razÃo x emoÇÃo – equilíbrio e harmonia resultam em felicidade

Upload: rubens

Post on 06-Jul-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/17/2019 RAZÃO X EMOÇÃO – Equilíbrio e Harmonia Resultam Em Felicidade

    1/4

      RAZÃO X EMOÇÃO – Equilíbrio e Harmonia resultam em Felicidade

    O ser humano tem, basicamente, três instâncias para a compreensão do mundo,quer seja:

    • A Dimensão Racional• A Dimensão Emocional e• A Dimensão Es!iritual"

     A partir dessa compreensão já começamos a formular perguntas que podemconduzir a um raciocnio elementar que nos pode ajudar!

    O que quer dizer #racional$"

    #acional $ uma pala%ra que %em de ra%ão que, em matemática, quer dizer resultado, ou seja, o que conseguimos obter a partir de relaç&es l'gicas entre doisfatores!

    (elhor e)plicando, quando colocamos duas *forças+ em relação, obteremosum resultado *+, que será compreendido como sucesso se for o que precisamosou fracasso se ficar diferente do que *esperá%amos+, sempre com base na l'gica!

    -sto nos parece 'b%io, mas quando falamos em relação humana essesresultados não são tão facilmente obtidos, pois e)istem in.meras %ariá%eis queinterferem nos resultados e que necessitam ser consideradas para a plenacompreensão desses resultados!

    /as relaç&es humanas as %ariá%eis en%ol%idas não são assim tão simples eo conhecimento de cada um dos fatores en%ol%idos nessa relação torna oresultado impre%is%el!

    0ue %ariá%eis são essas"

    &ari'(eis são ocorr)ncias que acontecem * lu% da intera+ão entre duas!essoas"

    1amos considerar alguns fatores que podemos classificar como *%ariá%eis+!

    Estado de Humor ,aracterísticas -essoais

    ,ondi+.es de &ida/nteresse

    Autoestima

    Av. Cons. Aguiar, 1205 – Cjto. 102 – Boa Viagem – Recife – PEFones !"1# $%%$%&'11 e(mai) ru*ens+sico)ogogmai).com  P-gina 1

    mailto:[email protected]:[email protected]:[email protected]

  • 8/17/2019 RAZÃO X EMOÇÃO – Equilíbrio e Harmonia Resultam Em Felicidade

    2/4

      RAZÃO X EMOÇÃO – Equilíbrio e Harmonia resultam em Felicidade

    2 da interação entre essas %ariá%eis que %amos deduzindo os resultados!(as como $ fácil obser%ar, nem sempre os resultados são satisfat'rios o

    que nos le%a irremedia%elmente a considerar tamb$m as outras dimens&esen%ol%idas, e não raro, nos surpreendermos com as aparentes incoerências

    desses resultados!

    O que quer dizer #emocional$"

    3mocional $ uma pala%ra que %em de moção4 que, significa *mo%imento+!-mpressão produzida no ânimo pela %isão ou audição de qualquer coisaprincipalmente obras de arte! 5ode ainda significar *desordem+, estado fsico queen%ol%e modificaç&es na respiração, circulação e no sistema e)cretor, bem comorepercuss&es mentais de e)citação ou depressão!

    6omo se pode obser%ar, a definição de dicionário carece de elementos

    mais especficos e direcionados ao uso que fazemos da pala%ra em 5sicologia!3m função disso %amos procurar e)plicitar, conte)tualizar, mais o sentido queentendemos dessa pala%ra!

    0uando falamos em emoção estamos nos referindo, principalmente, aprocessos que se desen%ol%em a luz de fatos que são %i%enciados pelo sujeito!3sses fatos pro%ocam reaç&es fsicas de diferentes formas, quer seja sudorese7suor8 quer seja distorção do campo %isual quer seja distorção de audição! 9a osentido de mo%imento, quer dizer, ao %i%enciarmos algo que nos *toca+internamente, ficamos submetidos a e)periências fsicas que fogem ao nossocontrole!

