geopolítica 1cursinhodapoli.net.br/web/arquivos/atena/atena_1/gp1_prof.pdf · ... domínio dos...

6
GEOPOLÍTICA 1 ONUR BUYUKTEZGEL / SHUTTERSTOCK

Upload: vongoc

Post on 09-Nov-2018

227 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

geopolítica 1

On

ur

Bu

yukt

ezg

el /

Sh

utt

erSt

Oc

k

geopolítica aula 1

4 polisaber

831-

1

protegerem seus interesses na região, os estados Unidos não respeitaram o resultado do plebiscito – que indicou a vontade popular em unificar o país sob o comando dos socialistas –, e a tensa relação entre socialistas (do norte) e capitalistas (do sul) evoluiu para o confronto armado que durou até 1953. o cessar-fogo assinado consolidou a separação dos dois países, que dura até a atualidade.

CHINA

RÚSSIA

Mar doJapão

JapãoMar doAmarelo

Nantes

COREIA DO NORTE

Chongjin

Kimchaek

Pyongyang

Seul

COREIA DO SUL

Pusan

AS DUAS COREIAS

Durante a Guerra Fria, a Coreia do sul contou com grandes investimentos dos estados Unidos, visando for-talecer o capitalismo na região. o país desenvolveu-se

economicamente e hoje é um dos líderes mundiais em tecnologia de ponta. No mesmo período, a economia da Coreia do Norte pouco se desenvolveu. o país investiu seus recursos na agricultura e foi governado de maneira autoritária pela elite política socialista. após o fim da União soviética, a China assumiu a posição de principal parceira comercial dos norte-coreanos.

as últimas décadas foram marcadas por uma tentativa de reaproximação entre as duas nações e, posterior-mente, pela retomada do afastamento entre elas. em 2004, foi criado um complexo industrial binacional, na cidade norte-coreana de Kaesong (ao sul do país). os investimentos foram feitos pela Coreia do sul, e o projeto pouco evoluiu por problemas políticos e militares que ocorreriam nos anos seguintes. Todavia, nos últimos anos, o governo da Coreia do Norte intensificou as pesquisas nucleares para fins militares, o que alarmou a comunidade internacional e afastou a retomada do diálogo que vinha sendo construída entre os dois países.

em 2017, motivada pelos constantes testes de arma-mento nuclear promovidos pela Coreia do Norte, a oNU adotou medidas mais rigorosas de boicote econômico contra o país. Foram impostas restrições às exporta-ções coreanas de tecidos e às importações de petróleo chinês. o objetivo das sanções seria enfraquecer finan-ceiramente a Coreia do Norte, obrigando a redução dos gastos militares.

exercícios

1. (enem-MeC)

Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da união Soviética não foram um período homogê-neo único na história do mundo. […] Dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de [19]70. Apesar disso, a história desse período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da união Soviética.

hOBSBAWM, eric J. A era dos extremos. São Paulo: companhia das letras, 1996.

o período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:

a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a primeira Guerra Mundial.b) domínio dos países socialistas do sul do globo pelos países capitalistas do norte.c) choque ideológico entre a alemanha nazista/União soviética stalinista, durante os anos 1930.d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.e) constante confronto das duas superpotências que emergiram da segunda Guerra Mundial.

As duas superpotências que sobressaíram no conflito da Segunda guerra Mundial, estados unidos, capitalista, e união Soviética, socialista, lideraram os seus respectivos blocos econômicos ideológicos que disputaram pela supremacia mundial.

polisaber 5

aula 1 geopolítica

831-

1

2. (FMU-sp) o pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo:a) reunir os países socialistas como a alemanha oriental e a alemanha ocidental contra a otan.b) consolidar a influência soviética sobre os países da europa oriental.c) conter a influência soviética sobre os países da europa oriental.d) consolidar a influência socialista na europa ocidental.e) consolidar a influência capitalista na europa oriental.

3. (Vunesp)

Coreia do Norte anuncia “estado de guerra” com a Coreia do SulA coreia do norte anunciou nesta sexta-feira [29.03.2013] o “estado de guerra” com a coreia do Sul e que negociará

qualquer questão entre os dois países sob esta base. “A partir de agora, as relações intercoreanas estão em estado de guerra e todas as questões entre as duas coreias serão tratadas sob o protocolo de guerra”, declara um comunicado atribuído a todos os órgãos do governo norte-coreano.

