quinta-feira 10 maio de 2012 · jornal de ... · apenas se estivesse louco é que garantia a...

16
PUB Porto é o sexto concelho com salários mais altos O lançamento da base de dados PORDATA Municípios mostra um País pequeno, mas marcado por assimetrias. E revela ainda que é nos concelhos do Sul do País que os trabalhadores recebem mais. GRANDE PORTO PÁGINA 02 Amigos para sempre ACTUALIDADE PÁGINA 05 Passos Coelho e Mariano Rajoy reforçam cooperação ibérica e acreditam que ambos os países vão sair fortalecidos da crise. JOSÉ COELHO/LUSA ACTUALIDADE PÁGINA 03 81% das empresas com falta de dinheiro devido a 6 mil milhões de dívida por pagar DESPORTO PÁGINA 06 Falcao volta a desequilibrar final da Liga Europa dando o segundo título ao At. Madrid FAMA & TV PÁGINA 10 Sósia de Pamela Anderson promete animação para o Salão Erótico do Atlântico O melhor de Itália nas salas A Festa do Cinema Italiano chega ao Passos Manuel. SUGESTÕES PÁGINA 07 FIM DE SEMANA Quinta-feira 10 Maio de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1813 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Outra Voz actua em Guimarães Grupo de 200 vozes actua sábado na Capital da Cultura. MÚSICA PÁGINA 08 Vampiro Depp junto a Burton Johnny Depp é um vampiro no novo filme de Tim Burton. CINEMA PÁGINA 09

Upload: dotram

Post on 24-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PUB

Porto é o sexto concelho com salários mais altosO lançamento da base de dados PORDATA Municípios mostra um País pequeno, mas marcado por assimetrias. E revela ainda que é nos concelhos do Sul do País que os trabalhadores recebem mais.

GRANDE PORTO PÁGINA 02

Amigos para sempreACTUALIDADE PÁGINA 05

Passos Coelho e Mariano Rajoy reforçam cooperação ibérica e acreditam que ambos os países vão sair fortalecidos da crise.

JOSÉ COELHO/LUSA

ACTUALIDADE PÁGINA 03

81% das empresas com falta de dinheiro devido a 6 mil milhões de dívida por pagar DESPORTO PÁGINA 06

Falcao volta a desequilibrar final da Liga Europa dando o segundo título ao At. Madrid FAMA & TV PÁGINA 10

Sósia de Pamela Anderson promete animação para o Salão Erótico do Atlântico

O melhor de Itália nas salasA Festa do Cinema Italiano chega ao Passos Manuel.

SUGESTÕES PÁGINA 07

FIM DE SEMANA

Quinta-feira 10 Maio de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1813 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Outra Voz actua em GuimarãesGrupo de 200 vozes actua sábado na Capital da Cultura.

MÚSICA PÁGINA 08

Vampiro Depp junto a BurtonJohnny Depp é um vampiro no novo filme de Tim Burton.

CINEMA PÁGINA 09

5ª Feira · 10 de Maio de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Porto

Município do Porto ocupa o sexto lugar na lista dos salários mais altos

LAdores por conta de outrem. No reverso da medalha encontram--se as regiões mais a Norte.

Segundo os dados mais re-centes, referentes a 2009, Oei-ras destaca-se com salários mé-dios de 1452 euros, seguida de Alcochete (1 264), Lisboa (1232), Sines (1152) e Amadora (1090). Porto vem logo a seguir (1001), mas é na região Norte do País que se encontram os concelhos com salários mais baixos.

Na lista dos que menos ga-nham estão Mondim de Bastos (559 euros), Paços de Ferreira (570), Vila de Rei (572), Vizela (572) e Celorico de Bastos (576). Dados que confirmam que vi-vemos num País de assimetrias, em que, diz Maria João Rosa, do PORDATA, «as distâncias culturais, sociais e económicas são maiores que as físicas».

Não há dinheiro para continuar as obras no bairro

O presidente do Ins-tituto de Habitação e

Reabilitação Urbana (IH-RU) revelou ontem não ter dinheiro para «prosseguir com o financiamento das obras de requalificação» do bairro do Lagarteiro, no Porto, nem para garantir que serão retomadas no futuro.

«Estamos sob interven-ção externa e a lei dos com-promissos é muito clara. Apenas se estivesse louco é que garantia a continui-dade de algo para o qual não tenho dinheiro, porque não há dinheiro», afirmou o presidente do IHRU, Vítor Reis.

LAGARTEIRO

Reabilitação do bairro portuense está em risco

ANTÓNIO RILO/CM

O que é que Oeiras, Alco-chete, Lisboa e Amadora

têm em comum, além de per-tencerem todos ao mesmo distrito? A resposta dá-a a no-va base de dados criada pela Fundação Manuel dos Santos, o PORDATA Municípios, on-tem apresentada na capital: estão as quatro no top dos cin-co concelhos do País onde é mais elevada a remuneração ba-se média mensal dos trabalha-

PORDATA Paços de Ferreira é um dos concelhos com vencimentos mais reduzidos: 570 euros

Zona Norte com salários mais baixosMunicípios de Lisboa destacam-se pela positiva, com os vencimentos médios mais elevados.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

SERRALVES

Concurso arranca na próxima semana O sucessor de João Fer-nandes à frente do Museu de Serralves vai ser escolhido através de um concurso internacional a ser publicitado durante a próxima semana, infor-mou ontem o presidente do Conselho de Adminis-tração da Fundação.

ESPAÇO T

Crise compromete futuro da instituição O Espaço t lançou ontem uma petição para levar a Assembleia da República a debater alterações à legislação das IPSS, no-meadamente no que toca ao pagamento de juros, que neste momento estão a comprometer o futuro da instituição portuense. AVENIDA AEP

Despiste de uma carrinha de valores Uma carrinha de trans-porte de valores despis-tou-se ontem no Porto, provocando ferimentos no condutor, que teve de ser desencarcerado. Segundo fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro do Porto, o des-piste ocorreu cerca das 07h na Avenida AEP, junto à saída para a VCI, no sentido Freixo/Arrábida.

UP

Empresas em Erasmus no Verão TexA FoodinTech e a Vita-sensis, duas start-ups nas-cidas no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UP), foram as duas em-presas nacionais escolhi-das pela Startup eXchan-ge Program para fazerem intercâmbio com as em-presas Aalto Venture Garage (Finlândia) e a CIE-KIT (Alemanha). Neste Verão, estas quatro em-presas vão trocar de lugar e têm a oportunidade de experimentar diferentes mercados e internaciona-lizarem os seus produtos.

10 SEGUNDOS

PUB

Os dados mais recentes mostram que no Porto o vencimento médio é 1001 euros

Nasceu em 2010 e, refere António Barreto, presidente

da Fundação Francisco Manuel dos Santos, conclui agora mais uma etapa, com a sua terceira base de dados. Ao todo, são mais de 500 quadros, com cerca de 1200 indicadores, que traçam o cenário do País através das diferenças entre os municípios nacionais.

Base de dados traça cenários do País

Concurso público prolongado até ao dia 2 de Junho

O prazo para apre-sentação de propos-

tas para a construção das instalações do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S) da Univer-sidade do Porto foi prorro-gado até 2 de Junho, foi ontem publicado em Diário da República.

