caderno linha azul 21 de novembro 2014

8
Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Sexta-feira, 21 de novembro de 2014 “O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceitará a minha oração” (SALMOS 6.9) Nova clínica Inauguração Danilo Dias ao lado da esposa Patrícia inaugurou nova clínica de cirurgia plástica e o SPA BLUE. Georgiana, Silvia e Leonardo Jereissati comandaram o coquetel de inauguração da loja ATHOS, no shopping RioMar. IRATUÃ FREITAS IRATUÃ FREITAS

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 06-Apr-2016

224 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Linha Azul 21 de novembro 2014

Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 21 de novembro de 2014

“O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceitará a minha oração” (SALMOS 6.9)

Nova clínica

Inauguração

Danilo Dias ao lado da esposa Patrícia inaugurou nova clínica de cirurgia plástica e o SPA BLUE.

Georgiana, Silvia e Leonardo Jereissati comandaram o coquetel de inauguração da loja ATHOS, no shopping RioMar.

IRATUÃ FREITAS

IRATUÃ FREITAS

Page 2: Caderno Linha Azul 21 de novembro 2014

2LINHA AZUL

EDITORA: Wanda Palhano • COORDENAÇÃO GERAL:

Soraya de Palhano • COLABORAÇÃO: Iratuã Freitas PROJETO: Kelton Vasconcelos • DIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL: J. Júnior e Rafael F. Gomes

EXPEDIENTE

IAN [email protected]

• A vontade de ser útil fl ui com mais inten-sidade nesse período e, isso me lembrou um texto que li no site Páprica Doce, que diz mais ou menos assim: “boa vontade inclui boa fé no eu, nos outros e nos resultados positivos dos desafi os da vida. Boa vontade é quan-do cada indivíduo cultiva e sustenta a força interior para resistir às negatividades. Quando uma pessoa assume a responsabilidade de preencher o eu com recurso divino, o vazio e os desejos diminuem”. Por isso, é comum a necessidade de fazer algo em prol do outro. Mas é sempre bom lembrar que qualquer mudança só traz resultado quando começa dentro de cada um de nós.

CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE

MATUSAHILA [email protected]

De repente me dou conta que nossos pais não nos preparam para as vicissitudes e gol-pes que possam ocorrer; estes dissabores e açoites ocasionados pela vida vamos apren-dendo com os tombos e pancadas que rece-bemos dela própria.

Observamos na cultura oriental como eles são orientados em todos os âmbitos: na fi lo-sofi a, no aprimoramento do caráter, no fator antológico, vê-se que quando perdem um ser querido ou passam por catástrofes, eles acei-tam e compreendem sem questionamentos.

Talvez recebam uma educação mais seve-ra, entretanto, menos sofrida por ser melhor absorvida pelos ensinamentos que com certe-za irão se deparar no caminhar da existência.

Em contraponto, vejo como estes conhe-cimentos os tornaram pessoas fortes, porém muito sozinhas, talvez por não possuírem ir-mãos, principalmente na China, medida ado-tada pelo sistema político.

Assim, o que nós temos de tão especial, esta agregação de pessoas, porque amigos, são irmãos que temos oportunidade de es-colher com o coração, sabemos e sentimos portanto, a importância de uma amizade leal, aquilatados que possuímos um bem precioso em nosso dia a dia.

Lembro que há poucos dias, um amigo ligou-me revoltados com uma situação, a pon-to de sofrer um enfarte de tanto ódio, consegui aos poucos amenizar sua mágoa, fazê-lo ver que não valia a pena tanto sofrer e conversan-do fomos encontrando uma saída.

Deste modo, Oriente e Ocidente estão qui-tes: eles adquiriram a sapiência para mimá-los nos embates da vida e nós adquirimos ami-gos que são nossos irmãos escolhidos pelo coração para mimar-nos quando o braço da família não alcança, nem entende a necessi-dade de um desabafo quando o sofrimento nos surpreende.

Sabemos que muitas de nossas confi dên-cias são vedadas à família; com um amigo, tudo fl ui mais fácil e mais ameno, temos me-nos pudor em confessar-lhes algo porque te-mos certeza que nos compreende com mais leveza, amizade é uma forma diferente de amor.

Tudo bem. Somos eternos aprendizes. Pri-meiro com os pais, depois com a vida!

ETERNO APRENDIZ...

