a voz do povo #113

12
Carro da semana Acesse: www.avozdopovo.com Fone: (19) 9733-7070 • 9850-0511 • e-mail: [email protected] Tempo Filmes em exibição Opinião Moviecom Tivoli Sta Bárbara d'Oeste • (19)3458-7448 2 Coelhos (Nacional) Alvin e os Esquilos 3 As Aventuras de Tintim Filha do Mal Millennium - Os Homens Que Não Ama- vam as Mulheres Sherlock Holmes - O Jogo de Sombras Sexta . . . . . . . . .Min 22ºc Max 28ºc Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Sábado . . . . . . .Min 20ºc Max 26ºc Chuvoso durante o dia e a noite. Domingo . . . . .Min 19ºc Max 28ºc Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Fonte: Clima Tempo Honda New Civic 2012 chega ao mercado custando em torno de R$ 69.700,00 Os patrulheiros estão preparados para atender qualquer necessidade, assim como eventualmente crian- ças ou adolescentes com necessidades especiais. Téo Feola Diretor da Guarda Municipal de Americana na apresentação do Projeto anjos da Guarda

Upload: voz-do-povo-a-voz

Post on 01-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A voz do povo #113

TRANSCRIPT

Page 1: A voz do povo #113

Carro da semana

Acesse: www.avozdopovo.com Fone: (19) 9733-7070 • 9850-0511 • e-mail: [email protected]

Tempo Filmes em exibição Opinião

Moviecom TivoliSta Bárbara d'Oeste • (19)3458-7448

◗◗ 2 Coelhos (Nacional) ◗◗ Alvin e os Esquilos 3◗◗ As Aventuras de Tintim◗◗ Filha do Mal ◗◗ Millennium - Os Homens Que Não Ama-vam as Mulheres◗◗ Sherlock Holmes - O Jogo de Sombras

◗ Sexta . . . . . . . . .Min 22ºc • Max 28ºc

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas

de chuva à tarde e à noite.

◗ Sábado . . . . . . .Min 20ºc • Max 26ºc

Chuvoso durante o dia e a noite.

◗ Domingo . . . . .Min 19ºc • Max 28ºc

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos

de nublado, com chuva a qualquer hora.

Fon

te:

Clim

a Te

mpo

Honda New Civic 2012 chega ao mercado custando em torno de R$ 69.700,00

Os patrulheiros estãopreparados para atender

qualquer necessidade, assimcomo eventualmente crian-

ças ou adolescentes comnecessidades especiais.

Téo Feola Diretor da Guarda Municipalde Americana na apresentaçãodo Projeto anjos da Guarda

Page 2: A voz do povo #113

2

Ahistória do pequeno Arthur, de 6 anos,é repleta de desafios e superação. Adedicação da família para propor-

cionar-lhe melhores condições de existência écomovente. O primeiro ano de vida do meni-no transcorreu dentro de um hospital. "OArthur não tem um diagnóstico fechado. Eleapresenta um atraso neurológico de causa atéagora desconhecida", revelou a advogadaConsuelo Machado à Boa Vontade TV. Elaabdicou da própria carreira para exclusiva-mente cuidar do filho.

Com apoio da equipe médica e de sua avóAna Nery de Freitas Machado, que é pediatra,Arthur apresentou progresso, de modo sur-preendente: "Quando foi verificada a viabili-dade de poder ser transferido da internaçãohospitalar para domiciliar, começaram ospreparativos para que ele não sofresse umchoque. Não se tratava de um bebê indo paracasa, mas de uma criança de praticamente 1ano, com percepções, saindo de um quartoonde viveu toda sua iniciante vida para umambiente totalmente desconhecido. Então,houve a orientação de que ele fosse, aospoucos, passeando pelo corredor, descendo atéa porta do hospital e vendo a rua; até o dia emque ele foi colocado numa ambulância UTI,para que pudesse pela primeira vez conhecer aprópria casa", esclarece Consuelo.

Com os cuidados médicos e com o amor eincentivo constantes da família, com 3 anos opequeno Arthur já demonstrava claro desen-volvimento. Sua dedicada mãe recorda: "Paraquem não ia andar, falar, era completamentesurdo, não ia sentar nem ter controle daprópria cabeça... uma criança que já estáandando, jogando videogame, brincando, é, defato, surpreendente".

Em decorrência dessa melhora visível, osmédicos indicaram o início da socializaçãodele. "Inicialmente, com o que eles chamamde atividades extramuros, o Arthur sairia emcurtos espaços de tempo para fazer uma sessãode equoterapia [método terapêutico e educa-cional que utiliza o cavalo] para fazer um pas-

seio próximo, sempre verificando a viabili-dade e as condições clínicas dele naquelemomento. E a frequência numa escola regularna qual o Arthur deveria ser incluído para quese socializasse e pudesse observar e se espelharnas outras crianças da mesma idade", relata aadvogada.

