catálogo eficiência energética - library.e.abb.com · pdf file(iea), o...

8
Eficiência energética Guia prático para avaliação em sistemas motrizes

Upload: vuanh

Post on 06-Feb-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Catálogo eficiência energética - library.e.abb.com · PDF file(IEA), o consumo atual é praticamente o dobro do que era há 30 anos e, em 2030, ... − Redução das temperaturas

Eficiência energéticaGuia prático para avaliação em sistemas motrizes

Page 2: Catálogo eficiência energética - library.e.abb.com · PDF file(IEA), o consumo atual é praticamente o dobro do que era há 30 anos e, em 2030, ... − Redução das temperaturas

2 Eficiência energética - guia prático | ABB

Soluções de eficiência energética para indústriaA ABB identifica maneiras de economizar energia e implementa programas de desenvolvimento que possibilitam economias sustentáveis. Estudos sugerem que medidas de eficiência energética podem reduzir pela metade a emissão de poluentes e diminuir o aquecimento global nos próximos 25 anos.

Page 3: Catálogo eficiência energética - library.e.abb.com · PDF file(IEA), o consumo atual é praticamente o dobro do que era há 30 anos e, em 2030, ... − Redução das temperaturas

3 Eficiência energética - guia prático | ABB

Conversores de frequência e motores da ABB e o desafio energético A demanda mundial por energia tem crescido substancial-mente. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), o consumo atual é praticamente o dobro do que era há 30 anos e, em 2030, será duas vezes maior do que é hoje. Indústria e comércio enfrentam um desafio energético e as pressões para se reduzir o consumo e o impacto ambiental vêm de todos os lados: governos, consumidores e acionis-tas, ao mesmo tempo que indústria e comércio enfrentam o aumento dos custos de energia.-

Uma avaliação do uso da energia em sistemas motrizes revela oportunidades consideráveis de redução de custos

Uma das formas mais rápidas de se reduzir o consumo de energia elétrica é utilizar motores de alta eficiência com con-versores de frequência. Em muitos casos, o retorno sobre o investimento é de poucos meses. Além da rentabilidade, há outros benefícios como a redução das emissões de CO2 e a minimização dos impactos ambientais. Considerando-se que 65% do total da eletricidade utilizada em plantas industriais é consumida por motores elétricos, uma avaliação do uso da energia em sistemas motrizes se faz ainda mais necessária.

A ABB desenvolveu um processo de avaliação muito simples, cujos passos estão descritos a seguir. Para informações mais detalhadas, entre em contato com a unidade da ABB de sua região ou acesse: www.abb.com/energyefficiency e assista ao vídeo que apresenta o processo de avaliação do uso de energia.

Análise do ciclo de vidaAo se desenvolver um projeto, a fim de se obter o melhor retorno sobre o investimento, é necessário analisar o custo total durante o ciclo de vida (LCC - Life Cycle Cost), composto pelos custos de aquisição, instalação, operação, manutenção, descarte, entre outros. O LCC deve ser calculado não só para novas instalações, mas também para as já existentes, considerando-se os benefícios financeiros da eficiência energética. É necessário mudar o foco do preço de aquisição para os custos de operação durante a vida útil. O preço de motores e acionamentos elétricos, por exemplo, corresponde a apenas 1 a 3 por cento do custo de energia consumido por estes equipamentos durante sua vida útil. Sistemas existentes apresentam muito mais oportunida-des de melhoria da eficiência do que os novos e são muito mais numerosos. Adicionalmente, vários sistemas em operação podem apresentar melhorias caso sua forma de operar tenha sido alterada ao longo do tempo.

Benefícios adicionais ao longo do ciclo de vidaMotores de alto rendimento e acionamentos não só reduzem os custos de energia, mas contribuem significativamente para melhorar o controle do processo e confiabilidade, aumentando a capacidade de produção e reduzindo os custos de manuten-ção, além de permitir:

− Controle preciso e flexível da velocidade. − Proteções e monitorações diversas devido ao controle

digital. − Partida e parada suave reduzindo o desgaste mecânico. − Redução de manutenção mecânica. − Fator de potência constante independentemente da carga. − Redução das temperaturas de rolamento e bobinas,

reduzindo manutenções mecânicas e elevando a vida útil do motor.

− Redução de ruído e de desgaste mecânico

Porque economizar energia é responsabilidade de todos

Ventiladores e bombas centrífugas são tipicamente aplicações com torque variável a serem consideradas

Page 4: Catálogo eficiência energética - library.e.abb.com · PDF file(IEA), o consumo atual é praticamente o dobro do que era há 30 anos e, em 2030, ... − Redução das temperaturas

ABB | Eficiência energética - guia prático 4

O que faz uma avaliação de energia ser efetiva? A ABB desenvolveu um processo simples e metódico de avaliação de energia que apresenta aos usuários finais fatos convincentes sobre o potencial de economia de eletricidade. Isso é possível após a avaliação das aplicações chave, que podem utilizar conversores de frequência e motores elétricos. Uma avaliação de energia normalmente é realizada por um engenheiro da ABB ou parceiro autorizado, capaz de iden-tificar aplicações relevantes que irão trazer economia de energia. Essa identificação irá ajudar o usuário final a dire-cionar seus investimentos de forma a aumentar a economia de energia e alcançar o melhor retorno sobre o investimento (oferecer um projeto em que o cliente alcance a melhor rela-ção custo benefício).