Variedades

Toque Social

“A tua salvação espero, ó SENHOR!”GÊNESIS 49 : 18

• ÊXITO - PEN-SAR - Por que o Brasil cresce pou-co? É o tema da palestra que será, ministrada pelo economista Marcos Mendes, da Uni-versidade de Brasí-lia, no Tribunal de Contas do Estado, às 9h30.

• TRADIÇÃO - O Papai Noel chega amanhã, sá-bado, ao Shopping Benfi ca de rapel, ao som do Coral Eduque Bem Artes e com a Turma do Mickey, às 17h.

• FESTA - A Hello Kitty., per-sonagem infantil, completa 40 anos, e comemora com

visita, hoje, às crianças no Hospi-tal Albert, e alguns shoppings da cidade.

• CONHECI-MENTO - O 31º En-contro Educacional: The Network-TUHF 2014 que acontece até domingo, no Centro de Even-tos, é coordenado pelo Dr. Henry de Holanda Campos, da Universidade Federal do Ceará.

• SABER - A XIX Semana Uni-versitária da UECE acontece nos dias 26 e 27 deste mês no Campus do Itaperi. Entre os destaques a feira das profi ssões.

FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 21 de novembro de 2014

COQUETEL DE INAUGURAÇÃODurante um coquetel, os empresários Silvia, Georgiana e Leonardo Jereissati inauguraram mais

uma loja ATHOS, agora no shopping RioMar.

Georgiana, Silvia e Leonardo Jereissati

Clebson Lavor e Islane Lima

Gabriele e Rosiane Chaves

Roberta Magalhã es e Telry Freire Silvia e Salete Jereissati

Salete, Ivonilde e Ruth Costa Souza, Silvia Jereissati e Malu Vieira Grupo de Gerentes das Lojas Athos

Áurea e Paulo Alexandre com Leonardo Jereissati Mariana Veras e Zara Teofi lo

Edvania Weyne e Daniel OliveiraEduardo, Maria Eduarda e Karla Janusa Brasil e Eliane Marzano

Gló ria Villar de Queiroz

André Jereissati e esposa

Renato Quagliato, Cristiano Witkowsky, Leonardo Jereissati e Sé rgio Zanoni

Dj Thiago CostaJosenias Junior e Luis Morais

Bosco Couto com Jussara Regas e Pedro

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Page 3: Caderno Linha Azul 21 de novembro 2014

Vereador Salmito Filho (Pros) detém o apoio da maioria da Câmara Municipal de Fortaleza para ser o próximo presidente da Casa

Des. Iracema do Vale recepciona presidentes do Tribunais Regionais Eleitorais em Fortaleza, nesta sexta-feira, em Encontro

Felipe Nogueira e Jé ssica Almeida Germana Noronha e Jackson Nobre

Renata Celestino e Stelane Alcâ ntara

Marcio Oliveira e Sara Costa

Nina Grun e Luiz GustavoAdriana Pessoa, Darcy Pessoa, Conceiç ã o Rangel, Maria Donato, Gabriela Pessoa, Paulo Rocha e Luí za Pessoa

Cristiniano Vasconcelos, Valdenir Cavalcante, Bruno Feitosa, Cristina Dias, Carol Costa e Abelardo Pompeu

Larissa, Patrí cia e Antô nio Nunes

3FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 21 de novembro de 2014

LINHA AZUL

“A quem tenho eu no céu senão a ti [Deus]? E na terra não há quem eu deseje além de ti” (SALMOS 73.25)

O DIA MAL AMANHECEU E OS PAR-DAIS começaram a dar o ar de sua graça. Percebi que eles estavam mais eufóricos, o som saído de seus gogos estavam mais estridentes, acho que estão sentindo que o ano difícil de 2014 está perto de acabar-se, faltando só o mês de dezembro para o 2015 chegar. Ano que se passou atípico dos anteriores, ministros afasta-dos por improbidades, deputados, empresários, funcionários públicos, senadores, que nunca imaginávamos que um dia poderiam estar na cadeia, vimos que o Brasil está mudando e a justiça condena também os que fazem parte do altos escalões (caso mensalão). Sede de Copa do Mundo, obras estruturais por todos os cantos do País, eleições apertadas, ressurgimento da oposição Aécio Neves votado por 47% dos elei-tores brasileiros. E, fi nalmente, mais um escân-dalo, o da Petrobras. Nunca visto em nosso País a prisão de empreiteiros e a confi ssão de alguns que pagam propina para conseguirem trabalhar com a empresa.