O que parecia algo fácil para a família deArthur tornou-se mais um desafio. A advogadaConsuelo Machado descreve: "Visitei váriasescolas e quando optei por uma encontrei umabarreira muito grande. Obviamente, ninguémme deu um documento dizendo que não esta-va aceitando o meu filho. Eles começaram apostergar, a impor exigências, a dizer que pre-cisavam consultar o advogado da escola, a exi-gir que eu assinasse um termo de responsabili-dade sobre a doença do meu filho. (...) Foi umasituação desagradável, que durou - na minhatentativa de fazer tudo amigavelmente - unsdois meses, até que finalmente notifiquei aescola extrajudicialmente e, em 24 horas, oArthur estava devidamente matriculado".

Para Consuelo Machado, o medo dodesconhecido ainda prejudica a inclusão esco-lar de crianças deficientes. "O ser humano temmedo de enfrentar aquilo que desconhece.Conheço histórias de outras famílias queenfrentam a mesma dificuldade. Esse problematem de ser conversado, discutido, e não podede forma nenhuma prevalecer ao direito maiorque é o melhor interesse da criança: o direitofundamental dele de ter a sua escolarização, asua permanência na escola e a sua socialização".

O tema requer, há tempos, atenção de todaa sociedade. Da vida do pequeno Arthurpodemos tirar lições importantes de amor,determinação e solidariedade.

José Paiva Nettoé Presidente da Legião daBoa Vontade (LBV) desde

1979. é escritor, jornalista,radialista, compositor, poeta e líder religioso.

■ VICE

Em conversas de bastidores o Deputado ChicoSardelli (PV) não abre mão de apoiar e não mediresforços para a reeleição do atual Prefeito deAmericana Diego De Nadai (PSDB). No entantoentende que o partido não deve abrir mão paraque o candidato a Vice saia do Partido Verde,devendo ao que tudo indica lançar o nome doVereador Odair Dias para análise do próprioPrefeito.

■ VICE 2

Téo Feola, Davi Ramos, Fabrizio Bordon sãooutros nomes que começam a ganhar força paracompor a chapa de Vice Prefeito nas próximaseleições em Americana.

■ VICE 3

Já em Santa Barbara d´Oeste esse tema de Vicetambém esquenta a cada rodinha nos bastidorespolíticos. O nome do Secretário de SegurançaEliel Miranda filiado ao PT pode ser indicadopelo Deputado Antonio Mentor que prefere ver oPartido dos Trabalhadores continuar apoiando o

Prefeito Mario Heins (PDT)O Partido conta com outros filiados que tam-

bém poderia compor a chapa como é o caso daMercedez Roveri hoje Secretária de PromoçãoSocial no município.

■ VEM FORTE

O Ex aliado e ex braço forte do VereadorCrivelari, Luiz Cezaretto (PP) deve ser um dosnomes que poderá surpreender esse ano com umaboa votação nas eleições municipais emAmericana para Vereador. Aos poucos e demaneira silenciosa, Cezaretto vem fazendo articu-lações que poderá lhe render um bom grupo deapoio e incomodar esse ano alguns veteranos dapolitica americanense.

■ ALFINETADAS

O apresentador do Jornal Primeira Hora daRadio Azul Celeste Valdir Moreira, sempre vistocomo um profissional que sempre procurou maisinformar do que opinar, resolveu nos últimos diasadotar uma linha mais polêmica no Jornal diárioda emissora que tem inicio as 6:30 da matina. Diadesses Valdir mostrava sua indignação no micro-fone com colegas de profissão que durante ohorário da Sessão ficam batendo papo, prejudican-do as gravações das emissoras de rádio que são le-vadas ao ar posteriormente. Ontem as farpas foramdirecionadas ao Vereador Celso Zoppi - foto (PT)que afirmou que o Portal de Transparência daPrefeitura Municipal não é tão transparente assimcom gastos da Administração Municipal onde oJornalista soltou: " O Vereador tá precisando aces-sar e conhecer melhor o portal, pois todas as infor-mações que ele questiona estão todas lá".

O pequeno Arthure a inclusão escolar

Page 3: A voz do povo #113

Reportagem3

ADefesa Civil de Americana participou nanoite do dia ultimo dia (02) do simuladonoturno de soterramento promovido pelo

Departamento De Defesa Civil de Campinas eCoordenadoria Regional de Defesa Civil e coordena-do pelo 7º Grupamento de Bombeiros. A simulaçãoaconteceu das 19h às 20h com instruções gerais, e aparte prática das 20h às 22h, às margens do CórregoAnhumas, no Jardim Madalena, em Campinas.Cerca de dez cidades participaram da simulação,entre elas o município de Santa Barbara d´Oeste.

Na descrição da cena, houve um deslizamento deterra e soterramento, com o resgate de uma família,com três desaparecidos, sendo um bebê, uma criança eum homem adulto. Para tornar mais real, fora do soter-ramento havia pessoas simulando ser familiares dasvítimas soterradas. "Os familiares ficavam desesperadoscom o ocorrido e isso tornou a cena mais real", expli-cou Isaías Brugnerotto, agente de Defesa Civil.

Essa encenação com os familiares contribui para otreinamento, apontando como deve proceder emsituação real, confortando os familiares e controlan-do a situação para melhor andamento do resgate.

