ragga drops #167

8
MSN >> [email protected] raggadrops.com.br >> quinta-feira, 5 de maio de 2011 Não curte balada, música pop ou passar a tarde no shopping? Sem se curvar à ditadura da maioria, esse pessoal se dedica a atividades das antigas Páginas 4 e 5 CARLOS HAUCK / ESP. EM Renato de Magalhães (no centro), de 19 anos, e seus amigos fazem questão de jogar peteca às terças-feiras Hey Ho, Let’s Go! >> Marcelo Camelo >> Novo console da Nintendo >> Game of Thrones

Upload: ragga

Post on 28-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Não curte balada, música pop ou passar a tarde no shopping? Sem se curvar à ditadura da maioria

TRANSCRIPT

Page 1: Ragga Drops #167

MSN >> [email protected]

raggadrops.com.br>> quinta-feira, 5 de maio de 2011

Não curte balada, música pop ou passar a tarde no shopping? Sem se curvar à ditadura da maioria,

esse pessoal se dedica a atividades das antigasPáginas 4 e 5

CARL

OS

HAU

CK/ E

SP. E

M

Renato de Magalhães (no centro), de 19 anos,

e seus amigos fazem questão de jogar

peteca às terças-feiras

Hey Ho, Let’s Go! >> Marcelo Camelo >> Novo console da Nintendo >> Game of Thrones

Page 2: Ragga Drops #167

Rag

ga a

gên

cia

de

com

un

icaç

ão in

tegr

ada

DIR

ETO

R G

ERA

L Lu

cas

Fon

da

. DIR

ETO

R D

E M

AR

KET

ING

E P

RO

JETO

S ES

PEC

IAIS

Bru

no

Dib

. DIR

ETO

R F

INA

NC

EIR

O J.

An

tôn

io T

ole

do

Pin

to . G

EREN

TE D

E C

OM

ERC

IALI

ZA

ÇÃ

O E

M

AR

KET

ING R

od

rigo

Fo

nse

ca . E

DIT

OR

A F

lávi

a D

enis

e d

e M

agal

hãe

s . J

OR

NA

LISM

O S

abri

na

Ab

reu

e B

run

o M

ateu

s . E

STA

GIÁ

RIO

S D

E JO

RN

ALI

SMO

Die

go S

uri

adak

is e

Iz

abel

la F

igu

eire

do

. DES

IGN

Mar

ina

Teix

eira

, An

ne

Patt

rice

e B

run

o T

eod

oro

. FO

TÓG

RA

FOS B

run

o S

enn

a, C

arlo

s H

auck

e A

na

Slik

a . N

ÚC

LEO

WEB

est

agiá

rio

s Lu

cas

Oliv

eira

e D

amia

ny

Co

elh

o . A

RTI

CU

LIST

A L

uca

s M

ach

ado

. CO

LAB

OR

AD

OR

ES G

lau

co B

ertú

, Ric

ard

o T

oku

mo

to e

To

maz

de

Alv

aren

ga

ragg

adro

ps@

ho

tmai

l.co

m

Twit

ter:

@ra

ggad

rop

s(3

1) 3

225-

4400

POR Ricardo Tokumoto

ESTADO DE MINAS >> quinta-feira, 5 de maio de 2011

POR Izabella Figueiredo

LEVI

ND

O C

ARN

EIRO

/ DIV

ULG

AÇÃO

MAR

COS

VIEI

RA/ E

M

DIV

ULG

AÇÃO

MAR

IO A

NZU

ON

I/ REU

TERS

FESTA EM DIVINÓPOLISA já consagrada Fenacer ou Festa da Cerveja de Divinópolis chega trazen-do atrações imperdíveis para a edição 2011. A cidade ferve durante o dia, en-quanto à noite artistas como Cláu-dia Leitte, Skank, Inimigos da HP e o rapper gringo FLO RIDA (foto) se apre-sentam no palco principal, montado especialmente para o evento, no Par-que de Exposições.

Amanhã e sábado, a partir das 21h // Parque de Exposições – Divinópolis // Info: fenacer.com.br

DOIS ANOS DE SUCESSOParece que foi ontem, mas a Cama-rim, uma das festas mais badaladas da cidade, acaba de completar dois anos. Para celebrar o sucesso, uma balada à altura está sendo preparada. Amanhã, a Serraria Souza Pinto recebe LULU SANTOS (foto), MC Leozinho, Audio Like (projeto dos já conhecidos DJs Lucas “Yoshi” Rennó, Michel Lara e Rodolfo Brito) e o DJ Jota P em evento open bar para comemorar a data jun-to a muita gente bonita e animada. Vida longa à Camarim!

