gabarito edição nº 334

8
JORNAL DA EDUCAÇÃO ANO VII EDIÇÃO Nº 334 RIO BRANCO-AC, 1º A 7 DE NOVEMBRO DE 2010 E-MAIL: [email protected] Leia a versão online desta edição em www.portalgabarito.com.br FACULDADE Dois eventos marcaram as comemorações do 8º aniversário da União Educacional do Norte (Uninorte): um coquetel para funcionários e uma festa para a comunidade. PÁGINA 2 Livraria Betel fecha parceria com editoras ATUALIDADE IDIOMAS PÁGINA 3 CNA com inscrições para intercâmbio 2010 PÁGINA 8 AME REALIZA HOMENAGENS Com o apoio dos pais a direção do Colégio AME realizou homenagens ao Dia das Crianças e ao Dia do Professor com um dia de lazer para as crianças no Parkids e distribuição de brindes para professores e funcionários. Uninorte completa 8 anos Colégio Meta comemora 32 anos com MaraMeta VARIEDADE PÁGINA 7 Alunos do Alternativo visitam Mostra de Ciência do Cotidiano PÁGINA 4 PÁGINA 5

Upload: portal-gabarito

Post on 10-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Edição nº 334, de 1º a 7 de novembro de 2010.

TRANSCRIPT

Page 1: Gabarito Edição nº 334

JORNAL DA EDUCAÇÃO

Ano VII EdIção nº 334 RIo BRAnco-Ac, 1º A 7 dE noVEMBRo dE 2010 E-MAIL: [email protected]

Leia a versão online desta edição em www.portalgabarito.com.br

Gabarito

F A C U L D A D E

Dois eventos marcaram as comemorações do 8º aniversário da União Educacional do Norte

(Uninorte): um coquetel para funcionários e uma festa para a comunidade.

Página 2

Livraria Betel fecha parceria com editoras

A T U A L I D A D E

I D I O M A S

Página 3

Cna com inscrições para intercâmbio 2010

Página 8

AME REALIZA HOMENAGENSCom o apoio dos pais a

direção do Colégio AME realizou homenagens ao

Dia das Crianças e ao Dia do Professor com

um dia de lazer para as crianças no Parkids e

distribuição de brindes para professores e

funcionários.

Uninorte completa

8 anos

Colégio Meta comemora 32 anos com MaraMeta

V A R I E D A D E

Página 7

alunos do alternativo visitam Mostra de

Ciência do Cotidiano

Página 4

Página 5

Page 2: Gabarito Edição nº 334

A T U A L I D A D ERio Branco-acre, 1º a 7 de novembro de 2010Gabarito

2- JORNAL DA EDUCAÇÃO

GabaritoPublicação dirigida para

a área da Educação

Jornalista Responsável:Evaldo Pereira Ribeiro

(164 DRT/AM)Contato: 8402-5842

Tecido de proteção que fica entre os anéis da cebola. Os catáfilos são folhas reduzidas que geralmente protegem as gemas dormentes, com grandes reservas de nutrientes. Em alguns casos especiais, atuam como órgão de reserva, como na cebola e no alho.

A palavra é...

Participe desta coluna enviando uma palavra que você acredita que tem um significado diferente para [email protected]

Aldrey Gonçalves, coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Meta (Fameta)

Catáfilo

Evento da Paróquia Santa inês será realizado no próximo domingo, 7, no pátio do Colégio Meta

ALivraria Betel fechou, na semana passada, parcerias com duas grandes editoras, o

Grupo Almedina e a Editora Salesiana, visando ampliar o atendimento ao público que busca livros voltados para a atualidade.

O objetivo da parceria, se-gundo o proprietário da Livraria Betel, Ivaldo Pureza, é ampliar o acervo e atender a uma clien-tela nova, pois as duas editoras atendem a públicos distintos. “A Editora Salesiana, por exemplo, atua principalmente nas áreas de educação, paradidáticos e religião”.

O Grupo Almedina atua com várias editoras, com destaque para as Edições Almedina, Edi-ções 70, Actual Editora e Mi-notauro. O Grupo Almedina começou em 1955, em Coimbra (Portugal) e em 2005 se instalou em São Paulo.

A missão do Grupo Almedina é garantir a melhoria contínua da edição e informação jurídica de

forma a ser o primeiro parcei-ro dos Autores que pretendem publicar as suas obras, e dos Clientes que necessitam de uma informação profissional rigorosa, atualizada e com a profundidade dogmática adequada.

