reação popular nº197

8
O jornal que fala a sua língua 13 de janeiro de 2011 - Ano 4 - Edição 197 R$ 0,20 RP Reação Popular Mais Bela: Cidade está sendo revitalizada PÁG. 2 Preparativos para o Carnaval PÁG. 5 Cubatão é cidade-irmã de Campina Grande PÁG. 6 Eleição na Vila São José é domingo Diversão e Arte Programas de férias tem opção para todos PÁG. 5 Prefeita tem mais de 60% de aprovação PÁG. 3 PÁG. 8

Upload: reacao-popular

Post on 13-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal Reação Popular

TRANSCRIPT

Page 1: Reação Popular Nº197

O jornal que fala a sua língua13 de janeiro de 2011 - Ano 4 - Edição 197 R$ 0,20

RPReação Popular

Mais Bela: Cidade está sendo revitalizadaPág. 2

Preparativos para o Carnaval

Pág. 5

Cubatão é cidade-irmã de Campina Grande

Pág. 6

Eleiçãona Vila São José é domingo

Diversão e Arte Programas de férias tem opção para todos

Pág. 5

Prefeita tem mais de 60% de aprovação

Pág. 3

Pág. 8

Page 2: Reação Popular Nº197

O Reação Popular é uma publi-cação semanal da 2L Fábrica de Idéias Comunicação Social Ltda. CNPJ - 09.212.963/0001-02Circula em toda a Região Metropoli-tana da Baixada Santista.Endereço: Rua 13 de Maio, 429, sala 21, Vila Nova, Cubatão. CEP: 11525-040Telefones: (13) 3324-0313/ 3372-7348E-mail: [email protected]

Editora: Luciana Lane Valiengo - MTb 30.758/SPDepartamento Comercial: Paulo Ricardo Hourneaux de MendonçaColaboração: Elisangela BezerraProjeto gráfico: FebertiDiagramação e tratamento deimagens: Paulo Roberto - MTb 35751 Todos os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamen-te, a opinião do jornal.

Expediente

13 de janeiro de 2012 - Ano 4 - Edição 197Serviço2

Vagas disponíveis no PAT em 11/01

Borracheiro ............................................... 01

Eletricista Montador / FC ........................ 06

Líder Manutenção ..................................... 01

Motorista Carreteiro ................................. 04

Nutricionista .............................................. 01

Téc. Manutenção ...................................... 01

Telefonista (PNE)....................................... 01Função Vagas Função Vagas Função Vagas

Não sou melhor que ninguém... (sic)...nem pior. E não sou igual a ninguém... sou único!

Gosto disso! Vejo essa mensagem em alguns e-mails que re-cebo (todos criticando a Administração, independente de as ações serem boas ou não). E concordo com o jargão. Só não aceito que ele seja usado como se fosse uma forma de dife-renciar os “bons dos ruins”. Como se apenas a pessoa que o utiliza seja ‘boa’, ‘única’. Digo: todas as pessoas são únicas, independente de serem boas ou ruins. Ninguém é igual a outro alguém. Ser melhor ou pior que alguém (ou ninguém), ser bom ou ruim, é ma avaliação que, para ser crível, deve ser feita por outrem, não por nós mesmos. Únicos, todos somos. Mesmo que “todos” seja um coletivo. E, se criticam por não serem ‘ouvidos’, melhor ter mais critério no que falam ou no porquê f alam. Até porque na avaliação de quase 60% da população, a Prefeita está muito mais para boa do que para ruim, como essa gente quer fazer crer, mesmo contrariando a opinião da maioria...

“Cala a boca Batista”Mas, como gosto de jargões, me lembrei de um usado por

um personagem de Jô Soares – o Irmão Carmelo - Isto pos-to, digo que até concordo com as críticas quanto à poluição sonora. Porém, discordo que o ‘mistério’ esteja desvendado e que “o barulho infernal justifica o uso de tampões nos ouvidos que (...) impede a “Turma do Sim Senhora” de ouvir críticas ou opiniões contrárias às suas!”.

“Cala a boca Batista II”Quanto ao comentário de que para a Prefeita “Meu nome é

poder, meu verbo é mandar! Cumpra-se”, creio que seja apenas mais uma maldade da Turma do Não, pois, quando o poder tinha outros nomes, os nomes do passado, esses mesmos seres “únicos” não só mantinham tampões nos ouvidos, como se faziam de cegos e de mudos, porque o nome deles, àquela época, também era poder. E tal situação era muito pior. Só que mantinham surdos, com os olhos fechados e completamente calados Como diria Padre Carmelo, “cala a boca...”.

Falando em surdez... A mesma colocação vale para o comentário de Raul

Christiano, que alega que a Prefeita era contra o Programa Serra do Mar e que agora está favorável. Ora, a Prefeita jamais seria contra uma obra de tal porte e alcance. O que ela sempre cobrou foi que o Estado deixasse de ser surdo, mudo e cego com a população envolvida. Só pedia transparência em lugar de imposição.