O prazo inicial terminou a 27 de Abril, mas foi pro-longado porque os concor-rentes apontaram «erros e omissões» no processo. Na sequência da rectificação e aceitação das listas de er-ros e omissões detectados, o preço base da empreita-da foi também alterado para 13,6 milhões de euros.

I3S

Edifício-sede e laboratórios ficarão prontos em 2014

123RF

5ª Feira · 10 de Maio de 2012 · 03

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

P ortugal é um país onde é bom ser mãe, revela o State of the World’s Mothers

2012, o estudo publicado ontem pela associação Save the Children, que deixa Portu-gal classificado em 15.º lugar. Por cá, a taxa de mortalidade materna baixou extraordina-riamente: se qualquer morte é trágica, uma morte em cada 9800 partos é uma conquista, quando há um século a percentagem era perto de 25%. A taxa de mortalidade infantil seguiu-lhe os passos, e os nossos bebés têm uma probabilidade enorme de sobreviverem e serem saudáveis. Quanto a garantias, as mães, pelo menos as que trabalham, têm direito a uma licença de parto remunerada, alargada ao pai. As mães têm uma escolaridade mais alta e são mães mais tarde, o que traz desvantagens, é bem preferível a gravidezes na adolescência, que até há bem pouco tempo ainda eram das mais altas da Europa. O acesso aos cuidados de saúde e à escolaridade são garanti-dos à totalidade da população (sim, apesar de todas as nossas queixas), e o aumento de creches públicas, embora longe do desejável, é positivo. E depois há mil outros factores que tornam Portugal fantás-tico para as mães e para as crianças, e que estes estudos não contemplam. O sol e o céu azul, que voltaram!, os laços familiares estreitos onde avós e tios funcionam como rede de apoio, e uma atitude generosa e aberta para com os mais pequenos. Se conseguirmos aproximarmo-nos dos indica-dores de saúde e educação dos países que estão à nossa frente, óptimo, mas maravilha das maravilhas era que importássemos o bom, mas deixássemos longe as para-nóias (em cada estranho um pedófilo!), os sanitarismos (filho, cuidado que te sujas!) e a superprotecção (se tu vais, a mãezinha vai contigo!) que ensombram a infância e poluem o coração das mães.

É mesmo bom ser mãe em Portugal trum Justitia, onde se conclui

que 81% das empresas em Portugal têm problemas de li-quidez, ou seja, quatro em ca-da cinco.

De acordo com a organi-zação, verificou-se um aumen-to de 4% no número de empre-sas que sofrem com os atra-sos nos pagamentos (em 2011 eram “só” 67% do total), fazen-do com que o valor dos inco-bráveis em Portugal já atinja 3,6% da riqueza produzida, qualquer coisa como 6040 milhões de euros, mais 13% re-lativamente ao ano passado.

Mas a nossa economia nem aparenta ser a que mais se de-teriorou. Polónia (14%), Hun-

A discussão austeridade vs. crescimento voltou à

ordem do dia com o resultado das eleições francesas e gre-gas, mas as empresas portu-guesas nunca deixaram de sentir a pressão de não ter dinheiro. Pelo menos é o que sugere o último relatório do Índice de Pagamentos Euro-peus (EPI) efectuado pela In-

ECONOMIA Portugal atingiu os 6,04 mil milhões de euros de incobráveis

Quatro em cinco empresas têm problemas de liquidezDívidas pagas com 40 dias de atraso deixam a generalidade dos negócios ‘à rasca’.

JOÃO MONIZ [email protected]

123RF

Receita não cobrada acaba por prejudicar a actividade das empresas

gria (17%) e Grécia (20%) re-gistaram uma subida mais acentuada no valor que não é cobrado. Para lidar com o pro-blema, a generalidade dos ne-gócios procura baixar os dias contratados para pagamento, mas ainda assim as contas são pagas com 40 dias de atraso em relação aos 50 definidos.

Europa a duas velocidades O estudo a 7800 empresas de 28 países comprova que os problemas de liquidez são uma realidade em toda a Europa – o valor dos incobráveis atinge os 340 mil milhões de euros – mas também que o desenvol-vimento é feito a duas veloci-dades. É que enquanto a Ale-manha e os países nórdicos estão consideravelmente for-tes (com o peso das dívidas na economia a descer), os do sul e leste estão a ser duramente atingidos pela crise financeira, tal como o Reino Unido, tercei-ra maior economia europeia (3,2% para 3,5% de incobráveis).

PUB

Governo optimista quanto a exportações As projecções feitas pelo Executivo para

a evolução das exportações líquidas são «muito optimistas», conclui a Unidade

Técnica de Apoio Orçamental do Parlamento.

METEOROLOGIA

Choveu mais na 1.ª semana de Maio do que em Abril, sobretudo em Aveiro, Covilhã e Lisboa, e a precipitação do úl-timo mês e meio permitiu que 16 das 57 albufeiras atingissem um armazenamento de 80%. Entretanto, a temperatura co-meçou a subir e deve ultrapas-

10% é a quebra no número de funcionários públicos que se vão reformar até Junho, num total de 9781.

55 milhões de euros a menos é quanto o Estado espera arre-cadar em cobranças coercivas este ano em relação a 2011.

10 SEGUNDOS

sar hoje os 30 graus em alguns pontos do País.

FCCN

Quase 29 mil domínios .PT registados na primei-ra semana de liberaliza-ção. Os dados foram on-tem divulgados pela Fun-dação para a Computação Científica Nacional, que acrescentou que o primei-ro dia registou o valor mais elevado: 18 220.

FRAUDE

Catorze empresas e 33 pessoas são arguidas num caso relacionado com falsificação de documen-tos, fraude fiscal qualifica-da, associação criminosa e branqueamento, que lesou o Estado em mais de um milhão de euros.

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

MANUEL SALVADO

5ª Feira · 10 de Maio de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 04

«Esta é uma situação que colocou em risco as conquistas louváveis de direitos humanos e coesão social do País», refe-riu ainda, acrescentando que, mesmo em tempos de crise, «emprego, habitação, educação e assistência social e médica são direitos sociais vitais que não podem ser ignorados».

Impostos podem vir a baixar No mesmo dia, o ministro das Finanças confirmou que os im-postos nacionais podem sofrer uma redução, mas apenas a médio prazo. A forte redução da despesa pública, que está a ser equacionada entre 2012 e 2016, «permite pensar que poderá vir a materializar-se uma janela de oportunidade para reduções de tributação», disse Vítor Gaspar.

Se já eram vulneráveis, as crianças, idosos e

ciganos são-no ainda mais, resultado das medidas de aus-teridade que, defendeu ontem o comissário dos Direitos Hu-manos do Conselho da Euro-pa, estão a afectar os direitos humanos dos mais desprote-gidos. E apesar de reconhecer o esforço feito pelo Governo para fazer frente às emergên-cias sociais, Nils Muižnieks

DIREITOS HUMANOS Comissário do Conselho da Europa preocupado com crianças, idosos e ciganos

Austeridade fiscal é ameaça séria aos mais vulneráveis É preciso fazer mais para proteger os grupos em risco, defendeu o comissário, numa visita ao País.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

DR

Comissário reforçou que «há direitos que não podem ser ignorados»

PUB

Diminui número de crianças com excesso de peso

Um terço das crian-ças portuguesas en-

tre os seis e os nove anos tem excesso de peso, mas a tendência é para este va-lor baixar. Dados recolhi-dos pelo Childhood Obesity Surveillance Initiative, em 2008, revelavam que 32,2% das crianças daquela faixa etária eram obesas ou ten-diam a sê-lo, enquanto em 2010 – quando foi elabora-da a segunda fase do estu-do – essa percentagem di-minuiu dois pontos percen-tuais, para 30,2%.

