quick reference

47
CADASTRANDO NOVOS PRODUTOS Caso o operador deseje incluir um novo produto em seu cadastro, deverá o mesmo atender a alguns pré-requisitos que influenciarão neste cadastro. Menu Cadastro/ Grupos Cadastramento de todos as seções do posto de combustíveis ou da loja de conveniência. Importante para as apurações financeiras e contábeis. Caso o operador deseje cadastrar um novo produto, cabe verificar se já existe uma seção ou departamento adequado para vincular ao produto. Ex.: Código Seção/Grupo 100 Combustíveis 200 Lubrificantes 300 Filtros... Ou, dependendo do caso 010 Combustíveis 020 Lubrificantes 030 Filtros ... 1

Upload: alexpunisher8109

Post on 23-Jun-2015

343 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Quick Reference

CADASTRANDO NOVOS PRODUTOS

Caso o operador deseje incluir um novo produto em seu cadastro, deverá o mesmo atender a alguns pré-requisitos que influenciarão neste cadastro.

Menu Cadastro/ GruposCadastramento de todos as seções do posto de combustíveis ou da loja de conveniência. Importante para as apurações financeiras e contábeis.Caso o operador deseje cadastrar um novo produto, cabe verificar se já existe uma seção ou departamento adequado para vincular ao produto. Ex.:

Código Seção/Grupo100 Combustíveis200 Lubrificantes300 Filtros...

Ou, dependendo do caso

010 Combustíveis020 Lubrificantes030 Filtros...110 Bebidas120 Bebidas Alcoolicas130 Cigarros

* Clicar no botão incluir, informar o código numérico para o departamento ou seção. Informar o nome para o respectivo departamento ou seção e pressionar a tecla enter para salvar.;

1

Page 2: Quick Reference

O intervalo numérico a ser utilizado dependerá do número de departamentos a serem criados. Caso o departamento ou seção desejada já exista, pular este passo.

Menu Cadastro/ UnidadesCadastramento de todas as formas de compra e venda de produtos. Importante para as notas fiscais e cupons fiscais como referência obrigatória. Ex.:

Código UnidadeCX CAIXAUN UNIDADELT LITROM3 METRO CÚBICO

Caso a unidade de compra ou venda já exista, pular este passo.

Menu Cadastro/ AlíquotasDe acordo com o Emissor de Cupom Fiscal existente no estabelecimento, cadastrar as alíquotas de ICMS e ISS. Ex.:Código Percentual01 702 1203 1804 2505 5 (exemplo no caso do ISS).

SÓ UTILIZAR ESTA TABELA CASO O EMISSOR DE CUPOM FISCAL EXISTA NO ESTABELECIMENTO E A CODIFICAÇÃO DE SUAS ALÍQUTOAS ESTEJAM BEM

2

Page 3: Quick Reference

CLARAS PARA O USUÁRIO FINAL. CASO CONTRÁRIO, CONTACTE A MICROSFFER INFORMÁTICA.Caso a alíquota desejada já exista, pular este passo.

Menu Cadastro/ FornecedoresCadastramento de todos os fornecedores de mercadoria para revenda.O preenchimento deverá ser da forma mais completa possível. Muito importante para portarias do tipo SINTEGRA e GRF.Caso o fornecedor desejado já exista, pular este passo.

Menu Cadastro/ ProdutosCadastramento de todas as mercadorias para revenda (combustíveis e demais produtos), prestação de serviços próprios e de qualquer natureza. Importante para o controle de estoque e vendas.Tópicos:

Código:Código do produto.Para tanto poderíamos definir como exemplo:Código 100001, 100002, 100003, 100004, 200001, 200002, 200003, 200004, etc...Onde: 100 ou 200 os três primeiros dígitos do código representa o departamento do produto e 001, 002, 003, 004, etc... representa o código do produto com intervalo possível de 001 até 999.

Descrição: Nome do produto.

3

Page 4: Quick Reference

SUGESTÕES: Recomenda-se preenchimento deste campo evitando redundâncias do tipo:LUBRIFICANTE ALFA 1/2, FILTRO CH-2470. O nome do produto será um dos meios de pesquisa para o usuário. Tente utilizar somente: ALFA ½, CH-2470, B-12, PROAL, etc...Identifique as medidas e características de cada item. Ex.: ALFA 1/2 LT, PROAL GALÃO 20LT, HELIX 20W40 500 ML, etc...

Código de Barra: Código utilizado pelos leitores de código Barra de barra (emuladores de teclado) para identificação do produto. Ferramenta interessante para rápida localização no cadastro e também para evitar os indesejáveis erros de digitação na hora de efetuar a venda do item. Observação: O usuário pode atribuir vários códigos de barra a um mesmo produto. Ex.: Todo e qualquer refrigerante em lata será comercializado no sistema através do produto 700008 – REFR.LATA 350 ML. Caberá ao usuário adicionar todos os códigos de barra de todas as embalagens de refrigerante em lata no cadastro desse produto.

Tipo: Diferencia os produtos entre: COMBUSTÍVEIS, MERCADORIA OU SERVIÇOS.Se classificado como COMBUSTÍVEIS controla LMC e Estoques.Se classificado como MERCADORIA controla Estoques.Se classificado como SERVIÇOS - não controla Estoques nem LMC.

