caderno linha azul 16 de janeiro 2015

8
Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Sexta-feira, 16 de janeiro de 2015 (SALMOS 6.9) “O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceitará a minha oração” Você pode achar fácil fotografar prédios, afinal, eles não se contorcem e nem dizem que não querem suas fotos tiradas. O Iratuã que o diga, ele é quem se mexe de um lado para outro, e captura, diariamente, através de suas lentes, imagens dos edifícios emblemá- ticos de Fortaleza e que contam parte da história da Cidade. De hoje em diante, o leitor do Caderno Linha Azul vai poder apreciar as belas fotos da nossa cidade, além de apresentar parte da paisagem urbana da Capital, também mostra um pouco da nossa paisagem ambiental.

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 07-Apr-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Linha Azul 16 de janeiro 2015

Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 16 de janeiro de 2015

(SALMOS 6.9)

“O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceitará a minha oração”

Você pode achar fácil fotografar prédios, afinal, eles não se contorcem e nem dizem que não querem suas fotos tiradas. O Iratuã

que o diga, ele é quem se mexe de um lado para outro, e captura, diariamente, através de suas lentes, imagens dos edifícios emblemá-ticos de Fortaleza e que contam parte da história da Cidade. De hoje em diante, o leitor do Caderno Linha Azul vai poder apreciar as belas fotos da nossa cidade, além de apresentar parte da paisagem urbana da Capital, também mostra um pouco da nossa paisagem ambiental.

Page 2: Caderno Linha Azul 16 de janeiro 2015

2LINHA AZUL

EDITORA: Wanda Palhano • COORDENAÇÃO GERAL:

Soraya de Palhano • COLABORAÇÃO: Iratuã Freitas PROJETO: Kelton Vasconcelos • DIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL: J. Júnior e Rafael F. Gomes

EXPEDIENTE

• Já estamos na metade do mês de janeiro. Na verdade o ano mal começou e, ainda tem gente esperando que algo trans-forme suas vidas. Para muitos, tudo continua igual . Isso acontece por que grande parte das pessoas espera o Ano Novo chegar, a sexta-feira, o verão, os feriados passarem , é sempre uma longa e interminável espera pela tal felicidade . É obvio que não é necessário aguardar tanto . A felicidade e qualquer senti-mento que permita aquela sensação de paz , está no agora, no instante. Para sentir basta direcionar o olhar para a simplicidade que nos rodeia. É ali que mora a felicidade. Não espere a felicidade para ser feliz. Pense nisso.

CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE

Gente amiga, precisamos de lazer qual precisamos de alimentação. Precisamos compreender que, quando nos privamos de uma boa distração, de uma boa conver-sa, de uma boa palestra ou mesmo de um ‘jogar conversa fora’ provamos que não co-nhecemos o sentido bom da vida.

Nada reabastece mais a nossa alma do que uma boa amizade, uma conversação alegre e descompromissada de segredos que voltemos para casa sem temores de que nossa conversa possa ser vazada. Lembremo-nos que para que esta con-versa exista, precisamos conservar nossa amizade, fazer um ótimo alicerce que ja-mais seja abalado.

Confiança é a argamassa que devemos usar para dar consistência a este alicerce. Esta é a receita para termos amigos ideais e duradouros. Amigos de infância, de ado-lescência, do colégio, da faculdade, do tra-balho e outros mais.

Depois de a amizade construída, neces-sita de reabastecimento, e nada reabaste-ce mais a nossa alma do que um pouco de consideração, e isto se dá por meio de um telefonema sem aguardarmos uma data especial, sem esta forma de regar o que plantamos a plantinha morre por falta de trato. Já notou?

Os afazeres da vida quase não nos dá tempo suficiente para este luxo “lazer”, po-rém, quem não organiza sua vida deixando espaço para recreação, dentro em pouco estará embrutecido, ensimesmado e sozi-nho. É preciso atentar para este perigo.

Amigos são irmãos presenteados por Deus para nos ouvir nas horas mais difíceis. Muitas vezes o que conversamos com ami-gos, não temos coragem de conversar com irmãos. Talvez porque o irmão traga consi-go, estampada na face lembranças da re-preensão dos pais.

