143 - jornal informação - ed. ago. 2010

20
NÚMERO 143 - ANO XI - AGOSTO DE 2010 - PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU LAGOA DA PRATA - MG - DIOCESE DE LUZ - www.paroquiasaocarlos.org O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus. O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova. Semana Nacional da Família De 08 a 14 de Agosto/2010 Participe! Pe João Bosco da Silva (Atual Pároco) (Lc 4,18) PAI Pessoa em quem nos inspiramos e buscamos exemplo para sermos melhores. Parabéns pelo seu dia! Nossos Sacerdotes não foram chamados ao acaso. Foram escolhidos e enviados por Deus à nossa Paróquia. Com seus erros e acertos,seus dons e limitações, têm produzido muitos frutos de amor entre nós. Jesus se revela em todos aqueles que anunciam uma nova esperança. Por isso, temos a alegria de contemplar a face de Deus em cada um deles,de partilhar do amor de Cristo quando, juntos,partilhamos a vida com os irmãos de caminhada. Neste mês, dedicado especialmente às vocações, possa o Senhor conceder-lhes muitas bênçãos e sustentá-los nesta nobre missão. Editorial Pe Geraldo Bento de Souza (Primeiro Pároco) Pe Pellegrino Guarino (Segundo Pároco) Pe José Pires de Oliveira (Terceiro Pároco) Monsenhor Alfredo Dohr (Quarto Pároco) Dom Waldemar Chaves de Araújo (Quinto Pároco) Pe João dos Reis Vieira (Sexto Pároco) Pe José Pimenta da Silva (Sétimo Pároco) Dom Antônio Carlos Félix (Atual Bispo Diocesano) Pe Marcos Tiago da Silva (Atual Vigário Paroquial) Diácono Hênio dos Santos Bento XVI (Atual Papa)

Upload: paroquia-sao-carlos-borromeu

Post on 07-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus.

TRANSCRIPT

Page 1: 143 - Jornal Informação - Ed. Ago. 2010

NÚMERO 143 - ANO XI - AGOSTO DE 2010 - PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU LAGOA DA PRATA - MG - DIOCESE DE LUZ - www.paroquiasaocarlos.org

O Jornal de Informação eFormação do Povo de Deus.

O Espírito do Senhor está sobre mim,porque me ungiu;

e enviou-me para anunciar a boa nova.

Semana Nacional da FamíliaDe 08 a 14 de Agosto/2010

Participe!

Pe João Bosco daSilva

(Atual Pároco)

(Lc 4,18)

PAIPessoa em quem nos inspiramos e

buscamos exemplo para sermos melhores.Parabéns pelo seu dia!

Nossos Sacerdotes não foram chamados ao acaso.Foram escolhidos e enviados por Deus à nossa

Paróquia.Com seus erros e acertos,seus dons e limitações, têm

produzido muitos frutos de amor entre nós.

Jesus se revela em todos aqueles que anunciam umanova esperança.

Por isso, temos a alegria de contemplar a face de Deusem cada um deles,de partilhar do amor de Cristo quando,juntos,partilhamos a vida com os irmãos de caminhada.

Neste mês, dedicado especialmente às vocações, possao Senhor conceder-lhes muitas bênçãos e sustentá-losnesta nobre missão.

Editorial

Pe Geraldo Bentode Souza

(Primeiro Pároco)

Pe PellegrinoGuarino

(Segundo Pároco)

Pe José Pires deOliveira

(Terceiro Pároco)

Monsenhor AlfredoDohr

(Quarto Pároco)

Dom Waldemar Chavesde Araújo

(Quinto Pároco)

Pe João dos ReisVieira

(Sexto Pároco)

Pe José Pimentada Silva

(Sétimo Pároco)

Dom Antônio Carlos Félix(Atual Bispo Diocesano)

Pe Marcos Tiago da Silva(Atual Vigário Paroquial)

DiáconoHênio dos Santos

Bento XVI(Atual Papa)

Page 2: 143 - Jornal Informação - Ed. Ago. 2010

AGOSTO / 2010 - Página 02O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Diretor Espiritual: Pe. João BoscoJornalista Responsável:Elizabete Lacerda Pedrosa– SRP / MG 3356Digitação: TatyPublicidade: Laura Resende, Jonathan eChristian: 3261-4372, Regina: 3261-4139Diagramação: Jair ResendeE-mail: [email protected]ão: Elizabete, SimonePároco: Pe. João BoscoAgradecemos a todos os nossoscolaboradores, que são voluntários.

Nr. de Exemplares: 2.500

EXPEDIENTE

Trata-se do mistério concedido à SantíssimaVirgem de ter sido elevada ao céu em corpo ealma após a sua morte. Esta festividade,celebrada no dia 15 de agosto, nos lembra comoa mãe de Jesus, ao completar seus dias na terra,foi plenamente agraciada por Deus, com umaglorificação imediata da alma e do corpo. Ela, quedurante sua vida terrena, soube escutar a Deus,amando e respeitando, servindo a Ele e a todahumanidade. Silenciosa, despojada, carinhosa,sempre venerada e amada pelos fiéis. Suapresença é importantíssima em nossas vidas.

A Igreja nos afirma que seu corpo foiconcebido imaculado, sem mancha do pecado

HOMENS EM ORAÇÃO - O Terço dos HomensContemplando os Mistérios do Terço - (continuação)

MISTÉRIOS GOZOSOS3 – NASCIMENTO DE JESUS EM

BELÉMO nascimento de Jesus foi assim: o

país onde moravam os pais de Jesus foiinvadido por um outro povo, foi dominadopelos romanos que cobravam um tributo(imposto) muito alto de seus habitantes.Este imposto era cobrado pelo número depessoas do país dominado.

Na época em que Jesus nasceu, o imperador dos romanos,querendo aumentar a arrecadação dos impostos, mandou quefosse feito um recenseamento de todos os povos dos paísesdominados porque, aumentando o número de contribuintes,aumentaria também o valor dos impostos arrecadados.

Como José era descendente de uma família de Belém,descendente da família de Davi, era em Belém que ele e Mariadeveriam ser recenseados. Então se deslocaram de Nazaré,onde moravam, até Belém, numa viagem desconfortante de153 km a pé. Talvez Maria viajasse montada num jumentinho.

Podemos imaginar o desconforto desta viagem para Maria,pois ela estava prestes a dar a luz:

- não conseguiram uma casa que lhes desse pousada;- tiveram de se alojar num presépio, que quer dizer

estábulo, curral para animais (Lc 2,6);- e quando surgiram as primeiras dores do parto, o que

terá passado na cabeça de José e na cabeça de Maria?- onde colocariam Aquele que o anjo dissera ser o salvador

prometido a Abraão?- teriam eles roupas suficientes para agasalhar Jesus?

(fraldas? banho? água quente?);Maria o colocou numa manjedoura, que quer dizer coxo,

bebedouro de água para gado (Lc 2,12).Mas, que contradição entre as coisas de Deus e as coisas

dos homens. Neste ambiente tão pobre: Coxo, bebedouro,curral, estábulo, Deus se fez anunciar por simples pastoresque viram e ouviram anjos cantando: ”Glória a Deus nas alturase paz aos homens de boa vontade” (Lc 2,14).

4 – APRESENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLOOito dias após o nascimento de Jesus, José e Maria levaram-

no ao templo de Jerusalém para ser circuncidado, conforme alei de Moisés. Lá no templo estavam o velho Simeão, a quemDeus prometera que não morreria sem ver o Messias, e aprofetisa Ana, que falava de Jesus a todos aqueles queesperavam a libertação (Lc 2, 26 e 38). Simeão e Anarepresentam toda a esperança do povo de Israel, que vem aoencontro do salvador prometido por Deus a Abraão.

A circuncisão representava para os judeus o que o batismorepresenta para nós, cristãos, hoje.

A gente fica imaginando com que carinho Maria preparouJesus para levá-lo ao templo para ser circuncidado. Quantoorgulho, santo orgulho de mãe, não terá envolvido sua alma!

Como Maria não gostaria de gritar a todos: vejam só,vejam meu filho, o salvador do mundo!

Mas o velho Simeão disse: ”Este menino será motivo dequeda e libertação para muitos em Israel”. E voltando-separa Maria: ”e uma espada transpassará sua alma” (Lc 2,35).

Que contradição para a alegria de Maria: o orgulho deser mãe do salvador e o anúncio da espada, símbolo dosofrimento.

5 – ENCONTRO DE JESUS NO TEMPLO ENTRE OSDOUTORES

Era costume entre os judeus levar os meninos ao temploantes de completarem 13 anos, ocasião em que eramapresentados e recebidos na comunidade, sendo, então,contados como membros adultos. Por isso, José e Maria,quando Jesus tinha 12 anos, levaram-no a Jerusalém para afesta da páscoa, numa viagem em comitiva, de 140 km,distância entre Nazaré e Jerusalém.

Ao voltarem para Nazaré, Jesus ficou em Jerusalém,sem que seus pais o percebessem. Pensando José que omenino estivesse com a mãe, e ela pensando que estivessecom o pai, ou com alguém da comitiva, caminharam a jornadade um dia, mais ou menos 30 km, quando deram pela falta domenino.

Não o encontrando entre parentes e conhecidos,voltaram a Jerusalém e só depois de três dias de procura oencontraram no templo, sentado entre os doutores da lei,ouvindo-os e interrogando-os. Quando o encontraram, Mariao repreendeu por lhes ter causado tanta preocupação, aoque Jesus respondeu: “Por que me procuráveis, não sabieisque devo ocupar-me das coisas de meu Pai? (Lc 2,49). Apergunta de Jesus não foi entendida pela Mãe. Ele sabia queninguém mais do que Maria conhecia qual era a missão delena terra.

Isso serve de meditação para nós, hoje. Nem sempreagimos de acordo com a vontade de Deus.

Quanta angústia, quanta preocupação tiveram José eMaria, na volta a Jerusalém à procura de Jesus.

A preocupação de receberem de Deus a guarda de seuFilho.

Obs: Foi em Jerusalém, numa festa de páscoa, que Jesuspronunciou as primeiras palavras de que temos conhecimento.Foi também em Jerusalém, e também numa festa de páscoa,que Jesus pronunciou suas últimas palavras como homem:“PAI, EM TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPÍRITO”.

A.B.R.

Projeto Divina MisericórdiaEstá se aproximando o

terceiro retiro do ProjetoDivina Misericórdia, em Lagoada Prata, a ser realizado nosdias 25 e 26 de setembro, noCentro Catequético. Venhaparticipar conosco! Serãomomentos de cura, libertaçãoe bênçãos.

Procuramos evangelizar através dascapelinhas de Jesus Misericordioso. Telefone decomunicação: 3261-7322 / 3261-3210.

Diário de Santa Faustina (1577):· Diga às almas que não impeçam a

entrada da minha misericórdia nos seuscorações, pois ele deseja tanto agir neles.

· A minha misericórdia trabalha em todosos corações que lhe abrem as suas portas. Etanto o pecador, como o justo necessitam daminha misericórdia.

· A conversão e a perseverança são umagraça da minha misericórdia.

Coordenação Projeto DivinaMisericórdia

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

Conhecendo a Legião de MariaEstar sempre a serviço

O ideal legionário é o ideal docristão. Se queremos a salvação eviver em paz, então temos de nossalvar todos juntos. Juntos, devemosnos apresentar diante de Deus. Sebuscamos para nós a santificação,devemos também promover essasantificação aos outros.

Como isso pode acontecer?Aproveitando as oportunidades e promovendo

os objetivos gerais da Legião: destruir o império dopecado, arrancá-lo e plantar no seu lugar oestandarte de Cristo Rei. Dando nosso exemplo deamor a Deus e ao próximo, evangelizando atravésde ação nas pastorais.

Estar sempre a serviço: eis a dedicação dotrabalho legionário para a união de todos oshomens. Serviço significa disciplina. Estar semprede serviço significa manter uma disciplina constante.Por isso a linguagem do legionário, o modo de vestir,as maneiras, toda a sua postura, por mais simples,nunca devem trair sua fé. É preciso bons exemplosde cristão.

A Legião quer simplesmente viver o catolicismo,ou seja, praticar a religião em favor do próximo epela salvação de seus irmãos.

Em Lagoa da Prata, a Legião de Maria contacom duas curiaes, compostas de 29 praesidias com,aproximadamente, 150 membros ativos e grandenúmero de membros auxiliares.

Os trabalhos legionários têm como prioridade aPastoral Familiar, onde acontecem muitas visitas alares e evangelização das famílias. (Man. Cap. 33item 11).

Cúria Mather Cristi e Cúria N. Sra. deMisericórdia

original, corpo que gerou eacalentou o próprio filho deDeus. Este mistério foisolenemente definido comodogma pela autoridadesuprema da Igreja, no dia 10de novembro de 1950.