4

Page 5: Quick Reference

Grupo: Define o departamento, setor, ou segmento do produto. Previamente definido em tabelas=>grupos, permitira uma melhor visualização de relatórios de vendas, estoques e até mesmo lucratividades de determinados setores ou departamentos.

Vl.Comissão: Valor da comissão a ser paga na venda do Comissão produto.

% Comissão: Percentual da comissão a ser paga na venda comissão do produto.

Lançamento: data do cadastramento. Data extraída do CPU.

Grupo ECF: Código de grupo ou departamento para impressão no ECF.Basta repetir o código do grupo (previamente cadastrado em tabelas grupos). A partir da versão 5.10 do SIGPOSTO, o relatório de vendas por departamento é impresso no ECF de acordo com esta tabela e não mais de acordo com a tabela da impressora.

Alíquota: Cadastrada previamente em tabelasalíquotas, esta deve corresponder a tributação do produto a ser cadastrado. Segue cadastrado como padrão:FF = 0,00 para produtos substituídos tributariamente.II = 0,00 para produtos isentos do ICMS.NN = 0,00 para produtos não tributáveis ao ICMS.Obs.: Estas alíquotas são de padrão nacional e em qualquer ECF.

5

Page 6: Quick Reference

Estoque: Quantidade mínima exigida no estoque. Se o produto estiver abaixo do informado neste campo, o sistema emitirá um relatório informando o quanto deve ser comprado e quanto custará a reposição. (em nível de último custo).

Preço a Vista: Preço de revenda ao consumidor.Obs.: no caso dos combustíveis que podem ter até 02 preços diferentes, isto modifica-se em tabelasbicos. Neste campo sempre prevalece o preço a VISTA.

Unidade de Compra: Especifica de qual forma é comprada a mercadoria. Ex.: Caixas, Pacotes, Maços, etc...

Unidade de Venda: Especifica de qual forma é vendida a mercadoria. Ex.: Latas, Litros, Frascos, Unidades, etc...

Relação Unidade: Especifica quantas unidades de venda, compõe uma unidade de compra. Ex.: Coca-Cola. Compra-se a caixa com 24 latas. A unidade de compra seria CAIXA. A unidade de venda seria LATA e a relação seria preenchida com 24. Uso facultativo quando o produto for fornecido por diversos fornecedores com embalagens de padrões diferentes.

Inativo: Se preenchido, permite que o produto não apareça mais na listagens de produtos cadastrados ou seja exibido para venda.

6

Page 7: Quick Reference

Odômetro: Utilizar apenas para o GNV (Gas Natural Veicular). Dispensa o controle de estoque desta mercadoria, controlando apenas a quantidade na saída.

Cozinha: Exibir o produto no sub-sistema de produção. Este sub-sistema gerencia o produto vendido que deverá ser montado na cozinha (lanches, e pratos). NÃO SE APLICA AO SISTEMA DE CONTROLE DE POSTOS. Marcar este campo não afeta nenhuma funcionalidade do sistema.

Custo Médio: Custo médio do produto. Este campo é calculado automaticamente no lançamento das notas fiscais de compra do produto. Em caso de pré-existir uma planilha de custos, vale a pena já preencher este campo.

% ICMS RETIDO: Percentual de ICMS retido na compra do produto quando este é substituído tributariamente. Em virtude de algumas portarias do ICMS do estado, esta informação constará em alguns relatórios a serem entregues ao órgão competente.

Último Custo: Ultimo custo do produto apurado da ultima nota fiscal de compra lançada.

Ult.Compra : data da ultima compra deste produto. Preenchido automaticamente quando lançada a primeira nota

7

Page 8: Quick Reference

Classif.Fiscal: Campo de preenchimento desnecessário, tendo em vista que o posto não industrializa produto algum.

Sit.Tributária: Este campo serve para diferenciar um produto tributado, isento, substituído tributariamente, etc... na mesma nota fiscal. Recomendável consultar um Contabilista para obter maiores informações.

Peso: Peso da produto para emissão de notas fiscais.

Código SEFAZ: Código do produto perante a Secretaria da Fazenda para efeitos da portaria do Sintegra e do GRF-CBT

Limite: Quantidade máxima de peças na revenda para funcionários.

% Margem Max: Percentual de lucro a ser aplicado sobre a ultima compra do produto. Este campo age conjuntamente com a tela de Movimento Entrada de Estoque. Caso o usuário deseje utilizar esta função, basta preencher este campo e quando lançar a nota de compra do produto, clicar no botão Recalcular $ Venda.

Foto: Ilustração do cadastro do produto com fotos. Formatos: BMP, GIF e JPG. Permite visualizar a foto do produto no ato da venda no PDV.

Código: Seleção do(s) fornecedor(es) do produto. Permite vincular um ou mais fornecedores ao mesmo produto. Deve-se lembrar que não poderá haver isenção

8

Page 9: Quick Reference

de fornecedor e que apenas o (s) fornecedor (es) relacionados nesta tela poderão constar nas notas fiscais de compra de produtos no lançamento para o sistema.