Algo muito importante quando se trata de consideração é cumprir horários. Não dei-xarmos amigos esperando no carro se vão nos apanhar, ou não deixa-los muito tem-po sozinhos à nossa espera seja onde for. Lembre-se: pontualidade é uma cortesia da realeza e como tal deve ser cultivada!

Nada mais benfazejo na vida, do que um reencontro mensal com amigos para pre-encher todas as lacunas existenciais e nos mostrar o sentido da vida.

LAZER...

IAN [email protected]

Variedades

MATUSAHILA [email protected]

Toque Social

“A tua salvação espero, ó SENHOR!”GÊNESIS 49 : 18

• ARTE - A CAI-XA Cultural Fortaleza apresenta, entre os dias 22 e 25 deste mês, o espetáculo de dança Fukushima Mon Amour, novo solo de Tadashi .

• NEGÓCIOS - A 9ª Feira Interna-cional de Energia Renováveis - ALL ABOUT ENERGY 2015, acontecerá , hoje , sexta no Novo Terminal de Passageiros Docas do Ceará - Porto do Mucuripe, às 17h.

• EXPANSÃO - A maior loja virtual de objetos de decora-ção do Brasil , com 14 franquias espa-

lhadas pelo País, a Urban Arts, chega a Fortaleza no próximo dia 29 deste mês.

• DIVERSÃO - As bandas Mastruz com Leite, Magnífi -cos e Limão com Mel se reúnem amanhã, sábado, no Siará Hall, para cantar os sucessos que marca-ram o forró .

• PEQUENOS -“Um sonho de Criança – Férias no mundo dos brin-quedos” integra a programação de férias do Shopping Del paseo O evento acontece até 6 de fevereiro.

FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 16 de janeiro de 2015

RÉVEILLON NO NÁUTICO

ALMOÇO

Bastante movimentado o réveillon do Náutico Atlético Clube. Demônios da Garoa, Evaldo Gouveia e Unidos das Cachorras foram as atrações que animaram os convidados.

Alguns nomes da imprensa e de formadores de opinião, reuniram-se num almoço, no Restaurante O Banquete, para confraternização.

Demônios da Garoa

Evaldo Gouveia Rejane Porto e Elenilton Jorge

Eveline Medeiros e Islay Rangel

Serginho Ferreira com Helena

Lotaç ã o do clube Parquinho para as crianç as montado no clube

Izakeline Ribeiro, Felipe D’avila, Liliane Pereira e Juciana Gurgel Joelma Leal e Maryllene Freitas

Mara Cristina e Anchieta Jú nior

Jully Lourenç o e Cló vis Holanda

Tarcilia Rego e Liliane Pereira

Thais e Zilda Queiroz

Paula Lima e Carol Gauche

Gabriela Dourado

Renato Abreu e esposa José Rego e Pedro Jorge Medeiros

Bateria Unidos da Cachorra

Walter Filho e  ngela Fernandes

Marina, Pedro Jorge Medeiros, Eveline e Pedro Filho

Page 3: Caderno Linha Azul 16 de janeiro 2015

Ariadny Nogueira

Bruna Viera e Gustavo Leite

Mí rian Brasil Magalhã es e Ana Bá rbara Moraes

André Silva, Gilberto Silva e Cá ssia Guimarã es

Fernanda Montenegro, Rodrigo Leitã o, Rafael Feitosa e Cindy Vicentino

Leonardo, Mariana, Daniel e Regis Nogueira

Luna Beca e Rafael Beca

Jordete Franco e Glaucia Andrade

Fabrizio Gandin, Giuseppe Spasiano e Ana Clá udia Facó

Reginaldo Almeida, Alicia Sousa, Amanda Sousa e Rosâ ngela Sousa

3FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 16 de janeiro de 2015

LINHA AZUL

“A quem tenho eu no céu senão a ti [Deus]? E na terra não há quem eu deseje além de ti” (SALMOS 73.25)

Page 4: Caderno Linha Azul 16 de janeiro 2015

“Deus é o meu rochedo, nele confi arei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, ”II SAMUEL 22 : 3

A primeira vez em que, ainda univer-sitário, estive na França, foi no meio da década de 60. Fiquei hospedado, em Paris, no Hotel de La République, onde, por acaso, estava a simpática seleção soviética de futebol. Fiquei encantado com o país, mas notava - como me ad-vertira o franco-cearense Gérard Boris - que o francês é, quase sempre, res-mungão e não se afi nava muito com os que não são de lá. O ano de 1968 ainda não havia acontecido.

