aquisições - 2015

80
Biblioteca Monsenhor Roberto Mascaranhas Roxo Novas aquisições: 2015 ALBERTO, Valder Luiz Palombo. Perícia contábil. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2012. 238 p. Este livro, além de permitir ampla visão das finalidades e das formas de atuação das perícias em geral, oferece particularmente o embasamento doutrinário-institucional da Perícia Contábil. Ênfase foi colocada sobre dois aspectos - primeiro, sobre os requisitos éticos e educacionais do perito contábil; segundo, sobre a esquematização das técnicas periciais, normas existentes e espécies de relatórios que pode produzir, mediante exemplos e apresentação de casos reais. ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti de. Auditoria: um curso moderno e completo : textos, exemplos e exercícios resolvidos. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2012. 533p. il. Sumário - Introdução; Conceitos básicos de auditoria; Controle interno; Papéis de trabalho; Demonstrações financeiras a serem auditadas; Planejamento da auditoria; Caixa e bancos; Contas a receber; Estoques; Despesas antecipadas; Investimentos; Ativo imobilizado; Ativo intangível; Obrigações; Empréstimos; Contratos de construção; Patrimônio líquido; Receitas, despesas e custos; Revisão analítica; Relatório dos auditores independentes; Relatório-comentário; Recrutamento, seleção, treinamento e avaliação de auditores; Resolução dos exercícios.

Upload: hakhue

Post on 07-Jan-2017

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aquisições - 2015

Biblioteca Monsenhor Roberto Mascaranhas Roxo

Novas aquisições: 2015

ALBERTO, Valder Luiz Palombo. Perícia contábil. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2012. 238 p.

Este livro, além de permitir ampla visão das finalidades e das formas de atuação das perícias em geral, oferece particularmente o embasamento doutrinário-institucional da Perícia Contábil. Ênfase foi colocada sobre dois aspectos - primeiro, sobre os requisitos éticos e educacionais do perito contábil; segundo, sobre a esquematização das técnicas periciais, normas existentes e espécies de relatórios que pode produzir, mediante exemplos e apresentação de casos reais.

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti de. Auditoria: um curso moderno e completo : textos, exemplos

e exercícios resolvidos. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2012. 533p. il.

Sumário - Introdução; Conceitos básicos de auditoria; Controle interno; Papéis de trabalho; Demonstrações financeiras a serem auditadas; Planejamento da auditoria; Caixa e bancos; Contas a receber; Estoques; Despesas antecipadas; Investimentos; Ativo imobilizado; Ativo intangível; Obrigações; Empréstimos; Contratos de construção; Patrimônio líquido; Receitas, despesas e custos; Revisão analítica; Relatório dos auditores independentes; Relatório-comentário; Recrutamento, seleção, treinamento e avaliação de auditores; Resolução dos exercícios.

Page 2: Aquisições - 2015

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti de. Contabilidade intermediária: de acordo com as novas

exigências do MEC para o curso de ciências contábeis : texto, exemplos e exercícios resolvidos.

4 ed. São Paulo, 2013. 212p.

Escrita de acordo com a realidade atual brasileira e a Lei das Sociedades por Ações, esta obra contempla as mais modernas metodologias de ensino da Contabilidade, bem como está adequada às exigências do currículo do curso de Ciências Contábeis. O texto aborda os seguintes tópicos - - análise crítica dos princípios fundamentais de contabilidade; - avaliação de investimentos societários; - demonstração dos fluxos de caixa; - demonstração do valor adicionado; - matriz e filiais - centralização versus descentralização. O livro abrange exposição teórica e resolução de exercícios programados para estudo.

ALVES, André. Fé e angústia: conceito de má-fé na filosofia existencialista de Jean-Paul Sartre.

São Paulo: Fonte Editorial, 2015. 126 p.

Devemos reconhecer que o livro de André Alves surge exatamente como um convite, como uma voz a clamar no interior de uma sociedade que hoje sofre uma crise ética profunda, colocando em risco a sobrevivência de sua própria realidade social. A gravidade da situação se destaca na medida em que a escassez da ética acabou por provocar outras formas de escassez muito violentas que vão da falta de ar oxigenado para respirarmos até a falta de alimentos, moradia,educação e saúde

Page 3: Aquisições - 2015

ALVIM, J. E. Carreira. Teoria geral do processo. 17 ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense,

2015. 308 p.

O livro enfoca os princípios que são pelo autor expostos, a começar pelos conceitos básicos. No desenvolvimento do direito processual, o autor demonstra a evolução da doutrina processual e a revisão científica desse ramo da ciência jurídica, com a sua publicização e com a elaboração da teoria do processo. Examina o autor, em seguida, a jurisdição, os órgãos desta, a competência, o conteúdo objetivo do processo, a morfologia e a dinâmica deste, a prova, a sentença, os recursos e a execução. Esses princípios, expostos e analisados na linha e sob a ótica constitucional, dão significado à Teoria Geral do Processo, espécie da Teoria Geral do Direito Público. O discurso teórico do autor faz com que tais princípios possam ser compreendidos por todos os que deles necessitem, profissionalmente, professores de Direito, advogados, juízes e estudantes.

AMARO, Luciano. Direito tributário brasileiro. 20 ed. São Paulo: Saraiva, 2014. 541 p.

Apresentando um estudo objetivo e didático do direito tributário, esta obra destina-se ao programa dos cursos e a estudiosos da área. Entre outros temas, o autor aborda a competência tributária; a suspensão e extinção da obrigação tributária; as infrações, garantias e os privilégios do crédito tributário, entre outros assuntos. Ideal para o aprendizado e revisão de estudantes da graduação, pós graduação e concurseiros, bem como ao aperfeiçoamento de profissionais da área

Page 4: Aquisições - 2015

AMBRÓSIO, Vicente. Plano de marketing: um roteiro para a ação. 2 ed. São Paulo: Pearson

Education do Brasil, 2012. 232 p.

O plano de marketing é uma das bases do planejamento estratégico de uma empresa. Quer seja aplicado a produtos ou serviços, é o mapa que orienta a empresa em suas ações estratégicas e operacionais. Fundamentado na ampla experiência prática e acadêmica do autor, o roteiro apresentado neste livro já ajudou muitas empresas a superar o desafio de lançar, alavancar ou revitalizar produtos e serviços. 'Plano de marketing - um roteiro para a ação' permite ao leitor entender ou recordar os fundamentos teóricos de marketing e aplicá-los em um roteiro passo a passo, exemplificado com produtos e serviços.

ANDERSON, David Ray; SWEENEY, Dennis J.; WILLIAMS, Thomas Arthur (Sec. autor). Estatística

aplicada à administração e economia. Tradução José Carlos Barbosa dos Santos. 3 ed. São

Paulo: Cengage Learning, 2015. 692 p.

Estatística aplicada à administração e economia apresenta uma introdução conceitual à estatística e suas aplicações. Orientado à análise de dados e de metodologia estatística, o texto oferece uma boa preparação para o estudo de material estatístico mais avançado. Apresenta uma didática muito bem estruturada, com exercícios que exigem que os alunos utilizem fórmulas e material do capítulo em situações reais. Além de outros recursos didáticos como tabelas, gráficos, anotações de margem e glossário, esta edição apresenta conteúdo atualizado com novos apêndices, novos estudos de caso e outros tópicos, como ética e novas abordagens sobre coletas de dados. Traz ainda novas opções de estatística adicionais para os usuários do Excel.

Page 5: Aquisições - 2015

ANDRADE FILHO, Edmar Oliveira; HIGUCHI, Fábio Hiroshi; HIGUCHI, Celso H. (Sec. Autor).

Imposto de renda das empresas: "CSLL, operações de Hedge, preço de transferência,

planejamento tributário, reorganizações societárias". 11 ed. São Paulo: Atlas, 2014. 1092 p.

Este livro trata de questões teóricas e práticas sobre o Imposto de Renda devido pelas empresas e sobre as contribuições incidentes sobre o lucro e receitas auferidas pelas pessoas jurídicas em geral. Reúne comentários acerca do Imposto de Renda das Empresas a ser determinado com base no lucro real, presumido ou arbitrado. Enfatiza a interpretação de leis e atos normativos com análises e comentários a respeito dos principais aspectos contábeis, societários e jurídicos inerentes à matéria. O enfoque dado é eminentemente prático a partir de discussões de casos e, sempre que possível com a indicação da fonte doutrinária ou jurisprudencial administrativa e judicial que embasa as opiniões expostas.

ARAÚJO JÚNIOR, Gediel Claudino de. Prática de contestação no processo civil: contestação;

reconvenção exceções; impugnações. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2015. 256 p.

Esta obra oferece uma visão de ordem prática sobre alguns dos principais institutos que envolvem a resposta no processo civil. Inicialmente, o autor expõe de forma direta e simplificada os temas ligados à resposta do réu (contestação, reconvenção, exceção, impugnação); depois, apresenta informações gerais e dicas sobre a redação forense, em especial sobre o preparo e oferecimento da contestação, citando expressamente vários tipos de ações. Na parte final, o leitor encontrará vários modelos de peças ligadas ao tema, fruto da longa experiência do autor na defesa dos interesses do demandado no processo civil.

Page 6: Aquisições - 2015

ARAÚJO, Luiz Alberto David; NUNES JÚNIOR, Vidal Serrano (Sec. autor). Curso de direito

constitucional. 19 ed. rev. e atual. São Paulo: Verbatim, 2015. 655 p.

Luiz Alberto David Araujo e Vidal Serrano Nunes Júnior, professores de larga experiência, estão nos brindando com mais uma edição deste verdadeiro clássico da literatura constitucional brasileira. Aliando objetividade, aguçado espírito crítico, jurisprudência atualizada e uma bem posta apresentação didática dos temas, este Curso de Direito Constitucional busca oferecer ao estudante, ao profissional do direito e ao candidato a concursos públicos um guia eficiente e seguro, que permitirá, de forma simples e objetiva, fazê-los desvendar as intricadas questões de Direito Constitucional.

ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro :

comércio e serviços, indústrias, bancos comerciais e múltiplos. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

336 p.

Dividido em cinco partes, o livro aborda a análise de balanços de empresas comerciais, industriais, de serviços e bancos comerciais e múltiplos, permitindo melhor compreensão da posição contemporânea e tendências futuras. A Parte I aborda os vários aspectos internos e externos, além de fazer considerações sobre os usuários da análise de balanços. A Parte II dispensa um tratamento mais analítico às várias demonstrações contábeis, enfocadas como os insumos básicos da análise de balanços. A estrutura das várias demonstrações engloba extenso número de situações práticas normalmente identificadas nas empresas brasileiras, permitindo melhor compreensão da evolução das empresas. A Parte III, além de desenvolver o instrumental intermediário na análise de balanços, aborda os critérios da análise e os ajustes necessários nos demonstrativos. Os capítulos desta parte estudam análises horizontal e vertical, alavancagem operacional, financeira e total, avaliação dos ativos e passivos permanentes, ativo circulante, ciclo operacional e liquidez. A Parte IV inclui um instrumental mais aprimorado da análise

Page 7: Aquisições - 2015

econômico-financeira, envolvendo estudos sobre a viabilidade econômica e financeira das empresas. Aborda também a apuração e interpretação da taxa de atratividade e dimensionamento do valor econômico agregado. A Parte V trata da análise de balanços de instituições financeiras, centrando o estudo em bancos comerciais e múltiplos. Diante da importância desse segmento de negócios desta conjuntura, considerou-se relevante sua inclusão no livro, permitindo maior capacitação no processo de análise de empresas. A Parte VI aborda a estrutura básica dos demonstrativos financeiros e seus principais indicadores de análise de empresas do setor de construção civil.

ASSAF NETO, Alexandre. Finanças corporativas e valor. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2014. 790 p.

As últimas décadas produziram importantes avanços teóricos e práticos no estudo das Finanças Corporativas, exigindo de todos os profissionais uma ampla atualização de conhecimentos. Diversos temas e áreas de estudo foram introduzidos no campo das Finanças, destacando-se as finanças pessoais e comportamentais, governança corporativa, teoria de agentes, fundamentos sociais da empresa, riscos etc. Outros assuntos ainda apresentaram relevante desenvolvimento em sua base conceitual e empírica, como valuation, custo e estrutura de capital, viabilidade econômica, modelos de gestão de risco e decisões de investimentos. O objetivo deste livro é o de estudar as Finanças Corporativas introduzindo seus mais importantes avanços teóricos e seu moderno instrumental de gestão. Apesar de focar as Finanças Corporativas no mundo globalizado, o texto procura ainda priorizar o estudo das finanças dentro do contexto econômico brasileiro, abordando, principalmente, nosso mercado financeiro e taxas de juros, oferta e maturidade do crédito, desequilíbrio na estrutura de capital das empresas brasileiras e alternativas para o cálculo do custo de capital. Em seus 32 capítulos, destacam-se os seguintes tópicos para estudo - teoria de finanças e finanças comportamentais, gestão baseada em valor, arbitragem e assimetria de informações, valuation e aquisições alavancadas, modelos multifatoriais e finanças de empresas.

Page 8: Aquisições - 2015

ASSAF NETO, Alexandre. Matemática financeira e suas aplicações. 12 ed. São Paulo: Atlas,

2012. 282 p.

Este livro foi escrito com o intuito de cobrir não somente os fundamentos teóricos da Matemática Financeira, como também de desenvolver suas principais aplicações práticas. As extensas aplicações da matéria são processadas de forma a adaptar o conhecimento teórico a uma situação prática, não havendo preocupações maiores com relação aos detalhes normativos da operação, bastante mutáveis em nossa economia. Cada capítulo é ilustrado com exercícios resolvidos, ilustrações e exemplos, considerados parte integrante da aprendizagem. Ao final de cada capítulo, são propostos diversos exercícios para solução. Toda relação de exercícios propostos vem acompanhada de suas respectivas respostas para melhor orientar o estudo.

ATALIBA, Geraldo. Hipótese de incidência tributária. 6 ed. São Paulo: Malheiros, 2000. 209 p.

Este livro é um 'manual' de Direito Tributário, com a exposição clara e metódica dos temas essenciais desse ramo da Ciência Jurídica.

Page 9: Aquisições - 2015

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e holocausto. Tradução Marcus Penchel. Rio de Janeiro:

Zahar, 1998. 266 p.

Este livro - que fez jus ao prêmio Amalfi (1989), concedido ao melhor livro de sociologia publicado na Europa - discute o que a sociologia pode nos ensinar sobre o Holocausto, concentrando-se mais particularmente, porém, nas lições que o Holocausto tem a oferecer à sociologia.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37 ed., rev. ampl. e atual. Rio de Janeiro:

Nova Fronteira, 2009. 671 p.

Esta obra aborda os seguintes temas - Breve história externa da língua portuguesa; Teoria gramatical; Linguagem - suas dimensões universais; Linguagem; Técnica livre do discurso e discurso repetido; Sistema, norma, fala e tipo linguístico; Propriedades dos estratos de estruturação gramatical; Língua comum e dialeto; Âmbitos de estudo da Gramática; Fonética e Fonologia; Vogais e consoantes; Acento de intensidade; Acento de intensidade na frase; Vocábulos tônicos e átonos - os clíticos; Consequência da próclise; Palavras que oferecem dúvidas quanto à posição da sílaba tônica; Palavras que admitem dupla prosódia; Inconsistência do gênero gramatical; Aumentativos e diminutivos afetivos; Comparativos e superlativos irregulares; Pronome substantivo e pronome adjetivo; Função do pronome átono em Dou-me ao trabalho; Reforços de demonstrativos; Formas nominais do verbo; Emprego do verbo - tempos e modos; Locução prepositiva; Conjunções e expressões enfáticas; Palavras cognatas; Enobrecimento do significado; Alternância entre adjetivo e advérbio; Regência; Os diversos tipos de sinais de pontuação; Aliteração; entre outros.

Page 10: Aquisições - 2015

BECKER, Alfredo Augusto. Teoria geral do direito tributário. 6 ed. São Paulo: Noeses, 2013.

733 p.

A edição deste livro é um acontecimento histórico de enorme significação para a dogmática do Direito Tributário. A contribuição de Alfredo Augusto Becker, revolucionando as estruturas do raciocínio jurídico, promoveu alteração profunda nos rumos de nossa doutrina, ensejando um regresso vigoroso à Teoria Geral e à Filosofia do Direito. Ninguém mais, depois de ler esta obra magistral, poderá alimentar a pretensão de conhecer as leis tributárias brasileiras ou estrangeiras, sem o labor reflexivo de pensar, atiladamente, sobre o que significa a atividade impositiva do Estado, no campo dos tributos, bom como no grande fato comunicacional em que está inserida. Realçando o caráter científico com que a disciplina pode ser explorada, a construção do jurista e poeta gaúcho out orgou ao estudo do Direto Tributário uma dignidade inusitada, magnitude que se nota, desde logo, por uma linguagem ao mesmo tempo sobranceira, precisa e sutil, entusiasmando o leitor e incitando-o a uma atitude de quem conduz a pesquisa às suas últimas conseqüências, o que representa, em outras palavras, levar o Direito a sério. Esta parece ser a mensagem decisiva que este livro transmite ao público interessado, no Brasil e fora dele.

BITTAR, Carlos Alberto. Reparação civil por danos morais. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

373 p.

