a voz do povo #117

12
Carro da semana Acesse: www.avozdopovo.com Fone: (19) 9733-7070 • 9850-0511 • e-mail: [email protected] Tempo Filmes em exibição Frase Moviecom Tivoli Sta Bárbara d'Oeste • (19)3458-7448 A Mulher de Preto A Saga Molusco Anjos da Noite - O Despertar Cada Um Tem a Gêmea Que Merece Motoqueiro Fantasma - Espírito de Vingança Sexta . . . . . . . . .Min 19ºc Max 33ºc Sol com algumas nuvens. Não chove. Sábado . . . . . . .Min 20ºc Max 33ºc Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Domingo . . . . .Min 21ºc Max 33ºc Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Fonte: Clima Tempo Fiat Bravo T-jet preços a partir de R$ 68.950 Vou dizer uma coisa muito humilde- mente: não sei nem colocar uma minhoca no anzol. Marcelo Crivella Ministro da Pesca recém-empossado

Upload: voz-do-povo-a-voz

Post on 13-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

a voz do povo #117

TRANSCRIPT

Page 1: a voz do povo #117

Carro da semana

Acesse: www.avozdopovo.com Fone: (19) 9733-7070 • 9850-0511 • e-mail: [email protected]

Tempo Filmes em exibição Frase

Moviecom TivoliSta Bárbara d'Oeste • (19)3458-7448

◗◗ A Mulher de Preto

◗◗ A Saga Molusco

◗◗ Anjos da Noite - O Despertar

◗◗ Cada Um Tem a Gêmea Que Merece

◗◗ Motoqueiro Fantasma - Espírito de Vingança

◗ Sexta . . . . . . . . .Min 19ºc • Max 33ºc

Sol com algumas nuvens. Não chove.

◗ Sábado . . . . . . .Min 20ºc • Max 33ºc

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas

de chuva à tarde e à noite.

◗ Domingo . . . . .Min 21ºc • Max 33ºc

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas

de chuva à tarde e à noite.

Fon

te:

Clim

a Te

mpo

Fiat Bravo T-jet preços a partir de R$ 68.950

Vou dizer umacoisa muito humilde-mente: não sei nem

colocar uma minhoca no anzol.

Marcelo CrivellaMinistro da Pescarecém-empossado

Page 2: a voz do povo #117

2

Para entender o lugar e o papel da mulher nasociedade, tanto na antiguidade quanto nos diasatuais, é necessário conhecer a história da mulher,

entendendo a formação de sua identidade, de seus gru-pos sociais, e principalmente seu posicionamento nocontexto familiar. A figura feminina na sociedade, his-toricamente, sempre esteve carregada de preconceitos,uma vez que ela representa o meio pelo qual toda a sortede mazelas acometeram o mundo (através de Eva). E talestigma acompanhou e demarcou o destino da mulhera um segundo plano na vida social, no decorrer dotempo e da evolução das sociedades.

Apesar de a mulher ter conseguido, a custo de muitaslutas, as conquistas femininas de igualdade social,profissional, e de direitos, há ainda muito preconceitoem relação às mulheres principalmente no que se refereao espaço profissional. Observa-se que a maioria doscargos de liderança, por exemplo, são desempenhadospor homens, e que se uma mulher se destaca profissio-nalmente, ela até pode ser muito boa no que faz, porémseu soldo será sempre inferior ao que um homem rece-beria desenvolvendo a mesma função.

Explora-se a beleza da figura feminina para se venderbebidas, carros, imóveis e toda espécie de produtos deconsumo, porém quando se trata de valorizar seupotencial de inteligência e liderança em funções dedestaque, pouco se vê, porque, querendo ou não, a idéiaque se tem incutida no pensamento coletivo, machista

por sinal, é que mulher tem que dirigir "fogão" e quesua liderança deve se restringir à direção das tarefas dolar. Uma das formas de se entender o lugar da mulherna sociedade é conhecendo a relação afetiva que estaestabelece com seus pares (companheiro, filho(s) efamiliares).

A luta pela igualdade entre mulheres e homens éantiga, e muitas conquistas foram conseguidas pelasmulheres ao longo dos anos, em todos os setores daatividade humana. Mas é forçoso reconhecer que hámuitas conquistas a serem alcançadas ainda. No dia 8de março, são realizadas as comemorações pelo DiaInternacional da Mulher. No Brasil, com a criação da leiconhecida como Lei Maria da Penha sancionada porLuiz Inácio Lula da Silva, em 2006; dentre as váriasmudanças promovidas pela lei está o aumento no rigordas punições das agressões contra a mulher quandoocorridas no âmbito doméstico ou familiar. Estes sãoexemplos de conquistas históricas das mulheres, porémé triste saber que para se chegar a essas vitórias, as quaisbeneficiam as mulheres de um modo geral, outras tan-tas tiveram que perecer ou passar por constrangimentose dificuldades várias. O ideal seria que a igualdade dedireitos não fosse algo que dependesse ser sancionado,legitimado para ser efetivamente realizado, uma vez quetodos nós, (homens e mulheres) somos feitos da mesmamatéria divina com qual Deus em sua suprema criaçãoforjou para sermos feitos à sua imagem e semelhança.

■ QUESTÃO DE ORDEM

Por oito votos contrários e quatro favoráveis,os vereadores de Santa Bárbara d'Oesterejeitaram na 8ª Reunião Ordinária da Câmarade 2012, o Veto Total do Poder Executivo aoProjeto de Lei nº 105/2011, de autoria dovereador Carlos Fontes (PSD), que dispõe sobrea instituição de melhoria dos meios de trans-portes públicos no âmbito do município deSanta Bárbara d'Oeste. Ainda, na sessão, foramaprovados cinco projetos, três moções e 14requerimentos.

