reação popular nº152

8
Reação Popular O jornal que fala a sua língua 25 de fevereiro de 2011 Ano 3 Edição Nº 152 R$: 0,50 DOROTI Desfile de Blocos 27 de Fevereiro | Domingo - 14h Av. Beira Mar - Jd. Casqueiro de SAMBA Desfile das Escolas 05 de Março | Sábado - 20h Av. Beira Mar - Jd. Casqueiro CARNAVAL Bairros Sábado, dia 26 15h - Cj. São Judas Tadeu - Jd. Casqueiro 20h - Bolsão 8 - Av. Esmeraldo Tarquínio (próximo à UBS) Domingo, dia 27 16h - Morro do Índio - UME Elza Silva Santos - Av. São Leopoldo, s/nº 20h - Jd. Costa e Silva - Praça Euclides Figueiredo da Cunha C o m B a n d a Brazilian Show ATENÇÃO: INGRESSOS LIMITADOS GARANTA SEU INGRESSO PARA O DESFILE 1 kg de alimento não perecível, menos sal e açúcar, vale 1 ingresso nos postos de troca. Máximo de cinco ingressos por pessoa. POSTOS DE TROCA: C.E. CASTELO BRANCO (CENTRO) E C.E. ARMANDO CUNHA (JD. CASQUEIRO) NOS DIAS 02, 03 E 04, DAS 9 ÀS 20H, E NO DIA 05, DAS 9 ÀS 17H. Cubatão em obras Projetos e parcerias com o Governo Federal permitem à cidade investir em saúde, educação e qualidade de vida Pág. 3 Folia começa com eleição da Corte Carnavalesca e Banho da Dona Dora PAT tem 359 vagas disponíveis para trabalhadores da cidade e da Baixada Roxinho, líder comunitário, defende melhorias para o Jardim Nova República Praia do Parque do Perequê é uma das mais limpas do Estado Ganso está recuperado e pode ajudar o Santos no dia 16, em jogo da Libertadores Pág. 7 Pág. 2 Pág. 2 Pág. 4 Pág. 6 Pág. 5 Programa de acessibilidade em praias sofre com abandono do governo estadual

Upload: reacao-popular

Post on 20-Mar-2016

236 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Jornal Reação Popular

TRANSCRIPT

Page 1: Reação Popular nº152

ReaçãoPopularO jornal que fala a sua língua

25 de fevereiro de 2011 Ano 3Edição Nº 152R$: 0,50

DOROTIDesfile de Blocos

27 de Fevereiro | Domingo - 14hAv. Beira Mar - Jd. Casqueiro

deSAMBADesfile das Escolas

05 de Março | Sábado - 20hAv. Beira Mar - Jd. Casqueiro

CARNAVAL BairrosSábado, dia 26

15h - Cj. São Judas Tadeu - Jd. Casqueiro20h - Bolsão 8 - Av. Esmeraldo Tarquínio (próximo à UBS)

Domingo, dia 27

16h - Morro do Índio - UME Elza Silva Santos - Av. São Leopoldo, s/nº20h - Jd. Costa e Silva - Praça Euclides Figueiredo da Cunha

Com BandaBrazilian Show

ATENÇÃO: INGRESSOS LIMITADOS

GARANTA SEU INGRESSO PARA O DESFILE1 kg de alimento não perecível, menos sal e açúcar, vale 1 ingresso

nos postos de troca. Máximo de cinco ingressos por pessoa.

POSTOS DE TROCA: C.E. CASTELO BRANCO (CENTRO)E C.E. ARMANDO CUNHA (JD. CASQUEIRO) NOS DIAS 02, 03 E 04,

DAS 9 ÀS 20H, E NO DIA 05, DAS 9 ÀS 17H.

Cubatão em obrasProjetos e parcerias com o Governo Federal permitem à cidade investir em saúde, educação e qualidade de vida

Pág. 3

Folia começa com eleição da Corte Carnavalesca e Banho da Dona Dora

PAT tem 359 vagas disponíveis para trabalhadores da cidade e da Baixada

Roxinho, líder comunitário, defende melhorias para o Jardim Nova República

Praia do Parque do Perequê é uma das mais limpas do Estado

Ganso está recuperado e pode ajudar o Santos no dia 16, em jogo da Libertadores

Pág. 7

Pág. 2 Pág. 2

Pág. 4

Pág. 6

Pág. 5

Programa de acessibilidade

em praias sofre com abandono do governo estadual

Page 2: Reação Popular nº152

2 25 de fevereiro de 2011ReaçãoPopular

Cidade

A Turma do Não se vale mesmo de qualquer pretexto ou subterfúgio para tentar descredenciar a Prefeitura. Vale tudo: manifestações orquestradas por coringas, movimentos políticos contra tudo e qualquer coisa e, agora, até mesmo ‘botar o bloco na rua...’, desde que atinja, de alguma forma, a Administração.