Disponível em: <http://noticias.uol.com.br> (adaptado).

a tensão observada entre a Coreia do Norte e a Coreia do sul está associada a:a) divergências políticas e comerciais, sendo que sua origem se deu após a emergência da nova da ordem mundial.b) divergências comerciais e econômicas, sendo que sua origem remete ao período da Guerra Fria.c) divergências políticas e ideológicas, sendo que sua origem se deu após a emergência da nova ordem mundial.d) divergências políticas e ideológicas, sendo que sua origem remete ao período da Guerra Fria.e) um incidente diplomático ocasional, que não corresponde à grande tradição pacifista existente entre as Coreias.

4. (Vunesp) em 1955 foi realizada na indonésia a Conferência de bandung, que lançou as bases do chamado Movi-mento dos Não alinhados. Considerando o contexto do pós-segunda Guerra Mundial, a Conferência de bandung expressava:

a) uma manifestação pelo reconhecimento internacional da hegemonia asiática sobre a economia do pós-guerra.b) uma ruptura com os padrões socioculturais preconizados pela Tríplice aliança e pela Tríplice entente.c) a resistência política contra os confrontos armados entre os países aliados e os países do eixo.d) a consolidação da influência socialista no hemisfério oriental, com a redefinição de antigas fronteiras políticas.e) a tentativa de alguns países de se manterem neutros diante da bipolaridade estabelecida pela Guerra Fria.

estudo orientado

exercícios

1. (Famerp-sp)

essa guerra Fria entre os estados unidos e a união Soviética, e que envolve igualmente suas respectivas “áreas de influência”, apresenta inúmeros aspectos ou facetas: a corrida armamentista, a corrida espacial, os tratados e acordos militares (especialmente a Otan e o Pacto de varsóvia), a “ideologia da guerra Fria”, como forma de controle sobre po-pulações e estados, a espionagem e os apoios ou incentivos a golpes militares e a oposições de governos aliados da

na década de 1940, durante a guerra Fria, ocorreu a divisão da península coreana entre coreia do Sul, capitalista, e coreia do norte, socialista. essa separação decorreu do conflito político--ideológico da época. emergindo como tigre Asiático, a coreia do Sul mostrava um bom desenvolvimento socioeconômico e tecnológico e dinamismo na economia. Já a coreia do norte, engendrada na doutrina socialista, preocupava-se em investir largamente em seu belicismo.

O Pacto de varsóvia (1955) foi um tratado de cooperação militar entre os oito países que formavam o bloco do leste europeu. Seus objetivos eram ser um bloco militar para proteger os países-membros de ataques, principalmente da Otan.

Alguns países, no contexto da guerra Fria, tentaram exercer uma posição de não alinhamento no conflito político-ideológico entre estados unidos e união Soviética. O maior expoente disso foi a conferência de Bandung, porém o maior obstáculo para o sucesso de seu objetivo foi o subdesenvolvimento dos países, periféricos em sua maioria.

polisaber 15

aula 2 geopolítica

831-

1

exercícios

1. (enem-MeC) Um dos fenômenos mais discutidos e polêmicos da atualidade é a globalização, a qual impacta de forma negativa:

a) na mão de obra desqualificada, desacelerando o fluxo migratório.b) nos países subdesenvolvidos, aumentando o crescimento populacional.c) no desenvolvimento econômico dos países industrializados desenvolvidos.d) nos países subdesenvolvidos, provocando o fenômeno da “exclusão social”.e) na mão de obra qualificada, proporcionando o crescimento de ofertas de empregos e fazendo os salários caírem

vertiginosamente.

2. (Unicamp-sp) sobre a revolução informacional e suas implicações para a reorganização do mundo contemporâneo, podemos afirmar que:

a) alguns estados e um conjunto diminuto de grandes empresas controlam o essencial da revolução tecnológica em curso, atualizando o desenvolvimento geograficamente desigual.

b) dado o alcance planetário do sistema técnico informacional, a população tem amplo acesso a uma informação verdadeira que unifica os lugares, tornando o mundo uma democrática aldeia global.

c) há um acentuado enfraquecimento das funções de gestão das metrópoles, processo determinado pela descentralização da produção, apoiada no uso intensivo das tecnologias da informação e comunicação.

d) os mais diversos fluxos de informações perpassam as fronteiras nacionais, anulando o papel do estado-nação como ente regulador e definidor de estratégias no jogo político mundial.

