gabarito edição nº 320

8
JORNAL DA EDUCAÇÃO ANO VII EDIÇÃO Nº 320 RIO BRANCO-AC, 26 DE JULHO A 1º DE AGOSTO DE 2010 E-MAIL: [email protected] Leia a versão online desta edição em www.portalgabarito.com.br RUMO AO PACÍFICO PÁGINA 5 Acadêmico do curso de Administração da Uninorte realiza pesquisa na disciplina Laboratório Empresarial para verificar a viabilidade de exportação de produtos acreanos utilizando a saída para o Oceano Pacífico através do Peru. ATUALIDADE Livraria Betel divulga editoras durante Encontro do Proeja PÁGINA 3 Professores, alunos e gestores de cursos de especialização e dos cursos técnicos visitam stand da Livraria Betel montado durante o I Encontro Estadual do Proeja. DIVULGAÇÃO

Upload: portal-gabarito

Post on 19-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição de 26 de julho a 1º de agosto de 2010

TRANSCRIPT

JORNAL DA EDUCAÇÃO

Ano VII EdIção nº 320 RIo BRAnco-Ac, 26 dE JUlHo A 1º dE Agosto dE 2010 E-MAIl: [email protected]

Leia a versão online desta edição em www.portalgabarito.com.br

Gabarito

RUMO AO PACÍFICOPágina 5

Acadêmico do curso de Administração da Uninorte realiza pesquisa na disciplina Laboratório Empresarial para verificar a viabilidade de exportação de

produtos acreanos utilizando a saída para o Oceano Pacífico através do Peru.

A T U A L I D A D E

Livraria Betel divulga editoras

durante Encontro do Proeja

Página 3

Professores, alunos e gestores de cursos de especialização e dos cursos técnicos visitam stand da Livraria Betel montado durante o

I Encontro Estadual do Proeja.

DIV

ULG

ÃO

E S C O L A

Rio Branco-acre, 26 de julho a 1º de agosto de 2010Gabarito2

- JORNAL DA EDUCAÇÃO

GabaritoPublicação dirigida para

a área da Educação

Jornalista Responsável:Evaldo Pereira Ribeiro

(164 DRT/AM)Contato: 8402-5842

Centro Educacional e Cultural Meta

Educação infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio

Rua Rubens Carneiro, 536 - abrahão alabwww.colegiometa.com.br

Meta está na 2ª fase da Olimpíada de GeografiaAlunos participarão da 2ª fase que será realziada no dia 28 de agosto

Alunos da 8ª série do Ensino Fundamental e do 1º Ano do Ensi-no Médio do Colégio

Meta foram classificados para a 2ª fase da Olimpíada de Geogra-fia, que será realizada no dia 28 de agosto, na Escola Estadual Professora Clícia Gadelha.

Segundo o professor Nito, diretor do Ensino Médio do Colégio Meta, as chances de os alunos conseguirem uma boa classificação na fase regional

são excelentes. “Os resultados obtidos na primeira fase nos le-vam a esta expectativa positiva, pois eles tiveram uma grande quantidade de acertos”.

O Colégio Meta selecionou seis alunos para a segunda fase da Olimpíada de Geografia, tam-bém conhecida como Viagem do Conhecimento. Estarão re-presentando o colégio os alunos Luiz Gustavo Bezerra Santos, Jônatas da Silva Amorim, Ri-charles Rodrigues de Carvalho, Leiliane Motta de Carvalho, Walter Luiz Moraes Neves Silva e Natasha de Amorim Malato.

Os professores Lucas Cam-pos e Manoel de Jesus serão os responsáveis por acompanhar os alunos nesta fase da Olimpíada de Geografia. O diretor Nito disse que na primeira fase os

alunos competiram dentro do colégio e agora, deverão reali-zar as provas com alunos que obtiveram boa pontuação em outros colégios.

A participação dos alunos neste tipo de atividade é incen-tivada pelo colégio, destaca o diretor. “É importante que os alunos possam conhecer outros tipos de avaliação, uma vez que as provas testam o conhe-cimento que os alunos têm na área da Geografia. As provas são complexas e as questões acom-panham a realidade do aluno”.