Nesse mesmo tempo, percorri quase todo o interior desse belo país a bordo de ônibus. Um dia, uma amiga foi aco-metida de mal intestinal e o veículo pa-rou em posto de combustível. Foi-nos dito que só dariam direito ao uso do banheiro se houvesse abastecimento. Enquanto a discussão acontecia, falei para a amiga resolver o seu problema. O gerente saiu soltando palavrões, mas o objetivo fora atingido.

De outra feita, já neste século, passei um “Réveillon” por lá. Estava defronte à Torre Eiffel, era frio. O que mais se via eram fogos de artifício, imigrantes afri-canos e árabes. Poucos ocidentais e orientais. Táxis não apareciam. Os me-trôs – nesse dia eram gratuitos – esta-vam apinhados. As margens do Rio Sena pareciam uma lixeira, garrafas, papelões e latas boiavam em sua superfície. A so-

lução foi aceitar, por preço exorbitante, o uso de carro particular, dirigido por al-guém de origem arábica. Ele justifi cou: só há um dia deste em cada ano.

Esta introdução é pessoal, episódica, rasa, e refere que o francês nato não tem muita paciência com turistas (são mais de 75 milhões por ano, dez vezes o que o Brasil recebe no mesmo período). Ao mesmo tempo, dizer dessa mudan-ça na origem das pessoas em grandes eventos de confraternização. Os nativos permaneciam em casa, os de fora pulu-lavam nas avenidas e parques.

É preciso não esquecer que a Fran-ça, tal como outros países europeus, exerceu o colonialismo na África, Ásia e no Oriente Médio. O fi m dessa inva-são ocorreu apenas no começo da se-gunda metade do século passado. São muitas as ex-colônias.

O fato é que os nativos desses pa-íses francofônicos se acharam com o direito de procurar melhor condição de trabalho na antiga metrópole. A par disso, as 30 ditaduras que contaminam o Oriente Médio, berço do islamismo, promoveram o surgimento de grupos tais como o Hamas, Taliban, Estado Islâmico, Jihad, Al Qaeda, Hizbollah e Boko Haram.

Alguns desses grupos reivindicam a autoria de atentados, tais como o

acontecido à revista “Charlie Hebdo” que, se autointitulava “journal irrespon-sable”. Cá para nós, o Hebdo abusou do direito de atacar a fi gura sagrada – para os muçulmanos – do profeta Ma-omé. Usava humor, sátira e até debo-che. Desde 2011, a revista estava com apoio policial, face entreveros e amea-ças recebidos.

O repúdio natural e a comoção são refl exos da estupefação da maioria dos franceses e europeus. Entretanto, os dois irmãos encapuzados e autores do atentado – e mortos no dia seguinte – eram franceses de nascimento, mas fi lhos de muçulmanos. Uma primeira questão a se levantar: embora france-ses, eles foram ou não integrados aos costumes da pátria do dístico “Liberda-de, Igualdade e Fraternidade”?

Quem saiu lucrando com o episódio foi a direita francesa que, comandada por Marine Le Pen, culpou todos os seis milhões de muçulmanos que mo-ram na França e tirou dividendos políti-cos para a próxima eleição presidencial. A imigração em massa de “diferentes” aconteceu conforme já referi acima e, ainda, por ser o país de De Gaulle, fa-moso por abrigar dissidentes de ideolo-gias de todo o mundo. Desde a Revolu-ção Francesa, o discurso era esse.

Os dois autores do ataque, repito,

eram franceses de nascimento. Aqui no Brasil não se costuma distinguir reli-gião/credo ou a origem étnica das pes-soas que assumem a cidadania bra-sileira. Na Europa, não é bem assim. Basta lembrar, por exemplo, a fricção permanente entre naturais da Alema-nha e os turcos, que são grande parte da mão de obra local.

Particularmente, creio que a humani-dade deve aproveitar o episódio para reavaliar a homilia sobre a liberdade de expressão. Ela deve ser soberana ou ter limites? Sociólogos creem que ela não é um direito fundamental absolu-to. É notório que grupos minoritários de todos os matizes têm sofrido discrimi-nações e assassínios ao redor da Terra por conta de suas raças e crenças.