Já a Editora Salesiana tem como missão produzir e divulgar obras de qualidade com o lança-mento de novos e prestigiados títulos. A Editora Salesiana man-tém parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, sendo responsável, desde 1982, pela produção editorial e distribuição de todo o material da Campanha da Fraternidade.

A parceria com a Associação de Educação Católica, AEC, que produz a Revista de Educação AEC, leva a proposta da Editora Salesiana a um amplo conjunto de escolas e instituições de ensi-no católico de todo o País.

Os livros destas duas editoras já estão à disposição na Livraria Betel, localizada na Rua Guio-mard Santos, 348 - Bosque.

Parcerias com Grupo Almedina e Editora Salesiana ampliam acervo e abrem novos segmentos de público na Livraria Betel

Betel fecha parcerias com editoras

n A Paróquia Santa Inês reali-za, no próximo domingo, 7, no pátio interno do Colégio Meta, o 6º Domingo Santa Inês, com uma missa campal, às 10h e

Paróquia Santa Inês realiza evento no MetaLivros do Grupo Almedina atendem a um público específico que não era atendido no Acre

Colégio Meta, com o professor Itamar Zanin.

“Este é um momento de con-fraternização e de apoio às ativi-dades desenvolvidas pela Paró-quia Santa Inês e o Colégio Meta não poderia deixar de apoiar”, diz o professor Itamar Zanin.

um bingo, às 13h30, com vários prêmios.

Serão oferecidos no bingo 1 automatizador para portão, 1 netbook, 1 ar condicionado Split

12 mil BTUs, 1 garrote, 1 moto SG 125 FAN KS e 1 Bolsa de Estudos do Colégio Meta para 2011. As cartelas estão sendo vendidas em vários pontos e no

Page 3: Gabarito Edição nº 334

I D I O M A S

Rio Branco-acre, 1º a 7 de novembro de 2010 Gabarito3

JORNAL DA EDUCAÇÃO -

CNA com últimas vagas para o intercâmbio 2010Representante do IE Intercâmbios conversa com alunos do CNA

Arepresentante da IE Intercâmbios, Andrea Emboaba, esteve em Rio Branco, para con-

versar com alunos do CNA que irão participar do intercâmbio 2010 no Canadá.

O Intercâmbio Cultural 2010 será realizado com o Internatio-nal Language Academy of Cana-da (ILAC), para alunos a partir de 15 anos e que já tenham cursado o nível Intermediário 2 do curso de Inglês no CNA ou outra escola de idiomas.

O intercâmbio acontece entre os dias 7 de janeiro a 6 de feve-reiro de 2011 e estão incluídos curso intensivo de inglês durante quatro semanas; acomodação em casa de família; material didático e seguro internacional. No pacote os participantes têm 10 passeios a lugares específicos dentro de Toronto, suporte de agência de intercâmbio no Brasil e orienta-ção pré-embarque.

A diretora Socorro lembra que o intercâmbio do ano passado foi um sucesso, uma vez que comprovou a eficácia da diversão associada ao estudo. “Estamos com as últimas vagas para este novo intercâmbio e os interes-sados devem entrar em contato através do telefone 3224-6989 e obter maiores informações”.

Estarão participando do inter-

câmbio as professoras Andressa Jucá e Cláudia Scalabrim (moni-tora do Laboratório). As despesas

das duas professoras serão custe-adas pelo CNA, como forma de qualificar os profissionais.

n Com o intuito de oferecer algo diferente para os alunos, o professor procura um filme relacionado com o assunto da aula em questão para passar o conteúdo de uma maneira visual.

O cinema no contexto es-colar pode ser um excelente suporte de ensino através de ferramentas que interagem com as motivações pessoas e individuais, que buscam no enredo algo que se identifique com as questões relevantes da história e sobretudo, com o caráter do ensino através do objeto temático.

A indústria cinematográfica tem inúmeras produções, sobre os mais diversos assuntos,

temas que vão desde guerras até aos problemas modernos como aquecimento global e muitos outros. Cabe ao facilitador escolher um em especial que venha atender a necessidade da turma.

Uma dica importante é assistir antes, para não correr o risco de surpresas desa-gradáveis no enredo, como por exemplo, cenas impró-prias para a faixa etária ou simplesmente não atender a necessidade da aula.