Conheça os seis passos para uma avaliação eficiente de energia.1. Definição do escopo de fornecimento2. Monitoramento e coleta dos dados 3. Análise dos dados4. Recomendações5. Implementação 6. Verificação e acompanhamento.

1. Definição do escopo de fornecimentoUma visita é feita ao usuário final para reconhecimento da planta, identificação da localização das aplicações, base instalada de motores, e tudo que possa afetar o consumo de energia, bem como procedimentos de saúde e segurança.

As melhores oportunidades de eficiência estão nos processos que funcionam continuamente, principalmente em aplicações de torque variável, em que o fluxo é controlado por meios me-cânicos, como por exemplo válvulas ou dampers.

Ventiladores e bombas centrífugas são aplicações típicas de torque variável. A exigência de torque e, portanto, corrente, varia com o quadrado da velocidade, ao passo que a tensão, linearmente. Em consequência disto, a potência varia propor-cionalmente ao cubo da velocidade. Desta forma, uma redução de velocidade para 80%, por exemplo, reduzirá a potência necessária para (0.8)3 = 51%. Nestes casos, a economia proporcionada pelos acionamentos é muito evidente quando comparada com os custos de investimento. É comum obter-se paybacks inferiores a dois anos e, algumas vezes, inferiores a um ano.

Processo de avaliação do uso de energiaSeis passos para uma avaliação eficiente

Ventiladores e bombas centrífugas são tipicamente aplicações com torque variável a serem consideradas

Page 5: Catálogo eficiência energética - library.e.abb.com · PDF file(IEA), o consumo atual é praticamente o dobro do que era há 30 anos e, em 2030, ... − Redução das temperaturas

5 Eficiência energética - guia prático | ABB

Durante a avaliação de energia, é dada prioridade para: − Aplicações de torque variável, como ventiladores e

bombas centrífugas, priorizando aquelas que operam com restrição de fluxo, como válvulas, dampers, entre outros. Potencial de economia de até 70%. O tempo de payback típico é inferior a um ano.

− Aplicações com torque variável com motores operando à velocidade nominal (fluxo total), mas onde o fluxo reduzi- do com velocidade inferior pode ser suficiente. O poten- cial de economia pode ser de até 30% ou mais. O tempo de payback típico é de um a dois anos.

− Motores antigos em operação contínua com carregamen- to muito inferior à sua capacidade. Potencial de economia de 5-8%. O tempo de payback típico é de um a dois anos.

− Motores antigos em operação contínua, ainda que sob carregamento ótimo (baixa eficiência do motor). Potencial de economia de 1-5%. O tempo de payback típico é de dois a três anos.

− Outras aplicações padrão (ex: compressores de parafuso, misturadores) que podem ser modernizadas com controle de acionamento para redução da velocidade. Os poten- ciais de economia são de 20% ou mais. O tempo de pay- back típico é de dois a três anos.

Outras perguntas que podem ser feitas incluem: • Qual a idade dos motores instalados? • Qual o rendimento dos motores instalados? • Há bombas e ventiladores que operam por longos períodos

e/ou com carga variável? • Há motores sobredimensionados ou subdimensionados

para o processo? Verificar dados de placa do motor. • Qual a variação de carga do processo? • Em que posição estão os controles de fluxo (válvulas, regis-

tros, dampers) operando durante a maior parte do tempo?

Em muitos casos, as respostas para essas perguntas podem não estar prontamente disponíveis. Entretanto, isso não impe-de a avaliação de energia. A experiência da ABB em aplica-ções motrizes permite que as condições da base instalada de motores e acionamentos sejam facilmente avaliadas e assim identificadas as necessidades através de estimativas.A ABB também se envolve com os engenheiros de processo da planta para determinar as características de cada processo. Isso fornece a ABB uma visão clara sobre como o processo deve operar e quais são os pontos críticos, assegurando que o motor ou acionamento correto seja selecionado.

Processo de avaliação do uso de energiaSeis passos para uma avaliação eficiente

Page 6: Catálogo eficiência energética - library.e.abb.com · PDF file(IEA), o consumo atual é praticamente o dobro do que era há 30 anos e, em 2030, ... − Redução das temperaturas

ABB | Eficiência energética - guia prático 6

2. Monitoramento e coleta de dadosDurante a visita na fábrica, o engenheiro irá focar as aplica-ções típicas que podem estar operando de forma ineficiente. Será analisado não apenas os motores com velocidade fixa, mas também os conversores utilizados para verificar se as aplicações estão funcionando na máxima eficiência.As aplicações selecionadas podem ser monitoradas com o objetivo de determinar precisamente quais aplicações estão consumindo a maior parte da energia. Caso esse estágio seja necessário, poderá ser feito em um período de uma semana, para obter uma visão completa sobre o uso de energia na planta.