Quem assistiu ao desfile da Dona Dora, re-alizado no último domingo na Avenida Nove de Abril, informou à Coluna que o bloco carnavalesco “Unidos da Turma do Não” atravessou o samba e incitou os presentes a enfrentarem inclusive a polícia, durante uma balbúrdia provocada por gen-te que não poderia nem deveria estar em evento destinado ao povo, às famílias cubatenses.

O que não deveria ter passado de um simples incidente provocado por alguém que abusou do álcool, acabou atingindo proporção de confronto entre policiais e populares. Disseram que um ci-dadão, de microfone em punho, em lugar de tentar apaziguar a situação, simplesmente concorreu para agravar o episódio, insuflando os presentes.

Disseram ter sido um verdadeiro discurso político, com ataques à Administração e objetivo claro de criar confusão. Com isso, a Turma do Não demonstrou não ter a mínima preocupação com a integridade física das famílias e crianças presentes. Vale tudo mesmo. Até arriscar a se-gurança da comunidade e comprometer o futuro do Carnaval cubatense.

Unidos da Turma do Não II

Unidos da Turma do Não I

Unidos da Turma do Não III

Unidos da Turma do Não IV

OLHO VIVO

Governo de São Paulo abandona projeto de praia acessível a deficientesEm Santos, cidadãos reclamam da qualidade do serviçoNo ano passado, diversas cidades litorâneas recebe-ram, do então governador José Serra, a promessa de implementação do progra-ma Praia Acessível, que ti-nha o objetivo de dar a pes-soas com deficiência pleno acesso às praias. Até hoje, quase nada foi feito. Che-gar ao mar continuou um obstáculo, entre outros, na vida dessas pessoas.

Sem conseguir cumprir a promessa, o governo tem repassado as responsabilida-des aos municípios. Em San-tos, por exemplo, o progra-ma funciona somente aos finais de semana e não ofe-rece um serviço completo para a população. “O gover-no deixou o programa em abril do ano passado e só repassou alguns equipamen-tos em dezembro. Ficamos todo esse tempo sem atender aos deficientes. Na prática, o programa não existia”, afir-ma Isabela Castro, assessora técnica da Secretaria de Ci-dadania do município.

exclusão

O conjunto de acessibi-lidade é composto por estei-ras que permitem o deslo-camento da cadeira de rodas pela areia e por cadeiras anfíbias, além de profissio-nais treinados para dar a atenção necessária ao defi-ciente. “Tivemos que correr para conseguir implemen-tar. Era um custo que não estava nos planos da Prefei-tura. Não há repasse pelo governo”, diz. A Secretaria

alega ainda que alguns dos equipamentos sucateados têm de ser substituídos. Po-rém, não há verba. “Passa-relas retráteis não foram entregues. Pedimos outras cadeiras e estamos aguar-dando”, conta Isabela.

Ricardo Shimosaki, dire-tor da Turismo Adaptado, alerta para outro problema na concepção do projeto. “Tem datas, horários e locais específicos para acontecer.

Carlos Felipe

lazer saudável

reabilitação

Praia do Perequê é uma das mais limpas do Estado

Governo Federal capacitará mais de 15 mil profissionais para ajudar dependentes de drogas a deixar o vício

era complicado”. Por isso, a Prefeitura de Cubatão está empenhada em me-lhorar as condições de lazer dos banhistas, sem perder de vista a preser-vação do meio ambiente. “Temos pessoas traba-lhando na limpeza do lo-cal, latões de lixo por todo o parque e periodi-camente há uma empresa contratada que faz a lim-peza”, explica.

O estacionamento do parque agora é controla-do. São 200 vagas demar-cadas, não podendo haver excedente de veículos es-tacionados. Além disso, há bombeiros, salva-vidas e seguranças trabalhando no local.

tema, a presidente Dilma Rousseff se mostra determi-nada a encontrar soluções. Na última segunda-feira, dia 21, Dilma informou que os 49 Centros de Refe-rência em Crack e Outras Drogas, criados pelo Go-verno Federal, vão promo-

O Parque Ecológico do Perequê possui uma das praias mais limpas de todo o litoral paulista. É o que atesta a Cetesb (Com-panhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), que realiza um comparati-vo anual da qualidade das águas. A praia de Cubatão traz ainda o diferencial de ser a única praia de rio a entrar no ranking.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, José Roberto Baldini, o parque do Perequê está vivendo um momento de grandes mudanças: “Tínhamos no local a visita de muitas pessoas, mas de forma de-sordenada. Se precisasse socorrer alguém, o acesso

O grande número de pesso-as viciadas em drogas é um dos principais problemas de saúde pública enfrentados hoje pelo país. Entre as dro-gas, o crack é uma das que mais arrasa a vida dos de-pendentes e de suas famílias.

Comprometida com o

Isso tira a liberdade de esco-lha da pessoa com deficiên-cia utilizar a praia quando e onde quiser”, afirma. O pro-grama deveria funcionar de terça a domingo, mas, na prática, acontece apenas nos finais de semana.