Os alunos do Colégio Meta participam, anualmente, de outras competições nacionais, a exemplo do Desafio Nacio-nal Acadêmico (DNA), e das Olimpíadas de Matemática, de Astronomia e de Física.

n A Faculdade Interativa COC, Pólo de Rio Branco, está com matrículas abertas para os cursos de pós-graduação nas áreas de Al-fabetização e Ensino Fundamental de 9 Anos, Educação Inclusiva, Gestão Avançada de Pessoas e Di-reito Tributário e das Empresas.

Não é preciso formar turma para que os alunos comecem a estudar. As matrículas podem ser realizadas através do site www.estudeadistancia.com.br, ou no pólo de Rio Branco, na Travessa Caramuru, 97 - Bosque.

Os cursos podem ser conclu-ídos em no mínimo 10 meses e, no máximo, em 20 meses. O curso Alfabetização e Ensino Fundamental foi preparado para que educadores possam refletir sobre as práticas estabelecidas na educação da infância e pos-sam reorganizá-las de modo a atender as necessidades básicas da aprendizagem.

Dessa forma, o programa de Pós-Graduação da Faculdade Interativa COC busca ampliar a formação acadêmica e a atuação dos profissionais da Educação e áreas afins no que diz respeito à educação infantil e o ensino fundamental.

Já o curso de Especialização em Educação Inclusiva desen-volverá competências para o do-mínio e acesso aos fundamentos filosóficos e legais que conferem

Faculdade Interativa COC inicia matrículas para pós-graduação

novo significado à Educação Especial, ou seja, a inclusão, além de conhecimento teórico-metodológico acerca das neces-sidades educacionais especiais dos alunos.

“É com este objetivo que foi criado o curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva, duran-te o qual será oportunizado a discussão, o estudo e a reflexão sobre os caminhos a serem tra-çados na organização da escola inclusiva”, diz a responsável pelo pólo de Rio Branco, professora Érica Smargiassi.

Os profissionais pós-gradu-ados neste curso poderão atuar nos vários tipos de necessidades educacionais especiais, seja em relação às dificuldades de aprendizagem, como também, em relação às múltiplas defici-ências no campo visual, auditivo, físico e mental, não deixando de fora as crianças superdotadas. “Estes temas são fundamentais para que se possa dar um grande passo em busca da construção da verdadeira sociedade inclusiva”, diz a professora.

O Especialista em Educação Inclusiva reunirá um conjunto de conhecimentos e uma vivência no curso que o subsidiará para reali-zar funções de docência, pesquisa e gestão no seu âmbito de atuação de modo a torná-lo um agente pro-pulsor de transformação social.

Pólo da Faculdade interativa COC funciona próximo ao 7º BEC

Diretor do Ensino Médio, professor Nito, com alunos que participarão da 2ª fase da Olímpiada de Geografia

A T U A L I D A D E

Rio Branco-acre, 26 de julho a 1º de agosto de 2010 Gabarito3

JORNAL DA EDUCAÇÃO -

Consultor de vendas participa da demonstração e vendas de livros das editoras que a livraria representa no Acre

ALivraria Betel esteve presente no I Encon-tro Estadual do Proe-ja, realizado nos dias

19, 20 e 21, no auditório da União Educacional do Norte (Uninorte). O consultor de vendas externas, Diego Torres Peixoto, esteve representando a livraria com um stand com livros das editoras IBEP, Companhia Nacional do Livro e Saraiva, representadas no Acre pela Livraria Betel.

O encontro foi realizado pelo Instituto Dom Moacyr e teve como objetivo promover a inte-gração dos docentes, educandos, gestores do curso de especializa-ção e dos cursos técnicos, bem como da comunidade institu-cional representada pelas redes de ensino Federal, Estadual e Municipal.