Logotipo: Sujeito a seleção no campo código.

Artigo: Código de barra do produto perante seu fornecedor. Uma determinada mercadoria comprada de vários fornecedores pode ter seu código de barra diferente. Caso isto ocorra, utilize este campo para informar tal código. Isto pode auxiliar muito no momento de lançar as notas de compra dos mesmos.

CRIANDO UM PRODUTO COMPOSTO

1 – O produto F1 MASTER SL 20W50 já existe no cadastro de produtos sob o código 107001;2 – Cadastrar um novo produto sob o código 107050 com a descrição PROM.F1 MASTER SL L3P2;3 – No produto 107050 no folder COMPOSIÇÃO, vincular o produto 107001. Com o campo quantidade igual a 3, o sistema saberá que a venda da promoção acarretará a baixa de 03 peças do produto original.Outros exemplos:

Produto => Hot-DogComposição do Hot-Dog:01 Pão01 SalsichaouProduto => Caixa de Cerveja Skol 12 LatasComposição da Caixa:12 Cervejas Skol 350 ml

9

Page 10: Quick Reference

CADASTRANDO NOVOS CLIENTES

Menu Cadastro/ ClientesInicialmente para o cadastramento de todos os clientes a prazo (FIADO/NOTAS A COBRAR). Não esquecer de preencher corretamente a programação do cliente (semanal, quinzenal, mensal, etc...).

Neste mesmo cadastro, o usuário poderá cadastrar preço diferenciado para o cliente.O preço diferenciado, será controlado pelo sistema, dando acréscimos ou descontos ao cliente dependendo de sua condição específica.Tópicos:

FOLDER DADOS PESSOAISCódigo: Código do cliente.

Logotipo: Nome fantasia ou apelido do cliente.

Razão Social: Nome ou Razão Social completa do cliente.

Tipo de Pessoa: Se pessoa jurídica exibe CNPJ e INSCRIÇÃO ESTADUAL. Se pessoa física exibe CPF e RG.

CNPJ: Número da inscrição do fornecedor no cadastro de pessoas Jurídicas. CPF - tamanho 11, numérico, formato 999.999.999-99, preenchimento facultativo.

10

Page 11: Quick Reference

Inscrição Estadual: Número da inscrição do fornecedor na Secretaria da Fazenda do Estado.

Contato: Nome da pessoa de contato na empresa.

Dt.Nascto.: Data de nascimento quando pessoa física.

Dt Cadastro: Data do cadastramento. Data extraída do CPU.

Inativo: marcar esta opção caso queira ocultar o cliente no PDV. Utilizado nos casos de clientes que não abasteçam mais no posto e que ainda não possam ser excluídos no sistema.

FOLDER IDENTIFICAÇÃO Conta: Código da forma de pagamento selecionada para este cliente. Previamente existentes em Tabelas Plano de Contas podemos definir o cliente da seguinte forma: Ex.:3500000000 Notas a Cobrar (apenas digitando o número 35 no campo e pressionando a tecla ENTER)Os exemplos acima ilustram os códigos e as respectivas modalidades de pagamento. Por se tratarem de controles específicos são as mais utilizadas pelos usuários de sistema. As demais como DINHEIRO, CHEQUE A VISTA, CARTÕES, etc... não dependem de vinculação para liberação do cliente no PDV.

Descrição: Preenchido de acordo com o código de pagamento selecionado.

11

Page 12: Quick Reference

Limite: Limite de crédito concedido para o cliente. O limite estabelecido neste campo é extremamente respeitado pelo sistema. Digamos que o cliente não possua limite algum estipulado, este campo deverá ser preenchido de 999.999, caso contrário devemos digitar um valor para que o mesmo não ultrapasse a esse limite em suas faturas.

Vencimento: Definição da Agenda do cliente cadastrado. O cliente poderá ser:0-Sem Programação - Fechamento individual de contas. Este cliente só poderá ser faturado individualmente. Mesmo nos fechamentos envolvendo as outras programações este nunca estará disponível selecioná-lo isoladamente.1-Diário - Fechamento diário. Todo cliente com esta classificação, terá suas contas faturadas diariamente.2-Semanal - Fechamento Semanal. Todo cliente com esta classificação, terá suas contas faturadas semanalmente e podendo optar pelo dia da semana.3-Decenário - Fechamento Decenário. Todo cliente com esta classificação, terá suas contas faturadas decendialmente.4-Quinzenal - Fechamento Quinzenal. Todo cliente com esta classificação, terá suas contas faturadas quinzenalmente.5-Mês - Fechamento Mensal. Todo cliente com esta classificação, terá suas contas faturadas mensalmente.