A história do cinema na escola é antiga. Ele está pre-sente desde década de 30, e na década de 60 marcou uma nova fase escolar aproximan-do a comunidade com a proje-ção de filmes públicos.

A década presente propõe uma revolução escolar, com a ajuda dos avanços tecno-lógicos e uma concepção integrada para a Educação, usando todos os meios e recursos disponíveis e aplicá-veis para a sala de aula. Essa busca incessante de atender a demanda de um público que quer a cada dia unir o ambien-te escolar com as questões relevantes dos seus mundos, ajuda a construir relações significativas e estabelecer interações que torna as aulas mais dinâmicas e com maior índice de aproveitamento.

alunos do Cna durante o intercâmbio realizado no início do ano, no Canadá

3224-0726

VIVA COM PAIXÃO QUE

O SUCESSO CORRE

ATRÁS DE VOCÊ

O cinema e a escolaARTIGO

Ana Paula Diniz

Page 4: Gabarito Edição nº 334

E S C O L A

Rio Branco-acre, 1º a 7 de novembro de 2010

4Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

Colégio Meta comemora 32 anosAlunos, ex-alunos, pais e comunidade participam da MaraMeta em comemoração ao aniversário do Colégio Meta

O Colégio Meta come-morou, na manhã do sábado, 23, a 23ª Ma-raMeta, em comemo-

ração aos 32 anos de fundação do colégio. Mais de 500 pessoas participaram do evento entre alunos, ex-alunos, pais, mães e amigos do Colégio Meta. A cor-rida pedestre começou no Horto Florestal e teve seu encerramen-to no pátio do colégio no bairro Abrahão Alab, com percurso de quatro quilômetros.

“É um evento que acontece quase todos os anos para come-morar os 32 anos de existência do Colégio Meta. Na verdade, a data de aniversário do colégio é no dia 17 de setembro, mas por razões de organização interna, a comemoração foi transferida esta data”, disse o diretor do colégio, professor Itamar Zanin.

Após a premiação com meda-lhas aos melhores classificados em cada categoria, todos foram para a quadra onde foram reali-zados jogos entre professores e alunos.

32 anos de sucesso - O Colégio Meta surgiu em 1978, sucedendo o Instituto Nossa Senhora das Dores, mais conhecido como Colégio dos Padres. Inicialmente estava sob os cuidados de Pedro Martinello, José Mastrângelo, Evaristo de Luca e Itamar Zanin. Hoje continua sob os cuidados de Itamar e Evaristo. Atende a 1.600 alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio com uma equi-pe de mais de 100 profissionais entre professores e equipe de apoio.

No ano de 2010 em parceria com um grupo de Rondônia abriu a Fameta no Ensino Supe-rior, que hoje oferece os cursos de Administração, Pedagogia, Sistemas de Informação e Ci-ências Biológicas. Em breve abrirá os cursos de Farmácia, Biomedicina, Fisioterapia e En-fermagem. As inscrições estão abertas e poderão ser efetuadas na secretaria do colégio até o dia 26 de novembro. O vestibular ocorrerá no dia 28, na Fameta das 9 às 13 horas.

Page 5: Gabarito Edição nº 334

F A C U L D A D E

Rio Branco-acre, 1º a 7 de novembro de 2010

5GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO -

Coordenadores, professores e comunicade participam de eventos

A União Educacional do Norte (Uninorte), com-pletou na quinta-feira, 28, oito anos de ativi-

dade e para comemorar a data, o Conselho Diretor da instituição realizou dois eventos: um coquetel para professores e coordenadores, realizado no auditório da institui-ção e uma festa para acadêmicos e comunidade no complexo 14 Bis, na sexta-feira, 29.

O diretor acadêmico da insti-tuição, professor Marco Antonio Brandão, disse durante o coque-tel que a Uninorte não poderia deixar de comemorar esta im-

portante data com a comunidade acadêmica. “É um momento de consolidação das atividades das duas instituições que compõem a Uninorte, a Faculdade Barão do Rio Branco (FAB) e Faculdade do Acre (FAC)”.

