caderno linha azul 20 de junho 2014

8
Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Sexta-feira, 20 de junho de 2014 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (HEBREUS 11 : 6) 2 e 3 suítes Todos os apartamentos com vista para o mar. bspar.com.br Empreendimento com Registro de Incorporação nº R.07/2324 da Matrícula nº 2324 do Cartório de Registro de Imóveis da 5ª Zona. CRECI 9194. Junho de 2014. LANÇAMENTO DUNAS VENDAS 3052.3534

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 23-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Linha Azul 20 de junho 2014

Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 20 de junho de 2014

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”

(HEBREUS 11 : 6)

2 e 3 suítesTodos os apartamentos com vista para o mar.

bspar.com.br

Empreendimento com Registro de Incorporação nº R.07/2324 da Matrícula nº 2324 do Cartório de Registro de Imóveis da 5ª Zona. CRECI 9194. Junho de 2014.

LANÇAMENTO DUNAS VENDAS 3052.3534

Page 2: Caderno Linha Azul 20 de junho 2014

2LINHA AZUL

E D I TO R A: Wanda Palhano • C O O R D E N A Ç Ã O G E R A L :

Soraya de Palhano • COLABORAÇÃO: Iratuã Freitas PROJE TO: Kelton Vasconcelos • DIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL: Wevertghom e J. Júnior.

EXPEDIENTE

IAN [email protected]

• É comum ouvirmos a seguinte colo-cação: o tempo está voando! Por isso vale uma refl exão sobre o que diz o escritor norte americano Mark Twain: “daqui a vinte anos você estará mais decepcionado pelas coisas que você não fez do que pelas coisas que você fez. Portanto livre-se das bolinas. Na-vegue longe dos portos seguros. Pegue os ventos da aventura em suas velas.” Temos que ressaltar, no entanto, que muitos optam pelo comodismo, mesmo estanto infeliz. Outros, agem sem medir as consequências, o que pode gerar arrepedimento. No entanto, o mais importante é ter prudência seja qual for o mar que você deseje lançar seu barco. Em algum destino ele chegará.

CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE

MATUSAHILA [email protected]

Crescemos ouvindo sempre que: “O CALAR É DE OURO, E O FALAR É DE PRATA”, provér-bio chinês que fez parte de nossa educação. Lembro-me bem: “o que ouvir lá, lá deixa, não precisa trazer para casa”. Estas foram nossas tarefas eternas e diárias.

Hoje, olhando para o nosso atrás, enxerga-mos o mundo de razões e verdades que este provérbio cumula em seu interior. Podemos até esquecer o que disseram na íntegra no mo-mento indevido, mas como nos sentimos ja-mais esqueceremos!

Pior ainda é se nosso sentimento for de hu-milhação! Deve ser uma dor tão imensa que não se apagará nunca! Porque amor próprio é algo muito forte! Felizmente poderá destruir ou construir.

Certa vez, conversando a chorar com meu pai, ele foi lá dentro, apanhou um lenço, me entregou e disse: “Minha fi lha, eu tinha tanto orgulho de você e neste instante lhe vejo cho-rando por algo tão insignifi cante que chego a ter vergonha! Enxugue estas lágrimas com este lenço que lhe dei e acorde para a vida. A vida é para os fortes. Hoje, você tem a mim para lhe dar um lenço, mas, daqui a cinco anos será que tem alguém para lhe oferecer outro lenço?”

Lembro-me que tomei um susto com a forta-leza e a vergonha daquelas palavras que enxu-guei as lágrimas e acordei para a vida para sem-pre, não me permitindo sofrer por “migalhas”. Passei a me valorizar mais, despertar meu amor próprio, me sentir mais gente e conscientizar--me que, em primeiro lugar está o nosso bem--estar, o resto vem depois por acréscimo.

Saber colocar a palavra certa na hora exata é uma bênção de Deus, mas é uma raridade. Caso não tenhamos este privilégio, é melhor silenciarmos. “O falar é de prata, o calar é de ouro”, por esta razão devemos nos lembrar sempre que: erros podem ser consertados, atitudes podem ser repensados, mas algumas palavras é como uma fl echa que se atira e fere para nunca sarar.

Existem palavras que jamais serão esque-cidas, tecendo uma mágoa ou ódio que nos perseguem pela vida afora. Às vezes podemos não causar danos, não causa ódios, porém, esquecidas eu asseguro: jamais serão. Cultive o silêncio, ele dá respostas inteligentíssimas e jamais magoa ninguém.

SILÊNCIO…

Variedades

Toque Social

“A tua salvação espero, ó SENHOR!”GÊNESIS 49 : 18

FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 20 de junho de 2014

COQUETELCom um coquetel para convidados foi inaugurado o Boi Negro Buffet, mais um restô da rede Boi Negro,

esse especificamente funcionará com serviço de buffet no kilo - mantendo sempre a qualidade que é peculiar do grupo – durante o dia e a noite rodízio de pizzas.

• INVESTIR - A Mota Machado en-tregou o empreendi-mento RIVIERA BEACH PLACE Golf Residence, localizado no Engenho Velho, em Aquiraz.

• EXPANSÃO - A Oh My Dog! Amazing Hot Dogs completa dois anos e abriu a sétima unidade na Av. Bezerra de Menezes.

