interativa novembro2013

8
GERAL Novembro de 2013 - Ano IV – Nº 40 Distribuição dirigida a Vila Torres e Região Jornal Interativa - On Line: www.issuu.com/exceuni/docs/interativa-novembro2013 Festa de lançamento do programa Comunidade Escola na Vila Torres Página 4 Polícia Militar do Paraná tem o telefone cortado por falta de pagamento Página 2 Festa da Paz 2013 Vila Torres Página 5 Cantor Ademir no Programa Pampa Sertão - Rádio Continental AM 1270 Página 6

Upload: aldemir-batista

Post on 23-Mar-2016

243 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Interativa

TRANSCRIPT

Page 1: Interativa novembro2013

GERAL

Novembro de 2013 - Ano IV – Nº 40 Distribuição dirigida a Vila Torres e Região

Jornal Interativa - On Line: www.issuu.com/exceuni/docs/interativa-novembro2013

Festa delançamento do

programaComunidade

Escola naVila Torres

Página 4

Polícia Militar do Paraná tem o telefone cortado por falta de pagamentoPágina 2

Festa da Paz 2013 Vila TorresPágina 5

CantorAdemir noProgramaPampaSertão -Rádio ContinentalAM 1270 Página 6

Page 2: Interativa novembro2013

Ano II - no 41 - Novembro.2013 OPINIÃO2

EXPEDIENTE

Rua Guabirotuba, 861 - V i la Torres - Curitiba - PR | Telefone: (41) 3262-2204 Diretor responsável: Ezequiel Bebiano | Responsáveis sociais :EZEQUIEL BIBIANO - cel : 8431- 0245 e ROBERTO BEZERRA - cel: 9614-8376 - Jornalista responsável: Dayane Hirt - DRT 4675-PR - Coordenadoruniversitário: NILTON BIBIANO - cel: 8406- 9071 - E-mai l: interativavi latorres@hotmai l.com | [email protected] - T iragem: 5 mi l exemplarese distribuição dir igida à V i la Torres e Região Diagramação e Arte: Editora Exceuni Ltda - (41) 3657-2864 / 9983-3933.

Os textos são de responsabilidade de seus autores. A direção do Jornal não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos assinados. Os textos poderão ser reduzidos por questão de espaço..

Vila Torres terá reabertura da antiga “Creche Vila Pinto”“Cabe ao vereador, mos-

trar os problemas da comuni-dade e buscar providênciasjunto aos órgãos compe-tentes”, a permanência doLíder de Governo VereadorPedro Paulo na comunidadeV i la Torres está gerandobons frutos, no que diz res-peito a educação será efe-tivamente reaberto a antiga“CRECHE VILA PINTO” , fe-chada na gestão do ex-pre-feito Luciano Ducci.

A V ila Torres através doVereador Pedro Paulo po-derá comemorar essa con-quista, ou melhor, alegrar-se por trazer novamente anossa comunidade umaobra inaugurada pelo sau-doso Prefeito Mauricio Fru-et, que agora na gestão deseu filho Gustavo Fruet e daSecretária Municipal de

Educação Roberlayne BorgesRobalo, cumprem seu com-promisso com os moradoresda Vila Torres.

Segundo o Líder de Gover-no Pedro Paulo o CMEI VILATORRES tem previsão para re-forma a partir do próximo mêsde Dezembro, e terá sua en-

trega prevista para o mês deMarço de 2014.

O IPPUC juntamente comos órgãos competentes rea-lizaram a vistoria no Prédioe garantiram que está emperfeita estrutura, necessi-tando apenas de reformapara melhor atender as cri-

anças da Vila Torres.Agradecemos a presença

atuante e constante do Poderlegislativo, a comunidade sótem a progredir com a presen-ça do Líder do Prefeito, afinalde contas vereador conscien-te contribui efetivamente parao desenvolvimento humano

do seu município, ajudando acomunidade e se organizar eprogredir.

Com a reabertura do CMEIVILA TORRES a demanda devagas da Vila Torres será ze-rada.

Por: Saulo Alves Ferreira.

Polícia Militar do Paraná tem o telefone cortado por falta de pagamento

Nesta quarta (20), policiais militares informam que a corporação e a Secretaria da Segurança Pública doParaná estão com os telefones cortados por falta de pagamento. Os agentes dizem que o sistema decomunicação é “pai de santo”: só recebe ligações, não faz; mais cedo, este blog repercutiu informação dojornalista Ângelo Rigon, de Maringá, segunda qual o rombo no caixa do governo Richa bate a casa dos R$4 bilhões e que o 13º salário também corre risco de não ser pago a 230 mil funcionários públicos do estado.