■ ADIADOO primeiro projeto que constava na pauta de

votação, o Projeto de Lei Complementar nº05/2012, do Poder Executivo, que altera ogrupo salarial do emprego de monitor culturalconstante do Anexo I - Quadro de Empregos daLei Complementar Municipal nº 66 de 23 dedezembro de 2009, bem como altera as quanti-dades de empregos de Agente de AdministraçãoEscolar, Telefonista, Técnico de Raio-X,Monitor Cultural, Monitor de Creche, entreoutros, e substitui o Anexo II do mesmo diplo-ma legal, teve sua votação adiada a pedido dovereador Carlos Fontes.

■ CADÊ AS PLACAS?

De autoria do vereador Anízio Tavares(DEM), a Câmara aprovou o Projeto de Lei nº09/2012, que dispõe sobre a obrigatoriedade de

instalação de placa informativa com endereço deecoponto em locais onde é costume o descarteirregular de entulho no município. Também foiaprovado o Projeto de Lei nº 17/2012, queinstitui o Sistema Municipal de Cultura, deautoria do Poder Executivo. Outra matériaaprovada é o Projeto de Lei nº 19/2012, deautoria do vereador Ducimar Cardoso, o KaduGarçom (PR), que dispõe sobre a denominaçãodo Campo de Bocha do Jardim Paraíso.

■ MOÇÕESForam aprovadas três moções na sessão desta

terça-feira. A Moção 55/2012, de autoria dovereador Ademir da Silva (PT), manifesta apeloao Prefeito Mário Heins, para que seja estudadaa possibilidade de realizar uma parceria com ogoverno de Americana, a fim de implantarsemáforos e rotatórias nas Avenidas GiocondaCibim, Iacanga e da Amizade, na divisa dosmunicípios.

De autoria do vereador Laerte Silva (PSDB),foi aprovada a Moção N° 56/2012, que mani-festa apelo ao Prefeito Mário Heins e aos órgãoscompetentes quanto à construção de calçada noquadrilátero da área pública localizada entre aavenida Alfredo Contatto, rua do Centeio, ruaJade e rua Ametista, no Jardim São Fernando.Por fim, de autoria do vereador Fabiano RuizMartinez, o Pinguim (PV), foi aprovada aMoção 57/2012, que manifesta aplauso aosorganizadores da 7ª Copa Verão de Futsal, noJardim Europa.

■ NA TRIBUNA

A Tribuna Livre foi utilizada pelo secretáriode Segurança, Trânsito e Defesa Civil, ElielMiranda, e pela patrulheira Juliana AparecidaTavares da Silva, que falaram sobre as reivindi-cações salariais da categoria, tendo em vista adefasagem salarial em comparação com asdemais guardas municipais da RMC (RegiãoMetropolitana de Campinas).

Reflexão sobre a mulher e suas conquistas

Page 3: a voz do povo #117

Projeto de lei 94/2012, apresenta-do pelo deputado

estadual Chico Sar-delli (PV) e publica-

do hoje (02/03) noDiário Oficial,

obriga os estab-e l e c i m e n t o s

c o m e rc i a i sque sir-vam be-b i d a sa lcoól i -cas no

Estado deSão Paulo a

disponibilizarum aparelho de ar alveolar(etilômetro ou bafômetro) a

qualquer cliente que queirausá-lo espontaneamente para

avaliar se está em condições dedirigir. A proposta segue paraanálise das comissões perma-nentes antes de ser discutidoem plenário.

O deputado explica que arazão de apresentar esse projetoé a necessidade de evitar oexcesso de consumo de bebidasalcoólicas e seus consequentesefeitos nocivos, principalmentequando se relaciona com a con-dução de veículos. "O clientenão será obrigado a realizar o

teste, já que a ordem jurídica pátria garanteao cidadão o direito de não se autoincrimi-nar. De caráter educativo, a medida propos-ta se constitui em grande estímulo para queo consumidor regule, espontaneamente e deforma responsável, sua ingestão de bebidasalcoólicas", ressalta.

De acordo com o projeto, o resultado dostestes deve ser impresso de modo indivi-dual, com a identificação do cliente avalia-do, assim como do operador ou responsávelpelo aparelho, data e hora de sua realização.O deputado observa que o CódigoBrasileiro de Trânsito já prevê a aplicação detestes de alcoolemia em condutores deveículos que aparentem embriaguez. Namesma linha, resolução do Contran, prevê oemprego do bafômetro para fins de fisca-lização de trânsito.

Entretanto, a realização desses testes éconsideravelmente dificultada pelo princí-pio de direito segundo o qual ninguém éobrigado a produzir prova contra si, deso-brigando os motoristas de fazerem qualquerteste que avalie se está sob influência deálcool. "Nesse contexto, propomos que osestabelecimentos comerciais que sirvambebidas alcoólicas, como casas noturnas, deshows, boates, danceterias e outros, fiquemobrigados a disponibilizar um etilômetro aqualquer cliente que queira usá-lo espon-taneamente para avaliar se está emcondições de dirigir. O objetivo é evitar oexcesso do consumo de bebidas alcoólicas,principalmente antes de dirigir", justificaSardelli.

Política3

Estabelecimentos devem disponibilizar

bafômetro, prevê projeto de Sardelli

Deputada Federal AlineCorrêa defendeimplantação doCartão SUSMetropolitanopara ampliaracesso àsunidades deSaúde

A deputada federal Aline Corrêa,durante a visita do ministro da SaúdeAlexandre Padilha ao interior de SãoPaulo, na primeira semana de março, fezelogios ao projeto “Cartão SUS Metro-politano”, que permitirá a identificação dousuário em qualquer unidade de saúde daRMC - Região Metropolitana de Cam-pinas.

Ao lado do prefeito Hamilton Bernar-des, presidente do Conselho de Desenvol-vimento da RMC, a parlamentar progres-sista destacou também a importância doengajamento do todos os prefeitos e de-mais gestores municipais e estaduais prin-cipalmente na fase de implantação do pro-jeto.

“Este projeto é o primeiro do país aestabelecer parâmetros, ações e inter-venções para implantação de um Com-plexo Regulador em âmbito metropoli-tano para o atendimento aos cidadãos naatenção à saúde”, explicou Aline Corrêa,que acredita que este pode ser um projetopiloto para todo o país por propor solu-ções conjuntas que visam melhorar agestão da Saúde Pública.