Diego Peixoto apresentou a professores, coordenadores e profissionais que atuam no Pro-grama Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos,

livros de Psicopedagogia, Educa-ção de Jovens e Adultos, Projetos de Leitura e outros que ajudam na formação desse público espe-cífico. “Foi um momento muito importante para divulgar o que a Livraria Betel tem para os pro-fissionais que atuam nessa área”.

Além de realizar a demons-tração dos livros para jovens e adultos, uma sessão de livros infantis também foi exposta du-rante o evento. “Os professores e demais profissionais têm filhos e vimos a possibilidade de divulgar um espaço que a Livraria Betel tem para as crianças. Foi impor-tante porque algumas crianças que acompanharam os pais se interessaram pelos livros em exposição”.

No stand os professores pu-deram, também, realizar um ca-dastro para receber informações atualizadas sobre lançamentos de livros de interesse da área em que atuam. “Aproveitamos para distribuir cartões de visita e convidamos os participantes para conhecer a Livraria Betel”.

Livraria Betel tem stand no Proeja

Diego Torres Peixoto esteve presente nos três dias do evento, com livros infantis e para professores

alunos do Curso aprovação são cadastrados para entrar no prédio

através da catraca eletrônica

3224-0726

VIVA COM PAIXÃO

QUE O SUCESSO

CORRE ATRÁS DE VOCÊ

n As aulas do Curso Aprovação foram suspensas desde o dia 24 e só retornam na próxima segunda-feira, 2, com o início de mais uma turma do intensivo preparatório para o vestibular da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O diretor do curso, professor Gilberto Hadad, diz que desde 2006, quando o curso começou a funcionar, as aulas são suspensas durante a realização da Expoacre. “Não adianta oferecermos aulas nesse período que os alunos não participam. Eles aproveitam para se divertir e voltar mais estimu-lados”.

Os professores também são liberados, para que possam apro-veitar a semana para o planeja-

Curso Aprovação retorna atividades no dia 2mento das aulas das novas turmas que serão iniciadas, sem prejuízo da carga horária. “Como esta-remos iniciando novas turmas do intensivo, na segunda-feira, 2, aproveitamos a semana de recesso para preparar as nossas aulas”.

O professor destaca que os alunos do Aprovação são cadas-trados em um sistema que garante o acesso às dependências do cur-so, além de garantir a frequência na sala de aula, que pode ser acompanhada pelos pais.

A T U A L I D A D E

Rio Branco-acre, 26 de julho a 1º de agosto de 2010

4

n O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Acre (Sinjac) e a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) assi-naram convênio na manhã do domingo, 18, que dará direito aos jornalistas sindicalizados de se tor-narem sócios do clube sem custo adicional. Para celebrar o acordo, foi realizado um café da manhã para os presentes e o torneio início do Campeonato da Imprensa, ven-cido pela equipe da TV Acre.

Estiveram presentes na assi-natura do convênio o presidente do Sinjac, Marcos Vicentti, o presidente da AABB/AC, Elon Silva Machado, o ex-presidente do Sinjac, Raimundo Afonso, o

Sindicato dos Jornalistas firma convênio com AABB

Presidente do Sinjac, Marcos Vicentti, com o presidente da aaBB, Elon Machado e jornalistas durante a assinatura do convênio

Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

Fameta apoia oficina de InternetParticipantes apresentam propostas de empresas virtuais no encerramento da oficina realizada nos dias 20 e 21

AFaculdade Meta (Fa-meta) apoiou a reali-zação da “Oficina de Jornalismo, Internet e

Negócios”, realizada nos dias 20 e 21 pelo especialista em Comu-nicação Digital, Bruno Cássio. No encerramento da oficina, os participantes apresentaram pro-postas de criação de empresas virtuais que serão avaliadas por técnicos do Sebrae.

A oficina foi realizada com a participação de acadêmicos do curso de Jornalismo e pro-fissionais que atuam na área como forma de ampliar ideias e conhecimentos sobre Jornalismo Online. Durante a realização da oficina, o facilitador apresentou ferramentas que podem ser uti-lizadas para ampliar amizades, como as redes de relacionamento pessoal MSN e Orkut.

