edicao 530

14
I IIIIIIIII I IIIIIIIII Redação- Avenida Oito 1467- Chapadão do Sul -MS- Fones: 3562.4409 -8419.7285- Edição 529- 17 A 31de maio de 2012 Cirulação: Chapadão do Sul - Costa Rica- Paraiso das Aguas, Cassilandia - Chapadão do Céu www.ocorreionews.com.br e-mail [email protected] Avenida Goias, 1980 - Parque União - Chapadão do Sul Fones: 3562.3322- PRODUTOR DEPOSITE SUA SAFRInhA 2012 COM A MEnOR TAxA DE ARMAZEnAGEM ROD. MS 306 SAIDA PARA CASSILAnDIA Inscrições do dia 15/05 até o dia 29/06/2012 crianças de 6 a 12 anos de idade 20ª EXPOSUL teve os maiores números de negociações concretizadas da sua história PAGINA 08 Prefeitura de Chapadão do Sul lança campanha do IPTU 2012 PAGINA 02 Esquadrilha da Fumaça encantou os costarriquenses PAGINA14 PMDB oficializa a pré-can- didatura de João Carlos PAGINA 02 Sindicato Rural de Chapadão do Céu divulga data da 3º EXPOCÉU PAGINA 12 Chapadão do Sul tem ago- ra a Casa do Albergado PAGINA 13 Senadora gaúcha disse que Chapadão do Sul fez o “dever de casa” na área agrícola PAGINA 14

Upload: o-correio-news

Post on 08-Mar-2016

261 views

Category:

Documents


27 download

DESCRIPTION

Jornal O Correio, edição 530

TRANSCRIPT

Page 1: Edicao 530

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

Redação- Avenida Oito 1467- Chapadão do Sul -MS- Fones: 3562.4409 -8419.7285- Edição 529- 17 A 31de maio de 2012 Cirulação: Chapadão do Sul - Costa Rica- Paraiso das Aguas, Cassilandia - Chapadão do Céu

www.ocorreionews.com.bre-mail [email protected]

Avenida Goias, 1980 - Parque União - Chapadão do Sul Fones: 3562.3322-

PRODUTOR DEPOSITE SUA SAFRInhA 2012 COM A MEnOR TAxA DE ARMAZEnAGEM ROD. MS 306 SAIDA PARA CASSILAnDIA

Inscrições do dia 15/05 até o dia 29/06/2012 crianças

de 6 a 12 anos de idade

20ª EXPOSUL teve os maiores números de negociações concretizadas da sua história

PAGINA 08

Prefeitura de Chapadão do Sul lança campanha do IPTU 2012

PAG

INA

02

Esquadrilha da Fumaça encantou os costarriquenses

PAGINA14

PMDB oficializa a pré-can-didatura de João Carlos

PAGINA 02

Sindicato Rural de Chapadão do Céu divulga data da 3º EXPOCÉU

PAGINA 12

Chapadão do Sul tem ago-ra a Casa do Albergado

PAGINA 13

Senadora gaúcha disse que Chapadão do Sul fez o “dever de casa” na área agrícola

PAGINA 14

Page 2: Edicao 530

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

02 Edição 529- 17 A 31de maio de 2012

PMDB oficializa a pré-can-didatura de João Carlos

Reunidos o Partido do PMDB, confirmou o nome de João Carlos Krug, como pré-candidatura a prefeito de Chapadão do Sul.

Na oportunidade, o partido aproveitou para falar dos boatos espalhados pela a oposição, de que o ex-prefeito não teria condições de ser candidato pelo fato de ter impedimento na justiça.

O pré-candidato afirmou que fez varias consultas ao TSE, seu nome esta apto a ser candidato. Segundo ele, quando ele foi prefeito, um ex--juiz, entrou com o processo contra a sua administração, sobre uma licitação, que nem chegou a ser rea-lizada, como não ouve defesa, ele foi condenado a perca de mandado por três anos. Mas, no próprio despacho o Juiz eleitoral, afirmou que NÃO

ouve danos ou prejuízo ao município, o que descaracteriza a Ficha Limpa.João Carlos, disse que a principio estava desanimando com o fato de ser candidato novamente,

mas, que resolveu dar sua contribuição ao município. “Hoje estou mais preparado, sou conhecedor das dificuldades que é administrar Chapadão do Sul, e, sei que com o apoio deste grupo, vamos dar continuidade no desenvolvimento e no progresso, que tanto almejamos para nossas famílias” afirmou o pré-candidato a nossa reportagem.

A reunião contou com a presença de 14 partidos, que também fizeram lançamentos de pré--candidatos a vereadores e alguns colocaram nomes para prefeito e vice.

Beto Andrade é o novo Secretário da SEDEMA

O produtor rural Ro-berto Gonçalves de An-drade Filho, o conhecido Beto da Fazenda Simaro, é o novo Secretário Mu-nicipal de Desenvolvi-mento Econômico e Meio Ambiente. O convite foi feito pelo Prefeito Jo-celito Krug durante a Exposul

Beto reside em Chapa-dão do Sul desde 1.993. É casado e tem 2 filhos. Atu-almente ocupa o cargo de 2º tesoureiro do Sindicato Rural.

Após confirmar o novo secretário, o Prefeito Joce-lito realizou uma reunião com os servidores adminis-trativos e diretores da SE-

DEMA para apresentar o novo titular da pasta e pediu o empenho de todos para o bom an-damento da secretaria.

Jocelito afirmou que Beto faz parte da di-retoria do Sindicato, uma pessoa atuante na sociedade e como produtor rural tem um grande conhecimento do município.

O novo secretário, que substitui o enge-nheiro agronomo Mar-celo Bexiga, adiantou que ainda irá conhecer melhor a estrutura da SEDEMA e os projetos que estão em andamen-to para definir o foco do seu trabalho.

Assecom-PMCS

Prefeitura de Chapadão do Sul lança campanha do IPTU 2012

A Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul lançou essa semana a campanha do IPTU 2012 que vai sortear mais de R$ 96 mil em prêmios. A grande novidade será o sorteio de um terreno, além dos 30 prêmios e do programa de descontos.

