correio notícias - edição 797

8
04 Diretora: Elizabete Goiss Ano XIII - Nº 797 - R$ 2,00 Quinta-Feira de Julho de 2013 Obras em Santo Antônio da Platina estão em pleno andamento As obras em Santo Antônio da Platina estão em pleno vapor, é o que garante o prefeito Pedro Claro de Oliveira. Em seis meses de administração municipal ele juntamente com os Departamentos e Secretarias já entregaram algumas obras, como o término da pavimentação da Avenida Palma Reinó, que de acordo com Pedro Claro era um anseio da popu- lação. “De imediato já pavimentamos a avenida que é um dos acessos à cidade e era uma obra muito aguardada pela população”. Leia na Pág. 5 Leia na Pág. 4 Leia na Pág. 4 Leia na Pág. 3 95 propriedades rurais serão beneficiadas com Programa do Calcário Secretária de educação visita escolas municipais em Jacarezinho A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE) de Jacarezinho, Magda Cristina Souza Nogueira, recentemente fez diversas visitas as escolas da rede municipal de ensino da cidade. Um dos principais objetivos das visitas é conhecer de perto a realidade das instituições de ensino. Governador Beto Richa reforça segurança com mais 268 viaturas

Upload: jornal-correio-noticias

Post on 22-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Confira a edição desta Quinta-Feira (04/07/2013)

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Notícias - Edição 797

QUINTA-FEIRA, 04 dE JULHO dE 2013 - EdIçãO 7971

04 Diretora: Elizabete GoissAno XIII - Nº 797 - R$ 2,00

Quinta-Feira de Julho de 2013

Obras em Santo Antônio da Platina estão em pleno andamento

As obras em Santo Antônio da Platina estão em pleno vapor, é o que garante o prefeito Pedro Claro de Oliveira. Em seis meses de administração municipal ele juntamente com os Departamentos e Secretarias já entregaram algumas obras, como o término da pavimentação da Avenida Palma Reinó, que de acordo com Pedro Claro era um anseio da popu-lação. “De imediato já pavimentamos a avenida que é um dos acessos à cidade e era uma obra muito aguardada pela população”.

Leia na Pág. 5

Leia na Pág. 4

Leia na Pág. 4

Leia na Pág. 3

95 propriedades rurais serão beneficiadas com

Programa do Calcário

Secretária de educação visita escolas municipais

em JacarezinhoA Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE) de Jacarezinho, Magda Cristina

Souza Nogueira, recentemente fez diversas visitas as escolas da rede municipal de ensino da cidade. Um dos principais objetivos das visitas é conhecer de perto a realidade das instituições de ensino.

Governador Beto Richa reforça segurança

com mais 268 viaturas

Page 2: Correio Notícias - Edição 797

QUINTA-FEIRA, 04 dE JULHO dE 2013 - EdIçãO 7972 OPINIÃO

Siqueira CamposCornélio ProcópioCuritibaIbaitiJapiraJabotiSalto do ItararéCarlópolisJoaquim TávoraGuapiramaQuatiguáJacarezinhoConselheiro MairinckPinhalão

DIreçÃOElizabete GoiseDITOrA CHeFeElizabete GoisreDAçÃOCamila Consulin, Isa Machado,Regiane Romão, Isamara MachadoDIAGrAMAçÃOBruno, MarcosADMINIsTrATIvOClaudenice Machado, Emilia KusterCOLUNIsTAGênesis Machado

CIrCULAçÃO

rePreseNTAçÃOMERCONET Representação de Veículos de Comuni-cação LTDARua Dep. Atilio de A. Barbosa, 76 conj. 03 - Boa Vista - Curitiba PRFone: 41-3079-4666 | Fax: 41-3079-3633

FILIADO A

Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná

joRNAlístIcA coRREIo Do NoRtE s/c ltDA - cNpj: 07.117.234/0001-62

escritório siqueira camposRua Dos Expedicionários,1525 - centroSiqueira Campos - Paraná(43) 3571-3646 | (43) 9604-4882

site: www.correionoticias.com.br - e-mail: [email protected]

escritório corNÉLio procópioRua Mato Grosso, 135 - centroCornélio Procópio - Paraná(43) 3523-8250 | 9956-6679

[email protected]@correiodonortesc.com

TomazinaCuriúvaFigueiraVentaniaSapopemaSão Sebastião da AmoreiraNova América da ColinaNova Santa BárbaraSanta Cecília do PavãoSanto Antônio do ParaísoCongoinhasItambaracáSanta MarianaLeópolis

SertanejaRancho AlegrePrimeiro de MaioFlorestópolisSão Gerônimo da SerraSanto Antônio da PlatinaArapotiJaguariaívaSengésSão José da Boa VistaWenceslau BrazSantana do ItararéJundiaí do SulAndirá

AbatiáCambaráRibeirão do PinhalNova FátimaBarra do JacaréSanta AméliaSertanópolisBela Vista do ParaísoRibeirão Claro

CHARGE DO DIA

PREVISÃO DO TEMPO Siqueira Campos

COLUNA DO MARCOSchuva!

