quinta-feira 5 abril de 2012 · 2012-04-04 · bach no mosteiro de são bento ouvir a paixão...

16
Quinta-feira 5 Abril de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1791 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Cientistas lusos identificam novas bactérias resistentes Um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra confirma que estão a surgir mais estirpes «resistentes e virulentas». Um trabalho que quer abrir portas ao combate às infecções hospitalares. ACTUALIDADE PÁGINA 04 Expulso DESPORTO PÁGINA 06 Benfica foi eliminado da Liga dos Campeões ao perder em Londres, numa partida marcada pela expulsão de Maxi. ANTONIO COTRIM/LUSA GRANDE PORTO PÁGINA 03 Região Norte registou mais 1302 mortes até 4 de Março que em igual período de 2011 ACTUALIDADE PÁGINA 05 OMS estima que em breve serão mais os idosos que os menores de cinco anos CUSTO ZERO PÁGINA 02 Sugestões para uma Páscoa fora de casa, mas dentro do espírito próprio da quadra David Fonseca canta ‘Seasons’ Músico leiriense mostra no Porto o disco que repre- senta um ano na sua vida. MÚSICA PÁGINA 08 FIM DE SEMANA O amor é um ‘atirador’ Peça com reflexão sobre as faces do amor na ‘Capital da Cultura’ Guimarães. SUGESTÕES PÁGINA 09 O regresso de ‘American Pie’ Grupo da popular saga adolescente volta às salas de cinema nove anos depois. CINEMA PÁGINA 10 Charlie Sheen cai na partida de dupla de comediantes FAMA & TV PÁGINA 11 Sá Pinto promete equipa «destemida» na Liga Europa DESPORTO PÁGINA 07 Chelsea 2 Benfica 1

Upload: hahanh

Post on 08-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Quinta-feira 5 Abril de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1791 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

PUB

Cientistas lusos identificam novas bactérias resistentesUm grupo de investigadores da Universidade de Coimbra confirma que estão a surgir mais estirpes «resistentes e virulentas». Um trabalho que quer abrir portas ao combate às infecções hospitalares.

ACTUALIDADE PÁGINA 04

ExpulsoDESPORTO PÁGINA 06

Benfica foi eliminado da Liga dos Campeões ao perder em Londres, numa partida marcada pela expulsão de Maxi.

ANTONIO COTRIM/LUSA

GRANDE PORTO PÁGINA 03

Região Norte registou mais 1302 mortes até 4 de Março que em igual período de 2011 ACTUALIDADE PÁGINA 05

OMS estima que em breve serão mais os idosos que os menores de cinco anos CUSTO ZERO PÁGINA 02

Sugestões para uma Páscoa fora de casa, mas dentro do espírito próprio da quadra

David Fonseca canta ‘Seasons’

Músico leiriense mostra no Porto o disco que repre-senta um ano na sua vida.

MÚSICA PÁGINA 08

FIM DE SEMANA

O amor é um ‘atirador’

Peça com reflexão sobre as faces do amor na ‘Capital da Cultura’ Guimarães.

SUGESTÕES PÁGINA 09

O regresso de ‘American Pie’

Grupo da popular saga adolescente volta às salas de cinema nove anos depois.

CINEMA PÁGINA 10

Charlie Sheen cai na partida de dupla de comediantes

FAMA & TV PÁGINA 11

Sá Pinto promete equipa «destemida» na Liga Europa

DESPORTO PÁGINA 07

Chelsea 2 Benfica 1

5ª Feira · 5 de Abril de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptCusto Zero

Porque a Páscoa é de graça e faz mesmo muito bem à alma

AR LIVRE

Ande de bicicleta e faça amigos

Se tem uma bicicleta, gosta de pedalar, mas

queria participar em pas-seios e provas, é altura de conhecer o site oficial do movimento BTT ‘à borliu’, que pretende dar-lhes uma oportunidade de fazer bons amigos e de se juntar às suas actividades, sem ins-crição e sem pagamentos. Pedem-lhe para trazer boa disposição e mais nada. Vá a www.bttaborliu.com

LISBOA E PORTO

Há quanto tempo não vai a uma procissão?Esta é a semana mais importante do ano para

os cristãos, a semana em que se celebra a morte e ressur-reição de Jesus Cristo. É por isso que sexta-feira Santa, dia em que Cristo foi crucificado, e domingo de Páscoa, em que se celebra a sua ressurreição, são feriados nacionais, e mes-mo que não professe a Fé, faz todo o sentido que recorde da-tas que culturalmente definem a sociedade em que vivemos. Por todo o País multiplicam- -se as cerimónias litúrgicas, as vias-sacras e as procissões, e a maior parte das pessoas recorda os ritos da sua terra de origem, ou da dos seus an-tepassados próximos. Quem pode, regressa mesmo para os celebrar in loco. Contudo, se fica em Lisboa ou no Porto, porque é que não participa em

Não é preciso ser católico para ter o desejo de conhecer melhor o significado da Semana-Santa que termina na celebração da Páscoa, datas que definem a cultura onde mergulham as nossas raízes. Um ponto de partida para saber mais sobre as tradições e os monumentos da sua cidade.

CONCERTO

Bach no Mosteiro de São Bento Ouvir a Paixão Segundo S. João, de J.S. Bach na quinta e sexta-feira Santa é um privilégio, e um privilégio maior ainda quando acontece num dos edifícios religiosos mais importantes do Porto, como é o Mosteiro de S. Bento da Vitória. Hoje e amanhã, pelas 21 e 30. Mais detalhes pelo Telf.223401951 ou vá a www.tnsj.pt.

NO JARDIM

Tempo de histórias para pais e filhos O Bibliocarro, com muitas actividades de leitura para crianças, algumas delas incluindo os pais, está hoje no Jardim do Campo Alegre, das 9h30 às 17h. No sábado, das 11h às 12h30, é tempo de teatro, em sessões que incluem toda a família (pais, filhos, primos, padrinhos...), mas que exigem inscrição prévia pelo Tel.916730455. A idade limite das crianças são os 12 anos.

EXPOSIÇÃO

‘Os Africanos em Portugal’ Hoje é o último dia da exposiçao Os Africanos em Portugal, do sec XV-XXI, para saber mais sobre a escravatura. na Fundação Eng. António de Almeida. Das 14h às 18h30. Tel. 226067418.

DE

BORLA

alguma delas? Em Lisboa, na sexta-feira, a celebração da Paixão é na Igreja do Menino de Deus, pelas 15h, uma igre-ja em Alfama, junto do Caste-lo de S. Jorge, que além do mais merece uma visita - man-dada construir por D. João V. Dali a Procissão do Enterro do Senhor, que começou a fazer-se em Portugal a partir do século XVI, parte até à igreja da Graça. Se vive no Porto, a

mais emblemática ce-lebração da Paixão

é pelas 15h, na Sé do Porto. No dia de Páscoa, po-de voltar à Sé para a Missa das 11h, e em Lisboa às 11h,

há Missa na capela da Sra. da

Glória.

Eunice Munhoz e Ricardo Carriço lêem meditações e textos bíblicos

em www. passo-a-rezar.net

PUB

INTERNET

No site “àborliu” ideias a seguir...

Existe um portal de experiências gratui-

tas que o pode ajudar a en-contrar o programa certo para este fim-de-semana comprido. Propõem-lhe ac-tividades culturais, pas-seios e ideias novas, como por exemplo o couch sur-fing que lhe permite viajar de sofá em sofá, sem pagar alojamento. Mas para sa-ber mais vá a www.àbor-liu.com e investigue.

PEDRO CATARINO/CM

AN

AN

5ª Feira · 5 de Abril de 2012 · 03

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Porto

SRU

Rui Rio espera uma nova administração em duas semanas

O presidente da Câmara do Porto revelou esperar que a nomeação da nova adminis-tração da Sociedade de Reabili-tação Urbana (SRU) fique resolvida com a tutela nas próximas semanas, confiando na palavra dada sobre o paga-mento da dívida do Estado. O mandato de Rui Moreira à frente da SRU terminou a 29 de Março e até dia 28 apenas a Câmara do Porto (accionista minoritário da empresa) mani-festou publicamente vontade de o reconduzir no cargo.

MATOSINHOS

Demolições permitem requalificar orla costeira da cidade A Câmara de Matosinhos pro-cede hoje a duas demolições integradas na requalificação da orla costeira que irão per-mitir a valorização da frente marítima. Na praia do Marreco será demolida uma construção abusiva existente em domínio público marítimo e a outra será junto ao farol de Leça.

