jornal arinos - ediÇÃo 883

12
A verdade letra a letra Distribuição Gratuita Nova Mutum, 17 de Novembro de 2011 - Ano 14 - Edição 883 www.grupoarinos.com.br [email protected] [email protected] www.twitter.com/grupoarinos ESPORTE ESPECIAL Cantor sertanejo suspeito de cometer crimes usava nome falso O cantor serta- nejo Ademir Cândi- do Franco Barreiros, que formava a du- pla Dudu di Valença e Rodrigo, preso no município de Como- doro, distante 677 km de Cuiabá, usava nome falso a aproxi- madamente 10 anos, conforme revelou a Polícia Civil de Mato Grosso. Ele ficou co- nhecido por suspeita de furtos a joalherias em vários estados e, ainda segundo a po- lícia, confessou que adotou o nome do ir- mão Altair Lelis Bar- reiros, assassinado em um garimpo há alguns anos. Página 4 Prefeitura de Nova Mutum vai comprar mais de micro e pequenas empresas O prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautens- chlager, se reuniu com os secretários municipais na semana passada e expôs o desejo da prefei- tura em adquirir mais pro- dutos e serviço de micro e pequenas empresas do município. A aquisição está dentro da Lei Geral Municipal da Microem- presa e Empresa de Pe- queno Porte, aprovada em setembro de 2009. Página 3 Brasil supera EUA como maior exportador global de soja AGRO Página 5 CIDADES Nova Mutum ganha opção de diversão para família Página 6 POLÍCIA Violência assusta família do Colina I Página 4 Nova Mutum fica em segundo no campeonato de rally de regularidade Página 9 É hora de decorar a casa para o Natal Falta pouco mais de um mês para o Natal e já é hora de preparar a casa para receber a família e os amigos. Ambientes, árvores, re- sidências e o comercio passam por uma trans- formação. Confira as dicas na página 7.

Upload: jornal-arinos

Post on 29-Mar-2016

256 views

Category:

Documents


30 download

DESCRIPTION

Jornal edição 883- NOVA MUTUM.

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 883

A verdade letra a letra

Distribuição Gratuita Nova Mutum, 17 de Novembro de 2011 - Ano 14 - Edição 883

[email protected] [email protected] www.twitter.com/grupoarinos

ESPORTE

ESPECIAL

Cantor sertanejo suspeito de cometer crimes usava nome falsoO cantor serta-

nejo Ademir Cândi-do Franco Barreiros, que formava a du-

pla Dudu di Valença e Rodrigo, preso no município de Como-doro, distante 677

km de Cuiabá, usava nome falso a aproxi-madamente 10 anos, conforme revelou a

Polícia Civil de Mato Grosso. Ele ficou co-nhecido por suspeita de furtos a joalherias

em vários estados e, ainda segundo a po-lícia, confessou que adotou o nome do ir-

mão Altair Lelis Bar-reiros, assassinado em um garimpo há alguns anos.

Página 4

Prefeitura de Nova Mutum vai comprar mais de micro e pequenas empresas

O prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautens-chlager, se reuniu com os secretários municipais na semana passada e

expôs o desejo da prefei-tura em adquirir mais pro-dutos e serviço de micro e pequenas empresas do município. A aquisição

está dentro da Lei Geral Municipal da Microem-presa e Empresa de Pe-queno Porte, aprovada em setembro de 2009.

Página 3

Brasil supera EUA como maior exportador global de soja

AGRO

Página 5

CIDADES

Nova Mutum ganha opção de diversão para família

Página 6

POLÍCIA

Violência assusta família do Colina I

Página 4

Nova Mutum fica em segundo no campeonato de rally de regularidade

Página 9

É hora de decorar a casa para o Natal

Falta pouco mais de um mês para o Natal e já é hora de preparar a casa para receber a família e os amigos. Ambientes, árvores, re-sidências e o comercio passam por uma trans-formação.

Confira as dicas na página 7.

Page 2: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 883

CNPJ: 08.984.074/0001-11Insc. Estadual: IsentoEndereço: Rua dos Cedros, 39 NCentro - Nova Mutum - MTCEP: 78450-000FONE (fax): 0xx65-3308-2222Diretor Geral: Claudio PrestesDiretor Administrativo: Andrei MariottiImpressão: Gráfica ImpreNorteReportagens: Silvio Mori (DRT 844/MS), Poliana Chaves e Wesley Mendonça.Diagramação: José Augusto Louzada Neponoceno

Circulação: Nova Mutum, Sorriso, Sta Rita do Trivelato, Diamantino, Rosário Oeste e SinopTiragem: 1 mil exemplares

[email protected] / [email protected]

Jornal

ArinosAssine:

3308-2222

Jornal Arinos Nova Mutum, 17 de Novembro de 2011 - Ano 14 - Edição 883 2

ARTIGO 1

O contador e o botijão de gásO culpado é sempre o mordomo? Não, este enredo já está superado em todas as novelas e romances. Agora, na vida

real, é a vez do contador ser responsabilizado por todas as falcatruas, infrações ou negligências.

Acompanhamos as notícias veiculadas pela imprensa de que o profissional contábil foi apontado, pelo dono do estabele-cimento, como responsável pela explosão ocorrida recentemente em um restaurante no Centro do Rio de Janeiro, acidente que deixou três mortos e 17 feridos.

Como o contador pode ser culpado? Não faz parte de suas atribuições fiscalizar a instalação ou utilização de equipa-mentos e produtos proibidos ou quaisquer procedimentos adotados pela empresa, cujas decisões são exclusivamente do empresário. O profissional ou empresário contábil é um assessor, consultor, e não vive a organização em seu dia-a-dia.

Certamente que, se houver conivência em ações de má fé, ambos devem pagar por isso. Caso contrário, o contabilista merece respeito pelo importante papel que lhe cabe neste contexto.

Cada profissão tem o seu papel. Contador não é economista, corretor, engenheiro ou despachante. Muito menos milagreiro ou vidente. A contabilidade é um registro, um espelho de atos e fatos. Veja bem: ela trata as informações, não as inventa.

Da mesma forma ocorre quando o contabilista é julgado culpado pela não declaração de bens de um cliente, o que vem acontecendo com certa regularidade. Ora, cabe ao profissional processar dados, mas estes são repassados, ou não, pelo contribuinte. Fazendo um paralelo com o caso da explosão no Rio de Janeiro, é como se ele tivesse o dever de ir até a casa ou a empresa de cada cliente para verificar quais os bens a serem destacados na declaração de IR.

Cabe ao contador realizar registros, escriturações e demonstrações contábeis, analisar balanços, intermediar o relacio-namento entre fisco e contribuinte e, principalmente, prestar assessoria contábil, ponderando os dados da empresa, fazendo projeções para auxiliar efetivamente o empreendedor nas tomadas de decisões, a optar acertadamente pelo regime mais adequado para o seu tipo de negócio, que reduza a sua carga tributária de acordo com as previsões legais.

A carga de responsabilidade do contador não é pouca, tendo em vista que responde solidariamente com seus bens pessoais, nas esferas civil e criminal, por atos ilícitos cometidos na gestão da empresa, desde que seja comprovada a sua participação.

É verdade que este profissional pode ser comparado a um botijão de gás, prestes a explodir, tendo em vista seu atual papel como intermediador entre fisco e contribuinte. Com o crescimento gradual da inteligência fiscal brasileira, o cumprimento de obrigações acessórias passou a ser um grande desafio, exigindo qualidade e consistência dos dados, alinhamento à incons-tante e frágil legislação, e ainda sob a ameaça de multas elevadas que por si só comprometem a sobrevivência do negócio.

