quintal de casa

215

Click here to load reader

Upload: ivan-lacerda-cavalcanti

Post on 16-Mar-2016

281 views

Category:

Documents


24 download

DESCRIPTION

Livro de Ivan Lacerda com imagens, reflexões e poesias. Em comemoração ao Ano Internacional da Biodiversidade - 2010.

TRANSCRIPT

Page 1: Quintal de Casa
Page 2: Quintal de Casa

Projeto Gráfico e Capa: Ivan LacerdaImagens: Ivan Lacerda

Exceto páginas 150, 151, 194 e 195 de Guilherme Rosa.Revisão: Camila Camargo

Diagramação eletrônica e direção de arte: Ivan Lacerda Cavalcanti

1º Edição

Setembro/2010

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)Cavalcanti, Ivan Lacerda

Título: QUINTAL DE CASACGC editora: 08736442801902

Assunto: 869-3B

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta edição pode serutilizada ou reproduzida por qualquer meio ou forma, seja mecânico

ou eletrônico, fotocópia, gravação, etc. nem apropriada ou estocada em sistema de banco de dados, sem a expressa autorização da editora.

Os infratores serão punidos pela Lei nº 9.610/98.

Texto fixado conforme as regras do novo Acordo Ortográfico

da Língua Portuguesa (Decreto Legislativo nº. 54, de 1995).

Informações ou solicitação de exemplares poderão ser feitos através do site:

www.ivanlacerda.com.br

Page 3: Quintal de Casa

Dedico esse livro ao meu irmão Guilherme

que me indicou o caminho para chegar a esse paraíso.

E em especial, a todos os seres vivos, ou não, que convivem

com minha família em harmonia no quintal de casa.

Patrocínio

Page 4: Quintal de Casa

PLANTAS 89

FLORES 7

COISAS 199

ANIMAIS 119

SUMÁRIO

“E há que se cuidar do broto pra que a vida nos dê flor e fruto”Wagner Tiso / Milton Nascimento

Page 5: Quintal de Casa

Nosanos80ouvipelaprimeiravezapalavra:Biodiversidade.Eramuitogarotoenãoentendinada.Aliás,tenhoaimpressãoquenemexistiaessapalavranodicionário.Tiveumainfânciamuitofeliz.NascinaViladasBelezas,emSãoPaulo,tenhocertezaqueessenomefoiaprimeiradicaquetiveparametornarumobservadornatoedescobrirasbelezasdavida.Brinqueinarua,convivicomosamigos,estudei,tiveumaboaeducaçãoepudelogocedosaberovalordaspalavras:Ética,respeito,solidariedadeehumildade.Abasedavidaparasaberquetemosquerespeitartudoqueestáaonossoredor.Sejaaquiloquevemosounemsequerimaginamosquepossaexistir. Buscandoqualidadedevidaparaminhafamília,decidimosmorarforadeSãoPaulo.VivonoiníciodaMataAtlântica, localprivilegiadocercadodeverdeemuitavida.Acadadiatenhoumasurpresa.Sejaumanimalinédito,umaplantaflorindo,umpássarocantandonaminhajanelaouumninhodepassarinhotãobemescondido.Convivendonoquintal,comavegetaçãonativapreservada,esquilos,lagartos,saguis,gambás,coelhos,cobras,aranhas,insetos,bugios,entendiosignificadodapalavra:Biodiversidade. Souumhomemdesorte,poisnoquintaldecasativeaoportunidadedeunirasminhaspaixões:Jardinagemefotografia.Somadoa isso,utilizarapoesiae literaturaparafecharociclo.Durantemaisde10anosvenhoretirandoaspragasdojardim,podandoasplantas,observandoainfinidadedeseresquemoramcomigoenemsequerestãopreocupadosempagarcondomínio.Decidifazeresselivroparamostrarasminhasfilhasàimportânciadapalavrarespeitoaopróximoeavida.Esperoquegostem,

IvanLacerdaCavalcanti

“Existirmos a que será que se destina ?”Caetano Veloso

Page 6: Quintal de Casa

Para a ave o ato mais comum é voarPara o peixe o ato mais comum é nadarPara o cachorro o ato mais comum é latirPara a roda o ato mais comum é girarPara o assassino o ato mais comum é matarPara o padre o ato mais comum é rezarPara o fogo o ato comum é queimarPara a água o ato mais comum é molharPara a vida o ato mais comum é morrerPara Deus o ato mais comum é perdoarPara o homem o ato mais complexo é o de viver

Page 7: Quintal de Casa

FLORES

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”

Antoine Lavoisier

Page 8: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa8 Quintal de casa

Flor do TrevoSuper simples de se cultivar, basta terra de boa qualidade e agoar bem a semente.

Tenho orgulho de ter acompanhado desde a se-menteessaflor.Ovasocomapatadeelefantera-chou,erahoradetransplantá-la.Encontreimistura-doàterraalgumasminúsculassementes.Inocente,penseiquefossedaplanta.Cultiveicomomaiorcuidado e acompanhei o crescimento, aguandocomumaseringa.Apósalgunsdiasnoteiqueeraapenasumsimplestrevo.Nãopodiaaomenosser

dequatrofolhas?Achoqueelevendominhacaradedecepção,resolveudaroardagraçaemebrin-darcomessadelicadaflor,queémuitoresistenteenãorequercuidados.Napáginaaolado,descobriumavariaçãodaflordotrevo.Encontreiescondidaatrásdotroncodajabuticabeira.Localadubadoepropício para o seu desenvolvimento. Resultadomaisumalindaflorparacoloriroplaneta.

Page 9: Quintal de Casa

Quintal de casa 9Quintal de casaIvan Lacerda

Page 10: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa10 Quintal de casa

AmarilisNasce através dos bulbos. A enorme flor se destaca no jardim.

Pensoqueafloréomaiorsímbolodahumildade.Seja qual for a espécie, ela nunca é a primeira achegar.Temquepassarpordiversasetapas,des-de a semente, esperar a formação da planta ouárvore e a estação adequada para aparecer emgrandeestilo.Afloréoresultadodasuperaçãodaplantaeaconstantetransformaçãoqueelapassa.A flor sabe que não será eterna, tem um tempo

curto,portanto,estámaispreocupadaemfornecernovassemente,ouliberaropólenparaosinsetosfazeremoseupapeldoqueseacharema“últimacerejadobolo”.Aflorsabequeoseudestinoseráviraradubodepoisdealgunsdiasdedestaque.Éclaroquesuamissão tambémé tornaroplanetamaislindo,masnãoterminaaí,nofundonofundo,elanasceuparaseradubo.Assimcomonós.

Page 11: Quintal de Casa

Quintal de casa 11Quintal de casaIvan Lacerda

FLORES

Depois de amanhãIniciará o dia das flores

Como avisar o tempopara descer nessa estação ?

Depois de amanhãIniciará o orgasmo da natureza

Foram muitos anos de esperaPara ver o milagre da criação

Desenvolver de raízesCaules e espinhos

Um botão, uma flor, uma rosaAqui, do meu ângulo de visão

Vejo uma terra fértilUm vaso com violetas

Um milagre da naturezaEnfim,

Desço na estação da primaveraE avisto no fim do mês de agosto

Uma linda flor à minha espera

Page 12: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa12 Quintal de casa

SERRA

VemVamos juntosSubir essa imensa serraOnde o frio nos uneE a brisa nos empurraVamos sem pressaPorque nessa serraPor mais que se caminheNunca chega ao fimNesta serraCada curva é uma aventuraCada trilha é um desafioE o suor escorre do prazerEsta serra é curiosaA fauna e a flora se confundemNos movimentosNos ruídosEsta serra é perigosaPorque quem a conheceNão consegue mais voltarFica preso eternamente.

Page 13: Quintal de Casa

Quintal de casa 13Quintal de casaIvan Lacerda

MoslaEssa flor destaca-se no jardim. Muito utilizada em paisagismo estilo japonês.

Essaflorlembraospomponsdetouca,feitospelaminha mãe quando eu era criança. Observandocomoolharmaisapurado,notemqueaspontasdouradassãonaverdademinúsculasflores,quasemicroscópicas.Essaplantaéoquemaisseparececom uma constelação. Talvez seja um brinde deDeustentandomostrarabelezadasestrelasaquinaterra,emespecial,noQuintaldeCasa.

TUDO

Todas as estrelasTodos os pássaros

Todos os peixesTodo espaço

Eles querem pazEles querem viver

Page 14: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa14 Quintal de casa

MorunguFlor exótica como a bromélia, ela traz um colorido intenso ao jardim, além de atrair diversas borboletas e besouros.

Essaflorsempremeremeteainfânciaeaosfilmesdossuper-heróisemperigo,amarradoseobriga-dos a escaparem das armadilhas dos vilões. Osferros pontiagudos se aproximavam lentamenteenquanto surgia a voz do locutor dizendo: “Seráquedessavezonossoheróiescapa?”Paranossasorte eles sempre conseguiam se safar. Já a na-turezaindefesanemsempretemamesmasorte.

Page 15: Quintal de Casa

Quintal de casa 15Quintal de casaIvan Lacerda

Page 16: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa16 Quintal de casa

Page 17: Quintal de Casa

Quintal de casa 17Quintal de casaIvan Lacerda

OrquídeaA beleza da orquídea chega a ser hipnotizante. Cada flor, assim como a impressão digital, tem características próprias.

Sempre digo aos amigos que orquídeas e livrossãoosmelhorespresentes.Paraquemobservaanatureza,saberáquemesmoqueapessoaama-daouamigosmaispróximosesqueçamadata,aorquídeacomsuamemóriadeelefante,nãofalhadejeitonenhum.Senotarescomcuidado,veráquea delicadeza é tamanha que de tão apaixonadaessaflorresolveumostraroseucoração.

Page 18: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa18 Quintal de casa

OrquídeaÉ importante desmistificar a planta como sendo muito delicada. Basta definir um local iluminado e arejado para que ela se desenvolva.

Por mais rústico que alguém possa parecer, nãoacreditoquenãodesejeamareseramado.Esta-mossempreemevolução,etudocomeçouquan-dodecidimosviveremgrupoeequilibrarmosnosdois pés. O prazer de fazer o bem é tão imensoqueéumtremendodesperdícioalgumaspessoaspassarempelavidasemprovardessesentimento.Aorquídeaérústica,masolhebemasuaflor.

Page 19: Quintal de Casa

Quintal de casa 19Quintal de casaIvan Lacerda

Orquídea nativa da Mata AtlânticaEssa espécie é muito atrativa quando está florida. No entanto, passa desapercebida durante boa parte do ano.

Essa orquídea selvagem veio grudada no troncodaSamambaiaAçu.Eladeuoardagraçadepoisdeunscincoanosdeconvívio.Jáachavaquenãoiadaremnada.Qualfoiaminhasurpresaquandoeladecidiuentraremcenacomsuabeleza.Nossossonhosàsvezestambémdemoram,temosqueterpaciênciaeseguiradiantetentandorealizá-los,as-simcomoessaplantafezacadanovamanhã.

Page 20: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa20 Quintal de casa

ArundinaEssa planta é da familia da orquídea e flore o ano inteiro. Se você quer ver seu jardim florido e colorido o ano todo essa é a planta ideal.

Essa planta superou todas as minhas expectati-vas.Nuncaimagineiquepudessefloriroanotodo.Ótimacomocercavivaedecoração.Aplantamaisfértilqueconheço.Asmudassãosimplesdeser-emextraídase replantadas.Cadaconvidadoquevememcasavoltasemprecomumpunhadodelasparafloriroquintaldesuacasa.Viroutradição,éamaneiraqueencontreidecoloriroutrosquintais.

Page 21: Quintal de Casa

Quintal de casa 21Quintal de casaIvan Lacerda

EU e VOCÊ

Fico felizQuando percebo que vocêEstá mais parecida comigoO que você sonhaNós juntos fazemosNão quero em vocêO meu espelhoNão sou melhorNem quero ser piorFico feliz quando perceboQue nossa diferençaÉ apenas físicaEu carrego o baldeVocê rega as flores

Page 22: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa22 Quintal de casa

TímidaPlanta escondida no meio da vegetação durante boa parte do ano. Quando flore chama a atenção pelo rosa intenso.

TEMPO

Ele é sábioCura as feridasDesenvolve a naturezaFaz florescer o jardimEle aguarda e auxiliaNo parto da criançaControla o fluxo da maréE da mulherEle incentiva o campeãoA superar os seus limitesEle organiza o coraçãoEnsina o caminho do amorO tempo é padrinho da verdadeE quem ousa apressá-loNão é digno de ter o que desejaO tempo escolheO amor acolheEu só posso aguardarO tempo também tem o poderDe evaporar a lágrima

Page 23: Quintal de Casa

Quintal de casa 23Quintal de casaIvan Lacerda

TrepadeiraPlanta que precisa de apoio para se desen-volver. Gosta de boa luminosidade e não necessita de muita atenção.

