caderno linha azul 13 de junho 2014

8
Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Sexta-feira, 13 de junho de 2014 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (HEBREUS 11 : 6) 2 e 3 suítes Todos os apartamentos com vista para o mar. bspar.com.br Empreendimento com Registro de Incorporação nº R.07/2324 da Matrícula nº 2324 do Cartório de Registro de Imóveis da 5ª Zona. CRECI 9194. Junho de 2014. LANÇAMENTO DUNAS VENDAS 3052.3534 DIA DA INDÚSTRIA Zezinho Albuquerque entrega medalha para Valdelírio Soares Prefeito Roberto Cláudio entrega a Medalha para Mendes Arago Governador Cid Gomes recebe medalha de Roberto Macedo e do filho Mateus Em solenidade que aconteceu, no La Maison Dunas, em comemoraço ao Dia da Indústria, a FIEC(Federaço das Indústrias do Estado do Ceará), homenageou três personalidades que muito contribuíram para o desenvolvimento econômico do Ce- ará. Foram eles: o governador do Estado, Cid Gomes; o ex-presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos do Ceará (Simec/CE), Valdelírio Pereira de Soares Filho, fundador da Microsol; e Francisco Demontiê Mendes Arago, do setor de pedras ornamentais, sero os agraciados com a Medalha do Mérito Industrial. Págs. 4 e 5

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 10-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Linha Azul 13 de junho 2014

Linha Azul FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 13 de junho de 2014

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”

(HEBREUS 11 : 6)

2 e 3 suítesTodos os apartamentos com vista para o mar.

bspar.com.br

Empreendimento com Registro de Incorporação nº R.07/2324 da Matrícula nº 2324 do Cartório de Registro de Imóveis da 5ª Zona. CRECI 9194. Junho de 2014.

LANÇAMENTO DUNAS VENDAS 3052.3534

DIA DA INDÚSTRIA

Zezinho Albuquerque entrega medalha para Valdelírio Soares

Prefeito Roberto Cláudio entrega a Medalha para Mendes Aragao

Governador Cid Gomes recebe medalha de Roberto Macedo e do filho Mateus

Em solenidade que aconteceu, no La Maison Dunas, em comemoraçao ao Dia da Indústria, a FIEC(Federaçao das Indústrias do Estado do Ceará), homenageou três personalidades que muito contribuíram para o desenvolvimento econômico do Ce-

ará. Foram eles: o governador do Estado, Cid Gomes; o ex-presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos do Ceará (Simec/CE), Valdelírio Pereira de Soares Filho, fundador da Microsol; e Francisco Demontiê

Mendes Aragao, do setor de pedras ornamentais, serao os agraciados com a Medalha do Mérito Industrial.Págs. 4 e 5

Page 2: Caderno Linha Azul 13 de junho 2014

2LINHA AZUL

E D I TO R A: Wanda Palhano • C O O R D E N A Ç Ã O G E R A L :

Soraya de Palhano • COLABORAÇÃO: Iratua Freitas PROJE TO: Kelton Vasconcelos • DIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL: Wevertghom e J. Júnior.

EXPEDIENTE

IAN [email protected]

• Costumamos aprender que devemos aceitar as pessoas como elas sao. Até concordo. Mas tolerar, é outra história. Por isso diante de alguém que aparece para consumir seu tempo, sem acrescentar algo de produtivo, o melhor a fazer é descartar. Pois essas pessoas nao têm serventia nem pra elas mesmas. Tolerar gente negativa nao é sinal de humanidade é se automu-tilar, ensina o poeta e contista alemao Charles Bukowski. Ele acrescenta ainda que devemos querer ter por perto pessoas com luz própria e que tragam boas ener-gias. Gente nula é preciso botar pra correr, ser cruel com elas e, nao permitir que elas sejam cruéis com você. Quem sabe a vida fique mais leve.

CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE

MATUSAHILA [email protected]

A palavra crítica é oriunda do grego e quem primeiro foi alvo da mesma foi a Literatura no século XIX. Nao sei se todas as pessoas se in-comodam ao serem criticadas. Têm umas que dizem que nao estao nem aí para críticas, outras fi cam indignadas. Falo em críticas destrutivas, as construtivas creio eu, todos amam. Quem nao gosta de ser elogiado?

Infelizmente, só há uma forma de nao sofrer deste mal: é ser uma pessoa totalmente anôni-ma; ser mais uma na multidao, aí, entao, você fi ca totalmente isenta desta praga que assola o ser humano.

Primeiro conselho: nao faça nada. Viva como um parasita, inerte de ações que possam favore-cer outras pessoas.

Segundo conselho: nao diga nada. Seja um objeto vivente, sem voz, sem vez, vivendo por ver os outros viverem, nao enuncie seus pontos de vista, suas opiniões, suas inconformações, seus descontentamentos, sua vontade de consertar o que você acha que está errado, nao viva, vegete.

