quinta - 08/12/2011

16
R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES QUINTA-FEIRA, 08 DE DEZEMBRO DE 2011 Nº41179 WWW.FOLHADOES.COM SÓ JESUS CRISTO SALVA ! Uma mulher matou o próprio marido em Apiacá, o crime aconteceu na noite da última terça-feira depois de um desentendimento. P ag. 05 Polícia Cansados das promessas da prefeitura, os moradores se reuniram em mutirão Moradores da Rua Juvenal Vailant, no Nossa Senhora Aparecida, em Cachoeiro de Itapemirim, estão calçando a via pág. 05 CACHOEIRO-ES: AQUI TAMBÉM SE PAGA O IPTU É incrível como o chamado ser humano contribui para a destruição de espécies como se ele fosse o todo poderoso. P ag. 02 INDIFERENÇA Então, como orientar sem doutrinar? Como deixar expressar sem reprimir? Como evitar que o mundo virtual se transforme num refúgio? P ag. 03 Artigo PERIGOS Castelo-ES formou mais uma turma do projeto de inclusão social com a participação de oitenta e um jovens do município Pag. 06 Geral GUARDA Cientistas descobriram que as propriedades contra a obesidade existentes na soja atuam de forma similar aos estrogênios. P ag. 13 Saúde OBESIDADE Editorial A programação de Natal de Itapemirim-ES, terá início no próximo sábado, às 21h, com o “Show Especial de Natal da Família Lima". P ag. 14 Regional Fotos: Ronaldo Índio Brasil

Upload: folha-do-esanto

Post on 09-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Edição Nº41179

TRANSCRIPT

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES QuInTA-FEIRA, 08 DE DEzEMbRO DE 2011 nº41179 WWW.FOLHADOES.COMSÓ JESUS CRISTO SALVA !

uma mulher matou o próprio marido em Apiacá, o crime

aconteceu na noite da última terça-feira depois de um desentendimento. Pag. 05

Polícia

Cansados das promessas da prefeitura, os moradores se reuniram em mutirão

Moradores da Rua Juvenal Vailant, no Nossa Senhora Aparecida, em Cachoeiro de Itapemirim, estão calçando a via

pág. 05

CACHOEIRO-ES: AQUI TAMBÉM

SE PAGA O IPTU

É incrível como o chamado ser humano contribui para a destruição de espécies como se ele fosse o todo poderoso. Pag. 02

INDIFERENÇAEntão, como orientar sem doutrinar? Como deixar expressar sem reprimir? Como evitar que o mundo virtual se transforme num refúgio? Pag. 03

ArtigoPERIGOS

Castelo-ES formou mais uma turma do projeto de inclusão social com a participação de oitenta e um jovens do município Pag. 06

GeralGUARDA

Cientistas descobriram que as propriedades contra a obesidade existentes na soja atuam de forma similar aos estrogênios. Pag. 13

SaúdeOBESIDADE

Editorial

A programação de natal de Itapemirim-ES, terá início no

próximo sábado, às 21h, com o “Show Especial de natal da

Família Lima". Pag. 14

Regional

Fotos: Ronaldo Índio Brasil

02 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 08 de Dezembro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Finais da Copa Re-nascer adiadas, de novo // Domin-go, na coluna Papo de Bola tem entre-vista do presidente do Estrela do Nor-te, Adilson Con-ti // Brunno Bazo-ni, grande xerife do BNH // Filho da pro-prietária da padaria Bela Vista // Falar em cortar cabelo é falar na barbearia do Carioca, com ar condicionado, manga e bala // Me dá bala e me engana // Salmos, 4:3 - Sabei, porém, que o Senhor distingue para si o piedo-so; o Senhor me ouve quan-do eu clamo por ele // Hoje é o Dia Nacional da Famí-lia // Também o Dia da Jus-tiça // Cansados de esperar pela Secretaria de Obras da prefeitura de Cachoeiro-ES, os moradores da Rua Juve-nal Vailant, no bairro Nossa Senhora Aparecida, coloca-ram a mão na massa // Fi-zeram um mutirão e calça-ram a rua // E ainda pagam o IPTU em dia // Que coisa, não? // Vereador Luizinho Tereré (DEM) descascan-do a Secretaria de Obras di-zendo que os produtores ru-rais de Córrego dos Monos queriam que o distrito per-tencesse ao município de Atílio Vivacqua-ES // E com-pletou: “porque lá as estra-das são decentes // Senado aprovando o texto base do Código Florestal que ago-ra volta à Câmara // Matéria muito polêmica e que deve render ainda mais // Bandi-dos de moto atacando na Li-nha Vermelha // Aproveitam que o local está às escuras na entrada do bairro IBC // Recorrer a quem? // George “Good night” um tanto “do-dói” ontem pela manhã, mas já recuperado // Vai ter que tomar muito suco de aba-caxi // De preferência o de Marataízes // Chuva casti-gando o interior do municí-pio de Cachoeiro // Finais da Copa Renascer adiadas, de novo // Domingo, na coluna Papo de Bola tem entrevista do presidente do Estrela do Norte, Adilson Conti // Brun-no Bazoni, grande xerife do BNH // Filho da proprietária da padaria Bela Vista // Falar em cortar cabelo é falar na barbearia do Carioca, com ar condicionado, manga e bala // Me dá bala e me en-gana // Salmos, 5:12 - Pois tu, Senhor, abençoas o justo e, como escudo, o cercas da tua benevolência // A.W.

EditorialUm caso de insistência irritante

[email protected]

Desfolhando

opiniãoCharge

DE SUA OPINIÃO WWW.TWITTER.COM/FOLHAES

ACONTECEU ONTEM...

Prefeitura promete, mas moradores executam obra

Mulher mata o marido no município de Apiacá-ES

O “13” de Dezembro é o Dia do Marinheiro, em homenagem a Joa-quim Marques Lisboa, Marquês de Ta-mandaré, porque nesta data em 1807 ele nasceu.

“O sentimento de amor à Pátria pode ser traduzido pelo termo “Pa-triotismo”, um sentimento individual que nasce dentro de cada um de nós. O termo “patriotismo” vem de “patrio-ta”, do radical latino “pátria” = país na-tal. É o sentimento de amor à Pátria, e como todo amor autêntico, deve ex-primir-se em obras, principalmente no cumprimento dos deveres cívicos e na solidariedade com os compatriotas.

Temos que destacar e exaltar o va-lor e o heroísmo tantas vezes demons-trados pela nossa valorosa Marinha de Guerra.

Dentre os nossos mais decididos heróis, sobressaem os vultos do Almi-rante Tamandaré e do Almirante Bar-roso.

Joaquim Marques Lisboa, Mar-quês de Tamandaré, destacou-se por sua bravura nas sangrentas batalhas de Riachuelo, Humaitá, Uruguaiana, Curuçu e Curupaiti, tudo registrado na história pátria.

Francisco Manoel Barroso, o Al-

mirante Barroso, juntamente com Ta-mandaré, de quem se tornou compa-nheiro inseparável durante toda a vida, batalhou incansavelmente nas lutas da Independência, na revolta denominada Cabanagem e nas guerras do Uruguai e Paraguai.

O termo “marinha” vem do latim “marinus” = relativo ao mar. É uma instituição nacional permanente,organizada com base na hierarquia e na disciplina.

Que cada marinheiro cumpra o seu dever defendendo a Pátria, os poderes constitucionais a lei e a ordem. Pau-lo alerta para o soldado focalizar sua atenção na sua missão e não se en-volver com nenhuma outra coisa desta vida que venha a prejudicar o seu ob-jetivo maior que é o de servir à Pátria cumprindo cabalmente a sua missão.

Parabéns ao marinheiro e a toda a Marinha do Brasil e que Deus os abençoe em tão nobre e sublime mis-são a exemplo do Marquês de Ta-mandaré, do Almirante Barroso e acima deles o exemplo maior do Se-nhor e Salvador Jesus Cristo, que não veio a este mundo para ser ser-vido, mas, para servir e dar Sua vida por todo nós.

“Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou”. 2ª Timóteo 2:4

DIA DO MARINHEIRO - 13.12.2011

[email protected]

Espaço Bíblico

O ano de 2011 que vai chegando aos poucos ao seu ocaso registrou o maior tra-balho das autoridades de pro-teção ao meio ambiente nos últimos tempos. Caçadores e pescadores infiltrados nas matas, rios, riachos e outros lençóis d’água insistiram em depredar a vegetação e matar animais, algumas vezes, pelo puro e sádico divertimento em abater a presa.

É difícil analisar o que se passa pela cabeça de um im-becil desse calibre que conti-nua devastando o que de mais preciso existe no pouco que resta da bela Mata Atlânti-ca. A reserva florestal, casti-gada desde o descobrimento

do Brasil, já cansou de pedir socorro e pouco é feito nesse sentido. As fronteiras, apesar do trabalho da Polícia Militar Ambiental e do Ibama, conti-nuam abertas e à disposição desses sanguinários.

É possível que nossos ne-tos e os filhos deles só ve-

nham conhecer espécies ve-getais e animais apenas por fotos antigas ou documentá-rio de televisão. É pena a falta de políticas mais específicas, de aumento no efetivo da po-lícia ambiental.

As penas brandas e peque-nas quantias já servem para a liberação do caçador e do pescador predatório. Pouco dói no bolso e por isso os ca-sos se repetem a exaustão

Um desses exemplos aconteceu na última terça-fei-ra quando pescadores do Sul do Estado foram flagrados em atividade ilegal nos rios Itabapoana e Itapemirim em uma fiscalização do Ibama.

Quatro autos de infração foram aplicados porque a pes-ca era realizada no período da piracema, isto é, em época de reprodução dos peixes.

A piracema é o perío-do de reprodução dos pei-xes que "sobem" o leito dos rios, nadando contra a cor-renteza, para fazer a deso-va na cabeceira dos cursos d'água. A pesca fica proibi-da neste período todos os anos e toda atividade fica classificada como predató-ria.

É incrível como o cha-mado ser humano contri-bui para a destruição de es-pécies como se ele fosse o todo poderoso e que pu-desse decidir quem e o quê deve viver ou morrer

É incrível como o chamado ser hu-mano contribui para a destruição de espécies como se ele fosse o todo poderoso e que pu-desse decidir quem e o quê deve viver ou morrer

Responsável Distribuição e Entrega:Representante responsável: Adilson Santos

JL Editora Ltda CNPJ: 01.846.837/0001-19

Rua: Dr. Deolindo, n°129 - baiminasCEP: 29300-000

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável Impresso e Online:Jornalista responsável: Jackson Rangel

Editora Leia Tudo Ltda CNPJ: 05.234.994/0001-24

Rua: Ludário Fonseca, n°54 - ArariguabaCEP: 29305-520

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável pela impressão:Representante responsávelGráfica & Editora GracalAv. Aristides Campos, 191

Gilberto MachadoCachoeiro de Itapemirim-ES

Sites da Editora LeiaJornalista responsável: Jackson Rangel

www.folhaes.com.brwww.leiapesquisa.com.brwww.olharfashion.com.br

www.leiatudo.com

www.folhaes.com.br - [email protected]

www.folhadoes.com

03Folha do E. SantoQuinta-Feira, 08 de Dezembro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

opinião

IMAGENS DO DIA

Defendo, utopicamente, uma sociedade em pudesse falar o que pensa, pois assim

teríamos disciplina para melhorar a qualidade do pensar.