FINANÇAS

Repartição Porto 5 a funcionar a meio gás desde sexta-feira A repartição de finanças Por- to 5, na Rua dos Bragas, está a funcionar «a meio gás» desde sexta-feira por falta de telefone e Internet e, logo à entrada, avisa os utentes de que não há «previsão para um regresso à normalidade». Fonte oficial da Portugal Telecom explicou que a situação, que se deveu a um acto de vandalismo com tentativa de furto, já está a ser reposta, com alguns clientes a conseguirem já usar os serviços. A Loja do Cidadão ou as repartições nas ruas Pinto Bessa, Damião de Góis, Fernão Magalhães e Gonçalo Sampaio têm sido alternativas.

PROJECTO ‘ARREBITA’

Primeiro edifício reabilitado a custo zero pronto em 2014

As obras arrancam em Setembro e em 2014 conclui- -se a reabilitação de um edifí-cio camarário situado na Rua da Reboleira no âmbito do projecto Arrebita Porto, lançado para recuperar a cidade a custo zero. O edifício está devoluto há 20 anos.

10 SEGUNDOS

Detido com foguetes A PSP/Porto deteve um ho-

mem na posse, não autoriza-da, de produtos pirotécnicos e apreendeu 2040 foguetes.

Entre 1 de Janeiro e 4 de Março de 2012 morreram

na região Norte 7679 pessoas, mais 1302 do que em período homólogo de 2011, ou seja, um aumento de 20%, indicam os da-dos divulgados pela respectiva Administração Regional de Saú-de (ARS). Segundo o relatório da Vigilância Epidemiológica da Gripe da ARS-Norte, divulgado ontem, 50 das mortes regista-das neste período tiveram como causa síndrome gripal.

Especificamente em relação à gripe, desde 3 de Outubro de 2011 até Março de 2012 regista-ram-se na região Norte 29 083 episódios, de que resultaram 59 óbitos. Houve necessidade de internamento hospitalar em 8,7% dos casos, sendo a taxa de mortalidade de 0,9%.

Mais de 60 anos Foi no grupo das pessoas com 60 ou mais anos de idade que se registou o maior número de mortes (20), o que representa 1,3% do total de pessoas que, nes-te grupo etário, recorreram à

NORTE Relatório da Vigilância Epidemiológica da Gripe entre 1 de Janeiro e 4 de Março de 2012

Mais 1302 mortes na região do que em igual período de 2011 Pico de mortes por síndrome gripal atingido de 20 a 26 de Fevereiro. Idosos são os mais afectados.

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

123RF

urgência por síndrome gripal. No grupo de menores de 10 anos, registaram-se apenas três mortes, as mesmas registadas na faixa entre os 10 e os 19 anos.

O pico de mortes por síndro-me gripal (16) foi atingido na se-mana de 20 a 26 de Fevereiro. Os episódios de urgência por gri-pe atendidos na região repre-sentaram 1,1% e 1,6% do total de episódios registados nestes ser-

viços em Janeiro e Fevereiro de 2012, respectivamente.

Segundo a ARS Norte, os da-dos divulgados pelo Centro Eu-ropeu de Prevenção e Controlo das Doenças revelam que se re-gistou, em vários países euro-peus, um aumento da mortali-dade por várias causas, princi-palmente nos mais idosos, «não sendo ainda possível explicar es-se excesso de mortalidade».

Gripe estará na origem de algumas das mortes verificadas, sobretudo entre os mais idosos

Nesta data, ainda se recomenda a «vacinação com a vacina sazonal», diz a Administração Regional de Saúde

Desabamento de terras mata um trabalhador

Um trabalhador morreu ontem soterrado numa

obra da empresa Eurospuma, na freguesia de Guetim, em Espinho. Segundo fonte dos bombeiros Espinhenses, as au-toridades desconhecem para já a causa deste acidente, que feriu ainda com gravidade um segundo trabalhador.

O trabalhador ferido, de 36 anos, foi transportado para o Hospital de Gaia. Segundo fon-te hospitalar, o homem sofreu

ESPINHO

traumatismos no tórax e terá de ficar internado.

O incidente ocorreu às 08h55, mas os restantes tra-balhadores só receberam ins-truções para cessar a activi-dade pelas 10h30.

No local onde estava a decorrer a obra estiveram os bombeiros Espinhenses, Vo-luntários de Espinho, Sapado-res de Gaia e uma Viatura Mé-dica de Emergência e Reani-mação (VMER) de Gaia.

Contactada pela agência Lusa, a empresa Eurospuma recusou fazer qualquer co-mentário, indicando que a administração não pretende prestar declarações.

Homem ferido, de 36 anos, está internado no hospital de Gaia

JOSÉ COELHO/LUSA

PJ apreende tonelada e meia de pólen de haxixe

A Polícia Judiciária (PJ), através da Direc-

toria do Norte, anunciou ontem a apreensão de uma tonelada e meia de pólen de haxixe, suficiente para preparar 7 500 000 doses individuais, e a detenção de três homens.

Em comunicado, a PJ refere que «a droga, prove-niente do norte de África e presumivelmente transpor-tada por via marítima até à

DIRECTORIA NORTE

costa sul de Portugal, foi impor-tada por uma organização cri-minosa operante em território português, cujo principal líder vinha sendo investigado por es-ta Polícia há já mais de um ano».

Além do haxixe, foram ain-da apreendidas quatro viaturas automóveis e diversos objectos «relacionados com a activida-de ilícita em investigação».

Os detidos, «todos de nacio-nalidade portuguesa, com ida-des compreendidas entre os 31 e os 51 anos, sem qualquer actividade legal conhecida e sem antecedentes criminais por tráfico de estupefacientes, vão ser presentes às competentes autoridades judiciárias».

PJ diz que a droga foi importada por uma organização criminosa

SANDRA SOUSA SANTOS/CM

ANTÓNIO RILO

LA

5ª Feira · 5 de Abril de 201204 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

meçaram há uma década, con-firmou-se estarem «a emergir estirpes simultaneamente re-sistentes e virulentas».

Uma situação que, acres-centa a investigadora, «é preo-cupante e sugere que alguns antibióticos podem estar a se-leccionar estas estirpes», o que mais uma vez reforça a neces-sidade «da correcta utilização» destes medicamentos.

De uma forma mais geral, o que se procura é avaliar o nível e a forma como se propagam as bactérias resistentes aos me-dicamentos, ao mesmo tempo que se procura identificar os genes da resistência e a sua disseminação. Um trabalho que pretende «abrir portas pa-ra o desenvolvimento de no-vas estratégias de combate a

O ministro da Saúde anun-ciou ontem que vai impor

administrativamente a redução em 12% do preço dos medica-mentos hospitalares, uma medida que, segundo Paulo Macedo, irá resultar de um despacho ministerial, estando a decorrer negociações com a indústria farmacêutica.

Farmacêuticos, biólogos, técnicos de saúde públi-

ca e veterinários da Universi-dade de Coimbra uniram-se para formar uma equipa que estuda as bactérias de origem hospitalar, animal e ambiental, que têm em comum o facto de serem resistentes a vários gru-pos de antibióticos. E, confirma Gabriela Jorge da Silva, coor-denadora dos trabalhos que co-

ESTUDO Resistência aos antibióticos em estudo na Universidade de Coimbra

Identificadas estirpes de bactérias resistentes

Medicamentos ficam 12% mais baratos

Investigadora reforça necessidade de uma correcta utilização dos antibióticos para evitar a resistência.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

123RF

infecções hospitalares». Isto porque conhecer as resistên-cias a nível genético vai «per-mitir prever a sua dissemi-nação, sendo possível imple-mentar medidas de prevenção atempadamente».

Os trabalhos, que decorrem há uma década, visam avaliar de que forma se propagam as bactérias

A Inspecção-Geral da Ad-ministração Interna con-

siderou «adequada e proporcio-nada» a reacção do dispositivo policial na manifestação de 22 de Março, salientando que os dois fotojornalistas que sofre-ram efeitos da actuação da po-lícia não estavam visivelmente identificados. No entanto, o mi-nistro da Administração Inter-na determinou a instauração de um processo disciplinar ao agente em causa.

GREVE GERAL

Inquérito da IGAI considera que polícia esteve bem

A Autoridade da Con-corrência (AdC) vai

recomendar ao Governo que a venda de combustíveis em auto-estradas seja aberta a empresas com um modelo de negócio diferente das pe-trolíferas. No Parlamento, o presidente da AdC garantiu ainda não existirem proble-mas de concorrência no sec-tor e lembrou que no memo-rando da troika não foram feitos reparos sobre o tema.

COMBUSTÍVEIS

AdC quer venda de gasolina por outras empresas

O ministro da Saúde referiu ontem que o

Governo pretende aumen-tar para os 18 anos a idade mínima para o consumo de bebidas alcoólicas. Paulo Macedo esteve ontem no Parlamento, onde confir-mou ainda que os níveis de alcoolemia permitidos aos condutores vão ser revis-tos, passando a actual taxa a ser reduzida dos 0,5 mg por litro.