No Brasil, há mais de 24 milhões de pessoas, ou cer-ca de 13% da população, com algum tipo de deficiên-cia. Somente em Santos, são aproximadamente 50 mil.

ver a capacitação de mais de 15 mil profissionais de saúde nos próximos 12 me-ses. O intuito é dar acom-panhamento à recuperação do usuário e das famílias.

Entre os profissionais que serão capacitados, es-tão médicos das unidades

básicas de saúde, pessoas que trabalham com pa-cientes em processo de desintoxicação em hospi-tais e clínicas, agentes co-munitários de saúde e pessoas que atendem usu-ários nas ruas, além de assistentes sociais.

Guarda-vidasEsteiraCadeira anfíbia

Enfermeiro

Médico

FisioterapeutaO atendimento só acontece aos �ns de semana

São poucos os locais com o serviço

Falta manutenção nos equipamentos em uso

São poucos os equipamentos pelo número de usuários

Governo e municípios não assumem a responsabilidade sobre o projeto

Críticas dos usuários do Praia AcessívelEstrutura de acessibilidade ideal na praia

O Reação Popular é uma publicação semanal da 2L Fábrica de Idéias Comunicação Social Ltda. CNPJ - 09.142.963/0001-02Circula em toda a Região Metropolitana da Baixada Santista.Endereço: Rua 13 de Maio, 429, sala 21, Vila Nova, Cubatão. CEP: 11525-040Telefones: (13) 3324-0313/ 3372-7348E-mail: [email protected]

Tiragem: 10 mil exemplaresEditora: Luciana Lane Valiengo - MTb 30.758/SPDepartamento Comercial: Paulo Ricardo Hourneaux de MendonçaColaboração: Christiane Castanheira e Alfredo KarrasDiagramação: Luciana Lane ValiengoTodos os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessaria-mente, a opinião do jornal.

Page 3: Reação Popular nº152

325 de fevereiro de 2011 ReaçãoPopular

Cidade

Já no segundo semestre de 2011 estará finalizada a primeira etapa da revitalização do Parque Anilinas, com a entrega das estruturas de lazer. A conclusão total da obra está prevista para o início do ano que vem

Nove escolas municipais receberam no início do ano letivo de 2011 aparelhos de ar-condicionado em todas as salas de aula. As unidades ain-da receberam reformas para melhora da iluminação e da acessibilidade

Cidade em obras

investimentos

Resultados de projetos e parcerias com o Governo Federal, obras públicas em andamento trarão melhorias para áreas como saúde, esporte e lazer

Em 2011, a cidade está re-cebendo um grande volu-me de investimentos em obras públicas. Estão em andamento diversas ações que contribuirão para a melhora da qualidade de vida dos moradores.

Um prédio de dois anda-res no Jardim Costa e Silva abrigará o Centro de Refe-rência da Mulher (CRM), que oferecerá serviços de assistência psicológica, jurí-dica, familiar e de apoio à empregabilidade para mu-lheres vítimas de violência. A conclusão do projeto está

prevista para setembro deste ano e é fruto de um convênio entre a Associação de Mu-lheres “Construindo Gêne-ro” e a Refinaria Presidente Bernardes, de Cubatão.

No Parque São Luiz, já foram iniciadas as obras de construção de uma Unida-de de Pronto Atendimento (UPA), que poderá ser uti-lizada por até 100 mil pes-soas. O investimento foi possível graças a uma par-ceria entre a Prefeitura e o Governo Federal.

Além disso, atendendo ao Plano de Atenção à Edu-

cação (PAE), 12 escolas fo-ram reformadas, adquirin-do acessibilidade para deficientes físicos, salas climatizadas, iluminação e grades - em vez de muros, o que possibilita uma maior interação entre a so-ciedade e o espaço escolar.

Na área de lazer, foi reto-mada a reforma do Parque Anilinas, que até o segundo semestre terá diversos am-bientes de lazer, como pista de skate e arborismo. Na Vila São José, está em anda-mento a readequação do campo de futebol.

Em decorrência das chu-vas de verão, a ponte que dá acesso ao bairro da Água Fria sofreu abalos e precisou ser recuperada. A previsão de entrega é de 20 dias.

Segundo o secretário municipal de Obras, Silvano da Silva Lacerda, grande parte das ações é resultado de parcerias entre a Prefei-tura e o Governo Federal. “Cubatão tem apresentado projetos concretos e mostra-do o resultado, o que possi-bilita o crescimento dos investimentos da União na cidade”, explica.

Centro de Referência da MulherInvestimento:R$ 1,46 milhõesBeneficiados:toda a cidade

Principais obras em andamento

Revitalização do Parque AnilinasInvestimento:R$ 20 milhõesBeneficiados:toda a cidade

Reforma das escolasInvestimento:R$ 9 milhõesBeneficiados: toda a cidade

Ponte da Água FriaInvestimento:R$ 150 milBeneficiados:2.000 pessoas

UPA do Parque São LuizInvestimento:R$ 2,3 milhõesBeneficiados:60 mil pessoas

Campo de futebol Vila São JoséInvestimento:R$ 280 milBeneficiados:2.500 pessoas

Page 4: Reação Popular nº152

4 25 de fevereiro de 2011ReaçãoPopular

Cidade

Na luta por saúde, educação e lazer no Jardim Nova República

entrevista

Reação Popular - Qual a situação e as dificuldades do Jardim Nova República?