A reparação civil por danos morais é considerada um dos temas contemporâneos do Direito Civil mais pungentes e com discussões acadêmicas e práticas das mais acaloradas. Agora em sua 4ª edição, atualizado pelo Professor Eduardo C. B. Bittar, o livro mantém seu espírito inovador e crítico, tal qual idealizado por seu autor. Inicialmente são analisados detalhadamente os conceitos de reparação, responsabilidade e dano moral, a seguir a reparação por danos morais é enfrentada em toda a sua extensão e complexidade e ao final são apresentados estudos complementares sobre o tema. A obra proporcionará uma visão completa da reparação civil por danos morais, incentivando o leitor a ter sua própria postura crítica a respeito do assunto.

Page 11: Aquisições - 2015

.

BITTAR, Eduardo C. B.; ALMEIDA, Guilherme Assis de (Sec. autor). Curso de filosofia do direito.

11 ed. São Paulo: Atlas, 2015. 859 p.

A 'Filosofia do Direito' visa a refletir sobre o Direito para além de sua simples operacionalização. Para isto, alguns conceitos, categorias, autores e idéias precisam ser conhecidos. Por isso, uma visão segundo a qual o Direito não é visto como algo isolado, mas de fato integrado a uma série de outros aspectos da vida social. Pensar o Direito, neste sentido, significa preparar-se para compreender o Direito a partir de seus fundamentos, podendo-se desta forma contribuir, direta ou indiretamente, para a formação de novas gerações de juristas e para a crítica dos conhecimentos adquiridos por eles. A experiência dos autores como professores de Direito aliada à necessidade de uma obra como fator de catalisação do processo de reflexão sistemática e metódica da Filosofia do Direito determinaram a elaboração deste livro, cujo objetivo é proporcionar ao estudioso e ao estudante motivos de inspiração para sua reflexão pessoal sobre o Direito. A Parte I (Panorama histórico) propicia estudos acerca de trechos originais dos principais filósofos do Direito, com comentários e reflexões. A Parte II (Tópicos conceituais) apresenta o Direito e suas interfaces com a moral, a justiça, a ética, a história, a linguagem, a comunicação, a lógica, a interpretação, o poder, os fundamentos sociais e os políticos.

BOAVENTURA, Edivaldo M. Como ordenar as idéias. 9 ed. São Paulo: Ática, 2014. 59 p.

Edivaldo Boaventura ressalta a importância da reflexão como condição prévia à ordenação das idéias e ensina a usar as ferramentas da construção de um plano de exposição do que se pretende comunicar. Destaca ainda a importância pedagógica do hábito de ordenação das idéias a fim de disciplinar a mente e desenvolver o raciocínio.

Page 12: Aquisições - 2015

BOGGISS, George Joseph (et al.). Matemática financeira. Colaboração Luis Geraldo Mendonça,

Luiz Alfredo Gaspar, Guilherme Heringer. 11 ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas,

2012. 156 p.

A matemática financeira é de extrema importância para a tomada de decisões financeiras, tanto de caráter pessoal quanto empresarial, auxiliando no processo de maximização de resultados empresariais. A fixação de conceitos financeiros está aqui baseada em exemplos práticos, resolvidos a cada capítulo. Tais conceitos foram desenvolvidos matematicamente, vários deles implementados, inclusive, na calculadora financeira HP-12C. Sumário - Relação fundamental e taxas de juros; Regime de juros simples; Regime de juros compostos; Séries uniformes de pagamentos; Sistemas de amortização; Métodos de análise de fluxos de caixa; Desconto.

BOLONHINI JÚNIOR, Roberto. Portadores de necessidades especiais: as principais

prerrogativas dos portadores de necessidades especiais e a legislação brasileira. 2 ed. rev. e

atual. São Paulo: Atlas, 2010. 335 p.

'Aos dez anos Roberto Bolonhini Junior perdeu a visão por súbitos deslocamentos de retina que lhe atingiram os dois olhos. Apesar disso, seu currículo traça as linhas que definem a vida de um vencedor para qualquer pessoa que não tenha necessidades especiais, que dizer de um deficiente visual! Roberto é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie. Advogado. Mestre em Direito das Relações Sociais, subárea de Direito Civil, pela PUC/SP, sob a orientação do professor João Batista Lopez. Doutorando em Direito das Relações Sociais, subárea de Direito Civil pela PUC/SP, sob orientação da Prof. Maria Helena Diniz.

Page 13: Aquisições - 2015

BOWERSOX, Donald J. (et al). Gestão logística da cadeia de suprimentos. Tradução Luiz

Claudio de Queiroz Faria. 4 ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. 455 p.

Nos últimos anos, a logística empresarial deixou de ser assunto exclusivo das áreas de transporte e armazenamento e chegou à direção de grandes empresas. Os autores deste livro acompanham o tema há muito tempo, como pesquisadores, professores e consultores. Em 'Gestão logística da cadeia de suprimentos', eles abordam os fundamentos da logística empresarial e da gestão da cadeia de suprimentos e seu papel na competitividade da empresa. Este livro é uma síntese de muitos anos de trabalho e pesquisa, superando o que já foi anteriormente publicado pelos próprios autores. A união de ideias aqui apresentadas contextualiza a logística dentro da estratégia empresarial e destaca sua crescente importância nas cadeias de suprimentos que sustentam a economia global.

BRAGA, Hugo Rocha; SOARES, José Ribamar Cardoso (Sec. autor). Demonstrações contábeis:

estrutura, análise e interpretação. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2012. 220 p.

Adaptado è nomenclatura contábil implantada no país com a Lei nº 6.404/76 e atualizado segundo padrões da análise financeira, este livro objetiva proporcionar aos professores da área entendimento adequado da ciência contábil, que lhes permita utilizar as informações de maneira eficiente. Dividido em três partes, dedica-se a primeira delas ao exame da estrutura das demonstrações contábeis e do significado de seu conteúdo, possibilitando o conhecimento da empresa a ser analisada. A segunda parte trata de métodos e procedimentos para a análise completa da situação da empresa, seu desempenho passado e suas perspectivas futuras. A terceira apresenta as diversas aplicações das técnicas estudadas.

Page 14: Aquisições - 2015

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de

1988. Colaboração Antônio Luiz de Toledo Pinto, Márica Cristina Vaz dos Santos Windt, Livia

Céspedes. 51 ed., atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2015. 456 p.

Esta obra, que chega à sua edição n. 51, é composta pela Constituição da República Federativa do Brasil, íntegra das Emendas Constitucionais, Súmulas Vinculantes, além de novas notas remissivas. Apresenta ainda destaques nas atualizações desta edição. Alguns destaques desta edição - Atualização semanal e gratuita via internet; Adendo Especial com o texto original dos artigos alterados pelas sucessivas Emendas Constitucionais e índices sistemático e alfabético-remissivo; Novas Súmulas Vinculantes; Atualizado até a Emenda Constitucional n. 84, de 2-12-2014 (Fundo de Participação dos Municípios).

BRASIL. Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil: Lei n. 8.906, de 4 de

julho de 1994/ obra coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaboração de Luiz Roberto

Curia, Livia Céspedes e Juliana Nicoletti. 21 ed. atual. São Paulo: Saraiva, 2015. 260 p.

A Coleção Saraiva de Legislação, por suas inúmeras reedições e seus temas variados, atuais e de oportunidade, é considerada fonte respeitável de consulta legal para todos os profissionais e interessados do meio jurídico. Trata-se da legislação seca, organizada de forma objetiva e aprofundada em determinada área do direito, acompanhada de notas que relacionam entre si e de índices facilitadores de pesquisas. Pioneira na exemplar técnica desenvolvida de atualização de Códigos e Legislação, este é mais um desafio assumido pela Editora Saraiva que, ao longo de várias décadas, é cumprido e diagnosticado como positivo.

Page 15: Aquisições - 2015

BRASIL. [ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE]. Estatuto da criança e do adolescente:

Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990/ obra coletiva de autoria da Editora Saraiva com a

colaboração de Luiz Roberto Curia, Livia Céspedes e Juliana Nicoletti. 21 ed. São Paulo: Saraiva,

2015. 506 p.

Estatuto da Criança e do Adolescente, título da Coleção Saraiva de Legislação . Esta obra é composta pela Lei n. 8.069, de 13-7-1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), acompanhada de legislação complementar versando sobre temas importantes e correlatos. Compõem ainda a obra notas remissivas entre as matérias, índices de fácil localização e súmulas dos principais Tribunais Federais. Alguns destaques desta edição - Guarda Compartilhada; Alterações promovidas pela 'Lei da Palmada'.

BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens (Sec. autor). Gestão de custos e formação de preços: com

aplicações na calculadora HP 12C e Excel. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2012. 557 p.

Enfatiza de forma simples e didática o processo de gestão de custos e preços, discutindo a importância do correto registro e controle e destacando os aspectos relativos à tomada de decisão em uma abordagem multidisciplinar, que associa Contabilidade, Finanças e Estratégia. Em linguagem clara e enriquecida com muitos exemplos práticos e mais de 150 exercícios resolvidos, discute ao longo de vinte capítulos os principais aspectos associados a custos, tributos, preços e lucros. Contextualizar as contabilidades financeira e gerencial, enfatizando pontos relevantes de registro e de tomada de decisões. Nesta quinta edição, o CD que acompanha o livro apresenta recursos complementares de textos do autor. Planilhas, slides, listas de exercícios e casos para sala de aula estão incluídos no CD, abordando, além de tópicos de Gestão de Custos, Formação de Preços, Matemática Financeira, Avaliação de Investimentos e Estatísticas.

Page 16: Aquisições - 2015

CAPEZ, Fernando. Curso de direito penal: parte especial : dos crimes contra a dignidade sexual

a dos crimes contra a administração pública (arts. 213 a 359-H). 12 ed. São Paulo: Saraiva,

2014. V. 3. 782 p.

Este livro tem como principal virtude ser completo sem ser complicado. Em linguagem simples e acessível, é indicado para os estudantes da graduação, bem como para os que se preparam para o exame de ordem e concursos públicos, sendo muito útil também para o dia a dia dos profissionais da área penal. Este volume trata dos crimes contra a dignidade sexual e dos crimes contra a administração pública, abrangendo os arts. 213 a 359-H do Código Penal. A 12ª edição está atualizada de acordo com a Lei 12.850/2013.

CAPEZ, Fernando. Curso de processo penal. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2015. 888 p.

Com uma linguagem simples e acessível, a obra examina os principais temas do direito processual penal: inquérito policial, ação penal, denúncia e queixa, competência, prisão, provas, recursos, entre outros. Agora em sua 22ª edição, consolidou-se como referência no meio jurídico, tornando-se indispensável aos estudantes que estão tendo um primeiro contato com a matéria, bem como àqueles que buscam aprovação em concursos públicos ou até mesmo profissionais que buscam um consulta rápida. Livro consagrado pela criteriosa atualização legislativa, esta nova edição traz como principal novidade o exame da Lei n. 12.96/2014, que dispôs sobre destruição de drogas apreendidas.

Page 17: Aquisições - 2015

CARVALHO, Luiz Celso Silva da; ELIA, Bruno de Sousa; DECOTELLI, Carlos Alberto (Sec. autor).

Matemática financeira aplicada. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2009. 160 p.

Este livro mostra de forma prática, a partir de exemplos resolvidos, como realizar os cálculos financeiros mais comuns.

CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de direito tributário. 26 ed. São Paulo: Saraiva, 2014. 551

p.

Ao contrário dos inúmeros 'tratados', 'cursos', 'elementos', 'compêndios e” manuais, que variam em seu estilo didático, esta obra possui método próprio, anunciado e discutido logo no início, e presente em cada tópico, no percorrer de todo o escrito, com rigor e consistência. Inspirada por intenso ânimo crítico e especulativo cobre todo o programa de Direito Tributário, seguindo, fielmente, o plano distributivo da matéria no corpo do Código Tributário Nacional. Enfim, como dito na Introdução, 'destina-se a transmitir os conhecimentos jurídicos que o estudante, o advogado, o juiz, o promotor, o funcionário público e tantos outros bacharéis necessitam, cada qual no seu setor de atividades, para o adequado desempenho profissional.'

Page 18: Aquisições - 2015

CASSONE, Vittorio; ROSSI, Júlio César; CASSONE, Maria Eugenia Teixeira (Sec. autor). Processo

tributário: teoria e prática. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2015. 311 p.

Esta edição contém alguns Estudos de Casos Práticos, compostos por decisões jurisprudenciais identificando os recursos interpostos, tendo presente, como anotado pelo generoso coração do caro amigo e renomado mestre Hugo de Brito Machado em mensagem de 28-04-2000, sobre a 1a edição: “O livro é abrangente, cuida de toda a matéria relativa ao processo tributário, e está redigido com clareza e precisão científica notáveis. Além disso, e sem prejuízo da robusta fundamentação, tem grande valor prático para quantos lidam com questões tributárias, de sorte que advogados, magistrados e outros profissionais do Direito dispõem agora de um verdadeiro manual, roteiro seguro nessa atividade que, você bem o sabe, é das mais difíceis.” Os 35 Modelos de Petições e Recursos Administrativos e Judiciais, uma sentença e uma reclamação perante o STF estão exemplificativamente disponíveis no site da editora: www.atlas.com.br.

CASTRO, Domingos Poubel de. Auditoria, contabilidade e controle e interno no setor público:

integração das áreas do ciclo de gestão: contabilidade, orçamento e auditoria e organização

dos controles internos, como suporte à governança corporativa. 5 ed. São Paulo Atlas, 2013.

603 p.

Este livro apresenta a organização e o funcionamento da Administração Pública e as informações obrigatórias e gerenciais envolvendo o ciclo de gestão. Destaca a integração conceitual e técnica entre Planejamento, Orçamento, Finanças, Contabilidade e Auditoria necessárias à Governança Corporativa. Traça uma radiografia das modificações ocorridas no Sistema de Controle Interno do Governo Federal, desde sua criação em 1922 até sua transformação em Controladoria Geral da União (CGU), a partir de janeiro de 2003. Incorpora, na linha das modificações importantes, a transformação que está ocorrendo na Contabilidade do Setor Público com as normas emanadas pelo CFC e a modificação no Plano de Contas com a substituição do foco orçamentário para o foco patrimonial. Explica

Page 19: Aquisições - 2015

as mudanças e destaca os impactos que irão provocar no ensino, nos sistemas informatizados e na forma de contabilizar e produzir os relatórios para os Tribunais de Contas, principalmente após as mudanças nos anexos da Lei nº 4.320/64. Em termos técnicos, apresenta os diversos tipos de controle interno necessários para uma boa gestão e como torná-los eficientes e seguros para suporte aos registros contábeis. Detalha como organizar as prestações de contas dos gestores, como são organizadas e tratadas as prestações de contas de convênios e como devem atuar os Conselhos Fiscais.

CASTRO, José Augusto de. Exportação: aspectos práticos e operacionais. 8 ed. São Paulo:

Aduaneiras, 2013. 412 p.

Visando permitir a profissionais atuantes no comércio exterior, ou que querem atuar, e também a estudantes, entender e absorver os conhecimentos adquiridos pelo autor, o livro pretende abordar os aspectos práticos e operacionais da exportação. Em dez Capítulos, são apresentados e comentados os mandamentos do exportador, por que uma empresa deve exportar, os tratamentos administrativos das exportações, as diferenças entre trading company e empresa comercial exportadora, as modalidades de pagamento, os Incoterms 2010®, os incentivos fiscais de IPI, ICMS, PIS e Cofins na exportação, o crédito presumido de IPI sobre insumos nacionais, os tributos cobrados na importação, as três modalidades e as oito submodalidades de drawback, mostrados na forma de fluxogramas e avaliações de seus reflexos nas exportações. As operações cambiais de exportação são apresentadas, comentadas, na tentativa de ter seus termos técnicos desmistificados, mostrando mecanismos para simplificação de exportações como DSE, RES, Exporta Fácil, Brasil Web Trade e câmbio simplificado, que racionalizam e reduzem os custos administrativos das exportações de valor até US$ 50.000.00, podendo beneficiar principalmente micro, pequenas e médias empresas. No final, após a descrição desses fatos operacionais, de suas análisea e de seus reflexos sobre as exportações, esse conjunto de informação é aplicado em exemplos práticos na formação do preço para exportação de produtos.

Page 20: Aquisições - 2015

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9 ed., rev. e atual. Rio de

Janeiro: Manole, 2014. 654 p.

Durante anos, a Administração foi considerada uma atividade paralela e apenas complementar ao comando das organizações, em geral, e das empresas, em particular. Surgida no início do século passado como uma ciência focada na busca da eficiência do trabalhador de chão de fábrica provocou uma verdadeira revolução no mundo organizacional. Envolveu a organização como uma totalidade, em um amplo processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar, posteriormente abrangendo também as pessoas e os grupos sociais como atores e protagonistas do processo. Tudo dentro de uma abordagem prescritiva e normativa de como se deve fazer. Com o passar do tempo, absorveu o estruturalismo da sociologia organizacional e o behaviorismo da psicologia organizacional, incorporando também os conceitos básicos da teoria de sistemas e abrindo seus horizontes para o ambiente e o mundo globalizado – palco dos desafios atuais em termos de complexidade, mudanças e transformações rápidas, e da incerteza e imprevisibilidade delas resultantes.

COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de direito comercial: direito de empresa. 16 ed. São Paulo:

Saraiva, 2015. 480 p. v. 3.