#JRV

Política não se faz só com capital eleitoral. Pratica-se em gestão compartilhada

com a sociedade sem medo de sair do gabinete

#JRV

Sem preparo técnico e logístico da Defesa Civil, chuvas de verão

anulam todas as ações de investimento em obras em

Cachoeiro-ES #JRV

TWITTER´S DO DIA

Como acreditar num País em que o Executivo faz mais leis do que o

Legislativo e o Judiciário manda executar o que

ambos não fazem? #JRV

@jacksonrangel11

@jacksonrangel11

@jacksonrangel11

@jacksonrangel11

@jacksonrangel11

Internet e a expressão Adilson Luiz Gonçalves

A Rede Mundial foi cria-da com objetivos militares: manter interligação entre sis-temas de forma redundante, em relação aos meios de co-municação convencionais.

Não demorou muito para que o meio acadêmico, que ajudou a desenvolvê-la, tam-bém a utilizasse para pesqui-sas científicas. O povo caiu na rede! Estar “conectado”, aliás, passou a ser uma ques-tão de cidadania!

Como toda ferramenta de comunicação, no entanto, ela também pode ser mal utili-

zada, contribuindo para alie-nar, desinformar, fanatizar... Uma faca corta o pão, mas também pode matar!

A grande diferença da in-ternet é que ela talvez seja o único meio verdadeiramen-te democrático, na medida em que você pode divulgar ideias e compartilhar infor-mações de forma direta, com baixo custo. A Rede Mundial - com suas interconexões planetárias, mecanismos de

Artigo

busca e tradutores “on line” cada vez mais sofisticados - permite que um vídeo ca-seiro ou texto pessoal alcan-cem milhões de acessos em poucos dias, transformando anônimos em celebridades.

O curioso é que, até bem pouco tempo, as pessoas buscavam o “mundo virtu-al” como fuga do real, para ter uma segunda vida. Ago-ra, muitos buscam a inter-net para transformar a rea-lidade, trocando a alienação onírica pelo protagonismo histórico.

Só que nem toda infor-mação ou autor são confiá-veis ou legítimos, e a pos-sibilidade de libertação das convenções morais e reli-giosas, e da timidez, pro-piciada pela “proteção” da distância física pode trans-formar riscos virtuais e tra-gédias reais. O uso da Rede Mundial, portanto, envolve maturidade e discernimento.

Como ficam os jovens nesse contexto? Eles, que já “nascem” conectados na in-ternet, como minha geração nasceu ligada na televisão? Eles são mais interativos, mas, nem sempre têm noção de limites e consequências.

Então, como orientar sem doutrinar? Como dei-xar expressar sem reprimir? Como evitar que o mundo virtual se transforme num refúgio, num vício, num mergulho às vezes sem vol-ta no vazio?

Então, como orientar sem doutrinar? Como deixar expressar sem reprimir? Como evi-tar que o mundo vir-tual se transforme num refúgio

adilsonlgonç[email protected]

Um ônibus colidiu contra o muro de uma fábrica na manhã desta quarta-feira (7) na avenida das Juntas Provisórias, no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo. O motorista, que estava sozinho no veículo, conseguiu sair ileso

Durante buscas em duas casas em Bruxelas, na Bélgica, a polícia belga encontrou 73 laptops roubados. Durante a operação também foram achados 15 mil euros em dinheiro (cerca de R$ 36 mil) e o equivalente a 1.500 euros em ouro. A ação foi resultado de seis me-ses de investigação; quatro pessoas foram detidas

Desvinculação da Receita da União Júlio Cesar ardoso

Falta seriedade do Congresso ao continu-ar endossando o descum-primento da Constituição brasileira. Nada justifica a recorrência a emendas constitucionais para con-tornar as recomendações previstas na Carta Mag-na. A DRU é um meca-nismo que permite que o Executivo use livremen-te 20% da receita dos or-çamentos nos próximos quatro anos, burlando re-gra constitucional.

A Desvinculação da Receita da União (DRU), amparada na Emenda Constitucional nº 56, de 20 de dezem-bro de 2007, que vigo-ra até 31/12/2011, origi-na-se do governo Itamar Franco, em1994, e cons-titui-se em desrespeito-so precedente constitu-cional que deveria ser interrompido pelo Sena-do não aprovando a PEC

Artigo

61/11, da Câmara Fede-ral.

A DRU é a personi-ficação do jeitinho frau-dulento do modo de agir o administrador público brasileiro, que precisa ser combatido para que as nossas leis sejam res-peitadas. Neste particu-lar, chama-nos atenção a imobilidade do Judici-ário (STF), que – como guardião constitucional – não se manifesta.

Trata-se, em verda-de, não de um impor-tante instrumento de gestão de que o governo dispõe para aplicação de recursos públicos, mas da consagração capcio-sa de atuar os nossos governantes, através de expediente condenável de exceção. Só que o país tem que trilhar pe-los caminhos da retidão política, respeitando a Constituição.

Os governos são rá-pidos para encontrar meios para gastar o di-nheiro do contribuinte, mas incompetentes para administrar o Erário respeitando as normas constitucionais. Assim, a Constituição brasilei-ra não pode funcionar ao sabor de interesses políticos.

Os governos são rápidos para encontrar meios para gastar o dinheiro do contribuinte, mas in-competentes para admi-nistrar o Erário

[email protected]

04 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 08 de Dezembro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Cachoeiro de Itapemi-rim vai tremer com o mega evento que vai se realizar no Parque de Exposições, Ca-choeiro Folia Indoor, ten-do como principal atração a banda de axé Chiclete com Banana. O evento será rea-lizado no dia 17 de Dezem-bro de 2011. Os ingressos já estão a venda em Cachoei-ro na Dal Line Celulares no Shoping Sul e Centro. Cor-ra e já adquira o seu abadá.

CHICLETE COM BANANACACHOEIRO

THE ONE

SMIRNORFF PARTY

A The One realizará no dia 10 de Dezembro uma festa bem diferente das outras já realizadas, Smirnoff Party.Com início às 22h, ira ter ao decorrer da festa a Dose Dupla e 50% de desconto na Garrafa de Smirnofff.Comandando a festa terá os Dj's David Rocha e Boka.Valor dos ingresssos: Masc R$25,00 Fem R$15,00.Você não pode perder essa festa!!

OS MUPPETSDe férias em Los Angeles, Walter (Peter Linz), o maior fã dos Muppets em todo mun-do, seu irmão Gary (Jason Se-gel) e a namorada dele Mary (Amy Adams), de Smalltown, EUA, descobrem um nefasto plano do explorador de petró-leo Tex Richman (Chris Coo-per) para destruir o teatro onde os bonecos se apresentavam e extrair o petróleo do subsolo. Para salvar o local, eles resol-vem montar um programa de TV e arrecadar os US$ 10 mi-lhões necessários, além de aju-dar Kermit (Steve Whitmire) a reunir os Muppets, que tinham tomado rumos diferentes.

C I N E M A

EscolaParticipantes do projeto Es-cola que Protege estão encer-rando suas atividades de 2011 em um evento sobre Direitos Humanos, realizado pela Uni-versidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Nesta quinta (08) e sexta (09), ao longo do dia, eles estarão no campus Goia-beiras, para a última capacitação do ano. O Escola que Protege é um projeto que tem como obje-tivo criar uma rede que trabalhe em busca da prevenção da vio-lência à criança e adolescente

DTsA Prefeitura de Cachoei-ro de Itapemirim está for-mando a primeira turma no fundamental em parce-ria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Nesta quinta (08), às 19h30, um grupo de alu-nos da Emeb Galdino The-odoro comemora a conclu-são de mais uma etapa dos seus estudos por meio do Programa Nacional de In-tegração da Educação Pro-fissional.

NatalJuntamente com os mem-bros do Grupo de Ges-tão Integrada Municipal (GGIM), o prefeito Car-los Casteglione apresen-tou nesta quinta-feira (8) a operação Natal Seguro, que terá ações integradas en-tre as forças de segurança de Cachoeiro de Itapemi-rim neste fim de ano. O en-contro foi seguido por cole-tiva de imprensa e ocorreu no gabinete do prefeito, no centro da cidade.

opiniãoNewton Braga

Por Maicon Gaburo [email protected] / twitter - @gaburo123

[email protected]ço CidadãoQuando se perde um amigo

A história da humani-dade está repleta de re-latos sobre a importância da amizade, as formas como elas se constroem e, muitas vezes, destroem, os próprios envolvidos. A riqueza de uma verda-deira amizade é impos-sível de ser mensurada. Em tempos de alta tecno-logia e infovias, múltiplas linguagens são construí-das a cada dia para ex-pressá-la.

Como diria a poetisa portuguesa, Daniela Pe-reira: “Quando sentimos que perdemos um amigo, parte de nós é lágrima que cai desamparada... Mas lá dentro, há um sor-riso triste, a recordar os bons momentos que esta amizade nos deu. nas-ce um vazio de um todo quebrado e um mar cin-zento chora despedaça-

do pelas memórias que perderam a cor. Abre-se um buraco no peito e a enxada deve ter lâmina dura porque nos escava uma ferida tão profunda que esburaca o corpo só para nos atingir em cheio o recheio da alma”

não existe um progra-ma que nos permita dizer quem serão nossos ami-gos, quando se tornarão amigos ou sob que condi-ções. O certo é que exis-te apenas uma via de acesso, o coração. Este, que já fora chamado de “bandido”, não tem for-mula certa para ser atin-gido. Amigos ou amigas, muitos os fazemos des-de pequenino, na igreja, nas escolas, nas festas de família, no arrasta pé da viola, do forró, dos cam-pos, das roças, cerrados e cidades.

