quinta-feira 20 dezembro de 2012  · 02 · 5ª feira · 20 de dezembro de 2012 toda a informaÇÃo...

20
Malefícios do tabaco são protagonistas da nova lei A proposta de revisão da directiva comunitária sobre tabaco reforça os impactos do fumo na saúde. Se dúvidas houvesse, os números confirmam que os cigarros matam metade de quem fuma. ACTUALIDADE PÁGINA 05 SAUL MARTINEZ/EPA Concerto apocalíptico Bandas Moonspell e Bizarra Locomotiva protagonizam a noite de amanhã, em Lisboa. MÚSICA PÁGINA 10 FIM DE SEMANA Festival no Gelo na nossa capital O Campo Pequeno recebe três espectáculos mágicos e uma pista para a família. SUGESTÕES PÁGINA 12 ‘A Vida de Pi’ no grande ecrã Um indiano e um tigre são os protagonistas desta saga épica em 3D, de Ang Lee. CINEMA PÁGINA 13 GRANDE LISBOA PÁGINA 02 Hospital do Restelo oferece vasto serviço veterinário de emergência e muito mais FAMA & TV PÁGINA 14 Imprensa Estrangeira elege artista Joana Vasconcelos como Personalidade do Ano ACTUALIDADE PÁGINA 04 Associação de Direito do Consumo garante que tarifas de água aprovadas são ilegais Dragões e águias começam Taça da Liga com vitórias DESPORTO PÁGINAS 08 E 09 PUB Quinta-feira 20 Dezembro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Lisboa O fim do mundo ACTUALIDADE PÁGINA 06 Afinal não há motivo para alarme. Os descendentes da civilização maia garantem que amanhã marca apenas o recomeço do calendário.

Upload: vulien

Post on 30-Nov-2018

231 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Quinta-feira 20 Dezembro de 2012  · 02 · 5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa  Pretende-se abrir o edifício e retomar os jogos de água

Malefícios do tabaco são protagonistas da nova leiA proposta de revisão da directiva comunitária sobre tabaco reforça os impactos do fumo na saúde. Se dúvidas houvesse, os números confirmam que os cigarros matam metade de quem fuma.

ACTUALIDADE PÁGINA 05

SAUL MARTINEZ/EPA

Concerto apocalíptico

Bandas Moonspell e Bizarra Locomotiva protagonizam a noite de amanhã, em Lisboa.

MÚSICA PÁGINA 10

FIM DE SEMANA

Festival no Gelo na nossa capital

O Campo Pequeno recebe três espectáculos mágicos e uma pista para a família.

SUGESTÕES PÁGINA 12

‘A Vida de Pi’ no grande ecrã

Um indiano e um tigre são os protagonistas desta saga épica em 3D, de Ang Lee.

CINEMA PÁGINA 13

GRANDE LISBOA PÁGINA 02

Hospital do Restelo oferece vasto serviço veterinário de emergência e muito mais

FAMA & TV PÁGINA 14

Imprensa Estrangeira elege artista Joana Vasconcelos como Personalidade do Ano

ACTUALIDADE PÁGINA 04

Associação de Direito do Consumo garante que tarifas de água aprovadas são ilegais

Dragões e águias começam Taça da Liga com vitórias

DESPORTO PÁGINAS 08 E 09

PUB

Quinta-feira 20 Dezembro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Lisboa

O fim do mundoACTUALIDADE PÁGINA 06

Afinal não há motivo para alarme. Os descendentes da civilização maia garantem que amanhã marca apenas o recomeço do calendário.

Page 2: Quinta-feira 20 Dezembro de 2012  · 02 · 5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa  Pretende-se abrir o edifício e retomar os jogos de água

5ª Feira · 20 de Dezembro de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Lisboa

Pretende-se abrir o edifício e retomar os jogos de água

A Fonte Monumental da Alameda Dom

Afonso Henriques, em Lis-boa, conhecida como Fon-te Luminosa, que foi alvo de obras de reabilitação, é inaugurada hoje às 18h30. A Câmara de Lisboa anun-ciou em Março que estava a reabilitar a Fonte Lumi-nosa para retomar os jogos de água que a caracterizam e abrir o edifício ao públi-co. A obra tem financia-mento do Programa Prio-ritário em Acções de Rea-bilitação Urbana.

OBRAS

CML quer assumir totalidade do passivo da EPUL

A Câmara de Lisboa (CML) pretende assu-

mir a totalidade do passivo da Empresa Pública de Urbanização da capital (EPUL), de 85 milhões de euros, tendo já pago uma prestação de cerca de 23,5 milhões à banca internacio-nal. Na assembleia munici-pal de terça-feira, o presi-dente da Câmara de Lisboa, António Costa, afirmou ain-da que a extinção da EPUL é a «melhor forma» de «pro-teger o seu património e ga-rantir os direitos dos credo-res e dos trabalhadores» da empresa.

LISBOA

PEDRO CATARINO/CM

Autarquia já pagou uma prestação de 23,5 milhões

BRUNO AGOSTINHO/CM

Fonte Luminosa de Lisboa hoje inaugurada

HOJE

Túnel do Marquês fechado de noite Devido a obras de repa-ração da sinalização no túnel do Marquês de Pombal, entre as 21h00 de hoje e as 5h de sexta- -feira, serão encerrarados os dois sentidos do túnel.

AMBIENTE

Nova horta lisboeta abriu em Telheiras Desde o passado dia 15 que a cidade de Lisboa tem um novo Parque Hortícola, localizado em Telheiras, na freguesia de Lumiar. A iniciativa da Câmara de Lisboa, que visa dinamizar a prática agrícola urbana, para consumo próprio, contou com o apoio da Vitacress. Recuperando a tradição das pequenas hor-tas de Lisboa, foi dada a possibilidade, aos residen-tes da localidade, de arren-darem, a preço simbólico, um dos talhões disponibili-zados pela Câmara, culti-vando os seus alimentos.

SINTRA

Associação denuncia abate A Assoc. A Bem da Natu-reza denunciou, em comu-nicado, aquilo que chama de dizimação na Serra de Sintra (Tapada do Sal-danha, Monserrate, estrada da Pé da Serra ao Convento dos Capuchos, Malveira da Serra a Peninha). «Existem pequenas manchas flores-tais autóctones, tendo a maior área da floresta sido destruída por privados e também pela Autoridade Florestal». As autoridades disseram à associação que só estão a abater espécies invasoras como acácias e mustageiros.

COMÉRCIO

Forum Montijo com presépio gigante O Forum Montijo tem cha-mado a atenção este Natal, pelo seu presépio. Uma obra de arte, composta por cerca de uma centena de peças, umas fixas e outras que se movem.

10 SEGUNDOS

«Achei que havia uma lacuna em Lis-

boa – e não só, na Grande Lisboa e até no País – de resposta atempada a essas urgências. Às vezes as si-tuações acontecem quan-do estamos menos à espe-ra - Dia de Natal, passagem de ano, noites em geral – e realmente faltava algum sí-tio que pudesse dar respos-ta. As pessoas sentiam-se um bocadinho frustradas porque não podiam tratar os seus animais de com-panhia atempadamente».

E assim nascia o Hospi-tal Veterinário do Restelo, um projecto que já conta com 10 anos de actividade e cujo balanço é «positivo»,

Na capital funciona a maior unidade veterinária do País, a 3.ª na Península Ibérica. São mais de 25 os serviços disponíveis.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

como conta ao Destak o Direc-tor Clínico, Jorge Cid.

«Começámos com uma equipa pequena, hoje estamos entre os três primeiros luga-res na Península Ibérica e mui-to distanciados em Portugal em primeiro lugar. Temos cer-ca de 50 pessoas a trabalhar connosco, a full time, entre os quais 24 veterinários», conta--nos o especialista. «É uma equipa que trabalha 24 ho-ras/dia e que abrange todas as valências da medicina veteri-nária, tanto nos chamados ani-mais de companhia como os mais exóticos. Funcionamos a qualquer hora do dia ou da noi-te, 365 dias por ano. Estamos sempre preparados com uma

equipa multidisciplinar para dar resposta a qualquer si-tuação que nos apareça, seja de emergência médica, seja um problema de uma fractu-ra ou atropelamento ou até uma cesariana. Temos sem-pre uma equipa disponível e não temos que estar a marcar para o dia seguinte», frisa o responsável quanto aos 27 ser-viços disponíveis, alguns úni-cos no País.

Lamentavelmente, nestes tempos de crise, os donos dos animais muitas vezes não têm condições financeiras para tratá-los. O hospital está sensibilizado para este proble-ma, promovendo inclusive a doação de medicamentos, en-tre pacientes. A taxa de 23% de IVA imposta à actividade veterinária também não aju-da ao cenário. «Isto deveria ser considerado uma questão de saúde pública», nas pala-vras do Dr. Jorge Cid. Tam-bém aqui se vive o dilema das não compartipações em caso de vacinas (sempre caras) ou de doença prolongada. É que não é só entre o Homem que a esperança média de vida e, com ela, o número de casos oncológicos, subiu.

Hospital do Restelo ao serviço dos animais

REPORTAGEM

Ajuda à adopção Numa sondagem inglesa, houve quem dissesse que

o animal de estimação era mais importante que

o marido. Se quer aumen-tar a família, consulte o serviço de adopção em hospitalveterinario.pt

Pós-internamento Através do site do hospi-tal, na área de Clientes, os donos dos animais ali tratados podem publicar

fotografias dos seus “ami-gos”, contar o desenvolvi-

mento da situação médica e deixar os seus

agradecimentos.