• CHANCE - O Ins-tituto Plácido Castelo, Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, abriu a pré-inscrição para o curso sobre Gestão de Riscos e Controles Internos. Informações: www.ipc.tce.ce.gov.br

• ARTE - O

Centro Cultural Banco do Nordeste exibe a

exposição coletiva “A Realidade do Sonho”, até o dia 31 de julho. A mostra reúne 55 traba-lhos inspirados na obra do pintor primitivista, Chico da Silva. Grátis.

• CONHECER - O Guia Industrial do Ce-ará 2014 com informa-ções de mais de cinco mil empresas está disponível para venda no Instituto de Desen-volvimento Industrial do Ceará (INDI), ou pela internet www.fi ec.org.br/guiaindustrial2014.

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Dayane Uchoa e Joselito Amarante

Luis Costa, Elen Barros e Felipe Palhano

Eulinice e Francisco José Costa, Prof. Melo e Luís Costa José , Laura e Mariana Kerber

Marcelo Mota, Clá udio Cabral e Emí lio Ribeiro

Valmor Antunes e Vanessa Gheller

É rico Noronha, Valmor Antunes, Vera Ceccon, Jú lio Tavares e Luis Costa

Dé bora Marinho e Má rcia Souza

Michel Suleiman, Gheller e É rico Noronha

André Hickmann e Luiz Carlos Hickmann

Vera Ceccon, Ane Kelly e Lourdes Duarte

Francisco José e Marcos Costa

Micheline Lopes e Paulo Matta Ghelller e Valmor Antunes

Myrson Lima

Roberto e Jaquelina Marinho

Ana Vlá dia e Tibé rio Melo

Mariana Sasso e Lé cio Freire

Page 3: Caderno Linha Azul 20 de junho 2014

3FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 20 de junho de 2014

LINHA AZUL

“O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.” (ÊXODO 15 : 2)

Portofi no é uma comuna italiana da região da Ligúria, província de Génova

Costa Amalfi tana de beleza natural esplendorosa, fi ca na Província de Salermo

Pedro Luis Passos, Roberto Macedo e José Dias de Vasconcelos

José Carlos Gama, General Paulo Studart, Verô nica e Hé lio Perdigã o

Roberto Sé rgio Ferreira e Ricard Pereira

Lula Morais e Eduardo Bezerra

Leda Maria e Aucilea

Lucilia e Claudiana LoureiroCarlos Matos Á lvaro Correia

Edgar Gadelha

Presidente da FIEC Roberto Macedo

n NAS CIDADES em que passei nos cinco países visitados, percorrendo cinco mil quilômetros de carros a ouvir rádio, como também a assistir TV, não vimos nenhuma divul-gação da Copa do Mundo no Brasil. Nos telejornais, as únicas notícias de nosso País eram direcionadas só para as bader-nas, o vandalismo e a insegurança. Acabava com a imagem do Brasil. Parecia que estávamos vivendo um revolução social igual a dos países do Oriente Médio. A única propaganda da Copa nos veículos era a venda de assinatura da Sky, que, na TV, aparecia só com um brasileiro humilde afrodescendente sem os quatro dentes da frente de sua arcada superior ou uma mulata feia com seu bundão de fora, quando existem belíssi-mas. Tudo leva a crer que houve um trabalho dos países que estão em crise, não só os europeus como também os Estados Unidos, para desestimular a vinda para o Brasil no período em que estão em alta estação do turismo, os meses de junho, julho e agosto. Países que mais ganham dinheiro com turismo: 1O Estados Unidos; 2O Espanha; 3O França; 4O China; e no 5O Itália. Além desta campanha contra, para onde foi a verba de mídia do governo brasileiro que deveria ser usada no exterior na divulgação da Copa?

n SOU TOTALMENTE CONTRA a censura. Mas, quando uma minoria de brasileiros vai para as ruas fazer baderna, vandalismo, assaltos e influenciam jovens ino-centes a se misturar nesta “canai”, mascarando que é para reivindicarem direitos, a imprensa brasileira deveria dar o desprezo a estes manifestantes e não divulgar nada.

n A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, entre os dias 8 a 13 de julho, o festival Superfantástico!.Festival de Cine-ma Infantil. Em sua terceira edição – primeira em Fortaleza – a mostra festeja as produções de cinema brasileiro com programação especial para as crianças. Reunindo clás-sicos e produções mais recentes, o evento exibirá nove longas e 12 curtas em sessões com preço simbólico.

n ESTA “BOMBANDO” em Fortaleza a abertura de empresas com jovens empreendedores à frente na faixa de idade entre 23 anos a 35. O mercado esta aquecido, men-salmente surgem casas novas no ramo de alimentação e entretimento com estruturas de bom gosto e qualidade. Não estamos deixando nada a desejar para as capitais do Sudeste e do Sul. O problema de todos é a carência de bons profissionais em Fortaleza. A reclamação é geral.