Em cota única o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU e Taxa de Serviços Urbanos - TSU, relativos ao exercício de 2012, podem ser pagos até o dia 10 de julho com desconto de 30%. Conforme Lei 622, de 11 de junho de 2007, o contribuinte que quitou o IPTU e Contribuição de Melho-ria lançados na respectiva inscrição imobiliária desde o ano de 2008 dentro do prazo previsto no carnê de lançamento e não possuir nenhum débito inscrito em dívida ativa neste período receberá mais 10% de desconto, totalizando 40% de desconto para o pagamento em cota única.

O pagamento também pode ser feito parcelado em 5 prestações, com desconto de 10% (dez por cento) sobre cada parcela. A primeira vence também no dia 10 de julho e as demais todo dia 10 de cada mês. Caso a data de vencimento seja em feriado ou final de semana poderá ser pago no primeiro dia útil sub-sequente à data.

O IPTU pode ser quitado nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, HSBC, Sicredi, bem como em seus respectivos terminais eletrônicos e correspondentes bancários; nos respectivos terminais eletrônicos e correspon-dentes bancários do Banco Bradesco, Casas Lotéricas e nos Correios.

A Secretaria de Finanças e Planejamento enviou essa semana os carnês para os contribuintes via correios. Caso o contribuinte não receba o carnê até 30 de junho ou tenha seu endereço fiscal alterado, deverá retirar a segunda via do documento de arrecadação no site da Prefeitura www.chapadaodosul.ms.gov.br, ou no Departamento de Cadastro e Tributação, situado na Avenida Onze nº 201, antes da data do vencimento da cota única para obtenção dos descontos.

Foram emitidos mais de 8.400 carnês do IPTU. Outra novidade para este ano é a isenção do pagamento dos imóveis com até 45m² de área edificada desde que o proprietário possua apenas esse imóvel.

Pague em dia seu IPTU, garanta o desconto, concorra ao sorteio de 1 terreno e mais 30 prêmio e construa uma cidade melhor.

Chapadão do Céu: Vereadores soli-citaram cópia de contrato de som

Os vereadores de Chapa-dão do Céu apresentaram requerimento solicitando da Secretaria da Cultura cópia do contrato de prestação de serviço, de som do 3º festi-val da canção os vereadores solicitaram urgência na

apreciação do requerimento

Vereadores querem có-

pias das escrituras de áreas doadas ao municipioRequerimento nº 081 de 29 de maio de 2012 de autoria de todos os vereadores so-licitando ao prefeito municipal que envie a está casa cópia das escrituras das áreas, doadas pela imobiliária Paulo Rodrigues da Cunha imóveis, ao município. Os vere-adores solicitaram urgência na apreciação do requerimento.

Vereadores pediram copia de pagamentos de maquinários Requerimento nº 082 de 29 de maio de 2012 de autoria de todos os vereadores so-licitando ao prefeito municipal a cópia do comprovante do pagamento referente ao serviço prestado das maquinas que trabalharão no bairro sol nascente e no bairro acalanto. Os vereadores solicitaram urgência na apreciação do requerimento.

Jair Boni Cogo terá como vice o médico Eltes de Castro

Segundo informações do cassilandianews, ficou definido que o médico Eltes de Castro será o vice-prefeito na chapa do ex-prefeito e pré-candidato Jair Boni (PSDB)

Prefeito por três mandatos, em Cassilândia, Jair Boni Cogo é pré-candidato para concorrer no próximo pleito. Com 64 anos de idade ele se considera mais experiente e confiante para uma possível disputa eleitoral

Com grande aceitação da população, Jair contou que quando se elegeu pela primeira vez, no ano de 1983, teve a oportunidade de fazer muitas coisas novas e atribui os cré-ditos aos recursos que a Prefeitura tinha na época. “Eu tenho

o costume de sempre ouvir a população e ver o que o povo acha que deve ser feito de imediato. Sempre procurei fazer

aquela que fosse a precisão da população. O povo já sabe dos meus limites, e se eu for candidato novamente, e chegar à Prefeitura, será muito mais pela bondade do povo de Cassilândia do que pelas minhas próprias qualidades”, pontuou.

Jair Boni Cogo, já foi prefeito por três vezes em Cassilandia. Nas ultimas eleições não conseguiu não conseguiu eleger o candidato que apoiou, mas, em compensação elegeu sua mulher como vereadora.

A convenção está marcada para o dia 17.

Page 3: Edicao 530

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

Edição 529- 17 A 31de maio de 2012 03EXPOSUL

Agromano e Vetmano presentes na 20ª Exposul Mais uma vez as empresas Agromano e Vetma-

no, ao lado dos seus parceiros comercial, Du Pont, Agroceres, Uniggel , Fortforma, Coimma, Rações Mano, estiveream presentes na EXPOSUL, com seu estando, recepcionando amigos e seus clientes, para um bate-papo de saborear um churrasquinho com cerveja e refrigerantes.

José Carlos, Sérgio e Eduardo, ao lado de sua equipe de colaboradores, tem se destacado no cordialidade em receber e dar total atenção aos visitantes do Stand.

A Agromano e Vetmano, também são patroci-nadores do rodeio da Exposul há vários anos.

Historia da AgromanoA História da Agromano fundada em (Primeiro)

1º de Agosto de 1998, após o desmembramento da Jaraguá Agrícola pelos irmãos José Carlos André e Sérgio Aparecido André, hoje Sócios Proprietá-rios, estabelecida sua Matriz na Rua Brasil nº 908 - Parque União - Chapadão do Sul - Mato Grosso do Sul, desde 06 de Junho de 2000.

Empresa especializada no ramo de comércio, representação e assistência técnica de insumos e defensivos agropecuários. Composta hoje de suas filiais, sediadas em Chapadão do Céu/GO, Costa Rica/MS, fundadas em 05 de Agosto de 2002 e Paraíso/MS, fundada em 28 de Julho de 2004.

A Agromano hoje, no seu quadro de colabora-dores compostos de Agrônomos e Técnicos Agrí-colas, tem o objetivo de oferecer consultoria e Assistência técnica especializada, com a finalidade absoluta de cada vez melhor atender, disponibi-lizando produtos e serviços visando à satisfação dos nossos clientes e parceiros.

“Plantando confiança e colhendo Resultados”A filosofia da AgromanoÉ a transferência de conhecimento e informação

no dia a dia do campo ao trabalhador, levando e oferecendo satisfação no relacionamento de amizade e confiabilidade com os nos clientes e parceiros.