Amigos do coração Estudos confirmam as

vantagens de ter um ani-mal. Isto em termos físi-

cos, já que mental e socialmente ninguém

duvida. É benéfico para as crianças asmáticas, para o coração dos idosos e

para doentes oncológicos.

Programa de TV Mostrar o agitado quotidiano nos corredores do Hospital Veterinário do Restelo é a premissa de um programa em estudo para o canal SIC

Mulher. No mesmo magazine semanal várias figuras públi-cas portuguesas seriam con-

vidadas a mostrar os seus animais de companhia. A

estreia deverá ser em 2013.

FOTOS JOÃO FERRÃO

Page 3: Quinta-feira 20 Dezembro de 2012  · 02 · 5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa  Pretende-se abrir o edifício e retomar os jogos de água

PUB

Page 4: Quinta-feira 20 Dezembro de 2012  · 02 · 5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa  Pretende-se abrir o edifício e retomar os jogos de água

5ª Feira · 20 de Dezembro de 201204 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

acordo com a lei de defesa do consumidor, não haverá con-venções de preços sem a par-ticipação das associações de consumidores, que jamais fo-ram instadas a comparecer para o efeito», garante o pre-sidente da associação.

O responsável acrescenta que o Ministério Público já deveria ter «obrigado» o Es-tado a cumprir a Lei, nomea-damente solicitando aos tribu-nais que «declarassem nulas todas essas convenções».

Referendo às tarifas de água Já o vice-presidente da Asso-ciação Transparência e Inte-gridade defende a necessida-de de ser realizado um refe-rendo nacional caso avance a

Muitas câmaras têm vindo a privatizar o negócio da distri-

buição de água com resultados desastrosos para os consumido-res, porque a maioria dos acor-dos provoca a subida dos preços, revela a rádio Renascença. Além disso, garantem-se lucros por décadas para os privados.

A Associação Portugue-sa de Direito do Consu-

mo diz que as tarifas de água aprovadas em Portugal são ile-gais porque foram fixadas pelos órgãos municipais sem consulta aos representantes dos consumidores, como pre-vê uma legislação que está em vigor há 16 anos, mas que é completamente ignorada. «De

LEI Órgãos municipais não consultaram representantes dos consumidores

Associação considera que as tarifas de água aprovadas são ilegais

Água privatizada fica mais cara

Ministério Público já devia ter ‘obrigado’ Estado a cumprir lei, alerta Associação de Direito do Consumo.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

123RF

privatização do sector das águas, por se tratar de «um bem público que pertence a to-dos». Recorde-se que a Águas de Portugal é uma empresa pública que serve um total de oito milhões de clientes.

Privatização do sector das águas devia ser alvo de referendo, diz a Associação Transparência e Integridade

Distribuição destruiu 6 mil empregos este anoA directora-geral da As-sociação Portuguesa das

Empresas de Distribuição esti-ma em cerca de seis mil o nú-mero de empregos destruídos no sector este ano em resulta-do do encerramento de 24 lojas, das quais 18 no segmento não alimentar e seis no alimentar.

CRISE

O principal motivo para o fecho de lojas prende-se com a quebra acentuada no volume de vendas. Entre Janeiro e Se-tembro, as vendas diminuíram 1,5%, o que representa menos 97 milhões de euros, sobretudo porque os portugueses estão a cortar no que não é essencial,

nomeadamente electrodomés-ticos, máquinas de café (- 39,3%) e consolas (-33,9%).

Para o próximo ano, as pre-visões não são melhores, com a tendência para o problema se agravar com «uma quebra acentuada do poder de compra dos consumidores».

Lisboa tem o PIB ‘per capita’ mais elevado de Portugal

A disparidade do PIB per capita entre sub-

-regiões agravou-se de 2009 para 2010, com a Grande Lisboa e a Serra da Estrela a ocuparem os extremos opostos. Tendo em conta que a média nacional é 100, a região da capital regista 166,5 pontos e lidera a lista com o PIB per capita mais elevado e a Serra da Estre-la se fica pelos 52,1. Segun-do o INE, Algarve, Madei-ra e Lisboa foram as zonas com maior contracção da actividade económica.

ECONOMIA

Trabalhadores acreditam que a TAP será vendida

O porta-voz dos sin-dicatos dos trabalha-

dores da TAP defende que a companhia «não pode ser vendida a saldo e no pior momento dos últimos 100 anos», mas mostra-se con-vencido de que «o negócio vai avançar». Já Bruno Fia-lho, do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Avia-ção Civil, pede ao Governo que suspenda a venda. De salientar que a Comissão de Acompanhamento à pri-vatização da TAP garante que não houve falta de transparência na escolha de apenas um candidato.

AVIAÇÃO

MANUEL VICENTE/CM

Sindicatos pedem bom senso e suspensão da privatização

BRUNO SIMÃO

Lisboa e Serra da Estrela com maior diferença de PIB

Governo recua nas mudanças na GNR e PSP O Governo não vai avançar para já com a redefinição das tarefas da PSP e GNR, garante o Sindicato dos Profissionais da Polícia. Mas o PS exige explicações urgentes a Miguel Macedo.

CLICKVÍTOR MOTA/CM

Estive apenas uma vez com Oscar Nie-meyer, na aber-tura de um evento para estudantes

ocorrido na Escola de Comuni-cação da UFRJ, algo entre 1998 e 2000. O arquiteto ainda não tinha 100 anos. Fomos lá para vê-lo, como mito e símbolo que era.

Quando lhe passaram a pala-vra, foi breve: não mais que um punhado de frases, por uns dois minutos. A idade ainda não lhe tinha roubado o porte, a altura e a voz, que encerrou firme: «Ainda é pre-ciso fazer a revolução». Foi longamente aplaudido. Ado-lescentes querem a revo-lução, a subversão imediata do sistema de coisas que os lembra de seus pais, das leis enfadonhas que proíbem quase tudo que se quer fazer. Ver um homem se estender em anos com essa mesma retórica era sedutor, embora o comunismo já tivesse virado pó no Leste Europeu. Cuba minguava, e a Coreia do Norte era em nada atraente. Por tudo isso, Niemeyer me soou ali adolescente, ingênuo.

Quando o Muro de Berlim caiu, em 1990, Niemeyer tinha 82 anos e havia muito sabia dos assassinatos e per-seguições de Stalin na URSS. Em nenhuma oportunidade retratou-se, como fez a con-tragosto o historiador mar-xista Eric Hobsbawm, morto neste ano. Faria diferença? Bem pouca. Niemeyer não era historiador, nem guerri-lheiro, nem político. Seu ideário balizou sua incrível perspectiva arquitetônica – era parte dela e, a tal altura, seria difícil mudar. Sua arqui-tetura foi o único projeto comunista belo e aceitável, enquanto os regimes se mos-traram repulsivos. Ao se man-ter irredutível, Niemeyer pro-tegeu uma das vigas-mestras de sua arte – erigidas desde os anos 1950, quando forjou os símbolos de Brasília – e com ela sustentou uma con-cepção mundialmente vito-riosa, que o guiou até o fim. Niemeyer concordou em pagar o preço de soar ingênuo, hipócrita ou ultra-passado – e sua idade foi nos conduzindo à opção mais gentil. Mas nada disso o impediu de morrer genial.

Niemeyer e o belo comunismo

D’ALÉM-MÁRVIOMÁRVIO DOS ANJOS Diretor editorial do Destak Brasil [email protected] Twitter: @marvio

Às quartas-feiras, o director do Destak Brasil revela os bastidores de um país que se tornou, de novo, o sonho da emigração portuguesa.

Page 5: Quinta-feira 20 Dezembro de 2012  · 02 · 5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa  Pretende-se abrir o edifício e retomar os jogos de água

Actualidade · www.Destak.pt · 055ª Feira · 20 de Dezembro de 2012

PUB

EDUCAÇÃO

Estado contente com formadores docentes O secretário de Estado do Emprego considerou positivo que o concurso que o Insti-tuto do Emprego e Formação Profissional abriu para 1100 formadores vá dar ocupação a professores que estão nas escolas com horário zero e permitir poupança ao Estado.

CAMPANHA

Vídeo anticorrupção já se tornou viral O vídeo “A corrupção tira o sono a milhões de pessoas. Porque não aos corruptos?”, inserido numa campanha anticorrupção, já teve mais de sete mil visualizações no YouTube, além de ter registado milhares de visuali-zações nas redes sociais.

TOMAR

Explosão faz dois feridos com gravidade Duas pessoas ficaram feridas com gravidade na sequência da explosão numa habitação em Tomar, que terá aconte-

cido por acumulação de gás. Os feridos são dois homens, de 23 e 60 anos, que ficaram com queimaduras em 50 e 20% do corpo, tendo sido transferidos para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

JUSTIÇA

Mário Machado com cúmulo de 10 anos O Tribunal Criminal de Loures fixou em 10 anos o cúmulo jurídico das penas de prisão aplicadas a Mário Machado, antigo dirigente da Frente Nacional e líder dos Hammerskins Portugal, movimento conotado com a extrema-direita.

ACIDENTE

Comboio colhe e mata mãe e filha em Alverca Duas pessoas, mãe e filha, de 30 e 13 anos, morreram ontem colhidas por um Alfa Pendular na estação de Alverca, Vila Franca de Xira, disse à agência Lusa fonte policial. O acidente deu-se pelas 16h15 à entrada da estação de Alverca por um comboio com destino a Braga.

10 SEGUNDOS

Nuno Santos vai processar Nuno Santos vai processar

os «autores das difamações produzidas no Parlamento»,

a propósito do caso RTP.

assim, o início do consumo do tabaco junto dos jovens».