Não está longe o tempo em que a Ku Klux Kan, composta por ultraconser-vadores dos Estados Unidos, matava negros e incendiava as suas casas. O mesmo acontecia na África do Sul até a libertação de Nelson Mandela e o fi m do “apartheid”.

Deixo, então, com Mandela, a con-clusão: “Não existe nenhum passeio fácil para a liberdade em lado nenhum, e muitos de nós teremos que atraves-sar o vale da morte vezes sem conta até que consigamos atingir o cume da montanha dos nossos desejos”.

“JE SUIS CHARLIE”, A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E O DIREITO DAS MINORIAS

JOÃO SOARES NETO

Escreve

4 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 16 de janeiro de 2015

LINHA AZUL

Page 5: Caderno Linha Azul 16 de janeiro 2015

5FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 16 de janeiro de 2015

LINHA AZUL

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

BRANCO E DOURADO SÃO AS CORES DE 2015 NO IDEAL CLUBE

Tendo o cantor Gustavo Serpa como atração principal, os convidados que foram ao Ideal Clube brindar o nascer de 2015, puderam conferir uma linda e animada festa toda decorada em tons branco e dourado.

Jaime de Paula Pessoa, Amarí lio Cavalcante e Perez Silveira

Marinho Neto e Firmo de Castro

Gustavo Serpa

Victor Macedo, Vitó ria Silveira, Perez Silveira e Daniela Perez

Sé rgio Esteves, Jaime de Paula Pessoa, Amarí lio Cavalcante e Alcimor Rocha

Fá tima Duarte e Luciana Russo

Alcimor Rocha e Fabíola Rocha

Alódia Guimarães e Fabíola Rocha

Jamile, Sâ mia Cavalcante, Daniela Perez e Marí lia Esteves

Marconi Alencar e Artride Alencar

Vitó ria e Cláudio FilomenoRebeca Montenegro e Jeff PeixotoPerez Silveira, Amarí lio Cavalcante e Alcimor Rocha

Natasha, Amarí lio Cavalcante e Andre TigreMarí lia e Sé rgio Esteves

Ivan Araújo e Cecy Palhano Botelho José Telles e Ana Karena

Jamile, Amarí lio, Natasha e Sâ mia Cavalcante Cecy e Wanda Palhano

FOTO

S: IR

ATUÃ

FREI

TAS

Page 6: Caderno Linha Azul 16 de janeiro 2015

6 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 16 de janeiro de 2015

LINHA AZUL

De A a Z

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

LUIZ CARLOS [email protected]

• Médico e escritor João Bor-ges, atual presidente da Uni-med, lançou no auditório Castelo Branco da reitoria da UFC o livro “Cuidando vidas – a história do hospital Albert Sabin”. Dentre os que foram prestigiar o lança-mento destacamos: Aldira Melo, Moema Guilhon, Marfi sa e Edson Portela, Osvaldo e Liana Férrer, Eduardo Jucá e Fernanda Dióge-nes. • A bela Jeritza Gurgel comemo-rou sua chegada aos 40 com festa em seu endereço na Aldeota. Ao lado do marido Rodolfo Licurgo e dos fi lhos Gustavo e Pedro. • Paulo Elpídio Menezes, aniversariante do últi-mo dia 13, festejou a data em fa-mília, no OUI Maison, ao lado da mulher Zuleide, da fi lha Martinha, do genro George Assunção e dos netos Paulinha e Tiago. • No dia 30, a desembargadora Iracema do Vale assumirá a presidência do Tribu-nal de Justiça do Ceará, ela substitui o desembargador Gerardo Brígido. O evento será às 16 horas, no Pleno do Tribunal. • Jovem de enormes pre-dicados morais e intelectuais , a

bonita Michele Victor Pereira co-tadíssima para assumir uma das recepcionistas de importante se-cretaria do novo governo Camilo Santana. • Grupo de ex-alunas do Colégio Imaculada Conceição, reuniu--se no Vila Mosquito para um momen-to de confraternização, por lá: Ale-xandrinho Sancho, Cristiane Marinho, Ana Luiza Costa Lima, Excelsa Costa Lima, Tereza Távora, Inês Porto, Paula Frota, Viviane Oliveira, Cristiane Levy e Ana Sofi a Hissa. • Foi em Sobral, onde exerce categorizado cargo, que a fi sioterapeuta de renome, Magda Borges comemorou sua nova idade. Trata-se de uma le-gítima representante do signo de Capricórnio. • Curtindo férias com seus familiares em Nova Russas, a belíssima Gleycianne Cavalcante, fu-tura médica local. • Não passou em branco o aniversário do multifun-cional em informática, Tiaguinho Abreu. Reuniu a família e os ami-gos mais chegados, dia 23, data do seu natalício. Um rapaz de grande formação profi ssional. • O poeta andarilho se foi no último dia