A disciplina, que reflete tantas mudanças em virtude do contexto social, e que por tantos nomes é conhecida (Mercantil, Empresarial, dos Negócios etc.), é examinada de maneira pontual e objetiva nesta coleção de autoria do consagrado Autor Fábio Ulhoa Coelho, advogado e Professor titular de Direito Comercial (PUCSP). No volume 3, o leitor encontrará os seguintes temas- introdução ao direito dos contratos; o comércio eletrônico; compra e venda mercantil; contratos de colaboração; contratos bancários; o seguro; outros contratos empresariais; o empresário e a relação de consumo; a tutela contratual dos consumidores; a empresa em crise; a instauração da falência; efeitos da falência; processo da falência; recuperação da empresa; a falência do empresário individual.

Page 21: Aquisições - 2015

COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de direito comercial: direito de empresa. 19 ed. São Paulo:

Saraiva, 2015. 550 p. v. 2.

A economia globalizada e a inserção do Brasil nesse cenário reclamam novas lições sobre o direito empresarial. Como as mudanças são tantas, apenas o sólido conhecimento das bases teóricas da disciplina, reexaminadas à luz dos problemas atuais, capacita o estudante e o profissional da área a enfrentá-las. Os volumes deste Curso trazem destacadas, ao longo do texto, sínteses da matéria em desenvolvimento, com conceitos, anotações relevantes, súmulas de jurisprudência ou dispositivos de lei. Trata-se dos subtextos, que podem servir tanto de introdução como de reforço e recapitulação dos assuntos abordados. O volume 2 aborda a teoria geral das sociedades, a sociedade limitada e outros temas.

COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de direito comercial: direito de empresa. 19 ed. São Paulo:

Saraiva, 2015. 600 p. v. 1.

A disciplina sob a qual refletem tantas mudanças em virtude do contexto econômico-social, e que por tantos nomes é conhecida (Mercantil, Empresarial, dos Negócios etc.), é examinada de maneira pontual e objetiva nesta coleção de autoria do consagrado Autor Fábio Ulhoa Coelho. No volume 1, o leitor encontrará os seguintes temas- atividade empresarial e a globalização; o empresário; es elecimento empresarial; propriedade industrial; disciplina jurídica da concorrência; a atividade empresarial e a qualidade do fornecimento de bens e serviços; a atividade empresarial e a publicidade; teoria geral dos títulos de crédito; constituição e exigibilidade do crédito cambiário; nota promissória; cheque; duplicata; outros títulos de crédito.

Page 22: Aquisições - 2015

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de direito comercial: direito de empresa. 27 ed. São Paulo:

Saraiva, 2015. 552 p.

O objetivo deste livro é o de reunir, em um único volume, os principais tópicos do Direito Comercial, de forma a possibilitar uma visão geral dos diversos ramos em que se divide essa disciplina; parte geral, sociedades comerciais, títulos de crédito, direito falimentar e contratos mercantis. A preocupação fundamental de seu Autor foi a de apresentar os pontos essenciais de cada tema abordado, evitando as discussões meramente acadêmicas e apontando as implicações concretas dos conceitos e institutos do Direito Comercial. Escrita em linguagem acessível e sintética, a obra mais perde em conteúdo. Ao contrário, são formuladas posições claras e fundamentadas acerca dos pontos abordados.

CORRAR, Luiz J., THEÓPHILO, Carlos Renato (coord. ). Pesquisa operacional: para decisão em

contabilidade e administração: contabilometria. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2014. 490 p.

A tendência crescente de cursos de MBA na área de negócios e a ênfase em métodos quantitativos nos currículos dos cursos ciências contábeis e administração motivaram a elaboração deste livro que, entre outras características, aborda tópicos de estatística e pesquisa operacional com enfoque gerencial, apresentando resolução de exemplos em contabilidade e finanças com utilização da planilha eletrônica MS Excel.

Page 23: Aquisições - 2015

CREPALDI, Silvio Aparecido. Auditoria contábil: teoria e prática. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2013.

874 p.

O livro visa demonstrar a Auditoria como levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras de uma entidade, de forma prática e de fácil compreensão para sua aplicação no dia a dia dos contadores, auditores, controllers e demais interessados. O autor reuniu os frutos de uma longa experiência na matéria, de forma didática, tornando facilmente assimiláveis os fundamentos teóricos e as bases operacionais dos processos descritos, dentro de uma abordagem atual, prática e objetiva. Destaca a parte prática da Auditoria, incluindo-se diversas rotinas reais analisadas e interpretadas, acompanhadas dos respectivos 'pareceres' e de observações esclarecedoras. Ao longo do texto, mostra que a Auditoria é uma técnica que objetiva obter elementos de convicção que permitam julgar se os registros foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações contábeis deles decorrentes refletem adequadamente a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso básico de contabilidade: resumo da teoria, atendendo às

novas demandas da gestão empresarial, exercícios e questões com respostas. 7 ed. São Paulo:

Atlas, 2013. 360 p., il.

A obra é um curso básico de Contabilidade voltado para a preparação para disciplinas de cursos de graduação, bem como para candidatos em provas e concursos públicos. Foi pensando em você, estudante e concursando, que produzimos este livro. É um projeto pedagógico-editorial que, além de enfatizar a excelência didática e doutrinária de seus textos, propicia uma fonte de consulta rápida e prática que alia o estudo dinâmico e a completa visão para exames e concursos. O principal objetivo da publicação é privilegiar a didática, a simplicidade e a prática

Page 24: Aquisições - 2015

profissional no ensino da Contabilidade e na orientação aos profissionais do ramo. A organização do texto liga conceitualmente as ações da empresa a sua contabilidade. Nessa ampla estrutura, encontra-se o balanço, que serve de base para a análise de muitas das decisões com as quais o administrador se defronta. O livro obedece à sequência lógica das teorias utilizadas pela disciplina contábil. A evolução é gradativa para que o estudante assimile o conteúdo sem o acréscimo de informações repentinas, que podem inibir a continuação da aprendizagem. O autor optou por organizar cada capítulo sob uma perspectiva administrativa de tomada de decisões.

CREPALDI, Silvio Aparecido; CREPALDI, Guilherme Simões (Sec. autor). Contabilidade

gerencial: teoria e prática. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2014. 444 p.

Esta obra apresenta os fundamentos teóricos e as bases operacionais da Contabilidade Gerencial, tanto para o ensino como para a prática empresarial. Para melhor compreensão dos textos, alguns tópicos foram ilustrados com ferramentas ao final dos capítulos, como questões objetivas, exercícios de fixação, gabarito e caso prático. Mostra que as empresas estão em constantes mudanças, e cada vez mais necessitam de controles precisos e de informações oportunas sobre seu negócio para adequar as suas operações às novas situações. O texto evidencia que a importância do Controle Interno está relacionada com a necessidade de normatização de controles que possam garantir o fluxo das operações e informações. Demonstra também que o Sistema de Custeio Baseado em Atividades surge para reduzir as distorções causadas pela arbitrariedade do rateio dos custos indiretos de fabricação.

DALLA Zanna, Remo. Prática de perícia contábil. 4 ed. São Paulo: IOB Folhamatic, 2013. 581 p.

A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados, a

levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidar à justa solução do litígio,

Page 25: Aquisições - 2015

mediante laudo pericial contábil, e ou parecer pericial contábil, em conformidade com as

normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente.

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: direito das coisas. 30 ed. São Paulo:

Saraiva, 2015. V.4. 690 p.

Referência no direito civil brasileiro, esta coleção surgiu de nosso propósito de servir aos estudantes e profissionais do direito: aos primeiros, oferecendo-lhes a bagagem cultural para a compreensão dos institutos do direito civil; aos segundos, enfrentando as questões mais conflituosas e os problemas por ela suscitados no dia a dia daqueles que militam na área, sejam advogados ou promotores de justiça, em seus estudos e indagações, sejam juízes, na busca da solução do caso que devem apreciar. Para tanto, lançamos mão da melhor doutrina nacional e estrangeira, sempre buscando apresentar um trabalho didático, em compasso com os avanços da ciência jurídica e da jurisprudência.

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: direito das sucessões. 29 ed. São Paulo:

Saraiva, 2015. V.6. 499 p., il.

O volume 6 desta série aborda o direito das sucessões e encontra-se atualizado de acordo com a Reforma do Código de Processo Civil.. A obra continua apresentando quadros sinóticos ao final de cada capítulo, além de farta indicação da jurisprudência, fatores que facilitam o estudo e a pesquisa e valorizam ainda mais essa primorosa coleção, composta de 7 volumes.

Page 26: Aquisições - 2015

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: direito da família. 30 ed. São Paulo:

Saraiva, 2015. V.5. 824 p.

O volume 5 desta série aborda o direito de família e encontra-se atualizado de acordo com a Reforma do Código de Processo Civil.. A obra continua apresentando quadros sinóticos ao final de cada capítulo, além de farta indicação da jurisprudência, fatores que facilitam o estudo e a pesquisa e valorizam ainda mais essa primorosa coleção, composta de 7 volumes.

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: responsabilidade civil. 29 ed. São Paulo:

Saraiva, 2015. V.7. 768 p.

Referência no direito civil brasileiro, esta coleção surgiu de nosso propósito de servir aos estudantes e profissionais do direito: aos primeiros, oferecendo-lhes a bagagem cultural para a compreensão dos institutos do direito civil; aos segundos, enfrentando as questões mais conflituosas e os problemas por elas suscitados no dia a dia daqueles que militam na área, sejam advogados ou promotores de justiça, em seus estudos e indagações, sejam juízes, na busca da solução do caso que devem apreciar. Para tanto, lançamos mão da melhor doutrina nacional e estrangeira, sempre buscando apresentar um trabalho didático, em compasso com os avanços da ciência jurídica e da jurisprudência. Com o advento do Código Civil de 2002, nossa obra sofreu consideráveis alterações, a fim de adaptar-se à riqueza da atual realidade social, resultando em uma análise contemporânea da disciplina. O leitor perceberá também que fizemos diversas anotações relativas a Códigos estrangeiros, ensejando o estudo comparativo da matéria, e indicamos inúmeras obras que permitem identificar posições por nós assumidas, além de enriquecer pesquisas posteriores, inclusive aos estudantes de pós-graduação.

Page 27: Aquisições - 2015

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: teoria das obrigações contratuais e

extracontratuais. 31 ed. São Paulo: Saraiva, 2015. V.3. 928 p.

Referência no direito civil brasileiro, esta coleção surgiu de nosso propósito de servir aos estudantes e profissionais do direito: aos primeiros, oferecendo-lhes a bagagem cultural para a compreensão dos institutos do direito civil; aos segundos, enfrentando as questões mais conflituosas e os problemas por ela suscitados no dia a dia daqueles que militam na área, sejam advogados ou promotores de justiça, em seus estudos e indagações, sejam juízes, na busca da solução do caso que devem apreciar. Para tanto, lançamos mão da melhor doutrina nacional e estrangeira, sempre buscando apresentar um trabalho didático, em compasso com os avanços da ciência jurídica e da jurisprudência.

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: teoria geral das obrigações. 30 ed. São

Paulo: Saraiva, 2015. V.2. 518 p.

Referência no direito civil brasileiro, esta coleção surgiu de nosso propósito de servir aos estudantes e profissionais do direito: aos primeiros, oferecendo-lhes a bagagem cultural para a compreensão dos institutos do direito civil; aos segundos, enfrentando as questões mais conflituosas e os problemas por ela suscitados no dia a dia daqueles que militam na área, sejam advogados ou promotores de justiça, em seus estudos e indagações, sejam juízes, na busca da solução do caso que devem apreciar. Para tanto, lançamos mão da melhor doutrina nacional e estrangeira, sempre buscando apresentar um trabalho didático, em compasso com os avanços da ciência jurídica e da jurisprudência.

Page 28: Aquisições - 2015

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: teoria geral do direito civil. 32 ed. São

Paulo: Saraiva, 2015. V.1. 631 p.

Referência no direito civil brasileiro, esta coleção surgiu de nosso propósito de servir aos estudantes e profissionais do direito: aos primeiros, oferecendo-lhes a bagagem cultural para a compreensão dos institutos do direito civil; aos segundos, enfrentando as questões mais conflituosas e os problemas por ela suscitados no dia a dia daqueles que militam na área, sejam advogados ou promotores de justiça, em seus estudos e indagações, sejam juízes, na busca da solução do caso que devem apreciar. Para tanto, lançamos mão da melhor doutrina nacional e estrangeira, sempre buscando apresentar um trabalho didático, em compasso com os avanços da ciência jurídica e da jurisprudência.

FERRAZ JÚNIOR, Tercio Sampaio. Introdução ao estudo do direito: técnica , decisão,

dominação. 8 ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2015. 334 p.

Este livro não é uma simples exposição de conceitos básicos da ciência jurídica, nem uma apresentação sintética de teorias e concepções do fenômeno jurídico. O autor procura percorrer os labirintos das sistematizações e classificações próprias do saber dogmático; entremeando-as com explicações históricas e filosóficas, sociológicas e políticas, de tal modo que o leitor, ao mesmo tempo que toma conhecimento de uma terminologia e de uma metodologia, aprende também a localizá-las, descobrindo-lhes as funções nos quadros de uma visão do direito como um fenômeno de dominação. Desde o início, a exposição traz também um cunho pessoal e criativo. Sem deixar de fornecer os elementos básicos da ciência jurídica conforme a sua tradição clássica, o autor induz o leitor a repensar conceitos, a reclassificá-los, ao mostrar-lhes por que razão surgiram ou foram criados, tornando o aprendizado conceitual uma experiência viva. Com isso obtém um efeito certamente intencional - apresentar o direito como uma experiência social concreta e não apenas como um encadeamento lógico de definições ou um elenco enfadonho de teorias. Por fim, em sendo expositivo e indagativo, o texto é também sutilmente crítico,

Page 29: Aquisições - 2015

levando quem quer que se ocupe do direito a refletir sobre ele e sobre o mundo atual, no qual está inserido - o mundo da sociedade de consumo e da ciência do direito como tecnologia da decisão. Livro-texto para a disciplina Introdução ao Estudo do Direito do curso de graduação em Direito.

FIORELLI, José Osmir; MANGINI, Rosana Cathya Ragazzoni (Sec. autor). Psicologia jurídica. 6

ed. São Paulo: Atlas, 2015. 446 p.

Os temas selecionados neste livro proporcionam abrangente visão das questões que envolvem

os comportamentos que se afastam do socialmente aceito. Conceitos e análises, pautados por

cuidadosa neutralidade, evidenciam a sólida experiência dos autores com as situações

apresentadas, estimulam a dialética e a leitura. As situações são apreciadas de maneira

sensível, porém sem paixões e radicalismos. Assim também são tratados os assuntos

relacionados a dramas emocionais e conflitos que, invariavelmente, chegam ao Judiciário.

Apresenta-se o ser humano como capaz de ser agente e paciente. Para ele, reserva-se a opção

de buscar a autorrealização sem descuidar dos limites que as realidades social, econômica e

cultural impõem. Importante diferencial do livro é a abrangência dos temas tratados.

Fundamentos da fisiologia dos fenômenos mentais precedem as principais teorias de

psicologia; dessa convergência emerge uma percepção sistêmica do comportamento humano.

As teorias percorrem o espectro histórico e conceitual que se inicia com o despontar do século

XX para avançar até os dias atuais. Saúde mental, tema obrigatório, inclui as principais

psicopatologias, alterações de comportamento e questões vitais, como a drogadição. Vítimas,

delinquentes e todos os que julgam, direta ou indiretamente, recebem criteriosa análise de

suas participações nos processos jurídicos e nas situações de conflito, que é também estendida

às instituições de exclusão, por meio das quais separam-se pessoas do convívio social.

Abordagem diferenciada recebe o tema Direitos Humanos; sugerem-se instigantes

interpretações e relaciona-se com o instrumental teórico apresentado. Por fim, o texto

apresenta uma visão psicológica de diferentes formas de tratamento dos conflitos

(julgamento, arbitragem, conciliação e mediação).

Page 30: Aquisições - 2015

FRANKL, Viktor E. A Presença ignorada de Deus. Tradução Walter O Schlupp, Helga Hinkenickel

Reinhold. 15 ed. São Leopoldo, RS: Sinodal, 2014. 131 p.

Este livro trata da relação espiritual que existe entre o homem e Deus em relação ao inconsciente, mesmo que o primeiro não o saiba. Partindo de sua experiência terapêutica, o autor e fundador da Logoterapia acentua a existência de uma espiritualidade inconsciente no homem que o leva à busca de Deus.

FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Tradução

Walter O Schlupp, Carlos C. Aveline. 36 ed., rev. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 184 p.

O fundador da Logoterapia mostra aqui como foi a sua própria experiência em busca do sentido da vida num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Apresenta também, numa segunda parte, os conceitos básicos da logoterapia.

FUHRER, Maximilianus Cláudio Américo. Resumo de direito civil. 41 ed. atual. São Paulo:

Malheiros, 2013. 158 p.

Introdução ao Direito – Parte geral do Direito Civil: pessoas; bens; fatos jurídicos; prescrição e decadência – Direito das coisas: introdução; posse; propriedade; direitos reais

Page 31: Aquisições - 2015

de gozo ou fruição; direitos reais de garantia; alienação fiduciária; compromisso de compra e venda – Direito autoral – Direito de família: casamento; separação e divórcio; concubinato e união estável; parentesco; filiação; adoção; pátrio poder; alimentos; tutela; curatela; ausência – Direito das sucessões.

FUHRER, Maximilianus Cláudio Américo. Resumo de direito administrativo. 27 ed.rev. e atual.

São Paulo: Malheiros, 2014. 157 p.