Page 24: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa24 Quintal de casa

Flores minúsculasFlores delicadas, as chamadas pragas de jardim. Não me importo que elas aparecem no quintal. São sempre bem vindas. Abaixo a esquerda a Érica

Estousemprecomoolharparaosdetalhes.DizemqueDeussefazpresenteneles.Gostademostraroseupoderouoseutalentodesenhandoecrian-doasmaislindascombinaçõesdecores.Certavezestava arrancando as pragas do gramado e nãotivecoragemdearrancaressa“intrusa”quequeriadetodamaneiraserapreciada.

SOBRE O AMOR

Quando ele chega inocenteInvadindo poros e célulasQuando domina todo o corpoÉ porque o amor merece viverQuando ele é aceito sem barreirasComeça florir, perfumaAnestesia os pensamentosÉ porque ele existeQuando o amor depende do ser amadoNecessita sua presençaPara trocar, compartilhar, somar, crescerÉ porque o sentimento é verdadeiroQuando o amor torna-se únicoE essa energia mantém a vidaÉ porque somos abençoados

Page 25: Quintal de Casa

Quintal de casa 25Quintal de casaIvan Lacerda

IrisOutra flor da família das moreias. Lembra a orquídea. A mistura de cores mostra a delicadeza e o talento da natureza.

Essaflorédafamíliadasmoreias,talvezumapri-ma distante. Muito ulizada para demarcar jardins.Nuncaviemvasos.Normalmentesãoamarelasetriangulares,masparasurpresasurgiuesseexem-plar.Nãoécomumflorbranca.ComobomCorin-thiano,ficofelizqueexistaessaespécie.Valeob-servarquetematéoroxoparadarumtoquetodoespecialsófaltouodistintivodoTimão.

Page 26: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa26 Quintal de casa

LambariEssa flor surgiu por acaso em meio a uma enorme forração. A semente ou muda deve ter sido misturada a terra na hora da plantação.

A natureza sempre dá sinais de ousadia. Gostoquandovejoemumaforraçãosurgirumaespéciediferente. É como se a natureza estivesse dizen-do:“Saiadamesmice,ouse,váalém,acrediteemseussonhos...”Essafloreobotãodapatadevacaao ladomefizeram lembraroMestreCartolaqueadoravaacombinaçãodoverdeerosa.

Page 27: Quintal de Casa

Quintal de casa 27Quintal de casaIvan Lacerda

Pata de vacaÁrvore bastante utilizada em calçadas nas cidades. De porte médio tem floração em diversas cores.

Page 28: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa28 Quintal de casa

CerejeiraÁrvore símbolo do Japão. De um colorido e aroma intenso. Muito apreciada na gastronomia japonesa por ser exótica.

Poucascoisasnavidasãotãoprazerosasquantoavistarumacerejeiranumbelodiadecéuazul.Asabedoriajaponesafezdessaplantaosímbolodanação.Ninguémficaalheioasuabeleza.Delongeelasemostravultosa,masédepertoeprincipal-menteembaixodelaquetudosetornamaispleno.Oaromaadocicadoqueatraiospássarosetodotipo de inseto, mas principalmente as abelhas.

Outrodetalheinteressanteéosomdosgalhosem-purradospeloventomisturadoaosdosinsetos.Sevocêfecharosolhoserespirarfundo,esquecendoos problemas e a correria da vida moderna, lem-brarquetambémfazpartedesseecosistema,faráumaviagemmágicaquelhetransportaráparaumlocalqueeutenhocertezaseraportadoparaíso.

Page 29: Quintal de Casa

Quintal de casa 29Quintal de casaIvan Lacerda

Page 30: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa30 Quintal de casa

ManacáÁrvore nativa e símbolo da Mata Atlântica. De porte médio, possui uma incrível diversidade de cores.

OsímbolodaMataAtlântica,oManacádaSerraéaárvoremaisdemocráticadomundo.Algunspaísesoureligiõesdeveriamaprendercomessaespécie.Oconvíviopacífico,fraternoeharmonioso.Gostodeapreciaras tonalidadesdiferentesquevãodobranco, violeta, rosa, vermelho e o verde intensodas folhas. Todos numa mesma árvore, fazendodoconjuntodasdiferençasasuamaiorbeleza.

Page 31: Quintal de Casa

Quintal de casa 31Quintal de casaIvan Lacerda

Page 32: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa32 Quintal de casa

Cerca VivaApoiada em muros ou estruturas, pode ser utilizada como cerca viva. Flore uma vez ao ano, é bastante generosa cobrindo toda a cerca.

Jáviohomemchegaràlua.Desvendarogenoma.Registrarasbelezasdoplanetaatravésdafotogra-fia.Comunicar-sedeumcantoaooutrodoplanetaemsegundosesemfio.Voaracimadavelocidadedosom,quemsabealgunsanos,décadaousé-culoametaseráadaluz.MichelangelodesenhouacriaçãonaCapelaCistina.Masduvidoqueoserhumanopossacriaralgosemelhanteaessaflor.

Page 33: Quintal de Casa

Quintal de casa 33Quintal de casaIvan Lacerda

Tumbergia - Forração de murosUma flor delicada e de um colorido intenso. E ainda dizem que roxo e amarelo não combinam. Gosta de se apoiar em muros e cercas.

LeonardodaVincideixouumsuspensenoarparaserdecifrado.PintouaMonalisacomoseusorrisoenigmático.Essaflorbemquepoderiachamar-setambém Monaliza. Ela tem a incrível capacidadede mesmo depois de fotografada conseguir semovimentar. Pergunto se Deus utilizou a técnicadeLeonardodaVinciouéoventoqueinsisteemcontinuarsoprandoeninguémnotou.

Page 34: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa34 Quintal de casa

HibiscoPode ser utilizada como cerca viva. Flore o ano todo, beija-flores e borboletas adoram.

Nada, nem ninguém podem aprisionar o amor.Nãoexistemaiorcrimedoquesufocaressesenti-mento.Afinal,estamosnessemundoparaevoluireamar.Àsvezesosgalhostentamnossufocarenosvemospresoscomoessaflor,querendoaflo-rar, mostrar a beleza, perfumar o ambiente, atrairborboletas,masa timidezouacovardianãonosdeixa ir adiante. Se continuarmos imóveis, sem

fazernada,perderemosoqueémais importantenessa vida. Amar. Observe o seu jardim e liberteasfloresdosgalhos.AchoqueéassimqueDeusfazconoscoquandotambémestamospresos.Nomomentooportunoelenoslibertaedaumempur-rãozinhoparasermosfelizes.

ELA

Este poema é para:Quem me chama no diminutivo

Quem me ama no superlativoPara ela não tenho adjetivo

Amá-laÉ o meu hobby preferido

Ela como num sonhoAparece-me sorrindoE eu apenas observo

Ela como num filmeÉ a estrela principal

Desta imensa constelaçãoEla voa com os pés no chão

Ela trilha nos labirintosDas minhas veias de poeta

E para descansar dorme no coração

Page 35: Quintal de Casa

Quintal de casa 35Quintal de casaIvan Lacerda

Umavezlivres,podemossentirovento,asgotasde chuva, o pouso suave da borboleta, ouvir ossegredosindecentesdosbeija-flores.Sermosple-nos.Àsvezesesseamorpodefazeras lágrimasrolarem,deixaralgumasmarcas,mascáentrenósémelhorserumalindaflorcomalgumaspequenascicatrizesdoquemorrerpresoaindaembotão.

Page 36: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa36 Quintal de casa

Berduega ou Onze-HorasPlanta leguminosa, utilizada como ornamento em jardins ou vasos. Além da delicadeza é bastante resistente.

Não me canso de dizer. Deus está nos detalhes.Sóquemestáacostumadoaobservaranaturezasabeoqueestoufalando.Aspessoasvivemnumacorreriasempropósito.Éotrânsito,trabalhoacimadolimite,preocupações,contas,disputaparaseromelhor,concorrênciaàsvezesdeslealetodosvãoperdendo a sensibilidade. Apreciar uma flor praque?Oqueelameensinará?Essaimagempode

exemplificaroquepoderiaseranossavida.Essahumildeflor,tãopequena,destaca-senomeiodasfolhagenscoloridas.Elapoderiasesentiramaioral,mas não existe isso na natureza, veja que existeoutra flor dentro dela. Há espaço para todos semostrarem. Ou seja, cada um do seu jeito tem asuabelezaeapossibilidadedeserfeliz.

Page 37: Quintal de Casa

Quintal de casa 37Quintal de casaIvan Lacerda

Lanterna MágicaPlanta exótica, gosta de se apoiar em muros e cercas. A folha parece com as da parreira, com uma flor delicada lembrando os lanternas japonsesas.

FORTALEZA

A flor que formaNa geografia da fome

É a represa seca sem vidaA falta da floresta

É a flor que restaDa geografia da seca

Onde com sede já brota murchaDo alto vê-se a terra depilada

Com o sol escaldante de todo diaTorrando a chaga que não tem cura

Chegando a FortalezaA beleza da flor e da natureza

Força-nos a esquecer o caminho percorridoMas quem tem que voltar de onde partiu

Terá como maior lembrançaA terra calva e a flor que ainda não surgiu

Page 38: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa38 Quintal de casa

Page 39: Quintal de Casa

Quintal de casa 39Quintal de casaIvan Lacerda

Flor do CactusDepois de quase uma década, no vão de vi-dro da porta de entrada esse cactus desa-brochou. A natureza não tem pressa pra se mostrar bela.

Page 40: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa40 Quintal de casa

StrelitziaPlanta resistente, se o local tiver iluminação adequada e um pouco de sombra, você terá uma ótima surpresa, pois essa planta é muito exótica.

Onomedessaplantaécomplicado.Strelitzia.Du-ranteanoselaficainerte.Umafolhagemsimples,sem muito destaque. Um dia, sem que ninguémperceba,eladecide transformaralgoquepoderiaserumanovafolha,numcompartimentosecreto.Aos poucos vai liberando o “pássaro” da prisão.Issomesmoaflorpareceumpássaroprontoparaalçar voo. Acho que a flor se inspirou no tucano.

Elaabusadabeleza.Ummistodecorestãovibran-tesquenãohácomonãoprestaratenção.Muitaspessoaspassamavida inteira inerteenão liberaopássaromulticoloridodocompartimentosecreto.Aprisionaodom,deixadefazeraquiloquegostaousonhaecontinuacomoescravo,infeliz,fazen-doapenasoqueo“senhorzinho”manda.

Page 41: Quintal de Casa

Quintal de casa 41Quintal de casaIvan Lacerda

Cores intensasFlor bastante de cores intensas e misturadas. Bastante adaptável, é destaque em vasos e no jardim.

Page 42: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa42 Quintal de casa

RústicoPlanta nativa da Mata atlântica. Apesar da aparência rústica e ressecada, ela gosta de terra úmida ou locais próximos a lagos.

Asociedademodernaperdemomentospreciosospreocupadoscomaaparência.Umeternojulgar.Seooutroégordo,feio,careca,cabeludo, temcelu-lite,rugas,évelho,usaóculosfundodegarrafa.Namaioria das vezes perdem oportunidades precio-sasdeaprendercomessaspessoas.Anaturezaensina.Seeufossejulgarpelafolhasecaerústicaearrancá-ladoquintaleunãoteriaessaflor.

Page 43: Quintal de Casa

Quintal de casa 43Quintal de casaIvan Lacerda

Mosaico de florOutra planta que gosta de se apoiar em outras espécies maiores ou cercas. Você pode conduzi-la formando um painel colorido.

Page 44: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa44 Quintal de casa

PrimaveraPode ser utilizada como cerca viva. Flore o ano todo, beija-flores e borboletas adoram.

Outraprovadehumildade.Essaplantaéumaes-pécie de trepadeira. (existem diversas cores paraasflores).Conhecidacomo“Mariasemvergonha”.Achoumpecadochamá-laassim.Osgalhosmaisnovossãorodeadosdeespinhos.Temquetermui-tocuidadocomomanuseio,poiselaéimplacável.Mascomopassardo tempo,osespinhoscomonumpassedemágicasomemedão lugaraum

galho enrugado, como se fosse sinal da maturi-dadeesabedoria.Émuitoacolhedoraeprotetora.Um ótimo abrigo para ninhos de passarinho. JávidiversosTico-Ticosnasceremdela.Masseob-servá-lacomoolharmaisapurado,notaráquenaépocadeflorir,elaliberaumaespéciedebouquetextremamenteatraenteaosbeija-flores,borboletasebesouros.Éumaverdadeirafesta!