Jesus me abane”, diria osenador Roberto Requião, di-ante do caos administrativono governo Beto Richa (PSDB).Quando se pensa que chegouao limite das estripulias pro-movidas pelo “choque de ges-tão”, eis que somos surpreen-didos por outras e mais outras.

Nesta quarta (20), policiaismilitares informam que a cor-poração e a Secretaria da Se-gurança Pública do Paraná es-tão com os telefones cortadospor falta de pagamento. Osagentes dizem que o sistemade comunicação é “pai de san-to”: só recebe ligações, nãofaz.

gistrou que faltava combustí-vel para viaturas da PM e doCorpo de Bombeiros. Tambémmostrou que não tem alimen-tação para os policiais em ser-viço.

Hoje, este blog repercutiuinformação do experiente jor-nalista Ângelo Rigon, parceirono Caderno Maringá, de que orombo nas contas do governodo Paraná estaria batendo nacasa dos R$ 4 bilhões. Segun-do o blogueiro maringaense,os 230 mil servidores públicospodem ficar sem o sagrado13o salário no final deste ano.

Fonte: esmaelmorais.com.brpublicado dia 20/11/2013

O calote nas empresas detelefonia vem ocorrendo des-de setembro e atinge Curitiba

e alguns municípios do interi-or do estado.

A crise na segurança públi-

ca paranaense vem se apro-fundando cada vez mais. Nasemana passada, este blog re-

Page 3: Interativa novembro2013

Ano II - no 41 - Novembro.2013 3REGIÃO

Nunca é tarde pra ser felizMesmo depois do dia

das crianças e da sua con-fraternização feita pelasentidades que formão arede de integração, queaconteceu no dia 12 deOutubro, muitas criançasda comunidade da vilaTorres ainda contaramcom a visita dos parcei-ros para ganharem pre-sentes pelo fato desses,terem sido impedidos deestarem na comunidadepor motivos pessoais.

Estamos falando deduas pessoas que não sãoda comunidade, mas quetem um coração de ouropor serem seres humanoscom os corações muitograndes e cheios de AmorFraterno para com essacomunidade.

Essas pessoas apare-ceram na comunidade háum ano na festa das cri-anças quando até entãonão tínhamos nada depresentes para dar as cri-

Estamos falando dacompanheira Monique edo companheiro Yago aquem devemos nossosagradecimentos pelo ca-rinho, apoio, e pelos âni-mos que nos traz de con-tinuarmos sempre procu-rando fazer o bem para anossa comunidade e nosmostrando que ainda valea pena ser sério respeitan-do as nossas crianças ebuscando a elas e as suasfamílias um sorriso emcada olhar.

Assim vai os nossosagradecimentos a essesdois jovens, Yago e Mo-nique em nome da comu-nidade da vila Torres por:Jose Cordeiro (PASTO-RAL FAMILIAR), Val(ODPH), Maurina (PAS-SOS DA CRIANÇA), Jar-del (Pastoral Operária),Ezequiel (CAICO).

INTERATIVA:A FOLHA DAQUI.

anças, quando repentina-mente eles chegaram, noschamou de lado e ofere-ceram aqueles presentes

que acabou eles mesmofazendo a distribuição.

Agradecemos a Deus,porque assim eles viram

a nossa seriedade e aca-baram nos prometendovoltar em outra oportuni-dade e assim aconteceu,

já que não vieram no dia12, vieram no final domês, até porque todos osdias são dia das crianças.

CAICO - Centro deApoio a Integração

Comunitáriaestá aceitando

doações de sucatasde informática.

Pegamos no local.4431-02459669-1520

Page 4: Interativa novembro2013

Ano II - no 41 - Novembro.20134 ACONTECEU

Festa de lançamento do Comunidade Escola na Vila Torres

Foi animada a festa dolançamento do programaComunidade Escola, na Uni-dade de Educação Integral(UEI) Vila Torres, no PradoVelho, na manhã deste sá-bado (26). O espaço é a 96ªunidade a integrar o progra-ma da Prefeitura de Curitibaque transforma as unidadeseducacionais em centros deconvivência, conhecimentos,oportunidades de cultura,esporte e lazer para toda acomunidade. O evento teve aparticipação do prefeito Gus-tavo Fruet.