O coquetel foi oferecido aos professores e coordenadores para agradecer o apoio e a participa-ção nas conquistas da instituição nesses oito anos. “Queremos agradecer a todos os professores e coordenadores que têm se de-dicado às atividades acadêmicas, contribuindo para que a Uninorte tenha o respeito da comunidade”,

Uninorte comemora 8 anos de fundação com dois eventos

Dácio, Marco Brandão, Marlúcia e Afra: educadores, coordenadores e diretores participam do coquetel

diz o diretor.A festa realizada na sexta-feira,

29, no 14 Bis foi organizada pelo Departamento de Comunicação e Marketing (Decom), para a equipe técnico-administrativa, acadêmi-cos, professores e comunidade em geral. A festa foi realizada com oito atrações em vários am-bientes, com a participação dos DJs Ricardo, Roney Mattos e de Daniel Marques (DJ e ator novela Caminhos das Índias - Rede Glo-bo), e as duplas sertanejas Jonas e Jairo, Melk e Adriano, Junior & Marcelo e o Grupo Novo Eskema, com pagode e axé.

Page 6: Gabarito Edição nº 334

Rio Branco-acre, 1º a 7 de novembro de 2010

6 E S C O L A

Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

Alunos do Padrão têm aula sobre peso e medidasProfessora utiliza produtos do dia a dia para ensinar pesos e medidas

Com o objetivo de en-sinar como conhecer pesos e medidas, a pro-fessora Lígia Jacob, do

3º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Padrão, realizou uma aula interessante e divertida com os alunos.

No dia anterior da aula, a pro-fessora pediu para que os alunos, no dia seguinte, levassem o lanche de casa para fazer um piquenique e utilizarem os componentes como objetos de estudo. “Não deu outra: no dia seguinte tivemos um banquete em sala de aula, além de uma aula prática diferente”.

Os alunos levaram para sala de aula refrigerante de dois litros, Tampico de 900 ml, Tip Top de 50

ml, Iogurte, Toddynho, pipoca, bolo, salgadinhos de milho. A professora utilizou fita métrica, balança, relógio, trena, metro, ré-

Produtos são utilizados como referência na aprendizagem de pesos e medidasn Um dia numa cidade muito distante havia menina linda cha-mada Cinderela. Ela era rica e vivia muito feliz. Um dia sua mãe faleceu, seu pai se casou de novo e assim ela teve outra mãe.

Só que essa outra mãe era má. Era uma bruxa e não gostava da menina. Aí ela resolveu fazer um feitiço para a Cinderela desapa-recer, chamou um rapaz que era bruxo e falou o que ela queria.

Quando ele conheceu Cinde-rela, se apaixonaram logo de cara. Aí ele falou da maldade que sua madrasta queria fazer com ela.

À noite os dois começaram a namorar, passeando pela praça,

Cinderelatomaram sorvete e foram ao ci-nema. Ele mostrou a ela que era um cara bem legal. Quando eles se beijaram os poderes do mal dele se transformaram em bons, e ele sentiu um grande alívio em seu coração.

Eles foram morar juntos em um grande apartamento e foram felizes para sempre. Espero que todos gostem da minha estória.

Fim

Adaptação da estória Cinderela pela aluna Isabelle

França de 7 anos do 3º ano do Colégio Padrão

Projeto Transformando os Contos de Fadas para os dias atuais - Colégio Padrão

gua e bússola, para que os alunos utilizassem durante a atividade. “A aula foi nota dez”, conclui a professora.

Professora Lígia Jacob: criatividade na hora da aula prática

Page 7: Gabarito Edição nº 334

Rio Branco-acre, 1º a 7 de novembro de 2010

7V A R I E D A D E

GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO -

Alternativo visita mostra no SESCAlunos do 1º Ano do Ensino Médio do Colégio Alternativo visitam a Mostra Ciência do Cotidiano realizada pelo SESC

Alunos do Ensino Mé-dio do Colégio Al-ternativo estiveram visitando a Mostra da

Ciência do Cotidiano na manhã da sexta-feira, 29, acompanha-dos pelo professor de Física e Matemática, Adalcimar Júnior, e pela diretora do Ensino Médio, professora Elizabeth Costa.

A visita foi orientada por uma equipe do SESC, que orientou os alunos quanto à utilização dos equipamentos que reprodu-zem fenômenos físicos, além da exibição de vídeos educativos. A Mostra Ciência do Cotidiano foi aberta ao público no dia 7 e encerrada no dia 30.