do ano de 2014. Recusava engaiolar--se em casa ou em qualquer padrão de vida. Era passarinho. Foi voar na rua. Entre os tantos batentes de diva-gação, estava os do Dragão do Mar. Não à toa, os amigos do poeta Mário Gomes resolveram unir homenagens por aqui. Hoje às 18h30, suas poesias serão lidas e a produção “O Poeta da Praça do Ferreira”, bem como suas fa-mosas fotos serão exibidas, no Varan-dão do Museu da Cultura Cearense. Que os admiradores do poeta sintam--se convidados. • A Defensoria Pú-blica do Estado do Ceará - DPGE CE, por meio da Ouvidoria externa, do Núcleo Central de Atendimen-to - NCA e da Coordenadoria das Defensorias da Capital - CDC, rea-liza, na próxima segunda-feira, no auditório Jesus Xavier de Brito, na sede da instituição, audiência pú-blica para tratar do atendimento da Unidade Móvel para 2015. A audiência pública tem por objeti-vo reunir líderes comunitários e presidentes de associações dos bairros para tratar do atendimen-to da unidade móvel da DPGE.

PRIMEIRA LINHA

ANIVERSÁRIO

Zezé Santiago e Islay Rangel

Regina Jereissati e Fá tima Sales

Em pé, da esquerda para a direita: Marcos Antonio de Oli-veira, Clésio Jean de Almeida Saraiva, Paulo Tadeu Sam-paio de Oliveira, Alexandre Magno Marques dos Santos, Le-onardo José Macêdo (novo presidente do CREA), Roberto Capelo Feijó e Francisco Pereira de Alencar. Sentadas, da esquerda para a direita: Francisca Ileuda Coelho de Carva-lho, Rita Maria Silveira da Silva (vice-presidente do CREA) e Natália Kelvia Lima da Silva

Médico João Borges com as amigas Regina Bezerra e Lilia Car-neiro lançou livro sobre o hospital Albert Sabin

Carlos Cysne emoldurado por Duca e Fátima Salles festejou seu ani-versário na Lagoa do Colosso

Ministro da Educação Cid Gomes, anunciando através das redes so-ciais, a chegada do seu terceiro fi lho Pedro, Maria Célia também na foto

Lia Macedo, Robé rio Moraes e Beth Lazar

Eli Melo Dias, Clá udia Guimarã es e Neyse Freire

José Maciel e Thelui Pontes

Francy Machado da Ponte, Fernanda Karla e Dulce Silveira

Durante um almoço no restô do Ideal, Islay Rangel festejou mais um ano de vida.

IRATUÃ FREITAS

INTERINO: IRATUÃ FREITAS

Page 7: Caderno Linha Azul 16 de janeiro 2015

Sugestões, informações e críticas: [email protected] ou www.blogdabronte.blogspot.com.br.

JULIETA BRONTEÉ[email protected]

• As declarações que a senadora Marta Suplicy, ex-ministra da Cultura do governo Dilma, estão a cada dia mais incômodas para o PT. Marta nunca disfarçou sua insatisfação com o fato de ter sido preterida na escolha para a disputa ao gover-no de São Paulo. E depois da votação pífi a que seu colega de partido e de ministério, Alexandre Padilha, ungido por Lula para a disputa, teve nas eleições passadas, aí foi que Marta se sentiu mais à vontade ainda para disparar sua metralhadora giratória contra a companheirada.

Marta iniciou os ataques centrando fogo no novo Ministro da Cultura que a sucedeu, por ser advindo da secretaria de Cultura do governo Haddad, na capital paulista, a quem fez graves acusações de ter praticado malfeitos em suas passagens anteriores pelo ministério da Cultura. Mas segundo Juca Ferreira, na intenção de atingir Deus, Marta bateu no simples padre de paróquia. Quem seria o Deus referido por Juca? Lula ou Dilma, a quem Marta qualifi cou de limitada?

