixando-os à mercê de um ser perverso que os levaria à perdição. O demônio existe e nada mais é do que a imperfeição de cada ser que se afastou

do Divino acreditando na possibilidade de alcançar algum benefício com isso. E como todos são partes do Criador, ao prejudicar qualquer ser que habita o Universo atenta-se contra o próprio Deus, manifestando-se dessa forma o seu demônio interior. Disciplinar os seres diante de suas próprias consequências é uma tarefa que exige preparo e acima de tudo compreensão sobre o Cosmos, em todas as suas faces e

manifestações, mesmo naquelas que parecem ter rompido a estética habitual que a civilização calcada em princípios conservadores e manipulados segundo interesses escusos, quase sempre digeridos, porém quase nunca assimilados. Seres que dispõem sua existência a essa tarefa, fatalmente serão vistos como a escória espiritual ou como algozes, principalmente nas culturas onde proliferou o pensamento judaico-cristão e, em determinadas situações, islâmico também. A maldade reside no âmago de quem a praticou, e não nas mãos de quem executa a Lei imutável da reação cármica. Entendendo o Universo é possível compreender a ação de seus guardiões, que ao longo da História sofreram medos e preconceitos, principalmente após o processo de demonização que lhes foi imposto por aqueles que não os aceitam como agentes da

Rubens Saraceni - Editora Madras

Page 21: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 21

Justiça Divina da mesma forma que também não aceitam a própria consciência a lhes julgar e condenar – pois somente ela (a consciência) lhes aponta o dedo indicador, já que qualquer outro ser, consciente do funcionamento do Universo, preocupa-se com os próprios atos e deveres a serem cumpridos. O conceito de bem e mal cai por terra quando colocados não à luz, mas à sombra da subjetividade, pois mentes diferentes emitem

conceitos diferentes. A eqüidade de valores existe somente quando se está em sintonia com o Princípio Criador ou a ele subordinado, fazendo com que se cumpra a sua Lei. Assim trabalham os verdadeiros soldados, guardiões da ordem espiritual e zeladores da Lei cármica. Laroyê, Exu.

Por: Douglas Fersan

Médiuns umbandistas, escrevo-lhes com o pesar que em cabe, para dar-lhes um alerta, um pedido e um conselho de reflexão orientadora, muitos de vós estais perdidos nas encruzilhadas de vossas consciências, em um caminho reto escolheis de coração vestir o branco simbólico da vestimenta mediúnica Sagrada, agora lhes peço de coração que vistas a Umbanda em vossos espíritos, a Luz dos Sagrados Orixás da Aruanda transbordam a sua volta e basta uma porta aberta para que essa Luz inunde vossa consciência, espalhem essa Luz aos que a sua volta estão, pois o medo ao preconceito assusta vosso coração, mas fazei o trabalho mais digno que pode. Médiuns Umbandistas são únicos em exercício e movimentação de forças da natureza para auxiliar o que sofre e perambula nesse mundo atrás de consolo, mas o consolo energético e purificador é vosso, médium umbandista, através de vossos guias. Não feche a mente para essa realidade, os Orixás são muito mais que seres, são Poderes eternos, estáveis e Imutáveis, podendo ser visto por nós como estados puros de energia, fontes geradoras dos princípios da vida, reguladores dos seres viventes!

Tudo vive e nada morre, apenas atravessa de estado de um plano para outro de um plano mais denso para um mais sutil e vice versa, a barreira limitadora esta em vós. .......... Médiuns Umbandistas servis um Poder Emanado da Fonte Única de todas as fontes, Deus. Não há limite para o alcance de vossos trabalhos, o limite é traçado por Deus e suas Divindades reguladoras da Criação, o limite é ditado pela Lei Maior e a Justiça Divina, ninguém que não mereça algo estará na frente de vosso guia espiritual incorporado em vós, pois se Deus o guiou até lá, existem razões, motivos que para vós pode ser desconhecido e o é. Não é de vosso mérito julgar aqueles que na vossa frente está buscando auxilio, pois são o que são médiuns umbandistas: medianeiros das vontades divinas e dos atos dos manifestadores dos mistérios divinos ou mistérios da natureza, que são vossos guias, sois importantes médiuns umbandistas, mas sois o fim de uma corrente única e iniciada em Vosso Criador Olorum e que passa por vários níveis até chegar ao denso de vossa matéria física, antes de ir para seu centro ou templo Umbandista, tudo já esta pronto no etérico, ou seja, no lado espiritual do centro, mas vós sois os executores finais desse processo Divino que auxilia o próximo e por isso vos digo:

