aniversario - itapetininga

32

Upload: rodrigo-rocha

Post on 28-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Aniversário de Itapetininga

TRANSCRIPT

Page 1: Aniversario - Itapetininga
Page 2: Aniversario - Itapetininga
Page 3: Aniversario - Itapetininga
Page 4: Aniversario - Itapetininga

ITAPETININGA

Uma cidade em busca de qualidade de vidaEm meio à rotina frenética do fazer e gastar dinheiro, trazer in-

dústrias a toque de caixa para impulsionar a economia a qualquer custo, Itapetininga parece estar de portas abertas à saúde e à qua-lidade de vida. Nos últimos anos, a administração municipal criou e implantou, com sucesso, diversos projetos voltados à área e ao bem estar da população.

São programas voltados não só para a pura e simples prestação de serviço, mas também às campanhas de orientação de como se manter saudável. Tenha a pessoa poucos anos de vida ou que esteja na chamada Melhor Idade.

Um desses projetos, o Samuzinho, acerta em cheio o que se propõe para o futuro promissor e rico para uma cidade: as crianças. O pro-grama, desenvolvido nas escolas da rede pública, abordam temas de saúde, cidadania e meio ambiente.

E engana-se quem pensa que priorizando a saúde, Itapetininga deixa de se desenvolver economicamente. Não é preciso nem ir à raiz do problema para provar a tese. Cidade saudável, povo esbanjando saúde e trabalhan-do firme para erguer os pilares desse desenvolvimento que, atualmente mostra-se sustentável.

A força de Itapetininga será mostrada nas páginas que o BOM DIA traz neste especial. Uma cidade que deve servir de exemplo para outras do interior de São Paulo, que ainda voltam as atenções para o crescimento desenfreado como se assim somente fosse resolver todos os seus problemas.

Editorial PresidenteJ. Hawilla

Diretor ExecutivoEduardo Tessler

Diretor Comercial

Sérgio Cunha

Diretor Comercial Mercado Nacional

Jefferson Ferreira

Diretor de OperaçõesWillams J. dos Santos

Gerente ComercialMarcelo T. Duarte

Gerente de Operações

ComerciaisPatriane Vismari

Editor Chefe

Djalma L. Benette

Coordenação GráficaRaquel Adam

Produção Comercial

Bruna Maia

JornalistasEliane Antunes - MTB 45.476

Larissa Vasconcelos - MTB 53.012

DiagramaçãoPaola CamposRodrigo Rocha

Fotos

Fábio Molina Sérgio Fidencio

Corbis-SXC

ImpressãoGráfica Ideal

Apoio

Departamento de Comunica-ção e Imprensa da Prefeitura de

Itapetininga

BOM DIA Aniversário deItapetininga

Novembro 2011

Este é um produto desenvolvido

pela Divisão de Projetos Especiais do BOM DIA

Fale Conosco:PABX: (15) 3212.6000Classificados: (15) 3212.6001Redação: (15) 3212.6030Rua São Bento, 340 - Centro - Sorocaba/[email protected]

Capa:Paola CamposRodrigo Rocha Foto:Sérgio Fidencio

Rodrigo Alcântara,editor do BOM DIA

4 BOM DIA | Aniversário de Itapetininga

Page 5: Aniversario - Itapetininga
Page 6: Aniversario - Itapetininga

Índice10

Desenvolvimento e Qualidade de Vida

8

Fundo Social de Solidariedade Amplia Cursos

Prefeitura de Itapetininga Firma Parceria com InCor

Itapetininga na História do Cultivo da Grama

Itapetininga e a Revolução de 32

Cidade é Referência na Área de Saúde

Maestro João Carlos Martins em Itapetininga

Programa de Saúde na Escola

14

16

18

20

21

22

26 241

Ano

s

Fomentando a Cultura Local27

6 BOM DIA | Aniversário de Itapetininga

Page 7: Aniversario - Itapetininga
Page 8: Aniversario - Itapetininga
Page 9: Aniversario - Itapetininga
Page 10: Aniversario - Itapetininga

EntrevistaDesenvolvimento e Qualidade de VidaO prefeito de Itapetininga, Roberto Ramalho Tavares, fala sobre projetos que o poder público está desenvolvendo na cidade e sobre o futuro promissor que une qualidade de vida com desenvolvimento

BD – O senhor defi-niria Itapetininga como uma cidade em franco crescimento?

R.R.T: Sim, eu até di-ria que a cidade hoje con-quistou o seu espaço como pólo regional em diver-sas áreas fundamentais, como Saúde, Educação, Comércio, Comunicações, oferecendo oportunidades diversas para a popula-ção de Itapetininga e dos municípios vizinhos, bem como aos investidores que, atualmente, encon-tram infra-estrutura e mão de obra qualificada para atender suas neces-sidades.

BD – A Prefeitura vem fazendo diversas ações na área da educação? Quais foram os resultados obtidos com esses investimentos?

R.R.T: Quando assu-mimos a Prefeitura em nosso primeiro mandato, em 2005, fizemos uma opção por dar prioridade aos investimentos na área educacional. Na ocasião Itapetininga tinha apenas dois cursos técnicos. Hoje, graças as parcerias com os governos do estado e fede-ral, são perto de 60 cursos, entre técnicos, superiores, profissionalizantes e a distância, todos gratuitos e ministrados por exce-lentes instituições como

a UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz), FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) e ETEC(Escola Técnica Es-tadual), do Centro Paula Souza, entre outras. O re-sultado nos surpreendeu, pois, embora sabidamente a educação traga seus be-nefícios em longo prazo, várias empresas estão in-vestindo na cidade devido à qualificação profissional da mão de obra, como é o caso das empresas Data-métrica (call Center da Sabesp que atende todo o interior do estado) e Du-ratex, que está investindo cerca meio bilhão de reais em Itapetininga. Dentro deste contexto, ano a ano estamos melhorando nos-sa posição com relação ao nível de empregos e no último mês de maio Itapetininga conquistou o primeiro lugar da re-gião na geração de novos empregos.