Matriz - Chapadão do Sul Endereço: Rua Brasil nº 908 - Parque União Cidade: Chapadão do Sul - MSTelefone: (67) 3562-6400Filial - Chapadão do Céu Endereço: Rua Ipê, snº Qd. 01, Lt. 09Cidade: Chapadão do Céu - GOTelefone: (64) 3634-1429Filial - Costa Rica Endereço: Av. José Ferreira da Costa, 1112Cidade: Costa Rica - MSTelefone: (67) 3247-2610Filial - Paraíso das Águas Endereço: Av. Manoel Alves da Cruz nº 395Cidade: Costa Rica; Distrito Paraíso - MSTelefone: (67) 3248-1143Historia da VetmanoA Vetmano Produtos Agropecuários iniciou

suas atividades no dia 27 de Março do ano de 2000 com o nome AGROSAL Produtos Veterinários.

Oferecendo produtos para o homem do campo, a empresa foi adquirida em julho de 2006 pelo grupo André, que já atuava no setor do agrone-gócio há vários anos na região.

Com essa mudança, a empresa começou a ofe-recer a seus clientes uma maior gama de produtos atualizados, modernos e de resultado para seus clientes, bem como um atendimento diferenciado e de qualidade.

Com a consistência destas mudanças e a amplia-ção do espaço físico da empresa realizado poucos meses antes, o próximo passo estava pronto, e em 2009 a AGROSAL passou a se chamar VETMANO PRODUTOS AGROPECUARIOS.

Sendo o objetivo desta, ser parceira do agrope-cuarista, trabalhar com seriedade e profissiona-lismo e proporcionar desprendimento e facilidade de acesso de seus clientes a produtos e serviços diferenciados e de qualidade.

Matriz - VetmanoEnd: Rua Brasil, 456 - Flamboyant - Chapadão

do Sul - MSFone: 67 3562.1963Filial 2 - VetmanoEnd: Rua Antônio Paulino, 347 - Centro - Cas-

silândia - MSFone: 67 3596.3001/3002/3003

Equipe de colaboradores e diretores da Agromano e Vetmano

Eduardo com namorada com Sérgio

Diretor José Carlos (chapéu) e familiares

Sergio com clientes e amigos

Sergio Andre recepcionando clientes e amigos

Diretor Josè Carlos

José Carlos e esposa, Janete na Exposul

José Carlos e parceiros do Paraiso das Aguas

Page 4: Edicao 530

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

04 Edição 529- 17 A 31de maio de 2012

Senadora gaúcha disse que Chapadão do Sul fez o “dever de casa” na área agrícola

O Sindicato Rural de Chapadão do Sul deu uma grande demons-tração de força política com as presenças de senadores da repúbli-ca, representantes do mundo do agronegócio de várias cidades da região, dirigentes da Fa-masul e da Aprosoja. O

trabalho do presidente (Rudimar Borgelt) e do vice (Lauri Dalbosco) e da equipe da entida-de foi reconhecido por todas as autoridades que discursaram na so-lenidade de abertura. A senadora Ana Amélia Lemos e o colega Wal-demir Moka também

elogiaram o sindicato por sua condição de “atu-ante” na defesa dos pro-dutores rurais.

Palestrante “de peso” disputada em eventos do mundo do agronegócio, a senadora Ana Amélia Lemos é reconhecida pela defesa do agricultor. Jornalista gaúcha com

mais de 30 anos de resi-dência em Brasília, ela é senadora de primeiro mandato com experiên-cia de bastidor. No auge da discussão sobre o soja transgênico no Rio Grande do Sul ela saiu em defesa do agricultor, quem de fato deveria de-cidir o tipo de grão a ser cultivado.

Crítica ferrenha da atual política agrícola do Governo Federal, Ana Amélia lembrou que nos momentos de crise o Planalto prefere socorrer montadoras de automó-veis à reduzir juros dos finaciamentos agrícolas. Segundo ela, produtores rurais do Rio Grande do Sul sofreram com a estia-gem e o estado amargou cerca de R$ 5 bilhões de prejuízo. Ela adver-tiu que o PIB (Produto Interno Bruto) caiu no Brasil e acendeu a “luz

vermelha” no Planalto. A parlamentar também sugeriu que a União olhasse mais para o setor agrícola, o “carro--chefe” da economia.

O Brasil é vítima de campanhas internacio-nais da Europa e Esta-dos Unidos quando o assunto é agricultura. Enquanto o nosso traba-lhador luta contra o cli-ma e a falta de política, os concorrentes operam com subsídios que ga-rante a manutenção na atividade, independente do resultado da safra.

“Tirem o campo da economia brasileira e vejam o que acontece”, advertiu a senadora. Ela também citou al-guns exemplos clás-sicos da “ingratidão” com o agricultor como o resultado do soja, café, açúcar, etanol, suco... etc... na balança

comercial.Segundo Ana Amélia

Lemos Chapadão do Sul tem dirigentes que co-nhecem “a dor do agri-cultor”, possuem experi-ência em lidar com esta área e fizeram o “dever de casa” ao longo dos anos. Para ela não mais há espaço para ama-dorismos na Câmara, Prefeitura, Assembléia e governos estaduais. A senadora enfatizou o fato de se “incorporar” à bancada federal de Mato Grosso do Sul pela admiração com o estado e a relação de amizade com o colega Waldemir Moka.

(Foto Adejair Morais - Texto Cesar Rodrigues)

Page 5: Edicao 530

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

05 Edição 529- 17 A 31de maio de 2012

Aporé Maquinas e Case IH presentes na 20ª EXPOSUL

A Aporé Máquinas e a Case IH, compro-metidas em oferecer o melhor para produtor rural, participou da 20ª EXPOSUL, onde ex-pôs sua linha de siste-mas mecanizados para grãos, com os tratores Magnum 340 e a co-lheitadeiras Axial-Flow 7120.

Durante toda a EX-

POSUL, a empresa re-cebeu diversos clientes e produtores em seu Stand para conhece-rem a Tecnologia Case IH.

Onde tem agricultura moderna, tem case ih. Esteja preparado.

Referência mundial em alta tecnologia, per-formance e produtivi-

dade em mecanização agrícola, a Case IH está presente em mais de 160 mercados dos cinco con-tinentes, oferecendo so-luções avançadas desde o plantio até a colheita.

No Brasil, a Case IH possui três fábricas e uma extensa rede de concessio-nários com serviços, peças e assistência avançada para assegurar a confia-bilidade de sua marca, a eficiência de seus equipa-mentos e a melhor produ-tividade do agronegócio.