Reginaldo de Souza Silva – [email protected]

ATENÇÃO: As cartas devem ser enviadas com nome, bairro onde mora, e poderão ser resumidas. A Folha se reserva o direito de selecioná-las para publicação. E-mail sem iden-tificação completa será desconsiderado

A importância de dizer obrigado!O ser humano bus-

ca Deus sempre que está passando por al-gum tipo de sofrimento ou dificuldade. É o na-tural da nossa natureza: o instinto básico e fun-damental de pedir aju-da ao Pai Criador. Mas muitas vezes não perce-bemos que, da mesma forma que é importan-te pedir, também é ne-cessário louvar e agra-decer ao Pai por todas as coisas boas que rece-bemos.

Recentemente, minha família passou por esta experiência maravilhosa de agradecer. Agrade-cer por uma coisa verda-deiramente maravilhosa: a saúde da minha espo-sa, que sofre de fibro-mialgia, havia tido gran-

des melhoras. O médico constatou que os fortes remédios prescritos para aliviar o sofrimento - companheiros necessá-rios, mas desagradáveis na jornada – poderiam ser dispensados.

Só quem vivenciou de perto nossa luta em fa-mília, quem presenciou a maturidade com a qual meus filhos peque-nos souberam lidar com as dores constantes da mãe ou esteve próximo a nós diante das muitas renúncias feitas ao lon-go dos últimos três anos – quando foi diagnosti-cado a fibromialgia e a depressão – é que con-segue saborear o incom-parável gosto da vitó-ria. uma vitória obtida também por meio da fé.

Marcelo Bueno Costa – [email protected]

05Folha do E. SantoQuinta-Feira, 08 de Dezembro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

notaTom

e

políticaPESQUISA Vários bairros da periferia de Cachoeiro estão resolvendo suas demandas em forma de mutirão, cansados das promessas da prefeitura

Delícias de Pedra AzulA Escola Estadual Pedreiras, em Domingos Martins, está produzindo, com os alunos que participam da sala de recurso, um livro com as recei-tas preferidas da região. Fo-ram produzidos 50 livros, com receitas de bolos, doces, bis-coitos e de pratos da culinária italiana. Após a elaboração, os livros foram distribuídos para as famílias dos estudan-tes. Antes da confecção, os es-tudantes fizeram uma pes-quisa com os moradores de Pedra Azul, para descobrir as preferências gastronômi-cas do local. Dentre as recei-tas estão o pudim, bolo de beterraba, doce de abóbora e massa.

Lei João Inácio

Vários bairros da periferia de Ca-choeiro de Ita-pemirim-ES es-tão resolvendo

suas demandas em forma de mutirão. Cansados das pro-messas da prefeitura, que não acontecem, as comunidades estão colocando literalmen-te a mão na massa para pro-mover melhorias básicas nas ruas de seus bairros.

Mesmo com o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano em dia, o contribuin-te não consegue atendimento sobre necessidades urgentes. Os dois últimos casos aconte-ceram numa das ruas do bair-ro Gilson Caroni onde, em regime de mutirão, os mora-dores construíram uma esca-da e o muro de uma creche que estavam prometidos há meses

Agora foi a vez dos mo-radores da Rua Juvenal Vai-lant, no bairro Nossa Senhora Aparecida, que tiveram a ini-ciativa de calçar a própria rua. Eles se cansaram de espe-rar pelas promessas que até o momento não foram cumpri-das pela secretaria de Obras

A rua, inclinada e sem cal-çamento, sempre foi um gran-de problema para os morado-res do local. Há algum tempo atrás, os veículos não passa-vam causando indignação. Hoje um grande pedaço já está arrumado. Vários cami-nhões com cascalhos de gra-nitos, pó de pedra e sacos de cimentos foram comprados

Prefeitura promete, mas moradores executam obra

MORADORES do bairro Nossa Senhora Aparecida tiveram a iniciativa de calçar a própria rua

Segundo os moradores, Jonas Correia e Antônio Marcos Leitão, o calçamen-to irá trazer tranquilidade,

pois o maior sonho deles é ter uma rua em estado bom, pronta para ir e vir com dig-nidade. Várias ruas da re-

gião ainda estão sem calça-mento e eles esperam que as autoridades tomem algu-ma providência.

A Lei Mestre João Inácio vai contemplar mais seis repre-sentantes da cultura popular de Cachoeiro de Itapemirim com o registro de patrimônio vivo do município. Mestres e grupos de folclore com pelo menos dez anos de ativida-des podem se candidatar ao título. As inscrições serão re-alizadas na Secretaria Mu-nicipal de Cultura (Semcult), que fica na Praça Jerônimo Monteiro, no Centro. O obje-tivo da Lei, ativada pela pre-feitura em 2010, é fortalecer e manter vivas as manifesta-ções folclóricas de Cachoeiro. Por isso, além de receberem o registro, os contemplados as-sumem o compromisso de dis-seminar as práticas e os sabe-res que detêm.

Incaper capacitaO Instituto Capixaba de Pes-quisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), lan-çaram o primeiro Manual de uso Agrícola e Disposição do Lodo de Esgoto para o Esta-do do Espírito Santo. O uso do lodo na agricultura é resulta-do de um convênio de coope-ração técnico-financeira entre a Cesan e Incaper com o ob-jetivo de combinar desenvol-vimento à destinação correta aos recursos naturais.

Representantes das 20 secretarias e órgãos que assinaram o termo de compromisso firman-do as metas de redução dos gastos com custeio se reuniram para a apre-sentação dos resultados obtidos entre os meses de janeiro e outubro de 2011. No período houve a redução de 13% nos

gastos.O quadro de metas

instituído no termo de compromisso foi dividi-do em grupos de despe-sa: energia, vigilância, água e limpeza. Dentre eles, os órgãos estabe-leceram metas de re-dução em relação aos gastos do ano de 2010. Todos os órgãos, neste

período, obtiveram re-sultados positivos atin-gindo as metas estabe-lecidas.

O Mais com Menos objetiva aumentar a efi-ciência do gasto, pre-servando a qualidade da prestação dos servi-ços públicos, em bene-fício da população. Tem como diretrizes: contro-

le, ética, transparência e eficiência.

Os resultados alcan-çados são significativos. No exercício de 2010, o Poder Executivo Estadu-al economizou R$ 67,1 milhões e em 2011, foi oficializada por meio do decreto 2469-R, a con-tinuidade do Programa Mais com Menos.

Mais com Menos: ES reduz gastos com custeio

06 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 08 de Dezembro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

notaTom

e

geralLIBERDADE Castelo-ES formou mais uma turma do projeto de inclusão social com a participação de 81 jovens do município

Soçaite na SerraA bola vai rolar a partir des-ta quinta-feira e até domingo, no Campeonato brasileiro de Clubes de Futebol 7 Soçaite, realizado em nova Almeida, na Serra. Ao todo, 12 clubes vão participar da competi-ção, que vai envolver nomes como Júnior baiano e Athirson, ex-jogadores do Flamengo, e Edmundo, Sorato, Fabricio Carvalho, Pimentel e Alex Pi-nho, parte da história recente do Vasco da Gama. O even-to integra a programação da Caravana Esportiva - um pro-jeto do Governo do ES.

Produção cai no ES

Castelo-ES formou mais uma turma do projeto de in-clusão social com a participação de

81 jovens do município. São Tenentes, Sargentos, Cabos e Soldados pelo Programa “Jo-vens de Atitude” – Uma Nova Visão da Guarda Mirim”, e a cerimônia aconteceu na qua-dra da Escola “Nestor Go-mes”.

Esta é a segunda turma que se formou em Castelo e o pro-grama teve início no ano de 2009 através do trabalho vo-luntário dos Soldados da PM Sabino e Loredo, sob a coor-denação do Capitão Maria-ni. O objetivo maior é ensinar e encaminhar os jovens com idades de 12 a 21 anos para o mercado de trabalho e para a vida.

Para chegarem à formação os rapazes e moças receberam aulas teóricas sobre ética, re-gulamentação disciplinar, pri-meiros socorros, trânsito, mú-sica, palestras, acampamentos e participações em desfiles cí-

Projeto Social forma Guardas Mirins em Castelo

A produção industrial do Espí-rito Santo ficou em 0,0% em outubro em comparação com setembro, mesmo patamar re-gistrado no mês anterior. O ín-dice recuou em sete dos 14 locais que integram a Pesqui-sa Mensal de Indústria - Pro-dução Física Regional - , na passagem de setembro para outubro, na série ajustada sa-zonalmente, segundo o Insti-tuto Brasileiro de Geografia e Estatística (IbGE). Os recu-os mais acentuados foram ve-rificados em Goiás (-8,0%), Santa Catarina (-3,4%) e São Paulo (-2,6%). A Secretaria de Es-

tado da Educação (Sedu) definiu os locais de prova do Processo Sele-

tivo para ingresso nos cursos técnicos nas escolas da rede estadual, no primeiro semes-tre de 2012. Em Cachoeiro de Itapemirim-ES, as provas se-rão aplicadas no Liceu Muniz Freire, Rua Moreira, 171, In-dependência.

As provas serão aplicadas no próximo domingo de 8 às 12 horas e as avaliações serão compostas de questões obje-tivas de Língua Portuguesa e Matemática. A recomendação é que o candidato se apresen-te no local de prova com uma hora de antecedência, muni-do do comprovante de ins-crição, CPF e um documen-to de identificação com foto (Carteira Nacional de Habi-

Sedu aplica provas para cursos técnicos no domingo

A LISTA com os aprovados no Processo Seletivo será divulgada no dia 15 de dezembro

litação, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira de Identidade ou Passaporte).

Os candidatos com ne-cessidades especiais (sur-dez, baixa visão, cadei-rante) deverão entrar em contato com a escola que

ofertará o curso e informar a sua necessidade até ama-nhã. O candidato também deverá levar caneta esfero-gráfica de tinta azul ou pre-ta, pois somente estas serão aceitas para a marcação do cartão resposta.

O gabarito com as res-postas da prova objetiva es-tarão disponíveis na pró-xima segunda-feira nas escolas que ofertarão os cursos oferecidos e nas Su-perintendências Regionais de Educação (SRE).

www.folhadoes.com

EM CASTELO, mais uma turma do projeto Jovens de Atitude com 81 castelenses

vicos e campanhas educativas. Os formandos que irão re-

ceber os diplomas de “Jovens de Atitude” terão as seguin-tes patentes: três Tenentes,

sete Sargentos, 11 Cabos e 60 Soldados. O Programa já está abrindo inscrições para a pró-xima turma de 2012 e para fa-zer parte, os jovens do muni-

cípio podem fazer contato pelo telefone: (28) 3542-1725 ou pelo e-mail: [email protected] ou acessar o site: www.cisec.com.br

Ibama combate pescaPescadores do Sul do Espíri-to Santo foram flagrados em atividade ilegal nos rios Ita-bapoana e Itapemirim em uma fiscalização do Ibama. Quatro autos de infração fo-ram aplicados porque a pes-ca era realizada no perío-do da piracema. Além disso, dois quilômetros de redes fo-ram apreendidas, assim como apetrechos ilegais de pes-ca. Segundo os agentes am-bientais, a maioria dos peixes apreendidos durante a ação, foi devolvida aos rios. Pirace-ma é o período de reprodu-ção dos peixes que "sobem" o leito dos rios, nadando contra a correnteza, para fazer a desova na cabeceira dos cur-sos d'água.

