gabarito edição nº 341

8
JORNAL DA EDUCAÇÃO ANO VIII EDIÇÃO Nº 341 RIO BRANCO-AC, 14 A 21 DE FEVEREIRO DE 2011 E-MAIL: [email protected] Leia a versão online desta edição em www.portalgabarito.com.br ESCOLA PÁGINA 8 Colégio Meta inicia ano letivo com semana pedagógica Professores do Colégio Meta participam de atividades de planejamento antes do início das aulas. A novidade foi o treinamento na lousa interativa, recurso pedagógico que será utilizado este ano. PÁGINAS 4 E 5 APROVAÇÃO REALIZA FESTA PARA CALOUROS DA UFAC Uma festa foi realizada na manhã da sexta-feira, 4, pelo Curso Aprovação para homenagear os calouros aprovados no vestibular da Universidade Federal do Acre (Ufac). ATUALIDADE PÁGINA 6 Colégio Vitória realiza reunião de pais dia 26 Livraria Betel atende listas das escolas particulares PÁGINA 2 FACULDADE PÁGINA 3 Iesacre terá vestibular para curso em Produção Audiovisual

Upload: portal-gabarito

Post on 30-Mar-2016

246 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Edição nº 341, de 13 a 21 de fevereiro de 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Gabarito Edição nº 341

JORNAL DA EDUCAÇÃO

Ano VIII EdIção nº 341 RIo BRAnco-Ac, 14 A 21 dE fEVEREIRo dE 2011 E-MAIL: [email protected]

Leia a versão online desta edição em www.portalgabarito.com.br

Gabarito

E S C O L A

Página 8

Colégio Meta inicia ano letivo com

semana pedagógicaProfessores do Colégio Meta participam de atividades de planejamento antes do início das aulas. A novidade

foi o treinamento na lousa interativa, recurso pedagógico que será utilizado este ano.

PáginaS 4 E 5

APROVAÇÃO REALIZA FESTA PARA CALOUROS DA UFAC

Uma festa foi realizada na manhã da sexta-feira, 4, pelo Curso Aprovação

para homenagear os calouros aprovados no

vestibular da Universidade Federal do Acre (Ufac).

A T U A L I D A D E

Página 6

Colégio Vitória realiza reunião de pais dia 26

Livraria Betel atende listas das escolas particulares

Página 2

F A C U L D A D E

Página 3

iesacre terá vestibular para curso em

Produção audiovisual

Page 2: Gabarito Edição nº 341

V A R I E D A D ERio Branco-acre, 14 a 21 de fevereiro de 2011Gabarito

2- JORNAL DA EDUCAÇÃO

Livraria Betel cria seção para atender listas das escolasLivraria dispõe de livros indicados por todas as escolas particulares

Um espaço exclusivo para o atendimento dos pais na volta às aulas para adquirir

os livros que farão parte das listas das escolas particulares do ano letivo de 2011 foi criado na Livraria Betel.

As coleções das grandes edi-toras que fazem parte do Grupo IBEP, como a Companhia Editora Nacional e Conrad, além do Gru-

po Saraiva, que a Livraria Betel representa com exclusividade no Acre, estão sendo atendidas.

Os pais poderão encontrar na Livraria Betel os livros indicados pelas escolas Max, AME, SESC, ABC, SESI, Primeiro Passo, Cata Vento, Colégios Alternativo e Padrão e do Instituto Imaculada Conceição.

A Livraria Betel dispõe de livros de todas as séries, tanto

do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. Na Editora Saraiva estão como destaques li-vros didáticos como a coleção Eu Gosto, que foi desenvolvida para atender plenamente às necessi-dades de alunos e professores na prática pedagógica diária, como também outros livros que aten-derão às escolas, como a coleção Doki, da Editora Fundamento.

Outra coleção em destaque em 2011 é Batuque Batuta, volta-da para o ensino de música, uma exigência da nova legislação. A Livraria Betel está localizada na Rua Guiomard Santos, 348, Bosque e os pais podem entrar em contato através dos telefones 3223-8909 e 3223-8945. Um e-mail está sendo disponibilizado para os clientes: [email protected].