Este livro aborda - Introdução Princípios gerais, Entidades e órgãos públicos, Agentes públicos, Improbidade administrativa, Prisão administrativa, Administração direta e indireta, Poderes administrativos, Controle da Administração, Atos administrativos, Processo administrativo, Licitações, Contratos administrativos, Serviços Públicos, Bens públicos, Intervenção do Estado na propriedade, Responsabilidade civil do Estado, Prescrição, Servidores públicos, Mandado de Segurança e outras ações, Administração orçamentária, Lei de Responsabilidade Fiscal, Dicionário de Direito Administrativo.

FUHRER, Maximilianus Cláudio Américo. Resumo de direito do trabalho. 24 ed. atual. São

Paulo: Malheiros, 2013. 200 p.

História e conceitos básicos - Princípios - Direito Internacional - Contrato individual do trabalho - Sujeitos do contrato - Alterações (jus variandi) - Salário e remuneração - Férias - Suspensão e interrupção do contrato de trabalho - Extinção - Aviso prévio - Estabilidade e fundo de garantia - Prescrição - Renúncia e transação - Nulidades trabalhistas - Greve - Sindicato - Justiça do Trabalho (Processo trabalhista) - Segurança e medicina do trabalho - Acidentes do Trabalho. O objetivo desta Coleção é o de oferecer ao leitor Doutrina em cada um dos vários ramos do conhecimento jurídico, apresentada de forma sintética, em conceitos essenciais, com esquemas, resumos e gráficos elucidativos e complementada pela Jurisprudência mais recente e variada, além de Bibliografia selecionada.

Page 32: Aquisições - 2015

FUHRER, Maximilianus Cláudio Américo; FUHRER, Maximiliano Roberto Ernesto (Sec. autor).

Resumo de direito tributário. 24 ed. atual. São Paulo: Malheiros, 2013. 143 p.

Direito Financeiro - Direito tributário - Introdução - Legislação tributária - Obrigação tributária - Crédito tributário - Processos administrativo e judicial - Execução fiscal - Impostos em espécie (federais, estaduais e municipais) - Crimes contra a ordem tributária.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro: contratos e atos unilaterais. 12 ed. São

Paulo: Saraiva, 2015. V. 3. 727 p.

Norteado pela concepção de um direito que evolui no tempo, de forma a abraçar a interminável dinâmica da realidade social em que vivemos, Carlos Roberto Gonçalves oferece-nos esta obra, totalmente idealizada e redigida à luz do Código Civil vigente. Em verdade, trata-se de uma doutrina inédita a partir da vivência na solução das desafiantes questões enfrentadas nos quadros da magistratura paulista e também da experiência adquirida na atividade docente e na elaboração de suas demais obras publicadas pela Editora. O volume 3 trata de contratos e atos unilaterais.

Page 33: Aquisições - 2015

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro: direito das coisas. 10 ed. São Paulo:

Saraiva, 2015. V. 5. 663 p.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro: direito das sucessões. 9 ed. São Paulo:

Saraiva, 2015. V.7. 583 p.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro: direito de família. 12 ed. São Paulo:

Saraiva, 2015. V. 6. 742 p.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro: parte geral. 13 ed. São Paulo: Saraiva,

2015. V. 1. 565 p.

O Autor nos brinda com esta coleção (Direito Civil Brasileiro) que investiga, de modo completo e abrangente, cada tópico da disciplina, analisando as questões atuais e controversas de forma clara e objetiva à luz das doutrinas nacional e estrangeira, bem como da atual legislação e jurisprudência. O volume 1 se destina ao exame dos institutos da Parte Geral do Código Civil, que é precedido de uma introdução, em que se analisa o conceito de direito e suas classificações, o contexto histórico do direito civil e a Lei de

Page 34: Aquisições - 2015

Introdução às Normas de Direito Brasileiro. Este tomo vem atualizado de acordo com a Lei 12.874/2013.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro: responsabilidade civil. 10 ed. São Paulo:

Saraiva, 2015. V. 4. 571 p.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro: teoria geral das obrigações. 12 ed. São

Paulo: Saraiva, 2015. V. 2. 438 p.

Referência no direito civil brasileiro, está coleção surgiu com o intuito de servir aos estudantes e profissionais do direito: aos primeiros, oferecendo-lhes a bagagem cultural para a compreensão dos institutos do direito civil; aos segundos, enfrentando as questões mais conflituosas. Com o advento do novo Código Civil, a obra sofreu consideráveis alterações, a fim de adaptar-se à riqueza da atual realidade social, resultando uma análise contemporânea da disciplina. O volume 2 trata da teoria geral das obrigações.

GONÇALVES, Paulo Sérgio. Administração de materiais. 4 ed., rev. e atual. Rio de Janeiro:

Elsevier, 2013. 433 p.

Page 35: Aquisições - 2015

Com uma abordagem bastante abrangente, este livro trata de temas atuais da Administração de Materiais dentro de áreas de Gestão dos Estoques, Administração de Compras e Administração de Centros de Distribuição Nos capítulos que trazem um enfoque quantitativo, os exemplos são apresentados em planilhas eletrônicas e complementados por um vasto elenco de exercícios propostos e alguns estudos de caso Essa edição sofreu um incremento razoável com a introdução de novas abordagens, ampliando ainda mais a gestão dos materiais por avançar no campo do varejo Além da inserção de uma nova bateria de exercícios resolvidos e comentados, além daqueles incluídos na 3a edição, esta nova contempla- A contratação de serviços; A gestão dos estoques sobre a ótica do varejo; O gerenciamento dos estoques por categorias Livro-texto de leitura obrigatória em cursos de graduação e pós-graduação em Administração, na disciplina Administração de Materiais e Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, é recomendado também a profissionais que atuem na área de suprimentos de materiais, logística e produção de bens e serviços

GURGEL, Claudio; RODRIGUEZ Y RODRIGUEZ, Martius Vicente (Sec. autor). Administração:

elementos essenciais para a gestão das organizações. 2 ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2014.

270 p.

Este livro contém oito textos objetivos sobre conteúdos necessários a administradores e formações afins. Traz conhecimentos gerais e temas particulares da gestão contemporânea. De início, com elementos econômicos, filosóficos e políticos, apresenta os antecedentes e os primeiros passos da teoria administrativa. A seguir, expõe objetivamente as diversas correntes que dão origem aos modelos de gestão modernos e atuais. Continuando nos grandes temas, o livro traz detalhada exposição sobre as funções da administração - planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. As funções comandar e coordenar são apresentadas sob a ótica da teoria da liderança, oferecendo conhecimentos e técnicas para os gestores desenvolverem a arte e a ciência de trabalhar com pessoas. Cinco temas específicos são tratados nos capítulos seguintes; a arquitetura organizacional, a organização como sistema, a ética no trabalho, a educação corporativa e o processo decisório. A habilidade de estruturar a organização é explorada em detalhe e a visão sistêmica é objeto de aprofundamento teórico. O tema empolgante da ética é examinado à luz dos seus fundamentos. São oferecidas orientações metodológicas de como avaliar e desenvolver o ethos na organização. Estas abordagens dão ao leitor uma rara combinação de teoria e prática - produto da formação acadêmica e experiência em gestão dos autores. Tudo isto está disponível em slides que podem servir de apoio a exposições de professores, consultores, palestrantes e estudantes. Livro-texto para variadas disciplinas, mas especialmente para Teoria Geral da Administração, Introdução à

Page 36: Aquisições - 2015

administração, Teoria e dinâmica das organizações, Modelos de gestão e Teoria das organizações dos cursos de graduação e pós-graduação.

HARADA, Kiyoshi. Direito financeiro e tributário. 24 ed., rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2015.

857 p.

Livro-texto para as disciplinas de Direito Financeiro e Direito Tributário dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito, Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Economia, além de servir como um guia prático aos operadores do direito em geral pela riqueza de informações nele contidas. Recomendado para candidatos de concursos públicos.

HAZZAN, Samuel; POMPEO, José Nicolau (Sec. autor). Matemática financeira. 7 ed. São Paulo:

Saraiva, 2014. 347 p.

Em sua 7ª edição, Matemática financeira, dos autores Samuel Hazzan e José Nicolau Pompeo, fornece, de maneira lógica e com encadeamento entre teoria e exercícios, os instrumentos para o cálculo financeiro dentro da realidade brasileira. O livro aborda os conceitos de juros simples e compostos, descontos, análise de pagamentos e investimentos, financiamento em prestações iguais, juros em contexto inflacionário e pagamentos de longo prazo, oferecendo formas de aplicação atualizadas do mercado financeiro brasileiro. Destacam-se as operações com hot money, descontos de duplicatas, CDB, CDI, títulos públicos, debêntures, crédito ao consumidor, leasing, entre outros. Nesta nova edição, os dados foram atualizados levando em conta os valores monetários e as taxas mais recentes, e foram introduzidos novos exercícios, inclusive testes de concursos públicos. Além disso, o livro também traz um detalhamento sobre operações com títulos públicos, em particular introduzindo operações com Notas do Tesouro Nacional (NTNs) e Cadernetas de Poupança com a nova metodologia de cálculo, e enfatiza os problemas envolvendo correção monetária em operações de longo prazo.

Page 37: Aquisições - 2015

HIGUCHI, Hiromi; HIGUCHI, Celso H. (Sec. autor). Imposto de renda das empresas:

interpretação e prática : atualizado até 10-01-2015. 40 ed. São Paulo: IR-Publicações, 2015.

928 p.

Este livro foi escrito com o objetivo de facilitar o trabalho dos contribuintes e dos profissionais diretamente ligados à legislação do Imposto de Renda, da CSLl. de PIS/PASEP e da COFINS. O conhecimento de toda a legislação do Imposto de Renda e das contribuições administradas pela Secretaria da Receita Federal é fundamental para o exato cumprimento das obrigações tributárias. O acompanhamento da legislação torna-se difícil em razão das constantes alterações de leis e atos administrativos. O livro está fundamentado em leis, decretos, atos administrativos e decisões dos Conselhos de Contribuintes, CSRF e Tribunais Judiciários. Dividido em 61 Capítulos, tratando de assuntos específicos como controladas e coligadas no exterior, preços de transferência, participações so cietárias, incorporação, fusão e cisão, remessas para o exterior, COFINS, CSLL, PIS, etc. Essencialmente prático, o livro apresenta exemplos com cálculos e lançamentos contábeis, o que facilita o entendimento das matérias.

HOOG, Wilson Alberto Zappa. Prova pericial contábil: teoria e prática. 12 ed. rev. e atual.

Curitiba: Juruá, 2015. 1104 p.

Esta edição apresenta-se totalmente inovada e ampliada com a inclusão de testes de fixação do conteúdo em todos os capítulos, gabaritos de respostas, além de novas abordagens, que envolvem, entre vários temas, perícias em atos de improbidade administrativa e enriquecimento sem causa, o Código Deontológico da perícia contábil, além de uma versão melhorada nos procedimentos de valorimetria do fundo de comércio. Inovou-se também quanto aos conceitos relativos à perícia e as atualizações decorrentes da evolução jurisprudencial dos nossos Tribunais, do efeito da semântica sobre os conceitos e significados dos vocábulos jurídicos contábeis, e de novas posições doutrinárias corroborativas e complementares formadas por ocasião do surgimento de normas legais e infralegais relevantes à perícia contábil. Esta nova versão tem a função de explicar os procedimentos científicos da perícia contábil e de contribuir de forma doutrinária à formação da jurisprudência brasileira, servindo também de base técnica às perícias jurídicas contábeis. Os comentários foram ampliados, com ênfase na nova linguagem jurídica contábil, com revisão de todos os aspectos das edições anteriores e inclusões decorrentes de recentes alterações.

Page 38: Aquisições - 2015

HORNGREN, Charles T.; DATAR, Srikant M., FOSTER, George (Sec. autor). Contabilidade de

custos: uma abordagem gerencial. Tradução Robert Brian Taylor. 11 ed. São Paulo: Pearson

Education do Brasil, 2004. 526 p.

Esta obra tem como ponto central mostrar de que maneira a contabilidade de custos ajuda os administradores a tomar decisões mais acertadas para sua organização. Apresenta alguns aspectos peculiares nesta edição - Ênfase especialmente forte nos usos gerenciais de informações sobre custos; Clareza e fácil compreensão do texto; Excelente equilíbrio em integrar tópicos modernos com conteúdo existente; Ampla utilização de exemplos do mundo real nos quadros 'Conceitos em Ação' e 'Pesquisas de Práticas Empresariais'; Possibilidade de ensinar os capítulos em seqüências diferentes; Material de trabalho dividido em quatro seções - perguntas, exercícios, problemas e problemas para aprendizagem em grupo.

IEZZI, Gelson (et al.). Matemática: volume único. 5 ed. São Paulo: Atual, 2011. 720 p. il.

Esta obra apresenta capítulos como 'Conjuntos' e 'Funções'. A seção 'Aplicações' traz artigos que visam possibilitar aplicar os conhecimentos matemáticos a outros campos de estudo.

Page 39: Aquisições - 2015

IUDÍCIBUS, Sérgio de (et al.). Manual de contabilidade societária: aplicável a todas as

sociedades: de acordo com as normas internacionais e do CPC. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2013.

888 p.

Com a edição das Leis nº 11.638/07 e 11.941/09 (esta transformando em lei a MP nº 449/08) e com a criação do CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis - em 2005, produziu-se, durante 2008 e 2009, um conjunto de novas normas, aprovadas pela CVM e pelo CFC, com a convergência completa às normas internacionais de contabilidade (IASB). Em função desta transformação, a Fipecafi deliberou por cessar a edição daquele Manual e produzir este outro, conforme os Pronunciamentos, as Interpretações e as Orientações do CPC e conforme as normas internacionais de contabilidade emitidas pelo IASB. Ao grupo de autores do Manual anterior agregou-se o Prof. Ariovaldo dos S.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; LOPES, Alexsandro Broedel (coord.); BERTOLUCCI, Aldo Vincenzo (et al.).

Teoria avançada de contabilidade. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2012. 356 p., il.

Este livro foi organizado baseado na disciplina Teoria Avançada da Contabilidade do Programa de Doutorado em Controladoria e Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Seu objetivo baseia-se na premissa de que é preciso desenvolver uma corrente acadêmica contábil alicerçada em base metodológica a fim de influenciar diretamente o desenvolvimento das atividades empresariais. A obra busca fazer uma incursão por alguns dos tópicos de interesse da pesquisa em contabilidade. Depois de discutir as abordagens dessa pesquisa (Capítulo 1), pretende tratar da hipótese dos mercados eficientes e dos modelos de precificação de ativos financeiros e da relação desses tópicos com a informação contábil. A relação entre as variáveis contábeis, principalmente o lucro, e os preços de títulos negociados em mercados organizados são tópicos abordados no Capítulo 3. O Capítulo 4 busca introduzir o tema dos contratos na contabilidade e visa apresentar uma teoria 'contratual' da firma. O Capítulo 5 leva aos achados na investigação do fenômeno da falência. O tema regulamentação é destacado no Capítulo 6. No Capítulo 7 é apresentada a relação entre contabilidade e tributação. O Capítulo 8 se propõe a estudar a compreensão do fenômeno da auditoria independente de demonstrações contábeis, enquanto o último capítulo pretende apresentar as perspectivas para futuras pesquisas.

Page 40: Aquisições - 2015

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MELLO, Gilmar Ribeiro de (sec. autor). Análise de custos: uma

abordagem quantitativa. São Paulo: Atlas, 2013. 170 p.

Os gerentes e analistas de custo sempre têm tido como uma de suas preocupações principais a de estimar, discernir e acompanhar a variação, em reais, de certos itens de custo considerados importantes, dentro da estrutura de custos da empresa. Este trabalho é um revival e de atualização quantitativa de outro assinado por Sérgio de Iudícibus e publicado na década de 1980. O livro contempla 12 capítulos, divididos em sete tópicos - I - Estimação de comportamento de itens de custo; II - Extensões da análise de relações custo/volume/lucro; III - Alocações de custos pelo método recíproco; IV - Orçamento de capital; revisão de conceitos fundamentais; V - Análise de variações entre orçado e real – abordagem gerencial; VI - Centros de investimento; VII - Alocações de custos nas empresas com processo de produção conjunta; Para realçar o aprendizado, todos os capítulos contêm como parte integrante do texto resumo conceitual, o enunciado do caso, a solução e, às vezes, uma conclusão formal. No final, há as referências e a sugestão de um ou dois textos para leitura complementar.

JESUS, Damásio Evangelista de. Código de processo penal anotado. 26 ed. São Paulo: Saraiva,

2014. 1036 p.

Cada artigo é analisado isoladamente e trazendo a moderna jurisprudência e as novas posições doutrinárias sobre os assuntos controvertidos.

Page 41: Aquisições - 2015

JESUS, Damásio Evangelista de. Lei das contravenções penais anotada: Decreto-Lei n. 3.688,

de 3-10-1941. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2015. 251 p.

Este importante estudo do Professor Damásio E. de Jesus apresenta uma interpretação da Lei das Contravenções Penais, Decreto-Lei n. 3.688/41. Cada artigo é analisado isoladamente, de forma rápida e objetiva, e em alguns casos, atendendo às exigências do tema, o autor alonga-se em explicações técnicas. Aborda também assuntos controvertidos, apresentando as várias correntes de entendimento, com indicação da dominante ou predominante. É, pois, esta obra um instrumento de grande utilidade para toda a comunidade jurídica.

KMETEUK FILHO, Osmir. Fundamentos da matemática financeira. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência

Moderna, 2010. 117 p.