No entanto, a eficiência do trabalho contábil passa inevitavelmente pela adoção de bons controles internos de gestão pelas organizações, pois a prestação de contas aos fiscos depende da qualidade dos dados apresentados pelo empresário e tratados pela contabilidade. Com o grande "big brother fiscal" que vem sendo gradualmente implantado, já não há mais espaço para erros, a profissionalização da empresa se faz imprescindível, e as fraudes e a sonegação estão com os dias contados.

O contador tem funções determinantes para o desenvolvimento do País, tanto no crescimento do empreendedorismo como na missão do governo brasileiro de transferir o papel fiscalizador para a própria sociedade. Por isso, não pode servir de bode expiatório para empresários, políticos e cidadãos que não assumem seus atos criminosos. Chega de hipocrisia!

A contabilidade é uma ciência nobre, e aqueles que a abraçaram merecem respeito. Afinal, hoje, assim como o médico está para a Saúde e o advogado para a Justiça, o profissional e empresário contábil está para o Empreendedorismo.

* José Maria Chapina Alcazar, contador - presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de

Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo - SESCON-SP e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo - AESCON-SP.

Limpando

O departamento de Limpeza Urbana, da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos de Nova Mutum reforçou, os trabalhos de limpeza das bocas de lobo, nas ruas da cidade. “Com o início do período de chu-vas muitos materiais, principalmente plásticos, acabam sendo levados para as galerias, sendo necessária então essa limpeza”, explicou o coordenador José da Paixão.

De acordo com ele, a secretaria conta também com a par-ceria da Vigilância Ambiental na detecção das bocas de lobo entupidas. “Além disso, a comunidade pode auxiliar, avisando a secretaria quando observar um problema semelhante”, fa-lou. Com as galerias pluviais desentupidas evitam-se proble-mas de ruas alagadas. O telefone da secretaria é o 3308.5450.

Prefeitura de Nova Mutum entra no clima de Natal

A Prefeitura de Nova Mutum já entrou no clima de Natal. O hall de entrada da sede administrativa já está ornamentado com motivos natalinos. A decoração leva a assinatura Marta Sfredo. Na entrada, à direita, o visitante já se depara com três pinheiros, um grande e dois pequenos, com luzes e laços bri-lhantes, além de caixas decoradas, simbolizando presentes. Os corrimãos da rampa de acesso ao piso superior também foram adornados, predominando a cor verde da natureza.

Já a decoração externa do prédio e das ruas da cidade, segundo informação do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Oduvaldo Lopes Ferreira, deve ter início nos próximos dias. “Estamos aguardado apenas a chegada de algumas peças de reposição. Mas com certeza, mais uma vez Nova Mutum estará toda decorada para prestigiar seus moradores e bem-receber visitantes, pessoas de ou-tros municípios que aproveitam as promoções de final de ano, oferecidas pelo nosso comércio”, diz.

Orquestra Sinfônica Jovem apresenta-se em even-to estadual

A Orquestra Sinfônica Jovem, da Escola de Artes de Nova Mutum, apresentou-se na última sexta-feira, em Cuiabá, na abertura dos Jogos Regionais do SESI, que reúne mais de 800 trabalhadores-atletas, representando indústrias de Goiás, Mato Grosso do Sul, Brasília, Mato Grosso e Tocantins. Esta é a segunda apresentação ofi-cial da orquestra em evento estadual, este ano, o que de-monstra reconhecimento pelo trabalho realizado.

A Escola de Artes, que tem como mantenedora a Associação Cultural e Social de Nova Mutum, atende 150 crianças e adoles-centes, entre 7 e 18 anos com aulas de violino, violoncelo, con-trabaixo, viola sinfônica e viola caipira, clarineta, saxfone, flauta, oboé, fagote, trompa, tuba, trompete, trombone, percussão eru-dita e canto. “Em janeiro de 2012 já serão 170 alunos”, disse o maestro e coordenador da associação, Edimar Nascimento.

Estudar na escola não tem custo nenhum para os alunos. A associação é quem capta recursos junto a empresas e ins-tituição para a manutenção das aulas. Uma parceria com o Projeto Ciranda, de Cuiabá, e a Orquestra de Mato Grosso, possibilita que, em duas vezes no mês, professores venham da capital para aulas técnicas exclusivas em cada instrumento.

Para ingressar nas aulas, os alunos precisam pas-sar por um teste de aptidão. Crianças e adolescentes de famílias de menor poder aquisitivo ganham o ins-trumento e pais que tem condições, compram. Uma das principais mantenedoras da Escola de Artes é a Prefeitura de Nova Mutum.

Page 3: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 883

POLÍTICA

Nova Mutum, 17 de Novembro de 2011 - Ano 14 - Edição 883 3

SEMENTE DE FÉ

Charge

Orçamento para 2012 de Nova Mutum será discutido em Audiência Pública

Redação

Os vereadores de Nova Mutum reúnem-

-se no próximo dia 21 de Novembro para dis-cutir o Projeto de Lei do Poder executivo nº 082/2011, que prevê a receita e fixa as despe-sas do município para o exercício financeiro do próximo ano.

Segundo a secreta-

ria municipal de Finan-ças, o orçamento bruto previsto para 2012 será

de R$ 86.695.343,38, distribuídos entre as secretarias municipais, Poder

Legislativo e ad-ministração indireta (SAAE - Serviço Au-tônomo de Agua e Es-goto;

e Fumesunm - Fun-dação Municipal de En-

sino Superior de Nova Mutum).

A realização da au-diência pública para debater sobre o orça-mento é prevista na Lei

de Responsabilida-de Fiscal e toda a po-pulação é convidada a participar, dia 21

de novembro, a par-tir das 14h no Plenário da Câmara de Verea-dores.

Prefeitura de Nova Mutum vai comprar mais de micro e pequenas empresas

Redação

O prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautens-chlager, se reuniu com os secretários munici-pais na semana passa-da e expôs o desejo da prefeitura em adquirir mais produtos e servi-ço de micro e pequenas empresas do município. A aquisição está dentro da Lei Geral Municipal da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, aprovada em se-tembro de 2009.

A lei mencionada traz uma série de be-

nefícios aos micro e pequenos empresários para que vendam ao poder publico, entre eles, a possibilidade dos concorrentes se habilitarem ao proces-so de licitação, mesmo sem estar com todas as certidões exigidas no ato da habilitação. Porém para que seja fi-nalizada a venda, a mi-cro ou pequena empre-sa terá que regularizar a documentação em dois dias úteis, prazo que pode ser prorroga-do por mais dois dias.

Segundo o secretá-

rio de Indústria, Comér-cio e Turismo, Oduvaldo Lopes Ferreira, a lei pre-vê um tratamento fiscal e administrativo dife-renciado, o que pode ajudar os microempre-sários que não estão acostumados com a bu-rocracia do processo e acabam perdendo opor-tunidades de negócios.

“Para desmistificar isso, a prefeitura vai oferecer cursos de preparação e através de um comi-tê gestor, incentivar e acompanhar a evolução da aplicação da lei", de-clarou Oduvaldo.