Page 45: Quintal de Casa

Quintal de casa 45Quintal de casaIvan Lacerda

Mas o espetáculo está nas flores menores quesaemdessebouquet.Paraquemjulgaaspessoaspelosseusespinhos,enãoseaproximamdelas,nuncapoderãoverabelezaeadelicadezadesuasminúsculas flores.Quantasvezesvocê julgoual-guémpela formacomoaschamam.Peladificul-dade de se relacionarem. Pessoas brutas cheiasdeespinho.Àsvezesotempovaiajudá-lasasumir

comosespinhos,masnamaioriadasvezesso-mosnósquenãodamosachancedeconheceroqueessapessoatemdemelhor.Comoacreditonohomem,seiquenasuaessênciaobemsempreestápresente,estousempredeolhosbematentosevendoasfloresnasceremnaspessoas.

O AMOR

A flor do hibisco vermelhaEnfeita

Incendeia a cerca verdeEnfeitiça o beija flor

Dando um toque de paixãoO espinho da Maria sem vergonha

Espeta o dedo de quem tenta boliná-laE o sangue vermelho escorre suave

Um toque de sofrimentoA flor exótica da strelitzia

Hipnotiza os olhos de quem vêFalseando ser o pássaro

Amor é assimPaixão, dor e fantasia

Page 46: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa46 Quintal de casa

Cerca vivaPlanta nativa da região. De um colorido intenso, gosta de se apoiar em cercas espécies maiores.

Essaplantaénativadaregião.Durantemuitotem-poelaviveescondidanomato,àsvezespendura-dasemcercasouemplantasmaiores.Pareceumaoportunista que vai se apoiando e se alastrando.Mas eisqueum dia ela decide dar o espetáculo.A impressão que dá é que a planta cansada domesmovisualequerendochamaraatençãodaspessoas,dosinsetosedosbeija-floreseladecide

florir.Tenhopramimqueesseéoseupagamentopelaajudadasplantasmaiores.Seriamuitobomseaspessoasnãoseaproximassemdasoutrasapenas por interesse, mas sim, como faz essaplanta,atravésdaparceria.Umaliçãosimplesparaosqueseacham“auto-suficientes”.Façadoseuambientemaisagradáveleagradeçaaquelequeumdiateajudouaflorir.

Page 47: Quintal de Casa

Quintal de casa 47Quintal de casaIvan Lacerda

HISTÓRIA

E eu que penseiQue o amor fosseComo um dia após o outroComo uma históriaQue Começa‘’Era uma vez‘’ E termina‘’Felizes para sempre‘’E eu que penseiQue o amor fosseComo uma sementeQue com o tempoGerminaria e cresceriaForte, Feliz e verdePensei que o amorMudaria a minha vidaMas tudo enganoPura ilusãoAté que descobri vocêSua imagem guardada no meu peitoO medo de desabrocharAmor com gosto de proibidoHoje minha história começa com‘’Felizes para sempre ‘’E o meu jardimFlorindo a todo instante

Page 48: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa48 Quintal de casa

CamuflagemPlanta nativa da região. Muito delicada. Durante o ano todo ela é “invísivel” misturada na vegetação. No entanto, ao florir é um grande destaque.

Outraplantanativa.Daquelasquechamamosdemato.Aquelaespéciequedávontadedearrancarpensandosetratarumapragadejardim.Masumdia,cansadadaindiferençadetodos,decideflorir.Muitasfloresnomesmocaule.Quantaspessoasnas empresas ou ao nosso redor estão nessasituação. Ninguém as nota. São tratadas com in-diferença.Acreditoquetodoserhumanotememsi

umenormepotencialrepresado,sejaartístico,téc-nico,científico,oudominato.Temosqueajudá-losa encontrá-los. Dê a oportunidade para que elespossammostraroseuverdadeirotalento.Desem-penharoseupapelnolimitedesuacapacidade.Aícomodizoditado:“Serãosóflores”.

Page 49: Quintal de Casa

Quintal de casa 49Quintal de casaIvan Lacerda

Folhas e flores secas do ManacáÁrvore nativa da Mata Atlântica. Mesmo depois de cair, ela ainda proporciona um belo tapete de flores secas.

Hábelezaatéquandoasflorescansadasdatem-poradadeexibiçãodecidempartir.Comosetives-sem combinado cobre o chão e mostram quenão importaseestamosvivosoumortos.Ociclodavidacontinua.Elasservemcomoaduboparaaterraquefortaleceráaplantaquevoltaráaflorir.Emuitagentepensaqueseráflorsempre.Abelezadavidaestájustamentenessatransformação.

Page 50: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa50 Quintal de casa

DáliaPlanta bastante rústica, mas quando flore só ela quer chamar a atenção no jardim.

O AMOR QUE TENHO

Não é o amor que se tem que chorarNão é o desejo trancado no coração

Não é a tristeza que alimenta a dorNão é o soluço que engasga a fala

Não é a mentira que empobrece a almaNão é a esmola que alegra o mendigo

Não é a força do tirano pisando no desvalidoNão é a palavra do traidor

Não é o remorso de um veteranoO amor que tenho

É a força que alimenta a almaÉ a lágrima que escorre da alegria

É o suor que refresca o prazerÉ o sorriso que alegra a vida

É o toque que dispara o peitoÉ o aroma que entorpece os sentidos

É o gosto que aguça a fomeÉ belo que encanta os olhos

É a energia que me mantém vivo

Page 51: Quintal de Casa

Quintal de casa 51Quintal de casaIvan Lacerda

Forração de muroOutra espécie que gosta de se apoiar em troncos e cercas. Muito utilizada em pérgolas ou armações de ferro.

Page 52: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa52 Quintal de casa

Ipê amareloÁrvore nativa da Mata atlântica. De médio porte. Um dos maiores espetáculo da natureza quando a copa está florida. A primeira flor do meu ipê.

Dizemqueparaohomemserealizar,eledeveplan-tarumaárvore,escreverumlivroeterumfilho.Poisbem,voualém,arealizaçãoplenaéformarofilhoumcidadãodobem,escreverosegundo,terceiroequantosforpossíveleverasuaárvoreflorir.Esperoestarvivoeverminhasfilhasenetos,escrevermui-tosoutroslivros.Porémjátiveafelicidadedeveromeuipêamareloqueplanteiflorir.

Page 53: Quintal de Casa

Quintal de casa 53Quintal de casaIvan Lacerda

BungavilleMesmo a flor quando está terminando o seu ciclo ela pode ser apreciada. Abaixo uma espécie de bromélia nativa da região.

A vida passa voando. Um dia nós acordamos ecansamos de brincar de bola. Os dias seguemesem notar, renovamos o ciclo da vida. Os filhosvemecomelesapretensãodequevãocuidardenósquandoestivermosidosos.Ossortudosterãoabengalacomoamiga,outrosacadeiraderodas,algunspassarãoosseusúltimosdiasnacama.Jo-vem,observeanaturezaeaprendacomela.

Page 54: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa54 Quintal de casa

ExóticaFlor exótica, utilizada em calçadas e nos jardins como destaques pelo porte maior que as outras plantas.

Essa planta é um ótimo exemplo de convíviosaudável entre as gerações. Na época de florirsurgem as primeiras “bolinhas de pelúcia”, comopassardosdiaselasseabremeevoluemparauma “quase flor” só depois de mais alguns diaselachegaàmaturidadeebrindaojardimcomasuabelezaplena.Emcadaetapatemoseucharme.Ne-nhumquerultrapassarfasesechegarlogoasera

florplena.Émuitocomumnumamesmaplantaveros trêsexemplosconvivendoemperfeitaharmo-nia.Àsvezesnomesmogalho.Umbomexemploaserseguidoeosnetospaiseavósconviveremnasociedadecadaumcontribuindoeexercendoo seu papel. Hoje as crianças mandam, os paisconcedemosdesejoseosidososcadavezmaisisoladosnoquartoescuroouasilo.

Page 55: Quintal de Casa

Quintal de casa 55Quintal de casaIvan Lacerda

Page 56: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa56 Quintal de casa

PerfeiçãoFlor muito delicada. Os beija flores são atraídos pelo cone que se forma. Um encaixe perfeito para o bico.

Page 57: Quintal de Casa

Quintal de casa 57Quintal de casaIvan Lacerda

BrasileiraPlanta nativa. Pode ser encontrada no meio de outras espécies. A flor muito delicada mostra que a planta é de fato brasileira. Só faltou o azul.

Afolhadessaplantaparececomajurubeba.Nãoseiseédafamília.Vejaoutroexemplodanature-za.Uma folhagem rústica,semgraça easvezesgrandedemais,reservaagratasurpresacomessaflordelicada.Falaverdade,precisavaapontinhaserverde?Éumcaprichodanatureza!Oscincobotõesabaixosimbolizamasestrelasdepentacampeão.Faltouoazul?Não!Ésóolharocéu.

Page 58: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa58 Quintal de casa

IrisPlanta exótica, deve ser prima das orquídeas, Seu formato deve ter inspirado Steven Spielberg a criar o ET.

A natureza inspira designers, pintores, escritores,poetase tambémdiretoresdecinema.TenhopramimqueSpielbergdevetervistoessaplanta.TaíainspiraçãodoEToextraterrestre.Deuma intensi-dadeincríveloroxochamaaatençãoàdistância.Ninguémpassa incólumeaessaflor.Todosque-remverosdetalheseapreciarassuasnuances.

Page 59: Quintal de Casa

Quintal de casa 59Quintal de casaIvan Lacerda

Flor de panoEssa flor lembra um flor artificial feita de pano. Feita em camadas, a cada desabrochar, surgem novas flores minúsculas.

Nonordesteoualgumascidadesdointeriorémui-tocomumvernoartesanatolocal,floresdetecido.Essaplantadeveserainspiraçãodosartistas.Poissó faltava ser de pano. Muito generosa, ela vaiabrindoascamadasedandoachanceparaout-rasfloresminúsculassurgirem.Esseprocessovaiseguindoatéqueesseaspectodeartesanatode-sapareçaedálugaraumalindaflordefato.

Page 60: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa60 Quintal de casa

BroméliaUma espécie de bromélia. Ao flor libera um caule enorme que na ponta abrem-se diversas flores delicadas. Ao lado flor da bromélia selvagem.

Quanto mais no detalhe você for procurar, maispoderácontemplaranaturezaeaprendercomela.Oexemplovemdeumaespéciedebromélia.Pro-tegida por uma casca dura e pontas afiadas, elaliberaumgrandecanudoedepoisdealgunsdias,a ponta se abre, formando minúsculas flores deumadelicadezaímpar.Ninguémpoderiaacreditarqueumaplantatãoáridaofereceriaessalindaflor.

Page 61: Quintal de Casa

Quintal de casa 61Quintal de casaIvan Lacerda

Page 62: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa62 Quintal de casa

Page 63: Quintal de Casa

Quintal de casa 63Quintal de casaIvan Lacerda

PaineiraÀrvore de grande porte. De um colorido intenso. É comum vê-la nas cidades grandes.

Observemotroncodapaineira.Forte,pontiagudo,impõem respeito. Árvore de grande porte que sedestacanasruasdasgrandescidades.Naépocadeflorir,produzumacascasemelhanteaodeumabacateedentroliberaapaina.Umaespéciedeal-godão.Leve,delicadoeextremamentemacio.Emseguidaacopaficacompletamenteflorida.Estáaioequilíbriodavida,nemduronemmoledemais.

Page 64: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa64 Quintal de casa

Mini FlamboyantDa família do Flamboyant, de porte médio, pode ser utilizada em passeios e tem uma floragem maravilhosa.

Oflamboyantéaárvoredaminhainfância,imensae tãodelicada.Paixãoaprimeiravista.Aindame-nino,caminhandopelasruasdeGaranhunséqueviamagiadanatureza, trazendosombra, frescorecolorido.Depoisdemuitapersistênciaconseguicultivardoisexemplaresnoquintal.Nãovejoahoradevê-losfloridosesaberacor.Comonãoaguen-teiesperar,planteiesseMini-Flamboyantjáflorido.

Page 65: Quintal de Casa

Quintal de casa 65Quintal de casaIvan Lacerda

ForraçãoFlor nativa da região, para alguns é praga. Pode ser usada como forração. Tem um poder incrível de atrair borboletas.

QUÍMICA DO AMOR

Qual o átomo que impulsionaEste turbilhão de energiaQual o olhar que emocionaQue transforma amor em magiaQual a célula que impregnaO corpo inteiro de alegriaQual o sentimento que ensinaE como vírus nos contagiaA química do amorÉ a mistura de suorÉ o enlace do olharÉ o abraço da palavraO amor inunda vasos e artériasQue percorre o corpo sem cobrar pedágioO amor é um antibiótico, um conjunto de bactériasQue combate os anticorpos e força o contágioA fórmula do amor não pode ser entendidaPois nêutrons, prótons e elétrons formam a felicidadeEste remédio é recomendado por toda vidaPara todas as pessoas de qualquer idade

Page 66: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa66 Quintal de casa

Lírio São JoséMuito utilizada em jardins públicos, de fácil manutenção e com uma variação incrível de cores.