ÁLCOOL

Idade para consumir sobe para os 18 anos

A lei que permite oferecer um filho

Não posso deixar de ficar chocada com a falta de debate em torno de assuntos

como a maternidade de subs-tituição, vulgo barrigas de alu-guer. Fico com a impressão de que após décadas em que qualquer pessoa que levan-tasse a voz contra a ideologia dominante tinha direito ao epíteto de comunista ou, mais tarde, de fascista, nos deixou assustados, convencidos de que era melhor não nos pronunciarmos contra aquilo que se entende como politica-mente correcto. De tanto procurarmos uma zona de conforto, cobardemente deixámos os neurónios à som-bra em lugar de os compelir a imaginar se o admirável mundo novo que se vai criando é aquele que quere-mos para nós e para os nossos filhos. E há momentos em que imagino que nos deixámos seduzir, quem não pode ter fi-lhos inclusive, pelas respostas fáceis das telenovelas, em que tudo parece acabar sempre bem, ou pelos termos assépti-cos (gestação de substituição, embriões, gâmetas, etc...), que dão ideia de que o que está em causa não são nem mães, nem gravidezes, nem bebés como os nossos. Não pode

deixar de soar a retrocesso civili-zacional, quando uma lei dita que uma grávida não pode criar laços com a criança dentro de si, ou que tem de decidir se quer a criança até «ao início do parto», porque nascido o bebé não pode. Alguém na plena posse das suas faculda-des aceita que um contrato defina que não pode? E porquê, se uma mãe que dá um filho para adopção tem três meses para recuar? E o bebé, afinal o que é? Um produto que se transacciona, depois de séculos de luta para lhe dar um direito próprio, para se

definir que não é propriedade dos pais, impedindo-os de o vende-rem, oferecerem ou até matarem, como permitia o direito romano? A verdade é que não podemos oferecer o que não nos pertence, por muito generosos que até pos-samos ser. A sério, conhecer os projectos de lei do PS e do PSD e ler o parecer do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (em www.cnecv.pt), aprovado por oito membros contra seis, é obrigatório para ter opinião. E para reagir.

As palavras assépticas servem para nos convencer que ali não há mães nem bebés

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

Ministro revelou que medida continua limitada no tempo

O ministro das Finan-ças garantiu ontem

que a suspensão dos subsí-dios de férias e Natal dos funcionários públicos, tra-balhadores das empresas públicas e pensionistas é temporária, pelo que só du-rará durante a vigência do programa acordado com a troika. Já depois de Vítor Gaspar, o primeiro-minis-tro também garantiu que os 13º e 14º meses serão re-postos gradualmente a par-tir de 2015 (o valor de 14 sa-lários será repartido em 12).

TRABALHO

Mulher que seja despedida não fica sem o apoio

As mulheres que se-jam despedidas antes

de começarem a receber o subsídio de maternidade já não perdem o direito a esse apoio, como acontecia até agora. A alteração foi proposta aos parceiros so-ciais, informou ontem o mi-nistro da Segurança e So-lidariedade Social. Mota Soares também anunciou a criação de uma comissão de avaliação para encon-trar soluções de inclusão para os casos mais proble-máticos de crianças e jo-vens que estejam em insti-tuições de acolhimento.

SUBSÍDIO MATERNIDADE

MIGUEL A. LOPES/LUSA

Mota Soares anunciou ainda apoio para jovens e crianças

SÉRGIO LEMOS/CM

Gaspar garante que subsídios não vão acabar

Bragança vai precisar da ajuda do exército A Câmara de Bragança vai precisar da mobilização de meios de todo o País, incluindo o exército, para garantir o abastecimento de água à população se a seca se prolongar.

CLICKHUGO RAINHO/CM

Actualidade · www.Destak.pt · 055ª Feira · 5 de Abril de 2012

PUB

GRÉCIA

Ataque à bomba junto a escritório de Simitis

Uma bomba explodiu na noite de terça-feira

num prédio em frente ao do escritório do ex-primeiro ministro grego, Costas Simitis, no centro de Atenas. A explosão deu origem a um incêndio, mas não fez feri-dos. Costas Simitis, de 75 anos, foi o primeiro-ministro grego de 1996 a 2004, e desempenhou um papel importante na entrada da Grécia na Zona Euro.

FRANÇA

Operação contra radicais em todo o país

A polícia francesa levou ontem a cabo mais

uma operação contra radicais islâmicos – a segunda em menos de uma semana – em várias cidades do país, que teve como resultado a detenção de pelo menos dez pessoas. De acordo com a Associated Press, as cidades mais visadas foram sobre-tudo Marselha e Roubaix, junto à fronteira belga.

PENÍNSULA IBÉRICA

Há um português para cada quatro espanhóis

Por cada português que habita a Península

Ibérica existem quatro espanhóis, revela uma publi-cação dos Institutos Nacio-nais de Estatística de Portu-gal e Espanha. Um desequilí-brio que se deve agravar, já que as projecções para as próximas décadas apontam para a manutenção ou ligeira diminuição dos habitantes lusos e um aumento ou manutenção dos espanhóis.

MUNDO

Mais de dois milhões vítimas de tráfico

Mais de 2,4 milhões de pessoas em todo

o mundo já foram vítimas de tráfico humano pelo menos uma vez, tendo 80% destas sido exploradas como escravas sexuais. Os dados, avançados pela agência das Nações Unidas para as Drogas e o Crime, revelam ainda que 17% das vítimas de tráfico são usadas para trabalhos forçados.

Breivik não está louco Anders Breivik, autor confesso dos ataques de Julho na Noruega,

diz que não está louco.

quarto de século para que paí-ses como China ou Brasil alcan-cem o mesmo crescimento.

Taxar o envelhecimento Porque a idade não perdoa também os cofres do Estado, e tendo em contas as previsões sobre o envelhecimento, o par-tido da chanceler Angela Mer-kel está a pensar introduzir um novo imposto para fazer frente aos custos que a longe-vidade da população acarreta.

De acordo com o diário Die Welt, a chamada «reserva de-mográfica», que corresponde-ria a uma proporção do rendi-mento dos maiores de 25 anos – tudo aponta para que o valor ande à volta de 1% – serviria para mitigar a crise demográ-fica que a Alemanha se encon-tra a atravessar.

Que a população mun-dial está a envelhecer,

não é novidade. Mas as pre-visões de uma sociedade domi-nada pelos idosos são um futu-ro cada vez mais presente. É a Organização Mundial de Saú-de (OMS) que o garante, esti-mando que daqui a cinco anos, e pela primeira vez na história, a população mundial de maio-res de 65 anos seja superior à de menores de cinco.

Mais distante, mas não me-nos preocupante, são as esti-mativas para 2050, ano em que se prevê que o número de ido-sos supere o de menores de 14 anos. O que significa, em ter-mos absolutos, que a faixa etá-ria dos mais velhos irá ultra-passar os dois mil milhões. «Ní-veis sem precedente», avança a OMS. Resultado, refere ain-da a mesma fonte: um número cada vez maiores de crianças vai ter possibilidade de «conhe-cer os avós e até os bisavós».

Um envelhecimento que será «mais rápido e intenso nos países com rendimentos baixos e médios». É que, enquanto fo-ram necessários cem anos pa-ra que a percentagem da popu-lação francesa maior de 65 anos passasse de 7% para 14%, será apenas necessário um Alemanha pensa criar um imposto para fazer face ao envelhecimento

MUNDO Serão cada vez mais os miúdos que vão poder conhecer avós e bisavós

Idosos vão superar crianças em cinco anosOMS revela que número de maiores de 65 anos será superior ao de menores de cinco.