BD – Para 2012, o orçamento destinado à saúde está maior do que o da educação. Por que esta mudança?

R.R.T: É importante destacar que a educa-ção continua como nossa prioridade, pois é ine-gável sua contribuição

para o desenvolvimento e qualidade de vida da população. Entretanto, continuamos a trabalhar para oferecer um serviço de maior qualidade na saúde. Nesse sentido o município conquistou a gestão plena dos recursos da Saúde. Isso significa que os recursos recebidos do SUS e do governo do Estado são direcionados diretamente à Prefeitura que, além de administrar e gerenciar a Atenção Básica - sua responsa-bilidade constitucional - gerencia os recursos re-cebidos para a prestação de serviços hospitalares, ampliando o orçamento da Saúde. Outro fator, resul-tante da condição de pólo regional de saúde, são os novos serviços incorpora-dos pela Prefeitura, como por exemplo o SAMU, do qual somos referência para sete municípios. O SAMU é financiado com recursos de Itapetininga, do Governo Federal e das Prefeituras conveniadas, integrando, também, o orçamento municipal.

Desta forma a cidade conseguiu somar recursos e condições para ampliar o atendimento à saúde, implantando novos servi-ços e aumentando a qua-lidade no atendimento.

BD – Como o senhor definiria a situação da saúde hoje na cidade? Quais são, em sua concep-ção, os principais projetos na área da saúde que beneficiarão a população de Itapetininga e região?

R.R.T: A Saúde é uma área difícil em todo o país. Em Itapetininga não é diferente. Entretanto, conseguimos ampliar o atendimento e criar novos serviços de saúde para a população, inclusive da região. Criamos serviços especiais dirigidos a saú-de da mulher (SAMI), do idoso (PAPI), da criança (Núcleo da Criança), o Ambulatório Médico de Feridas, o Pronto Atendi-mento da Vila Rio Branco e em breve teremos o Centro de Reabilitação (especializado em Fisio-terapia). Também con-quistamos importantes serviços junto aos gover-nos estadual, como o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e, em parceria com o governo federal, o CEO (Centro de Especialidades Odonto-lógicas), o SAMU, e futu-ramente a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Outra importante par-ceria da Prefeitura é a FUNCRAF (Fundação para Estudos e Trata-

10 BOM DIA | Aniversário de Itapetininga

Page 11: Aniversario - Itapetininga

mento das Deformidades Crânio- Faciais). Hoje Ita-petininga é referência re-gional na área da Saúde, atendendo a população da nossa região, perto de 500.000 habitantes, e até mesmo de outras regiões.

Mas nós sabemos que ainda temos muito a me-lhorar, e estamos tra-balhando para avançar mais ainda, buscando ampliar as necessárias e indispensáveis parcerias com o Governo do Estado e com o Governo Federal.

BD – Como projeta o crescimento da cida-de, que completa 241 anos, em questões sócio--culturais, econômicas e de prestação de serviços básicos para a população?

R.R.T: Itapetininga fez um planejamento para melhorar a qua-lidade de vida da sua população, colaborando, também, com o desen-volvimento regional.

Além de possuir situa-ção geográfica privilegia-da e excelentes diferen-cias (água em abundân-cia, grande território, mão de obra qualificada, etc) o poder público fez a sua parte para acelerar o pro-cesso de desenvolvimento, aperfeiçoando a gestão pública e investindo na infra-estrutura e na am-pliação dos diversos servi-ços prestados a população.

Hoje a cidade oferece oportunidades e condi-ções para investidores e também para que todas as pessoas venham nos visitar ou se estabelecer em Itapetininga.

Consolidando sua vo-cação de pólo regional, Itapetininga conduz seu processo de desenvolvi-

mento sem esquecer as cidades vizinhas, for-talecendo a união e a integração da região.

D e s p o n t a n d o n o s setores da confecção, indústria química e fir-mando-se como cidade polo da indústria move-leira, Itapetininga vem crescendo em ritmo ace-lerado. Além de receber o investimento de diversas empresas, a cidade vem passando por um cresci-mento imobiliário sem precedentes. Para se ter uma idéia, os novos empreendimentos imobi-liários que estão em fase de estudo, aprovação ou implanção, chegam a 10 mil unidades aproxima-damente, entre lotes, conjuntos e unidades ha-bitacionais. Este número representa um aumento de 25% dos imóveis dis-poníveis na cidade.

É importante destacar a grande colaboração dos governos do estado e fede-ral, cujos investimentos têm viabilizados proje-tos fundamentais para a cidade e a região. Não podemos nos esquecer da duplicação da rodovia Raposo Tavares, entre Itapetininga e Araçoia-ba, que também será um grande fator para acelerar o processo de de-senvolvimento, bem como da luta pela duplicação da mesma rodovia entre Itapetininga e Ourinhos.

O mais importante já foi feito e, nos próximos anos, Itapetininga irá, com toda a certeza, colher os frutos da boa semente plantada e viabilizar o sonho de toda cidade, unindo o desenvolvimento com a qualidade de vida.