3. (Mackenzie-sp) o termo “globalização expressa um processo, sobretudo de natureza econômica, atualmente em curso, que atinge dimensão planetária. entre as características principais da globalização, destacam-se:

i. a descentralização espacial das funções produtivas entre vários países e continentes.ii. o fortalecimento dos estados nacionais, aumentando o papel do estado como administrador das economias e

provedor do bem estar social.iii. o crescimento das discussões internacionais sobre o meio ambiente, em função de pressões de oNGs e da relativa

ampliação da consciência ecológica.É (são) correta(s) a(s) característica(s):

a) i e ii, apenas.b) i e iii, apenas.c) apenas ii.d) ii e iii, apenas.e) i, ii e iii.

4. (Vunesp) Criado em resposta às crises econômicas do final da década de 1990, o G-20 reflete o contexto de:a) unilateralidade da antiga ordem mundial, marcada pela supremacia britânica no Conselho de segurança das Nações

Unidas.b) bipolaridade da antiga ordem mundial, caracterizada pela estabilidade financeira dos países desenvolvidos e sub-

desenvolvidos.c) multipolaridade da antiga ordem mundial, marcada pelo fortalecimento da cooperação entre blocos econômicos.d) multipolaridade da nova ordem mundial, caracterizada pela diversidade de interesses das economias industrializa-

das e emergentes.e) bipolaridade da nova ordem mundial, caracterizada pelo controle estadunidense e soviético das instituições finan-

ceiras internacionais.

A globalização não eliminou as disparidades regionais.

A revolução informacional iniciou-se na segunda metade do século XX, principalmente depois da década de 1970, quando houve várias descobertas e avanços tecnológicos nos campos da informática, robótica, transportes, telecomunicações, entre outros. entretanto, a revolução informacional beneficiou mais os países desenvolvidos.

no avanço da globalização, e também do neoliberalismo, o estado vem perdendo sua autonomia política, como se percebe pelas privatizações de empresas estatais e formação de blocos econômicos. contudo, os avanços da revolução técnico-científico-informacional trazem avanços nas tecnologias de comunicações e transportes que beneficiam as indústrias, fazendo com que elas se instalem em lugares com menos impostos e taxas fiscais e com leis ambientais mais brandas.

O caráter multilateral e multipolar da nova ordem mundial da economia mundial é representado pelo g-20 na atualidade. O grupo político é composto pelos países do g-7, pela união europeia e por 12 países emergentes.

polisaber 23

aula 3 geopolítica

831-

1

a paisagem urbana reflete a desigualdade social, opondo a cidade formal e a informal numa segregação espacial, sendo a cidade informal composta por submoradias (palafitas, cortiços, favelas, entre outras) com infraestrutura precária, e a formal apresentando infraestrutura razoável (bairros proletários) e excelente (bairros nobres), além do respeito ao plano Diretor, regras básicas para o crescimento ordenado da cidade. esse plano provém de ampla discussão com a sociedade, envolvendo o poder econômico, o poder político, as universidades, os técnicos e, o mais importante, os cidadãos.

buscando democratizar o espaço urbano, o governo federal criou, em 2001, o estatuto da Cidade, destacando três pilares: a obrigatoriedade do plano Diretor para cidades acima de 20 mil habitantes; a adoção do ipTU progressivo para combater a especulação; e o orçamento participativo, importante ferramenta de consulta popular, visando equacionar problemas locais (bairros).

outra característica do subdesenvolvimento brasileiro seria o trabalho análogo à escravidão que acontece nas fazendas, por meio de dívidas contraídas nos armazéns, sendo manipuladas pelo proprietário e ocorre também no comércio e confecções têxteis do país, destacando-se o caso de peruanos e bolivianos em são paulo. as características do trabalho escravo moderno seriam: jornadas exaustivas com sobrecarga de trabalho, condições degradantes e o constante assédio moral, com ameaças e violência psicológica e física.

exercícios

1. (Fuvest-sp) o estatuto da Cidade, lei no 10.257, de 10 de julho de 2001, chega com atraso de 37 anos, em relação ao estatuto da Terra, e dispõe, entre outros pontos, sobre:

a) as metas de financiamento habitacional para a população de baixa renda.b) o direito dos consumidores na cidade.c) o estabelecimento do ipTU progressivo, de acordo com regulamentação municipal.d) os gastos públicos, controlando o endividamento das prefeituras.e) as metas de consumo energético urbano, estabelecidas pelo governo federal.