n DEPOIS DE UM MÊS de férias, estou de volta. Duran-te vinte e cinco dias, estive viajando por cinco países e senti que as coisas não vão nada bem na Itália, Espanha, França, Eslovênia e Croácia. Não é exagero. Em Barcelona, vários pontos comerciais estão fechados, as Ramblas não têm mais aquele charme, o fl uxo de turistas é bem menor do que da temporada passada em que estive lá. Os restaurantes estão vazios e os garçons fi cam implorando a sua entrada. As lojas na mesma situação, todas com promoção e só os vende-dores dentro. Na Itália, a mesma coisa: em Milão, inúmeras portas fechadas no centro. Na galeria Duomo, a mais bela e famosa, pontos comerciais vazios e pingados compradores. Na ilhas de Capri, Murano, Burano e na cidade de Veneza, barcos e gôndolas parados e poucas com passageiros. Os italianos estão tristes e revoltados. Tristes por causa da crise, do desemprego, da falta de dinheiro e revoltados porque che-ga diariamente em seu país imigrantes vindos da África e do Oriente Médio e o governo acolhe dando abrigo e alimenta-ção. Enquanto que para os italianos que perderam o empre-go ou faliram não há assistência. Com a chegada do verão, aumenta a vinda deles. Dados do governo informam que mais de 50.000 imigrantes desembarcaram na Itália desde o início do ano, o mesmo número que no ano passado, razão pela qual teme-se um novo êxodo. Nunca havia visto camelôs no Vaticano, em praças, como a charmosa Navona (a dos artistas) e em outras cidades europeias. Os imigrantes estão invadindo as cidades com suas bancas de quiquinharias e bolsas falsifi cadas. Confl itos já estão acontecendo entre a população local e os forasteiros, como também assaltos.

Segundo o ministro do Interior italiano, Angelino Alfano, entre 400.000 e 600.000 imigrantes estão prontos para partir da Líbia. Aumentam as tensões entre Itália e União Europeia. O primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat, denunciou a total ausência da Europa frente ao fenômeno, enquanto a pre-feita de Palermo, na Sicília, acusou as autoridades da União Europeia de insensibilidade diante deste problema.

Como a situação do Oriente Médio piora a cada dia, a tendência da vinda de imigrantes é se multiplicar e agravar a crise de alguns países da União Europeia. Governantes devem ficar alertas.

Mas, mesmo com todos estes problemas, a Europa conti-nua sendo maravilhosa, linda. A cor azul do mar da costeira Amalfi tana, na Itália, as plantações de vinhos, de amoras, as praças, a elegância de vestir dos milaneses, a beleza das mulheres eslovenas e croatas. O charme das estreitas e históricas ruelas de Barcelona, Roma, Veneza, a beleza da pequena cidade Porto Fino. Os penhascos e a riqueza do Principado de Mônaco. A excelente comida, vinhos, tudo é um esplendor que nos leva às nuvens.

NotasSOLANGE PALHANO

[email protected]

COPA DO MUNDO

CENSURA AO VANDALISMO

CINEMA INFANTIL NA CAIXA CULTURAL

JOVENS EMPREENDEDORES

A CRISE NA EUROPA PODE AUMENTAR

GUIA INDUSTRIALO presidente da FIEC Roberto Macedo e o diretor do INDI, Carlos Matos, realizaram o lançamento do projeto “Setores Portadores do Futuro para o Ceará”. Na mesma ocasião foi lançado o Guia Industrial 2014.

Page 4: Caderno Linha Azul 20 de junho 2014

“Deus é o meu rochedo, nele confi arei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, ”II SAMUEL 22 : 3

“Faça da vida um jogo de futebol: chute as triste-zas, drible as difi culdades e marque gols de alegria”.

Augusto Branco, pensador brasileiro.

Engajei-me no processo de criação do Dicio-nário Português-Alemão sobre Futebol por várias razões. Posso elencar algumas delas. A ideia partiu de Ingrid Schwamborn, historiadora, casa-da com o professor Friedhem Helm Schwamborn, que nos anos 70 como leitor do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e depois, como diretor da mesma entidade no Rio de Ja-neiro e em Bonn, sempre apoiou a parceria da Universidade Federal do Ceará com as univer-sidades de Bonn e Colônia. Ele dirigiu ainda a Casa de Cultura Alemã em Fortaleza. Por esse motivo, após viajar por vários países do mundo, o casal escolheu o Brasil e o Ceará como a sua segunda terra. Repartem sentimentos e vidas en-tre Bonn e Aquiraz.

Ingrid, como ex-professora de línguas româ-nicas, é estudiosa e se engaja, com todo o seu saber, a sua curiosidade e a sua energia teutô-nica em projetos culturais de grande densidade. Apenas um exemplo: Nesta semana, quarta-feira, 18, ela lançou, nos jardins da Reitoria da UFC--Universidade Federal do Ceará um livro fac-simi-

lar da primeira edição de “O Quinze”, de Rachel de Queiroz, com 11 ensaios de colaboradores, fotografias, capas do mesmo livro em outras lín-guas que demonstram o início do seu interesse pela obra e a amizade gerada com a grande e simples fortalezense, quixadaense e carioca que tornou-se a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras.

Através da mídia, rede Globo, e da Fifa, em setembro de 2012, soube da postura ambienta-lista de Rodrigo de Castro que, mesmo com esse nome, nasceu em Zurique, Suíça. Ele, com dupla nacionalidade, reside hoje em Fortaleza e, em Crateús-CE, é diretor executivo da Associação da Caatinga. Eu conto como aconteceu: Castro foi à sede da FIFA( Fedération Internationale de Football Association) e apresentou a sua ideia de transformar o Tatu-Bola em símbolo da atu-al Copa do Mundo. A FIFA, entre três opções, apropriou-se do Tatu como símbolo e a ele deu o nome de “Fuleco”.