E a chuva que não dá trégua em todo o Norte Pioneiro hein! Foram altos os índices registrados pro agricultores. Numa conversa na última semana, um deles confidenciou que a última vez que choveu constantemente assim foi em 1982. Assim fica difícil o trabalho cons-tante de pavimentação em vários municípios.

como É?Encontrei dois velhos amigos. Um deles me disse que está traba-lhando numa Prefeitura da região. Ele disse que o ex-prefeito fez vários atos eleitoreiros durante o ano passado e agora a situação está respingando nesta administração. Ficou exatamente 15 minutos contando sobre como o problema é complicado.

como É 2?Aí ele virou e perguntou ao outro o que ele estava fazendo. O terceiro amigo tentando ser muito educado, apenas falou. Estou na Prefeitura tal e lá está terrível também. Aliás, você fazia parte da administração ano passado não? Complicado quando pegamos problemas pareci-dos que deixamos para os outros né? Imagino que a amizade termi-nou por ali.

ceNa curiosa 1A primeira cena curiosa que vi na semana passada foi um instrutor de auto escola com um toca na cabeça, óculos escuros e com um cigarro que alternava entre a mão e a boca. Aí olhei para o banco do motorista vi que ele dava dicas de trânsito para uma aluna.

ceNa curiosa 2Após uma viagem cansativa. Chegamos numa cidade que não conhe-cíamos nenhum local para comer. Perguntei para um comerciante onde tinha um restaurante. Ele disse: “Tem o mineirinho ali que é muito bom”. Chegamos ao local, o recepcionista era um chinês que falava um português enrolado e a atendente uma baiana. Só pude pensar. Viva a mistura dos povos.

taça Na mãoO mesmo brasileiro que tava na frente de uma Prefeitura com um cartaz com o dizer: “Não queremos COPA no BRASIL” estava na noite de domingo, 30 de junho, comemorando o título da seleção brasileira pela Copa das Confederações. Como diria Galvão Bueno: “Isto pode Arnaldo?”

sugestão? envie para [email protected]

O CARANão há neste artigo uma só frase mentirosa. Pelo contrário, todas elas

são verdades incontestáveis.O homem que esteve à frente desta nação e não teve coragem, nem

competência, nem vontade para implantar reforma alguma neste país, pois as reformas tributárias e trabalhistas nunca saíram do papel, e a edu-cação, a saúde e a segurança ficaram piores do que nunca.

O homemque mais teve amigos safados e aliados envolvidos, da cueca ao pescoço, em corrupção e roubalheira, gastando com os cartões corporativos e dentro de todos os tipos de esquemas.

O homemque conseguiu inchar o Estado brasileiro e as empresas estatais com tantos e tantos funcionários, tão vagabundos quanto ele, e ainda assim fazê-lo funcionar pior do que antes.

O homemque tem uma mulher medíocre, inútil, vulgar e gastadeira, que usava, indevidamente e desbragadamente, um cartão corporativo, ao qual ela não tinha direito constitucional, que ia de avião presidencial para São Paulo "fazer escova" no cabelo e retornar a Brasília.

O homemque ajudou seu filho a enriquecer, tornando-o milionário do dia para a noite, sem esforço próprio algum, só às custas de conchavos com empresas interessadas em mamar nas “tetas” do governo.

E depois ainda disse para a nação que “esse garoto é um fenômeno”, e lhe concedeu um passaporte diplomático.

O homemque mais viajou inutilmente, quando presidente deste país, comprando um avião caríssimo só para viajar pelo mundo e hospedar-se às custas da nação brasileira nos mais caros hotéis, tão futilmente e às custas dos impostos que extorquiu do povo.

O homemque aceitou passivamente todas as ações e humilhações contra o Brasil e contra os brasileiros diante da Argentina, Bolívia, Equa-dor, Paraguai.

O homemque, perdulária e irresponsavelmente, e debochando da nossa inteligência, perdoou dívidas de países também corruptos, cujos mandatários são “esquerdistas”, e enviou dinheiro a título de doação para eles, esquecendo-se que no Brasil também temos miseráveis, carentes de bons hospitais, de escolas decentes e de um lugar digno para viver.

O homemque, por tudo isso e mais um elenco de coisas imorais e absurdas, transformou este país num chiqueiro libertino e sem futuro para quem não está no seu "grande esquema".

O homemque transformou o Brasil em abrigo de marginais internacio-nais, FARC'anos etc., negando-se, por exemplo, a extraditar um criminoso vaga-bundo, para um país democrático que o julgou e condenou demo-craticamente. Esse homem representa o que mais nos envergonha pelo Mundo afora!!

O homem que transformou corruptos e bandidos do passado em alia-dos de primeira linha.

O homemque transformou o Brasil num país de parasitas e vagabun-dos, com o Bolsa-Família, com o repasse sem limite de recursos ao MST, o maior latifúndio improdutivo do mundo e abrigo de bandidos e vagabun-dos e que manipulam alguns ingênuos e verdadeiros colonos.

Para se justificara estes novos vagabundos, o homem lhes afirma ser desnecessário ESTUDARe que, para se "dar bem" neste País, basta ser vagabundo, safado, esquerdista e esperto.

Aliás, neste caso, o homem fez inverter uma das mais importantes Leis da Física, que é a Lei da Atração e repulsão; significa que força de idênticos sinais se repelem e as de sinais contrários se atraem.

Mas esse homem inventou que forças do mesmo sinal se atraem. Por exemplo: ele (o homem) atrai, para sua base, políticos como

JOSÉ SARNEY, COLLOR, RENAN... que ficaram amiguinhos de seus comparsas JOSÉ DIRCEU, GENOÍNO, GUSCHIQUEN, e ainda agrega-ram o apoio de juristas como LEWANDOVSKI, TOFOLI, etc. ...

É, homem... Você é o cara... É o cara-de-paumais descarado que o Brasil já conheceu.