A partir de agora, todosos sábados, das 9h às 17h,a Unidade de Educação In-tegral permanecerá aberta,com oferta de oficinas so-cioeducativas gratuitas vol-tadas a pessoas de todas asidades. Entre as atividadesestão cursos na área de ge-ração de renda, jogos, brin-cadeiras, ações de saúde ecidadania. “A inclusão des-ta unidade ao ComunidadeEscola é uma afirmação po-sitiva ao trabalho anônimode tantos servidores muni-cipais e lideranças comuni-tárias que há décadas bus-cam melhorar as condiçõesde vida aqui no Prado Ve-lho”, disse Gustavo Fruet.

Centenas de pessoas

prestigiaram o primeiro diade atividades do programana UEI e acompanharam oprefeito. Ele destacou algu-mas das características doComunidade Escola, comoa promoção da inclusão so-cial, o desenvolvimento depotencialidades e a ofertade lazer, esporte e culturagratuitamente aos cida-dãos. “Nesta administraçãotemos mantido os serviçosque já são bons e melhora-do aqueles que precisam,além de avançarmos emações que garantam melho-res condições de vida”, dis-se o prefeito. “Todo o tra-balho é feito a partir do di-álogo, respeito, inclusão eatenção àqueles que maisprecisam das ações da Pre-feitura”, disse Fruet, refor-çando a importância doprograma no município.

CONVIVÊNCIAEm duas semanas, no

dia 9 de novembro, será avez da Escola MunicipalNansyr Cecatto Cavichiollo,no Parolin, ser integrada noprograma. “O ComunidadeEscola promove o desenvol-vimento local, reforçando oespaço escolar como umcentro de convivência e fa-vorecendo seus participan-

tes que aprendem, se diver-tem e promovem novas re-lações”, destacou a secretá-ria municipal da Educação,Roberlayne Borges Roballo.A programação é ampla evoltada ao público em ge-ral, sem restrição de idade.Cada unidade integrada aoprograma oferece ativida-des que são planejadas con-siderando o perfil dos mo-radores da região. “E parao próximo ano haverá no-vidades, novas ações estãosendo planejadas para aconte-cerem por meio do progra-ma”, disse Roberlayne.

Aproveitando a campa-nha Outubro Rosa, de pre-venção e atenção à saúdeda mulher, toda a equipeda UEI Vila Torres e inte-grantes do programa Co-munidade Escola compare-ceram a festa de lançamen-to vestidos de rosa. Quemprestigiou o lançamento doevento se divertiu assistin-do apresentações de dança,participando de jogos inte-lectivos e do momento cul-tural com a Bruxa Maizilda.Também foram realizadasoficinas de flor de tecido,fuxico, bijuteria e crochê,além de atividades de pin-tura, xadrez gigante, jogos,cama elástica e ações de

combate à dengue e de pre-venção à saúde.

PARTICIPAÇÕESLançado em 2005, du-

rante a gestão da ex-secre-tária municipal da Educa-ção, Elenora Bonato Fruet,atualmente Secretária Mu-nicipal das Finanças, o pro-grama já contabilizou 10milhões de participações.Presente ao evento, Eleono-ra falou sobre a importân-cia do programa para as fa-mílias da região, destacan-do a história da UEI, ondehá vinte e sete anos, na ges-tão do então prefeito Mau-rício Fruet, era criada a pri-meira creche da região. “Da-mos um salto no tempo equase três décadas depoistemos neste mesmo lugara oportunidade de fazerdaqui - e a partir do talentode professores, educadorese voluntários - um espaço paramudar e melhorar a trajetóriade vida de centenas de pesso-as”, disse Eleonora.

Promover a integraçãoentre as famílias e a escolaé uma ação prevista no pla-no de governo do prefeitoGustavo Fruet. “O Comuni-dade Escola, desde que foiimplantado, tem apresen-tado importantes resulta-

dos, entre eles o sentimen-to de pertencimento daspessoas em relação aos es-paços públicos”, disse o co-ordenador do programaComunidade Escola, ÁlvaroNogueira Olendzki que con-vidou as famílias a partici-parem das ações que pas-sarão a ser desenvolvidasaos sábados.

A coordenadora da UEIVila Torres, Ilizete Sienna ea diretora da Escola Muni-cipal V ila Torres, CristinaEstela Marques da Silva,também falaram aos pre-sentes sobre a importânciada inserção da unidade noprograma. A diarista, EsterTeixeira, moradora do bair-ro, foi a festa de lançamen-to acompanhada da filhaNicole, a sobrinha Bianca eo vizinho Alisson. “Estamosfelizes demais porque ago-ra temos diversão nos finsde semana. Estaremos aquisempre que der”, comemo-rou Ester.