Rodrigo Castro divulgou o episódio e a curio-sa Ingrid resolveu, de forma intelectual e sutil, encontrá-lo e engajar-se no resgate da verdade e no processo natural de preservação da natureza, especificamente do Tatu-Bola (Talypentes Tricin-vtus), através de um pequeno, mas bem elabora-

do dicionário em parceria com outros estudiosos. Assim, convidou Hans- Jürgen Fiege, espe-

cialista em análise de torcidas organizadas e co-nhecedor das entranhas do futebol mundial para participar deste projeto ora apresentado a brasi-leiros e tudescos. Hans é alemão, mas mora em Fortaleza. Ele estimula intercâmbios sadios entre jovens que compõem as torcidas constituídas.

Este escriba, dito João Soares Neto, é o único brasileiro nato a participar desse quarteto. O fiz na condição de escritor, convocado por Ingrid. Ela conhece o trabalho que venho executando, na prática, há quase 15 anos, com ações de cultura, arte e empenho pelo desenvolvimento sustentável, estimulando, apoiando e até patro-cinando apresentações de entidades, cursos so-bre a preservação da natureza, com distribuição – e plantação - periódica de árvores, instigando o ensino do plantio a crianças, abrindo espaços para debates e em outras atividades que ajudem a melhorar o ambiente e a mantê-lo rico em bio-diversidade.

Dito isto, volto ao Dicionário. Ele mostra as expressões mais usadas, nas duas línguas, no mundo do futebol. É curioso, didático e até en-graçado. Assim, tenho a honra de, em nome dos autores e organizadores do livro bilíngue (Por-

tuguês-Alemão), “Futebol com Tatu-Bola” e um Dicionário” ou “Fussbal mit Tatu-Bola und einem Wörterbuch”, convidar você para o seu lança-mento na tarde de hoje, sexta-feira às 17 horas, deste 20 de junho de 2014, na Galeria BenficArte, na Avenida Carapinima, 2200, seguida de coque-tel. Haverá, igualmente, a abertura da Exposição de ações da Associação da Caatinga. Será um prazer receber você.

O nosso próximo passo, logo a seguir ao lançamento, será apresentar o Dicionário, ain-da hoje, em noite festiva, a milhares de alemães que chegam a Fortaleza para o jogo Alemanha X Gana, amanhã, dia 21, às 16 horas, no Castelão.

Depois de tudo serenado, tencionamos levar o nosso trabalho coletivo à WWF (World Wide Fund for Nature), uma das grandes redes am-bientalistas que já se espalha por 130 países. A ideia é dar conhecimento ao italiano Paulo Marco Lambertini, diretor-geral da WWF-Ong, do nosso engajamento pela preservação am-biental que, inclui a vida animal, a luta pelo cor-te da emissão de CO2 e a preservar áreas oce-ânicas definidas. O que procuramos fazer não é utopia, sequer vaidade. É ato consciente que precisa repercutir. Palavra a palavra. Pessoa a pessoa. Gota a gota.

HOJE, SEXTA-FEIRA, ÀS 17 HORAS, NÃO DEIXE DE CONHECER O TATU- BOLA (O VERDADEIRO)

JOÃO SOARES NETO

Escreve

INAUGURAÇÃO

MULHERES IN FOCO

Grupo Otoch comandou durante evento a inauguração da primeira loja Esplanada Home, especializada em produtos do lar (cama, mesa e decoração).

Para entregar o troféu Mulheres Empreendedoras, Stela Frota Salles organizou o encontro do seu Mulheres In Foco na Loja Hespéride. Na ocasião Priscila Cavalcanti, Nicole Barbosa e Márcia Travessoni foram homenageadas.

4 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 20 de junho de 2014

LINHA AZUL

IRATUÃ FREITAS

IRATUÃ FREITAS

Jô Guerra e Edmaria Pontes Berligia e José Lauro

Elisa Ferreira

Cleó filo e Dolores Aragã o com Flá vio TorresEpitá cio Vasconcelos e Priscila Cavalcanti, Marta Peixe e José Valdo Silva

Homenageadas Má rcia Travessoni, Priscila Cavalcanti e Nicole Barbosa com Stelinha Frota Salles

Paulo Magalhã es, Linda Nunes, Rosalinda Pinheiro e Regina Caracas

Mirtes Antunes, Telui e José Maciel

Toca Couto, Roberto Alves e Regina Mendonç a

Carla Soraya e Inê s Aparecida

Ronaldo, Jaqueline, Deib Otoch Jú nior e Deib Otoch

Sandro Azevedo, Ronaldo Otoch, Deib Jú nior e Deib Neto

Deib Otoch Neto, Monalisa Machado e Kaju

Beatriz e Ronaldo Otoch

Joã o Herculano, Patricia Padoani e Edson Lopes

Katia Rola e Andrea Dias

Paula Oliveira e Yuri Carvalho

Deib Otoch, Deib Otoch Jú nior e Deib Otoch Neto

Paulo Pinheiro, Geissa Rocha, Karol Ximenes e Simara Figueiredo

Clá udio Ary, Natá lia Fernandes e Dolores Aragã o

Tabata e Daniel Temporal

Benicio Olegá rio, Sheila Nascimento e Paulo Pio

Page 5: Caderno Linha Azul 20 de junho 2014

5FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 20 de junho de 2014

“Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas”ISAÍAS 1: 17

MANEQUIM PADRÃOO colunista social de O Estado Flávio Torres em parceria com o Shopping Benfi ca, realizou na Galeria Benfi cart, localizada no terceiro piso do referido shopping, o concurso Manequim Padrão 2014.