Espaço na Livraria Betel é exclusivo para o atendimento de pais na compra de livros didáticos

GabaritoPublicação dirigida para

a área da Educação

Jornalista Responsável:Evaldo Pereira Ribeiro

(164 DRT/AM)

n A linguagem começa com a junção das sílabas, acompanhadas com o sopro dos pulmões. O ar é modelado diversas vezes pela possibi-lidade da abertura da boca e movimento dos lábios e da lín-gua. A cada movimentação da boca são formadas as vogais, consoantes, sílabas, palavras e as frases.

Se não vivêssemos em sociedade provavelmente não teríamos desenvolvido a fala e a escrita, só emitiríamos alguns ruídos. Não se sabe ao certo quando os idiomas surgi-ram, porém uma coisa é certa, a língua necessita de falantes para existir; a língua é viva e acompanha a sociedade ao longo do tempo, expressando através de estruturas linguís-ticas que vão adaptando-se e

Língua: um instrumento vivo

ARTIGO

Ana Paula Diniz

reinventando-se à medida que as pessoas vão organizando o mundo em que vivem.

Geralmente as mudanças acontecem primeiro na maneira de falar, e só depois no modo de escrever, pois a escrita ne-cessita de alterações que são determinadas mediante leis, como é o caso do Acordo de Unificação elaborado nos anos 90 e ratificado recentemente, que consiste em criar uma língua unificada para os países que usarem a língua portuguesa como oficial.

A internet mudou algumas relações sociais, adicionando uma nova linguagem caracte-rística dos formatos e gêneros discursivos em que apresenta nesse contexto, como blog, chat, Messenger, e-mail, entre outros, porém o impacto da internet é puramente tecno-lógico: é uma revolução dos modos sociais de interagir no meio. O que permite uma árdua tarefa para os falantes, que é instigar e identificar as variedades sócias- linguísticas e os adventos da tecnologia e a difusão da internet e não deixar que a língua que está sendo criada para a comunicação num veículo restrito venha interferir na nossa língua oficial.

ACESSO À UNIVERSIDADE n O nível de acesso à educação universitária na América Latina é de 32%, bem abaixo dos 87% da Europa, 67% da Ásia e 62% dos Estados Unidos. Chile, Bra-sil e Colômbia são os países da América Latina com os maiores percentuais de estudantes que podem cursar estudos supe-riores. O assunto foi analisado no fórum “reforma e política educativa na América Latina: inovação, inclusão e alianças público-privadas”, organizado pelo Conselho das Américas e o Miami Dade College.

ENEM SUBSTITUIRÁ ENADE n A partir deste ano, alunos in-gressantes de cursos superiores avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) não terão que fazer a prova caso tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa é uma de-manda antiga do setor privado que passa a valer a partir deste

EDUCAÇÃO EM FOCOano. O Enade é aplicado a alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores para medir a qualidade do ensino oferecido. Comparando o desempenho daqueles que estão entrando e dos que estão se formando, o Ministério da Educação (MEC) calcula o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observa-do e Esperado (IDD), que mede o quanto o aluno aprendeu du-rante o curso.

BAIXA ADESÃO AO FIESn O Ministério da Educação está descontente com adesão das instituições privadas de ensino ao fundo garantidor do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e com a baixa procura dos estu-dantes pelo programa. Menos de 20% das mantenedoras que participam do Fies aderiram ao projeto do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc), que elimina a necessi-dade de o estudante ter um fiador para participar do programa.

3224-0726

VIVA COM PAIXÃO QUE

O SUCESSO CORRE

ATRÁS DE VOCÊ

Page 3: Gabarito Edição nº 341

F A C U L D A D E

Rio Branco-acre, 14 a 21 de fevereiro de 2011 Gabarito3

JORNAL DA EDUCAÇÃO -

Primeiro vestibular para o novo curso será realizado em maiolismo do Iesacre, professor MSc. Evaldo Pereira Ribeiro, diz que os Cursos Superiores Tecnológicos (CST) têm como objetivo formar profissionais aptos a desenvolver de forma plena e inovadora as ati-vidades de um determinado eixo tecnológico e com capacidade de utilizar, desenvolver ou adaptar tecnologias com a compreensão crítica.