... e transparência Aí, divulgam os números dos Festival Danado de Bom

como se fosse uma “descoberta”, um “segredo revelado” pela Turma do Não. Não é. Está tudo lá, no Portal da Transpa-rência da Prefeitura, acessível a qualquer um, para que todos vejam... Basta acessar.

60% da população são virtuais? As mentes privilegiadas e criativas da Turma do Não cria-

ram, agora, uma suposta “Cubaville”, cidade virtual nas redes sociais que teria sido construída por membros da Administra-ção para ‘fantasiar’ uma Cubatão que, segundo afirmam, “não existe”, é virtual. Ora, as praças, escolas, parques reformados e construídos, que estão à vista de todos, também são virtuais? Os 60% dos cubatenses que aprovam a Administração tam-bém são virtuais? É, ninguém é melhor que ninguém, muito menos a Prefeita. Mas, com 60% de aprovação popular, ela, entre os “únicos”, foi a “única” a fazer o que todos deveriam ter feito e não fizeram. Fique a Turma do Não, que não en-xerga e não ouve, no seu mundo virtual. No mais, “Batista, cala a boca”!

COlunA DO EuzébiOCONVERSE COM A PRESIDENTAPor Dilma Vana Roussef f

Luís Cláudio Amancio Scoralick, 46 anos, operador de micro em Belford Roxo (RJ) – Existe algum programa do SUS que forneça fitas para medir a glicose?

Presidenta Dilma – Sim, Luís Cláu-dio. O SUS distribui fitas para medir glicose no sangue por meio de Unida-des Básicas de Saúde (UBSs) e, para ter acesso às fitas e aos programas de monitoramento da doença, você deve

procurar a Secretaria de Saúde do seu município. Além das fitas para medir a glicemia, tecnicamente chamadas de tiras reagentes, o SUS fornece gratui-tamente as lancetas, seringas e agulhas que são utilizadas pelos pacientes que fazem o automonitoramento. Medi-camentos também podem ser obtidos gratuitamente na rede básica de saúde e pelo programa Saúde Não Tem Pre-ço/Farmácia Popular. Nas UBSs e nas farmácias credenciadas, os diabéticos

podem obter quatro tipos de medica-mentos orais e injetáveis indicados para o controle e tratamento da doença. Nas mais de 20 mil farmácias credenciadas no programa Aqui Tem Farmácia Popu-lar, basta apresentar CPF, documento com foto e receita médica para retirar os remédios. Luís Cláudio, a estimativa é de que o país tenha oito milhões de pessoas com diabetes e, dessas, cerca de 2,6 milhões recebem acompanhamento e tratamento da doença pelo SUS.

Perguntas para a seção “Converse com a Presidenta” podem ser enviados para o e-mail [email protected] com nome completo, idade, profissão, bairro e cidade. Serão enviadas para a assessoria da presidenta os e-mails encaminhados até a próxima segunda-feira (13/1).

www.blogdoeuzebio.com.br

(*) PNE – Portador de Necessidades Especiais. Documentos necessários para a realização do Cadastro. Carteira de Trabalho, Certificado dos cursos de qualificação profissional, Comprovante de escolaridade, Comprovante de residência em nome do candidato ou dos pais (recente) RG e CPF, Título de eleitor, Todos os documentos devem ser originais e o candidato deve manter seus dados (end. e telefone) atualizados.

CARA nOVA

SOliDáRiOS

O programa ‘Cubatão Mais Bela’, lançado em mar-ço de 2010, é responsável pela recuperação, recons-trução e planejamento urba-no da cidade, especialmente nos ítens limpeza e embele-zamento do município. Até dezembro de 2011 foram re-alizadas 1.061 podas e1.001 remoções. Essas ações são fiscalizadas pela Secretaria do Meio Ambiente. O obje-tivo é que até o final deste ano, toda Cubatão já esteja revitalizada, proporcionan-do aos munícipes um visual mais moderno e amplo.

Cursan estão, dentro da sua programação semanal, em vários locais da Cida-de, executando serviços de caiação; reparos em calça-das; pintura de guias e pos-tes; construindo rampas de acesso para deficientes; fa-zendo serviços de roçagem e jardinagem; melhorando a sinalização e iluminação urbana; plantando e replan-tando árvores; realizando mutirões de limpeza; refor-mando Unidades Munici-pais de Ensino e agindo em outras ações emergenciais.

Cerca de 500 pessoas participam do Programa, entre a Cursan, Secretaria de

Voluntários que quei-ram atuar em ocorrências de desastres naturais, cala-midades públicas ou risco epidemiológico poderão integrar a Força Nacional

Equipe da Cursan já realizou mais de 2 mil ações pelo Cubatão Mais BelaCidade está sendo revitalizada

Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Serviços Púbicos, Companhia Municipal de Trânsito (CMT), Secretaria de Planejamento e Secretaria de Cultura e Finanças.