     As moti%aç&es que produzem essas emoç&es são de natureza particular epri%ada de cada sujeito, embora possamos pressupor que podemos pro%ocar certas emoç&es se le%armos em conta a e)periência sociocultural da pessoaen%ol%ida, quer dizer, se mostramos na tele%isão o atentado contra o orld ;rade6enter de /o%a -orque podemos *inferir+ que as pessoas ficarão *chocadas+ emanifestarão di%ersas formas de emoção!

    2 da que colocamos a questão racional em contrapartida da questãoemocional, ou melhor, enquanto no conte)to racional as reaç&es são praticamentel'gicas, objeti%as e com resultados mais facilmente pre%is%eis, no conte)to

    emocional as reaç&es são, quase que in%aria%elmente, pessoais e de difcilpre%isão dependendo da hist'ria pessoal de cada um, da cultura em que oindi%duo %i%e e das condiç&es multiculturais de transformação por que passa essasociedade!

    1 Aulete, Caldas – Dicionário da Língua Portuguesa.

    Av. Cons. Aguiar, 1205 – Cjto. 102 – Boa Viagem – Recife – PEFones !"1# $%%$%&'11 e(mai) ru*ens+sico)ogogmai).com  P-gina 2

    mailto:[email protected]:[email protected]:[email protected]

  • 8/17/2019 RAZÃO X EMOÇÃO – Equilíbrio e Harmonia Resultam Em Felicidade

    3/4

      RAZÃO X EMOÇÃO – Equilíbrio e Harmonia resultam em Felicidade

    3 por fim, temos dimensão espiritual, mas que no conte)to do presentetrabalho, não %amos tratar diretamente, esse tema fica para os pr')imos artigos!

  • 8/17/2019 RAZÃO X EMOÇÃO – Equilíbrio e Harmonia Resultam Em Felicidade

    4/4

      RAZÃO X EMOÇÃO – Equilíbrio e Harmonia resultam em Felicidade

    3m %erdade, não há como agir sem le%ar em consideração a emoção e arazão, mesmo que não tenhamos consciência das emoç&es que nos mobilizam!

    3ntão, o grande trabalho das 5sicologia $ le%ar o indi%duo a perceber maisclaramente suas pr'prias emoç&es e le%á>las em consideração em todas suasdecis&es!

    0uantos medos nos assolam e nem nos damos conta deles! 0uanto amor sentimos e nos negamos a reconhecer para não parecer pat$ticos e ingênuos!0uanta rai%a s' e)tra%asamos nos escuros de nossos pr'prios quartos, por medode ser mal interpretados!

    5ara negar nossas emoç&es, a grande artimanha $ a utilizaçãoargumentada da razão, $ e)plicar racionalmente os moti%os que nos le%aram a

    esta ou aquela decisão!

    1ejo que para transitar por esses labirintos, $ necessário que tenhamoscoragem de e)pressar nossas pr'prias emoç&es, e lembrando sempre que aemoção nos le%a a e)periências inusitadas e com certeza serão as cone)&esemocionais que nos ajudarão a encontrar nossos pr'prios destinos, nossosamores, nossas conquistas, enfim, criar o no%o!

    =em d.%ida alguma o grande objeti%o $ que tenhamos equilbrio entre arazão e a emoção e que se possa sempre admitir a possibilidade de aprender como coleti%o, com o grupo, com a sociedade, com a ju%entude e assim, juntos

    criarmos um ambiente suscet%el a mudanças e apoiados na capacidade humanade adaptação para atingirmos melhores padr&es de felicidade!

    Av. Cons. Aguiar, 1205 – Cjto. 102 – Boa Viagem – Recife – PEFones !"1# $%%$%&'11 e(mai) ru*ens+sico)ogogmai).com  P-gina %

    mailto:[email protected]:[email protected]:[email protected]