CONTRATURNOA UEI Vila Torres foi fun-

dada em 1991, dentro daproposta do Projeto Piá VilaTorres, da extinta SecretariaMunicipal da Criança. Atu-almente denominada Uni-dade de Educação Integral

Vila Torres, atende 224 cri-anças e adolescentes, mo-radoras da comunidade,que frequentam as diversasescolas da região, em horá-rio de contraturno escolar.

A oferta de ações tantopara adultos quanto crian-ças garantirá à populaçãolocal o acesso a mais infor-mação, cultura e lazer. Mui-tas das famílias cujos filhossão atendidos na Unidadesão catadores de papel outrabalham nos barracões dereciclagem, na separaçãode resíduos. No contratur-no as crianças participamde Práticas Educativas deAcompanhamento Pedagó-gico, de Meio Ambiente,Práticas Artísticas. Tambémparticipam de Práticas deCiências e Tecnologias, aléme Prática de Movimento.

Também estiveram pre-sentes ao lançamento doprograma o diretor daGuarda Municipal, InspetorClaudio Frederico de Carva-lho, a secretária Municipalde Trânsito e Luiza Simone-lli. Compareceram ainda osvereadores, Paulo Salamu-ni, Pedro Paulo, professoraJosete e o superientenden-te do Ministério do Traba-lho Neivo Beraldin

Fonte: SMC

Page 5: Interativa novembro2013

Ano II - no 41 - Novembro.2013 5DESTAQUE

As crianças da vilaTorres tiveram pelo séti-mo ano consecutivo aoportunidade de comemo-rar o seu dia nesse dia 12de Outubro de 2013 comuma grande festa da PAZpromovida pelas entida-des integradas que comseriedade e respeito sepreocupam com o bemestar da comunidade,principalmente as crian-ças. As entidades promo-toras dessa confraterni-zação foram: ODPH,PASSOS DA CRIANÇA,CAICO, JCI CURITIBA,GRUPO CARIDADE EMAÇÃO,,,,,,,,essas são asentidades promotoras dafesta que contaram como apoio da Se-cretaria Munici-pal do Esporte eLazer, S.E.N.A.E também de al-guns comérciosda comunidadecapas de sensi-bilizar-se porum trabalho sé-rio para o bemestar da nossacomunidade quesão eles: Merca-do Paranaense,Mercado SuperBoitânico, Deposito deReciclagem J&C. TayanePresentes, Mercado Pon-to Certo, Distribuidora deÁgua e Gás Atlântida, dis-tribuidora de água e gásC & E, Panificadora Pãodo Norte, Fênix distribui-dora de bebidas, Casa dosRegistros, Laticínios Ca-rolina, Unidade de Saú-de Capanema, J Junior,Alexandre Gordinho, Ju-liano Hoffmann, AntonioRosnei, Maria Jose Men-donça, Mercearia Cordei-ro, Preta da Associaçãoda Vila de Ofícios I e II.

Essa confraternizaçãoacontece todos os anosjustamente no dia 12 de

Comemorando o Dia das Crianças e Padroeira do BrasilFesta da Paz 2013 Vila Torres

Outubro para que as cri-anças comemorem o seudia que é comemoradoem todo o Brasil junta-mente com o dia da Pa-droeira, sendo assim as

entidades que cumpremas suas funções sociais navila Torres, acham que sãode suas responsabilidadessaírem a frente dando em

busca da promoção depolíticas pública sociaiscomunitária, e o lazer fazparte também desse pa-cote principalmentequando se refere a crian-

ças da nossa comunidade.Mesmo com o tempo

reduzido por aprovaçãoem discussão entre as en-tidades que promoverão o

evento quando nas ante-riores foram das 9:00 as17:00 hs, e essa foi das12:00 as 17:00 hs, as cri-anças puderam contarcom muitas brincadeirascomo: Camas Elásticas,Mesas de Jogos Educati-vos, Pés de Patos, Pernasde Pau, Basquete, Pibo-lin, Gincanas, apresenta-ções infantis, Gincanaseducativas, apresentaçõesmusicais com o grupo dePagode Puro Prazer, can-tor de Rap Gospel, a du-pla sertaneja Robson eJunior, muita comida erefrigerantes, vários sor-teios promovido peloscomércios local, e por fi-nal a partilha do tradici-onal bolo de quase 200kgs acompanhados demuitos presentes para to-das as crianças que se fa-