Este livro busca desenvolver o conhecimento da Matemática Financeira de maneira didática. A parte teórica aborda as formulações necessárias ao entendimento das relações matemáticas fundamentais. O conteúdo parte dos conceitos simples para os complexos. As séries de exercícios, além de revisar conteúdos da matemática básica, têm por finalidade desenvolver o raciocínio lógico do aluno. O livro apresenta a resolução de exercícios que fazem uso de calculadoras científicas. O objetivo é mostrar ao aluno o raciocínio e análise matemática existente em algumas operações financeiras, fazendo com que este saiba tomar decisões com base em resultados obtidos através dos seus cálculos. Sumário - Capítulo 1 - Juros Simples; Capítulo 2 - Desconto Simples; Capítulo 3 - Juros Compostos; Capítulo 4 - Desconto Composto; Capítulo 5 - Rendas Certas ou Anuidades; Capítulo 6 - Sistemas de Amortização de Empréstimos e Financiamentos; Capítulo 7 - Resolução de Exercícios com Calculadora Científica; Capítulo 8 - Exercícios Propostos.

Page 42: Aquisições - 2015

KOHAMA, Heilio. Contabilidade pública: teoria e prática. 14 ed. São Paulo: Atlas, 2014. 410 p.

Diferentemente dos livros que tratam desta matéria e cuja preocupação principal concentra-se em apresentar os sistemas de escrituração orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação, individualizadamente, este livro utiliza metodologia diversa, apresentando o assunto de forma abrangente e proporcionando visão global de todas as implicações desses atos ou fatos ocorridos em todos os sistemas. Nos textos convencionais, os atos e fatos são escriturados por meio de lançamentos, em cada sistema, isoladamente. Neste texto, a metodologia empregada permite a compreensão panorâmica; depois de cada ato ou fato contábil, há a indicação dos sistemas que estão envolvidos com os respectivos lançamentos. Foram objeto de estudo deste livro o serviço público, a administração pública, a contabilidade pública, o orçamento público, a dívida pública e o patrimônio público. Ao final do texto, o autor expõe um plano de contas que engloba os sistemas financeiro, patrimonial, de compensação e orçamentário. E, para confirmar seu caráter prático e objetivo, traz ainda índice por assunto dos lançamentos e exaustivo índice remissivo para facilitar o acesso à matéria de maior interesse. Livro-texto para a disciplina CONTABILIDADE PÚBLICA dos cursos de Ciências Contábeis e Administração Pública. Obra de referência e consulta profissional para militantes nas administrações federal, estaduais, municipais e autárquicas.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary (Sec. autor). Princípios de marketing. Tradução Vera

Whately. 15 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2015. 780 p., il.

Baseado em um quadro conceitual de valor e relacionamento com o cliente, este livro discute temas como construção e gerenciamento de marcas fortes e criadoras de valor, administração do retorno das ações para capturar valor em troca, domínio de novas tecnologias de marketing e marketing socialmente responsável.

Page 43: Aquisições - 2015

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane (Sec. autor). Administração de marketing. Tradução

Mônica Rosenberg. Cláudia Freire, Brasil Ramos Fernandes. 14 ed. São Paulo: Pearson

Education do Brasil, 2012. 765 p. il.

Esta obra aborda tópicos como - O que é administração de marketing; Marketing para o século XXI; Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing; Captação de oportunidades de marketing; Coleta de informações e previsão de demanda; Condução de pesquisa de marketing; A busca pelo posicionamento da marca; Dinâmica competitiva; Definição da estratégia de produto; Desenvolvimento e gerenciamento de serviços, entre outros.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de serviços. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2012. 195 p.

Esta obra supriu a carência de literatura nacional, tratando o marketing de forma abrangente e geral, embora respeitando as diferenças mercadológicas dos diversos ramos de serviços. A grande participação do setor terciário no país despertou um grande interesse de autores e pesquisadores sobre o assunto nas últimas décadas, resultando em expressivas contribuições ao marketing de serviços. Para fazer frente a esta tendência, esta nova edição foi revista e atualizada incorporando novos capítulos, novos exemplos e conceitos, necessários para o conhecimento de acadêmicos e profissionais que se interessam pelo assunto - todos considerando a realidade brasileira. Tabelas, checklists e conselhos para a elaboração de planejamento e a administração das variáveis controláveis de marketing tornam a leitura didática e facilmente aplicável às práticas acadêmica ou profissional de cada leitor.

Page 44: Aquisições - 2015

LEVIN, Jack. Estatística para ciências humanas. Tradução Sérgio Francisco Costa; Revisão Ana

Maria Lima de Farias. 11 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012. 458 p., il.

Estatística para ciências humanas' procura fornecer uma introdução ao tema da estatística, com explicações que mostram como os métodos estatísticos podem ser aplicados à pesquisa social. Esta edição traz, além dos exemplos passo a passo e dos exercícios, uma abordagem mais profunda de múltiplas regressões e análise de variância, bem como exercícios para aplicação no SPSS.

MACEDO, Iraélcio Ferreira; FETZNER, Néli Luiza Cavalieri; TAVARES Júnior, Nelson Carlos (Sec.

autor). Lições de gramática aplicadas ao texto jurídico. 4 ed. rev., atual. e ampl. Rio de

Janeiro: Forense, 2015. 238 p.

Sabendo das especificidades da escrita do mundo jurídico, os autores reapresentam aqui os já conhecidos tópicos de gramática Por meio de exemplos extraídos dos textos legais, da doutrina e da jurisprudência, os autores procuram retratar os fenômenos descritos pela gramática na prática do texto jurídico e enfatizar o quanto o estudo dessas questões é imprescindível para a consecução de um dos mais importantes objetivos do estudo de gramática- tornar-se um instrumento para que o ato da escrita se converta em uma prática segura e consciente Nessa perspectiva, parabenizo os autores pela ousadia deste livro, por es elecerem outro acordo com o estudo da norma culta, com vistas a uma dinamização de suas orientações e prescrições, de modo a tornar a redação do texto jurídico mais consistente e em conformidade com o novo perfil esperado dos profissionais do Direito, que pressupõe, além da capacitação técnica, a habilidade de tornar comunicável a sua ação profissional oportuna e relevante é a publicação destas Lições de gramática aplicadas ao texto jurídico, sobretudo porque realizada por um grupo de professores que, há alguns anos, se dedica à formação de futuros profissionais do Direito Trata-se, pois, de uma obra cuja autoridade nasce da práxis e da sensibilidade pedagógica de seus autores A estas Lições, desde já, é possível reputar o mérito de enfrentar com coragem um duplo

Page 45: Aquisições - 2015

desafio- o de resgatar os estudos de gramática, a despeito de muitos se insurgirem contra isso, e o de buscar aproximá-la da realidade jurídica

MACHADO, Hugo de Brito. Curso de direito constitucional tributário. 2 ed. São Paulo:

Malheiros, 2015. 416 p.

Estudo do nosso sistema tributário, de acordo com a CF de 1988, examinando seus princípios e fundamentos, as competências tributárias, conceito, características e classificação dos tributos, isenções, discriminação de rendas e as bases da legislação infraconstitucional.

MACHADO, Hugo de Brito. Curso de direito tributário. 36 ed., rev., atual. e ampl. São Paulo:

Malheiros, 2015. 562 p.

Cursos de Direito Tributário apresenta uma espécie de 'Teoria Geral' desse Direito - com seus conceitos, fundamentos e normas gerais - seguida do exame minucioso do Sistema Tributário brasileiro, institutos, regras e cada uma das figuras impositivas tributárias, estudadas sob os aspectos da competência, função, fato gerador, base de cálculo, lançamento etc.

Page 46: Aquisições - 2015

MAMEDE, Gladston. Manual de direito empresarial. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2015. 496 p. il.

Este manual compreende toda a teoria do Direito Empresarial - disciplina também chamada de Direito Comercial - em seu tronco principal: teoria geral, registro, micro e pequena empresa, nome empresarial, escrituração, estabelecimentos, marcas, patentes, software, clientela, shopping centers, franquias, ações renovatórias de aluguel, prepostos, representação comercial, sociedades simples e empresárias, sociedades limitadas, sociedades por ações, títulos de crédito, falência e recuperação de empresas. Aborda, portanto, a totalidade do conteúdo didático das disciplinas de ensino superior que se ocupam da empresa, do comércio e das relações mercantis. Destaque pela profundidade de seus estudos e pela simplicidade de seu texto, o autor fez deste Manual de direito empresarial um instrumento valioso para a compreensão das questões empresariais, tomando o cuidado de rechear a análise da matéria com a narrativa de exemplos e casos reais, facilitando a compreensão pelo leitor e pelo estudante, bem como tornando mais agradável o estudo universitário da disciplina. Fonte segura para o estudo do Direito Empresarial, este livro agradará pela clareza e qualidade, otimizando o aprendizado do fenômeno comercial no Brasil.

MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Interesses difusos: conceito e legitimação para agir. 8 ed.,

rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013. 334 p.

A presente obra apresenta de forma global e sistemática, os interesses metaindividuais, especialmente os interesses difusos. Dividida em três capítulos principais - no primeiro o autor aborda os interesses em geral relacionando-os com o Direito, no segundo, conceitua os interesses difusos, indicando suas características, suas implicações e diferenças específicas e, por fim, no terceiro capítulo dedica-se à legitimação ativa nos interesses difusos. Essa oitava edição está atualizada com os seguintes temas - o programa extrajudicial de prevenção ou reparação de danos, a criação de um cadastro nacional de processos coletivos, de inquéritos civis e de compromissos de ajustamento de conduta, entre outros.

Page 47: Aquisições - 2015

MARION, José Carlos. Análise das demonstrações contábeis: contabilidade empresarial. 7 ed.

atual. São Paulo: Atlas, 2012. 291 p., il

Este livro busca evidenciar a utilidade da demonstração contábil como instrumento de tomada de decisão. Destina-se especialmente ao curso de graduação, enfatizando a aplicação dos níveis introdutório e intermediário para analisar a situação econômico-financeira da empresa. Todos os capítulos são iniciados por uma Leitura introdutória, tratando o tema do capítulo por meio de artigos publicados pela mídia. São elaboradas questões que destacam os pontos destas leituras.Contém questões e testes sobre o capítulo; exercícios sobre o capítulo; exercícios de integração e estudos de casos. Conclui o tópico com o roteiro de trabalho de análise de uma empresa real. Atualizado conforme as Leis nº 11.638/07 e 11.941/09 e os pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) ou as IFRS.

MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 16 ed., rev. e atual. e modernizada. São

Paulo: Atlas, 2012. 531 p., il.

Este texto diferencia-se dos manuais convencionais por dar maior importância à compreensão dos relatórios contábeis do que à mecânica da escrituração e da elaboração das demonstrações financeiras. Esta abordagem é justificada por diversos fatores. O emprego generalizado de equipamentos convencionais e de computadores no processamento de dados contábeis exige que o ensino superior da Contabilidade esteja voltado mais para a natureza, o significado e as finalidades dos dados para as práticas tradicionais da escrituração. Outro fator é a utilização da Contabilidade como instrumento de decisão e de orientação gerencial. E ainda outra razão relevante é a crescente utilização da Contabilidade por não contadores nos mais diferentes setores da empresa, de Engenharia da Produção até Consultoria Jurídica. A estrutura deste texto procura atender a tais exigências fundamentando-se em um ensino diferenciado da Contabilidade. É o seguinte o conteúdo de suas quatro partes: - Análise das demonstrações contábeis - O processo contábil - O balanço patrimonial - Outras demonstrações financeiras

Page 48: Aquisições - 2015

MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial: livro de exercícios. 10 ed. São Paulo: Atlas,

2011. 158 p., il.

Esse livro dá mais importância à compreensão dos relatórios contábeis do que à mecânica da escrituração e da elaboração das demonstrações financeiras. Esta abordagem é justificada por diversos fatores. O emprego generalizado de aquipamentos convencionais e de computadores no processamento de dados contábeis exige que o ensino superior da Contabilidade esteja voltado mais para a natureza, o significado e as finalidades dos dados do que para as práticas tradicionais da escrituração. Outro fator é a utilização da Contabilidade como instrumento de decisão e de orientação gerencial. E ainda outra razão relevante é a crescente utilização da Contabilidade por não contadores nos mais diferentes setores da empresa, de Engenharia da Produção até Consultoria Jurídica. A estrutura deste texto procura atender a tais exigências fundamentando-se em um ensino diferenciado da Contabilidade. O livro apresenta os seguintes conteúdos - o processo contábil; o balanço patrimonial; outras demonstrações financeiras e anállise das demonstrações financeiras.

MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do trabalho. 31 ed. atual. São Paulo: Atlas, 2015. 998 p.

Expõe de forma didática, objetiva e prática o programa completo do Direito do Trabalho, com sólida base na Constituição, nas leis, tratados e convenções vigentes, na melhor doutrina nacional e estrangeira e na jurisprudência mais atual. O autor não só discute os vários temas propostos, indicando a posição da jurisprudência e a orientação predominante, como também propõe soluções para os problemas do dia a dia das empresas e dos sindicatos na aplicação da legislação trabalhista.

Page 49: Aquisições - 2015

MARTINS, Sérgio Pinto. Flexibilização das condições de trabalho. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2015.

164 p.

O tema flexibilização das condições de trabalho é um dos que mais empolgam o Direito do Trabalho nos dias atuais. Há necessidade de se constatar a realidade laboral para verificar como pode ser feita a flexibilização das condições de trabalho. É o que demonstra o autor neste livro, ao enfocar questões .Leitura complementar para as disciplinas Direito do Trabalho do curso de Direito, e Legislação Social ou Trabalhista dos cursos de Economia, Administração de Empresas e Contabilidade. Indicado também para candidatos de concursos públicos. Livro de referência para profissionais da área de Recursos Humanos, juízes, advogados, procuradores e a todos os que militam no foro trabalhista.

MARTINS, Sérgio Pinto. Fundamentos de direito do trabalho. 16 ed. São Paulo: Atlas, 2015.

189 p.

Este livro trata resumidamente das principais questões do Direito do Trabalho. Caracteriza-se a obra por conter os elementos indispensáveis para o entendimento do assunto, como conceitos, legislação e súmulas dos tribunais, visando facilitar o trabalho de consulta. É um texto ideal para quem está prestando concursos e precisa relembrar certos conceitos e procedimentos, principalmente para o candidato que está às vésperas de prestar o exame, propiciando-lhe condições para localizar o tema desejado com mais eficácia e rapidez e o mais atualizado possível. O aluno poderá reler o texto nos dias antes do concurso ou da prova que irá fazer. Obra de cunho prático para atender a interesses de estudantes, candidatos de concursos jurídicos e livro de referência e consulta para profissionais das áreas de Direito do Trabalho e de Recursos Humanos.

Page 50: Aquisições - 2015

MARTINS, Sérgio Pinto. Instituições de direito público e privado. 15 ed. São Paulo: Atlas, 2015.

478 p.

O autor faz a exposição didática do conceito de Direito, sua divisão, suas fontes, seus princípios, a interpretação, integração e eficácia das normas jurídicas. Na parte sobre o Direito Público, versa sobre teoria do Estado, Direito Constitucional, Administrativo, Tributário, Penal, Processual e Internacional Público. A terceira parte do livro trata do Direito Privado, dividido em Direito Civil, Comercial e do Trabalho. No capítulo sobre o Direito Civil, são feitas referências à parte geral, direito das coisas, das sucessões, de família, das obrigações e contratos. Na parte relativa ao Direito Comercial, são analisados o empresário, a empresa, sociedades mercantis, contratos mercantis, títulos de crédito, falência e concordata e direito do consumidor. No último capítulo são dadas noções de ética profissional.

MATHIAS, Washington Franco. Matemática financeira. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2014. 416 p.

Esta livro reuni uma série de características, destacando-se entre elas sua operacionalidade e seu conseqüente teor prático, expresso em cada capítulo, não só pela forma com que a matéria é apresentada, como também pelo número de exercícios propostos e resolvidos, por meio dos quais tornam possíveis a revisão e a aplicação da matéria estudada.

Page 51: Aquisições - 2015

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Fundamentos da administração: introdução à teoria geral

e aos processos da administração. 3 ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2015. 312

p.

O livro apresenta dois assuntos principais - a evolução das ideias da administração e as funções do processo de administração (planejamento, organização, liderança, execução e controle). O texto foi planejado como apoio para uma disciplina introdutória, oferecendo aos professores a possibilidade de montar uma grade com os temas de sua preferência.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à

revolução digital. 7 ed., rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2012. 480 p., il.

Esta obra pretende apresentar a evolução das ideias na história das organizações e da administração. Trata de temas como - Administração científica; Escola do processo administrativo; Sistema Toyota de Produção; Modelo japonês de administração; Pensamento sistêmico; Ética e responsabilidade social; Administração participativa; dentre outros.

MEDEIROS, João Bosco. Redação empresarial. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010. 251 p., il.

Page 52: Aquisições - 2015

Esse texto trata da teoria da redação, procura solucionar dúvidas e expor alternativas capazes de tornar a mensagem eficaz. As técnicas apresentadas visam simplificar a linguagem, livrá-la dos empecilhos que prejudicam a decodificação e a comunicação. O texto traz apresentações de temas relevantes para a elaboração de um texto; exposição sobre o uso da linguagem adequada par alcançar uma resposta - clareza no desenvolvimento das ideias e cuidado com a correção gramatical; e orientações para a simplificação e renovação da linguagem no ambiente organizacional. O livro traz ainda capítulos que focalizam técnicas de elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

MEIRELLES, Hely Lopes; ALEIXO, Délcio Balestero; BURLE FILHO, José Emmanuel (Sec. autor).