Por certo que o alvo de Marta, por mais que sejam públicas e notórias as diferenças entre ambas, jamais foi Dilma, mais o próprio Lula, a quem Marta apontou como orquestrador do “Volta Lula” e a quem a ex-prefeita de São Paulo atribuiu, mesmo que subrepticiamente, todos os atributos da falsidade e do rapinismo político. Claro que Marta age para se vingar de Lula, a quem sempre coube todas as decisões sobre os rumos do PT de São Paulo, inclusive sobre as alianças com Maluf, para eleger Fernando Haddad. Do mesmo jeito que Lula incensou Marta, para fazê-la prefeita e depois senadora e ministra, por enxergar em perfi s como o de Marta, os mais palatáveis para o eleitorado conservador e quatrocentão paulista e paulistano, puxou-lhe o tapete, quando lhe foi con-veniente corta as asas e isso parece que Marta não consegue perdoar.

“A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)”SALMOS 3 : 8

• COLETIVA - Nesta sexta feira, depois de meio-dia, Eduardo Cunha vem pedir voto em Fortaleza. Quer ser presidente da Câmara dos Depu-tados. Nessa hora dará coletiva no Marina Park.

• BRIGA BOA - Zezinho Albuquer-que quer continuar presidente da As-sembleia. Welington Landim, também. Diz que Landim tem lista assinada de apoio. Mas, dizem que os ventos estão soprando pras ban-das de Zezim.

• E MAIS...Há um bloco de 13 depu-tados estaduais do Ceará que se diz independente e que não fechou com ninguém, correndo o risco de lançar candidato próprio. Aí o bicho pega.

• SEM PROMES-SAS - Deputados que foram ao divã de Camilo Santana saíram, na maioria, satisfeitos com o que ouviram. Não rece-beram promessas imediatas, porém, mais pra frente...

• AONDE É? - Calma! Quero saber pra onde é que o presidente Salmito, da Câmara de For-taleza, quer levar a Casa? Vai dar o com-plexo onde funciona pra prefeitura abrir rua e vai pra onde?

• SE FOR PRO CENTRO... Tem alguns lugares onde a Câmara funcionaria

bem, no que pese a problema do estacio-namento. Quer ver um? O velho Hotel Excelsior, quase todo vazio.

• MAIS UM..Outro canto seria o Sava-nah, este totalmente desativado. Resta saber se o dono toparia restaurar para alugar e/ou vender.

• OPORTUNIDA-DE PERDIDA - Um grande lugar seria o prédio do Colé-gio Cearense, mas esse já foi vendido para uma facul-dade. Quem sabe por osmose algum vereador zanga-do com as letras aprenderia algo...

• VENDEU FEITO ÁGUA - Na quarta feira, as 11 horas da manhã, em Paris, 7 horas da manhã em Fortale-za, esgotou a tira-gem de 3 milhões de exemplares do Charlie Hebdo, especial depois do massacre da sema-na passada.

• PÚBLICO - Se-gundo coleguinhas o jornal teria edição em português. Era cascata. Frances, inglês, espanhol, alemão e árabe, foram as cinco línguas da edição. Ê ê!!!

• LOBI - O lobi da bicicleta deu certo. Tão ven-dendo horrores de bicicletas em Forta-leza. A insistência com que a turma tá vendendo o assunto é uma grandeza.

CURTO CIRCUITO

Preto no BrancoPrefeito Roberto Cláudio reuniu, no Estoril, seu secretariado e a imprensa de Fortaleza para uma confraterniza-

7FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 16 de janeiro de 2015

LINHA AZUL

MARTA NÃO PERDOA

CONFRATERNIZAÇÃO

Secretá rio de Cultura Magela Lim com o prefeitoRoberto Clá udio que exibe seu Bilhete Ú nico Prisco Bezerra, Socorro Martins, Joã o Bosco e Pedro Rocha

André a Freitas e Moacyr Maia

Banda Os Trasnacionais

Omar Jacob e Kezya DinizWaldir Ramos, Carla Soraya e Paulinho Leme

Lê da Maria e Souto Paulino

Tarcilia Rego

Rafael Lucena

Gutemberg Figueiredo, Clea Petrelli e Roberto Clá udio Elizabeth Fontenele e Daniel Monteiro