Início O início varia de acordo com o vencimento. Ex.:

12

Page 13: Quick Reference

Semanal - Início Segunda-Feira.O cliente terá sua programação INICIADA na Segunda-Feira, e ENCERRADA automaticamente no Domingo.Decenário - Início dia 01.O cliente terá sua programação INICIADA no dia 1 e ENCERRADA automaticamente no dia 10; INICIADA no dia 11 e ENCERRADA automaticamente no dia 20, e assim por diante. O exemplo acima não é regra. O início pode começar a qualquer dia.Quinzenal - Início dia 01.O cliente terá sua programação INICIADA no dia 1 e ENCERRADA automaticamente no dia 15; INICIADA no dia 16 e ENCERRADA automaticamente no dia 30 ou 31.Lembrando que: A quinzena não necessariamente comece no dia 1º. Poderá envolver outros intervalos, ex.: 10 a 25, 25 a 10 / 20 a 5, 5 a 20.Mensal - Início dia 01.O cliente terá sua programação INICIADA no dia 1 e ENCERRADA automaticamente no dia 30 ou 31.

Prazo Dias adicionais de prazo para efetuar o pagamento. Quando preenchemos este campo, o próprio sistema apresenta uma simulação de como será feito o fechamento do cliente e seus respectivos prazos para pagamento.

Bloquear Programar o sistema para bloquear o cliente após ter ultrapassado limite de crédito.

Bloqueado Bloquear o cliente no ato do cadastramento. Vale lembrar que o cliente com esta opção marcada, estará bloqueado imediatamente após o cadastro nas

13

Page 14: Quick Reference

modalidade de pagamento que lhe foram marcadas, ou seja, pode-se bloquear um cliente para pagamento em cheque mas não necessariamente para pagamento em Notas a Cobrar.

Tipo Cobrança Modo que será gerada a cobrança. Se opção:Carteira o sistema não gera boleto bancário para cobrança.Boleto o sistema gera automaticamente boleto bancário em formulário contínuo.Eletrônica o sistema gera cobrança eletrônica, ou seja, arquivo para ser enviado ao banco e o mesmo se responsabilizar pelo envio das cobranças.

Limite Troco % Nos casos da CARTA-FRETE, configurar qual a porcentagem de seu valor total que poderá ser devolvido como troco. Ex.: Se for obrigatório o caminhoneiro abastecer pelo menos 30% do valor da carta-frete, o troco estará limitado a 70%.

Limite Dinheiro Configurar qual o limite em DINHEIRO que poderá ser devolvido como troco na carta-frete. Ex.: o troco em dinheiro está limitado a R$ 200,00 por carta-frete, o resto será dado em CHEQUE-TROCO. FOLDER IDENTIFICAÇÃO Documento Opções: CPF, FROTA, MOTORISTA, PLACA, RG E REGISTRO. Selecionar qual documento queremos informar ao sistema para

14

Page 15: Quick Reference

identificação do cliente. Pode ser informado mais do que um tipo de identificação.

Número Se selecionado na coluna documento o item PLACA, este será o número da mesma. Se selecionado na coluna documento o item MOTORISTA, este será o nome do mesmo. Poderemos ter ilimitadas placas, motoristas, etc... informados neste quadro.

Nome Vincular um nome a algum numero de documento. Ex.: Placa CLV5656 Nome: Jose da Silva

Produto Vincular algum produto específico a um determinado carro, motorista, placa, etc... Ex.: Placa clv5656 Nome: Ford Fiesta abastece Gasolina comum. No campo produto, informaremos o código respectivo ao produto.

Nível 0 Tudo – Faz com que o sistema de PDV exija o preenchimento de todos os documentos marcados como obrigatórios no plano de contas além de coincidir com os documentos que estão previamente cadastrados neste folder.1 Obs – Faz com que o sistema de PDV exija o preenchimento de todos os documentos marcados como obrigatórios no plano de contas além de coincidir com os documentos que estão previamente cadastrados neste folder. Além disso, exibe o conteúdo do campo existente em OBSERVAÇÕES PISTA.2 Campos – PDV exija o preenchimento de todos os documentos marcados como obrigatórios no plano de contas.

15

Page 16: Quick Reference

3 Livre – Faz com que o sistema de PDV não exija preenchimento algum.Observação: LÓGICAMENTE, TODAS AS CRÍTICAS ACIMA VALERÃO PARA O RESPECTIVO DOCUMENTO INFORMADO.

Limite Limite de consumo em R$ por documento.

Veículo Nome do veículo.

Centro Número do centro de custo

Placa Número da placa do veículo, para os casos que o campo documento foi preenchido com qualquer outro conteúdo além da placa.

Bloq Ativação de bloqueio após ultrapassar limite estipulado para o documento.

Digitação do documento para liberação da vendaSe Opção: * Não – O sistema não exige nenhuma digitação de documento no PDV para identificação do cliente.* Sim – O sistema exige que algum documento seja digitado mesmo não coincidindo com o que está no cadastro. O operador de PDV deverá digitar alguma placa, algum carro, etc...* Validar somente identificação cadastrada – O operador de PDV deverá digitar um documento previamente existente no cadastro do cliente. Se por acaso o documento digitado não coincidir com o que esta no

16

Page 17: Quick Reference

cadastro, o sistema apresentará críticas e não permitirá a conclusão da venda.

FOLDER PRODUTO COM PREÇO DIFERENCIADO

Produto O usuário que tiver em seu cadastro clientes com preço especial, ou meramente dizendo preço diferenciado, informará nesta tela os produtos que possui esta condição. Basta digitar o código do produto ou pressionar o botão F2 no teclado que será exibido uma listagem de produtos em ordem alfabética.

