quinta 17/03/2011

16
R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES QUINTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2011 Nº40980 WWW.FOLHAES.COM.BR SÓ JESUS CRISTO SALVA ! Morta sobre a faixa de pedestres O juiz Robson Louzada Lopes decidiu ontem excluir o deputado estadual Glauber Coelho e a ex-secretária de saúde Maria Cristina Toledo Coelho da ação de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público. pag. 05 Política A reportagem da Folha visitou o bairro Nossa Senhora Aparecida, e motivos não faltam para os moradores reclamarem da prefeitura, Iluminação Pública, coletas de Lixo calçamento são os principais pag.14 Folha nos bairros O acidente foi na Avenida Lacerda de Aguiar uma das vias mais perigosas de Cachoeiro-ES Pág. 15 Direne de Souza Abreu

Upload: folha-do-esanto

Post on 09-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição N° 40980

TRANSCRIPT

Page 1: Quinta 17/03/2011

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES QuInTA-FEIRA, 17 DE MARçO DE 2011 nº40980 WWW.FOLHAES.COM.BRSÓ JESUS CRISTO SALVA !

Morta sobrea faixa de pedestres

O juiz Robson Louzada Lopes decidiu ontem excluir o deputado estadual Glauber Coelho e a ex-secretária de

saúde Maria Cristina Toledo Coelho da ação de improbidade administrativa

proposta pelo Ministério Público. pag. 05

PolíticaA reportagem da Folha visitou o bairro Nossa Senhora Aparecida,

e motivos não faltam para os moradores reclamarem da prefeitura, Iluminação Pública, coletas de Lixo

calçamento são os principais pag.14

Folha nos bairros

O acidente foi na Avenida Lacerda de Aguiar uma das vias mais perigosas de Cachoeiro-ES Pág. 15

Direne de Souza Abreu

Page 2: Quinta 17/03/2011

02 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 17 de Março de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Uma ótima quin-ta-feira para to-dos os leitores // Mas tu, nosso Deus, és bom e verdadeiro, pa-ciente, e tudo governas com misericórdia Sa-bedoria 15, 1 // Carlos Cachoeiro continua mergu-lhado nas águas de março // Des-moronamentos // Desliza-mentos e dezenas de pon-tos de alagamento por toda a cidade // Coronel Bor-ges debaixo d’água // Os distritos também sofrem com as chuvas que caem na região sul // Carlos Da-masceno, da Rádio Dioce-sana, é candidato à presi-dência do Estrela do Norte // Na Federação de Fute-bol do Espírito Santo cons-ta o nome do falecido João Cardoso, o Feijão, como presidente da Liga Despor-tiva de Cachoeiro // Cadê Chapisco? // Sandro Irmão deixando a desejar // E o Estrelinha? // Está brilhan-do céu // Barbearia do Ca-rioca com bom atendimen-to // Henrique Taliuli está deixando a desejar há mui-to tempo com a redação // Está na marca do pênal-ti // E pênalti não é coisa que se perde // Prefeito de Presidente Kennedy, Regi-naldo Quinta, abraçando o futebol // Apoiando o Capi-xaba de Kennedy // Que se prepara para estrear dia 26 contra o Gel, no Sernamby, pela 2º Divisão // Bruno Ba-zonni gente da melhor qua-lidade // Não pode desper-diçar // Avenida Lacerda de Aguiar perigosa, como sempre // Trânsito pesado e pouca ou nenhuma fisca-lização // Cristo Jesus des-truiu a morte e fez brilhar a esperança da vida eter-na, por meio da Boa Nova 2 Timóteo 1, 10 b // Des-folhando desta quinta-fei-ra foi escrito pelo Interino da coluna // Até o próximo

EditorialO pesadelo continua

Os últimos dias do ano passa-do foram marcados pelos prejuí-zos, transtornos de vários tipos e muita apreensão dos comercian-tes e da população ribeirinha de Cachoeiro de Itapemirim-ES. As chuvas não deram trégua entre os dias vinte e sete a trinta de de-zembro de 2010 e invadiram o calendário de 2011 com uma fú-ria jamais vista nos últimos oi-tenta anos, segundo historiado-res e moradores mais antigos da cidade.

A parte baixa do município, incluindo bairros e distritos so-freram com a força das águas que

fizeram triplicar o, antes, calmo leito do rio Itapemirim que há anos padece com a falta de vo-lume de água. As chuvas nas ca-beceiras do rio – municípios da região do Caparaó – trouxeram o caos que se repete.

Entre a madrugada e duran-te o dia de ontem, a chuva forte voltou a assustar e trazer preju-ízos para os cachoeirenses. Bair-ro como o Marbrasa, Aeroporto e Coronel Borges foram os mais afetados com alagamentos. Nos distritos de Gruta Itaóca e Sotur-no várias famílias ficaram desa-brigadas e no bairro Valão, uma

casa desabou durante a noite. Essa repetição sazonal traz a

preocupação, mas mostra a fal-ta de planejamento das adminis-trações municipais com a ques-tão da ocupação e crescimento desordenado da cidade onde se constrói de qualquer forma ou maneira. De ações preventivas como obras de drenagem e outras intervenções que, no mínimo, poderia minimizar essa situação.

Brigar contra as forças da natureza é, obviamente, impos-sível e apenas com disposição em realizar obras “debaixo da terra” que não se transformam

em votos é que os administrado-res poderão se sentir com o de-ver cumprido.

Caso contrário, as encostas continuarão deslizando, casas caindo, formando dezenas de desabrigados e um extenso rosá-rio de contas pendentes cujo va-lor vai além do valor monetário, mas da qualidade de vida do ci-dadão.

Não foi a primeira, e nem será a última vez que a cida-de sofrerá as conseqüências das chuvas comuns nesta época do ano.Um dia, quem sabe, a lição será assimilada.

“Fui moço e agora sou velho, mas nunca vi um homem bom abandonado por Deus e nunca vi os seus filhos mendigando comida.” Salmo 37:25

[email protected]

A Proteção e o suprimento de Deus

Desfolhando

opinião

Charge

Reverendo Dr. Caruso Godinho – Capelão do H.E.C.I.

Espaço Bíblico

Deus é aquele que nos protege e que supre todas as nossas necessida-des.Vivemos num mundo de carências e inseguranças. Um mundo de violên-cias e atrocidades, de crimes hediondos perpetrados contra crianças, meninas, jovens (rapazes e moças), mulheres e idosos. Um mundo onde as drogas con-tinuam a destruir a nossa adolescência e juventude principalmente. Estamos estarrecidos, chocados com as reporta-gens sobre a “CRACOLÂNDIA” em São Paulo. Ninguém toma providên-cias. Por que? As autoridades sabem, mas, não agem. Não fazem nada. So-mem – se a este quadro, os desempre-gados, os que sofrem doenças crônicas, os encarcerados, as viúvas e os órfãos. Que situação! Que tragédia!

Davi observou e concluiu que nun-ca viu um homem bom desampara-do pelo Senhor e nunca viu seus filhos mendigando comida.” 37:5

Aprendemos aí que o homem que confia em Deus sabe que jamais será abandonado pelo Senhor e mesmo que passe dificuldades sentirá sempre a pre-sença consoladora, confortadora do Se-

nhor Deus.Aquele que, como o salmista Davi

aprendeu a confiar no Senhor Deus, que leva a sério Deus e Sua Palavra, está preparado para encarar todas as contingências da vida podendo contar sempre com a presença amorável de Deus, o Pai.

Aquele que aprendeu buscar pri-meiro o Reino de Deus, sabe que as de-mais coisas lhe serão dadas por acrésci-mo. (Mateus 6:33)

A experiência do apóstolo Paulo confirma que mesmo passando fome e outras provações, sabia que Deus estava com ele e o supria em todas as suas necessidades. Ele escreve: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Je-sus, cada uma de vossas necessida-des.” (Filipenses 4:19) Busquemos o Senhor, confiemos nEle, dependa-mos dEle na certeza de que Ele nos ama e fará o melhor por nós. Deus nos abençoe e nos proteja e aos nossos queridos.

DE SUA OPINIÃO WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Artigo

A Qualidade de um defeitoDouglas Martins é bastante difícil. Mas o é, pois passa-

mos a acreditar que expôr um defeito nosso é causar nossa própria deprecia-ção. É como se ainda fossemos crianças e acreditássemos que um monstro sairá de dentro do “guarda-roupa”, ou aqui, de dentro de nós para nos assombrar ou coisa assim.

Esquecemos que somos humanos e que são os defeitos que por vezes nos qualificam como tais. Isto, se somos capazes de nos lembrar do velho dita-do que diz que “nenhum ser humano é perfeito”. Erramos quando exigimos a perfeição alheia, porém, erramos mais ainda quando a fantasiamos em nós mesmos. Erramos pois nos limitamos apenas ao que nos parece certo ou que ao menos deveria ser o certo. Esquece-mos que os defeitos nos equilibram e nos fazem refletir sobre o que realmen-te somos e no “porquê” somos.

Portanto, deveríamos falar de nossos defeitos com o mesmo entu-siasmo que falamos de nossas quali-dades e ecará-los como apenas mais uma das várias outras características que possuímos. Não é preciso que te-nhamos medo, mas é preciso que te-nhamos coragem e vontade. Vonta-de de evoluirmos. Pois de fato, não há evolução que se inicie da perfei-ção. Não há quem regrida do nada, tal como quem progrida do tudo. Desta maneira, é necessário que tomemos de assalto o reconhecimento de nos-sos defeitos assim como somos capa-zes de exaltarmos os defeitos daque-les que nos interessam. Sem dúvida estaremos nos dando a chance de apri-morarmos a nossa própria essência.