Terceiro conselho: nao seja nada. Nao sendo nada, nao suscita inveja e, consequentemente, você é ignorado. Sendo ignorado, tranquilamen-te, seguirá os outros dois conselhos acima e vi-verá em paz sem sofrer o desconforto da crítica.

Indago entao: será que vale a pena viver como um objeto sem valia para a humanidade? Sabemos que a todo ser humano Deus dá uma missao para desempenhar. Ninguém vem para o mundo isento de ser partícipe de algo e como tal vai sofrer críticas.

Escolhermos permanecer recolhidos à nossa zona de conforto é opcional, ver a banda passar e fi car só na janela é escolha nossa; para entrar na banda é necessário coragem, determinaçao e saber que vai ser alvo de críticas.

Mesmo assim, vale a pena deixar nosso rastro no mundo por menor que seja este rastro. Creio que é uma maneira que Deus nos concede para nao morrermos totalmente.

Nossa memória permanence na lembrança de muitos, é interessante e gratifi cante relembrar-mos alguém por feitos que valeram a pena terem sido concretizados. Às vezes, até uma frase para reerguer o ânimo de alguém ou até um adágio de domínio popular sao úteis e imortais.

Enfi m, a crítica dói, mas é preferível a ser ig-norado. O ignorado é um morto vivo, o criticado é um vivo que se debate para deixar algo para a posteridade!

CRÍTICAS…

Variedades

Toque Social

“A tua salvaçao espero, ó SENHOR!”GÊNESIS 49 : 18

FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 13 de junho de 2014

FEIJOADA CHICA jovem e bonita Mimi Bráz foi eleita a Garota CHIC 2014, por ocasiao da IV Feijoada CHIC. No evento foi lançada mais

uma ediçao da revista CHIC Automóveis & Sociedade – a de # 31 – e os convidados conheceram a website da publicaçao. A decoraçao foi da EMD Produções (leia-se Érika Martins e Conceiçao Guimaraes), cerimonial de Eva Mendes.

• CHANCE - A Fiec, por meio do Instituto de Desenvol-vimento Industrial do Ceará (INDI), recebe até o dia 20 deste mês as inscrições para seleçao de 12 empresas que parti-ciparao da 5ª ediçao do Programa Após-tolos da Inovaçao. www.sfiec.org.br/indi

FACILITAR - O Shopping Paranga-ba será bolsao para os jogos que serao realizados na Arena Castelao. O torcedor que apresentar o in-gresso no guichê do estacionamento fica isento do pagamento.

MUDANÇAS - As lojas do Shopping Del Paseo nao abrirao

no dia 17, terça-feira, dia de jogo, já a praça de alimentaçao e o game funciona-rao das 11h às 21h e o cinema às 13h. Informações : www.shoppingdelpaseo.com.br

ARTE - O Balé “Duas Estações” da Edisca será apresen-tado na sede da ONG na Água Fria nos dias 25, 26 e 27 deste mês, às 20h, entrada gratuita.

TRADIÇÃO - O Arraiá Luiz Gonzaga, a festa junina do Con-junto Ceará, acontece de hoje, sexta, a domingo, no polo de lazer do bairro. O evento completa 35 anos de atuaçao.

FOTOS: IRATUÃ FREITAS

Auxiliadora Meyer e Erika Martins Emanuel Freitas e Ana Oliveira

Cleci Paiva e Dé bora Ramalho Perdiga oSandra Moura e Roberto Costa

Mariah e Epitá cio Oliveira Joa o Jorge e Tâ nia Vieira

Silvia e Francisco Ribeiro

Fanda Bastos e Cristiane Dafonte

Ana e Á tila Gonç alves

Erika e George Lima

Euler e Teresinha Pontes

Mimi Braz garota CHIC 2014 Candidatas

Helielda e Maurí lio Menezes com filho

Fernando Pontes, Maninho e Mô nica Brigido

Antô nio e Vera Costa

Norma e André Varela

Ivanildes e Lino Menezes

Juliana Amaral e Marcondes Viana

Cintia Sampaio e Leiliane Pinheiro

Page 3: Caderno Linha Azul 13 de junho 2014

3FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 13 de junho de 2014

LINHA AZUL

“O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvaçao; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitaçao; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.” (ÊXODO 15 : 2)

Seja bem-vindo a esta cidade. Ela nasceu junto à “Fortaleza de Nossa Senhora de As-sunçao”, defronte ao prédio do novo Merca-do Central. Nesse mercado você encontra produtos regionais, feitos à mao, comidas típicas locais, roupas leves de algodao, entre muitos outros artigos, inclusive ervas miracu-losas que prometem vigor e longa vida.