É um bairro isolado, bem planejado, com ruas largas e acessíveis. O maior problema do hoje em dia é o crescimento desenfreado. Ele foi projetado no final da década de 1980 para habita-

O Jardim Nova República, conhecido também como Bolsão 8, é um conjunto habitacional no caminho de quem vai para as cidades de São Paulo, São Vicente e Praia Grande. Um dos bairros mais afastados do centro de Cubatão, sua população deve chegar a 25 mil moradores até 2012. Fábio Alves, conhecido como Roxinho, é cario-ca, mora na comunidade há 17 anos e busca sempre de-fender as necessidades da população junto à Prefeitura.

ção de 5.000 pessoas e no local atualmente residem mais de 20 mil. Precisamos de investimentos em saúde, educação e áreas de lazer. O bairro possui apenas uma escola, um parquinho e uma creche.

P - R Quais foram as úl-timas melhorias no bairro?

Uma das maiores con-quistas foi a permanência de uma ambulância 24 horas no Jardim Nova República. Além disso, outros oito veí-culos foram distribuídos por bairros mais afastados do centro da cidade. A reforma geral da UME Martim Afon-so, que está dentro do PAE (Plano de Atenção à Educa-ção) da Prefeitura, também foi importante para a gente.

P - R Qual a importân-cia do Jardim Nova Repú-blica para Cubatão?

Muitos moradores daqui trabalham nas indústrias da

P - R Quais são as suas áreas de atuação?

Sou diretor técnico da Liga de Futebol Amador de Cubatão, na qual realiza-mos várias competições anuais. São 41 clubes cuba-tenses filiados à liga, a maio-ria dos participantes são de Cubatão, mas sempre vem gente de outras cidades da Baixada Santista para par-ticipar das competições.

P - R Quais são os pró-ximos objetivos que você projeta?

Precisamos brigar mui-to pela saúde, pela educa-

Na última quinta-feira, dia 17, a prefeita Marcia Rosa entregou uma nova linha de ônibus, para realizar o trajeto entre a Rodoviária Ayrton Senna e a Mantiqueira. O serviço funcionará em seis horários, su-geridos pela própria comunidade: 6h25, 9h55, 12h20, 16h05, 18h30 e 23h45 (saídas da Mantiqueira) e 5h55, 9h15, 11h45, 15h25, 17h55 e 23h15 (saídas da rodoviária).

A medida atende a uma antiga rei-vindicação dos moradores, que até então precisavam percorrer cerca de dois quilômetros até o ponto mais próximo. “Esse foi um compromisso do Governo Municipal. A nova linha facilita a locomoção até o centro e traz mais segurança para as famí-lias”, disse a prefeita, que aproveitou a oportunidade para anunciar que pavimentará o acesso ao bairro.

As tarifas do transporte coletivo de Cubatão serão reajustadas a partir das 6h do dia 1º de março, passan-do de R$ 2,00 para R$ 2,50. O reajuste foi solicitado pela concessionária de transporte, a Viação TransLíder, sob pena de inviabilizar a manutenção da qualidade do serviço.

A partir do pedido, a Companhia Municipal de Trânsito (CMT) contra-tou uma auditoria inde-pendente especializada, que analisou os balanços da Viação e concluiu que as tarifas estavam muito defasadas com relação aos serviços, pois não sofre-

ram qualquer reajuste desde janeiro de 2008.

De acordo com a Com-panhia, quando o atual go-verno assumiu a Prefeitura, encontrou um transporte de péssima qualidade, infinita-mente mais defasado do que o valor das passagens, com frota reduzida e sucateada. Para o superintendente da CMT, Marco Fernando da Cruz, as mudanças imple-mentadas, como frota nova e número maior de linhas não podem ser abandona-das: “A conquista do melhor transporte coletivo – obtida em conjunto pela Prefeitura e pela população – não pode ser ameaçada”, defendeu.

Tarifa do transporte coletivo da cidade terá reajuste no dia 1º de março

aumento

“Como um grande polo industrial, nossa preocupação com ensino e formação tem de ser grande”

Linha entre a rodoviária e a Mantiqueira atende a reivindicação antiga de moradores

cidade. Temos também muitos funcionários públi-cos e caminhoneiros, que se beneficiam pelo fácil acesso à Rodovia Anchieta.

ção e pelo lazer em geral. É uma carência do muni-cípio como um todo, e pre-tendo trabalhar ardua-mente para que eles sejam realizados. Precisamos que as Unidades Básicas de Saúde funcionem cor-retamente em todos os bairros da cidade. Estamos num grande Polo Indus-trial, então a nossa preo-cupação com a educação e formação de mão-de-obra para essas empresas tem que ser grande. Cubatão é uma cidade muito boa, nós só precisamos mostrar isso para a população.