Descrição Apos selecionado ou digitado o código do produto, é exibido o nome do mesmo automaticamente.

Preço Preço diferenciado para o cliente.

% Percentual de desconto ou acréscimo para o cliente. Obs.: este campo trabalha baseado sempre em 100%, ou seja, quando dado acréscimo somar ao 100% e quando dado desconto deduzir de 100%.Ex.: 10% de desconto para o cliente > Preenchimento = 90 10% de acréscimo para o cliente > Preenchimento = 110

Validade Data da expiração da validade do preço diferenciado. Geralmente o sistema entra com 31/12/2050. Cabe ao usuário informar nova data da expiração. Quando desejado prorrogar a condição de preço diferenciado, porém com outros valores, basta adicionar mais um registro na próxima

17

Page 18: Quick Reference

linha com nova data de validade. Nunca apagar a linha anterior ou mesmo aproveitá-la, pois a nova data e novo valor serão respeitados mesmo para os períodos anteriores.

Turno Turno em que expirará o preço diferenciado. Idem ao item Validade.

Grupo Preenchimento Facultativo. Utilizar nos casos onde o desconto ou acréscimo será concedido sobre um determinado grupo de produtos.

FOLDER OBSERVAÇÃO

Interno Observações ou mensagens internas a respeito do cliente, somente para visualização no cadastro.

Fatura Observações ou mensagens a respeito do cliente que serão visualizadas no relatório de fatura.

Pista Observações ou mensagens a respeito do cliente que serão visualizadas no PDV no ato da consulta ou digitação do código do cliente.

FOLDER ENDEREÇO

Endereço: Endereço do cliente.

Bairro: Bairro do cliente.

Cidade: Cidade do cliente

18

Page 19: Quick Reference

UF: Estado do cliente. Apresenta crítica de validade na sigla.

CEP: Cep do cliente.

Telefone: Até 03 telefones.

Ignorar NFP – marcar esta opção faz com que o sistema não insira os dados deste cliente em seus cupons fiscais.

Ignorar Pontos – marcar esta opção faz com que o sistema não controle pontos no sistema de fidelidade.

CADASTRANDO OS OPERADORES DE CAIXA E FUNCIONÁRIOS COMISSIONADOS

Cadastro/ FuncionáriosCadastramento dos funcionários comissionados e principalmente dos operadores de caixa.

Código: Código do funcionário no cadastro.Razão Social: Nome do funcionário.Turno: Turno do funcionário cadastrado.CPF: CPF do funcionárioRG: RG do funcionárioEndereço: Endereço do funcionário.Bairro: bairro do funcionário.Cidade: Cidade do funcionário.UF: Estado de localização do funcionário. Apresenta crítica de validade na sigla.CEP: Cep de localização do funcionário.

19

Page 20: Quick Reference

RFID: Número do cartão RFID utilizado para liberação da bomba na automação com Identifid. Isso fará com que o número do cartão fique vinculado ao funcionário.

Clicar no botão INCLUIR;Preencher os campos desejados conforme as instruções acima;Clicar no botão SALVAR;Confirmar a gravação teclando ENTER.

CADASTRANDO/ALTERANDO TANQUES

Cadastro/ TanquesCadastramento de todos os tanques de combustíveis existentes no estabelecimento e também os PONTOS DE ESTOQUE.

Código: Número do tanque ou do ponto estoque que a ser cadastrado. Ex.: 001, 002, 003 (combustíveis) 100, 200, 300 (mercadorias).Descrição: Nome do tanque ou o estoque a ser cadastrado. Ex.: TANQUE 01 GC, TANQUE02 AC, ESTOQUE DEPÓSITO, ESTOQUE PRATELEIRA, etc...Obs.: No caso de tanque de combustíveis, deve ser mantido o padrão das 02 últimas letras do nome conter a sigla do combustível. Ex.: ALCOOL COMUM AC, GASOLINA COMUM GC, GASOLINA ADITIVADA GA, DIESEL COMUM DC, etc...Produto: Quando se tratar de tanque de combustíveis, selecionar o respectivo combustível armazenado.

20

Page 21: Quick Reference

Quando se tratar de um ponto de estoque, não preencher este campo.Capacidade: Capacidade de armazenamento do tanque. Válido apenas para os tanques de combustível.

Atenção: Cadastrar um “estoque”, significa na verdade, cadastrar um PONTO DE ESTOQUE. Um PONTO DE ESTOQUE é o local onde a mercadoria será armazenada.Quando o sistema é instalado, geralmente ele já possui o estoque 100 – ESTOQUE GERAL como se todo o estoque estivesse num local só. Caso o usuário resolva trabalhar com a seguinte estrutura: 100 – DEPÓSITO FECHADO e 200 – ESTOQUE PRATELEIRAS, deverá o mesmo renomear o estoque que já pré-existe (no caso o 100) e criar o novo ponto de estoque (200 – Estoque Prateleiras).Este recurso permitirá o controle do estoque geral do estabelecimento, ou o controle por ponto de estoque. Este assunto será abordado de forma mais ampla no roteiro de CONTROLE DE ESTOQUE.