07Folha do E. SantoQuinta-Feira, 08 de Dezembro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

VITRINE e s s a t o d o m u n d o v ê

Casório de Jamile Misse e Paulinho Pim

Highlights

A Campanha de Doação de Brinquedos realizadapelo Rotary Clube Cachoeiro e pela TV Gazeta Sul está um sucesso. Agora com o apoio também do Shopping Sul, onde foi montado um ponto de cole-ta aos domingos. ### A CVC VIAGENS transformao seu sonho de viajar em uma conquista inesquecí-vel! ### Empresário da VIAÇÃO FLECHA BRANCA,EDUARDO CARLETTE é leitor assíduo da Vitrine!!!

Parabéns especial

A destacada funcionária do Sicoob Sul de Marataízes,

GISELLE DE SOUZA festeja hoje mais uma data natalícia.

Desejamos muitos anos de vida!

A Casa de Apoio aos Portadores de Câncer...

está vendendo um lindo avental a R$ 30,00 e um delicioso panetone a R$ 7,00. O valor apurado na venda dos produtos será revertido aos projetos sociais da Casa. Quem puder colaborar com esta boa causa, deve entrar em contato com GIOVANI, pelo telefone 28 3517-0126.

A Imobiliária Multi Imóveis atua no mercado...

oferecendo as melhores opções de empreendimentos para quem pen-sa em realizar excelentes investimentos com segurança e garantia de qualidade. A empresa é especializada na comercialização de casas, apartamentos, terrenos, lojas, salas, entre outros, direcionados para quem pensa em melhor investir. Contatos ligue para 28 3511-2020.

Participamos, na terça-feira (06), ao lado do jorna-lista RAMON BARROS, do enlace matrimonial de JAMILE VALADÃO MISSE e PAULINHO PIM, noTHE CESAR CULINÁRIA CONTEMPORÂNEA, no Gil-berto Machado. ### Por lá revimos, os bons ami-gos JOÃO LUIZ TRAVAGLIA, do POSTO OÁSIS, e NELSINHO MACHADO, da NELSAT-SKY, os casaisANINHA - urologista JOSÉ PEDRO KADDOUM ea dentista NEUZA BERTHOLDI - tabelião do Car-tório Braga, LUCIANO GRILLO, e os tios da noi-va, ELOISA - ex-prefeito de Cachoeiro, ROBERTO VALADÃO. Muitos parabéns ao mais novo casal!!!

Até o dia 10 de dezembro, você pode colaborarcom a Campanha de Doação de Brinquedos quetem a realizaçãodo Rotary ClubeCachoeiro e daTV Gazeta Sul.No destaque, naPraça JerônimoMonteiro,participandoativamente dabonita campanha,a presidente daCasa da Amizade,JANE ALTOÉe a presidente do Rotary ClubeCachoeiro,DENISE VIEIRA.

As simpáticasVERÔNICASTHEL eGABRIELAFERRI:colocando opapo em diae saboreandouma deliciosae apetitosapizza, na Kiko’s Restaurantee Pizzaria,na AvenidaBeira Rio.

MICHELINE FERREIRA e o empresário da Nelsat-Sky, NELSINHO MACHADO: casal bacana que goza de muito prestígio na sociedade.

Na Nelsat-Sky, o cliente tem a melhor assistência...

do mercado. Faça uma visita ao quiosque da NELSAT, no 1º piso do Shopping Cachoeiro e confira a diferença. Contatos: 28 3521-9991.

28 3511-2029

08 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 08 de Dezembro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

A cantora e compositora AMANDA GARRUTH, com raízes em Cacho-eiro de Itapemirim-ES, é o grande sucesso em MPB no Rio de Janeiro.

40 Graus

+ Amanda Garruth com novo projeto na Baixada Fluminen-se, Rio de Janeiro, com muita MPB + A artista que tem raízes em Cachoeiro de Itapemirim--ES não esquece dos amigos e parentes + Castelo com va-riada programação de Natal e neste ano o Zoo Parque será uma das atrações + Cartunis-ta Rcardo Ferraz comemoran-do o sucesso obtido em 2011 e preparando novos projetos para o ano novo + Futebol de base de Cachoeiro brilhou com intensidade neste ano e promete para os próximos

+ Lei João Inácio premian-do novos mestres de folclore de Cachoeiro em vários estilos+ Comunidade de Monte Ale-gre preparando uma gran-de festa com o seu rico folclo-re + Bailão do Mazinho aberto durante as quartas, sextas, sá-bados e domingos com muitas atrações + Grupo de samba de Cachoeiro, o 522 com agen-da lotada para o final de ano na Grande Vitória + Progra-mação de Natal de Cachoei-ro promete iluminar a Praça Jerônimo Monteiro com mui-tas atrações + Salão de Ar-

tes Levino Fanzeres exibin-do até o dia 20 de janeiro os trabalhos vencedores do úl-timo concurso + Cineclube Jece Valadão programando atividades culturais e exibições de filmes para 2012 + Grupo musical Chen-Em-Em com agenda no limite para apre-sentações de Natal e Ano Novo + A banda é comanda-da pelo excelente música Ge-ronildo Sanson, o Sansão, de Vargem Alta + Casa de Cul-tura Roberto Carlos esperan-do um grande público de visi-tantes para os próximos dias.

BotecoLazer - Anchieta se tor-nou palco de mais um even-to gastronômico e a cida-de está recheada de sabores e novidades, em um circui-to abrangendo 14 empreen-dimentos, com os mais varia-dos petiscos encontrados nos bares, botecos e restaurantes da cidade. Até o dia 17 de de-zembro, os estabelecimentos estarão exibindo e comercia-lizando deliciosos pratos em versões exclusivas. Apresen-tações musicais também es-tão programadas para o perí-odo. Cada estabelecimento irá apresentar uma delícia, prepa-rada a base de produtos e tem-peros locais.

O cachoeirense boa praça GETÚLIO COSTA, hoje radicado na Serra, começou sua carreira na TV Sul e sempre competente.

Cultura – Até o próximo sába-do, Itapemirim-ES promove a sua Feira Literária. O evento acontece no Ginásio Waldir Al-ves e além de livros, com pre-ços promocionais, haverá tam-bém várias atividades como: palestras, contação de história, teatro de bonecos, bolamania, pintura de rosto, sombra, espe-táculos de mágicas e apresen-tação de peça teatral. O horário de funcionamento da feira, será de 07h30 às 21h. No sábado, o evento começa às 10h e termi-na às 16h. O Ginásio Munici-pal Waldir Alves, fica situado à Avenida Cristiano Dias Lopes Filho, S/Nº, em frente ao pólo de apoio presencial da Univer-sidade Aberta do Brasil - UAB.

Feira

Música – Mais um trabalho produzido com recursos da Lei Rubem Braga de incentivo à cultura faz sucesso na cidade e nos demais municípios capixa-bas. É o CD “Cheiro de Chu-va” do músico Fábio Coelho. No álbum, Fábio apresenta dez composições inéditas de sua autoria que passeiam pelo pop e pelo reggae, principalmen-te. Algumas canções têm apelo regional e contam com o som de pios que reproduzem o can-to de aves, feitos na tradicio-nal fábrica de sua família, em Cachoeiro. O disco conta com as participações especiais das cantoras Zanashara e Zabelê, filhas de Pepeu Gomes e Baby do Brasil, e do renomado gui-tarrista de blues, Big Gilson.

ChuvaLazer – O Natal será comemo-rado com uma série de ativida-des culturais gratuitas em Ca-choeiro de Itapemirim. A partir da próxima quarta-feira, a Pra-ça Jerônimo Monteiro, bem no centro da cidade, vai ser palco de apresentações musicais, pe-ças teatrais e atrações para as crianças. Serão seis dias de ati-vidades com 17 atrações que vão ajudar a conferir clima na-talino à cidade e garantir op-ções de lazer e entretenimento aos moradores. Vão se apre-sentar na praça corais de crian-ças e igrejas, artistas beneficia-dos pela Lei Rubem Braga de incentivo à cultura, bandas e grupos de teatro locais e folias de reis do município.

Celebração

Cultura – A Lei Mestre João Inácio vai contemplar mais seis representantes da cultura popu-lar de Cachoeiro de Itapemi-rim com o registro de patrimô-nio vivo do município. Mestres e grupos de folclore com pelo menos dez anos de atividades podem se candidatar ao títu-lo. As inscrições serão realiza-das na Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), que fica na Praça Jerônimo Monteiro, no Centro.

Lei

Esporte - A Corrida de São Sil-vestre de Iconha/ES que será realizada no dia 18 de dezem-bro é organizada pela Associa-ção Papa Léguas do Espírito Santo e Prefeitura Municipal de Iconha através da Secreta-ria Municipal de Administra-ção e Esportes. As Inscrições serão realizadas até a data de 10 de dezembro, através do formulário de Inscrição dispo-nibilizado no site da Prefeitu-ra Municipal de Iconha e en-caminhados por fax ou e-mail

CorridaMúsica – Representantes da sociedade e prefeitura conti-nuam as reuniões em Alegre, na região do Caparaó, para acertar detalhes da a 26ª edi-ção que será realizada no ano que vem. O projeto da estrutu-ra do festival está pronto, mas, por enquanto, está em sigilo. A previsão é de que ainda esse mês, seja levado ao público, bem como os nomes das atra-ções. A data prevista para o evento é de 6 a 9 de junho.

Festival

Lazer - Dentro da programa-ção de final de ano em Cacho-eiro de Itapemirim-ES, acon-tece no próximo dia 14, a apresentação musical com o cantor Arnoldo Silva, na Praça Jerônimo Monteiro. Arnoldo que ainda curte o lançamento do seu CD “Depois do Café” vai mostrar os seus grandes su-cessos e canções inéditas

Natal

Fã m

uito

esp

ecia

l

Um esqueleto vestido de Papai Noel pro-vocou polêmica em Leesburg, no estado da Virgínia (EUA). Uma mulher enfurecida demoliu a obra anti-Natal criada por Jeff Heflin que estava exposta em uma cruz do lado de fora do tribunal do condado de Loudoun.

A americana Nicole Zivich, que era treinadora da equipe de animadoras de torcida de uma escola na Flórida, nos EUA, diz que foi demi-tida do cargo porque dividia o tempo de trei-nadora com o trabalho em um restaurante da rede Hooters, conhecido por suas garçonetes usarem "trajes reveladores".