Evolução do transporte público nos últimos dois anos

Novos bairros atendidos, como Mantiqueira e Bolsão 7

Número de veículos sobe de 40 para 64

Expansão de linhas e itinerários

Ampliação do número de viagens, que passa de 466 para 731 por dia

Veículos com acessibilidade passam de apenas 1 para 38

Retorno da função de cobra-dor, gerando mais de 200 no-vos postos de trabalho

A integração passa a ser feita também na Avenida 9 de Abril

A Companhia lembrou ainda que, mesmo sendo considerado um dos me-lhores serviços de trans-porte da região, o valor da passagem em Cubatão con-tinua um dos menores da Baixada Santista.

PerueirosO custo das tarifas das

vans também sofrerá um reajuste proporcional ao do transporte coletivo conven-cional: vai de R$ 1,90 para R$ 2,40. De acordo com a CMT, a medida foi tomada com objetivo de manter o equilíbrio do sistema, que caminha para a integração de linhas e serviços.

Page 5: Reação Popular nº152

525 de fevereiro de 2011 ReaçãoPopular

Cultura

Eleição da corte carnavalesca e banho da Dona Dora marcam o primeiro final de semana de folia na cidade

abre alas

Mais de 4.000 pessoas participaram da escolha do Momo e das Rainhas

Cerca de 4.000 pessoas de Cubatão e de outras ci-dades da Baixada Santista participaram, no último fim de semana, da escolha da nova Corte do Carnaval da cidade. Na sexta-feira e no sábado, o Centro Espor-tivo Marechal Castelo Branco foi o palco das dis-putas pelas coroas de Rei Momo, Rainha e Rainha Gay do Carnaval cubatense.

A escolha do Rei Momo, que há dez anos não era re-alizada por meio de júri na cidade, avançou pela ma-drugada de sábado. Rochi-nha, com 1,69m de altura e 151kg, venceu Aloisio de Souza Castro, de 1,90m de altura e 110kg, na disputa.

Na sequência, foi a vez das candidatas a rainha subirem ao palco. Elas des-filaram em trajes de pas-seio e fantasias e tiveram que mostrar que possuem samba no pé. Rosângela da Costa Barreto derrotou as outras dez candidatas.

Na noite de sábado, foi a vez da escolha da Rai-nha Gay. O evento, que tem ingressos disputados, é o único da Baixada Santista que celebra a diversidade sexual com apoio da ad-ministração pública. Con-correndo pela terceira vez, Izadora Galvão conquistou a coroa de 2011.

A última atração carna-valesca do fim de semana aconteceu às 14h do do-mingo, com o Banho da Dona Dora. Os 12 blocos animaram a principal ave-nida da cidade, a Nove de Abril. Cerca de 5.000 pes-soas compareceram e pu-deram cantar e se divertir na passagem dos blocos.

Ao final do desfile, um tumulto tornou necessária a ação da Polícia Militar. A Prefeitura informou que re-forçará o policiamento e o esquema de segurança para que, nos próximos eventos do Carnaval, episódios como esse sejam evitados.

A Banda Sinfônica de Cubatão inicia sua temporada de 2011 com apresentação gratuita, neste sábado, dia 26. O concerto acontece no Bloco Cultural (Praça dos Emanci-padores, s/nº), a partir das 20h30. O repertório traz obras contemporâneas, como ‘La Quintessenza’, de Johan de Meij, ‘Blue Shades’, de Frank Ticheli, e ‘Coriolanus’, de Frigyes Hidas.

Desde a infância, o samba está na vida de Manuel Rocha do Vale, de 37 anos. No último sábado, ele foi eleito o Rei Momo do Carnaval de Cubatão. Segundo Rochinha, como é conhecido, o Rei Momo tem que saber conquistar o público. “Eu dancei, mostrei simpatia, har-monia e cativei a plateia. Rei Momo tem que ter carisma. A sensação é maravilhosa”.

Para Rochinha, o Carnaval é mais do que uma sim-ples festa. “O samba representa o lado cultural, o contato com os amigos, com a família. E ser o Rei Momo é voltar a ser criança”, acredita.

Izadora Galvão, 25 anos, a Rainha Gay do Carnaval deste ano, havia disputado outras duas vezes o título. Vitoriosa, diz ter adorado o concurso: “É ótimo saber que tem muita gente na plateia que não te conhece, mas que está torcendo por você”.

Ela conta que a paixão pelo samba é antiga. Em outros carnavais, foi rainha de bateria da escola Águia Vicentina, de São Vicente. Para Izadora, a eleição da Rainha Gay em ubatão é uma forma de quebrar preconceitos. “Esse espaço ajuda a mostrar que os homossexuais também conseguem as coisas, que, fazendo da forma certa, tudo pode dar certo”.

A rainha da corte carnavalesca de Cubatão, em 2011, Rosângela da Costa Barreto, é dançarina profissional desde os 17 anos e já representou a magia do samba brasileiro em diversos países da Europa, América Latina e África.

Em 2010, Rosângela venceu o concurso de Rainha do Carnaval de Santos, onde mora. Para ela, o Carnaval é sinônimo de felicidade: “É a época em que colocamos tudo pra fora e tentamos nos desvincular da batalha do dia-a-dia e da correia do trabalho”.