11BOM DIA | Aniversário de Itapetininga

Page 12: Aniversario - Itapetininga
Page 13: Aniversario - Itapetininga
Page 14: Aniversario - Itapetininga

MercadoItapetininga na história do cultivo da grama

Cidade tornou-se pólo grameiro após aplicação de estudos e reunião de empresas do setor

Com uma grande ex-tensão territorial de 1.792 Km², e o terceiro maior município do Estado de São Paulo, com uma densidade demográfica de quase 150 mil habitantes, a cidade faz parte da história do cultivo da grama e tornou-se um pólo grameiro da região.

O cultivo de grama no Brasil começou por volta de 1974, quando o engenheiro agrônomo da região de Itapetininga trouxe uma técnica dos Estados Unidos. A pri-meira grama cultivada foi a zoysia ou grama coreana. Passados 30 anos desde o início desta atividade, o Brasil, ape-

sar de não estar entre os principais produtores mundiais de grama, tem mostrado que este é um setor em pleno cresci-mento , com uma expan-são de 10 mil hectares em seis anos, atingindo uma área de aproximadamen-te 17.000 ha, movimen-tando neste último ano cerca de US$53 milhões.

A produção de gramas no Brasil concentra-se nos estados de São Paulo e Paraná, com uma área que ultrapassa 5000 ha. Nos últimos anos, a FCA – UNESP – Campus de Botucatu, tem-se destacado como o principal pólo de es-tudo e pesquisa em gramas

cultivadas, tendo começado os trabalhos em novembro de 2000. Os primeiros estu-dos ocorreram de maio de 2001 a fevereiro de 2002 e destes foi gerado um relató-rio técnico com informações sobre o acúmulo de nutrien-tes e o primeiro manual de identificação de sintomas de deficiências nutricionais da grama esmeralda, que representa 80% das gra-mas cultivadas no Brasil. A instalação da primeira tese de doutorado sobre a produção de grama ocor-reu em dezembro de 2002, na região de Itapetininga, maior região produtora de grama cultivada do País.

Em 2003, na expectati-

va de incentivar novos pro-fissionais e pesquisadores para a área de gramado, foi realizado o I SIGRA – Simpósio sobre Gramados – “Produção, implantação e manutenção de grama-dos”. Foi o primeiro evento técnico científico do setor de gramados.

A expectativa de produ-tores e empresas envolvi-das na produção e manejo de gramados fez com que em 2004, fosse realizado o II SIGRA – Simpósio sobre Gramados – “Manejo de Gramas na Produção e em Gramados Formados”. As parcerias com empresas do setor ampliaram-se e em 2005 foram realiza-

14 BOM DIA | Aniversário de Itapetininga

Page 15: Aniversario - Itapetininga

dos experimentos com empresas de fertilizantes específicos para gramados e também junto à Asso-

ciação dos Gramicultores do Estado de São Paulo (Agraesp), novamente em áreas de produtores no

município de Itapetininga.Todo este desenvolvi-

mento fez da cidade um pólo grameiro que atualmente

reune mais de 18 empresas atuantes e cadastradas na Associação dos Gramiculto-res do Brasil (AGRABRAS).

15BOM DIA | Aniversário de Itapetininga

Page 16: Aniversario - Itapetininga

HistóriaItapetininga e a Revolução de 32

Núcleo é aberto para pesquisar a vida de itapetininganos que combateram na Revolução de 32 e dos veteranos da Segunda Guerra Mundial

A cidade teve grande participação na Revolu-ção Constitucionalista que se findou em Outubro de 1932 com o objetivo de derrubar o Gover-no ditatorial de Getúlio Vargas e promulgar uma nova e legítima Cons-tituição brasileira. Em Itapetininga foi sediado o Quartel General do Exér-cito Constitucionalista do Setor Sul, que travou sangrentos combates nas localidades de Itararé, Faxina (Itapeva), Ribei-ra, Ribeirão Branco, Ca-pinzal, Apiaí, Guapiara, Pinhal, Buri, Ribeiró-polis, Rio das Almas e Paranapema. Somente neste setor combateram cerca de dez mil paulis-tas provenientes, em sua maioria, de Itapetininga.

Com o intuito de pes-quisar fatos relativos à memória e os feitos de veteranos que participa-ram da Revolução Cons-titucionalista de 1932, nascidos ou que vieram a residir em Itapetininga, estando em vida ou já fa-lecidos, de forma a gerar informações e difundir conhecimento, o profes-

sor Jefferson Biajone, 1º tenente da reserva do Exército Brasileiro e membro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapeti-ninga (IHGGI) fundou o Núcleo de Correspon-dência “Paulistas de Ita-petininga! Às Armas!!”, em 12 de julho deste ano, data referente ao início da formação dos primei-ros batalhões de volun-tários em Itapetininga. “O Núcleo é uma exten-são da Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC (Sigla que homenageia os jovens Martins, Mi-ragaia, Dráusio e Ca-margo de Andrade que iniciaram a Revolução), criada em 07 de Julho de 1954, com propósitos cí-vicos e patrióticos junto à Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo”, explica Biajone.

O Núcleo faz uso do portal mmdc.itapeti-ninga.vilabol.uol.com.br para gerar informações e difundir conhecimentos. “As pesquisas que já estão publicadas pelos pesquisadores associa-dos ao Núcleo, mostram

que a entidade apenas começou a tocar a ponta do que seria o “iceberg” da diversidade de histó-rias de vidas de comba-tentes de Itapetininga da campanha de 32”, afirma Biajone.

Cerca de um mês de-pois da inauguração do Núcleo foi criado o Por-tal dos Ex-Combatentes de Itapetininga (PE-CItape), no aecbitape.vilabol.uol.com.br, para disponibilizar conteúdos que visam contribuir para a preservação da memória e dos feitos de 35 cidadãos itapetinin-ganos que combateram na II Guerra Mundial (1939-1945). “Desses 35, dois faleceram em com-bate e hoje temos apenas quatro veteranos ainda vivos. Isso é uma parte da história que não pode se perder, afirma.