No caso do Curso Superior de Tecnologia em Produção Au-diovisual do Iesacre, o objetivo é formar profissionais com com-petência para atuar no âmbito das atividades essenciais para a

MEC autoriza CST em Produção Audiovisual

realização de obras audiovisuais, a partir dos suportes televisivos, ci-nematográficos e videográficos.

Segundo o professor Evaldo Ribeiro, o profissional formado no CST em Produção Audiovisu-al pode trabalhar em produtoras independentes, que desenvolvem conteúdo para internet e celu-lar, emissoras de TV e Rádio, emissoras de TV por assinatura. “Estes profissionais podem atuar na criação de roteiros, produção, pós-produção, direção e edição de produtos de áudio e vídeo e na manutenção da programação de emissoras de rádio e TV”.

A Secretaria de Educação Profissional e Tecno-lógica do Ministério da Educação (MEC)

autorizou através da Portaria nº 295, de 15 de dezembro de 2010 a oferta do Curso Superior Tecno-lógico em Produção Audiovisual pelo Instituto de Ensino Superior do Acre (Iesacre).

Serão oferecidas vagas para os turnos vespertino e noturno e o primeiro vestibular para o novo curso será realizado em maio deste ano, com início das aulas no segundo semestre de 2011. O coordenador do curso de Jorna-

n Os cursos superiores de tecnologia popularmente conhecidos como tecnólogos, estão em sintonia com o que há de mais atual no mercado de trabalho. Com duração média de dois anos, essa modalidade de educação universitária tem validade oficial, como os demais cursos superiores (bacharelado ou licenciatura). Por exemplo, com um diploma de tecnólogo é possível fazer pós-graduação em nível de especialização, MBA ou mestrado.

Segundo o Ministério da Educação, o curso superior de tec-nologia “é aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio, ou equivalente, e que tenham sido classificados em processo seletivo. Os graduados nos CST (Cursos Superiores de Tecnologia) denominam-se tecnólogos e são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços”.

Os cursos superiores de tecnologia são fundamentados em leis e diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A Legislação Básica de Graduação Tecnológica encontra-se no site do MEC (http://portal.mec.gov.br/setec). É importante notar que o MEC também determina quais cursos de tecnólogos são reconhecidos no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.

Comparando os cursos superiores tecnológicos com os cur-sos de graduação, o professor Evaldo Ribeiro destaca que os Cursos Superiores Tecnológicos desenvolvem profissionais de perfis amplos, com capacidade de pensar em forma reflexiva, com autonomia intelectual e sensibilidade ao relacionamento interdisciplinar, que permita aos seus egressos prosseguirem seus estudos em nível de pós-graduação. “Em outras palavras o CST alia o conhecimento às necessidades do mercado”, destaca o coordenador.

Ele enfatiza que a grande vantagem do CST em Produção Audiovisual é o tempo de duração do curso, que é de dois anos, o que pode significar economia de tempo para aqueles que que-rem uma entrada mais rápida no mercado de trabalho. “Outra característica importante desta modalidade de ensino superior é o foco específico do curso onde o profissional estará certo de sua área de atuação”.

Competências e habilidades do Curso Superior Tecnológico em Produção Audiovisual

n Dentre as competên-cias que os formandos em Produção Audiovisual podem desenvolver, diz o professor Evaldo Ribeiro, está a de projetar soluções criativas e inovadoras utilizando técnicas e co-nhecimentos audiovisuais e tecnologia afins que facilitem o processo de desenvolvimento de no-vos produtos para Rádio e TV. “O profissional

estará apto a dominar a linguagem própria da produção audiovisual expressando conceitos e soluções, de acordo com as diversas técnicas de expressão e reprodução visual”.