123RF

CARLA MARINA MENDES [email protected]

NO

GLOBO

OPINIÃO

*ECONOMISTA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO [email protected]

JOÃO CÉSAR DAS NEVES*

Ahistória da Páscoa é o relato de um inocente sacrificado

pela maldade, mas onde no fim o bem prevalece. Vimos este mesmo enredo em milhares de filmes, romances, novelas. Esta é a estrutura básica de quase todos os argumen-tos literários e cinemato-gráficos. Qualquer um o reconhece e interpreta assim a Paixão de Cristo. Isso mostra como, de certa forma, a vida comum participa na grande notícia da Redenção. Mesmo quando nessas aventuras os liber-tadores são outros e as promessas ilusórias ou menores, elas manifestam a grande ânsia humana a que a Páscoa responde. Mais importante é aten-der às três grandes dife-renças entre os aconteci-mentos do Calvário e as outras narrativas. Primei-ro, aqui o herói morre mesmo. Não há truque súbito, surpresa milagro-sa, recurso de última hora. A história vai até ao fim e acaba mesmo mal... para recomeçar três dias depois. Segunda diferen-ça, na Páscoa os maus não são castigados. Pila-tos continua procurador, Caifás sumo-sacerdote, Barrabás permanece livre e até a morte, vencida na Ressurreição, continua a matar como antes. A terceira diferença é que após a Páscoa nada fica igual. O império romano, que conhecia bem todas as grandes epopeias da Antiguidade, foi transfor-mado apenas por esta. Ela mudou o curso do mundo e o sentido da civilização, como muda a nossa vida comum. Toda a vida, mesmo dos não crentes. As outras histórias passam como mero divertimento ou resistem como medi-tação moralista Só o episó-dio da Páscoa se renova continuamente há 2000 anos. Hoje, mais uma vez.

Páscoa

5ª Feira · 5 de Abril de 201206 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

A eficácia britânica e o critério apertado do ár-

bitro ditaram o afastamento do Benfica da Liga dos Cam-peões, num jogo em que as águias chegaram a assustar o Chelsea. Os londrinos vão ago-ra defrontar o Barcelona nas meias-finais, enquanto o Real Madrid, que ontem derrotou em casa o APOEL por 5-2 com dois golos de Ronaldo, vai me-dir forças com o B. Munique.

Obrigado a vencer, o Ben-fica entrou personalizado, ‘à boleia’ do Chelsea lhe ceder a iniciativa de jogo. Com Witsel mais recuado para apoiar Ma-

LIGA DOS CAMPEÕES Penálti e expulsão prematuros limitaram as águias, que ainda assim lutaram até ao fim do jogo

Termina o voo europeu

Vermelho a Maxi ainda na 1.ª parte praticamente acabou com as hipóteses do Benfica na prova.

JOÃO MONIZ [email protected]

KERIM OKTEN/EPA

tic, face à ausência no miolo de Javi García, que fez dupla no centro da defesa com Emer-son, Aimar tinha de recuar muito no terreno para ligar o jogo encarnado, o que deixa-va Cardozo muito sozinho.

Resultado, o Benfica não criava situações de perigo, en-quanto o Chelsea aproveitou o único deslize dos centrais

adaptados: Javi deixou Cole ganhar posição e deu-lhe um encosto, que o árbitro não hesitou em assinalar. Nos pro-testos Bruno César e Maxi vi-ram amarelo, o que se revela-ria fatal, uma vez que o uru-gaio teve mais tarde uma en-trada despropositada que lhe valeu a segunda admoestação e consequente expulsão.

Com a eliminatória aparen-temente perdida, ao longo da segunda parte Jesus foi fazen-do o que parecia a gestão da equipa a pensar já no jogo com o Sporting. Só que as entra-das de Nelson Oliveira, Yan-nick e Rodrigo tiveram o con-dão de agitar as águas, com os dois avançados portugueses a desperdiçarem, entre si, cin-co bons lances para marcar. O último dos quais em cima dos 90 minutos, quando Nel-son foi egoísta e preferiu re-matar em vez de assistir um colega mais bem colocado, já depois de Javi ter feito o 1-1.

Não se pense, porém, que o Benfica dominou a 2ª parte. Pelo meio dos lances descri-tos, o Chelsea teve outras tan-tas oportunidades de marcar, o que só não aconteceu devi-do a Artur e à falta de ponta-ria. E embora o Benfica tenha terminado com mais remates (22 contra 15), foi o Chelsea quem teve mais oportunida-des (10 contra 7). A última por Raul Meireles, que fez o 2-1.

Javi García compensou o penálti cometido com uma cabeçada certeira, mantendo os encarnados na luta

«A equipa vai a Alvalade mais forte por aquilo que fez aqui. Não se notou que tínhamos menos um» JORGE JESUS TREINADOR DO BENFICA

Centrais Garay e Otamendi estão na lista da Roma

A notícia não é novi-dade, mas volta a ser

referida com insistência. Ontem o Corriere dello Sport colocou os argenti-nos Garay (Benfica) e Ota-mendi (FC Porto) na lista de contratações da Roma para a próxima tempora-da. Os dois centrais colhem a admiração do director desportivo do clube italia-no. Quem ficou mesmo fe-liz com a troca de terras lu-sas por transalpinas foi Bel-luschi. O médio empresta-do pelos portistas já disse que o seu objectivo é ficar no Génova no fim da época.

MERCADO

Chegado esta época às águias Garay convenceu os adeptos

PEDRO FERREIRA/CM

Extremo angolano poderá ser aposta de Vítor Pereira

O boletim clínico do FC Porto ficou ontem

mais desanuviado, com o regresso ao trabalho sem limitações de Djalma. O ex-tremo angolano é assim mais uma opção para o jo-go frente ao Braga, para o qual Fernando ainda é uma dúvida. Os próximos dias serão determinantes para se saber se o trinco estará à disposição de Vítor Perei-ra. Quem falha o importan-te encontro é Danilo. O lateral só para a semana irá treinar sem limitações.

FC PORTO

MANUEL ARAÚJO/CM

Djalma recupera e pode ser opção frente ao Braga

Com cinco jogos por dis-putar, a Liga mais com-

petitiva dos últimos anos en-tra na fase decisiva. O FC Por-to venceu o “1º round”, na Luz, ao bater o Benfica na 21ª jor-nada e tirar as águias da lide-rança, mas depois do surpre-endente Sp. Braga ter passa-do uma semana na liderança, a 25ª jornada voltou a colocar o Benfica na corrida e a devol-ver ao FC Porto a condição de líder. Tudo pode mudar este sábado, com a ida do líder a Braga. Uma vitória minhota FC Porto discute liderança da Liga em Braga, onde costuma vencer

LIGA

Jornada decisiva no Minho e em Lisboa

volta a colocar a equipa de Leonardo Jardim na lide-rança, mas à condição, porque segunda-feira o Benfica vai a

LUSA

Cech Ivanovic David Luiz Terry Cole Mikel Ramires Lampard Mata (Raul Meireles, 79’) Kalou Torres (Drogba, 88’) Técnico: Roberto di Matteo

Artur Maxi Pereira Javi García Emerson Capdevila Matic Witsel Bruno César (Rodrigo, 72’) Gaitán (Yannick, 62’) Aimar Cardozo (N. Oliveira, 57’) Técnico: Jorge Jesus

Disciplina: Amarelos: Cardozo (19’), Maxi Pereira (20’ e 41’), Bruno César (20’), Aimar (27’), Ivanovic (38’), Ramires (44’) e Mikel (79’) Golos: Lampard (21’), Javi García (85’) e Raul Meireles (90+2’)

CHELSEA 2 - 1 BENFICAEstádio de Stamford Bridge, Londres Árbitro: Damir Skomina (Eslovénia)

Alvalade e as águias aspiram a voltar ao 1º lugar – o FC Por-to está a um ponto e o Sp. Bra-ga tem menos um ponto.

Só que, de acordo com a “tradição” dos últimos anos, o resultado menos provável é a vitória minhota. Na última dé-cada, o Sp. Braga só venceu em 09/10 e em 06/07. Nos res-tantes nove jogos contam-se seis vitórias portistas e três empates. Para o dérbi de Lis-boa, os resultados são mais re-partidos. O Benfica venceu nas últimas duas deslocações (10/11 e na última década contam-se quatro vitórias leoninas, cinco do Benfica e quatro empates.

LIGA JORNADA 26 SEXTA-FEIRA

U. LEIRIA 17H GIL VICENTE BEIRA-MAR 18H ACADÉMICA * V. SETÚBAL 20H15 V. GUIMARÃES *

SÁBADO

RIO AVE 16H FEIRENSE OLHANENSE 16H P. FERREIRA MARÍTIMO 18H30 NACIONAL * SP BRAGA 20H30 FC PORTO +

SEGUNDA-FEIRA

SPORTING 20H15 BENFICA * *SPORT TV +TVI

QUARTOS-DE-FINAL

2.ª MÃO 1.ª MÃO B. MUNIQUE • MARSELHA 2-0 2-0 BARCELONA • MILAN 3-1 0-0 REAL MADRID • APOEL 5-2 3-0 CHELSEA • BENFICA 2-1 1-0 MEIAS-FINAIS 1.ª MÃO 2.ª MÃO B. MUNIQUE • REAL MADRID 17/04 25/04 CHELSEA • BARCELONA 18/04 24/04

Desporto · www.Destak.pt · 075ª Feira · 5 de Abril de 2012

-final da Liga Europa, mas «preparado, confiante e des-temido» para sair da Ucrânia com o apuramento selado.