O Núcleo também foi responsável pela idea-lização do monumento aos veteranos de 32 de Itapetininga, inaugura-do em três de outubro deste ano na sede do 22º Batalhão de Polícia Militar do interior.

16 BOM DIA | Aniversário de Itapetininga

Page 17: Aniversario - Itapetininga

17BOM DIA | Aniversário de Itapetininga

Page 18: Aniversario - Itapetininga

Capacitação

Buscando oferecer oportunidade a quem precisa, nos últ imos anos o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Itapetininga, coordena-do pela Primeira Dama, Angela Ramalho, con-seguiu ampliar de sete para 22 cursos de capa-citação, num total de 550 vagas disponibilizadas em 2011. Em 2010 mais de 430 pessoas concluí-ram uma das 17 capaci-tações disponibilizadas pelo FSS. O resultado não poderia ser outro: qualificação profissio-nal, geração de emprego e renda. “O trabalho realizado no Fundo So-cial de Solidariedade sempre foi muito impor-tante no município, seja através das campanhas ou mesmo na área assis-tencial, porém eu sentia

que podíamos fazer algo mais pela nossa popula-ção. Ensinar, capacitar, ajudar a conseguir seu próprio dinheiro e a con-quistar um novo espaço na sociedade. Então, começamos a trabalhar para oferecer novos cur-sos profissionalizantes. Quando assumi o FSS, nós tínhamos sete ca-pacitações, hoje dispo-nibilizamos mais de 22 diferentes cursos, todos voltados à geração de emprego, à promoção de vidas, pois para cada um que passa por aqui, é uma nova história que começa, é uma nova vida”, afirma Ângela Ra-malho, Primeira Dama e Presidente do Fundo Social de Itapetininga.

Um dos destaques é o curso de costura indus-trial básico, que possui

atualmente três turmas, contando com 25 alu-nas em cada turma. É oferecida a capacitação profissional, visando à inserção ao mercado de trabalho e ao mesmo tempo despertando o interesse para o empre-endedorismo. Graças ao sucesso do trabalho do FDS de Itapetininga, a cidade foi contemplada com mais um importante projeto do FUSSESP ( Fundo Social de Soli-dariedade do Estado de São Paulo): a “Escola de Moda”. Projeto de Qualificação Profissio-nal desenvolvido pelo FUSSESP juntamen-te com a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, a Escola da Moda dis-ponibiliza cursos nas áreas de roteiro de cos-

Fundo Social de Solidariedade amplia cursosCoordenado pela Primeira Dama, o Fundo oferece 22 cursos de capacitação e conseguiu apoio do Estado para implantar projeto

tura (modelagem, corte e costura),bijuteria, con-fecção de caixas,bordados em linha e pedraria, crochê e patchwork. Os cursos serão gratuitos e destinados às pessoas com mais de 18 anos. De-vido o município já estar desenvolvendo cursos desta área já algum tem-po, Itapetininga irá re-ceber mais 10 máquinas de costura industrial, para dar continuidade a capacitação que já mi-nistrada, além de todo material e a capacitação para os monitores do município e também de toda região, que Itapeti-ninga será responsável. Além disso, através da “escola de Moda” os alu-nos vão ter alimentação, receber o material didá-tico, o uniforme, tudo a encargo do FUSSESP.

18 BOM DIA | Aniversário de Itapetininga

Page 19: Aniversario - Itapetininga
Page 20: Aniversario - Itapetininga

Neste ano, a Prefei-tura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde, assinou convênio com o Hospital das Clíni-cas da Faculdade de Me-dicina da Universidade de São Paulo (USP), através do Instituto do Coração (InCor) e da Fundação Zerbini, para o desenvol-vimento e implantação do Programa Preventivo a Doenças Cardiovas-culares no município. A alimentação rica em gor-dura, o sedentarismo e a obesidade infantil são apontados como alguns dos fatores causadores de doenças cardíacas em crianças, como é o caso da aterosclerose, doença inflamatória que pode se

desenvolver na infância .O projeto atuará na

prevenção de doenças cardíacas, atendendo as-sim, estudantes da rede municipal de ensino. De-vem participar da pri-meira fase do programa, aproximadamente 4000 alunos.

Partindo da idéia de formar entre as crian-ças, multiplicadores ca-pazes de disseminar entre a família, amigos e colegas de escola, a cultura de prevenção a doenças cardiovascula-res e a importância de se ter uma vida saudável, durante os trabalhos os alunos serão orienta-dos sobre alimentação correta, prática de ati-

vidades físicas, além de serem avaliadas e acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, psicólogos e nutricionis-tas, a fim de detectarem precocemente problemas cardíacos, que neces-sitem de intervenção médica. Paralelamente as crianças, também irão receber orientação de como aplicar em seus lares os ensinamentos obtidos na escola e como desenvolver estilos sau-dáveis de vida.

De acordo com a Se-cretaria de Saúde, o próximo passo é a defi-nição e implantação de um plano operativo e também a formação de

Prefeitura de Itapetininga firma parceria com InCor

A cidade terá um Programa Preventivo de Doenças Cardiovasculares para alunos da rede municipal

uma equipe, a qual será comandada pelo Médico Cardiologista Dr. Abel Pereira, autor do pro-jeto e uma das maiores autoridades do Brasil neste assunto. Ainda conforme a Secretaria, o InCor será responsável pelo monitoramento, ca-pacitação e apoio teórico científico do grupo que será formado.