“Para provar que está mesmo super recuperada, Ivete Sangalo deu o ar de sua graça na janela do hospital onde está internada, em Salvador. A aparição da cantora ocorreu na manhã des-ta quarta-feira (7), após a divulgação do ter-ceiro boletim médico sobre seu quadro clínico.

"Quando o vejo no corredor, saio fora."

Ratinho , sobre Silvio Santos, dono do SBT

JRC O L U N A

Irina Shayk é uma das modelos mais belas do mundo e, além de tudo isso, é namorada do jo-gador do Real Madrid Cristiano Ronaldo. Mas ela provou que não precisaria namorar um astro do futebol, pois bastaria sua sensualidade para se tornar conhecida.

Esqueleto de natal

Vida dupla

Escolheu pessoa erradaUm bandido de 24 anos escolheu a pessoa errada para assaltar na última sexta-feira em Chi-cago, no estado de Illinois (EUA). Anthony Miran-da tentou rou-bar um lutador de MMA (artes mar-ciais mistas) e aca-bou apanhando, segundo a emisso-ra de TV "ABC".

Macaco pintor

Quadros pintados pelo macaco "Pockets" estão em uma exposição em Toronto, no Canadá. As obras devem alcançar até 300 dólares canadenses (cerca de R$ 560). O di-nheiro arrecadado será revertido para um santuário de animais em Uxbridge.

SE APROXIMAnDO DO EX

Mal anunciou seu divórcio com Kris Humphries, Kim Kardashian recebeu uma mensagem do ex--namorado, o jogador de futebol americano Re-ggie Bush, perguntando se ela estava bem. Será que a socialite vai chorar as mágoas nos om-bros do ex? Pelo menos é o que diz a revista "Life&Style", que faz revelações sobre a reapro-ximação entre ambos.

DE MALAS PROnTAS>>Sabrina Sato não passará as suas fé-rias no Brasil. A in-tegrante do Pânico na TV!, da RedeTV!, já comprou suas passagens para Miami, nos Esta-dos Unidos. A in-tenção da artis-ta é embarcar no mês de janeiro, quando as gra-vações param por um mês.

Recuperada

Durante o desfile de Natal da Disney esta semana, Justin Bieber pôde realizar o so-nho de uma fã muito especial. Jazmin, uma de suas beliebers, é cega e tinha o grande sonho de conhecer seu ídolo pes-soalmente. Justin não duvidou um só mo-mento, e aceitou encontrar-se com ela.

www.folhadoes.com

Repaginada no visualFernanda Paes Leme deu adeus às antigas ma-deixas. A atriz postou em seu Twitter uma foto com o resultado da transforma-ção. Os cabelos estão castanhos, com leves ondas e uma franjinha lateral.

10 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 08 de Dezembro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vende-se um apartamento, 124 m², bairro idependência, ótima localização, financiável, telefo-ne para contato 9279-8700.

Vendo um terreno de 360 m² no bairro Vila Rica/ próximo à Casa das Meninas. Valor 25.000,00. Contato (28) 3511-2369

"Alugo área para depósito 170m², proximo ao centro de Cachoeiro e Vendo martele bosch 30 kg revisa-do Tel. (28) 3036-4155/ 3511-9101 (horário comercial)

Vende-se 3 casas 2 de 120m e 1 de 60m ,todas terminadas e gradiadas,IPTU do ano pago, 2 estão alugadas,Rui Pinto Ban-deira Rua: João Afonso de Mi-randa prox. ao morro do cigano tel(028)9958-9478,falar com Nel-som ou Marlene

Vendo-se imóvel na Rua Mario Au-gusto de Moraes Bairro Gilberto Machado proximo a pracinha dos macacos.( Uma área medindo 340 m toda edificada com jardim, piscina, area para festa com cobertura churra-queira e cosinha, sáuna com 2 ba-nheiro e sala de descanso mais dois quartos uma copa e dois ba-nheiros) Fone para contato 28-99615366/ 35227168 / 30361887

Vendo quarto e sala no centro da cidade R$ 50 mil / Telefone (21) 9636-6294

Vendo sítio na Tijuca com telefone, urgência. 2 Alqueires. Entrar em contato 3517-4609 falar com João ou Marcos, dispenso curiosos.

Vende-se um lote no bairro Gilber-to Machado próximo ao Jaraguá. Dina - 9956 5151

O sitio Fonte das Águas e Casa de Campo. Convida você, sua família, amigos, igrejas, escolas para des-frutar nesta nova temporada, das pequenas cachoeiras, da área de churrasqueira do parque infantil e outras atividades. LIGUE AGORA E FAÇA SUA RE-SERVA TEL: (28)9881-5939/9884-3657ACESSE: sitiofontedasaguas.com.br

Vende-se uma casa na rua Cos-ta Bartolomeu, 14, no bairro Ruy Pinto Bandeira com, 3 quartos, sala, copa, cozinha, área de ser-viço grande, banheiro, varanda com garagem para 3 carros. Tel 9986-4742

Vende-se apartamento no bairro Vila Rica com 160m², 2 quartos, 2 banheiros sala de estar, sala de jantar, cozinha conjugada, varan-da, área de serviço com churras-queira sem garagem não financiá-vel pela caixa Tel: (28)9938-9856/

(28)3517-7410 Dirley

VENDO APARTAMENTO, com Es-critura, no Conj. Residencial Áttila Vivacqua, BL. D2B, Ap. 203, Bair-ro Independência, com 03 quartos, 02 banheiros, 01 quarto de empre-gada com área de serviço, cozi-nha, copa e sala de estar. Refor-mado com armários embutidos, piso de mármore e granito. Valor: R$ 210.000,00 – À VISTA. Tratar com Fabrício – (28) 9955-1197.

Vende-se um apartamnento todo reformado na Rua Raimundo An-drade Edifício Paulo Sul, Aparta-mento 403 - IBC - Tel 3521-4485 , Audicéia

Vende-se um terreno de 416m² em Marataízes, próximo ao Super-mercado Navio. Informações pelo fone: (28) 3517-5104 / (28) 9918-4484 falar com JorgeVende-se três casas na rua Papa João Paulo I nº 21 - Vila Rica - Próx. ao Clube do tiro. R$ 280.000,00 tel 3517-0324

Vende-se um terreno na rua Elias dos Santos, Bairro Basiléia medin-do 200 m² - Contato: Ronaldo (27) 9243-9110

VENDO TERRENO, Bairro Gilber-to Machado, excelente localiza-ção, 400m², c/21 metros de frente, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² semi acaba-do (faltando acabamento interno), com 3 quartos (1suite), com am-pla área projetada para bar e chur-rasqueira e garagem - KM 90 óti-ma localização. Falar com Elimário - 9252-7404 e 3511-3886

Um galpão, 500m² em Marataízes, excelente localização, 9945-4646. Vilceir

Vende-se dois andares de casa com terreno de fundo, no bairro Paraíso, ótima visinhança. Falar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325

Vende-se uma casa no bairro Gil-son Carone, urgente. Valor R$ 25.000,00 aberto a negociações. Tratar com: (28) 9921-6932 / (28) 9968-1376

Vende-se uma casa no bairro Gil-son Carone, Valor R$ 20mil, com urgência, tel 9921-6932.

Vendo lote esc. e registrado na região que mais valoriza no ES, localizado na Praia das Neves, P. Kennedy. Apenas R$ 18.000,00, tratar 9884-3458.

Vende-se ou troca-se por uma casa na praia. 100 m² . Av. Linha Vermelha, José Felix Cheim Nº 32 - Bairro Zumbi - Tel: 9884-1671 - Ilário RibeiroVendo loja de papelaria, xerox, boutique e etc, toda montada em perfeito estado, em funciona-

Alugo apartamento terreo (temporada) em Marataízes Cidade Nova, c/ 3 quartos, varanda e garágem (inter-na) p/ 2 automóveis. Conta-to: (28) 9985-7080.

Vendo e alugo casas e apar-tamentos para carnaval e tem-porada de verão. Rua sete de setembro nº 220 - Marataízes (28) 3532-5250 - (28) 9962-3130

Praia de Itaoca - Casa - Alu-guel de casa para temporada.Ótima localização, capacidade para 12 pessoas. (28) 3529-2043 / (28) 8805-6499, falar com Beth.

Itaóca Praia - Aluguel para temporada casa ampla e are-jada - 2 quartos, 2 banheiros, garagem, 3 quadras da praia - Ótima Localização. Beth (28) 3529-2043 - 8805-6499.

Aluga-se apartamento Edi-fício Topázio, Bairro Gilber-to Machado, 4 quartos(2 su-ítes), 4 vagas de garagem , dep. de empregada, área de lazer completa. Informações pelo fone (28)9956-5151 falar com Dina

Alugo Galpão no aeropor-to na rua da Vimacom. Valor : 1200,00 (28) 9961-869

Vende-se Padaria Completa funcio-nando. 9925-1398. Wellington

Aluga-se Loja 35m² com me-zanino excel. Localização no 2º piso do shopping Cachoeiro. Aluguel a combinar. (28) 9968-3145Vendo antena rural para celular com cabo de 5m, kit e o apare-lho celular, eu instalo Valor : 400,00

VENDE-SE1 amassadeira 25 Kg (Gepanix)

2 armários de Pão de Sal1 Vitrine Visorâmica Gelopar 2m

1 divisória1 Vitrine polar 1,80 m

1 Caixa Polar1 Cafeteira

1 forno a Gás de 8 telas1forno de Lenha de 5 telas

9925-1398Wellington

REPRESENTANTE COMER-CIAL. Procura representada para Curitiba e região metro-politana. Como representante ou pre-posto. Tratar 041-9969-2155 emial [email protected]. Mande a c/c que deposito o valor. Att.Pedro.