Vista a Vestimenta da Paz e do Amor Divino junto com o branco de suas roupas sagradas e se destrave dos desastres emocionais à vossa volta, sois instrumentos, sois parte de um Todo de uma engrenagem Divina e não sois ilimitados em tudo, mas vossa Umbanda e Vossos Orixás o são!

Mensagem recebida por Rafael Martins Marcondes pelo Sr. Ogum Sete Espadas

VISITE:

E veja vídeos e fotos da festa em homenagem à Mãe Yemanjá.

Page 22: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 22

A VIDA É BELA

Como é difícil relatar

vivências, do ontem comparadas com o hoje e que vão fazer parte do amanhã. Isso, tudo aconteceu a pouco mais de 6 meses, é pouco tempo, mas, o suficiente para mudar atitudes e filosofia de vida. A vida é o maior e melhor bem que Deus permitiu a cada ser humano, algo magnífico e sem limites. Porém encontramos determinadas, melhor criamos determinadas barreiras que fazem com que nós, seres humanos a dificultamos como a existência de grandes barreiras. Essas, somente criadas por nós, devido à deficiência física e moral, por acharmos que a grama do nosso vizinho é a mais verde e mais bonita. O ser humano, vive e alimenta-se pela disputa, pela inveja, pelo ciúme e pela competição de que sempre deve estar na ciranda do dar e receber. Então o hoje, faz parte a maior de todas as doenças criadas pelo próprio ser humano. Qual esta enriquecendo milhares de médicos e laboratórios e permitindo a decadência do

próprio ser...a depressão, a perda do pensamento positivo.

É muito triste saber, que nós seres humanos, que tivemos o privilégio da vida, ser os mesmos condutores da morte. O meu texto é básico e direto. Acredito e tenho sempre comigo, tudo que for bom para a minha vida deve sempre ser divido com os demais, seja quem for e como for, mas é um ser humano. Esses 6 meses passados qual citei. Foi quando busquei ajuda, apoio, curiosidade, desespero, luz para vida.. sei lá; algo o desconhecido que tivesse o poder de uma ajuda, mas com diferencial: Eu Sandra Regina Freire Machado, me permitindo a ser feliz e retomar acender a luz do meu interior. Parece, uma grande loucura, mas encontrei em um lugar chamado "Templo do Bosque" do Pai Denys Agandju, na cidade de Passo Fundo – Rs.................. A permissão a vida acontece quando aceitamos o novo e permitimos o amanhã, somente assim a vida terá o verdadeiro sentido. . A Umbanda hoje tem um papel magnífico perante a sociedade e tem conquistado a cada dia seu espaço, porque as pessoas podem saber ler e ter as informações corretas de

uma religião tão criticada e excluída deste meio social. Concluindo, hoje eu e minha família fizemos parte de outra família tão feliz quanto a minha.

Porque nos permitimos, nos doamos a um maravilhoso pai, Pai Denys Agandju. A vida é bela, basta permitir que ela seja.................................... Então as permita... e seja feliz com a grama de seu quintal. Paz a todos.

Por: Sandra Regina Freire Machado

Anuncie Conosco

Anuncie conosco e alcance um público diferenciado. Maiores informações

pelo e-mail:

[email protected]

Page 23: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 23

Uma das entidades espirituais mais cultuadas e amadas, Seu Zé, teve festas em muitos terreiros. Destacamos abaixo o encerramento de ano, na Casa dos pais Luís Renato e Eduardo Frankiw, onde mesas fartas encheram o ambiente de muito axé e alegria, característica ímpar desta entidade espiritual.