Outra forma de atuar na In-ternet foi apresentada através das redes sociais, como o Twitter, uma febre entre os usuários da

web. Bruno Cássio apresentou ainda, casos de sucesso profissio-nal na Internet, com a criação de empresas jornalísticas virtuais, como a Oficina de Notícia (www.oficinadenoticia.com.br), no Rio Grande do Norte e a Oficina da Palavra (www.oficinadapalavra.com), em Brasília.

O diretor da Fameta, Itamar Júnior, disse que a faculdade está aberta a parcerias e que apoia iniciativas que possam contribuir para a difusão do conhecimento. “Estamos vivendo um momento em que a web disponibiliza fer-ramentas para os profissionais atuarem e que ajudam a divulgar empresas que atuam em vários segmentos. Por este motivo apoiamos a iniciativa do profes-sor Bruno Cássio”.

no Laboratório de informática da Fameta, os participantes

da oficina realizaram o planejamento estratégico para a

criação de empresas virtuais

presidente da Associação dos Cro-nistas Esportivos do Acre (Acea), Ramiro Marcelo, e os jornalistas Adailson Oliveira e Rutemberg Crispim.

De acordo com Marcos Vi-centti, a finalidade da parceria é promover o intercâmbio entre os jornalistas sindicalizados, permitindo aos que estão em dia com suas mensalidades se asso-ciarem à AABB, sem a cobrança de taxa de adesão, na categoria de Comunitário. “Para isso todos os interessados devem ter conta corrente nas agências do Banco do Brasil”, lembra o presidente.

Marcos Vicentti diz, ainda, que essa é mais uma parceria que vem fortalecer o compromisso do sindicato com a categoria. “Esse acordo da gestão com os jorna-listas, é uma forma de agregar o profissional sindicalizado, como também toda a sua família. Por meio desse convênio a família do jornalista poderá usufruir de todos os serviços oferecidos pela AABB. A categoria terá dois me-ses para requerer a associação ao clube e fazer uso de todos os servi-ços, sem pagar nada”, destaca.

Os sindicalizados poderão usufruir dos seguintes serviços da AABB: academia, capoeira, futsal, handebol, hidroginástica, locação de espaços, natação e voleibol. Além do acesso à piscina aos domingos e festas da casa às sextas-feiras.

Com informações de Lyslane Mendes, do jornal Página 20

SIN

JAC

F A C U L D A D E

Rio Branco-acre, 26 de julho a 1º de agosto de 2010

5GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO -

Residencial Iolanda - Qd 18/Casa 14 nº 395Bairro Geraldo Fleming - Rio Branco-AC

Fone 3227-3040

Educação Infantil e Ensino Fundamental

“Fazendo o presente, visando o futuro”

Atividade de laboratório leva acadêmico ao PeruAcadêmico de Administração faz percurso da Estrada do Pacífico

Oacadêmico do curso de Administração da União Educacional do Norte (Uninorte),

Victor Hugo Rondon, do 7º pe-ríodo, realizou, entre os dias 20 de abril a 4 de maio, uma viagem pela Estrada do Pacífico, como trabalho de pesquisa para a disci-plina “Laboratório Empresarial”. A viagem teve como objetivo verificar as condições e viabili-dade de exportação de produtos acreanos utilizando a saída para o Pacífico, através do Peru.

A pesquisa consistiu em re-colher informações sobre o pro-cesso logístico de exportação através da estrada com destino ao mercado dos Estados Unidos e da Inglaterra. Durante a viagem foram visitadas instituições como a Receita Federal do Peru, envol-vendo os trâmites e documentos exigidos pelo país.

Victor Hugo visitou, ainda, agências aduaneiras, para co-nhecer de perto os formulários a serem preenchidos, o Consórcio Conirsa-Odebrecht, para conhe-cer a estrutura das estradas e os

prazos de conclusão dos trechos que ainda estão sendo trabalha-dos, assim como a ponte Billin-ghurst, que unirá definitivamente a cidade de Porto Maldonado ao Acre.

n “Na viagem, passamos pela cidade de Cuzco, onde ave-riguamos informações sobre a estrada, e também sobre a alternativa de chegada ao Pa-cífico, via Azángaro. As duas apresentavam grandes possi-bilidades para a chegada ao nosso destino final, Arequipa.

