quÍmica 1 rondinelli...resumidas em: renascimento cultural e científico, a imprensa, a reforma...

9

Upload: others

Post on 05-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: QUÍMICA 1 RONDINELLI...resumidas em: Renascimento cultural e científico, a imprensa, a Reforma Protestante e o hermetismo.[1] A expressão "revolução científica" foi criada por
Page 2: QUÍMICA 1 RONDINELLI...resumidas em: Renascimento cultural e científico, a imprensa, a Reforma Protestante e o hermetismo.[1] A expressão "revolução científica" foi criada por

QUÍMICA 1 RONDINELLI 01| A

Como ambos são ametais, haverá compartilhamento de elétrons, formando uma ligação do tipo covalente.

02| D

A ligação química existente entre os átomos de cloro (grupo 17) na molécula do gás cloro é do tipo covalente simples apolar (Cl – Cl; ∆Eeletronegatividade = 0).

03| A

A ligação formada entre um metal + ametal = lig. Iônica.

04| B

A ligação ocorre entre um metal (Ca) e um ametal (F), formando, portanto, uma ligação iônica, ou seja, o cálcio doa 2 elétrons e cada flúor recebe 2 elétrons na ligação.

2

2

Ca F CaF

+ −

05| E

Teremos:

22

2Ba : família IIA Ba

Ba Br Br BaBrBr : família VIIA Br

++ − −

⇒ =⇒

06| E

O caráter iônico será mais acentuado quando temos um átomo bastante eletronegativo ligado com um átomo bastante eletropositivo.

07| B

Obs: o carbono é tetravalente então temos um total de seis átomos de hidrogênio.

08| E

Obs: toda ligação dupla é uma sigma e uma pi como temos cinco duplas temos cinco ligações do tipo pi.

09|

Sim, porque ao doar um elétron, ficará com configuração eletrônica de gás nobre, ou seja, oito elétrons na camada de valência.

Page 3: QUÍMICA 1 RONDINELLI...resumidas em: Renascimento cultural e científico, a imprensa, a Reforma Protestante e o hermetismo.[1] A expressão "revolução científica" foi criada por

10|

QUÍMICA 2 SECÃO 01| C

Page 4: QUÍMICA 1 RONDINELLI...resumidas em: Renascimento cultural e científico, a imprensa, a Reforma Protestante e o hermetismo.[1] A expressão "revolução científica" foi criada por

02| D

03| E

04| C

05| D

Page 5: QUÍMICA 1 RONDINELLI...resumidas em: Renascimento cultural e científico, a imprensa, a Reforma Protestante e o hermetismo.[1] A expressão "revolução científica" foi criada por

06| C

07| B

08| A

Page 6: QUÍMICA 1 RONDINELLI...resumidas em: Renascimento cultural e científico, a imprensa, a Reforma Protestante e o hermetismo.[1] A expressão "revolução científica" foi criada por

09|

10|

HISTÓRIA VICTOR CRETI 01| C

Como protótipo de homem renascentista, Leonardo da Vinci é um humanista com uma enorme busca de conhecimento através da observação e descrição do mundo, além de ser um pintor, músico, polímata etc.

02| B

Na história da ciência, chama-se Revolução Científica ao período que começou no século XVI e prolongou-se até o século XVIII.[1][2] Começou na era renascentista, na sequência deste espírito crítico. Os conhecimentos só eram considerados corretos depois de confirmados pela experiência e razão, surgindo assim o método experimental ou científico. Um dos procedimentos fundamentais do método científico é sua redução a elementos matemáticos e a matematização da natureza. A partir desse período, a Ciência, que até então estava atrelada à Teologia, separa-se desta e passa a ser um conhecimento mais estruturado e prático. As causas principais da revolução podem ser resumidas em: Renascimento cultural e científico, a imprensa, a Reforma Protestante e o hermetismo.[1] A expressão "revolução científica" foi criada por Alexandre Koyré, em 1939. Em seguida, foi popularizada por Thomas Kuhn.

03| A

O poema faz um jogo de palavras em torno “preciso”, que pode ser interpretado como necessidade e precisão e, portanto, faz uma homenagem a esses navegadores.

04| E

A denominação América Pré-Colombiana é considerada eurocêntrica à medida em que torna homogêneos os povos da América e, sobretudo, ao colocar a história da América como que “à espera de Cristóvão Colombo” para ser iniciada.

Page 7: QUÍMICA 1 RONDINELLI...resumidas em: Renascimento cultural e científico, a imprensa, a Reforma Protestante e o hermetismo.[1] A expressão "revolução científica" foi criada por

05| D

Como se pode perceber no texto selecionado, os livros presentes no index não eram apenas religiosos, mas de diversas áreas do conhecimento, como a filosofia (O Leviatã, de Thomas Hobbes), conhecimento científico (O discurso do Método, de René Descartes) ou literário (como O corcunda de Notre-Dame e Os miseráveis, de Victor Hugo).

06| D

O Contrato é um consenso entre os componentes da sociedade e não como um documento firmado em cartório. Para Hobbes e para os outros contratualistas, a criação do consenso marca uma transição do Estado de Natureza para o Estado Social. No Estado de Natureza, o homem possui liberdade e características naturais que nascem com ele. Hobbes tinha uma visão pessimista do homem em seu Estado de Natureza. Para ele, o natural seria o egoísmo e o homem, sem o Contrato, viveria em guerras permanentes e constantes. Para acabar com esse cenário violento, o Contrato de Hobbes propõe um governo superior que controlaria as guerras e conflitos humanos. Dessa forma, ele teria todo o poder como governante, que seria transferido dos cidadãos diretamente para ele a fim de manter a vida e paz (sem guerras e mortes), além de controlar o “instinto de lobo” do homem.