Direito administrativo brasileiro. 41 ed., atual. São Paulo: Malheiros, 2015. 959 p.

Continuamente enriquecida e atualizada em suas sucessivas edições, trouxe, sempre, a melhor doutrina, a mais atualizada jurisprudência e referências à legislação em vigor - aliando, assim, a teoria à prática, buscando soluções e construindo conceitos, formulando e aplicando o Direito Administrativo à realidade do País.

MIRABETE, Julio Fabbrini; FABBRINI, Renato N. (Sec. autor). Manual de direito penal: volume

1, parte geral, arts. 1º a 120 do CP. 31 ed.rev., e atual. São Paulo Atlas, 2015. 467 p. v.1.

Atualizado de acordo com os diplomas legais que implicam alterações do Direito Penal objetivo pátrio, este manual constitui texto básico para o estudo da Parte Geral do Código Penal e para a solução dos problemas surgidos na aplicação da lei penal. Este volume inclui comentários a respeito das leis que têm repercussões no campo do Direito Penal, referências a outras obras doutrinárias e indicações de decisões dos tribunais brasileiros relativas às questões examinadas, auxiliando o acesso aos repositórios de jurisprudência. Esta obra encontra-se atualizada até 5 de janeiro de 2015. Livro-texto para a disciplina

Page 53: Aquisições - 2015

Direito Penal do curso de graduação em Direito. Manual de consulta para advogados, profissionais da área penal e candidatos a concursos públicos de ingresso em carreiras jurídicas.

NADER, Paulo. Curso de direito civil: parte geral. 9 ed., rev. e atual. Rio de Janeiro, RJ: Forense,

2013. V. 1. 559 p.

Afirme-se, enfaticamente, o óbvio que se descortina - é obra perene a merecer os mais elevados e permanentes postos na preferência desta e de futuras gerações de acadêmicos e profissionais. E justamente este volume é o feliz intróito ao sucesso editorial que facilmente se prevê pela simples leitura da obra. Os temas aqui tratados, complexos embora, se tornam facilmente apreendidos pela sedução da palavra simples, densa, profunda e precisa, característica exclusiva dos grandes professores de Direito. Aprecie o leitor, com vagar e prazer, os ensinamentos que são colhidos de forma objetiva, direta, suave e finamente espiritual (...). Os sólidos fundamentos éticos e jurídicos que embasam o autor concedem-lhe o inestimável poder de navegar facilmente por temas complexos (...) Daí bem se vê o quanto está responsavelmente entranhada no espírito do autor a legítima preocupação com os seus papéis sociais de doutrinador e de magistrado. Sabe que o juiz tem a função social de resolver em cada caso concreto os conflitos de interesses que lhe são apresentados, mas somente se legitima nesta função se percebe a importância do tratamento isonômico, assim evitando a perplexidade do jurisdicionado que não pode se conformar com o tratamento díspare. Sabe e ressabe o autor que o genuflexo reconhecimento de todos sobre o seu honesto viver de doutrinador é o que impregna todas as suas obras, lhe dá a confiabilidade de todos, a admiração de legiões, e, não finalmente, mas permanentemente, o reconhecimento de que este Curso de Direito Civil é obra perene.' - Nagib Slaibi Filho

NADER, Paulo. Introdução ao estudo do direito. 37 ed., rev. e atual. Rio de Janeiro, RJ:

Forense, 2015. 419 p.

Page 54: Aquisições - 2015

Esta obra aborda - O estudo do Direito; A dimensão sociológica do Direito; A noção do Direito; Fontes do Direito; Técnica jurídica; Relações jurídicas; Dos fatos jurídicos; Enciclopédia jurídica; Fundamentos do Direito.

NALINI, José Renato. Ética geral e profissional. 11 ed., rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista

dos Tribunais, 2014. 813 p.

“2013 foi o ano em que, além do julgamento da ação penal que ficou conhecida como ‘Mensalão’, o

povo saiu às ruas para manifestações difusas. O pretexto foi o aumento da tarifa de ônibus – 20 centavos

– mas logo o clamor se tornou mais intenso e mais amplo. O povo protestou contra uma série de fatores

que comprometem a idoneidade da nação brasileira. Se alguns detectam a ausência de uma pauta

legítima, definida e consistente, pode-se sintetizar o desconforto dos brasileiros com a falta de ética

dos detentores de poder. A democracia representativa já não responde aos anseios do povo esclarecido.

NAMBA, Edison Tetsuzo. Manual de bioética e biodireito. 2 ed. ampl., atual. e rev. São Paulo:

Saraiva, 2015. 248 p.

Devido aos avanços tecnológicos, a abordagem da ética, da bioética e do biodireito é importante, a fim de se valorarem as condutas humanas. A ética é concebida diferentemente no espaço e no tempo, por diversos povos. Por isso mesmo, busca-se a resposta na bioética, que se mostra insuficiente. Em consequência, delineia-se o biodireito, enfrentando-se vários problemas que afligiam e afligem a humanidade. São objeto de estudo deste livro temas como; - A dignidade da pessoa humana, principalmente em quem é seu titular, com reflexos no estudo do nascituro e do embrião; - O aborto, sua configuração como crime e exceções; - A retirada do feto anencéfalo do útero materno; - A pesquisa com células-tronco embrionárias na Lei nº 11.105/2005; - A clonagem humana (reprodutiva e terapêutica) e seu acolhimento, ou não, pelo ordenamento jurídico; - A experimentação com seres humanos e suas limitações; - A reprodução assistida, sem

Page 55: Aquisições - 2015

previsão legal para sua execução; - A mudança de sexo e a possibilidade de se consignar isso no assento registral; - A transfusão de sangue e a sua impossibilidade pela consciência religiosa professada; - O transplante de tecidos, órgãos e partes do corpo, sua gratuidade e a verificação do momento da morte para suas extrações; - A eutanásia e sua distinção com a distanásia, a ortotanásia, a mistanásia e o suicídio assistido.

NASCIMENTO, Sebastião Vieira do. Matemática comercial e financeira: 100 perguntas com

respostas comentadas. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010. 149 p.

Aqui é apresentado ao leitor respostas para perguntas sobre capitalização simples - juros e descontos; equivalências de taxas e de capitais. E também, respostas para perguntas sobre matemática financeira - juros compostos; taxas nominal, efetiva e real; equivalências de taxas e de capitais; séries de pagamentos ou recebimentos iguais; taxa interna de retorno; sistemas de amortização e inflação.

NEGRÃO, Ricardo. Manual de direito comercial e de empresa: teoria geral da empresa e

direito societário. 12 ed. São Paulo: Saraiva, 2015. 578 p. v. 1.

Este manual se dedica ao estudo dos institutos de direito comercial e de empresa à luz das alterações legislativas. O primeiro volume, dividido em 26 capítulos, busca fazer uma abordagem histórica do direito comercial, analisar suas fontes, definir comerciante, atos de comércio, empresa e empresário e discorrer sobre o estabelecimento empresarial e o ponto comercial. Em seguida, pretende tratar da propriedade industrial, examinando o instituto das patentes e o registro de desenho industrial e de marca e indicações geográficas. Adiante, pretende versar sobre o nome empresarial e os livros empresariais. Parte então para o estudo do direito societário, traçando primeiramente aspectos gerais das sociedades, os princípios gerais da responsabilidade das sociedades e dos sócios e

Page 56: Aquisições - 2015

os pontos em comum na constituição de uma sociedade. Por fim, visa analisar cada espécie societária, principalmente as limitadas e as sociedades por ações.

NERY JÚNIOR, Nelson; NERY, Rosa Maria Andrade (Sec. autor). Código civil comentado. 11 ed.,

rev. ampl. e atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014. 2512 p.

Na atualização foram levadas em consideração as contribuições e críticas que nos têm sido enviadas pelos cuidadosos leitores, bem como as alterações provocadas pela legislação superveniente, e, ainda, os entendimentos jurisprudenciais recentes mais relevantes dos tribunais do País, inclusive sumulados. Demos ênfase especial aos aspectos dos Contratos (parte geral e contratos em espécie), assim como ao Direito de Família, tendo em conta as sensíveis modificações por que tem passado a família na sociedade brasileira, merecendo do direito preocupação singular.

NEVES, Silvério das; VICECONTI, Paulo Eduardo Vilchez (Sec. autor). Contabilidade avançada: e

análise das demonstrações financeiras. 17 ed., rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2013. 656 p., il.

Contabilidade avançada e análise das demonstrações financeiras' traz as modificações introduzidas pela legislação e pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), dentre as quais se destacam; - Aplicação da Lei das Sociedades por Ações a Sociedades de Grande Porte, assim definidas em função do volume de seu faturamento ou de ativos de sua propriedade. - Modificação da Estrutura do Balanço Patrimonial e a extinção dos grupos denominados Ativo Diferido e Resultado de Exercícios Futuros. - Mudança na forma de apresentação e de conteúdo na Demonstração do Resultado do Exercício. - Criação da Demonstração do Resultado Abrangente do Período. - Introdução da obrigatoriedade da elaboração da Demonstração de Fluxos de Caixa e, para as companhias abertas, da Demonstração do Valor Adicionado e a técnica a ser utilizada para elaborar essas novas demonstrações. - Nova estrutura da Demonstração das

Page 57: Aquisições - 2015

Mutações do Patrimônio Líquido. - Extinção das Reservas de Capital de Prêmios na Emissão de Debêntures e de Subvenções e Doações para Investimento, substituídas pela criação das Reservas de Lucros para essas receitas. - Instituição de novos critérios de avaliação de Ativos e Passivos, com a introdução do conceito de valor justo (fair value). - Instituição do teste de recuperabilidade do valor dos ativos (impairment test), dos ajustes de avaliação patrimonial, dos ajustes a valor presente de ativos e passivos e dos ajustes de conversão cambial. - Nova definição de empresas coligadas. - Novo tratamento da combinação de negócios, com a criação do conceito de mais valia dos ativos.

NIYAMA, Jorge Katsumi. Contabilidade internacional. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2010. 157 p.

A obra começa por enfatizar a questão do ambiente legal e institucional da contabilidade no Brasil, destacando sua evolução e a trajetória, a influência governamental na promulgação de normas contábeis, o nível de atuação dos profissionais da área, as características da educação na área contábil e os respectivos desafios. Apresenta uma abordagem da participação dos auditores independentes vis-à-vis à estrutura empresarial vigente no país. As principais causas das diferenças internacionais na elaboração e apresentação das demonstrações contábeis (financial reporting) também são analisadas, além da discussão das principais divergências nos critérios de reconhecimento e mensuração, mediante a comparação das normas brasileiras, internacionais e norte-americanas. A obra também apresenta o ambiente legal e regulamentar da contabilidade em países do modelo anglo-saxão, do modelo da Europa Continental e dois países que aparentemente têm 'luz própria', ora apresentando características de um, ora do outro (no caso, Japão e Holanda). Por fim, faz uma comparação das exigências de evidenciação de dois dos mais representativos organismos mundiais que tratam da normatização contábil - o IASB e o FASB.

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito penal. 11 ed. rev., atual. e ampl. Rio de

Janeiro: Forense, 2015. 1222 p.

Page 58: Aquisições - 2015

A minha parceria com a Editora Forense pretende ratificar o ideal de inovação, certeza de conteúdo estudado e renovado, além de sedimentar o espaço para novas obras, sempre e cada vez mais. Este é o perfil desta 11ª edição do 'Manual de Direito Penal', renovado, revisto, atualizado e aumentado, com o selo da tradição Forense, pela progressista direção do Grupo Editorial Nacional. Acredito em evolução, progresso e aprimoramento, motivo pelo qual me empenho, a cada nova obra, para apresentar ao leitor o melhor de meu estudo, raciocínio e doutrina. Esforço-me a corrigir erros, acolher críticas, repensar o Direito Penal e o Processo Penal diuturnamente, tecendo sempre novas edições das obras conhecidas com conteúdo destacado e aprimorado. Saúdo meus companheiros de editora nesta longa jornada pelas letras jurídicas, onde me encontro há mais de duas décadas. Ao leitor, meu inestimável agradecimento pela confiança em mim estabelecida. Guilherme de Souza Nucci. A experiência auferida nos vários anos de magistério, em cursos de graduação, preparação para concursos públicos e pósgraduação, permitiu ao autor elaborar um Manual de Direito Penal que contém, em um só volume, toda a matéria, sem perda de conteúdo. Para tanto, é apresentada ao leitor uma parte geral expositiva, contendo o programa de direito penal das faculdades de direito e dos editais de concurso, bem como uma parte especial esquemática, expondo cada tipo penal com suas principais particularidades e pontos relevantes. O autor revela, ainda, as variadas posições doutrinárias discrepantes em assuntos polêmicos, manifestando sempre seu entendimento.

NUNES, Rizzatto. Curso de direito do consumidor. 10 ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2015.

936 p.

Este inédito estudo vem a lume trazendo a sistematização das normas e princípios consumeristas. Os primeiros itens desenvolvem o escorço histórico do direito do consumidor e abordam os princípios constitucionais de proteção ao consumidor. Em seguida são conceituados institutos essenciais como relação de consumo, consumidor e fornecedor, produto e serviço e outros. Adiante, examinam-se os direitos básicos do consumidor e os princípios contidos no CDC.

Page 59: Aquisições - 2015

OLIVEIRA, Aristeu de. Manual de prática trabalhista. 49 ed. São Paulo: Atlas, 2014. 965 p.

Este livro apresenta a prática necessária para a administração e elaboração das rotinas trabalhistas, orientando a empresa nas suas relações legais com empregados e órgãos da administração pública. O texto baseia-se, sobretudo, na interpretação dos direitos e obrigações e na observância dos preceitos legais consubstanciados na CLT e na Lei Orgânica da Seguridade Social. Combina leis trabalhistas e previdenciárias com suas práticas e ilustra-as com grande número de formulários. Escrito em linguagem simples e acessível, seu objetivo é orientar com segurança os procedimentos rotineiros de profissionais da área. Além da sua característica de aplicar racionalmente a legislação do trabalho e previdenciária em vigor, oferece o instrumental necessário ao profissional no desempenho de suas funções de maneira completa e inequívoca. Apresenta também as inovações e as mudanças, procurando interpretar a norma jurídica, juntamente com as portarias, ordens e instruções de serviço, avisos, modelos e formulários. Eis um resumo do conteúdo - Orientação trabalhista - admissão de pessoal; salários; 13º salário; horário de trabalho; jornada de trabalho; período de descanso; férias; FGTS; PIS; trabalho da mulher; trabalho do menor; contribuinte individual; rescisão de contrato de trabalho; Cipa; multas trabalhistas; justa causa; justiça do trabalho; trabalho temporário; programa de participação nos lucros ou resultados; estabelecimento particular de ensino; contrato de trabalho por prazo determinado. Orientação previdenciária - implantação do Plano de Custeio e de Benefícios da Previdência Social; beneficiários; segurados; contribuição; dependentes; prestações; seguros de acidentes do trabalho; multa previdenciária. Manual de consulta indispensável para advogados e profissionais da área trabalhista e previdenciária, contadores, administradores de empresas, peritos trabalhistas e estudantes. Recomendado também para sindicatos e órgãos de classe.

OLIVEIRA, Luís Martins de (et al.). Manual de contabilidade tributária: textos e testes com as

respostas. 13 ed. São Paulo: Atlas, 2014. 423 p.

Este livro apresenta os temas atuais da Contabilidade Tributária de máximo interesse para professores, estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas contábil, administrativa e jurídica. Aborda com profundidade os tributos diretos (Imposto de Renda, Contribuição Social) e indiretos (ICMS, IPI, ISS e outros) que impactam as atividades das pessoas jurídicas, com especial enfoque sobre o tratamento contábil. Em sua fase introdutória, apresenta os conceitos e aspectos do Código Tributário Nacional. Dedica capítulos específicos para o estudo das normas de escrituração dos livros fiscais e contábeis exigidos pela legislação do Imposto de Renda, como o livro Caixa e Lalur. Inclui itens relacionados com a Folha de Pagamento e Encargos Sociais, explicando parte da legislação trabalhista e detalhando com exemplos práticos os procedimentos contábeis.

Page 60: Aquisições - 2015

Contém também o estudo de temas mais avançados da Contabilidade Tributária, como os dados fiscais e legais dos processos de reestruturações societárias (fusão, cisão e incorporação de empresas), avaliação de investimentos em participações societárias, reavaliação de ativos, juros sobre capital próprio, tributação internacional, auditoria fiscal. Livro-texto para as disciplinas Contabilidade Fiscal e Tributária, Estratégia e Planejamento Tributário, Direito Tributário, Auditoria Fiscal e Contabilidade Avançada dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração, Contabilidade, Controladoria e Direito Tributário. Recomendado também para os Cursos Preparatórios para Concursos Públicos e para a formação de profissionais para os departamentos fiscais e tributários das empresas.

PADOVEZE, Clóvis Luís, BENEDICTO, Gideon Carvalho de; LEITE, Joubert da Silva Jerônimo (Sec.

autor). Manual de contabilidade internacional: IFRS: US Gaap: BR Gaap: teoria e prática. São

Paulo: Cengage Learning, 2012. 586 p.