Saindo do mercado, no sentido sul, a cerca de 200 metros encontrará a Catedral, templo católico. Seja agnóstico ou crente, dê uma parada, refrigere-se e olhe os bonitos vitrais. Pare alguns minutos pensando na graça de estar em terra estranha, mas acolhedora.

Ao sair, você terá três alternativas: 1. Visitar o centro da cidade, logo a seguir. Se tiver GPS ou smartphone facilitará um pouco, coloque “Praça do Ferreira” e, em poucos minutos, se deparará com um quadrilátero simpático, arborizado, cercado de lojas comerciais, um grande cinema(Sao Luiz) em reforma, vende-dores ambulantes, engraxates e aposentados discutindo política, futebol e vida alheia.

A 100 metros dali - na Rua do Rosário, 01, fi ca localizada a Academia Cearense de Letras, fundada em 1894, a mais antiga entidade cultural do Brasil. Ela funciona no Palácio da Luz, feito de tijolos, tal como a Igreja do Rosário - erguida por escravos- a seu lado.

Defronte há um logradouro conhecido como Praça dos Leões, por conta de escul-

turas em bronze dos reis dos animais. Em um dos bancos da praça existe uma escultura da escritora Rachel de Queiroz, a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.

A opçao 2: Se você gosta de arte e cultura vá da Catedral direto ao “Centro Dragao do Mar”, distante cerca de 500 metros, no sen-tido leste. O Dragao é um equipamento pú-blico com 15 anos de fundado, em homena-gem ao jangadeiro “Chico da Matilde”, depois “Dragao do Mar”. Ele se negou a transportar, em sua tosca embarcaçao, escravos dos na-vios negreiros - que fi cavam ao largo - para a Praia de Iracema, entao Praia do Peixe. Por tal fato, o Ceará, capital Fortaleza, foi o primeiro Estado a abolir a escravatura no Brasil.

O Dragao é local acolhedor, possui expo-siçao permanente sobre a vida do sertanejo, galeria, teatro, escolas de artes, cafés, cine-mas e observatório lunar. Há alguns restau-rantes no entorno. Em geral, só funcionam à noite, quando há festas para todos os públi-cos e gostos, nos arredores.

A opçao 3 é o Theatro José de Alencar, com estrutura em ferro fundido vindo pron-ta da Escócia, no começo do século 20. O homenageado, escritor José de Alencar, nasceu no Ceará e foi o introdutor do india-nismo na literatura brasileira, da qual é um dos expoentes. O teatro é belo, merece visita, e fi ca na praça que tem o seu nome e a sua estátua. Como se fora um mercado persa ou

turco, na praça a céu aberto centenas de am-bulantes vendem artesanatos, travesseiros, móveis, comidas e o que mais se puder ima-ginar, além de singelas cópias de marcas fa-mosas a preços populares. Comprar ou nao é com você.

Este artigo nao é um itinerário: para isso existem Roteiros da Cidade, operadoras e guias especializados. É apenas um leve ensaio sobre o que, ao meu olhar, possa interessar a estrangeiros no Centro e na orla de Fortaleza, nesses tempos de Copa do Mundo de Futebol.

Nao sei onde você fi cará hospedado, mas, certamente, irao falar da Avenida Beira Mar. Ela é a via principal da orla marítima desse mínimo pedaço do Atlântico Sul. As águas do mar sao cálidas e esverdeadas. A orla é dividida em partes. Uma começa a Oeste, na Barra do Rio Ceará, outro presu-mível local de fundaçao de Fortaleza, e se-gue sentido Leste, passando pelo Pirambu, adensado bairro popular, até chegar ao Ho-tel Marina Park, local onde algumas sele-ções de países fi carao hospedadas durante os jogos em Fortaleza.

Outra parte começa na Praia de Irace-ma, perto do Dragao do Mar, relembro. A Praia de Iracema vai do Poço da Draga até o fi m da Avenida Historiador Raimundo Girao. Por lá funciona, às segundas-feiras, o “Pi-rata”, um bar-restaurante popular que atrai turistas com suas festas de forró, um dos rit-

mos do Nordeste. Vá em frente, sentido Les-te, e estará chegando ao local do Fan Fest da Copa. Visite-o.

Em seguida, verá milhares de pessoas an-dando, uma profusao de bares e barracas do lado da praia e, do outro, bonitos edifícios construídos, a maioria, a partir das décadas de 70/80 do século 20, com destaque para os projetos dos arquitetos José e Francisco Hissa, e Luiz Fiúza. Todas as noites sao mon-tadas barracas para uma grande feira de artesanato e que tais, bem perto do Náu-tico, clube social pintado de verde.

Passado o Porto do Mucuripe, começa a renovada Praia do Futuro que gerou bar-racas-parques imensas, para todos os gos-tos e bolsos. Há, nessas barracas, cadeiras com guarda-sol, garçons ligeiros para servir peixes, crustáceos, bebidas de todos os ti-pos e uma profusao de ambulantes venden-do tudo o que você procura ou nao.