CADASTRANDO/ALTERANDO BICOS

Cadastro/ BicosCadastramento de todos os bicos de abastecimento de combustíveis. Permite também a criação de bicos para controle de óleo lubrificante à granel. O preço do combustível poderá ser definido por bico.Código: Número do bico a ser cadastrado. Ex.: 001, 002, 003, 004, etc...

21

Page 22: Quick Reference

Tanque: Vincular o bico ao seu respectivo tanque. Deve-se informar de qual tanque o bico succiona combustível. Quando é vinculado um bico a um ponto de estoque de mercadoria, o sistema cria um suposto odômetro para controle das vendas de uma mercadoria mesmo que não seja combustível. Basta informar o código desta mercadoria no campo adicional chamado Produto.Preço: Preenchimento facultativo quando o preço for a vista. Este campo deve ser preenchido apenas quando o bico for preço A PRAZO. Os preços a vista devem ser informados no Cadastro Produtos.Tipo Bico: Assinalar apenas quando o bico for de bomba mecânica.Encerrante: No caso de bico automatizado, marcar esta opção se desejar ignorar o encerrante trazido pela automação.

ALTERANDO / ATUALIZANDO DADOS CADASTRAIS DO POSTO.

Cadastro/ PostosInserção dos dados cadastrais do estabelecimento para o cumprimento de algumas obrigações fiscais (SINTEGRA / GRF / NOTA FISCAL PAULISTA)

Código: Código do posto no cadastro. Quando o software for licenciado para vários estabelecimentos, todos estes constarão nesta tabela.Razão Social: Nome do estabelecimento para o qual o sistema foi licenciado.CNPJ: Número da inscrição do posto no cadastro de pessoas Jurídicas.

22

Page 23: Quick Reference

Inscrição Estadual: Número da inscrição do posto na Secretaria da Fazenda do Estado.Inscrição Municipal: Número da inscrição do posto na Prefeitura.Distribuidora: Bandeira ou Distribuidora ao qual o posto está vinculado.Registro Junta Comercial: Número do registro do posto na Junta Comercial. Obtido através do contrato social da empresa.Cap.Armazenamento: Somatória da capacidade dos tanques do posto.Endereço: Endereço do posto.Número: Número do posto.Bairro: Bairro do posto.Cep: Cep do posto.Cidade: Cidade do posto.UF: Estado do posto.CAE: Código de atividade perante a Secretaria da Fazenda do Estado.CNAE: Código de atividade perante a Receita Federal.Telefone: Até 03 telefones.FAX: Até 03 fax.Contato: Nome da pessoa para contato no posto.Função: Cargo do responsável ou do contato no postoMicro-Empresa: Marcar somente se for micro-empresa. Este item, permitirá que o sistema funcione no PDV com impressoras NÃO-FISCAIS, mas com responsabilidade única e exclusiva do administrador do posto. NEGLIGENCIAR CUPOM FISCAL PARA O CONSUMIDOR É CRIME DE SONEGAÇÃO FISCAL e CAUSAR FRAUDE CONTRA O FISCO É CONSIDERADO CRIME CONFORME LEI FEDERAL.

23

Page 24: Quick Reference

E-Mail: Endereço eletrônico do posto. Para uso na internet.

INCLUSÃO/ALTERAÇÃO DE PREÇOS DIFERENCIADO

Cadastro/ Alterar Preços(Clientes)Incluir ou alterar preços diferenciados de produtos (acréscimos ou descontos) para clientes. Valores programados em moeda corrente ou percentuais.

Dt.Validade: Data e turno de validade da condição de preço anterior. A nova condição de preço diferenciado será automaticamente preenchida no cadastro como 31/12/2050 e turno = 99 caso a opção CRIAR NOVO VENCIMENTO esteja marcada. Ex.: caso seja criada uma nova condição conforme exemplo acima, no cadastro de clientes aparecerá a primeira programação vencida em 28/01/2010 turno 99 e uma nova programação com o produto ALCOOL COMUM valendo 1,899 valendo até 31/12/2050. Essa alteração só ocorrerá nos clientes dentro do intervalo especificado, cliente inicial=000001 e cliente final=000007.Turno: Turno em que a condição de preço diferenciado anterior expirou.Criar Novo Vencimento: Se marcado, cria uma nova programação de preço diferenciado o produto com novo valor e data. Obs.: Altamente recomendável sempre deixar esta opção marcada.Produto Inicial: Permite informar código inicial do intervalo de produtos a serem alterados.