As quatro equipes realizavam as escavações me-diante comando dos silvos (apitos) do comandante.Para dar mais "vida" à cena, bombeiros ficaram otempo todo esguichando água sobre a área afetada, jáque a noite estava limpa. Para iluminar o ambiente,

os agentes utilizaram lanternas e tinham o apoio deum refletor móvel.

Cerca de 80 pessoas participaram da simulação.Um dos bonecos-corpos estava soterrado a mais dedois metros de profundidade para dificultar e trazer arealidade do problema para os agentes. Conforme oscorpos iam sendo localizados, eram encaminhadosao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU) e, só assim, finalizada a simulação. "Émuito bom que nossos agentes participem desses

treinamentos. Em uma situação dessa, o trabalhotem que ser realizado com rapidez e ao mesmotempo com cuidado", afirmou Fred Alves, diretor daDefesa Civil de Americana.

Segundo Gerson de Oliveira, agente de DefesaCivil de Americana, esse é o sétimo simulado que aDefesa Civil participa no período de um ano. "Emcada simulação aprendemos novos procedimentos, ecada um tem sua importância e particularidade",explica Gerson.

Uma denúncia anônima levou ospatrulheiros da Gama (GuardaMunicipal de Americana) a loca-

lização de 18 porções de haxixe com15,30g, 64 pedras de crack com 32g, 14porções de maconha com 56g, pedaços decrack com 16,8g, além de uma cédula dedez bolívares. As porções de entorpecentesestavam em uma casa em construção naRua Teotônio Américo de Oliveira. A abor-dagem aconteceu nesta terça-feira, dia 7, às9h30.

O pedreiro R.A.A., 27 que trabalhava no

local alegou que era o responsável peladroga. Ele tem antecedentes criminais porroubo.

O dono da casa, o desempregado G.S.A.,32, disse que não sabia da existência dadroga. G.S.A. também tem passagem portentativa de homicídio e alegou que deixouuma penitenciária no final de 2010.

Ambos foram conduzidos ao 4º DistritoPolicial, onde o delegado Éder Muniz deFarias vai decidir as supostas responsabili-dades dos envolvidos. Ocorrência sendoregistrada agora.

SANTABÁRBARA:

Defesa Civil participa desimulação noturna de soterramento

Gama apreende haxixe no Jd América 2

GGeerrssoonn ddee OOlliivveeiirraa aaoo cceennttrrooee eeqquuiippee ddaa DDeeffeessaa CCiivviill

A Defesa Civil de Santa Bárbarad´Oeste também participou da simulaçãode soterramento feita em Campinas, pro-movida pela Coordenadoria Regional deDefesa Civil e pelo 7º Grupamento deBombeiros. Participaram da atividadecidades que compõe a RMC (RegiãoMetropolitana de Campinas) e municípiosconvidados.

De acordo com o coordenador daDefesa Civil de Santa Bárbara d´Oeste,Marinho Gallo, o treinamento foi impor-tante, pois destacou a previsão de situaçõesque podem ocorrer durante um caso desoterramento. "Desta forma, conseguimosmanter a atualização sobre as formas desocorro que podem ser empregadas nestetipo de situação", reforçou.

Page 4: A voz do povo #113

4Cidades

Desde sábado (04/02), a Rede NossosPAIs está sendo gerenciada pelo Institu-to SAS, Organização Social qua-lificada

em Americana e segunda colocada no processoseletivo para o gerenciamento das quatrounidades de pronto atendimento do município:PAI Zanaga, PAI Mathiensen, PAI Gramado ePA São José, além do Núcleo de Especialidades ede três Unidades Básicas de Saúde, Gramado,Mathiensen e São José.

"No dia 11 de janeiro anunciamos que haveriamudança no contrato de gestão por OrganizaçãoSocial. Houve um interesse mútuo tanto daPrefeitura quanto da entidade pela rescisão docontrato e assim foi feito no dia 03/02, sexta-feira. Para que não houvesse nenhum prejuízo àpopulação e nem paralisação do serviço, já assi-namos o contrato com o Instituto SAS e os tra-balhos foram iniciados no sábado. O atendimen-to está estável, sem a oscilação que houve depoisno anúncio da rescisão", afirmou o secretário deSaúde, Fabrizio Bordon.

Segundo ele, todo o sistema da Rede NossosPAIs foi restabelecido. "O que pretendemosagora é corrigir e melhorar o atendimento. Foium trabalho muito intenso que redundou numprazo menor do que o esperado. A previsão deinício dos trabalhos da nova entidade era 13 defevereiro e conseguimos reduzir em 10 dias. ARede Nossos PAIs nunca parou, mas em funçãoda transição houve momentos de dificuldade queforam superados rapidamente", acrescentou.

Um problema elétrico no painel de umadas bombas, ocorrido neste sábado(04/02), na captação de água bruta,

ocasionou a paralisação do abastecimento. Amanutenção foi realizada logo após o proble-ma ser detectado e os trabalhos foram concluí-dos às 16 horas do sábado. O período de pa-ralisação no bombeamento da captação naEstação de Tratamento de Água de Americanadurou 8 horas e, durante esse período, os reser-vatórios de alguns bairros tiveram seus níveiszerados devido ao consumo das regiões.