Amanhã, às 22h // Serraria Souza Pinto // Info: (31) 3568-8362

PAGODE NO CHEVROLETQuem curte o típico pagode carioca não pode perder a apre-sentação do grupo REVELAÇÃO (foto) que rola amanhã, no Che-vrolet Hall. O show do novo DVD do grupo, Ao vivo no Morro da Urca II, que traz a releitura de hits do seu próprio repertório e de clássicos do samba, faz sucesso por onde passa e chegou a hora de a capital mineira recebê-lo.

Amanhã, a partir das 23h // Arena Chevrolet Hall // Info: chevrolethallbh.com.br

ELETRÔNICO PRA QUEM CURTEOs amantes da boa música ele-trônica estarão bem servidos neste fim de semana. A festa Kronos, que começa amanhã e se estende até a noite de sába-do, promete levantar a galera. Presença de grandes nomes da cena nacional e internacio-nal como Matt, MAX GRILLO (foto), Killer Buds e Aladin.

Amanhã e sábado, às 23h30 // Sítio Canto Verde – Vespasia-no // Info: kronos.art.br

Page 3: Ragga Drops #167

raggadrops.com.brMANDA O SEU

NO FESTIVAL DE SORVETE DO COLÉGIO SALESIANO

Confira estas e outras fotos de quem participou: raggadrops.com.br

FOTO

S: M

ATH

EUS

TRO

PIA/

ESP.

EM

....................... Ana Carolina (16), Marcela (17), Rafael (17) e Lucas (17) ..................................... Haina Caroline (15) e Bianca Judite (15)

........................................... Erica Tacchi (17) e Luciana Duarte (16)

..... Fábio César (17), Glauber Vinícius (18) e Paulo Henrique (20) .................. Amanda Campos (18) e Nayara Correa (17)

................... Chayene Bruna (17) e Vitor Vieira (19) .................................................................................................... Equipe Salesiano ................................................................................ Equipe .ORG Formaturas

...................................................................................................................... Galera

......................................... Bianca do Amaral (17) e Laila Lelis (17) ..... Geovani Alves (18), Bruno Queiroz (20) e Lucas Renato (20)

.............................................. Ana Paula (16) e Brenda Luisa (13)

Page 4: Ragga Drops #167

ESTADO DE MINAS >> quinta-feira, 5 de maio de 2011

Nem todo mundo faz questão de se encaixar no

padrão da sua era. Conheça o pessoal

que se dedica a hobbies incomuns

para sua idade

Jovens se aproximam e, seja por conta de um estilo musical, um esporte ou um hobbie, for-mam bandos que seguem unidos a vida afora. Muitos desses grupos viram algo maior e acabam se tornando tendência em escolas, cidades, e por meio da internet, no mundo. Vão ganhando força e chegam a causar certa inveja em alguns que estão do lado de fora. Mas tem uma moçada que não liga lá muito para o que é considerado cool ou popular e vai atrás do que tá a fim, mesmo que seja uma atividade normalmente praticada por gente de muito mais idade.

Em 2006, no campeonato de futebol do Colé-gio Loyola, em Belo Horizonte, não havia surpre-sas. “Todo mundo já sabia quem ia ganhar”, disse, com um sorriso irônico, Renato de Magalhães, de 19 anos. O cara e sua turma imaginaram que-brar alguns costumes da escola e se arriscaram. Montaram um time que eles sabiam não ser uma reunião de fenômenos. Estava claro que não iam levar o caneco, mas iam incomodar.

Surgia assim o Eixo do Mal, que começou como um time e é hoje um grupo com página secreta no Orkut. Com atitudes nada ortodoxas, eles bagunçaram o campeonato, deram muito trabalho aos favoritos e, em alguns lances, usan-

do técnicas de guerrilha, arrancaram gritos das arquibancadas. A panelinha popular do colégio ganhou o torneio mais uma vez, mas o tom do sorriso de Renato deixa claro que o Eixo do Mal está além daquilo tudo.

Mais recentemente, o grupo trocou as quadras de futsal pelas quadras de peteca, incorporou no-vos integrantes, e pode ser observado, em plena atividade, no Minas Tênis Clube II, treinando para campeonatos que, garante, ainda irão participar. Enquanto a glória do campeonato não chega, eles já dão canseira e botam os “petequeiros” de mais idade e mais experimentados do clube para suar. “Apesar da nossa disposição, o pessoal mais velho tem técnica e habilidade”, confessa. Mas eles estão treinando firme. No próximo feriado a galera vai para um sítio, “e a peteca vai na mala”, diz Renato.