Além disso, o profissional poderá atuar interdisciplinarmente, em conjunto com especialistas de áreas afins do design e tecnologia, a utilizar conhecimentos diversos e atuar em equipes interdisciplinares na elaboração e execução de pesquisas e projetos.

Na parte de habilidades, os profissionais formados no CST em Produção Audiovisual, poderão atuar na elaboração de projetos audiovisuais enfatizando a inovação e criação de novas tecnologias; adequação dos projetos na área de audiovisual às necessidades da sociedade e dos usuários e as demandas do mercado regional; e de-finição de características estéticas, funcionais e estruturais de novos produtos na área audiovisual.

Vantagens dos Cursos Superiores Tecnológicos

autorização por parte do MEC é comemorada pelo coordenador do curso de Jornalismo, Evaldo Ribeiro

Page 4: Gabarito Edição nº 341

Rio Branco-acre, 14 a 21 de fevereiro de 2011

4Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

V E S T I B U L A R

Aprovados no vestibular da Universidade Federal do Acre (Ufac) participam de festa realizada pela direção do curso

curso, como forma de agradecer a confiança dos nossos alunos”, disse o diretor do Curso Aprova-ção, professor Gilberto Hadad.

Uma lista com 108 aprova-dos foi divulgada pela direção, mas ainda não estava concluída. “Estamos recebendo e-mails e telefonemas de alunos que par-ticiparam de outros vestibulares. Acreditamos que esta lista ainda terá novos nomes”.

Uma conquista especial foi comemorada pela aluna Charle-ne Cristine Rodrigues Menezes, que sempre estudou em escolas públicas. Por quatro anos prestou vestibular para o curso de Medi-cina. “Concluí meus estudos na Escola José Rodrigues Leite e meus pais sempre me apoiaram nesta escolha do curso”.

Este ano Charlene Cristine conquistou o sonho e foi come-morar com os colegas. Ao todo, foram oito aprovados no curso, inclusive o 2º lugar, Athaid Da-

Curso Aprovação realiza festa para comemorar resultado do vestibularvid.

Segundo Athaid, que concluiu o Ensino Médio no ano passado no Colégio Meta, alguns dife-renciais oferecidos pelo Curso Aprovação foram fundamentais para conquistar a vaga. “Foi a primeira vez que estudei no Aprovação e posso dizer que o acompanhamento e motivação por parte dos professores contri-buíram para essa conquista”.

Início das aulas - Na segunda-feira, 7, foram iniciadas as aulas do pré-vestibular de 2012 da Ufac. Os interessados em parti-cipar das aulas devem procurar a secretaria do curso na Ave-nida Ceará, 612, no Habitasa. Informações podem ser obtidas através do telefone 3223-2607. “Vamos continuar oferecendo um ensino com qualidade, para que os jovens continuem a realizar o sonho de serem aprovados no vestibular”, diz o diretor.

O Curso Aprovação ofereceu aos aprova-dos no vestibular da Universidade Federal

do Acre (Ufac) um churrasco na sede do curso. A comemoração começou às 10 horas e os calou-ros participaram até às 16 horas. “A festa já é uma tradição do

Professor gilberto Hadad, diretor do Curso aprovação, comemora com aprovados Charlene Cristine é exemplo de perseverança: aprovada em Medicina

