química - pré-vestibular impacto - solubilidade

2
KL 140208 SOLUBIDADE Frente: 01 Aula: 02 PROFº: THOMAS A Certeza de Vencer FAÇO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!! Fale conosco www.portalimpacto.com.br ENSINO MÉDIO - 2008 COEFICIENTE DE SOLUBILIDADE É a quantidade máxima, em grama, de soluto que se dissolve numa quantidade fixa de solvente a uma dada temperatura. Exemplo: o coeficiente de solubilidade do KNO 3 em água é 31,6 g de KNO 3 para 100 g de H2O a 20 ºC. Solução insaturada: é aquela que ainda consegue dissolver mais soluto, a uma dada temperatura fixa, ou seja, ainda não atingiu o coeficiente de solubilidade. Solução saturada: é aquela que não consegue mais dissolver soluto, dada uma temperatura fixa, ou seja, atingiu o coeficiente de solubilidade. Solução supersaturada: é aquela que ultrapassou o coeficiente de solubilidade, são instáveis, onde haverá a formação do corpo de fundo ou precipitado. Curvas de solubilidade: são gráficos que indicam como o coeficiente de solubilidade varia com a temperatura. Normalmente a solubilidade de uma substância varia com a temperatura. O gráfico que representa a solubilidade de uma substância em função da temperatura é denominado de curva de solubilidade. Existem três tipos de curvas: - Curvas Ascendentes: representam as substâncias cujo coeficiente de solubilidade aumenta com a temperatura. São substâncias que se dissolvem com a absorção de calor, isto é, a dissolução é endotérmica. - Curvas Descendentes: representam as substâncias cujo coeficiente de solubilidade diminui com o aumento de temperatura. São substâncias que se dissolvem com liberação de calor, isto é, a dissolução é exotérmica. EXERCÍCIOS PARA OS VENCEDORES 01. Seis soluções aquosas de nitrato de sódio, NaNO 3 , numeradas de I a VI, foram preparadas, em diferentes temperaturas, dissolvendo-se diferentes massas de NaNO 3 em 100g de água. Em alguns casos, o NaNO 3 não se dissolveu completamente. Este gráfico representa a curva de solubilidade de NaNO 3 , em função da temperatura, e seis pontos, que correspondem aos sistemas preparados: A partir da análise desse gráfico, é CORRETO afirmar que os dois sistemas em que há precipitado são a) I e II. b) I e III. c) IV e V. d) V e VI. 02. O processo Solvay de obtenção do Na 2 CO 3 , matéria- prima importante na fabricação do vidro, envolve os reagentes CO 2 , NH 3 e solução saturada de NaCl. Na solução final encontram-se os íons NH + 4(aq) , Na + (aq) , Cl - (aq) e HCO - 3(aq)

Upload: quimica-qui

Post on 06-Jun-2015

4.128 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Química - Pré-Vestibular Impacto - Solubilidade

KL 140208

SOLUBIDADE

Frente: 01 Aula: 02

PROFº: THOMAS A Certeza de Vencer

FAÇO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!!

Fale

con

osco

ww

w.p

orta

limpa

cto.

com

.br

EN

SINO

MÉD

IO -

2008

COEFICIENTE DE SOLUBILIDADE

É a quantidade máxima, em grama, de soluto que se dissolve numa quantidade fixa de solvente a uma dada temperatura. Exemplo: o coeficiente de solubilidade do KNO3 em água é 31,6 g de KNO3 para 100 g de H2O a 20 ºC.

Solução insaturada: é aquela que ainda consegue dissolver mais soluto, a uma dada temperatura fixa, ou seja, ainda não atingiu o coeficiente de solubilidade.

Solução saturada: é aquela que não consegue mais dissolver soluto, dada uma temperatura fixa, ou seja, atingiu o coeficiente de solubilidade.

Solução supersaturada: é aquela que ultrapassou o coeficiente de solubilidade, são instáveis, onde haverá a formação do corpo de fundo ou precipitado.

Curvas de solubilidade: são gráficos que indicam como o coeficiente de solubilidade varia com a temperatura.

Normalmente a solubilidade de uma substância varia com a temperatura. O gráfico que representa a solubilidade de uma substância em função da temperatura é denominado de curva de solubilidade. Existem três tipos de curvas: - Curvas Ascendentes: representam as substâncias cujo coeficiente de solubilidade aumenta com a temperatura. São substâncias que se dissolvem com a absorção de calor, isto é, a dissolução é endotérmica.

