reablitaÇÃo estÉtica e funcional da guia … · reablitaÇÃo estÉtica e funcional da guia...

14
REABLITAÇÃO ESTÉTICA E FUNCIONAL DA GUIA ANTERIOR E CANINA UTILIZANDO RESINA COMPOSTA (ESTHET-X) DE UMA PACIENTE COM EROSÃO E BRUXISMO. REABLITAÇÃO ESTÉTICA E FUNCIONAL DA GUIA ANTERIOR E CANINA UTILIZANDO RESINA COMPOSTA (ESTHET-X) DE UMA PACIENTE COM EROSÃO E BRUXISMO. Caso clínico realizado pelo especialista em Dentística Restauradora HECTOR GREGORY SOCIAS JUNIOR (República Dominicana). Sob orientação do Prof. Dr. RAFAEL FRANCISCO LIA MONDELLI - Professor Doutor do Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo; - Coordenador do curso de Especialização em Dentística Restauradora, FUNBEO-FOB-USP.

Upload: hangoc

Post on 20-Sep-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

REABLITAÇÃO ESTÉTICA E FUNCIONAL DA GUIA ANTERIOR E CANINA UTILIZANDO RESINA

COMPOSTA (ESTHET-X) DE UMA PACIENTE COM

EROSÃO E BRUXISMO.

REABLITAÇÃO ESTÉTICA E FUNCIONAL DA GUIA ANTERIOR E CANINA UTILIZANDO RESINA

COMPOSTA (ESTHET-X) DE UMA PACIENTE COM

EROSÃO E BRUXISMO.

Caso clínico realizado pelo especialista em Dentística Restauradora HECTOR GREGORY SOCIAS JUNIOR (República Dominicana).Sob orientação do Prof. Dr. RAFAEL FRANCISCO LIA MONDELLI- Professor Doutor do Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo;- Coordenador do curso de Especialização em Dentística Restauradora, FUNBEO-FOB-USP.

Figura 1- Análise do sorriso da paciente (sorriso invertido), com desgaste daguia anterior (incisivos superiores) da guia canina (caninos superiores e

inferiores), em função de bruxismo associado à erosão química.

Figura 2 - Vista aproximada dos dentes em protusão. Observar, em função do desgaste, a perda da guia anterior comprometendo a proteção, durante a protusão, dos dentes posteriores.

Figura 3 - Análise da guia lateral esquerda e direita (guia canino), onde se observa o desgaste dos caninos superiores e inferiores comprometendo os movimentos de desoclusão.

Figura 4 - Análise do desgaste dos incisivos superiores por meio da demarcação da altura do lábio inferior nos dentes inferiores (linha do sorriso). Obs: o tamanho incisal (altura) dos dentes superiores segue a linha do sorriso dos lábios inferiores.

Figura 5 - Vista palatina dos dentes ântero-superiores onde se observa a erosão química da face palatina do dentes (refluxo noturno) e facetas de

desgaste nas faces incisais.

Figura 6 - Vista palatina dos dentes ântero-superiores após confecção do isolamento absoluto. Notar a erosão química do esmalte e lesões proximais de cárie.

Figura 7- Ajuste da matriz de elastômero utilizada como guia no

aumento da altura dos dentes anteriores. Esta matriz foi obtida por

meio da moldagem do modelo de estudo após enceramento dos dentes

com o tamanho pré-estabelecido.

Figura 8- Confecção de bisel na face incisal palatina e vestibular e remoção da camada superficial do esmalte palatino com ponta diamantada de baixa granulação para aumentar a reatividade do esmalte ao condicionamento ácido. Notar a remoção das cáries proximais e determinação das cavidades de classe III.

Figura 9 - Condicionamento da face palatina e vestibular do IC superior direito com ácido fosfórico a 37%.

Figura 10 – Após aplicação do adesivo PB 2&1 (Dentsply) e resina composta Esthet-X, cor esmalte translúcida (CE), foi aplicada na face palatina e incisal, determinando nova altura do IC direito com auxílio da matriz guia pré-confeccionada.

Figura 11 – Vista da muralha palatina confeccionada com resina

composta Esthet-X, cor esmalte translúcido (CE), após remoção da

matriz guia.

Figura 12 – Aplicação da resina composta Esthet-X, cor A2-O e A2 sobre a muralha palatina, com auxílio de tira matriz transparente.

Figura 13 – Aspecto imediato após a reconstrução da guia anterior dos

dentes superiores por meio do restabelecimento das guia anterior e

caninas.

Figura 14 - Vista aproximada das facetas palatinas confeccionadas nos dentes ântero-superiores com resina composta Esthet-X (Dentsply).

Figura 15 - Vista das facetas palatinas (Esthet-X - Dentsply), após remoção do isolamento absoluto e

acabamento inicial.

Figura 16 - Vista frontal após a reabilitação estética e funcional dos dentes anteriores; refinamento do ajuste oclusal em posição de MIH onde não deve haver contato entre os dentes anteriores, somente após o início do movimento de protusão.

Figura 17 - Após o acabamento e polimento, foi realizado o ajuste

oclusal em protusão, relação cêntrica, MIH e lateralidade

esquerda e direita.

Figura 18 - Análise da guia canina direita restabelecida por meio da reconstrução das pontas dos caninos da paciente com resina composta Esthet-X (Dentsply).

Figura 19 - Análise da guia canina esquerda restabelecida por meio da

reconstrução das pontas dos caninos da paciente com resina

composta Esthet-X (Dentsply).

Figura 20 – Vista lateral direita do sorriso da paciente após a reabilitação estética do sorriso e funcional dos dentes reconstruídos com resina Esthet-X (Dentsply).

Figura 21 – Vista lateral esquerda do sorriso da paciente. Notar a

relação da altura dos dentes superiores com o lábio inferior em

repouso.

Figura 22 – Aspecto final do sorriso da paciente após os ajustes finais, acabamento e polimento das restaurações de resina composta Esthet-X (Dentsply), com

restabelecimento da estética e, funcionalmente, das guias anterior e caninas.

Envie-nos o seu caso clínico com produtos DENTSPLY. Os melhores trabalhos também serão incluídos em nossa galeria.

As instruções para redação e envio podem ser obtidas através do [email protected]

O objetivo da seção de Educação Clínica é a atualização profissional e a divulgação de trabalhosde pesquisas, divulgação, casos clínicos e desenvolvimento de técnicas que de alguma formautilizem produtos Dentsply.Cada trabalho enviado deverá conter nome completo e filiação científica do autor do artigo.O trabalho será apreciado pelo Departamento de Educação Clínica Dentsply, que se reserva nodireito da revisão editorial final, sem contudo alterar o conteúdo científico, e a efetiva publicação ou não do trabalho.À Dentsply reserva-se todos os direitos autorais do trabalho publicado.O trabalho deverá conter a autorização do autor para a sua publicação, com seu nome completo,endereço, telefone e e-mail.