Iremos ao fim, aprender que man-ter aquele tal equilíbrio é a melhor forma de (ainda) nos mantermos hu-manos. Assim, ao invés de esconder-mos nossos próprios defeitos com o intuito de sermos as MELHORES PESSOAS, estaremos mais atentos a eles para que nos tornemos PESSO-AS MELHORES.

Todos somos moldados com carac-terísticas únicas. Comumente, tais ca-racterísticas são postas em duas clas-ses, quais sejam: defeitos e qualidades. De certa maneira, ambas as classes de-monstram aquilo que mais se destacam em nós. Assim, desde muito tempo, se-não sempre, nos acostumamos, ou me-lhor, aprendemos a encarar as qualida-des como características que nos trazem certas vantagens, deixando todo o ônus para aquilo que chamamos de defeitos.

Termo a termo, tanto nossas quali-dades quanto nossos defeitos nos colo-cam em evidência. Evidência, porém, trazida pelos olhares alheios. Ou seja, evidência causada por aquilo em que as pessoas são capazes de enxergar em cada um de nós. Contudo, aprendemos,

ou melhor, nos acostumamos a utilizar as qualidades para esconder nossos de-feitos e esconder este último para que possamos reverenciar (ainda mais) nos-sas qualidades.

Questões por questões, quantas fo-ram as vezes em que analisamos nos-sos defeitos sob o mesmo ponto de vista que utilizamos para analisar os defeitos dos outros? Quais foram as vezes que ponderamos os defeitos alheios frente aos nossos defeitos? Ou quando foi que não falamos de um determinado defeito sem que estivéssemos pondo em ques-tão uma qualidade que possuímos? Pos-sivelmente nunca!

Todos sabemos – e como sabemos – que olhar para nossas próprias ca-racterísticas ora tidas como negativas

Portanto, deveríamos fa-lar de nossos defeitos com o mesmo entusiasmo que fala-mos de nossas qualidades e ecará-los como apenas mais uma das várias outras carac-

terísticas que possuímos.

[email protected]

Page 3: Quinta 17/03/2011

03Folha do E. SantoQuinta-Feira, 17 de Março de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Um excelente e interessante texto de D. Estevão Bettencourt trata de Freud e a Religião. Sigmund Freud, que dispensa apresentação, resolveu expli-car a origem da Religião através de um mito, do Velho Gorila. Na época de Freud, a Ciência, que ainda engatinhava, cria que a humanidade primiti-va vivia como uma horda de gorilas ou de animais selvagens, porém, a Antropologia não comprovou isso nem nos vestígios da pré-história nem nas po-pulações primitivas ainda hoje existentes.

Cabe ressaltar que o totemismo não é a forma originária da Religião. A escola Anthropos de Vie-na averiguou que os povos primitivos eram mono-

teístas. O totemismo apa-receu mais tarde, assim como os tabus religio-sos. Com efeito, à me-dida que o homem foi

desenvolvendo a sua civilização,

s e n t i u mais a sua de-pendên-cia em relação ao sol,

à chuva, à terra, ao fogo; este sentimento

de dependência susci-tou o culto a tais elementos e a ruptura do monote-ísmo inicial em favor do politeísmo; assim a reli-gião, pura e simples como era, foi-se diversificando não só no politeísmo e na idolatria, mas também na magia, no fetichismo, no totemismo, etc.

A antropologia de Freud quase não deixa espaço para as tendências mais elevadas e nobres do psi-quismo humano. Para Freud, As expressões da pes-soa são manifestações de cobiça sensual, inversão e perversão, desfigurando injustamente a persona-lidade humana.

A tentativa de reduzir o amor a Deus e a renúncia à vida sexual ao próprio instinto sexual camufla-do, vem a ser grave sofisma, que ignora a realida-de mais profunda do ser humano. Dom Bettencourt afirma que, infelizmente, Freud não reconheceu a existência de uma alma espiritual transcendente em relação à matéria: daí a imagem falsa que do ser hu-mano ele apresenta. Poderíamos entender que hou-ve uma extensão a todos os homens do que ele ob-servou em indivíduos psiquicamente tarados.

A alma (psiqué) humana espiritual preen-che as funções da vida sensitiva e intelectiva. Como sensitiva, a alma é rica de tendências, emoções e paixões, entre as quais a tendên-cia sexual, que se afirma especialmente na pu-berdade e na juventude. Enquanto intelectiva, a alma humana também tem suas tendências, mas direcionados à verdade, à justiça, ao amor, à beleza. O homem tem em comum com os animais irracionais a vida sensitiva. Mas ele se eleva destes pela sua realidade espiritual, que é intelectiva e que o torna imagem e semelhan-

ça de Deus. É de lamentar que no plano antropológico

as teorias de Freud tenham ido tão longe, dan-do a muitos indivíduos a impressão de que de-vem ceder aos seus impulsos sexuais (cegos ou não) a fim de não incorrerem em neuroses. Esta concepção provoca o erotismo, a onda de paixões e de crimes que infestam a sociedade contemporânea. Assim, faz-se mister restaurar no homem a consciência para viver a verdade, a bondade altruísta, o amor nobre e a justiça e harmonizados com os instintos cegos.

Freud e a Religião

MARIO EUGENIO SATURNO - TECNOLOGISTA DO [email protected]

artigo

Para Freud, As expressões da pessoa são manifestações de cobiça

sensual, inversão e perversão, desfigurando injustamente a

personalidade humana.

Page 4: Quinta 17/03/2011

04 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 17 de Março de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES) opinião

Responsável Distribuição e Entrega:Representante responsável: Adilson Santos

JL Editora Ltda CNPJ: 01.846.837/0001-19

Rua: Dr. Deolindo, n°129 - BaiminasCEP: 29300-000

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Espaço Cidadão

ATENÇÃO: As cartas devem ser enviadas com nome, bairro onde mora, e poderão ser resumidas. A Folha se reserva o direito de selecioná-las para publicação.

E-mail sem identificação completa será desconsiderado

[email protected]

Professor: um Maestro!

Gabriela Abreu da Silva Gouvêa - [email protected]

Os tempos pós-modernos evi-denciam, cada vez mais, o culto à imagem, ao belo, evidencia a rapidez e influência da tec-nologia, a especulação finan-ceira pelos caminhos virtuais, a busca pela inovação. Mas a contemporaneidade tam-bém apresenta a descrença e desvalorização de muitos con-ceitos éticos e morais, a vulne-rabilidade nas relações inter-pessoais, a exigência de cada vez mais habilidades e compe-tências profissionais em todos os segmentos, na busca da fa-mosa produtividade. Os sujeitos dos tempos atuais têm que PRODUZIR! Produzir dinheiro, produzir lucro, fazer o trabalho de muitos em uma só função, produzir títulos aca-dêmicos, enfim, somos exigidos a não parar de pensar, cons-truir, reformar, investir, agregar etc. nesta sociedade de consu-mo imediato, de valores asso-ciados ao belo e ao perfeito, à produção em série e lucrativa, estamos esquecendo de PRO-

DUZIR relações humanas sau-dáveis, estamos deixando de fazer amigos que não sejam os virtuais, estamos deixando de lado o papo no fim da tarde e o passeio de mãos dadas. Em

lugar disso, estamos correndo demais, resolvendo tudo pela internet, estamos almejando ter um corpo escultural jamais alcançável, estamos comendo mal e dormindo pior ainda.. Amando, o professor será amado. E isso gera um círcu-lo virtuoso para todas as rela-ções humanas. Educa-se melhor quando se educa pelo exem-plo. Respeite e serás respei-tado. Faça o correto e verás a retidão. Seja um ótimo Ma-estro e terás a melhor orques-tra, com os melhores músicos, tocando melodias capazes de hipnotizar até os corações mais petrificados. Seja, portanto, um verdadeiro Maestro-Professor!

O papel feminino na arte uma criação artística é, com certeza, uma forma de comu-nicação, de transmissão de mensagem, um recurso ex-pressivo que possibilita inte-ragir, mesmo que seja ape-nas no plano do sentir. A arte expõe as verdades huma-nas, e é justamente esta fran-queza que tem o poder de atrair, perturbar ou encantar. A arte, como uma constru-ção, edificase não só com um exercício laborioso, às vezes assistido por técnicas especí-ficas, mas também se faz com um moldar das emoções e im-pressões advindas de tudo o que nos rodeia. Dentro deste contexto em que se conceitua a arte, fica bem harmonio-so situar a figura da mulher. A alma feminina dispõe na-

turalmente, sem emprego de esforço, de um significati-vo poder de convencimento quando se trata de comuni-car e dar materialidade ao que se entende por abstrato, ou seja, ao conjunto de sen-sações e sentimentos. Enfim, seguramente pode-ria se dizer que a arte é, ain-da, um canal que permite de forma sutil a penetração do ser humano na complexida-de do universo social, possi-bilitando-lhe interferir nele, construir e desconstruir, refa-zer o sentido da vida. E esta necessidade de criar e re-criar que a arte proporciona, tanto para o homem quan-to para a mulher, lhes é tão própria quanto a condição de viver!

Débora Cagliari – [email protected]

E isso gera um círculo virtu-oso para todas as relações humanas

TeatroUma semana de espetácu-los de teatro e dança, com entrada franca, em Cacho-eiro de Itapemirim. É o que vai proporcionar o IV Fes-tival de Artes Cênicas do município, que abre a tem-porada de atividades no Teatro Municipal Rubem Braga neste ano. Começa hoje e vai até o dia 23, se-rão dez apresentações.

ConvocaçãoA Secretaria de Turismo de Guarapari informa a convo-cação para reunião do Con-selho Municipal de Turismo. A reunião ocorrerá no dia 22 de março às 16h, no Radium Hotel – Praça Ciríaco Rama-lhete – Centro. O assunto da pauta é determinar as estra-tégias para o ano de 2011 e a redefinição das entidades que participam do Conselho.