LINHA AZUL

Dolores e Yan Aragã o com Rainha e Nú bia Dias

Candidata

Candidata

Candidato Candidato Candidato

Candidata

Candidata

Candidato Candidato

Candidata

Candidato

Candidata

Candidata

Candidato

Candidata

Candidata

Candidato

Candidata

Candidata

Stelinha Frota Salles, Teluí Pontes e Priscila Cavalcanti

Henrique e Soraya Gondim

Colunista Flá vio Torres com os vencedores Natá lia Marques e Matheus Ferreira com Joã o Batista Lima

Comissã o julgadora. Organizador do evendo colunista Flá vio Torres com os candidatos

Elaine de Castro

Humberto e Montiele Arruda

Danç a dos candidatos com o tema Copa do Mundo

Mirtes Antunes

Nazareth Holanda e Fá tima German

Alessandra Aragã o entrega presente para o can-didato Jonantan que ficou em segundo lugar

Dolores e Cleofilo Aragã o

Rossana Raia, Alessandra e Amanda Aragã o

Felipe Ramos terceiro lugar com Suzana Cris-pim que recebeu a faixa de Miss Ceará

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Page 6: Caderno Linha Azul 20 de junho 2014

6 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 20 de junho de 2014

LINHA AZUL

De A a Z

ARTE EM FOTOS

Pinturas e fotografi as dão o tom da nova individual do cantor e compositor cearense Raimundo Fagner no Es-paço Cultural Ana Amélia, no Hotel Sonata de Iracema. A mostra reúne 30 trabalhos inéditos, com temática de praias e casarios, telhados, registros de Orós e de via-gens ao longo de sua carreira. Com curadoria do artista plástico Tota, a exposição prossegue em cartaz até o próximo mês. Visitação gratuita.

ESPETÁCULO DE DANÇAS

A exibição da remontagem do espetáculo “Duas Es-tações”, encenado por 34 jovens bailarinos da Escola de Dança Edisca, com narrativa cujo tema é o Nordeste brasileiro, será realizada nos dias 25, 26 e 27 de junho e 1, 2 e 3 de julho, às 20 horas, no Teatro Edisca, na Água Fria. A coreografi a é de Dora Andrade e de Gilano Andra-de, cenário de Dantas Suassuna, música Manassés de Sousa e fi gurino de Lino Vilaventura.

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

LUIZ CARLOS [email protected]

• Cândido Couto Filho detalhando para dia 3 de agosto o lançamento do livro “Nem só de pão vive o homem”, tendo como personagem Ivens Dias Bran-co, cuja data coincidirá com a estreia do vitorioso empresário no rol dos 80 anos. • Célio Guimarães, que não dorme no ponto, vai promover o I Festival da Cachaça e Gastronomia de Aquiraz, de 27 a 28 de junho, no Parque Engenhoca daquela cidade. Um panorama da produção da bebida tipicamente brasileira, além de deliciosas op-ções gastronômicas. • Gente fi na é outra coisa: Galvão Bueno, Patrícia Poeta, Ronaldo Fenômeno, Arnaldo César Coelho, entre outros, chegaram a Fortaleza, em jatinho fretado pela Globo, para narração do em-pate sem gols de Brasil x México. Após o jogo, re-tornaram para outros eventos da Copa. • Uma festa recheada de novas receitas, alta gastronomia e regionalismo acontecerá durante a VI edição do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra, de 14 a 16 de novembro, na Fa-zenda Cacimbas, em Acaraú. • De 24 de junho até 15 de julho, estarão abertas as inscrições para quem desejar participar do XVIII Encontro Regional de Economia e do XIX Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, em Fortaleza.

Em prestigiada noite, ofi cialmente, a Clínica Furlani, o ci-rurgião plástico Eduardo Furlani, foi o anfi trião. Com vasta experiência no Brasil e exterior, o médico - membro titular e especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com passagem por uma das mais respeitadas instituições de en-sino do mundo, a Universidade de Harvard. Isadora Capelo respondeu pelo som e Toca Couto pelo buff et. A Clínica supera o conceito de clínica de estética e vê a beleza como resultado de uma vida saudável. Dentre as especialidades oferecidas pela clínica estão tratamentos e cirurgias nas áreas da face, mama, corpo, além da estética, que engloba dermatologia, fi sioterapia, nutrição e odontologia.