OBESIDADE INFANTIL

Obesidade infantil afecta uma em cada três crianças

123RF

Mais nove dias de greve na CP durante Maio

O Sindicato Ferroviá-rio da Revisão Comer-

cial Itinerante, que repre-senta os revisores e tra-balhadores das bilheteiras da CP, anunciou mais nove dias de greve. E o motivo do protesto é o mesmo: contes-tar as compensações do tra-balho aos feriados. O pré- -aviso foi entregue, com a duração de 24 horas, para 14, 15, 16, 19, 20, 21, 23, 24 e 25 de Maio, o que reflecte «o estado de desespero e insol-vência» a que os trabalha-dores estão a ser sujeitos.

PROTESTO

Revisores e trabalhadores das bilheteiras vão parar

LUÍS ANICETO

defende que é preciso fazer ainda mais.

Concluída uma visita de três dias ao nosso país, Muižnieks destacou, com alguma preocu-pação, o facto de mais de 20%

das crianças e dos idosos na-cionais se encontrarem actual-mente em risco de pobreza. Is-to ao mesmo tempo que a taxa de desemprego oficial galgou até aos 14%.

Actualidade · www.Destak.pt · 055ª Feira · 10 de Maio de 2012

reafirmaram «empenho no desenvolvimento da rede de transporte ferroviário de mer-cadorias entre os dois países, para aumentar a competitivi-dade das empresas ibéricas».

No que respeita à polémi-ca cobrança de portagens nas antigas SCUT, o Norte de Portugal e a região espanhola da Galiza avançam, em Julho, com um projecto-piloto para facilitar «a interoperabilidade da colecção electrónica de por-tagens» e preparam novos meios de pagamento.

Os dois países assinaram ainda acordos relativos à cons-tituição do Parque Internacio-nal do Tejo-Tajo, à pesca ar-tesanal na Madeira e Caná-rias, à cooperação entre as es-

No discurso de encerramento da Cimeira Ibérica, Passos

Coelho enalteceu a cooperação entre Portugal e Espanha e disse que acredita que ambos vão sair da crise actual «mais fortes» e o trabalho que será desenvolvido vai permitir criar uma economia «mais pujante».

Portugal e Espanha comprometeram-se on-

tem a avançar com a ligação ferroviária de mercadorias em bitola europeia entre Lisboa e Irún, com passagem por Si-nes, Caia e Madrid, segundo a declaração da XXV Cimeira Luso-Espanhola. O acordo não define data para concluir o projecto, mas as duas partes

CIMEIRA IBÉRICA Passos e Rajoy reuniram para discutir energia, SCUT e TGV

Península Ibérica assina 8 acordos de cooperação

Passos enaltece cooperação ibérica

Empresários pedem diferentes medidas de financiamento para evitar variações no custo do dinheiro.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

ESTELA SILVA/LUSA

colas de bombeiros dos dois países, à medicina legal e fo-rense, ao desporto e ao ensino superior. Os empresários ibé-ricos aproveitaram a ocasião para pedir medidas alternati-vas de financiamento.

«Portugal e Espanha estão a ajudar a Europa a sair da crise», garante o primeiro-ministro espanhol

A SÁBADO revela-lhe como funciona a cadeia de distribuição e mais pormenores de contratos com os fornecedores.

Nos dois contratos entre a Jerónimo Martins e os

produtores, a que a SÁBADO teve acesso, há só duas obri-gações para o primeiro e cer-ca de 20 para os segundos. E em ambos falta pelo menos um pormenor essencial nas relações entre a cadeia de dis-tribuição e os fornecedores: o preço por produto que está definido em tabelas de preço, que não constam do contrato de condições gerais de forne-cimento e podem ser altera-das com um pré-aviso mínimo de 30 dias. Mas, mesmo que o preço estivesse especificado, nada garantia que esse valor fosse, de facto, cobrado. Estes contratos prevêem que todas as facturas dos produtores te-nham uma nota: «Sobre estes produtos incidem ainda os

Os negócios da Jerónimo MartinsAtrasos e produtos roubados são pagos pelos fornecedores, assim como os que se estragam na loja.

descontos e outras contra-partidas que sejam decor-rentes de todos os contra-tos e acordos celebrados entre as partes.» Ou seja, se participar numa promo-ção com 10% de desconto, o fornecedor pode receber menos essa percentagem. Além disso, a Jerónimo Martins pode «suspender ou interromper, em qual-quer momento, a comercia-lização de qualquer produ-to ou produtos fornecidos ao abrigo do presente con-trato, mediante notificação à 2ª contraente com a an-tecedência de cinco dias». Os fornecedores têm ainda de pagar pelos produtos roubados ou estragados nas lojas e por aqueles que passam da validade e rece-bem menos se o tipo e ta-manho de embalagem for diferente do previsto ou se houver atrasos. Na prática, as cadeias de distribuição alugam o espaço e os forne-cedores pagam os centíme-tros que ocupam.

DIETAS COM DOIS MIL ANOS Dormir numa cama dura, an-dar nu e vomitar era a recei-ta de Hipócrates para ema-grecer, conta a historiadora Louise Foxcroft no seu livro sobre dietas. Beber vinagre e tomar comprimidos com arsénio eram outras ideias. APLICAÇÕES AJUDAM PAIS Decifrar o choro do seu filho, encontrar o melhor nome para ele, escolher a ementa

para jantar e saber todas as noites uma história diferente são algumas das novidades das aplicações para telemó-vel que ajudam os pais. A INFÂNCIA DE MOURINHO Duas horas após nascer, José Mourinho já era sócio do Se-túbal, sonhava ser o Eusébio, sendo esta uma das primei-ras palavras que aprendeu, e aos 5 já conhecia as equi-pas dos principais clubes.

OUTROS TEMAS

Promoção de 50% do Pingo Doce na origem de polémica

OPINIÃO

*ECONOMISTA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO [email protected]

JOÃO CÉSAR DAS NEVES*

A promoção de 50% dos supermerca-dos Pingo Doce a 1 de

Maio é o mais recente tema hilariante da actuali-dade. Esta época alvo-roçada quis ver aí conspi-rações sinistras, sinais degradantes, perspectivas arrasadoras. Sem contra-riar a autoflagelação, o episódio presta-se a inter-pretações mais serenas. A campanha foi um sucesso de imagem, certamente ruinoso para a empresa. Se houve ile-galidades serão punidas, mas inclui elementos surpreendentes, como o segredo que a rodeou e a rapidez de divulgação apesar disso. Em resumo, é difícil de avaliar. Mas não é sinal de desespero ou brutalidade. Reboliços e violência em promoções comerciais são comuns em países desen-volvidos, como Grã-Bre-tanha e EUA. O que sur-preende cá é a raridade, não a frequência do caso. Além disso é evidente que se não houvesse crise a confusão teria sido maior, não menor. Afinal ainda há muitos consumidores capazes de investir a sério em saldos. Sobretudo o episódio foi apenas mais um sinal, entre tantos, de que empresas e consumidores se adaptam bem a cir-cunstâncias adversas. Enquanto a opinião pública se entretém com acu-sações bombásticas, enre-dos mirabolantes e teorias imaginativas, na vida real milhões de pessoas procu-ram sensatamente mino-rar as suas dificuldades e aproveitar as oportunida-des. É o único caminho para sair da crise. Ninguém nega o terrível sofrimento que se vive hoje. Mas temos de dizer que este período de difi-culdades é muito mais saudável para sociedade que os longos anos de faci-lidade balofa e ilusória, que aliás nos trouxeram ao sofrimento.