Que o Ano Novo venham de novos sonhos, de esperanças, de repensar no que deixou de ser vivido, conquistado, amado, nas palavras que foram ditas, nas atitudes impensadas, que possam ter magoada alguém. Um ano que está sendo anunciado que vai ser de crise e, mui-to difícil para esta nova gestão da presidente Dilma. Expectativa na nomeação dos novos ministros, principalmente, o da Fazenda, para que o nosso País volte a crescer. A esperança dos brasileiros que a Petrobras, empresa que era orgulho nacional, venha a ter credibilida-de de antes e suas ações aumentem. Que o Congresso Nacional abra uma nova CPI da Petrobras na próxima legislatura e não deixe terminar em pizza. Que os novos governadores consigam fi nalizar obras iniciadas no período da Copa e cumpram as suas promessas de campanha de melhorar a saúde, a educação e a segurança, um direito assegurada por todos brasileiros na nossa Constituição Federal.

NotasSOLANGE PALHANO

[email protected]

FOOD PARK

FUMANTES

CULTURA

ALERTA

NESTA SÁBADO ABERTU-RA da Food Park, pela primeira vez em Fortaleza, evento de gas-tronomia que traz comidas em quiosques e trailers, no estacio-namento do Iguatemi. São mais de dez expositores presentes no Lá Fora, com pratos que incluem sanduíches e sobremesas, que variam de R$ 5 a R$ 30. Entrada será a partir das 16 horas e o es-paço contará com o som dupla do Sax in the Beats.

HOMENS E MULHERES que consomem cigarro desde a adolescência, podem apresentar os primeiros sintomas da doença pulmonar obstutiva crônica a partir dos 40 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia, os sinais se manifes-tam por meio de tosse, produção de catarro e falta de ar. Muitas pessoas não procuram um médico nessa situação, pois acham que são consequências somente do consumo do cigarro (pigarro do fumante). Estima-se que a enfermidade mate cerca de 40 mil pessoas por ano e, em 90% dos casos, a fumaça do cigarro é a principal causa. Para a Organização Mundial de Saúde, a doença é considerada a 5ª causa de morte no Brasil e pode tornar-se a terceira principal causa de morte em 2020.

DESDE 1950 ATÉ O ANO DE 2013, levantamento feito pelas editoras foi constatado que os livros mais lidos e vendidos no mundo foram: Livro de Gêne-sis, do Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, São Mar-cos, Isaías, Salmos e São Ma-teus. Com isto comprova-se que a Bíblia é o livro mais vendido. Estima-se entre 10.000.000 a 14.000.000 cópias vendidas só em 2013, no Brasil, isto incluso Bíblia para criança e adulto.

CARTÕES DE CRÉDITOS estão sendo clonados mesmo que possuam chips. Caro leitor se você tem cartão de crédito vinculado ao Banco do Brasil e desconhece uma conta ligue para operadora, ela vai dizer que a compra foi feita com a sua senha e que não tem nada a fazer. Peça o número do protoco-lo da reclamação, o bloqueio de seu cartão e vá para o Procon. Se não derem solução o jeito é apelar para a Justiça.

OS PARDAIS ANUNCIAM A CHEGADA DO FINAL DO ANO

Page 4: Caderno Linha Azul 21 de novembro 2014

“Deus é o meu rochedo, nele confi arei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, ”II SAMUEL 22 : 3

“Um mérito inegável da poesia: ela diz mais e em menor número de pala-

vras que a prosa”. VOLTAIRE.

Manoel Wenceslau Leite de Barros nasceu, em 19 de dezembro de 1916, no Mato Gros-so. Que, depois, virou dois Estados. Nasceu em Cuiabá, morreu em Campo Grande. Dois em um. Formou-se em Direito, advogou até. Casou-se, teve fi lhos, cansou de advogar e virou fazendeiro/poeta. Sofreu. Perdeu fi lho em desastre aviatório, mas nunca usou a tristeza como mote. Há um ano padecia e se fi nou no dia 13 passado. Quem quiser pro-curar, ele está em alguns escritos meus. Ora como epígrafe, ora com suas frases despi-das de retórica, mas poéticas. O que escrevo abaixo é mera pesquisa/colagem. Reúno o que falaram sobre Manoel de Barros. Falta--me envergadura para descrevê-lo. Uso os outros como meio. Eu sou a mensagem. Car-los Drummond de Andrade, em 1986, teve a coragem de dizer que Manoel de Barros era o maior poeta brasileiro vivo. Não mentia.