Gosto do lírio. Não apenas pela beleza de suaflor,variedadedecoresepordecorarasruasdasgrandescidades.Masprincipalmenteporumaes-péciequesechamaLíriodaPaz.Aflorébrancaeseadaptabem em todosos tiposdeambientes.Sejadesol,interno,sombraeaindaporcimanãorequergrandescuidados.Viveemperfeitaharmo-niaemjardinsPalestinosouIsraelenses.

Page 67: Quintal de Casa

Quintal de casa 67Quintal de casaIvan Lacerda

Lírio da PazMuito utilizada em jar-dins públicos, de fácil manutenção e com uma variação incrível de cores.

Page 68: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa68 Quintal de casa

AbacaxiFlor que surge em beira de lagos. Nativa da região e de uma beleza incrível.

PLANETA ÁGUA

Simplificando a vidaO planeta terra

Metamorfoseando em líquidoO planeta homem

Subproduto da umidadeTão simples o ato de viver

Água represadaUma arma pontiaguda e flexível

Somada a crueldade do suproduto aquáticoO tempo correndoO homem parado

Olhar fixo no movimento da única referênciaQue ainda me separa da transformação

No fundo, no fundoQuando se mover

Eu é que acabarei sendo fisgado

Page 69: Quintal de Casa

Quintal de casa 69Quintal de casaIvan Lacerda

Page 70: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa70 Quintal de casa

Caçula do girassolLembra o girassol. De pequeno porte, a flor é abundante na planta. Atrai borboletas e os nossos olhares.

Quandocriança tenteicriarumgirassol.Ganheiasemente na escola. Depois de algum tempo elecresceuemultiplicouaquelasemente.Depoisde30anosdeidecaracomessaflor.Talvezumairmãcaçuladogirassol.Muitomaisdiscreta,nãotemassementes,nemé tãoconhecida.Maspossuiumpoderdeatraçãoforadocomum,poisosbesou-ros,abelhas,borboletasnãoadeixamempaz.

Page 71: Quintal de Casa

Quintal de casa 71Quintal de casaIvan Lacerda

Flor de abrilÀrvore de pequeno porte, incrível como consegue forrar a copa da árvore em abril. Atrai borboletas e besouros.

Todo mês de abril a árvore em frente de casamostraasuabeleza.Achoqueeladesejameho-menagear. Durante o ano inteiro, passa desper-cebida com seus galhos ressequidos e o troncoinclinado.Quemnãoaconhecenãoacreditaqueemplenooutonosetransformaemumespetáculode flores. Inspirado nela, acabei pintando a casade amarelo. Sei que qualquer dia desses, ela vai

tombardevez.Eu tentoapoiá-lacomumaespé-ciedebengala.Respeitodemaisasuaresistênciaeodesejodeviver.Seiqueaidadechegatambémparaanatureza.Mastenhoacertezaqueacadanova florada, ela deve se sentir uma jovenzinhacheiadevidaelindacomonajuventude.Enquantoquemuitos jovensestãoperdidosesemdestinonavida.Deviamaprendercomessaminhaamiga.

Page 72: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa72 Quintal de casa

BouquetFlor super delicada que surge exuberante como um verdadeiro bouquet ou como pompom.

Page 73: Quintal de Casa

Quintal de casa 73Quintal de casaIvan Lacerda

Flor de ouroOutro amarelo intenso, essa planta gosta de se apoiar em outras espécies maiores.

Page 74: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa74 Quintal de casa

Page 75: Quintal de Casa

Quintal de casa 75Quintal de casaIvan Lacerda

Page 76: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa76 Quintal de casa

Page 77: Quintal de Casa

Quintal de casa 77Quintal de casaIvan Lacerda

OrquídeaO antes e o depois de uma orquídea. A alegria de ver o presente de aniversário renovado a cada mês de abril.

Aprendiagostardeorquídeaspordiversosfatores.A maneira rústica de não necessitar de grandescuidados,adelicadeza,oestiloexótico,avariaçãoearesistênciadesuasflores.Masessaeutenhoum carinho especial, pois além de ser a primeiraorquídea que ganhei, era meu aniversário e foi oGui,umgrandeamigoeirmãoquemepresenteou.Etodomêsdeabrileladáoardesuagraça.

Page 78: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa78 Quintal de casa

OrquídeaOlho de boneca, de uma delicadeza incrível. O miolo da flor é em formato de um coração.

Page 79: Quintal de Casa

Quintal de casa 79Quintal de casaIvan Lacerda

AntúrioÉ impossível olhar para essa flor e não lembrar de Jorge Tadeu. O per-sonagem namorador de Fabio Jr. na novela.

Page 80: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa80 Quintal de casa

Abat-jourLembra um abat-jour. Muito delicada. Pena que a flor dure pouco tempo. Mas é sempre uma grande alegria quando ela surge.

Page 81: Quintal de Casa

Quintal de casa 81Quintal de casaIvan Lacerda

RústicaPlanta rústica da região. De um colorido intenso. Engraçado que só chama a atenção quando decide florir.

Page 82: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa82 Quintal de casa

Page 83: Quintal de Casa

Quintal de casa 83Quintal de casaIvan Lacerda

Page 84: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa84 Quintal de casa

ExóticaFlor exótica. Gosta de sombra e solo bastante úmido. Possui um forte poder de atração de beija-flores, besouros e borboletas.

Page 85: Quintal de Casa

Quintal de casa 85Quintal de casaIvan Lacerda

AO SOM DA CHUVA

Ao som da chuvaSomos mais completosSomos únicosAo som da chuvaNossos beijos ganham ritmoO barulhinho do gotejar nos embalaAproxima-nosAo som da chuvaNão existe lágrima nem tristezaE o clima lá fora não é deprimentePelo contrário nos alegra, contagiaAo som da chuvaSaboreio cada ondaSinto seu suor, sua salivaE os seus sussurros me excitamAo som da chuvaNosso corpo descansaO sono nos envolveNossos sonhos são reaisAo som da chuvaNossa alma purifica-se

Page 86: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa86 Quintal de casa

HibiscoPode ser utilizada como cerca viva. Flore o ano todo, beija-flores e borboletas adoram.

Gosto muito dessa imagem. De alguma maneiraelasimbolizamuitopramim.Decisõesquetomeina vida para que essa flor pudesse nascer. Abrirmãodeumavidablindadanacidadeporumalivrepróximo da natureza. Poder ter mais tempo paraaquiloquemaisamo:Afamília.Dedicarespaçonaagenda para a arte, seja fotografando, pintando,escrevendo ou “jardinando”. Busco ser exemplo

paraasminhasfilhaseaspessoasaomeuredor.Seiquecadaumestánoseugraudeevoluçãoetemosseussonhosenecessidades,maspossoafirmarqueaoacionaroobturadordamáquinaeregistraressaimagem,eaindamaisagoraeterni-zandonesselivro,jápossomesentirumdosho-mensmaisrealizadosdesseplanetaágua,terra,arefogoquegostodechamardePlanetaVida.

Page 87: Quintal de Casa

Quintal de casa 87Quintal de casaIvan Lacerda

Page 88: Quintal de Casa
Page 89: Quintal de Casa

PLANTAS

“Antes ser um homem da sociedade, sou-o da natureza”

Marquês de Sade

Page 90: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa90 Quintal de casa

Amora SelvagemFruto muito apreciado pelos sabiás. Tem em abundância na região da Mata Atlântica.

Dizemqueacerejaéapartemaisdesejadadobolo.Na natureza, talvez seja a amora, fruta extrema-menteatraente,principalmenteparaossabiásquesefartamnoquintaldecasa.Essaplantasealastrafeito praga e tem nos galhos inúmeros espinhosafiadíssimos.Umadefesanaturalparaquemde-sejaarrancá-las.Portanto,senãopodecomelas,junte-se.Ossabiásagradecem.

Page 91: Quintal de Casa

Quintal de casa 91Quintal de casaIvan Lacerda

MusgoVegetação que se desenvolve em troncos, pedras e xaxins. Usada também como decoração.

Omusgoémuitoutilizadoparaornamentarpeque-nos vasos. Essa planta gosta de se desenvolveremxaxinseajudaoutrasespéciesquegostamdebastanteágua,comorendaportuguesaesamam-baia,mantendoaumidade.Umlocalbastantepro-curadoparaosgrandesclássicosdos insetos. Jáviaté tatubola rolandonomusgopensandoqueestavanoPacaembuouMaracanã.

Page 92: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa92 Quintal de casa

EmbaúbaEssa planta é da familia da embaúba, a planta preferida do bicho pregiça. Torço para que apareça algum para se alimentar das folhas e flores.

Émuitobacanapodercuidardeumjardim,obser-var a natureza e a beleza de sua composição. Aharmonia de todos os seres, o equilíbrio perfeito.Nenhumaespéciequerendosesobreporaoutra.Tantofazsevocêolhaotodoouapenasumde-talhe, a beleza é a mesma. Mais uma vez sugirosermoscomoanatureza,belosporcompleto,semdesejarsermelhorqueonossosemelhante.

Page 93: Quintal de Casa

Quintal de casa 93Quintal de casaIvan Lacerda

BoldoPlanta ideal para quem está com algum problema no estômago. Um dos chás mais conhecidos dos boêmios.

Noquintaldecasanãopoderiafaltarplantasme-dicinaiscomo:Ortelã, cidreira, capimsanto,men-truz,ervadoce,entreoutras.Escolhioboldoparailustrar. Essa planta, apesar de amarga, é umamaravilhaparaquemestácomproblemasdees-tômagoouexagerounabebida.Adicaéquees-sasplantasnãoprecisamdemuitoespaçoepo-demserplantadaemvaso.

Page 94: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa94 Quintal de casa

FênixPlanta muito utilizada em paisagismos. Possui espinhos altamente afiados. É um local ideal para construção de ninhos de Tico-tico.

Fênixéumabelaplanta.Ótimodestaquedepaisa-gismo.Delongesevêapenasasfolhasbalançan-docomovento.Deperto,notam-seosinúmerosespinhospontiagudos.Ospassarinhosadoramoaconchego para fazer os seus ninhos. Algumaspessoas são como a fênix, vistas de longe sãoatraentes, mas aproximando e vendo o que tempordentro,percebequesóexisteespinho.

Page 95: Quintal de Casa

Quintal de casa 95Quintal de casaIvan Lacerda

TrevoPlanta considerada da sorte. Principalmente as que possuem quatro folhas.

Atéumvasodecerâmicavelho,cansadoeracha-dotemasuautilidade.Depoisdeservirpormuitosanosaumapatadeelefante,acaboutrincando.Iajogá-loforaquandonoteiqueelehospedavaessafamíliadetrevos.Aprendimaisumacomanature-za. Quantas famílias não têm essa oportunidadedeaprendizadoesempiedadeinternaseusidososemasilosenãodesfrutamdesuacompanhia.

Page 96: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa96 Quintal de casa

EmbaúbaPlanta da família da embaúba. Nativa da região da Mata atlântica e bastante apreciada pelo bicho preguiça.

Detemposemtemposessaplantaficasóotronco.Depoislentamentesurgemasfolhasquelembramguarda-chuvas.Quandoestãoemformação,sãodeumvermelho intenso.Comopassardosdiasasfolhasficamverdesebastanteresistentes.Di-zemqueobichopreguiçagostadessaespécie.Oconviteestáfeito,seelequiseraparecerseráumgrandeprazerterasuapresençanoquintal.

Page 97: Quintal de Casa

Quintal de casa 97Quintal de casaIvan Lacerda

DracenaPlanta bastante adaptável, seja ao sol ou em ambientes internos. Basta uma poda no galho pra surgir outra coroa.

A dracena é um espetáculo. Adora sol, mas vivebem em ambientes fechados. Sempre com suafolhagembrilhante.Comotempoeexperiênciaépossível através de podas criar outras folhagensou mudas. Existe uma infinidade de cores e for-matos.Algumasvivemebrotamapenasnaágua.Umagrandeliçãodanatureza:Buscarsempreserfelizemqualquersituaçãoouambiente.

Page 98: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa98 Quintal de casa

Condomínio de cogumelosDescobri esse condomínio de cogumelos escondido no gramado. Diz a lenda que os Gnomos é que os constroem.

Acreditoemtodasasforçasdanatureza.ImaginoDeusregendoessafabulosaorquestra.Seidoses-píritoselevadosquesãoincumbidosdecuidardasplantas,dosanimais,háaquelesquecontrolamosventoseáguas.Oscogumelossão responsabili-dadedosgnomos.Acheibacanaessaconstrução.Depois de ver essa criação, comecei a observaroutrostiposespalhadosnoquintal.