É, homem, você é o cara... É o cara que não tem um pingo de vergonha na cara, não tem escrú-

pulos, é "o cara"mais nocivo que tivemos a infelicidade de ter como pre-sidente do Brasil!

Mas ...como diz o velho ditado popular:NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE...Caio Lucas MacedoAdvogado-OAB 4536-SPBR Agora, a nova ministra da Cultura (aquela do “relaxa e goza”) anda

dizendo que esse homem “é um Deus”!!!??? Veja só a que ponto essa "gente" chegou para fazer com que o povo

cultue esse homem! Nunca antes na história deste país... E, por essas e outras é que não

posso deixar de repassar a mensagem do Caio Lucas, para a qual os ainda devotos desse homem, encontrarão as respostas objetivas.

Só sei que a minha decepção é muito grande com o que ocorre com o nosso Brasil atual, dos últimos dez anos, mas já começo a ter alguma esperança e acreditar em algumas pessoas como o advogado autor deste texto, Caio Lucas Macedo, e o Ministro Joaquim Barbosa.

Os grãos de areia estão aumentando; ainda formaremos uma imensa praia!

Como bem disse o jornalista Joelmir Beting: "o PT é de fato um partido interessante:começou com presos políticos

e vai acabar com políticos presos." Avante, Ministério Público e Supremo Tribunal. Se você concorda, BASTA DIVULGAR.

Page 3: Correio Notícias - Edição 797

QUINTA-FEIRA, 04 dE JULHO dE 2013 - EdIçãO 7973POLÍTICA

tecNoLoGia No suDoesteO Núcleo de Tecnologia da Informação e o Município de Pato Branco, no Sudoeste, realizam em parceria o Projeto Desen-volvendo Talentos. O projeto atende a 40 jovens que estudam no ensino médio de escolas públicas e foram aprovados em testes específicos entre 186 candidatos. O objetivo é despertar vocação nos jovens e criar oportunidades para que eles tenham melhores chances no mercado de trabalho.

Novos LimitesA Câmara de Vereadores de Sarandi aprovou uma lei municipal redefinindo limites para o município. Nesta semana, a prefei-tura de Maringá encaminhou ao Legislativo um projeto de lei para que também o município aprove novos limites. No novo mapa, o Jardim Atlanta, na zona leste, fica inteiro para Maringá. Sarandi fica com todo o Jardim Panorama II e Parque Regente. Com a nova demarcação, Sarandi tem a área aumentada em cerca de 500 lotes e ganha mais quatro mil moradores.

ecoNomia aqueciDaA Região Metropolitana de Curitiba fechou maio com a menor taxa de desocupação no mercado de trabalho (3,9%), segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Além disso, registrou o melhor rendimento médio para o trabalhador do país, com R$ 2.027,20. Os números apontam para o aquecimento econômico na capital, que vem registrando Produto Interno Bruto (PIB) superior à média nacional.

camiNhaDa Da JuruBaApucarana, Norte do Estado, realiza no dia 14 de julho a 4ª edição da Caminhada Internacional da Juruba. Com percurso de 12 quilômetros e realizado em parceria com a Emater, o circuito é credenciado pela ONG Anda Brasil, Federação Inter-nacional de Esportes Populares e pelo Projeto de Caminhadas na Natureza. A expectativa é reunir mais de 300 pessoas e os principais atrativos do trajeto são os produtos da agricultura familiar.

superÁvit em poNta GrossaA balança comercial de Ponta Grossa continua apresentando resultados positivos. De acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o saldo da balança comercial ponta-grossense (resultados das exporta-ções menos importações) registrou um superávit de 87 milhões de dólares. Isso representa uma alta de 105,6% em relação aos valores do mês de abril, com cerca de 42 milhões de dólares.

FestivaL De BoNecosA 19ª edição do Festival Espetacular de Teatro de Bonecos acontece de 6 a 14 de julho em Curitiba. Este ano, terá como mascote um boneco gigante que ficará sentado sobre o painel do Poty Lazarotto na fachada do Teatro Guaíra. O festival engloba a exposições, documentários e apresentações ao ar livre com companhias da região e de outros lugares do Brasil, com entrada franca.

eXpotÉcNica 2013A Expotécnica 2013 começa hoje, 4, em Sabáudia, Norte do Estado. A expectativa da Emater é atrair em torno de 3500 pes-soas e tornar o evento em um pólo do agronegócio. O objetivo é atender as demandas dos agricultores dos municípios da região nas adequações de máquinas e implementos e nos procedi-mentos técnicos de proteção dos solos em risco de erosão.

comemoração em GuarapuavaA primeira Festa Julina do Hospital São Vicente será realizada nos dias 13 e 14 de julho, no parque de exposições Lacerda Werneck, em Guarapuava, Centro-Sul do Estado. O evento envolve mais de 20 entidades em sua organização e deve atrair um público de dez mil pessoas. Terá apresentações culturais, barracas típicas e a tradicional dança da quadrilha.

reDe De esGotoCapitão Leônidas Marques, no Oeste, conta com um projeto para a implantação do sistema de esgoto sanitário da área urbana. O projeto foi apresentado em uma audiência pública com a participação de autoridades, líderes comunitários, socie-dade civil organizada, entidades e moradores. O objetivo é realizar as obras o mais rápido possível, beneficiando a população e melhorando a qualidade dos serviços.

eLas vivem maisDevido a fatores biológicos e comportamentais, as mulhe-res vivem mais do que os homens. Porém, adoecem mais, segundo a Organização Mundial da Saúde. Elas vivem mais porque, na maioria das vezes, cuidam da saúde desde cedo, realizando exames e consultando médicos regularmente. No entanto, a longevidade submete a mulher a problemas crôni-cos como doenças cardiovasculares e osteoporose.

oportuNiDaDe De NeGócios Araucária, na região de Curit iba, busca investir no apoio aos empreendedores que desejam investir no município. Representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Companhia de Desenvolvimento de Araucária vieram apresentar o programa Cidade Empre-endedora. O objetivo é criar uma parceria a entre a admi-nistração pública e a iniciativa privada, trazendo benefícios para a população.