Promoção

MUNDO

A Primavera Global vai levar a indignação de

novo às ruas de todo o mundo a partir de sábado, como protesto contra a crise, disse à agência Lusa Paulo Raposo, um dos organizadores das manifestações nacionais. Isto porque, para problemas globais são precisas «soluções globais».

EUA

A Carolina do Norte tornou-se o 30.º estado

norte-americano a proibir os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, depois de apro-

vada uma emenda constitucio-nal que bane este tipo de união. Ao todo, 58% dos cidadãos do Estado aprovaram a alteração, contra 42% que a negaram. MUNDO

A propina fixada pelo Governo para as aulas

de português no estrangeiro, de 120 euros anuais, pode ajudar a justificar a redução no número de inscritos para apren-der a língua de Camões. Com as inscrições em papel ainda por introduzir, o Governo estima que o número final ultrapasse os 26 mil alunos, menos nove mil.

NO

GLOBOTestemunha diz que Breivik disparava com alegria

O norueguês Anders Behring Breivik, acusado da autoria do massacre que fez 77 mortos, gritava de alegria

enquanto disparava contra os jovens reunidos na ilha de Utoya, testemunhou ontem uma sobrevivente.

SÍRIA

Seis soldados da ONU ficaram feridos

na sequência de uma explosão à passagem de uma comitiva das força internacionais junto à cidade síria de Deraa, no sul do país. A oposição aponta o dedo às forças do presidente.

GRÉCIA

As conversações prosseguiram ontem

entre o líder dos conservado-res gregos e os restantes partidos, com vista à criação de um governo para o país, avançou a agência AFP.

PAULO NOVAIS/LUSA

5ª Feira · 10 de Maio de 201206 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

Bastou o talento de um jogador para resolver

a final da Liga Europa. Falcao bisou com dois belos golos em apenas 34 minutos de jogo e deu o 3º título europeu da his-tória ao At. Madrid. O colom-biano, que chegou à capital es-panhola no último Verão por 40 milhões de euros, consegue o 2º título europeu seguido e repete o título de melhor mar-cador da prova. Na época an- Colombiano foi fundamental para o Atlético de Madrid golear o Athletic de Bilbao na final de Bucareste

LIGA EUROPA At. Madrid vence prova pela 3.ª vez graças a dois belos golos de Falcao, que volta a ser o melhor marcador da prova

Falcao abate sonho basco em Bucareste Simeone vence na sua 1.ª participação numa competição europeia frente ao compatriota Bielsa.

EPA

JOÃO TOMÉ [email protected]

terior fez 17 (batendo o recor-de de golos numa época de Klinsmann) e nesta fez 12, fican-do a dois do melhor marcador da prova, Henrik Larsson.

Quanto ao jogo, o At. Ma-drid não se importou que o Ath. Bilbao tivesse a posse de bola, apostando no contra-ata-que, uma receita que deu fru-tos logo aos 7 minutos. Falcao tira do caminho Amorebieta e remata em arco, de pé esquer-

TÉNIS

Nadal bateu ontem Davydenko, qualifican-do-se para a 3.ª ronda do ATP 1000 de Madrid. O espanhol teve um triunfo fácil sobre o russo, conseguindo um duplo 6-2 em 1h20 de jogo. Na próxima ronda, Nadal vai enfrentar o compatriota Fernando Verdasco.

RANKING

Portugal continua no 5.º posto da FIFA a menos de um mês do Euro 2012. O ranking con-tinua a ser liderado pela Espanha, com Alemanha e Uruguai a manterem-se no pódio. Os três adversá-rios (Alemanha, Holanda e Dinamarca) de Portugal no Euro estão no top 10.

ÓBITO

Jogador de 15 anos morre num treino em Tenerife. O atleta do San Lorenzo Cadet morreu após um desmaio ocor-rido enquanto treinava. Foi assistido durante uma hora, mas os esforços foram infrutíferos.

10 SEGUNDOS

PUB

do, sem hipótese para Iraizoz. O Athletic tinha dificuldades e voltou a ser Falcao a marcar, após um centro. Recebeu jun-to à área, fintou e voltou a mar-car à canhoto. A 2ª parte teve menos motivos de interesse, mas Diego ainda fez o 3-0.

O Athletic vai para casa sem o seu 1º troféu europeu e o argentino Simeone repete o feito de Villas-Boas: campeão na sua 1ª época na Europa.

Guardião promete títulos para a próxima época das águias

LUSA

Artur abre o livro sobre árbitros, Jesus e Emerson

Artur Morais chegou ao Benfica no Verão

e nunca mais largou a titu-laridade das águias, peran-te a rivalidade de Eduardo. O guardião, em entrevista à rádio Renascença, diz que a época foi limitada por erros de arbitragem («não nos deixaram ganhar»), lembrando o golo em fora de jogo de Maicon na Luz. Sobre Jorge Jesus, explica que «trocando de treinador daríamos um passo atrás» e defendeu Emerson: era «difícil substituir Coentrão»,

BENFICA

mas ele «deu sempre o seu melhor». Entretanto, em Itá-lia os jornais indicam que a Roma oferece 11 milhões de euros por Garay e em Es-panha o Valência quer Nolito.

Reunião na FPF para discutir salários e alargamento

A Comissão não per-manente, recente-

mente criada pela Federa-ção Portuguesa de Futebol com o objectivo de estudar soluções para os problemas financeiros de alguns clu-bes, reuniu ontem pela 1ª vez na sede da Federação, com presença da Liga (Má-

FEDERAÇÃO

rio Figueiredo), Sindicato dos Jogadores (Joaquim Evange-lista) e Associação Nacional de Treinadores (Silveira Ra-mos). A reunião de 23 de Maio deverá ser decisiva para defi-nir ou não o alargamento da Liga. Hermínio Loureiro con-siderou que a reunião teve um saldo «positivo».

12 golos tornam Falcao o melhor marcador da prova, pela 2.ª vez

33 golos do At. Madrid, a equipa mais golea-dora da competição

www.Destak.pt · 075ª Feira · 10 de Maio de 2012

Série número 1 do mundo estreia em Portugal

DR

Peça começa às 22h, com bilhetes a 15 euros

DR

CSI ao vivo no Europarque

Licenciada em Portu-gal pela Copyright

Promotions, a série número 1 do mundo estreia-se em palco num espectáculo inédito. CSI ao Vivo chega a Santa Maria da Feira sába-do, uma oportunidade para que crianças e adultos vivam na pele a experiência da in-vestigação forense. Com a ajuda de ‘Gil Grissom’, pre-sente em videoconferência, e da audiência, os agentes vão ter de investigar provas.