Page 99: Quintal de Casa

Quintal de casa 99Quintal de casaIvan Lacerda

Page 100: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa100 Quintal de casa

CogumeloEspécie de cogumelo, esse com aproximada-mente 12 Cm de altura.

Page 101: Quintal de Casa

Quintal de casa 101Quintal de casaIvan Lacerda

CogumeloEspécie de cogumelo albino. Bastante deli-cado com aproximada-mente 4 Cm de altura

Page 102: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa102 Quintal de casa

CogumeloEspécie de cogumelo, esse com aproximadamente 5 Cm de altura

Page 103: Quintal de Casa

Quintal de casa 103Quintal de casaIvan Lacerda

CogumeloEspécie de cogumelo, esse com aproximadamente 2 Cm de altura

Noteiqueosgnomos trabalhammuito.Encontreicogumelosdetodasascoreseespécies,desdeosgrandescomonaspáginasanteriores,osminús-culos,albinos,negros,enfim, tornei-meumapre-ciadordaespécie.Quemsabeumdiasemquerer,euconsigaregistraraimagemdeumgnomo.Mui-tosnãocreememgnomos,entãopensemquesãoespíritoselevados,assimficamaisfácilacreditar.

Page 104: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa104 Quintal de casa

PapiroEspécie que gosta de regiões alagadiças e várzeas.

Graçasaessaplantaéquehojetemosoregistrodas primeiras escritas no papel. Os papiros eramconfeccionadosatravésdessaplanta,queacabousendobatizadacomomesmonome.Ouseráquederamonomedaplantaaopapel?Não importa,dealgumamaneiraesperopreservá-la,jáqueesselivroutilizaatecnologiadigitalenãomaisopapel.

Page 105: Quintal de Casa

Quintal de casa 105Quintal de casaIvan Lacerda

CicaEspécie super resistente, muito utilizada em paisagismo pois suas folhas formam um belo arranjo.

Pormaisqueseobserveanatureza,elavivenossurpreendendo. Veja por exemplo essa cica. Elaestáemfrentedecasa,aoladodaárvoreexóticajaponesaJuniperuschinensis‘torulosa’,depoisdequase dez anos é que notei que ela forma essabela“bola”defolhasantesdeabrir.Avidatambéméassim,asvezesnãoenxergamosaquiloqueestáaumpalmodonossonariz.

Page 106: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa106 Quintal de casa

Samambaia-AçuEspécie nativa da região. Seu tronco (ao lado) era muito utilizado para fazer xaxim. E os bugios adoram seu talo. Está em extinção.

Page 107: Quintal de Casa

Quintal de casa 107Quintal de casaIvan Lacerda

Page 108: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa108 Quintal de casa

RústicaPlanta rústica. A folha lembra uma flor. Nunca vi surgir uma flor. Mas acho que nem precisa!

Page 109: Quintal de Casa

Quintal de casa 109Quintal de casaIvan Lacerda

Lixa naturalÁrvore de pequeno porte. A folha é porosa como uma lixa. A flor é muito delicada.

Page 110: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa110 Quintal de casa

PalmeiraEssa é uma espécie de palmeira, cujo coquinho é bastante apreciado por tucanos, esquilos e passarinhos.

Page 111: Quintal de Casa

Quintal de casa 111Quintal de casaIvan Lacerda

Chifre de VeadoPlanta ornamental. Gosta de sombra e também desenvolve-se agarrando no tronco de árvores ou xaxim.

Page 112: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa112 Quintal de casa

BananeiraUma das frutas mais consumidas no país. Se notar os detalhes ela também é uma das mais exóticas.

ENGRENAGENS DA VIDA

Ele caminhaVai por entre as árvores

Deslizando como se fosse a chuvaDescendo da copa até o solo

Ele procura seu caminhoO momento atual

A crise o abateuComo se fora um pássaro

E o caçador lhe acertara o peitoEle senta em frente ao riacho

Que corre como as idéiasFluindo em busca de uma solução

Ele está sóPensa no emprego que acabara de perder

Na companheira grávidaNo filho que não pediu para nascer

Pensa na sua inutilidadeDe ser saudável, forte, inteligente

E não poder se encaixarNesta enorme engrenagem

Que é a vidaEnquanto ele estiver desempregadoSerá mais um observador do mundo

Como eu

Page 113: Quintal de Casa

Quintal de casa 113Quintal de casaIvan Lacerda

Page 114: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa114 Quintal de casa

Page 115: Quintal de Casa

Quintal de casa 115Quintal de casaIvan Lacerda

Page 116: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa116 Quintal de casa

Palmeira nativaEssa árvore nativa da região fornece a cola de madeira em abundância. Um fato curioso é que atrai maribondos e vespas.

Page 117: Quintal de Casa

Quintal de casa 117Quintal de casaIvan Lacerda

Gotas de orvalhoO efeito de gotas dos orvalho numa teia de aranha.

Que aquela gotinha de chateação que sobrou de ontem

Evapore e juntem-se as outras gotas que estão se acumulando nas nuvens

Só esperando a hora de em forma de chuva

Refrescar aquele casal apaixonado que acabaram de se amar

Page 118: Quintal de Casa
Page 119: Quintal de Casa

ANIMAIS

“A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil”

Nicolau Copérnico

Page 120: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa120 Quintal de casa

Besouro amareloInseto que inspirou o design do New Beatle.

Durante muitos anos fotografo a natureza. Masdevo confessar que esse besourinho é o meuxódó.Emalgunssegundosacompanhandooseuvoo,depoisopousoeporfimasuadecolagem,euconsegui registrar imagens incríveis. Pra começareununcatinhavistoumbesouroamarelo.PenseiquefosseumNewbeatlevoador.Duranteasessãofotográficaaconteceuumacomunhãomuitorara.

OYellowBeatlesesentiumuitoconfortável.Andoudeumladoparaooutro,parou,coçouotraseiroeassimcomochegou,comotodobesouroquemaiscai do que voa, decidiu cumprir a sua missão ecansadodetietagem,abriuasasaseseguiuoseudestino.Nuncamesentitãosó!Setivesseasaseuoseguiria.Achoquesoumeiobesouro,comofatodeaprendermuitocomasminhasquedas.

Page 121: Quintal de Casa

Quintal de casa 121Quintal de casaIvan Lacerda

Voo do Besouro amareloDizem que o besouro é um dos animais mais persistentes que existe, pois cai mais do que voa e ainda assim não desiste.

Page 122: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa122 Quintal de casa

Inseto MetálicoInspiração da indústria automobilística, tanto no design como nos ítens que deveriam ser obrigatórios. No detalhe, o congestionamento de inseto.

Esse inseto lembra um corsa verde metálico quetive. É uma pena que a indústria automobilísticanão tenha evoluído tanto. Afinal ele é completo,pois além de não poluir, é mais econômico, nãoprecisafazerinspeçãoveicular,pagarIPVA,licenci-amentoouseguroobrigatório.Etemumacessóriomaravilhosoquefazmuitafalta,aomenorsinaldechuva,elealçavooeescapadasenchentes.

Page 123: Quintal de Casa

Quintal de casa 123Quintal de casaIvan Lacerda

Besouro limãoEsse exemplar de besouro apareceu nas folhas do limoeiro, num primeiro momento parecia um limãozinho ambulante.

Page 124: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa124 Quintal de casa

Page 125: Quintal de Casa

Quintal de casa 125Quintal de casaIvan Lacerda

Page 126: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa126 Quintal de casa

Page 127: Quintal de Casa

Quintal de casa 127Quintal de casaIvan Lacerda

Besouro Tetra-CampeãoEsse exemplar de besouro contrastava com a folha. Pensei que estava com a camisa da seleção canarinho campeã de 1994.

Page 128: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa128 Quintal de casa

JoaninhaInseto delicado e inofensivo e um dos poucos conhecidos pela garotada na cidade.

Esse insetoémuitoqueridopelascrianças.Penaque muitas delas só conhecem pelos desenhos,nosbordadosdasroupasounasfotografias.Essebichinhoincansávelésensacional.Apesardepos-suirasas,eleprefereandarpelasfolhasegalhosatrásdealimento.Achoincrívelcomopodenumaáreatãopequenahavertantavariaçãodepintura.Hajacriatividadeparaosartistasdanatureza.

Page 129: Quintal de Casa

Quintal de casa 129Quintal de casaIvan Lacerda

Casa de abelha JataíA discrição e inteligência das abelhas impressionam. Esse grupo criou uma colmeia dentro do bloco de cimento. Apenas a porta ficou para fora.

Umadassociedadesmaisorganizadasdoplane-ta,asabelhasensinamdisciplina, respeitoàhier-arquia, solidariedade, perseverança e caridade. Omeldessaespécieédelicioso.Elasdiscretasquesão,procuramlocaissegurosparaconstruirasuacolmeia.Jáalgunsinsetosnãosãotãoprecavidosassimequeremusarafolhacomoalicerce.Algu-masemelhançacomoshumanos?

Page 130: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa130 Quintal de casa

AbelhaObservem os detalhes dessa abelha. Apesar da visão privilegiada que possui, ela esperou pacientemente o clic e não fugiu.

Coma“evolução”dahumanidade,nãonecessita-mosmaiscaçar,andarlongasdistânciasparaob-teralimento,bastapegá-losnaprateleiraedepoissacarocartão.Comisso,nossossentidosvãofi-candocadavezmaisatrofiados.Sejaoolfato,tato,paladar, audição e principalmente a visão. Esseanimaléprivilegiado,hámilênioselescumpremasuamissãoecontinuamenxergandolonge.

Page 131: Quintal de Casa

Quintal de casa 131Quintal de casaIvan Lacerda

MoscaOutra espécie de abelha em detalhe passeando a procura de alimento ou de um bronzeado.

Page 132: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa132 Quintal de casa

Inseto FlamenguistaSó faltou o distintivo do rubro negro da gávea na asa desse inseto.

São tantas variações e espécies de insetos queexistem na natureza, que não é possível mostrarnesselivro.Selecioneiapenasalgunsqueacheiin-teressante.Porexemplo,oflamenguista,colorado,jamaicano. Basta um olhar apurado para desco-brir muitas outras criações, cada um com a suamissãoedesfrutandodoenormeprazerdealçarvooquandosentemvontade.

Page 133: Quintal de Casa

Quintal de casa 133Quintal de casaIvan Lacerda

Inseto JamaicanoEsse exemplar decidiu utilizar as cores da Jamaica, em homenagem ao Usain Bolt.

Page 134: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa134 Quintal de casa

Love in the airMorram de inveja o ser humano. Esses insetos podem ficar “conectados” o dia inteiro.

Paraosninfomaníacosdeplantão,ouosvoyeurs,anaturezatambémproporcionamomentosromân-ticos. Descobri que a cerca viva de hibisco é umverdadeiromotel.Osinsetosadoramaprivacidadeparaprocriarem.Éumafesta!Ointeressanteéquealgumasespéciesficamodiainteiro“unidos”.Eunãoqueriaserindiscreto,mastivequeclicá-los.

Page 135: Quintal de Casa

Quintal de casa 135Quintal de casaIvan Lacerda

Love in the airEssa espécie é cintilante. Lembra as cores do vagalume ou os tempo do New Wave.

Page 136: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa136 Quintal de casa

Page 137: Quintal de Casa

Quintal de casa 137Quintal de casaIvan Lacerda

Casca da CigarraÉ incrível como a cigarra consegue se desfazer de sua casca. Até a antena fica intacta. Adoraria poder presenciar esse momento.

A cigarra pode permanecer debaixo da terra es-condida por mais de quinze anos. Até que umdia,resolvedaroardagraça.Escolheumtroncoenomomentoquesesentesegura,desprende-sedaquela casca que lhe aprisiona. Livre para alçarvoo,passaacantaraplenopulmão.Cantaanun-ciandoasualibertação,asuaalegria,asuavitóriapessoal. Pena que essa nova condição só dure

nomáximocincosemanas.Talvezacigarraqueiranosdizerparanãoficarmosreclusos,escondidos,aprisionados, presos a paradigmas, credos, dog-mas,rancores,esermosdefatofelizes,embuscada realização dos nossos sonhos, respeitando opróximoeprocurandofazerobem.Devemosouvirmaisocantodascigarrasdoqueosdassereias.

Page 138: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa138 Quintal de casa

Page 139: Quintal de Casa

Quintal de casa 139Quintal de casaIvan Lacerda

GriloEspécie de grilo que se camufla para sua defesa, sua coloração confunde-se com o tronco da Palmeira Imperial.

Page 140: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa140 Quintal de casa

GriloAnimal que adora uma folha de hibisco para retalhá-la. Especialista em salto em distância, inspiração do nosso querido João do Pulo.