AB NOTÍCIAS PARANÁGovernador Beto Richa reforça segurança com

mais 268 viaturasPrefeituras da base de atuação de Lupion são contempladas

De curitibaassessoria

O deputado estadual Pedro Lupion (Democratas) participou, nesta quarta-feira (3), da soleni-dade de entrega de mais 268 novas viaturas para as polícias Militar e Civil e Científica do Paraná. Os carros fazem parte dos 1470 auto-móveis adquiridos pelo governo Beto Richa (PSDB), por intermédio do programa Paraná Seguro.

A Polícia Civil de Cornélio Procópio, Andirá, Jacarezinho,

Santo Antônio da Platina, Ibaiti, prefeituras que integram a base política do deputado, receberam um veículo Duster. As cidades de Cornélio Procópio e Jacarezinho, também foram contempladas com um veículo Fluence. A Polícia Civil de Apucarana e o IML receberam, cada um, um veículo Fluence, e a Polícia Militar de Figueira um Duster 4x4, ambas as prefeituras também são da base de atua-ção do deputado estadual Pedro Lupion.

De acordo com secretário

da Segurança Pública, Cid Vas-ques as viaturas adquiridas pelo Governo do Estado são distribuí-das a partir de planejamento estra-tégico elaborado pela Secretaria da Segurança Pública e atenderão a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, o Instituto de Criminalística e o Instituto Médico-Legal do Paraná.

Durante a solenidade o gover-nador Beto Richa lembrou que a frota das forças de segurança paranaense não era renovada desde 2006. “Nosso governo está

contratando mais policiais, dando a eles um salário mais digno e também as condições necessárias de trabalho para combater a cri-minalidade no Estado”, afirmou o Beto Richa.

De acordo com o Governo do Paraná, as ações do programa Paraná Seguro, lançado em 2011, tem estruturado a área de Segu-rança Pública. Um dos resultados foi o índice de homicídios dolosos, que caiu 15% nos cinco primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2012.

Durante a solenidade o governador Beto Richa lembrou que a frota das forças de segurança paranaense não era renovada desde 2006

Divulgação

Prefeito de SAP faz um balanço dos seis primeiros meses de administração municipal“Colocar a casa em ordem”, essa foi à primeira medida tomada pelo

prefeito Pedro Claro de Oliveira para iniciar a administração municipal

De santo antônio da platinaregiane romão

O prefeito de Santo Antônio da Platina, Pedro Claro de Oliveira recebeu a equipe de reportagem do Jornal Correio Notícias e falou sobre os seis primeiros meses de mandato.

O prefeito ressaltou que, nesse início de ano a maior preocupação foi colocar a ‘casa em ordem’, ou seja, pagar as dívidas, acertar as certidões negativas e regularizar o salário de todos os funcionários públicos. “Fizemos o que normal-mente se faz quando se assume alguma coisa, arrumamos a casa, colocamos tudo em ordem para só então começar a trabalhar. Isso é essencial para uma boa adminis-tração”.

Mas, como frisou Pedro Claro, esse tempo ainda foi curto, na verdade é preciso de mais tempo para colocar tudo em ordem. “Seis meses é pouco tempo. Ainda pre-cisaremos de dois ou três meses para colocar tudo em ordem, da maneira que consideramos correto

para administrar o município”.Com a liberação das certidões

negativas, o prefeito conseguiu acertar convênios que garantem a liberação de recursos que serão investidos no município. “A nossa maior preocupação era regularizar as certidões, já que sem elas não é possível firmar parcerias. Mas, em um mês de administração já conseguimos regularizar essa situ-ação, e agora estamos atrás dos recursos”.

Em se tratando ao Corpo de Bombeiros, Pedro disse que a prefeitura deu total apoio para a corporação. “Sabemos da impor-tância que o Corpo de Bombeiros tem no município e na região, e o que depender da prefeitura, o novo quartel será construído e como já foi falado, a possibilidade da insta-lação do SGBI aqui é muito grande, já que Santo Antônio da Platina é o núcleo regional, então é mais justo e técnico que o SGBI seja aqui”.

empreGosO prefeito declarou que, esse

ano, está regularizando os terre-nos na área industrial, já que sem

isso, não é possível a implantação de novas empresas. “Os lotes não foram registrados, e é preciso que isso seja feito, mas esses anos não têm dotação orçamentária, isso será feito no próximo ano”.