Os serviços mais recen-tes da Cursan podem ser vistos no Espaço Conviver, com novos jardins; revita-lização da Praça Francisco da Silva Cardoso, no bairro

Vila Nova com colocação de concreto estampado; jardi-nagem no Bolsão 9; Unida-de Básica de Saúde da Vila São José; Praça da Cidadania (calçadas e jardins); Paço Municipal (implantação de jardim); Sociedade de Me-lhoramentos do bairro Ilha Caraguatá (toda a parte de ajardinamento-confecção de jardins e paisagismo); Praça

da Bíblia; Píer da Avenida Beira Mar (implantação de jardim na parte de cima do Píer); Centro de Referên-cia da Mulher (confecção de jardim), e manutenção de jardins da Praça Prince-sa Isabel, CAMP, Avenida Nossa Senhora da Lapa e Cotia Pará, além dos aten-dimentos de emergência à queda de árvores.

SUS cadastra voluntários para atuar em desastres naturaisdo SUS. Para compô-la, o Ministério da Saúde está ar-regimentando profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) – médicos intervencio-

nistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores de veículos de ur-gência; profissionais de saúde dos hospitais universitários, dos institutos nacionais e da

rede assistencial hospitalar Federal, Estadual e Munici-pal. Os interessados devem preencher a ficha eletrônica no site /www.formsus.data-sus.gov.br.

Page 3: Reação Popular Nº197

Cidade 313 de janeiro de 2012 - Ano 4 - Edição 197

Neste domingo, 15, os mo-radores da Vila São José par-ticiparão da eleição da nova diretoria da Sociedade de Melhoramentos do Bairro. Cinco chapas estão concor-rendo e entre os candidatos, três já foram presidentes, in-cluindo o atual, que concorre à reeleição.

O período de votação será das 8h às 17h, na Uni-dade Básica de Saúde (UBS). Podem votar apenas os mo-radores da Vila São José. É necessário ser maior de 16 anos e apresentar RG no mo-mento do voto. Moradores novos deverão apresentar um comprovante de residência. Apesar da disputa, os can-didatos se mostram unidos e possuem o mesmo ideal: a melhoria da comunidade.

Nascido no bairro, o vigilante José Nilton dos Santos, 33 anos, conhecido como Capivara, representa a Chapa 1. Tendo como vice o morador Flavinho, entre as suas propostas está a questão da comporta e dos bueiros entupidos. “O objetivo é tra-balhar e somar junto com a população”, afirma.

O atual presidente, José Fernandes de Jesus, o Nenê, concorre à reeleição. Tem 40 anos, mora há 38 no bairro. Compondo a Chapa 2, jun-to com Naldinho, tem entre suas propostas a instalação de uma área de lazer dedica-da à terceira idade. “Tivemos uma melhoria com a praça, que é para todos. Mas falta

VilA SÃO JOSé

Votação será neste domingo, das 8h às 17h, na UBS do bairro

Será eleita Nova Sociedade de Melhoramentos do Bairro

ainda um local de lazer espe-cífico”, explica.

Presidida por Ronaldo Donizete Conceição, 49 anos, conhecido por Ninha, a Chapa 3 tem como vice Tico--Tico. Morando há 48 anos

no bairro, uma das propostas do candidato é acabar com as enchentes, provocadas pela alta da maré. “Quando dá res-saca do mar, alta da maré, o canal enche, e sem ter vazão no canal da Henry Borden, a água vem toda para cá. E as casas que ainda são baixas ficam cheias”.

Tentando o segundo man-dato, Edinei Manoel de Sou-za, o Dinei, é o candidato da Chapa 4, que tem como vice Edvalda. Nascido no bairro, tem 36 anos e a implantação de um Centro Integrado da

Criança (CIC) é uma de suas propostas. “É um projeto que vi lá em Paulínea. Foi criado pelos moradores e adotado pelos empresários. Lá, as crianças têm aulas de inglês e futebol, e aprendem sobre Deus, com professores cató-licos e evangélicos”, conta.

Aos 55 anos, Zilda Ro-drigues também tenta o se-gundo mandato. A frente da Chapa 5, tendo como vice Sol, ela que mora há 32 anos no bairro, diz que seguirá o seu próprio estilo, de “ouvir sempre a comunidade”. “Nós

temos os nossos próprios de-sejos, que podem não ser o da maioria, e a maioria é so-berana, por isso ouviremos a população, e faremos o que é melhor para todos. Porque queremos a melhoria do nos-so bairro”, declara. Zilda, que já foi vereadora, aproveita a oportunidade para esclarecer que não tem pretensões polí-ticas, neste momento. “Não vou sair candidata a verea-dora. Ganhando ou não, eu não sou candidata. Não sou de fazer trampolim. Sou uma pessoa direta”, enfatiza.