Zaka Comércio Contrata-se auxiliar de escritório e es-toquista, Avenida Aristides Campos, nº 113, onde funcio-nava o antigo Frangão. Infor-mações pelo fone: (28) 3522-6769 / 3517-1000 falar com Patrícia Ferreira

EMPRESA MULTINACIONAL oferece oportunidade de ne-gócio para empreendedores informações. 9968-6955

Procuro emprego como bal-conista, Auxiliar de Cozinha ou recepcionista. 9925-6429 - Claudia

Precisa-se estoquista de auto peças, preencher currículo pelo site. www.pegab.como.br

Precisa-se de vendedor de au-topeças com experiência

Interessados preencher o cur-rículo pelo site

www.pegab.com.br

VENDE-SE2 BALCÕES BRANCOS

1,40X40X1,14C/ DIVISÕES DE VIDRO E

PORTASBALCÃO BRANCO 1,10X1,10X1,00

C/ DIVISÕES DE VIDRO CONTATO:9985-1506

Tel: 9882-0033 \ 8111-3728

Manicure e pedicure a domicí-lio telefone de contato (28) 9945-7277 falar com Tamires

Vendo Moto XTZ 250, Lander Azul. Ano 2008.Muito nova. Único dono. Va-lor R$ 9.500,00 contato (28) 3522-0326 ou 9945-1465 . Patrick

Vendo ou troco Citroen C3 Completo 1.4, 2010/2011. Falar com Márcia 3522-7892 / 9938-2254

Escort Hobbi ano 94\95, cinza, 2 portas, básico todo revisado e com documenta-ção em dia Valor : 5000,00 tel: 9882-0033 \ 8111-3728

Vendo CRF 230/2009, BOULEVARD 800/2007, CBX 750/87, e PALIO WE-EKEND 1.4/ 2007, PEUGEOT 206 05/06 interessados falar com Flavio (28) 9961-8691

Vende-se um Logus 94/95. R$ 4 mil. Tra-tar 9901-6784

Vende-se uma Honda twister ano 2004 vermelha . Tratar 9955-0850/3521-1208

Vende-se uma Honda CG 150 ks ano 2006/2007 vermelha . Tratar 9955-0850/3521-1208

Vende-se um Fiat Uno Mille Economy 09/09. Perfeito estado. Tratar 81129241 / 99630903 / 99025083

mento, com firma registrada a 21 anos, no mesmo local, endereço Av. Monte Castelo, Independên-cia, sem nenhum protesto. Boas condições de pagamento. Motivo: Mudança de cidade. Telefones de contato, 9901-7350 e 9255-9631.

Vende - se casa de 120m² em Ma-rataizes com dois quartos, sala, cozinha, copa, banheiro e varan-da. Contato: Fabricio Fontes. Cel: (28) 9996-0618 e 3517 - 0425.

Vendo apartamento no Centro da cidade 2 quartos , 2 salas,2 banheiros, cozinha serviço. Co-mercial, Residencial R$ 150 mil (21)9636-6294

APROVEITE!!!! Vendo lote 640m2, Excelente localizaçäo, no Bairro Gilberto Machado.Contato: 9956.5151 c/ 5537.

EXCELENTE OPORTUNIDA-DE!!!! Vendo lote, 390m2 na Rua: Agostinho Madureira, Bairro Gil-berto Machado.

SERVIÇOS DE INFORMÁTICA EM GERAL. Manutenção, formata-ção, roteamento de modem, com-partilhamento de internet, redes, peças recondicionadas com o menor preço, atendimento com-pleto no local. Também arte grá-fica, diagramação e sistemas simplificados para seu pequeno negócio. Profissional com mais de 12 anos no mercado. Orça-mento gratuito. Wellington Rody 3518-7396 ou 9974-3827.

Vende-se comput. DualCore 1.80 Ghz - 2 gb de ram - 1 TB de hd, palca de videio geforce 9500 gt de 1 gb, fonte de 500 wats reais, leitor de cartões de memória, 9 portas usb, gravador de dvd, mo-nitor lcd 17´5". R$ 1.250,00 - Thiago - 28 9968-9953

11Folha do E. SantoQuinta-Feira, 08 de Dezembro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vende-se URGENTE!CONTATO: JOSÉ ROBERTO (28) 9985-9052

MESA PARA REFEITORIO COM 8 LUGARES R$ 445,00

ROUPEIRO INSALUBRE COM 4 PORTAS R$ 245,00

ESTÃO EM PERFEITO ESTADO DE CONSERVAÇÃO E APENAS 1 ANO DE USO.

VAGA PARA ASSISTENTE

SOCIAL:

EMPRESA MÉDIO PORTE DO SUL

DO ESTADO PRECISA DE UMA

ASSISTENTE SOCIAL.

SITOS:EXPERIÊNCIA MÍNIMA NA FUNÇÃO E SABER PILOTAR MOTO. SALÁRIO:

A COMBINAR.ENVIAR CURRÍCULO

PARA:

[email protected]

(27) 3229-6393 / 9252-9286

12 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 08 de Dezembro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

CINECLUBE ENCERRA AS ATIVIDADES

11Folha do E. SantoQuinta-Feira, 23 de Dezembro de 2010Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Gilson,

Estive há pouco aqui em casa com o Ma-theus Persici. E vou de carona com ele pra Cachoeiro, chegan-do aí na quarta por volta do meio-dia... E na quinta, estare-mos no Paiol da Go-reth... Matheus disse que o melhor seria fa-

zer a tertúlia do livro do fim do JB impres-so no Cineclube Jece Valadão, mas, na cor-reria...

Eis o que mais ou menos já enviei pro Toninho Miranda e postei no meu blog... Aliás, andei afasta-do das redes sociais por motivos pessoais nos últimos três dias,

e acabei me deletan-do, num único dia, de cinco grupos pra evi-tar os avisos de inte-ração... Se puder, me reinscreva nos dois grupos de Cachoeiro..

Bem, se puder, apa-reça e divulgue a ter-túlia em casa... Grato e grande abraço!

Alfredo

MENSAGEM VIA FACEBOOK

Vai ser lança-do em Ca-choeiro, no p r ó x i m a quinta-fei-

ra, dia 23 de dezembro de 2010, o livro “JB - Me-mórias de um Secretá-rio – Pautas e Fontes”, de Alfredo Herkenhoff, que conta facetas da trajetó-ria centenária do Jornal do Brasil, entre inúmeras histórias do cotidiano da produção de reportagens.

O livro inclui dezenas de depoimentos de jor-

nalistas abordando o fim do ciclo impresso do JB, que desde setembro se limita a aparecer na ver-são digital na internet. A noite de autógrafos será no Paiol, boteco de luxo que exerce a função de aproximar afetivamen-te pessoas entre as mais interessantes da Terra do Rei, Cachoeiro de Itape-mirim. A confraterniza-ção, com a presença do autor, começa às 20h e ele avisa: não tem boca livre, cada um banca o

seu banquete. O autor foi colunista do Caderno B, tendo trabalhado por 20 anos no chamado Jor-nal da Condessa. Ocupou diversos cargos, de secre-tário a chefe de reporta-gem. Alfredo Herkenhoff vai ficar alguns dias em Cachoeiro e traz na ba-gagem um datashow, 125 imagens entre as melho-res de Evandro Teixeira, um dos principais fotó-grafo do JB nos últimos 50 anos e que é homena-geado no livro.

O FIM DO JORNAL DO BRASILHISTÓRIAS E MEMÓRIAS

O Cineclube Jece Valadão teve um ano repleto de a t iv idades

proporcionado aos seus membros muita diversida-de e cultura geral aos inte-ressados em interagir du-rante todo o ano de 2010.

Recebemos do Institu-to Newton Braga, carta-zes originais de filmes di-rigidos e atuados por Jece Valadão, que teve uma re-percursão enorme no ce-nário. Com um coquetel de inauguração, lotando a sede provisória do Cine-clube, o Stúdio 27. Além da inauguração da Galeria Ricardo Ferraz, com a ex-posição de obras do artis-ta plástico Felipe Mourad.

Foram produzidos tra-balhos audiovisuais, do-cumentários e curta metra-gens, tivemos a honra de publicarmos nossos ma-teriais impressos no jor-nal Folha do ES, nas ter-ças, quintas e sextas. E aos domingos, podemos final-mente divulgar a nossa Revista Mensal.

Agradecemos a todos de fizeram parte, de uma forma ou de outra, do ano produtivo que o Cineclube por ter, e contamos com a presença de cada vez mais pessoas para o ano que vem se aproximando.

CINECLUBE ENCERRA AS ATIVIDADES

11Folha do E. SantoQuinta-Feira, 23 de Dezembro de 2010Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Gilson,

Estive há pouco aqui em casa com o Ma-theus Persici. E vou de carona com ele pra Cachoeiro, chegan-do aí na quarta por volta do meio-dia... E na quinta, estare-mos no Paiol da Go-reth... Matheus disse que o melhor seria fa-

zer a tertúlia do livro do fim do JB impres-so no Cineclube Jece Valadão, mas, na cor-reria...

Eis o que mais ou menos já enviei pro Toninho Miranda e postei no meu blog... Aliás, andei afasta-do das redes sociais por motivos pessoais nos últimos três dias,

e acabei me deletan-do, num único dia, de cinco grupos pra evi-tar os avisos de inte-ração... Se puder, me reinscreva nos dois grupos de Cachoeiro..

Bem, se puder, apa-reça e divulgue a ter-túlia em casa... Grato e grande abraço!

Alfredo

MENSAGEM VIA FACEBOOK

Vai ser lança-do em Ca-choeiro, no p r ó x i m a quinta-fei-

ra, dia 23 de dezembro de 2010, o livro “JB - Me-mórias de um Secretá-rio – Pautas e Fontes”, de Alfredo Herkenhoff, que conta facetas da trajetó-ria centenária do Jornal do Brasil, entre inúmeras histórias do cotidiano da produção de reportagens.

O livro inclui dezenas de depoimentos de jor-

nalistas abordando o fim do ciclo impresso do JB, que desde setembro se limita a aparecer na ver-são digital na internet. A noite de autógrafos será no Paiol, boteco de luxo que exerce a função de aproximar afetivamen-te pessoas entre as mais interessantes da Terra do Rei, Cachoeiro de Itape-mirim. A confraterniza-ção, com a presença do autor, começa às 20h e ele avisa: não tem boca livre, cada um banca o

seu banquete. O autor foi colunista do Caderno B, tendo trabalhado por 20 anos no chamado Jor-nal da Condessa. Ocupou diversos cargos, de secre-tário a chefe de reporta-gem. Alfredo Herkenhoff vai ficar alguns dias em Cachoeiro e traz na ba-gagem um datashow, 125 imagens entre as melho-res de Evandro Teixeira, um dos principais fotó-grafo do JB nos últimos 50 anos e que é homena-geado no livro.

O FIM DO JORNAL DO BRASILHISTÓRIAS E MEMÓRIAS

O Cineclube Jece Valadão teve um ano repleto de a t iv idades

proporcionado aos seus membros muita diversida-de e cultura geral aos inte-ressados em interagir du-rante todo o ano de 2010.

Recebemos do Institu-to Newton Braga, carta-zes originais de filmes di-rigidos e atuados por Jece Valadão, que teve uma re-percursão enorme no ce-nário. Com um coquetel de inauguração, lotando a sede provisória do Cine-clube, o Stúdio 27. Além da inauguração da Galeria Ricardo Ferraz, com a ex-posição de obras do artis-ta plástico Felipe Mourad.