AUTENTICIDADESegundo a psicóloga que trabalha com orien-

tação profissional Débora Klefenz, há autenticida-de em atitudes diferenciais praticadas por alguns adolescentes. “A maioria dos jovens tenta copiar determinados grupos na busca de pertencimen-to, aceitação.” Fazer parte da turma mais popular da escola, andar com as meninas consideradas

CARL

OS

HAU

CK/ E

SP. E

M

CARL

OS

HAU

CK/ E

SP. E

M

PROGRAMA DE VELHO?

Renato e seus amigos

têm um time de peteca

Nathaniel curte trocar ideia com a galera com o seu rádioamador

Page 5: Ragga Drops #167

raggadrops.com.br

mais bonitas ou ser do time vencedor de futsal pode parecer garantia para essa aceitação. Gasta- se tempo nessa tentativa, e hoje, com os horários tomados pelas mais diversas obrigações, quem separa um período para desenvolver um hobby ou mergulhar num interesse próprio, sem grilos com as opiniões alheias, opta pela autenticidade, escolhe o caminho de ser o que é.

E é esse caminho, praticado nas quadras pelo Eixo do Mal, que Nathanael Camba, de 15 anos, se-gue. O nova-limense faz parte de uma turma que já se comunicava, em tempo real e gratuitamente, com várias pessoas de todas as partes do mun-do muito antes da internet. Ele faz parte da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Labre) desde os 10 anos, quando passou na prova neces-sária para ganhar permissão para operar o rádio. Aos 11, Nathanael já era conhecido como PU4NEW (seu código identificador). Apesar de vez ou outra sair para a rua com um modelo portátil, o garoto usa o rádio à noite, em casa: “Fico fazendo algu-ma coisa, mexendo no computador, ouvindo um rock, mas o rádio está sempre ligado”.

O rádioamador pode ser utilizado de duas formas: ou se fala diretamente para outro en-dereço ou se sintoniza uma repetidora de sinal,

onde vários rádios podem estar conectados ao mesmo tempo. Nathanael marca presença no dial 146,950Mhz, a Repetidora Serra da Piedade. E en-quanto um fala o outro ouve pacientemente. É a chamada comunicação compartilhada, o que Na-thanael acredita ser o mais bacana no rádio. “Na internet é tudo mais digitado. Já ouvindo, dá pra perceber mais o sentimento das pessoas, na voz.”

Como a brincadeira é mais difundida entre o pessoal mais velho, Nathaniel acaba ouvindo mais do que fala. “Meus amigos até se interessaram”, conta, mas o rádioamador exige dedicação. Junto de seu pai, o garoto faz muito trabalho de cientis-ta. Eles têm em casa uma oficina onde montam antenas, melhoram as que já estão funcionando e consertam qualquer falha nos aparelhos, sempre tentando aumentar o “ganho”, ou seja, o alcan-ce e a qualidade da transmissão. E a paixão deve continuar a vida toda. Ele está cursando o ensino médio e já fala com clareza: vai cursar eletro-técnica no Cefet e depois vai encarar o curso de engenharia elétrica. Apesar da dedicação às on-das curtas, ele não dá as costas aos hábitos mais típicos de adolescentes e filma as criações da sua oficina. No Youtube, se você digitar PY4PQ verá o vídeo com as explicações do funcionamento de

um rotor de antena montado pelo garoto.

COISA DE VELHO?Rafael Cardoso Salles também está de olho

no que rola no ar. Foi com o avô passarinheiro que ele começou a se interessar por aves. O en-canto virou hobby quando o garoto, que já não era muito partidário daquele bando de bichos na gaiola, foi convidado para ir vê-los ao ar livre. Quem chamou Rafael para a nova atividade foi Gustavo Pedersoli, biólogo ornitólogo e vice-pre-sidente da Ecoavis, instituição mineira, sem fins lucrativos, que promove ações de preservação da natureza. Desde então, a rotina de Rafael mudou.

Sempre que é dia de observar os passarinhos, Rafael acorda às 5h. Ele toma um café da manhã reforçado, confere o material (caderno de ano-tações, binóculo, câmera fotográfica e iPod) e vai com o grupo para a Serra do Caraça. Em sua tracklist, trinados e cantos que atraem os pássa-ros para perto das lentes da câmera. O playback falha algumas vezes, mas quando os bichos estão de ouvidos atentos, é só apontar e clicar. Naquele momento, não importa que ele seja o único es-tudante de 17 anos entre pessoas mais velhas de várias profissões.