PRIMEIRA LINHA

PREMIÉRE

n Fabiana Cavalcante e Alfredo Bachá agruparam alguns amigos em razão do jogo Brasil x México, com lista puxada por Maria Eduarda Barreira e Elias Bachá, João Borges, Zezé Jereissati, Maryane Barda-will, Lenilda Aguiar, Márcio Rezende, João Bezerra Neto, Luiz Carlos Martins e Shirley Fontenele.

n A Copa do Mundo está rolando. Ruas enfei-tadas, paredes pintadas, torcedores vibrando e opi-niões divergentes. Alguns acreditam que o evento trará benefícios, outros discordam da ideia.

n Rachel e João Hen-rique, fi lhos de Cleuza e Maurílio Dias e de Karina e Maurício Sampaio, trocam alianças em solenidade marcada para 28 de junho, no Barbra´s Éden, local da cerimônia e recepção.

n A estonteante “Dama de Lilás”, em plena forma, também puxa a lista das mais invejadas do mo-mento. Aonde chega, po-lariza as atenções gerais.

n O mês de junho pode até ser atípico por conta dos jogos da Copa do Mundo 2014, mas os festejos juni-nos estão sendo realizados com muita festa e animação.

AO PONTO

Desembargadora Roseli Alencar passa o comando do TRT/CE para o desembargador Tarcísio Guedes Lima Verde

Rosália e Caio Valli, brindando 40 anos de casados, na companhia de Madalena Rego e Sônia Machado no restô Lagoon, no Leblon

Luiz Carlos Martins, Zezé Jereissati, Alfredo Bachá, João Borges e Elias Bachá curtindo os jogos da Copa

Desembargadores Franzé Gomes, Jeff erson Quesado e Plauto Porto na cerimônia de posse da nova gestão do TRT/CE

Lá zaro Medeiros, Eduardo Furlani e Pompeu Vasconcelos

Renata Benevides, Evelane Barros e Karla Rodrigues

Eduardo e Bá rbara Furlani

Rafaela Bomfi m e Elen Rocha

Naise e Eduardo Furlani

Page 7: Caderno Linha Azul 20 de junho 2014

Sugestões, informações e críticas: [email protected] ou www.blogdabronte.blogspot.com.br.

JULIETA BRONTEÉ[email protected]

•As vaias e xingamentos com palavras de baixo calão assacadas contra a presidenta Dilma durante o jogo de abertura da Copa do Mundo parece que surtiram efeito contrário ao pretendido por aqueles que os orquestraram. A opinião pública, em geral, horrorizou-se com o nível do desrespeito mani-festado pela área VIP do Estádio Itaquerão contra a presidenta, que além de exercer o cargo de mandatária máxima da Nação, ainda é uma mulher, uma senhora de 66 anos de idade, com longa história de luta pela liberdade e que no momento se encontrava na Tribuna de Honra, acompanhada de sua fi lha, mas representando o próprio Estado brasileiro, como país sede da Copa do Mundo.

Levantamentos feitos por institutos responsáveis pelo monitoramento das Redes Sociais já apresen-tam dados segundo os quais as citações da pre-sidenta, após as agressões, deixaram o patamar negativo de 2/3 das postagens para ostentar um total de 60% de mensagens e citações de apoio. Por outro lado, não caíram bem as declarações feitas pelos candidatos de oposição em apoio às ofensas, chegando o presidenciável Eduardo Cam-pos, do PSB, até pouco tempo aliado de Dilma, a declarar que a presidenta colhia o que plantara. Eduardo Campos parece não compreender que o povo brasileiro não se agrada de campanhas pau-tadas em ataques pessoais e que isso já se refl ete no seu pífi o desempenho nas pesquisas, a cada dia mais distanciado dos dois demais candidatos que ainda se mantém competitivos, quais sejam, a própria Dilma e o tucano Aécio Neves que também já tem sido vitimado pelos ataques raivosos do socialista e do seu equivocado marketing político que já chegou a divulgar que Aécio iria comemorar a chegada dos fi lhos gêmeos com Coca, numa alusão irresponsável ao uso de substâncias entor-pecentes pelo tucano.

Ao mesmo tempo em que Eduardo Campos es-timula xingamentos contra Dilma, sua antiga aliada, em conversas com apoiadores costuma acusar o novo aliado, Aécio Neves de não ser muito afeito ao labor, entre outras considerações incompatí-veis com a propalada amizade que diz nutrir pelo mineiro. O caráter do ex-governador de Pernambu-co, até pouco tempo um ilustre desconhecido da maioria do povo brasileiro, parece que se revela a cada dia, mas talvez não com as características positivas que se poderia esperar. E do Lula, o que Eduardo Campos não falará pelas costas?

QUANDO O TIRO SAI PELA CULATRA

“A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)”SALMOS 3 : 8

• DESANIMA-DOR - É desani-mador, para um eleitorado bem inten-cionado, e já cansa-do de tanto errar, ver a lista, ainda mesmo que incompleta, dos políticos que preten-dem chegar à AL e à Câmara dos Deputa-dos. E até mesmo ao governo do Estado. Um retrospecto às bancadas federal e estadual dos anos 70-80 mostra dife-renças brutais em termos de qualidade.

• SERÁ - No início da semana, noticiou-se que, por unanimidade, o Pleno do TRE havia cassado os mandatos de mais um prefeito e de um vice-prefeito. O município nem vem ao caso. O que causa descrença na socie-dade, é que esses po-líticos cassados, em sua quase totalidade, terminam levando a melhor. Por que o TSE não respeita essas unanimidades?

• PEQUENINOS - No Ceará é assim. Enquanto em outros tempos, partidos minúsculos eram, geralmente despre-zados, essa situação se inverteu. Hoje, tanto em nível federal quanto no estadu-

al, os principais candidatos lutam para arregimentar o máximo de partidos, não dispensando nenhum, por mais inexpressivo que seja. No CE eles são em torno de 20.