A morte de Manuel de Barros nos entriste-ce e mostra uma dura realidade: há poucos bons poetas no Brasil de hoje. Há rimadores e metrifi cadores, mas lhes falta essência na poesia, sobra a não naturalidade. Ele, Mano-el, quis apenas dizer o simples, não se pro-pôs a voos condoreiros que não mais cabem neste mundo transformado por mudanças que o dealbar deste século nos impuseram. Voou fora de sua própria asa.

Cada época da história deu à civilização um novo compasso. Ocorre que a invenção do chip, do computador, da internet, dos

DJs, da quebra de fronteiras, dos livros di-gitais e do surgimento de novas linguagens, incomuns aos renitentes, mostram o atraso que nos persegue.

A “vanguarda primitiva” de Manoel de Barros possui sintaxe própria, sem o rebus-camento inglório dos que não sabem ser simples. Alguns se lastimam, outros cantam amores e há apenas os que tartamudeiam. Ele elegeu a singeleza. Vejamos: 1. Gravata de urubu não tem cor; 2.O esplendor da manhã não se abre com faca; 3. Mais alto que eu só Deus e os passarinhos. A dúvida era saber se Deus também avoava. Ou se Ele está em toda parte como a mãe ensinava. 4. A poesia está guardada nas palavras – é tudo que sei. Meu fado é o de não saber quase tudo. Sobre o nada eu tenho profundidades. Não tenho co-

nexões com a realidade. Poderoso para mim não é aquele que descobre ouro. Para mim poderoso é aquele que descobre as insigni-fi câncias (do mundo e as nossas). Por essa pequena sentença me elogiaram de imbecil. Fiquei emocionado de elogios.

Em um especial da televisão GNT vê-se profunda identidade entre Manoel de Barros e o seu simplório caseiro, ambos felizes. Ma-noel de Barros poetou, pela primeira vez, em 1937, em plena ditadura Vargas, pouco antes da eclosão da Segunda Grande Guerra Mun-dial. Talvez, quem sabe, optou por ser lírico ou onírico. Nada de engajamento, de ques-tionamentos, de dores de amores, de metá-foras buarqueanas, que viriam depois. Era direto ao ponto. No fi lme documentário feito Pedro Cézar, de 2008: “Só Dez por Cento é

Mentira”, o autor parte de um chiste de Bar-ros: “Noventa por cento do que escrevo é in-venção. Só dez por cento é mentira”. Para Ar-mando Freitas Filho, citado por Sérgio Rizzo, na Folha de São Paulo, 14.11.2014, Manoel de Barros “começou como um poeta formal, clássico, de dicção nobre, até chegar a uma poesia singular”. Refi nou-se. Como ele pró-prio dizia: “Estilo é um modelo anormal de expressão: é estigma”.

Barros teve a sua fase revolucionária, diz Noemi Jaffe, doutora em literatura. Foi comu-nista e rompeu, sem tecer armas, com Luiz Carlos Prestes, quando o marido de Olga Be-nário, deportada para a Alemanha, por ordem de Vargas, aliou-se ao Getulismo, por ser útil. Como se sabe, Manoel de Barros era a fa-vor da utilidade do inútil. Mia Couto, escritor moçambicano, enamorado pelo Brasil e que gosta muito de aparecer, por sua fotogenia, não perdeu a oportunidade: “Não era apenas um poeta, um recriador de um idioma que, depois dele, tornou-se mais nosso... Era um fi lósofo que pensava e repensava o mundo por via da poesia”. Óbvio.

Agora, editados os cadernos literários por sua morte esperada e as menções de praxe, Manoel de Barros vai continuar a ser lido por poucos. Não era funileiro de palavras. Era poeta, só. Cumpriu o seu fado. Poeta não é confeiteiro de frases. É músico sem metrô-nomo que escuta compassos e dissonantes e os transforma em versos melodiosos. Se a poesia é uma religião sem esperança, como queria Jean Cocteau, Manoel de Barros ultra-passou esse estágio. Viveu de esperança. Sua fi lha Martha despediu-se do pai com uma fra-se dele: “Do lugar onde estou, já fui embora”.

MANOEL DE BARROS E A ORFANDADE DA POESIA

JOÃO SOARES NETO

Escreve

4 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 21 de novembro de 2014

LINHA AZUL

Page 5: Caderno Linha Azul 21 de novembro 2014

5FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 21 de novembro de 2014

LINHA AZUL

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

NOVA CLÍNICA E SPAO cirurgião plástico Danilo Dias ao lado da esposa Patricia, inaugurou sua nova clínica e seu SPA BLUE. As modernas instalações do local, que

teve como arquiteto o talentoso Roberto Pamplona, funcionam na Rua Tibúrcio Cavalcante.