Chapa 1José Nilton dos Santos (Capivara)Vice: Flavinho

Chapa 2José Fernandes de Jesus (Nenê)Vice: Naldinho

Chapa 3Ronaldo Donizete ConceiçãoVice: Tico-tico

Chapa 4Edinei Manoel de SouzaVice: Edvalda

Chapa 5Zilda RodriguesVice: Sol

Page 4: Reação Popular Nº197

O Banco do Povo Paulis-ta foi instalado em Cubatão há 10 anos e já beneficiou 1.650 microempreende-dores, total izando R $ 4 milhões em empréstimos. Os financiamentos, conce-didos a pequenos empreen-dedores, como costureiras, vendedores autônomos e comerciantes, já possibili-tou que muitos deixassem a informalidade.

“Muitas pessoas abriram empresas. Saíram da peri-feria, onde estavam, e hoje estão na Galeria Lopes, no Shopping da Comunidade. Os pequenos empreendedo-res estão procurando o cen-tro da cidade e crescendo na sua atividade, com a ajuda do Banco do Povo. Nós temos acompanhado, são dezenas já estabelecidos na região cen-tral”, conta Orestes Correia Leite Júnior, agente do Banco do Povo.

Com a redução das taxas de juros do Banco do Povo, anunciada em novembro pelo Governo do Estado, o percentual passou de 0,7% para 0,5% ao mês, a menor taxa de crédito para micro-empreendedores do Brasil. Outra novidade foi o aumen-to no limite de crédito de R$ 7,5 mil para R$ 15 mil. A ex-

Apoio Municipal

O Banco do Povo é uma parceria entre o Governo do Estado e o Municipal, que além de arcar com 10% dos financiamentos dos créditos, concede ain-da toda a infraestrutura (local, equipamentos de informática, material de escritório, veículos, tele-fone e etc) e pessoal para atuar na agência.

“Todos os custos (água, luz, telefone, funcionários) é a Prefeitura que paga men-salmente. Mesmo sendo de partidos opostos, a prefei-ta entendeu que esse pro-grama é necessário para o pequeno empreendedor e continuou com ele. O su-cesso do Bando do Povo é o sucesso da secretaria municipal de Emprego e De-senvolvimento Sustentável, de todos juntos, trabalhan-do para o bem da cidade”, completou Orestes.

A Prefeitura promoverá o 13º Ato de Prestação de Contas Gestão Transparente. Como acontece a cada três meses, sempre no dia 17, a prestação de contas ocorre em um local da cidade, desta vez será na Ilha Caraguatá, a

partir das 19 horas da próxima terça-feira, dia 17. O encontro será no Centro Comunitário da

Ilha Caraguatá, na Rua Laércio José dos Santos, s/nº.

O objetivo é permitir que a

população de Cubatão possa conhecer melhor as ações da Administração Municipal, suas

realizações e projetos, em contato direto com a prefeita Marcia Rosa, seu secretariado, diretores de departamentos e de empresas públicas. Outra fi-nalidade do encontro é que po-pulação possa contribuir com opiniões, críticas e sugestões.

13 de janeiro de 2012 - Ano 4 - Edição 197gente de Cubatão4

10 AnOS

AÇÕES

A parceria entre Município e Estado beneficiou mais de 1.650 microempreendedores

gente de CubatãoBanco do Povo já formalizou centenas de negócios

Elisangela Bezerra

pectativa da unidade é que com essas mudanças, a con-cessão de crédito aumente. De janeiro a 15 de dezembro de 2011, o banco realizou 446 atendimentos, aprovou 112

contratos e emprestou R$ 370.746, 98.

Uma das ações que favo-receu o aumento na procura pela agência foi a unidade itinerante, que percorreu as

feiras livres e levou esclare-cimentos a população. A uni-dade móvel retornará neste primeiro semestre, nas feiras livres da cidade. De acordo com o agente Orestes, as co-

munidades interessadas em palestras explicativas sobre como funciona o programa podem entrar em contato com a agência, no próprio Banco do Povo, localizado na

Rua Padre Nivaldo Vicente dos Santos, nº 41 (em frente à Praça Portugal, no Centro, próxima à Igreja Matriz). O telefone para contato é o 3362-6022.

13º Gestão Transparente será na Ilha Caraguatá

Serviço:Centro Comunitário da Ilha Caraguatá: Rua Laércio José dos Santos, s/nºesquina de Rua Manoel de Oliveira Ramos.Como chegar: veja o local: http://g.co/maps/ybmsp

Page 5: Reação Popular Nº197

Cidade13 de janeiro de 2012 - Ano 4 - Edição 197

5Cidade

Com uma programação para atender a todos os gos-tos e públicos, o Carnaval 2012 de Cubatão promete ser um dos maiores já rea-lizados. Além dos tradicio-nais concursos de Rainhas do Carnaval e Gay, Desfile dos Blocos e das Escolas de Samba, a programação deste ano inclui a volta das mati-nês e traz novidades como o concurso de exposição de fantasias e o Carnaval de rua, com trio elétrico, frevo e marchinhas.

“Nosso objetivo é resga-tar a essência dessa festa, va-lorizando a cultura popular e permitindo que todos, in-

dependentemente da idade, brinquem o Carnaval”, afir-ma o secretário de Cultura, Welington Borges.