ziam presentes.A comunidade já está

acostumada a terem essafesta nesse dia do ano eque também acontecemnos meses de Dezembroque é a confraternizaçãode natal, por isso essasentidades que não se en-trega para as dificuldadesnem mesmo para a can-seira, tentam se viraremnos trinta em busca deapoios com arrecadaçõesde pessoas internas e ex-ternas que com muitoamor fraterno se unemem um só objetivo que épromover integração,união, paz e alegria paraas crianças e a comuni-dade em geral, e isso só épossível porque a comu-nidade também apóia eajuda as lideranças des-sas entidades que com

amor ao próximo respei-tam a comunidade sempedir nada em troca.

Por isso essas entida-des através dos seus re-presentantes agradecem atodos e todas da comuni-dade pelo apoio e pelapresença e que Deus aben-çoe todos vocês... Val(ODPH), Maurina (PAS-SOS DA CRIANÇA),Ezequiel (CAICO), Bia(JCI Curitiba), Neto(GRUPO CARIDADE EMAÇÃO), Saulo (GABINE-TE DA LIDERANÇA DOPREFEITO NA CAMA-RA), Jardel (PASTORALOPERÁRIA), Jose Cor-deiro (PASTORAL FA-MILIAR) Jaqueline(INSTITUTO VIDANOVA).

INTERATIVA: AFOLHA DAQUI.

Page 6: Interativa novembro2013

Ano II - no 41 - Novembro.20136 CIDADE

Page 7: Interativa novembro2013

Ano II - no 41 - Novembro.2013 7GERAL

Criação do conselho Municipal dos Direitosda Mulher é aprovada na Câmara Municipal

A Câmara Municipal deCuritiba aprovou no últi-mo dia 6, em segunda vo-tação e por unanimidade,o projeto de lei de autoriado Poder Executivo quereestrutura o antigo Con-selho Municipal da Condi-ção Feminina e cria emseu lugar o Conselho Mu-nicipal dos Direitos daMulher de Curitiba(CMDM).

“Com essa reestrutu-ração, o conselho atualganha caráter deliberativona formulação de políti-cas públicas para as mu-lheres curitibanas e ampliasignificativamente a parti-cipação da sociedade ci-vil”, explica a secretária daMulher de Curitiba, RoseliIsidoro, que acompanhoua votação da proposta emsegundo turno no plenárioda Câmara. Os movimen-tos sociais e entidades dedefesa dos direitos damulher na cidade ocupa-

CULINÁRIAMacarrão parisienseINGREDIENTES- 250g. de talharim- 1 colher(sopa) de man-

teiga- 1/2 xícara(chá) de leite- 2 xícaras(chá) de sobras

de frango(cozido ou as-sado)

- 1/2 lata de ervilha- 1/2 xícara(chá) de pre-

sunto picado- 1 lata de creme de leite- sal e pimenta a gosto

HUMOR

MODO DE PREPAROCozinhe o macarrão em

2 1/2 litros de água com sal.Enquanto isso, derreta amanteiga e misturandosempre junte

VENDEDORAMBULANTE

O vendedor ambulantebate à porta da casa:

- Minha senhora tenhoaqui linhas, agulhas, alfine-tes, presilhas, zíperes, gram-pos, pentes, escovas…

- Não preciso de nadadisso já tenho tudo!

- Então, que tal compraresse livro de orações praagradecer a deus por nãolhe faltar nada!

***HORA CERTA

O sujeito chega em casacaindo de bêbado e encon-tra a mulher furiosa senta-da na cama.

- Seu cafajeste! - esbra-veja ela. - Sabe que horassão?

- Não…- Cinco horas da ma-

nhã! Você não tem vergo-nha?

- Vergonha de quê? Eunão tenho culpa! Se eu es-tivesse em casa seria a mes-ma hora!

***

A PRAGA DA BEATAO bêbado entra no ôni-

bus lotado, se espreme da-qui, se espreme dali, vai seesgueirando até mais afrente. Na primeira freadabrusca, ele cai por cima deuma beata que, irritada,prognostica:

- Talvez o senhor nãosaiba, mas o senhor vai parao inferno!

E o bêbado, puxando acampainha desesperada-mente:

- Para, motorista! Para,que eu peguei o ônibus er-rado!

***O ARGENTINO

E O GÊNIOUm brasileiro e um ar-

gentino iam passeando na

fronteira do Brasil com aArgentina, quando de re-pente eles acham uma lâm-pada mágica e o gênio sia efala:

- O negócio é o seguin-te, a crise tá braba por isso,vou conceder um pedidopra cada um!