Professores participam da homenagem aos calouros de Medicina

athaid (no topo) com os colegas aprovados no curso de Medicina

Page 5: Gabarito Edição nº 341

V E S T I B U L A R

Rio Branco-acre, 14 a 21 de fevereiro de 2011

5GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO -

Curso Aprovação realiza festa para comemorar resultado do vestibular

noME cURSo cLASSIfIcAção1. ATHAID DAVID MEDICINA 2º 2. DAVI DANTAS MUNIZ MEDICINA 11º 3. TAYNA DA SILVA DOMINGOS MEDICINA 18º4. CÁSSIO BRAGA MEDICINA 20º5. ALISON LOPES DA SILVA MEDICINA 27º6. CHARLENE CRISTINE MEDICINA 32º7. ANA PAULA COELHO ROCHA MEDICINA 36º8. CAROLINE CARVALHO FERRO MEDICINA 28º9. RAÍSSA SANTOS FUNES MEDICINA SÃO LUCAS10. JHONNY FRAGOSO MEDICINA RORAIMA11. HORTÊNCIA RAFAELE LEITE MEDICINA SÃO LUCAS12. NAYARA MEDICNA SÃO LUCAS13. NATÂNIA DE ANDRADE CAMARGO MEDICINA SÃO LUCAS14. RODRIGO MEDICINA SÃO LUCAS15. CAMILA PASCHOAL MEDICINA SÃO LUCAS16. JÉSSICA LIMA MARTINS DIREITO 5º 17. LUCAS RODRIGUES GUIMARÃES DIREITO 6º 18. MATHEUS DE MACEDO PESSANHA DIREITO 7º19. DANIELLA ALVES BRUM DIREITO 10º20. JACKSON FARIA SOUSA DIREITO 13º21. FRANCELINO PEREIRA DA SILVA DIREITO 15º 22. ARYANE MAIA DOMINGOS DIREITO 16º23. THAINA LOUISE GONÇALVES DIREITO 17º24. MARIA MARIANA SOARES DIREITO 18º25. BRUNO ALVES VIEIRA DIREITO 21º26. ADAM SÉRGIO M. ROCHA DIREITO 25º27. MATHEUS BITTENCOURT PIRES DIREITO 28º 28. MARCOS VINICIUS FRANKLIN DIREITO 30º29. LARISSA SOUZA CARVALHO DIREITO 34º30. AMANDA RIBEIRO BARBOZA DIREITO 36º31. PEDRO COUTINHO JUNIOR DIREITO 40º 32. ANDRÉ MATHEUS DE ASSIS DIREITO 44º33. ÍTALO MEDEIROS DIREITO UFAC34. THEANNE LOUISE G. SOUZA DIREITO UNIR35. RAQUEL MÉRCIA DIREITO UNIR36. ROMERITO DIREITO UNIR37. THAINÁ LOUISE G. SOUZA DIREITO UNIR38. WESLEN RODRIGO NEGREIROS DIREITO/CZS 9º 39. JOÃO GABRIEL DA SILVA DIREITO/CZS 34º40. VANESSA MACIEL ENG.CIVIL 1º41. PEDRO BRUNO BANDEIRA ENG.CIVIL 2º42. FELIPE MUNIZ LOPES ENG.CIVIL 3º43. DAPHNE DE OLIVEIRA PERES ENG.CIVIL 4º44. PEDRO AUGUSTO S. DE OLIVEIRA ENG.CIVIL 8º45. YURI MUNIZ E SILVA ENG.CIVIL 24º46. THAIS YULE ENG.CIVIL 28º47. ANDRÉ LUIZ BARREIROS ENG.CIVIL 30º48. PEDRO HENRIQUE ARAÚJO ENG.CIVIL(BACHARELADO) 31º 49. JÉSSICA KARINE BARROS ENG.CIVIL 43º50. THIAGO MOTA DE SOUSA ENG.CIVIL 48º51. PABLO JOSÉ CUSTÓDIO ENG.ELÉTRICA 3º52. CERES GONÇALVES FERNANDES ENG.ELÉTRICA 6º53. RONDINELLY SHALOM VIEIRA ENG.ELÉTRICA 17º 54. EDUARDOBARBOZA GOMES ENG.ELÉTRICA 27º