Fim aos aromas intensos Com a nova directiva, «todas as embalagens de cigarros e ta-baco de enrolar devem conter uma advertência combinada constituída por uma imagem e texto que abrange 75% das fa-ces dianteira e traseira da em-balagem». Mais ainda, é proi-bida a utilização de cigarros, ta-

baco de enrolar e produtos do tabaco sem combustão com aromas distintivos, tornando--se obrigatória a utilização de grandes advertências de saú-de ilustradas também no taba-co de enrolar. A directiva regu-la ainda as vendas transfron-teiriças através da Internet, ao mesmo tempo que prevê ca-racterísticas técnicas para lu-tar contra o comércio ilegal.

O prometido é devido e nem a saída atribulada

do comissário europeu da saúde, suspeito de tráfico de influências junto de uma taba-queira impediu a Comissão Europeia de apresentar uma proposta que revê a directiva sobre produtos do tabaco. Lei que deverá entrar em vigor em 2015-2016 e que inclui, entre outros, um reforço das mensa-gens sobre os efeitos nocivos

dos cigarros e um maior controlo para evitar a venda a crianças e adolescentes.

«Os consumidores não po-dem ser enganados: os produ-tos do tabaco devem asseme-lhar-se e saber a produtos do ta-baco e esta proposta garante que não são utilizadas embala-gens e aromas atractivos como estratégia de marketing», as-segurou o comissário europeu Tonio Borg, que apresentou ainda números para justificar as medidas apresentadas: «o tabaco mata metade dos seus utilizadores e possui um eleva-do potencial de dependência».

Mais ainda, porque «70% dos fumadores começam a fu-mar antes dos 18 anos», é im-portante «tornar os produtos do tabaco e o acto de fumar me-nos atractivo e desencorajar, Tonio Borg explicou ontem as razões por detrás das alterações

TABACO Comissão Europeia quer evitar consumo entre os jovens

Nova lei reforça avisos sobre os malefíciosSerão proibidos aromas intensos nos cigarros e reforçados avisos nas embalagens de riscos para a saúde.

COMISSÃO EUROPEIA

CARLA MARINA MENDES [email protected]

Foi em 2001 que ‘nasceu’ a actual directiva relativa aos

produtos do tabaco. Mas desde então verificaram-se desenvol-vimentos científicos, interna-cionais e de mercado impor-tantes, estando disponíveis novos dados e novos produtos, como os cigarros electrónicos, que merecem uma atenção por parte dos reguladores.

Novidades no sector justificam mudança

70% dos fumadores começam a fumar antes dos 18 anos, avançou o comissário

Um em cada dez conhece uma vítíma de mais idade

Uma em cada dez pes-soas (12%) conhece um

idoso que tenha sido acolhi-do numa instituição contra a sua vontade e conhece uma pessoa idosa insultada, ameaçada ou agredida na sua casa, revela a Associa-ção Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). Os dados, ontem apresentados, são do barómetro Criminalidade e Insegurança, realizado pe-la Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, que mos-tra que 30% dos portugue-ses dizem «conhecer algu-ma pessoa idosa que já tenha sido vítima de assal-to ou agressão». Por outro lado, 11% dos inquiridos di-zem saber de algum furto ou danos em veículos per-tencentes a pessoas idosas.

BARÓMETRO APAVFÁTIMA VILAÇA

Sentimentos de insegurança entre os idosos

JORGE GODINHO

Page 6: Quinta-feira 20 Dezembro de 2012  · 02 · 5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa  Pretende-se abrir o edifício e retomar os jogos de água

5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 06

SÁBADO revela-lhe as curiosidades de como se fazem os grandes negócios como o da ZON com a Optimus.

Isabel dos Santos tratou de tudo praticamente

sozinha. Há mais de seis me-ses que a filha do presidente de Angola negoceia a fusão da ZON com a Optimus, detida pela Sonaecom. A maior ac-cionista da ZON, com 28,8% do capital, teve várias reuniões com Paulo Azevedo, presiden-te da Sonae, e o apoio quase em ex-clusivo do seu homem de confiança em Portugal: Má-rio Leite da Silva, administra-dor da ZON e do BPI.

Se tudo correr como pre-visto, Isabel dos Santos e a So-neacom vão gerir, em conjun-to, 50,1% das acções da nova empresa. E apesar de o acor-do para a fusão ter sido man-tido em sigilo até sexta-feira passada, não foi uma surpre-sa, explica a revista SÁBADO.

Os bastidores das fusões e das OPACódigos previnem fuga de informação e preparar ofertas de aquisição gera clima de grande tensão.

Neste tipo de operações o segredo é, aliás, uma das regras essenciais. Quando lançou a OPA à PT, a So-naecom criou um nome de código usado em todos os documentos internos: Big Bang – se algum dossiê caísse em mãos erradas ninguém o perceberia. Do lado da PT também havia um nome de código – Pro-ject Rhino. Para quem pre-para ofertas de aquisição e fusão, o clima é de tensão constante: «Há um certo paralelismo com a guerra», explica à SÁBADO o advo-gado Lobo Xavier.

Nestas alturas não são só as reuniões e os telefone-mas que se multiplicam. E, mesmo com as operações já fechadas, as equipas de gestão têm um trabalho lon-go a fazer. A SÁBADO dá--lhe a conhecer curiosida-des sobre os bastidores das OPA e fusões e revela que há quem se refugie em praias desertas e quem vá de pijama para as reuniões.

OS SETE AMIGOS DE JESUS Tinha três discípulos preferi-dos, era amigo de três mu-lhe-res e ficou devastado com a morte de um homem. A SÁBADO revela-lhe que Tiago era um dos três discípu-los mais íntimos de Jesus, ape-sar de o preferido ser João; que Jesus chorou quando soube que Lázaro morreu; e quando se deslocava a Betânia recuperava forças em casa de Maria e Marta.

MENTIRAS PARA OS FILHOS Os adultos estão sempre a pregar mentiras aos filhos, muitas vezes sem sucesso. A SÁBADO conta-lhe histó-rias mirabolantes, traumáti-cas ou simplesmente cómi-cas. No top das mentiras mais comuns entre os pais estão o «Volto já» (ao deixar a criança no colégio), «O pai não tem dinheiro» e «A mãe promete que vai lá contigo no fim-de-semana».

OUTROS TEMAS

Há 6 meses que Isabel dos Santos negoceia a fusão Zon/Optimus

OPINIÃO

*ECONOMISTA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO [email protected]

JOÃO CÉSAR DAS NEVES*

Omundo está de luto, mas vestiu-se de festa. O tem-po perdeu a

esperança, mas ainda celebra. Não se vê saída, mas é Natal. Anúncios, ilu-minações, prendas, jantar, votos são iguais. Nós é que estamos diferentes. Ape-tece-nos queixar, protes-tar, revoltar-nos, pedir, chorar. Não queremos festa, não podemos cele-brar, mas é Natal. Assim não devia haver Natal. Não há di-nheiro para anúncios e iluminações. Não pode-mos pagar prendas, jantar e votos. Não há condições para haver Natal. Apesar disso há Natal. Outra vez Natal. Porque o Natal não depende de nós. O Natal não acontece quando dá jeito, quando estamos preparados, quando é conveniente. O Natal não é quando um homem quiser. Aparece simplesmente, inespera-damente, inconveniente-mente. Foi assim da pri-meira vez. É assim todos os anos. No primeiro Natal «não havia lugar para eles na hospedaria» (Lc 2, 7). Este ano não há disposição pa-ra festas. Ao fim de tantos anos continua a não haver lugar. No entanto, volta a ser Natal. O Natal insiste em acontecer, mesmo que não dê jeito. O Natal com-preende que não tenha lugar. Não se queixa, não protesta, não se revolta, não pede ou chora. Limita--se a passar adiante e a acontecer na mesma. Porque o Natal não depen-de de nós. Depende do Céu. Só o Céu pode fazer o inesperado, o inacreditá-vel, o impossível. Só o Céu pode fazer o Natal. Vindo o Natal de fora do mundo, é compreensível que não dê jeito, que seja inoportu-no, inconveniente. Mas quando acontece o impos-sível, que interessa o res-to? Qualquer que seja a situação e a conjuntura, só o Natal conta.

Natal

encontrados em locais arqueo-lógicos. Mas isto significa ape-nas que amanhã termina o ci-clo maia “13 Baak t’un”, que co-meçou há 5125 anos. No mes-mo dia começa outro, já que os maias faziam uma contagem circular do tempo.

«Somos contra os enganos, as mentiras, as deformações, o folclore e a comercialização», disse, citado pela Lusa, Felipe Gomez, responsável do grupo maia guatemalteco Oxlajuj Ajpop, referindo-se à autênti-ca indústria que surgiu para acalmar o pânico dos que te-miam um cataclismo capaz de engolir o mundo. Várias seitas, espalhadas pelos quatro can-tos do globo, prepararam-se mesmo para o apocalipse, re-

México, Belize, Guatemala, Honduras e El Salvador são

países onde as comunidades maias prepararam uma grande festa para celebrar o início de um novo ciclo do calendário da civilização pré-colombiana. Uma festa que começou a 12 de Dezembro e termina amanhã.

Afinal foi tudo um mal-en-tendido. O mundo não vai

acabar amanhã, como tantos já tinham vaticinado, e a garantia é dada por aqueles a quem era atribuída a profecia, os maias. Confuso? Os líderes das comu-nidades maias da Guatemala esclarecem: é um facto que 21 de Dezembro é o último dia re-ferido em alguns calendários

MUNDO Comunidades maias desmentem interpretação da profecia

Afinal não vai ser o fim do mundo... só do calendário

Festa para assinalar mais um novo ciclo

Dia 21 de Dezembro marca o fim de um ciclo maia. No mesmo dia começa outro, dizem os especialistas.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

DR

correndo a conjuntos de sobre-vivência e locais seguros, a preços exorbitantes. Ao que pa-rece em vão, já que o dia 22 pro-mete nascer, como tem acon-tecido até agora, sem grandes percalços.