Patricia e Danilo Dias

Osmundinho Pontes e Airma

Anna Barros, Març al Barros e Montiele Arruda Ana Carolina Sampaio e Diana Gomes Danilo Dias em seu discurso

Jó rio da Escó ssia e Weiber Xavier

Sabrina Azevedo e Henrique Guerreiro

Franzé e Valé ria Bezerra, Cristiane Farias e Fernando Oliveira

Karine Rodrigues, Raquel Matos e Lú cia Weisinger

Ernani e Monique Barreira

Ká ssio Cé sar e Alessandra Aragã o

Sâmia Sampaio e Edlene Kardete

Tatiana Luna e Adriano Nogueira

Êrika e George Lima

Venício Guimarã es e Helena Demes

Felipe Bastos, Patricia Dias, Danilo Dias e Danilo Filho

Maninha Martins e Sé rgio Bayer Renata Formentino e Rodrigo Porto Marilia Quintã o e Pompeu Vasconcelos

Clá udia e Edgar Bastos

Patricia Dias, Glá ucia Andrade, Suzane Farias, Danilo Dias e Solange Palhano

Afrâ nio Plutarco, Clá udia Quental e Patricia Dias

Momento de benç ã o do Padre Joã o Marcos e Isabel Gomide

Silvia e Rafael Leal

Andrei e Aline Aguiar

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Page 6: Caderno Linha Azul 21 de novembro 2014

6 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 21 de novembro de 2014

LINHA AZUL

De A a Z

WR ENGENHARIA

A WR Engenharia entregou ontem, mais um empreen-dimento de alto padrão em Fortaleza. O Verdi, primeiro--condomínio jardim da cidade. Na oportunidade o can-tor Marcos Lessa, participante do The Voice Brasil 2, fez apresentação exclusiva para os convidados. Localizado em área privilegiada, com terreno de 9.770 m², o Verdi é composto por apartamentos de 247 m² divididos em duas torres, Preludi e Felice. Além de projeto paisagísti-co e diversos equipamentos voltados para o descanso e entretenimento, o Verdi tem como diferencial sua am-pla área de lazer, com três jardins e praças.

No próximo dia 4 de dezembro, o Fortaleza Convention Bureau reúne convidados em seu tradicional café da ma-nhã de confraternização de fi m do ano. Além do presi-dente da entidade, Régis Medeiros, e do trade turístico do Estado, o evento também contará com a presença do presidente executivo do Convention Bureau de São Paulo, Toni Sando. Na ocasião, ele fará a apresentação do “Visite São Paulo”. O encontro acontecerá a partir das 8 horas, no Hotel Sonata de Iracema.

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

LUIZ CARLOS [email protected] / www.aquieali.net

• O nutricionista Daniel Coimbra seguiu para São Luís, ontem, quando ministra pales-tra de abertura da VI Jornada Acadêmica de Nutrição Faculda-de Estácio. O evento acontece até amanhã. Na oportunidade,o profissional, referência em nutrição esportiva no Brasil, também fez atendimentos a pa-cientes na loja Combate. • Den-tre alguns dos nomes que foram abraçar a colunista Lêda Maria – ao lado de Souto Paulino - que feste-jou seu aniversário em happy hour que aconteceu na Casa Cor Ceará, estavam: Carlos Castelo com Flá-via, Moema Guilhon, Glauco Lobo e Maria Cláudia, Virgínia Moraes, Ana Sampaio, Leda Gonçalves, Rena-to Bonfim e Marcos André Borges. • Martiniano Júnior assinou a bela decoração do casamento de Sofia Torquato e Júlio César Castanheira, que aconteceu no Lula’s Athenée. Os noivos são filhos de Maria e Walter Torqua-