Tinha intençao de traduzir este texto para o espanhol, inglês e alemao, mas alguém, seja gerente de hotel ou pousada, recepcionista, taxista, guia ou amigo, pode, se achar que vale a pena, recortá-lo e traduzir para você. Divirta-se, proteja-se do sol.

Há muito mais a ver em Fortaleza do que narrei. Nao sou guia turístico, apenas quis facilitar e dizer da minha alegria em dar-lhe boas vindas: Bem-vindo, Bienvenido, Welcome e Willkommen.

O BÁSICO DE FORTALEZA PARA ESTRANGEIROS

JOÃO SOARES NETO

Escreve

LANÇAMENTOO Auditório da Pró-Reitoria de Graduçao da UFC, que fica no térreo da Biblioteca no Campus do Pici, foi o palco do lançamento do livro “Corpos Anárquicos”. O livro que foi organizado pelo professor Cavalcante Júnior é a primeira publicaçao de coletâneas de pesquisa do

NISE (Núcleo de Integraçao Soma Estética).

Pró reitor de graduaç a o da UFC Custó dio Almeida e professor Cavalcante Jú nior organizador da obra Sonia Aguiar e Silvana Passos

Professor Cavalcante Jú nior, organizador da obra fala aos presentes

Magge Paiva e Lucas Bernardo Professora Má rcia Machado e professor Lima Má rcia Machado com Tatiana Passos

Jé ssica Sousa e Klertianny Teixeira

Ator Fabiano Rocha em sua performance especial para o lanç amento do livro

Professor Custó dio Almeida em seu discurso

Page 4: Caderno Linha Azul 13 de junho 2014

Arnon Bezerra, Ciro Gomes, Gorete Pereira, Roberto Clá udio Frota Bezer-ra e Antô nio Balman Alexandre Pereira, Roberto Clá udio e Danilo Serpa

Alexandre Pereira e Isabel

Danilo Serpa e Zezinho Albuquerque

Fred Fernandes, Carlos Prado, Edgar Gadelha e Roberto Macedo

Humberto e Montiele Arruda e Demontiê Araga o

Mô nica e General Paulo Studart

Verô nica e Hé lio Perdiga o com Artur Bruno e Gilvan Paiva

Tâ nia e Margarida Macedo e Francisco Ferrer

Autoridades

Freitas Cordeiro, Roberto Clá udio, Honó rio Pinheiro e Danilo Serpa

Matheus e Maria Cé lia Gomes

Rosier Alexandre e e Danú bia Pereira

Humberto e Montiele Arruda com Francisco Demontiê Mendes Araga o

Fernanda e Lima Matos

José Pimentel, Joa o Batista e Rejane Fujita

Maria José , Cid Gomes, Maria Cé lia e Matheus

Socorro Franç a,Assis Machado,Neuma Figueiredo,Lilia Quinderé e Geraldo Neto

Teresa Gurgel e Lú cia Soares

Ciro Gomes, Roberto Macedo, Maria José e Cid Ferreira Gomes

Maria do Carmo, Maria Inês, Marlene Cabral, Beth Delboni e Fátima Duarte

Fernando Cirino, Ivens Dias Branco, Clá udio Targino e Waldyr Diego

Helena Diogo e Zena Targino

Socorro Franç a, Gorete Pereira e Fá tima Duarte

Zezinho Albuquerque, Mauro Benevides e Roberto Clá udio

Valdelirio Soares e esposa

Governador Cid Gomes recebe medalha de Roberto Macedo

Zezinho Albuquerque entrega medalha para Valdelírio Soares

Natasha e Stenio Martins Rejane Fujita e Lê da Maria Ricardo e Inê s Castro Alves José Valdo Silva e Marta Peixe

Selma e Má rio Pagneretti

Teresa Cirino Gurgel

Zezinho Albuquerque e Edson Silva

Tâ nia e Roberto Macedo

Sâ mia e Ivan de Castro Alves FilhoDiscurso Dr. Roberto Macedo

Mô nica e Sé rgio Aguiar

Freitas Cordeiro, Roberto Clá udio, Honó rio Pinheiro e Danilo Serpa

Adyr e Ana Sampaio

Demontiê e Nivia Araga o

Ciro Gomes e Maria José Ferreira GomesArtur Bruno, Artur Bastos e Luciano Monteiro