Celebrar a Assunção deNossa Senhora é uma maneirade contemplar nosso destinoeterno. Todo título, todo privilégio recebido porela, é dádiva de Deus em vista de sua sublimemissão de ser Mãe de Jesus, Mãe da Igreja, Mãe emedianeira nossa. Por tudo isso foi glorificada emcorpo e alma junto ao Filho Redentor. Pela glóriacom que Deus a distinguiu, é honrado todogênero humano. Por isso, este mistério é motivode grande alegria para todos nós.

Que pela intercessão da Virgem Maria, assuntaao céu, cheguemos também nós à glória daressurreição.

Dona Zé

Page 3: 143 - Jornal Informação - Ed. Ago. 2010

AGOSTO / 2010 - Página 03O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 4: 143 - Jornal Informação - Ed. Ago. 2010

O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus AGOSTO / 2010 - Página 04

O que é vocação? Vocaçãonão é só CHAMADO, masRESPOSTA. Logo quedescobrimos que existe Deus,entendemos que não podemosmais fazer outra coisa a não serviver por Ele. Nossa vocaçãoreligiosa começa no exatomomento em que desperta anossa fé.

Vocação é ESCOLHA. Nossoencontro pessoal com Jesus nosleva a escolher, como Maria, amelhor parte.

Vocação é COMPARTILHAR.Compartilhar com o mundo aalegria de ser discípulo, enviado,de ir ao mundo para anunciarJesus Cristo.

Vocação é SERVIR COMALEGRIA. Nossa prioridade,nossa alegria passa a ser nostornarmos instrumentos doEspírito de Deus, da Igreja, paraque Jesus Cristo “sejaencontrado, seguido, amado,adorado, anunciado ecomunicado a todos, nãoobstante todas as dificuldadese resistências”, como nos fala oDocumento de Aparecida.

Vocação é DESAFIO. Nosinquieta, nos desinstala, nostorna inconformados com arealidade do mundo, não nosdeixa desistir nunca de lutar paraque se instale, aqui e agora, oReino de Deus.

Ser catequista é vocação. É

VIVER É ESCOLHERchamado e é resposta, éescolha, é compartilhar, éserviço, é desafio.

É resposta quando se tornaECO da Palavra de Deus. Umeco que acontece pelaintimidade e pelo amor a estaPalavra. É resposta quando setorna porta voz, instrumento depropagação da Palavra de Jesus,vontade de Deus.

É escolha quando oencontro com Jesus nosprovoca uma opção por umnovo jeito de ser e viver.Começa aqui a busca dasantificação.

É compartilhar quando levatodas as pessoas a se tornaremdiscípulas, testemunhas doamor gratuito do Pai, a viverema graça de filhos muito amados.

É serviço quando celebra,ensina, corrige, mostracaminhos. Sempre com muitoamor e alegria.

É desafio quando, aexemplo do Mestre, enfrentatodas as lutas para colocar nocaminho aqueles que lhe sãoentregues, para que nenhumse perca. Desafio que deve serenfrentado com muitaresponsabilidade. Oentusiasmo, a alegria, o ardormissionário são qualidadesessenciais para vencer estedesafio. Elas nos levam a umacatequese atraente e que,certamente, fará novosdiscípulos.

Fazer discípulos de JesusCristo: eis a vocação docatequista, da catequista, quedeve se colocar comoinstrumento do Espírito Santo,buscando a intimidade com oMestre através da Palavra e daEucaristia, entregando-secompletamente à vontade e aoamor do Pai.

Fausta Maria Miranda

CATEQUISTACom o coração e a mente em DEUS, e os pés na realidade do irmão,Anunciamos com alegria e entusiasmo o que CRISTO nos ensinou paraTransformar a sociedade, construindo a “civilização do AMOR”.Ergamos nossa voz contra a injustiça. Sejamos profetas,Quando necessário forUma vez, duas, três, todos os dias...Insistir sempre, agredir nunca.Sejamos pessoas de PAZ, LUZ e SAL nessa vocação.Trabalhemos, com eficácia, no MINISTÉRIO DA PALAVRA.Amor: a meta do nosso caminhar...

O Dia do Catequista é celebrado no dia 29 de agosto, domingo. A eles, nosso especialagradecimento pela dedicação na formação religiosa das crianças.

Parabéns, catequista, pelo seu dia! Continue com esse trabalho tão especial e

Medicina NaturalJaca

A jaqueira é uma árvoreoriginária da Índia e deoutros países da Ásia. Foiaclimatada no Brasil.

Há diversos tipos dejaca, destacando-sepopularmente a “mole” ea “dura”. Esta última é a demaior tamanho, enquantoa primeira costuma sermais doce.

VALOR NUTRITIVOA jaca é uma fruta

energética por excelência,rica em carboidratos e

proteínas. Sua riqueza emferro a torna especialmenterecomendável aos anêmicose às gestantes. Contémvitaminas do complexo B,Cálcio e fósforo. Assementes, grossas enumerosas, são feculentas.Podem ser comidas assadasou cozidas.

UTILIDADESMEDICINAIS

Anemia – dado seu altoteor de ferro, a jaca(especialmente o caroço) éindicado na anemiaferropriva. Pode-se cozer ocaroço como a castanhaportuguesa.

Constipação intestinal –recomenda-se a jaca emjejum.

Expectorante – para

expectorar, recomenda-setomar o xarope de jaca.

Tosse – descascar osfrutos, bater noliquidificador, misturar commel e cozinhar em fogobrando por uns 40minutos, mexendosempre. Coar. Tomar umacolher de sopa destexarope toda vez que atosse se manifestar.

Fonte: As Frutas naMedicina Natural

Otaviana de MoraesFerreira

Verrugas e CalosSe você quiser

comprar um remédiopara resolver esseproblema, procureOtaviana ou Dimas.

Page 5: 143 - Jornal Informação - Ed. Ago. 2010

AGOSTO / 2010 - Página 05O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 6: 143 - Jornal Informação - Ed. Ago. 2010

AGOSTO / 2010 - Página 06O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Um dos deveres fundamentais da família cristãé colocar-se a serviço da edificação do Reino deDeus na história, mediante a participação na vidae na missão da Igreja. Por um lado, a Igreja gera,educa e edifica a família cristã pelos ministériosda Palavra, da Liturgia e da Caridade. Por outrolado, a família cristã está inserida no mistério daIgreja a ponto de se tornar participante da missãoeclesial. Na Igreja e da Igreja, a família cristã re-cebe as graças de Deus e se torna fonte de gra-ças para as outras famílias e para o mundo.

A família cristã é chamada a tomar parte vivae responsável na missão da Igreja de modo pró-prio e original, colocando-se a serviço da Igreja eda sociedade no seu ser e agir, enquanto comuni-dade íntima de vida e de amor. A família cristã éuma comunidade, cujos vínculos são renovadospor Jesus Cristo mediante a fé e os sacramentos.Sua participação na missão da Igreja deve dar-sesegundo uma modalidade comunitária: enquantocasal e enquanto família.

A família cristã edifica o Reino de Deus na his-tória mediante as mesmas realidades quotidianasque distinguem sua condição de vida: é no amorconjugal e familiar que se exprime e realiza a par-ticipação da família cristã na missão profética,sacerdotal e real de Cristo e da sua Igreja. O amore a vida constituem o núcleo da missão salvíficada família cristã na Igreja e pela Igreja.

Participante da vida e da missão da Igreja, afamília cristã vive sua tarefa profética acolhendoe anunciando a Palavra de Deus: torna-se, assim,cada dia mais comunidade que crê e evangeliza.Ao casal é pedida a obediência da fé, para aco-lher a Palavra de Deus na sua vida conjugal e fa-miliar, feita por Cristo santa e santificante. De fato,só pela fé o casal cristão pode descobrir e admi-rar com jubilosa gratidão a que dignidade Deusquis elevar o matrimônio e a família, constituindo-os sinal e lugar da aliança de amor entre Deus e ahumanidade, entre Cristo e a Igreja.

Nesse sentido, a preparação para o matrimô-nio cristão já é um itinerário de fé. O momentofundamental da fé do casal é dado pela celebra-ção do sacramento do matrimônio, que na sua

FAMÍLIAMuitos conceitos se dão à FAMÍLIA. Muitas

mudanças foram acontecendo ao longo do tem-po. Hoje trabalhamos num mundo moderniza-do. Fazemos opções para resgatar valores dafamília, aqueles que ficaram perdidos ao longodo tempo. Evidentemente queremos resgataro que é positivo.

Então, vamos salvar a família? Mesmo coma modernização, ainda é possível construirmosa verdadeira família. E nunca colocar a situaçãocomo se não tivesse mais jeito. A família existee nunca será destruída, pois acreditamos nafamília, às vezes espedaçada, mas que sobrevi-ve as intempéries do tempo.

Todos nós fazemos parte de uma família. Porisso procuremos nos sentir convocados paraesta tarefa de salvar esta primeira sociedadeorganizada do mundo, que é a FAMÍLIA.

PARTICIPE DA SEMANADA FAMÍLIA

DE 08 A 14 DE AGOSTO

Participe da Semanada Família. A aberturaserá neste final de sema-na, na Igreja Matriz. Nodia 08 de agosto, às08:30 h, teremos a ce-lebração da Santa Missano Campo Municipal,seguida de uma partidade futebol das crianças.

De 09 a 13 (segun-da à sexta-feira), os en-contros acontecerãonas comunidades. E no

dia 14 de agosto, às 18:00 h, vamos fazer aFesta da Família. Haverá uma celebração muitoespecial e ainda uma confraternização no Cen-tro de Eventos da Paróquia São CarlosBorromeu.

Esperamos a participação de todas as famí-lias de nossas comunidades.

Pe. João Bosco da Silva

natureza profunda é a proclamação, na Igreja, doEvangelho sobre o amor conjugal. Esta profissãode fé exige seu prolongamento no decurso da vidado casal e da família. Por isso, como a Igreja, as-sim também a família cristã, pequena Igreja do-méstica, deve ser contínua e intensamenteevangelizada: daqui seu dever de educação per-manente na fé.

Na medida em que a família cristã acolhe oEvangelho e amadurece na fé torna-se comunida-de evangelizadora.

A família cristã também está inserida na Igre-ja, enquanto povo sacerdotal: mediante o sacra-mento do matrimônio, no qual está enraizada e doqual se alimenta, ela é continuamente vivificadapor Cristo. Nesse sentido, ela é chamada a santifi-car-se e a santificar a comunidade cristã e o mun-do. O dom de Cristo não se esgota na celebraçãodo matrimônio, mas acompanha o casal ao longode toda a existência. A vocação universal à santi-dade é dirigida também aos casais e aos pais cris-tãos. Nascem daqui a graça e a exigência de umaautêntica e profunda espiritualidade conjugal efamiliar. O dever de santificação da família temsua primeira raiz no batismo e sua expressãomáxima na eucaristia, à qual está intimamente li-gado o matrimônio cristão. Também faz parte des-se dever de santificação da família a conversão, oarrependimento e o mútuo perdão, que encontramseu momento sacramental específico na penitên-cia cristã ou confissão.

A oração familiar tem como característica es-pecífica o fato de ser feita em comum e tem comoconteúdo original a própria vida de família. Em vir-tude da sua dignidade e missão, os pais cristãostêm o dever específico de educar os filhos para aoração. Elemento fundamental e insubstituível daeducação para a oração é o exemplo concreto, otestemunho vivo dos pais: é rezando em conjuntocom os filhos que os pais cumprem o próprio sa-cerdócio real, entram na profundidade do coraçãodos filhos, deixando marcas que os acontecimen-tos futuros da vida não conseguirão fazer desapa-recer.

Dom Antônio Carlos FélixBispo Diocesano de Luz

Família discípula missionária

Page 7: 143 - Jornal Informação - Ed. Ago. 2010

AGOSTO / 2010 - Página 07O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

“Mas tudo aquilo que sou, eu o devoà graça de Deus; e sua graça dada amim não foi estéril. Ao contrário: trabalheimais do que todos eles; não eu, mas agraça de Deus que está comigo.Portanto, aí está o que nós pregamos,tanto eu como eles; aí está aquilo noqual vocês acreditaram.”

(I Cor 15,10-11)Você já experimentou entregar um

esperado presente a uma criança? Já leunos olhos dela o contentamento diantede tão sonhado tesouro? As mãos ágeisvão logo arrancando as fitas, rasgandoo papel, deixando vir à tona o prazer doencontro. O encontro da fantasia coma realidade, da espera com a chegada,da expectativa com a surpresa. A criançanão cabe em si. Somente quem observacom o coração, consegue saborear tãosublime momento, fazendo com que aentrega de um presente não sejaapenas um ritual humano, mas nosconduza à sacralidade da descoberta deuma missão.