Relação dos aprovados por curso e classificaçãonoME cURSo cLASSIfIcAção 55. LUIZ HENRIQUE BALDUINO ENG.ELÉTRICA 29º56. MAYCON SANTOS THAUMATURGO ENG.ELÉTRICA 42º 57. MATHEUS MARTINS SPULDARO ENG.ELÉTRICA 49º 58. MATHEUS GONÇALVES PONTES ENGENHARIA FURG59. THAÍS BRASIL MED.VET 1º60. EDUARDO DE SOUZA GALDINO MED.VET 6º61. TAYNAN DE OLIVEIRA MOURA MED.VET 7º 62. LUCAS ALMEIDA MIRANDA MED.VET 16º 63. ALISSA COSTA OLIVEIRA MED.VET 21º 64. RAISSA SOUZA DE MORAIS MED.VET 39º 65. TAMYRIS MARIA DOURADO MED.VET 44º 66. INGRID GAMA DA SILVA NUTRIÇÃO 1º67. LUCAS LIMA DE ANDRADE NUTRIÇÃO 3º68. THAYRINE CARDOSO NUTRIÇÃO 4º69. MICHELLE FARIAS FRANCO NUTRIÇÃO 10º 70. ANGELINA DE SIMONE CAMARGO NUTRIÇÃO 14º 71. ANA CAROLINA BRITO NUTRIÇÃO 15º 72. LORRANY FRANÇA RODRIGUES NUTRIÇÃO 24º 73. CAMILA DE FARIAS VICTOR NUTRIÇÃO 28º 74. LUIZA PESSOA DE ARAUJO NUTRIÇÃO 31º 75. MAYANNE DA COSTA SALES NUTRIÇÃO 40º 76. CHRISTHIAN RODRIGUES ENG.FLORESTAL 1º77. FRANCISCO DIOGO DE S. MACHADO ENG.FLORESTAL 7º78. PEDRO LUCAS BISPO ENG.FLORESTAL 18º79. THIAGO ALVES DA SILVA ENG.FLORESTAL 17º80. JOAO BOSCO DE OLIVEIRA JUNIOR ENG.FLORESTAL 71º81. DAFNI FIRMINO CAVALCANTE SIST.INFORMAÇÃO 4º82. DANILO DE SOUZA SIST.INFORMAÇÃO 19º83. AVA NEVES ALVES MIRANDA ECONOMIA 2º84. VINICIUS VIEIRA ANTUNES ECONOMIA 37º 85. JOÃO PAULO MAIA COMUN.SOCIAL 2º 86. LUISA GRAZIELE OLIVEIRA COMUN.SOCIAL 15º 87. KENEDI RODRIGUES COMUN.SOCIAL 39º 88. KEROLAYNE MENES DE ARAÚJO HISTÓRIA 1º 89. KAREN ALESSANDRA ALMEIDA HISTÓRIA 2º90. YAGO CAVALCANTE HISTÓRIA 47º91. SANDRINNY DA SILVA SANTIAGO ENFERMAGEM 6º92. AMANDA CRISTINA MANDROTI ENFERMAGEM 9º93. MIRLA JÉSSICA SAMPAIO ENFERMAGEM 12º 94. MESSIAS NUNES DA SILVA LETRAS FRAN 1º95. ANA BEATRIZ SANTOS DOS ANJOS L.PORTUGUÊS 5º96. ÉLLEN DA SILVEIRA LETRAS .PORT 7º 97. DOUGLAS MACIEL E SILVA ENG.AGRO 28º 98. KARINA PEREIRA ENG.AGRO 49º 99. IRÍSDORIS RODRIGUES CIÊN.BIO 2º100. TUANNY ANAISSI CIÊN.BIO 3º101. ADRIANE LIMA RODRIGUES FÍSICA 14º 102. UEIDSON LUIZ DE LIMA GEOGRAFIA 14º 103. RUANA CRISTINE SAÚDE COLETIVA 6º104. JOANNE THYLLARA QUÍMICA 23º 105. MATHEUS CAVALCANTE DE ARAUJO MEDICINA FIMCA106. IAGO CHAVES ENG. FLOR. UFAC107. MARIANA MACHADO NUTRIÇÃO UFAC108. BRENO KALYL MED. VET. UFAC

Page 6: Gabarito Edição nº 341

Rio Branco-acre, 14 a 21 de fevereiro de 2011

6 A T U A L I D A D E

Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

Primeira reunião com os pais será realizada no Theatro Hélio Melo

nos. “Conseguimos concluir a quadra, com a instalação da rede de proteção”.