• PAGANDO - Segundo o senador Cristóvam Buarque (PDT-DF), o PT começa a pagar um alto preço pela ma-neira como encami-nhou a sua maneira da administrar o país. De lho na con-cessão de empregos pomposos a milha-res de lideranças e cabos-eleitorais, o partido terminou por criar a situação de animosidade hoje existente, principal-mente no PMDB.

• DOIDERA - O deputado Pastor Eurico, pressionado por todas as lideran-ças do PSB, decidiu retirar, por enquanto, de tramitação na Câ-mara dos Deputados o seu inacreditável projeto legalizando a “cura gay”. Apesar disso, ele prossegue convicto de que o homossexualismo é, na realidade, uma “doença” reversível através de muito tratamento psicana-lítico.

CURTO CIRCUITO

Preto no BrancoDEVASSAFortaleza recebeu a segunda unidade da Cervejaria Devassa, desta vez na área Sul da cidade. O novo espaço che-gou no mês em que a primeira casa completou um ano na Capital Cearense, já tendo se transformado em um dos

points preferidos entre cearenses e turistas. O local se destaca pelo happy-hour, programação musical, almoço executivo, transmissão de esportes, além de, claro, servir a melhor Devassa de Fortaleza. Localizada no Shopping

Reserva Open Mall, a Cervejaria Devassa Sul abre suas portas pronta para receber o público no melhor estilo.

7FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 20 de junho de 2014

LINHA AZUL

Sérgio Vianei e José Jorge

Montele e Humberto Arruda e Lilian Porto

Lino Máximo, Ricardo Valente e Hortêncio

Karen Matos, Artur Matos, Milena e Jean Guidolin

Isabel e Maria Cândida Portela e Márcia Castro

Gustavo Toscano, Diogo Lobo e João Inácio

Fátima e Juvenal Duarte

Moacir Yamakawa, Tibério Cavalcante, Vicente Aquino, Aldairton Carvalho e Liana Furtado

Tarciana Sá e Renato de Carvalho

Natália Morais e Afrânio Lima

Livia Ivo e José Carlos Moreira

Lailton e Davi Barreto

Júlio César, Vinicius Versiani e Rodrigo Carvalho

Igo e Mara Apolinário e Liana Furtado

Gabriel Martins e Eliane Veras

Tibério Cavalcante, Lara e Heloisa Pontes

Rafael Braz e Jane Freitas

Martinha e George Assunção

Leon Radnai e Mirian Tavares

Kelmany Bezerra e Rafaela Versiani

Karla Rodrigues e Renata Benevides

Gony Arruda e Newton Júnior

Marcos e Isabel Gomide

Eugênio e Leandro Vasques e Aldairton Carvalho

IRATUÃ FREITAS

Page 8: Caderno Linha Azul 20 de junho 2014

A t o r c i d a d o B e m d a Arena Iate convoca sem-pre os torcedores para a transmissão ao vivo dos jogos da nossa Seleção! No primeiro jogo, a dire-toria reuniu cerca de 2400 p e s s o a s , q u e t o r c e r a m juntos em dois megate -lões Led de alta definição em um local paradisiaco, com uma superestrutura a B e i r a M a r, a m b i e n t e com muito confor to, se -gurança, serviço de vallet parking, Iate Food área e as melhores atrações que fizeram a festa!

nnnNa terça-feira, o Iate levou

muita gente de bem quando

conferiram o O x O de Brasil e México.

nnnN o R e g i n a D i ó g e n e s ,

M a r i a S i m õ e s N o g u e i r a m ov i m e nto u a l m o ço d o c o n s ó r c i o d a s a m i g a s para troca de figurinhas.

nnnAs avós, Liliane Albuquer-

que e Vilalta Holanda assis-tiram Brasil x México com os netos na casa de Adriana e Marcelo Holanda.

nnnFo i n o Vi a n a ´ s B u f fe t ,

q u e Ve ra Fi ú z a B a r re i ra festejou sua troca de ida-de com a lista afetiva e os

mais chegados.

nnnVistas conferindo uma te-

linha no Iguatemi, Rosinha Gomes e Gorete Cavalcanti.

nnnAniversariantes de hoje:

o a r t i s t a A s c a l C a l v e t , E l b a R a m a l h o, J o ã o d e D e u s , C a v a l c a n t e J r . , J o s é A u g u s t o A r a ú j o e Zena Targino.

nnnAmanhã, quem troca de

idade é Edmar Feitosa, Nel-son Pinheiro, Paulo Aragão, Rodrigo Pereira e Selma Pag-neretti que, por certo, festeja com seu grupo fi el.

LUGAR AGRADÁVEL PARATORCER PELO BRASIL

8 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 20 de junho de 2014

LINHA AZUL

“O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confi o; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.”

(SALMOS 18 : 2)

Nos acontecimentos, Germano Almeida com sua elegante Solange Castro Almeida

As manas, Erivan Carlos da Silveira, Erilan Girão, presenças obrigatórias nos eventos da nossa sociedade

• No dia 22 de Junho, o Shopping D el Paseo tem uma programação especial de S ão João é o ARR AIÁ BRASILEIRINHO. Juntando à emoção do futebol com a paixão pelas festas juninas o shopping trás banda de f o r r ó p é - d e - s e r r a , t o u r o mecânico, brincadeiras ju-ninas e comidas típicas. O Evento acontecerá de 14h ás 20h e é pra toda a famí-lia e as crianças que forem caracterizadas ganham um brinde especial.