Segundo o prefeito HamiltonBernardes, no final de 2011 o Conselho deDesenvolvimento da RMC aprovou a li-beração de 2,7 milhões, sendo R$ 10 milem cada unidade das 19 cidades. O proje-to contempla a aquisição de equipamentosde informática, entre computadores, soft-ware e impressoras e faz parte das etapaspara implantação do Cartão SUSMetropolitano.

DDeeppuuttaaddoo CChhiiccoo SSaarrddeellllii

Page 4: a voz do povo #117

4Santa Bárbara

EEvveennttoo ccoonnttoo ccoomm aa pprreesseennççaa ddoo PPrreeffeeiittoo MMaarriioo HHeeiinnss ((PPDDTT))

Hospital Santa Bárbarainaugura lavanderia

Oprefeito de Santa Bárbara d´Oeste,Mário Heins, participou da inaugu-ração da nova lavanderia do Hospital

Santa Bárbara, que ocorreu na noite desta segun-da-feira (06). O evento contou com a presençade parlamentares, do presidente da Câmara deVereadores, Erb de Oliveira, secretários daAdministração Municipal, do presidente daSanta Casa, Laerte Zucollo, além do presidenteda Federação das Santas Casas e HospitaisBeneficentes do Estado de São Paulo, EdsonRogatti.

A nova lavanderia conta com equipamentosmodernos, que substituem os antigos, com maisde 50 anos de uso. Com o investimento, acapacidade de lavagem, que atualmente é de1.500 quilos por dia, passa a ter condições delavar até 2.500 quilos dia. "Ela começa a fun-cionar nesta terça-feira", comentou ainda.

Foram investidos cerca de R$ 340 mil, com

recursos da própria Santa Casa. Em seu discurso, Zucollo reforçou a importân-

cia do investimento para a melhoria dos serviços."Alem de permitir a otimização dos trabalhos, anova estrutura facilita as atividades das nossasfuncionárias. As máquinas são automáticas emais econômicas", disse o presidente do HospitalSanta Bárbara, Laerte Tadeu Zucollo

O prefeito, Mário Heins, destacou a importân-cia do hospital para comunidade. "Este é o únicohospital de nossa cidade e, por isso, é importanteque esteja equipado e bem aparelhado para servirbem a população. A Prefeitura passou a investirna Santa Casa e instalamos o serviço de mamo-grafia, ultrassom e recolocamos o serviço detomografia. Hoje o hospital comemora mais umpasso para a excelência na prestação de serviços àcomunidade", destacou.

Para o presidente da Federação das SantasCasas e Hospitais Beneficentes do Estado de São

Paulo, Edson Rogatti, a parceria PrefeituraMunicipal e Hospital Santa Bárbara é um exem-plo para os demais municípios. "Quero agradecertoda diretoria deste hospital, pois é difícil encon-trar um pessoal que quer desempenhar a funçãovoluntária e aqui é possível constatar a real parce-ria entre Prefeitura e Hospital. É um privilégioter uma Administração parceira da Santa Casa,enquanto em muitas outras cidades a situação élamentável", destacou.

O Hospital Santa Bárbara segue com aimplantação de melhorias, acompanhando oplano diretor a entidade, em parceria com aPrefeitura e parlamentares, irá criar mais doisleitos na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) epromover a reforma da cozinha. Também há oprojeto para construção do 3º pavimento doHospital, que foi elaborado e contará com oitoleitos neonatais, três salas de cirurgia e 16 vagaspara UTI.

Santa Bárbara d'Oeste está entre as cidadesque foram contempladas, pelo Governo Federal,com o Programa Academia da Saúde. Duasunidades serão instaladas no município, uma noConjunto Habitacional Roberto Romano eoutra no 31 de Março. Ao todo, serão 2 milpolos no Brasil. Somente em São Paulo serão236 academias da saúde. O objetivo doMinistério da Saúde é expandir, até 2014, a ini-ciativa à 7 mil cidades.

De acordo com o secretário de Saúde deSanta Bárbara d'Oeste, Carlos Eli Ribeiro, aconquista deu-se por conta do empenho daAdministração do Prefeito Mário Heins na pro-moção da saúde na cidade. "A Escola da Saúde,desenvolvida pela Secretaria, pode ser conside-rada um dos embriões do Programa Academiada Saúde. Por esta razão, Santa Bárbara d'Oestefoi convidada pelo Ministério da Saúde paraintegrar a equipe que elaborará um guia aosmunicípios que implantarão o Programa",informou. Para Ribeiro, a prevenção é a melhorferramenta de promoção à saúde das pessoas."Além disso, os tratamentos devem ver opaciente em sua integralidade", afirmou.

Lançada em 2011, a estratégia é desenvolvidapelo Ministério da Saúde e visa estimular a cria-ção de espaços adequados para a prática de ativi-dades corporais e de lazer, entre elas, dança e te-rapias complemetares. De acordo com infor-mações oficiais da União, o ministro da saúde,Paulo Padilha, anunciou que os municípios con-templados nesta primeira etapa já estimulampráticas saudáveis. O anúncio foi feito durante a11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção eControle de Doenças.

Os polos do Programa Academia da Saúdesão espaços públicos construídos para a práticade práticas corporais. As atividades devem estarligadas aos serviços de atenção básica. Lançadano último mês de abril, a estratégia Academia daSaúde estimula a criação de espaços adequadospara a prática de atividades físicas e lazer, aexemplo de iniciativas bem sucedidas ocorridasem cidades como Aracaju, Belo Horizonte,Curitiba, Recife e Vitória.

SEDENTARISMO E OBESIDADE- Deacordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dosbrasileiros são sedentários; ou seja, pessoas quenão fazem nenhuma atividade física no tempolivre, nem mesmo nos deslocamentos diários ouem atividades como a limpeza da casa ou outrostipos de trabalho.