O Programa Preventivo a Doenças Cardiovascu-lares é inédito no país, e servirá de base para pro-jetos a serem implantados em outros municípios. “Os resultados obtidos em Ita-petininga serão utilizados em pesquisas científicas que visam o tratamento de doenças cardiovasculares.

Qualidade de Vida

20 BOM DIA | Aniversário de Itapetininga

Page 21: Aniversario - Itapetininga

Programa de Saúde na Escola

O programa visa a manutenção da saúde física e psicológica de crianças da rede municipal de ensino

Visando intensificar os cuidados com a saúde das crianças e jovens da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Itapetinin-ga, por meio das Secreta-rias de Saúde e Educação, realiza desde o 2º semes-tre de 2009, o Programa Saúde na Escola (PSE).

O PSE, lançado em 2008 pelo Governo Federal, é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e da Educação, com o objeti-vo de reforçar a prevenção à saúde dos alunos brasilei-ros e construir uma cultura de paz nas escolas.

O programa consiste na

avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência pre-coce de hipertensão e dia-betes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica do estudante.

Em Itapetininga, a pri-meira escola a receber o Programa Saúde na Escola, foi a EMEF Profª Therezi-nha Annunciato Esteves Soares, com ações de pre-venção, promoção e atenção a saúde e educação nas diferentes áreas. No ano de 2010, o Programa foi ampliado para o ensino pré-escolar, com enfoque

na detecção de riscos para problemas do desenvolvi-mento na criança de zero a cinco anos. A iniciativa funciona em um conjunto de ações desenvolvidas em parceria com profissionais das áreas da saúde e edu-cação no ambiente escolar, e tem como objetivo elevar a qualidade de vida das crianças e adolescentes do ensino básico público, proporcionando a eles o acesso às ações de preven-ção, promoção e atenção à saúde. A expectativa é criar melhores condições de saúde e aprendizado dos alunos. Investir em preven-

ção e promoção da saúde na infância é um importante instrumento para evitar futuras complicações, pro-movendo o desenvolvimen-to pleno das habilidades escolares, melhorando a qualidade de vida das crian-ças e, especialmente redu-zindo a grande demanda nos centros de saúde espe-cializados.

A próxima etapa será o planejamento e implanta-ção de ações de promoção da saúde para os alunos, família e a escola, além de encaminhamentos a servi-ços de referência dos casos que se fizeram necessários.

21BOM DIA | Aniversário de Itapetininga

Page 22: Aniversario - Itapetininga

Cidade é referência na área da SaúdeConheça um pouco mais os serviços de saúde disponíveis em Itapetininga.

A Prefeitura de Ita-petininga possui diver-sos projetos na área da Saúde que estão em an-damento e outros que serão implantados no

ano que vem, devido ao aumento do orçamento previsto para a área. O intuito é dar aos 150 mil habitantes de Itapeti-ninga e de cidadãos que

veem de outras cidades uma melhor qualidade de vida. Após investirmos em educação, agora a ci-dade trabalha com mais força na área da saúde.

CEAMICentro de Atendimento à Melhor Idade

Entre os projetos que já vem sendo desenvolvi-dos estão o Centro de Atendimento à Melhor Idade (CEAMI), que foi inaugurado em 2008. O CEAMI oferece gratuitamente atendimento nas áreas de saúde, cultura, esporte e lazer para os idosos. Em uma área construída de 900 m², os idosos têm a atenção especial de uma equipe composta, inclu-sive, de voluntários. São disponibilizadas diversas atividades como alongamento, caminhada, dança, crochê, tricô, bordado e pintura, além de aula de dança e cultivo de horta. O CEAMI está integrado à Secretaria Municipal de Promoção Social. Mais in-formações pelo telefone: 3273-2599. O CEAMI fica na Av. Wenceslau Braz, 369, Vila São João.

PAPIPrograma de Atenção à Pessoa Idosa

O Programa de Atenção à Pessoa Idosa (PAPI) é outro projeto pioneiro na região. Ele também foi inaugurado em 2008 e funciona anexo ao CEAMI, oferecendo aos idosos que vivem em Itapetininga atendimento médico de doenças ligadas essencialmente à idade avançada como Alzheimer, Parkinson, os-teoporose, entre outras. O PAPI conta com uma equipe multidisciplinar altamente ca-pacitada composta de médicos geriatras, fi-sioterapeuta e terapeuta ocupacional, psicó-logos, dentistas, entre outros profissionais.

Telefone: 3373-7275. Rua Benedito Leonel Ferreira, 369 - Vila Aurora.

22 BOM DIA | Aniversário de Itapetininga

Page 23: Aniversario - Itapetininga

SAMIServiço de Atendimento à Mulher

Já o Serviço de Atendimento à Mulher (SAMI) é referência no tratamento da mul-her, desde 2007. Ele realiza cerca de 1.400 atendimentos por mês, por meio da preven-ção e tratamento de câncer de colo de útero, mastologia, planejamento familiar, orien-tação quanto a doenças sexualmente trans-missíveis (DST), colocação de DIU (Disposi-tivo Intra-Uterino), exame de colposcopia (patologia cervical), Cirurgias de laqueadura tubárias, vasectomia, cirurgias dermatológi-cas e pequenas cirurgias.

Telefone: 3275-1214 / 3275 2219. Rua Pa-dre Albuquerque, 385 - Centro.

FUNCRAF

Fundação para Estudos e Tratamento das eformidades Crânio-Faciais

A Fundação para Estudos e Tratamento das De-formidades Crânio-Faciais (FUNCRAF) funciona em parceria com a Prefeitura de Itapetininga e permitiu, em 2007, a instalação desta instituição sem fins lucrativos, que faz atendimento ambula-torial nas áreas de deficiência auditiva e fissura labiopalatina. Possui cerca de seis mil pacientes cadastrados e realiza, em média, 40 atendimentos por dia. Conta com 23 profissionais de várias espe-cialidades, como médico otorrinolaringologista, ci-rurgião-dentista entre outros. Além de Itapetininga atende outros 27 municípios, incluindo da região de governo de Itapeva.