Embora em vantagem – ao Sporting basta um empate ou perder por um golo de dife-rença desde que marque dois os mais golos, como frente ao Man. City – o treinador rejei-ta favoritismos, mas também alivia o cenário do tudo ou nada. «É apenas e só mais um

jogo. É o próximo e todos os jogos são finais e os jogos da nossa vida.»

Capel quer ganhar Quem também não baixa a fasquia é Capel, que nem quer

«O Metalist é um adver-sário de respeito e qua-

lidade, vai querer ganhar o jo-go e é uma equipa que chegou por mérito próprio a esta fase da competição. A preparação para este jogo será igual e não há vencedores antecipados.» Por estas razões, Ricardo Sá Pinto garante que será um Sporting «humilde» o que en-trará hoje em campo para a segunda-mão dos quartos-de-

LIGA EUROPA Técnico avisa que nada está ganho e não baixa a fasquia

Sá Pinto promete equipa «destemida, confiante e humilde»

Leões só precisam de um empate esta noite (20h05 – SIC) para se apurarem para as meias-finais.

JOÃO MONIZ [email protected]

SERGEY DOLZHENKO/EPA

ouvir falar em jogar para o empate. «Vamos entrar para ganhar, essa é a nos-sa mentalidade. Uma equi-pa como o Sporting entra sempre, em qualquer jogo, para ganhar», explicou on-tem o extremo espanhol na antevisão ao encontro.

Já o técnico do Metalist foi igualmente pragmático na abordagem à partida. «A nossa situação é muito simples: temos de marcar e não podemos perder», afirmou Myron Marke-vych, que fez questão de re-cordar que, apesar da der-rota por 2-1 em Alvalade, a eliminatória decide-se no seu terreno. «Jogamos em casa e vamos dar tudo pa-ra ganhar. Temos de dar o máximo. Dei indicações aos meus jogadores para se aplicarem, sobretudo no ataque.»

Para o encontro de ho-je, além de Elias, Sá Pinto não poderá contar com Jef-frén, que voltou a lesionar--se após cinco jogos conse-cutivos a ser utilizado.

Treinador insistiu ontem no lema imposto desde o primeiro dia em Alvalade: todos os jogos são finais

10 SEGUNDOS

REAL MADRID

Mourinho já garantiu aos jogadores que continua no Real Madrid na próxima época. Quem o garante é o jornal El

Confidencial, que explica que o treinador português quis colocar um ponto final na especulação sobre o seu futuro, que poderia passar pelo regresso a Inglaterra

ou Itália. A atitude de Mourinho ‘premeia’ os jogadores, que entraram em blackout para for-talecer o espírito de grupo em detrimento dos egos individuais.

GRÉCIA

Jesualdo já não tem hipóteses de ser campeão, depois de a Federação grega ter confirmado a perda de três pontos por mau

comportamento do público frente ao rival Olympiakos, que agora tem 10 pontos de vanta-gem na liderança quando faltam disputar três jornadas.

«Temos de dar o máximo. É uma grande oportunidade de seguir em frente e chegar às meias-finais» CAPEL JOGADOR DO SPORTING

QUARTOS-DE-FINAL

HOJE 2.ª MÃO 1.ª MÃO VALENCIA • AZ ALKMAAR 20H05 1-2 AT. BILBAO • SCHALKE 04 20H05 4-2 METALIST • SPORTING 20H05 1-2 HANNOVER • AT. MADRID 20H05 1-2

PUB

5ª Feira · 5 de Abril de 2012www.Destak.pt · 08

as seguintes posições no ran-king da rede social em Portu-gal: número 2 no top de músi-cos, número 10 no top de pessoas e número 60 no top geral de Portugal.

David Fonseca é, por isso, muito mais do que um músi-

O novo trabalho de Da-vid Fonseca, Seasons –

Rising: Falling, é apresentado esta noite ao público portuen-se, no mítico Hard Club. O concerto está marcado para as 22h, com as portas a abri-rem uma hora antes.

David Fonseca já dispensa apresentações, mas é um ar-tista que está sempre a rein-ventar-se. Além da musica é um amante de fotografia e ví-deo. Nos últimos álbuns, o air-play faz de David um dos mú-sicos com mais presença no top de músicas mais tocadas nas rádios nacionais: 636 se-manas consecutivas, o equiva-lente a 12 anos contínuos na ta-bela dos mais tocados, 47 se-manas das quais esteve no nú-mero um da tabela e 211 sema-nas no top 10.

No YouTube, as visualiza-ções dos 10 vídeos mais rele-vantes de David Fonseca che-garam ao número de 3 452 529 milhões de views. A prova do sucesso no mundo online é o próprio Facebook do artista – tem 178 435 fãs –, que ocupa

HARD CLUB Nova aventura discográfica apresentada esta noite, às 22h

David Fonseca canta ‘Seasons’ Concerto relata um ano na vida do músico de Leiria. Novo álbum leva-nos até Março de 2013.

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

DR

co. Esta noite, no concerto no Hard Club, com Seasons, o cantor de Leiria relata à Invic-ta um ano da sua própria vida, associando o calendário às suas novas composições e le-vando-nos até Março de 2013. Os bilhetes custam 15 euros.

Concerto mostra que David Fonseca é muito mais que um músico

O jovem talento Taylor McFerrin está de volta

a Guimarães e actua este sá-bado no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor (CCVF). Nesta nova visita a Portugal, Taylor McFerrin traz na bagagem um concer-to marcado pelo improviso, do qual fazem parte alguns dos temas do seu primeiro álbum a solo, intitulado Early Riser. O público português terá ain-da a oportunidade de ouvir te-mas exclusivos que só serão lançados para todo o mundo durante este mês de Abril.

CONCERTO

Taylor McFerrin ao vivo Concerto de Páscoa

O Cine-Teatro de Es-tarreja desafiou a Ban-

da Visconde de Salreu a in-terpretar o Réquiem em Ré menor KV 626 de Mozart e a traduzi-lo num Concerto de Páscoa, com arranjos do maestro Afonso Alves. O resultado será revelado este sábado, às 22h, na noite que precede a Ressurreição. A obra teve a sua estreia em Viena, a 2 de Janeiro de 1793, num concerto em benefício da viúva de Mozart.

ESTARREJA

Capital toca na capital

A Orquestra Metro-politana de Lisboa

abre amanhã o ciclo Orques-tras Convidadas, em Gui-marães, a convite da Capi-tal Europeia da Cultura. Di-rigida pelo maestro Alberto Roque, a formação, que co-memora este ano 20 anos de existência, interpreta um programa inteiramente de-dicado aos compositores na-cionais. Música sequencial para orquestra, de Pedro Osório, abre o concerto.

GUIMARÃES

Cinquenta anos a cantar

Paulo de Carvalho está a comemorar os

seus 50 anos de carreira com uma tour especial, 50 Anos, onde apresenta um espectá-culo único, baseado no DVD Vivo, editado em 2011. Hoje, às 21h30, no Theatro Circo de Braga, o cantor e compo-sitor revisita, com arranjos actuais, os grandes temas da sua vida musical, como E De-pois do Adeus, Gostava dos Vos Ver Aqui, ou Nini dos Meus Quinze Anos.

BRAGA

Actuação marcada para as 24h, no Café Concerto do CCVF

DR

Não há muito tempo se apelidou uma certa geração de “rasca”, palavra que daria, e dá, para várias lei-turas e significados. Pois se me permitem, deixem-me ser o autor da adjetivação da geração seguinte, ou uma das gerações que se seguem, a geração “seca”. E estou eu mesmo a criar esta nova vaga de homens e mulheres do amanhã, não sem uma certa aflição quando os ouço dizer, por tudo e por nada, “que seca!”. Já lhes expliquei que seca é aquilo que o País atravessa porque não tem chovido o suficiente, mas o que é certo é que eles con-tinuam a aplicar o termo

GERAÇÕES

Que Seca!! em variadíssimas situações: se chegam à mesa e se deparam com arroz em vez de massa sai um “Arroz? Que seca!”; se proponho sair de casa é logo um “G’anda seca!”, se estou a ver algo na TV que não lhes agrada ouve-se “Isso é uma seca!”. E como se não bas-tasse, até o pai é, às vezes, “Um bocadinho seca!” Tenho a certeza de que, mais cedo ou mais tarde, eles dar-se-ão conta de que fazem parte da geração mais secante de que há memória. E não é pelos melhores motivos, pois garra, irreverência, ideias e ideais são coisas que pelos vistos são uma seca!