Dorner solicita revitalização da MT–170 entre Juína e Castanheira

Assessoria

Revitalizar a MT-170, no trecho entre Juína e Castanheira é o objeti-vo do deputado federal Roberto Dorner (PSD). Depois de várias solici-tações feitas pela popu-lação local, o parlamen-tar encaminhou ofício ao governador, Silval Bas-bosa (PMDB), solicitan-do os reparos na rodovia com o objetivo de evitar os acidentes que vêm acontecendo com quem passa pelo local.

De acordo com o parlamentar, grande parte da MT-170 tem apresentado péssimas condições de trafega-bilidade, tais como os buracos nas estradas e a falta de sinalização.

“A MT 170 é uma estra-

da nova e não deveria estar nessas péssimas condições de trafega-bilidade. Apenas uma operação de tapa-bu-racos não resolverá o problema da popula-ção, é necessário um investimento maior”, enfatizou.

Ainda segundo Ro-berto Dorner, a quan-tidade de caminhões que trafega por esta MT, diariamente, é gran-

de e muitos deles com excesso de peso. O governo do estado ins-talou no município de Brasnorte uma balança, mas ela funciona so-mente das 08h às 18h.

“Também é preciso que as autoridades compe-tentes verifiquem esse fato, para que depois de uma possível refor-ma, o asfalto não apre-sente essas condições novamente”, concluiu.

A ironia da liderança espiritual: Busque entendimento,mas não se apóie nele (Pv 3.5-6)

O texto de Provérbios 2 e3 apresenta um paradoxo visível na liderançaespiritual. Devemos buscar sabedoria e entendimento (Pv 2.1-5), masnão devemos nos apoiar neles sem considerarmos Deus (Pv 3.5-6).Até o bom entendimento à parte de Deus pode vir a ser uma armadilha.Então, como os líderes tementes a Deus devem pensar?1. Líderes tementes a Deus pensam grande:percebem que a visão de Deus normalmente émaior do que a deles.2. Líderes tementes a Deus pensam nas outras pessoas: sempreincluem os outros nas situações;3. Líderes tementes a Deus pensam constantemente:não satisfazem com respostas de hoje;4. Líderes tementes a Deus pensam nos resultados: querem verresultados e frutos;5. Líderes tementes a Deus pensam no constante crescimento:querem continuar a melhorar;6. Líderes tementes a Deus pensam sem limites: não limitam Deusaos conceitos conhecidos;7. Líderes tementes a Deus pensam na vitória: querem ver o governode Deus na terra;8. Líderes tementes a Deus pensam intuitivamente: têm uma percepçãodaquilo que dará certo;9. Líderes tementes a Deus pensam em ser servos: querem servir edar valor às pessoas;10. Líderes tementes a Deus pensam rápido: avaliam rapidamente evêem possíveis respostas.

Pastor Christian R. Piovesan – Igreja Casa da Bençãode Nova Mutum

Page 4: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 883

Nova Mutum, 17 de Novembro de 2011 - Ano 14 - Edição 883 4

GERALCantor sertanejo suspeito de

cometer crimes usava nome falsoAdemir Barreiros ficou conhecido por furtos em joalherias,segundo a

polícia, ele usava o nome de um irmão, Altair, que faleceu ha quase 10 anos

Redação/G1

O cantor sertanejo Ademir Cândido Fran-co Barreiros, que for-mava a dupla Dudu di Valença e Rodrigo, pre-so no município de Co-modoro, distante 677 km de Cuiabá, usava nome falso a aproxima-damente 10 anos, con-forme revelou a Polícia Civil de Mato Grosso. Ele ficou conhecido por suspeita de furtos a jo-alherias em vários es-tados e, ainda segundo a polícia, confessou que adotou o nome do irmão Altair Lelis Bar-reiros, assassinado em um garimpo há alguns anos.

De acordo com o delegado de Como-doro, Vinícius Prezoto, O cantor foi preso na quinta-feira (10) por fal-sidade ideológica e uso de documentos falsos. Ademir, que se passa-va por Altair, formava a dupla sertaneja Dudu di Valença e Rodrigo, juntamente com outro irmão chamado Altemir. De acordo com a polí-cia, os irmãos já teriam furtado ao menos 25 jo-alherias em todo o país.

O delegado infor-mou que havia contra Ademir um mandado de prisão em aberto, expedido pela Justiça do município de Ca-coal (RO), por recep-

tação, “Sabíamos do mandado de prisão em aberto e tínhamos uma informação de que o suspeito tinha alguma ligação com o manda-do. Inicialmente ele se apresentou como Altair e mostrou os documen-tos que comprovavam o nome. Porém, no mo-mento em que estava sendo interrogado, ele entrou em contradição e confessou que usava o nome do irmão faleci-do para fugir da prisão”, disse o delegado.

Segundo o dele-gado, Ademir contou durante o depoimento que o irmão Altair Lelis morreu em um garimpo e, como não foi feita certidão de óbito, ele refez toda a documen-tação como RG, CPF e carteira de habilitação, no nome do irmão. Isso tudo, segundo a Polícia Civil, utilizando a certi-dão de nascimento do falecido.

Ademir Cândido está detido na cadeia pública municipal de Comodoro, ele disse à polícia que morava com esposa e filhos em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. O advogado Juarez Vas-concelos, contratado pelo suspeito no mu-nicípio de Comodoro, confirmou a um site de notícias seu cliente con-fessou o crime de falsi-dade ideológica e ale-

gou que ele não é uma ameaça à sociedade. “É contra a fé pública, po-rém, não é uma amea-ça a ninguém", justificou o advogado.

Outras prisões

Os integrantes da dupla sertaneja já fo-ram presos em maio deste ano suspeitos de furtar joalherias em vá-rios estados brasileiros. De acordo com a polí-cia, eles escolhiam os alvos pela internet e já teriam furtado ao me-nos 25 joalherias em todo o país. Em um dos casos, acabaram fil-mados por câmeras de segurança e as fotos deles foram distribuí-das a várias joalherias do interior do estado de São Paulo.

O advogado Juarez Vasconcelos contou que o cantor Ademir, que tem 42 anos, atualmen-te está em carreira solo e era o "Rodrigo" na dupla Dudu di Valença e Rodrigo. Segundo a defesa, Ademir estava há quatro dias em Co-modoro para vender seu CD pela cidade e iria, na próxima semana, para Rondônia.

A dupla Dudu de Va-lença e Rodrigo surgiu em 1997 quando Ademir convidou o irmão Altair Lelis Barreiros para can-tar juntamente com ele.

Bandidos continuam assaltando agências bancárias e caixas eletrônicos em Mato Grosso

Na semana passada três agências do interior do Estado foram assaltadas,em Colniza, os bandidos fizeram vários clientes como reféns

Redação

A onda de assaltos às agências bancárias nas cidades do interior de Mato Grosso virou rotina, segundo infor-mações do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), 34 agências já foram ata-cadas somente este ano. Na quinta-feira (10), no município de Colni-za, localizado a 1.065 quilômetros de Cuiabá, assaltantes armados in-vadiram uma agência de cooperativa de crédito. Durante a fuga os bandi-dos fizeram vários clien-tes como reféns, eles

atacaram também uma agência do Bradesco na mesma cidade.

Na sexta-feira (11), dez bandidos invadi-ram a agência do Ban-co do Brasil em Santo Antônio do Leste, o as-salto aconteceu em ple-na luz do dia, durante o horário de atendimen-to, os ladrões fizeram clientes e funcionários como reféns, arromba-ram o caixa eletrônico levando todo o dinheiro.