FutsalCastelo apresenta a 2º Copa de fustsal entre se-cretarias da prefeitu-ra de Castelo 2011, se-rão nove rodadas. Começa hoje as 19:00hs com três jogos,administração x sáu-de; esporte x bras e camara x educação. A copa encerra no dia 06 de maio com uma partida feminina, entre fun-cionárias da P.M.C

C A C H O E I R O

VAGASTermina sexta-feira (18) o prazo de inscrição para os cursos de pedreiro, ar-mador de ferragens e car-pinteiro, oferecidos gra-tuitamente em Cachoeiro de Itapemirim. A prefei-tura, em parceria com Se-cretaria de Estado de As-sistência Social e Direitos Humanos (Seahd), está disponibilizando 130 va-gas, sendo 40 para o cur-so de pedreiro, 50 para ar-mador de ferragens e 40

I TA P E M I R I M

CASAS

A construção de casas populares destaca-se por estar resgatando a esperança de muitas famílias do município de Itapemirim na concretização do sonho da casa própria. O total investido em parceria com o Governo do Estado e com o Ministério das Cidades atinge o montante aproximado em R$ 4 milhões, na construção de 206 casas populares. Hoje, às 16 horas, no Conjunto Habitacional “Namitalla Ayub”, o Poder Executivo entregará mais 46 casas.

+ A 26ª edição da Expoa-gro de Jaqueira, no inte-rior de Presidente Kenne-dy já começou e hoje tem Show com Musical Prate-ado.+ Assita “Cisne Negro” é

um thriller psicológico am-bientado no mundo do balé da Cidade de Nova York, em cartaz no AFA cinemas no Shopping Cachoeiro.+ Pensativa ao som de Ponto de Equilibrio.

Newton BragaPor Ana Paula [email protected]

Curta Metragem

C I N E M A

O RETRATO DE DORIAN GRAY (2009)Estréia amanhã. Dorian (Ben Barnes) é um belo jovem privilegiado que deseja que sua imagem em uma pintura envelhe-ça em seu lugar. O que ele considerava uma vanta-gem, se torna uma maldi-ção, e quanto mais velho e corrupto Dorian fica, o retrato guardado no po-rão se torna um monstro.

para carpinteiro. Para garan-tir sua vaga, basta procurar a Secretaria Municipal de Tra-

balho e Habitação (Semu-tha), que funciona no antigo prédio do SESC, Centro.

Responsável Impresso e Online:Jornalista responsável: Jackson Rangel

Editora Leia Tudo Ltda CNPJ: 05.234.994/0001-24

Rua: Ludário Fonseca, n°54 - ArariguabaCEP: 29305-520

Cachoeiro de Itapemirim-ES

www.folhaes.com.br - [email protected]

Page 5: Quinta 17/03/2011

políticamai

s

Menos de três meses depois de deixar o Pla-nalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Sil-va assumiu o comando das articulações eleito-rais do PT em São Pau-lo. Hoje , ele chefiará reunião com prefeitos petistas para traçar a estratégia do parti-do nas eleições munici-pais de 2012. Seu ob-jetivo é minar o poder do PSDB, que governa o Estado há 16 anos. Ao sair da Presidência, Lula disse estar cansado das reuniões partidá-rias e prometeu se de-dicar a grandes temas, como a reforma política e o combate à pobreza na África e na América Latina.

Luiz Inacio e o PT

Mesmo fora do go-verno, os ex-ministros Celso Amorim (Rela-ções Exteriores) e Luiz Dulci (Secretaria-Ge-ral da Presidência) continuam a receber salário para integrar conselhos de estatais. Eles deixaram a Es-planada em 1º de ja-neiro, após oito anos no primeiro escalão do governo Lula. no entanto, ainda ocu-pam vagas nos conse-lhos de administração da Itaipu Binacional e da Eletrobras, res-pectivamente. lém da aposentadoria como ministro de primei-ra classe do Itama-raty, Amorim recebe, fora do poder, um dos maiores salários pa-gos em conselhos de estatais federais: R$ 13.100 por mês.

Os ministros de Lula

políticamai

s

políticapolítica

PESQUISA O juiz decidiu ontem excluir Glauber Coelho e Maria Cristina Toledo Coelho da ação de improbidade administrativa

Juiz inocenta deputado e ex-secretária de saúde

O juiz Robson Louzada Lo-pes decidiu ontem ex-cluir o depu-

tado estadual Glauber Co-elho e a ex-secretária de saúde Maria Cristina Tole-do Coelho da ação de im-probidade administrativa proposta pelo Ministério Público por terem, suposta-mente, retardado e deixado

de praticar indevidamente atos públicos para comba-te à dengue, quando foram secretários de saúde do go-verno do ex-prefeito Rober-to Valadão.

No entanto, o ex-prefeito Valadão e o seu filho Glau-ber continuam respondendo ao processo ajuizado pelo Ministério Público, uma vez que, de acordo com o juiz Robson ficou provado que

“após a leitura da inicial e das manifestações de Glau-ber da Silva Coelho e Maria Cristina Toledo Coelho, não obtive entendimento capaz de sustentar a presença de indícios de dolo em relação às referidas pessoas”.

O advogado do deputado e da ex-secretária, Wilson Márcio Depes, comentou que a decisão do magistra-do, em afastar os seus clien-

tes, está compatível com as provas que conseguimos colacionar nos autos.

Segundo Wilson Már-cio “trata-se de uma decisão adequada, justa, e serena, pois levamos para os autos provas de que, ao contrá-rio do que disse o Ministé-rio Público, os seus clientes trabalharam muito e ade-quadamente para evitar uma epidemia de dengue”.

O DEPUTADO ESTADUAL Glauber Coelho (PR) foi inocentado pela justiça sobre de acusações quando foi secretário de Saúde

Nada se provou OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

O advogado Wilson Márcio ponderou que a ação contra o deputado Glauber Coelho e a ex-se-cretária Maria Cristina “é profundamente teme-rária, exatamente por-que não há qualquer pro-va nos autos de que um ou outro tenha agido con-trário ao interesse públi-co. Ao revés, trabalharam e muito para melhoria da qualidade de vida da po-pulação, quando estive-

ram à frente Secretaria Municipal de Saúde”.

O advogado mostrou, através de gráficos, que a epidemia de dengue “atin-gira o pico em 30 de mar-ço a 05 de abril de 2008, mas com as ações im-plementadas pelos seus clientes, foi diminuindo o número de casos até che-garem a zero em 03 de ja-neiro de 2009”.

Wilson Márcio la-mentou que ações te-

merárias desse tipo, movidas contra pessoas que não tem qualquer responsabilidade, “mui-to magoam e trazem sé-rios prejuízos psíquicos. À época a ação foi di-vulgada pelos meios de comunicação, mas só agora a decisão justa do eminente magistra-do trouxe alento ao co-ração dos injustiçados e esclarecimento à opi-nião pública”.

05Folha do E. SantoCachoeiro de Itapemirim (ES)

Page 6: Quinta 17/03/2011

06 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 17 de Março de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

PESQUISA Livro vai contar sobre os 100 primeiros anos da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim

notatom

e

geralLivro registra a história da Santa Casa de Cachoeiro

Um povo sem his-tória é um povo sem identidade,

diz a máxima popular. A importância de registros para a posteridade é in-questionável. Pensando nisso, o médico Vicente Paulo de Miranda reuniu um grupo de amigos para escrever um livro sobre os 100 primeiros anos da Santa Casa de Misericór-dia de Cachoeiro de Ita-pemirim.

E para tornar o mate-rial democrático e parti-cipativo, está disponível na Agência dos Correios, que fica na Praça Jerôni-mo Monteiro, uma caixa, parecida com uma urna, para receber materiais di-versos, como fotografias e histórias que envolvam a instituição.

A intenção é valorizar pessoas que contribuíram com a Santa Casa, seja de forma profissional ou in-formal, dando ênfase ain-

VICENTE PAULO de Miranda reuniu amigos para escrever o livro

da a questão sentimental que envolveu esses per-sonagens. “Tivemos mé-dicos, enfermeiros, ser-ventes, enfim, todo tipo de pessoa que foi fun-damental para o bom funcionamento da San-ta Casa. Além disso, em tempos idos, muita gente trabalhava por amor. Era como um sacerdócio” destacou o médico idea-lizador do livro, Vicente Miranda.

Para a confecção do li-vro foram contatados al-guns amigos e parceiros, como os jornalistas Fili-pe Rodrigues e Manuella Rezende, além do estu-dante de história Thiago Viana.

Várias pessoas já fo-ram entrevistadas e ar-quivos pesquisados, para enriquecer ainda mais o material. Agora, a fase é de contribuição da po-pulação. “É importante o povo participar, porque sempre tem algum fato que é curioso e pode pas-

A Anvisa (Agência Na-cional de Vigilância Sa-nitária) confirmou que a partir do dia 31 de mar-ço fabricantes de medi-camentos poderão re-ajustar os preços entre 3,54% e 6,01%. Estão sujeitos a esse percentu-al todos os produtos com exceção dos fitoterápi-cos, homeopáticos e dos que têm grande concor-rência, como a aspirina. O percentual de 3,54% vale para medicamen-tos com menor participa-ção de genéricos. O de 6,01%, equivalente à in-flação acumulada no úl-timo ano, é para os que têm maior participação dos genéricos. As empre-sas não são obrigadas a aumentar o preço. O índi-ce anunciado pela Anvisa é apenas um teto.