Santa Bárbara contará com o ProgramaAcademia da Saúde

Page 5: a voz do povo #117

5

Kit EscolarA Secretaria de Educação de SantaBárbara d'Oeste faz a entrega do kit com-pleto dos materiais escolares, contendocaderno, lápis, canetas, massinha de mode-lar, canetas hidrocor, tesoura, entre outrosmateriais que serão utilizados nas aulas. Osalunos já haviam recebido, no início do anoletivo, materiais básicos, como cadernos,lápis preto, canetas, caixa de lápis de cor (12cores) e borracha.

A Secretaria também informou que asescolas contam com todos os livros a seremutilizados no decorrer do ano como, porexemplo, o livro sobre Sustentabilidade edo Negro e Indígena. Além disso, asunidades têm a disposição todo o materialpedagógico do programa Ler e Escrever eas bibliotecas como complemento. De acordo com a chefe do Departa-mento de Educação, Telma MirianMisgrawis, os materiais escolares visamauxiliar no desenvolvimento das atividadesde sala de aula. "A Secretaria faz a entregadestes materiais, que atenderão cerca de3.700 alunos da Educação Infantil e os8.100 alunos do Ensino Fundamental",ressaltou.

Saúde recebe 5

novas cadeiras

odontológicas

A Secretaria de Saúde de Santa Bár-

bara d'Oeste recebeu, nesta semana,

cinco cadeiras odontológicas. Os equipa-

mentos serão instalados nas UBS's do

município e no CEO (Centro de

Especialidades Odontológicas), até o dia

16 de março.

De acordo com o coordenador da

Saúde Bucal, Dr. Dorival Ravaneli, a

previsão é a aquisição de mais 6

cadeiras. "Estas cadeiras substituirão

algumas e complementarão o atendi-

mento em outras unidades", afirmou.

No Cruzeiro do Sul, o equipamento

novo já foi instalado, em substituição

ao antigo. Assim como será feito na

UBS do Jardim Esmeralda. Já no São

Fernando, a unidade ganhará uma nova

cadeira e contará com dois equipamen-

tos para o atendimento. Ao CEO serão

destinadas duas cadeiras, uma para o

pronto-atendimento e outra à pacientes

com deficiência psicomotora e crianças.

Santa Bárbara

Page 6: a voz do povo #117

6Americana

Novo pronto-socorro vai garantir

As obras de construção do novo HospitalMunicipal continuam e vão garantir econtribuir com a qualidade do atendi-

mento à população. O novo Hospital MunicipalDr. Waldemar Tebaldi vai unir em um só local opronto-socorro, o Núcleo de Especialidades e oHospital Infantil André Luiz. Essa é a maiorprova de que a Prefeitura de Americana estáinvestindo em humanização e em espaços ade-quados para o atendimento.

Com um investimento de R$ 15.726.923,50,a obra é um dos maiores projetos na área desaúde de Americana. "Vamos entregar uma obraque representa um salto de qualidade no atendi-mento à população que passará a ter um pronto-

socorro digno e melhor acesso aos serviços desaúde", disse o prefeito Diego De Nadai.

De acordo com o secretário de Saúde, FabrizioBordon, a expectativa é entregar a obra no finaldo primeiro semestre e o novo pronto-socorroresolverá o atual problema da infra-estrutura físi-ca do local. "Desde o inicio desta Administração,houve sensibilidade e percebeu-se a necessidadeenorme de ampliação do pronto-socorro.Necessidade que inclusive foi citada nosrelatórios do Denasus, do Coren e do Cremesp.Todos eles apontaram que a atual estrutura físicaimpacta na qualidade da assistência prestada aosusuários e no desempenho das funções dos servi-dores. Fato que não é novidade porque temos

conhecimento de todas as dificuldades alienfrentadas desde que assumimos. Mas que sóconfirma que estamos no caminho certo com aconstrução do novo pronto-socorro. Foi somentenesse governo que algo realmente foi feito peloHospital Municipal, construído há 30 anos",comentou o secretário.

A construção do novo Hospital Municipalatingiu em fevereiro 68% de conclusão. Suaestrutura de concreto está 92% pronta; a alve-naria de vedação completou 65%; revestimentodo prédio está 40%; a infraestrutura elétrica estáem 77%; as instalações elétricas em geralalcançaram 30% e as hidráulicas 32%; a cober-tura metálica está em 40% prontas e os caixilhos

alcançou 22%.A conquista, fruto de uma luta incansável por

uma obra que Americana esperava há tempos temo apoio do Governo Estadual de São Paulo, o qualdestinou até agora R$ 7 milhões para a construção,sendo R$ 1 milhão através de emenda parlamentardo deputado Cauê Macris.

Saiba maisAtualmente, o pronto-socorro do Hospital

Municipal possui 1.162,43 metros quadrados.A nova construção englobará 2.168,07 metrosquadrados. As salas de esperas passarão a ter208 lugares. As salas de observação masculina efeminina dobrarão a quantidade de leitos eterão banheiros exclusivos. A observaçãopsiquiátrica contará com quatro leitos. Serãoduas salas de isolamento, 10 leitos na emergên-cia sendo seis de semi-intensiva e oito con-sultórios clínicos. A capacidade de atendimen-to será de 1.000 pessoas por dia. Consultóriosexclusivos para avaliações ortopédicas, cirurgiageral, oftalmologia e ginecologia, sala de cura-tivo, sutura, coleta de exames e medicação deforma adequada e humanizada também fazemparte do projeto.

O Núcleo de Especialidades, que hoje fun-ciona ao lado do Hospital Infantil Dr. AndréLuiz, vai ter 2.617,31 metros quadrados, quaseo dobro da estrutura atual. As salas de esperasserão amplas garantindo assim conforto atodos os usuários e melhores condições de tra-balho para os funcionários. Serão 31 con-sultórios para o atendimento de especialidadescomo bucomaxilo, anestesista, cardiologia,cirurgia geral, ginecologia, cirurgia plástica,vascular, dermatologia, endocrinologia, gastro,neurocirurgia, neuroclínica, oftalmologia,ortopedia, otorrino, proctologia e urologia.