SANTA MARIA DA FEIRA

‘É Como Diz o outro’

Após ter passado por inúmeras salas do Pa-

ís, chega amanhã ao Auditó-rio do Casino Espinho É Co-mo Diz o Outro, com Bruno Nogueira e Miguel Guilher-me. A comédia com textos de Henrique Dias e Frederi-co Pombares, encenada por Tiago Guedes, relata o dia-a--dia de dois amigos que tra-balham juntos, frente a fren-te: de um lado está o arruma-dinho, do outro um desleixa-do e algo fanfarrão.

ESPINHO

Amanhã, às 21h30, o pú-blico pode ver o filme vence-dor da secção competitiva da quinta edição da Festa do Ci-nema Italiano e Là-Bas de Guido Lombardi, onde ficção e realidade se confundem num romance criminal de um rapaz dos nossos tem-pos.

A Festa continua no sá-bado com Vallazasca, a bio-grafia de um dos maiores la-drões de bancos da história italiana, do realizador Miche-le Placido, para ver às 21h30. Domingo, depois da sessão Il Corto com 5 curtas-metra-gens, o festival despede-se com Il Mio Domani de Mari-na Spada, filme que aborda a solidão da vida moderna.

Chega hoje ao Porto 8 ½ Festa do Cinema Italiano

chega, depois de passar por Lisboa, Funchal, Coimbra e Gui-marães, com quatro dias ines-quecíveis de cinema italiano pa-ra ver até domingo, no Cinema Passos Manuel. A sala de espec-táculos vai receber cinco longas--metragens, 11 curtas e um do-cumentário.

Corpo Celeste abre hoje o festival, às21h30. O filme, reali-zado por Alice Rohrwacher, aborda a temática religiosa da através da história de Marta, emigrante na Suíça que se vê obrigada a regressar à terra na-tal, no sul italiano profundo.

PORTO 8 ½ Festa do Cinema Italiano começa hoje

Cinema italiano para ver até domingo

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

Evento realiza-se no Cinema Passos Manuel

DR

PUB

TOME

NOTA‘CICLO DE PRIMAVERA’

Luís Miguel Cintra e Frederico Lourenço, Joana Carvalho, Jorge Mota e o Coro Anonymus, Eleonor Picas, Luísa Amaro, Vítor de Sousa

e Nico Berardi, são os participan-tes da primeira edição do Ciclo de Primavera da Biblioteca Pública Municipal do Porto, que começa no sábado, às 21h30.

FIM

DE

SEM

ANA

Suge

stõe

s

MIÚDOS E GRAÚDOS

SÁBADO

‘Pequenos Mundos’ O Serviço Educa-tivo do Teatro do Campo Alegre, promovido pela Câmara do Porto através da Fun-dação Ciência e desenvolvimento, apresenta sábado e domingo a peça de dança para bebés dos 0 aos 36 meses Pequenos Mundos.

DOMINGO

Histórias para a pequenada Este domingo, o Shopping Animado, iniciativa do GaiaShopping, é dedicado aos con-tos infantis, em que os mais pequenos se podem entreter com pequenas histórias. Todas as actividades decorrem entre as 11h e as 21h.

5ª Feira · 10 de Maio de 2012www.Destak.pt · 08

ro, que visa explorar a relação entre som e espaço, tendo em conta as características espe-cíficas do local onde terá lugar: a estamparia da antiga fábrica ASA, em Guimarães. Num hangar desactivado, os

Este sábado, às 22h, Gui-marães 2012 é palco de

uma produção sonora única, que tem como protagonista o Outra Voz, grupo vocal com-posto por cerca de duas cen-tenas de cidadãos da cidade berço. O grupo trabalhou di-rectamente com o colectivo de artistas Soopa, sob a orien-tação de Filipe Silva e Jo-nathan Saldanha, e apresenta agora a performance Sonores. Trata-se de uma peça para co-

GUIMARÃES Espectáculo apresentado na estamparia da antiga fábrica ASA

Produção sonora única com 200 vozes Grupo Outra Voz actua sábado na Capital da Cultura. Improviso faz parte desta peça sem alinhamento.

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

DR

artistas são convidados a explorar os efeitos vocais, trazendo ao de cima a verda-deira tradição e essência do canto. Sonores representa a importância da massa sonora e a simbiose de várias vozes.

Actuação conta com a participação dos vimaranenses

Gudrun Gut e Thomas Fehlmann, nomes incon-

tornáveis da cena de dança de Berlim, são os senhores que se seguem no Optimus Clubbing deste sábado na Casa da Mú-sica, no Porto. Responsável pelo programa de rádio Ocean Club, ao lado de Thomas Fehl-mann, Gudrun Gut é um dos rostos da vanguarda musical alemã dos últimos 30 anos. O último trabalho de Fehlmann, Gute Luft, é a banda sonora de um documentário que compi-la a prolífera actividade da música electrónica em Berlim.

CASA DA MÚSICA

Sábado é dia de Clubbing Michael Kiwanuka

Os Jardins do Mar-quês de Pombal, em

Oeiras recebem a estreia em Portugal da grande re-velação da soul. Michael Ki-wanuka é o nome que ence-rra o EDPcooljazz 2012. No dia 4 de Julho, o músico apresenta o seu primeiro ál-bum Home Again, que con-ta com canções envolven-tes na sua voz quente, e já conquistou o público um pouco por todo o mundo. Preço de 25 a 50 euros

EDPCOOLJAZZ

Noiserv em Espinho

O projecto de David Santos Noiserv, que

tem vindo a afirmar-se como um dos mais criativos e esti-mulantes da música nova portuguesa, apresenta-se este sábado, às 22h30, na pri-meira de duas noites do Fes-tival Tonalidades, a realizar no Auditório de Espinho. Uma hora antes, sobe ao pal-co Mandrax Icon, nome que Márcio da Cunha encontrou para as suas canções, entre folk e os blues.

FESTIVAL TONALIDADES

Björk já não vem ao País

As actuações de Björk previstas para 9 de

Junho no Primavera Sound (Porto) e 2 de Junho no San Miguel Primavera Sound (Barcelona) foram cance-ladas, devido a uma infla-mação dos nódulos das cor-das vocais. A organização vai facilitar o reembolso dos bilhetes desses dois dias. Para 9 de Junho, fica então confirmada a pre-sença dos noruegueses Kings Of Convenience.

PRIMAVERA SOUND

Evento começa às 23h45, com bilhetes a 10 euros

LA

Robin Sharma, que esta sexta-feira está em Portugal para uma conferência sobre liderança, afirma que um dos princípios para o sucesso é a capacidade de inovar. É fun-damental nunca deixar de procurar novas ideias, seja na vida profissional ou na fami-liar. Ora, é isso que a RFM está uma vez mais a tentar cum-prir com o Carjoking. Talvez já tivéssemos bebido bastante quando nos lembrámos de transmitir o Café da Manhã, em andamento, a partir do carro dos ouvintes, admito, mas agora já não dá para voltar atrás. Está em marcha (lenta, como no trânsito) um dos maiores desafios da histó-

«UM DOS MAIORES DESAFIOS DA HISTÓRIA DA RFM»

Chegar mais longe, mesmo estando parado no trânsito

ria da RFM, e é disto que são feitos os grande momentos, aqueles que ficam para sempre. Quando cito Robin Sharma e desvendo a forma como nos tem inspirado nes-tes 10 anos de liderança da RFM, é disto falo. Do desafio, a oportunidade de chegar mais longe, o desejo de realizar algo de uma grandeza invul-gar! Robin Sharma, especia-lista mundial em questões de liderança e sucesso pessoal, ficou famoso com o livro O Monge que Vendeu o seu Ferrari. E agora sabemos por-que é que o vendeu. Porque num Ferrari não é possível fazer Carjoking. Só tem dois lugares.