to e de Miriam e André Casta-nheira. • Sandra Fujita e Rogério Torres receberam, no sítio do Eusé-bio, para uma tarde de brincadeiras e muita diversão neste sábado, dia 15. Pedro, filho do casal, completou 9 anos e ganhou uma festa com o tema ‘AC Milan’, o famoso time de futebol italiano. • O Tribunal Re-gional do Trabalho do Ceará re-aliza, nos dias 4 e 5 de dezem-bro, o primeiro Seminário sobre Trabalho Seguro no Ambiente Rural. Com o tema promoção da saúde, prevenção de acidentes e combate ao trabalho infantil, o evento integra um conjunto de ações regionais realizadas pelo Programa Trabalho Segu-ro com o objetivo de contribuir para a diminuição de acidentes de trabalho no Ceará. • Pensan-do no futuro das organizações fami-liares, a HerdArs – empresa espe-cializada na formação de herdeiros e sucessores foi lançada para con-vidados durante um chá que acon-

teceu Restaurante Bocca Bristô. • O objetivo da empresa, coman-dada por Aletéia Patrícia, é pre-parar os herdeiros para serem cidadãos do mundo, contribuin-do assim para a continuidade de seus legados familiares, além de cuidar dos herdeiros nas diver-sas dimensões da sua vida: in-telectual, emocional, relacional, dentre outras. • Arte e Solidarieda-de se unem na VI exposição do pro-jeto Amigos em Ação, que foi aberta, ontem, na Galeria Casa D’Arte, na Rua Barbosa de Freitas, 1305, Alde-ota, em evento para convidados. As obras ficarão expostas para visitação pública gratuita a partir da sexta--feira (21), até o dia 6 de dezem-bro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 13 horas. Todos os trabalhos foram doados pelos artistas para a campanha anual do projeto Amigos em Ação e participam do tradicional Leilão de Obras de Arte, cujos lan-ces já podem ser feitos.

PRIMEIRA LINHA

LANÇAMENTO DE CD

HAPPY HOUR

FORTALEZA CONVENTION BUREAU

Cantora Simone Moura

Vevé e Tâ nia com Cordé lia Queiroz e Tina

Tunay Peixoto e Martiniani Jú nior

Silvia Lila, Carla e André Ribeiro e Chris Calixto

Má rcio Sobral, Eugê nio, Aquiles e Gabriela Brayner

Dan Mesquita e Fabricio Barreto

Clá udio Targino, Beto Studart e Ricardo Ary

Diego e Aniceto Rocha, Manoel Macedo, Beto Studart e Guilherme Macedo

Waldyr Diogo, Carlos Matos e Edgar Gadelha

Adriano, Marina, Adriano Filho, Davi e Estela Marques

Durante um show que aconteceu no Café Pagliuca a cantora Simone Moura lançou seu novo CD

Simone Moura ao vivo – Tour Som & Alma.

Empresário Beto Studart reuniu, no stand de vendas do empreendimento BS DESIGN, clientes, amigos e parceiros para um happy hour, ocasião em apresentou o projeto das torres corporativas.

IRATUÃ FREITAS

IRATUÃ FREITAS

Page 7: Caderno Linha Azul 21 de novembro 2014

Sugestões, informações e críticas: [email protected] ou www.blogdabronte.blogspot.com.br.

JULIETA BRONTEÉ[email protected]

• Ao que tudo indica, o nome do governador Cid Gomes segue forte na lista dos ministeriá-veis para o segundo mandato da presidenta Dil-ma Rousseff e para uma das Pastas considera-das sagradas para o Partido dos Trabalhadores, nada menos que o Ministério da Educação, que desde o primeiro mandato de Lula vinha sendo ocupado por indicados pelo próprio PT.

A decisão pela nomeação de Cid para um dos Ministérios mais estratégicos e bem aqui-nhoados fi nanceiramente do governo Dilma, ao qual será destinado vultosa fatia do pré-sal, só estaria a depender de uma decisão do próprio governador que insiste em assumir posto no Banco Mundial, quando teria a oportunidade de morar nos Estados Unidos e se afastar da política por alguns anos.

Resta saber se Cid, um animal político por excelência, resistirá ao desafi o que poderá cacifá-lo de maneira decisiva para a disputa presidencial de 2018. A verdade é que Cid, para contrariedade de seus inimigos políticos, conti-nua em alta lá pras bandas do Planalto.

“A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)”SALMOS 3 : 8

• NEOLOGISMO - Macário Batista, que adora uma novidade, ouviu e já encampou ao seu vocabulário o termo “DESABONI-TADO”. Segundo ele, ouviu no interior do Estado (deve ter sido na Sobral lá dele). Só sei dizer que agora, quando quer se referir à alguém desprovido de beleza usa o tal do “DESABONITADO”.