O último assalto a banco aconteceu em Rosário Oeste, ban-didos explodiram um caixa eletrônico do Bra-desco. De acordo com

informações da polícia, o crime aconteceu du-rante a madrugada de sábado (12), os assal-tantes usaram dinami-tes para explodir o cai-xa eletrônico, depois da ação fugiram em dois carros sentido ao muni-cípio de Acorizal.

A maioria dos assal-tos em agências ban-cárias de Mato Grosso vem acontecendo de forma semelhante, co-nhecido como “Novo Cangaço”, os bandidos usam os clientes e fun-cionários como escudo humano durante a fuga, o que dificulta a captu-ra dos ladrões.

Violência assusta família do Colina I

Redação

O fim de semana foi de muita violência para uma família do Bairro Colina I. Na última sexta-feira (11), A residência do senhor Natalício Ma-ria da Silva, foi assaltada duas vezes em menos de 48 horas. Segundo informações do proprietário uma mulher invadiu sua casa para roubar, Natalício entrou em luta corporal com a assaltante.

Mesmo com a luta a mulher conseguiu levar mais de mil reais que estavam no bolso da calça de seu Natalício. Antes mesmo que pudes-se se recuperar do susto, na tarde de domingo (13), mais uma vez a família foi vítima da violência,a casa foi arrombada por volta das três horas da tarde. Os bandidos não levaram nada, mas reviraram toda a casa.

De acordo com Natalício, a ação pode ter sido praticada pela mesma pessoa, que voltaram para ameaçá-lo, facas foram deixadas em sua cama na forma de cruz.

A polícia registrou o boletim de ocorrência e continua investigando o caso.

Page 5: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 883

Nova Mutum, 17 de Novembro de 2011 - Ano 14 - Edição 883 5

AGRO

Polícia civil 3308-1184

Polícia Militar 3308-1190 / 3308-3609

Bombeiros 3308-3399

Grupo Arinos 3308-2222

Banco do Brasil 3308-1144 /3308-1316

Sicredi3308-6800

Banco Bradesco 3308-1480/3308-129(fax)

Banco HSBC 3308-4427 / 3308-4440

Prefeitura 3308-4098 / 3308-5400

Câmara dos vereadores 3308-6000

Hospital Albert Sabin 3308-2370 / 3308-3229

Posto de Saúde Colina II 3308-3990

Posto de Saúde Araras 3308-1585

Posto de Saúde Jardim II 3308-3785

Posto de Saúde P. do sol 3308-3448

TELEFONE UTEIS

Brasil supera EUA como maior exportador global de soja

Reuters

O Brasil vai superar na temporada 2011/12 os Estados Unidos como maior exportador de soja do mundo, de acordo com dados divulgados na quarta-feira (09) pelo De-partamento de Agricultura dos EUA (USDA).

Segundo o departa-mento do governo norte-

-americano, o Brasil ex-portará na temporada 38 milhões de toneladas, con-tra 36,06 milhões de tonela-das dos EUA, que historica-mente tem sido o principal exportador mundial.

Até o mês passado, o USDA projetava expor-tações do Brasil na tem-porada de 36,5 milhões de toneladas, contra 37,42 milhões dos EUA.

Mas na quarta-feira (09) o órgão elevou a es-

timativa de safra de soja do Brasil para 75 milhões de toneladas , enquanto reduziu a previsão para os EUA, afetado por pro-blemas climáticos."Isso ocorre porque eles tive-ram problemas, a produ-ção de soja deles (EUA) está comprometida em relação à estimativa ini-cial", explicou a gerente de Agroenergia da consul-toria Informa Economics FNP, Jacqueline Bierhals.

Os Estados Unidos são os maiores produ-tores de soja do mundo, com safra estimada em 11/12 em 82,9 milhões de toneladas, contra 90,6 milhões de toneladas na temporada anterior, se-gundo o USDA."Para não afetar o consumo interno (dos EUA), o abastecimento para a indústria de rações, eles

cortam as exportações", acrescentou Jacqueline.

Na safra passada, o Brasil exportou 29,9 mi-lhões de toneladas, se-gundo o USDA, enquan-to os norte-americanos exportaram 40,8 milhões de toneladas de soja.

O Brasil superou

os Estados Unidos como maior exporta-dor de soja do mundo somente uma vez, na temporada 2005/06, quando as exporta-ções dos EUA foram em torno de 25 mi-lhões de toneladas, enquanto os brasi-

leiros exportaram 26 milhões de toneladas.

CÂMBIOOutro fator que cola-

bora para o Brasil avan-çar nas exportações globais de soja é o câmbio, lembrou a ana-lista, considerando que

o dólar tem se fortaleci-do no mundo, deixando a soja norte-americana menos competitiva.

"Com a valorização do dólar, a nossa soja acaba ficando mais competitiva, vem pegar aqui mesmo em época de safra lá. O Brasil ga-nhou competitividade nesse marcado", des-tacou Jacqueline.

Ela lembrou ainda que o Brasil se beneficia da manutenção da forte de-manda da China, o prin-cipal importador global de soja, apesar de pre-ocupações econômicas globais. "Essa sombra da crise deixa o mercado in-quieto, mas na escala de retrações os alimentos são os últimos a serem afetados", comentou ela.

Seminário Nacional de Milho Safrinha

ocorre em novembroAscom Aprosoja

Ocorre de 21 a 23 de novembro, em Lucas do Rio Verde, o 11º Seminário Nacional de Milho Safrinha. O evento tem como objetivo buscar novos e efi-cientes caminhos para o cultivo do cere-al, reunindo profissionais para discutir e divulgar informações e tecnologias nas diferentes regiões produtoras de grãos no país.

Segundo o presidente da Fundação Rio Verde, responsável pela realização do evento, o Seminário é um dos mais im-portantes fóruns de discussão técnica e científica da produção de milho no país. Para os produtores, o seminário será uma ótima oportunidade de acesso direto às últimas novidades no cultivo de milho sa-frinha e as principais práticas de manejo da cultura.

O seminário é promovido pela Associa-ção Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS) e realizado pela Fundação Rio Verde, com patrocínio da Aprosoja, Cearpa, Sicredi, Ni-tral Urbana, Bayer, Basf, Syngenta, Pioneer, FMC, Dekalb, Bio Gene. Apoiam o evento o Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde. As inscrições variam entre R$ 50 e R$250 e podem ser feitas antecipadamente ou na abertura do Semi-nário. Outras informações no site www.se-minariomilhosafrinha.com.br.

Page 6: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 883

Nova Mutum, 17 de Novembro de 2011 - Ano 14 - Edição 883 6

CIDADES DE SEG. A SEXTA ÀS 12:00

COM POLIANA CHAVES

Nova Mutum ganha opção de diversão para família

Um espaço amplo para bate papo com os amigos e uma nova opção de diversão foi inaugurado em Nova Mutum, o local promete ser o novo ponto de encontro dos mutuenses

Silvio Mori

Pistas de boliche, restaurante com car-dápio diferenciado e mesas de sinuca, tudo isso em um só lugar. Com instalações mo-dernas e um atendi-mento com excelência, o local que promete ser o novo ponto de diver-são em Nova Mutum. O boliche é a principal atração, novidade que agradou os primeiros visitantes. “Achei legal por que aqui nesta ci-dade quase não tinha nada,estava faltando”, disse o estudante uni-versitário Thyago Brito.

A regra do jogo é fá-cil, jogar a bola contra

os pinos, quem derrubar todos de uma só vez, marcando o strick sai na frente, um esporte que pode ser praticado por qualquer pessoa in-dependente da idade, a disputa é só de brinca-deira, mas promete mui-ta diversão em família.