A programação seguirá até o dia 21 de fevereiro. Durante quase um mês, não faltará opções de diversão e lazer para os foliões cuba-tenses. Os festejos começam no dia 27 deste mês, com a eleição da Corte Carnava-lesca, onde serão escolhidas a Rainha do Carnaval, no Centro Esportivo Castelão, e a Rainha Gay, dia 28, no mesmo local. Neste ano, pela primeira vez, os dois concursos terão participa-ção da comunidade através

Nova pesquisa do Instituto de Pesquisa a Tribuna (IPAT) aponta que 61,8% dos eleitores de Cubatão aprovam gestão da Prefeita de Marcia Rosa.

Ao completar três anos a frente da administração da cidade, 44% da popula-ção avalia seu desempenho como ótimo e bom, enquan-to aqueles que acham sua ad-ministração ruim ou péssima caiu pela metade em relação à pesquisa anterior feita há 6 meses, diminuindo de 43,4% para 22,8%.

A pesquisa foi realizada pelo IPAT, no dia 8 de de-zembro de 2011. Foram en-trevistados 800 moradores de Cubatão. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos.

Os setores mais bem ava-liados pela população são: Obras (20,3%), Educação (17,4%), Saúde (15,1%) e Es-portes e Lazer (7,1%).

Segundo a mesma pesqui-sa, Marcia Rosa é considera-da uma prefeita que conhece os problemas da cidade(68%),

honesta (56,6%), tem iniciati-va (55,6%), decidida (55,5%) e democrática (48,2%).

Na avaliação do coorde-nador do IPAT, publicada no Jornal A Tribuna: “O resulta-do da pesquisa de avaliação da Prefeita Marcia Rosa não deixa margem de dúvida: ela deu a volta por cima, e regis-trou uma espetacular virada dos números. Transcorridos três anos de mandato, ela conseguiu o feito de quase dobrar a aprovação em rela-ção à pesquisa anterior.

Diante desses resultados, a Prefeita Marcia Rosa, se diz muito satisfeita, em es-pecial pelo reconhecimento da população as ações da sua gestão, aos investimentos feitos na Educação, Saúde, Esportes e Lazer, manuten-ção e ao resgate do orgulho da população, ao observar que Cubatão é referência na Baixada Santista. Particu-larmente, Marcia Rosa, tem muito a comemorar, pois na mesma pesquisa é reconheci-da pela população como uma

PESQuiSA

FOliA

Mais de 60% dos eleitores de Cubatão avaliam bem a gestão da Prefeita

Programação Carnaval 2012 em Cubatão

Inscrições Concursos Rainha do Carnaval e Rainha GayAté 12/1, das 9h às 12h e das 13h às 17hSecult (Av. Nove de Abril, 2275) Votação popular Rainha do Carnaval e Rai-nha GayDe 23 a 27/1, das 8h às 17hSaguão do Paço Municipal (Pça. dos Emancipa-dores, s/nº) Troca de ingressos - Rainha GayDe 23 a 27/1Novo Anilinas – das 9h às 22hCentro Esportivo Armando Cunha (Jd. Cas-queiro) – das 9h às 19h Concurso Rainha do CarnavalDia 27/1, às 20hCentro Esportivo Castelão (R. Embaixador Pedro de Toledo, 365) Concurso Rainha GayDia 28/1, às 20hCentro Esportivo Castelão (R. Embaixador Pedro de Toledo, 365) Exposição de Fantasias CarnavalescasDe 31/1 a 10/2, das 8h às 17hSaguão do Paço Municipal (Pça. dos Emancipa-dores, s/nº) Banho da Dona DoraDia 5/2, às 14hAv. Nove de Abril – Centro Carnaval nos BairrosDia 11/2, às 19hPraça da Cidadania – Vila São José

Troca de Ingressos – Desfile Oficial das Escolas de SambaDe 14 a 17/2Novo Anilinas – das 9h às 22hCentro Esportivo Armando Cunha (Jd. Casqueiro) – das 9h às 19h Banho da Dona DorotiDia 12/2, às 14hAv. Beira Mar – Jardim Casqueiro Carnaval nos BairrosDia 17/2, às 19h30Local: Vila Esperança Desfile Oficial das Escolas de SambaDia 18/2, às 20hLocal: Av. Beira Mar – Jardim Casqueiro Matinê e Concurso de FantasiasDe 19 a 21/2, às 15hNovo Parque Anilinas Carnaval nos BairrosDia 19/2, às 19hVale Verde e Conjunto São Judas Carnaval nos BairrosDia 20/2, às 19hJardim Nova República Apuração do Desfile Oficial das Escolas de SambaDia 20/2, às 17hCentro Esportivo Castelão (R. Emb. Pedro de Toledo, 365) Carnaval nos Bairros21/2, às 19h - Local: Vila Fabril

Maioria da população aprova governo de Marcia Rosa

Festa será para todos os gostos e idadesdo voto popular.