Ele disse também que algumas grandes empresas já o procuraram para a implantação de unidades no município e que ficou acertado que, em 2014 essas empresas entrem em contato novamente para que seja estudada a viabilidade da ins-talação no município.

curso De eNGeNharia Da pesca

O curso de Engenharia da Pesca, que se tornou atrativo no Norte Pioneiro após o início da construção do abatedouro de peixes já está em fase de negocia-ção com o ministro da Pesca Mar-celo Crivella. “O ministro Marcelo Crivella nos procurou há 20 dias e disse que falta apenas acertar alguns pontos com a Universidade Federal do Paraná, com isso nós ofereceremos o espaço e toda a estrutura necessária para a rea-lização do curso que será minis-

trado na Escola Agrícola”.saÚDe

Essa área, o prefeito disse que está bem, com o número de atendimentos triplicados, reforma do Pronto Socorro, contratação de plantonistas e medicamentos à disposição da população. “Temos todos os tipos de medicamentos disponíveis à população, e quando não temos na farmácia municipal, nós arrumamos outro jeito de for-necer. O importante é o munícipe não ficar sem medicamento”.

Para finalizar, Pedro Claro disse que está muito honrado em ser gestor público de Santo Antô-nio da Platina, e que a população pode ter confiança e esperança que tudo será feito para que Santo Antônio da Platina se torne cada vez melhor. “Eu faço o que posso e tudo que está ao meu alcance para que os problemas da nossa cidade sejam resolvidos. Quando não faço, é porque alguma lei de responsabilidade fiscal não me permite. Quero trabalhar em prol dos platinenses, e é isso que vou fazer”.

Prefeito Pedro Claro disse que os platinenses podem confiar em sua administração que tudo será feito pelo bem da cidade

Emília Kuster

Page 4: Correio Notícias - Edição 797

QUINTA-FEIRA, 04 dE JULHO dE 2013 - EdIçãO 7974 reGIONAL

Secretária de educação visita escolas municipais em JacarezinhoDe Jacarezinhoassessoria

A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Espor-tes (SMECE) de Jacarezinho, Magda Cristina Souza Nogueira, recentemente fez diversas visi-tas as escolas da rede munici-pal de ensino da cidade. Um dos principais objetivos das visitas é conhecer de perto a realidade das instituições de ensino.

Durante as visitas, a secre-taria aproveitou para conversas com a direção, coordenação, professores, alunos, funcioná-rios e a comunidade que usu-frui dos serviços escolares. Foram tratados diversos assun-tos, dentre eles: qualidade de ensino, merenda escolar, hora atividade, proposta pedagógica, materiais pedagógicos, proble-mas de infraestrutura das esco-las e outros assuntos afins.

“Estas informações servirão para estabelecermos priorida-des de atendimento

diante das dificuldades que temos encontrado, tanto no âmbito pedagógico

como nas condições pre-diais”, disse Magda. Ela res-salta ainda que dentro das dificuldades apontadas deste o início do ano e tratadas nessas visitas, diz respeito aos alunos do 6º ano aprovados sem con-teúdos acadêmicos necessários para a promoção, inclusive em muitos casos sem documen-tação (avaliação psicoeduca-cional) para serem atendidos em sala de recursos pela Rede Estadual de Educação.

“No próximo semestre o Setor de Educação Especial do município, realizará avaliação psicoeducacional nos alunos do 5º ano que apresentam defa-sagem na aprendizagem para sanar essas reclamações”, afirmou a secretária. Magda destaca ainda que a equipe pedagógica da Secretaria de Educação tem atuado nas EMEIs e EMEFs para contribuir com melhorias na qualidade de ensino e informa que no retorno das aulas, ocorrerá capacitação dos professores nas respecti-vas unidades escolares orien-tada pela SMECE.

Durante as visitas, a secretaria aproveitou para conversas com a direção, coordenação, professores, alunos, funcionários e a comunidade que usufrui dos serviços escolares

Secretaria de Educação

95 propriedades rurais serão beneficiadas com Programa

do Calcário

De Jacarezinhoassessoria

O Programa de Apoio ao Manejo e Fertilidade do Solo irá beneficiar 95 pequenos produto-res de Jacarezinho. O calcário é adquirido pela Prefeitura com os recursos repassados pelo Governo do Estado. Cada produtor familiar pode receber até dez toneladas que auxiliam na correção do solo para recuperar a fertilidade da terra e incentivar a produtividade.

“O município de Jacarezinho vem desempenhando um trabalho

árduo para atender as necessida-des dos pequenos e médios pro-dutores familiares. O objetivo é o desenvolvimento hortifrutigranjeiro e leiteiro”, comenta o Secretário Municipal de Agricultura, João Paulo Carretero.

O programa é desenvolvido em conjunto com o Instituto Para-naense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PR), que além de atuar na coordenação também prestará assistência aos beneficiados a fim de assegurar a correta aplicação do produto e o adequado manejo de conservação

do solo. A assinatura do contrato com os municípios do Norte Pio-neiro aconteceu no mês de abril durante a inauguração do Centro da Juventude em Jacarezinho.

O produtor que se interes-sar em receber o recurso deve procurar os técnicos responsá-veis Marcio José de Andrade e Michele Santos Ferreira na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. É importante estar munidos de documentos de iden-tificação (CPF e RG), solicitar a análise de solo ou portar análise recente.

O Secretário Estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, e o Secretário Municipal de Jacarezinho, João Paulo carretero

Marcos Junior

Após chuvas, equipe retomará operação de tapa buraco

De Jacarezinhoassessoria

As chuvas deram uma trégua nesta semana em Jacarezinho. O Secretário Municipal de Con-servação Urbana, Guilherme Castanho, contou que a equipe responsável pela operação tapa buraco já está nas ruas voltando as atividades. Ele percorreu vários locais da cidade nesta quarta-feira, 3, e traçou um cro-

nograma de trabalho. “Pegamos vários dias de

muita chuva e com isto atrapa-lhou toda a nossa programa-ção. Mas já iremos retomar os trabalhos”, enfatiza Guilherme Castanho. Os seis primeiros meses deste ano foram atípi-cos. Segundo o agricultor Luiz Roberto Saldanha Rodrigues, diretor da Fazenda Califór-nia informa que neste ano as médias de chuvas foram altas:

Janeiro (131mm), Fevereiro (283mm), Março (172mm), Abril (241mm), Maio (135mm) e em Junho (mais de 120mm).