Quantas vezes recebemos presenteshumanos até que nos tornemospresentes para Deus? A vida de umsacerdote pode ser muito bem explicadapor meio desta engenhosa comparação.

LIÇÕES DE VIDAPadre Tiago: “E o menino-padre virou gente grande!”

São eles recebedores de presentes que,moldados por Deus, se tornam exemplosde vida cristã em suas paróquias.

E com o jovem padre Marcos Tiago,26 anos, não foi diferente. Natural davizinha cidade de Arcos, o caçula de setefilhos do Sr. Mozar e D. Maria começoudesde cedo o seu encantamento peloscaminhos do Senhor. Ainda pequenino,era levado por uma amiga da família àigreja, que era bem distante de ondemoravam. Certa ocasião, MonsenhorEustáquio, quando viu aquele meninotão pequeno participandofrequentemente das celebrações,apontou-lhe o dedo e disse: “Essemenino vai ser padre quando crescer!”E o menino, assustado com aobservação, foi logo respondendonegativamente com a cabeça. Mas, aobservação tinha sentido, pois o meninoestava sempre presente em tudo:festividades da paróquia, coroações,coral de crianças e foi até coroinha.Participou da Infância Missionária e doEAC, além de um trabalho ativo naimplantação da Paróquia Santo Antônio,onde sua família reside. Participoutambém no ASA (Associação SocialArcoense). E foi partindo dareligiosidade, do trabalho social ecomunitário que foi nascendo dentrodele um enorme amor pelo serviço àIgreja.

Em 12 de dezembro de 2009, foiordenado sacerdote. Muito disciplinado,absorve com responsabilidade tudo oque aprendera nesta batalhadoracaminhada.

No princípio deste ano, a ParóquiaSão Carlos Borromeu teve a graça derecebê-lo para exercer aqui o seuministério. E ele foi chegando com seujeitinho manso, da mesma maneira comque aportou em todas as paragens deseu caminho. Foi conquistando a todoscom sutileza, generosidade, como águaque sai irrigando terras em seusminúsculos filetes e vai transformandoambientes que ainda teimam em semanter desertos. Hoje, não há comonegar a grande contribuição que este

jovem sacerdote traz ao nosso povoe, consequentemente, ao nossopároco Padre João Bosco. Juntos,mantém uma relação de respeito,dedicação e sabedoria na missão de“pastorear”. Servidor, amigo, presentequando precisam de sua presença,abraço para quem busca acolhimento,palavra sábia para quem precisa dedireção. Sempre doce, nobre e diretoem suas homilias, suas palavras saemporta afora, modificam conceitos,resgatam valores, alcançam outroshorizontes. E não seria esta a real missãode todo sacerdote?!

Entre os grandes momentosvivenciados por ele em nossa paróquia,cabe relembrar sua primeira celebraçãocom as crianças, no domingo. Naquelaocasião, ficou até difícil separar quemera a criança e quem era o sacerdote.Fez de tudo para conquistar ospequeninos. E conquistou! Cantou,sorriu, brincou, rezou e até sentou-sejunto deles para ouvir a estorinha dodia. Fez-se criança para entender omundo deles. E acabou encontrandoo caminho certo para levar a Palavrade Deus até o coração de seu rebanhode pequeninos.

“O Padre Tiago é um grande amigoque guardo com muito apreço. Ele édaquelas joias raras que a gente umdia, por acidente, escava a terra,encontra e a reserva um lugar especial,onde sabemos que poderemos olharquando a feiura da vida nos parecedominar. Olhamos aquela jóia, e a belezatoma conta de novo de nossa vida.Assim considero uma pessoa como oPe. Tiago que, no seu jeito de falar ede agir, me revela Deus em cadainstante”, define o amigo Padre Filipe,da Arquidiocese de Belo Horizonte,administrador paroquial da Paróquia deSanto Antônio do Rio Acima.

Sorriso aberto, Pe Tiago alerta quetudo o que faz é “pela graça de Deus”.E para este menino “tão comportado”,Deus reservou o melhor presente: odom de ser um humilde multiplicadorde amor e de palavras!

Claudinei Rezende

Destaqueda Paróquia

De 15 a 19 de julho, a Paró-quia celebrou seus 78 anos

de evangelização.

Festa de aniversário da Paró-quia São Carlos Borromeu, no

Centro de Eventos.

Celebração da Santa Missa peloBispo Diocesano Dom Antônio

Carlos Félix.

Page 8: 143 - Jornal Informação - Ed. Ago. 2010

AGOSTO / 2010 - Página 08O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

O verdadeiro sentidoA paz que eu encontrei não estava nos

momentos de alegria ou nas horas em que tudoandava bem. A paz que hoje eu tenho está emminha capacidade de aceitar os problemas e asdificuldades de cabeça erguida, de saber definir oque eu posso e o que não está ao meu alcanceresolver.

Percebi que o silêncio indicado pelos poetas parase encontrar a paz, na verdade não era ausência debarulho, mas, sim, ausência de preocupação. E queos lugares mais lindos e inspiradores estão dentrodo meu coração, na minha mente.

Compreendi que “encontrar o caminho” começaa fazer sentido no momento em que eu começo acaminhar diferente.

Vi que aceitar meus medos e limitações, meusdefeitos e necessidades é a chave para descobrirminhas qualidades, bem como encontrar corageme força para superá-los.

Volta a ser criança quem enxerga a vida atravésdas aparências. Muitas vezes, o que hoje é umimenso mar de ilusões, amanhã talvez seja apenasuma poça de água que sobrou da últimatempestade. E o arco-íris será da cor que suasensibilidade conseguir absorver dessa lição: "é maisfácil aprender nos vales que no alto dasmontanhas..." Os vales nos remetem aos nossoslimites. E é no limite que se descobre que se podemais. Já no alto da montanha, nos sentamos paraapreciar a paisagem. Nesse momento, é mais difícilter a humildade de se sacrificar.

As tristezas e as dificuldades não devem nos tiraro brilho dos olhos, nem destruir os sonhos. Mas,devem nos fortalecer.

Viver é arte que poucos conseguem entender;é diamante que poucos conseguem lapidar; é lugaronde muitos se perdem. A vida, não raras vezes, seencontra nos opostos de nossos desejos, nas coisasmais simples e sublimes desse mundo, nos humildese mansos de coração. Não está no tempo que orelógio insiste em marcar, nem nos anos quecontamos, ou aprisionada em uma data denascimento. A vida só faz sentido quando fazemosda nossa existência uma semente... e a plantamosno coração de nossos semelhantes; quandodescobrimos que o espaço de tempo entre nascere morrer é a única oportunidade de construir pontes,abrir estradas, tirar as pedras do caminho. E quando,enfim, o tempo se esgotar, nos seguirão, infinitoafora, as obras que construímos, as almas queiluminamos.

Paz, que eu tanto busquei na prosperidade, noreconhecimento, no privilégio, mostra-me umasombra de sua face no silêncio do meu espírito e naserenidade do meu coração.

Luiz Espedito CalazansParóquia São Sebastião

AconteceuEncontro de Adolescentes com Cristo

Realizado no Centro Catequético, nos dias03 e 04 de julho. Foi um encontro muitoproveitoso. A participação dos adolescentes foio diferencial. Com muita alegria e animação,tudo aconteceu como o planejado. Houvemomentos de oração, formação, descontração.Tudo isso para motivar uma nova caminhadapara o jovem da Paróquia.

O encontro contou, também, com aparticipação dos casais, que constituem umagrande força na formação de nossos jovens.

Festa de Aniversário78 anos construindo o Reino de

Deus e evangelizandoFoi um momento muito especial. Uma festa

que aconteceu de 15 a 19 de julho. Tivemos aalegria de ver a alegria com que todostrabalharam para que tudo acontecesse. Foimuita dedicação, muito trabalho. Mas, o quenos anima é a disposição das várias equipe queforam se formando para que tudo acontecesse.E o resultado foi a grande realização da festa.Uma festa que ficou com um gosto de queromais. Uma participação muito alegre edescontraída de todos que por ali passaram.

Aqui fica um agradecimento especial a todosque fizeram a festa acontecer. Sabemos que sócom o esforço de cada um é que tudo foipossível.

RELAÇÃO DO GANHADORESDOS SHOW PRÊMIOS

MAURICIO DIAS - TV LCD 32"AGOSTINHO NUNES- DVDGABRIEL - BICICLETACOM. N. SRA. DAS VITÓRIAS -LAVADORA

(TANQUINHO)

Notícias da Paróquia

Celebração pela vida e pelapaz no trânsito

Um grande acontecimento se realizou: umamanifestação pública em favor da paz notrânsito. Foi um evento com o objetivo de fazeruma profunda reflexão sobre uma realidade quetraz tanto sofrimento para as vítimas e para suasfamílias. E ainda: provocar uma mudança decomportamento no volante e evitar tantasmortes prematuras ou mutilações físicas em suavitimas.

A manifestação contou com a apresentaçãodo Coral da EMBARE e uma celebração religiosapresidida por Dom Félix, Bispo Diocesano. Foirealizada em frente ao Parque de Exposiçõesde Lagoa da Prata, às margens da Rodovia MG170, no dia 25 de julho, às 16:00 horas.

Estiveram presentes delegações de BomDespacho, Moema, Santo Antônio do Monte,Japaraíba e Lagoa da Prata.

Retiro anual dos padres daDiocese de Luz

Realizou-se na Casa de Formação daParóquia N. Sra. do Livramento, em Piumhi, oRetiro Anual do Clero Diocesano. Com aparticipação de todos os padres da Diocese, oretiro objetivou promover um aprofundamentoespiritual.

Aconteceu nos dias 26 a 29 de julho, compregações, momentos de oração individual ecomunitária, inclusive uma bela celebração daPenitência com confissão individual.

Tudo foi muito gratificante.Que Deus continue abençoando todo o clero

da Diocese de Luz.

"Pré-DNJ"Preparação para celebrar o Dia Nacional da

JuventudeFoi um sucesso esta primeira experiência! A

Forania de Lagoa da Prata marcou presençacom aproximadamente 450/500 jovens. AParóquia São Carlos Borromeu esteve presentecom 100 jovens. A avaliação da primeiraexperiência foi muito positiva.

Que Deus abençoe a nossa juventude!

Pe. João Bosco

Page 9: 143 - Jornal Informação - Ed. Ago. 2010

AGOSTO /2010 - Página 09O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Honra a São Cristóvão ACADELP no Festival de Cultura

A Conferência São Cristóvão da SSVP de Lagoa da Prata realizou, no dia1º de agosto, a 21ª Procissão (Carreata) em honra ao padroeiro dosmotoristas. O evento contou com a participação de centenas de veículos.

Agradecemos a todos que nos acolheram em suas casas, nosestabelecimentos comerciais onde, durante os dias da novena, pedimos aDeus por todos os motoristas e pela paz no trânsito. Agradecemos tambéma todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para o êxito de nossoevento.

Durante as festividades em honra a São Cristóvão, foi sorteada umaTelha Decorada. A ganhadora foi a Sra. Patrícia (Farmácia do Marcinho),com o nº 386.

Leonardo Luiz LagesPresidente Conferencia São Cristóvão – SSVP-LP

No último final de semana, a Academia Lagopratense de Letrasparticipou do Festival de Cultura de Lagoa da Prata. No hall de entradado Teatro Fausto Resende, tivemos a oportunidade de expor livros dosescritores de nossa cidade. Juntamente com as Bibliotecas do Município,a ACADELP proporcionou a todos os visitantes bate papo com escritores,recitais, tarde de autógrafos, árvore poética, baú da leitura, tenda literária,contação de histórias e, especialmente, o incentivo à leitura.

Contamos com a participação do escritor luzense Tadeu Lobo, quereside em Nova Serrana. Ele apresentou o seu livro “Muitos Anos Depois”,com ilustrações do artista plástico José Alexandre Lamounier.

À Secretaria Municipal de Cultura de Lagoa da Prata, os nossoscumprimentos pela realização deste valioso evento artístico cultural.Esperamos que o incentivo às manifestações culturais seja práticaconstante em nosso município.

Adircilene Batista e Silva - Presidenta da ACADELP

O escritorTadeu Loboe o Prefeito

AntonioDivino deMiranda

Dr. Ciro,Adircilene,

DirceBasílio,

Sebastiãoe Marina

Page 10: 143 - Jornal Informação - Ed. Ago. 2010

AGOSTO / 2010 - Página 10O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Vejamos quem é o Padre:É alguém escolhido por

Deus, dentro de uma comuni-dade, no seio de uma família,para ser o continuador daobra salvadora de Jesus. Eleassume a missão de construira comunidade.

Por graça e vocação, opadre age em nome de Jesus:ele perdoa os pecados, recon-cilia seus irmãos com Deus eentre si; trás a bênção deDeus para todos.