E MAIS...

SociedadeFLÁVIO TÔ[email protected]

Nos acontecimentos sociais da cidade nos anos 2000, vemos Helena Macêdo, com a sobrinha Tilinha Macêdo Elery, (saudosa amiga) com o marido Ivar Elery, que continua prestigiando os acontecimentos sociais. Aparecem com Gabriela de Castro que é muito amiga de Silvia Macêdo, “mammy” de Tilinha. É a nossa homenageada de hoje.

“EM ALGUM LUGAR DO PASSADO”

[O Estado] - O que é o balão intragástrico? Como é colocado? Quais são os benefícios?

[Daniel Pessoa] - É um balão esférico de silicone preenchido com ar ou solu-ção fi siológica colocado no estômago através de endos-copia. Essa técnica é segura e permite reduzir a capacidade do estômago, causando uma sensação de saciedade pre-coce, facilitando com isso a adesão dos pacientes a uma dieta hipocalórica associada à mudança na rotina de vida. É atualmente considerado o maior auxiliar no tratamen-to não cirúrgico de perda de peso e reeducação alimentar, permitindo a redução de mais de 20% do peso. Diversos es-tudos mostram manutenção de uma perda de peso mesmo 5 anos após a sua retirada.

[O Estado] - Quem é candidato a colocar o Ba-lão intragástrico? Existe contraindicação?

[D. P] - Sua indicação é bem ampla. A ANVISA auto-riza a utilização do balão no tratamento médico para so-brepeso de pessoas com IMC (índice de massa corporal) a partir de 27 kg/m2. Uma in-dicação bem estabelecida é em obesos leves (IMC entre 30 e 35) que tenham alguma

doença relacionada à obe-sidade, como hipertensão, diabetes e problemas articu-lares. Está indicada também nos obesos leves e modera-dos que não obtiveram su-cesso no controle clínico da obesidade, que apresentam contra indicações clínicas para a realização da cirur-gia ou não querem realizar o procedimento cirúrgico. Obesos que precisam fazer a cirurgia, mas correm alto risco, também podem usar o balão como medida pré--operatória para diminuir o

peso. Lembrando que o ba-lão intragástrico trata-se de um tratamento médico e, por isso, sua indicação deve ser discutida individualmente com um médico especialista.

Existem algumas situações que impedem o uso do balão. São essas: cirurgias prévias no estômago, doenças clínicas ou psiquiátricas descontrola-das, drogadictos e alcóolatras. Outras situações impedem temporariamente até que seja resolvida a questão, que são os casos de gravidez ou úlceras gástricas presentes. Esses pa-cientes não se benefi ciarão ou mesmo se prejudicarão com o uso do balão.

[O Estado] - Quais são os riscos de colocá-lo? Pode ficar para sempre com ele?

[D. P] - Como todo proce-dimento médico o balão in-tragástrico apresenta riscos, porém estes são baixos. Os riscos da colocação equiva-lem aos de uma endoscopia. A retirada traz um risco um pouco maior, mas ainda as-sim muito baixo. As princi-pais complicações são bas-tante raras e principalmente ligadas à anestesia e lesões esofágicas. O balão é retirado em média seis meses após a sua colocação. O que deter-mina o tempo exato em cada paciente é a sua curva de

emagrecimento. Trabalhos científi cos tem demonstrado que o volume maior de perda de peso ocorre nos primeiros quatro meses e em geral os pacientes não têm benefícios após seis meses da coloca-ção. Uma nova endoscopia é realizada para a retirada do balão. O balão é perfurado e esvaziado com cateter espe-cial e retirado vazio por via oral através da endoscopia. O procedimento é realizado com anestesia.

[O Estado] - Em Fortale-za, qual o laboratório de patologia o senhor indica?

[D. P] - Pathus, pela ex-celência e credibilidade dos serviços prestados.

Daniel Pessoa Médico especialista em Endoscopia Digestiva pela Universidade de Milão - ItáliaMestrado em EndoscopiaDigestiva pela Universi--dade de Turim - ItáliaMembro Titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

ENTREVISTA COM DANIEL PESSOA“O balão intragástrico é considerado o maior auxiliar

no tratamento não cirúrgico de perda de peso”

LABORATÓRIO DE PATOLOGIA

Av. Pontes Vieira, 2591 | Tel: 85.3207.9303

Jornalista Silvana Frota lança amanhã, durante a feijo-ada da Skal na Copa, mais uma edição da Revista Ceará e Municípios. Tudo tendo como palco a Barraca Fortal Beach. Essa edição especial, trata do tema Fortaleza na Copa do Mundo, com todos os detalhes sobre o evento, a Arena Castelão, os maiores jogadores do planeta, en-trevista com o secretario especial da Copa, Ferrucio Fei-tosa, um encarte especial contado a historia das Copas desde 1938, e matérias especiais sobre o Novo Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe e sobre os 35 anos do Skål Internacional de Fortalez que é comandado pela competente Priscila Cavalcante. No clic Silvana Frota en-trega ao prefeito Roberto Cláudio Revista.