PAULO FRAGOSO SEGUNDA A SEXTA, 4 ÀS 18H

SÁBADOS - GPS DAS 10 ÀS 13H

VOZES DA RÁDIO

O 1º Festival de Story-telling em Portugal

realiza-se dias 10 e 11 de Abril, em Lisboa, no Teatro Tivoli com o apoio da RFM. Nomes famosos como Rui de Carvalho, Catarina Portas, Zé Pedro dos Xutos & Pontapés , Rui Reininho, Luís Filipe Borges e Joana Cruz vão contar histórias verdadei-ras no Festival True Tales. Para saber mais ouve Miguel Guilherme, o embaixador do festival, segunda-feira no Café da manhã da RFM.

RFM é Radio oficial do Grant’s True Tales

FIM

DE

SEM

ANA

Mús

ica

NOTÍCIAS

Filhos dos Beatles juntos O mundo da música pode vir a receber uma banda que trará muita nostalgia. Aparentemente, os filhos dos Beatles poderão formar um grupo. Em conversa com a BBC, o filho de Paul MacCartney, James, disse mesmo já ter falado com os filhos dos outros elementos.

CONFIRMAÇÕES

Mais nomes nos festivais O dia 3 do Rock in Rio – evento cujos vouchers afinal podem ser troca-dos até 7 de Maio – fechou com Kaiser Chiefs. No Alive foi anunciado Tricky com Martina Topley Bird; em Paredes há Friends e Gang Gand Dance e Skri-llex actua no SBSR.

www.Destak.pt · 095ª Feira · 5 de Abril de 2012

FIM

DE

SEM

ANA

Suge

stõe

s

MIÚDOS E GRAÚDOS

SÁBADO

Cinema grátis para crianças O centro comercial ar Shopping, em Matosinhos, exibe o filme As Aventu-ras de Tintin: o Segredo de Licor-ne, a partir das 10h30. Entradas grátis para crian-ças, obrigatoria-mente acompanha-das pelo menos por um adulto.

DOMINGO

Exposição de figurado O Maia Welcome Center tem patente uma exposição de figurado portu-guês, da autoria do Museu de Olaria de Barcelos, terra onde esta arte com fins lúdicos começou. Uma mostra para visitar entre as 09h30 e as 15h30.

O GaiaShopping foi invadido por ovos gi-

gantes, no âmbito da V Edição da Egg Parade, uma parceria com Gaia Cidade da Cultura e que este ano contou com a participação de alunos e professores de 22 escolas de Gaia, num to-tal de 40 ovos. Esta iniciati-va conta anualmente com a criatividade dos alunos pa-

ra transformarem simples ov-os em verdadeiras obras de ar-te. A ideia é fomentar o interes-se pela cultura e promover o desenvolvimento artístico.

EXPOSIÇÃO

Egg Parade em Gaia

Cruzes feitas por crianças

Considerado o maior símbolo da religião

cristã, a cruz é o principal ele-mento associado à época de Páscoa. Para assinalar a da-ta, o centro comercial Viva-ci Maia acolhe uma expo-sição de cruzes originalmen-te recriadas pelos catequiza-dos da Paróquia de Vila No-va da Telha. Ao todo, a mos-tra integra cerca de 70 tra-balhos em materiais como madeira, plástico, ráfia e fel-tro. Para ver até 9 de Abril.

MAIA

Serralves em Viana

Livre Circulação é o nome da exposição

que Serralves apresenta em Viana do Castelo. Esta mostra, comissariada por João Fernandes, vai ocu-par vários espaços da cida-de, nomeadamente o Mu-seu de Arte e Arqueologia de Viana do Castelo, a San-ta Casa da Misericórdia, a Biblioteca Municipal de Viana, a Casa dos Nichos, a Capela das Almas e o Teatro Sá de Miranda.

MOSTRA COLECTIVA

Mostra de ovos gigantes pode ser apreciada até 19 de Abril

DR

SPA APOIA

Monumento a José Afonso com petição A SPA subscreveu, enquanto instituição, a petição pública dirigida ao Presidente da Câmara de Lisboa, solicitando a edificação de um monu-mento de homenagem a José Afonso na capital, quando se comemoram 25 anos do seu faleci-mento. LIVRO

‘Cozinhar, Celebrar e Partilhar’ Foi lançado esta semana, em Coimbra, o novo livro de Joana Roque. Com o título Cozinhar, Celebrar e Partilhar, a obra contém mais de trezentas receitas e conselhos de economia doméstica.

TOME

NOTA

contributo do Teatro Oficina, contam as histórias de seis jogadores de roleta russa– co-mo as seis balas do revólver –, com o desejo de chegar ao sui-cídio. Contudo, é uma menina ruiva, símbolo da inocência, quem dita as regras e contro-la o jogo da morte, numa des-crença comum no amor.

Também hoje, Guimarães 2012 leva a palco a peça

popular Histórias do Bosque de Viena, numa co-criação do Teatro Maria Matos e Truta. Em cena no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), às 22h00, trata-se de uma encenação que testa os limites do amor e das relações sociais e onde são colocadas questões fundamentais sobre a existência humana.

O encenador Manuel Tur apresenta hoje, às

22h00, na Capital Europeia da Cultura, O amor é um franco-atirador. O jovem talento, con-vidado no âmbito do projecto Novos Encenadores de Gui-marães 2012, faz uma reflexão sobre as faces do amor, repre-sentadas através de seis per-sonagens. A peça estará em cena no CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arqui-tectura, em Guimarães.

Inspirado no texto original de Lola Árias, Manuel Tur e a companhia A Turma, com o

GUIMARÃES 2012 Peça está integrada no projecto Novos Encenadores

O amor é um ‘atirador’

Peça alternativa para ver no CCVF

Reflexão sobre as faces do amor na Capital da Cultura. Peça em torno do jogo da roleta russa.

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

DR

Bilhetes para o espectáculo custam cinco euros

PUB

5ª Feira · 5 de Abril de 2012www.Destak.pt · 10

FIM

DE

SEM

ANA

Cine

ma

ESTREIA

‘Tabu’ estreia nas salas A 3.ª longa-metra-gem de Miguel Gomes, Tabu, estreia hoje em Portugal numa altura em que tem garantida, segundo a produtora, a exi-bição internacional em 17 países. Esta é uma saga a preto e branco, sobre um amor passado em África, e conta no elenco com Ana Moreira, Laura Soveral, Teresa Madruga e Carlotto Cota, entre outros. O filme foi distin-guido em Feve-reiro, no festival de Berlim, com o pré-mio especial da crítica. A propósito do filme, o Nimas, em Lisboa, faz uma retrospectiva de Miguel Gomes.

‘Titanic’ volta em versão 3D

No mês em que faz 100 anos do naufrá-

gio do navio RMS Titanic (foi a 14 de Abril que afun-dou e começou a sua pri-meira viagem quatro dias antes, a 10 de Abril de 1912), James Cameron lança uma edição em 3D do filme mais rentável do cinema (antes de ser ultrapassado por Avatar, também de Came-ron, em 2012). A versão em 3D demorou 60 semanas e custou 18 milhões de euros a produzir. Tostões para um filme que rendeu 1,8 mil milhões de dólares e ven-ceu 11 Óscares, incluindo a de Melhor Filme. Cameron só filmou de novo uma ce-na do céu, que não tinha as estrelas certas para aque-la altura do ano. O filme de 1997 que celebrizou Kate Winslet, a menina rica que se apaixona, e Leonar-do Di Caprio, o rapaz pobre que encanta Winslet, ain-da tem revelações. A actriz admitiu na antestreia em Londres, que a canção de Celine Dion do filme lhe dá «vontade de vomitar».

AVENTURA/DRAMA

Titanic está de volta às salas, 15 anos depois da 1.ª vez

DR

TAMBÉM ESTREIA

Baseado no romance homó-nimo de 2003, escrito por Lio-nel Shriver, esta é uma história dura, mas ao mesmo tempo peculiar e que procura perce-ber a mente humana, neste caso visto da perspectiva de uma mãe que odeia o próprio filho. No filme de Lynne Ramsay, acompanhamos Eva (Tilda Swinton), que deixou a sua vida profissional e as suas ambições profissionais de lado para dar à luz a Kevin. A comu-nicação entre mãe e filho começa logo por ser compli-cada. Quando chega aos 16

DRAMA

‘Temos de Falar Sobre Kevin’

anos, Kevin comete um crime irreparável. Eva fica despe-daçada entre a culpabilidade e o seu sentimento materno. Ama o seu filho? Qual é a parte de responsabilidade no acto que cometeu Kevin? O marido é John C. Reilly.

Esta comédia britânica de ficção científica de Joe Cornish, coloca em con-fronto um gang de adoles-centes contra uma invasão de selvagens monstros extraterrestres num pacato bairro londrino, que se transforma num local muito bizarro.