O padre é aquele que ce-lebra a vida de Deus na vidada comunidade. Na Celebra-ção Eucarística, ele trás Jesuspara as comunidades. A Eu-caristia é a razão primeira dosacerdócio.

O padre alimenta seus fi-éis por esse sacramento, pelasua pregação e pelo seu tes-temunho. É o modelo por ex-

celência de Jesus Cristo, obom Pastor. Por esse motivo,ele deve ser como o CristoPastor: atencioso com seurebanho.

Deve guiar por bons cami-nhos, orientando nas dificul-dades e prevenindo quandonecessário. Deve defenderseus irmãos dos lobos moder-nos, que devoram os menosesclarecidos, e dos ladrõesque atacam, confundem e dis-persam o único rebanho doSenhor.

Padre é o homem de Deusque deve estar no meio dopovo: nas paróquias, nas pas-torais, nos seminários, noshospitais, nas escolas e facul-dades, nos meios de comuni-cação social, nas comunida-des e entre os mais pobres emarginalizados... É um sinalde que o Reino de Deus exis-te entre nós.

Onde nascem as vocações?

Na família que reza unida;nos grupos de catequese, deadolescentes, de coroinhas;nos grupos de jovens, gruposmissionários, grupos devivência da fé; nas paróquiase comunidades eclesiais, ondeo padre deve ser o maiorincentivador das vocações...

Vamos rezar sempre paraque tenhamos mais padres.

Sacerdote, o homem a serviço do Reino de Deus“Um bom pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que o Bom Deus possa dar a

uma paróquia e uma das dádivas mais preciosas da misericórdia divina”. (São João Maria Vianey)"Servite Domino in Laeticia"

Façamos de tudo para incen-tivar os jovens e adolescen-tes a seguirem essa vocação.

Vamos falar bem da voca-ção sacerdotal na família, naescola, na catequese, nos gru-pos de adolescentes, de jo-vens...

Vamos implantar/motivarem nossa comunidade o tra-balho vocacional, instituindoum casal ou uma equipe quese interesse pelas vocações,que promova, incentive e ori-ente os adolescentes e jovensa participarem dos encontrosvocacionais.

Façamos de tudo para cri-ar na comunidade um climafavorável ao surgimento dasvocações. Este é um trabalhoconjunto exercido pelo páro-co, pelos jovens, peloscatequistas, pelas famílias,pelos movimentos, pelos queanimam a liturgia e pelos gru-pos de reflexão. Todos somosresponsáveis para que tenha-mos mais sacerdotes.

O Papa João Paulo II nosensinou: “Descei no meio dosjovens e chamai, não tenhaismedo de chamar”. Devemoschamar sempre. Que tal fa-zermos algo concreto pelasvocações em nossa comuni-dade? O que poderemos fa-zer?

Pe. João Bosco da Silva

SIM,eu QUERO colocar o destino daminha vida nas mãos de Deus

SIM, eu OFEREÇO cada instante de minha vida a serviço doReino de Deus e por amor aos meus irmãos. Irmãos que nemconheço, mas que o Pai vai colocar em meu caminho, dia adia, passo a passo...

SIM, eu ACEITO os desafios, os obstáculos, as pedras, osnãos, as dificuldades, as minhas limitações diante dagrandiosidade da missão de servir ao REI DOS REIS. Sei queEle vai enviar o seu espírito para me iluminar e me preenchercom inúmeros dons e bênçãos.

SIM, eu POSSO porque, pela Sua graça, eu me fortaleço.SIM, eu OBEDEÇO e parto em missão sem olhar para trás,

sem temer o desconhecido, porque o amor do PAI é maior quetudo.

SIM, eu ACREDITO e por isso me dou por inteiro, sem re-servas, sem impor condições.

Lanço-me ao mar sem medo das grandes ondas.Caminho sem me preocupar com o que vou comer, com o

que vou beber, onde vou dormir... Pois se até dos pequenospássaros Ele cuida, quanto mais de mim.

Fui escolhido para fazer o bem e falar do amor de Deus atodas as pessoas.

Fui marcado com Seu sinal...Não posso mais voltar!

Padre João, Padre Tiago, Diácono HênioFelizes somos nós, agraciados com a presença deles em

nosso meio, nos ensinando o melhor caminho, onde está averdadeira felicidade, quem é que vela por nós.

Padre João nos ensina, com sua humildade, que devemosnos ajudar mutuamente e que ninguém é maior do que nin-guém. Ele nos dá seu tempo e nos mostra que, quando cuida-mos do próximo, estamos cuidando do próprio Deus.

Padre Tiago nos ensina, com sua docilidade, que o amorde Deus nos torna irmãos e que como irmãos devemos agir,amando sempre, incondicionalmente. Com seu sorriso e suasuavidade, nos ensina que não devemos nos preocupar emdemasia, pois Deus tudo vê e tudo provê.

Hênio nos diz que servir com alegria torna a missão bemmais fácil e bela. É preciso sorrir, brincar, cantar como fez oRei Davi, porque Deus merece o que temos de melhor. É im-prescindível glorificar sempre ao Senhor que nos criou.

Dizer obrigado parece muito pouco diante de tamanha do-ação. São três anjos que o Senhor colocou em nossas vidas,como um grande e amoroso presente.

Especialmente neste mês de agosto, mês das vocações,elevemos nossas preces a Deus por suas vidas. Peçamos aEle, que os conhece intimamente, que os envolva com seuamor e os proteja nessa luta diária, dando-lhes força e perse-verança. Que Ele enxugue suas lágrimas, acalente seu cora-ção, diminua suas saudades e os fortaleça na fé.

QUE DEUS OS ABENÇOE!Rosilene S.Moreira

Agosto é o mês vocacional,durante o qual somos convi-dados a rezar por todas asvocações e a comemorar asvocações específicas do padre,do casal, do(a) religioso(a) edo(a) catequista.

No primeiro domingo co-memoramos o Dia do Padre.Com o coração em festa, que-ro parabenizar os padresdiocesanos e os padres reli-giosos que atuam em nossa

Parabéns pelo dom da vocação!Diocese, pela sua vocaçãosacerdotal e pelos valiososserviços prestados à Igreja deLuz. Que Deus nos concedafidelidade e perseverança noministério, na alegria de ser-virmos sem temor, em santi-dade e justiça, todos os diasda vida!

No segundo domingocomemoramos o Dia dos Pais.Com gratidão, quero parabe-nizar todos os casais, que seuniram pelos sagrados laçosdo matrimônio cristão, pelasua vocação matrimonial. QueDeus lhes conceda persevera-rem fiéis no amor mútuo, uni-dos aos seus filhos, por todaa vida!

No terceiro domingo –Dia da Festa da Assunção deNossa Senhora – comemora-mos todos os fiéis que abra-çaram a vocação religiosa.Agradecido, quero parabeni-

zar as religiosas e os religio-sos que atuam em nossaDiocese e que fazem de suavida uma constante doação emfavor dos mais carentes. QueDeus abençoe sua missão, navivência, pessoal e comunitá-ria, dos votos evangélicos depobreza, obediência e casti-dade!

No quarto domingo co-memoramos o Dia do(a)Catequista. Com reconheci-mento e gratidão, quero pa-rabenizar todas as pessoasque, assumindo a sua voca-ção laical, exercem o nobreministério da catequese. QueDeus lhes conceda a graça deperseverarem firmes na mis-são de educar na fé crianças,jovens e adultos, e motivá-losa viver os valores evangélicosna comunidade e na socieda-de!

Deus abençoe a todos!Dom Félix

Page 11: 143 - Jornal Informação - Ed. Ago. 2010

AGOSTO / 2010 - Página 11O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Existem convic-ções em nossa vidaque não podem ser"negociadas" e nemcolocadas em discus-são, aconteça o queacontecer. Colocá-lasem dúvida seria comotirar o alicerce de umacasa e pensar que elavai ficar de pé. Pode-mos mudar as pare-des, pintá-las com co-res diferentes,reformá-las, quemsabe até restaurar oseu exterior e interior,mas jamais arrancar apedra angular, as suasvigas mestras. A famí-lia é um alicerce quenão pode ser coloca-do em discussão, se-ria destruir o útero daverdadeira formaçãodo ser humano.

Resgatar e defen-der a família comunhas e dentes é de-fender a si mesmo.Onde não houver fa-mília bem constituída,não há possibilidade deuma vida sadia e deuma sociedade quepossa ser modelo de

civilização. Não adiantaprogredir na técnica,mas regredir na huma-nidade; avançar nosmeios de comunicaçãoartificiais, mas se em-pobrecer na verdadei-ra comunicação feitade palavras, de pre-sença e de amor.

É o momento decada família parar e en-trar em si mesma, fe-char as portas, as ja-nelas, para que a priva-cidade e a intimidadenão sejam violadas epensar bem: que famí-lia nós queremos ser?Como queremos viverentre nós? Qual é onosso projeto de par-tilha de bens, de vida ede experiências?

Nenhuma comuni-dade pode viver semter alguém a presidi-la,alguém que seja cons-tituído com"celebrante dos louvo-res de Deus". Assim,nenhuma família pode-rá viver sem ter comocabeça os pais, quenão têm só a respon-sabilidade de trazer opão cotidiano e de ofe-recer uma educaçãohumana/cultural ade-quada. Eles tambémtêm a responsabilidadeda evangelização. Elessão de fato os primei-ros evangelizadores e

A TUA CASA É A TUA IGREJAcatequistas da família.Devem presidir aliturgia familiar, que é ameditação da palavra,a oração do terço, asorações das refei-ções...

Os meios de comu-nicação que apresen-tam a família como"convívio, encontro depessoas sem nenhumcompromisso", a nãoser o compromisso dabusca da felicidadeimediatista; como algode mutável ou, piorainda, sujeita aorelativismo e nada mais,contribuem para adessacralização da fa-mília. Os pais devem serprofetas e não podemter medo das reaçõesdos filhos, dos amigose conhecidos. Devemser corajosos em exi-gir a força cristã dosseus filhos na escola,na catequese, na vidapessoal.

Se nós assimilarmosa convicção de que acasa é a nossa igreja,o relacionamento entreos membros da famíliaterá vínculo não só desangue, mas tambémde fé.

Extraído da Revista"O MÍLITE - Milícia daImaculadaMaria Elza Rezende

Lacerda

O pai, presença física e emoci-onal, é um presente para seus fi-lhos. Mas o que significa ter umpai? Há quem cante a lembrançade seu pai, como na canção “Meuvelho”, de Piero-José, com ver-são de Nazareno de Brito: “Velho,meu querido velho, agora cami-nha lento, como perdoando ovento. Eu sou teu sangue, meuquerido velho. Eu sou teu san-gue, meu velho, teu silêncio e oteu tempo”.

Agora reflita um pouco: o quesignificou o pai em sua vida? Vocêlembra de algum hobby dele?Meu pai adorava tirar fotos... Dei-xou-me memórias fotográficas deminha primeira infância. Fotogra-fou a barriga da mamãe, grávidade mim, a inesquecível boneca Lili,meu triciclo, o pátio de nossacasa... Herdei poesias escritascom sua mão, a caneta-tinteiro...Linda letra! Deu-me amor, brin-cou comigo. Eu estava com 05anos... Ele viajou para o céu...Nunca mais voltou... Já havia me

dado tudo o que eu precisava dele.E para você, o que seu pai re-

presenta em sua vida? O que vocêsignifica para seus filhos?

“O homem, a partir de suaespecificidade, é chamado peloDeus da vida a ocupar lugar origi-nal e necessário na construção dasociedade, na geração da culturae na realização da história. Profun-damente motivado pela bela reali-dade do amor que tem sua fonteem Jesus Cristo, o homem se sen-te fortemente convidado a formaruma família” (Documento deAparecida, nº 459). Vimos que apaternidade é uma vocação intrín-seca à responsabilidade formativa,transmitindo assim valores, cuida-do, cultura.

O papel do pai é percebidoe necessário durante a gestação.Acompanhar o desenvolvimentodo filho na vida intrauterina é tãoimportante como a preparação dolar e o diálogo sobre a educaçãodos filhos. Hoje, as leis sociais dotrabalho privilegiam o pai com a li-cença-paternidade, que deve serum tempo contemplado ao amorentre pai-filho, num aconchego detrocar fralda, dar colo, interpretaro chorinho...