Remédios com preços salgados

na semana passada, chips de 8 gigabytes, usa-dos em câmeras e smar-tphones, custavam uS$ 7,30 no mercado “spot” (à vista), no qual produtores costumam compram com-ponentes. Anteontem, eles já custavam cerca de uS$ 10. Esse pulo ilustra como o desastre no Japão, que fechou fábricas de Toshi-ba, Canon, Sony e outras, teve impacto imediato so-bre o fornecimento dessas peças. Segundo analistas, pequenas empresas asiá-ticas podem sofrer mais. Mas até mesmo gigantes como a Apple, que já teve dificuldade em encontrar componentes para o iPad e o iPhone e que já viu seu iPad 2 esgotar, podem ser afetadas.

Chips com preços em alta

A Santa Casa de Miseri-córdia de Cachoeiro de Ita-pemirim, Instituição Hospi-talar localizada no Sul do Espírito Santo, teve seu iní-cio como “Associação de Beneficência Cachoeiren-se’’, que era mantenedora da Santa Casa fundada em 27 de janeiro de 1900.

Em 1945 foi elaborado um projeto com o objetivo de constituírem Farmácia, Sala de Operações, Gabi-nete de Raio X, Ambulató-rio, Laboratório de Análises

Clínicas. No setor Adminis-trativo davam-se os primei-ros sinais de organização: Secretaria, Portaria e Ser-viços Econômicos que con-sideravam refeitório, des-pensa, cozinha, rouparia e lavanderia. O Hospital viveu seu apogeu nas décadas de 1970 e 1980, quando avan-ça o desenvolvimento de di-versos setores e a criação de tantos outros. Neste pe-ríodo adquiriram-se muitos equipamentos para cozi-nha, lavanderia, radiologia,

gabinete dentário, central de PABX, implantação da Contabilidade de Custos, Serviço de Nutrição e Die-tética e Lactário, constru-ção de mais duas salas ci-rúrgicas e da Central de Esterilização. Inaugurado o CTI com 9 leitos e moder-nos equipamentos. Na dé-cada de 1980 chegou-se a ter 315 leitos.

Na década de 1990, ape-sar de muitas dificuldades financeiras o hospital con-tinuou investindo para ofe-

recer cada vez mais quali-dade e resolutividade aos pacientes da região. Deram--se alguns passos importan-tes no intuito de moderni-zar, ampliar os recursos de diagnóstico e de complexi-dade da Assistência Médi-co Hospitalar.

Em 1996 foi inaugura-da as novas instalações do Serviço de Ortopedia e Traumatologia com três consultórios e sala de ges-so. Fonte: (www.santacasa-cachoeiro.org.br)

A história em síntese

sar despercebido”, acres-centou Vicente Miranda.

A urna está disponível inicialmente por dois me-ses e quem tem foto an-tiga ou alguma história para contar, basta depo-sitar na caixa que está na

agência dos Correios na Praça Jerônimo Montei-ro. “A gente conta com o apoio de todos, para fa-zermos um livro boni-to e que represente a re-alidade da vida da Santa Casa”, finalizou Vicente

Page 7: Quinta 17/03/2011

07 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 17 de Março de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

“Quem semeia qualidade colhe confiança”

28 3521-2836 / 9985-59700800 039 5222

O vereador PROFESSOR LÉOlançou a primeira edição do

Resumão da Semana, que é uminformativo referente as suas atividades como parlamentar.

Consultoria em Gestão EmpresarialPlanejamento Fiscal e Tributário

Advocacia Civil, Trabalhista e TributáriaContabilidade em Geral

Auditoria Contábil

Fone/fax: 28 2101-6950

VITRINE e s s a t o d o m u n d o v ê

Praça São João, n.º 05 - Em frente à Telemar

28 3521-9991

Romântismo na Câmara MunicipalNa última terça-feira, durante a sessão da CâmaraMunicipal, o presidente JÚLIO FERRARE aprovei-tou a ocasião em que eram prestadas homenagens de “Mulher Cachoeirense”, em alusão ao Dia Inter-nacional da Mulher, que é comemorado no dia 8 de março, e se declarou para a esposa THIARA, com um carinhoso “Eu te amo!”. Foi aplaudido pelos co-legas vereadores e pelo público presente na Casa.

Resumão da Semana

HighlightsOntem, enquanto eramos servidos com um delicio-so cafezinho, do bar nota 10, das Óticas Diniz, que faz parte do atendimento aos clientes e visitantesda loja, tivemos a oportunidade de conhecer, atra-vés do amigo FERNANDO MELLO, homem forte da franquia, as últimas novidades de óculos de sol das marcas Victor Hugo e Guess. ### No próximo sába-do, a partir das 8 horas, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, a Cooperativa de Laticínios SELITA realiza sua Assembléia Geral Ordinária. ###Antônio Auto Peças com dinâmica loja virtual. Aces-se o site e confira: www.aap.com.br ### Um bom dia especial para o competente assessor de Jorna-lismo da Câmara Municipal, JACKSON SOARES!!! Desenvolvimento da Marmoraria Capixaba

Micro e pequenos empresários capixabas do setor de marmorarias es-tão de olho nos eventos deste ano, como a Expo Revestir, em São Pau-lo. A preparação fica por conta da parceria entre o SINDIROCHAS e o Sebrae/ES, por meio do projeto “Desenvolvimento da Marmoraria Ca-pixaba”. De acordo com o presidente do SINDIROCHAS, EMIC MALA-CARNE COSTA, o projeto, que já atendeu a mais de 100 empresas, “visa a excelência na industrialização de produtos acabados, promo-vendo consultorias em gestão, tendências mundiais de Design, novas tecnologias e posicionamento de mercado e conceitos de inovação.”

Foto: Assessoria Comunicação / HECI

No último dia 14, essa turma bacana, formada pelos acadêmicos do 7ºperiodo de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo, começou o estágio supervisionado, que faz parte de uma parceria entre a univer-sidade e o HECI, iniciada em 2009. No hospital, vivenciam as práticas do dia a dia do que aprendem em sala de aula. A supervisão do estágio é da enfermeira e professora universitária SHEILA ROCHA DA HORA.

Câmara Municipal concede o título de “Mulher Cachoeirense”

NARA SECCHIN, ladeada pelo presidente da Câmara, JÚLIO FERRARE e sua esposa THIARA. Vereador JOSÉ CARLOS AMARAL e sua homenageada REJANE DOS SANTOS. Vereador DAVID LÓSS entre sua homenageada SUELY, o ex-deputado JURAÇY MAGALHÃES e a advogada MARIA LÚCIA CHEIM JORGE.

28 3511-2029

Foto: Jackson Soares Foto: Jackson SoaresFoto: AGG

Page 8: Quinta 17/03/2011

08 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 17 de Março de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

A jornalista cachoeirense, hoje Vila Velha, CHINIMA KELLY aproveita as férias para curtir as belezas de Arraial do Cabo-RJ.

Apoio – Cachoeiro vai traba-lhar com dois pontos de cul-tura durante este ano. Um de-les, da Associação de Folclore de Cachoeiro, visa o trabalho da formação de novos mem-bros para os grupos de cultu-ra popular. Para isso, serão re-alizadas atividades em cinco núcleos, que vão funcionar no bairro Zumbi, nos distritos de Burarama e Pacotuba

Cultura

Lazer – A partir de hoje, Ca-choeiro terá uma semana de espetáculos de teatro e dança, com entrada franca. Trata-se do IV Festival de Artes Cêni-cas que abre a temporada de atividades no Teatro Munici-pal Rubem Braga neste ano. Até a próxima quarta-feira serão dez apresentações pro-duzidas por grupos de artes cênicas da cidade. O festi-val será realizado pela Asso-ciação Teatral de Cachoeiro (Asteca), com apoio da Lei Rubem Braga de incentivo à cultura. O evento foi um dos projetos aprovados pelo edi-tal 2010 da lei.

Cor

40 Graus

+ Temporada de espetáculos agita o teatro municipal Ru-bem Braga, em Cachoeiro + Academia Cachoeirense de Letras preparando novo con-curso de contos para o mês de maio + Cantor e composi-tor Arnoldo Silva é sucesso com o CD “Depois do Café” e em programa de rádio + Museu Ferroviário aberto de 2ª a 6º na Linha Vermelha, em Cachoeiro, na antiga es-

tação + Edson Baiense man-dando notícias e revelan-do a gravação de seu novo CD com músicas românti-cas + Lucimar Costa se des-dobrando na coordenação do festival de artes cênicas de Cachoeiro + O violonista Arildo se prepara para vol-tar ao Clube da Seresta, no bairro Aeroporto, no final do mês + Cineclube Jece Va-ladão voltou com força total

e hoje apresenta sua primei-ra sessão de cinema + Depois do filme tem debate sobre a produção e outras trocas de idéias entre os participantes + Parapente vai colorir os céus de Castelo na próxima semana com a etapa estadual do campeonato da modalida-de + Festa de Jaqueira, em Presidente Kennedy, começa amanhã e terá Sérgio Reis e Daniel como atrações

Cultura – O município de Ca-choeiro de Itapemirim já re-passou mais de 60% dos re-cursos do edital de 2010 da Lei Rubem Braga. Quin-ze dos 21 projetos culturais aprovados no ano passado re-ceberam toda a verba a que têm direito, apenas sete me-ses após a certificação dos ar-tistas. São R$ 161 mil, do to-tal de R$ 250 mil, investidos de forma direta nos talentos locais. Com esses recursos foram lançados dois livros, realizadas oficinas de carna-val e iniciados projetos nas áreas de teatro, dança, músi-ca, vídeo, artes plásticas, fol-clore e história.

Lei

Lazer – Já no próximo sába-do será apresentada a peça “Juízo Final”, também às 19h30. O espetáculo fica por conta do grupo Personalida-des Cia. Teatral que conta de maneira divertida a história de cinco almas que estão no purgatório à espera da defini-ção de seus destinos. São es-píritos de uma esposa adúlte-ra, um político corrupto, um médico negligente, um trafi-cante e uma menor infratora.