Page 141: Quintal de Casa

Quintal de casa 141Quintal de casaIvan Lacerda

GafanhotoNão consigo olhar para esse cidadão e não lembrar do vilão da vida de inseto. Ainda bem que só apareceu esse no quintal.

tinhamquetrabalharparaalimentarosgafanhotos.“Sempre foi assim” dizia a rainha. Nunca me es-queçodafrasedeFlic,quandotodomachucado,encaraovilãoemostraquemdefatoéofraco,odependentedahistória.ÀsvezesmesintocomoFlic,mesmotodoestropiadonãomeentrego,comoolhoroxo,cansado,eusigoemfrentetentandofazeraminhaparteparapreservaroplaneta.

A vida de inseto foi uma das primeiras grandesproduçõesanimadasdocinema.Achoquefoifil-madanomeuquintalenãomeavisaram.Asagade Flic, a formiga tentando inovar e sair do lugarcomum,inventandonovastécnicasdeprodução,tentando ser criativa e diferente, ela foi rotuladacomomaluca,queeramuitaousadaequeestavacolocandoemriscotodooformigueiro.Afinal,elas

Page 142: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa142 Quintal de casa

Grilo bicudoAnimal discreto. Gosta de passear pelas folhas dos hibiscos. O grilo mais bicudo que já vi.

Quando pensamos num determinado animal,acabamos por padronizá-lo. No caso dos grilos,imaginamos o da página 140. Mas com o olharmaisatentoépossívelencontrarumainfinidadedevariações. Esse acima, eu nem sabia que existia.Notemobicoimenso.Éanaturezaqueseadaptaparasobreviver.Assimcomonóshumanos,tendoquesevirarnostrintaparaconseguiropão.

Page 143: Quintal de Casa

Quintal de casa 143Quintal de casaIvan Lacerda

Green GriloDe um verde fosforescente intenso e incrível, esse grilo é quase um trava lingua.

Page 144: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa144 Quintal de casa

Louva DeusA presença do Louva Deus é um bom sinal de que não existe mosquito da dengue por perto. A larva do Louva Deus se alimenta da larva da dengue.

Page 145: Quintal de Casa

Quintal de casa 145Quintal de casaIvan Lacerda

Louva DeusDepois de muita paciência consegui esse clic. Gosto demais dessa foto pelos detalhes e por conseguir obter a sua confiança.

Émuitodifícilalcançaraconfiançadealguém.Àsvezespassamosavidainteiraenãoconseguimosterêxito.Todossemprecomumpéatrásedescon-fiados.Comanaturezaémaissimples.Parafazeressafoto,essemeuamigo,confiouemmim.Euchegueitãopróximotentandoofocoperfeitoqueimaginavaqueelefossepartir.Maselecolaboroueesperoupacientemente.Issoéconfiança!

Page 146: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa146 Quintal de casa

LagartixaEla aparaceu ao lado do pneu do carro. Por pouco foi atropelada. Estranhei pois ele não se movia. Também pu-dera, já estava morta.

Page 147: Quintal de Casa

Quintal de casa 147Quintal de casaIvan Lacerda

Micro-sapoQuando esse anfíbio apareceu em casa o batizei com o nome de Augusto. Em homenagem ao grande Augusto Husk.

Éincrívelasintoniadanatureza.Quandoalgoestáprestes a acontecer, como chuva, tempestade,vento,trovão,raiosouachegadadeumpredadorcolocandotodosemrisco,osanimais“acionamasirene”eavisamquemestiverporperto.Ossapostambémfazempartedessarededecomunicaçãonatural.Issosechamasolidariedadeoupreocupa-çãocomopróximo.Deveríamosfazeromesmo!

Page 148: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa148 Quintal de casa

FranjinhaMais um animal estranho que apareceu no quintal. Por vários dias acompanhei os seus movimentos. Batizamos carinhosamente de Franjinha.

Normalmenteocachorroeogatosãoosmaisco-muns animais de estimação. No quintal de casanãoé raroaparecer figuras incríveis.Porexemploo meu amigo Franjinha. Ele apareceu como nãoquernada.Todosdecasaqueriamconheceressafiguraetentaridentificá-lo.Nãoseisevirouborbo-leta,mariposaouseiláoque,masseiquemesmodepoisdealgunsanos,ninguémoesquece.

Page 149: Quintal de Casa

Quintal de casa 149Quintal de casaIvan Lacerda

Ninho de Tico Tico e um visitante de minha janelaNinho de Tico-tico construido entre os espinhos da Fenix. Bastante seguro para os filhotes. No destaque um sujeito que visita a varanda de casa.

Anaturezatrabalhaemsilêncio.Alagartarespeitao ciclo da vida e não tenta inutilmente anteciparfases.Viveumdiaapósooutroecadadiaécru-cial na sua existência. Para que possa ser umaborboletaefazeroseuvooinaugural,elatemquepassarporcadafasedetransformação.Desdeoovo,larva,lagarta,reclusãoeosexercíciosexaus-tivos para secagem das asas. Hoje vemos umasociedade ansiosa, querendo interferir nas fasesdavida.Acriançaabrindomãoda infância,adul-tosestacionadosnaadolescênciaoudesejandoatodocustopostergaravelhice,comosefosseumadoença incurável. Não é difícil ver nas empresasessamesmacaracterística.Cadavezmaisjovensocupam cargos de destaque. Passam a liderarequipessemadevidamaturidadeeexperiênciatãonecessária para a tomada de decisões. Essa ati-tudedasempresas,muitasvezesdeformaincon-sciente,refleteumasociedadeexclusivista.Nãoserespeitamos idosos,osfilhosmandamnospais.

Os pais, culpados pela rotina e ausência, conce-demtodososdesejosdosfilhosepassamamãonacabeçadelesnãoimpondolimites.Pordiversasvezes puder acompar o processo de criação deum ninhode passarinho.Os “pais” durante esseprocessovivemexclusivamenteparaasuafamí-lia.Constroemnumlocalseguro,entrelaçamgalhoporgalho,cuidadosamenteparaquepossaprote-gereaqueceracria.Põeosovos,chocam,prote-gemdospredadores.Aonascerem,ospaiscaçamincessantemente, alimentam os filhos dando emsua boca insetos, minhocas, larvas, etc. Duranteumperíodoospais incentivamosfilhosasaíremdoninho.Quandoestãocobertospelaspenugenssãoobrigadosadaremosprimeirosvoos.Depoisdeunsdias,baubau!Elesjánãosãomaisfilhotesetemquesevirarem.Atéhoje,observadorquesoudanatureza,nuncaviumtico-ticoadulto,vivendoedisputandoespaçononinhocomospaisecomumIpodnoouvidooujogandovideogame.

Page 150: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa150 Quintal de casa

João de BarroO engenheiro da natureza, se observar esse pássaro, notará que ele tem o porte e o caminhar de um lord inglês. (foto acima Guilherme Rosa)

OJoãodeBarroéumpássaroespecial,constroeoseuninhocomumaenormeperfeição.Quandoestá na terra, caminha feito um lord inglês. Todogarboso.Noentanto,podesercruel,casodescu-braa traiçãoda“JoanadeBarro”,eleécapazdeprendê-lanoninho,isolandopermanentementeaentrada.NodestaqueaperfeiçãodeumninhodeTicotico.

Page 151: Quintal de Casa

Quintal de casa 151Quintal de casaIvan Lacerda

BeberrãoPássaro bastante comum na região. Gosta de aproveitar as mordomias que o meu amigo Guilherme lhe proporciona (fotos Guilherme Rosa)

Ospássarosassimcomooshomenstemacurio-sidade bastante aguçada. Quando eles se acos-tumamcomumlocalseguroparasealimentaroumesmoserefrescar,elespassamaserfrequenta-doresassíduos.Naverdade,nãoprecisamdessecuidado,elessabemsevirarmuitobemsozinhosnanaturezaembuscadealimento.Masquemnãogostadeumamordomia?

Page 152: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa152 Quintal de casa

Page 153: Quintal de Casa

Quintal de casa 153Quintal de casaIvan Lacerda

AndorinhaEsse pássaro gosta de fazer os ninhos entre as telhas e a forro de madeira na varanda de casa. No detalhe Jacus se alimentando e o Tucano.

Aandorinhasimbolizaachegadadoverão.Essaerrouocaminhodoseuninhoeacabouinvadindoomeuescritório.Estavasedebatendonajaneladevidroquerendosairatodocusto.Cuidadosamenteeualibertei.Aliás,essaéumadasmelhoressen-saçõesdomundo.Libertarumpássarodagaiola.Assimcomodevemoslibertaroslivrosdasestan-tesefazercomqueosleitoresganhemasas.

Page 154: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa154 Quintal de casa

AranhaEssa espécie se apoderou da chaminé do fogão a lenha. Esperta, vive de barriga cheia. Curiosidade, os filhotes ficam alojados nessa parte bojuda.

Aranha.Taíumbichomuitointeressante.Elasficamimóveis,secamuflam,disfarçamescondidasnoslugaresmaisdiscretos.Tecemasteias,constroemsuasarmadilhasparaosinsetosincautos.Asara-nhasqueremdistânciadoshomens.Ficamreclu-sas,nãoqueremsaberdavidadeninguém.Ah!Setodostivessemaqualidadeeacompetênciadasaranhas em respeitar o espaço dos outros. Elas

têm um veneno absurdamente fatal e não ficampicando os insetos ou o ser humano por prazer.Ouseja,elasapenassedefendem,nuncaatacam!Temos tanto que aprender com as aranhas, poisinvadiroespaçodosoutrosesoltarovenenodalíngua, difamando ou injuriando é muito comumentre as pessoas. Já dizia um grande amigo: En-quantocuidadavidadosoutros,atrasaaprópria.

Page 155: Quintal de Casa

Quintal de casa 155Quintal de casaIvan Lacerda

Aranha NegraObservando a casca da palmeira dei de cara com essa aranha negra. Tão diferente da albina. Nunca tinha visto uma espécie dessas antes.

Page 156: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa156 Quintal de casa

AranhaMais uma aranha que costuma perambular nas plantas. Discreta e com um desenho incrível. Ela como todas as outras aranhas fogem ao ver gente.

Apalavramaisadequadaànaturezaéaharmonia.Ospredadoresatacamparasealimentaremousedefenderem.Nãomatamporprazer.Nãoacabamcomoseueco-sistema.Nãopoluemsuaságuas,nãopõefogonaprópriacasa,nãodestroemoes-paçodooutro.Dizemquedarumaarmaaumma-cacoéumagrandeestupidez.Pensoqueéumaestupidezalgunssereshumanosraciocinarem.

Page 157: Quintal de Casa

Quintal de casa 157Quintal de casaIvan Lacerda

AranhaEssa espécie é muito encontrada em pinheiro ou escondida no meio da mata. Sua teia enorme está sempre com bastante alimento.

A ARANHAA aranha tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece, tece a sua teia. A espera de um inseto distraído para virar a sua ceia.

Page 158: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa158 Quintal de casa

Page 159: Quintal de Casa

Quintal de casa 159Quintal de casaIvan Lacerda

AranhasNa página anterior a mamãe armadeira carregando os seus filhotes no corpo até que eles possam se virar sozinhos

AranhaEncontro diversas espécies de aranhas com formatos exóticos e multicoloridas. Não ouso tocá-las, mas ouso admirá-las.

Page 160: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa160 Quintal de casa

AranhaEssa espécie parece que anda com uma mochila colorida. Deve ser o para-quedas em caso de um salto mortal.

NA MATAO estampido ecoou na mataDe susto o macaco cai do galhoO sabiá silenciouO lagarto se escondeu e o cervo correuAté a aranha cessou a confecção da teiaO grito na mata ecoouO pobre do índio inocente morreu

Page 161: Quintal de Casa

Quintal de casa 161Quintal de casaIvan Lacerda

Page 162: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa162 Quintal de casa

Lagarta PaulDescobri essa exótica lagarta podando o hibisco. Logo lembrei do Polvo Paul que fazia as previsões da copa da África do Sul.

Lagarta PaulEssa lagarta superou qualquer expectativa, quanto a imaginação de Deus. Na página ao lado a posição lembra um sorriso e o Polvo.

Page 163: Quintal de Casa

Quintal de casa 163Quintal de casaIvan Lacerda

Page 164: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa164 Quintal de casa

LagartaNunca vi uma lagarta tão exótica. Essa espécie é perigosa pois pode causar queimaduras na pele. As que não possuem esses adereços não queimam, pelo menos nunca tive problema.

Page 165: Quintal de Casa

Quintal de casa 165Quintal de casaIvan Lacerda

LagartaEla estava devorando a planta. Como sabe que não uso veneno nem interfiro no processo, elas aproveitaram. A planta já se recuperou, e o céu ficou mais colorido.