Extraído da Revista FamíliaCristã -- Pastoral Familiar

O pai faz diferença na família

Page 12: 143 - Jornal Informação - Ed. Ago. 2010

PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEUDIOCESE DE LUZ - Lagoa da Prata - MG

É importante a entrega do seu dízimoAlém de demonstrar zelo para com a comunidade paroquial,

demonstra consciência cristã:É um ato de amor e gratidão para com Deus. Ele realiza três

grandes dimensões: religiosa social e missionária. Juntos e unidosna fé, conseguimos tudo aquilo que é necessário para implantaro Reino de Deus. Com carinho e comprometido com você,apresentamos a prestação de contas da nossa Paróquia e a formacomo é aplicado o dízimo que você entregaPlano Financeiro Paroquial

MÊS de JULHO/ 2010

0 SALDO DO MÊS ANTERIOR R$ 162,67

1 ENTRADAS (1.1+1.2+1.3+....1.8) R$ 24.866,581.1 Dízimo R$ 15.209,141.2 Espórtulas diversas (batizados, casamentos, certidöes) R$ 1.585,001.3 Coletas ordinárias R$ 3.070,871.4 Donativos diversos R$ 2.392,661.5 Alienação de bens1.6 Coletas específicas (Óbulo de São Pedro) R$ 1.051,011.7 Contribuição das Comunidades1.8 Outras receitas (Empréstimos, Resgate Aplicação Financeira, etc) R$ 1.557,90

SOMA (0 + 1) R$ 25.029,252 SAÍDAS (2.1 + 2.2 + 2.3 + 2.4) R$ 24.802,312.1 DIMENSÃO RELIGIOSA (2.1.1 + 2.1.2+……+2.1.8) R$ 18.393,672.1.1 Manutenção do culto R$ 1.542,502.1.2 Evangelização R$ 1.266,892.1.3 Manutenção de veículos R$ 651,402.1.4 Côngruas, Plano de saúde e outros (Sacerdotes) R$ 3.894,952.1.5 Água, luz, gás, correio, telefone, seguro R$ 1.692,222.1.6 Casa paroquial R$ 600,662.1.7 Material de escritório e limpeza R$ 1.903,752.1.8 Despesas com pessoal R$ 6.841,302.2 DIMENSÄO SOCIAL (2.2.1 + ….) R$ 1.379,992.2.1 Assistencia e promoção social (pessoas carentes,

enfermos, encarcerados) R$ 1.379,992.3 DIMENSÁO MISSIONÁRIA (2.3.1 + 2.3.2 + 2.3.3) R$ 3.953,672.3.1 Contribuição à Mitra (Cúria Diocesana) R$ 2.168,672.3.2 Coletas Específicas (repasse)2.3.3 Espórtulas de Crisma (repasse)2.3.4 Formação missionários (aux. comunidades,

cursos de formação, transporte,aluguéis,etc). R$ 1.785,002.4 OUTROS (2.4.1 + 2.4.2 + 2.4.3) R$ 1.074,982.4.1 Despesas financeiras e tributárias2.4.2 Despesas gerais R$ 14,182.4.3 Retirada para aplicação2.4.4 Construção Centro de Eventos Social Centro Catequético R$ 1.060,802.4.5 Imobilizado3 SALDO PARA O MÊS SEGUINTE (0 + 1 - 2) R$ 226,94

SOMA (2 + 3) R$ 25.029,25Disponibilidade Paroquial (Caixa e conta corrente) R$ 226,94

Pe. João Bosco da Silva Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos

AGOSTO / 2010 - Página 12O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Calendário ParoquialAgosto

Vigília e Missa: Resp. Setor São CristóvãoBatismo: Dias 08 e 22 – Resp. Comunidade N. Sra do Carmo

08/08 Abertura da Semana da Família08:30 h - Missa com homenagem às famílias - Campo Municipal10:00 h às 12:00 h - Futebol com as crianças - Campo Municipal10:00 h - Celebração de Batizados - Igreja Matriz

09/08 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas Comunidades20:00 h - Terço da Família nas comunidades

10/08 19:00 h - Celebração nas Comunidades: “Família, formadora de valoreshumanos e cristãos"

11/08 09:00 h - Visita Pastoral na Comunidade Santa Clara19:00 h - Celebração nas Comunidades: “Sem cuidados não há frutos”19:30 h - Missa na Comunidade São Judas Tadeu19:30 h - Missa na Comunidade Santa Clara

12/08 Vigília Eucarística o dia todo até às 18:00 h – Igreja Matriz19:00 h - Vigília Eucarística nas Comunidades: “Hora Santa da Família”

13/08 19:00 h - Celebração nas Comunidades: “Consagração das famílias àSagrada Família”

14/08 18:00 h – Missa de enceramento da Semana da Família - Centro deEventos19:00 h - Show de Prêmios e Quermesse - Centro de Eventos

15/08 Assunção de Nossa Senhora08:00 h - Encontro Diocesano com as zeladoras da Mãe Rainha - Centrode Eventos15:00 h - Missa na Comunidade N. Sra das Vitórias (Capetinga)

16/08 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas Comunidades20:30 h - Terço dos Homens - Igreja Matriz

17/08 19:00 h - Missa na Comunidade São José Operário19:00 h - Missa na Comunidade São Vicente de Paulo

18/08 18:00 h - Missa na Comunidade Árvore da Vida19:30 h - Missa Ultreya Cursilho - Centro Catequético

19/08 Vigília Eucarística o dia todo – Igreja Matriz18:00 h - Adoração das Comunidades na Igreja Matriz19:00 h - Bênção do Santíssimo e Missa - Igreja Matriz

20/08 19:00 h - Missa na Comunidade São Cristóvão19:00 h - Missa na APAC

21/08 Encontro de Pais e Padrinhos em Prepapração p/o Batismo - Setor SãoCristóvão

21 e 22 Encontro de Noivos - Centro Catequético22/08 08:00 h - Curso de Formação p/Líderes da Pastoral da Criança (Parte II)

- Salão São Cristóvão10:00 h - Celebração de Batizados - Igreja Matriz17:00 h - Missa na Comunidade Nossa Senhora das Graças

23/08 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas Comunidades20:30 h - Terço dos Homens - Igreja Matriz

24/08 19:00 h - Missa na Igreja Matriz – Pia União de Santo Antônio19:30 h - Missa na Comunidade São Carlos Borromeu19:30 h - Reunião do CPE - Centro Catequético – Resp. Com. São José

25/08 09:30 h - Missa no Hospital São Carlos17:30 h - Terço da Divina Misericórdia18:00 h - Missa na Comunidade Árvore da Vida

26/08 Vigília Eucarística o dia todo – Igreja Matriz15:00 h - Missa no SOS18:00 h - Adoração das Comunidades na Igreja Matriz19:00 h - Bênção do Santíssimo e Missa - Igreja Matriz19:30 h - Missa de Entrega do ECC - Centro Catequético

27 a 29 ECC – 2ª Etapa - Centro Catequético27/08 19:00 h - Missa na Comunidade Imaculada Conceição

19:00 h - Missa na Comunidade São Pedro19:00 h - Celebração da Palavra na APAC

28/08 19:00 h - Missa na Igreja Matriz com participação dos Catequistas20:00 h - Jantar em Homenagem aos Catequistas - Salão São Cristóvão

30/08 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas Comunidades20:30 h - Terço dos Homens - Igreja Matriz

31/08 20:00 h - Reunião dos Ministros da Palavra e da Comunhão - CentroCatequético

SetembroVigília e Missa: Resp. Setor N. Sra do RosárioBatismo: Dias 12 e 26 – Resp. Comunidade São José Operário

01/09 18:00 h - Missa na Comunidade Árvore da Vida19:00 h - Missa na Comunidade Sagrado Coração de Jesus19:30 h - Missa na Comunidade São Paulo Apóstolo19:30 h - Escola Vivencial do Cursilho - Centro Catequético

02/09 Vigília Eucarística o dia todo – Igreja Matriz18:00 h - Adoração das Comunidades na Igreja Matriz19:00 h - Bênção do Santíssimo e Missa - Igreja Matriz19:00 h - Missa na Vila Vicentina

03 a 05 MAC – Centro Catequético03/09 18:00 h - Reunião do Apostolado da Oração - Igreja Matriz

19:00 h - Missa na Igreja Matriz19:00 h - Missa na APAC

04/09 13:30 h – Encontro de Pais e Padrinhos em preparação p/o Batismo -Setor Bom Pastor

05/09 15:00 h - Missa na ASFER06/09 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas Comunidades

20:30 h - Terço dos Homens - Igreja Matriz07/09 19:00 h - Missa na Igreja Matriz – Pia União de Santo Antônio

19:00 h - Missa na Comunidade N. Sra do Carmo08/09 Natividade de Nossa Senhora

18:00 h - Missa na Comunidade Árvore da Vida19:30 h - Missa na Comunidade São Judas Tadeu

09/09 Vigília Eucarística o dia todo – Igreja Matriz18:00 h - Adoração das Comunidades na Igreja Matriz19:00 h - Bênção do Santíssimo e Missa - Igreja Matriz

10/09 19:00 h - Missa na Comunidade São Francisco19:00 h - Celebração da Palavra na APAC

12/09 08:00 h - Encontro Paroquial de Formação e Espiritualidade - CentroCatequético10:00 h - Celebração de Batizados - Igreja Matriz

Page 13: 143 - Jornal Informação - Ed. Ago. 2010

AGOSTO / 2010 - Página 13O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Mensagem aos PaisPai é sinônimo de servir a Deus, à igreja

e doar-se à humanidade, lançando os seusfrutos na pessoa de seus filhos.

Aos nossos pais, nossos parabénsporque vocês edificam o Reino de Deus

aqui na terra.

DECOLORES por Laura Resende

AniversariantesA família Decolores abraça os aniversariantes do mês de Julho:Cattilci, Sueli, Sandra (Claudinei), Denise, Antônio (Aline), Nilton, Elaine,

Kênia, Ágda, José Ângelo, Lázaro (Lindalva), Marli Costa, Fábio, Nininha,Sônia (Renato), Leandro (GJ), Marília Duarte (GJ).

Saiba mais sobre as notícias do Movimento de Cursilho.

Em 11 de agosto de1253, Clara de Assis,primeira discípula de SãoFrancisco, terminava suaperegrinação terrena.Morreu louvando ebendizendo a Deus portê-la criado.

Clara é a facefeminina dofranciscanismo. Ensinouque é possível ser felizsem ter nada. Ela fizeraantes a experiência deter tudo: era rica, defamília nobre, jovem,bela e inteligente. Tinhatodos os atributos quefazem suspirar, aindahoje, a maioria dasalmas. Para Clara deFavorone, todavia, tudoisto era muito pouco: elaqueria algo mais que sóDeus é capaz de dar.

Iluminada pela graçadivina deixou-se atrairpela nova forma de vidainiciada por Francisco.Decidiu, então, comoFrancisco, largar tudopara seguir a Cristopobre e crucificado.

Clara tinha 18 anosde idade quando, noDomingo de Ramos de1212, foge de casa e érecebida na igreja daPorciúncula, berço daOrdem dos FradesMenores. Diante do altarde Santa Maria dosAnjos, recebeu atonsura (sinal de

Santos e Santas de DeusSanta Clara de Assis - 11 de Agosto

Ultreya de JulhoA Ultreya do mês de julho

contou com a presença deMonsenhor Eustáquio, presidindo aMissa, e do Grupo Mãe Peregrina,que organizou esta Ultreya. Duranteo Ato Penitencial, MonsenhorEustáquio dirigiu um momentomuito especial de espiritualidade,de conversão, de penitência e demuita sintonia com Deus.

Agradecemos a todos por estesmomentos.

Nossos pedidos de oração(Alavancas)

Este mês, estaremos orando paraa Ultreya do Grupo Nossa Senhora dasGraças, que será realizada no dia 18de agosto; para a Escola Intensivaque acontecerá em Formiga empreparação para os Cursilhos deJovens, no dia 22/08; para osCursilhos de Jovens, em setembro; epor todos os outros trabalhosrotineiros que serão realizados peloCursilho.

consagração total aJesus), trocando seusricos trajes por umarústica túnica depenitente. Nascia aí aSegunda OrdemFranciscana, que hoje éconhecida como dasClarissas. Este corajosopasso na fé, largandoseguranças familiares,sociais, jogando-se nosbraços de Deus, deufrutos imediatos: duassemanas após o seu SIMa Deus, também sua irmãmais nova, Inês, fez omesmo. Mais tarde,vieram ter com elastambém a irmã Beatriz ea própria mãe.

Sem Clara, Franciscoseria incompleto comohomem de Deus, naespiritualidade, naternura, no jeito humanode ser. Em sentidoidêntico, o mesmo pode-se dizer de Clara. Ela sedenominava “a plantinhade São Francisco”.Consagra-se a Deus nosvotos de Obediência,Castidade e Pobreza. Comdeterminação, conseguedo Papa o “privilégio dapobreza absoluta”. Defato, nestes 800 anos deexistência, as Clarissas,presentes em todomundo, sobrevivemgraças à ProvidênciaDivina. Elas encarnam oEvangelho na dimensãoc o n t e m p l a t i v a ,priorizando a vida deoração e intercessão.