- Curvas Descendentes: representam as substâncias cujo coeficiente de solubilidade diminui com o aumento de temperatura. São substâncias que se dissolvem com liberação de calor, isto é, a dissolução é exotérmica.

EXERCÍCIOS PARA OS VENCEDORES 01. Seis soluções aquosas de nitrato de sódio, NaNO3, numeradas de I a VI, foram preparadas, em diferentes temperaturas, dissolvendo-se diferentes massas de NaNO3 em 100g de água. Em alguns casos, o NaNO3 não se dissolveu completamente. Este gráfico representa a curva de solubilidade de NaNO3, em função da temperatura, e seis pontos, que correspondem aos sistemas preparados: A partir da análise desse gráfico, é CORRETO afirmar que os dois sistemas em que há precipitado são a) I e II. b) I e III. c) IV e V. d) V e VI. 02. O processo Solvay de obtenção do Na2CO3, matéria-prima importante na fabricação do vidro, envolve os reagentes CO2, NH3 e solução saturada de NaCl. Na solução final encontram-se os íons NH+

4(aq), Na+(aq), Cl-(aq)

e HCO-3(aq)

Page 2: Química - Pré-Vestibular Impacto - Solubilidade

FAÇO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!!

Fale

con

osco

ww

w.p

orta

limpa

cto.

com

.br

EN

SINO

MÉD

IO -

2008

Analisando, no gráfico apresentado, as curvas de solubilidade em função da temperatura, é correto afirmar que: a) são dissoluções exotérmicas b) são dissoluções endotérmicas c) A 400C a solubilidade do NaHCO3 é diferente do NaCl d) somente a do NaCl é endotérmica 03. Ao analisar o gráfico acima, percebe-se que:

a) a solubilidade do KCl é maior que a do KBr. b) à medida que a temperatura aumenta a solubilidade diminui. c) a solubilidade do KBr é maior que a do KCl. d) quanto menor a temperatura, maior a solubilidade. e) o KCl apresenta solubilização exotérmica. 04. A curva de solubilidade de um sal hipotético é:

Se a 20°C misturarmos 20g desse sal com 100g de água, quando for atingido o equilíbrio, podemos afirmar que: a) 5 g do sal estarão em solução. b) 15 g do sal será corpo de fundo (precipitado). c) o sal não será solubilizado. d) todo o sal estará em solução. e) 5 g do sal será corpo de fundo (precipitado). 05. A partir do diagrama a seguir, que relaciona a solubilidade de dois sais A e B com a temperatura são feitas as afirmações:

I - existe uma única temperatura na qual a solubilidade de A é igual à de B. II - a 20°C, a solubilidade de A é menor que a de B. III - a 100°C, a solubilidade de B é maior que a de A. IV - a solubilidade de B mantém-se constante com o aumento da temperatura. V - a quantidade de B que satura a solução à temperatura de 80°C é igual a 150g. Somente são corretas: a) I, II e III. b) II, III e V. c) I, III e V. d) II, IV e V

06. Considere o gráfico, representativo da curva de solubilidade do ácido bórico em água. Adicionando-se 200g de H3BO3 em 1,00kg de água, a 20°C, quantos gramas do ácido restam na fase sólida?

a) 50,0 b) 75,0 c) 100 d) 150 e) 175 07. (PUC) A tabela abaixo mostra a solubilidade de vários sais, a temperatura ambiente, em g/100 mL.

AgNO3 = 260 Al2(SO4)3 = 160 NaCl = 36 KNO3 = 52 KBr = 64

Se 25 mL de uma solução saturada de um desses sais foram completamente evaporados, e o resíduo sólido pesou 13 g, o sal é:

a) AgNO3. b) Al2(SO4)3. c) NaCl. d) KNO3. e) KBr. 08. Considere o gráfico de solubilidade de vários sais em água, em função da temperatura.

Baseando-se no gráfico e nos conhecimentos sobre soluções, é INCORRETO afirmar que: a) a solubilidade do Ce2(SO4)3 diminui com o aumento da temperatura. b) o sal nitrato de sódio é o mais solúvel a 20 °C. c) a massa de 80 g de nitrato de potássio satura 200 g de água a 30 °C. d) dissolvendo-se 60 g de NH4Cl em 100 g de água, a 60 °C obtém-se uma solução insaturada.