Teatro III

Teatro IILazer - Na abertura do fes-tival, às 19h30, será apre-sentada a peça “O Burguês Ridículo”. Montagem do clássico de Molière, adap-tada por Guel Arraes e João Falcão para o teatro e ence-nada por membros da Asso-ciação Teatral de Cachoeiro. Uma trupe de teatro precisa apresentar uma encenação para o rei, mas a peça ainda não possui um final estrutu-rado e a apresentação ocorre de forma confusa

Cultura IIApoio - O outro ponto de cul-tura de Cachoeiro vai reunir cinco grupos de capoeira do município. A iniciativa terá um núcleo onde serão desen-volvidas atividades de ensino da capoeira e da cultura indí-gena e afro-brasileira. Os dois projetos aprovados foram ela-borados com a orientação de técnicos da Secretaria Munici-pal de Arte e Cultura (Semac)

O jornalista SÉRGIO GARSCHAGEN, hoje morando em Brasília, não se es-quece da terra natal Cachoeiro de Itape-mirim-ES e dos amigos que aqui ficaram

Teatro I

Arte – Depois do V Salão de Artes de Cachoeiro de Itape-mirim-ES, os apreciadores da arte plástica tem outra grande atração que fica exposta até o dia 1º de abril. Trata-se da mostra “A cor carne”, do ar-tista visual Rudson Costa que fica em exposição das 8h às 18h, na Sala Levino Fanze-res, Centro, Palácio Bernar-dino Monteiro. É uma mistu-ra eclética e interessante que me-rece ser conferida

Itapemirim Arte - O Município de Itape-mirim continua inscreven-do para o projeto “Viva Es-portes”, na modalidade de balé. A prorrogação ocorreu em função da grande procu-ra de crianças acima de 10 anos, que até então era a ida-de limite. A medida escolhida pela secretaria de esportes foi ampliar a abrangência da fai-xa etária, agora crianças de 03 aos 17 anos podem participar das atividades. São 100 vagas a mais, totalizando 200 vagas disponíveis para a modalida-de. As inscrições estão acon-tecendo nos próprios núcle-os, em dias e locais diferentes.

Page 9: Quinta 17/03/2011

O professor russo Nikolai Vasilev, 57, apresentou no rio Yenisei, perto da cidade siberiana de Krasnoyarsk, na Rússia, um esqui aquático artesanal. Ele impulsiona o esqui usando varas que parecem rodos.

“Dani Sperle fez fotos de biquíni para seu site em uma mansão em São Paulo. A ex-namorada de Alexandre Frota irá cobrir a tatuagem que fez em homenagem ao ator para as fotos do ensaio nu que fará para a revis-ta “Sexy”.

“Gay ou não, ele é meu filho e vou amá-lo incondicionalmente”.

Edmundo, ex-jogador, falando sobre seu filho com a ex-modelo Cristina Mortágua, Ale-xandre Mortágua, no camarote do Carnaval

RaspadinhaO casamento do prín-cipe William e Kate Mi-ddleton será uma im-portante fonte de renda para muitas empresas britânicas, entre elas a dos pais da noiva, que vai lançar um jogo de perguntas e respos-tas relacionado com

a monarquia e a famí-lia real.“Brittania” é o nome do jogo de cartas que será comercializa-do pela Party Pieces, a bem-sucedida empresa de venda online de ar-tigos de festas que Mi-chael e Carole Middle-ton criaram há anos.

JRC O L U N A

Joana Machado nega que tenha dado bolo em sua própria festa de lançamento de seu ensaio nu na revista “Sexy”, de março. A ex-imperatriz, que era aguardada em uma mega festa no bairro carioca da Lapa, não apare-ceu. Joana pediu desculpas aos convidados que foram ao lançamento no Rio, “passou mal e não conseguiu ir à festa”, explicou a assessoria da loira.

Esqui aquático artesanal

AcenandoUma foca foi foto-grafada em Howth, na Irlanda, “ace-nando” com a nada-deira na tentativa de chamar atenção de uma garota enquan-to ela jogava peixes para alimentar um grupo de focas

» PÂnICOCobra de 3,5 metros

Vibradores de chefeO norte-americano Tice, 40, foi preso em Marathon, no estado da Flórida (EUA), acusado de roubar um saco com vibradores de seu che-fe. De acordo com a po-lícia, a ex-namorada de Tice contou que o ex ti-

nha escondido debai-xo da cama o saco com os brinquedos sexuais. Ela afirmou ainda que o ex-namorado admi-tiu ter roubado os vibra-dores do trailer de seu chefe junto com dois laptops e uma peruca.

SEPARAçÃO

Amora Mautner sobre a separação com Marcos Palmeira “A gente não se desgostou, nos separamos porque estava ruim. Ele tem uma simplicidade que é muito diferente de mim, mas que é legal ter por perto.” Contou sobre a amizade com Pre-ta Gil: “No meio da aula de literatura, o professor falou mal do homossexualismo. Preta pediu a palavra: ‘Meu pai é gay , o pai dela (apontou para mim) é gay e nós somos namora-das’. Tivemos que nos retirar do colégio”, lembrou a diretora.

APRESENTAÇÃO >>Caetano Veloso pode cantar para Ba-rack Obama. O can-tor foi um dos artis-tas sondados para abrir o discurso do presidente ameri-cano, que aconte-ce neste domingo, 20, na Cinelândia, no Centro do Rio.

Mariana Rios disse que acha hilário ser com-parada visualmente a Ariadna, ex-participan-te do “BIg Brother Bra-sil 11”. “Quando eu vi

o programa, comentei com amigos ‘gente, seria a minha irmã gêmea?’”, brincou a atriz, que in-terpreta a sensual Nancy em “Araguaia”

Hilário

Fotos de biquíniSe

xo nu

nca

foi u

m ta

bu p

ara

mim

Marjorie Estiano falou sobre sexo, namoro e ciúme. ‘’Nunca fui assexualizada, sexo nunca foi um tabu para mim, mas tenho os meus caminhos’’, explicou a atriz – que teve de abandonar preconceitos e ir fundo nas relações de amor e obsessão para viver uma prostituta na peça “Inverno da Luz Vermelha”

unha de 20 cmUm chinês, que mora na cidade de Haikou, na China, exibe com orgulho suas lon-gas unhas. Ele disse que não as corta -há 15 anos. Uma das unhas do homem co-nhecido como Feng mede mais de 20 centímetros

co luna j r@fo lhaes .com.br

» CASADe cabeça para baixo

Uma casa foi construí-da de cabeça para bai-xo na Alemanha. A atra-ção, que abre no dia 26 de março, tenta alavan-car o turismo na cida-de. Todo o mobiliário da residência também está de cabeça para baixo.

Passageiros que viaja-vam de trem, na Polô-nia, entraram em pâ-nico após flagrarem uma cobra de 3,5 me-tros dentro do vagão. A cobra havia fugido de uma caixa em que era transportada.

Page 10: Quinta 17/03/2011

10 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 17 de Março de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vende-se / troca-se por uma casa no litoral. Uma casa no Bairro Zum-bi. 100m2 , rua José Félix Cheim Nº 32. Tel. 9884-1671, falar com Ilario Ribeiro.

Vende-se casa no bairro Gilson Ca-roni, Valor R$ 20 mil. tel 9921-6932 - Josué ou 9978-8177 Edson.

Vende-se uma casa no Alto Villa-ge com 140 m² quadrados de área, e uma sobra de terreno nos fundos que pode ser feita outra casa. Toda murada com excelente localização em uma esquina que liga Rua Wa-lace de Castro Barbosa com a rua Papa Pio XII. Próximo Cólegio, su-permercado, posto milica, creche e praça de laser. 2 quartos, sala, co-zinha, 2 banheiros, copa, garagem para 2 carros, terraço. Preço R$ 95.000,00. troca-se por casa peque-na em Marataízes com volta em di-nheiro. 9885-6333 e 9905-9409

VENDO APARTAMENTO, com Es-critura, no Conj. Residencial Áttila Vi-vacqua, BL. D2B, Ap. 203, Bairro In-dependência, com 03 quartos, 02 banheiros, 01 quarto de empregada com área de serviço, cozinha, copa e sala de estar. Reformado com ar-mários embutidos, piso de mármo-re e granito. Valor: R$ 210.000,00 – À VISTA. Tratar com Fabrício – (28) 9955-1197.

Vende-se um apartamnento todo re-formado na Rua Raimundo Andrade Edifício Paulo Sul, Apartamento 403 - IBC - Tel 9925-0930 e 3521-4485 , Audicéia

Vendo ou troco áreas para reserva legal em Rive municipio de Alegre. falar com Dirceu. 9904-1412

Vendo ou troco Fazenda de 200 alqueires em Itupiranga Pará a 50 Km de marabá. Falar com Dirceu. 9904-1412

Vende-se uma casa com 3 quar-tos sendo 1 suite, com duas sa-las, copa, cozinha e banheiro, área de serviço, despensa, varanda ao redor da casa, armário embutido, 200 m² de terreno. Bairro BNH - 9885-8460 - Adriano

Vende-se 2 casas no bairro Gil-son Carone. Uma no valor de R$ 70.000,00 e a outra no valor de

R$20.000,00. Contato 9921-6932.

Vende-se apartamento em cons-trução com previsão de término em Dezembro/2011. Ed. Mikonos - 3º andar - aptº 303 - Bairro: Gilber-to Machado - 3 quartos, lindo, área de lazer comum com pisci1na na cobertura. Telefone: 3522-5609 / 9883-1663. Falar com Luciana.