A normalização dos reservatórios é gradual emuito particular, pois depende de cada regiãoe da capacidade de armazenamento de cadareservatório. Algumas regiões da cidadepercebem o desabastecimento bem mais rapi-damente e, também, demoram a ter o abaste-cimento normalizado devido a sua localização.

Paralelamente a esse desabastecimento,ocorrem as quebras de redes, devido à pressãoda água quando retorna o bombeamento e,para isso, a cada paralisação são realizadas vis-torias nas redes de água, registros e manobras

para melhoria na pressão da água. Durante o final de semana, equipes do DAE

trabalharam pontualmente nos locais onde seregistraram falta de água nos registros feitospelo 0800 da autarquia. É importante que oconsumidor faça seu registro no 0800-123737, para que se possa resolver o quantoantes o problema e identificar qual o motivodo desabastecimento.

Os bairros mais atingidos pela manutençãoocorrida no último sábado, foram JardimBoer, Bertoni, Parque da Liberdade, SãoJerônimo, Parque Gramado (região do reser-vatório do São Roque R 8).

Allan Jonas Duarte, chefe de Divisão dePlanejamento do DAE, ressaltou que o altoconsumo de água em dias de temperaturas ele-vadas, nos quais o consumo de água chega a serentre 30 e 40% maior, como o ocorrido nestefinal de semana, juntamente a um problemana captação de água bruta, prejudica o abaste-cimento de água em toda a cidade e, principal-mente, em regiões que possuem uma maiorconcentração de pessoas.

Instituto SAS

Instituto SAS assumea Rede Nossos PAIs

DAE: problema embomba de captação

já foi resolvido

FFaabbrriizziioo BBoorrddoonn:: SSeeccrreettáárriioo ddee SSaaúúddee

OInstituto SAS é uma OS (Organização Social de Saúde), privada, sem fins lucrativos,que possui experiência e agilidade na implantação de fluxos e rotinas pertinentes aofuncionamento de Unidades de Atenção Básica à Saúde, Pronto Atendimento,

Pronto-Socorros e Hospitais. Atualmente, tem parceria com as prefeituras de São Paulo,Araçariguama, Rio de Janeiro e Vargem Grande Paulista no gerenciamento de unidades comoo AMA Especialidades Parque Peruche, AMA Especialidades Vila Zatt, Pronto-SocorroMunicipal de Perus, Centro de Saúde Araçariguama, Hospital Regional de Itapetininga, ProntoAtendimento Ambulatorial "Antonia de Lima Nardi", em São Miguel Arcanjo, ProntoAtendimento de Vargem Grande Paulista e Polos de Atendimento para a Dengue.

Está qualificado para a área de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi dasCruzes, Araçariguama, Avaré, Americana, Arujá, Vargem Grande Paulista e com o processo emandamento no Estado de Santa Catarina.

AAllllaann JJoonnaass DDuuaarrttee sseennddooeennttrreevviissttaa nnaa TTVV TTooddooDDiiaa

ppoorr KKeelllleerr SSttooccoo

Page 5: A voz do povo #113

No próximo sábado (11), a Prefeitura deSanta Bárbara d'Oeste entrega oficial-mente a ponte de concreto "Gover-

nador Mário Covas", que interliga os bairrosJardim Icaraí e Conjunto Habitacional 31 deMarço. A entrega ocorre às 16 horas e contarácom programação cultural e recreativa. Namesma data e local acontece também o ProjetoPrefeitura nos Bairros, cujo atendimento será das10h às 17 horas.

O recurso investido na obra, que ao todo con-templa a construção de três pontes, foi de R$ 1,5milhão. A verba foi conquistada pelo prefeitoMário Heins a partir da emenda do parlamentarRoberto Engler. O deputado estadual dá nome aprimeira ponte, também sobre o Ribeirão dos

Toledos, que liga os bairros Vila Sartori eItamaraty. A terceira ponte está em construção.Ela interligará os bairros Jardim AugustoCavalheiro e Vila Lola.

A nova ponte conta com passeios laterais, queoferecem segurança aos pedestres e duas faixas derolamento, permitindo a passagem de doisautomóveis simultaneamente. Segundo osecretário de Obras e Serviços, Celso Cresta, "oprefeito Mário Heins tem conhecimento sobre aimportância da troca das pontes de madeira domunicípio por pontes de concreto, pois são maisseguras e demandam menos manutenção. Por estarazão, a Administração Municipal tem investidoem projetos e obras que contemplem as melhoriasviárias".

5cidades

ACasa do Trabalhador de Santa Bárbarad'Oeste atendeu 4.672 pessoas emjaneiro de 2012, prestando serviços gra-

tuitos de emissão de carteira profissional,encaminhamento às vagas de emprego, cadastrode novas empresas e qualificação em cursos gra-tuitos. Dos mais de 3,9 mil profissionais queprocuraram emprego, 2,8 mil foram encamin-hados a oportunidades existentes na Casa doTrabalhador.