Telefone: 3275-4082. Av. Padre Antônio Bru-netti, 1262, Vila Rio Branco.AEE

Atendimento Educacional EspecializadoA inclusão de crianças com deficiência na rede

municipal de ensino também foi pensada e por isso desde 2005, em convênio com o Governo Federal, Itapetininga tornou-se pólo do Programa Educação Inclusiva. Como política de capacitação aos profis-sionais da área de educação da cidade e região, anualmente ocorre em Itapetininga o Seminário de Educação Inclusiva, com enfoque para o Atendi-mento Educacional Especializado às deficiências físicas, visuais, intelectuais, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas habilidades/Superdotação, e a Política Nacional da Educação Especial na per-spectiva da Educação Inclusiva.

Hoje o município conta com 14 salas de AEE (At-endimento Educacional Especializado) e atendendo aproximadamente 200 alunos.

23BOM DIA | Aniversário de Itapetininga

Page 24: Aniversario - Itapetininga

Núcleo da Criança

O Núcleo da Criança, que também foi im-plantado em 2005 e é um serviço de saúde in-fantil pioneiro na região, atende atualmente cerca de 550 crianças por mês, com idades entre zero e onze anos, que apresentam tran-stornos de desenvolvimento neuropsicomotor, distúrbio de linguagem, de fala e de compor-tamento e distúrbio motores.

Conta com uma equipe multiprofissional com Psicólogo, Fonoaudiólogo, Fisioterapeu-ta, Assistente Social, Pediatra, Psiquiatra, Nutricionista e Terapeuta Ocupacional

Telefone: 3272-2974. Rua João Adolfo, 715 SAMU

Serviço de Atendimento Médico de Urgência

Desde junho do ano passado, a cidade ganhou o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), o SAMU 192 Regional de Itapetininga, que conta com duas ambulâncias de suporte avan-çado e nove de suporte básico, distribuídas na região, dando cobertura a uma população de mais de 300 mil habitantes, incluindo os municípios de Tatuí, Quadra, Guareí, Sarapuí, Campina do Mon-te Alegre, Alambari e Angatuba. Itapetininga man-tém o Centro de Regulação Médica com plantão médico 24 horas ininterruptas.

E desde o início deste ano realiza o Projeto SAM-UZINHO nas escolas, onde faz palestras de primei-ros socorros para os alunos da rede pública de 6 a 12 anos de idade e educadores, além de oferecer o curso SAMUZINHO de férias nos meses de Julho e Janeiro, abordando temas de saúde, cidadania e meio ambiente.

Telefone: 192. Praça Gaspar Ricardo – CentroCEO

Centro de Especialidades Odontológicas

O Centro de Especialidades Odontológicas, que está em funcionamento desde 2007, real-iza tratamentos de canal, de gengiva, peque-nas cirurgias, biópsias, diagnóstico precoce de câncer bucal e radiografias periapicais, at-endendo também pacientes com necessidades especiais. Trata-se de uma parceria com o Governo Federal, atendendo Itapetininga e mais seis municípios.

Telefone: 3373-3703. Rua Pedro Cardoso, 115 - Jardim Mesquita

24 BOM DIA | Aniversário de Itapetininga

Page 25: Aniversario - Itapetininga

UPAUnidade de Pronto Atendimento

Para o ano que vem a cidade terá a Uni-dade de Pronto Atendimento (UPA), que tem o objetivo de consolidar um novo modelo de saúde no município e garantir qualidade no atendimento prestado à população no Pron-to Socorro do Hospital Regional. A Adminis-tração Municipal conseguiu aprovar junto ao Ministério de Saúde a implantação da Uni-dade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA). O projeto foi concluído com a adesão das pre-feituras de Alambari, Angatuba, Campina do Monte Alegre, Guareí e Sarapuí. Ela propi-ciará a melhoria no atendimento do Pronto Socorro e Hospital Regional de Itapetininga.

AMEAmbulatório Médico de Especialidades

Também em 2010, a Prefeitura de Itapetininga conseguiu junto ao Governo do Estado de São Paulo o Ambulatório Médico de Especialidades (AME). O AME funciona desde julho do ano passado e dis-ponibiliza atendimento em diversas especialidades médicas à população de Itapetininga e de 13 mu-nicípios da região, como Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Pré-Natal de Alto Risco, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, cardiologia, gastroenterologia, uro-logia, ortopedia, otorrinilaringologia, pneumologia entre outras. Também realiza exames de ultras-som, eletrocardiograma, eletro-encefalograma, MAPA, audiometria, colonoscopia, colposcopia, dop-pler, ecocardiograma, endoscopia, mamografia, pro-va de função pulmonar, Rx e urodinâmica e router. O projeto é do Governo Estadual e é administrado pela Fundação UNESP, de Botucatu.

Telefone: 3271-0403. Rua Pedro Marques, 723 – Centro

Itapetininga em breve vai inaugurar o Centro de Reabilitação em Fisioterapia, com os equipa-mentos específicos e com uma equipe de especial-istas na área da Fisioterapia. O Centro será locali-zado na unidade de saúde Genefredo Monteiro, na área central da cidade.