Vende-se casa com 80m² de cons-trução e área total de 300m². Rua principal Corinto Barbosa, Village da Luz. Interessados tratar pelo tel: (28)9881-3055. Tratar com Leandro. Preço a combinar.

Vende-se, casa de 100 m² na Rua Al-fredo Levy Ramos nº 62, bairro: Novo Parque em frente a praça, mais ôni-bus na porta. Tratar direto com o pro-prietário - França : 9939-0031

Vende-se três casas na rua Papa João Paulo I nº 21 - Vila Rica - Próx. ao Clube do tiro. R$ 280.000,00 tel 3517-0324

Vende-se um sítio, no Retiro com 3 alqueires, no valor de R$ 320 mil. Te-lefone para contato: (28)9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Vende-se uma casa com 80m² com quintal para construção de uma casa de 60m², 3 quartos, 2 varandas, sala, copa, cozinha, 1 banheiro, garagem, resistência para 2 casas em cima, terraço, escritura. Localizada no bairro Alto Novo parque. Falar com João Lourenço. Tel(28) 3517-1824 / 92534339 ou Sandra Silva (28)9901-4592. Valor: R$60 a 65 mil ou preço a combinar.

Vende-se um sítio, em Sã Simão, distrito de Tijuca, com 1,5 alqueire, com casa, água e luz. Valor: de 150 mil. Telefone: 9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Passa-se um ponto de loja na Rua Eugênio Amorim, nº 18, sala 102. Em frente ao Móveis Rafael. Telefo-ne (28)3521-7247 ou (28)92585048. Falar com Rose. Preço a combinar.

LOJA TRADICIONAL DE MODA FEMININA - GLÓRIA–V.VELHA • Rua de maior movimento comer-cial • Toda montada • Estoque • Es-trutura fiscal em dia • Funcionários treinados • Certidões negativas de todas as esferas • Faturamento garantido. 20 anos de mercado - Carteira de 10.000 Clientes TRA-TAR DIRETO COM O PROPRIE-TÁRIO, SEM INTERMEDIÁRIOS.TEL: (27) 3229-6393/ 9252-9286/ 9961-6530

Vende-se um terreno na rua Elias dos Santos, Bairro Basiléia medin-do 200 m² - Contato: Ronaldo (27) 9243-9110

Alugo apartamento terreo (tem-porada) em Marataízes Cidade Nova, c/ 3 quartos, varanda e ga-rágem (interna) p/ 2 automóveis. Contato: (28) 9985-7080.

Vendo e alugo casas e apartamen-tos para carnaval e temporada de verão. Rua sete de setembro nº 220 - Marataízes (28) 3532-5250 - (28) 9962-3130

Galpão comercial, com 286m², portão de ferro, escritório e banhei-ro, na rua Nelson Borelli 71, otton marins. Falar com Miro -- 9956-7735.

Alugo casa 3 quartos, 2 banheiros sala, copa, cozinha, área de servi-ço e garagem, no bairro Alto Novo Parque, próximo ao Supermerca-do Polonini. Tratar com Margarida (28)3511-6541.

Praia de Itaoca - Casa - Aluguel de casa para temporada.Ótima loca-lização, capacidade para 12 pes-soas. (28) 3529-2043 / (28) 8805-6499, falar com Beth.

Aluga-se 2 casas no centro de Pi-úma para temporada de verão ou fixo. Tel: (28) 3522-3777 falar com Elizeu Ramos

Aluga-se ponto comercial no Edi-ficio Franklin no centro da cidade de cachoeiro de Itapemirim próxi-mo ao Posto Oasis. sala com 2m² ideal para chaveiro, tel 35221660 ou tratar no proprio Edificio.

Aluga-se apartamentos e salas comerciais no Edificio franklin, no centro da cidade de cachoeiro de itapemirim TEl 3522 1660

VENDO TERRENO, Bairro Gilber-to Machado, excelente localização, 400m², c/21 metros de frente, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

Vendo ou alugo uma casa no bair-ro Novo Parque, na rua principal. 3 quartos, sala. Cozinha, 2 banhei-ros, garagem para 2 carros, terraço coberto. Contato: (28)3522-8778 ou (28)9986-4744. Tratar com Ro-naldo.

LEILÕES JUDICIAIS SERRANO, Imóvel indl. c/ 02 Galpões e escri-tório 1,640 m², 2,15 ha a.t., Cacho-eiro de Itapemirim / ES. Inicial R$ 257,741,00 . www.leiloesjudiciais.com.br 0800-707-9272

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² semi acabado (faltando acabamento interno), com 3 quartos (1suite), com ampla área projetada para bar e churrasquei-ra e garagem - KM 90 ótima loca-lização. Falar com Elimário - 9252-7404 e 3511-3886

Um galpão, 500m² em Marataízes, excelente localização, 9945-4646. Vilceir

Vende-se dois andares de casa com terreno de fundo, no bairro Pa-raíso, ótima visinhança. Falar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325

Vende-se um terreno de 190m2, no bairro Paraíso, rua Gonçalvez coelho, nº11, pr´poximo ao Bar do Fabrício, Valor R$35.000,00. Tel: 92510287, falar com Ezequiel

Vende-se um terreno no bairro Vila Rica, próximo a casa das meni-nas. Valor R$15.000,00. Tratar com Deuclésio. Tel. (28)3511-2369.

Vende-se uma casa no bairro Gil-son Carone, urgente. Valor R$ 25.000,00 aberto a negociações. Tratar com: (28) 9921-6932 / (28) 9968-1376

Vende-se uma casa no bairro Gil-son Carone, Valor R$ 20mil, com urgência, tel 9921-6932.

Vende-se ou troca-se por uma casa na praia. 100 m² . Av. Li-nha Vermelha, José Felix Cheim Nº 32 - Bairro Zumbi - Tel: 9884-1671 - Ilário Ribeiro

Vendo loja de papelaria, xerox, boutique e etc, toda montada em perfeito estado, em funciona-mento, com firma registrada a 21 anos, no mesmo local, endereço Av. Monte Castelo, Independên-cia, sem nenhum protesto. Boas condições de pagamento. Mo-tivo: Mudança de cidade. Tele-fones de contato, 9901-7350 e 9255-9631.

Vendo Siena 2001 - Ar, direção, trava - R$ 13.000,00 tel 28-9988-2082

Vende-se um Caminhão 1113 toco completo, direção, freio, por dentro e por fora, R$ 35.000,00 cel - 8808-0284.

Vende-se CB 500 01/01 Preta, Re-visada, Pneus Novos somente R$ 11.900,00 cel: 9969-5699

Vende-se um Corsa Wind ano 95, 02 portas, trava + vidro elétrico. Contato: (28) 3522-7892 / 9938-2254, falar com Márcia.

Fiesta Hatth.0 2005 1.0, motor zettech--rocam, trava e alarme, cor prata, su-perconservado R$17.500,00 - 9923-5777 Tá no vermelho? Dinheiro na mão, Fi-nancio seu carro, casa, caminhão 28 9984-7272 / 3518-2844

Transforme seu imóvel em dinheiro sem sair dele, baixas taxas, valores até R$ 400 mil 28 9984-7272 / 28 3518-2844, capital de giro em apenas uma prestação mensal.

Vende-se um elepídico e um AB King - uma esteira elétrica com opção de regu-lagem de altura, conservado. Falar com Emílio 9989-2500

vendo 01 carregadeira Caterpillar 988a ano 1976, funcionando em per-feito estado. 04 pneus em bom es-tado. Tudo funcionando. Aceitamos troca em granito. Valor R$ 70.000,00. Contato: 21- 7817-9727 aloisio.

Vendo loja de papelaria, xerox, artigos de presente, boutique e etc. Toda monta-da, funcionando em perfeitas condições na Avenida Monte Castelo, 53, bairro In-dependência, firma registrada com mais de 10 anos de funcionamento, motivo da venda: Mudança de cidade. Telefones de contato, 28 9901 7350 e 28 9255 9631, boas condições de pagamento.

VENDE-SEJazida de Mármore Branco

em Prosperidade com 44 ha. Tel (27) 9846-6217

VENDE-SEEquipamentos eletro-eletrônicosLivros e materiais didáticosMobiliário escolarUtensílios de refeitório/cantinaLaboratório de ciências

Contato: COTECI/Anchieta - 3511 1030

Vende-se Toyota Corolla, automáti-co, prata, 2001, motor 1,8 gasolina, 4 portas, IPVA 2010 pago, completo. R$ 20.000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se GOL 96 (quadrado), nota 1000, 1.0 gasolina, IPVA 2010 pago. Branco, duas portas R$ 9,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Strada, vermelho, 2001, motor 1,6, completo, IPVA 2010 pago, R$ 19,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Palio, azul, 2004/05, mo-tor 1,0, ar condicionado, 2 portas, IPVA 2010 R$ 18.500,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Chevette ano 93, álcool, pintura nova, azul metálico, estofamento novo, trava e alarme. 9945-4646 Vilceir

Vende-se Honda CBX 200 Strada Ano 98 e uma HAO BAO - HB 110cc, parti-da elétrica ano 2008. Leonardo 9885-5626

Fiorino Furgão Ano 2006 - 1.3 FIRE 54.000 KMS Original (Semi-Novo). Vendo melhor oferta. Fone: (28)8804-5940.

Honda Fit 2005/2005 completo auto-mático. Prata. 3521-6854 / 9975-1026

Page 11: Quinta 17/03/2011

11Folha do E. SantoQuinta-Feira, 17 de Março de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vende-se um volante Joys-tick universal, com carrega-dor e pilha. Valor: R$300,00. Contato: (28)3522-1159 / (28)3515-0435 / (28)9955-1357. Falar com João ou Igor.