O trator que trabalha por uma frota

O Magnum 340 é o trator que faz você re-pensar o custo-benefício da mecanização agrícola. Ele é o maior trator mais avançado já produzido no Brasil.

O Magnum oferece uma extraordinária ca-pacidade de trabalho, facilidade na operação e na realização daquelas ta-refas que só mesmo uma frota conseguiria.

Faça uma análise do ponto de vista tecnológi-co, financeiro e operacio-nal para você ver que o melhor investimento é um Magnum.

O Magnum 340 possui:“ Transmissão mais

moderna e confiável do segmento;

“ Eixo dianteiro He-avy Duty;

“ Chassis estrutu-ral;

“ Melhor cabine da categoria

Só quem criou o siste-ma axial pode fazer uma colheitadeira tão imba-tível

Pioneira no desen-volvimento e na apli-cação do s is tema de

colheita Axial, a Case IH é a marca respon-sáve l por e s tabe l e -cer novos parâmetros mundiais de produti-vidade e qualidade no grão colhido.

Ninguém chega per-t o d a s c o l h e i t a d e i -ras Axial-Flow 7120 / 8120 em tecnologia e produtividade.

Mais do que uma revo-lução, uma obra-prima da colheita. Axial-Flow 7120.

Ax ia l -F low 7120 , tem potencia de 388cv (383hp), possui área de limpeza, 7,17m² a maior da categoria e o seu tanque graneleiro é de 11,100 L.

Além das máquinas apresentadas na Expo-sul, a CASE IH possui toda a linha de produtos para atender toda a clas-se produtora de grãos , desde o pequeno até o grande produtor são 06 modelos de colhedoras de grãos todas Axial, tratores de 60cv a 340cv, plantadeiras, pulveri-zadores, colhedoras de algodão e produtos para o setor sucroalcooleiro com 03 modelos de co-lhedoras de cana.

Faça uma visita a Apo-ré Maquinas na Rua Brasil 374, e venha co-nhecer toda a linha dos produtos CASE IH ,ou li-gue no telefone (67) 3562 4009 e peça uma visita da equipe CASE IH.

Claudio recepcionando cleitnes e amigos

Page 6: Edicao 530

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

06 Edição 529- 17 A 31de maio de 2012

Campeões do Torneio de Maia recebe trofei de Faradai

Uma das campeã de produtividade de soja safra 11/12, com 64 sacas/ha, gerente da Faz Reunidas Nova França, Julio recebe das mãos do diretor Samuel o certificado

53 Uma das campeã de produtividade de soja safra 11/12, com 64 sacas/ha, gerente da Faz Reunidas Carlão, Riciere recebe das mãos do Presidente Alberto schlatter o certificado

2º. Colocada em produtividade de soja safra 11/12, com 61 sacas/ha, gerente da Faz Reunidas Jardim das Oliveiras, Antonio recebe das mãos do agrônomo Faraday o certificado.

2º. Colocada em produtividade de milho safra 11/12, com 180 sacas/ha, gerente da Faz Reunidas Carlão, Riciere recebe das mãos do diretor Carlos o certificado

campeã de produtividade de algodão safrinha 11/11, com 244 @ de algodão em caroço e 91 @ de pluma, gerente da Faz Reunidas Nova França, Sr. Julho recebe das mãos do diretor Walter o certificado Campeã de produtividade de milho safrinha 11/11, com 101

sacas/há. gerente da Faz Reunidas Jardim das Oliveiras, Antonio recebe das mãos do Presidente Alberto Schlatter o certificado

4º. Colocada em produtividade de soja safra 11/12, com 59 sacas/ha, gerente da Faz Reunidas Cristalina, Cleber recebe das mãos do agrônomo Ricardo Andre o certificado

Pastor Alexandre durante a Palestra

Presidente do Grupo Alberto Schlatter

Colaboradores do grupo durante a palestra

Uma das campeã de produtividade de soja safra 11/12, com 64 sacas/ha, gerente da Faz Reunidas Carlão, Riciere recebe das mãos do Presidente Alberto schlatter o certificado

Apresentações show aéreo com os aviões Aerotex

Churrasco servido aos colaboradores, familiares e convidados

No ultimo dia 9 de junho de 2012, as fazendas reunidas Schlatter e as empresas do grupo Schlatter, realizou a 10º. Festa da colheita do grupo, onde este evento tem como umas das finalidades de estar promovendo e incentivando maior conviveu social e familiar entre os colaboradores (diretores, sócios, gerentes, colabo-radores e amigos etc.) de todas as fazendas e empresas do grupo Schlatter.Para juntos comemorarmos e agradecer a deus por mais uma boa safra que obtivemos.Durante o dia varias atividades foram realizadas, como palestra de incentivo pelo pastor Alexandre da cidade de Rondonópolis MT, jogos, sorteio de brindes, churrasco e um show aéreo com os aviões Aerotex de Rio Verde Goiás. CONTINUA NA PAGINA 07

Equipe Vice Campeã do torneio

10ª. Festa da colheita Grupo Schlatter

Page 7: Edicao 530

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

07 Edição 529- 17 A 31de maio de 2012

10ª. Festa da colheita Grupo SchlatterO presidente do Grupo Alberto Schlatter fez uso da palavra e agradeceu a todos os seus colaboradores, afirmando que sem eles, hoje não estariam naquele momento unidos.O Grupo Schlatter chega a 2012consciente de todos os desafios e oportunidade que cercam a agricultura moderna. “Quem trabalha diretamente com a terra sabe que a cada nova safra, um novo cenário se cria , só há uma coisa que não muda, precisamos conti-nuar a apreender e aperfeiçoar nossas estratégicas, sejam elas comercias, agrícolas, operacionais, levan-do sempre em consideração que somos seres transi-tórios e que outros virão após nós. Portanto cultivar a terra é um ato de amor, só assim muitos poderão compartilhar os frutos produzidos por ela”. Essa é a filosofia do Grupo Schlatter que comemora agora 52 anos.