Arnon Bezerra e Zezinho Albuquerque

Ciro Gomes com Maria Cé lia e Matheus

Alfe representada no evento

4 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 13 de junho de 2014

LINHA AZUL

5FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 13 de junho de 2014

LINHA AZUL

MEDALHA DO MÉRITO INDUSTRIALTrês personalidades que marcaram a história da indústria cearense, pelo seu empre-

endedorismo e contribuiçao ao desenvolvimento econômico do Ceará, foram homena-geadas pela Federaçao das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), durante a solenidade comemorativa do Dia da Indústria. O governador do Estado, Cid Gomes; o ex-presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos do Ceará (Simec/CE), Valdelírio Pereira de Soares Filho, fundador da Microsol; e Francisco Demon-

tiê Mendes Aragao, do setor de pedras ornamentais, serao os agraciados com a Meda-lha do Mérito Industrial. Instituída pela FIEC em 1974, a comenda presta homenagem a empresários e personalidades com atuaçao marcante no impulso do desenvolvimento econômico do Ceará por meio de relevantes serviços prestados ao setor industrial ce-arense. Os nomes das personalidades agraciadas com a Medalha do Mérito Industrial foram aprovados pela diretoria plena da FIEC.

Page 5: Caderno Linha Azul 13 de junho 2014

Arnon Bezerra, Ciro Gomes, Gorete Pereira, Roberto Clá udio Frota Bezer-ra e Antô nio Balman Alexandre Pereira, Roberto Clá udio e Danilo Serpa

Alexandre Pereira e Isabel

Danilo Serpa e Zezinho Albuquerque

Fred Fernandes, Carlos Prado, Edgar Gadelha e Roberto Macedo

Humberto e Montiele Arruda e Demontiê Araga o

Mô nica e General Paulo Studart

Verô nica e Hé lio Perdiga o com Artur Bruno e Gilvan Paiva

Tâ nia e Margarida Macedo e Francisco Ferrer

Autoridades

Freitas Cordeiro, Roberto Clá udio, Honó rio Pinheiro e Danilo Serpa

Matheus e Maria Cé lia Gomes

Rosier Alexandre e e Danú bia Pereira

Humberto e Montiele Arruda com Francisco Demontiê Mendes Araga o

Fernanda e Lima Matos

José Pimentel, Joa o Batista e Rejane Fujita

Maria José , Cid Gomes, Maria Cé lia e Matheus

Socorro Franç a,Assis Machado,Neuma Figueiredo,Lilia Quinderé e Geraldo Neto

Teresa Gurgel e Lú cia Soares

Ciro Gomes, Roberto Macedo, Maria José e Cid Ferreira Gomes

Maria do Carmo, Maria Inês, Marlene Cabral, Beth Delboni e Fátima Duarte

Fernando Cirino, Ivens Dias Branco, Clá udio Targino e Waldyr Diego

Helena Diogo e Zena Targino

Socorro Franç a, Gorete Pereira e Fá tima Duarte

Zezinho Albuquerque, Mauro Benevides e Roberto Clá udio

Valdelirio Soares e esposa

Governador Cid Gomes recebe medalha de Roberto Macedo

Zezinho Albuquerque entrega medalha para Valdelírio Soares

Natasha e Stenio Martins Rejane Fujita e Lê da Maria Ricardo e Inê s Castro Alves José Valdo Silva e Marta Peixe

Selma e Má rio Pagneretti

Teresa Cirino Gurgel

Zezinho Albuquerque e Edson Silva

Tâ nia e Roberto Macedo

Sâ mia e Ivan de Castro Alves FilhoDiscurso Dr. Roberto Macedo

Mô nica e Sé rgio Aguiar

Freitas Cordeiro, Roberto Clá udio, Honó rio Pinheiro e Danilo Serpa

Adyr e Ana Sampaio

Demontiê e Nivia Araga o

Ciro Gomes e Maria José Ferreira GomesArtur Bruno, Artur Bastos e Luciano Monteiro

Arnon Bezerra e Zezinho Albuquerque

Ciro Gomes com Maria Cé lia e Matheus

Alfe representada no evento

4 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 13 de junho de 2014

LINHA AZUL

5FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 13 de junho de 2014

LINHA AZUL

MEDALHA DO MÉRITO INDUSTRIALTrês personalidades que marcaram a história da indústria cearense, pelo seu empre-

endedorismo e contribuiçao ao desenvolvimento econômico do Ceará, foram homena-geadas pela Federaçao das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), durante a solenidade comemorativa do Dia da Indústria. O governador do Estado, Cid Gomes; o ex-presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos do Ceará (Simec/CE), Valdelírio Pereira de Soares Filho, fundador da Microsol; e Francisco Demon-

tiê Mendes Aragao, do setor de pedras ornamentais, serao os agraciados com a Meda-lha do Mérito Industrial. Instituída pela FIEC em 1974, a comenda presta homenagem a empresários e personalidades com atuaçao marcante no impulso do desenvolvimento econômico do Ceará por meio de relevantes serviços prestados ao setor industrial ce-arense. Os nomes das personalidades agraciadas com a Medalha do Mérito Industrial foram aprovados pela diretoria plena da FIEC.