Os maias faziam uma contagem circular do tempo, explicam os descendentes desta civilização

MUNDO

A Instagram decidiu voltar atrás e, em

comunicado, explicou que tinha sido mal interpretada. Afinal, não vai avançar a pro-posta de vender as fotografias dos utilizadores para fins publicitários, sem aviso ou compensação para o autor das imagens.

ISRAEL

A construção de novos assentamentos israeli-

tas em Jerusalém, anunciada pelas autoridades de Israel, mereceu ontem críticas da

comunidade internacional. Até os Estados Unidos acusaram o país de acções provocativas, que contradizem as declarações de empenho pela paz.

ESPANHA

Os espanhóis não que-rem apresentar guias de

circulação das viaturas comer-ciais do seu país, exigidas pelo Governo português, tendo em conta a burocracia do processo, um pedido feito pela Rede Ibé-rica de Entidades Transfrontei-riças. Uma exigência que se tem traduzido em várias multas aos transportadores espanhóis.

NO

GLOBOObama volta a ser eleito personalidade do ano

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi designado «personalidade do ano 2012» pela revista

Time, uma distinção que já tinha recebido em 2008, por ser, «em alguns aspectos, o arquitecto da nova América».

COREIA DO SUL

Os sul-coreanos elege-ram uma presidente,

a conservadora Park Geun-hye, que conquistou mais de oito milhões de votos, depois de uma campanha eleitoral que teve como foco central os problemas económicos.

VENEZUELA

O estado de Hugo Chávez agravou-se na

sequência de uma infecção respiratória. Segundo o minis-tro da Comunicação e Infor-mação, o presidente já se encontra a recuperar.

JOÃO CORTESÃO

Page 7: Quinta-feira 20 Dezembro de 2012  · 02 · 5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa  Pretende-se abrir o edifício e retomar os jogos de água

PUB

Page 8: Quinta-feira 20 Dezembro de 2012  · 02 · 5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa  Pretende-se abrir o edifício e retomar os jogos de água

5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012

Desporto08 ·

Gottardi João Aurélio Manuel da Costa Mexer Marçal Moreno Jota (Claudemir, 46’) Isael (Barcellos, 55’) Mateus Candeias Keita (Rondón, 66’) Técnico: Manuel Machado

Fabiano Danilo Mangala Alex Sandro Otamendi Lucho (Fernando, 58’) João Moutinho (Atsu, 73’) Defour Jackson Martinez James Rodriguez (Castro, 64’) Varela Técnico: Vítor Pereira

Disciplina: Não houve Golos: Lucho (32’), Otamendi (50’)

NACIONAL 0 - 2 FC PORTOEstádio da Madeira, Choupana, no Funchal

Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal) Um jogo sem grande história e quase só com

um sentido, o da baliza do Na-cional, foi o que se viu ontem na Choupana. O FC Porto entrou assim de pé direito na 1ª jornada da Taça da Liga, graças a uma exibição segura e aos golos de Lucho ‘El Comandante’ González e de Otamendi, um em cada parte.

Vítor Pereira deu uma oportunidade a Fabiano na ba-liza e a Defour no meio campo defensivo (Helton e Fernando ficaram no banco), mas de res-to manteve a equipa titular. E desde o início do jogo que os portistas assumiram com au-toridade o comando do jogo. Aos 6 minutos já o FC Porto tinha três cantos e aos 30 tinha

TAÇA DA LIGA FC Porto dominador sem poupanças vence com facilidade o Nacional com golos do capitão Lucho e de Otamendi

Tango argentino brilha na Choupana

Fabiano e Defour foram as novidades de Vítor Pereira. Os portistas comandam o grupo A e na próxima jornada vão ao Estoril.

JOÃO TOMÉ [email protected]

HOMEM DE GOUVEIA/LUSA

Técnico ainda acredita na Champions e diz que vai elevar exigência

ANDRE KOSTERS/LUSA

Jesualdo «braço direito» de Godinho «quer muito ganhar»

Godinho Lopes apresen-tou ontem Jesualdo Fer-

reira, afirmando que o novo manager vem preencher uma posição em falta no clube leonino, terá «carta branca» para mudar e foi contratado pela experiência na formação. «Será o responsável por todo o futebol. Haverá uma ligação directa comigo», disse o presidente, que afirmou que Jesualdo «não vem exclusiva-mente treinar a equipa prin-cipal do Sporting».

Já Jesualdo Ferreira foi claro, ao dizer que ainda não está bem a par do que vai en-contrar, por isso «os próximos meses serão para avaliar tudo e todos» e «criar uma direcção técnica no Sporting».

SPORTING

«Quero muito ganhar. Sou um homem de trabalho, não faço promessas, mas acredito que podemos viver grandes vitórias», disse o ex-técnico de FC Porto, Benfica e Sp. Bra-ga. Jesualdo diz não perceber como o Sporting não ganha campeonatos há 10 anos e em 30 tem dois títulos, mas vai tentar perceber e mudar. Sem ambição de substituir Vercau-teren, diz que vai «apoiar as estruturas técnicas e, acima de tudo, pressionar e ser exi-gente com toda a gente».

Entretanto, vários adeptos leoninos ficaram indignados com a capa do jornal do Spor-ting desta semana, por Godinho Lopes parecer Jesus na cena da Última Ceia.

Lucho ‘El Comandante’ abriu o caminho para a vitória na Madeira

Schalke 04 e Málaga são os desejos portistas para os ‘oitavos’ da Liga dos Cam-peões, com sorteio marca-do para hoje, enquanto o Benfica ficaria bem servi-do na Liga Europa com Ba-sileia, Sparta Praga ou BA-TE Borisov. O FC Porto é o sobrevivente na fase a eli-minar da Liga milionária e pretende evitar Barcelo- na, Manchester United, Bayern Munique, Borussia Dortmund e Juventus. Na Liga Europa, o Benfica é cabeça-de-série, mas pode encontrar o At. Madrid, detentor do troféu, ou o Tottenham, de Villas-Boas.

SORTEIO EUROPEU

Os adversários do Benfica e FCP na Europa

O Schalke 04 é um dos ‘preferidos’ para os portistas

KEVIN KUREK/EPA

oito. Danilo e Jackson estive-ram perto do golo (Gottardi foi impedindo o que parecia ine-vitável) e na resposta Can-deias também podia ter mar-cado, mas Fabiano estava lá. O golo portista chegou à meia hora, com Lucho a marcar de cabeça após o centro com con-ta, peso e medida de James. O jogo perdeu fulgor, mas Va-rela e Jackson ainda puseram Gottardi à prova.

Na 2ª parte mais do mes-mo. Os portistas adiantaram--se no marcador aos 50’. De-pois de um livre, Otamendi aproveitou uma bola perdida na meia-lua para fazer o 2º go-lo argentino da noite. O que se seguiu foi o Gottardi-show. O guardião brasileiro do Nacio-nal defendeu remates de Ja-mes, Jackson, Varela e Atsu. O FC Porto segue na frente.

Pinto da Costa diz que árbitro da Luz pode ser chinês A FC Porto SAD apresentou na Bolsa de Lisboa o resul-tado da emissão de obrigações, «um grande sucesso».

Pinto da Costa disse que o árbitro para o jogo no Estádio da Luz «até podia ser chinês... para agradar ao Futre».

ESPANHA

Tito Vilanova operado coloca Barça em alerta. O treinador do Barcelona, Tito Vilanova, será operado hoje a um tumor na glândula parótida, após uma recaída no cancro a que já tinha sido operado. De acordo com o jornal Mundo Deportivo, a intervenção preocupa o clube. O Barça já negou ter entrado em contacto com Pep Guardiola e Luis Enrique para substituir Vilanova, de 44 anos, que deve voltar à equipa em Janeiro. O Real Madrid já enviou uma men-sagem de apoio «e carinho» ao técnico do Barça.

SINDICATO Jorge Jesus fala muito, mas faz pouco diz Evangelista sobre o técnico do Benfica. O presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais, Joaquim Evangelista, acusou Jesus de apostar pouco em jogadores portugueses. «Jorge Jesus fala muito, mas tem é de praticar mais. No que diz respeito aos jogadores portugueses, não basta falar», disse ontem Joaquim Evangelista.

Ronaldo mantém a ambição da Bola de Ouro Ronaldo disse ontem que dia 7, quando for atribuída a Bola de Ouro, ou vai ficar «muito contente, ou muito triste». O jogador diz ainda que está na hora de a Selecção ganhar um troféu.

5 jogadores do Benfica vão ter direito a férias prolongadas: Artur, Cardozo, Maxi Pereira, Melgarejo e Luisão.

7.º lugar é a nova posição de Portugal no ranking da FIFA, ultrapassado por Itália, Colôm-bia e Inglaterra. Espanha lidera.

10 SEGUNDOS

PEDRO FERREIRA

RESULTADOS GRUPO A NACIONAL 0-2 FC PORTO ESTORIL 0-0 V. SETÚBAL GRUPO C MARÍTIMO 2-2 SPORTING RIO AVE 2-3 P. FERREIRA

Depois de o mau tempo ter adiado recentemente

o V. Setúbal-FC Porto, ontem os sadinos voltaram a ser vítimas de um imprevisto, quando o rebentamento de um fusível deixou o estádio do Estoril sem iluminação, parando o jogo durante uma hora e 25 minu-tos. Resolvido o problema, o jogo acabou empatado a zero, deixando o FC Porto isolado na liderança do Grupo A. Tal como o Paços no Grupo C, após arrancar uma importante vitória em Vila do Conde.