As leis n° 11.638/2007 e n° 11.941/2009, que altera ram a Lei n° 6.404/1976 (Lei das Sociedades por Ações), criaram as condições para que o Brasil participe definitivamente do processo mundial de convergência das normas e práticas contábeis internacionais (International Accounting Standards - IAS - e International Financial Reporting Standards - IFRS), emitidas pelo International Accounting Standards Board (Iasb). Tais normas estão sendo introduzidas no Brasil pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), que emite seus pronunciamentos em consonância com as práticas internacionais. Estas são, posteriormente, aprovadas pelos órgãos reguladores para a sua efetiva aplicação pelas entidades brasileiras. Tendo como referência essa situação, o objetivo deste manual é apresentar e disponibilizar ao público interessado, na teoria e na prática, as práticas contábeis brasileiras e internacionais, especialmente as norte-americanas, relacionadas com a elaboração e apresentação de demonstrações contábeis e notas explicativas. Conceitos econômicos que os autores consideram importantes para o entendimento e aplicação das práticas contábeis são apresentados em capítulos que tratam dos fundamentos da conversão das demonstrações contábeis em moeda estrangeira e dos conhecimentos necessários para o entendimento da questão cambial, tanto em termos de competitividade como dos fundamentos para a gestão dos eventos cambiais.

Page 61: Aquisições - 2015

PAGAN, Marcos. Ética profissional. São Paulo: Atlas, 2010. 145 p.

A Coleção Concursos Jurídicos, coordenada por Ana Flávia Messa, é um conjunto de obras destinadas aos estudantes que irão prestar os rigorosos exames destinados à carreira pública, em especial para Magistratura, Ministério Público, Procuradoria e Defensoria Pública. Elaboradas por professores que, a par de suas atividades nas diversas áreas jurídicas, têm reconhecida experiência em cursos preparatórios, essas obras aliam, ao rigor dos conceitos nelas expostos, a qualidade de seus conteúdos e a clareza na apresentação dos temas tratados. Representam, enfim, valiosa contribuição para os estudiosos do Direito. Apresentação da coleção

PASSOS, Carlos Roberto M. (Carlos Roberto Martins; NOGAMI, Otto (Sec. autor). Princípios de

economia. 6 ed. rev. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 670 p., il.

Este livro é dividido em três partes- Introdução aos Problemas Econômicos, Noções Gerais de Microeconomia e Noções Gerais de Macroeconomia. A primeira parte, Introdução aos Problemas Econômicos, trata da conceituação da Ciência Econômica, a maneira pela qual as sociedades se organizam a fim de resolver suas questões econômicas fundamentais- economia de mercado, economia planificada centralmente e economia mista. A segunda parte, Noções Gerais de Microeconomia, tem início com a definição do objeto de estudo da Teoria Microeconômica. Faz análise do funcionamento do mercado por intermédio do modelo de oferta e de demanda. Analisa a Teoria da Produção e a Teoria dos Custos para depois estudar a maneira pela qual produção e preços são determinados em cada estrutura mercadológica específica- Concorrência Perfeita, Monopólio, Concorrência Monopolista e Oligopólio. A terceira parte, Noções Gerais de Macroeconomia, analisa, inicialmente, a evolução da Teoria Macroeconômica. Estuda as questões relativas à con ilidade nacional e os problemas de medida existentes, assim como a teoria da determinação da renda e a política fiscal, a moeda e a política monetária, além dos problemas da inflação e do emprego. Aborda ainda questões relativas às relações

Page 62: Aquisições - 2015

internacionais e ao desenvolvimento econômico. Escrito em linguagem acessível, o texto traz abordagem atual, apresentando exercícios ao final de cada capítulo que permitem ao aluno consolidar seus conhecimentos, além de um apêndice com estatísticas relevantes sobre a economia brasileira que permitirão ao leitor es elecer contato com as teorias e os conceitos discutidos e com a realidade que o cerca. Os dados estatísticos referentes à economia brasileira foram atualizados

PASSOS, Elizete. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2014. 184 p.

A sociedade brasileira vive nas últimas décadas um surto de preocupação com a ética. Nos anos 90, houve maior demanda da ética por parte da sociedade, devido ao aguçamento de velhas questões, a exemplo do descrédito do povo quanto ao padrão ético dos aparelhos do Estado e à falta de cumprimento das leis, culminando com o impeachment de um Presidente da República, em 1992. Essa onda de atos e fatos ilegais e ou imorais tem atingido também as empresas, sempre tidas como avessas a princípios morais. Em que situação elas se encontram quanto à questão? Que valores estão orientando sua prática? Que benefícios uma empresa ética agrega? Pode-se confiar na responsabilidade social que muitas afirmam estar praticando? Que lugar é concedido ao ser humano dentro de uma empresa? Essas e muitas outras questões são abordadas neste livro, que se insere no contexto de tudo o que se discute no mundo atual. Até porque a sociedade hoje está mais atenta e cobra o fim da impunidade. Seus conceitos podem ser discutidos tanto no meio acadêmico, como no próprio seio familiar, nas organizações públicas, nas empresas e onde quer que pessoas estejam em contexto de grupo.

PATRUS-PENA, Roberto; CASTRO, Paula Pessoa de (Sec. autor). Ética nos negócios: condições,

desafios e riscos. São Paulo: Atlas, 2010. 205 p.

Page 63: Aquisições - 2015

O desafio da busca de harmonia entre o discurso ético e sua prática efetiva exige o aperfeiçoamento constante da teoria para orientar sua aplicação empírica. A emergência da reflexão ética no campo da administração não assegura uma mudança de paradigma no modelo tradicional de fazer negócio. A possibilidade de a ética nos negócios constituir-se como uma alternativa depende da vigilância científica para impedir que um novo modelo seja pensado à luz de paradigmas antigos. O discurso da ética corre o risco de ser apropriado pelas empresas com o propósito de maquiar ações que prejudicam trabalhadores, clientes, comunidades e outros stakeholders. O marco referencial apresentado neste livro traz uma versão integradora de três dimensões indissociáveis de ética- a convicção, a responsabilidade e a virtude. Este modelo orienta as pesquisas na área de ética nos negócios e aponta as possibilidades para que a ética esteja imbricada nos processos cotidianos do fazer empresarial.

PERES, Adriana Manni; MARIANO, Paulo Antonio (Sec. autor). ICMS e IPI no dia a dia das

empresas: teoria e prática. 8 ed. São Paulo: IOB Folhamatic, 2013. 624 p.

Este livro traz todos os procedimentos relacionados à tributação do ICMS e do IPI que devem ser seguidos pelos profissionais da área. Na primeira parte, os autores discutem os conceitos gerais do ICMS fundamentados na Lei Complementar nº 87/1996, que é o arcabouço jurídico de todas as legislações estaduais que regulamentam a cobrança deste imposto.

Page 64: Aquisições - 2015

PEREZ JÚNIOR, José Hernandez. Auditoria de demonstrações contábeis: normas e

procedimentos. 5 ed., atual. São Paulo: Atlas, 2012. 183 p., il.

Esta obra aborda as Normas Brasileiras de Contabilidade, emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), relativas à prática da auditoria independente, convergidas para as normas internacionais de auditoria, com o objetivo de possibilitar ao leitor uma visão conceitual, técnica e profissional do assunto. Sumário - Prefácio; Noções Gerais sobre Auditoria; Treinamento Técnico do Auditor; Competência Profissional; Independência Mental; Zelo Profissional; Planejamento de Auditoria; Supervisão e Controle de Qualidade; Avaliação dos Controles Internos; Evidenciação de Auditoria; Documentação de Auditoria - Papéis de Trabalho; Programas de Auditoria; Procedimentos de Auditoria; Relatório dos Auditores Independentes.

PIMENTA, Maria Alzira de Almeida. Comunicação empresarial: conceitos e técnicas para

administradores. 7 ed., rev. e ampl. Campinas, SP: Alínea, 2010. 223 p., il.

Comunicar-se é considerado um desafio complexo e fascinante que interfere na qualidade de vida pessoal e profissional de todas as pessoas. Na empresa, a competência em lidar com a Comunicação pode determinar o sucesso na definição, socialização e concretização das metas, junto ao público interno. Além disso, possibilita a criação e manutenção da imagem institucional que será veiculada para os consumidores, colaboradores e governo. Este livro trata da Comunicação Empresarial apresentando, primeiramente, os conceitos básicos e um panorama da comunicação ao longo do tempo, ressaltando como a tecnologia - televisão, vídeo, satélite, computador, internet etc. ampliaram sua abrangência e importância. Na segunda parte do livro, relacionam-se temas de administração e de comunicação - eficiência, eficácia, sinergia, cultura organizacional, 'rádio peão', gestão do conhecimento etc. - procurando ressaltar a importância do fator humano na administração moderna. E, finalmente, apresenta técnicas e ideias que podem auxiliar qualquer profissional a comunicar-se melhor no seu cotidiano - na participação de entrevistas, debates, reuniões e outros.

Page 65: Aquisições - 2015

PINHO, Diva Benevides; VASCONCELLOS, Marcos Antonio S. de (org.); GREMAUD, Amaury

Patrick (et al.). Manual de economia. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2011. 670 p., il.

Manual de Economia chega à 6ª edição ainda mais completo e atualizado. Seu caráter abrangente e moderno permite a adoção não só em cursos de Economia, mas também em todos os cursos que necessitam de conhecimentos na área. Escrita por uma equipe formada pelos mais gabaritados professores e profissionais de Economia do Brasil, a obra tornou-se referência no meio acadêmico e é bibliografia obrigatória em diversas instituições de ensino do País. Leitura essencial para todos os que pretendem iniciar ou já iniciaram seus estudos em Economia, a obra firmou-se não só como livro-texto para os mais diversos cursos como também tornou-se fonte de pesquisa para alunos, acadêmicos e interessados no tema.

PISCITELLI, Roberto Bocaccio; TIMBÓ, Maria Zulene Farias (Sec. autor). Contabilidade pública:

uma abordagem da administração financeira pública. 13 ed., rev. e ampl., atual. até maio de

2014. São Paulo: Atlas, 2014. 452 p., il.

A Contabilidade Pública constitui uma das subdivisões da Contabilidade Aplicada a diferentes tipos de atividades, de entidades. Seu campo de atuação é, assim, o das pessoas jurídicas de Direito Público interno - União, Estados, Distrito Federal, Municípios e suas autarquias -, bem como o de algumas de suas entidades vinculadas - fundações públicas e empresas públicas, estas pelo menos quando utilizam recursos à conta do Orçamento Público. Trata-se, pois, das aziendas ou entidades públicas (não apenas de Direito Público), integrantes da estrutura da Administração e sujeitas a seu controle; outras entidades com essas características, entretanto, em que se destacam as sociedades de economia mista e outras constituídas segundo as normas do Direito Privado, praticam normalmente a Contabilidade Empresarial. Esta obra, tendo adotado uma concepção moderna, diversa da abordagem tradicional, delimitou o campo de aplicação desse ramo da Contabilidade, identificando tipos de órgãos e entidades da Administração e descrevendo a natureza e gestão de seus recursos. Nesse contexto, a informação contábil é o elemento fundamental de toda a dinâmica do processo, que se inicia com a elaboração, discussão e aprovação do orçamento, tem sequência com a programação financeira, materializa-se com a execução das atividades e projetos e se complementa com a verificação da realização dos objetivos e metas governamentais e sua avaliação. Livro-texto para as disciplinas Contabilidade Pública, Administração Financeira e Orçamento Público dos cursos de graduação em Ciências Contábeis e em Administração. Leitura complementar para as disciplinas Finanças Públicas e Economia do Setor Público dos cursos de Administração Pública e Economia, bem como Imitações e Contratos dos cursos de Direito. Leitura recomendada para profissionais das áreas contábil e financeira governamentais e de empresas estatais, bem como para candidatos a concursos públicos.

Page 66: Aquisições - 2015

PUCCINI, Abelardo de Lima. Matemática financeira: objetiva e aplicada. 9 ed. São Paulo:

Elsevier, 2011. 353 p.

A obra do Professor Puccini, em sua 9ª edição, procura ensinar estudantes e profissionais a usar a Matemática Financeira. Através de seu instrumento, a HP 12C, este livro ensina conceitos e prática de maneira que busca ser objetiva. O CD contém 200 exercícios para autoavaliação, um simulador da HP 12C com base no Office Excel, diversos artigos e apêndices.

QUINTANA, Alexandre Costa (et al.). Contabilidade pública: de acordo com as novas normas

brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público e a lei de responsabilidade fiscal. São

Paulo: Atlas, 2011. 243 p.

Este livro tem por finalidade rediscutir a Contabilidade Pública. Na área pública, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) editou um conjunto de Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor público, que passaram a definir alguns parâmetros de registro, mensuração e evidenciação da informação contábil no setor público. Outra característica da obra é a disposição dos temas, onde os assuntos da Contabilidade Pública são abordados seguindo a ordem dos temas da Lei de Responsabilidade Fiscal. O livro ainda traz à discussão alterações introduzidas na área contábil, em conjunto com aspectos relacionados à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Page 67: Aquisições - 2015

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade de custos fácil. 9 ed. São Paulo: Saraiva, 2014. 261 p., il.

O livro foi elaborado para atender ao conteúdo programático tanto dos cursos de bacharel em Ciências Contábeis como dos cursos para os quais sejam exigidos do estudante conhecimentos de contabilidade, sejam eles de nível médio ou superior, com ênfase, ainda, nos conteúdos programáticos ministrados em cursos preparatórios para concursos públicos. A obra apresenta os assuntos de forma lógica, sem perder de vista a sintonia com a matéria, o que facilita a aprendizagem. Assim, progressivamente, o leitor dominará todo o mecanismo que envolve o processo contábil, ainda que nunca tenha estudado contabilidade. Além disso, o livro está atualizado conforme as Leis no 11.638/2007 e no 11.941/2009 e NBCS TGS convergentes com as Normas Internacionais de Contabilidade IFRS, o que o torna ainda mais útil a todos os interessados no assunto. O objetivo desta obra é, portanto, traduzir para uma linguagem de fácil entendimento, sem omitir nenhuma informação contábil, todos os temas dos programas de contabilidade geral, contribuindo para torná-la cada vez mais acessível a um universo maior de pessoas.

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade geral fácil. 9 ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 545 p., il.

O livro foi elaborado para atender ao conteúdo programático tanto dos cursos de bacharel em Ciências Contábeis como dos cursos para os quais sejam exigidos do estudante conhecimentos de contabilidade, sejam eles de nível médio ou superior, com ênfase, ainda, nos conteúdos programáticos ministrados em cursos preparatórios para concursos públicos. A obra apresenta os assuntos de forma lógica, sem perder de vista a sintonia com a matéria, o que facilita a aprendizagem. Assim, progressivamente, o leitor dominará todo o mecanismo que envolve o processo contábil, ainda que nunca tenha estudado contabilidade. Além disso, o livro está atualizado conforme as Leis no 11.638/2007 e no 11.941/2009 e NBCS TGS convergentes com as Normas Internacionais de Contabilidade IFRS, o que o torna ainda mais útil a todos os interessados no assunto. O objetivo desta obra é, portanto, traduzir para uma linguagem de fácil entendimento, sem omitir nenhuma

Page 68: Aquisições - 2015

informação contábil, todos os temas dos programas de contabilidade geral, contribuindo para torná-la cada vez mais acessível a um universo maior de pessoas.

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade intermediária. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 447 p.

Traz como temas O plano de contas, Constituição das empresas, Operações com mercadorias, Operações com pessoal, Operações financeiras, Operações com ativo permanente, Tópicos especiais, Operações envolvendo contas de resultado, Apuração, deduções, participações e destinações do resultado e Demonstrações contábeis.

SÁ, Antonio Lopes de. Ética profissional. 9 ed., rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2015. 312 p.

O livro estuda a consciência ética e o dever ético com base em filósofos clássicos e modernos no que diz respeito à ética profissional na sociedade contemporânea. Embora direcionada preferencialmente às Ciências Contábeis, a obra busca ser uma fonte de referência sobre o tema para professores, estudantes e profissionais das mais diversas áreas.

Page 69: Aquisições - 2015

SÁ, Antonio Lopes de; HOOG, Wilson Alberto Zappa (atual.). Fundamentos da contabilidade

geral: introdução ao conhecimento prático e doutrinário da ciência contábil moderna. 4 ed.

rev. e atual. Curitiba: Juruá, 2012. 392 p.

Obra dedicada a uma introdução ao conhecimento contábil, obedecendo a uma sequência lógica que conduz o leitor a entender as bases sobre a matéria. Neste livro, o leitor poderá encontrar referências desde a gênese da Contabilidade até os processos adotados no início do século XXI. Faz uma separação entre o que é a informação contábil e a explicação desta, ou seja, evidencia o quanto é importante não só conhecer o que acontece, mas, especialmente, saber por que acontecem as transformações da riqueza das empresas e das instituições. Oferece os elementos para que se tenha uma visão sobre o assunto, com enfoques que ensejam o entendimento das doutrinas superiores da disciplina, partindo do que existe de elementar. Está dedicada, exatamente, a possibilitar ao leitor uma ideia sobre todos os pontos elementares, desde os conceitos, princípios e métodos até referências a tecnologias como as da perícia, auditoria e outras. Apresenta modelos e orientações práticas, inclusive um plano de contas e demonstrações.

SÁ, Antonio Lopes de; HOOG, Wilson Alberto Zappa (Sec. autor). Corrupção, fraude e

contabilidade. 4 ed., rev. e atual. Curitiba, PR: Juruá, 2012. 218 p.

Esta obra pretende apresentar diferentes tipos de fraudes e de depravação dos costumes, e oferecer auxílio na proteção do patrimônio pessoal, revendo os controles internos de sua organização. Procura trazer assuntos como a segurança e a confiabilidade nas informações geradas pelos registros contábeis, a boa-fé, as tramas, os conluios, a contabilidade criativa, os balanços maquiados, os atos profanos, as corrupções e as fraudes das tidas como mais singelas às mais complexas.

Page 70: Aquisições - 2015

SANTOS, Cleônimo dos. Como calcular e recolher PIS/PASEP e COFINS. 9 ed. São Paulo: IOB

Folhamatic, 2013. 369 p.

Esta obra consolida e atualiza uma gama de instruções sedimentadas ao longo dos anos. O autor manteve a proposta firmada em suas edições anteriores, ou seja, a de levar ao leitor uma visão geral e prática sobre duas contribuições que afetam praticamente a totalidade das empresas- a contribuição para o PIS-Pasep e a Cofins. Devido as suas similaridades e, também, em face da sedimentação do sistema não cumulativo, as contribuições são tratadas conjuntamente, o que certamente facilita a vida do profissional na aplicação prática dos conceitos apresentados. Essas duas contribuições têm como fato gerador o faturamento mensal, assim entendido o total das receitas auferidas pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou classificação contábil. O livro disseca esses conceitos (faturamento e receita bruta), levando ao leitor maior segurança na hora de apurar as contribuições.

SANTOS, João José dos. IFRS: manual de contabilidade internacional. São Paulo: Lex, 2012. 416

p.

O mundo adotou as normas internacionais IFRS como referência de apresentação e divulgação de informações financeiras em nível internacional. Tais normas representam efetivamente o significado de contabilidade internacional. Este manual, desenvolvido integralmente com lastro das normas IFRS, emitidas ou revisadas até 13 de fevereiro de 2006, tem por objetivo ser uma referência completa e atualizada dos requisitos de apresentação e divulgação no âmbito de tais normas. O autor visou proporcionar aos contadores, auditores, executivos entidades reguladoras, acadêmicos, usuários e interessados, informações a respeito deste assunto, amplamente em discussão em quase uma centena de países. Esta nova contabilidade representa a inserção no mercado globalizado, sobretudo das economias emergentes.

Page 71: Aquisições - 2015

SANTOS, Joel João. Contabilidade e análise de custos: modelo contábil, métodos de

depreciação, ABC - custeio baseado em atividades, análise atualizada de encargos sociais sobre

salários. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2011. 249 p., il.

O mundo adotou as normas internacionais IFRS como referência de apresentação e divulgação de informações financeiras em nível internacional. Tais normas representam efetivamente o significado de contabilidade internacional. Este manual, desenvolvido integralmente com lastro das normas IFRS, emitidas ou revisadas até 13 de fevereiro de 2006, tem por objetivo ser uma referência completa e atualizada dos requisitos de apresentação e divulgação no âmbito de tais normas. O autor visou proporcionar aos contadores, auditores, executivos entidades reguladoras, acadêmicos, usuários e interessados, informações a respeito deste assunto, amplamente em discussão em quase uma centena de países. Esta nova contabilidade representa a inserção no mercado globalizado, sobretudo das economias emergentes.

SANTOS, José Luiz dos (et al.). Manual de práticas contábeis: aspectos societários e tributários.

2 ed. São Paulo: Atlas, 2011. 455 p.

Este livro apresenta uma síntese de diversos temas relacionados às práticas contábeis empresariais, tendo em vista a escrituração das operações, elaboração das demonstrações financeiras individuais e consolidadas. Para atingir tal objetivo, aborda questões como a retenção de reservas, a distribuição de dividendos, a avaliação de investimentos pelo método de equivalência patrimonial, a consolidação das demonstrações financeiras e as combinações de negócios, de acordo com a nova Lei das Sociedades por Ações, a Lei nº 11.941/09, bem como pelas normas do CPC. A obra vincula conceitos contábeis com leis e normatizações, a fim de auxiliar nas consultas profissionais cotidianas.

Page 72: Aquisições - 2015

SANTOS, José Luiz dos; NEPOMUCENO, Eric; FERNANDES, Luciane Alves (Sec. autor).

Contabilidade avançada: aspectos societários e tributários. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2015. 387

p., il.

Este livro apresenta uma síntese dos principais temas relacionados à contabilidade avançada, em especial a mensuração e o registro contábil da equivalência patrimonial, os principais procedimentos relacionados à elaboração de demonstrações contábeis consolidadas e operações de incorporação, fusão e cisão de empresas. Para atingir tal objetivo, aborda questões como equivalência patrimonial de investimentos no exterior, joint ventures, consolidação das demonstrações contábeis plena e proporcional e combinações de negócios, incluindo as alterações introduzidas pela Lei nº 11.941/09 e pronunciamentos técnicos revisados do CPC até o documento de revisão de pronunciamentos técnicos nº 06/14, bem como aspectos tributários até a Lei nº 12.973/14.. A principal característica desta obra é a de vincular conceitos contábeis com leis e normatizações societárias e tributárias vigentes, tornando-a muito útil para consultas de profissionais do dia a dia, sem se descuidar de seu cunho didático. Além disso, possui excelente material prático, que não só elucida pontos mais complexos, como também viabiliza a apreensão do conteúdo teórico, facilitando, dessa forma, sua aplicação em casos concretos. Livro-texto para a disciplina Contabilidade Avançada dos cursos de graduação em Contabilidade e dos cursos de pós-graduação em Contabilidade, Controladoria e Finanças. Leitura complementar para profissionais da área de contabilidade.

SCHMIDT, Paulo; SANTOS, José Luiz dos; FERNANDES, Luciane Alves (Sec. autor). Contabilidade

internacional: consolidação e combinação de negócios. São Paulo: Atlas, 2006. 277 p.

Esta obra proporciona uma visão geral de cada tema da área contábil. Possui a característica

de vincular conceitos contábeis como leis e normatizações vigentes, tornando-o muito útil

para consultas de profissionais do dia-a-dia, sem se descuidar de seu cunho didático.

Page 73: Aquisições - 2015

SCHMIDT, Paulo; SANTOS, José Luiz dos; FERNANDES, Luciane Alves (Sec. autor). Fundamentos

de contabilidade internacional. São Paulo: Atlas, 2006. 203 p.

Este volume traz os seguintes capítulos: Desenvolvimento da contabilidade e das demonstrações financeiras; Organismos regulamentadores da contabilidade; Princípios de contabilidade geralmente aceitos - GAAP; Demonstrações financeiras obrigatórias; Balanço Patrimonial; Ativo; Passivo; Patrimônio líquido; Estrutura do balanço patrimonial; Demonstração do resultado do exercício; Lucro ou prejuízo operacional e receitas e despesas não operacionais; Resultado das atividades ordinárias e das operações de continuidade; Resultado das operações em descontinuidade; Resultado antes da contribuição social e imposto de renda; Itens extraordinários; Resultado antes das participações e outros resultados abrangentes; Lucro ou prejuízo líquido do exercício e lucro por ação; Estrutura da demonstração do resultado; Demonstração do lucro ou prejuízo acumulados; Demonstrações das mutações do patrimônio líquido; Demonstração das origens e aplicações de recursos (DOAR); Demonstração do fluxo de caixa.

SCHMIDT, Paulo; SANTOS, José Luiz dos; GOMES, José Mário Matsumura (Sec. autor).

Contabilidade intermediária: atualizada pela Lei nº 11.941/09 e pela normas do CPC. 2 ed. São

Paulo: Atlas, 2011. 312 p.

Este livro apresenta uma síntese dos temas relacionados à contabilidade intermediária, tendo como foco principal a apresentação das operações relacionadas aos estoques de empresas industriais e comerciais, especialmente bonificações, consignação, exportação, importação, substituição tributária, conserto, demonstração, venda a ordem, venda para entrega futura e beneficiamento de produtos. Além disso, procura abordar operações relacionadas a folha de pagamento, apresentando o cálculo e registro dos proventos e descontos, incluindo a Lei no 11.941/09 e as normas do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

Page 74: Aquisições - 2015

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 38 ed., rev. e atual. São Paulo:

Malheiros, 2015. 936 p.

Obra sobre a Constituição, examinando sistematicamente nosso Direito Constitucional tal como a CF de 1988 o delineou.

SIRVINSKAS, Luis Paulo. Manual de direito ambiental. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2015. 1000 p.

Em linguagem didática, a presente obra aborda o direito ambiental de forma abrangente, traçando desde noções introdutórias até aspectos do direito processual. Dividida em duas partes, a primeira cuida do direito material examinando princípios, tutela constitucional, civil, administrativa, penal e internacional do meio ambiente, poluição hídrica, sonora, visual e poluição do solo, áreas de preservação ambiental, tutela do patrimônio genético, da zona costeira e do meio ambiente do trabalho. A segunda parte trata dos aspectos processuais, trazendo a ação civil pública em matéria ambiental, ação civil de responsabilidade por improbidade, além de outros instrumentos como Adin, ação popular, mandado de segurança e mandado de injunção. Ao final, o autor apresenta uma lista das espécies da fauna ameaçadas de extinção. Constitui obra completa, indicada para todos aqueles que buscam a mais apurada e atual visão da matéria.

Page 75: Aquisições - 2015

SPIEGEL, Murray Ralph. Estatística. Tradução Pedro Cosentino. Porto Alegre: Bookman, 2009.

597 p., il.

Esta obra traz a teoria da estatística acompanhada por inúmeros exemplos, exercícios resolvidos e problemas propostos com as respostas. Pode ser utilizado como livro-texto ou como livro complementar de áreas específicas.

WAMBIER, Luiz Rodrigues; TALAMINI, Eduardo (Sec. autor). Curso avançado de processo civil:

processo cautelar e procedimentos especiais. 14 ed. rev. e atual. São Paulo: Revista dos

Tribunais, 2015. V. 3. 494 p.

Esta nova edição do 'Curso Avançado de Processo Civil' trata do sistema normativo processual vigente, isto é, do Código de Processo Civil de 1973, cotejando-o analiticamente com o Novo CPC, aprovado pelo Legislativo em fins de 2014 e sancionado pela Presidência da República no início de 2015.

Page 76: Aquisições - 2015

TARTUCE, Fernanda; DELLORE, Luiz; MARIN, Marco Aurélio (Sec. autor). Manual de prática

civil. 11 ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Método, 2015. 669 p.

Este Manual de Prática aborda o tema em duas partes. Na Parte I, o estudante ou advogado terá um roteiro minucioso em que são expostos, passo a passo, todos os itens a serem observados para seguro ingresso em juízo, apresentação de defesa do réu ou interposição de algum recurso. São abordados todos os aspectos necessários para que isso ocorra, desde o primeiro contato com o cliente, passando pela escolha da peça a ser ajuizada até a apresentação de recursos. A Parte II trata das principais ações e recursos para a atuação do advogado em juízo. Partindo de olhar particular e específico sobre cada peça processual, oferece, por meio de consulta rápida e objetiva, a solução para casos concretos que estudantes e profissionais enfrentam em seu cotidiano. Os modelos de peças, elaborados a partir de um “problema-jurídico” (caso concreto), são comentados. Esta obra é recomendada para os candidatos ao Exame da OAB, como um Manual apto a esclarecer as principais questões e pontos solicitados no difícil certame qualificatório. Também é fundamental para aqueles que se dedicam à prática da advocacia na área cível, bem como para aqueles que se preparam para concursos públicos, em que a prática cível consta do edital, e alunos da graduação que podem encontrar neste Manual um conteúdo seguro e eficaz para a disciplina de prática forense civil. Escrita em uma linguagem clara, analisa também as questões polêmicas e controvertidas do direito material e processual. Além disso, o leitor pode entrar em contato com casos práticos corriqueiros, bem como com questões que são geralmente solicitadas nas provas e concursos em geral.

TRIOLA, Mario F. Introdução à estatística: atualizada da tecnologia. Tradução Ana Maria Lima

de Farias, Vera Regina Lima de Farias e Flores. 11 ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e

Científicos, 2013. 707 p.

A décima primeira edição de Introdução à Estatística Atualização da tecnologia chega ao mercado completamente revista e atualizada. O vasto conteúdo teórico e o grande número de exemplos, exercícios e atividades em grupo baseadas em dados reais são oriundos da iniciativa do autor em aprimorar o ensino e o aprendizado de estatística. Ao invés de métodos e fórmulas decorados pelos estudantes, Mario F. Triola visa a plena compreensão e aplicação das técnicas e conceitos nos mais variados contextos reais, o que ainda pode ser melhorado pelo correto apoio nas ferramentas tecnológicas adequadas.

Page 77: Aquisições - 2015

VADE Mecum Saraiva/ obra coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaboração de Luiz

Roberto Curia, Lívia Céspedes e Juliana Nicoletti. Colaboração Luiz Roberto Curia, Livia

Céspedes, Juliana Nicoletti. 19 ed. atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2015. 2110 p.

Material para estudo, preparação e uso em provas e concursos públicos. Pode ser utilizado para consultas e acompanhamentos de um modo geral. É indicado principalmente para estudantes de graduação, concurseiros, profissionais e ainda recomendado para a 2.ª Fase do Exame da OAB. Alguns destaques desta edição - Atualização semanal e gratuita via internet; Lei Complementar n. 147, de 7-8-2014 (Alterações no texto do Estatuto da Microempresa); Lei n. 13.022, de 8-8-2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais); Atualizado até a Emenda Constitucional n. 84, de 2-12-2014 (Fundo de Participação dos Municípios).

VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez (Sec. autor).

Fundamentos de economia. 5 ed. São Paulo: Saraiva, 2014. 323 p.

Esta obra procura abordar os seguintes tópicos - Introdução à Economia - conceito, problemas fundamentais, funcionamento de uma economia de mercado, inter-relação com outras áreas e divisão do estudo econômico; Breve retrospecto da evolução do pensamento econômico; Economia e direito; Introdução à Microeconomia e à Macroeconomia; Crescimento e desenvolvimento econômico; entre outros.

Page 78: Aquisições - 2015

VIEIRA, Aquiles. Importação: práticas, rotinas e procedimentos. 6 ed. São Paulo: Aduaneiras,

2015. 236 p.

Mestre em Economia - área de concentração Mercados Financeiros - com 36 anos de experiência em comércio exterior, Aquiles Vieira expõe, nesta obra, com objetividade e clareza, os principais aspectos práticos e operacionais relacionados à importação. Elaborada a partir da experiência profissional e de docência do autor, tem como objetivo responder a muitas indagações sobre os méritos que cercam as operações de importação, principalmente no que diz respeito à sua praticidade e aplicabilidade.

VIEIRA, Aquiles. Teoria e prática cambial: exportação e importação. 6 ed. São Paulo:

Aduaneiras, 2015. 274 p.

Atualizada de acordo com o Incoterms 2010 e com o Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais. Aquiles Vieira expõe, nesta obra, com objetividade e clareza, os principais aspectos práticos e operacionais relacionados ao comércio exterior. Sendo assim, representa uma importante fonte de pesquisa para estudantes e demais interessados que atuam ou que desejam atuar no mercado internacional. Elaborada a partir da experiência profissional e de docência do autor, tem como objetivo responder a muitas indagações sobre os méritos que cercam o comércio internacional, principalmente no que diz respeito à sua praticidade e aplicabilidade.

Page 79: Aquisições - 2015

WAMBIER, Luiz Rodrigues; TALAMINI, Eduardo (Sec. autor). Curso avançado de processo civil:

execução. 15 ed. rev. e atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015. V. 2. 684 p.

Esta nova edição do 'Curso Avançado de Processo Civil' trata do sistema normativo processual vigente, isto é, do Código de Processo Civil de 1973, cotejando-o analiticamente com o Novo CPC, aprovado pelo Legislativo em fins de 2014 e sancionado pela Presidência da República no início de 2015; Durante esse período, será fundamental aos estudiosos e operadores do processo o domínio dos dois Códigos. Esta obra propõe-se a tal fim.

WAMBIER, Luiz Rodrigues; TALAMINI, Eduardo (Sec. autor). Curso avançado de processo civil:

teoria geral do processo e processo de conhecimento e processo de conhecimento. 15 ed. rev.

e atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015. V. 1. 985 p.

Enquanto algumas Editoras e autores optaram por lançar seus cursos e manuais já com base exclusivamente no novo Código, esta nova edição do Curso Avançado de Processo Civil, a que chamamos de edição de transição, trata do sistema normativo processual vigente, isto é, do Código de Processo Civil de 1973, cotejando-o analiticamente com o Novo CPC, aprovado pelo Legislativo em fins de 2.014 e sancionado pela Presidência da República no início de 2.015.

Page 80: Aquisições - 2015

WERNKE, Rodney. Análise de custos e preços de venda: (ênfase em aplicações e casos

nacionais). São Paulo: Saraiva, 2005. 201 p.

Este livro tem a finalidade de contribuir para o entendimento dos principais conceitos e ferramentas gerenciais aplicáveis à análise de custos e preços de venda de empresas brasileiras. Os capítulos contêm diversos exemplos numéricos, exercícios de fixação (com respectivas resoluções disponibilizadas em planilhas Excel) e estudos de casos nacionais, apresentados de forma didática e detalhada. Dividido em quatro partes, traz como temas as principais definições e classificações relacionadas à gestão de custos e preços, os métodos de custeio de maior destaque no ambiente empresarial atual (ABC, UEP, Absorção e Custeio Direto), a análise custo/volume/lucro e seus desdobramentos, e a gestão de custos de compra e dos preços de venda (custos de compra e preços de venda a valor presente, preços de venda a prazo e a influência dos prazos de estocagem, recebimento e pagamento no resultado das vendas).