RAFA

EL C

ARD

OSO

SAL

LES/

ARQ

IVO

PES

SOAL

PROGRAMA DE VELHO?

Rafael tirou essa foto de um Tapaculo-de-colarinho em uma de suas observações

Page 6: Ragga Drops #167

das maiores feiras de games do mundo, que será realizada no começo de junho. A versão completa do game deve ser lança-da depois de março de 2012.

Não se sabe ainda se ele seguirá a mes-ma linha casual do Wii, mas Project Café será consideravelmente mais poderoso que o atual Playstation 3 – capaz de rodar jogos em 1080p HD e imagens em 3D. Ele será compatível com jogos de Wii e Ga-meCube e terá um controle equipado com uma tela de toque. Mais detalhes devem ser revelados apenas na feira, e até lá es-peramos ansiosamente.

PROJECT CAFE

Não é de hoje que a impren-sa aguarda ansiosamente por notícias a respeito da futura geração de consoles, mas até pouco tempo atrás, o pouco que se sabia não passava de especulações. A Nintendo resol-veu tomar a dianteira e anun-ciou, na semana passada, que já trabalha em um novo siste-ma, chamado, por enquanto, de Project Café.

Em uma carta enviada à mí-dia, a empresa japonesa afirmou que o novo console existe e que uma versão “jogável” será mos-trada ao público na E3 2011, uma

EUG

ENIO

GU

RGEL

/ ESP

. EM

/ D.A

. PRE

SS

POR Glauco Bertú

Muitos não gostam de Los Hermanos. Irritam-se com a comoção e fanatismo do fã, que, de fato, já cansou. Mas, infeliz-mente, não conseguem analisar friamen-te os quatro bons álbuns que o grupo lançou. Essa resistência recai hoje sobre um dos compositores da banda, Marcelo Camelo, em sua carreira solo. E tal receio é injustificado. Simplesmente, porque o álbum Sou (2008) e o recém-lançado To-que dela são diferentes e superiores aos discos dos Los Hermanos.

No novo álbum, Camelo mais uma vez recruta o Hurtmold, uma das melhores bandas da cena independente do país, para construir canções bem-elaboradas,

com arranjos sublimes, porém errantes, fugindo do óbvio e do corriqueiro, apesar de as letras transbordarem simplicidade.

Entre as participações especiais, o trompetista Rob Mazurek rouba a cena. O trompete da primeira faixa A noite, derruba. O trabalho beira a perfeição por saber utilizar instrumentos de sopro como protagonista e não como coadju-vante. E o Hurtmold insere sua musicali-dade peculiar, gerando canções pra ouvir e recordar.

A MPB pode caminhar pra frente e não ficar apenas olhando pra trás. Essa guinada vanguardista é liderada por Marcelo Camelo.

DIV

ULG

AÇÃO

tudoemgeral.blog.br // @tudoemgeral

@amaliadocarmo Quinta-feira chega logooo! É dia de @raggadrops uhuuu toh doida pra ver a matéria dessa semana!!!

@MelissaMell INTERNET, WHY SO LENTA?

@HugoGloss BOM DIA Kate Middleton! Obg por mos-trar ao mundo q periguetismo s/ empreendedorismo n leva ngm a nada! Pequenas pussies, grandes negócios.

@rafinhabastos Por mais q me esforce, nunca serei mais engraçado do q um peido. Ninguém será. Nunca.

@MauricioRicardo Até entendo a revolta de uma PESSOA ultrajada, mas o espírito da academia tem que ser o da liberdade de expressão.

@SarahShoeMe “Não sou perfeita, tenho estrias.” Odeio ler isso em entrevista com famosa idiota. Es-tria não é defeito. Defeito é ser escrota.

@piangers Agora, que TUDO é digital, venho desen-volvendo o estranho hábito de gostar de coisas pal-páveis novamente.

@_Pavan_ Se dinheiro move o mundo, eu to ajudan-do a frear.

@FrasesDeRenato “Já estou cheio de me sentir vazio...”