Alberto Schlatter com filhas e dona Modesta

Vice campeões do torneio de Maia

Faz.Serrinha vice campeões do torneio futebol

Campeões do torneio futebol Faz, jardim das Oliveiras

Faz. Minuano melhor Cozinha,Sra. Terezinha(e) faz a entrega do certificado a Silvana

51 campeã de produtividade de algodão safra10/11, com 302 @ de algodão em caroço e 117 @ de pluma, gerente da Faz Reunidas Carlão, Sr. Riciere recebe das mãos do diretor Walter o certificado

Uma das campeã de produtividade de milho safra 11/12, com 187 sacas/ha, gerente da Faz Reunidas Jardim das Oliveiras, Antonio recebe das mãos do diretor Walter o certificado

Uma das campeã de produtividade de milho safra 11/12, com 187 sacas/ha, gerente da Faz Reunidas Nova França, Sr. Julho recebe das mãos do agrônomo André o certificado

Uma das campeã de produtividade de soja safra 11/12, com 64 sacas/ha, gerente da Faz Reunidas Minuano, Esaias recebe das mãos do agrônomo Ricardo Andre o certificado

3º. Colocada em produtividade de soja safra 11/12, com 60 sacas/ha, gerente da Faz Reunidas Serrinha, Alemão recebe das mãos do agrônoma Samia o certificado

Senhor Alberto e Terezinha com Prefeito Jocelito Krug e convidado

Walter Schlatter e Rep. FMC fazendo entrega de prêmiosWalter entregando a TV 32- a um dos funcionarios contem-plados no sorteio

Walter entregando a TV 49- a um dos funcionarios contem-plados no sorteio

Jardim das Oliveiras Campeã da Futebol

Sorteio de premios aos colaboadores

Page 8: Edicao 530

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

08 Edição 529- 17 A 31de maio de 2012

RIOSUL e STARA participaram da 20ª EXPOSULA RIOSUL, revendedo-

ra das linhas de maquinas e implementos agrícolas STARA, participou pela primeira vez da EXPO-SUL, com um Stand, apre-sentando a linha da maior e mais completa linha de produtos agrícola do Brasil.

O proprietário da RIO-SUL, “Aranha” e toda a sua equipe, juntamente com os representantes da STARA, recepcionou seu amigos e clientes, com churrasco regado de cer-veja e refrigerantes.

Durante dos cinco dias da EXPOSUL, bons negócios foram realizado, com produtores da região, envolvendo maquinas e equipamentos da linha STARA.

Hércules 10000Precisão e alto rendi-

mento na distribuição de corretivos e fertilizantes

Os Hércules 7000 e 10000 possuem como mo-delo opcional rodado que proporciona maior esta-bilidade no trabalho em solos irregulares e mantém uniforme o perfil de distri-buição. Sua grande capaci-dade de carga proporciona maior rendimento diário.

A regulagem de dis-tâncias para aplicação é extremamente simples e com várias possibilidades de ajustes, com apenas 4 regulagens de palhetas nos pratos, não necessita ferramentas para alterar.

Reboke 24000A maior carreta agrícola

de polietileno do BrasilPermite o trabalho com

adubo à granel ou em big-bag, proporcionando grande economia na aqui-sição do mesmo.

O chassi da Reboke 24000 é super-reforçado e desenhado especialmente para evitar o acúmulo de fertilizantes, aumentando a vida útil da carreta.

Altura de descarga de 4 metros, permite o trabalho com caminhões de carro-

ceria alta e plantadoras de grande porte.

Seu sistema de rodado permite acompanhar a co-lheitadeira, aumentando o seu rendimento em até 50%.

Abertura hidráulica do tubo de descarga e com-porta, agiliza e facilita o processo de descarga.

Maior capacidade de des-carga do mercado, (3500 l/min de grãos e 1300 kg/min. de adubo).

Plataforma BravaA líder absoluta do mer-

cado com regulagem elétri-ca das chapas despigadoras

A Brava Elektra é equi-pada com um sistema de regulagem elétrica das cha-pas despigadoras, a qual é acionada apenas com um toque no controle remoto, eliminando a regulagem manual das linhas.

A regulagem elétrica das chapas despigadoras é re-alizada através de controle remoto, proporcionando uma variação da abertura de 20 mm para 40 mm, benefi-ciando o produtor com uma regulagem fácil e rápida de acordo com a espessura da cana do milho. Engate/desengate das carenagens fácil e rápido, proporcio-nando maior agilidade na manutenção.

Roda deslizadora, evita a quebra da carenagem. Efi-ciente sistema regulador de altura do bico proporciona uma melhor adequação às mais variadas situações de colheita.

Imperador CA 3100O primeiro pulverizador

autopropelido do mundo com barras centrais,

O imperador CA é o pri-meiro pulverizador auto-propelido do mundo com barras centrais desenvolvido exclusivamente para a pul-verização em culturas como cana-de-açúcar e arroz,onde as barras centrais propor-cionam maior estabilidade mesmo em condições atípi-cas como sulcos de plantio e curvas de nível na cultura da cana-de-açúcar, e em taipas e canais de distribuição de água (aguadores) na cultura de arroz irrigado.

Seu chassi é desenvolvi-do em perfil “C” e todo para-fusado, o que garante maior resistência e flexibilidade em diferentes condições de relevo, mantendo a estabi-lidade das barras centrais.

Sua excelente estabili-dade de barras centrais e a sua dimensão de 25 metros permitem realizar aplica-ções em até 16 km/h com a pulverização de aproxima-damente 32 ha/h.

Em Chapadão do Sul, a RIOSUL, esta locali-zada na Rua Brasil 276 e atende através do fone 67- 3562.3175

Prop. Aranha e clientes e amigos Aranha ao lado da esposa e funcionários

Page 9: Edicao 530

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

09 Edição 529- 17 A 31de maio de 2012

20ª EXPOSUL teve os maiores números de negociações concretizadas da sua história

O resultado dos números das transações de vendas de maquinas, implementos agrícolas, veículos, leilões de gado e insumos agrícolas, confirmaram que a EXPOSUL de Chapadão do Sul é realmente a “Maior Feira do Agro-negócio do Estado”.

A reportagem do Jornal Correio e do nosso site reali-zou uma pesquisa com todos os expositores, 95%, deles confirmaram que conseguiram realizar o maior número de transações financeiras da história.

Em um rápido levantamento feito, acreditamos que fo-ram movimentados mais de R$ 10 milhões durante a Feira.

Um exemplo, é a venda da Agrofel, do maior trator da America Latina, durante a EXPOSUL, que e avaliado em mais de 700 mil reais.

Este ano novas empresas participaram pela primeira vez da Feira e deixaram praticamente negociações fechadas, com exemplo, a venda de Pá carregadeiras e caminhões e Insumos Agrícolas.