24

Page 25: Quick Reference

Produto Final: Permite informar código final do intervalo de produtos a serem alterados.Tipo Inicial: Selecionar se Combustível, Serviço ou Mercadoria.Tipo Final: Selecionar se Combustível, Serviço ou Mercadoria. Caso não seja preenchido nenhum dos campos Inicial ou Final, o sistema executará a alteração em todos os tipos de produtos.Grupo Inicial: Departamento ou grupo de produtos que será aplicada a condição de preço diferenciado.Grupo Final: Departamento ou grupo de produtos que será aplicada a condição de preço diferenciado. Exemplo: deseja-se incluir uma condição de preço diferenciado no grupo de LUBRIFICANTES.Desconsiderar produtos inativos Não aplicar as alterações nos produtos marcados como INATIVOS no cadastro.Cliente Inicial: Permite informar código final do intervalo de clientes a serem alterados.Cliente Final: Permite informar código final do intervalo de clientes a serem alterados.Tipo Inicial: Selecionar se pessoa física ou jurídica.Tipo Final: Selecionar se pessoa física ou jurídica.Estado/Cidade: Inicial Descrição da UF (sigla do estado) e cidade dos clientes.Estado/Cidade Final: Descrição da UF (sigla do estado) e cidade dos clientes. Ex.: inserir uma condição de preço diferenciado para clientes da região SP – SÃO PAULOPreço Atual Preço diferenciado já existente no cadastro do cliente.Preço Novo: Novo preço diferenciado a ser praticado para o cliente.

25

Page 26: Quick Reference

ALTERAÇÃO DE PREÇO DOS PRODUTOS

Cadastro/ Alterar Preços(Prods)Alterar preço de revenda da tabela de produtos. Aplicação de ajuste percentual por produto ou por seção.

Produto Inicial : Código do produto inicial que sofrerá alteração de preço.Produto Final: Código do produto final que sofrerá alteração de preço.Tipo Inicial: Selecionar se Combustível, Serviço ou Mercadoria.Tipo Final: Selecionar se Combustível, Serviço ou Mercadoria. Caso não seja preenchido nenhum dos campos Inicial ou Final, o sistema executará a alteração em todos os tipos de produtos.Grupo Inicial: Grupo inicial de produtos que sofrerão alteração de preço.Grupo Final: Grupo final de produtos que sofrerão alteração de preço. Caso desejado alterar o preço de um determinado grupo de produtos, preencher os campos Inicial e Final. Caso não selecione, o programa aplica as diretivas em todos os grupos existentes.Desconsiderar produtos inativos: Não aplicar as alterações nos produtos marcados como INATIVOS no cadastro.% Alteração: Percentual de reajuste sobre o preço do cadastro do produto.Casas Decimais: Especificar até quantas casas decimais considerar para o calculo do reajuste. É necessário ter muito critério nesta especificação, pois haverá

26

Page 27: Quick Reference

necessidade de que alguns produtos tenha seu preço bem arredondado, e as vezes desconsiderando até todas as casas decimais, porém, alguns produtos por terem valores muito baixos, terão que considerar até 02 casas decimais.Arredondar: calcula arredondamento com regra matemática. Acima de 5, arredonda para cima, até 5 arredonda para baixo.Truncar: ignora casa decimal. Ou seja, se for utilizada até 02 casas decimais, simplesmente ignora a 3º independente de seu valor.

CADASTRANDO BANCOS

Cadastro/ BancosCadastro dos bancos em que o estabelecimento possua conta corrente, visando controle de fluxo bancário e emissão de boletos em formulário contínuo ou CNAB. Ex.:Código Descrição341 Itaú237 Bradesco409 Unibanco...

CADASTRANDO CFOP/NATUREZA DE OPERAÇÃO

Cadastro/ Natureza de OperaçõesCadastramento de todos os CÓDIGOS FISCAIS DE OPERAÇÃO e suas respectivas NATUREZAS DE

27

Page 28: Quick Reference

OPERAÇÃO para o adequado preenchimento das notas fiscais série 1, tanto operações de ENTRADA como de SAÍDA. Ex.:Código Descrição Tipo5929 Vendas ECF Saída5102 Vendas Trib. Saída1102 Compras Entrada1652 Compras Comb. Entrada...

LANÇAMENTOS BANCÁRIOS

Movimentos/ Bancários

Inclusão e alteração de lançamentos em conta corrente e cofre. Informação exibida em formato de extrato bancário permitindo a visualização do saldo a cada lançamento.

LANÇAMENTOS NO CAIXA

INTEGRAÇÃO DE CAIXA

Movimentos/ CaixasLançamento das vendas de combustíveis através dos encerrantes dos bicos, produtos e serviços comercializados, receitas e despesas realizadas no caixa, resultados de falta ou sobra de caixa. Integrado com o PDV.

28

Page 29: Quick Reference

CADASTRANDO CHEQUES DEVOLVIDOS

Movimentos/ Cheques DevolvidosCadastro de cheques devolvidos. Integrado com o PDV, exibindo mensagens de alerta para clientes com o CPF já vinculado com cheque devolvido. Comunicada a devolução do cheque ao sistema, opcionalmente o valor pode ser extornado da conta corrente.

LANÇANDO CONTAS A PAGAR / PAGAS

Movimentos/ Contas a Pagar

Lançamento de todas as despesas vencidas ou a vencer e suas respectivas baixas com data de pagamento e valor pago.

CONTROLE DOS HORARIOS DE ENTRADA E SAIDA DOS FUNCIONÁRIOS

Movimentos/ Controle de HoráriosRegistro do horário de entrada e saída do funcionário.

Movimentos/ Depósitos BancáriosVincula automaticamente os valores recebidos no caixa com seu destino bancário, viabilizando o fluxo de caixa e controle das entradas em conta corrente.