@elenitaaah Que lástima é o You Tube na época da propaganda. Ia tuitar um vídeo lindoooooo, mas me re-cuso a fazer propaganda pra Telecom, q anuncia antes.

bit.ly/B-on-C >> Beyoncè faz clipe contra a obesidade infantil.

bit.ly/CabeloCortado >> Como NÃO cortar seu cabelo.

bit.ly/MarioGuitar >> Mario Bros na guitarra.

bit.ly/HomerGPS >> Que tal um GPS com a voz do Homer Simpson?

bit.ly/PobreGram >> Instagram + inclusão digital = Pobregram.

bit.ly/MiniThor >> Conheça o Mini Thor!

IMAG

ENS:

REP

ROD

UÇÃ

O D

A IN

TERN

ET

POR Ricardo

Lima

UMA MÚSICA

myspace.com/marcelocamelo

POR Tomaz de Alvarenga

ESTADO DE MINAS >> quinta-feira, 5 de maio de 2011

Page 7: Ragga Drops #167

MANDA O SEUraggadrops.com.br

REPR

OD

UÇÃ

O

Vanessa vive na sombra da sua irmã. Ela tem 17 anos e gostaria de passar o dia inteiro dentro de casa, mas Justine adora aventuras. Em uma noite de verão, as duas saem de casa escondidas, junto de dois amigos da vizinhan-ça, para mergulhar no mar de um precipício. Vanessa se recusa a pular e vai embora, mas sua irmã mais velha fica, salta e seu corpo é encontrado na praia no dia seguinte.

Enquanto os pais e vizinhos tentam supe-rar a tragédia, Vanessa não consegue parar de pensar que a morte não foi acidental. Para en-tender o que ocorreu depois que foi embora e deixou sua irmã no precipício, Vanessa co-meça a reconstruir a vida de Justine. Durante sua investigação, que conta com a ajuda de

um dos vizinhos que estava no despenhadeiro, uma onda de crimes relacionados a afogamen-to chega à pequena cidade e vários outros cor-pos amanhecem na praia.

Apesar do nome, o livro não poderia estar mais distante de histórias como A pequena se-reia. O livro é triste e muitas vezes assusta-dor. Bom para quem curte histórias de terror e mistério. A autora, Tricia Rayburn, já escreveu quatro livros antes de Sereia. Porém, as obras anteriores são mais leves e para um público mais jovem.

INFO

Verus // 306 páginas // R$ 29,90

POR Flávia Denise de Magalhãesdzai.com.br/blog/livrolivre@bloglivrolivre

SEREIA

Talvez você não conheça a banda Mamonas Assassinas. Há 15 anos, esse grupo que tocava rock cômico fazia tanto su-cesso no Brasil que não era possível sair de casa sem escutar alguém cantarolando os versos de Pelados em Santos, Robo-cop gay ou Vira-vira. Além das melodias grudentas, o grupo também fazia sucesso devido à suas letras satíricas, que criti-cavam o país, o governo e o vizinho.

A banda começou a fazer sucesso quando o vocalista Alecsander Alves, o Dinho, subiu no palco para ajudar qua-tro desconhecidos a fazer o cover de uma música de Renato Russo – nenhum dos integrantes sabia a letra. A partir desse dia, Dinho assumiu a composição das músicas e criou o rock satírico. Em 1994, eles assinaram contrato com a EMI e, em 1995, estouraram.

O futuro dos cinco jovens era promissor. Em sete meses eles passaram de desconhecidos para celebridades nacionais e tudo indicava que iriam continuar sua carreira meteórica. Porém, um acidente de avião provocou a morte de todos os integrantes da banda. Desviando da sua rota devido ao mau tempo, o avião colidiu com uma montanha, destruindo com-pletamente a aeronave.

É essa a história que conta o documentário de Cláudio Kahns, que investiu o próprio dinheiro para produzir o longa, que estreia no Brasil no dia 27. Bom para relembrar – ou co-nhecer – uma das bandas mais divertidas da história.

FERN

AND

O S

AMPA

IO/ A

E

MAMONAS ASSASSINAS

POR Claudia Marques – Psicóloga/Sexóloga – (31) 3225-0370

Cuidar do corpo é importante em todas as fases da vida, mas quando você está iniciando a sua vida sexual é preciso ficar atento às necessi-dades específicas desse momento. A consulta médica com um especia-lista em saúde do adolescente – ginecologista para as mulheres ou um urologista para os homens – deve ocorrer quando for necessário para o tratamento de alguma doença ou quando há dúvidas sobre a puberda-de: crescimento dos órgãos genitais, menstruação, ejaculação, sexualida-de, prevenção de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, uso inde-vido de drogas.