“Ser Rei Momo é voltar a ser criança”

Banda Sinfônica de Cubatão abre temporada 2011

“Ter uma Rainha

Gay ajuda a quebrar

preconceitos na cidade”

“O Carnaval representa a alegria e a magia do povo brasileiro”

- De 2 a 4 de março das 9h às 20h- Dia 5 de março, das 9h às 17h (ou até terminarem os ingressos)

Desfile Oficial das Escolas de SambaDia 5/3, às 20h, na Av. Beira MarIngressos para o desfile devem ser trocados por um quilo de alimento não perecível, exceto sal e açúcar, com limite de 5 convites por pessoa.

Datas para troca

LocaisCentro Esportivo Humberto de Alencar Castelo BrancoRua Embaixador Pedro de Toledo, 365 - Centro

Centro EsportivoArmando CunhaAv. das Américas, 151 - Jardim Casqueiro

Page 6: Reação Popular nº152

6 25 de fevereiro de 2011ReaçãoPopular

Trabalhooportunidades

PAT oferece 359 empregos para candidatos da Baixada SantistaSomente para operador de produção, há 41 vagas disponíveis

O Posto de Atendimento ao Trabalhador está com mais de 350 vagas abertas. Para se cadastrar, é necessário com-parecer ao PAT levando os seguintes originais: carteira de trabalho, certificados de qualificação profissional, comprovante de escolarida-de, RG, CPF, título de eleitor

Arthur Freire, 34 anos, soldador

Vagas disponíveis no PATFunção Vagas Função Vagas

Ajudante de Lubrificação .................. 6

Analista de Processos ........................ 1

Analista de Planejamento .................. 1

Conservador de Linhas Férreas ....... 10

Eletricista de Manutenção ................. 4

Eletricista Montador e FC ............... 30

Encanador Industrial ....................... 15

Encarregado de Vias Permanentes .... 2

Encarregado Elétrica ......................... 5

Encarregado Tubulação ..................... 8

Engenheiro de Produtos .................... 1

Engenheiro de Projetos ..................... 1

Engenheiro de Manutenção ............... 1

Espec. Engenharia Projetos ............... 1

Funileiro ............................................ 5

Inspetor de Produtos ....................... 10

Inspetor de Qualidade ....................... 4

Laboratorista Mecânico .................... 6

Laboratorista Químico ...................... 3

Líder Elétrica .................................... 6

Maçariqueiro ................................... 10

Manobrador ....................................... 3

Mecânico de Máquinas ..................... 7

Mecânico de Manutenção ............... 10

Mecânico de Máquinas Pesadas ........ 5

Montador de Estrutura Metálica ..... 15

Motorista ônibus - Fem. e Masc. .... 10

Motorista Carreteiro ........................ 10

Operador de Máquinas Operatrizes .. 1

Operador de máquinas/equipamentos área utilidades (águas;vapor;gás;energia) .......3

Operador Ponte Rolante .................. 25

Operador de Produção ..................... 41

Operador Retroescavadeira ............... 6

Rigger / Sinaleiro ............................ 15

Soldador - Linhas Férreas ................. 5

Soldador Manutenção ....................... 3

Soldador RX.................................... 10

Soldador TIG................................... 10

Soldador TIG, RX, Grafite .............. 10

Supervisor Operação ......................... 1

Técnico em Automação e Controle ... 1

Técnico de Edificações ..................... 5

Técnico de Manutenção .................... 1

Técnico de Operação ......................... 1

Vigilante .......................................... 30

Vulcanizador ................................... 01

e comprovante de residência.Quando for realizar uma

entrevista, o candidato deve comparecer ao local com 30 minutos de antecedência, munido de caneta azul ou preta e dos documentos. O posto fica na rua Dr. Fernan-do Costa, 1096, Vila Couto. O telefone é o 3362-7800.

Geral

Professora homenageia o estudante Douglas Vidal

Projeto para o Vale Verde é apresentado em Cuba

A professora de lite-ratura e terapeuta edu-cacional Giselma Xavier mandou mensagem ao jornal Reação Popular, homenageando o es-tudante Douglas Vidal, que passou em primeiro lugar no curso de Letras da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ela destaca a grande ca-

Na primeira semana do mês, o projeto Ecologia das Águas – desenvolvido por alunos e professores da escola municipal Mário de Oliveira Moreira, no Vale Verde – foi apresentado du-rante um congresso sobre educação em Cuba.

Desde 2009, o trabalho mapeou pontos de coleta de água e de descarte de esgo-

pacidade de Douglas de “insistir e persistir, mesmo tendo todo o meio adver-so”. Gisela lembra que “a união fez a força”, pois foram muitas as pessoas que fizeram a diferença para que ele acreditasse em seu potencial. Douglas estudou no colégio Caste-lo Branco e é morador da Vila dos Pescadores.

to do bairro, desenvolvendo uma proposta para trata-mento dos resíduos domés-ticos. O objetivo é que a região se torne ambiental-mente sustentável, afastan-do riscos de contaminação das nascentes e rios.