O Secretário Municipal de Conservação Urbana de Jaca-rezinho também destacou recentemente que apesar da maior parte dos equipamentos da garagem estar sucateados, a equipe de obras da Prefeitura vem trabalhando constante-mente.

Alameda Padre Magno não suportou as fortes chuvas que caíram na cidade nos últimos dias

Marcos Junior

Page 5: Correio Notícias - Edição 797

QUINTA-FEIRA, 04 dE JULHO dE 2013 - EdIçãO 7975CIDADes

De santo A. da platinaRegiane Romão

As obras em Santo Antônio da Platina estão em pleno vapor, é o que garante o prefeito Pedro Claro de Oliveira. Em seis meses de administração municipal ele juntamente com os Departamen-tos e Secretarias já entregaram algumas obras, como o término da pavimentação da Avenida Palma Reinó, que de acordo com Pedro Claro era um anseio da população. “De imediato já pavimentamos a avenida que é um dos acessos à cidade e era uma obra muito aguardada pela população”.

Outra obra, que de acordo com o prefeito é de extrema importân-cia para o município é o Centro de Idoso, terminado no início do mês de junho, esse espaço é dedi-cado as pessoas da melhor idade e também era aguardado pelos munícipes.

Também foram construídos dois Centros de Educação Infan-til – CMEIS, um na Vila Ribeiro e outro perto do Hospital Nossa Senhora da Saúde. “Sabemos da falta de vagas nos CMEIS, e por essa razão demos prioridade para essas obras, mesmo assim, ainda faltarão vagas para as crianças do município”.

Para os próximos meses, há projetos para a reconstrução da ponte que dá acesso ao Hospi-tal Regional e também para a Faculdade do Norte Pioneiro – FANORPI. “Nós já tínhamos feito a licitação para a reconstrução de uma ponte, mas com as chuvas que caíram sobre o município à outra também cedeu, então nós precisamos fazer as duas, já temos os dois projetos e em mais 30 ou 40 dias já poderemos resol-ver esses problemas”.

Na parte de maquinários, já enviamos os projetos para

o SEDU, no Paraná Cidades e devemos receber recursos para a compra de três máquinas. Esse equipamento somará mais de R$ 1 milhão.

Para a pavimentação asfáltica, o prefeito enviou também para o SEDU um projeto para a pavimen-tação de três vilas da cidade. “Não quero citar quais vilas são, mas são obras esperadas por mora-dores há muito tempo e que logo deverão ser iniciados”.

As estradas rurais também foram bastante prejudicadas com o grande volume de chuvas que caiu na região, por essa razão, é preciso esperar uma estiagem para que o maquinário da prefei-tura possa começar a trabalhar nessas localidades. “Não podemos arriscar de colocar as máquinas da prefeitura na área rural e quebra o equipamento, temos que esperar o solo secar pelo menos um pouco, e aí sim, iniciaremos os trabalhos”.

Obras em Santo Antônio da Platina estão em pleno andamento

Apesar de estar a apenas seis meses frente à administração municipal, o prefeito Pedro Claro de Oliveira já concluiu algumas

obras e pretende iniciar outras em breve

Obras no município eram aguardas com grande expectativas pelos munícipes

Assessoria de Comunicação

Page 6: Correio Notícias - Edição 797

QUINTA-FEIRA, 04 dE JULHO dE 2013 - EdIçãO 7976 eDITAIs

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVAESTADO DO PARANÁ

AVISO DE REVOGAÇÃO/ANULAÇÃO LICITAÇÃO – PREGÃO PRESENCIAL Nº. 058/2013

O Prefeito Municipal de Curiúva torna público para conhecimento dos interessados que a licitação supramencionada, que teria por

objeto “aquisição de filtros destinados à frota municipal”, nos termos do art. 38, IX e 49, da Lei de Licitações, foi REVOGADA/ANULADA

por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, bem como pela ausência dos requisitos

necessários, referentes à fase interna da licitação, assim como no que diz respeito à regularidade dos requisitos previstos para a

habilitação.

O processo de licitação se encontra com vista no prazo legal de recurso às licitantes e interessados.

Curiúva, 03 de julho de 2013.

AGUINALDO PUPO FERREIRA Pregoeiro

AMADEU DE JESUS DA SILVA

Prefeito Municipal

PREFEITURA E SÃO JOSÉ DA BOA VISTAESTADO DO PARANÁ

DECRETO N° 029/2013

O Senhor Pedro Sergio Kronéis, Prefeito Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, no

uso de suas atribuições legais,

DECRETA

Artigo 1° O Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M) do Programa Saúde na Escola de São José da Boa Vista Estado do

Paraná: Componente I – responsabilidade da Saúde e Componente II – responsabilidade da Educação, para a gestão 2.013 à 2.014,

fica assim constituído:

Secretaria Municipal da Educação

Representante

Secretaria Municipal da Saúde

Representante

Denise Apª Rodrigues Kronéis

Marcia Rolim Bento

Lidiane Campos J. P. Rolim

Vera Lucia de Oliveira

Artigo 2° Este Decreto entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.