As fotos das candidatas ficarão em exposição no sa-guão do Paço Municipal. E de 23 a 26 deste mês, a popu-lação poderá votar em suas preferidas.

Fantasias Novidade, de 31 de ja-

neiro a 10 de fevereiro, a população poderá conferir no saguão da prefeitura uma exposição com fantasias, ma-quetes e croquis das escolas de samba Independência, Nações Unidas e Unidos do Morro.

Matinê e ConcursoDe 19 a 21 de fevereiro, a

partir das 15h, o Novo Par-que Anilinas vai ter Matinê para os pequeninos e Con-curso de Fantasia. A criança que estiver com os adereços mais originais será premiada simbolicamente.

Bairros O projeto “Carnaval nos

Bairros” percorrerá as ruas da Vila São José, Vila Esperança, Vale Verde, Conjunto São Ju-das, Jardim Nova República e Vila Fabril. Outra novidade deste ano, é que o projeto con-tará com um trio elétrico, que levará samba e as tradicionais “marchinhas de Carnaval”. Um arrastão de maracatu e show de Frevo completará a festa nos bairros.

pessoa honesta e democráti-ca, qualidades fundamentais para um político a frente do poder executivo.

A Prefeita comenta ainda,

que apesar dos resultados ex-tremamente positivos, tem muito trabalho ainda para beneficiar a população de Cubatão, cita como exemplo

a entrega de mais 13 mil no-tebooks aos alunos da rede municipal, a reforma de mais 10 escolas municipais, a inau-guração das obras restantes

do Novo Anilinas (Cinema e Teatro), a revitalização de toda a cidade, pavimentação, recapeamento, enfim um ano de muito trabalho.

Page 6: Reação Popular Nº197

13 de janeiro de 2012 - Ano 4 - Edição 1976 Cultura

Social

OFiCiAl

Parceria teve início quando equipe do Festival Danado de Bom visitou a cidade nordestina, na Festa de São João

Cubatão estreita ainda mais sua ligação com o Nordeste. A prefeita Marcia Rosa sancionou a Lei que declara Cubatão cida-de-irmã de Campina Grande (PB). A iniciativa aumentará o vínculo entre os dois municí-pios, que já têm características semelhantes: Campina Gran-de é considerada maior polo industrial do Nordeste, assim como Cubatão é para o Sudeste. As duas cidades também são conhecidas como celeiro de talentos populares.

Para a prefeita Marcia Rosa, o decreto afirma a posição que tanto ela quanto o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, adotaram desde o início desta parceria. “Acredito que com a identificação de ‘cidades--irmãs’ vamos criar um vínculo até afetivo com Campina Gran-de, principalmente pela Arte da Cultura Nordestina. Essa

parceria só vem agregar valor ao Festival Danado de Bom, que valoriza as raízes nordes-tinas dos moradores de nossa cidade”, disse Marcia Rosa.

O prefeito de Campina Grande ficou bastante feliz em ver a cidade que comanda va-lorizada pelo povo cubatense e espera estar presente no Festival Danado de Bom em 2012. A par-ceria entre Cubatão e Campina Grande teve início em março do ano passado, quando o secretá-rio municipal de Cultura, We-lington Borges, visitou o São de João de Campina Grande, tra-zendo ideias e conhecimento desse grande evento para o Fes-tival Cubatão Danado de Bom. Em junho de 2011, o secretário de Turismo da cidade paraibana, Gustavo Pontinelle, retribuiu a visita, sendo recebido pelo Chefe de Gabinete, José Carlos Ribeiro dos Santos.

Cristina Alves, que faz aniversário no próximo dia 19, com o marido Ricardo. Ambos são donos do Skina do Chopp, na conhecida Rua 13

Parabéns ao Ivan Hildebrando, que aniversariou no último dia 04

Roseli Assis, aniversariante deste domingo (15)

Lucinha Coelho, aniversariante do último dia 05

Dia 08 de janeiro foi a vez de Alexandre Cova comemorar seu aniversário. Sua esposa Vanessa Cova completa mais uma primavera no próximo dia 17

A amiga Cléa Oliveira completa mais uma primavera neste sábado (14), juntamente com a também amiga e advogada Patrícia Luz

Cubatão agora é cidade-irmã de Campina Grande (PB)

Maior São João do mundo

Segunda cidade mais po-pulosa da Paraíba, Campina Grande tem 400 mil habitan-tes, de acordo com o último censo do IBGE. Possui uma agenda cultural variada, com destaque para a Festa de São João, considerada a maior do mundo, que acontece entre maio e junho. Este ano, 2 mi-lhões de pessoas acompa-nharam os 30 dias de Festa.

Campina Grande também é conhecida como cidade uni-versitária, com 16 faculdades e estudantes de todo o Brasil. Tem o segundo maior PIB en-tre os municípios paraibanos, representando 13,63% do to-tal das riquezas produzidas no Estado. É considerada um dos principais polos industriais daquela Região e o maior polo tecnológico da Améri-ca Latina, segundo a revista norteamericana Newsweek. Campina Grande também se aproxima de Cubatão por ser considerada um dos melho-res locais no Brasil para se trabalhar e fazer carreira, de acordo com a Revista Você S/A.