2. (Vunesp) analise o gráfico.

60

50

40

2005 20102000

30

%

90

80

70

19951990

20

19851980

10

197519700

1965

Básico

Evolução das exportações brasileiras por tipo de produto, 1965-2010

Manufaturado

Semimanufaturado

Fonte: Samuel Frederico. Geografia, v. 37, 2012 (adaptado).

O estatuto da cidade, lei no 10.257, de 10 de julho de 2001, estabelece normas para o uso do solo urbano, como a cobrança progressiva do IPtu (Imposto Progressivo territorial urbano), dependendo da regulamentação do município, visando combater a especulação imobiliária.

houve uma mudança qualitativa na pauta das exportações brasileiras entre os anos retratados no gráfico. há uma diminuição nas vendas para o exterior de produtos manufaturados e semimanufaturados depois do ano 2000 (setor secundário); em contrapartida, nota-se um aumento gradativo das exportações do setor primário (produtos básicos). Isso mostra a reprimarização que o Brasil sofreu no século XXI.

geopolítica aula 3

24 polisaber

831-

1

a partir da análise do gráfico e de conhecimentos sobre as características qualitativas do comércio exterior brasi-leiro, o termo que exprime corretamente a orientação assumida pela pauta de exportações brasileiras a partir do século XXi é o de:

a) sofisticação.b) industrialização.c) estagnação.d) reprimarização.e) crescimento.

3. (Vunesp)

leia o texto para responder à questão.

A industrialização contemporânea requer investimentos vultosos. no Brasil, esses investimentos não podiam ser feitos pelo setor privado, devido à escassez de capital que caracteriza as nações em desenvolvimento. Além disso, o crescimento econômico do Brasil, um recém-chegado ao processo de modernização, processou-se em condições socioeconômicas diferentes. um efeito internacional de demonstração, na forma de imitação de padrões de vida, entre países ricos e pobres, e entre classes ricas e pobres dentro das nações, resultou em pressões significativas sobre as taxas de crescimento para diminuir a diferença entre nações desenvolvidas e em desenvolvimento. em vista das aspirações de melhores padrões de vida, o governo desempenhou um papel importante no crescimento econômico recente do Brasil.

carlos Manuel Peláez e Wilson Suzigan. História monetária do Brasil, 1981 (adaptado).

De acordo com o texto, uma das particularidades do processo de industrialização brasileira é:a) o controle das matérias-primas industriais pelas nações imperialistas do planeta.b) a escassez de mão de obra devido à sobrevivência da pequena propriedade rural.c) o domínio da política por setores sociais ligados aos padrões da economia colonial.d) a emergência da industrialização em meio a economias internacionais já industrializadas.e) a existência prévia de um amplo mercado consumidor de produtos de luxo.

4. (Mackenzie-sp) a respeito do “milagre econômico” do governo Médici (1969-1974), são feitas as afirmações seguintes.

i. o “milagre” representou um período de altas taxas de crescimento do pib (de até 14%), com avanços extraordi-nários na indústria, na agricultura e no comércio.

ii. a política econômica baseou-se, simultaneamente, na concessão de subsídios e incentivos fiscais às indústrias e na imposição do arrocho salarial aos trabalhadores.

iii. os avanços econômicos conduziram o brasil à situação de oitava economia mundial, condição amplamente utilizada como propaganda pelo regime militar.assinale:

a) se apenas i é correta.b) se apenas ii é correta.c) se apenas iii é correta.d) se apenas i e ii são corretas.e) se i, ii e iii são corretas.

embora o princípio da industrialização brasileira tenha se dado no século XIX, com a permissão de 1808 para o estabelecimento de indústrias, a tarifa Alves Branco de protecionismo de 1844 e a era Mauá, com início em 1850, a industrialização como processo mais consolidado se dará no período do primeiro governo de getúlio vargas (1930-1945). comparando com os processos industriais dos grandes países capitalistas, percebe-se que a industrialização brasileira é tardia.

O milagre econômico ocorrido no governo Médici (1969-1974) aconteceu devido ao rápido crescimento econômico, com o PIB brasileiro crescendo acima de 11% ao ano. Assim, houve melhoras na infraestrutura do país e investimento na indústria. entretanto, houve um grande aumento da dívida externa brasileira e não houve distribuição de renda, apesar do crescimento da economia, o que aumentou mais ainda as desigualdades sociais no país.