Foram produzidos tra-balhos audiovisuais, do-cumentários e curta metra-gens, tivemos a honra de publicarmos nossos ma-teriais impressos no jor-nal Folha do ES, nas ter-ças, quintas e sextas. E aos domingos, podemos final-mente divulgar a nossa Revista Mensal.

Agradecemos a todos de fizeram parte, de uma forma ou de outra, do ano produtivo que o Cineclube por ter, e contamos com a presença de cada vez mais pessoas para o ano que vem se aproximando.

CINECLUBE CONCLUI MAIS UMA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

O Cineclube Jece Valadão, em par-ceria com a Véi de Saia Filmes, conclui as gravações e montagem de mais uma produção do projeto Memória Viva de Cachoeiro, com

o documentário "Athayr Cagnin, poeta e cida-dão de Cachoeiro". O filme está em fase de fina-lização, aos cuidados de Paulim Paraizo, Beto Souza e Estelemar Martins. Seu lançamento está previsto para fevereiro de 2012.

Estelemar Martins, apresentador e realizador do documentário

Lucimar Costa, ator e diretor excelente participação especial.

Evandro Moreira, escritor, com notável contribuição ao filme.

13Folha do E. SantoQuinta-Feira, 08 de Dezembro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

CINECLUBE ENCERRA AS ATIVIDADES

11Folha do E. SantoQuinta-Feira, 23 de Dezembro de 2010Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Gilson,

Estive há pouco aqui em casa com o Ma-theus Persici. E vou de carona com ele pra Cachoeiro, chegan-do aí na quarta por volta do meio-dia... E na quinta, estare-mos no Paiol da Go-reth... Matheus disse que o melhor seria fa-

zer a tertúlia do livro do fim do JB impres-so no Cineclube Jece Valadão, mas, na cor-reria...

Eis o que mais ou menos já enviei pro Toninho Miranda e postei no meu blog... Aliás, andei afasta-do das redes sociais por motivos pessoais nos últimos três dias,

e acabei me deletan-do, num único dia, de cinco grupos pra evi-tar os avisos de inte-ração... Se puder, me reinscreva nos dois grupos de Cachoeiro..

Bem, se puder, apa-reça e divulgue a ter-túlia em casa... Grato e grande abraço!

Alfredo

MENSAGEM VIA FACEBOOK

Vai ser lança-do em Ca-choeiro, no p r ó x i m a quinta-fei-

ra, dia 23 de dezembro de 2010, o livro “JB - Me-mórias de um Secretá-rio – Pautas e Fontes”, de Alfredo Herkenhoff, que conta facetas da trajetó-ria centenária do Jornal do Brasil, entre inúmeras histórias do cotidiano da produção de reportagens.

O livro inclui dezenas de depoimentos de jor-

nalistas abordando o fim do ciclo impresso do JB, que desde setembro se limita a aparecer na ver-são digital na internet. A noite de autógrafos será no Paiol, boteco de luxo que exerce a função de aproximar afetivamen-te pessoas entre as mais interessantes da Terra do Rei, Cachoeiro de Itape-mirim. A confraterniza-ção, com a presença do autor, começa às 20h e ele avisa: não tem boca livre, cada um banca o

seu banquete. O autor foi colunista do Caderno B, tendo trabalhado por 20 anos no chamado Jor-nal da Condessa. Ocupou diversos cargos, de secre-tário a chefe de reporta-gem. Alfredo Herkenhoff vai ficar alguns dias em Cachoeiro e traz na ba-gagem um datashow, 125 imagens entre as melho-res de Evandro Teixeira, um dos principais fotó-grafo do JB nos últimos 50 anos e que é homena-geado no livro.

O FIM DO JORNAL DO BRASILHISTÓRIAS E MEMÓRIAS

O Cineclube Jece Valadão teve um ano repleto de a t iv idades

proporcionado aos seus membros muita diversida-de e cultura geral aos inte-ressados em interagir du-rante todo o ano de 2010.

Recebemos do Institu-to Newton Braga, carta-zes originais de filmes di-rigidos e atuados por Jece Valadão, que teve uma re-percursão enorme no ce-nário. Com um coquetel de inauguração, lotando a sede provisória do Cine-clube, o Stúdio 27. Além da inauguração da Galeria Ricardo Ferraz, com a ex-posição de obras do artis-ta plástico Felipe Mourad.

Foram produzidos tra-balhos audiovisuais, do-cumentários e curta metra-gens, tivemos a honra de publicarmos nossos ma-teriais impressos no jor-nal Folha do ES, nas ter-ças, quintas e sextas. E aos domingos, podemos final-mente divulgar a nossa Revista Mensal.

Agradecemos a todos de fizeram parte, de uma forma ou de outra, do ano produtivo que o Cineclube por ter, e contamos com a presença de cada vez mais pessoas para o ano que vem se aproximando.

CINECLUBE ENCERRA AS ATIVIDADES

11Folha do E. SantoQuinta-Feira, 23 de Dezembro de 2010Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Gilson,

Estive há pouco aqui em casa com o Ma-theus Persici. E vou de carona com ele pra Cachoeiro, chegan-do aí na quarta por volta do meio-dia... E na quinta, estare-mos no Paiol da Go-reth... Matheus disse que o melhor seria fa-

zer a tertúlia do livro do fim do JB impres-so no Cineclube Jece Valadão, mas, na cor-reria...

Eis o que mais ou menos já enviei pro Toninho Miranda e postei no meu blog... Aliás, andei afasta-do das redes sociais por motivos pessoais nos últimos três dias,

e acabei me deletan-do, num único dia, de cinco grupos pra evi-tar os avisos de inte-ração... Se puder, me reinscreva nos dois grupos de Cachoeiro..

Bem, se puder, apa-reça e divulgue a ter-túlia em casa... Grato e grande abraço!

Alfredo

MENSAGEM VIA FACEBOOK

Vai ser lança-do em Ca-choeiro, no p r ó x i m a quinta-fei-

ra, dia 23 de dezembro de 2010, o livro “JB - Me-mórias de um Secretá-rio – Pautas e Fontes”, de Alfredo Herkenhoff, que conta facetas da trajetó-ria centenária do Jornal do Brasil, entre inúmeras histórias do cotidiano da produção de reportagens.

O livro inclui dezenas de depoimentos de jor-

nalistas abordando o fim do ciclo impresso do JB, que desde setembro se limita a aparecer na ver-são digital na internet. A noite de autógrafos será no Paiol, boteco de luxo que exerce a função de aproximar afetivamen-te pessoas entre as mais interessantes da Terra do Rei, Cachoeiro de Itape-mirim. A confraterniza-ção, com a presença do autor, começa às 20h e ele avisa: não tem boca livre, cada um banca o

seu banquete. O autor foi colunista do Caderno B, tendo trabalhado por 20 anos no chamado Jor-nal da Condessa. Ocupou diversos cargos, de secre-tário a chefe de reporta-gem. Alfredo Herkenhoff vai ficar alguns dias em Cachoeiro e traz na ba-gagem um datashow, 125 imagens entre as melho-res de Evandro Teixeira, um dos principais fotó-grafo do JB nos últimos 50 anos e que é homena-geado no livro.

O FIM DO JORNAL DO BRASILHISTÓRIAS E MEMÓRIAS

O Cineclube Jece Valadão teve um ano repleto de a t iv idades

proporcionado aos seus membros muita diversida-de e cultura geral aos inte-ressados em interagir du-rante todo o ano de 2010.

Recebemos do Institu-to Newton Braga, carta-zes originais de filmes di-rigidos e atuados por Jece Valadão, que teve uma re-percursão enorme no ce-nário. Com um coquetel de inauguração, lotando a sede provisória do Cine-clube, o Stúdio 27. Além da inauguração da Galeria Ricardo Ferraz, com a ex-posição de obras do artis-ta plástico Felipe Mourad.

Foram produzidos tra-balhos audiovisuais, do-cumentários e curta metra-gens, tivemos a honra de publicarmos nossos ma-teriais impressos no jor-nal Folha do ES, nas ter-ças, quintas e sextas. E aos domingos, podemos final-mente divulgar a nossa Revista Mensal.

Agradecemos a todos de fizeram parte, de uma forma ou de outra, do ano produtivo que o Cineclube por ter, e contamos com a presença de cada vez mais pessoas para o ano que vem se aproximando.

saúdePESQUISA

Casos de derrames aumentam com o fumoUm estudo canaden-

se comprovou que os fumantes têm o dobro de chances de sofrer um derrame em com-paração com os não fu-mantes. Ainda segundo o estudo, quando o fu-mante abandona o ci-garro, esse índice di-minui e o risco de ele sofrer um AVC se com-para ao de uma pessoa que nunca fumou.

Ao deixar o vício, se o ex-fumante seguir uma alimentação equilibra-da e fazer atividades fí-sicas, o risco de ele so-

frer um acidente vascular cerebral cai significativa-mente, concluiu o estu-do.

Os especialistas ana-lisaram 982 pacientes que sofreram derrame ao longo de dois anos. Eles descobriram que a idade média das vítimas de der-rame que fumavam era de 58 anos.

Os estudiosos aler-tam que fumar causa ar-teriosclerose acúmulo de placas de gordura nos va-sos sanguíneos- e aumen-ta o risco de coágulos. Os fumantes têm o dobro de

Câncer e o diabetesPessoas com diabetes têm maiores chances de desen-volver adenomas, um pre-cursor do tumor no cólon, de acordo com um estudo fei-to por cientistas da Vete-rans Affairs Medical Center, em nova York, e apresenta-do no American College of Gastroenterology. Segundo os pesquisadores, os resulta-dos foram observados ape-nas em pessoas com dia-betes do tipo 2 e a mesma relação ainda não pode ser feita com o tipo 1 da doen-ça. Para realizar o estudo, os pesquisadores compararam o vídeo da colonoscopia de 278 pacientes com diabetes e de outras 278 pessoas li-vres da doença.

Soja pode ajudar aemagrecer, diz estudoCientistas espa-

nhóis desco-briram que as propr iedades contra a obe-

sidade e hepatoprotetoras das isoflavonas - substân-cias de origem vegetal en-contradas na soja - atuam de forma similar a deter-minados hormônios que o organismo humano segre-ga, como os estrogênios.

O estudo, feito por membros do Centro de Pesquisa Biomédica em Rede-Fisiopatologia de Obesidade e Nutrição (CI-BERobn) da Fundação Imabis de Málaga, foi tes-tado em roedores e pu-blicado na edição de de-zembro da revista British Journal of Pharmacology.