COMÉDIA

‘ETs in Da Bairro’

Angelina Jolie mostra pela pri-meira vez numa longa-metra-gem os seus talentos como realizadora, numa história que não quis que passasse em claro. Na Terra de Sangue e Mel é assim um drama romântico escrito e dirigido pela estrela norte-americana, mas que não tem estrelas e é falado em bósnio e sérvio. E faz sentido, porque esta é a história de Danijel, um sol-dado que luta pelos sérvios durante a guerra com a Bós-nia e reencontra Ajla, uma bósnia que é agora cativa no

DRAMA

Jolie ‘Na Terra de Sangue e Mel’

campo que ele controla. O seu passado de proximidade torna-se ambíguo neste cenário de guerra. O filme tem tido críticas díspares e pouco sucesso junto do público. Algumas críticas consideram-no «um filme porno de guerra bem intencionado».

Uma das sagas que mar-cou os adolescentes do

final dos anos 1990 e princípio do século XX está de volta, com o elenco original, para um 4º filme, 13 anos depois do pri-meiro e 9 anos após o último filme (American Pie: O Casa-mento). À semelhança de O Rei dos Gazeteiros (1986) com Matthew Broderick, Solteiros ou Tarados (1984) com Tom Hanks, Porkys (1982), Animal House (1978), em 1999 Ameri-can Pie foi um sucesso quase

tão grande quanto a saga Twi-light, mas com mais desejos sexuais e mais jovens rapazes sedentos das primeiras expe-riências. E o protagonista sempre foi o trapalhão Jim (Jason Biggs). A história foi criada pelo guionista Adam Herz e o primeiro American Pie foi a estreia no cinema dos irmãos Paul Weitz e Chris

Weitz (Chris realizou o 2º fil-me da saga Twilight, Lua No-va e Paul o 2º filme da saga dos Fockers).

Agora, já depois de Ameri-can Pie 2 – O Ano Seguinte (2001), em que o grupo de ami-gos foi para a faculdade e se junta no Verão e de American Pie: O Casamento (2003), em que Jim e Michelle se casam,

ESTREIA ‘American Pie: O Reencontro’ junta todo o grupo da saga adolescente, nove anos depois

Passados 13 anos do 1.º filme o agora grupo de amigos adultos encontra-se para a reunião de liceu.

JOÃO TOMÉ [email protected]

Filme é agora realizado pela dupla Hayden Schlossberg e Jon Hurwitz e mantém as sugestões sexuais dos outros filmes, ou não tivesse Stifler

assistimos em American Pie – O Reencontro, à reunião de todas as personagens. O filme tem hoje estreia mundial e Portugal está incluído no lote de países a ver primeiro este reencontro.

Amizade e ‘loucura’ O regresso a East Great Falls acontece para uma reunião de colegas do liceu. Todos voltam para este longo fim-de-sema-na, onde descobrem o que mu-dou nas suas vidas, dos filhos às responsabilidades, e o que não mudou, dos desejos se-xuais à amizade. O casal Jim e Michelle, o não casal Kevin e Vicky, o romântico Oz e o ainda apaixonado pela mãe do Stifler, Finch, recordam os bons momentos e voltam a ser por alguns dias, os adolescen-tes que foram. American Pie está de volta.

Mais velhos

mas REBELDES

DR

DR

DR

5ª Feira · 5 de Abril de 2012 · 11

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

DOCUMENTÁRIO

Redford produz fita sobre caso Watergate Robert Redford produzirá um documentário sobre o Water-gate, mais de 30 anos depois de ter protagonizado o pre-miado filme sobre tal escân-dalo político norte-americano. Em Todos os Homens do Pre-sidente, de 1976, Redford fora o jornalista Bob Woodward, cuja investigação levou à resignação do presidente Richard Nixon. O seu colega do jornal Washinton Post, Carl Bernstein seria interpretado por Dustin Hoffman. Na fita com estreia em 2013, o actor de 75 anos será narrador. O documentário tem o patro-cínio do Discovery Channel.

VIATURA OFICIAL

Mário Soares apanhado a 199Km/hora na A8

O antigo Presidente da República Mário Soares foi apanhado na tarde de terça-feira pelo radar do Destaca-mento de Trânsito de Leiria da GNR a circular a 199km/hora na A8. Seguia numa viatura oficial com motorista. Con-frontado com a opção de pagar a multa de 300 euros

no local, caso contrário a carta seria apreendida, Soa-res responder que «o Estado é que vai pagar a multa», avança o CM. A GNR apreen-deu a carta de condução. CASADOS DUAS VEZES

Pinto da Costa e Filomena divorciados

Pinto da Costa e Filomena Morais estão divorciados. A decisão foi decretada pelo Tribunal de Família e Meno-res dado que o casal não vivia em comum há mais de um ano. A empresária, de 49 anos, ainda não foi notifi-cada da decisão do tribunal, que transita dentro de dez dias, por viver em Moçambi-que. O presidente FC Porto, de 74 anos, fica assim livre para se casar com Fernanda Miranda, de 25 anos, sua namorada há dois anos.

45 MIL EUROS/MÊS

Goucha é o mais bem pago da TV nacional

Manuel Luís Goucha é, aos 57 anos, o apresentador mais bem pago da TV portu-guesa, auferindo 45 mil euros/mês, avança a revista TV Mais. Em segundo lugar da tabela surge a colega da TVI, Cristina Ferreira, com 31 mil euros de ordenado.

NAS

ESTRELASPapel da Rede Globo

A cantora Ivete Sangalo será Maria Machadão, a

dona do bordel, no remake da novela ‘Gabriela’.

«A RTP e a Lusa estão bem e recomendam-se»

MIGUEL RELVAS Ministro dos Assuntos

Parlamentares

A RTP decidiu pôr fim à colaboração do jornalis-

ta e comentador João Gobern no programa Zona Mista emi-tido ao sábado à noite na RTP Informação. No passado sába-do, João Gobern celebrou, em directo, o golo da vitória do Benfica, comportamento con-siderado inadequado pelo Di-rector de Informação da RTP, Nuno Santos. O jornalista co-locou o seu lugar à disposição, facto que a RTP entende su-blinhar enquanto prova de ca-rácter e boa-fé. Ontem, Nuno Santos comunicou a João Go-bern a decisão da RTP de pôr fim à colaboração. Entretan-to, começou a circular na Net

‘ZONA MISTA’ NA RTP INFORMAÇÃO

Gobern despedido após celebrar golo do Benfica

– em paralelo com o vídeo “maldito” do comentador de punho no ar festejando o se-gundo golo da clube da Luz frente ao Sporting de Braga – a petição “queremos o João Gobern na Benfica TV”.

Depois de Britney Spe-ars, Bono, Bill Gates e

Sarah Palin foi a vez do bad boy Charlie Sheen ser vítima de uma partida da dupla de co-mediantes radiofónicos The Masked Avengers, de Mon-treal (Canadá).

Fingindo um sotaque fran-cês ultra-exagerado, Marc-An-toine Audette, um dos humo-ristas, conseguiu fazer-se pas-sar pelo actor francês Jean Du-jardin, protagonista do filme mudo oscarizado O Artista. A premissa da conversa gravada e divulgada numa estação de rádio de língua francesa no Quebec era convencer o actor norte-americano a aceitar uma participação no Artista 2. E ele aceitou.

RÁDIO Dupla de humoristas telefona para o actor a convidá-lo para ‘O Artista 2’

A ideia foi dos The Masked Avengers, do Canadá. Fingiram ser Jean Dujardin, protagonista da fita.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

«Eu amo-te Charlie! Tens um grande talento. O mais en-graçado é que na altura em que estava a ser condecorado pen-sei em ti. Ganhar, ganhar, ganhar!», confessou o falso Du-jardin já em conversa com o actor, numa alusão à noi-te dos Óscares. «Pen-sámos, porque não tomar a identidade de Jean Dujardin, que acaba de ganhar um Óscar e que é uma das maiores brasas de Hol-lywood nes-te momento, e ver como é que o Charlie rea-gia?», expli-cou o humo-rista ao The Ca-n a d i a n Press.

George R.R. Martin na estreia da 2.ª temporada

O SyFy e o MEO, em parceria com a edito-

ra Saída de Emergência, trazem a Portugal o famo-so autor da saga A Song of Ice and Fire na qual se ba-seia a série A Guerra dos Tronos. George R. R. Martin estará presente na sessão de pré-estreia da 2ª temporada da série. Para marcarem presença neste evento os fãs de A Guerra dos Tronos terão de parti-cipar no passatempo em www.syfy.pt/aguerrados-tronos2, em meo.pt ou no Facebook do MEO, a par-tir de 9 de Abril. O evento realiza-se a 19 de Abril, nos

‘GUERRA DOS TRONOS’

cinemas UCI, do El Corte Inglés, em Lisboa, pelas 20h. George R.R. Martin estará dis-ponível para sessão de per-guntas no final. A Guerra dos Tronos estreia no canal Syfy HD, a 23 de Abril, às 22h15.