Foto do Altar - Pai Eduardo Frankiw

Foto Sr. Zé Pelintra - Pai Eduardo Frankiw

Foto Sr. Zé Pelintra - Pai Luís Renato Foto Sr. Zé Pelintra - Pai Luís Renato

Mensagem do Sr Zé Navalha

Boa Noite senhores da noite e do dia, das ruas vazias e das avenidas lotadas, Que ganham a vida balançando nos coletivos, Em meio à pobreza aparente que é material, Mas nunca de espirito. Andamos nos meios onde somos chamados Desde a Encruzilhada até o Campo Santo, Da Ferrovia até a Ladeira. Da rua asfaltada à estrada de terra, Sou Malandro e quem não é,

enviado por: Sandra Santos

Page 24: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 24

Viver é malandragem pura, no bom sentido, Na Fé da Oração a Nossa Senhora à Mironga do Candomblé, Sentado à beira do Cruzeiro oro pelas almas que estão a pé, Sem rumo na vida depois da vida, No meu paletó branco, no lenço vermelho, Enxugo uma lágrima sofrida e meu chapéu tiro àqueles que lutam, À mãe solteira, à mãe abandonada, pela criança órfã, Aos doentes que se curam na Fé, Aos que vivem nas periferias na Fé da labuta na noite e no dia, Tiro meu chapéu àqueles que na sua Fé fazem o bem onde quer que seja: Sou Zé, Sou Maria, Sou Negro, Sou Branco, De Punhal, de Navalha e até Rosa e Cravo na mão, Estou na luta no lado de lá, não facilito nada, apenas gingo, Pra lá e pra cá e passo no jogo de cintura pela vida apertada. Estou aqui para te escutar, te entender e mostrar que rumo tomar Vou na Fé, na sua, na minha, na de Deus, mas vou, sempre... Mensagem ditada por Sr Zé Navalha Recebida por Rafael Martins Marcondes e dedicado a todos aqueles que Malandramente vivem, lutam e ajudam.

"Chamo-me Caridade, sou o caminho principal que conduz a Deus; segui-me, eu sou a meta a que vós todos deveis visar"

CÁRITAS era um espírito que se comunicava através de uma das grandes médiuns de sua época - Mme. W. Krell - em um grupo de Bordeaux (França), sendo ela uma das maiores psicografas da História do Espiritismo, em especial por transmitir poesia, da lavra de Lamartine, André Chénier, Saint-Beuve e Alfred de Musset, além do próprio Edgard Allan Poe. Na prosa, recebeu ela mensagens de O Espírito da Verdade, Dumas, Larcordaire, Lamennais, Pascal, e dos gregos Ésopo e Fenelon.

A prece de Cáritas foi psicografada na noite de Natal, 25 de dezembro, do ano de 1873, ditada pela suave Cáritas, de quem são, ainda, as comunicações:

"Como servir a religião “espiritual” e "A esmola espiritual”:

"A esmola, meus amigos, algumas vezes é útil, porque alivia os pobres. Mas é quase sempre humilhante tanto para quem dá, quanto para quem a recebe. A caridade, pelo

contrário, liga o benfeitor e o beneficiário e, além disso, se disfarça de tantas maneiras! A caridade pode ser praticada mesmo entre colegas e amigos, sendo indulgentes uns para com os outros, perdoando-se mutuamente suas fraquezas, cuidando de não ferir o amor-

próprio de ninguém." Todas as mensagens que Mme. W. Krell psicografada em transe, e, que chegaram até nós,

encontram-se no livro Rayonnements de la Vie Spirituelle, publicado em maio de 1875 em Bordeaux, inclusive, o próprio texto em francês (como foi transmitido) da Prece de Cáritas.Acredita-se que esse espírito foi no passado a figura de Irene, que foi martirizada em Roma no ano 305, quando das perseguições do Imperador Diocleciano. Canonizada por sua religião - a posteriori veio a ser conhecida como Santa Irene - ela e suas irmãs foram convertidas ao Cristianismo. Diocleciano determinou perseguição aos cristãos, e ela foi acusada de possuir

Page 25: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 25

"livros proibidos" e, por isso mesmo, foi condenada à fogueira, enquanto suas irmãs foram degoladas à sua frente.

Madame Krell, esquecida no presente, pode ser considerada um dos maiores médiuns psicográficos da história do Espiritismo. A perfeição extraordinária de mensagens psicografadas dos maiores nomes da poesia francesa não poderia jamais colocar o nome da médium em cheque.

Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai a força àquele que passa pela provação,

dai a luz àquele que procura a verdade; ponde no coração do homem a compaixão e a caridade! Deus dê ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.

Pai dê ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, e ao órfão o pai! Senhor, que a Vossa Bondade se estenda sobre tudo o que criastes.

Piedade, Senhor, para aquele que vos não conhece, esperança para aquele que sofre. Que a Vossa Bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda à parte, a paz, a

esperança, a fé. Deus! Um raio, uma faísca do Vosso Amor pode abrasar a Terra;

deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão.

E um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.

Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos, oh Poder. Oh Bondade. Oh Beleza. Oh Perfeição. E queremos de alguma sorte merecer a Vossa Divina

Misericórdia. Deus dai-nos a força para ajudar o progresso, a fim de subirmos até Vós;

dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se refletirá a

Vossa Divina e Santa Imagem. Assim Seja.

Olá queridos irmãos e amigos! Antes da psicografia, quero fazer um breve relato e me

apresentar. Chamo-me Letícia Costa Macedo Anastácio, tenho 28 anos, sou casada e tenho duas filhas, trabalho profissionalmente como auxiliar e técnica de enfermagem........................ Me considerava espírita há alguns anos, mas minha verdadeira essência que é umbandista tive oportunidade apenas a 1 ano de descobrir, e continuo descobrindo............................ Tudo começou com um tratamento que eu e meu marido fizemos em centro espírita a oito anos atrás: ele com tontura e dor de cabeça incontroláveis, cuja causa nenhum médico descobriu e eu com minha sensibilidade mediúnica aguçada e desequilibrada registrando cada aproximação destrutiva. Ele não aceitava que o problema dele era de cunho espiritual, eu além de tentar adverti-lo tive que procurar ajuda para os dois. Para ele foi feito um tratamento á distância enquanto eu tive um tratamento de passes. Começamos com trabalhos sociais voluntários por algum tempo e depois fomos convidados também para participar dos trabalhos mediúnicos, ficamos dois anos em uma casa espírita e mais dois anos em várias outras. Mesmo antes disso o amparo espiritual sempre foi constante em nossas vidas, tivemos também momentos que fomos chamados á servir consciente ou inconscientemente: era um irmão batendo na porta em busca de pão ou de uma palavra, ora alguém querendo um passe, por vezes uma amiga ou amigo pedindo abrigo em nossa casa por conta de alguma situação grave, outras vezes éramos incumbidos de

enviado por: Alexandre Cumino

Page 26: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 26

dar algum recado do lado de lá para o lado de cá... Tudo isso atribuímos única e exclusivamente aos nossos guias e protetores que passam confiança á todos esses irmãos, porque nós somos apenas seres humanos sem a presunção de nos acharmos especiais pois estamos também em busca de melhora e de auxílio espiritual......................................................................................... Esse texto que segue abaixo foi recebido de forma curiosa. Eu estava fazendo o curso de auxiliar de enfermagem em 2008, mais precisamente a matéria de ética. A professora passou o tema, para que cada um fizesse uma redação explanando livremente o conceito da palavra ÉTICA. Alguns dias depois entregou a redação trabalho de cada um e escolheu "a minha" e leu para todos. Disse-me em particular que gostou bastante e que eu estava muito bem amparada, mesmo sendo ela também espírita não entendi o recado! Naquele dia e nos seguinte fui procurada pelos colegas de classe me pedindo a cópia. Fiquei ressabiada, dei um pontapé na vaidade que estava louca para se aproximar e pensei: Não, com certeza não é atrás de um texto meu que esse povo todo está! Aí perguntei para a professora e amiga o porquê de ter escolhido aquele texto. Ela simplesmente respondeu que aquilo era uma Psicografia.

por: Letícia Costa Macedo Anastácio Email: [email protected]