O produtor rural Claudio Sfredo aprovei-tou o novo local para se divertir com a família, junto com a esposa e a filha resolveram jo-gar algumas partidas de boliche, o resultado não poderia ser outro, senão a diversão de to-dos. “ Gostei muito da novidade, é muito bom ver que Nova Mutum está crescendo e preci-

sava de mais diversão”, declarou Sfredo.

A idéia de trazer está nova diversão para a cidade foi da famí-lia Gieguelin, que não pouparam investimen-tos. Segundo o pro-prietário Ronan Mori Gieguelin, as pistas de boliche não perdem para as pistas da ca-pital. “Queríamos abrir algo inovador, primeiro foi a idéia do posto, de-pois a do restaurante e faltava algo, ai surgiu a idéia do boliche”, conta Ronan.

Se a intenção é reu-nir amigos e a famí-lia para um bom bate papo acompanhado de uma boa comida, o

local possui um restau-rante com pratos que vão agradar até mesmo o mais exigentes. Mas se o cliente procura di-versão, ele pode ainda jogar uma partida de bilhar, antes de encarar as pistas de boliche,o que não pode, é dei-xar de se divertir neste novo ambiente.

Page 7: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 883

Nova Mutum, 17 de Novembro de 2011 - Ano 14 - Edição 883 7

ESPECIALCOM WESLEY MENDONÇADE SEG. A SEXTA ÀS 18:00

Comércio estima aumento de 9% na venda de decoração natalina em MT

Consumidor deve ser beneficiado com estagnação dos preços dos produtos e lojistas devem apostar na decoração para atrair clientes

A venda de pro-dutos natalinos já começou em Mato Grosso e a expecta-tiva do setor para a comercialização de decorações é que ocorra um aumento de até 9% neste ano se comparado ao mesmo período do ano passado.

A estimativa, segun-do o vice-presidente da Federação do Co-mércio de Mato Gros-so (Fecomércio-MT), Roberto Peron, é que não haja recessão em nenhum segmento neste fim de ano. Por outro lado, avisa que a expansão das vendas não irá superar o que foi registrado em 2010, quando a comercializa-ção teve aumento mé-dio de 12%.

O representante do setor acredita que os comerciantes e con-sumidores irão investir

mais na compra das de-corações para o Natal. Isso porque não houve expressiva mudança nos preços dos produ-tos e o rendimento da população aumentou.

“O preço de algumas decorações, como as

bolas natalinas, redu-ziu pela metade”, afir-ma o vendedor de uma loja de decorações em Cuiabá, Reginaldo Oli-veira Souza.

Conforme ele, a pro-cura pelos produtos é intensa. “Ainda não te-

mos em estoque, mas os consumidores já sa-íram às ruas para com-prar mini árvores e pis-ca-pisca”, exemplifica. Para Souza, a expec-tativa é que as vendas dobrem se comparada ao fim de ano de 2010.

Para o comércio, além da venda a pre-ocupação é com a decoração dos esta-belecimentos. Especi-ficamente no Natal, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Paulo

Gasparoto, acredita que as decorações de-vem, por si só, aumen-tar ainda mais o fluxo de pessoas dentro das lojas. “Se nós tivermos uma cidade plenamen-te enfeitada e decorada, de maneira que isso possa mexer de fato com o sentimento das pessoas, seguramente há aumento nas ven-das em até 10%”, afir-ma.

Segundo o Sebrae, vitrines bem organi-zadas correspondem a 70% das vendas de uma loja. A estimati-va é do consultor do Sebrae, Noel Mendes Júnior. “É necessário que o empresário des-perte um olhar clínico e crítico sobre todos os detalhes que compre-endem a loja. Às vezes a vitrine tem muita be-leza, mas não cumpre a função de instigar a venda”, afirma.

É hora de decorar a casa para o NatalSilvio Mori

Falta pouco mais de um mês para o Natal e já é hora de preparar a casa para receber a família e os ami-gos. Ambien-tes, árvores, residências e o comercio passam por uma transfor-mação, cores diversificadas, muito brilho e luzes dão um toque especial.

O clima encantado que envolve o natal fica mais enriquecido com a criatividade e variedade de opções de objetos que o co-mércio oferece. A com-posição da decoração característica da época

pode variar do tradicio-nal ao clássico, assim como ao mais moderno,

dependendo da personalidade e gosto de cada

p e s s o a . Va le

l e m -brar que o im-p o r t a n t e

é valorizar o ambien-te com o valor

s imbó l i co da ocasião.

A decoração come-ça pelos símbolos do Natal, Papai Noel e a tradicional árvore não podem faltar, os deta-lhes ficam por conta de fitas e bolas coloridas. O Natal relembra o nas-

cimento de Jesus, por isso, o presépio tem lu-gar cativo nos ambien-

tes decorados, o ideal é montá-lo

em al-g u m l u g a r

q u e possa ser

visto facil-mente. Os a r t i g o s natalinos vem se

renovando e trazem no-vidades em tendências para deixar

a residência linda para a comemoração mais esperada. Na porta, a guirlanda anuncia que naquela casa já se ini-ciou a temporada de festas.

Para a mesa da ceia de natal, a decoração

pode ser com arran-jos naturais feitos de bandejas de frutas e legumes, as velas de-coradas dão um toque especial na hora do jantar.

As sugestões estão dadas, agora mãos as obras para deixar a casa enfeitada e rece-ber os familiares e vi-sitantes com votos de boa saúde.

Page 8: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 883

Nova Mutum, 17 de Novembro de 2011 - Ano 14 - Edição 883 8

FRANCISCO PINARD DE MORAES, CPF: 020.088.580-49, torna público que requereu à SEMA - MT – Secretaria do Meio Ambiente, a Licença Ambiental Única – LAU, para a FAZENDA NOVA, localizada no município de Nova Mutum/MT. Não foi

determinado Estudo de Impacto Ambiental.JATOBÁ – Assessoria Agronômica, Ambiental e Geoprocessamento LTDA –

Fone: (65) 3308 1166.

ZÉLIA SOUPINSKI E Outra, CPF: 769.505.061-04, torna público que requereu à SEMA - MT – Secretaria do Meio Ambiente, a Licença Ambiental Única – LAU, para

a FAZENDA PENSANDO NELA I, localizada no município de Nova Mutum/MT. Não foi determinado Estudo de Impacto Ambiental.

JATOBÁ – Assessoria Agronômica, Ambiental e Geoprocessamento LTDA – Fone: (65) 3308 1166.

ARIBERTO CLAAS, CPF: 191.526.200-34, torna público que requereu à SEMA - MT – Secretaria do Meio Ambiente, a Licença Ambiental Única – LAU, para a FA-

ZENDA SILVANA, localizada no município de Nova Mutum/MT. Não foi determinado Estudo de Impacto Ambiental.

JATOBÁ – Assessoria Agronômica, Ambiental e Geoprocessamento LTDA – Fone: (65) 3308 1166.

Encontro Nacional de Capoeirista atrai 200 atletas

Redação

No sábado (12), Nova Mutum sediou o Encontro Nacio-nal de Capoeiristas e o batizado e troca de cordas. O even-to reuniu cerca de 200 capoeiristas e impressionou pelo preparo físico dos atletas.