Falta de luz atrasa Estoril-V. Setúbal

Page 9: Quinta-feira 20 Dezembro de 2012  · 02 · 5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa  Pretende-se abrir o edifício e retomar os jogos de água

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012 · 09

PUB

TAÇA DA LIGA Equipa só com um titular sofreu com falta de rotinas e velocidade, até que as substituições mudaram o rumo do jogo

Nova reviravolta após falsa partida «Jogadores têm de saber aproveitar as oportunidades que a equipa lhes dá» JORGE JESUS TREINADOR DO BENFICA

RESULTADOS GRUPO B NAVAL 0-0 BEIRA-MAR V. GUIMARÃES 0-0 SP. BRAGA GRUPO D MOREIRENSE 2-2 ACADÉMICA OLHANENSE 1-2 BENFICA

Ricardo Nuno Reis André Micael Fernando Alexandre Vítor Vinha Nuno Piloto Jander (Rui Duarte, 61’) David Silva Rui Sampaio Babanco Evandro Brandão Técnico: Sérgio Conceição

Paulo Lopes André Almeida Jardel Sidnei Luisinho André Gomes (Lima, 55’) Enzo Pérez Gaitán Bruno César (Salvio, 55’) Nolito (Ola John, 75’) Rodrigo Técnico: Jorge Jesus

Disciplina: Amarelos: Jander (18’), André Almeida (24’), André Gomes (53’), Evandro Brandão (64’), Rodrigo (75’), Enzo Pérez (84’) e F. Alexandre (85’). Golos: Evandro Brandão (47’), Rodrigo (69’) e Lima (87’)

OLHANENSE 1 - 2 BENFICAEstádio José Arcanjo, Olhão

Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre) Jesus assumiu que tinha dois objectivos para on-

tem e geriu o jogo de acordo com essas premissas. Primei-ro queria ganhar jogadores para o futuro, dando minutos aos atletas menos utilizados. Foi por isso que entrou em campo com apenas um (Enzo Pérez) dos habituais titulares, dois quanto muito se contar-mos com Jardel.

Só que atingir esse propó-sito teve um custo. A afama-da dinâmica de que o treina-dor falava na véspera não se viu em Olhão, devido à falta de ritmo e rotinas dos jogadores escalados. Sem velocidade e repentismo nas alas (Gaitán, Nolito e Bruno César estão uns bons furos abaixo do que

Entradas de Salvio e Lima decisivas para os encarnados não perderem pontos em Olhão. Apuramento está encaminhado.

JOÃO MONIZ [email protected]

EPA

Lima marcou o segundo golo, após lance do ‘colega titular’ Salvio

mostraram na última época), o Benfica era ‘dominado’ por um adversário que pressiona-va alto, não dando tempo pa-ra as ‘pachorrentas’ águias se organizarem.

Quando, logo no início da 2ª parte, o Olhanense aprovei-tou um mau corte de Paulo Lo-pes para se adiantar no mar-cador, Jesus teve de recorrer à 1ª linha para garantir que o segundo objectivo (vencer) era atingido. A partir do momen-to em que Lima e Salvio entra-ram, o Benfica organizou-se no esquema que melhor domina (4-4-2 com dois avançados cla-ros, cabendo a Lima deambu-lar) e impôs a sua qualidade.

Primeiro marcou num dos habituais livres estudados, por Rodrigo, e depois foi Lima a aproveitar uma jogada rápida pela direita. Com nova revira-

volta no marcador, as águias seguem na liderança do grupo D, aproveitando o empate de Moreirense e Académica. No outro grupo que ditará uma das meias-finais, o B, ninguém conseguiu vencer, nem sequer marcar um golo, com destaque para o dérbi minhoto.

Page 10: Quinta-feira 20 Dezembro de 2012  · 02 · 5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa  Pretende-se abrir o edifício e retomar os jogos de água

5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012www.Destak.pt · 10

FIM

DE

SEM

ANA

Mús

ica

TOP MÚSICA 1 (= 1*) Essencial Tony Carreira 2 (= 2*) Take Me Home (The Yearbook Edition) One Direction 3 (= 3*) Rui Veloso e Amigos Rui Veloso 4 ( 7*) Tanto Pablo Alborán 5 ( 4*) Desfado Ana Moura 6 (= 6*) Soul Notes Aurea 7 ( 5*) As Canções da Maria Maria de Vasconcelos 8 ( 12*) Alma Carminho 9 (N) Desassos-sego João Pedro Pais 10 ( 9*) Ao Vivo Paula Fernandes *Posição na semana anterior FONTE: ASSOCIAÇÃO FONOGRÁFICA PORTUGUESA AC NIELSEN PORTUGAL

apocalípticos, entre os quais este na TMN ao Vivo.

Assim, os Moonspell mar-cam o reencontro com os fãs num clube intimista. Fernan-do Ribeiro e companhia vão basear-se na temática das pro-fecias do fim do mundo, que tanto os tem influenciado na criação musical. «Se o mundo acabar estaremos juntos. Se assim não for, a festa prolon-gar-se-á pela noite dentro. Até ao fim do mundo. Debaixo do feitiço da Lua», diz o vocalista.

Mas no dia 21 de Dezem-bro, a Sala TMN ao aivo co-

Foi atribuído ao dia 21/12/12 o peso de ser o

último. O fim do mundo e da vida que o habita. Sem ser ver-dadeiramente confirmada, es-ta teoria está a gerar eventos

AO VIVO No dia 21 de Dezembro de 2012 tudo pode acontecer!

Um concerto apocalíptico

Moonspell e Bizarra Locomotiva vão antecipar o possível fim do mundo, amanhã, às 21h.

FILIPA ESTRELA [email protected]

DR

meça por ser o apeadeiro em que o público poderá subir a bordo da Bizarra Locomotiva, numa viagem que ninguém sa-be como irá terminar.

Se a noite não tiver de fac-to um fim, continua com a Re-surrection Party até ao raiar do sol, ao som dos DJ da Rockline Tribe, Izzy e Carlão e o DJ António Freitas. – – TOME NOTA Local Sala TMN ao vivo Horário 21 de Dezembro, às 22h (portas abrem às 21h) Preço 20 euros

A Sala TMN ao vivo recebe os concertos das duas bandas e ainda a Resurrection Party, pela noite dentro

B Fachada despede- -se com pompa e cir-

cunstância dos concertos por tempo indeterminado. A des-pedida é hoje, às 22h, no clube B.Leza, no Cais do Sodré. Com uma explicita vontade anun-ciada de passar 2013 em ano sabático após o ritmo fulgu-rante dos últimos 4 anos, B Fa-chada criou O Fim à noite, que recebe o novo e último conjun-to de canções do artista gra-vado enquanto tal, que será disponibilizado gratuitamen-te online nos dias seguintes ao concerto. Preço 5 euros

ESPECTÁCULO

B Fachada despede-se dos concertos Gisela João a ver no Lux

Está marcado para amanhã, a partir das

23h, no Lux, um momento musical em que a protago-nista é Gisela João. No dia exacto em que alegada-mente o calendário maia prevê o fim do mundo, a discoteca lisboeta acolhe uma voz do próximo mun-do, uma voz poderosa, que transpira fado por todos os poros. Parece ser uma boa forma de ver o mundo aca-bar. Preço 10 euros

NOITE

Música no Maria Matos

A Sala Principal do Teatro Maria Matos

recebe hoje, às 22h, o con-certo Music For Six Gui-tars. Ben Frost convida Norberto Lobo, Filho da Mãe, Filipe Felizardo, Ma-nuel Mota, Riccardo Wan-ke, entre outros, para inter-pretar Music For Six Gui-tars. O momento junta o punk e o metal como va-riantes essenciais do rock com o minimalismo norte--americano. Preço 15 euros

‘MUSIC FOR SIX GUITARS’

Alô. Bem-vindo ao momento em que tens alguns minutos para ler este bocado. Tens tempo para ti? Para pensar na correria que é a tua vida? Em tudo. Cansativo, não é? Às vezes queres parar, mas não dá. Que tal usares o Natal como pretexto? Ok, há a correria dos preparativos, as compras, a logística, o tra-balho pelo meio (felizmente), tudo e tudo o que tens para fazer e que tira o tempo para ti e para aqueles com quem gostas de estar. Ei, mas então não te esqueças o que (tam-bém) é o Natal! Estar com a tua família, ter um programa caseiro, parar para matar

BOAS FESTAS!

Xô stress em 2013 saudades, meter a conversa em dia, trocar presentes e gozar o sorrisão dos mais novos. Espera lá: não é disso mesmo que tens saudades? Do tempo? Para ti e para os teus? Em troca da tua pre-sença, recebes sorrisos. Em troca de toooda a prepa-ração, recebes uma noite pre-enchida e rica. Que bom. Não te esqueças de aproveitar. Tempo, alegria, famíla. Isso ajuda no resto: felicidade e tranquilidade. Deixa o stress fora de casa. E, já agora, não o deixes mais entrar. Boas festas! E que 2013 seja menos mau do que tanto se teme (e agora…). Vai ser.

MARIANA ALVIM Sábado 02h-06h

e domingo 10h- 14h [email protected]

VOZES DA RÁDIO

Queres passar duas noites em Belém? Como está a

tua cultura geral natalícia? Até dia 25 responde ao ques-tionário “Vamos a Belém” em rfm.pt, escreve uma qua-dra de Natal e ganha duas noites para duas pessoas.