“Eu tenho grande esperança de que se decida finalmente pela

laicidade do Estado Brasileiro, 120 anos depois.” – Daniel Sotomaior Realizou-se no dia 7 de dezembro, na Justiça Federal de São Paulo, Audiência sob a presidência do Exmo. Juiz da 3ª Vara Cível, Dr. Ricardo Geraldo Rezende Silveira, com representantes de diversas religiões, com a finalidade de ouvir suas opiniões a respeito da continuidade ou não de símbolos religiosos afixados em estabelecimentos públicos. Pai Jamil Rachid, representante da União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil, foi

convocado pelo Ministério Público, como representante das Religiões Afro-Brasileiras, acompanhado do advogado e Ogã, Dr. Basílio de Xangô........................................................... “Trata-se, de uma Audiência Civil Pública e que teve inicio por intermédio do Ministério Público Federal. Na realidade, é uma revogação de anulação de atos administrativos, que estão na eminência de ser aprovados e o Ministério Público por intercessão dessa audiência, tenta barrar esses atos normativos. De acordo com a laicidade do Estado, o Ministério Público quer ouvir representantes de várias religiões no sentido de opinar para que a Justiça Federal possa dar parecer, favorável ou não, à continuidade dos símbolos religiosos em estabelecimentos públicos”, disse Ogã Basílio. “Esta ação é de suma importância, pois se vê que o Ministério Público, autoridade maior na Justiça, entende e vê a gente (Religiões Afro-Brasileiras) como religião, a ponto de estar chamando para uma audiência”, continua...................................................

Todo o símbolo influencia psicologicamente o ser humano através de mensagens específicas captadas pela visão. Esta teoria é comprovada pela Psicologia Acadêmica. No caso dos crucifixos expostos nas repartições públicas, sugere-se que o Estado favorece o Cristianismo, considerando-

o como doutrina oficial do país, contrariando os princípios e as definições de Estado Laico. Da

Page 27: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 27

mesma forma que os demais cultos são obrigados a respeitar e obedecer aos feriados católicos à imposição do crucifixo, como o existente na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pressupõe que o Parlamento Paulista, seja cristão. Um exemplo muito comum são os judeus que em suas datas religiosas comemorativas, faltam ao serviço, não tendo o apoio do Estado, dificultando a concretização da identidade religiosa. O mesmo acontece com os Islâmicos e principalmente com as Religiões Afro-Brasileiras........................................................................... Além de PAI JAMIL RACHID, várias outras autoridades das mais diversas religiões, estiveram presentes, tais como HENRY SOBEL, representando a Comunidade Israelita, CARDEAL DOM ODÍLIO PEDRO SCHERER, representando a Igreja Católica, DANIEL SOTTOMAIOR PEREIRA, fundador do Movimento Brasil para Todos, PROFESSOR SAMUEL GOMES DE LIMA, presidente da ABLIRC, DANIEL CHECCIO, SHEIK TALEB HUSSEIN AL-KHAZRAJI, sendo os mesmos intimados para darem o seu parecer na presente audiência.

Segundo Daniel Sotomaior, que compareceu representando os ateus, foi através do Movimento Brasil para Todos que foi enviada representação de pedido de retirada dos símbolos religiosos, o que culminou na ação na Justiça Federal: “Compareci na condição de testemunha. Este é um momento ímpar na história. Não tenho notícia de nenhuma outra ação na justiça com esse teor. Tenho grandes expectativas porque do pouco que conheço do que consta nos autos, o juiz está se dando ao trabalho de fazer uma coleta de provas, escutando diversos setores religiosos, o que demonstra ser um bom sintoma, e eu tenho grande esperança de que se decida finalmente pela laicidade do Estado Brasileiro, 120 anos depois.”..................................................... A Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania, ABLIRC, na pessoa de seu presidente, Professor Samuel Luz foi nomeada para assessorar a Promotoria Pública. A próxima audiência está marcada para o dia 24 de fevereiro de 2011.

enviado por: Sandra Santos

Até breve Herny Domingues Filho

por Sandra Santos

Ao encerrar o ano, mais uma triste notícia chega: também se foi o babalaô, amigo e irmão Herny Domingues Filho.

Autor de um dos livros mais lindos sobre o povo cigano, Mirka: a Saga de uma Vingança, e ainda Enigmas do Passado, São Cipriano, Oráculo dos Deuses Africanos todos publicados pela Editora Madras, Herny também se dedicava com afinco e amor ao estudo e aos cursos sobre o povo cigano, sendo considerado pelos clãs um verdadeiro Cigano de Alma.