O sucesso de tudo isso é sem duvida a UNIÂO dos Po-deres Executivo e Legislativo com a diretoria do Sindicato, que formam uma parceira, para chegar ao sucesso que é hoje a EXPOSUL.

Nem as chuvas e o frio tiraram o brilho da festa. A po-pulação compareceu em peso. Um exemplo foi no primeiro dia, quando uma forte chuva, caiu sobre a cidade durante todo dia e mesmo assim, milhares de pessoas foram assistir ao show do cantor debaixo de Chuva.

O frio foi intenso, um forte nevoeiro cobriu por três noites a festa, somente dando trégua no ultimo dia, mesmo assim, o parque de Exposição esteve lotado.

A diretoria do Sindicato Rural, com o apoio de várias pessoas e a empresa IACO Agrícola, trabalhou horas a fio, na colocação de bagaço de cana, sobre o Lamaçal que ficou no Parque, para dar maior conforto aos visitantes. Tudo isso, foi recompensado com o sucesso da EXPOSUL.

Para fechar com chave de ouro, uma grande queima de fogos, ocorreu na ultima noite, que também foi coroada com a grande competição entre os peões nas montarias de Touros e cavalos.

“Aqui é o lugar de fazer bons negócios, foi melhor do que a Agrishow de Ribeirão Preto” afirmou um dos expo-sitores de veículos pesados.

Rudimar sendo homenageado pela Câmara Municipal

Page 10: Edicao 530

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

10 Edição 529- 17 A 31de maio de 2012 EXPOSUL

Agrofel e New Holland apresenta o maior trator da América Latina na EXPOSUL

A Agrofel, representante da New Holland apresen-tou na 20ª EXPOSUL, o maior e mais completo trator da América Latina, o T9.

O T9 da New Holland chamou a atenção das pes-soas que visitaram a feira, que foram ver de perto a nova revolução de tratores da New Holland.

A Agrofel realizou a venda do trator T9, para Fazenda Maraney, que fica localizada na cidade de Chapadão do Céu.

No stand da AGROFEL, ficaram expostos, colheita-deiras e implementos agrí-colas, que foram comercia-lizados durante a feira.

Os novos tratores da sé-rie T9 com tração integral nas quatro rodas aliam a potência que você preci-sa e o conforto que você deseja. Os eixos de alta capacidade, o controle de transmissão avançado e o motor de alta potência são instalados em um chassi com tamanho ideal para atender às necessidades dos seus negócios. O alto nível de potência hidráulica, o design elegante e a maior cabine do setor comple-mentam essa fabulosa linha de tratores.

Com o EPM (Geren-ciamento da Potência do Motor), você ganha potên-cia adicional de até 50cv, disponível nas aplicações exigentes do sistema hi-dráulico, TDF e transporte para produtividade ideal sem perda de rendimento. Com o EPM, o T9.560, que tem potência nominal de 507cv, pode desenvolver potência de até 557cv de acordo com a necessidade da operação.

MOTORES POTEN-TES, ECONÔMICOS,

ROBUSTOS E MUITO CONFIÁVEIS

Com o EPM (Geren-ciamento da Potência do Motor), você ganha potên-cia adicional de até 50cv, disponível nas aplicações exigentes do sistema hi-dráulico, TDF e transporte para produtividade ideal sem perda de rendimento. Com o EPM, o T9.560, que tem potência nominal de 507cv, pode desenvolver potência de até 557cv de acordo com a necessidade da operação.

Os novos tratores da sé-rie T9 com tração integral nas quatro rodas aliam a potência que você preci-sa e o conforto que você deseja. Os eixos de alta capacidade, o controle de transmissão avançado e o motor de alta potência são instalados em um chassi com tamanho ideal para atender às necessidades dos seus negócios. O alto nível de potência hidráulica, o design elegante e a maior cabine do setor comple-mentam essa fabulosa linha de tratores.

Com o EPM (Geren-ciamento da Potência do Motor), você ganha potên-cia adicional de até 50cv, disponível nas aplicações exigentes do sistema hi-dráulico, TDF e transporte para produtividade ideal sem perda de rendimento. Com o EPM, o T9.560, que tem potência nominal de 507cv, pode desenvolver potência de até 557cv de acordo com a necessidade da operação.

MOTORES POTEN-TES, ECONÔMICOS, ROBUSTOS E MUITO CONFIÁVEIS

Com o EPM (Geren-ciamento da Potência do Motor), você ganha potên-cia adicional de até 50cv, disponível nas aplicações exigentes do sistema hi-dráulico, TDF e transporte para produtividade ideal sem perda de rendimento. Com o EPM, o T9.560, que tem potência nominal de 507cv, pode desenvolver potência de até 557cv de acordo com a necessidade da operação.

Para maiores informa-ções do T9, podem solicitar a visita da equipe da Agro-fel, pelo fone 3562.1244 ou visitar a loja que fica na Avenida Dois ____.

Page 11: Edicao 530

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

11 Edição 529- 17 A 31de maio de 2012

Page 12: Edicao 530

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

Sindicato Rural de Chapadão do Céu divulga data da 3º EXPOCÉU

O Sindicato Rural de Chapadão do Céu (GO), informou as datas para realização da 3º EXPOCEU, Exposição Agropecuária de Chapadão do Céu, que será realizado de 13 a 16 de Setembro.

O parque de exposi-ções do Sindicato Ru-ral de Chapadão do Céu, Osvaldo Gorgen, con-siderado o mais moder-no parque da região é pavimentado, gramado, iluminado e com banhei-ros de qualidade para atender seus visitantes e expositores.

O Sindicato Rural firmou parceria nesta quarta-feira, com a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal de Chapadão do Céu, para a realização desta grandiosa feira agropecuária, a qual já se tornou tradição.

Trabalha a todo vapor a diretoria do sindicato para as contratações para a 3ª EX-POCÉU, que em breve serão divulgadas.

PARAISO DAS AGUAS

Partidos politicos de Paraíso das Águas realizarão convenção dia 24 deste mês

Domingo dia 24 será um dia histórico para o novo municipio de Mato Grosso do Sul, Paraíso das Águas, que participa pela primeira vez das eleições como sendo municipio independente.