• NA MARCA DO PÊNALTI I - Quem ganhou a eleição pro governo sabe quem estava do outro lado. Portanto, certas pesso-as devem pôr as barbas de molho, pois vai haver lágrimas e ranger de dentes, inclusive, lá pras bandas da Assembleia.

• STAND BY - Para quem pergunta ao presidente da Assem-bleia, José Albuquer-que, reeleito deputado, se vai lançar seu nome para um segundo mandato à frente do Legislativo cearense, Zezinho desconversa e diz que só vai tratar de sucessão quando dezembro chegar. Mas, dizem os apostadores de plantão, que Ze-zinho já está devida-mente credenciado para mais dois anos na presidência da Casa.

• NOME FORTE-Na Câmara Municipal de Fortaleza é unânime o nome do vereador Salmito Filho para a presidência da Casa. Dizem que Salmito está tão forte que conta até com o apoio dos que fazem oposição, os ditos, adversários.

• SOCIAL - O pre-feito de Acaraú, Alexan-dre Gomes, juntamente com os deputados Anibal Gomes (federal) e Manoel Duca (estadual), receberam no Festival do Camarão, Cid, Ciro, Roberto Cláudio, Zezi-nho Albuquerque e o empresário Júlio Ventu-ra. Fizeram a base lá no Acaraú e voltaram para o Carnabral, do Sobral dos Ferreira Gomes.

• ACANALHA-ÇÃO - A sociedade está indagando da Secretaria do Centro, AMS, GM e da própria

Prefeitura de Forta-leza, por que está sendo permitido que o gradeado do entorno da Catedral, esteja sendo varal de roupas íntimas à venda, e a calçada do Paço Municipal “point” de venda de CDs e DVDs pirateados numa ava-calhação que enver-gonha a quinta capital do País.

• DE NOVO, O CESINHA - Vem aí, o lançamento de mais um livro do incansável escritor, historiador e poeta sobralense Cé-sar Barreto Lima, em parceria com o fi lho Saulo. “O Poeta do Becco – uma viagem ao tempo” terá seu lançamento no Náu-tico, no dia 11/12. O ex-deputado e grande amigo é fi el amante da sua Sobral.

• SALSEIRO - Parece que a corrup-ção administrativa nos municípios do estado do Ceará, é mesmo insolúvel, apesar de todo o empenho do Tribunal de Contas dos Municípios e do Ministério Público. Como prova disso, informação vinda do âmbito do MPE, dá conta de que existem casos de irregulari-dades em todas as prefeituras do Cariri.

• CONSELHO - Daqui do nosso modesto espaço, um simples bem intencio-nado conselho a alguns colegas de Rádio, que comandam programas direcionados principal-mente ao interior. Se vo-cês desejam manter o público bem informado, procurem dar também boas notícias, em vez da sanguinolência de embrulhar estômagos na hora do almoço.

• HOMENA-GEM - No dia 09 de dezembro, o falecido padre Haroldo Coelho receberá justa home-nagem da Assembleia Legislativa. Teve inten-sa atividade política, tendo disputado o governo do Estado pelo PT. Como perdeu, foi por este esquecido, mas como desforra esqueceu essa sigla.

CURTO CIRCUITO

Preto no BrancoTendo como cenário do Náutico Atlético Cearense, o professor Marum Simão lançou seu mais novo livro

“Civilização do couro e a História do Boi da Geralda”.

7FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 21 de novembro de 2014

LINHA AZUL

CID EM ALTA

NOITE DE AUTOGRÁFOS

Procurador geral de justiç a Ricardo Machado com Marum Simã o Abilio Martins, Dulce Silveira e Francisco Holanda

Mesa de Honra

Aristê nio Costa e Socorro Lemos

Cirilo Pimenta em seu discurso

Fabricia Victor Simã o e Bruno Victor Simã o

Galileu Filho, Marum Simã o e Galileu

Socorro Maia e Eliseu MoreiraSandra Castro, Manoela Pimenta e Neide PimentaSalete Fernandes e Maria Rita Simã o

Leorne Belé m, Joã o Menescal, Lorena Pinheiro e Mariene Cabral Humberto Camurç a com Alexandre e Edna Marques

Graç a Braga e Maruzia Simã o Gil Silveira e Liduina Silveira

Bezerrinha foi o mestre de cerimô niasAcurcio Araú jo, Cirilo Pimenta e Humberto Camurç a

Suely e Leorne Belé m emolduram Marta Vieira

Antô nio Fernandes e Fernando Rocha

Daniela Cavalcante e Ricardo Machado

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Page 8: Caderno Linha Azul 21 de novembro 2014

8 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 21 de novembro de 2014

LINHA AZUL

“O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem fi cará satisfeito, e não o visitará mal nenhum” (PROVÉRBIOS 19.23)

FLÁVIO TÔ[email protected]

Sociedade

Noite de quinta-feira, na Casa Cor, o grande estilista Alys-son Aragão fez uma explana-

ção sobre moda - Desfi le e Susten-tabilidade, onde encantou o público que compareceu a noitada que foi das mais agradáveis.