O Encontro Nacio-nal de Capoeira em Nova Mutum provou que a capoeira está se expandindo e con-quistando mais adep-tos em todas as re-giões do país. Quem participou do encon-tro pode notar a trans-formação de crianças e jovens de todas as idades, que através

dos ensinamentos da capoeira abraçaram a cultura africana e a cul-tura brasileira. “Trouxe-mos mestres de reno-me nacional, pessoas que tem uma visão am-pla da capoeira, mos-trando que a capoeira tem uma diversidade muito grande”, disse o mestrando em capoei-ra Fattal.

Page 9: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 883

Nova Mutum, 17 de Novembro de 2011 - Ano 14 - Edição 883 9

ESPORTES

Luverdense conquista pela terceira vez a Copa MT e está na Copa do Brasil

Redação

O Luverdense ven-ceu por 1 x 0, a disputa contra o Operário na Copa Mato Grosso, o que garantiu a partici-pação do time na Copa Brasil do ano que vem.

A partida decisiva aconteceu na última sexta-feira (11),no es-tádio Passo das Emas, na cidade de Lucas do Rio Verde, o jogo foi tranquilo, e o gol da vi-tória saiu no segundo tempo.

Os primeiros 45 mi-nutos da decisão foram marcados pelo equi-líbrio técnico entre os dois times e de poucas chances de gol. Por es-tar jogando em casa, o Luverdense tomou a iniciativa de ir em bus-ca do gol. Logo a um minuto de jogo, o time da casa por pouco não abriu o marcador. O goleiro tricolor Branco

escorregou no lance, a bola passou por toda a área com o atacante Sharlei chegou atrasa-do. A partir daí, o que se viu foi um duelo cen-trado no meio-campo com o Luverdense ten-tando construir as joga-das ofensivas e o Ope-rário se defendendo na busca de uma brecha

para surpreender o ad-versário.

Com a vitória o Lu-verdense torna-se tri-campeão, o único do Estado a conquistar este título. o clube já havia faturado a com-petição em 2004 e 2007. A conquista inédita se deu forma invicta. Fo-ram oito jogos disputa-

dos, com sete vitórias e um empate, justamente o 2 a 2 no primeiro jogo da final disputado em Cuiabá. Além disso, o Luverdense só levou dois gols em toda a dis-puta.

Se respeitando, os dois abusaram nos erros de passes. A se-gunda etapa da final foi

uma verdadeira meia linha. Enquanto o Lu-verdense tentava o gol a todo custo, o Operá-rio se defendia com dez homens em seu cam-po de defesa.o goleiro Branco fez duas gran-des defesas. Em uma delas, ele praticamente saiu aos pés do Sharlei, com bola saindo para o escanteio.

De tanto insistir de várias formas, o Luver-dense abriu o marcador após lance de escan-teio aos 25 minutos. O meia-atacante Gabriel Davis cruzou a bola para dentro da área e o volante Sapo se atrapa-lhou empurrando a bola para dentro do gol de Branco, que foi surpre-endido na jogada: 1 a 0 para delírio da torcida de Lucas do Rio Verde. A partir daí, a torcida começou a ‘jogar’ com o time. Aos 40 minutos, Sharlei quase ampliou

o placar. O atacante recebeu a bola dentro da área sem marca-ção. Sozinho, ele chu-tou a bola rente a trave de Branco. Aos 41, no primeiro ataque tricolor na etapa final, saiu gol. Porém, o árbitro Mar-celo Alves dos Santos anulou o lance assi-nalando impedimento do artilheiro Neto, go-leador da Copa Mato Grosso com seis gols.

Com a vitória o Lu-verdense torna-se tri-campeão, o único do Estado a conquistar este título. o clube já havia faturado a compe-tição em 2004 e 2007. A conquista inédita se deu forma invicta. Foram oito jogos disputados, com sete vitórias e um empate, justamente o 2 a 2 no primeiro jogo da final disputado em Cuia-bá. Além disso, o Lu-verdense só levou dois gols em toda a disputa.

Nova Mutum fica em segundo no campeonato de rally de regularidade

Na manhã de sá-bado (12), Nova Mu-tum foi palco da final do Campeonato de Rally de Regularida-de Enduro da Fadi-ga. Pilotos de motos e jipes na expecta-tiva para a decisão que levaria ao pódio os melhores deste ano. O competidor de Nova Mutum e tam-bém organizador do evento subir ao pódio era quase certo, Sil-vio Muchalake,estava bastante confiante, por organizar já tinha pontos garantidos da etapa anterior.

Entre os que busca-vam a vitória também estava Raul Salvador de Cuiabá. Confiante na disputa, ele buscou manter o foco nos obs-táculos. “O campeona-to está bem disputado, com três grandes pilo-

tos buscando o título, vamos tentar vencer”, disse Raul.

Apesar dos favoritos, nada estava garantido. A final do rally trouxe competidores de todo o Estado e de todas as idades, Laurindo Ricar-do de Cuiabá, está no esporte desde 1990 e na competição encara a categoria dos mais experientes a over 40.

A decisão só veio com a largada, 122 km de muita poeira pela frente e mais de 4 ho-ras de prova, definiriam o grande vencedor.E depois da tensão da estrada na chegada o cansaço era visível e para relaxar,um deli-cioso almoço e show especial com a dupla Monte Negro e Boia-deiro.

O momento mais esperado aconteceu a

noite no Rafale Boliche. A premiação ficou mar-cada por muitos com-petidores subindo ao pódio,no rally de jipes Nova Mutum não con-

quistou o título, mas nas motos muitos mu-tuenses foram premia-dos, porém na principal categoria, a Master, o primeiro lugar ficou

para o piloto Raul Sal-vador, de Cuiabá, Nova Mutum levantou o tro-féu de vice campeão, através do piloto Silvio Muchaloke. “Não deu

o 1º cugar, ano passa-do ficamos em primeiro, este ano em 2º, não é fácil, tivemos pilotos muito bons no campeo-nato”, afirmou Silvio.

Page 10: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 883

Nova Mutum, 17 de Novembro de 2011 - Ano 14 - Edição 883 10

Mais uma promoção do Grupo Arinos de Comunicação e o Programa Bom Dia Esperança para você; concorra a uma VIAGEM à APARECIDA/SP, GUARATINGUETÁ, CACHOEIRA PAULISTA/SP. Para Participar preencha o cupom e leve até o grupo arinos de Comunicação.

Nome:________________________________________________________RG:__________________________________________________________Endereço:_____________________________________________________Telefone:_____________________________________________________

PARTICIPE!

Queremos levar você!

A importância de ler e produzir artigos científicos

Marluci DemozziProfessora de Metodologia Científica e Pesquisa em AdministraçãoUNINOVA

A discussão em relação à produção e lei-tura de artigos científicos está tomando os ban-cos universitários, pois a gama de informações encontradas em pesquisas e transformadas em artigos é quase incontável.

As instituições de ensino superior estão fo-mentando o desenvolvimento de programas de inicia-ção científica, objetivando a formação de profissionais pesquisadores e q popularização do conhecimento técnico científico. Visando à contribuição para desen-volvimento socioeconômico trazendo benefícios não somente para quem está envolvido no processo de construção da idéia, mas também para aqueles que estão utilizando das informações ora encontradas para modificar uma realidade estabelecida.

Acredita-se que conhecendo o processo para a publicação de um livro que leva aproximadamente dois anos para serem publicados, muitas vezes as in-formações podem estar chegando com certo atraso e por isso servindo de válvula propulsora para a cre-dibilidade que deve ser dada a produção dos artigos científicos que levam em média um ano para sua con-cretização, e acompanham de perto as mudanças que acontecem.