Page 6: Caderno Linha Azul 13 de junho 2014

6 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 13 de junho de 2014

LINHA AZUL

De A a Z

CLIMA DE COPA

Durante a realização das 64 partidas da Copa do Mun-do 2014, de 12 de junho a 13 de julho, a Arena Fan Fest, no aterro da Praia de Iracema, os torcedores poderão assistir aos jogos em um enorme telão de alta qualida-de. Vale salientar que, antes e após os jogos, o público assistirá a apresentações de renomados artistas nacio-nais e locais, quadrilhas juninas, maracatus e shows de humor. Entrada grátis.

NOITADA JUNINA

Ideal Clube, presidido por Amarílio Cavalcante, promo-ve sua tradicional festa de São João, amanhã, a partir das 21 horas, com todos os ingredientes da época ju-nina. Entre as atrações musicais do evento, podemos citar Elba Ramalho, Chico Pessoa, Joãozinho de Irauçu-ba, além de quadrilhas, bebidas e comidas típicas com muita folia e arrasta-pé a noite toda. Venda de mesas para associados e convidados.

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (ROMANOS 10.17)

LUIZ CARLOS [email protected]

• Promotoras Magnólia Barbosa e Elsuérdia Silva Andrade disputarao o comando da Ouvidoria Geral do Ministério Público do Ceará no dia 18 de junho. Em solenidade no dia 18 de julho, o atual dirigente da entidade, José Valdo Silva, passará o cargo. • Dia 18 de junho, às 20h, no Ideal Clube, dar-se-á o lançamento do livro “No ângulo Copa das Confederações 2013 em For-taleza”, dos fotógrafos Luiz Carlos(LC) Moreira e Jarbas Oli-veira. Uma publicaçao bilíngue mostrando os principais fatos e fotos da competiçao. • Os desembargadores Tarcísio Guedes Lima Verde, Plauto Porto e Jeff erson Quesa-do tomam posse, hoje, às 17h, respectivamente, nos cargos de presidente,vice-presidente e corregedor--geral do TRT-Ceará, para o biênio 2014/2016. • Como parte das comemorações pelo Dia do Comerciante, Freitas Cordeiro, presidente da CDL Fortaleza, será agraciado com o Troféu Clóvis Rolim, dia 24 de julho, às 20h, no Centro de Eventos do Ceará. • Entre as novidades da nova área do Shopping Iguatemi, a ser inaugurada em novem-bro vindouro, consta academia de ginástica desti-nada ao público infantil, adolescente e adulto, com piscinas no terceiro andar.

Em solenidade bastante concorrida, que aconteceu na sede do Tribunal de Justiça do Ceará, foram empossa-dos como desembargadores daquela corte José Tarcilio Souza da Silva e Tereze Neumann Duarte Chaves. PRIMEIRA LINHA

POSSE

n Patrícia e Paulo Régis Machado Botelho anfi triona-ram animada e prestigiada festa de Sao Joao na Praia das Fontes, no Hotel das Falésias, ritmada pela banda Vocali e Pavao do Acordeon. Entre os muitos aderentes ao arraiá: ministro Carlos Alberto Reis, desembargado-res Antônio Parente e Durval Maia,. Andréa e Marcelo Feitosa, Ricardo Machado, Eliezer Rodrigues, Alfredo Leonel e Nereu Barreira.

n Fátima German, Sel-ma e Mário Pagneretti con-vocaram alguns amigos e improvisaram reuniao de confraternizaçao para festejar o aniversário(sete

décadas)do promotor José Valdo Silva, no Alpha-ville. Tudo em ambiente de muita alegria.

n Devido aos jogos da Copa, Flávio Melo, da Banda Caribbean Kings antecipou o Arraiá de Sao Pedro, no Náu-tico, para o dia 27 de junho.

n O calendário cea-rense de festas juninas registra cerca de 200 festivais, além de mais de 240 grupos de quadrilhas.

n Marcos Peixoto coor-denando badalada feijoada para o dia 12 de julho, a partir das 14h30, no Hotel Encosta da Serra, em Crato.

AO PONTO

José Valdo Silva, ingressando no rol dos setentões, ao lado de Valdetário Monteiro

Stella Salles, Nicole Barbosa e Linda Nunes em recente encontro social

Fernando Férrer, Paulo Régis Botelho (anfi triao) e Antônio Gonçalves Pereira no Arraiá das Fontes

Jardson Cruz, Pedro Jorge Medeiros(Náutico) e Paulo Sérgio Santa Cruz em clima festivo

Desembagador José Tarcílio com o fi lho Renan

Desembargadora Edna Martins

Desembargadores empossandos José Tarcilio Souza da Silva e Tereze Neumann Duarte Chaves

Mesa de Honra

Desembargadores Teodoro Silva Santos e Carlos Alberto Forte

Desembargadores Vera Lú cia Correia Lima e Haroldo Má ximo

Page 7: Caderno Linha Azul 13 de junho 2014

Sugestões, informações e críticas: [email protected] ou www.blogdabronte.blogspot.com.br.