07| E

O mercantilismo foi um conjunto de práticas aplicado pelas nações europeias de diferentes maneiras. Essa variação nas formas de se praticar o mercantilismo ocorreu de acordo com os interesses e com a realidade de cada país. De toda forma, as principais características que definiram o mercantilismo foram: Metalismo: esse princípio consistia em defender a acumulação de metais preciosos como principal forma de obtenção de riquezas. Balança comercial favorável: essa teoria defendia que a soma das transições comerciais de um Estado deveria ser positiva, ou seja, o volume de mercadorias vendidas deveria ser superior ao volume de mercadorias compradas. Outros pontos importantes a serem considerados sobre o mercantilismo: incentivo ao desenvolvimento manufatureiro, incentivo à construção de embarcações (base para a expansão comercial na época), protecionismo alfandegário (imposição de impostos sobre mercadorias estrangeiras).

08| B

O filósofo se utiliza de um contexto de conflito religioso para pensar a condição humana e as relações humanas no contexto dos conflitos religiosos do século XVI e XVII.

09|

a) “Os católicos defendiam que a fé, embora essencial, não era suficiente. Para entrar no Céu, os crentes tinham de participar de rituais na igreja e fazer boas ações “. Segundo as crenças católicas os indivíduos gozam de livre arbítrio e se escolherem fazer o bem e ser caridosos (as chamadas boas obras) seriam salvos.

b) Reforma luterana e a salvação pela fé. 10|

a) “A arte da navegação favorece àquele que deseja ter conhecimento dos segredos deste mundo” ou “Por 40 anos tenho estado a navegar. Naveguei em águas dantes nunca navegadas”.

b) “Que nobre na razão, que infinito nas faculdades, na expressão e nos movimentos, que determinado e

admirável nas ações”

Page 8: QUÍMICA 1 RONDINELLI...resumidas em: Renascimento cultural e científico, a imprensa, a Reforma Protestante e o hermetismo.[1] A expressão "revolução científica" foi criada por

SOCIOLOGIA MOISÉS 01| D

A partir do texto apresentado pela questão, o aluno deve identificar os pensadores da sociologia que a estruturaram enquanto disciplina científica, sendo por isso considerados pensadores clássicos, quais sejam, E. Durkheim, M. Weber e K. Marx. Ademais, das alternativas propostas, apenas a [D] relaciona o pensador ao seu objeto de estudo sociológico corretamente.

02| B

A análise werberiana tem preocupação especial com a racionalidade ocidental. No caso expresso pela afirmação de Benjamin Franklin, observamos como a ação racional se materializa nas relações mercantis e de trabalho.

03| E

A alternativa [E] é a única correta. Weber se interessa por compreender o sentido e os valores também das ações individuais, em um contexto social. Vale ressaltar que foi Durkheim quem se preocupou em estudar os fatos sociais e sua influência sobre indivíduos, e que foi Marx quem procurou desenvolver uma teoria essencialmente relacionada com a transformação social.

04| E

A utilização de documentos está vinculada à burocratização da sociedade, somente existindo devido à compreensão que os indivíduos fazem desse tipo de ação. Ou seja, o CPF só existe porque as pessoas o utilizam e atribuem sentido a essa utilização.

05| A

A incompreensão de Manolito em relação ao cultivo de plantas pode ser interpretada como manifestação da ética do trabalho burguesa. Segundo esse conceito, a burguesia moderna entende que o mais racional é adquirir o lucro por meio do trabalho, e não “perder tempo” com outras tarefas.

06| D

A alternativa [D] é claramente correta. Os proletários são desprovidos dos meios de produção, devendo assim vender sua força de trabalho em troca de um salário de subsistência para poderem sobreviver.

07| D

A alternativa [D] é a única que apresenta, de forma correta, conceitos marxistas. De acordo com Karl Marx, a superestrutura (o Estado, o Direito e as relações simbólicas) são um reflexo da infraestrutura (as relações materiais de produção). Assim, esses dois níveis se tornam interdependentes na manutenção do sistema de produção capitalista.

08| A

Max Weber foi quem desenvolveu a chamada sociologia compreensiva. Por meio de conceitos ideais típicos, ele procurou dar objetividade às pesquisas sociológicas. Sua obra A ética protestante e o espírito do capitalismo é um marco nos estudos de sociologia da religião e de sociologia econômica.

Page 9: QUÍMICA 1 RONDINELLI...resumidas em: Renascimento cultural e científico, a imprensa, a Reforma Protestante e o hermetismo.[1] A expressão "revolução científica" foi criada por

09|

* O estudo da ação social (ação social corresponde a toda ação individual que leva em consideração o outro indivíduo, seja a sua reação ou seu estímulo para a ação) * Utilização do tipo ideal como recurso metodológico. * Classificação do objeto de estudo em quatro tipo puros: ação tradicional (relacionada à ação cristalizada pelo costume), ação afetiva (motivada pela emoção), ação racional com relação a valores (motivada por valores do próprio indivíduo) e ação racional com relação a fins (motivada por um objetivo racional do que precisa ser feito).

10|

Materialismo corresponde à noção epistemológica que afirma que a sociedade existe somente a partir das relações materiais. Marx é materialista porque extrai das relações de trabalho a existência do social. Segundo ele, a sociedade só existe a partir das relações materiais de produção.