A UNINOVA como instituição que busca inserir seus acadêmicos ao contexto desejado de conheci-mento e produção, prioriza a produção de pesquisa na

instituição como iniciação científica, almejando que as pesquisas aqui realizadas sejam de contribuição para a sociedade a qual está inserida.

Para tanto é realizada a Semana Acadêmica que é contemplada anualmente no calendário acadê-mico visando a integração dos acadêmicos, bem como o conhecimento de áreas afins de seu curso. Na opor-tunidade tem-se privilegiado os cursos de graduação existentes na instituição. Não obstante ainda busca-mos o lançamento da revista Polimorfia para socializar a produção de profissionais em conjunto com os seus acadêmicos tanto da UNINOVA como da região.

Na semana acadêmica do ano de 2010 iniciaram--se as primeiras apresentações de iniciação científica, com o intuito de apresentar à comunidade acadêmi-ca e sociedade as pesquisas realizadas na instituição. Logo, anterior a este resultado apresentado na se-mana acadêmica se fez necessário a preparação dos alunos ao longo dos anos no que tange ao estímulo a leitura. Buscou-se instigar os acadêmicos a buscar leituras complementares aos seus cursos.

Buscando o aprimoramento através desta mudan-ça de política de ensino conseguiu-se apresentar de forma prática os ensinamentos ora explicado, fazendo com que essa iniciativa se tornasse uma política de en-sino da instituição apoiada pelos discentes e docentes.

Entretanto se fez necessário a inclusão de leituras obrigatórias por disciplina em projetos interdiscipli-nares que resultavam em resenhas que aperfeiçoa o acadêmico no poder de construção argumentativa e de raciocínio lógico e coerente, onde o objetivo maior é de que os acadêmicos percebam a importância da leitura

na formação acadêmica e na iniciação científica.A produção de artigo surgiu em seguida a sen-

sibilização de estímulo a leitura, onde os alunos sinalizaram positivamente a vontade de realizar pesquisas interagindo teoria com prática. Apesar de nossa instituição não estar obrigada a produ-ção de pesquisa científica essas são de grande valia para os acadêmicos que desde então a pro-dução de iniciação científica não parou.

No ano de 2011 foi criada a revista online “Ciências Sociais aplicadas em debate” com o objetivo de socia-lizar pesquisas realizadas pelos acadêmicos da área de Administração e Ciências Contábeis na graduação e na especialização, incentivando-os a desenvolver seus artigos. A mesma encontra-se no site www.uni-nova.edu.br

Hoje os acadêmicos além de produzirem as pes-quisas de iniciação cientifica em formato de artigo, trabalham também com a produção de resenha e de resumos estendidos, para serem socializados nas semanas acadêmicas, em eventos fora da faculdade, publicação em revistas e participação em concursos de artigos e também participar de Mostras Científicas organizadas por outras instituições de ensino superior.

Com efeito, as atividades de artigo científicos de-senvolvidas na instituição precisam ser de acesso a comunidade para que os mesmos possam conhecer as mudanças no nosso cenário econômico, educa-cional e cultural. Não obstante ainda, afirma-se que é de suma importância ler e produzir artigos científicos demonstrando as contribuições que podemos dar ao nosso município, região e estado.

Page 11: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 883

Nova Mutum, 17 de Novembro de 2011 - Ano 14 - Edição 883 11

RESUMO DE NOVELAS

VARIEDADES

ÁriesMomento especial para as coisas do coração. Nos últimos dias você

vem sentindo uma forte necessidade de exprimir seus sentimentos. Isso se aplica a vários setores, seja nas relações de companheirismo e amizade seja nas relações íntimas e com os familiares. Tanta sensibilidade deve ser bem canalizada, aproveitando ao máximo esse magnetismo pessoal.

TouroDeixando um pouco de lado o seguro terreno da racionali-

dade, você ingressa num momento em que o importante é nutrir sonhos e esperanças. A criatividade está em alta e a capacidade de traçar metas a longo prazo estará intensa nos próximos dias. É importante criar oportunidades e viver o lado bom das situa-ções. Deixe de lado as críticas e siga em frente. Boa sorte.

GêmeosContinue incentivando a boa comunicação, pois é necessário deixar

claro para as pessoas ao redor o que realmente deseja para a sua vida neste momento. Afaste as dúvidas e os mal-entendidos. Esta é uma fase para agir com clareza de intenções e perseverar na constância de propósitos. A criatividade está sendo incentivada e surgirão boas ideias nos negócios.

CâncerCom bom senso, calma e muita paciência, procure encon-

trar soluções que não interfiram em sua vida íntima e pessoal. Lembre-se que cada um possui uma carga de problemas e você não é responsável por tudo nem por todos. O máximo que deve fazer é mostrar-se disponível para ouvir ou aconselhar. O que vai além disso está acima de suas possibilidades neste momento.

LeãoMomento para tomar decisões mais concretas em relação

aos laços afetivos. De nada adianta postergar algumas ações que são mais do que óbvias em seu cotidiano. Abra espaço para que a renovação possa chegar até seu coração, mesmo que momen-taneamente isso signifique perder algumas de suas conquistas emocionais. É importante estar com os pés bem firmes no chão.

VirgemAs configurações astrológicas nos próximos dias indicam

forte tendência para a formalização, realização ou conclusão de empreendimentos profissionais e a possibilidade de bons negó-cios. Mantenha a mente livre para novas oportunidades, pois o uso da criatividade neste momento será fundamental para seu sucesso. No amor, busque e incentive o diálogo franco.

LibraDois temas importantes no período: os relacionamentos e

o cotidiano profissional. Em ambos, você deverá permanecer alerta para aproveitar o fluxo de energia positiva. Vá em busca de seus sonhos e tenha certeza de uma coisa: você lutou muito para chegar até aqui, por isso merece desfrutar ao máximo este importante momento de sua vida. Excelentes vibrações.

EscorpiãoVocê está recebendo uma dose extra de energia astral. Aproveite para

canalizar e organizar seus desejos de forma clara e honesta. Com certeza o universo encontrará uma maneira de trazer até você aquilo de que neces-sita. Esta também é uma excelente semana para os contatos sociais. Aceite convites para reuniões em grupo. A troca de ideias será importante.

SagitárioTrabalho e mundo profissional voltam a ser o foco de suas

atenções. Agarre as oportunidades com firmeza de propósitos, pois você está sob ampla observação e novos projetos estão a caminho. Este é o momento certo de investir toda a criatividade e o dinamismo em busca de um melhor lugar ao sol. Siga em frente com determinação, pois o sucesso está bem próximo.

CapricórnioCom forte empenho pessoal haverá a oportunidade de rea-

lizar bons e lucrativos negócios durante os próximos dias. Seu poder de argumentação está forte, o que significa agilidade e cre-dibilidade nos negócios. No amor, este é um período no qual de-verá fornecer carinho e atenção ao par. Diálogo, força e estrutu-ração são algumas das coisas que fortalecerão a relação do casal.

AquárioOlhar o futuro de frente, sem medo ou receio, será o desa-

fio do período. Coloque toda a criatividade para funcionar a seu favor, pois importantes oportunidades profissionais estarão surgindo, fazendo com que você enxergue o cotidiano de uma maneira mais positiva. Isso será uma injeção de ânimo que você deverá compartilhar com as pessoas a sua volta.