Durante os 42 anosvividos no pequenomosteiro de São Damião,Clara passou a maior parteenvolta em sofrimentos,provada por doenças. Oque a consolava e lhedava forças era a

meditação da Paixão eMorte de Jesus.Encontrava alívio naoração e no amor a Jesuseucarístico. A propósito,foi com a força da fé naEucaristia que Claralivrou a cidade de Assise o próprio mosteiro dainvasão dos Sarracenos.

Desde 1958, Pio XIIdeclarou Santa ClaraPadroeira da televisão. Omotivo é que a Santaestava enferma eimpedida deacompanhar suas irmãspara a celebração numanoite de natal. Deuscuidou dela. Por graçaespecial consegueacompanhar tudo,vendo e ouvindo. Asimagens lhe aparecemprojetadas na parede desua cela. Viu tudo àdistância (televisão). Asirmãs, ao retornar,querem consolá-lacontando-lhe sobre abeleza da celebração,mas é a Santa quem assurpreende contandotudo em detalhes.

Diante de ummundo marcado pelainsatisfação e peloconsumismo, longe dafonte do Amor, urgeolhar para a santidadede Clara, que sealimentava da oração, daEucaristia. Que soubecolocar Deus no centrode sua vida e abrir seucoração ao EspíritoSanto, que é capaz detransformar a pessoatoda, a mente, ocoração, as açõessegundo as exigênciasdo Evangelho.

Elvira CastroIraídes Vidal

Feira do Amor

Page 14: 143 - Jornal Informação - Ed. Ago. 2010

AGOSTO / 2010 - Página 14O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

É com alegria e gratidão que estamos comemorando os 60 anos doabençoado início da Campanha da Mãe Peregrina no Brasil, através domissionário João Pozzobon.

Como Coordenadores e Missionários (Zeladores) da Mãe Peregrina, somoschamados a assumir, com novo ardor, a missão deevangelizar as famílias. Por isso, queremos convidarpara o Encontro Diocesano de Coordenadores eMissionários da Campanha da Mãe Peregrina:

Cidade: Lagoa da PrataData: 15 de Agosto – DomingoHorário: de 08:00 às 16:00 horas (Celebração

da Santa Missa durante o Encontro)Local: Centro CatequéticoTaxa: R$10,00 para ajudar nas despesas.

A presença de todos os coordenadores emissionários (zeladores) é indispensável, pois somostambém anfitriões do Encontro Diocesano da MãePeregrina.

Paróquia São Sebastião eParóquia São Carlos Borromeu

C o n v i t e

Ser amigo é... (De A a Z)A - avisar sempre que for aparecer.B - bajular um pouquinho quando o astral tá meio baixo.C - convidar pro churrasquinho do sábado.D - dizer que o novo corte de cabelo caiu muito bem.E - emprestar aquela grana até o mês que vem.F - falar as verdades mesmo que doam.G - gastar horas e horas tentando explicar uma situação.H - homenagear sempre que merecer.I - inventar um programinha bacana pra driblar a rotina.J - jamais desistir de convencê-lo a ser feliz.K -L - lavar as mãos quando a decisão couber apenas a ele.M - mudar de assunto quando tudo já foi dito.N - nunca invadir na hora errada; silenciar na hora certa.O - ouvir sem interromper; falar quando for permitido.P - perdoar aquele desabafo dito de cabeça quente.Q - quebrar o protocolo e mandá-lo às favas de vez em quando.R - rir junto das coisas mais bobas.S - sair de fininho quando o mar não tá pra peixes.T - tirar a razão quando ela não existir.U - usar de sabedoria pra dizer as coisas mais difíceis.V - viajar junto mesmo que o lugar não agrade muito.W -X - xingar baixinho os palavrões que ele merece ouvir bem alto.Y -Z - zarpar da área quando ele soltar fogo pelas ventas.(K, W, Y? - três letras solitárias por não saberem dizer nada

sobre os amigos)Marina Alves

Homenagem ao Dia do Amigo(Comemorado em 20 de Julho)

Padre Leo... agora Pároco!!!

No dia 25 de julho, dia de São Cristóvão, foi celebrada em Arcos ainstalação da Paróquia São Cristóvão e a posse do seu novo pároco: PadreLeonardo da Silva Campos, o nosso querido Padre Leo. Foi uma cerimôniamuito bonita, celebrada pelo Bispo Dom Félix e concelebrada pelos PadresPimenta, Almerindo, Luciano e Antônio Campos. Ajudaram também osseminaristas Cássio e Keroll.

Alguns amigos de Lagoa da Prata estavam presentes, levando sua alegriae carinho.

Padre Leo deixou muitas saudades e ensinamentos para nós.A ele os nossos parabéns e que Deus o abençoe em sua nova missão!

Rosilene S.Moreira

Page 15: 143 - Jornal Informação - Ed. Ago. 2010

AGOSTO / 2010 - Página 15O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

LIVRARIA PAROQUIALPraça Cel. CarlosBernardes, 141.

Fone (37) 3261-1247São oferecidos:

livros, CDs,imagens, cartõesdiversos, artigos

religiosos em geral,papelaria em geral.

Não entre na fila,pague suas contas

aqui.

O Pai dos PaisO mês de agosto nos leva a refletir

sobre os tipos de chamados que nós,seres humanos, recebemos de Deuspara cumprir nossa missão aqui naterra.

Entre elas, salientamos a missãode PAI, cujo dia lembramos nestemês. Um dia especial para celebraralguém muito especial: este grandehomem que assume em sua vida tãonobre missão!

Esta data também nos levaa pensar, de uma maneira maisespecial ainda (se é que posso assimexpressar), na figura do PAI maior,na figura do PAI dos pais, na figurade nosso CRIADOR. É tão gratificantee nos faz sentir importantes,quandopensamos que este PAI, depois decriar o ser humano, sopra sobre elea sua vida divina. E por isso podemosdizer que somos sua imagem esemelhança, somos parecidos comEle.

Assim se realiza o lindo sonho deDeus: fazer do homem seu filho!

Foi Jesus que veio revelarque Deus é nosso PAI, nos ensinar achamá-Lo assim e nos mostrar comoEle é.

Chamá-Lo apenas de Deus nos fazsentir tão distantes Dele, impossívelde alcançá-Lo; enquanto chamá-Lode PAI nos torna mais íntimos, maispróximos; nos faz sentir maisamados, pois Ele vive em nós.

Viemos do PAI e para o PAIretornaremos. É Ele quem nosorienta, oferece sua ajuda e apontao caminho... Mas de nós depende ocaminhar.

Quando ouço a canção “Segurana mão de Deus e vai”, me vejocriança segurando a mão do PAI, domeu Criador. Meu pai, com aquelasmãos enormes, pegava minhaspequeninas mãos nas suas e melevava pelas ruas de nossa cidade,fazendo-me chegar com segurançaao meu destino.

Jesus veio nos revelar que Deusé este PAI que está sempre pronto anos conduzir por caminhos seguros,que está sempre com suas mãos

Em nossa Profissão de Fé, temoso conjunto das principais verdadesde fé, uma verdadeira catequese quecontempla o fundamento de tudoaquilo que cremos. A cadacelebração, de modo especial, nosdomingos e festas, somos chamadosa professar nossa fé com a Igreja ecomo Igreja. Porém, muitas vezes,fazemos esta profissão de forma tãorápida e até mesmo mecânica, quenão nos aprofundarmos no mistérioque esta contém e nos revela.Quando dizemos “CREIO”, estamosafirmando a nossa adesão ecompromisso diante de tudo aquiloque cremos. Por isso, nossaprofissão de fé não pode parar nasimples verbalização, mas deve terimplicações concretas em nossavida. Nossa profissão de fé faz comque tomemos consciência de que nãocremos em um deus qualquer, mascremos em Deus que é Uno e Trino:CRIADOR, SALVADOR, SANTICADOR.

Neste mês de agosto, dentretantas datas festivas, celebramos -neste segundo domingo - o Dia dosPais, ocasião muito especial pararefletirmos também sobre o Pai dospais, que é o próprio Deus. Oprimeiro artigo de nossa profissãode fé afirma a nossa crença eadesão a Deus como PAI. Desteprimeiro artigo, emanam edependem os demais artigos daprofissão de fé (Is 44,6). Ao afirmarque Deus é PAI expressamos queDeus é a origem primeira de tudo ede todos. A paternidade de Deus seconfigura e se constitui na maneiracomo Ele cuida de nossasnecessidades. Ao fazer aliança comseu povo, Deus afirma: “Serei paravós um pai; e sereis para mim, filhose filhas” (2 Cor 6,18). A partir daí,podemos, sem medo, afirmar queuma das mais belas experiências quepodemos fazer de Deus é a decompreendê-lo e tê-lo como Pai.Mas, infelizmente, nem sempre essa

DEUS PAI

protetoras estendidas para seusfilhos. Pois Ele não só nos criou,como continua a nos criar e jamaisabandona aqueles que um diaconcebeu. Ele nos deixa livres, nósé que devemos segurar sua mãoadmitindo que precisamos de um pai.

A parábola dos dois filhos, noEvangelho de São Lucas, nos mostraa verdadeira face deste PAI.

Um PAI misericordioso que, porum lado, não limita a liberdade daescolha do filho e, por outro, continuaatento ao primeiro sinal para ir aoseu encontro. A figura de um PAI quedá ao filho magoado a explicação dosentido da festa; um pai queconverte um filho e reeduca o outropara a fraternidade.

Isso porque justiça e misericórdiacaminham juntas num coração dequem é verdadeiramente PAI.

Devemos orar mais vezes o PaiNosso de braços abertos para o céu,como filho pequeno que precisa docolo do Pai.

Todas as vezes que quisermosnos referir à pessoa divina de Deus,acrescentemos o seu mais belonome: PAI.

Que o nosso PAI do céu abençoea todos nós, seus filhos, e aosnossos pais aqui da terra. Amém!

Adélia Vasconcelos

imagem de “PAI” que utilizamos para“plastificar” Deus e facilitar suacompreensão, alcança o seusignificado mais profundo. Isto se dápelo fato de que muitas pessoas nãoexperimentaram, de forma saudável,a figura do pai no sentido biológicodo termo, ocorrendo assim comoque uma transferência de tudo aquiloque viveu de forma negativa para opróprio Deus. Isso os impede deexperimentar o amor que Deus tema oferecer a seus filhos. Processoeste que ocorre, na maioria dasvezes, de forma inconsciente, ouseja, sem que percebamos ou quenos demos conta disso.

Aproveitemos estacomemoração do Dia dos Pais para,no mais íntimo de nós, nosreconciliarmos com a figura paternae com todas as experiências a elarelacionadas, o que nos possibilitará,assim, relacionar melhor com Deus.

Ir ao encontro de Deus como Paié ter a confiança de ser transparentediante d'Ele, que tudo sabe econhece; falar às claras, num diálogoamoroso e verdadeiro, na certeza deque Ele está sempre prestes a nosacolher e abraçar com sua ternurainfinita. Para isso, convido vocês airem ao coração do Evangelho deLucas (Lc 15,11-32), ondeencontramos a parábola do PaiMisericordioso. Esta parábola nosajuda a compreender melhor apaternidade amorosa de Deus que,mesmo que o filho se distancie dele,seu amor continua aceso a esperarseu retorno.

Que possamos, a cada dia,experimentar o cuidado de Deuspara conosco, que está sempre a nosrevelar o Filho Jesus Cristo. E noFilho, por meio do Espírito Santo, nosfaz também seus filhos amados.Vivamos sob os cuidados do Pai naconsciência de que, em Deus e porDeus, somos uma só família.

Pe. Marcos Tiago da Silva

Page 16: 143 - Jornal Informação - Ed. Ago. 2010

AGOSTO / 2010 - Página 16O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

O que é tornozeleira? APAC de Lagoa da PrataEm 01 de julho de 2010, no auditório do semi-aberto da APAC, foi

realizada uma Assembleia com a presença de representantes de algunssegmentos da nossa comunidade (igrejas, comércio e indústria), na qualfoi sugerida e acatada a nova diretoria da APAC.

MEMBROS DA DIRETORIAPresidente: Ângela Aparecida da CostaVice-presidente: Padre João Bosco da Silva1º Secretário: Pastor Raimundo Alves Filho2º Secretário: Maria Helena Ferreira1º Tesoureiro: Marcelo Corgozinho2º Tesoureiro: Eduardo de Souza RezendeDiretor de Patrimônio: Carlos Saint Clair DocoConsultor Jurídico: Baltazar Dias de Souza Júnior

MEMBROS DO CONSELHO FISCALPresidente: Glicéria Maria Oliveira MeloPresidente da Câmara Municipal: José Carlos AndradePresidente da OAB: Robson Lacerda

MEMBROS DO CONSELHO DELIBERATIVOPresidente: Francisco José de Miranda (Sr. Quito)Vice-presidente: Maria Adelene de Castro1º Secretário: João Batista Duarte2º Secretário: Pastor Natanael RodriguesSuplente: Eliana Pereira Inácio

Estamos felizes, pois as pessoas que assumiram a Direção da APACsão idôneas e realmente comprometidas com esta nobre missão.