Mais detalhes no site e já agora aproveita para conhe-cer (ou ouvires de novo) a maravilhosa música de Natal da RFM, feita por mais de 10 artistas nacionais. É para ti e para todos! Feliz Natal com a tua rádio!

Vamos a Belém?

DR

O músico actua hoje, às 22h, no

clube B.Leza

Page 11: Quinta-feira 20 Dezembro de 2012  · 02 · 5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa  Pretende-se abrir o edifício e retomar os jogos de água

Fim de semana · www.Destak.pt · 115ª Feira · 20 de Dezembro de 2012

O Slam Lx está de volta ao palco do Musicbox,

que recebe a 2ª série, amanhã, às 22h30. A palavra é sobera-na neste evento que vai utili-zar um formato aproximado ao de um talk show, dividido em cinco partes.

O mestre de cerimónias es-colhido foi Filipe Homem Fonseca que, com o humor que lhe é característico, vai apresentar e entrevistar os

CULTURA Um evento que se assemelha a um talk show, dividido em cinco partes

Uma noite dedicada à palavra no MusicboxO Slam Lx regressa, com a poesia dita pela voz de quem a escreve, numa noite a não perder.

FILIPA ESTRELA [email protected]

NATÁLIA FERRAZ/CM

Rui Zink e o poeta Nuno Piteira são os convidados desta sessão

Cascais recebe o espectáculo no dia 22 de Dezembro

Junte o útil ao agra-dável e seja solidário

ao mesmo tempo que ouve temas incontornáveis co-mo o Fado Português, Gen-te da Minha Terra, Chuva e Gaivota, pela voz de Va-nessa Silva. O concerto Fados - Concerto Solidário realiza-se no dia 22 de Dezembro, às 22h, no Es-paço Teatro Confluências, em Cascais. Este evento tem o objectivo de angariar brinquedos e roupa de crianças. Preço 15 euros

SOLIDARIEDADEDR

‘Fados – Concerto Solidário’ com Vanessa Silva

PUB

O espectáculo realiza-se no dia 22 de Dezembro, às 16h

Diferente pelo seu ta-manho, cor e tromba,

o elefante não é bem rece-bido entre os animais da quinta. Este é o ponto de partida da fábula sinfónica de Jorge Salgueiro, em que os animais são representa-dos por instrumentos. A mensagem de solidarieda-de incide no direito à dife-rença, e faz deste um con-certo de Natal imperdível. A Quinta da Amizade está em cena dia 22, às 16h, no Campo Pequeno.

MIÚDOS E GRAÚDOSDR

Fábula Sinfónica didáctica a ver no Campo Pequeno

participantes. A primeira par-te arranca com Live Poetry Act, num momento de humor e Slam pelos reconhecidos performers portugueses Ví-ton Araújo, José Anjos, Sér-gio Coutinho e Leandro Mor-gado. Segue-se o Poetry Slam, um torneio de poesia em duas eliminatórias em que seis con-correntes têm 3 minutos pa-ra declamar o seu poema.

O júri é presidido pelo jor-nalista e letrista Nuno Miguel Guedes, acompanhado pela slammer Li Alves e pelo poe-ta e performer Nuno Piteira. A dar continuidade à noite es-tá a rubrica Psicokiller, onde uma personalidade ligada à palavra é entrevistada pelo psicokiller sobre temas quen-tes da actualidade. Nesta sessão o convidado é o escri-tor Rui Zink. Magic Poetry é a secção que se segue, com Leandro Morgado, um slam-mer e ilusionista que apresen-ta números de magia em tor-no da palavra e da poesia. A fechar a noite realiza-se o Open Mic, uma sessão de mi-crofone aberto, com a parti-cipação do poeta José Anjos.

Page 12: Quinta-feira 20 Dezembro de 2012  · 02 · 5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa  Pretende-se abrir o edifício e retomar os jogos de água

5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012www.Destak.pt · 12

FIM

DE

SEM

ANA

Suge

stõe

s

Há Muitas Razões para uma Pessoa

Querer ser Bonita é a peça encenada por João Lou-renço, a partir do original Reazons to be Pretty, de Neil LaBute. Rui gosta de Xana tal como ela é, mas Xana gostava que ele a achasse bonita. Daniel não resiste a uma bela rapari-ga e Carla queixa-se de ser

demasiado atraente. Será a aparência assim tão importan-te para se ser feliz? A antes-treia está marcada para hoje, às 21h30, no Teatro Aberto.

TEATRO

Ser ou não ser bonito?

‘Carta aos Actores’

O Teatro da Politéc-nica apresenta hoje e

amanhã, às 19h, Carta Aos Actores, de Valère Novari-na, por Jorge Silva Melo. Uma reflexão sobre a arte do actor e o sentido do tea-tro, escrita no decorrer dos ensaios de Atelier Voador, entre Novembro e Dezem-bro de 1973. A entrada é li-vre mediante reserva, atra-vés dos telefones 961960281 ou 213916750, nos dias úteis das 10h às 18h.

ESPECTÁCULO

Filminhos infantis

Dezembro é mês de filminhos infantis, nas

manhãs de sábado e de domingo, no City Classic Alvalade. Às 11h45 dos dias 22 e 23, 29 e 30 de Dezembro vão ser exibidas sessões de curtas metra-gens para maiores de 4 anos. As exibições e os horários podem sofrer al-terações. É sempre conve-niente confirmar antes na bilheteira do cinema. Preço 4 e 4,50 euros

CINEMA

Peça a ver de quarta a sábado, às 21h30, e domingo, às 16h

DR

REPRESENTAÇÕES

‘Tango Pasión’ até dia 23 de Dezembro Por ter conquistado o público, Tango Pasión prolonga-se até dia 23, no Casino Lisboa. A com-panhia esgotou o Auditó-rio dos Oceanos, ao prota-gonizar um espectáculo comemorativo dos 20 anos de carreira. Secun-dado pela Sexteto Tango Pasión, um elenco de bai-larinos recriou uma sequência de quadros de representação e dança. Horário de 3.ª a dom., às 21h30; sáb. e dom. também às 17h. Preço 30 e 35 euros CIRCO

‘Adittio’ está de regresso à capital O Circo Contemporâneo de Lisboa apresenta mais uma vez o espectáculo Adittio. Nos dias 28 e 29 de Dezembro, às 21h30, a Biblioteca Orlando Ribeiro, em Telheiras, recebe um projecto artístico multidisciplinar, que aposta na fusão de linguagens cénicas e artís-ticas.

EXPOSIÇÃO

‘100 Obras, 10 Anos’ junta fundações A Fundação Arpad Sze-nes – Vieira da Silva dá as mãos à Fundação PLMJ, nos seus 10 anos, rece-bendo a exposição 100 Obras, 10 Anos: Uma Selecção da Colecção da Fundação PLMJ. Patente todos os dias (excepto terça e feriados), das 10h às 18h, a mostra reúne peças de artistas portu-gueses e da CPLP. Acom-panha a exposição um catálogo, que conta com um ensaio de Miguel Amado, comissário da Fundação PLMJ.

‘HORTUS BOTANICUS’

Árvores, flores e Frutos em Algés O Centro de Arte Manuel de Brito apresenta até 10 de Fevereiro Hortus Botanicus. Árvores, flores e frutos foram a inspi-ração dos artistas, que expõem obras feitas em várias técnicas.

TOME

NOTA

lhor maneira, a Gala das Es-trelas vai animar o dia 1 de Ja-neiro, pelas 18h. Para dia 5, es-tá marcada A Branca de Ne-ve, às 11h e às 15h.

Além dos espectáculos apresentados pelos melhores patinadores no gelo da actua-lidade, a pista pode ser sua. Entre 25 de Dezembro e 6 de Janeiro, a arena transforma--se num espaço de diversão (e muitas quedas) para quem ti-ver mais de 5 anos e se queira aventurar. Consulte os horá-rios, calce os patins e deslize pelo gelo. festivalnogelo.com. – – TOME NOTA Local Campo Pequeno Datas de 25 de Dezembro a 6 de Janeiro Preços de 15 a 25 euros (nor-mal); 10 euros (dos 3 aos 12 anos); de 40 a 56 euros (pacote 2 adultos e 2 crianças); a partir de 4 euros (pista de gelo e alu-guer de patins)

O gelo vai ocupar a capi-tal portuguesa durante

alguns dias. O Campo Peque-no é o palco escolhido para um verdadeiro Festival no Gelo, que recebe três espectáculos, para toda a família. Os respon-sáveis pelas talentosas apre-sentações são os Russian Ice Stars, que garantem a magia e fantasia dos clássicos.

A Bela e o Monstro vai ser apresentada no dia 25 de Dezembro, às 17h, no dia 29 de Dezembro, às 11h e às 15h, e no dia 30 de Dezembro, às 11h. Para começar o ano da me-

MIÚDOS E GRAÚDOS O Festival no Gelo começa a dar cartas no dia de Natal

Campo Pequeno gelado Três espectáculos e aventuras na pista de gelo são momentos a não perder até ao dia 6 de Janeiro.

FILIPA ESTRELA [email protected]

FOTOS DR

‘A Branca de Neve’ e ‘A Bela e o Monstro’ são dois dos espectáculos

PUB

Page 13: Quinta-feira 20 Dezembro de 2012  · 02 · 5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa  Pretende-se abrir o edifício e retomar os jogos de água

www.Destak.pt · 135ª Feira · 20 de Dezembro de 2012

Drácula acolhe monstros a precisar de sopas e descanso

D.R.