Conhecida como a cidade branca, e aquela que se encon-tra entre o céu e o sol, Arequi-pa apresenta suas maravilhas arquitetônicas e paisagens naturais, feitas por desertos, cordilheiras e vulcões. Mas infelizmente não houve muito tempo para ficar naquele ma-ravilhoso lugar.

Partimos para o que inte-ressava ao nosso trabalho, o porto de envio das mercadorias brasileiras aos dois maiores mercados do mundo, Estados Unidos e Ásia. O Terminal In-ternacional do Sul, conhecido pela sigla Tisur, é administrado por uma empresa que dirige o porto há dez anos. Localizado na costa do Pacífico de Are-

Aluno fala da viagem objeto da pesquisa

quipa, o terminal apresenta uma atrativa infraestrutura portuária que atende o envio e chegada de mercadorias de diversas partes do mundo.

Entre os serviços que ofe-rece (no navio, no transporte da carga, no armazenamento e nos containers) o que nos cha-mou a atenção foi a diversida-de dos armazéns, que chegam a 73.527 m² para carregamento em geral, sendo 24.246 m² para armazenamento fechado, 17.718 m² para os concentra-dos de minerais e 75.000m TN de armazenamento para grãos. O porto de Matarani tem o potencial de administrar atual-mente até 300.000 containers por ano.

A nossa viagem partindo da Amazônia brasileira chegando ao Pacífico chegou ao fim, agora só resta voltar à faculda-de e continuar estudando”.

Victor Hugo Rondon relata a experiência vivida com a viagem

Vista aérea do porto de grãos e a ponte que irá ligar o Peru ao acre (no destaque, no alto)

Victor Hugo Rondon, acadêmico do 7º período de Administração

Rio Branco-acre, 26 de julho a 1º de agosto de 2010

6 V A R I E D A D E

Bateria reúne instrumentos de percussãoMonitor fala das vantagens de ser baterista

Há um ano e quatro me-ses estudando na Esco-la de Música Katmu-sic, o monitor Vangley

Richard, diz que o instrumento ajuda a desenvolver a coorde-nação motora, pois o baterista utiliza braços e pernas quando está acompanhando uma banda.

Aprender a tocar o instru-mento era um sonho antigo de Vangley, que foi realizado ao conhecer a Katmusic, principal-mente agora que está repassando o que aprendeu para os iniciantes. “A escola possui uma estrutura muito boa para quem quer ser baterista. O espaço onde aprende-mos é totalmente revestido com abafador de som, numa demons-tração da preocupação da direção com quem está aprendendo”.

Esta preocupação é confir-mada pelo diretor da Escola de Música Katmusic, Manoel Batista. Ele diz que a Katmusic

n O Instituto Federal de Educa-ção, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) realizou, na segunda-feira, 19, a Aula Magna para alunos e professores do campus Rio Bran-co, no auditório do Sebrae minis-trada pelo reitor Elias Oliveira.

Antes da aula, os primeiros alunos do Ifac (Campus de Rio Branco) foram recepcionados com a exposição fotográfica “De Aprendizes Artífices a Ins-titutos Federais: 100 Anos de Compromisso com a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil” organizada pela Setec/MEC. A mostra introduziu os iniciantes no universo da Rede dos Institutos Federais.

O professor Elias Oliveira explicou o que é o Instituto Federal, como os cursos do Ifac

foram escolhidos, atendendo a demanda do Acre, e as oportu-nidades profissionais esperadas com estas formações. “A partir de hoje o sucesso do Ifac depende do sucesso de vocês. Num mundo em que as informações gerais são tão acessíveis, o que esperamos é o questionamento, a reflexão, a criação e o conhecimento aplica-do”, enfatizou o reitor, destacan-do a sorte (oportunidade aliada a capacidade) dos selecionados entre 16 mil inscritos.