Page 7: Reação Popular Nº197

13 de janeiro de 2012 - Ano 4 - Edição 197 7Esportes

FuTEbOl

A f inal do Campeonato de Futebol entre Vetera-nos de Peruíbe, marcada

para domingo, dia 15, terá como atrativo a preliminar entre as seleções femini-

Seleção feminina enfrenta Peruíbe

PARTiCiPAÇÃOMElHOR iDADE

O Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Cuba-tão (Comelc) realizou nes-ta quarta-feira, dia 4, sua primeira reunião depois da posse, em dezembro passa-do. A secretária Renèe Cas-tro Fernandes participou do encontro e prestou esclareci-mentos sobre as pendências, como a prestação de contas da pasta durante o período de 2011. Renèe afirmou que está disposta a ter o Comelc como parceiro nos projetos desenvolvidos.

O presidente do Conse-lho, Alexsander José Guedes, falou sobre a importância do cadastramento de entidades esportivas de Cubatão no Comelc e colocou à disposi-ção para os esclarecer o que for necessário. A revisão do regimento interno do órgão também foi abordada no en-contro. O principal objetivo é aumentar a participação da comunidade esportiva da cidade junto ao Conse-lho. Guedes disse que uma das alterações será a forma de eleição do Conselho. “Os representantes devem ser eleitos pelos munícipes e não apenas pelos delegados, como acontecia”.

O u t r a n e c e s s i d a d e

Cerca de 250 idosos deverão comparecer ao Baile para a Terceira Ida-de, nesta sexta-feira, 13, a partir das 15h, na sede do Centro de Referência do Idoso Antonia Bonfim de Aquino, o Conviver. A animação ficará por conta do grupo Forró Sanfona-do. Será servido um “chá da tarde”, desta vez prepa-rado na própria cozinha do Conviver, que recebeu ajustes finais para funcio-nar a todo vapor.

O local deverá sediar cursos de culinária, ofe-recidos pela Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social, por meio da parceria Fábrica da Comunidade (núcleo de capacitações gratuitas) e Associação de Desenvol-vimento Econômico e So-cial às Famílias - Adesaf.

As informações são do responsável pela Co-ordenadoria do Idoso, Antonio Cantalice, que também responde pelo Conviver. “Aproveitamos a oportunidade para mais uma confraternização. Os bailes do Centro de Refe-rência, estão entre as pro-gramações que mais atra-em os usuários”, explicou. A pista de dança recebeu cobertura de sapé, entre pés de areca-bambu, que dão um toque tropical à decoração. O Conviver passou por reforma e está completamente re-modelado. O endereço é Rua Fernando Costa, 181, Vila Santa Rosa, próximo ao Centro.

Conselho quer cadastrar esportistas

apontada é a realização da Conferência Municipal de Esportes, ainda em 2012. O tema será prioridade na

próxima reunião do Con-selho, no dia 25 deste mês, às 18 h, na sede do Comelc. O Conselho Municipal de

Esporte e Lazer de Cubatão fica na Rua da Cidadania, 267, sala 41 (Edifício Cas-tro). O Conselho está com

perfil no facebook. Os inte-ressados podem adicioná-lo acessando o e-mail: [email protected]

Baile deve reunir mais de 250 idosos

nas de Cubatão e Peruíbe. O jogo será às 9h, no Cam-po Municipal de Futebol do R ibamar, em Peruíbe.

A e q u i p e t é c n i c a é formada por Marquinho (t r e i n a d o r), M a u r í c i o (aux il iar técnico) e Lima

(coordenador técnico) e a equipe cubatense entra em campo com Pamel la Henrique, Renata Garri-do, Tainá Garcia, T hais Barros, Larissa Perondi, Shirley Crisla ine, Stefa-ne Lima, Isabella Soares,

Bruna Oliveira, Thowane Costa, Keyla A ndrade e Rosi lda de Jesus, A man-da Gripp, Karina Monteiro Soares, Fabianan Oliveira, Tainá da Silva, Rosineide Gomes, Rosana Lima, Hel-len Beatriz e Nataly.

Page 8: Reação Popular Nº197

13 de janeiro de 2012 - Ano 4 - Edição 197Especial8

“Cubatão de Férias” já começou

O lazer e a diversão estão ga-rantidos nessas férias, para todas as faixas etárias. Cinema, equi-pamentos esportivos, tendas com futebol de sabão, water ball, jogos de mesa, oficinas culturais e bailes serão algumas das ativi-dades na grande arena monta-da na Praça Independência, no Jardim Casqueiro, dentro do Projeto ”Cubatão de Férias”, que acontece de 13 de janeiro a 5 de fevereiro, das 13h às 19h.