- -• Alysson é uma fi gura simpática e

talentosa que realmente cria e enten-de de moda.

- -• Hoje se comemora “Dia da

Laboreana”, cuja comemoração

será na segunda-feira, quando as laboreanas do Ceará estarão brindando.

- -• Ainda se comenta o grande

sucesso do Concerto na Capela que a Associação das Ex-Alunas do Colégio da Imaculada, realizou na Igreja do Pequeno Grande.

- -• No Obá-Lá-Lá, hoje, marca a

festa do dr. do ABC do Colégio Christus. Entre as que receberão diploma, a bonita Lais Martins Gui-lhon, fi lha de Fernanda e Rodrigo Guilhon.

- -• Na cidade, Guadelupe Pessoa

que veio de Recife matar saudades da fi lha Zobaida e de sua netinha. Na segunda-feira, ela anfi triona sua turma do Consórcio Harmonia, num restô da cidade.

- -• No fi nal de tarde de hoje, no

Pátio Dom Luiz, Rosa Vidal será a homenageada do grupo Sempre Amigas, por ocasião de um “ha-ppy-hour”.

- -• Aniversariantes de hoje: Gláucia

Martins e o médico Murilo Amaral. Amanhã, ganham cumprimentos, Ana Virgínia Carneiro, Bia Jucá, Danielle Venturini de Pina, Eveline Freitas, Fer-nanda Guilhon, Gera Teixeira e Rosa Macambira. No domingo, Fernando Ximenes, Gervásio Pegaso Filho, João Dummar Neto e Poliana Leite. Para-béns aos aniversariantes.

- -

• Geritza Oliveira toda vez que vem a Fortaleza, fi ca encantada com a beleza da nossa cidade, graças a administração do prefeito Roberto Cláudio. Ela é hóspede da amiga Sarita Ary, que trocou de idade no último dia 16.

- -• Apenas com a lista afetiva e ami-

gos, o fotógrafo Carlos Eugênio brin-dou sua passagem pelo calendário.

ALYSSON ARAGÃO FEZ SUCESSO NA CASA COR

BATIZADO DE LUCATeve a Igreja S. Vicente de Paula o batizado do garotinho Luca, fi lho de Jani e Ricardo Nogueira

e neto da querida Fátima German. Depois os convidados foram tomar um café na Delitoli.

“EM ALGUM LUGARDO PASSADO”

Lembramos hoje a pioneira na alta costura cearense, ela que vestiu as mais elegantes

da nossa sociedade, Ednéa Mendes. Um nome que foi referência na alta costura brasileira, que realizou os mais importantes desfi les, lançando sua coleção todos os anos. Ednéa, era uma pessoa maravilhosa, todos os anos ela viajava para a Europa, ora para os “States’ora para o Japão onde estudava a moda e trazia para as nossas elegantes. Ednéa tinha o seu fi gurinista exclusivo, Victor Moreira, que criava modelos para debutantes e festas de quinze anos e noivos. Ednéa foi um marco na história da moda-alta costura no Ceará. Participou dos programas de televisão como Clube dos Artistas, Flávio Cavalcante e Silvio Santos.

Jani e Ricardo Nogueira com Luca e o Pe. Neto com Fábio Nogueira e Virgínia

A fotó grafa Milena Marques comemo-ra aniversá rio com a famí lia no Natal de Luz de Gramado

Querida Guadelupe Pessoa na cidade para matar saudades, recebe na se-gunda-feira sua turma do Consórcio

Nos acontecimentos Rosângela Cardoso ao lado da bonita Suyane Dias Branco, que aniversariou recentemente

Ricardo Nogueira com o fi lho Luca e Jani com Gabriele

Ricardo Nogueira com o fi lho Luca e Jani com Gabriele Fátima German com o Padre Neto

Plínio Nogueira com a fi lha Ana Clara, Fábio, Virgínia, Jani, Isabelle, Ricardo Nogueira e Luca, Fátima German