HD de 40GB IDE e Me-mórias DIMM de 512Mb - 9974-3827

Serviços de informática em geral, manutenção, formatação, roteamento de modem, compartilha-mento de internet. Em do-micílio. Orçamento gra-tuito. Anderson Castro. 9882-6613

Precisa-se de Manicure com ex-periência 9901-8715 Sérgio de

Oliveira

PRECISA-SE DE EMPREGADA DOMÉSTICA

Precisa-se de Empregada Domés-tica com Experiência e Boas refe-rências para trabalhar de segunda a Sábado. Salário R$ 600,00. Con-tato Kátia cel: (28) 9885-5864

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

A Embratel chegou em Cachoei-ro, e está cadastrando vendedo-res para o Livre, o melhor telefone fixo do Brasil. Seja um vendedor do Livre: entregue ainda HOJE o seu curriculum com foto no pon-to de vendas da Embratel, no Sho-pping Cachoeiro, 2º piso. Esta é uma excelente oportunidade de ganhos permanentes.”

2º. Grau completo (Minino)- conhecimento em Sistemas Operacionais ( Linux, Windows)- conhecimento em Redes TCP/IP- noção de manutenção de hardware- Disponibilidade.- conhecimentos em rede HFC

Enviar Currículos:e-mail: [email protected]: Rua Resk Salin Carone, 22 – Bairro Gilberto Machado (atrás da Rodoviária)

CONTRATA-SE ANALISTA SUPORTE JR

Empresa situada em Cachoeiro de Itapemirim, em fase de inau-guração, necessita urgente dos seguintes profissionais de ambos os sexos: Auxiliar de cozinha, cozinheiro, barman (copeiro) e garçons. Interessados enviar currículo com foto para o seguinte email: [email protected] ou entregar pessoalmente à Rua Moreira, 04, Independência, nesta cidade.

OPORTUNIDADES DE EMPREGO

Empresa Multinacional procura pessoas para trabalhar com venda de produtos naturais. tempo parcial ou integral – damos treinamen-to. excelentes ganhos e ótima comissão. FONE (27) 9954-6058 / 8156-7906

GRANDE OPORTUNIDADE

FORNO GRANDE PEDRAS ORNAM DO BRA-SIL LTDA EPP, torna público que obteve Anuência Prévia Ambiental 005/2011 através do processo nº 1792079, para atividade de Extração de Granito, na Est Jabuticabeira, s/nº, Zona Rural, Pacotuba, Ca-choeiro de Itapemirim-ES.

COMUNICADO

DESAPARECIDODesaparecido a 45 dias

Marcos Estevão Supeleto SilvaVisto pela última vez no Bairro Monte Cristo, Aproximadamente 45 anos, lanterneiro. Se alguém tiver informações entrar em contato.

Fone: (28) 9926-1226

Page 12: Quinta 17/03/2011

PESQUISA Visitamos o bairro Nossa Senhora Aparecidada, na Rua José Paulino Cipriano

notatom

e

Tsunami e o mercadoA instabilidade do merca-do internacional, agravada pelos problemas no Japão, deve levar o governo a sus-pender temporariamente o pacote de medidas cam-biais, previsto para esta semana. A avaliação da equipe econômica é que o cenário econômico mundial pode se agravar nos pró-ximos dias, principalmente por conta do risco de uma crise de energia no Japão de proporções difíceis de mensurar. A orientação do ministro Guido Mantega é aguardar o quadro inter-nacional ficar mais claro para, então, tomar a de-cisão sobre o anúncio das medidas na área cambial, que chegou a ser planeja-do para a sexta-feira pas-sada e foi adiado para esta semana. Agora, pode ficar para a próxima.

Depois da ascensão da classe C, chegou a vez de as classes mais baixas pu-xarem o crescimento do consumo. Levantamento da consultoria nielsen sobre aumento de penetração de 51 categorias de produtos (alimentos e bebidas, hi-giene e limpeza) constatou que 65% dos novos lares consumidores são das clas-ses C2 (renda familiar mé-dia de R$ 933), D e E (ren-da familiar até R$ 618). Esses consumidores estão entrando em novas catego-rias ou tendo acesso a pro-dutos de maior valor. En-tre as categorias em que o maior crescimento se deu nos lares de menor renda estão água de coco, bebi-das à base de soja, leite fermentado, tinta de cabe-lo, xampu e biscoito.

Classe baixasem ascenção

Comunidade sem infraestrutura e limpeza

A reportagem da Folha do Espírito Santo visi-tou o bairro

Nossa Senhora Apareci-da, e motivos não faltam para os moradores recla-marem da prefeitura de Cachoeiro de Itapemi-rim-ES. Um exemplo é a situação da Rua José Paulino Cipriano onde os moradores convivem com vários problemas que, no entanto, seriam de fácil solução se a ad-ministração municipal atendesse aos apelos da comunidade.

Segundo o morador Jaudecir da Silva, 42, BECO sem calçamento, iluminação e falta da coleta de lixo

a rua principal, que é a única que recebeu calça-mento, já está com a pa-vimentação danificada mesmo com vários pedi-dos para que sejam fei-tos os reparos.

Ainda segundo o mo-rador, o recolhimento de lixo não é feito de manei-ra regular e várias saco-las ficam espalhadas pe-las ruas atraindo animais e insetos que acabam en-trando nas residências. “Apesar de a Secretaria de Serviços Urbanos ter anunciado os dias e ho-rários para a coleta de lixo isso não acontece conforme o descrito num panfleto que os morado-res receberam”, disse.

Já Fernando Arruda,

por Ana Paula Grechi

ESCADARIA de difícil acesso,necessita urgente de uma obra

44, defende a constru-ção de uma nova escada-ria no local. Segundo ele “só é calçada a rua prin-cipal, demais ruas não são, a escadaria preci-sa de um amparo, mora-dores necessitam de uma escadaria decente”, afir-ma

Um beco do bairro preocupa os moradores e Maria da Conceição, 50, revela sua preocupação com os moradores do lo-cal. “Eu me preocupo com quem mora ali, pois penso nas pessoas que não tem outra opção”.

“A travessa necessi-ta urgente de ilumina-ção, é um breu, é uma di-ficuldade subir e descer na escuridão necessita de um asfalto aqui, algo

que incomoda a todos os moradores a falta de pre-ocupação da prefeitura” indigna-se a moradora

Ainda sobre a esca-daria, Maria Eliza Bo-nadiman, 53, que mora ao lado disse que “em dias de chuva, doentes não conseguem descer, a lama da escadaria invade a casa de todos os mora-dores que moram perto, vem na enxurrada lama, caco de vidro, lixo, coi-sa feia”.

“A rua não tem limpe-za da prefeitura, os pró-prios moradores têm que efetuar a limpeza. Saco-las de lixo ainda não re-colhidas, o bairro ne-cessita urgente de uma atenção especial”, com-pleta Maria.

12 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 17 de Março de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Folha nos bairros

Page 13: Quinta 17/03/2011

13Folha do E. SantoQuinta-Feira, 17 de Março de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

PESQUISA Fortes chuvas, enxurradas, desabamentos, provoca caos em Cachoeiro de Itapemirim

A perspectiva de inadim-plência das empresas para um horizonte mé-dio de seis meses cresceu 0,3% em janeiro, na pri-meira alta mensal do in-dicador após vinte meses consecutivos de quedas, atingindo o patamar de 86,1. O indicador foi di-vulgado nesta quarta--feira pela Serasa Expe-rian. O indicador possui a propriedade de ante-ver, num horizonte médio de seis meses, as oscila-ções cíclicas da inadim-plência. O resultado di-vulgado, na avaliação da Serasa Experian, si-naliza que a inadimplên-cia das empresas deverá sofrer ligeiras elevações com o menor ritmo de crescimento da economia e com as condições de crédito menos favoráveis em 2011.

Inadimplência em alta

O ministro Carlos Lupi (Trabalho) disseque o Brasil poderá ganhar mais do que ter prejuí-zo com a tragédia que ocorreu no Japão. De acordo com Lupi, em um momento inicial poderá haver perdas de empre-gos em setores como mi-nérios e siderurgia, por conta da queda na de-manda por esses pro-dutos pela indústria ja-ponesa. Mas isso seria compensada mais tarde com o aumento da impor-tação de outros produ-tos. “O Brasil vai acabar, apesar de não desejar-mos essa tragédia para ninguém, não tendo pre-juízo, até ganhando com isso”, afirmou.

Lupi e o desastre nuclear

notatom

e

regionalChuvas trazem transtornos para os cachoeirensesAs fortes chu-

vas que come-çaram a cair na noite da úl-tima quarta-

-feira e prosseguiram durante todo o dia de ontem trouxe-ram muita preocupação, transtornos e prejuízos para moradores de vários bairros e distritos de Cachoeiro. Em diversos pontos barrancos cederam ameaçando casas e alagamentos deixaram pesso-

RODOVIA Cachoeiro-Safra, pedra rola sobre a pista

as ilhadas. No distrito de Gru-ta, uma ponte caiu, deixando cerca de 40 famílias ilhadas.

No bairro Valão uma casa desabou e uma criança de três anos foi soterrada e, em se-guida, salva pelo pai. A me-nor não sofreu ferimentos. No bairro Zumbi, um bar-ranco cedeu em cima de uma casa, na Rua Mimoso do Sul, mas atingiu somente a esca-da. Ninguém se feriu. Na Rua Edith Santana Machado, tam-

bém houve queda de barran-co, atingindo uma casa.

No bairro Rubem Braga, um muro desabou, mas nin-guém se feriu.

Já no bairro Nossa Senho-ra Aparecida uma senhora foi soterrada. Os Bombeiros fo-ram acionados, mas popula-res já haviam retirado a idosa, que passa bem.