José Staneck, Alfredo Marcos, Sonia Lage e Elane Cristina

Kaio Lima e Samara Silva

Edson Barbosa, Patricia Macedo, Gutemberg Figuereido e Adriano Nogueira

Eugê nia Nogueira, Elpidio Nogueira e Maryllene FreitasQueiroz e Daniel Joca

Sonja Andrade e André Marinho

Tunay Peixoto, Eveline Brandã o e Roger Barreto Magalhã es

Pompeu Vasconcelos, Ruy do Ceará , André Marinho e Rodrigo Pereira

Davy Nascimento, Jamile Peixoto, Glayco Sales e Hermann Hesse

Agueda Muniz, Ricardo Sales, Guilherme Gouveia, Victor Ciasca, Claudio Nelson e Fá tima Canuto

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Page 8: Caderno Linha Azul 16 de janeiro 2015

8 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 16 de janeiro de 2015

LINHA AZUL

“O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem fi cará satisfeito, e não o visitará mal nenhum” (PROVÉRBIOS 19.23)

FLÁVIO TÔ[email protected]

Sociedade

O Festival Jazz & Blues de Guara-miranga está chegando e, antes de seguir para Guará, já coloca

Fortaleza no clima de jazz desde quin-ta-feira, quando aconteceu a abertura do projeto “Na Trilha do Jazz & Blues”, no Degusti.

- -• O projeto, em parceria com o Festival e

locais que oferecem estes estilos musicais em suas programações, acontece de terça a domingo até dia 13 de fevereiro.

- -• O Festival Jazz & Blues acontecerá

de 14 a 17 de fevereiro, em Guaramiran-ga, e de 19 a 21, em Fortaleza.

- -• Ana Maria Carvalho movimentou suas

colegas do Imaculada por ocasião de um piquenique em sua bonita casa na Prainha.

- -• Salete César ganhou comemoração,

no Coco Bambu, por conta de seu ani-versário com um grupo de amigas.

- -• O dia consagrado à avó é 25 de julho,

quando estaremos elegendo “A Vovó Mais Bonita do Ceará”, que Klinger Mota presen-teou-me para realizar.

- -• Já curtindo temporada em Miami,

Rochele e Franco Bonorandi com a filha Bianca, o genro Marcelo Franco e filhos.

- -• Os gigantes Mastruz com Leite, Magní-

fi cos e Limão com Mel reúnem-se amanhã, no Siará Hall, para cantar eternos sucessos que marcaram o forró e animar as férias de Fortaleza.

- -• Leliane Jereissati marcando passa-

gem na rota dos “States” para mais uma temporada em março.

- -• Kaia Catunda vai reformando sua loja e

depois irá oferecer um supercoquetel para suas clientes.

- -• Estão aniversariando, hoje, Eduardo

Brígido (Maninho), Branca Naberezny, Ivanilda Andrade, Lourdes Pinto, Tir-za Cysne, Zélia Padilha, Rony Vasco e Tiago Freitas. Amanhã, recebem cum-primentos, Germano Rocha, Glorinha Nogueira e Hyadda Pires. Parabéns a todos. Já no domingo é o nat da querida Ana Maria Morais.

FESTIVAL JAZZ & BLUES DE GUARAMIRANGA

FESTA PARA RICARDO FILHORicardo Baima Pinto Filho comemorou mais um ano de vida, durante happy hour, que aconteceu

na Lagoa do Colosso. Confi ram alguns clic’s dos que foram abraçar o aniversariante.

Quem passa pelo calendário domingo é a dupla inteligente Wanda Palhano e Ricardo Palha-no, superintendente e diretor aqui de O Estado. Portanto, é dia de muita alegria para nós que fazemos este amado jornal. Aos dois, mil anos de vida e muita saúde

Ricardo Filho e Aline Brí gido

Aline Brí gido, Ricardo Filho, Wanda e Solange Palhano

Ygor Cordeiro e Livia Regis

Bárbara Rodrigues e André Aguiar

Ricardo Filho e Arthur Eleuté rio

Dé bora e Ana Carolina Palhano

Regina Jereissati e Ricardo Dreher

Manuela Câ mara e Tomá z Moraes

FOTOS: IRATUÃ FREITAS