JULIETA BRONTEÉ[email protected]

A Convençao Nacional do PAMDB, realizada na última quarta-feira (10), confirmou a continui-dade da aliança com o PT, com a aprovaçao de 59% dos votos congressuais. Entre os dissiden-tes derrotados estava o pré-candidato ao gover-no do Estado do Ceará, senador Eunício Oliveira, que já havia sido identificado pelo vice-presiden-te da República Michel Temer, como um dos que lutavam contra o apoio do PMDB à reeleiçao de Dilma, por priorizar sua própria candidatura ao governo do Estado.

Com a vitória dos que defendiam a manutençao da aliança, tanto Eunício quanto sua candidatura saem enfraquecidos da Convençao, pois nada justifi ca que após fazer de tudo para prejudicar a candidatura da presidenta Dilma, o apoio desta e de Lula e do PT nao migrem totalmente para o candidato a ser indicado pelos Ferreira Gomes, que demonstraram lealdade desde o primeiro momento, ao rejeitarem a candidatura dissidente de Eduardo Campos. É tanto que agora estao disposto até a abrir mao novamente do Ministério da Integraçao para o presidente do Pros, para que este nao abandone a candidatura de Dilma para seguir a candidatura de Eduardo Campos.

O resultado da Convençao, aliás, demons-tra que Eunício vinha blefando sobre sua real capacidade de influenciar esse resultado, no intuito de pressionar Dilma e Lula a apoiarem sua candidatura em detrimento da candidatura dos Ferreira Gomes, pois embora a vitória dos apoia-dores da manutençao da aliança nao tenha sido esmagadora, nao chegou a ser apertada e nem mesmo ameaçada, como se chegou a cogitar tempos atrás. As delegações que votaram contra o apoio a Dilma por quererem apoiar a candida-tura do tucano Aécio Neves foram as do Ceará, Rio de Janeiro, Bahia e Paraíba.

PMDB CONTINUA DANDOAPOIO A DILMA

“A salvaçao vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênçao. (Selá.)”SALMOS 3 : 8

SÓ LEMBRAN-DO: Para assegu-rar o resultado da votaçao do apoio à reeleiçao da presi-dente Dilma, o vice--presidente Michel Temer teve que ga-rantir conseguir mais ministérios e outros cargos de peso ao PMDB.

NULIDADE. A Infraero, em Forta-leza, volta a tratar mal os passageiros ou usuários do Pinto Martins. O preço da hora de estaciona-mento do aeroporto passou de R$5,00 para R$7,00. Sem ver nem pra quê. Mas o fedor continua.

GUERRA ABERTA. É franca, honesta e cordial a briga nos corredo-res cearenses pela indicaçao pelo PROS do nome que vai disputar o governo. Os mais atilados sao Zezinho Albuquerque e Domingos Filho.

NO LIMBO. Joao Jaime diz que nao sabe para onde o DEM, partido dele, vai. Nao quer que fi que em palanque do PT, isto é, nem co-ligado, mas Moroni Bing Bing quer fi car no Pros.E brá.

AMANHÃ. Neste sábado, sob as bênçaos do Padro-eiro, José Nobre Guimaraes lançará sua pré-candidatura, formal, a Senador da República em Quixeramobim, onde nasceram, ele e An-tonio Conselheiro.

ÓDIO MUITO. Desde que existem táxis servindo a pas-sageiros que viajam ou que chegam ao Aeroporto Pinto Martins, há justifi ca-das queixas contra os preços abusivos cobrados pelos pro-fi ssionais do setor. Agora, a implantaçao de uma linha espe-cial de ônibus para conduzir turistas e desportistas à regiao hoteleira, e pelos preços populares, desperta o ódio da categoria.

QUASE NADA. A soluçao para a premente necessi-dade de água para aliviar a angústia da falta desse produto no sertao, está demo-rando muito. Agora mesmo, é trazido a público que das 3.317 cisternas prometidas e liberadas “para já” pelo governo do Esta-do, apenas sete foram instaladas. Deputados governistas prometem procurar saber os mo-tivos dessa demora.

QUE TRISTE-ZA! Uma notícia publicada semana passada na impren-sa nacional e interna-cional, é para matar de vergonha os bra-sileiros que têm este sentimento. Segundo ela, o governo fran-cês distribuiu orienta-ções aos esportistas daquele país que vêm à ao nosso país para assistir à copa no sentido de que reservem sempre no bolso “dinheiro para ladrões que os assaltarem”.