PMDB, PDT, DEM, PSB e PR realizarão a convenção municipal ordinária, onde os parti-dos reunirão os membros titulares e suplentes da Comissão Provisória,

os filiados aos partidos com domicilio eleitoral no municipio de Paraíso das Águas, a fim de definirem os candidatos à prefeito, vice-prefeito e vereadores, como também sorteios de números para cada candi-dato à vereador.

A reunião será realiza-da no salão Paroquial no período do meio dia às 18 horas.

Tudo indica que os par-tidos PDT, DEM, PSB e

PR irão formar coligação com o PMDB, apoiando a candidatura única de Ivan da Cruz Pereira, o ‘xixi’ (PMDB), que exerce a função de vereador por 4 mandatos em Costa Rica (MS).

Em uma reunião com todos os partidos de Para-íso das Águas, no dia 18 de Maio, foi escolhido por votação entre os membros da executiva de cada parti-do, o nome de Ocesino Al-ves de Oliveira (PR), que poderá ser o vice de Ivan Pereira no pleito eleitoral deste ano.

Os pré-candidatos à prefeito, vice-prefeito e vereadores têm estabele-cido pelo TSE-Tribunal Superior Eleitoral, o prazo máximo para registro da candidatura, até o dia 05 de julho de 2012.(Fernando de Brito)

Ivan (d)e Ocesino pré candidatos

12 Edição 529- 17 A 31de maio de 2012

Page 13: Edicao 530

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

13 Edição 529- 17 A 31de maio de 2012

NOTICIAS DA CAMARA MUNICIPAL DE CHA-PADÃO DO SUL

Câmara sanciona Lei que melhora o projeto de Parcelamento do Solo Urbano

O vereador Abel Lemes criou projeto de lei núme-ro 23/12 que “Revoga o inciso V e altera os incisos I e IV do Artigo 7º da Lei Municipal nº 233 de 14 de março de 1996, e dá outras providências.”

A Lei foi sancionada pela Câmara Municipal, pois o prefeito vetou a mesma e os vereadores derrubaram o veto do pre-

feito sancionando assim a Lei que foi publicado da seguinte forma:

Art. 1º “Altera os incisos I e IV do Artigo 7º, que passam a ter a seguinte redação:

I – Vias de circulação, pavimentadas ou bloque-tadas.

IV - Sistema de abaste-cimento de Água deve ser alocado dos dois lados do passeio com rede de distri-

buição.Art. 2º - Fica revogado

o inciso V da Lei nº 233 de 14 de março de 1996.

Justificou o vereador que as mudanças se necessário para melhorar o projeto de Parcelamento do Solo Urbano.

Natália Leal – Assesso-ria de Imprensa da Câma-ra Municipal.

Ja esta em vigor a lei que proibe uso de capacetes em estabelecimentos comerciais

O vereador Abel Lemes, da Câmara Municipal de Chapadão do Sul, criou um projeto de lei pelo qual já foi transformada em Lei Nº 884, em 26 de março deste ano onde “Proíbe o ingresso ou permanência de pessoas usando capace-te ou equipamento similar que dificulte a identifica-ção, em estabelecimentos comerciais, em repartições públicas e em estabeleci-mentos de crédito, neste município”.

Foi o projeto na época aprovado por unanimida-de de votos, sendo assim apoiado por todos os ve-readores.

O incluso Projeto de Lei foi sancionado pelo prefei-to e entrou em vigor no dia 26 de maio, 60 dias após a

sua publicação.Veja os artigos da Lei:Art. 1º É proibido o uso

de capacete ou similar que dificulte a identificação em estabelecimento comercial e de crédito, produtos ou serviços em geral e órgãos públicos.

Art. 2º O uso de capacete por motociclistas e carona no território de Chapadão do Sul restringe-se ao mo-mento em que o veículo estiver em movimento.

§ único - O capacete ou similar deve ser retirado imediatamente à parada do veículo.

Art. 3º A inobservância o parágrafo anterior autoriza qualquer interessado ao acionamento da

força policial e obriga o infrator ao pagamento de

multa a ser fixada pelo chefe do Poder Executivo Municipal por meio de decreto.

§ único - O Poder Exe-cutivo fica autorizado a firmar convênio com órgão competente para a aplicação de multa, e fa-zer campanha educativa.

Art. 4º Os estabeleci-mentos comerciais, de crédito, produtos ou ser-viços de qualquer nature-za, e os órgãos públicos, fixarão em local de fácil visualização, aviso con-tendo o seguinte: Uso de capacete apenas com o veículo em movimento.

Natália Leal – Asses-soria de Imprensa da Câmara Municipal

Vereador solicitou asfalto nas ruas do Residencial Planalto

Vereador Maiquel de Gasperi

INDICO à Mesa, na for-ma regimental, e depois de ouvido o Douto Plenário de Deliberações, o envio de expediente ao Prefeito Municipal, Jocelito Krug, com cópia ao Secretário de Obras, Transportes e Serviços Públicos, Laércio Eler de Alcantara, solici-

tando asfalto, nas ruas do Residencial Planalto, as quais já foram anunciadas, reforçando as indicações de nºs 199/2010 e 203/2010 de autoria do Vereador Dr. Flá-vio e 482/2011 de autoria do Vereador Elso Bandeira.

JUSTIFICATIVACom as chuvas alguns

pontos do bairro estão en-

frentando dificuldades, es-tão formando-se nas ruas, piscinas de água. Acredita o Vereador que melhorias como asfalto ajudaria e muito a população daquela localidade, pois os mesmos poderiam transitar no bair-ro sem maiores dificulda-des além de que a água es-coaria não formando poças.

Vereador pediu instalação de câmeras de segurança nas Escolas Municipais

Vereador Maiquel de Gasperi

INDICO à Mesa, na forma regimental, e depois de ouvido o Douto Plenário de Deliberações, o envio de expediente ao Prefeito Municipal, Jocelito Krug, com cópia a Secretária de Educação, Cultura, Des-porto e Lazer, Elisete Emi-ko Obara, solicitando para

que sejam instaladas câme-ras de segurança, dentro e fora das dependências das Escolas Municipais.

JUSTIFICATIVAAcredita o Parlamen-

tar, que a instalação das câmeras de segurança nas Escolas de nosso Municí-pio, irá inibir os vândalos de praticarem qualquer tipo de furto ou mesmo

depredações, como tem acontecido em nossas es-colas. É de extrema im-portância à segurança do local e dos alunos, que as frequentam, sendo que, as instalações de câmeras irão trazer maior tranquilidade, pois registrarão qualquer atitude suspeita de punição.