O Ecologia das Águas faz parte do Projeto Inves-tigações Ambientais na Es-cola, do Cepema-USP.

No último dia 17, a pre-feita Marcia Rosa se reuniu com funcionários da Rhodia ameaçados de demissão. Eles fazem parte de um grupo que foi contaminado por substâncias químicas na década de 90.

Vinte pessoas estão em regime de licença há 17 anos, após terem sido expostas a organoclorado, um material altamente tóxico.

A Prefeitura participará de duas comissões que cui-darão do assunto e poderão propor ao Ministério Público a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o ingresso de mais

licenciados

Prefeitura apoia funcionários contaminados da Rhodia

uma ação judicial contra a Rhodia ou até mesmo a re-alização de uma interdição na empresa.

Outro ladoSegundo a Rhodia, os

funcionários foram sub-metidos recentemente a exames clínicos, demons-trando que eles estão fora do quadro suspeito e não correm mais riscos decor-rentes da contaminação.

A empresa também informou que cumpre ri-gorosamente o Termo de Ajustamento de Conduta firmado em 1995 com o Ministério Público.

“A iniciativa da Prefeitura é válida. O PAT substitui aqueles sites em que cadastramos currículo, e aqui é de graça”

Na última sexta-feira, dia 18, a Prefeitura inaugurou o se-gundo empreendimento do projeto Economia Solidária. Destinada a atender, princi-palmente, os funcionários do Paço Municipal, a Cantina Sabor Solidário fica no térreo do prédio da prefeitura. Ela funciona em horário comer-cial, servindo, salgados, café e outras bebidas.

Além de promover a in-serção feminina na econo-mia local, o programa intro-duz em Cubatão um novo tipo de relação comercial, sem intermediários e com preços justos. O primeiro empreendimento do projeto

foi o Café Solidário, instala-do na Praça Portugal, no dia 11 deste mês. O grupo que trabalha na Cantina, por enquanto, é o mesmo do Café: 13 mulheres, em es-quema de revezamento.

Com apoio do Fundo So-cial de Solidariedade e da Secretaria de Cidadania e Inclusão Social, o programa funciona como uma incuba-dora de micro-empresas. Profissionais ajudam os par-ticipantes a estruturar o ne-gócio e a adequar a parte burocrática. Para doar mate-riais ao Economia Solidária, entre em contato pelos telefo-nes 3362-6121 ou 3362-6550.

Inauguração de cantina no Paço Municipal marca consolidação da economia solidária na cidade

Geração de renda

Inscrições para bolsas acontecem no mês que vem

Entre os dias 1º e 18 de mar-ço estarão abertas inscrições para o processo seletivo de concessão de bolsas de estu-dos universitários para 2011.

Podem concorrer alunos de faculdades públicas ou privadas residentes em Cubatão. A Prefeitura dispo-nibiliza 300 bolsas por ano, no valor de R$ 400,00 men-sais. Os estudantes contem-plados em anos anteriores podem renovar o benefício.

As regras da seleção e os formulários de inscrição estão no edital presente no endereço elet rônico www.clickcubatao.com.br.

Praça Princesa Isabel recebe feira de adoção de animais Se você está atrás de um cão ou gato, não perca esta oportunidade: no sá-bado, dia 26, a partir das 9h, acontece uma feira de adoção, na Praça Princesa Isabel – Centro. Após es-colher seu bichinho, os no-vos donos devem assinar um termo de responsabili-dade, comprometendo-se a cuidar bem do animal e a castrá-lo, caso ainda não tenha sido realizado o procedimento. Protetoras da ONG Associação De-fesa da Vida Animal de Cubatão (Advac) acom-panham a adoção.

Dados atualizados no dia 18 de fevereiro

Page 7: Reação Popular nº152

725 de fevereiro de 2011 ReaçãoPopular

Esportemeninos da vila

csu

O retorno está próximoRecuperado de lesão, o meia Paulo Henrique Ganso já treina com bola e pode retornar à equipe no dia 16 de março, pela Libertadores.

Ganso está prestes a voltar a atuar pelo Santos. Afas-tado há cerca de seis meses por conta de uma lesão, o meia vê a possibilidade de retornar aos gramados em 16 de março, quando o time enfrenta o Colo-Colo, pela Libertadores da América.

Nos últimos dias, o jo-gador voltou a treinar com o grupo e se diz confiante para encarar uma partida. No entanto, ressalta que só o departamento médico pode dizer quando retor-nar. “O joelho já está bom, já dá para dividir a bola, fazer gols e dar alegrias para a torcida. Falta agora só o posicionamento dos médicos”, afirmou.

Nos últimos anos, o Santos teve a felicidade de revelar diversos jogadores para o futebol mundial. Robinho, Diego, Neymar e Ganso são apenas alguns dos craques que ganharam repercussão internacional começando nos gramados da Baixada.