Artista plástico e carnavalesco por excelência, sempre que possível levava às suas obras e à passarela do samba, com respeito e reverência, imagens e paramentos que lembravam seus amados orixás.

Foi diretor de teatro, roteirista e ator nas peças espíritas Além da Vida e E a vida continua.

Em 01/08, Herny esteve conosco na festa realizada pela AUEESP, em homenagem a Exu do Ouro. Como sempre sereno e tranquilo, falou aos presentes sobre o seu amor e carinho aos Exus, Pombagiras e ao Sr. Zé Pelintra, e será essa imagem que seus amigos guardarão em suas mentes, corações e orações.

Com pesar, nos solidarizamos com a família e todos os amigos. Tenham certeza essa foi uma perda imensurável.

“Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós.” - Amado Nervo

Page 28: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 28

E-mails recebidos: De: maria andrea la greca Data: 15/12/2010 11:27:52 Para: Colegio de Umbanda Sagrada - Pai Benedito de Aruanda Assunto: Jornal de Umbanda edição 03 Gostei muitoooooo dessa edição do jornal, que festa maravilhjosa, só de olhar para as fotos da tronqueira deu para sentir a energia!!!!! Laroiê Exu o mo´jobá! e salve senhora Pomba Gira! Saravá a esquerda!!!!! maravilha. obrigada pelo brinde das orações umbandistas, vou divulgar aqui em Buenos Aires. Obrigada, Andrea:. Em 15 de dezembro de 2010 00:10, Colegio de Umbanda Sagrada - Pai Benedito de Aruanda

De: Arnaldo simões <[email protected]>

Data: 18 de dezembro de 2010 10:21 Assunto: RE: Umbanda e o Natal Para: [email protected] BOM DIA! GOSTÁRIA DE DEIXAR CLARO UMA COISA.QUE A UMBANDA TEM QUE SE FAZER RESPEITAR,QUANDO ME PERGUNTAM NA RUA QUAL SUA RELIGIÃO EU FALO "UMBANDISTA" MAS JÁ VI MUITOS IRMÃOS FALAREM :EU SOU ESPIRITA.ISSO NUNCA ME ATRAPALHO EM NADA MEDO NUNCA TIVE PORQUE,MEDO?DE QUE?PRECONCEITOS FORAM FEITOS PARA SEREM QUEBRADOS E QUE CADA VEZ MAS VENHA ADEPTOS A NOSSA QUERIDA UMBANDA...POIS SIM SOMOS A ÚNICA QUE NÃO TEMOS PRECONCEITOS DE COR,RAÇA,RELIGIÃO E ETC.....SEI QUE O NATAL SE APROXIMA MAIS O VERDADEIRO MOTIVO DO NATAL É ESQUECIDO.....MAS PENSAMOS JUNTOS UMA UMBANDA FORTE NASCE DO SEU INTIMO FORTE E CONVICTO."EU SOU UMBANDISTA E SOU MUITO FELIZ" UM OTIMO ANO A TODOS E AMO MUITO AS IMFORMAÇÕES QUE ME SÃO PASSADAS ATRAVÉS DE VCS. "QUE NOSSO PAI QUE É UM SÓ" PARA TODOS, CUBRA A TODOS DE MUITA PAZ E SAÚDE. AXÉ MEUS IRMÃOS!!!!!

De: suely costa <[email protected]> Data: 18 de dezembro de 2010 20:29 Assunto: Colegio de Umbanda Sagrada - Pai Benedito de Aruanda: Agradecimento Para: [email protected] Este é um e-mail de pedido de informações via http://colegio.osupremo.com.br de suely costa <[email protected]> Obrigada sr. Rubens Saraceni pela linda mensagem de Natal ,condivido suas lindas palavras e agradeço-as pois mandei-as à todos àqueles que não compreendem o que é a Umbanda e insistem em querer intitular-nos de pagãos. Feliz Natal e prospero ano novo com as bençãos de todos os orixás. De: SANDRA REGINA FREIRE MACHADO <[email protected]>

Data: 19 de dezembro de 2010 14:34 Assunto: Res: O Natal na Umbanda Para: Colegio de Umbanda Sagrada - Pai Benedito de Aruanda <[email protected]> Prezado Rubens... Quando a dignidade faz parte da essência do ser humano. Tudo parece ser mais transparente nas interpretações de determinadas escolhas.