Vereador encaminhou Moção de Aplau-so ao Deputado Estadual, Felipe Orro

Vereador Dr. FlávioO Vereador Dr. Flá-

vio, da Câmara Muni-cipal de Chapadão do Sul que esta subscreve, dispensadas as formali-dades regimentais, en-caminha MOÇÃO DE APLAUSO, ao Ilustre

Deputado Estadual, Fe-lipe Orro, parabenizan-do-o pelo seu expressivo interesse em ajudar a Escola Estadual Jorge Amado, na conquista das reformas necessárias.

Em suas palavras o Deputado, foi sincero ao dizer que até o momento

a inda não conseguiu, mas lutará incansavel-mente para que o obje-tivo seja alcançado.

Sala das Sessões, 30 de maio de 2012.

Assessoria Câmara Mu-nicipal

Chapadão do Sul tem agora a Casa do Albergado

Foi inaugurada em Chapa-dão do Sul a Casa do Alber-gado – Execução. O prédio está localizado próximo a Associação Gileade e conta com toda a estrutura para re-ceber pessoas que cumprem pena em regime aberto e semiaberto.

A Casa foi construída por meio de parceria entre a Pre-feitura Municipal, Conselho Municipal de Segurança, Associação Gileade, juízes da

Comarca e Ministério Público. O investimento foi de R$ 31 mil, recurso de transações penais na área ambiental.

O prédio conta com 150 metros quadrados com capacidade inicial para abrigar 30 pessoas, com possibilidade de aumentar para no mínimo 40.

Estiveram presentes na inauguração, o Prefeito Jocelito Krug, o Presidente do Con-selho de Segurança, Elídio Félix Mariani, os dois juízes da Comarca, Sílvio Prado e Anderson Royer, representantes da OAB, comando da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, o Presidente da Associação Gileade, Carlos A. Schlatter, o Pre-sidente da Câmara Maiquel de Gasperi, o vereador Ilton Henrichsen, o Vice-Prefeito Alírio Bacca e imprensa local.

O juiz da Comarca, Silvio Prado ressaltou que a Casa do Albergado é um bom in-vestimento e possibilitará que as pessoas dos regimes abertos e semiabertos possam efetivamente cumprir suas penas. Quem cumpre pena o regime aberto deve se apresentar pelo menos 1 vez por semana e quem cumpre no regime semiaberto deve dormir todas as noites na casa.

O Presidente do Conselho de Segurança, Elídio Mariani explicou que o prédio onde foi instalada a Casa foi locado pela Prefeitura, que também destinará um servidor para trabalhar no local. Ele fez um a divulgação do balanço gasto na reforma da estrutura e também com a construção de duas novas celas na delegacia do município.

Para o Prefeito Jocelito Krug esteve foi mais um importante investimento na se-gurança pública de Chapadão do Sul. Casa de Albergados, segundo ele, vai ajudar na proteção da sociedade, pois os condenados nos regimes abertos e semiabertos cumprirão efetivamente suas penas, o que não vinha acontecendo atualmente. Krug agradeceu a todos que são parceiros da segurança pública e do desenvolvimento de Chapadão do Sul.

Page 14: Edicao 530

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

CONFIRA TAMBÉM AS NOSSA PROMOÇÕES DIARIAS

PAnIFICADORA VEnEZA

Aceitamos todo tipo de encomendas para festas de aniversários, casamentos e Coffee-Break.

Pães, Bolos (Marta-rocha), salgados e bebi-das.

Temos a pronta entrega: Massas e Lasanhas

Avenida Oito nº 1038 Fone 3562.1444

Chapadão do Sul MS

FAÇA SEU SEGURO NA TOTAL CORRETORA DE SEGUROS E SEJA ISENTO DA FRANQUIA EM UM EVENTUAL SINISTRO

Atendimento 24horas

A MAIS COMPLETA LOjA DE MULTIMARCAS DE PnEUS DE ChAPADãO DO SUL

Alinhamentos- Balanceamentos - Suspensão - Escapamentos Rodas Esportivas e Tapetes

Avenida Brasil 1056 - Fone 67- 3562. 1277

SUPERMERCADO VARGAS

Esquadrilha da Fumaça encantou os costarriquenses Na tarde desta quarta-

-feira 13, feriado em Costa Rica, pelo padroeiro da cidade, a prefeitura mu-nicipal proporcionou aos munícipes, um espetáculo que encantou a população, pelo show aéreo da Esqua-drilha da Fumaça.

Durante 45 minutos, os milhares de costarriquen-se, presentes no centro de Eventos Ramez Tebet, ficaram encantados com a pericia dos pilotos da Es-quadrilha da Fumaça, com suas manobras radicais.

Ao todo foram sete aero-naves que pintaram o céu, costarriquenses, deixando a população muitas das vezes paralisadas com o espetáculo.

O prefeito Jesus Baird agradeceu a presença de todos e disse que assim se encerram os festejos do aniversário do município.

Esquadrilha da Fu-maça

As demonstrações aére-as da Esquadrilha da Fu-maça já são realizadas há 60 anos, com acrobacias que rasgam os céus e em-polgam multidões. Hoje, o time da Esquadrilha da Fumaça é formado por tre-ze pilotos que se revezam em sete posições de vôo.

O grupo dos “Anjos da Guarda” como é conhe-cido é formado por apro-ximadamente 60 pessoas, entre pilotos, mecânicos, médico, oficiais responsá-veis pela equipe de manu-tenção, relações públicas e uma equipe adminis-trativa com soldados e sargentos que dão suporte administrativo dentro da organização.

Sendo o principal agen-te de comunicação social da FAB - Força Aérea Brasileira, a Esquadrilha da Fumaça distingue-se das demais esquadrilhas por realizar vôo invertido em formação nas diversas fases da demonstração, fato consolidado com o recorde mundial estabe-lecido no ano de 2006, quando voaram doze aero-naves nessa configuração.

A Esquadrilha da Fu-maça nasceu pela inicia-tiva de pilotos da antiga Escola de Aeronáutica, sediada no Campo dos Afonsos (RJ), que nos in-tervalos do almoço treina-vam acrobacias em forma-ção com a aeronave T-6.

Veja site ocorreionews mais fotos da apresentação

14 Edição 529- 17 A 31de maio de 2012