O reitor também destacou a

Ifac realiza Aula Magna em Rio Branco

aula Magna inicia semestre letivo no ifac, Campus de Rio Branco

Vangley Richard começou a aprender Bateria e hoje é monitor do curso na Katmusic

cresceu devido ao compromisso que assumiu de oferecer serviços de qualidade, com professores qualificados e equipamentos modernos.

No caso do curso de Bateria, por exemplo, existem ex-alunos que montaram suas próprias bandas. “Um dos diferenciais de quem estuda bateria é que, ao concluir o curso, está apto para tocar qualquer instrumento de percussão, pois a bateria reúne o bumbo, a caixinha, o surdo e o prato num único instrumento”.

Quem tiver interesse em aprender a tocar bateria, a Kat-music tem horários disponíveis de segunda a sexta-feira, de manhã, à tarde e à noite. “Aos sábados, temos aulas até às 12 horas. Essa é a oportunidade de quem quiser estudar, não somen-te bateria, mas outros cursos que oferecemos, como teclado, vio-lão, guitarra, piano e artes”.

Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

MATRÍCULAS ABERTASResponsável: Professora Elizabeth Cristina

Maiores Informações: (68) 3227-4143/9223–0788/9201-1974 E-mail: [email protected]/[email protected]

experiência dos primeiros alunos matriculados, que mesmo antes do início das aulas, montaram um time e participaram dos Jogos Brasileiros dos Institutos Fede-rais, em Brasília, no mês de maio. “Foi uma experiência incrível, para guardar sempre na memó-ria”, contou Glauco Gomes, 21 anos, aluno do curso subsequente em Segurança do Trabalho, que foi zagueiro e capitão do time de futebol do Ifac.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ifac/AC

ASS

ESSO

RIA

DE

CO

MU

NIC

ÃO

DO

IFA

C/A

C

Rio Branco-acre, 26 de julho a 1º de agosto de 2010

7C O N C U R S O

GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO -

Intensivo Pró-ENEM via Tele Sala

Início dia 10 de agosto

R

Curso será o primeiro presencial no Acre

O Ideal Centro de Educa-ção estará oferecendo, a partir do segundo semestre, o preparató-

rio para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O coordenador do preparatório será o professor Hudson Magalhães, que tem experiência na área do Direito.

As aulas serão realizadas à noi-te e aos sábados. A previsão é que o curso seja iniciado na primeira quinzena de agosto. “Este é o pri-meiro preparatório para o Exame da Ordem presencial do Estado.

Estamos reunindo os melhores professores na área para minis-trarem as disciplinas que a OAB exige para os concorrentes”, diz o professor Hudson Magalhães.

Uma das vantagens que o curso presencial garante aos participan-tes, segundo o professor, é que os alunos podem tirar dúvidas na hora, em sala de aula, ao contrário dos cursos não presenciais. “Nos-sos professores serão profissio-nais ligados à área jurídica, com experiências práticas, o que já é uma vantagem para quem quer ingressar na OAB”.

Ideal com preparatório para o Exame da Ordem

n A reitora da Universidade Fe-deral do Acre (Ufac), professora Olinda Batista Assmar, pró-rei-tores e assessores receberam os desembargadores Adair Longuini e Samuel Evangelista, presiden-te em exercício e Corregedor, respectivamente, do Tribunal de Justiça do Acre, no dia 16.

Os desembargadores apresen-taram uma proposta de parceria a ser celebrada entre a Ufac, o Tribunal de Justiça, o Conse-lho Nacional de Justiça (CNJ) e o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) para que os alunos do curso de Direito, sob a responsabilidade de seus professores, possam exercer dentro da disciplina de prática forense o exercício da advocacia voluntária, dentro dos presídios

Dentre as exigências para pertencer aos quadros da OAB, o estudante de Direito deve ser aprovado no Exame de Ordem, que é realizado três vezes por ano

em todos os Estados brasileiros. O Exame da Ordem é realiza-

do duas fases distintas: a primeira fase consiste em prova objetiva composta por 100 questões de

múltipla escolha com quatro alternativas cada. Acertando pelo menos 50% das questões, o candidato passará à fase seguinte, que é escrita.

do Estado.Inicialmente a reitora mani-

festou-se favorável a proposta que deverá ser tratada junto à coordenação do curso. A Reitora ainda manifestou-se a respeito do aproveitamento da mão de obra de pessoas que devem cumprir penas alternativas determinadas pela Justiça. Sobre esse assunto ficou acordado que deverá ser fei-to convênio para essa parceria.

