radio comunitária amanhecer fm: comunicando outras histórias

2
Rádio Comunitária Amanhecer FM comunicando outras histórias Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Ano 8 • nº1995 Agosto/2014 Canindé de São Francisco A região de Canindé do São Francisco, distante 213 km da capital Aracaju, é rica por natureza. Com fonte de belezas naturais e forte cultura popular, a exemplo da histórica Rota do Cangaço, trilha feita por muitos cangaceiros/as. A comunidade, movida pelo desejo de conquistar políticas públicas, fundou em 1988 a Associação Comunitária Nossa Senhora da Conceição - nome dado em homenagem à padroeira do município. A Associação ao longo dos anos, vem ajudando a transformar a realidade de muitos bairros da cidade. As várias conquistas da associação (pavimentação de ruas, água encanada, luz, redes de esgoto) despertou no grupo a vontade de expandir e dar vez às suas ações. Foi então que surgiu a idéia de uma rádio comunitária. Dar a vez e a voz ao povo, foi o motivo para a Rádio Amanhecer FM nascer: A proposta de ser uma rádio comunitária dá o tom das ações. Para a equipe colaboradora da rádio, um dos grandes desafios hoje é a legislação de radiocomunicação, Amanhece no sertão uma comunicação diferente que ajuda na educação e protagonismo dessa gente Fachada do prédio onde funciona a rádio Amanhecer FM Seu Edmilson do SESP, João Pedral e Adailton co-fundadores da Radio Comunitária A princípio tivemos um apoio da Igreja para aquisição dos primeiros equipa- mentos e a estruturação do espaço, e a figura de João Pedral, ex-pároco da ci- dade, foi muito importante nesse pro- cesso, lembra Edmilson Balbino. Os trabalhos da rádio estão ligados com a ação política da Associação, que há mais de dez anos vem participando da Comissão Municipal da Articulação do Semi Árido - ASA.

Upload: articulacaosemiarido

Post on 23-Jul-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O Boletim faz um relato das ações da Radio Comunitária Amanhecer FM que tem com mantenedora a Associação Comunitária Nossa Senhora da Conceição, que vem ajudando a transformar à a realidade de muitos bairros do município de Canindé de São Francisco, que após conquistar vários direitos básicos de saneamento, energia e acesso a água, despertaram para a criação de um veículo de comunicação popular para dar voz e vez aos canindeenses.

TRANSCRIPT

Page 1: Radio Comunitária Amanhecer FM: comunicando outras histórias

Rádio Comunitária Amanhecer FMcomunicando outras histórias

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Ano 8 • nº1995

Agosto/2014

Canindé de São Francisco

A região de Canindé do São Francisco, distante 213 km da capital Aracaju, é rica por natureza. Com fonte de belezas naturais e forte cultura popular, a exemplo da histórica Rota do Cangaço, trilha feita por muitos cangaceiros/as.

A comunidade, movida pelo desejo de conquistar políticas públicas, fundou em 1988 a Associação Comunitária Nossa Senhora da Conceição - nome dado em homenagem à padroeira do município. A Associação ao longo dos anos, vem ajudando a transformar a realidade de muitos bairros da cidade.

As várias conquistas da associação (pavimentação de ruas, água encanada, luz, redes de esgoto) despertou no grupo a vontade de expandir e dar vez às suas ações. Foi então que surgiu a idéia de uma rádio comunitária.

Dar a vez e a voz ao povo, foi o motivo para a Rádio Amanhecer FM nascer: A proposta de ser uma rádio comunitária dá o tom das ações.

Para a equipe colaboradora da rádio, um dos grandes desafios hoje é a legislação de radiocomunicação,

Amanhece no sertãouma comunicação diferente

que ajuda na educaçãoe protagonismo dessa gente

Fachada do prédio onde funciona a rádio Amanhecer FM

Seu Edmilson do SESP, João Pedral e Adailton co-fundadores da Radio Comunitária

A princípio tivemos um apoio da Igreja para aquisição dos primeiros equipa-mentos e a estruturação do espaço, e a figura de João Pedral, ex-pároco da ci-dade, foi muito importante nesse pro-cesso, lembra Edmilson Balbino.

Os trabalhos da rádio estão ligados coma ação política da Associação, que há mais de dez anos vem participando da Comissão Municipal da Articulação do Semi Árido - ASA.

”“

Page 2: Radio Comunitária Amanhecer FM: comunicando outras histórias

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Articulação Semiárido Brasileiro – Sergipe

que acaba impondo barreiras quanto ao uso de alguns equipamentos e limitando a comunicação com comunidades mais afastadas. Por estar na região mais baixa da cidade, a rádio tem uma capacidade de abrangência de 35 km.

Por ser diferente de uma rádio comercial, temos alguns princípios e uma preocupação com a conscientização dos comunicadores/as e ouvintes, explica Bruno Balbino, diretor de jornalismo. A rádio também não possui funcionários/as, e sim parceiros/as, que são os associados/as. Aqui é uma escola! , disse Allencar Cardoso, de 15 anos, hoje locutor do programa Bom Dia 104, que vai ao ar de segunda a sexta; É um sonho que tá sendo realizado, estou aqui fazendo o que eu gosto, aprendendo mais ainda.

Dentre os projetos existentes da emissora, destaca-se o programa Jovem Repórter Aprendiz, que está em sua terceira turma. Trata-se de uma iniciativa de socialização que dá oportunidade aos jovens, em geral filhos/as de associados/as, de obterem conhecimentos técnicos dentro do jornalismo comunitário e praticá-lo.

Dessa experiência, alguns jovens descobriram vocação para a comunicação. Renata Martins reconhece a oportunidade como um divisor de águas na sua vida. No começo, cheguei tímida, mas disposta. A cada dia me identifico e gosto cada vez mais.

Maycon Carvalho, de 22 anos, da 1ª turma do Jovem Repórter Aprendiz, que se especializou pela ABLAP1 (Associação Brasileira de Locutores), reconhece pra mim a rádio já é uma profissão. A ideia é dar voz ao povo, dizer o que o povo tá pensando, se tá faltando água, elas vem e reclamam.

Agente deve ter em mente que a rádio comunitária é nossa (do povo) acima de tudo, e que ela deve ser um objeto usado pela população pra estar no poder acima de tudo, reforçou Tânia Silva, de 22 anos.

Ela que conheceu o projeto através de um colega, e hoje é uma das vozes femininas da rádio reconhece sua importância, Eu me sinto orgulhosa de ser representante principalmente da juventude e da mulher dentro da rádio, sempre tentando levar essa experiência para outras mulheres que procuram a rádio comunitária.

A rádio está há seis anos funcionando. Atualmente, são 17 horas de programação diária, de domingo a domingo, com mais de 20 programas em sua grade, variando entre religiosos, reflexivos, sindicais, jornalísticos, cultuais e de entretenimento. A emissora

Realização Apoio

leva ao ar desde a sua fundação o programa Riquezas da Caatinga produzido pela ASA.

A Rádio Comunitária Amanhecer FM, é uma realidade inspiradora, nas ondas sonoras da 104,9 Mhz.

Vanessa, Douglas, Renata, Marcos, Alencar, integrantes da atual turma do projeto