O Hospital Infantil terá 20 leitos para inter-nação clínica, 05 leitos para internação cirúrgi-ca (pré e pós-operatório), 15 leitos de obser-vação e 09 leitos de UTI Pediátrica. Uma brin-quedoteca será instalada para auxiliar na recu-peração das crianças.

CCoonnssttrruuççããoo aattiinnggee 6688%% ddee ccoonncclluussããoo ee sseeccrreettáárriioo ddee SSaaúúddee aaffiirrmmaa qquuee aa eexxppeeccttaattiivvaa éé eennttrreeggaarr aa oobbrraa nnoo ffiinnaall ddoo pprriimmeeiirroo sseemmeessttrree

EEdduuaarrddoo JJoosséé PPeerreeiirraa ((ddiirreettoorr--ssuuppeerriinntteennddeennttee ddaa FFuussaammee)),, PPrreeffeeiittoo DDiieeggoo DDee NNaaddaaii ee oo SSeeccrreettáárriioo ddee SSaaúúddee FFaabbrriizziioo BBoorrddoonn::

oottiimmiissmmoo ccoomm aass oobbrraass ddoo HHoossppiittaall MMuunniicciippaall

Page 7: a voz do povo #117

atendimento digno à população

Oprefeito de Americana, Diego De Nadai,foi recebido hoje pelo governadorGeraldo Alckmin para assinatura de con-

vênio no valor de R$ 700 mil para a as obras deampliação do Hospital Municipal. O recurso é re-ferente à emenda parlamentar do deputado estad-ual Dilmo dos Santos.

Diego comentou que a ampliação do pronto-socorro é essencial para um melhor atendimento dapopulação. "Vamos dobrar a capacidade de atendi-mento. É uma estrutura imensa que vai fazer comque nenhuma pessoa fique nos corredores por faltade espaço. Acompanhei as obras e elas estão a todovapor. Hoje, estive no Palácio dos Bandeirantes emSão Paulo para assinatura de mais uma verba quevai nos ajudar também a erguer e trabalhar noHospital Municipal. Tenho procurado buscar sem-pre recursos em todas as esferas", disse o prefeito.

Na manhã de hoje, Fabrizio Bordon, secretáriode Saúde de Americana, esteve no Hospital deClínicas da Unicamp, em Campinas, para solicitarao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recursos

para as obras e equipamentos do novo HospitalMunicipal Dr. Waldemar Tebaldi.

Com intermediação da deputada federal AlineCorrea, Fabrizio foi recebido pelo ministro, queassinou contratos de repasse no valor de R$5.745.000,00 para reformas na Unidade deEmergência Referenciada (UER) e nos laboratóriosde Patologia Clínica do hospital.

Fabrizio destacou que um projeto será apresenta-do ao Ministério da Saúde para a viabilização daverba. "Estamos na reta final para ofertar a popu-lação um novo e moderno hospital. O SUS é únicoe administrado pela União, Estado e Município. Édever do Município buscar verbas e esperamos queassim como o Estado, a União participe dessaempreitada que beneficiará os nossos usuários",falou. Em conversa com Bordon, AlexandrePadilha disse que em junho, está prevista a vindadele para Americana junto com o ex-ministro daSaúde, Adib Jatene. "Nesta oportunidade, Padilhapoderá trazer a resposta sobre o projeto deAmericana", acrescentou.

HHoossppiittaall MMuunniicciippaall rreecceebbee mmaaiiss RR$$ 770000 mmiill ppaarraa oobbrraass ddee aammpplliiaaççããoo

Oprefeito de Americana, Diego DeNadai, visitou nesta quarta-feira,29/02, as obras de construção do novo

Hospital Municipal, que continuam e vão garan-tir e contribuir com a qualidade do atendimentoà população. O novo Hospital Municipal Dr.Waldemar Tebaldi unirá em um só local o pron-to-socorro, o Núcleo de Especialidades e oHospital Infantil André Luiz. A visita contoucom a presença do vice-prefeito, Dr. Seme Calil,os secretários de Obras e Serviços Urbanos eSaúde, Flávio Biondo e Fabrízio Bordon, respec-tivamente.

"O novo prédio ficará realmente com salas eatendimento mais dignos para a população deAmericana. Queremos garantir de perto a exe-cução da obra. Nada melhor do que visitá-la,constantemente. Essa é a maior prova de que aPrefeitura de Americana está investindo emhumanização e em espaços adequados para oatendimento", disse Diego.

Com um investimento de R$ 15.726.923,50,a obra é um dos maiores projetos na área de saúdede Americana. "Vamos entregar uma obra querepresenta um salto de qualidade no atendimen-to à população, que passará a ter um pronto-socorro digno e melhor acesso aos serviços desaúde", disse o prefeito Diego De Nadai.

De acordo com o secretário de Saúde, FabrizioBordon, a expectativa é entregar a obra no finaldo primeiro semestre e o novo pronto-socorroresolverá o atual problema da infraestrutura físi-ca do local. "Desde o início desta Administração,houve sensibilidade e percebeu-se a necessidadeenorme de ampliação do pronto-socorro.Necessidade que inclusive foi citada nosrelatórios do Denasus, do Coren e do Cremesp.Todos eles apontaram que a atual estrutura físicaimpacta na qualidade da assistência prestada aosusuários e no desempenho das funções dos servi-dores. Fato que não é novidade porque temosconhecimento de todas as dificuldades ali

enfrentadas desde que assumimos. Mas que sóconfirma que estamos no caminho certo com aconstrução do novo pronto-socorro. Foi somenteneste governo que algo realmente foi feito peloHospital Municipal, construído há 30 anos",comentou o secretário.

Flávio Biondo afirmou que a construçãoatingiu os 68% de conclusão. "Sua estrutura deconcreto está 92% pronta; a alvenaria de vedaçãocompletou 65%; revestimento do prédio está40%; a infraestrutura elétrica está em 77%; asinstalações elétricas em geral alcançaram 30% e ashidráulicas 32%; a cobertura metálica está 40%pronta e os caixilhos alcançaram 22%", contou.