JOSÉ COIMBRA Café da Manhã 2.ª a 6.ª das 6h-10h

[email protected]

VOZES DA RÁDIO

Amanhã o Carjocking regressa a Lisboa. Eu, Carla

e Nilton vamos fazer o Café da Manhã da RFM dentro do teu carro. Não tens de alterar o teu percurso. Vais pelo mesmo caminho de todos os dias e, quando chegares ao

destino, nós ficamos lá à espera do próximo carro que nos leve para outro lado. Se queres ter o gang do Carjocking a fazer o Café da Manhã no teu carro dias 11 e 17 em Lisboa, ou dia 15 no Porto inscreve-te em rfm.pt.

Amanhã, vamos andar no teu carro!

Depois da visita com os japoneses Boris, no ano

passado, no Porto e em Lisboa, os Russian Circles regressam a Portugal para um concerto em nome próprio, para mais um espectáculo pautado pela força do pós-rock, e com Em-pros na algibeira, o quarto lon-ga-duração, assumidamente o mais pesado da carreira da banda.

AO VIVO

Por um dia, norte-americanos trocam Chicago pelo Porto

LUIS LOPES/CM

Russian Circles no Hard Club O trio de Chicago faz-se

acompanhar pelos Deafhea-ven, que farão a primeira par-te de um concerto marcado para este sábado, no Porto, no mítico Hard Club. O concerto organizado pela Amplificasom está marcado para as 21h30.

Os bilhetes custam 16 eu-ros. No dia seguinte a banda vai tocar ao Musicbox, em Lis-boa.

FIM

DE

SEM

ANA

Mús

ica

TOP MÚSICA 1 (= 1*) En Acustico Pablo Alborán 2 (= 2*) As Canções da Maria Maria de Vasconcelos 3 (= 3*) Mylo Xyloto Coldplay 4 ( 5*) Alma Carminho 5 (N) Especial Ivete Sangalo, Gilberto Gil e Caetano Veloso 6 (Re) Pablo Alborán Pablo Alborán 7 ( 9*) Ao Vivo Paula Fernandes 8 ( 20) Wicked Game Il Divo 9 ( 6*) Memória Sétima Legião 10 ( 7*) 21 Adele *Posição na semana anterior FONTE: ASSOCIAÇÃO FONOGRÁFICA PORTUGUESA AC NIELSEN PORTUGAL

www.Destak.pt · 095ª Feira · 10 de Maio de 2012

FIM

DE

SEM

ANA

Cine

ma

CURTA

‘Rafa’ chega às salas Estreia hoje Rafa, a curta-metragem de João Salaviza que venceu o Urso de Ouro em Berlim. O filme é exibido antes de Nana, de Valerie Massadian.

FESTIVAL

Filmes lusos no São Jorge O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portu-guesa (FESTin) começou ontem no São Jorge, Lisboa, com 76 filmes fala-dos na língua de Camões até dia 16.

E ao oitavo filme entre Tim Burton e Johnny

Depp – o primeiro foi o bri-lhante Eduardo Mãos de Te-soura –, a dupla conta a histó-ria de um vampiro muito es-pecial numa história que mis-tura comédia com pitadas de terror, um género que

Depp sempre sonhou fazer. Neste Sombras da Escuridão, acompanhamos Barnabas Co-llins (Depp), um vampiro do século XVIII aprisionado na sua própria casa.

Esta personagem criada na telenovela americana gótica dos anos 1960, da qual Tim Burton, Johnny Depp e Mi-chelle Pfeiffer eram fãs, é a ba-se do filme, que obrigou Depp a fazer dieta (com chá verde e frutas pouco doces) para reduzir o peso até aos 64 kg. O elenco está repleto de ve-lhos conhecidos de Burton: Helena Bonham Carter (7ª co-laboração com o marido), Christopher Lee (5ª) e Michel-le Pfeiffer (a 2ª colaboração, 20 anos depois de Batman).

Acordar nos anos 1970 A história começa no

ano 1752, quando Joshua e Naomi

Collins e o filho B a r n a b a s partem de

Liverpool para começar uma nova vida na América. Mas uma praga misteriosa conti-nua a assombrar esta família e duas décadas depois, um ri-co, playboy e poderoso Barna-bas domina a sua cidade, Co-llinsport, no Maine, onde tem uma bela mansão. Só que a sua sorte muda quando come-te o erro de “partir” o coração da sensual bruxa Angelique Bouchard (Eva Green).

É assim que uma maldição vai torná-lo num vampiro en-terrado vivo. Dois séculos de-pois, Barnabas é solto inadver-tidamente do seu túmulo no ano 1972. Regressa à mansão Collinwood para encontrar uma família com hábitos biza-rros para ele (como ver TV ou andar de carro) e em ruínas, tal como a mansão.

Mantendo os seus jeitos de playboy muito educado (ao estilo século XVIII), vai tentar ajudar a família, mas a bruxa que o tramou tem ou-tros planos...

ESTREIA 8.º filme entre Tim Burton e Johnny Depp é ‘Sombras da Escuridão’

Depp, o vampiro à moda antiga

Michelle Pfeiffer e a bela Eva Green fazem parte desta comédia gótica ao estilo família Addams.

Um Johnny Depp magro e divertido é Barnabas Collins, um vampiro do século XVIII que acorda nos anos 70

JOÃO TOMÉ [email protected]

TAMBÉM ESTREIA

Depois do thriller Contágio, de 2011, Steven Soderbergh volta ao repetir o género, misturando acção e aven-tura neste Uma Traição Fatal. Com um elenco de respeito, que inclui Ewan McGregor, Michael Fassben-der, Antonio Banderas, Bill Paxton, Michael Douglas e Channing Tatum, o filme tem sido comparado aos níveis de acção de Missão Impossível, mas com maior preocupação com a histó-

ACÇÃO/AVENTURA/THRILLER

Steven Soderbergh traz-nos o seu ‘Uma Traição Fatal’

ria. A estrela do MMA (competição de artes marciais) Gina Carano é Mallory Kane, uma agente de elite de uma empresa de segurança contra-tada pelo Governo. Após liber-tar um jornalista chinês refém, Mallory é enganada por alguém da sua própria agência e começa a ser seguida por um grupo de assassinos só que ela vai liberta a fúria das suas capacidades de combate para descobrir a verdade e vira o jogo contra o seu adversário.