O “Cubatão de Férias” terá ainda sessões de cinema às 14h e 16h para o público infantil e às 18h e 20h para adultos. A entrada e a pipoca são grátis. Os bailes, com shows ao vivo, acontecem às sextas, sábados e domingos, a partir das 19 horas.

Para a criançada, torneios esportivos em quadra de areia, vôlei 4X4, futebol de 5 e beach tênis. Além de torneio de vídeo game, guerra de cotonete e cama elástica, entre outros. Lembran-do que os vencedores dos tor-neios receberão troféus e meda-lhas. No palco, além de shows e oficinas, haverá também aulas de ginástica e alongamento.

Na tenda da Secretaria de Meio Ambiente, além da ex-posição de animais taximiza-dos (empalhados), o público receberá informações sobre o plantio de mudas. Na arena será montado um ponto de entrega voluntária de óleo de cozinha e materiais eletrônicos (pilhas, baterias, lâmpadas). Haverá ofi-cinas de reciclagem de material e orientações de como separar o lixo seco do úmido.

Haverá, ainda, passeios às sextas e sábados. Um ônibus com capacidade para trinta pessoas será disponibilizado, no período da tarde, para levar as pessoas ao Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Itutinga Pilões. Lá os visitantes irão co-nhecer a diversidade da flora e fauna da Mata Atlântica existen-

A cidade oferece o que há de melhor e mais pre-servado na Mata Atlân-tica. É o caso do Parque Ecológico do Perequê que tem piscinas e duchas naturais, corredeiras e cachoeiras. É uma das poucas praias de rio da região que permanece própria para o banho o ano todo, segundo a Cetesb. O acesso é feito pela Rodo-via Domênico Rangoni (an-tiga Piaçaguera-Guarujá). Durante o Projeto Verão, o parque fica aberto diaria-mente, das 8h às 17 ho-ras. No local há sanitários e telefone público. Junto à entrada há o bolsão de estacionamento gratuito.

Os amantes da na-tureza ainda tem outra ótima opção: o Núcleo Itutinga-Pilões, no Par-que Estadual da Serra do Mar. No local são feitos passeios monitorados por trilhas na Mata Atlântica, além de palestas sobre o meio-ambiente. Os inte-ressados podem agendar o passeio na Secretaria de Turismo de Cubatão, pelo telefone 3362-0861.

Já no parque Cotia--Pará, também com muito verde e espécies de ani-mais nativos, fica aberto de terça a domingo, das 8h às 17h. O parque tem acesso pela via Anchieta, pista sentido litoral, no km 56,5. Todas as atra-ções são gratuitas.

As crianças de Cubatão contam com mais uma op-ção de lazer durante janeiro. O Projeto “Férias na Biblio-teca” acontece de segunda a sexta-feira, até o dia 31 de janeiro. A cada dia, uma ati-vidade especial é oferecida, a partir das 14h. A Biblioteca Municipal fica na Av. Nove de Abril, 1977.

Segunda-feira tem jogos de passatemp. Às terças tem Oficina de Reciclagem. Com produtos simples, os alunos aprendem a construir brin-quedos e outros objetos com papéis, garrafas pet, latas, en-tre outros. Nas quartas acon-tece a Oficina de Origami, as tradicionais dobraduras japo-nesas feitas em papel. Toda quinta-feira tem “Show do Fuzuê”, com o palhaço Fuzuê.

As atividades, shows, sessões de cinema e jogos acontecem até dia 5 de fevereiro, na Praça da

Independência do Jardim Casqueiro

BrinquedoLãndiaTenda 14m2

Oficina de ArteTenda 8m2

Jogos de MesaTenda 12m2

CinemaTenda 15x20m

Cotonete

Futebol de Sabão

Jump

PalcoTenda 20x20m

Pórtico de Entrada

te no Município. Lembrando que os interessados deverão se inscrever na tenda da Secretaria de Turismo montada na Praça Independência.

Orientações, informações e dicas como dirigir com segu-rança serão passadas pela Com-panhia Municipal de Trânsito de Cubatão, que estará presente na arena no Jardim Casqueiro, com o programa “Educação para o Trânsito”.

“O objetivo é proporcionar lazer e entretenimento de qua-lidade à população da Cidade”, afirma o secretário de Turismo, Luiz Carlos Costa. Para ele, será uma oportunidade das famílias cubatenses se reunirem para uma diversão sadia no período das férias escolares. “Afinal, tem atividades para todos os gostos e faixas etárias”. O projeto conta com parceria das secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Cultu-ra, Educação e Comunicação.

Passeios e trilhas na Serra do Mar

Projeto “Férias na Biblioteca”

A semana termina com a Hora do Conto, às sextas--feiras. A tia Nalva Leal traz as mais belas histórias contadas de maneira bastante lúdica e diferente. Além disso, a Bi-blioteca tem um espaço, a

“Sala Monteiro Lobato”, com centenas de livros infantis e infanto juvenis. Para levar o título emprestado, basta fa-zer o cadastro na Biblioteca. É de graça. Outras informações pelo telefone 3361-6844.