Além das propriedades protetoras das isoflavonas da soja contra o aumento de peso, a pesquisa mos-trou também seu papel na

OS ELEMENTOS contidos na soja seriam especiais no emagrecimento

Balé clássico para a saúdeuma pesquisa britânica constatou que o balé clás-sico traz mais benefícios do que a até então imbatível natação. O estudo analisou fatores como força, flexibi-lidade e equilíbrio corporal e constatou que a dança é superior ao esporte aquáti-co, considerado até então o melhor esporte.no estudo, os bailarinos se mostraram mais fortes do que os nadadores. Os dan-çarinos também tiveram me-lhores resultados em testes de flexibilidade e equilí-brio. Até no quesito porcen-tagem de gordura corporal eles se saíram melhores do que os nadadores.

ativação da gordura mar-rom termogênica e na re-dução da gordura no fíga-do, informou o CIBERobn

em comunicado. A apli-cação das isoflavonas em humanos poderia estabe-lecer uma nova via tera-

pêutica para a obesidade utilizando, em vez de re-médios, esse ingrediente ativo da soja.

saúdemai

s

Cientistas descobriram que as propriedades contra a obesidade existentes na soja atuam de forma similar aos estrogênios

ESTUDOS comprovam a relação do fumo com casos de AVC

OPINE VOCÊ TAMBÉMWWW.TWITTER.COM/FOLHAES

www.folhadoes.com

Gene associado ao sonoSó mais cinco minutos. Esse é o desejo de muitas pessoas quan-do precisam acordar cedo, e essa vontade de dormir mais pode ter explicação científi-ca. um estudo envolvendo mais de dez mil pessoas de diversos países europeus concluiu que os que possuem o gene AbCC9 precisam de cerca de 30 minu-tos a mais de sono por noite.Segundo o estudo, publicado na revista científica Molecular Psychiatry, um em cada cinco europeus carrega o gene.

riso de sofrer um derra-me causado por um vaso sanguíneo rompido- AVC

hemorrágico- do que as pessoas que não fazem uso do cigarro.

14 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 08 de Dezembro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

notaTom

e

regionalLIBERDADE Todo ano, mais de 150 mil pessoas se emocionam com um espetáculo concebido especialmente para essa época tão especial

DER em alerta no EstadoDevido ao grande volume de chuva que atinge o Espí-rito Santo o Departamen-to de Estradas de Rodagem (DER-ES) mantém de plan-tão as equipes de conser-va. nos trechos onde hou-ve quedas de barreiras, homens e máquinas atuam para garantir a trafegabi-lidade.O DER-ES está percorrendo todas as regiões afetadas pelas chuvas e realizando serviços emergenciais para garantir o tráfego seguro nas rodovias estaduais. O serviço de tapa-buracos só poderá ser realizado nos períodos de estiagem.

Conselho da Juventude

A programação de Natal do município de I t a p e m i r i m --ES, com uma

agenda repleta de atrações, terá no próximo sábado, às 21h, o “Show Especial de Natal da Família Lima", que já é conhecido no Bra-sil inteiro.

Todo ano, mais de 150 mil pessoas se emocionam com um espetáculo con-cebido especialmente para essa época tão especial. "Porque Natal é feito pra se passar em Família". O evento acontecerá na Pra-ça Domingos José Martins, no centro de Itapemirim.

O grupo vai apresentar o novo trabalho "1,2,3,4,5", projeto que apresenta com-posições em sintonia com o atual momento do merca-do musical, em um híbrido do físico e virtual.

Depois do lançamento de "Carmina Burana" (fi-

Família Lima antecipa o Natal de Itapemirim-ES

Quem tem interesse em parti-cipar em Cachoeiro de Itape-mirim do Conselho Municipal da Juventude pode se inscre-ver até amanhã.Para se inscrever é preci-so comparecer à Secretaria Municipal de Desenvolvimen-to Social (Semdes), na Ilha da Luz, com documento de iden-tidade com foto e um com-provante de participação nos segmentos propostos (cópia de Ata, declaração, carteiri-nha ou carta), no caso de tra-balho e renda também será aceita a carteira de traba-lho, assinada e o contrache-queCachoeiro de

Itapemirim-ES lança quatro produtos cul-turais patro-

cinados pela Lei Rubem Braga nesta semana. São dois livros, um curta me-tragem de animação e um espetáculo de dança.

Os livros são "Olhos de Espanto / O Fio da Asa", da contista Regina Herke-nhoff Coelho, e "À San-ta Causa, com Humor", do cartunista Ricardo Fer-raz. O curta de animação é "As Piabas de Meu Pai", de Marcelo Grillo. Esses lançamentos serão na noi-te de hoje.

Em seguida começa a série de quatro apresenta-ções do espetáculo "Uma Viagem com a Dona Bara-tinha - Entre as Pedras e os Céus", projeto de Rubens Benincá, apresentado pela

Lei Rubem Braga contempla quatro projetos

LEI que leva o nome do Sabiá da Crônica contemplou mais quatro projetos

Escola de Dança Denise Prates. O evento acontece às 20h30, no Teatro Muni-cipal Rubem Braga.

Exemplares dos livros

e do curta metragem lan-çados nesta semana, serão doados para a prefeitu-ra de Cachoeiro. Eles vão ser encaminhados para bi-

bliotecas escolares do mu-nicípio. Já o espetáculo de dança será apresenta-do gratuitamente, em três ocasiões, durante 2012.

www.folhadoes.com

A FAMÍLIA Lima faz o Natal antecipado do município de Itapemirim, sul do ES

nal de 2007), considerado o projeto mais ousado da carreira e muito bem rece-

bido pela crítica especiali-zada, os músicos da Famí-lia Lima dão continuidade

à liberdade artística e vol-tam, três anos depois, com o inovador "1, 2, 3, 4, 5".

Feira Literária emItapemirim-ESAté o próximo sábado, acon-tece em Itapemirim, uma Feira Literária, no Ginásio Waldir Alves. Além de livros, com pre-ços promocionais, haverá tam-bém várias atividades como: palestras, contação de história, teatro de bonecos, bolamania, pintura de rosto, sombra, espe-táculos de mágicas e apresen-tação de peça teatral.O horário de funcionamen-to da feira, será de 07h30 às 21h. no sábado, o evento começa às 10h e termina às 16h. O Gi-násio Municipal Waldir Alves, fica situado à Avenida Cristia-no Dias Lopes Filho, S/nº, em frente ao pólo de apoio pre-sencial da universidade Aber-ta do brasil - uAb.

15Folha do E. SantoQuinta-Feira, 08 de Dezembro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

políciapolíciam

ais

PESQUISA

Mulher mata o marido no município de Apiacá-ES

Segundo uma testemunha, a dona de casa desferiu um golpe de faca contra o seu companheiro e acertou o lado direito do peito da vítima

Em mais uma ação contra a pesca predató-ria no período da Pira-cema nos Rios Itabapoa-na e Itapemirim, Agentes Ambientais Federais fla-graram diversos pesca-dores em atividade ile-gal. Quatro autos de infração foram aplica-dos.

Foram mais de dois quilômetros de redes apreendidas, além de apetrechos ilegais de pesca. Segundo os Agen-tes Ambientais, a maioria dos peixes apreendidos durante a ação, foram devolvidos aos rios.

Piracema é o período de reprodução dos pei-xes que “sobem” o leito dos rios, nadando contra a correnteza, para fa-zer a desova na cabecei-ra dos mesmos. A pesca fica proibida neste perí-odo todos os anos e toda atividade fica classifica-da como predatória.

A atividade destes pescadores multados era de colocar redes de es-pera, de um lado a ou-tro dos rios, para pegar os peixes que tentassem “subir” o leito dos mes-mos. Os fiscais do Iba-ma agiram para impedir esta atividade e devolver os peixes ainda vivos ao habitat natural.

A pesca ilegal duran-te o período da pirace-ma compromete a repro-dução de centenas de espécies, e a proteção para a reprodução dos peixes é uma das ferra-mentas usadas para im-pedir a extinção dos mesmos. As redes apre-endidas durante a ação serão incineradas.

Uma mulher ma-tou o próprio marido em Apiacá, no sul do Estado e o

crime aconteceu na noite da última terça-feira depois de um desentendimento entre um casal.

Segundo as informações Elbert Gomes Vieira, 25, ha-via se desentendido com a sua companheira, Sandra Apolinário Emidio, 30, e no momento da discussão o ca-sal estava com uma arma branca. Segundo uma teste-munha, a dona de casa desfe-riu um golpe de faca contra o seu companheiro e acertou o lado direito do peito da vítima que caiu agonizando no meio da rua.

A Polícia Militar foi acio-nada e o conduziu para a San-ta Casa da cidade, mas a vi-tima morreu pouco minutos depois. A mulher, depois de

Por Ronaldo Brasil

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i a

O CORPO da vítima foi encaminhada para o IML de Cachoeiro de Itapemirim-ES

matar o companheiro, teria entregado a arma do crime ao seu filho de 14 anos para guardar.

A arma foi encontrada es-condida próximo a um mata-

gal próximo ao local do crime e a mulher foi detida e enca-minhada para o DPJ de Ca-choeiro de Itapemirim-ES e entregue ao plantão sul onde foi ouvida e ficou a disposi-

ção da justiça. Sandra confessou o crime

e disse aos policiais que gol-peou o marido para se defen-der já que estava sendo agre-dida.

www.folhadoes.com

Ibama flagra pesca predatória no Sul do Estado

O numero de ocor-rências registradas por roubos e furto em Cachoeiro de Itapemi-rim-ES vem assustan-do os moradores que estão com medo de sair de casa para ir a outro lugar. Várias re-sidências foram visi-tadas pelos ladrões na cidade e os roubos acontecem em qual-quer bairro e hora.

Os casos têm sido um desafio até mes-

mo para a policia que conta com um peque-no numero de viaturas. Somente em uma casa no Abelardo Machado, os bandidos levaram aproximadamente R$ 20 mil em jóias.

Com a chegada do Natal, o comércio tam-bém já se preocupa devido ao número de assaltos. O comandan-te do 9º BPM garan-te que preparando um plano de segurança

Uma menina de 13 anos foi morta a faca-das, na noite desta se-gunda-feira, em Apare-cida de Goiânia. O crime aconteceu na zona rural da cidade, no Conjun-to Planalto. Segundo a Polícia Militar, a meni-na teria sido morta pelo namorado, de 29 anos.

A PM informou que a garota apresentava di-versos cortes, mas não soube precisar o núme-ro de facadas. O suspei-

to também esfaqueou a avó da vítima, que foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de e levada para o Hos-pital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa).

Inda não há informa-ções sobre o que teria motivado o jovem a co-meter o crime. De acor-do com a PM, testemu-nhas devem começar a ser ouvidas nesta terça--feira.

Roubo em residências assusta moradores Menina de 13 anos é morta a facadas

16 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 08 de Dezembro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)