Charlie Sheen cai na partida

O comentador reagiu em directo ao segundo golo frente ao Braga

A série estreia em exclusivo no SyFy HD, a 23 de Abril, às 22h15

DRRECORD

DR

Actor e comediante norte-americano aceitou participar na sequela do filme vencedor do Óscar

DR

Classificados · www.Destak.pt · 135ª Feira · 5 de Abril de 2012

PUB

5ª Feira · 5 de Abril de 2012 · 15

Leitor

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Pro-priedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accio-nistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Ma-rina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Vala-das Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colu-nistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Gra-fismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Al-ves; Departamento Criativo: Joana Túlio, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), Alexandra Cayolla (Gestora de Produto), Marta Seruya (assistente) ([email protected]); Pas-satempos/Eventos: Ana Barbado, Marta Tava-res; Administração/Redacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comercial: DIREC-TOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Re-go, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRECTOS: Lu-ís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (pla-neamento); Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DE-PARTAMENTO ON LINE: Raquel Pinto; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Te-lefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Che-fe de Distribuição: José Magalhães; Periodi-cidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Im-pressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Ar-tes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Dele-gação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima

ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres).

O QUE ACONTECE EM WWW.DESTAK.PT

CARTAS DO LEITOR

Segurança Social e o desGoverno?

Como é possível o Estado não cumprir as suas responsabilidades para com a Segurança Social da Caixa de Aposentações, com um défice de 10 milhões de euros por dia, num buraco que não pára de crescer, em 4 anos somam 3,9 mil milhões.

A falha existente em assegurar a sustentação da Segurança Social precisa de ser apurada, e desde já responsabilizar o Estado com a obrigação de cumprir o seu dever de forma objectiva, transparente e ética. [...]

A falha na criação de emprego para os mais jovens, assim como assegurar postos de trabalho são coisas no concreto essenciais para o futuro do país, mas afinal não se vê que faça parte da política deste governo. [...] Exige-se Responsabi-lidade e Justiça Social nas refor-mas! Exige-se um legítimo contri-buto aos trabalhadores e reforma-dos menos favorecidos, cidadãos que têm visto a sua vida cada vez mais complicada com os cortes deste vertiginoso desGoverno.

Amador Malta

Saudades da lambreta

No dia da tomada de posse do actual governo, tivemos o prazer de assistir à chegada ao Palácio da Ajuda do indigitado Mota de lam-

breta, o que me fez recuar aos anos 50 do passado século e re-lembrar o dito popular “até choras por andar de lambreta”. Naquele momento e pela opinião que já tinha do político Mota Soares, tive o pressentimento que iriamos ter um verdadeiro democrata-cristão na difícil pasta da Solidariedade e da Segurança Social.

Passados 9 meses, [...] a verda-de é que, com as medidas que tem tomado, origina que muitos de nós chorem por outros motivos muito graves e seríssimos. Recuando a 21 de Junho, após o juramento proto-colar e passar a empossado, saiu do Palácio, e por questões de se-gurança, não de lambreta, mas no Audi 7 que por sinal tinha sido adquirido pelo despesista governo anterior para um modesto secre-tário de estado, dando aqui uma prova da sua humildade. Senhor ministro, deixo-lhe aqui um pedi-do: sempre que possa, vá de lam-breta para o Ministério, pois pode ser que lhe sirva de inspiração pa-ra medidas mais populares. Para todos, uma Páscoa fraterna.

Jorge Morais

Declarações Dr. Mário Soares Onde estão agora as carpideiras de serviço que tanto se indigna-ram com as declarações menos felizes, é certo, do Sr. Presidente, mas que tanto deram que falar!

É verdade que não se vai pedir ao Dr. Mário Soares para se demitir, mas pode e deve-se acabar com a pouca vergonha das benesses que usufrui em nome dos anos em que teve cargos no Estado! Se não ainda temos todos que dar uma ajudinha para ele puder pagar a multa de 300€! Uma vergonha, Portugal no seu melhor, uma frase a reter para o futuro, “o Estado é que vai pagar esta multa”!

João Brito LISBOA

Em dias de chuva faz sol

Em dias de chuva toda a luminosi-dade se alcança. Desde o calor do ser humano à frieza destas gotas que do céu provêm. Vamos tornar esta inconstância política em algo regular, vamos transformar o pes-simismo depressivo em soluções e objectivos definidos. Trocaremos o carro pelos transportes, os i pads pelos livros e o restaurante pela merendeira. Falaremos menos e realizaremos mais. Marcaremos a diferença numa multiplicação de somas e subtracções que acabam sempre por dar negativos.

Seremos Portugueses do Por-tugal turístico, mas também do Portugal que habitamos e que damos os bons-dias, quer esteja chuva, quer esteja sol. Acordare-mos desta espécie de sonambulis-mo que se nos apoderou e seja-mos ávidos. Soraia Robalo QUELUZ DE BAIXO

BRAGA

AMANHÃ 4º MÍNIMA

13º MÁXIMA

HOJE 5º MÍNIMA

16º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 5º MÍNIMA

13º MÁXIMA

AMANHÃ 7º MÍNIMA

12º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 6º MÍNIMA

15º MÁXIMA

AMANHÃ 4º MÍNIMA

12º MÁXIMA

FARO

HOJE 9º MÍNIMA

17º MÁXIMA

AMANHÃ 8º MÍNIMA

14º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 10º MÍNIMA

15º MÁXIMA

AMANHÃ 8º MÍNIMA

13º MÁXIMA

PORTO

HOJE 7º MÍNIMA

14º MÁXIMA

AMANHÃ 7º MÍNIMA

13º MÁXIMA

TEMPO

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE****

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

lin

ha, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os n

úmer

os d

e 1 a

9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. Rua estreita. Inchação produzida pela infiltra-ção de serosidades no tecido celular, sem vermelhidão nem dor. 2. Cada uma das duas partes iguais em que se divide um todo. A unidade. 3. Gra-ceja. Acto ou efeito de rapinar. 4. Naquele lugar. Relativo a volume, em geometria. 5. Perceber por meio de qualquer dos sentidos. Senhora educada. 6. Que se gorou (ovo). Entidade fantástica dotada de poder sobrenatural. 7. Côncavo. Desequilibrado (fig.). 8. Guarnecer com cin-tas ou incrustações de lata ou latão. Debaixo de. 9. Substância infla-mável e viscosa, segregada especialmente pelos abetos, pinheiros e outras coníferas. A si mesmo. 10. Aquelas. Limpeza. 11. Obra literária ou científica, em prosa ou verso. Doido Verticais: 1. Coisas verdadeiras. Pleno, inteiro. 2. Contrário à lei. Sétima nota da escala musical. 3. Indica lugar, tempo, modo, causa, fim e outras relações (prep.). Mudar ou alterar as coisas, introduzindo-lhes novidades. 4. Recitar. Andar a trote. 5. Adorno. Qualquer parte do esqueleto dos vertebrados. 6. Acrescentar. Pano de algodão com que os guerreiros de Timor cobriam o corpo, da cintura ao joelho. 7. Verea-dor municipal. Comida para jornada. 8. Desnudar. Pessoa encarregada da educação de crianças nobres ou ricas. 9. Queridas. Alternativa (conj.). 10. Filho de burro e égua ou de cavalo e burra. Queridos. 11. Fruto da amoreira e de algumas espécies de silvas. Muito gordo

CRUZADAS Horizontais: 1. Viela, Edema. 2. Metade, Um. 3. Ri, Rapina. 4. Ali, Volumar. 5. Sen-tir, Dama. 6. Goro, Fada. 7. Cavo, Tarado.

8. Alatoar, Sob. 9. Resina, Se. 10. As, Asseio. 11. Livro, Louco

Verticais: 1. Veras, Cabal. 2. Ilegal, Si. 3. Em, Inovar. 4. Ler, Trotear. 5. Atavio,

Osso. 6. Apor, Tais. 7. Edil, Farnel. 8. Denudar, Aio. 9. Amadas, Ou. 10. Mu,

Amados. 11. Amora, Obeso

SOLUÇÕES

SUDOKU

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

Colaboração de Lana Del Rey e A$AP Rocky retirada de mixtape. O duo Kickdrums teve de retirar da sua mixtape um tema de Lana Del Rey e A$AP Rocky. A$AP Rocky quer que o tema esteja no seu próximo álbum. Saiba mais em www.destak.pt.

DR

PUB