O argentino pulou prolado do seu país e falou:

- Yo quiero que ustedconstrua un muro que cir-cule todo mí país, un muroforte e grande, que não dei-xe nenhum estrangeiropassar, muito menos unbrasileño!

O gênio, num passe demágica, fez um muro em vol-ta de toda a Argentina.

- Sua vez brasileiro! -disse o gênio.

- Bom, você tem certe-za que não tem nenhum pe-rigo de vazamento?

- Não! - Responde o gê-nio.

- Então, enche isso deágua até a boca!

***

CONVERSAOs médicos resolvem

por uma piscina em umhospício bem de manhãcedo, para os loucosaproveitarem durante odia. De noite os médicospedem para os loucos sa-írem da piscina porque jáes tava f i cando tarde ,quando todos os loucosjá tinham saído da piscinavem um louco e perguntapara um médico se no diaseguinte ia ter mais, e omédico responde:

- Claro! Mas amanha vaiser ainda melhor.

E o louco pergunta:- Por quê?Então o médico respon-

de:- Porque amanhã ela vai

ter água.

Secretária da Mulher de Curitiba, Roseli Isidoro,

rão 60% das vagas de in-tegrantes do CMDM e opoder público, indicarágestores municipais parapreencherem 40% dessasvagas.

“Com este novo for-mato, de maior participa-ção popular e controlesocial, o conselho temcondições de definir defato os rumos das políti-cas públicas voltadas paraas mulheres da cidade,que se traduzem em me-

lhorias concretas na pres-tação dos serviços muni-cipais, no atendimento, nafiscalização e na garantiade direitos na busca pelaigualdade de oportunida-des entre homens e mu-lheres”, disse Roseli. A se-cretária lembra ainda quea orientação da adminis-tração municipal aos ges-tores aponta para a valo-rização da participaçãopopular e ampliação doscanais de diálogo com os

diversos segmentos e mo-vimentos sociais de Curi-tiba. Roseli agradeceu aoLegislativo Municipal porcompreender o significa-do da gestão das políticaspara as mulheres e a im-portância da aprovaçãodo projeto de lei para ascuritibanas.

“O conselho será umagente transformador noque diz respeito à garan-tia dos direitos da mulherna cidade de Curitiba”, dis-se o líder do prefeito naCâmara Municipal, verea-dor Pedro Paulo. O presi-dente da Casa, vereadorPaulo Salamuni, chamou aatenção para o papel dosconselhos gestores de po-líticas públicas: “A Lei Or-gânica prevê os conselhoscomo uma forma democrá-tica e compartilhada de ad-ministrar a cidade de Curiti-ba. E Curitiba tem avança-do bastante nessa dire-ção”, concluiu Salamuni.

Praças do Centro motivam requerimentos ao ExecutivoNeste ano, vereadores

da Câmara Municipal pro-tocolaram diversos reque-rimentos em favor das pra-ças centrais de Curitiba.Dois deles requerem me-lhorias na Praça Carlos Go-mes. O primeiro, da verea-dora Julieta Reis (DEM),

pede o conserto do calça-mento em frente à CaixaEconômica Federal (044.14980. 2013) que, segundoa vereadora, tem causadomuitos acidentes.

Outro pedido é de Chi-carelli (PSDC), que solicitaao Executivo a recolocação

dos arcos de metal que pro-tegem o gramado da praçaCarlos Gomes (044.15032.2013). “Pela faltadessa proteção, as pessoasque circulam pela praça cor-tam caminho pela grama,danificando a mesma e pre-judicando totalmente a pai-

sagem que essa praça deve-ria ter”, justifica o parla-mentar. Pelo mesmo moti-vo, Chicarelli protocoloupedidos em relação às pra-ças Generoso Marques(044.15031.2013) e SantosAndrade (044.14028.2013).

Já o vereador Jorge Ber-nardi (PDT) pede a coloca-ção de uma estátua de RuiBarbosa, na praça queleva o nome do jurista epolítico brasileiro, que par-ticipou do processo de Pro-clamação da República (044.15026.2013). Segundo o vere-ador, apesar de a praça ho-menagear Rui Barbosa, olocal “não tem uma estátuapara que no presente, e nofuturo, se possa lembrarsempre deste valorosorepresentante de nossahistória”.

Page 8: Interativa novembro2013

Ano II - no 41 - Novembro.20138 COMÉRCIO