Outro investimento realizado foi a contratação de professores com dedicação exclusiva para as turmas do 2º ao 5º Ano. “A Rede Pitágoras tem um excelente material didático e temos que garantir que o professor esteja preparado para trabalhar os con-teúdos em sala de aula”.

A dedicação exclusiva dos professores vai garantir que os mesmos atuem em sala de aula no período da manhã e a tarde possam realizar aulas de refor-ço e planejar as aulas. Além dessa conquista, os professores também estão sendo estimula-dos a continuarem os estudos, através do Curso de Formação Continuada oferecido pela Rede Pitágoras.

Colégio Vitória prepara reunião de pais dia 26

As aulas no Colégio Vi-tória/Instituto Águias do Saber começaram na segunda-feira, 7, e

terça-feira, 8. Com o início das aulas, a diretora Eva Oliveira Passarinho divulgou o calendário de atividades deste ano.

A primeira atividade a ser re-alizada é a reunião dos pais, com a participação da professora Eva Isquierdo, que ministrará uma palestra abordando o tema “A importância dos pais na vida do filho e do filho na vida dos pais”. O encontro ocorrerá no sábado, 26, no Theatro Hélio Melo, a partir das 18 horas.

Além do calendário de ati-vidades, a diretora destacou algumas conquistas e investi-mentos realizados no início do ano, como forma de oferecer melhores condições para os alu-

n A Faculdade Interativa COC comemora a aprovação de alunos e professores no concurso públi-co realizado pela Secretaria de Educação do Estado. Segundo a coordenadora da faculdade, professora Ana Cristina Araújo, a COC tem se destacado pela qualidade de ensino oferecido aos alunos, comprovada na apro-vação de professores/tutores e alunos em concursos públicos.

A coordenadora destaca o resultado dos concursos. “No último concurso para professor do Estado, foram aprovados os nossos tutores professor Julio Jen Marques Ramirez (Letras

COC comemora resultado de concurso público

Espanhol), professora Érica Ne-ves (Pedagogia), e nossas alunas, agora já também professoras, Ávila de Souza Oliveira (Peda-gogia) e Nancy Barroso de Elera (Letras/Espanhol)”.

Recentemente no Processo Seletivo para Estagiário de Nível Superior do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), foram aprovadas as acadêmicas Maria Elcinéa Araújo Cavalcante de Adminis-tração e Ângela Márcia Camilo da Silva, de Ciências Contábeis, que já estão exercendo suas atividades com competência e dedicação.

No curso, os professores par-ticipam de aulas duas vezes por mês, com profissionais da Rede. “As aulas são via satélite e isso garante que possam continuar os estudos”.

Para os alunos, a diretora enumera duas conquistas: a apro-vação no vestibular da Universi-dade Federal do Acre (Ufac) da primeira turma do 3º Ano. “Outra grande novidade para o Ensino Médio serão as aulas do 3º Ano, que contarão com um recurso a mais na sala: a lousa interativa adquirida neste início do ano”.

Os professores receberão treinamento durante esta sema-na. “As aulas na lousa garantem maior interatividade entre o conteúdo e a prática. Eles po-derão visualizar as experiências envolvendo o tema trabalhado pelo professor”.

Diretora do Colégio Vitória, professora Eva Oliveira Passarinho, destaca eventos em 2011

Page 7: Gabarito Edição nº 341

Rio Branco-acre, 14 a 21 de fevereiro de 2011

7V A R I E D A D E

GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO -

Investimentos em salas de aula no Colégio PadrãoAno no Padrão começa com salas climatizadas e carteiras novas

Oinício das aulas no Colégio Padrão trou-xe novidades para os alunos: todas as

salas foram climatizadas com ar-condicionado e uma sala-piloto recebeu um climatizador de ar “eco-brisa”, que economiza energia elétrica e não polui o meio-ambiente.