29

Page 30: Quick Reference

LANÇANDO NOTAS DE ENTRADA DE MERCADORIAS E COMBUSTÍVEL

Movimentos/ Entrada de EstoqueLançamento de todas as compras de mercadorias para revenda (combustíveis e demais produtos).

FECHAMENTO DE FATURA DOS CLIENTES

Movimentos/ FaturamentoFechamento de fatura dos clientes A PRAZO, conforme programação realizada no cadastro.

LANÇANDO CONTAGEM DE ESTOQUE E TRANSFERÊNCIAS

Movimentos/ InventáriosLançamento de contagens de estoque. Permite também o lançamento de consumos, desperdícios e transferências entre estoques.

MONTANDO O LMC

Movimentos/ LMCGeração do LIVRO DE MOVIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEIS. TENDO COMO PRÉ-REQUISITO O FECHAMENTO DE CAIXA, LANÇAMENTO DAS NOTAS DE ENTRADA DE COMBUSTÍVEIS E INVENTÁRIO.

30

Page 31: Quick Reference

GERANDO / PREENCHENDO O MAPA RESUMO

Movimentos/ Mapa ResumoLançamento das Reduções Z emitidas pelo EMISSOR DE CUPOM FISCAL. Dependendo do modelo da impressora, este mapa será preenchido automaticamente quando o usuário der o comando de emissão da REDUÇÃO Z.

EMITINDO NOTAS FISCAIS A-1

Movimentos/ Notas FiscaisEmissão de nota fiscal em formulário contínuo A-1.

RELATÓRIOS DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Relatórios/ GerenciaisRelatórios de lucratividade, resultado operacional, capital de giro ou patrimônio líquido, fluxo de caixa, etc...

ETIQUETAS (CLIENTES/PRODUTOS)

Etiquetas/ GeradorEmissão de etiquetas para CLIENTES, FORNECEDORES e PRODUTOS. Inclui códigos de barras.

Etiquetas/ Preços

31

Page 32: Quick Reference

Etiquetas para produtos e para gôndola.TODAS AS ETIQUETAS DEVERÃO SER CONFIGURADAS EM UTILITÁRIOS ETIQUETA LAY-OUT, CONFORME MODELO ESCOLHIDO PELO USUÁRIO DO SISTEMA. VERIFICAR MODELOS DE REFERENCIA PIMACO.

LIMPEZA PERIÓDICA DO BANCO DE DADOS

Utilitários/ LimpezaUtilitário para limpeza de banco de dados mediante a definição de uma database. Limpa todas as movimentações da retaguarda que não interessam mais para o administrador.

MONITORAMENTO DAS ATIVIDADES DO OPERADOR

Utilitários/ LogRegistra ações do usuário dentro do sistema de retaguarda. Monitoramento de usuário...

GERANDO O ARQUIVO DA NOTA FISCAL PAULISTA

Utilitários/ Nota Fiscal PaulistaGeração do arquivo da NOTA FISCAL PAULISTA, conforme exigência da portaria CAT 85/2007

GERANDO ARQUIVOS DO SINTEGRA E DO GRF

Utilitários/ Sintegra / GRF / COTEPE

32

Page 33: Quick Reference

Geração dos arquivos texto conforme portarias CAT 57/1995 e 99/2000. Obrigatoriedade mensal, geralmente entregue pelo contabilista.

TROCANDO PREÇO DO BICO POR MEIO DA AUTOMAÇÃO DE BOMBAS

O Sigposto permite a programação de troca de preço dos bicos numa determinada data e turno.Esta troca de preços, depois de programada pelo usuário ou gerente do posto, fica resumida a um simples comando que será dado pelo próprio frentista antes da troca de turno.

Para tanto basta:

a. Na primeira linha, programar o vencimento do preço atual. Como no exemplo abaixo, o valor R$ 2,599 valerá até o turno 03 do dia 21/03/2010;

b. Na próxima linha, programar o NOVO PREÇO. Como no exemplo abaixo, depois que acabar o turno 03 do dia 21/03/2010, passará a vigorar o valor R$ 2,499 por prazo indeterminado (31/12/2050);

Antes de trocar o turno o operador de caixa deve entrar em Opções/Troca Preço e imediatamente trocar o operador. Automaticamente a bomba receberá o

33

Page 34: Quick Reference

comando e trocará o preço desde que não esteja em abastecimento.

CONFIGURANDO O HORÁRIO DE VERÃO

Configurar o horário de verão.ENTRADA: No sistema de pista, logo após a emissão da REDUÇÃO Z, entrar no menu Opções e clicar sobre a opção ENTRADA HORÁRIO DE VERÃO. O relógio da impressora adiantará automaticamente 1 hora. Após este acerto, acertar também o horário do Windows no mesmo computador.

TROCANDO A SENHA DO TEF

Trocar a senha do TEF.1. No sistema gerencial, entrar em Utilitários Parâmetros;2. Localizar o parâmetro Senha do TEF;3. Se já houver algum código digitado, apagar e colocar o novo código fornecido e pressionar a tecla ENTER;4.Clicar no botão SALVAR.

34