A conquista, fruto de uma luta incansável poruma obra que Americana esperava há tempos,tem o apoio do Governo Estadual de São Paulo,que destinou até agora R$ 7 milhões para a cons-trução, sendo R$ 1 milhão através de emendaparlamentar do deputado Cauê Macris.

CCoonnssttrruuççããoo aattiinnggee 6688%% ddee ccoonncclluussããoo ee sseeccrreettáárriioo ddee SSaaúúddee aaffiirrmmaa qquuee aa eexxppeeccttaattiivvaa éé eennttrreeggaarr aa

oobbrraa nnoo ffiinnaall ddoo pprriimmeeiirroo sseemmeessttrree

PPrreeffeeiittoo DDiieeggoo vviissiittaa oobbrraass ddee ccoonnssttrruuççããoo ddoo NNoovvoo HHoossppiittaall

Americana 7

Page 8: a voz do povo #117

8Câmara Municipal

Overeador Oswaldo Nogueira (DEM) pro-tocolou na secretaria da Câmara Municipalde Americana um projeto de lei em que

autoriza a instituição do Programa de Incentivo àDoação de Medula Óssea no município deAmericana.

De acordo com o parlamentar, o objetivo doprograma é organizar um banco de dados com afunção de cadastrar pessoas que estarão dispostasa realizar a doação. "A nossa proposta é criar umcadastro de doadores para que, quando umpaciente necessitar de transplante, esse cadastroseja consultado. Se for encontrado um doadorcompatível, ele será convidado a fazer a doação",ressalta Oswaldo na propositura.

No documento Oswaldo afirma que o programavisa informar, conscientizar, estimular e difundir anecessidade da existência de doadores de medulaóssea no município. "O mais importante é alertar aosdoadores sobre a importância da doação da medula ede manter os dados cadastrais atualizados", explica.

Segundo Oswaldo a Administração Municipalficará autorizada a celebrar convênios, parcerias e ou-tros instrumentos de cooperação na promoção doincentivo à doação de medula óssea, com órgãospúblicos federais, estaduais e municipais.

O projeto será encaminhado às comissões perti-nentes e, não havendo impedimentos legais para suatramitação, será discutido e votado em Plenário,durante sessão ordinária.

Overeador Paulo Chocolate (PSC) proto-colou nesta sexta-feira (24) um requeri-mento solicitando à Administração

Municipal informações e providências para rea-lização de melhorias através de limpeza, ca-pinação, implantação e limpeza de boca de lobo.

No requerimento, Paulo Chocolate explicaque foi procurado por moradores que relataramos problemas, e foi até o local verificar. "Estive nolocal e pude constatar que se faz necessário, emcaráter de extrema urgência, serviços de limpezae manutenção naquela região, principalmente naRua Luiz Corse", relata.

"O mato está extremamente alto por causa daschuvas, as bocas de lobo estão entupidas, sãomuitos os buracos no asfalto e também não existe'canaletão' para escoamento da água da chuva",afirma. "Por isso, reivindicamos a Administraçãoque se faça uma vistoria no local para sanar oproblema", conclui Chocolate.

O parlamentar pede que, depois de realizadavistoria no local, seja informado quais serviçosserão realizados para solucionar o problema, equal o prazo necessário para sua execução. Orequerimento será discutido e votado pelos verea-dores em Plenário, durante a sessão ordinária dequinta-feira (1).

Oswaldo propõe instituiçãodo Programa de Incentivo à

Doação de Medula Óssea

Paulo Chocolate pede melhorias no

bairro Praia Azul Recanto

VVeerreeaaddoorr PPaauulloo CChhooccoollaatteeVVeerreeaaddoorr OOsswwaallddoo NNoogguueeiirraa

Page 9: a voz do povo #117

9Câmara Municipal

Vereadores participam de reunião em São Paulopara discutir a Virada Cultural no município

VVeerreeaaddoorr JJuuccaa BBoorrttoolluuccccii VVeerreeaaddoorr JJooii FFoorrnnaassaarrii

Os vereadores Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca(PSDB), e José Luis Fornasari, o Joi (PPS), participaram,na última sexta-feira (2), de reunião na Secretaria de

Turismo do Estado de São Paulo, na Capital, para discutir a realiza-ção da Virada Cultural Paulista em Santa Bárbara d'Oeste. Tambémestiveram presentes no encontro o secretário municipal de Cultura,Giovanni Bonfim, o secretário municipal de Cultura de Americana,José Vicente de Nardo, e o secretário adjunto da Secretaria deTurismo do Estado, Luís Sobral.

"Durante o encontro, ficou pré-definido que Santa Bárbarad'Oeste terá 22 atrações, com início no sábado, às 18 horas, eencerramento no domingo, às 6 horas. Já Americana terá 12atrações, com início no domingo às 10h30 e término às 18 horas",disse. Para o vereador Joi Fornasari, a divisão do evento foi uma sur-presa. "Esperava que nessa reunião pudéssemos optar para a ViradaCultural ser integral na nossa cidade, conforme acordo firmadoentre o Secretário de Cultura do Estado e o prefeito Mário Heinsno começo do ano. Infelizmente, já estava tudo definido", disse Joi.

Juca destaca que a Virada Cultural foi readequada, mas que SantaBárbara terá 22 atrações, assim como no ano passado. "Apesar dadivisão do evento com Americana, o público barbarense poderáapreciar diversas atrações, como shows de música, dança e espetácu-los de circo", afirmou. Ele ressalta, ainda, que o programa temcomo um dos objetivos oferecer entretenimento à população eestimular o intercâmbio entre atores, cantores, instrumentistas eoutros artistas, tanto das cidades participantes como de outrasregiões do Estado, além de artistas de renome nacional. As atraçõese a programação da Virada serão divulgadas nos próximos dias.