No mês, o órgão ligado à Secretaria deDesenvolvimento Econômico emitiu 565CTPSs (Carteiras de Trabalho e PrevidênciaSocial) - a maioria delas primeiras vias, desti-nadas a quem está entrando no mercado de tra-balho. No mesmo período, 24 novas empresaspassaram a utilizar os serviços gratuitos da Casado Trabalhador e mais de 220 vagas de empregoforam abertas. Outras 100 pessoas se infor-

maram sobre os cursos oferecidos pelo órgão,por meio de parcerias com o Governo Federal eGoverno do Estado.

Para o secretário de DesenvolvimentoEconômico, Christovão Silveira, os resultadosrevelam a boa aceitação da Casa do Trabalhadorpor diversos públicos. "A procura pela Casa doTrabalhador em janeiro tem sido constante ecom certeza isso se deve ao bom atendimentoprestado tanto aos trabalhadores como aosempresários", destacou. A Casa do Trabalhadortem 391 empresas cadastradas e encaminhoumais de 24 mil pessoas a vagas de empregodesde o início de suas atividades.

O diretor da Casa do Trabalhador,Marquinho Rocha, lembrou que estãodisponíveis nesta sexta-feira (02) 477 vagas deemprego. "Se você quer uma colocação ourecolocação no mercado de trabalho, nos pro-

cure. A Casa do Trabalhador é parceira de quemquer contratar e de quem procura emprego",afirmou.

O atendimento ao público é de segunda a

sexta-feira, das 7h30 às 16h30, na RuaRiachuelo, 739, Centro de Santa Bárbarad'Oeste. Mais informações pelo telefone (19)3499-1015.

Prefeitura entrega ponte doIcaraí e 31 de Março sábado (11)

Casa do Trabalhador de Santa Bárbaraatendeu mais de 4,6mil pessoas em janeiro

Page 6: A voz do povo #113

6Entretenimento

Sucesso no rádio e se fortalecendo a cadadia na midia escrita, o Projeto A Voz doPovo chega agora a telinha da TV. No

ultimo dia 06 o Programa A Voz do Povo sobo comando do Jornalista Marcelo Hartemanestreou na TV Cultura de Santa Barbara

d´Oeste e promete agitar o final da tarde nomunicipio a partir das 18 horas até as 18:40.O Programa conta ainda com as participaçõesde Carol Levak que atende os telespectadoresatravés do msn e emails que encaminhammensagens para interagir, dar opinião aos

Além da Voz do Povo o programa Arena Viptambém fez sua estréia na TV Cultura de SantaBárbara d'Oeste. O programa integra a nova pro-gramação da emissora e é voltado à música eentrevista, de um modo descontraído.

O primeiro programa foi gravado no dia 17 dejaneiro e exibido no dia 25 de janeiro , no TeatroManoel Lyra. Com apresentação de Flávio deCamargo, radialista de longa experiência, o pro-grama conta com direção de Rodrigo Manzattoe Migaex Martins e fotografia de RicardoGreggo, sendo exibido mensalmente na TVcomo um grande espetáculo musical e de formaque acaba sendo um especial da emissora bar-barense.

Varios artistas dentre eles duplas sertanejas desucesso participam do Programa além de umconvidado especial que fala de sua vida e expe-riências profissionais.

TV Cultura:programa ArenaVip estreou dia 25

Depois do Sucesso no Rádio e Jornal A Voz do Povo chega na TV

A Voz do Povo estréia naTV Cultura de Santa Bárbara

RRaaddiiaalliissttaa FFlláávviioo ddee CCaammaarrggoo

CCaarrooll LLeevvaakk ee MMaarrcceelloo HHaarrtteemmaann dduurraannttee oo PPrrooggrraammaa AA VVoozz ddoo PPoovvoo

assuntos tratados, sugestões de matérias,reclamações e pedidos.

Marcelo ressaltou que o Projeto de apresen-tar o Programa A Voz do Povo na tv era umantigo sonho e que se torna realidade atravésda oportunidade e apoio que vem recebendono municipio: " Aqui em Santa Barbara meutrabalho profissional foi sempre muito va-lorizado e as coisas sempre caminham bempara que eu tenha liberdade de colocar emprática algumas idéias e projetos, graças aoapoio que recebo de autoridades e todaequipe da TV Cultura e Santa Barbara FM"

Carol Levak participa pela primeira vez deum Programa de Comunicação e já vem ga-nhando elogios dos telespectadores pela suabeleza e principalmente pela simpatia quevem atendendo e lendo a mensagem da po-pulação que interage com o Programa.

"Quando me fizeram o convite para algunstestes, quase não acreditei que fosse verdade,pois nunca tinha me imaginado numPrograma de Televisão, mas o carinho de todaa equipe, respeito e confiança veio de encon-tro com meu desejo de colaborar para que omunicipio tivesse um programa voltado paraa população na TV, embora o friozinho nabarriga ainda seja inevitável quando meavisam que falta poucos segundos para o pro-grama começar (risos)

A TV Cultura de Santa Bárbara d'Oeste, éuma emissora educativa de televisão brasileirapertencente ao município de Santa Bárbarad'Oeste, retransmissora da TV Cultura deSão Paulo - Fundação Padre Anchieta.