A consulta médica tem a privaci-dade e a inviolabilidade do atendi-mento assegurado, mas é importante compreender que ainda pode haver quebra de sigilo em algumas situa-ções, como risco de suicídio ou ho-micídio e sinais de abuso. Os profis-sionais de saúde devem orientar para os cuidados com a saúde e serem facilitadores do processo de diálogo, não impondo seus próprios valores e condutas. O código de ética médica permite que jovens acima de 12 anos sejam atendidos sem interferência de seus familiares.

Os serviços de saúde têm profissio-nais capacitados para o atendimento aos adolescentes, onde são respeita-dos como responsáveis pela saúde e pela sua sexualidade.

Pergunte ao médico

A consulta deve ocorrer quando for necessário o tratamento de uma doença ou quando há dúvidas sobre a puberdade

Page 8: Ragga Drops #167

raggadrops.com.br

HBO

/ DIV

ULG

AÇÃO

ESTADO DE MINAS >> quinta-feira, 5 de maio de 2011

POR Flávia Denise de Magalhães

GAME OF THRONES

NOVA SÉRIE DE FANTASIA PROMETE REACENDER A OBSESSÃO DE FÃS POR ÉPICOS

Os fãs de fantasia têm um motivo para comemorar. A mais nova série da HBO, Game of Thrones, é repleta de ba-talhas épicas, torneios de cavaleiros e castelos inconquistá-veis. A história dos sete reinos de Westeros, um continente onde diferentes reinos estão unidos sob um único rei, é a mais nova aposta do canal de TV pago, que conta com gran-des nomes como Sean Bean, que interpretou Boromir em O senhor dos anéis.

Game of Thrones é sobre a disputa de famílias nobres pelo trono de Westeros – localizado em um mundo imaginário si-milar à nossa Idade Média. Antes do início da história, o rei atual, Robert Baratheon, inicia uma guerra contra a casa real Targaryen. Depois de matar quase todos os representantes da dinastia, Robert assume o trono com a ajuda de seu melhor amigo, lorde Ned Stark, o guardião do norte. Anos depois des-sa guerra, Robert descobre que manter o trono é mais com-plicado do que ganhá-lo e pede que Ned abandone sua casa para ser sua mão direita na corte.

Além das intrigas da corte, a série ainda conta com uma ameaça milenar – e quase esquecida – ao Norte de Westeros. Milhares de anos antes do início da série foi criada uma mu-ralha de gelo de quilômetros de altura para manter o gelado Norte longe dos sete reinos. Quem protege a muralha são os Irmãos Negros, uma ordem de guerreiros que escolheu patru-lhar a muralha em vez de enfrentar uma condenação à morte.

Talvez a melhor parte seja o investimento pesado feito pela emissora. Foram cerca de US$ 60 milhões para fazer a primeira temporada, que mostra exatamente para onde foi tanto dinheiro. O universo de George R. R. Martin, escritor da série Crônicas de gelo e fogo, é recriado com perfeição na TV.

LIVROSEnquanto a série de TV tem espadas, figurinos e toda uma

equipe para transportar o telespectador para outro univer-so, a série de livros faz esse trabalho ainda melhor somente com palavras.

Apesar de o livro Jogo de tronos estar nas livrarias há mais de 15 anos, a obra de George R. R. Martin só caiu no gosto do povo agora. Descrita por muitos como “fantasia para quem não gosta de fantasia”, o livro está atingindo recordes de venda.

A história foi publicada em 1996, anos depois do clássico da fantasia de J. R. R. Tolkien. E talvez por isso seja impos-

sível não comparar as duas obras. Ambas se passam na era medieval de um mundo alternativo, apresentam seres mito-lógicos e mostram grandes batalhas. Porém, as semelhanças terminam aqui. Enquanto Tolkien conta uma história sobre o bem contra mal, George R. R. Martin fala sobre um mundo radicalmente diferente.

O criador da nova série de TV dispensa o conceito ma-quiavélico de bondade e maldade e cria personagens com seus próprios interesses a defender e que não vão deixar de conquistar seu objetivo só porque a honra proíbe. A princesa Daenerys Targaryen, por exemplo, é vendida para bárbaros em troca de um exército para seu irmão e, apesar de começar a série como uma jovem inocente de 13 anos, aprende a ser desconfiada e a trair, cometendo atos reprováveis no decorrer da história.

TV HBO – Domingo, às 21hLIVRO Editora Leya – R$ 49,90 – 592 páginas

Sean Bean, que intepretou Boromir em O senhor dos anéis, volta à Idade Média na pele de Ned Stark