Agora, outras revelações estão dando o que falar nas categorias de base. O talen-to do goleiro Guido Mene-zes, do lateral Emerson Pimentel e do atacante Die-go garantiu a convocação dos três para a seleção bra-sileira sub-17.

Diego, um dos novos Meninos da

Vila, promete ser um grande craque

Rod

rigo

Fern

ande

s

A final do Torneio de Verão 2010 de Futebol Minicampo levou mais de mil pessoas ao Centro Social Urbano (CSU). Ao todo, a compe-tição envolveu 16 equipes.

O campeão foi o time

Os garotos estão em-polgados com a primeira atuação e esperam seguir o mesmo caminho dos jo-gadores consagrados que começaram na Vila Belmi-ro. A prova de fogo inicial para os jovens será dispu-tar o campeonato sulame-ricano da categoria, que acontece entre março e abril no Equador.

O Brasil estréia na competição em 13 de mar-ço, contra a Venezuela. As outras seleções do grupo brasileiro são Chile, Para-guai e Colômbia.

Unidos da Ponte, que der-rotou o Meninos da Praça por 2 x 1. Também foram premiados o goleiro menos vazado - Dinho, do Pyer - e o artilheiro do torneio - Gordo, do Meninos.

Eu fico!As especulações sobre a

saída de Ganso do Santos dominam o noticiário es-portivo. Até o rival Corin-thians já foi cogitado como destino do craque da Vila.

As propostas são tenta-doras, mas ele afirma que pretende ficar até o fim do contrato, em 2015. A única exigência é ser mais valori-zado. Ganso quer um plano de carreira e aumento sala-rial, nos moldes do que foi feito com Neymar recente-mente. A condição foi aca-tada pela diretoria santista. “Vamos chegar a um acor-do. Falta sentar, negociar e acertar. Já está muito próxi-mo de isso acontecer”, disse.

Novos craques do Santos chegam à seleção brasileira sub-17 e miram sucesso de antecessores

Unidos da Ponte derrota Meninos da Praça e fica com título do Torneio de Verão de Futebol Minicampo

No campeonato, que teve início em novembro do ano passado, mais de 300 atletas se empenharam para fazer bonito durante os jogos. O público também contribuiu para o sucesso da competi-

ção, lotando o CSU a cada partida do Torneio de Verão.

Terminada a disputa, os atletas não terão descanso. Em março, começa a Taça Costão, que será disputada no mesmo formato e local.

Seletiva de caratê busca atletas para representar Cubatão em torneios oficiais

Cubatão está em busca de atletas para a formação da seleção de caratê. A seletiva que vai escolher os lutadores para representar a cidade em competições oficiais acontecerá no próximo dia 27 de março, no Centro Esportivo Castelo Branco.

Entre os campeonatos que os atletas vão disputar estão os Jogos Regionais e os Abertos do Interior. Lutadores de ambos os sexos serão selecionados. As categorias compreendem tam-bém diferentes faixas de peso.

Os interessados devem procurar a Secretaria de Esportes entre 14 e 18 de março para retirar o regulamento e providenciar os documentos para inscrição.

Ric

ardo

Sai

bun

Page 8: Reação Popular nº152

8 25 de fevereiro de 2011ReaçãoPopular

Social

Donizeti Batista dos Anjos, mais conhecido como Dão, fez 48 anos no último dia 21. Na foto, aparece com as amigas Marcia Rosa, prefeita, e Dona Alice. Dão recebeu os cumprimentos dos moradores da Cota 200 e de colegas de outros bairros do município.

Marco Fernando da Cruz, que assumiu semana passada a superintendência da Companhia Municipal de Trânsito (CMT). Ele é servidor da empresa há 22 anos.

Bel de Carvalho, que completa 28 anos no dia 2 de março.

Ex-nadadores, o vereador Hugo Duprê e Dyego Cristopher, juntos pelo forta-lecimento do esporte.

Evaldo Santana, ao centro, de óculos, completa 53 anos nesta sexta-feira, dia 25. Felicidades dos colegas e amigos da Prefeitura Municipal de Cubatão.

Renata Ferreira comemora seu aniversário no próximo dia 4.

Ivan Severino Oliveira, que fez 29 anos na última quinta-feira, dia 24, com a esposa Fabiana Fernandes.

Márcio Barbosa Lopes, que completou mais um ano em 25 de fevereiro, com seu filho Lucas Policeno, aniversariante do dia 21 deste mês.

Raquel Florêncio, que comemorou seu aniversário no último dia 22.

Edvaldo Domingos, o Pelé, que chega aos 65 anos com muito vigor e entusiasmo neste sábado, dia 26. À direita, sua filha Edna dos Santos, que faz aniversário no próximo 3 de março.

No próximo dia 1º de março, Vânia comemora 39 anos.

Ricardo, que completa 44 anos neste domingo, dia 27, ao lado de sua esposa Luciana.

Welligton Fonseca de Carvalho, chefe de gabinete da Cursan, que faz 58 anos no dia 1º de março, com o neto João Ricardo. Parabéns e muita saúde são os votos dos colegas de trabalho, amigos e familiares.