A TV Cultura de Santa Bárbara está háonze anos no ar, é sintonizada no Canal 35em UHF, 13 em NET e 113 em NETDigital.

Tel: (19) 3463-1045

Page 7: A voz do povo #113

7Americana

PPaattrruullhheeiirrooss ddaa GGuuaarrddaaMMuunniicciippaall ccoomm oo PPrreeffeeiittoo

DDiieeggoo DDee NNaaddaaii

OProjeto Anjos da Guarda foi lançado,nesta terça-feira, dia 7, pelo prefeitoDiego De Nadai e pelo diretor-coman-

dante da Gama (Guarda Municipal deAmericana) Téo Feola. Os 11 patrulheiros quevão atuar nas ruas receberam treinamento dife-renciado. Entre eles, estão cursos de teatro de fan-toches, identificação de usuários e traficantes, quefoi ministrado recentemente na sede do Denarc(Departamento de Narcóticos), em São Paulo.

A proposta é aproximar as crianças dos patru-lheiros amigos, que também estão preparadospara fazer os primeiros-socorros e comunicaçãocom deficientes auditivos, pois receberam cursode Libras (linguagem de sinais). Além do patru-lhamento dentro e fora das escolas.

A expectativa é que os trabalhos sejam realiza-dos, inicialmente, em cinco locais por dia, nasimediações e no interior de escolas municipais, deacordo com a possibilidade dos guardas munici-pais envolvidos.

O prefeito Diego De Nadai considera a ativi-dade positiva, pois vai beneficiar crianças, ofuturo da cidade. "A ideia é que as crianças sejam

atendidas da melhor maneira possível", conside-rou.

Pensando na mesma sintonia, o diretor-coman-dante da Gama, Téo Feola, destacou o curso deLibras (linguagem de sinais), que foi ministradoaos patrulheiros do Anjos da Guarda. "Os patru-lheiros estão preparados para atender qualquernecessidade, assim como eventualmente criançasou adolescentes com necessidades especiais".

O vice-prefeito, Seme Calil, também destacoua importância do projeto. "Sempre falei ao pre-feito sobre a oportunidade de se apostar na crian-ça, fazendo um projeto que possa atender as reaisnecessidades e manter a segurança nas escolas",opinou.

Para o secretário de Segurança de Americana,Adinei Brochi, a escola é um ambiente que, infe-lizmente, chama atenção de oportunistas que ten-tam desvirtuar os estudantes. "A orientação emambiente escolar é fundamental porque as crianças mais conscientes dos perigos dificilmenteserão atraídas para o caminho das drogas. Nestesentido, os Anjos da Guarda estarão prontos paraajudar", enfatizou.

Prefeito Diego lança Programa

Anjos da Guarda

Page 8: A voz do povo #113

8Câmara Municipal

Overeador Valdecir Duzzi (PSDB) rece-beu na quinta-feira (2) em seu gabinetea visita do ex-jogador de futebol Flávio

Conceição, para debater a implantação de umprojeto social voltado à prática do esporte nacidade.

Durante o encontro, o parlamentar explicouque o objetivo do projeto é incentivar a cidadaniaentre crianças e adolescente, oferecendo umespaço voltado ao lazer e à prática do esporte."Estou intermediando a regulamentação da áreajunto à Administração. Com a ajuda do Flávio,pretendemos reformar um campo de futebol queesteja fora de uso, com a construção de uma sede

social, vestiários e sala de instrução, criando a'Fundação Flávio Conceição' em Americana",relatou Duzzi.

"Como ex-jogador da seleção brasileira, oFlávio possui uma visibilidade mundial comrelação ao esporte e a ação social, atraindo recur-sos e investimentos que o nome dele propor-ciona", acrescentou o vereador.

"Comecei minha carreira aqui na cidade, aindacom 13 anos. Já me considero um cidadão ame-ricanense, e queria dar essa oportunidade para ascrianças, da mesma maneira que a obtive, re-tribuindo tudo o que conquistei através doesporte", disse Conceição.

Overeador Capitão Crivelari (PSD)acompanhou na segunda-feira (6) o iní-cio das obras de limpeza da Lagoa do

Piva, localizada às margens da RodoviaAnhanguera, no residencial Portal dos Nobres 2.A prefeitura enviou maquinários para despoluir edrenar a lagoa, que estava lotada de plantasaquáticas.

Em março de 2011, após conversar commoradores da região, Crivelari protocolou umrequerimento solicitando providências do PoderExecutivo com relação à poluição da lagoa. Osmoradores alegavam que os problemascomeçaram depois que a Autoban, concessionáriaresponsável pela administração da rodovia, cons-truiu uma rede coletora de água pluvial. A águaficou acinzentada, com forte odor e as algas pro-liferaram.

"Fico feliz em saber que a prefeitura tomouprovidências em relação ao meu pedido. A Lagoado Piva chamava a atenção pela beleza e valoriza-va a região. Esperamos que ela volte a ser comoera antes, um local de lazer para toda a família",disse o parlamentar.