PeixesA reestruturação de vida atinge o nível máximo. Aproveite

para retirar do caminho tudo aquilo que atrapalha seu desenvol-vimento e seu crescimento pessoal. Isso funcionará para todos os pontos importantes de sua vida: trabalho, vida social, família, relacionamento amoroso. Esta é a grande chance que você vinha aguardando para dar uma virada definitiva em seus caminhos.

Aquele BeijoQuintaRubinho propõe que Lucena seja a garota-propaganda da Comprare. Alberto admite para Marus-

chka que está apaixonado por Sarita. Iara fica assustada com sua vidência e quer devolvê-la para Joselito. Mirta alerta Claudia sobre a crise no casamento de Alberto e Maruschka. Claudia encontra as fotos de Lucena para a Comprare na pasta de Rubinho. Agenor avisa a Marisol que a Comprare lançará um concurso para escolher um novo estilista. Lucena conta para Vicente que foi escolhida para ser a garota-propaganda da Comprare.

SextaRubinho leva Claudia ao mesmo restaurante onde Lucena almoça com Vicente. Olga avista Deusa

saindo da Comprare e se aproxima. Damiana surge na Shunel com seu novo visual e surpreende a todos. Maruschka pede o divórcio a Alberto. Olga fala para Deusa que o Lar está passando por difi-culdades e ela se oferece para ajudar. O pessoal da Vila embarca na van de Olavo e Marieta para o teatro, quando Iara tem um surto de vidência. Deusa visita as sobrinhas no Covil do Bagre. Camila volta de viagem e Ricardo a enfrenta. Agenor encontra sua cliente, Iolanda.

SábadoClaudia tenta interromper a discussão entre Ricardo e Camila. Maruschka não consegue aceitar o casamento de

Rubinho. Lucena comenta com Sebastião que continua enjoada. Agenor diz a Brites que Iolanda é sua sócia. Belezi-nha cai no palco em um concurso. Camila encontra o presente que Ricardo guardou dentro do armário do banheiro. Maruschka ouve Regina pedindo para Claudia convencer Rubinho a morar em outro lugar depois do casamento. Iara exige silêncio no teatro para ouvir o que o pai da atriz da peça, já falecido, tem a dizer. Lucena descobre que está grávida.

Americanas, Shoptime e Submarino são suspensos pelo Procon

Redação, com G1

A Fundação Procon SP decidiu suspender as atividades no estado de São Paulo dos sites de vendas na internet das Americanas, Shop-time e Submarino, da B2W Companhia Glo-bal de Varejo, pelo pe-ríodo de 72 horas, por reincidir na prática de não entregar os produ-tos aos consumidores. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (10) no Diário Oficial do Es-tado de São Paulo, e prevê ainda multa no valor de R$ 1,7 milhão.

De acordo com o Procon, contudo, cabe

recurso da decisão, que deve ser apresen-tado pela empresa em até 15 dias. A suspen-são e aplicação da mul-ta só acontecerão após a análise do recurso pelo Procon – ou seja, apenas se for confirma-da a decisão.

Segundo o Procon, a B2W teve um aumen-to de 246% do número de casos relatados à fundação, que passa-ram de 1.479 atendi-mentos no segundo semestre de 2010 para 3.635 atendimentos até o primeiro semestre deste ano.

De acordo com a Andrea Sanchez, dire-

tora do Procon-SP, de 2004 até este ano, a fundação já realizou 11 determinações contra a B2W. De 2009 para cá, três delas foram sobre problemas na entrega. "Verificamos que, apesar da exis-tência de processos administrativos e ape-sar das multas, o pro-blema não só persistiu, como aumentou. Não adianta aplicar somen-te mais uma multa, já aplicamos nos outros processos e a empre-sa não mudou a con-duta", afirma.

Andrea ressalta que o prazo de entrega é um dos diferenciais

que influenciam a de-cisão do consumidor e, por isso, precisa ser cumprido. "[Se o con-sumidor soubesse que demoraria mais que o previsto para o produ-to chegar], ele pode-ria ter escolhido outra empresa, com preço diferenciado, mas que cumprisse o prazo", ressalta.

Para a especialista, a justificativa de que as vendas aumentaram não pode ser aceitada.

"Se aumentou o número de vendas, a empresa tem que ser transpa-rente o suficiente [e fa-lar o prazo real de en-trega", afirma.

Page 12: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 883

Nova Mutum, 17 de Novembro de 2011 - Ano 14 - Edição 883 12 Jornal Arinos

CLICK ARIN SCLICK ARIN SGente bonita passa por aqui

www.grupoarinos.com.br

[email protected] [email protected] www.twitter.com/grupoarinos

Para refletir

Nome : Jussiléia Martinazzo Data de nascimento : 02/12/94 Natural : Concordia SC Estado Civil: SOLTEIRA Filme : Em busca da Felicidade / Musica : Bruno Mars - Talking to the moon hobby: Ler Frase : eu só deixarei de te amar quando eu morrer , e mesmo assim em meu tumulo nascera uma rosa branca em escrito de sangue eu te amo .

Nome : Lucas J. CalciolariData Nasc.: 16/09/1991Natural: Diamantino - MTEstado Civil: SolteiroFilme : Triplo XMusica : Give Me Everting - Pit-bullFrase : “Perder com classe e vencer com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem mais se atreve…e a vida é muito para ser insignifican-te” (Chaplin)

Bombou!!!

A festa realizada no último sábado no Caras foi um sucesso total! A casa ficou lotada com a presença de Montenegro e Boiadeiro, e também do DJ Henrique.Os comentários no domingo e segunda foram de muito prestígio e animação, Parabéns!!!

Vc Vc Vc quer....

A dupla Luiz Fernando e Zé Miguel que cantam os sucessos “Mundo Gira” e o “ Vc Vc Vc Quer”, realizaram um grande Show em Sorriso, mas antes passaram no Grupo Ari-nos e prestigiaram os ouvintes da Arinos FM 103,1. Contaram um pouco da história da du-pla e deram uma canja ao vivo. Teve ouvinte na porta da Arinos só para prestigiar a dupla, isso é ser número 1.

Lotou!!!

A véspera de feriado foi de show e sucesso na Pollo Pub. Casa lotada para receber a dupla

Neto e Diego que agitaram a véspera de feriado na Pollo Pub

Luiz Fernando e Zé Miguel aproveitaram a passsagem por Mutum e visitaram o Grupo Arinos

Cláudio Sfredo com a família e a amiga Osmarina Palhari em noite de diver-são no Rafale Boliche

Neto e Diego. O palco brilhou com a iluminação preparada especialmente para o dia. Quem foi gostou e aprovou!

Compras pela Internet

Muito cuidado ao adquirir produtos pela internet. O Procon-SP quer tirar do ar, por 72 horas, os sites Americanas, Shoptime e Submarino por atrasos e não entrega dos pedidos. Se empresas desse por-te têm problemas, imagine as menores...

Para Lembrar....

15 • Proclamação da República16 • Semana da Música17 . Dia da Criatividade18 . Dia do Conselheiro Tutelar19 • Dia da Bandeira 20 • Dia do Auditor Interno /Dia Nacional da

Consciência Negra /Dia do Esteticista / Dia do Bio-médico / Dia do Técnico em Contabilidade

21 • Dia da Homeopatia 21 • Dia das Saudações22 • Dia do Músico

"Não podemos ir longe na amizade se não estivermos

dispostos a perdoar os defeitos dos amigos."

Bruyére