Baseado no romance homónimo de Emily Brontë, de 1847, O Monte dos Ven-davais é uma história que já foi muitas vezes retratada no cinema e conhece agora mais uma adaptação britâ-nica. Realizado por Andrea Arnold, esta é a história de um rapaz pobre de origens desconhecidas que é salvo da pobreza extrema e rece-bido pela família Earnshaw. É lá que desenvolve uma relação intensa com a sua irmã-adoptiva Cathy. Kaya Scodelario e James Howson são os protagonistas.

DRAMA

‘O Monte dos Vendavais’

Realizado por Nicholas Stoller (de Um Belo Par… de Patins) e produzido pelo especialista em comédia de qualidade e bem sucedida Judd Apatow, este Espera Aí… Que Já Casamos começa exactamente onde a maioria das comédias românticas terminam, no noivado. Jason Segel e Emily Blunt são um jovem casal apaixonado, desti-nado a estar junto, mas que quando iniciam o noivado são obrigados a percorrer um atribulado e longo caminho até ao altar.

COMÉDIA/ROMANCE

‘Espera Aí… Que Já Casamos’

PUB

5ª Feira · 10 de Maio de 201210 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

HYDE PARK

Hoffman salva homem vítima de um enfarte O actor Dustin Hoffman socor-reu o advogado Sam Dempser quando este sofreu um ata-que cardíaco enquanto fazia exercício no Hyde Park (Londres). A estrela de 74 anos ligou para as emergên-cias e fez companhia ao jovem enquanto a equipa de para-médicos não chegou. «Ele salvou-me a vida», diz Sam, hospitalizado, mas em recu-peração. Na confusão os para-médicos guardaram o iPod e os óculos escuros de Hoffman pensando pertencerem ao paciente. Os bens já foram devolvidos à estrela que tem uma casa em Kensington.

SUCESSO NOS EUA

‘Undercover Boss’ estreia na SIC Radical

Undercover Boss – O Colega Misterioso, esta noite em estreia na SIC Radical, coloca proprietários de empresas a trabalhar à paisana nas suas firmas. Os executivos fazem- -se passar por trabalhadores novatos, de forma a investigar os desafios profissionais e pessoais dos próprios empre-

gados. Nomeado para um Emmy, o programa é um sucesso nos EUA, Austrália e Inglaterra. Para ver de segunda a quinta-feira, às 23h00, em dose dupla. FADISTA

Kátia Guerreiro está grávida pela 1.ª vez

«Estou a viver talvez o maior desafio da minha vida. Vou ser mãe! Não há palavras para descrever o sentimento de felicidade. Um dos maio-res sonhos que sempre tive concretiza-se agora. Não é muito meu costume parti-lhar assuntos pessoais aqui, mas este é o maior desafio da minha vida!», escreveu Kátia Guerreiro no Face-book. A fadista de 36 anos está grávida pela 1.ª vez. O bebé é fruto da sua relação com o gestor Jorge Faustino.

CHANEL N.º5

Brad Pitt é o 1.º rosto masculino do perfume

Brad Pitt será o primeiro rosto masculino do mítico Chanel n.º 5, uma absoluta novidade nos 91 anos de vida do perfume. A actor de 48 anos receberá mais de um milhão de dólares pela campanha que será rodada em Londres esta semana.

NAS

ESTRELASJudite entrevista Seguro

Hoje, Judite Sousa entrevista no ‘Jornal das 8’,

o Secretário-geral do PS, António José Seguro.

«Os meus pais sempre souberam

que eu era um filho diferente» FERNANDO RIBEIRO VOZ DOS MOONSPELL

Andre 3000, intérprete do duo hip hop Outkast,

dará vida ao lendário guitar-rista Jimi Hendrix num novo filme em pré-produção inspi-rado na biografia do músico falecido a 18 de Novembro de 1970, com a mítica idade de 27 anos. A película intitulada All Is By My Side começará a ser rodada daqui a três semanas, na Irlanda, anunciou no seu si-te a Irish Film & Television Network. John Ridley, argu-mentista de filmes como Três Reis e Sem Retorno, realiza a fita que se concentrará na revelação de Hendrix em Lon-dres, nos anos de 1966/67. An-dre Benjamin, nome de bap-

MÚSICO DOS OUTKAST

Andre 3000 dá vida ao guitarrista Jimi Hendrix

tismo no músico de 36 anos dos Outkast, já participou em vários filmes e programas de televisão. Antes já fora indica-do para o papel de Hendrix em projectos que não chegaram a ver a luz do dia.

Annita Yes partilha com a actriz Pamela Ander-

son muitos dos seus eston-teantes atributos físicos. Daí ter sido considerada a “Me-lhor Sósia Mundial”, nos Pré-mios Stars and Legends 2011, realizados em Estugarda, na Alemanha.

Mas as afinidades não são meramente visuais: a beldade espanhola manteve um rela-cionamento com Tommy Lee, ex-marido de Pamela. O bate-rista dos Mötley Crue desco-briu Annita no YouTube e logo decidiu ir conhecê-la a Espanha... mas adiante.

Entre 1 e 3 de Junho, no âmbito do Salão Erótico do Atlântico, na Fundação de Oeiras, Portugal terá oportu-

FEIRA Asturiana Annita Yes é uma das estrelas do Salão Erótico do Atlântico, a realizar de 1 a 3 de Junho

Eleita a “Melhor Sósia Mundial’, esta cantora/DJ promete muita animação na sua passagem por Portugal.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

nidade de apreciar ao vivo tais semelhanças entre a platina-da actriz da série Marés Vivas e a sua sósia natural das Astú-rias (Espanha). «Tenho mui-tas surpresas preparadas para o Salão Erótico do Atlân-tico. Vamos ter boa música e irei cantar alguns dos meus temas. Garanto que será uma experiência muito divertida», promete a DJ e cantora.

Annita Yes foi Miss Play-boy TV Weekend, fez capa de inúmeras revistas e foi apre-sentadora de TV em Espanha e no Canadá. Mais recente-mente protagonizou um docu-mentário da TVE sobre a mo-da ao longo do tempo relativa-mente ao tamanho do peito, a única coisa que admite ter al-terado em si. «O resto é tudo natural», conta a jovem con-vidada do evento com uma na forte componente lúdica. Ao todo serão oito palcos, 600 shows de vários géneros e pa-ra todos os gostos, a cargo de mais de 80 artistas nacionais e internacionais. Tudo seg-mentado em 7 áreas temáti-cas. Os bilhetes variam entre os 15 e os 20 euros.

Vocalista de banda punk vai mudar de sexo

Tom Gabel, vocalista da banda punk norte-

-americana Against Me!, anunciou ser transexual. O mesmo será dizer que o músico começará a rece-ber injecções de hormonas de modo a iniciar a mu-dança de sexo. Gabel assu-mirá o nome de Laura Ja-ne Grace. À revista Rolling Stone, o cantor de 31 anos confessa «viver uma disfo-ria de género há vários anos». «Sei que viverei mo-mentos muito embaraço-sos que não serão diverti-dos. Tenho esperanças que as pessoas sejam razoavel-mente simpáticas», comen-

TOM GABEL

tou. Tom e a mulher, Heather, continuarão casados. O casal tem uma filha de 2 anos. «O mais aterrador era a forma co-mo ela iria aceitar a notícia. Mas ela tem sido super-fantás-tica e compreensiva.»