Overeador Capitão Crivelari (PSD)acompanhou na segunda-feira (6) oinício das obras de limpeza da Lagoa

do Piva, localizada às margens da RodoviaAnhanguera, no residencial Portal dos Nobres2. A prefeitura enviou maquinários paradespoluir e drenar a lagoa, que estava lotadade plantas aquáticas.

Em março de 2011, após conversar commoradores da região, Crivelari protocolou umrequerimento solicitando providências doPoder Executivo com relação à poluição dalagoa. Os moradores alegavam que os proble-mas começaram depois que a Autoban, con-cessionária responsável pela administração darodovia, construiu uma rede coletora de águapluvial. A água ficou acinzentada, com forteodor e as algas proliferaram.

"Fico feliz em saber que a prefeitura tomouprovidências em relação ao meu pedido. A

Lagoa do Piva chamava a atenção pela belezae valorizava a região. Esperamos que ela voltea ser como era antes, um local de lazer paratoda a família", disse o parlamentar.

Duzzi discute projeto socialcom ex-jogador Flávio Conceição

Crivelari acompanha obrasde limpeza da Lagoa do Piva

Paulo Chocolate pedemanutenção nas placas de ruasna região do Parque Gramado

VVeerreeaaddoorr DDuuzzzzii ee eexx--jjooggaaddoorr FFlláávviioo CCoonncceeiiççããoo

VVeerreeaaddoorr PPaauulloo CChhooccoollaattee

Page 9: A voz do povo #113

9Anúncios

Page 10: A voz do povo #113

10Saúde

Enfrente o clima secocom medidas simples

A baixa umidade do ar ameaça a sua saúde e disposição

■ Beba bastante água: Com a baixa umi-dade do ar, o cuidado mais básico e que deveser feitos por todos, em especial para idosos ecrianças, é hidratar o corpo com bastante águamineral. "A hidratação pode ser feita tambémcom os sucos de fruta naturais, água de coco,verduras e frutas suculentas. Além disso, evi-tar o consumo de fast-food neste clima seco éum dos primeiros passos", ensina a alergistaMarta Guidacci.

■ Mantenha a casa em dia: Quanto maisseco o clima, mais ácaros e fungos aparecem,por isso, o acúmulo de poeira pode desen-cadear as doenças respiratórias. É muitoimportante, em especial quando o clima esti-ver seco, manter a higiene doméstica em dia.Passar um pano úmido no piso e móveis afas-ta a poeira e proteje a saúde.

■ Deixe o sono mais fresquinho: As dicasda Secretaria do Estado para uma noite desono tranquila é dormir em local arejado eumedecido. Os ambientes podem ser umidifi-cados com toalhas molhadas, reservatórios deágua e até umidificadores

■ Lubrifique os olhos: Para evitar a securae a irritação do olhos, o soro fisiológico éuma ótima opção. Use colírios apenascom a prescrição de um es-pecialista.

■ Cuide da pele: "Outra dicaque garante a saúde e a beleza dasua pele nos dias de baixa umi-dade do ar é apostar em cremes hi-dratantes", explica Marta Guidacci.Para deixar a pele bonita, é precisolambuzar o corpo com hidratantes efiltros solares, evitar banhosquentes, demorados, além do uso desabonetes em barra, que são maisagressivos, e buchas.

■ Esporte na hora certa: A prática deesportes também merece atenção especial notempo seco. O corpo se cansa mais facil-mente, a garganta passa a arranhar e os olhosficam irritados com facilidade. "É recomenda-do que os exercícios físicos sejam feitos nasprimeiras horas da manhã, no final da tardeou à noite, quando o clima seco não incomo-da tanto", diz Rafael Ollita, professor da aca-demia Top Spin & Big Ball. Natação,hidroginástica e os demais esportes na águasão uma boa alternativa se o ar pesado estiverincomodando. Os exercícios aquáticos são osmais recomendados nesta situação, pois emum ambiente de piscina, a umidade do artende a ser maior do que em locais abertos, oque diminui essa cons-tante agressãocausada pelapoluição aosistema respi-ratório.

Está cada vez mais difícil respirar em SãoPaulo. A umidade relativa do ar está emtorno dos 20% nos últimos dias, deixando a

cidade em estado de alerta. Mas o pior está por vir.A Defesa Civil delarou que não há previsão de chu-vas durante a semana e as condições atmosféricascontinuam favorecendo a baixa umidade do ar e,consequentemente, piorando a saúde dos que resi-dem na capital e interior paulista.

As complicações do clima seco são de tirar ofôlego, literalmente. Os problemas para o sistemarespiratório são vários: os casos de pneumonias,gripes, sinusites, alergias e resfriados crescem até25%, segundo a Secretaria Estadual da Saúde deSão Paulo quando a baixa umidade do ar faz comque os índices de poluição aumentem. Para alémdos problemas respiratórios, o tempo seco podecausar dores de cabeça, irritações nos olhos, nariz,garganta e pele. A garganta pode ficar seca, a vozrouca, inclusive com possibilidade de inflamação nafaringe.