No bairro Coronel Borges foram registrados vários pon-tos de alagamento e destrui-

ção conforme o leitor pode conferir nas fotos abaixo.

Os distritos de Soturno e Itaoca também foram atingi-dos, e em Soturno uma trom-ba d’água derrubou uma ponte deixando cerca de 40 famílias ilhadas.

Uma pedra rolou e foi pa-rar no meio da rodovia que liga Cachoeiro à Safra, na manhã de ontem. O desmo-ronamento aconteceu na altu-ra do bairro União.

CAMPO do Coronel Borges ficou submerso com a enxurrada

BAIRRO Valão sofreu com queda de várias encostas

TRAVESSA Alberto Sartório ao lado do campo do Coronel Borges

RUA PAULO Soares, alagada no Bairro Coronel Borges

RUA AMILCAR Figliuzi asfalto destruido no Coronel Borges

Page 14: Quinta 17/03/2011

14 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 17 de Março de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES) polícia

Uma criança de três anos foi soterrada após um deslizamento de terra no bairro Valão

O PAI emocionado disse “A Clara nasceu de novo. Quando vi tudo caindo me joguei sobre a menina

PESQUISA

Criança é salva de soterramento

Uma criança de três anos foi soterra-da após um deslizamen-

to de terra no bairro Valão, em Cachoeiro, que aconte-ceu por volta das 0h da ulti-ma terça-feira. No momento chovia forte em Cachoeiro e a casa onde estava a menina Clara da Cruz, de três anos, teve a parede de seu quarto arrancada e um grande volu-me de terras e tijolo veio so-bre a criança que desaparece em meio ao lamaçal.

O pai da menor, o pintor José Roberto teria saído mi-nutos antes do acontecimen-to e ao ver o barulho voltou correndo desesperado e com ajuda de um vizinho come-çou a retirar a terra até en-contrar a menina nos escom-bros.

O Corpo de Bombeiros encaminhou a criança para o

políciamai

s

por Ronaldo Índio Brasil

Hospital Infantil onde perma-neceu internada por duas ho-ras e depois foi liberada.

O pai emocionado dis-

se “A Clara nasceu de novo. Quando vi tudo caindo me jo-guei sobre a menina, mas ela não teve nenhum arranhão.

Perdemos tudo, mas isso eu reconstruo, já se tivesse per-dido a minha, eu não sei o que seria de mim”

Policiais civis da Delegacia de Polícia (DP) de Mimoso do Sul, com apoio dos agentes da Dele-gacia de Castelo, prenderam na madrugada da ultima terça fei-ra, mais um acusado de assaltar um ônibus com turistas, na BR 101 Sul no mês passado.

De acordo com o delegado Rô-mulo Carvalho Neto, o acusado foi preso em Manhuaçu, Minas Gerais. “Ele também tentou as-saltar um caminhão de bebidas em Castelo, no dia 25 de feverei-ro, e durante a ação efetuou dois disparos de arma de fogo contra

o caminhão”, afirmou.Rondinelli Lacerda Feuchard

de 36 anos tinha mandado de prisão em aberto desde o dia 24 de fevereiro. Outros quatro dos sete envolvidos no assalto ao ônibus foram detidos na época do crime.

Preso acusado de assaltar ônibus OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Um acidente no KM 412 na BR-101, na manhã de ontem, deixou duas pessoas gravemente feridas. O acidente aconteceu nas proximi-dades do posto Luanda e envolveu sete veículos sendo três de carga e dois de passeios.

O trânsito ficou interditado por mais de seis horas e segundo as informações, um caminhão 2318, placa KOU 2447, conduzido por Eli-

zeu Gomes Barreto, 29, carregado com açúcar teria perdido o contro-le e saído para o matagal.

Com ele viajava também o seu ir-mão e os dois não tiveram ferimen-tos. Outra carreta que vinha no sen-tido contraria, ao tentar desviar, colidiu de frente com outro cami-nhão que estava carregado de col-chões e travesseiros. Com o impac-to, o baú se abriu e parte da carga

de colchão foi parar na pista.Os dois motoristas foram enca-

minhados para a Santa Casa em estado grave e permaneceram in-ternados. Um deles foi identifica-do como Genilson Gomes Alves, 53. Um grande número de pesso-as aguardava a liberação da car-ga, o que não aconteceu, a BR 101 somente foi liberada por volta das 14h de ontem.

Acidente fere dois na BR-101 OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Preso acusado de homicídio

Policiais civis da Delegacia de Polícia (DP) de Cachoei-ro de Itapemirim prenderam, na manhã de ontem, um acu-sado de homicídio e dupla tentativa de homicídio. De acordo com o titular da DP, delegado Guilherme Eugê-nio Rodrigues, Rafael da Sil-va Lougon, 18 anos, foi pre-so no bairro Monte Cristo, no município, acusado de matar um rapaz em novembro do ano passado por motivo de vingança. “Ele também fazia parte de uma quadrilha que, em 2008, participou de uma dupla tentativa de assassina-to na região”, relatou o de-legado. Rafael teve o man-dado de prisão preventiva expedido no início desta se-mana. Segundo o delegado, ele foi autuado por homicídio e dupla tentativa de homicí-dio. Os outros integrantes da quadrilha estão presos.

Page 15: Quinta 17/03/2011

15Folha do E. SantoQuinta-Feira, 17 de Março de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)polícia

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i a

A dona de casa Direne de Souza Abreu, 50, morreu na tarde de ontem, vitima de atropelamento

AO TENTAR atravessar a faixa de pedestre, ela foi atingida pela lateral de uma carreta

PESQUISA

Morta por carreta sobre a faixa de pedestres

A dona de casa Direne de Souza Abreu, 50, morreu na tarde de

ontem, vitima de atrope-lamento. O acidente acon-teceu na Avenida Francis-co Lacerda de Aguiar, no bairro amarelo, quando ela retornava para casa depois de levar uma criança à es-cola.

Ao tentar atravessar a faixa de pedestre, ela foi atingida pela lateral de uma carreta 1932, pla-ca DNW 6790, que seguia para o centro da cidade e segundo testemunhas, a vi-tima ao ser atingida foi ar-remessada sobre um vei-culo Citroen, placa MTU 5300, que estava estacio-nado na lateral da pista.

Com o impacto a dona de casa morreu na hora e o condutor da carreta Getu-lio Pazini, 42, se apresen-tou a policia minutos de-pois do acidente. Ele foi encaminhado para a Dele-

políciamai

s

Os motoristas que trafega-vam pela rodovia que liga Cachoeiro a Safra levaram um grande susto na manhã de ontem quando uma pe-dra enorme rolou do alto do morro do bairro união e por pouco não provocou uma tragédia. A pedra ao cair permaneceu na late-ral direita da pista ocupan-do parte da via deixando o transito ainda mais lento. Alguns comerciantes presen-ciaram o momento exato da queda e ficaram assusta-dos, mas por sorte na hora não passava nenhum veiculo pelo local.Devido ao tama-nho da pedra ela não pode ser removida rapidamente e até o fechamento da edi-ção ainda estava no local.

A Central Disque-Denúncia (181) registrou um aumento de 82,5% no número de ligações recebidas em fevereiro, mês em que o serviço foi expandi-do e passou a funcionar todos os dias da semana, inclusive nos feriados. Foram 2.437 li-gações, contra as 1.334 de ja-neiro. Do total, 2.181 foram no-vas denúncias e 256 relativas a complementos de ligações an-teriores. Quase 60% das liga-ções recebidas foram referen-tes a tráfico de entorpecentes em todo o Estado. Com a aju-da da população, 72 pessoas foram detidas (das quais seis eram foragidas da Justiça) e houve a apreensão de: nove armas de fogo, quatro apa-relhos celulares, 11 aves silves-tres, 10 quilos de substância para preparo e refino de dro-gas, entre outros objetos. O au-mento no número de denúncias mostra o grau de comprometi-mento do cidadão em subsidiar as instituições policiais, Civil e Militar, com informações.

Pedra cai e provoca congestionamento

Disque Denúncia: denúncias quase dobram

por Ronaldo Índio Brasil

gacia de Crimes contra a Vida onde prestou depoi-mento, realizou o teste do bafômetro e permaneceu à disposição da justiça.

Parentes e amigos da vi-tima foram ao local e o de-sespero era visível entre eles, o serviço da pericia da

policia civil encaminhou o corpo de Direne para o SML onde foi necropsiado para sepultamento.

Vale ressaltar que a Ave-nida Lacerda de Aguiar é uma das mais movimenta-das e perigosas avenidas de Cachoeiro de Itapemi-

rim onde os acidentes são constantes. A rodovia fica ao lado de uma universida-de particular e vários esta-belecimentos comerciais, além de servir de travessia para moradores dos bairros Amarelo Paraíso e São Ge-raldo.

O deputado federal Ca-milo Cola (PMDB), preocu-pado com essa situação que se arrasta há décadas, está empenhado no proje-

to para a construção de um viaduto na Rua Jerônimo Monteiro e Avenida Lacer-da de Aguiar, com o acesso aos bairros Paraíso e São

Geraldo.Camilo destaca que,

além de beneficiar os ca-choeirenses como um todo, esta obra beneficiará

especificamente os estu-dantes do Centro Universi-tário São Camilo, os fre-quentadores e ao comércio da região como um todo.

Projeto para construção de viaduto OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Direne de Souza Abreu

Page 16: Quinta 17/03/2011

16 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 17 de Março de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Leia,05 de Fevereiro de 201114 > > 15 05 de Fevereiro de 2011, Leia

Cristiane FeuContato: 28 9258 9389leiatudo.com/olharfashiontwitter @olharfashion

Notíc ias sobre Moda, Beleza, Decoração e Saúde

Ilumine-se com Ágatha Jóias