Page 10: a voz do povo #117

10Espaço da Mulher

No Dia 8 de março de 1857, operá-rias de uma fábrica de tecidos,situada na cidade norte americana

de Nova Iorque, fizeram uma grande greve.Ocuparam a fábrica e começaram a reivin-dicar melhores condições de trabalho, taiscomo, redução na carga diária de trabalhopara dez horas (as fábricas exigiam 16 horasde trabalho diário), equiparação de salárioscom os homens (as mulheres chegavam areceber até um terço do salário de umhomem, para executar o mesmo tipo de tra-balho) e tratamento digno dentro do am-biente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com totalviolência. As mulheres foram trancadas den-tro da fábrica, que foi incendiada.

Aproximadamente 130 tecelãs morreramcarbonizadas, num ato totalmentedesumano.

Porém, somente no ano de 1910, duranteuma conferência na Dinamarca, ficou deci-dido que o 8 de março passaria a ser o "DiaInternacional da Mulher", em homenagemas mulheres que morreram na fábrica em1857. Mas somente no ano de 1975, atravésde um decreto, a data foi oficializada pelaONU (Organização das Nações Unidas).

Ao ser criada esta data, não se pretendiaapenas comemorar. Na maioria dos país-es, realizam-se conferências, debates e

reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mu-lher na sociedade atual. O esforço é para tentardiminuir e, quem sabe um dia terminar, com opreconceito e a desvalorização da mulher. Mesmocom todos os avanços, elas ainda sofrem, emmuitos locais, com salários baixos, violência mas-culina, jornada excessiva de trabalho e desvanta-gens na carreira profissional. Muito foi conquis-tado, mas muito ainda há para ser modificadonesta história.

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de1932 foi um marco na história da mulherbrasileira. Nesta data foi instituído o voto

feminino. As mulheres conquistavam, depois demuitos anos de reivindicações e discussões, odireito de votar e serem eleitas para cargos noexecutivo e legislativo.

■■ Em 1932, as mulheres brasileiras conquis-tam o direito de participar das eleições comoeleitoras e candidatas.■■ Em 1933, Carlota Prereira de Queiróstornou-se a primeira deputada federalbrasileira■■ Em 1979, Euníce Michiles tornou-se aprimeira senadora do Brasil.■■ Entre 24 de agosto de 1982 e 15 de marçode 1985, o Brasil teve a primeira mulherministra. Foi Esther de Figueiredo Ferraz,ocupando a pasta da Educação e Cultura.■■ Em 1989, ocorre a primeira candidaturade uma mulher para a presidência daRepública. A candidata era Maria Pio deAbreu, do PN (Partido Nacional).■■ Em 1995, Roseana Sarney tornou-se aprimeira governadora brasileira.■■ Em 31 de outubro de 2010, DilmaRousseff (PT - Partido dos Trabalhadores)venceu as eleições presidenciais no segun-do turno, tornando-se a primeira mulherpresidente da República no Brasil.

■■ CleópatraCleópatra foi a última Rainha da Dinastia ptolomaicaque dominou o Egito após a Grécia ter invadido aquelepaís. Filha de Ptolomeu XII com sua irmã, ela subiu aotrono egípcio aos 17 anos de idade, após a morte do pai.Contudo, ela teve que dividir o trono com seu irmão,Ptolomeu XIII (com quem casou), e depois, comPtolomeu XIV. ■■ Maria, Mãe de Jesus Deu a luz, criou e educou Jesus Cristo. Nasceu,provavelmente em Jerusalém, por volta de 20 a.C. ■■ Joana D'arc Joana D'arc nasceu na França no ano de 1412 e morreuem 1431 (época medieval). Foi uma importante perso-nagem da história francesa, durante a Guerra dos CemAnos (1337-1453), quando seu país enfrentou a rivalInglaterra. Joana D'arc foi canonizada (transformada emsanta) no ano de 1920. ■■ Rainha Vitória Foi rainha do Reino Unido entre 1837 a 1901. Emboracom poucos poderes políticos, se tornou um exemplonacional da moral e dos bons valores e costumes. ■■ Anita GaribaldiCompanheira do líder revolucionário GiuseppeGaribaldi, Anita foi um exemplo de mulher corajosa eforte. Lutou ao lado do marido na Guerra dos Farrapos. ■■ Princesa Isabel Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela

Gonzaga de Bragança, a Princesa Isabel, nasceu no palá-cio de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro noano de 1846. Tornou-se a herdeira do trono brasileiro,após a morte prematura do irmão mais velho. Teveimportância para a História do Brasil ao assinar a LeiÁurea em 1888, que aboliu a escravidão no país.■■ Marie Curie Cientísta polonesa, ganhou dos prêmios Nobel de Física(1903 e 1911). Fez importantes descobertas e avançoscientíficos na área da radioatividade. Foi tambémimportante na descoberta de dois elementos químicos:polônio e rádio. ■■ Madre Teresa de CalcutáImportante missionária católica do século XX. Lutoupelos mais necessitados. Ganhou o prêmio Nobel da Pazem 1979. Foi beatificada pela Igreja Católica em 2003. ■■ Irmã Dulce Foi uma importante religiosa católica do século XX.Lutou em prol dos mais carentes e necessitado., desta-cando-se por suas obras de caridade e assistência social.Foi beatificada pela Igreja Católica em maio de 2011. ■■ Indira Gandhi Foi primeira-ministra da Índia entre os anos de 1966 e1977 e depois entre 1980 e 1984. Fez um governo po-pular, voltado para os mais os mais pobres. ■■ Margaret Tatcher Política britânica, foi primeira-ministra do Reino Unidoentre os anos de 1979 e 1990. Conhecida como a"dama de ferro" conseguiu implantar importantes refor-mas políticas e econômicas no Reino Unido.