Page 29: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 29

Lendo sua mensagem, fico a pensar: Meu caso particular, fazem exatamente 6 meses que descobri a Umbanda, sua essência, sua história e seu respeito pelo próximo. Com base nessa reflexão, acredito que hoje o ser humano esteja isolado dele mesmo, não permitindo o sentimento o querer bem e por pensar que ter sentimento é algo isolado da própria vida. Primeiramente devemos permitir o sentimento, abrir a vida, aprender amar e ser amado, aprender a fazer as coisas com o coração. As vezes a comodidade de ir a igreja e rezar seja mais prática, do que ir buscar junto a Umbanda com seus mestres e buscar, a espiritual idade, a paz, o amor e à vida. Porque essa opção de busca, o ser humano deve pensar, refletir e fazer uma auto análise de seus atos. Hoje, particularmente posso afirmar que encontrei juntamente com minha família uma grande paz e conquistei uma grande amizade. Hoje eu sou feliz porque tenho um grande amigo e um grande pai. Pai Denys Agandju. É isso, que neste Natal as pessoas possam refletir e perceber que a vida é a maior grandeza que Deus criou e devemos amá-la e guiá-la para as coisas boas que ela nos proporciona. Feliz Natal com muito amor a todos.... Sandra

NOTA: Estamos na 4ª edição do Jornal de Umbanda, ou seja, apenas 60 dias que o jornal foi criado.

Alcançamos grandes números e chegamos aos mais variados lugares como Portugal, Argentina, Itália, Espanha e diversas regiões do Brasil. Isso é uma grande satisfação, não só pelo fato de aumentar significativamente nosso cadastro da Newsletter, como por saber que a Umbanda não esta em São Paulo, no Rio de Janeiro ou no Rio Grande do Sul, mas sim em outros países, uma religião Genuinamente Brasileira que esta cruzando fronteiras e conquistando pessoas.

Ainda em processo expansivo, mas firme e com base, a Umbanda vem conquistando pessoas das mais variadas etnias e culturas mostrando que a Umbanda é mais que um culto, é uma religião, e tem Fundamento!Então amigo leitor, vamos multiplicar ainda mais estes números, vamos levar a Umbanda onde ela não esta, vamos trocar informações, vamos divulgar nossos trabalhos, tirar os jargões que outros jogaram sobre ela; apagar de vez esta imagem de que na Umbanda só tem maldade e charlatanismo, e mostrar a todos que Umbanda é amor, é paz, é cura, é religião!

Ainda que tenhamos diferentes maneiras de cultuar os Orixás, de realizar os procedimentos em terreiro, de oferendar as entidades e os Orixás, diferentes influencias características de cada região, temos algo em comum, somos umbandistas!

Dê sua opinião, divulgue, comente, vamos mostrar para todos o quão diversa e bonita é a umbanda, e que nos dias de hoje, não existe mais espaço para charlatões e jargões chulos de ontem.

Envie-nos sua matéria, seu comentário, vamos unir forças e levar a Umbanda onde ela ainda não estiver, sempre com respeito e seriedade, assim se constrói uma base firme e sólida.

Page 30: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 30

ÚLTIMA PÁGINA

LIVROS QUE MUDARAM A VISÃO SOBRE A UMBANDA Hoje, 21 anos após eu ter psicografado o primeiro livro inspirado por Pai Benedito de

Aruanda, fiz uma reflexão sobre toda a obra literária já publicada e que alcança o expressivo numero de sessenta títulos, talvez o maior número de livros já publicados por um umbandista.

Em minha reflexão rememorei as polemicas e celeumas despertadas durante os anos em que, livro após livro, foi sendo criada uma nova forma de descrever a umbanda, os Orixás, os Exús e os mistérios contidos por traz dos nomes simbólicos das linhas de trabalhos espirituais.

Não foram poucas e tanto amealhei uma grande legião de leitores, amigos e admiradores quanto outra de adversários, críticos e inimigos gratuitos. Creio que a legião de adversários deve-se a interesses contrariados, principalmente os daqueles que vivem a divulgar da boca para fora que são a favor da diversidade dentro da Umbanda, mas que não aceitam nada que outros escrevem ou ensinam.