Sósia de Pamela visita Oeiras

A Miss Playboy TV Weekend já apre-sentou programas

em Espanha e no Canadá

‘All Is By My Side’ começa a ser rodado daqui a três semanas

Há vários anos que o líder dos Againts Me! sofria este dilema

DRDR

DR

Graças às semelhanças com Pamela Anderson tem sido requisitada

GARRY KNIGHT

PUB

Classificados · www.Destak.pt · 135ª Feira · 10 de Maio de 2012

PUB

5ª Feira · 10 de Maio de 2012 · 15

Leitor

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Pro-priedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accio-nistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Ma-rina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Vala-das Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colu-nistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Gra-fismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Al-ves; Departamento Criativo: Joana Túlio, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), João Aleixo (Gestor de Produto) ([email protected]); Passatempos: Marta Tavares; Activações e Eventos: Alexandra Cayolla (Coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham; Administração/Re-dacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamen-to Comercial: DIRECTOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santa-na (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Ba-rata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pin-to; DIRECTOS: Luís Filipe (Coordenador), Eva Oli-veira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Fa-rinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DEPARTAMENTO ON LINE: Raquel Pin-to; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratui-to; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedro-so, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azeve-do, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima

ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres).

CARTAS DO LEITOR

Os reembolsos do IRS

Qualquer cidadão sabe que o Esta-do é muito mau pagador. Quando se trata ao contrário, isto é, a ser o cidadão que não cumpra a tempo com o pagamento dos seus impos-tos, ele, Estado, tem mecanismos que o levam a penalizar qualquer cidadão [...] e são aplicados os res-pectivos juros de mora.

Vem este “escrito” a respeito dos reembolsos do IRS referente a 2011. Incentivaram-nos (ou enga-naram-nos) que seriam feitos os respectivos reembolsos através de transferência bancária, até 20 dias após a entrega da declaração electrónica do IRS e até início de Julho, para os contribuintes que entregaram em formato papel. Mas nada disto irá acontecer, porque o governo veio informar os contribuintes que os reembol-sos estão atrasados e vão ser feitos mais tarde. Para além do Estado ser muito mau pagador, é igualmente mentiroso.

Mário da Silva Jesus ODIVELAS

Pingos de sofreguidão

Enquanto que em países de outras latitudes as pessoas correm para os supermercados para garantir bens de primeira necessidade, no caso de ficarem barricadas em ca-sa devido às frequentes intempé-ries, em Portugal corre-se para os supermercados à menor suspeita de descontos mirabolantes. A gu-la, saciada à estalada, pois é ur-gente açambarcar e atolar a casa dando razão ao ditado: “não há fome que não dê em fartura”.

O requinte de malvadez em escolher o 1.º de Maio para ofe-recer um prato de lentilhas, para dividir a população e os funcio-nários, abusando das suas fra-quezas. Pingos de sofreguidão, de egoísmo, de um povo estranho que pena o ano inteiro, mas que de repente desenrasca 100 euros. Por este andar, ainda havemos de os ver a devorarem prateleiras de supermercados em noite de consoada!

Emanuel Caetano ERMESINDE

Será vassalagem?

Os portugueses são perdedores por natureza. Vassalagem presta-mos hoje à “troika” (quando a ca-beça não tem juízo, o bolso é que paga). Eusébios, Figos, Ronaldos, entre outros encantaram o mundo do futebol. Mas onde é que já se viu um português(inho) na Europa aristocrática ser arrogante? Nun-ca! E conseguir resultados que nin-guém jamais conseguiu? Nunca! Pôr anglo-saxónicos e não só a chorar a sua partida, e ainda hoje a ansiarem o seu regresso? Nunca! E italianos de Milão cidade da Lombardia? Nunca! E aqui ao lado na terra dos “senhores feudais” os “Felipes”? Nunca! Quer queiramos ou não, ele é um português de (grande) sucesso, precisamos de muitos como ele. Vassalagem prestamos ao Vaticano, quando um “Estado Laico” precisa nego-ciar feriados religiosos, mas mui-tos trabalham nesses feriados, não andam a celebrar a data.

A Minoria Silenciosa

BRAGA

AMANHÃ 14º MÍNIMA

30º MÁXIMA

HOJE 12º MÍNIMA

28º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 14º MÍNIMA

27º MÁXIMA

AMANHÃ 18º MÍNIMA

30º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 15º MÍNIMA

34º MÁXIMA

AMANHÃ 15º MÍNIMA

34º MÁXIMA

FARO

HOJE 19º MÍNIMA

28º MÁXIMA

AMANHÃ 22º MÍNIMA

27º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 16º MÍNIMA

31º MÁXIMA

AMANHÃ 20º MÍNIMA

30º MÁXIMA

PORTO

HOJE 13º MÍNIMA

22º MÁXIMA

AMANHÃ 16º MÍNIMA

25º MÁXIMA

TEMPO

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE*****

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

lin

ha, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os n

úmer

os d

e 1 a

9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. Relativo ao fluxo hídrico. Escapatória. 2. An-tiga armadura para a cabeça. Aplanem. 3. Espécie de albu-feira. Palavra que se emprega em vez de um nome. 4. Aque-les. Peça direita, de madeira ou outro material, para traçar linhas rectas. Grito de dor ou de alegria. 5. Aparelho com que se dirige embarcação ou avião. Burra. 6. Seis mais um. Ave de rapina do género falcão. 7. Azáfama. Guarnecer de asas. 8. O espaço aéreo. Desprezível. Letra grega correspondente a p. 9. A décima sexta parte de um alqueire. Emissão de voz. 10. Planta hortense de onde se extrai o sal-de-azedas. Medida para secos correspondente ao alqueire. 11. Emanação. Depor-tar Verticais: 1. Massa de cera, pez e sebo para encerar fio. Armazém de panos (Índia). 2. Tornes liso. Oração. 3. Alguma. Doçura (fig.). Norma social. 4. Contr. da prep. de com o art. def. o. Isolado. 5. Parte inferior ou terminal dos membros infe-riores. Inchação produzida pela infiltração de serosidades no tecido celular. 6. Largueza (fig.). Aplane. 7. Loisa. Indica lugar, tempo, modo, causa, fim e outras relações (prep.). 8. Fazenda pública. Graceja. 9. Costume. Contr. da prep. a com o art. def. os. Substância utilizada para condimentar os alimentos. 10. A parte amarela do ovo. Mamífero carnívoro da família dos caní-deos. 11. Abertura feita, de intervalo a intervalo, no cimo dos muros, torre ou fortificação. Escrever em versos rimados

CRUZADAS Horizontais: 1. Caudal, Fuga. 2. Elmo,

Alisem. 3. Ria, Pronome. 4. Os, Régua, Ai. 5. Leme, Asna. 6. Sete, Açor. 7. Lida, Asar.

8. Ar, Reles, Pi. 9. Celamim, Som. 10. Azedas, Rasa. 11. Raio, Exilar

Verticais: 1. Cerol, Bacar. 2. Alises, Reza. 3. Uma, Mel, Lei. 4. Do, Retirado. 5. Pé,

Edema. 6. Larga, Alise. 7. Lousa, Em. 8. Finanças, Ri. 9. Uso, Aos, Sal.

10. Gema, Raposa. 11. Ameia, Rimar

SOLUÇÕES

SUDOKU

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

PUB

PUB