O objetivo da Mostra foi ofe-recer aos visitantes experimentos que mostram que a ciência está presente no dia a dia de estudan-tes, professores e cidadãos em geral, através de equipamentos como Torre de Pisa, Cadeira Giratória, Sistema de Roldana, Casinha de Consumo, Globo de Plasma e outros.

Durante a visita monitorada os alunos puderam conhecer a Sala de Experimentação, a Sala Escura, a Sala de Vídeo e o Salão de Exposição, onde estão instala-dos os equipamentos.

Após a atividade os alunos estarão produzindo um relatório do que presenciaram dentro da Mostra que servirá como nota para a disciplina de Física.

alunos do Ensino Médio, com o professor adalcimar, acompanham

as explicações do monitor

n Este ano o Prêmio de Jorna-lismo José Chalub Leite terá uma novidade: a criação da categoria universitária que será voltada a alunos de graduação, regularmen-te matriculados em curso superior de Comunicação Social de institui-ções credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

O prêmio, segundo o presidente do Sindicado dos Jornalistas Pro-fissionais do Acre (Sinjac), Marcos Vicentti, tem a finalidade de servir de impulso à carreira do estudante em nível superior e incentivá-lo à prática do jornalismo com ética. “É permitida a inscrição indivi-dual ou em grupos de até 03 (três) universitários. Além dos universi-tários, deve haver a participação de um professor da instituição de ensino dos universitários”.

Marcos Vicentti diz que não

Acadêmicos participarão de prêmio do Sinjacé permitida participação dos uni-versitários em mais de uma equipe representando a instituição onde está matriculado. A premiação dessa categoria será um Netbook, doado pela União Educacional do Norte (Uninorte).

Poderão participar os acadê-micos dos cursos de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) e do Instituto de Ensino Superior do Acre (Iesacre). “Os acadêmicos poderão inscrever as matérias que já foram publicadas nos jornais laboratórios dos cur-sos de jornalismo”.

Além da premiação, o Sinjac estará realizando A IV Semana de Comunicação que será realizada no período de 29 de novembro a 2 de dezembro. O público alvo das oficinas são os acadêmicos e os profissionais da área que se identificarem com o tema.

Na programação do evento o Sinjac, incluiu o #ETC_Acre – com o tema “Comunicação: Novos Rumos do Jornalismo”, a palestra com o jornalista André Telles com o tema: “A revolução das Mídias Sociais”.

O jornalista Walter Lima par-ticipará com a palestra sobre “Jornalismo em Base de Dados e Novas Narrativas Visuais”. O jornalista e escritor Nilson Lage irá encerrar o evento com a pa-lestra “Possibilidades abertas pela Internet para a crítica do discurso único e a descentralização da informação jornalística”.

Presidente do Sinjac, Marcos Vicentti com acadêmicos do curso de Jornalismo do iesacre

Page 8: Gabarito Edição nº 334

Rio Branco-acre, 1º a 7 de novembro de 2010

A C O N T E C E U8Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

PAIS CONTRIBUEM COM A FESTA DA CRIANÇA NO AME

Eventos em comemoração ao Dia das Crianças e ao Dia do Professor realizados no Colégio AME recebem apoio dos pais

O direção e coordenação do Colégio AME rea-lizaram, no dia 11, um dia de lazer para os

alunos do 3º ao 5º Ano no Parkids, como forma de comemorar o Dia das Crianças. Os alunos do Pré ao 2º Ano fizeram a festa na quadra coberta do colégio.

O apoio dos pais foi funda-

mental para que as duas festas fossem realizadas. “Quero agra-decer aos pais que sempre têm apoiado os eventos que realiza-mos no colégio. Nesta festa do Dia das Crianças, em especial, to-dos os pais colaboraram para que fosse realizado com sucesso”, disse a diretora do Colégio AME, professora Ana Maria Gírio.

n Os professores e funcioná-rios do Colégio AME parti-ciparam de uma homenagem realizada pela direção e coor-denação, no Dia do ProfessorDurante o evento os profes-sores receberam brindes e homenagens dos pais.

“A festa foi marcada por demonstrações de carinho por parte dos pais que reconhecem o trabalho que nossos profes-sores vêm realizando com os filhos”, disse a coordenadora pedagógica do Colégio AME, Elandia Dantas. A homenagem foi realizada, também, com o apoio dos pais.

Professores recebem homenagem no AME