Com relação ao climatiza-dor, o diretor administrativo do Colégio Padrão, Lucas Duarte, disse que é um investimento que foi realizado no início do ano. “O climatizador é ecológico e garante que a sala de aula fique constantemente com um clima propício para os alunos”. Se-gundo o diretor, o aparelho não emite gases no ambiente e tem baixo consumo de energia.

A professora Darcilene Lira diz que os alunos aprovaram a instalação do equipamento na sala. “O ambiente fica muito bom. Com o ar-condicionado as janelas teriam que ficar fecha-das, prejudicando quem tivesse problemas respiratórios. Com este aparelho, temos condições de manter as janelas abertas, sem prejuízo no rendimento da turma”.

Outra novidade foi a amplia-ção de uma sala de aula para atender a procura por vagas no

Jardim II. Segundo a profes-sora Geane Lucas, diretora do colégio, novas carteiras foram adquiridas que se transformam em mesas para atividades cole-tivas. “A novidade é que a pro-fessora pode utilizar as carteiras individualmente, quando estiver explicando no quadro. Depois, quando a atividade for coletiva, é só juntar as carteiras que elas se transformam em mesas”.

Promoções continuam em 2011 - Segundo o diretor Lucas em 2011 continuam as promoções que o Colégio Padrão realiza como forma de incentivar os

pais a pagarem as mensalidades em dia. No final do ano, todos os pais concorrem a uma TV de 32”, além de uma bolsa de estudos integral para o ano se-guinte.

Mensalmente também são realizados sorteios de isenção de mensalidade do mês seguinte. Na terça-feira, 8, foi realizado o primeiro sorteio e a sortea-da foi a aluna Maria Eduarda Lima de Oliveira, do 3º Ano da Manhã. “É com o pagamento em dia que conseguimos honrar nossos compromissos, como o pagamento de professores e investimentos no colégio”.

atividades de encerramento do Projeto “Violência e Drogas, não - Construindo a Cidadania” no Colégio Vitória

Climatizador de ar é instalado como piloto em sala de aula: sem prejuízo ao meio ambiente

novidade para os alunos: carteiras se transformam em mesas (acima)

Promoções 2011

Pague em dia e

concorra a:

* 1 bolsa integral de

estudos para 2012;

* 1 TV LCD de 32”

* Cada mês concorra a

isenção da mensalide do

mês seguinte

Primeiro sorteio da isenção da mensalidade é realizado

Page 8: Gabarito Edição nº 341

Rio Branco-acre, 14 a 21 de fevereiro de 2011

A C O N T E C E U8Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

META RETORNA ÀS AULAS COM

PLANEJAMENTOProfessores participam de atividades antes do início do ano letivo

Diretores, coordenadores e professores do Colé-gio Meta, iniciaram o ano letivo participando

de atividades desde o dia 1º de fevereiro. As atividades foram realizadas em vários momentos e em diversos espaços, como a Biblioteca Pública, Teatro Plácido de Castro e em sala de aula. Entre as atividades constaram pales-tras, filmes, debates, dinâmicas e treinamento para início do ano letivo 2011.

Um dos destaques foi o treina-mento para uso da lousa interativa realizado pelo professor Aurélio Silva. “Essa lousa é a mais nova ferramenta multimídia adquirida pelo Colégio Meta, como mais um recurso de apoio pedagógico”, diz o professor. Todos os professores participaram do treinamento e, no final, fizeram demonstrações de como apresentar os temas em sala de aula.

No Teatro Plácido de Castro dois profissionais da área de edu-

cação ministraram palestras com temas atuais com enfoque moti-vacional, aperfeiçoamento para qualificação do professor.

De acordo com o professor Itamar Zanin, diretor do Colégio Meta, foi um momento extrema-mente necessário no início das atividades escolares. “É um mo-mento de reflexão e ajustes para atender melhor nossos alunos, com atividades e posturas que marquem positivamente a história de cada um, aluno ou professor”.

Professores estreiam a lousa interativa com aulas para os colegas e diretores

www.fameta.edu.br

abertura da Semana de Planejamento ocorreu na Biblioteca Pública

Descontração durante atividades em sala de aula