3. Análise de dadosApós a coleta de dados, os resultados são analisados e as economias potenciais identificadas com o uso de um soft-ware específico. Os resultados são apresentados e tabelas e gráficos são criados para ajudar a identificar onde economias podem ser alcançadas. Dentre os dados disponíveis estão também estimativas do consumo atual de energia, áreas de economia potencial, tempo de retorno sobre o investimento em drives e/ou motores, entre outras análises.

4. RecomendaçõesUm plano de ação é preparado, compreendendo um Sumário Executivo e relatórios de engenharia detalhados, destacando quais aplicações podem ser mais econômicas. As informações encontradas serão traduzidas em economias mensais e haverá algumas recomendações de acionamentos e motores específicos. Geralmente, a recomendação apresentada mostrará que o acionamento pode permitir uma excelente economia em aplia-cações específicas. O relatório mostra também o tempo espe-rado de retorno sobre o investimento no novo equipamento.

5. ImplementaçãoUtilizando as recomendações da avaliação da energia, a ABB pode identificar o motor e o acionamento correto para a sua aplicação. Em diversos casos, fazer a instalação, comissio-namento e start up dos mesmos, além da parametrização do inversor para garantir que os equipamentos operem com a máxima eficiência energética.

6. Verificação e acompanhamentoUma vez que o equipamento é montado, as economias atuais são monitoradas e confrontadas com as previsões do relatório de engenharia, o que ajuda a justificar o investimento em in-versores e motores elétricos. A ABB também oferece serviços para analisar o ciclo de vida dos equipamentos. Por exemplo, durante o estágio de manutenção e operação a ABB monitora continuamente a energia consumida pelo motor, comparando com a especificação original. Em caso de variação, pode ser que o processo esteja mudando ou que o inversor ou motor estejam em um determinado período de seu plano de manu-tenção, assim os ajustes poderão ser realizados para garantir que os equipamentos tenham o melhor desempenho.

Processo de avaliação do uso de energiaSeis passos para uma avaliação eficiente

Page 7: Catálogo eficiência energética - library.e.abb.com · PDF file(IEA), o consumo atual é praticamente o dobro do que era há 30 anos e, em 2030, ... − Redução das temperaturas

7 Eficiência energética - guia prático | ABB

Serviços durante o Ciclo Vida para manutenção da eficiência energéticaPara que um motor de alta eficiência e um conversor mante-nham o seu potencial de economia de energia, é importante que eles sejam monitorados ao longo de seu ciclo de vida. Para garantir isto, a ABB desenvolveu uma série de serviços e ferramentas.

Instalação e comissionamentoPara uma rápida e eficiente partida do motor e do inversor, a ABB oferece seu serviço profissional de comissionamento. Os engenheiros certificados da ABB ajustam os parâmetros do inversor para atender às demandas específicas da aplicação. Todas as informações do start-up com os parâmetros do pro-cesso são salvos, caso o engenheiro precise recuperar algum dado em uma data posterior.

Operação e manutençãoUma avaliação de manutenção realizada pela ABB ou por um parceiro autorizado fornece a base para o desenvolvimento de um plano de longo prazo de manutenção e melhoria do sistema de acionamento, composto pelo motor e inversor. O objetivo da avaliação é definir medidas a serem tomadas para diminuir os custos operacionais, melhorando a produtividade, reduzindo o impacto ambiental e aumentando a segurança e confiabilidade.

Durante a operação e manutenção, ajustes no inversor maxi-mizam a economia de energia. Não somente o acionamento oferecerá substanciais economias de energia, o processo será mais fácil de controlar e quantificar. Muitos inversores ABB possuem calculadores de energia incorporados para estimar a energia utilizada e a energia economizada pelo motor em kWh, $ e CO2.

Atualização e retrofitAtualizações de inversores são desenvolvidas para melhorar o desempenho e estender a funcionalidade e a vida útil do inver-sor, dando aos usuários finais o melhor retorno possível sobre seus investimentos e maximizando o potencial de economia de energia. Serviços de atualização incluem hardware e software.

Substituição e reciclagemQuando o ciclo de vida do inversor e do motor estiver comple-to, a ABB incentiva a reciclagem. A ABB poderá recomendar a alternativa adequada para substituição do motor ou inversor e os procedimentos de reciclagem em atendimento às normas locais vigentes.

Razões para fazer uma avaliação do consumo de energia

Page 8: Catálogo eficiência energética - library.e.abb.com · PDF file(IEA), o consumo atual é praticamente o dobro do que era há 30 anos e, em 2030, ... − Redução das temperaturas

Contate-nos

ABB LtdaAv. dos Autonomistas, 149606020-902 - Osasco - SP

ABB Atende: 0800 014 9111

www.abb.com.br