O tal de respeito às “escolas umbandistas” não passa de mero marketing enganoso, no qual crê quem for ingênuo ou desinformado.

No cerne de tudo estão interesses contrariados e nada mais, demonstrando que o tal respeito à diversidade não passa de puro marketing e de hipocrisia mal disfarçada.

Eu, isolado e quieto em meu canto, refletindo sobre todos esses muitos anos em que fui o saco de pancadas de tantos supostos donos da Umbanda e que, de respeitadores não têm nada, rememorei os milhares de e-mails ofensivos postados na internet pelos meus desafetos e inimigos figadais e observei que, mesmo contra a vontade deles, a obra literária umbandista de Pai Benedito de Aruanda prosperou no meio umbandista e já ultrapassou um milhão (1.000.000) de livros vendidos a um público ávido por bons livros sobre a Umbanda e seu universo religioso e magístico.

Esse imenso número de leitores é seletivo e não aceita qualquer livro, descartando aqueles que não têm fundamentação na nossa religião e são vistos apenas como livros oportunistas ou de ocasião.

Já não se é possível escrever qualquer coisa sobre as Sete Linhas de Umbanda, os Exus da Umbanda, a Escrita Sagrada da Umbanda, os Guias Espirituais Umbandistas e sobre uma vasta gama de assuntos relacionados à Umbanda porque os livros de Pai Benedito os fundamentaram e quem escrever algo esdrúxulo esta fadado ao fracasso literário porque hoje o leitor umbandista tem um referencial ao qual podem comparar o que lhes chegar às mãos.

De fato, os leitores e admiradores da obra de Pai Benedito têm do que se orgulharem, pois ela retirou a literatura umbandista de um patamar e a elevou a outro, muito mais elevado e fundamentador da religião Umbanda, patamar esse ainda não alcançado por nenhum outro autor umbandista (espiritual ou encarnado) e que descreve a Umbanda como uma religião genuína, elevando-a a altura das outras existentes em nosso país e enaltecendo-a no seio da nossa comunidade de médiuns e frequentadores dos centros de Umbanda.

Em nenhum dos livros de Pai Benedito se vê criticas ao trabalho alheio desenvolvido por outros autores umbandista, mas sim, o que vemos de vez em quando é um chamamento à razão, dirigidos àqueles que escreveram qualquer coisa que lhes passou pela mente e atribuiu-as à Umbanda, esquecendo-se de que ela é uma religião e como tal deve ser tratada por quem se dispõe a escrever sobre ela ou em nome dela.

De fato, o leitor amigo tem do que se orgulhar e os adversários da obra de Pai Benedito têm com o que se preocupar, pois a cada dia surgem novos escritores e médiuns psicógrafos umbandistas trazendo ao ávido publico de leitores novos livros, cada vez mais esclarecedores e fundamentadores da Umbanda, tal como ele havia previsto que aconteceria.

Page 31: Jornal Nacional da Umbanda Ed. 04

Jornal de Umbanda São Paulo, 01 de Janeiro de 2011. Edição: 04 [email protected] pág. 31

Quanto aos que têm a pretensão de limitar o universo literário umbandista para não verem surgir novos autores que os contrariem e aos seus livros, só tenho a dizer-lhes que tudo esta mudando... tudo já mudou... e os tempos são outros.

E nesse novo tempo da Umbanda, livros escritos para atacar, denegrir e vilipendiar o trabalho alheio já não tem mais lugar ou espaço nas estantes dos umbandistas, que têm na obra de Pai Benedito um referencial seguro e um diferenciador literário a elucidá-los quanto à religião Umbanda.

Essa é a homenagem que presto a Pai Benedito de Aruanda, vinte e um anos após te psicografado seu primeiro livro, intitulado O CAVALEIRO DA ESTRELA GUIA. Parabéns, Pai Benedito de Aruanda!

Que sua luz aumente cada vez mais para que o senhor possa iluminar ainda mais a literatura Umbandista e todos os novos autores que estão surgindo!

Por: Pai Rubens Saraceni