Edifício da Prefeitura Municipal de São José da Boa Vista, em 03 de Julho de 2013.

Pedro Sergio Kronéis

Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOS - ESTADO DO PARANÁ

Resumo de Edital nº 47/2013 – Pregão Presencial OBJETO: Registro de preços de materiais e equipamentos de informática, a serem solicitados conforme a necessidade, pelo período de 12 (doze) meses. Conforme especificações contidas no Anexo I. RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS: Na Seção de Protocolo até as 09h00min do dia 12/07/2013. ABERTURA: 12 de julho de 2013 – Hora: 10h00min. LOCAL DE ABERTURA: Prefeitura Municipal, Rua Marechal Deodoro da Fonseca nº 1837. INFORMAÇÕES: Prefeitura Municipal. Fone: (43) 3571-1122 – Departamento de Administração. EDITAL COMPLETO: www.doe.siqueiracampos.pr.gov.br.

Siqueira Campos, 03 de junho de 2013. Carlos Henrique de Moraes

Pregoeiro Oficial

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOS ESTADO DO PARANÁ

Resumo de Edital nº 02/2013 – Tomada Preço OBJETO: Contratação de empresa especializada em obras de engenharia para construção de uma Unidade Básica de Saúde - UBS, em regime de empreitada global, incluindo mão-de-obra e fornecimento de materiais, com recursos da Secretaria de Estado da Saúde/SESA. Conforme informações constantes na planilha de orçamento da obra e edital completo. ENCERRAMENTO: Na Seção de Protocolo até as 09h30min do dia 01/08/2013. ABERTURA: 01 de agosto de 2013 – Hora: 10h00min. LOCAL DE ABERTURA: Prefeitura Municipal, Rua Marechal Deodoro da Fonseca nº 1837. INFORMAÇÕES: Prefeitura Municipal. Fone: (43) 3571-1122 – Departamento de Administração. EDITAL COMPLETO: www.doe.siqueiracampos.pr.gov.br. Siqueira Campos, 02 de julho de 2013.

Olivia Castro Lemos Presidente Comissão de Licitação

Page 7: Correio Notícias - Edição 797

QUINTA-FEIRA, 04 dE JULHO dE 2013 - EdIçãO 7977GerAL

Candidatos se preparam para disputa do Garoto e Garota Texana 2013

De Jacarezinhoassessoria

O concurso Garoto e Garota Texana 2013 que acontecerá nesta sexta-feira (5) em Jaca-rezinho, no Conjunto Amadores de Teatro (CAT) a partir das 20 horas, contará com a participa-ção de 57 meninas e 14 meni-nos. A apresentação do evento será feita pela comunicadora China Roses.

A entrada para acompanhar o concurso será cobrada um quilo de alimento não perecível. Todo o alimento arrecado será revertido para a PROVOPAR municipal. A organização do evento que escolherá a garota, a garota mirim e o garoto texano está por conta de Fabio Pereira, Ana Carla Molini e Abel Cabelei-reiro. A coreografia foi montada

pela coreógrafa Maria Tereza “Tetê”. Serão as categorias femi-nino mirim, teen 1, teen 2,adulto e masculino adulto.

FeteXasA 24ª FETEXAS acontecerá

entre os dias 11 e 14 de julho. Serão quatro dias de festas. Nos dias 12 e 13 acontecerão o tradicional Baile do Texas no pavilhão do Centro de Eventos. A abertura da programação artística no dia 11 será com o show da dupla João Bosco e Vinicius.

Na sexta-feira, 12 o Trio Bra-vana subirá ao palco do Centro de Eventos. No sábado 13 será a apresentação da dupla Jad e Jefferson. No encerramento da festa, 14 o grupo carioca Forfun cantará seus sucessos no Centro de Eventos de Jaca-rezinho. Candidatos para Garota Texana 2013

Jivago França

TCE capacita servidorespara novo Sistema de

Informações Municipais

De santo antonio da platinaaline Damásio

O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) promoveu nesta terça-feira, 2, em Santo Antonio da Platina a capacitação dos servidores das prefeituras da região para o uso do novo o Sis-tema de Informações Municipais Acompanhamento Mensal (SIM-AM). Cerca de 200 funcionários dos setores administrativos e contábeis de 26 prefeituras dos municípios que compõem a Asso-ciação os Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) participa-ram do curso que aconteceu na Câmara de Vereadores. A capa-citação também teve o apoio da entidade.

O treinamento para o novo sistema de prestação de contas

do TCE-PR está sendo promovido em todo estado em 16 seminários destinados aos servidores encar-regados do envio de informações contábeis, financeiras, patrimo-niais e orçamentárias ao Tribunal, por meio do SIM-AM. De acordo com o analista de controle do TCE-PR, Edson Custódio, o trei-namento serve como base para os funcionários se atualizarem com o novo sistema de envio, que contará com algumas opções de prestação de contas diárias das prefeituras. “São novas regras de contabilidade que estão em vigor desde fevereiro e que sofreram uma mudança significativa na forma que os dados são apresen-tados. A capacitação foi uma ini-ciativa do Tribunal de Contas para os servidores municipais estejam capacitados para esta mudança,

que contará com a prestação de informações em tempo real”, explicou.

No mês que vem, vence o prazo para as prefeituras envia-rem as informações relativas aos sete primeiros meses de 2013. Após este prazo o envio de contas do executivo deverá ser feito com informações diárias ou mensais. “Execuções de despesas diárias, licitações e empenhos são algu-mas das informações que pode-rão ser enviadas rapidamente ao TCE através das novas técnicas de contabilidade que determina-ram alterações significativas em todos os sistemas gerenciais e de controles”, salientou Custódio.