Page 166: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa166 Quintal de casa

LagartaEssa espécie de lagarta se transformou numa linda borboleta. Mas é arriscado manuseá-la pois pode causar queimaduras e irritações na pele.

Temosqueterrespeitoaqualquerespéciequeapa-recenonossocaminho. Jádiziaomestre: “amai-vosunsaosoutroscomoatimesmo”.Tentoseguiressalição.Sejaumalagarta,aranha,sapo, irmão,filho,colegadeprofissão.Sejadequalquercredo,raçaoucondiçãosocial.Estendominhaadmiraçãoerespeitoaospalmeirenses,sãopaulinos,santis-tasetorcedoresdetodososclubesdopaís.

Page 167: Quintal de Casa

Quintal de casa 167Quintal de casaIvan Lacerda

Lagarta EinsteinEssa espécie eu batizei de Einstein. Mas cuidado com esses fios, pois podem causar queimaduras e irritações na pele.

Nãoaguardeoamanhã.Eseelenãochegar?Nãopenseoquefazerdavida,vocêjáestánopalco.Descubrasuaverdadeiramissão.Nãopercatem-po.Qualéoseudomenãoestásendoutilizadoplenamente?Étocaruminstrumento,conduzirumavião,erguerumacasa,lecionar,medicar,confor-tar,limpar,nãoimportaafunção,oquedefatoim-portaéaação.Afinalviemosdoverbo.

Page 168: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa168 Quintal de casa

LagartaOutra espécie de lagarta multicolorida, mas que pode causar queimadura ou irritações na pela ao manuseá-la.

VOU POR AI Não sei para onde vou mas vou por aí. Perdido em um lugar que chamamos de terra. Convivendo com irmãos e pais. Cercado de animais que jul-gamos irracionais. Estou num lugar totalmente demarcado, cada um mandando no seu espaço. Cada um querendo ser aquilo que não é. Quero ser o pingo que fugiu do I. Não sei pra onde vou, mas vou por aí.

Page 169: Quintal de Casa

Quintal de casa 169Quintal de casaIvan Lacerda

LagartaEssa espécie era enorme para os padrões “lagartícios”. Devia estar próximo o momento de escolher um canto seguro e iniciar a metamorfose.

Page 170: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa170 Quintal de casa

Passeio da LagartaEla estava em busca de um local seguro para sua metamorfose. Antes, fiz uma sessão fotográfica. Apesar da pressa ela se portou super bem.

LagartaEssa danada se fartou da minha renda portu-guesa. Fazer o quê. Vai ver que ela pensou que fosse bacalhau.

Page 171: Quintal de Casa

Quintal de casa 171Quintal de casaIvan Lacerda

Lagarta AlbinaNunca tinha visto essa espécie de lagarta. A cor transitava entre um verde cintilante e dependendo da incidência da luz de um branco intenso.

Page 172: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa172 Quintal de casa

Page 173: Quintal de Casa

Quintal de casa 173Quintal de casaIvan Lacerda

LagartaMais uma espécie de lagarta exótica. Pena não poder acompanhá-la por todo o processo de metamorfose, mas tenho certeza que será uma linda borboleta.

Page 174: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa174 Quintal de casa

CasuloA formação do casulo. Abaixo é possível ver a lagarta iniciando o seu processo de transfor-mação.

CasuloA formação do casulo. Acima a lagarta está tão protegida que nem é possível vê-la.

Page 175: Quintal de Casa

Quintal de casa 175Quintal de casaIvan Lacerda

Lagarta iniciando a metamorfoseOs primeiros momentos da escolha do local definitivo para iniciar o casulo. Ela estava presa por um fio minúsculo, quase transparente.

Porqualmotivovocêserálembrado?Sóoscovar-desnãoqueremserlembrados.Mastodosserão!Seja por sua obra e contribuição, tornando essemundomelhor,oupelaomissão,porterusufruídodessehotelefugidopelosfundosdeixandoumacontaenormeparaasfuturasgerações.Ocuriosoé que esse mesmo hóspede lá em cima vai im-plorarpararegressarumdiaaessehotel.

Page 176: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa176 Quintal de casa

Casulo na fase finalAcompanhei toda a evolução. Pena não ter visto o voo inaugural.

METAMORFOSE

Quando você acorda e sente um imenso vazioQuando caminha de um lado ao outro e sente frio

Quando ninguém te ouve ou estende a mãoQuando a sua única companheira é a solidão

Quando as luzes acendem e você está no palcoGritando, amedrontado como uma criança

Quando você pede, implora ajudaFaz negociata com os Santos e nada acontece

Olhe ao redor e veja a natureza fazendo o mesmoA aranha tece silenciosa a palavra Socorro!

O vento sopra suado e cansadoEle já não refresca como antes

A lagarta se arrasta ansiosaÀ procura da maior transformação de sua vida

Sonha em bater asas e voar livre Nos ensinar que tudo está em plena transformação

Naquele instanteNada permanece igual, tudo está diferente

Inclusive euJá não sou o mesmo depois de acordar

Já não sinto um imenso vazio

Page 177: Quintal de Casa

Quintal de casa 177Quintal de casaIvan Lacerda

BorboletasEspécies de borboletas cumprindo o seu papel na natureza. Outras tão confiadas que pousam na mão.

Page 178: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa178 Quintal de casa

Borboleta BrancaEssa borboleta nem se importou com a máquina tão próxima. Bastante curiosa, acho que ela queria mesmo ser modelo.

Anaturezaéumaescolaacéuabertoecompro-fessoresquedãoaulasatodoinstante.Seobservaratentamente,notaráquenãoexisteumpadrãofixodebeleza.Cadaservivotemoseuencantoeestápreocupado mais em viver e cumprir sua missãodoquecomfutilidades.Asagênciasdemodelosdeviam observar que a única espécie do planetaqueficalindamagrelaéaborboleta.

Borboleta Vem me dar bom diaBate asas com doçuraMostre sua fantasiaAbre alas e faz seu caminho no arBorboleta Vem me encantarBorboleta Pousa sobre a florProva do seu néctarMostra-me o sabor Borboleta Desfile seu voar

Page 179: Quintal de Casa

Quintal de casa 179Quintal de casaIvan Lacerda

BorboletasEspécies de borboletas cumprindo o seu papel na natureza. Outras tão confiadas que pousam na mão.

Page 180: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa180 Quintal de casa

Borboletas disputando a florNum ambiente equilibrado existe alimento para todos. Basta não interferir no ecosistema.

Duasborboletasnamesmaflor.Pensoquesãoir-mãs.Vivememtotalharmonia.Aliás,achoqueumdosgrandesproblemasqueoplanetaenfrentaéoaumentoconsideráveldefilhosúnicos.Embreveteremosumasociedadecadavezmaisegoístaecomosolhosvoltadosapenasparaopróprioumbi-go.Comonãotiveramirmãos,nãoaprenderamadividir.Olhaquebeloexemplodanatureza.

Page 181: Quintal de Casa

Quintal de casa 181Quintal de casaIvan Lacerda

Borboleta AmarelaIncrível a textura da asa. Ela nem se importou com a minha presença ou a camêra quase a tocando.

Page 182: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa182 Quintal de casa

BorboletaBorboleta minúscula. Mas se notarmos os detalhes. Ela também sonhou um dia ser uma linda borboleta azul.

Page 183: Quintal de Casa

Quintal de casa 183Quintal de casaIvan Lacerda

BorboletaOutra espécie intrigante. Parece que um grafiteiro resolveu utilizar o spray e pintar apenas o corpo de azul.

VOOVoar do teu lado

Imaginar nós dois no céuVoar para bem alto

Ir até onde a liberdade deixarAndar do teu lado

Nem à frente, nem atrásEu só quero ficar do teu lado

Page 184: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa184 Quintal de casa

Borboleta CorinthianaUm ótimo exemplo de mimetizador entre as borboletas. Muitas vezes não notamos a sua presença.

Essa borboleta pousa de cabeça pra baixo. Nor-malmentepermiteumaaproximaçãomaiordoqueoutras espécies. Vive camuflada, de preferênciaemtroncosparecidoscomodesenhodesuaasa.Conhecida como Corinthiana, nem preciso dizerqueelaéumademinhaspreferidas.Aindamaisque2010éoanointernacionaldabiodiversidadeedocentenáriodoSportClubCorinthiansPaulista.

Page 185: Quintal de Casa

Quintal de casa 185Quintal de casaIvan Lacerda

Animal extremamente dócil. Gostaria que fossedeestimação.Passeiumamanhã inteiracomelepasseandopelacamiseta.Achoqueelegostoudaexperiência. Cheguei a batizá-lo de Mr. Paul. Mascomo ele tem a sua função no planeta e apesardemagrelo,precisavaencherabarriga,comdornocoração,coloqueioMr.PaulnotroncodoManacáparaacharcomidaeseguirasuavida.

Bicho PauAnimal super discreto, muito difícil de ser visto nos galhos secos das árvores, local que mais gosta de ficar à espera de alimento.

Page 186: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa186 Quintal de casa

LagartoUm animal super discreto. Um ótimo mimetizador. Adora o sol pra se aquecer e disfarçado enche a barriga com insetos incautos.

naturezatentandoseprotegerem,sóumbomob-servador com o olhar apurado para encontrá-los.Também existe esse ser no mundo corporativo,elesgeralmenteestãodisfarçadoseacomodadosno escroto dos seus superiores. Na maioria dasvezes esses indivíduos frágeis, precisam desseapoio, desse ambiente caloroso e abafado, tãopropícioaodesenvolvimentodessesseres.

Sou “Caapora” do Tupi, aquele que mora nomato.Embuscadoconhecimento,meaproximeida natureza. Tenho aulas muito interessantes depaciênciaapreciandoasplantas.Quandoretiroaspragasdogramado,aprendoqueosmedos,frus-trações, devem ser arrancados desde a raiz, nãobastaapará-losapenascomocortadordegrama,pois voltam mais fortes e implacáveis. Algumas

plantas precisam de água diariamente, outras semolhardemaismorrem.Existemasquegostamdosol,outrasdasombra.Tentetrocaressasposiçõesparaveroqueacontece.Issoéumgrandeapren-dizado para os gestores de pessoas nas empre-sas.Aliás,anaturezaemulaasempresas,ouseráocontrário?Porexemplo, temosbichosquesãomimetizadores.Vivemdisfarçados,escondidosna

Page 187: Quintal de Casa

Quintal de casa 187Quintal de casaIvan Lacerda

naturezatentandoseprotegerem,sóumbomob-servador com o olhar apurado para encontrá-los.Também existe esse ser no mundo corporativo,elesgeralmenteestãodisfarçadoseacomodadosno escroto dos seus superiores. Na maioria dasvezes esses indivíduos frágeis, precisam desseapoio, desse ambiente caloroso e abafado, tãopropícioaodesenvolvimentodessesseres.

Sou “Caapora” do Tupi, aquele que mora nomato.Embuscadoconhecimento,meaproximeida natureza. Tenho aulas muito interessantes depaciênciaapreciandoasplantas.Quandoretiroaspragasdogramado,aprendoqueosmedos,frus-trações, devem ser arrancados desde a raiz, nãobastaapará-losapenascomocortadordegrama,pois voltam mais fortes e implacáveis. Algumas

plantas precisam de água diariamente, outras semolhardemaismorrem.Existemasquegostamdosol,outrasdasombra.Tentetrocaressasposiçõesparaveroqueacontece.Issoéumgrandeapren-dizado para os gestores de pessoas nas empre-sas.Aliás,anaturezaemulaasempresas,ouseráocontrário?Porexemplo, temosbichosquesãomimetizadores.Vivemdisfarçados,escondidosna

Page 188: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa188 Quintal de casa

MimetizadorAnimal que se camufla para se defender de predadores e como estratégia para se alimentar.

Page 189: Quintal de Casa

Quintal de casa 189Quintal de casaIvan Lacerda

Bicho da sedaNão sei exatamente qual a função dessa espécie. Mas desde de criança o conheço como bicho da seda. Esse escolheu uma folha que caiu logo.

Engraçadoquealgunsbichossãofamososenãooconhecemosdireito.Exemplodobichodaseda.Tudo acontece dentro desse casulo, é raro ver acaradodanado.Outrossãototalmentedesconhe-cidos,comoosujeitoao ladogrudadono troncodaárvore.Nãotenhoamenorideiadoqueseja.Sóseiqueumótimomimetizadorequeaproveitadasuahabilidadenodisfarceparasealimentar.

Page 190: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa190 Quintal de casa

LesmaSei que pode parecer nojento. Mas esse animal assim como todos os outros merecem viver e cumprir sua missão. Por isso prometam: Nada de sal.