O ‘Hotel Transilvânia’

Bem-vindos ao Hotel Transilvânia, um re-

sort para monstros e deri-vados chefiado por Drácu-la (voz de Adam Sandler). O filme produzido pela Sony Pictures Animation, realizado por Genndy Tar-takovsky e em tecnologia 3D, leva-nos para um mun-do onde o sobrenatural tem piada. Durante séculos, os monstros viveram nas sombras, alimentando o medo nos corações huma-nos. Mas agora têm um lu-gar onde podem finalmen-te descansar. Até ao dia em que Jonathan, um jovem humano de 21 anos, apare-ce acidentalmente no hotel, causando o pânico entre os hóspedes horrorizados, mas a filha do Drácula de-senvolve uma paixão.

ANIMAÇÃO

vel de adaptar ao cinema. Mas o taiwandês Ang Lee (de O Ti-gre e o Dragão e Brokeback Mountain) conseguiu o “im-possível”. Usando a mais evo-luída e moderna tecnologia 3D, Lee conta uma das mais bonitas histórias à antiga dos últimos anos, numa fábula

É incrível como uma his-tória nos pode trazer

tantas boas sensações. A Vi-da de Pi é um exemplo subli-me e visualmente espantoso daquilo que o bom cinema é capaz de fazer. Saímos da sa-la revigorados e inspirados por “saborearmos” um mo-mento épico da vida de um ra-paz indiano comum. E é uma espécie de sabor ou olfacto vi-sual que o realizador Ang Lee foi capaz de nos proporcionar.

Durante anos dizia-se que o romance-aventura-fantasia, do canadiano Yann Martel, lançado em 2001, era impossí-

ESTREIA DA SEMANA Ang Lee consegue o impossível, adaptar ‘A Vida de Pi’, a saga épica de um indiano e um tigre passada no mar

O rapaz, o tigre e o Oceano Pacífico Fábula cheia de cor, magia e em 3D está nomeada nos Globos de Ouro para Melhor Filme e Realizador.

JOÃO TOMÉ [email protected]

PUB

mágica passada no mar e fei-ta para agradar a todas as ida-des (embora seja para maio-res de 12).

Do zoo para o Pacífico A ajudar a esta história estão os desempenhos dos vários Pi, nas várias idades – Gautam

Belur/Suraj Sharma/Ayush Tandon/Irrfan Khan.

Esta é a história do jovem indiano Pi e como certos acon-tecimentos o levaram para uma saga épica de sobrevivên-cia no mar. Durante toda a sua existência, o jovem Pi viveu na Índia, num jardim zoológico

Kristin Stewart também faz parte deste road-movie

D.R.

Pela Estrada de Kerouac

É uma das obras que mais inspiraram mú-

sicos, escritores e outros criativos. O romance de Jack Kerouac é considera-do um retrato da ‘Beat Ge-neration’ do pós-II Guerra, nos anos 50 e é agora adap-tado a filme pela mão do brasileiro Walter Salles.

Nova Iorque, 1974. Sal Paradise (Sam Riley) é um escritor cheio de sonhos. A sua existência é abalada pela chegada de Dean Mo-riarty, um sedutor de espí-rito livre cuja ânsia de vida inspira todos. Os dois partem na companhia de Marylou (Kristen Stewart), a jovem mulher de Dean, numa viagem pelas estra-das do Texas e México, nu-ma busca de liberdade e de si mesmos.

DRAMA/AVENTURA

D.R.administrado pela família. Lei-tor voraz, Pi começa por se tornar hindu, mas depressa to-ma o gosto às outras religiões: budismo, cristianismo, isla-mismo. Delas tira a mesma fé e lições diferentes, só que quando a família decide mu-dar-se com os animais para o Canadá, o navio (onde apare-ce um Gérard Depardieu cozinheiro mal humorado) em que viajam naufraga.

No meio do caos, Pi vê-se sozinho num bote salva-vidas com uma hiena, uma zebra de perna partida, um orangotan-go e um tigre-de-bengala. Será a aventura da sua vida duran-te 227 longos dias no mar, nu-ma história apaixonante, cheia de momentos duros e mágicos, que vale a pena ver na sala de cinema. Um filme que não fala do Natal, mas tem uma magia e brilho que assentam que nem uma luva nesta época do ano. Faça um favor a si mesmo, vá ao cinema deslumbrar-se.

Esta fábula é agora recontada de forma visualmente arrebatadora, pelas mãos de Ang Lee

FIM

DE

SEM

ANA

Cine

ma

REPOSIÇÃO

Mítico ‘Vertigo’ está de volta! Eleito o melhor filme de todos os tempos pela revista Sight and Sound, o mítico thriller de Alfred Hitchcock Vertigo – A Mulher Que Viveu Duas Vezes é agora reposto em cópia digital pela distri-buidora Midas Filmes. Acom-panhamos James Stewart, como um ex-polícia que sofre de vertigens, que é contratado por um velho amigo para seguir a sua mu-lher Madeline (Kim Novak). Só que a personagem de Stewart acaba por desenvolver uma paixão obsessiva por ela.

Page 14: Quinta-feira 20 Dezembro de 2012  · 02 · 5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa  Pretende-se abrir o edifício e retomar os jogos de água

5ª Feira · 20 de Dezembro de 201214 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

TOMÁS

Tânia Ribas de Oliveira já é mãe de um menino A apresentadora Tânia Ribas de Oliveira já foi mãe pela 1.ª vez. O bebé Tomás, fruto do casamento com o judoca João Cardoso, nasceu na terça- -feira. Tânia partilhou a expe-riência no site “Rede Mãe”, do qual é embaixadora. «Aconte-ceu! Hoje é o dia mais feliz da minha vida, das nossas vidas, minha e do João. Nasceu o Tomás, às 15h23, com 3,200 kgs e muita saúde. Ao contrá-rio do que é habitual nos rapazes, o meu filho é a cara do pai. É indescritível o momento em que pegamos no nosso filho pela primeira vez ao colo», escreveu.

‘BETWEEN TWO KINGS’

Ben Stiller vende comédia ao canal ABC

A produtora do actor Ben Stiller acaba de vender uma nova série à estação norte- -americana ABC. A comédia intitulada Between Two Kings deverá ser uma das apostas do canal para o próximo Outono. A série conta a histó-ria de um pai divorciado que consegue a custódia do seu

filho de 11 anos. Agora, ele terá que equilibrar a vida de pai com a de solteiro, enquanto não consegue resistir às suas manias narcisistas.

‘PRÍNCIPES DO NADA’

RTP1 exibe amanhã gala ‘Um Por Todos’

Amanhã, às 21h30, a RTP1 exibe a gala Um por Todos, uma emissão especial apre-sentada por Catarina Fur-tado para homenagear o trabalho de voluntários e Organizações Não Governa-mentais do nosso país. Esta gala solidária surge na sequência do final da 3.ª temporada do programa de reportagens, Príncipes do Nada. A festa, em directo do Pátio da Galé, em Lisboa, terá cerca de duas horas de duração.

TVI

José Fragoso pede demissão da direcção

O Grupo Media Capital nomeou Luís Cunha Velho como o Director da TVI, pas-sando a assumir de forma plena as funções até aqui desempenhadas interina-mente. A decisão surge após a demissão de José Fragoso por «motivos pessoais».

NAS

ESTRELASO mais sexy do mundo

O actor Reynaldo Gianecchini foi eleito “o bra-sileiro mais sexy do mundo”

pela revista Quem.

«Foi o Estado que pagou as

minhas mamas» PETRA

(’Casa dos Segredos’)

das artes e da cultura. Se cal-har, por ser um ano de crise, precisamos muito do que em-beleza a nossa vida e nos faz sonhar ou pensar de outra for-ma», disse à agência Lusa pre-sidente da AIEP, Marie-Line Darcy, correspondente em Portugal da Rádio France In-ternationale e do La Tribune.

«Tivemos propostas das áreas do cinema, da literatu-ra, da moda e da música, mas a Joana Vasconcelos, pela projecção que teve com a ex-posição em Versailles, Paris, que contou com cerca de 1 milhão de visitantes, deu um brilho particular à criação portuguesa, provocadora e

Joana Vasconcelos é a Personalidade do Ano

2012 escolhida pela Asso-ciação da Imprensa Estran-geira em Portugal (AIEP), que teve que decidir a atri-buição do prémio Martha de la Cal entre «muitas propos-tas ligadas ao universo das ar-tes e da cultura».

«Este ano, tivemos muitas propostas ligadas ao universo

GALARDÃO Associação de Imprensa Estrangeira distingue Joana Vasconcelos

Personalidade do Ano 2012

O prémio atribuído à artista plástica visa reconhecer quem mais fez pela promoção de Portugal lá fora.

LUSA

irreverente, imaginativa e ou-sada, com sentido de humor. Vasconcelos transmite uma outra ideia de Portugal», jus-tificou Marie-Line Darcy.

A Personalidade do Ano 2012, prémio Martha de la Cal, cumpre este ano a sua 24ª edição. O prémio visa re-conhecer uma pessoa ou ins-tituição portuguesa que mais fez pela promoção internacio-nal da imagem de Portugal num determinado ano.

O galardão deste ano será entregue à artista plás-tica Joana Vasconcelos na Primavera de 2013, em data e local a anunciar, indicou a AIEP.

Escolha da artista explicada pela sua arte, inovação e reconhecimento internacional

ROMEO BECKHAM

Romeo, filho de 10 anos de Victoria e David Beckham, dá os primeiros passos no mundo da moda, ao ser estrela da campanha da colecção Outono/Inverno da marca Burberry. A primeiro fotografia oficial já foi lançada, bem como um vídeo em jeito de making of. O ensaio fotográfico conta com assinatura do reputado Mario Testino.