No decorrer do encontro também foi tratada a celebração de um convênio de cooperação técnica entre a Ufac e o Tribunal de Justiça para atendimento ao Curso de Direito do município

de Cruzeiro do Sul.Ao final, a reitora Olinda

Assmar agradeceu a visita dos

Reitora da Ufac recebe desembargadoresdesembargadores após ser co-municar que o primeiro termo de cooperação deverá ser assinado

no próximo dia 30.Com informações da Assessoria

de Comunicação da Ufac

Reitora Olinda Batista assmar recebe os desembargadores adair

Longuini e Samoel Evangelista

ASS

ESSO

RIA

DE

CO

MU

NIC

ÃO

DA

UFA

C

ideal Centro de Educação vai usar experiência em pré-vestibular no preparatório do Exame da Ordem

Rio Branco-acre, 26 de julho a 1º de agosto de 2010

A C O N T E C E U8

UM DIA DE LAZER PARA Os

CAMPEõEsColégio Vitória premia vencedores de gincana

Os alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental do Instituto Águias do Saber/Colégio Vi-

tória, participaram de um dia de lazer na Chácara Modelo, no dia 8, acompanhados da direção, coordenação e professores, como prêmio por ter vencido a Gincana da Copa 2010.

A Gincana da Copa 2010 foi realizada com todas as turmas do 6º Ano do Ensino Funda-mental ao 3º Ano do Ensino Médio e coordenada pela dire-tora Eva Oliveira Passarinho e pelas coordenadoras do Ensino Fundamental, professora Maria Gomes Cordeiro, e do Ensino Médio, professora Elma Mi-randa.

Cada turma teve um pro-fessor/padrinho que ajudou na organização e no cumprimento das tarefas, avaliadas pelos fun-cionários da escola. Os critérios avaliados para determinar qual turma venceu foram a orna-mentação (decoração da sala), a criatividade, a participação e o compromisso com a turma.

A diretora do Instituto Águias do Saber/Colégio Vitória disse que o dia de lazer proporcionado aos alunos é um dos incentivos que os alunos recebem da di-reção pelo esforço pessoal em cumprir as tarefas da gincana. “Temos estimulado nos alunos o interesse pelo conhecimento, pelo respeito aos colegas e pelo desempenho pessoal”.

Professores e alunos se confraternizam no dia de lazer

aos vencedores da gincana da Copa 2010, realizado

na Chácara Modelo

Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

Alunos que se destacam recebem certificados de Honra ao Mériton A direção do Instituto Águias do Saber/Colégio Vitória está valorizando o esforço pessoal dos alunos através da entrega de certi-ficados de Honra ao Mérito.

Para receber o certificado, os alunos têm que conquistar excelente desempenho nas dis-ciplinas além de cumprirem alguns requisitos, como respeito ao colega, não ficar em recupe-ração ou não ter sido advertido.

Neste primeiro semestre foram contemplados com o certificado os seguintes alunos:

Ensino FundamentalEmilly Jovana da Silva LourençoÍcaro Mesquita JanglesThallys Bandeira Roque Maia PintoLetícia Maia de OliveiraAndreza Oliveira da CruzMarina da Silva Vasconcelos

Vanessa Braga ZaffonatoJoão Marcos Vaz LuckenerTárcio Pereira Moura de Oli-veira

Ensino Médio Andrey – 1ª AnoLaura Guimarães Sobreira e Lu-cas Figueiredo e Silva – 2º AnoMayara Lima Soares, Rafaela Moreira e Maria Julieta Guima-rães Sobreira – 3º Ano