Algunsanimaistêmoaspectoasqueroso.Outrostêmmáfama.Trazemmalagouro.Podemcolocaranossavidaemrisco.Massempremecoloconolugardeleseimaginooquedevemachardenós,afinal, ocupamos o espaço a eles determinado,exterminamosasespéciessemqueelestenhamfeitoalgoderuim,julgamosquesãofeioserepug-nantesejádamosoveredicto.Penademorte.

Page 191: Quintal de Casa

Quintal de casa 191Quintal de casaIvan Lacerda

Page 192: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa192 Quintal de casa

Page 193: Quintal de Casa

Quintal de casa 193Quintal de casaIvan Lacerda

JararacuçuSó consegui fotografar essa espécie, pois um infeliz fez o favor de atropelá-la. Não sei se foi proposital, espero que não tenha sido.

Page 194: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa194 Quintal de casa

BugioEspécie ainda pode ser vista na Mata-atlântica. Vive em bando e se alimenta das folhas e frutos de diversas árvores. (Foto acima de Guilherme Rosa)

Esses são meus visitantes mais frequentes. Aomenosumavezaomêselessefazempresentes.A família inteira percorre a reserva de árvores nofundodoquintaldecasa.Comemfolhasefrutosdediversasárvores,nãopodemverotalodosa-mambaiaçúquesefartam.

Page 195: Quintal de Casa

Quintal de casa 195Quintal de casaIvan Lacerda

BugioEspécie ainda pode ser vista na Mata-atlântica. Vive em bando e se alimenta das folhas e frutos de diversas árvores. (Foto acima de Guilherme Rosa)

Page 196: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa196 Quintal de casa

Nina, nossa cachorra vira-lataAdotamos a Nina através de uma ONG que cuida de animais abandonados nas ruas.

tesdafaixadepedestre,nãoultrapasseosinalver-melho,nãobuzineatoa,nãojoguelixonasruas,andecomumlivro(mesmoquenãoleia, jáéumbomcomeço)falebaixoemostreaimportânciadeserumapessoacaridosa.Umdiavocêpoderápre-cisarqueseufilhosejacaridosocomvocê.Tenhoumbomexemplo:Minhasfilhasdesejavamter um cachorro. Achei a ideia legal, pois sempre

Sempre é possível deixar um ensinamento aosnossosfilhos.Oexemploéomaisimportante.Nãoadiantasófalar.Repetir.Nemusaroditado“façaoqueeumando,masnãofaçaoqueeufaço”.Senotarem,irãoperceberqueelesfazemoquevocêfazenãodãoamínimaaoquevocêmanda.Por-tanto,recomendocuidadocomosseusatos.Useocintodesegurança,respeiteosidosos,parean-

Page 197: Quintal de Casa

Quintal de casa 197Quintal de casaIvan Lacerda

Formigas trabalhandoNunca mais utilizamos veneno para formigas ou dedetizar o gramado.

gosteideanimalesentiaquefaltavaumbichodeestimação em casa. Nossa primeira experiênciafoiaClarinha,umfilhotedevira-latacomlabrador.Infelizmente não pudemos conviver com ela pormuitotempo.Quandoadotamoselaestavacheiadevermes,levamosaoveterinário,demosremédio,vacinamos,tivemostodososcuidadosnecessári-os,afinal,nãoqueríamoscorrerriscodetransmitiralgumadoençaasnossasfilhas.Ummêsapósaadoção, estava crescendo rapidamente, ficandolinda,feliz,masbastouumvaciloeelasefoi.De-ixamosaClarinhasoltaprabrincarnagramaeelasesentiuatraídapelovenenodeformigaqueinsis-tiaemcomertodasasfolhasdohibiscodacercaviva. Foi a primeira experiência de perda de nos-sasfilhas.Decidimosnuncamaisusarvenenonoquintal,nemdedetizarogramado.Passadoalgunsdias,elasqueriamoutrocachorro.Mostramosquenão podemos substituir ninguém. Todos são im-portantesemnossavida.

Passadoalgunsanos,elasvoltaramacobrarapre-sençadeumcachorroougatoemcasa.Bastavapassear no shopping ou algum pet shop e elaspediamparacomprarumfilhote.DecidimosadotarumcachorrodeumaONGquecuidadeanimaisabandonados.Afinalnãosedevecompraralgoqueiremosamar.Nãosecomprapessoas,amigos,pai,filhos,sobrinhos.Alémdoque,animalnãodeveseramadopelaraçaoupedigreeoupelopreço.Desdecedomostramosaimportânciadoatodaadoção.Avira latamais lindadomundochegoue trouxemuitaalegriaanossacasa.Ensinouatodosoqueéoamorincondicional.Nina,Ninó,Ninocó,Nicole,Nicolinaetantosoutrosapelidosquedemos,pas-seia pelo quintal, late para os outros cachorros eprotege a casa além de ser nossa companheiranascaminhadasdiárias.

Page 198: Quintal de Casa

Aqui está a inspiração para criação do mágico do filme : A vida de insetos.

Page 199: Quintal de Casa

COISAS

“A natureza e os livros pertencem aos olhos que os vêem”

Ralph Emerson

Page 200: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa200 Quintal de casa

Page 201: Quintal de Casa

Quintal de casa 201Quintal de casaIvan Lacerda

Amora selvagemPlanta nativa da mata atlântica. Minúsculos frutos, mas não são comestíveis. Servem como ornamento da mata.

Afaltadeconhecimentodanaturezapodelevarasituaçõescuriosas.Alguémperdidonamatapodeaté morrer caso ingira uma fruta que pense sercomestível.Poroutrolado,outrosmorremdefome,comtantaplantadisponívelcomoalimentooure-médio.Umadica,bastaobservarospássaroseosfrutos,seestiverintactonãoarrisque.Prefiraosfru-tosquejáforambicados.

Page 202: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa202 Quintal de casa

LenhaNo passado plantaram eucalipto na região. Agora estão servindo como escoramento de obra e lenha. No seu lugar voltou a mata nativa.

O eucalipto é uma árvore interessante. Muitosachamqueelasóserveparalenha.Mascomumolharmaisdetalhado,aprende-sequeelaumsím-bolodavida.Crescereta,buscaaluz,ingeremuitaágua e com o passar dos anos, ela vai ficandocadavezmaispolidaebrilhante.Vaisedespren-dendodascascasgrossasdopassadoesempreserenovando,esperandootempolapidá-la.

Page 203: Quintal de Casa

Quintal de casa 203Quintal de casaIvan Lacerda

Page 204: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa204 Quintal de casa

Page 205: Quintal de Casa

Quintal de casa 205Quintal de casaIvan Lacerda

Page 206: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa206 Quintal de casa

Page 207: Quintal de Casa

Quintal de casa 207Quintal de casaIvan Lacerda

Planta nativaDurante o ano inteiro ela está sumida. Na primavera ela surge atraindo borboletas.

A MANHÃ

A manhã nasceuConjugando o verbo amar

Na primeira pessoa do singularA manhã deseja a felicidade

Dispersando a névoa fria da indiferençaA manhã evidencia uma nova era

Onde o pão a paz e a poesiaPrenunciam um tempo ideal para se viver

Amanhã continuará nubladoSe não fizermos o que temos que fazer hoje

Semear a paz, colher o pão, comer poesia

Page 208: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa208 Quintal de casa

Antes e depoisFolha que caiu de uma planta trepadeira. Depois de embelezar a árvore, ela ainda continua em transformação para voltar como adubo.

Otempoé implacável.Atéanaturezaenvelhece.Vejaoanteseodepoisdeumafolhaqueencon-trei no quintal. Ela não seria a mesma se tivesseem sua juventude injetado, botox, feito plásticas,implantadosilicone,mascaradoasaçõesdotem-poeascicatrizesdavida.Anaturezaensinaqueabelezaestáemcadafasedenossaexistência.Oquerealmenteimportaéaessênciadecadaum.

Page 209: Quintal de Casa

Quintal de casa 209Quintal de casaIvan Lacerda

Símbolo de ar puroOrganismo que utiliza o tronco da árvore para se desenvolver. Seu alimento é o ar puro.

As grandes cidades preocupadas com o nível degás carbônico na atmosfera criam aparelhos decontroledepoluição.Seoarestiverpoluídoacendealuzvermelhaetodosdevemcolocarmáscaras.Nanaturezaémaissimples,bastaolharnotroncodasárvores,seesseorganismoestiververmelhoésinaldequeoarestápuro.Deveríamosplantarmaisár-voresnacidadeeaprendercomanatureza.

Page 210: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa210 Quintal de casa

Mato secoDepois de cortar a grama, a sobra a natureza se incube de transformá-la em um ótimo adubo.

BuracoO tronco dessa árvore imita a casa do João de barro. Tem uma textura incrível.

Page 211: Quintal de Casa

Quintal de casa 211Quintal de casaIvan Lacerda

Casca seca da PalmeiraA natureza apresenta texturas maravilhosas. Essa é casca de uma palmeira, serve tam-bém como criadouro de aranhas.

Casca da AraucáriaÁrvore em extinção. Símbolo do Paraná.

Page 212: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa212 Quintal de casa

Ninho do João de BarroQuando vi esses ninhos, imaginei que fosse a minha casa e a do amigo Gui. Em breve chega também minha irmã, na natureza há espaço para todos.

POVO BESTA

Eita povo besta sô!Que troca poeiraPor poluição.Sô que nem o João de BarroQue respira ar puroE rola feliz pelo chão.

Page 213: Quintal de Casa

Quintal de casa 213Quintal de casaIvan Lacerda

NINHO

É um lugar simples silenciosoAté certo ponto sombrio

É um lugar quente gostosoPor mais cheio

Há sempre um vazioÉ uma entrada pequena únicaÉ uma estrada estreita e curta

É uma viagem de ida e voltaÉ estar em você preso

É sair de você ilesoÉ o núcleo do corpo

É o ninho do homemÉ a pousada da vida

Page 214: Quintal de Casa

Ivan LacerdaQuintal de casa214

Éumagrandedificuldadeensinarparaasnovasgeraçõessobreecologia,solidariedade,respeitoànatureza,poisexisteumaenormedistorçãoemalgunsprincípios,comomoral,educaçãoeocumprimentodasleis.Paisnãotêmtempoparaensinarosfilhos,nãosabemdiferenciarumaflor,onomedeplantaseanimais,nãoleem,portantonãodãoexemplo,faltapoesia,nãomostramofrutonopé,preferemcomprarnosupermercadoousacolão.Atéasfeiraslivresestãoemextinção.Nãolevamosfilhosparamolharospésnosriosoulagos,tomambanhodechuveiroemuitosnuncaviramumacachoeira.Nãocontemplam,nemimaginamasfigurasformando-senasnuvenseaindareclamamdelas,poisládecimasóvemchuva,porconsequência,desgraça,enchenteseprejuízo,esquecemquedevemdepositarolixonolocalcorreto,nãojogarpelajaneladocarro.Nãoensinamqueessachuvaalimentaamataesemelanãohávida.Faltacontatocomanatureza.Criançasdeplayground.Nãoandamdescalçonasgramas,afinalé“proibidopisá-las”.Nãotemouvidoparaoscantosdospássaros.Sóouvembuzinaesonsdovideogame.Malconheceovizinho,nãobrincamcomacriançadoapartamentoaolado.Noscondomíniossósevêasmesmasplantasomesmopaisagismo(afinal,sãoasmaisbaratasnahoradamanutenção).Comoensinarquedevemospreservaranatureza?Sósepreservaaquiloqueseconheceetemamor.

Ospaisdevemdedicarmaistempoaosfilhos.Contehistórias,invente,levemascriançasparapes-car,abraceumaárvore,façampiquenique,fiquememsilêncioouvindoocantodospássarosoudacigarraoudosapo.Caminhemdemãosdadascomseufilho.Mostrequeeleéimportanteparavocê.Tireàvelhaarmadura,oterno,agravata,osapato,osaltoalto,pais,andemdescalçoscomseusfilhos.Observemosdetalhesdanatureza.SeumdiavocêdesejouverDeus,notequeEleestáemcadapétala,semente,floroupena.ÉbacanaodesigndeumatelaLCD,aslinhasmodernasdoúltimoconversívelimportadoitalianooualemão,masafirmo-lhesquenãoexistemaiordesignerqueohomemládecima.

Nãosouperfeito,tambémfalho,masseiquepossofazeraindamaisporesseplaneta.Decidicomoprimeiropassoelaboraresselivro.Esperoqueessasimagens,essaparcelainfinitesimaldonossoplanetatenhasidoasementequepossagerminaraconsciênciaecológicaemvocêesuafamília.

Queohomemládecimateabençoe,

Umgrandeabraço.

Page 215: Quintal de Casa

Quintal de casa

“A natureza não faz nada em vão”

Aristóteles

Início