Agradecemos aos que participaram da diretoria anterior.Pedimos a todos que rezem por nós e, quando possível, venham

conhecer e participar conosco desse trabalho. Apesar das inúmeraslimitações e dificuldades, temos nos esforçado para recuperar eressocializar o ser humano, ou seja, “matar o criminoso e salvar o homem”,que é a metodologia da APAC – Associação de Proteção e Assistênciaaos Condenados.

APAC – “Amando o próximo, amarás a Cristo”

Invento originário dos EstadosUnidos, país que possui dois milhõese meio de presidiários, onde o índicede reincidência é igual a 70%. Atornozeleira, utilizada para rastrearo movimento de presos quecumprem pena nos regimes semi-abertos e aberto, acaba de seradotada no Brasil, como algo capazde solucionar, parcialmente, o caóticoSistema Prisional aqui reinante.Quem se inteirar da tecnologia doaparelho ficará, com certeza,extasiado com tanta genialidade deseus inventores, e com a capacidadeextraordinária de nossosmercadores de fantasias. Existemautoridades neste país queacreditam que o uso da tornozeleirairá reeducar o preso.

Será que o uso da tornozeleirainibirá o traficante de, no confortode sua residência, agircriminosamente? Ou de comandar,por telefone, um grupo deassaltantes? De usar drogas ebebidas alcoólicas? De induzir aerros menores, inserindo-os nouniverso da criminalidade comovendedores de drogas? Tornozeleirae algema se confundem, já que sediferenciam só pelo local de uso enada mais. Não importa adenominação que se dê a peçatorturadora, pois em qualquercircunstância fere o princípio daconfiança, da valorização humana eda filosofia: “Matar o criminoso esalvar o homem”, inserido nametodologia da APAC, Associação deProteção e Assistência aosCondenados.

Se o uso da tornozeleiradiminuísse a reincidência e aviolência, seria aconselhável estudá-lo. Esse tipo de expediente esdrúxulo,e socialmente execrável, criasequelas, não adiciona nada de útil,pois, ao final da pena, o condenado,quer queiramos ou não, vai voltar aoconvívio da sociedade e, emboradesobrigado do uso de qualquerdessas coisas abomináveis, oestigma permanecerá para sempre.A sociedade perderá com o gastodesnecessário de dinheiro público.

Precisamos aumentar a auto-estima do recuperando (presidiário),estimulando-o e ensinando-o avivenciar valores positivos quepossam levá-lo a uma mudança deconduta. Prender e recuperar é oideal, como preconiza,

historicamente, o direito positivo. Atornozeleira é um indutor depreciativo,uma manifestação de desconfiança. Éa contra-mão do bom senso e doMétodo APAC, baseado na valorizaçãohumana. A adoção dessa medida écontrária àquela que defendemos, ouseja, socializar o ser humano, quecumpre pena privativa de liberdade,para atingir a dupla ética da pena:proteger o preso e a sociedade.

O mundo busca, a todo custo,alternativas que possam diminuir ocrescente número de condenados quesuperlotam os presídios.

Ora, somente com o envolvimentocomunitário e a descentralização dosistema prisional, com cada cidadeassumindo esse problema social e aoutros similares, será possível alterara situação reinante no Brasil, e quetende a se agravar, como vemocorrendo com o aumento da violênciae da criminalidade. Apenas construirpresídios, não resolve. Quem não sabeque as prisões são escolascriminogênicas por excelência?

Devemos dissociar tudo quanto seaplica ao falido sistema penitenciário,quer seja brasileiro ou importado,cheio de imperfeições, muito distantede preocupações racionais com o serhumano.

Os céticos devem procurarconhecer o Projeto Novos Rumos naExecução Penal, instituído e aplicadono Estado de Minas Gerais, sob a égidedo Tribunal de Justiça e que adota oMétodo APAC em dezenas decomarcas com absoluto sucesso. Noestado mineiro não existemorganizações criminosas porque opreso sabe que a esperançasocializadora, a qualquer momento,poderá abrir suas portas para recebê-lo próximo de seu núcleo afetivo, eobter adequado tratamento para voltarao convívio da sociedade.

A APAC nasceu em São José dosCampos, SP, em 1972, e se espalhoupor vários estados do Brasil e inúmerospaíses ao longo desses anos.

Ron Nickkel, Diretor-Executivo daPrison Fellowship Internacional (P.F.I),órgão consultivo das Nações Unidas(ONU) para assuntos penitenciários,sediada em Washington, declarou: “Ofato mais importante que estáacontecendo hoje no mundo, emmatéria prisional, é o movimento dasAPACs no Brasil”.

Mário Ottoboni – AdvogadoFundador da APAC

Page 17: 143 - Jornal Informação - Ed. Ago. 2010

AGOSTO / 2010 - Página 17O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

A arte de ser deprimidoHoje me peguei no flagra

diante do espelho. De repente,me deixei levar pela opressãomesquinha que arrasta a maioriadas pessoas, principalmentemulheres: a obsessão do corpobonito, da silhueta definida, dosrótulos que nos massacramdiante de estereótipos criadospor nós mesmos, em nossasanta ignorância. Já não nosdamos o direito de viver aplenitude das delícias da vida.Comer tem gosto de culpa, nosmartiriza com o pesadelo dabalança dominadora dos nossosquilinhos a mais. Já nãopodemos nos deixar levar pelosabor daquilo que nos dá prazerà mesa porque, fora dela, olhosacusadores irão nos marginalizarse em “excesso” de peso. Coma facilidade de informações quehoje dispomos, cozinhar viroumoda e atração, mas comer éproibitivo em nossos falsosconceitos de bem viver.

Nunca, em tempo algum,houve tanto incentivo efacilidade para correr este vastomundo, conhecer e desfrutaras suas maravilhas. Mas quantomaiores são as possibilidades deacesso, menores asoportunidades, pois estamospresos, cada vez mais, a um oumais empregos que nos sugam,nos segregam e nos afastam daliberdade de ir e vir enquantopodemos... Quando chega ahora de parar, já é tarde, otempo passou depressa e nosdeixou de joelhos fracos, deolhar vazio e sem vontade devibrar. Descobrimos quetrabalhamos uma vida inteirapara aprendermos a ser cadavez mais deprimidos.

Chega a hora em que a vidacomeça a dobrar a esquina. E

nela a gente se encontra coma sombra da angústia de nãoter vivido como queríamos, determos renunciado a tantopor tão pouco e não termossabido viver. Muitas vezesengolimos a culpa de termossufocado nossos sonhos paraviver a realidade de quem, àsvezes, nem mereceu. Outalvez tenhamos vivido tempodemais em ilusões inúteis,com sonhos tolos que nãoderam em nada, ao invés deviver intensamente ospequenos momentos da vida.

Momentos como essesque a gente sufoca agora emnome de um corpo maismagro, de um rosto maisjovem, de um sorriso maisfranco que a gente busca enão encontra. O espelho nosdá o recado, todo dia, de quesomos o que somos, mas sóenxergamos o reflexo daquiloque os outros querem quesejamos. Jurei parar de meculpar pelos meus quilinhos amais, pelas rugas que insistemem me desafiar, pelos fiosbrancos que tentoesconder... Quero me dar oluxo de envelhecer comdignidade, sem serdependente dessa belezapadronizada, botoxizada,artificial e modeladora, quenos seduz com a promessa derejuvenescimento. Eu queroviver a plenitude daquilo queeu considero que vale a pena:saborear o que me dá prazerenquanto tenho forças paracurtir a vida. O espelho temque aprender a ver a belezade outro ângulo,preferencialmente, o interior...Ele e milhares de pessoas.

Maria do Rosário Bessas

Após oestudo no mêsde julho sobrea Tomada deAtitude, porconsequência,

neste mês estuda-se no AmorExigente o princípio que nosensina como administrar a CRISE.

É certo que, após a tomadade atitude, para acontecer amudança, se estabelece umacrise. Combatendo, tendocoragem de fazer o que precisaser feito contra o alcoolismo, asdrogas, o sexo irresponsável, oconsumismo, se instala uma crise,principalmente na família. E váriosestudos revelam que famíliasdesestruturadas têm 70% maischance de terem filhos viciados.Por isso é preciso formar um planode ação e ter cuidado com osambientes frequentados.

Pais, professores eeducadores devem estudar sobreas drogas, seus efeitos econsequências, para entenderque todos nós temos problemas,mas, sobretudo, que todos nóspodemos ser felizes. Modificarhábitos, mudar o caminho, eis omomento. Jesus nos deixou amensagem: “EU SOU O CAMINHOA VERDADE E A VIDA”. Devemosrezar e pedir forças para seguirJesus, porque não existe outrocaminho que não seja o caminhode Deus. Só Ele é a felicidade.

De uma cr ise bemadministrada, surge apossibilidade de uma mudançapositiva. É na crise que evoluímosmais rapidamente.

Muitas vezes só procuramoso que desejamos, não onecessário para lutar e vencer odesejo. Que saibamos buscar onecessário. Tem coisas queaprendemos escutando ocoração.

Crise nos leva a pensar nador, no sofrimento da atitude quetivemos que tomar. Quandopassamos por uma crise,buscamos novos caminhos e o

Amor Exigente8º Princípio: Crise

crescimento.Alguém da família gera crise, e

outros reagem. Quem gera a criseestá no comando, administrandocom gritos, justif icativas,chantagens; e quem é comandadoprecisa reagir, tomando atitude eenfrentando a crise.

O importante é estabelecermetas simples, fáceis e uma de cadavez. Chorar junto com os filhos,formar grupo de apoio, fazer umalista de dificuldades e outra defacilidades.

Promover qualidades diminuidificuldades. E para enfrentar acrise, devemos estar preparadospara agressões, mentiras. Temosque escolher o melhor, mesmo quenão seja o mais fácil. Definir o alvoem cima de valores que temos, fixarprioridades e alternativas.

O plano de ação é, muitasvezes, cheio de insegurança eincertezas. Por isso é necessárioprocurar alternativas comintegridade e valores. Às vezes énecessário parar, redirecionar oplano de ação por não estar dandocerto. Antes de qualquer atitude:PARAR, PENSAR E AGIR.

“Todo obstáculo tem umaoportunidade de você melhorar emudar”.CRISE – Tira o “S”, sobra o CRIE.

CRIE RUMO NA SUA VIDA. Experimente estas metas:1 - Não serei grosseira com

ninguém e, se o for, pedirei perdão;2 - Incentivarei as pessoas que

amo a crescerem mais e mais;3 - Sou e deixo ser; vivo e deixo

viver;4 - Desenvolverei minha

atenção prestativa;5 - Procurarei ser melhor para o

outro;6 - Cresço em aceitação para

chegar à superação;7 - Minha vida está em minhas

mãos, e eu sou responsável por ela;8 - Desisto de minhas

expectativas e desejo o melhor parao outro;

9 - Não estou nem à frente, nematrás: estou ao seu lado.

Janayna Amorim Souza

ASSÉDIOELEITOREIRO

Antônio Carlos Dayrell Gontijo

O telefone tocou. Fui atendere, do outro lado, estava a voz deuma mulher que se identificou comosecretária de um candidato àseleições. Ela pediu o meu voto paraque ele pudesse lutar pelos meusdireitos no parlamento.

Em seguida, perguntou se eudesejava receber material alusivo àcampanha? Antes que lhe dissesseum não, ela já foi solicitando aconfirmação do meu endereço: Rua,número, etc.

Não querendo me fazer derogado, respondi mineira eprontamente que não era do meufeitio me envolver em militânciapolítica, atuando nessas eleiçõescomo cabo eleitoral de qualquercandidato.

Ainda não satisfeita, ou fingindose passar por desentendida, a moçaperguntou-me se possuía umaparelho de celular.

"Celular? Para que vocêsquerem o número do meu celular?",perguntei com impaciência, comoquem dispensasse ouvir o que elatinha para dizer.

Ela, então, esclareceu: "Navéspera da eleição, o senhor vaireceber uma mensagem docandidato".

Então, comentei que ocandidato era conhecido e,portanto, isso seria desnecessário.Minha esperança era que eladesconfiasse logo. Mas, insistente,a moça ainda quis o meu e-mail paraenviar propaganda eleitoral.

Minha “paciência de Jó” estavase esgotando, quando me lembreide que a estratégia deles seria inútil,pois o limite de armazenamento daminha conta tinha se esgotado enovas mensagens de e-mail seriamautomaticamente recusadas.