25BOM DIA | Aniversário de Itapetininga

Page 26: Aniversario - Itapetininga

MúsicaMaestro João Carlos Martins em ItapetiningaO Maestro regeu a Filarmônica Bachiana SESI – SP em comemoração aos 60 anos da Duratex e visitou projetos sociais da cidade

Em uma parceria da Duratex com a Prefeitura de Itapetininga, em agos-to deste ano, Itapetininga recebeu a Filarmônica Bachiana SESI-SP, re-gida pelo maestro João Carlos Martins, em co-memoração aos 60 anos da Duratex.

A apresentação foi aberta à comunidade e gratuita. O maestro João Carlos Martins comandou o palco regendo 40 músi-cos e o repertório contou com grandes nomes da música clássica, como Bach e Villa Lobos.

Na ocasião, o maes-tro João Carlos Mar-tins também conheceu

iniciativas sociais da cidade, como o Projeto Guri, que ensina música para crianças e adoles-centes de baixa renda, e o Projeto Meninos da Porteira, que, promove aulas de música e ações culturais na cidade. Os alunos que participam dos projetos f izeram uma apresentação para o maestro durante a visita na Universidade Aberta do Brasil.

A Duratex deu conti-nuidade ao seu ano come-morativo, levando a músi-ca clássica como presente às regiões que sediam suas unidades fabris e flo-restais. A Duratex já pro-

moveu concertos em São Leopoldo e Taquari (RS), Uberaba e Estrela do Sul (MG), Botucatu, Lençóis Paulista, Agudos e Jun-diaí (SP). O encerramento das comemorações de 60 anos será em dezembro, com um grande concerto na capital paulista.

João Carlos Martins tem uma conhecida história de sucesso ao piano e como regente. Ídolo e modelo de superação para uma le-gião de fãs, ele investe na missão de inserir crianças e jovens de baixa renda no mundo da música com a Fundação Bachiana, além de parcerias com empre-sas privadas. “A minha experiência com a Duratex pretende democratizar a música clássica, aproximá--la de pessoas que nunca tiveram acesso a esse gêne-ro musical, atingindo todas as classes sociais”, defende.

Pianista renomado e talentoso regente, o ma-estro tem uma história de persistência e supe-ração conhecida em todo o Brasil. Durante vários momentos, sua carreira foi ameaçada: teve um nervo rompido e perdeu o movimento da mão direita e desenvolveu a Lesão do Esforço Repe-tido (LER). Submeteu-se a várias cirurgias, mas em um assalto sofreu um golpe que o fez perder o movimento das mãos

novamente, tragédia se-guida de um tumor que também comprometeu sua mão esquerda.

Mas ele comprou novos instrumentos, estudou exaustivamente e criou um estilo único de tocar. Em um sonho, aos 64 anos, veio a inspiração da regên-cia, e João Carlos Martins abraçou a atividade.

A história de vida em prol da música tornou-se missão. O Maestro, com a Fundação Bachiana, leva o ensino musical a mais de mil crianças e mantém duas orquestras, uma de-las em benefício de jovens de baixa renda. Com tan-ta dedicação, ele costu-ma afirmar que “a música venceu” quando conta sua trajetória. “Isso significa que mesmo com tantas ad-versidades, a música salvou a minha vida e me fez assu-mir uma responsabilidade social perante meu país. O Brasil precisa saber que a música significa inclusão social, e que através dela levamos uma mensagem de amor e paz”, defende.

O pianista e maestro foi, ainda, protagonista do depoimento final da novela Viver a Vida, da Rede Globo de Televisão, em maio de 2010. Sua história de superação foi o tema da escola Vai-Vai, a campeã do carnaval pau-listano de 2011, com o en-redo “A Música Venceu”.

26 BOM DIA | Aniversário de Itapetininga

Page 27: Aniversario - Itapetininga

CulturaFomentando a cultura localA cidade investe em projetos, eventos e diversas festas para a cidade e região

Com histórias ricas na área cultural, mas, segundo o Secretário da Cultura, Bob Vieira, um pouco es-quecidas pela própria popu-lação, a cidade vem pouco a pouco redescobrindo e fomentando sua cultura para as novas gerações.

Há alguns anos, Bob Vieira, que também é vio-leiro, e mais alguns amigos em comum, formaram a Orquestra de Viola Caipi-ra Teddy Vieira de Itape-tininga, em homenagem ao autor e compositor de sucessos como o ‘Menino da Porteira’ e ‘Negrinho do Pastoreio’, nascido em Ita-

petininga em 1922. “Hoje a Orquestra já reúne 18 integrantes que tocam mú-sicas de Teddy Vieira, com apresentações em várias cidades do Estado de São Paulo e Minas Gerais. “É um grupo bastante coeso e dificilmente nos desen-tendemos. É um trabalho diferente, pois não conheço outra Orquestra de Violei-ros”, afirma. A Orquestra gravou seu primeiro CD há um ano com apoio da Lei de Incentivo a Cultura (LINC), onde conseguiram o dinhei-ro para a gravação. “O CD ficou bonito. Trabalhamos e fomos recompensados”.

A cidade também possui o Circuito Cultural Paulista que acontece durante todo o ano na cidade. “Um vez por mês temos um evento cultural, que pode ser de música, teatro, entre ou-tros”, explica o secretário Bob Vieira. Os eventos ocorrem na praça central da cidade, Marechal Deodoro. “É uma maneira de trazer diversidade para a popula-ção, que geralmente apóia com sua presença”.

Além disso, Vieira res-salta que a cidade tam-bém possui oficinas no Centro Cultural Grande Otelo, que tem o apoio do

Governo Estadual. “Os professores geralmente são de fora e oferecem cursos de diversos tipos”.

Entre as oficinas que estão em andamento neste ano estão Sarau: “O Ato de Ler - Uma Interação com o Outro”, com o intuito de apresen-tar o conto e a poesia de Clarice Lispector e Fer-reira Gullar e musicas de Chico Buarque de Holan-da e Milton Nascimento. “Assim aproximamos o público da riqueza poé-tica que há no texto com a junção dessas lingua-gens artísticas”.

Orquestra de Violeiros

27BOM DIA | Aniversário de Itapetininga

Page 28: Aniversario - Itapetininga

Há também a oficina de Teatro ‘A Construção da Cena: Praticas e Princípios do Trabalho do Ator’, com João Fabbro, a oficina de ‘História da Arte- “Terra em que se Chega, Costumes que se Encontram: A Arte dos Ítalo-Brasileiros”, e de Produção Musical. “Todas elas são uma oportunidade para o público que gosta, ter acesso a essas veias cultu-rais”, afirma Vieira

Em comemoração ao Dia do Folclore, em 22 de agosto, a cidade realiza uma semana de eventos especiais, um deles é o Cortejo Folclórico pela Rua Campos Sales até a Praça dos Amores. Neste ano as atrações reuniram Grupos de Congada (Mogi das Cru-zes), Fandango (Angatuba), Folia de Reis (Araçoiaba da Serra), Folia do Divino (Andradas), Índios Pataxós ( Mato Grosso), Violeiros de Salto de Pirapora e Ita-petininga e Catira (Itape-tininga) . A Semana teve comidas típicas, artesanato e shows culturais.

Há ainda a Feira da

Barganha, que é realizada nos dias 21 de maio e 01 de outubro, para segundo Bob, incentivar colecionadores de peças a trocarem. “Pode ser vinil, gibi, livro, revista, e o que a pessoas quiserem trocar ou comprar”.

O Festival do Boteco também é um evento bem diferenciado. É um Festi-val Cultural Gastronômico realizado anualmente na praça dos Amores durante o carnaval. “Tem o objetivo de reunir num mesmo espaço os melhores pratos típicos regionais, com sho-ws musicais e outras ativi-dades culturais”, explica.

A Secretaria da Cultura ainda explica que é fomen-tado na cidade o Projeto Guri desde março de 2010, em parceria com o Centro Social Irmã Madalena (CE-SIM), a Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), que é uma organização so-cial de cultura, a Secretaria de Cultura do Estado e a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Com isso, crianças e jovens de

Circo na Praça

Projeto Guri

Jogos Reginais do Idoso

28 BOM DIA | Aniversário de Itapetininga

Page 29: Aniversario - Itapetininga

7 a 17 anos tem acesso a aulas de violão, percussão e canto coral gratuitamente. “Hoje temos 150 crianças e jovens no projeto”.

Entre outras atividades que fomentam a cultu-ra e o bem estar está os Jogos Regionais do Idoso (JORI). Neste ano, o 15º JORI ocorreu entre 13 e 16 de outubro. É uma rea-lização do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventu-de e a Prefeitura de Itape-tininga, através do Fundo Social de Solidariedade de Itapetininga e Secretaria de Esportes do município.

Nesta edição partici-param 34 municípios, que competiram em 13 moda-lidades diferentes, como Bocha, Atletismo (corrida), Buraco, Coreografia, Da-mas, Dominó, Dança de Salão, Malha, Truco, Nata-ção, Vôlei Adaptado, Tênis de Mesa, e Xadrez.

As delegações ficaram alojadas em escolas esta-duais e municipais de toda cidade, adaptadas para re-ceber de maneira confortá-vel a todos os participantes desta competição.

Esta é a segunda vez que Itapetininga recebe o JORI, a primeira vez foi em 2009.

Os Jogos Regionais também fizeram parte do calendário da cidade neste ano. O 55º Jogos Regionais teve a participação de cer-ca de seis mil atletas de 62 municípios, com 22 moda-lidades esportivas oficiais, como Atletismo, Atletismo PPD, Basquetebol, Biribol, Bocha, Capoeira, Ciclismo, Damas, futebol, Futebol de Salão, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Hande-

bol, Judô, Karatê, Malha, Natação, Taekwondo, Tê-nis de mesa, Tênis, Vôlei, Vôlei de Praia e Xadrez além das modalidades extras oficiais, Hapikido, Boxe Olímpico e Badmin-ton.

Segundo Bob Vieria, é a quarta vez que o município sediou esse evento. “A pri-meira vez que Itapetininga recebeu uma edição dos Jogos Regionais do Estado de São Paulo foi no ano de 62 e após isso, a cidade voltou a sediar no ano de 82 e posteriormente em 2006, nesta gestão”, explica.

Para receber os Jogos a cidade se preparou com 55 alojamentos disponí-veis para as delegações visitantes, divididos em 28 escolas municipais, 22 escolas estaduais e cin-co Centros de Educação Complementar (CECS). De acordo com o Secretário de Esportes e Lazer, Adilson Ramos, foram investidos 450 mil na reforma dos espaços esportivos que sediaram as provas. Foram revitalizados o Ginásio Municipal de Esportes Mário Carlos Martins e o Ayrton Senna da Silva, os campos de malha, bocha; a quadra principal foi am-pliada e adaptada, onde ganhou tamanho oficial, para as partidas de Futsal e Handebol. Além disso, os campos de futebol locali-zados em diversos pontos do município, que também foram utilizados para as partidas, passaram por um processo de recuperação.

Durante os Jogos, entre os dias sete e 10 de julho ocorreu a Fes-ta Julina, onde todos tiveram acesso a Shows regionais e praça de ali-mentação.

Jogos Regionais

Festival do Boteco

Feira da Barganha

29BOM DIA | Aniversário de Itapetininga

Page 30: Aniversario - Itapetininga
Page 31: Aniversario - Itapetininga
Page 32: Aniversario - Itapetininga