O curso teve duração das 9h às 17h e foi oferecido gratuita-mente pelo TCE-PR aos servido-res.

Mais de 200 servidores participaram ontem do treinamento oferecido pelo TCE-PR

Luiz Guilherme Bannwart

Page 8: Correio Notícias - Edição 797

QUINTA-FEIRA, 04 dE JULHO dE 2013 - EdIçãO 7978 GerAL

Richa libera R$ 487 mil para atender famílias atingidas pelas chuvas

De curitibaassessoria

O governador Beto Richa assi-nou nesta quarta-feira (3) a libera-ção de R$ 487 mil para aquisição de cestas básicas para as vítimas de enchentes. O recurso irá aten-der as necessidades da Coordena-doria Estadual de Defesa Civil para o atendimento às famílias.

“A medida reforça e amplia ainda mais o apoio que o Governo do Estado dá aos municípios e às pessoas atingidas pelas enchentes e inundações, desde o início dos eventos”, afirmou Beto Richa.

Até o momento, o Governo do Estado já atendeu 2.150 famílias, em 24 municípios das regiões Noroeste, Sul e Centro-Oeste do Estado. Nesta quarta e quinta-feira seguem mais caminhões, com donativos para mais 780 famílias, em seis municípios.

São enviadas cestas básicas, cobertores, kits de cozinha, cama, mesa e banho e colchões, repas-sados pela Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social, Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e Provopar.

“O Estado está atento e vigi-lante, pois as pessoas nesta situ-ação não podem esperar”, afirmou o governador. Richa esteve pesso-almente na região Noroeste, quinta e sexta-feira da semana passada (dias 27 e 28), período mais crítico das chuvas.

Ele sobrevoou todo o entorno de Paranavaí, atingido pela cheia do Ivaí, esteve nos municípios em situação mais grave e assinou decreto estabelecendo situação de emergência para 59 municípios.

O boletim da Defesa Civil divulgado às 8 horas desta quar-ta-feira, mostra que 136,7 mil pes-soas foram afetadas pelas chuvas no Paraná, em 103 municípios. A maioria deles atingida pelas cheias dos rios Ivaí (Noroeste) e Iguaçu (Sul).

Neste momento, a situação está estável, com os rios voltando aos níveis normais. No Estado são 1.200 pessoas desalojadas (saíram de casa e estão em casa de parentes ou amigos) e cerca de 780 desabrigadas (estão em espaços públicos ou comunitários). Na semana passada, o número de desalojados era de 1.600 e os de desabrigados 1.100 pessoas.

NA REGIÃO – Na semana passada, o governador esteve em Mirador (cidade que ficou iso-lada porque a ponte sobre o Ivaí submergiu), em Rondon, Japurá, Indianópolis, Guaporema, Munhoz de Melo, Ângulo e Iguaraçu.

Na sexta-feira (28), em Maringá, Beto Richa assinou o decreto estabelecendo situação de emergência em 59 municípios paranaenses mais atingidos pelas chuvas. Com o decreto, as prefei-turas passam a contar com prazo de 180 dias para contratar serviços emergenciais com menos trâmites burocráticos. As prefeituras fazem um levantamento dos danos provo-cados pelas chuvas e elaborarão plano de trabalho, que será enca-minhado ao Governo Federal, para liberação de recursos.

Richa garantiu todo o apoio do Estado para atender as cida-des afetadas pelas chuvas. “Dis-ponibilizamos aos prefeitos toda a estrutura que for necessária

para atender as pessoas”, afirmou Richa.

Na região Noroeste, um heli-cóptero do grupamento aéreo do Estado atuou para agilizar o traba-lho de avaliação do evento e orien-tar a retirada imediata das famílias em risco.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil mobilizou seus 15 núcleos no interior do Estado. Eles fazem a avaliação de riscos, orien-tam a retirada de pessoas, ajudam a definir os locais de abrigo (nor-malmente escolas, centros comu-nitários e ginásios de esportes) e definem o que é necessário para o atendimento emergencial.

Além de coordenar todo o envio dos donativos, a Coordena-doria Estadual da Defesa Civil os municípios nos processos de soli-citação de situação de emergên-cia, na homologação pelo Estado e reconhecimento federal.

O governo realizou imediata-mente o levantamento de estradas e pontes danificadas no Estado. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná mobilizou os 14 escritórios regionais para executar obras emergenciais em rodovias estaduais interditadas por causa das chuvas. Os trabalhos começaram assim que o nível da água baixou. Durante o período mais crítico, o DER e a Polícia Rodoviária Estadual trabalham na sinalização e indicação de cami-nhos alternativos para permitir o trânsito de veículos.

A Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento e a Emater fazem levantamento das propriedades rurais afetadas, para que seja providenciada ajuda.

CRÉDITO - O governador Beto Richa autorizou na sexta-feira (28) que a Fomento Paraná ofereça condições mais favorá-veis de acesso a linhas de crédito

para atender empreendedores que foram atingidos pelas cheias de rios nos municípios em situação de emergência. A Fomento Paraná vai analisar caso a caso e estabe-

lecer as condições para conceder prazos maiores de carência para pagamento dos financiamentos, flexibilizando as normas da institui-ção financeira.

Divulgação

Governador visitou as cidades para verificar a real situação dos municípios