NEGÓCIOS

VÍTOR BAÍA

A marca portuguesa de mobiliário e decoração de interiores Laskasas inspirou-se no ícone do desporto Vitor Baía para desenvolver a nova colecção, nas lojas já em 2013. Sob o tema e conceito “RESTYLING”, a equipa de arquitectura e design de interiores desenvolveu algumas peças, únicas, que reflectem a personalidade do atleta.

DREW BARRYMORE

Drew Barrymore prepara- -se para lançar a sua própria linha de cosméticos denominada “Flower”, o mesmo nome da sua produtora. A marca promete preços reduzidos. Serão mais de 180 produtos para rosto, olhos, lábios e unhas, à venda em exclusivo pela rede de lojas norte-americana Wal-Mart, a partir de Janeiro de 2013.

DR

DR

DR

TIAGO SOUSA DIAS/CM

Page 15: Quinta-feira 20 Dezembro de 2012  · 02 · 5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa  Pretende-se abrir o edifício e retomar os jogos de água
Page 16: Quinta-feira 20 Dezembro de 2012  · 02 · 5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa  Pretende-se abrir o edifício e retomar os jogos de água

Classificados · www.Destak.pt · 16 5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012

Page 17: Quinta-feira 20 Dezembro de 2012  · 02 · 5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa  Pretende-se abrir o edifício e retomar os jogos de água

Classificados · www.Destak.pt · 175ª Feira · 20 de Dezembro de 2012

Page 18: Quinta-feira 20 Dezembro de 2012  · 02 · 5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa  Pretende-se abrir o edifício e retomar os jogos de água

Classificados · www.Destak.pt · 18 5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012

Page 19: Quinta-feira 20 Dezembro de 2012  · 02 · 5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa  Pretende-se abrir o edifício e retomar os jogos de água

5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012 · 19

Leitor www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima

ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres).

O QUE ACONTECE EM WWW.DESTAK.PT

CARTAS DO LEITOR

Alteração da lei da greve Finalmente houve coragem polí-tica para ousar trazer para a dis-cussão pública esse monstro sa-grado que permite que se faça greve todos os dias durante me-ses a fio. Talvez as loucuras pra-ticadas pela CP e pelos estivado-res este ano tenham acabado por servir para alguma coisa: se-dimentar na opinião pública a ideia de que a actual legislação é impraticável e de que está a aju-dar a destruir o que resta da nossa economia.

Esperemos que haja perseve-rança política e aceitação públi-ca para vencer o preconceito ideológico que tem impedido a evolução desta legislação. Saire-mos todos a ganhar.

Luís Lucas CARCAVELOS

A (eterna) greve dos maquinistas A prever-se a greve da CP no pe-ríodo natalício e final de ano, por maioria de razão que os maqui-nistas detenham não deixa de ser um gesto pouco digno e de desconsideração por todos os concidadãos que, não tendo ou-tra possibilidade de viajar, fica-rão privados do comboio. Esta-mos a falar de gente que natu-ralmente vai passar a quadra natalícia junto de familiares dis-

tantes, gente que por força do ganha pão emigrou para os grandes centros, gente idosa, reformados, militares, etc. Não bastará o facto de, todos os dias, prejudicarem seriamente milha-res e milhares de utentes, obri-gando-os a viajar de pé e em comboios apinhados, depois de um longo dia de trabalho? TENHAM DÓ!

Luís Cardoso CASCAIS

Sudoku

Dezembro em Lisboa. Chove e o frio é gélido. Na Rua Augusta, um sem-abrigo está sentado no chão molhado, cabeça baixa, com um ar muito concentrado. O sem-abrigo está concentrado a fazer um exercício de Sudoku... A todos um Santo Natal.

Maria Filipe CASCAIS

A justiça é um pau de dois bicos O Supremo Tribunal Administra-tivo impediu o jornalista/investi-gador do Público, António Cere-jo, de consultar documentação sobre os valores das transacções feitas pelo Presidente da Repú-blica, Cavaco Silva, na compra da casa da Coelha.

Medina Carreira viu a sua ca-sa e escritório invadidos por

uma brigada da PJ/DCIAP, etc., e mais uma vez anunciada com pompa e circunstância para a Comunicação Social. O seu nome aparecera na investigação Mon-te Branco e lá vai a caça ao ho-mem com o nome de código Me-dina Carreira...

A justiça para o PR guarda o segredo, para Medina Carreira viola-o impunemente.

José Raimundo Almeida ST.º ANT.º CAV.ºS

Natal 2012!

Tempo de solidariedade,/Tempo de nos abrirmos à conversão,/ /tempo de fraternidade,/tempo de consciencializar que somos,/ /de cada um, mais irmão!/Em quantos sofrem,/em tantos que estão doentes,/em muitos que vivem a solidão/e que não sa-bem, sequer, o que é a amiza-de!/Sejamos para todos eles um presépio,/onde cada um saiba ver Jesus,/receba mais acolhi-mento,/mais dignidade, mais amor!/Façamos deste Natal, tempo de esperança/e confian-ça. Onde todos se sintam ama-dos,/como Jesus, ao nascer, quis amar!/Então, valerá a pena vi-vermos, este Natal,/sabendo abrir o coração!

José Carneiro de Almeida LISBOA

BRAGA

AMANHÃ 11º MÍNIMA

18º MÁXIMA

HOJE 10º MÍNIMA

15º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 12º MÍNIMA

15º MÁXIMA

AMANHÃ 12º MÍNIMA

16º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 11º MÍNIMA

16º MÁXIMA

AMANHÃ 8º MÍNIMA

17º MÁXIMA

FARO

HOJE 15º MÍNIMA

19º MÁXIMA

AMANHÃ 12º MÍNIMA

19º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 13º MÍNIMA

17º MÁXIMA

AMANHÃ 12º MÍNIMA

18º MÁXIMA

PORTO

HOJE 12º MÍNIMA

15º MÁXIMA

AMANHÃ 13º MÍNIMA

17º MÁXIMA

TEMPO

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE**

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

lin

ha, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os n

úmer

os d

e 1 a

9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. Depósito de ferro-velho. Jornada. 2. Indolente. Do feitio de ovo. 3. Indica lugar, tempo, modo, causa, fim e outras relações (prep.). Instrumento de Matemática. Mulher que cria criança alheia. 4. Porção de roupa. O espaço aéreo. 5. Conteúdo de um odre. Noroeste (abrev.). 6. Viatura. Entrada gratuita para assistir a um espectáculo. 7. Ósmio (s.q.). Em tempo algum. 8. Designa diferentes relações, como posse, matéria, lugar, providência (prep.). Bajularas. 9. Altar cristão. Pequena argola com que se enfeitam os dedos. A si mesmo. 10. Deusa. Pano de algodão com que os guerreiros de Timor cobriam o corpo, da cintura ao joelho. 11. Gavinha. Cesto grande de palha em feitio de alguidar Verticais: 1. Crueldade, braveza. 2. Forma passageira e facil-mente mutável de se comportar e sobretudo de se vestir. Que é de bronze. 3. A unidade. Bramido de certas feras. Insignifi-cância (fig.). 4. Pessoa que, numa representação teatral, de-sempenha um pequeno papel. 5. Partidário. Contr. da prep. de com o art. def. a. 6. Parte sólida da superfície do globo. Ponto de junção. 7. Grito de dor ou de alegria. Zona marítima onde as baleias abundam. 8. Anormalidade. 9. Acrónimo de Impos-to sobre o Valor Acrescentado. Discursar. Sétima nota da esca-la musical. 10. Senhora educada. Jurássico inferior. 11. Tornas-ses mais largo

CRUZADAS Horizontais: 1. Sucata, Ida. 2. Mole,

Oval. 3. Em, Mira, Ama. 4. Rouparia, Ar. 5. Odrada, NO. 6. Carro, Borla. 7. Os,

Jamais. 8. De, Adularas. 9. Ara, Anel, Se. 10. Diva, Tais. 11. Elo, Balaio

Verticais: 1. Ferocidade. 2. Moda, Eril. 3. Um, Urro, Avo. 4. Comparsa. 5. Aliado,

Da. 6. Terra, Junta. 7. Ai, Baleal. 8. Ano-malia. 9. IVA, Orar, Si. 10. Dama, Lias.

11. Alargasses

SOLUÇÕES

SUDOKU

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

Queens of the Stone Age tocam no Super Bock Super Rock. A banda de Joshua Homme actua a 20 de Julho na Herdade do Cabeço da Flauta, junto à Praia do Meco, em Sesimbra. Os Queens of the Stone Age são a 2.ª confirmação em dois dias (depois dos Arctic Monkeys); saiba mais em www.destak.pt.

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Pro-priedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accio-nistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Ma-rina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Vala-das Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colu-nistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Gra-fismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Al-ves; Departamento Criativo: António Garcia, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), João Aleixo (Gestor de Produto) ([email protected]); Passatempos: Marta Tavares; Activações e Eventos: Alexandra Cayolla (Coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham; Administração/Re-dacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamen-to Comercial: DIRECTOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santa-na (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Ba-rata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pin-to; DIRECTOS: Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 21 049 42 04 ou 21 049 48 15/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DEPARTAMENTO ON LINE: Raquel Pinto; Por-to: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Te-lefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Che-fe de Distribuição: José Magalhães; Periodi-cidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Im-pressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Ar-tes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Dele-gação Porto: Rua Manuel Pinto de Aze-vedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefo-ne: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

ANDREW WHITTON

Page 20: Quinta-feira 20 Dezembro de 2012  · 02 · 5ª Feira · 20 de Dezembro de 2012 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa  Pretende-se abrir o edifício e retomar os jogos de água

PUB