CURTO CIRCUITO

Preto no Branco

7FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira,13 de junho de 2014

LINHA AZUL

PARTE II

POSSE

Des. Nailde Pinheiro Nogueira

Desembargadores Washigton Luis Feitosa e Darival Primo

Marcelo Mota com desembargadores Gladyson Pontes, Clé cio Magalha es, Raimundo Nonato Silva Santos e Paulo Albuquerque

Francisco Batista, Raquel Otoch da Silva, Vicente Teixeira e Luis Eduardo

José Maurcio Carneiro, André a Maria e Ricardo Bacelar

Hé lio Parente, Mirian Porto e Luciano LimaFrancisca Castelo Branco, desembargador José Tarcilio Souza da Silva e Valé rya Rebouç as Haroldo Rodrigues

Des. Má rio Parente Humberto Bezerra e Huguete Braquehais Patricia Leita o, José Leite e Mariana Lobo Albuquerque

Nestor Santiago e André a Maria

Mauro Feitosa, Des. José Tarcilio e Ferrucio Feitosa

Waldonys interpetrou o Hino Nacional Novos desembargadores sendo conduzidos pelos colegas de corte Abelardo Benevides e Má rio Parente

Paulo Ré gis BotelhoNeuma e José Clá udio Carneiro Walter Cavalcante e Ricardo Bacelar

Page 8: Caderno Linha Azul 13 de junho 2014

O C h i c c a s a m e n t o d e Aline Bezerra com Daniel Bringel na igreja do Cristo Rei , com recepçao no La Maison, reuniu o creme -- d e l l a - c r e m e , d a n o s s a sociedade.

nnnSelma e Mário Pagneretti

recebem amigos, neste final de semana, na S er ra de Mulungu.

nnnJá estou nos preparati-

vos da nossa tradicional e pioneira Noite dos Desta-ques Cearenses, quando agosto chegar.

nnnDia 17 marca a troca de

idade de José Edmilson Bar-ros de Oliveira, que festeja a data em Brasília, onde reside. Daqui, seguem a irma Emilse Barros de Oliveira com o mano Dedé Barros de Oliveira com Amélia.

nnnStelinha Frota Salles foi

homenageada com o título d e “ Pe r s o n a l i d a d e M u -lher”. Na Fundaçao Escola Superior de Advocacia, por ocasiao do Talk Show no auditório da FESAC.

nnnMarilza Pessoa está apre-

sentando no seu Bom Bo-cado, iguarias juninas para presentear seus clientes.

nnnJá em sua loja, Kaia Ca-

tunda está presenteando suas clientes com pratos deliciosos: pamonha, can-jica, tapioca e aluá.

nnnUm lugar ideal para co-

m e m o r a r o D i a d o s N a -morados, é o maravilhoso restô do Marina Park.

nnnCiro Saraiva lancou, no

C r a t o , s e u s t r ê s l i v r o s maravi lhosos e de muita utilidades.

nnnFoi bastante prestigiado

o Sao Joao da Associaçao Crista Feminina comandado por Taires Fonseca, presi-dente da entidade.

nnnAniversariantes do dia:

Grac i lene Aquino e No -ber to Pinheiro. Amanha, trocam de idade, Augusto Alencar, Dinah Paiva, Ele-nir Liberato e Ecilda Girao.

SEMANA VAI... SEMANA VEM...

8 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILSexta-feira, 13 de junho de 2014

LINHA AZUL

“O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confi o; o meu escudo, a força da minha salvaçao, e o meu alto refúgio.”

(SALMOS 18 : 2)

SociedadeFLÁVIO TÔ[email protected]

Cassio (pai), Mariinha (ma e), Marcos André , Carla (esposa) e Clara Borges (fi lha)

Marcos André Borges ao lado da esposa e fi lha junto com equipe VSM Comunicaç a o

Dep. dr. José Sarto, dep. Tin Gomes, Marcos André Borges, dep. Chico Lopes e Valdomiro Tá vora entregam placa em homenagem aos 25 anos

(Esq. para dir.) Valdomiro Tá vora, Dep. Chico Lopes, jornalista Fernando Maia e Dep. Dr. Sarto

(Esq. para dir.) Dep. Camilo Santana, Marcos André Borges, Dep. Sé rgio Aguiar e Dep. Tin Gomes

O publicitário Marcos André Borges foi agraciado com o título de “Cidadao Cearense”, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislátiva. A proposiçao foi dos deputados Sarto Nogueira e Tin Gomes.

CIDADÃO CEARENSE

Apresentamos hoje, o Rei da Noite, Ernani Guilhon que, nos anos 70, comandou animadas noitadas na Boate Senzala, e reuniu gente da nossa melhor sociedade próximo ao Aeroporto. Depois foi a vez de comandar noitadas animadas na “Four SEason´S, com Fábio Leite que aparece na foto com a amiga Margareth Gonçalves.

“EM ALGUM LUGAR DO PASSADO”

Trocou de idade uma das mulheres mais bonita e dotada de muito charme, Sandra Braune Palhano, que foi bastante cumprimentada pela

lista e aparece no clic com o marido Ricardo Palhano.