História do 8 de março

Objetivo da Data

Conquistas dasMulheres Brasileiras

Dia Internacional da Mulher

Marcos dasConquistas das

Mulheres na História ■■ 1788 - o político e filósofo francêsCondorcet reivindica direitos de participaçãopolítica, emprego e educação para as mul-heres. ■■ 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade dedireitos para mulheres e negros dos EstadosUnidos. ■■ 1859 - surge na Rússia, na cidade de SãoPetersburgo, um movimento de luta pelosdireitos das mulheres. ■■ 1862 - durante as eleições municipais, asmulheres podem votar pela primeira vez naSuécia. ■■ 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria aAssociação Geral das Mulheres Alemãs. ■■ 1866 - No Reino Unido, o economistaJohn S. Mill escreve exigindo o direito de votopara as mulheres inglesas ■■ 1869 - é criada nos Estados Unidos aAssociação Nacional para o Sufrágio dasMulheres ■■ 1870 - Na França, as mulheres passam a teracesso aos cursos de Medicina. ■■ 1874 - criada no Japão a primeira escolanormal para moças ■■ 1878 - criada na Rússia uma UniversidadeFeminina ■■ 1901 - o deputado francês René Vivianidefende o direito de voto das mulheres.

Principais conquistas dasmulheres na política brasileira

Mulheres importantes para a História

Page 11: a voz do povo #117

Evento

✔✔Serviço: Jorge Vercillo✔✔Local: Clube dos Veteranos✔✔Dias: 17/03/2012✔✔Horário: 21horas✔✔Ingressos: R$ 60,00 mesa eR$ 40,00 pista ✔✔Pontos de Venda:Ótica Diniz/ Radical Vest / Tívoli Shopping

Jorge Vercillo lança CDem Americana

Secretaria de Culturaabre inscrições paraEscola de Música

Cantor Jorge Vercillo estreia, em Ameri-cana, o show do seu mais novo CD"Como Diria Blavatsky", dia 17 de

março, no Clube dos Veteranos. O apoio é daSecretaria de Cultura e Turismo de Americana.

Já toca nas rádios de todo o Brasil a nova músi-ca do cantor, Sensível Demais, uma canção deamor, de autoria de Vercillo, que foi gravada pelaprimeira vez em 1998 pela dupla Chrystian &Ralf e, recentemente, por Maria Bethânia.Sensível Demais é o primeiro single do novoálbum do cantor.

Com este projeto, Jorge Vercillo inicia umanova fase na sua carreira, ao lançar este novoálbum pelo seu próprio selo, Leve. O cantor ecompositor também está no "ar" em FinaEstampa, novela das 21 horas da TV Globo, coma música Memória do Prazer, composta emparceria com a sua mulher Gabriela Vercillo. Acanção, que tem a participação especial de NinaJô, embala o casal Amália e Rafael, interpretadopelos atores Sophie Charlotte e Marco Pigossi.

A Secretaria de Cultura e Turismo deAmericana abre inscrições para a EscolaMunicipal de Música "Heitor Villa-Lobos",nesta segunda-feira (5/3), no Centro deCultura e Lazer, CCL. São oferecidas 320vagas. Os cursos são totalmente gratuitos.

As inscrições, que se encerram na quinta-feira (8/3), podem ser feitas na Avenida Brasil,nº 1293, Jardim São Paulo, das 8h às 17h. Ocandidato que tiver menos de 18 anos teráque ter assinatura dos pais ou responsáveis nosdocumentos emitidos pela Secretaria e partic-ipar de todas as etapas do processo organizadopela Escola de Música. Outras informaçõespelo telefone (19) 3408-8015.

A Escola de Música oferece cursos de teoriae percepção musical, técnica vocal, bem comoinstrumentos: flauta transversal, clarineta, sa-xofone, tuba, trombone, trompete, trompa,bombardino, percussão, violino, viola, violon-celo, violão e contrabaixo acústico. A idademínima para os cursos é de nove anos.

11

Page 12: a voz do povo #117

12Reportagem

Furto de veículos: Guarda e PMatuam em ação preventiva

AGuarda Civil de Santa Bárbara d´Oeste,em conjunto com a Polícia Militar, atuanesta quarta-feira (07), com ações especí-

ficas para a prevenção e o combate a furto deveículos. O comandante da GM, Joel Soares,explica que, por conta disso, é possível encontrar,em diferentes pontos da cidade, viaturas das duascorporações em locais estratégicos.

"O objetivo é combater o furto de automóveisno município, com atividades discutidas pelaComissão de Análise e Combate ao Furto deVeículos, composta por integrantes das GuardasCivis e da Polícia Militar de nossa região", desta-cou.

A Guarda Civil de Santa Bárbara tem reforçadoo patrulhamento na cidade, incluindo em pontoscom maior incidência deste tipo de crime. Paraacionar a corporação, a população pode entrar emcontato pelo 0800 772 8383, ou via 153. A ligaçãopara o 0800 pode ser feita por celular, telefone fixoou orelhão, sem necessidade de crédito ou cartãotelefônico.

Alistamento militarregistra 900 inscritos

Jovens do sexo masculino nascidos em 1994, ouem anos anteriores, devem fazer o alistamento mi-litar na sede da 135ª JSM (Junta de Serviço Militar)de Santa Bárbara d´Oeste. O prazo vai até o dia 29de abril, e segundo dados oficiais, 900 jovens jáforam inscritos.

De acordo com o secretário da Junta de ServiçoMilitar da cidade, Donizette Leite, o alistamento éobrigatório para todo cidadão brasileiro do sexomasculino e segue também às pessoas com deficiên-cia física e mental, que este ano já conta com oitoinscritos. "Pessoas com deficiência física e mental,sendo notoriamente incapazes, estarão isentos doServiço Militar e receberão o CI (Certificado deIsenção), mas eles devem comparecer à unidadepara retirar o documento", disse.

Em 2012, a expectativa é de 1800 inscritos. Leiteressalta que o jovem que não se alistar fica emdébito com o serviço militar e não pode tirar pas-saporte, ingressar como funcionário público, entreoutras sanções. Para o alistamento é necessário apre-sentação de certidão de nascimento e CPF origi-nais, xerox de comprovante de endereço em nomedos pais do próprio alistado, duas fotos 3x4 recentes(sem brinco, piercing, colar, sendo que o cabelo nãodeve cobrir a testa e as orelhas).

A sede da Junta Militar fica na Praça João 23,s/nº, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9às 15 horas. Informações: http://www.santabar-bara.sp.gov.br/juntamilitar.