Por isso, alguns cuidados são fundamentais paraatravessar o clima seco com a saúde em plena forma.Basta seguir alguns cuidados simples que deixam ocorpo livre dessas reações incomodas. Confira:

Page 11: A voz do povo #113

11Santa Bárbara D`Oeste

Nesta terça-feira (07), técnicos daSecretaria Municipal de MeioAmbiente acompanhados dos

estagiários da pasta, estiveram no ViveiroMunicipal de Piracicaba, no bairro SantaRita, para retirar 700 mudas de árvoresnativas, que serão utilizadas no refloresta-mento de árvores degradadas.

Na oportunidade, os técnicos adquiri-ram 27 espécies diferentes de árvores daflora brasileira, como Peroba, Ipê amare-lo, Araçá Gigante, Cedro, AroeiraPimenteira, entre outras. A solicitação foifeita pela pasta ao Consórcio Inter-municipal das Bacias dos Rios Piracicaba,Capivari e Jundiaí e foram cedidas peloViveiro de Piracicaba.

De acordo com o coordenador daSecretaria de Meio Ambiente, RenatoCalaboni, as mudas foram escolhidas deacordo com as árvores nativas da região.

"As mudas serão plantadas em torno dasnascentes e margens dos córregos do bair-ro Nova Conquista. São áreas que pas-saram por processo de degradação, ouseja, perderam a vegetação nativa, porisso precisam de reflorestamento", afir-mou.

As mudas foram levadas ao Viveiro deSanta Bárbara d'Oeste e serão cuidadaspelos servidores públicos até a data doplantio. As árvores que foram adquiridaspela Administração Municipal são:Amendoim, Angico, Araçá, AraçáGigante, Aroeira Pimenteira, BabosaBranca, Cabreúva, Capiximgui, Cedro,Cereja do Norte,Embira de Sapo, FarinhaSeca, Figueira Vermelha, Goiaba,Guamirim, Guarantã, Guarocaia, IngáJibóia, Ipê Amarelo, Jenipapo, Mari-nheiro, Paineira, Pau Viola, Peito dePombo, Peroba, Tarumã e Trema.

Meio Ambiente fará plantiode 700 mudas de árvores

Page 12: A voz do povo #113

12Esportes

Americana segue cedendo vários atletasrevelados nas escolinhas de iniciaçãopara a Seleção Brasileira de diversas

modalidades. Desta vez, o convocado é AndréFassina, da equipe do Americana BicicrossClube. O piloto representará o país no LatinoAmericano que começa na quinta-feira (09/2),em Santiago, no Chile.

"É muito gratificante saber que todo trabalhodesenvolvido no esporte americanense está sendorecompensado com os resultados positivos e asconvocações para a Seleção Brasileira. Issomostra que estamos no caminho certo", destacouo secretário de Esportes, Mário Antonucci.

O atleta de apenas 17 anos disputará a catego-ria Junior Men, e mostrou estar confiante em umbom desempenho. "Treinei forte nos últimosdias para entrar na competição e conquistar otítulo. Sei que vou encontrar adversários qualifi-cados, principalmente da Argentina, mas não éimpossível ser campeão", falou Fassina.

Atual vice-campeão Paulista e Brasileiro, e

campeão da Copa do Brasil, o piloto foi um dosdestaques da equipe americanense na temporadade 2011, ajudando o ABC a conquistar o titulo

Paulista por equipes. Essa é a segunda convo-cação do atleta de Americana para representar oBrasil na competição internacional.

Americanense disputaráLatino Americano de bicicross

LLuuiiss OOlliivveeiirraa ((ccoooorrddeennaaddoorr ddoo bbiicciiccrrooss ddee AAmmeerriiccaannaa)),, MMáárriioo AAnnttoonnuuccccii ((sseeccrreettáárriioo ddee EEssppoorrtteess)) ee AAnnddrréé FFaassssiinnaa

Principal revelação da escolinha de xadrez daPrefeitura de Americana, o americanense RafaelPastana faturou o título da categoria sub-14 do20º Open de Xadrez disputado no domingo(05/2), na cidade de Itu. A competição é válidapelo Circuito Dinâmico de Xadrez 2012.

O torneio oficial da Federação Paulista deXadrez (FPX) está entre as duas competiçõesmais importantes de xadrez dinâmico do Estadode São Paulo. No xadrez dinâmico da FPX, cadajogador dispõe de 21 minutos para realizartodos os lances/movimentos em cada partida.

A etapa do campeonato contou com a parti-cipação de 204 enxadristas. Para chegar ao títu-lo, Pastana conquistou quatro vitórias e sofreutrês derrotas nas sete partidas disputadas.Comparando com o resultado geral do ano pas-sado, o americanense havia somado 3 pontosem 7 possíveis, finalizando na 148ª colocação.Em 2012, com 4 pontos, terminou em 67º.

Pastana se prepara agora para a disputa doaberto do Brasil de Blitz que será realizado nodia 25 de fevereiro na cidade de Nova Odessa, ea primeira etapa da Copa Consciência doXadrez no dia 26 de fevereiro, com local aindaindefinido.

Americanenseé campeão do20º Open de Xadrez