Finalmente, ela agradeceu e sedespediu.

Você já pensou em se candidatarpara as próximas eleições?

Page 18: 143 - Jornal Informação - Ed. Ago. 2010

AGOSTO / 2010 - Página 18O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

No mês de agosto, temosuma data muito, mas muitoespecial. Uma data paralembrar uma pessoa muitoquerida por todos nós e quetem muita importância emnossas vidas. Dia 8 deagosto, com certeza, é umadata muito especial, pois é oDia dos Pais.

Nem sempre damos valorao nosso pai. Quantas vezesa gente deu um abraçoapertado nele e disse “eu teamo”? Poucas, né? Às vezes,nós só sabemos reclamar. Ecoitado de nosso pai, quechega sempre cansado doserviço, pois trabalhou muito,e a gente nem liga. Nosso paifaz muita diferença em nossafamília: Ele nos sustenta, dásegurança e, com certeza,nos ama muito.

Às vezes (quer dizer,muitas vezes) ele nos dá

Parabéns, papai!Por Juliana Lacerda

Resp.: Pais, apoio, erros, valor, importantes, esquecer, pai, Deus.

BRINCADEIRA DO MÊS

Momento de Leitura

uma bronca. Mas nem porcausa disso devemos ficarchateados com ele. Nossopapai só quer que a genteaprenda e que nunca maiscometamos o mesmo erro.Se o seu pai deixasse vocêfazer tudo o que quisesse,você não iria aprender esempre cometeria o mesmoerro. Quem pensa que podefazer o que bem quer, acabase dando mal na vida. Porisso aquela bronca que agente recebe é tãoimportante.

Mesmo que seu pai nãomore mais em sua casa,pode ter certeza de que eleama você do mesmo jeitoque os outros papais. Elenunca vai esquecer você,pois um pai que ama seusfilhos nunca se esquecedeles.

Ah, tocamos num assuntolegal! Você pode (ou melhor,deve) levar em consideraçãoque você tem outro pai. UmPai que é pai de todos e quenunca se esquece denenhum de seus filhos. Sim,é Ele mesmo. Sempre quevocê quiser falar com Deus,o nosso grande Pai, Ele vaiescutá-lo, pode ter certeza.

Espero que você tenhaaprendido a dar muito valorao seu pai da terra e ao seuPai do Céu. Ah, não esqueçade dar os parabéns para opapai!

Complete os espaços com as palavras do quadro!

Nossos ______________ são pessoas muito especiais. Eles sempre

nos dão _____________ e nos ensinam a não cometer os mesmos

______________. Nós devemos dar _______________ a eles, pois eles

são muito ________________ para nossa vida! E também nunca podemos

nos _________________ de um grande _______________ que temos,

que é _________________, nosso Pai do Céu.

Erros – Esquecer – Pais – Valor – Deus – Apoio – Pai - Importantes

Embora sejam diferentes pais,No fundo, no fundo, seus jeitos são

iguais.E, no coração dos filhos, espaço não vai

faltarPara essa paixão que sempre vão

guardar.

Um pai é um anjo que caiu do céu.Esse anjo vale mais que ouro, joia, anel.Como o dinheiro compraria, afinal,Um anjo de Deus que nos protege do

mal?

Ser pai é ser o maior batalhador.Ele não precisa de espada,Não precisa da magia de uma fadaPara garantir educação e carinho aos

filhos. Isso é amor.

Ele não precisa de uma armaMais poderosa, mais eficazQue o seu amor por nós.E nesse amor é impossível adicionar

mais.

Nós, filhos, queremos muito agradecerPor essas e outras coisas mais,Àqueles que nos deixaram viver:Aos nossos queridos e inesquecíveis

papais!

Envie uma poesia ou texto para oCantinho da Criança!

E-mail:[email protected]

Page 19: 143 - Jornal Informação - Ed. Ago. 2010

AGOSTO / 2010 - Página 19O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Vem aí oCampeonato Municipal

de Futebol 2010Está chegando a hora de começar mais um

campeonato municipal de futebol amador em Lagoada Prata, com a participação de equipes tradicionais,com dirigentes abnegados pelo esporte mais populardo nosso País.

A Secretaria Municipal de Desportos se reuniu comos dirigentes de clubes e f icou definido que acompetição terá o pontapé inicial no começo do mêsde setembro. Os jogos estão programados para assextas-feiras e os sábados, no Estádio Municipal JoséBernardes Maciel, nas categorias Aspirantes e Titulares.Não haverá cobrança de ingressos. Portanto, o torcedorpode ir ao estádio com tranquilidade para apoiar a suaagremiação, que estará jogando no excelente e bemlocalizado Estádio Municipal da Avenida Brasil.

Nosso Campeonato Amador precisa de uma injeçãode ânimo. E o pontapé inicial foi dado pela SecretariaMunicipal de Desportos. Agora vai depender dasdiretorias dos clubes, dos jogadores e da torcida.

Espero, sinceramente, um Campeonato Municipalcom uma melhor arbitragem, melhores jogos e,principalmente, que desperte a curiosidade e a atençãodo nosso sempre fiel torcedor que, quando acontecembons espetáculos, sempre marca presença.

Os dirigentes e os jogadores precisam vestir e honraras tradições de seus clubes, participando com galhardiade um dos campeonatos mais importantes do centro-oeste mineiro.

Que vençam os melhores, os mais competentes!Torcedor, vá ao campo e dê seu apoio ao clube do

seu coração.

Mano Menezes é o novotécnico da Seleção

Brasileira Foi confirmado pelo

presidente da CBF, Ricardo Teixeira,que Mano Menezes será, nospróximos quatro anos, o novotreinador da Seleção Brasileira.Segundo Ricardo Teixeira, Mano irácomandar a seleção principal etambém a seleção olímpica.

Ele fez um bom trabalho noGrêmio e no Corínthians, masacredito que não é um treinadorcom o perfil adequado para dirigir

nossa Seleção. Para mim, os treinadores maisgabaritados para dirigirem a Seleção Brasileira são, nestaordem, Luis Felipe Scolari, Wanderlei Luxemburgo eMuricy Ramalho. Mas, vamos dar força e torcer paraque Mano Menezes faça um grande trabalho frentenossa escrete canarinho, conseguindo muitas vitóriase títulos.

Em sua primeira convocação, o novo técnico fezuma grande renovação no elenco de jogadores,chamando atletas que são unânimes e outros aindadesconhecidos do torcedor brasileiro.

Atletas unânimes e que não foram na última Copado Mundo: Neymar, Paulo Henrique Ganso e Hernanes.Atletas desconhecidos: Renan, Rafael e David Luiz.

Antes de criticarmos o trabalho do Mano Menezes,vamos aguardar um pouco para fazermos uma melhoravaliação.

Esportes por esportes Waldir RibeiroPor Cíntia Souza

A cruz representa o que para você?Quando você olha para a cruz, ela lembra dor,

sofrimento ou alegria e vitória?Paremos para pensar: a cruz trouxe muita dor

para Jesus. Mas foi pela cruz que hoje podemosdecidir para onde e de que forma iremos carregara nossa. Somos livres para optar por um caminho etambém responsáveis pela caminhada. A chegadadependerá de nós.

Existem muitas pessoas que vivem caminhandosem saber ao certo aonde querem chegar. Elas aindanão decidiram abraçar a sua cruz. Muitos sofremanos e anos porque não assumem a cruz ou porqueparam no meio da caminhada, esperando que outrospossam carregá-la.

A caminhada não pode ser assim. Devemosassumir nosso papel na história, sermos o diretorda peça de nossa vida. E a cruz estará semprepresente em qualquer peça, só será diferente o jeitode cada um caminhar.

Abrace a sua cruz, decida ser um vencedor,acredite em você. As páginas irão mudar, e a históriapode ser diferente. Mude o roteiro da sua história.Não apenas carregue, mas, abrace a sua cruz. Aofazer isso, você estará abraçando o próprio Cristo,que nela esteve para nos dar a oportunidade de,sempre que cairmos, recomeçar NELE uma novacaminhada.

Você é capaz! Olhe pra frente, acredite, persistaem seus objetivos e tenha sempre uma meta. Apartir de hoje, ao acordar, tenha em mente umameta e não desista dela até concretizá-la. Nãoimporta o tempo que você irá gastar para isso. Oimportante é dizer: eu tentei.

Aniversário de 30 anosda Rádio Tropical

A Rádio Tropical 790 AMestá completando, neste dia08 de agosto, seus 30 anosbem vividos, com

programações diárias trazendo informação eentretenimento para a grande legião de ouvintes, alémde fazer, também, um grande trabalho deevangelização.

Com muito orgulho, parabenizo a Radio Tropical porseu aniversário e por ter me dado a oportunidade, em2004, de fazer parte desta família. Estou no ProgramaEsporte Livre há mais de seis anos. Por ali já passaramgrandes locutores esportivos, dentre os quais destacoVilmar Pereira, grande âncora da nossa Rádio. Não possome esquecer do Iraci Lenda Viva de Abreu, FredericoPerilo, Huguinho do Ló, Jordan Messias, RobertoCândido e outros.

Parabéns, “princesinha do oeste” por suaprogramação diária que desperta o interesse deouvintes em Lagoa da Prata e região, em Minas Gerais,no Brasil e no mundo (através da rede mundial decomputadores).

Parabéns, “familia tropical! Parabéns, Sr. SamuelMartins de Almeida!

Parabéns, “Rádio da Família”, por seu aniversário de30 anos e, principalmente, pelo respeito e credibilidadejunto aos funcionários e ouvintes!

O maior clássico doBrasil na Arena do

Jacaré No dia 01 de agosto, Atlético e Cruzeiro se

enfrentaram, pelo Campeonato Brasileiro, na Arenado Jacaré, que tem uma boa estrutura e,principalmente, um bom gramado.

Foi um bom clássico. No final do jogo, prevaleceu acompetência do Cruzeiro, que jogou bem menos queo Atlético, mas venceu por 1 X 0, com um gol belíssimomarcado pelo atacante Welington Paulista.

No primeiro tempo, a partida transcorreu com umgrande domínio do Atlético. Já no segundo tempo, oCruzeiro conseguiu se equiparar. Durante o jogo, oAtlético criou bem mais situações de gols, mas esbarrouna excepcional atuação de Fábio (que para mim é,disparado, o melhor goleiro do Brasil).

O jogo teve uma torcida só, e o público pagantefoi de 12.000 torcedores. Lagoa da Prata se fezpresente com uma caravana. Muitas famílias estavamali reunidas, e foi uma tranquilidade quase que total.Alguns probleminhas aconteceram nas dependênciasdo estádio, mas acredito que o pior foi dentro dogramado, com alguns jogadores causando transtornose contagiando negativamente os torcedores.

No quesito técnico, Cuca montou um bomesquema tático. O time fluiu bem e travou o adversário.Já Vanderlei Luxemburgo entrou com o esquema 3,6,1, que foi horrível, e o time era simplesmente umamontoado de jogadores.

O Cruzeiro teve mais garra, mais vontade e marcoubem mais que o Atlético. Para a Raposa valia como sefosse o título, e para o Galo, uma partida normal. Pelolado do Cruzeiro, Cuca vibrava com o time; enquantodo outro lado, Luxemburgo parecia apático econformado com a situação crítica do Atlético.

Não estou escrevendo que o Cruzeiro é um supertime e que o Atlético é fraco. Acredito que a equipeceleste tem um esquema tático definido, e o Atléticoainda está tentando se achar na competição. Esperoque quando isso acontecer, não seja tarde demais parao time se colocar em uma posição mais honrosa.

Abrace sua cruz...

Eduque sua família na fé.Assine a revistaFamília Cristã

Representante paraassinaturas emLagoa da Prata:

Jair ResendeRua Acácio Mendes, 498 – A. SilvaFone 37 3261-4372

Arte aladaEu sou como a rocha firme e sólida,

aguardando ser moldado pelos vendavaisinvisíveis! Não tenho dúvida de que estes ventosesculpiram novas poesias!

Eu sou como a pedra branca, polida pelostemporais assíduos e apressados paraterminarem suas artes.

As artes concluídas trarão uma nova face àterra dos sonhos premidos pelos ventos,açoitados pelos jatos de areias. Cada solnascente, cada gemido, cada suspiro dos ventoscortantes transformam palavras em diamantes.

E nesta lavra dos ventos, noites ao relento, aarte alada está pronta para voar! Vendavais melapidaram, dando-me nova forma,impulsionando-me para o novo!

No mundo das ilusões, no palco das grandespaixões, eu também estive lá. Foi quando,ansiando por minha mocidade, acordei com ojangadeiro conduzindo-me para receber aschaves da cidade.

José Eustáquio de Moraes

Page 20: 143 - Jornal Informação - Ed. Ago. 2010

AGOSTO / 2010 - Página 20O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus