questões - roma e idade média

12
01. (UFSM/RS) Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmações sobre o desenvolvimento tecnológico das sociedades da Antiguidade. 1. ( ) A prática da agricultura, além de permitir aumentar a produção de alimentos, impulsionou inovações em diversos campos do conhecimento, como os sistemas de escrita, a matemática e a astronomia, com a utilização de calendários para organizar a vida social, religiosa e produtiva nas diversas estações. 2. ( ) As civilizações do Crescente Fértil aprimoraram conhecimentos para garantir o emprego adequado do solo, empregaram sistemas de irrigação para melhor aproveitar as águas dos rios, promoveram o conveniente armazenamento das safras, além de alcançarem notáveis avanços na arquitetura e engenharia com a construção de templos religiosos e funerários monumentais. 3. ( ) Mesmo sem terem desenvolvido grandes conhecimentos no campo da matemática e das ciências da natureza – como a biologia, a física e a cosmologia – as polis ou cidades-estados da Grécia antiga notabilizaram-se por legarem ao mundo posterior a filosofia e a democracia, concretizando os princípios de justiça social, igualdade política e cidadania para todos seus habitantes, independente de serem estrangeiros, escravos, mulheres, iletrados ou pobres. 4. ( ) O Império Romano, além de aprimorar a tecnologia da guerra para expandir suas conquistas militares, efetivou avanços significativos na arquitetura e na engenharia com a construção de estradas, portos, aquedutos, termas, circos, mercados, edifícios públicos e redes de esgoto e de água para as cidades. A sequência correta é A - V - F - V - F. B - F - F - F - V. C - V - V - V - V. D - F - F - V - F. E - V - V - F - V.

Upload: histmarcelo

Post on 12-Aug-2015

79 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Questões - Roma e Idade Média

01. (UFSM/RS) Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmações sobre o desenvolvimento tecnológico das sociedades da Antiguidade.

1. ( ) A prática da agricultura, além de permitir aumentar a produção de alimentos, impulsionou inovações em diversos campos do conhecimento, como os sistemas de escrita, a matemática e a astronomia, com a utilização de calendários para organizar a vida social, religiosa e produtiva nas diversas estações.

2. ( ) As civilizações do Crescente Fértil aprimoraram conhecimentos para garantir o emprego adequado do solo, empregaram sistemas de irrigação para melhor aproveitar as águas dos rios, promoveram o conveniente armazenamento das safras, além de alcançarem notáveis avanços na arquitetura e engenharia com a construção de templos religiosos e funerários monumentais.

3. ( ) Mesmo sem terem desenvolvido grandes conhecimentos no campo da matemática e das ciências da natureza – como a biologia, a física e a cosmologia – as polis ou cidades-estados da Grécia antiga notabilizaram-se por legarem ao mundo posterior a filosofia e a democracia, concretizando os princípios de justiça social, igualdade política e cidadania para todos seus habitantes, independente de serem estrangeiros, escravos, mulheres, iletrados ou pobres.

4. ( ) O Império Romano, além de aprimorar a tecnologia da guerra para expandir suas conquistas militares, efetivou avanços significativos na arquitetura e na engenharia com a construção de estradas, portos, aquedutos, termas, circos, mercados, edifícios públicos e redes de esgoto e de água para as cidades.

A sequência correta é

A - V - F - V - F.

B - F - F - F - V.

C - V - V - V - V.

D - F - F - V - F.

E - V - V - F - V.

02. (FUVEST/SP) Cesarismo/cesarista são termos utilizados para caracterizar governantes atuais que, à maneira de Júlio César (de onde o nome), na antiga Roma, exercem um poder

A - teocrático.

B - democrático.

C - aristocrático.

D - burocrático.

E - autocrático.

Page 2: Questões - Roma e Idade Média

03. (UFTM/MG) Os romanos deram o nome de pax romana ao período de estabilização das fronteiras. Nesse período, 300 mil soldados, deslocando-se rapidamente pelas estradas do Império, defenderam as fronteiras junto aos rios Reno e Danúbio contra as incursões das tribos germânicas, contiveram invasões orientais e sufocaram rebeliões internas. A paz romana foi, antes de tudo, uma “paz armada”, o maior símbolo do apogeu do Império, que, no entanto, já carregava em seu interior os sinais de sua decadência.

(Flavio de Campos e Renan Garcia Miranda, A escrita da História)

O fim das conquistas romanas

A - fortaleceu os plebeus, em especial os mais ricos, que conquistaram a instituição do tribunato da plebe e a permissão do casamento com os patrícios.

B - provocou a guerra de Roma contra Cartago – as Guerras Púnicas –, pois os cartagineses colocaram em risco as conquistas romanas na Sicília e no norte da África.

C - gerou o término do suprimento de escravos, decorrendo disso todo um processo de desordem econômica em Roma, com a fragilização do Exército e o avanço dos germanos.

D - estabeleceu uma nova condição jurídica para os plebeus, que não podiam mais ser vítimas da escravização por dívidas e foram beneficiados com a distribuição de terras.

E - motivou o crescimento dos espaços urbanos no Império, com o consequente aumento das atividades manufatureiras e comerciais, além do crescimento da população.

04. (UFJF/MG) A partir do século III assiste-se ao longo processo de crise do Império Romano do Ocidente e ao desenvolvimento das instituições feudais, que daria início ao período medieval. Assinale o item que NÃO se enquadra nesse contexto.

A - A expansão do Império Romano do Ocidente cessou, levando ao decréscimo da obtenção de escravos e riquezas.

B - As fronteiras pouco controladas devido à fragilidade romana possibilitaram a invasão dos povos bárbaros e a fragmentação territorial do Império.

C - O poder político exercido pelas grandes cidades se manteve, levando a um crescimento da urbanização e desenvolvimento das instituições comerciais.

D - Desenvolveu-se o sistema de colonato através do qual escravos e plebeus empobrecidos passaram a trabalhar como colonos nas terras dos grandes proprietários.

E - Iniciaram-se as relações de suserania e vassalagem baseadas em fidelidade e prestação de serviços dos vassalos para com os senhores.

Page 3: Questões - Roma e Idade Média

05. (UNIR/RO) O texto abaixo faz referência à tentativa do tribuno da plebe Tibério Sempronio Graco de coibir um dos principais desdobramentos da expansão romana dos séculos III e II a.C.

Foi, então, quando Tibério Sempronio Graco, cidadão nobre animado por uma grande ambição [...] pronunciou [...] um discurso de extrema gravidade para os povos da Itália; falou de como povos particularmente aptos para a guerra e vizinhos dos romanos pelo sangue, mas em via de deslizar pouco a pouco para a miséria [...] Depois de pronunciar este discurso, pôs em vigor a lei que proibia a posse de mais de 500 medidas de terras.

(APIANO. Guerras civis, I, 9, 35-36.)

Qual desdobramento intencionou-se coibir?

A - Crescimento de latifúndios

B - Uso de escravos no exército romano

C - Aumento do poder pessoal dos generais romanos

D - Favorecimento econômico aos aliados em detrimento dos senadores romanos

E - Aumento de impostos para a plebe romana

06. (UFRGS) Por cerca de cinco séculos, a Roma Antiga reinou sobre uma imensa formação imperial. Em relação aos elementos constitutivos desse Império, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo:

( ) O sistema econômico imperial repousava sobretudo na exploração de tributos impostos ao mundo conquistado (as províncias) em proveito dos conquistadores romanos.

( ) O uso do latim na administração e no Exército fez dessa língua o instrumento oficial de comunicação na parte ocidental do Império.

( ) A crise final do Império esteve ligada ao aumento excessivo do trabalho escravo, que arruinou os pequenos proprietários rurais e os camponeses pobres.

( ) O Édito de Caracala concedeu a cidadania a todos os homens livres do Império.

( ) Em nome da Pax Romana, os estrangeiros eram rigorosamente proibidos de entrar na capital do Império.

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A - F – F – V – V – V.

B - V – V – F – F – F.

C - V – V – F – V – F.

D - V – F – V – F – V.

Page 4: Questões - Roma e Idade Média

E - F – F – V – F – V.

07. (PUC-PR) A importância de Otávio Augusto em Roma Antiga concentra-se principalmente no seu esforço para:

A - solucionar a crise agrícola decorrente da falta de pequenas propriedades;

B - vencer as guerras púnicas, trazendo paz para a sociedade romana;

C - estruturar um império com governo centralizado, apoiado em instituições republicanas;

D - impedir que as reformas introduzidas pelos Gracos alterassem a estrutura agrária de Roma;

E - favorecer a expansão do cristianismo, conciliando seus princípios com a filosofia romana.

08. (FTC/BA) (...) no final do Período Imperial, a administração romana já não tinha condições de impor sua autoridade em todas as regiões do império. Com o enfraquecimento do poder central, os grandes proprietários de terra foram adquirindo crescentes poderes locais. (Cotrim, p. 147.)

A situação descrita no texto favoreceu a instalação:

A - do trabalho assalariado nas atividades comerciais;

B - da mão-de-obra escrava no campo;

C - de práticas clientelistas e do colonato;

D - de manufaturas e das corporações de ofício;

E - de uma administração fortemente centralizada e do controle político da burguesia.

09. (FUVEST/SP) A história da Antiguidade Clássica é a história das cidades, porém, de cidades baseadas na propriedade da terra e na agricultura.

(K. Marx. Formações econômicas pré-capitalistas.)

Em decorrência da frase de Marx, é correto afirmar que:

A - os comerciantes eram o setor urbano com maior poder na Antiguidade, mas dependiam da produção agrícola;

B - o comércio e as manufaturas eram atividades desconhecidas nas cidades em torno do Mediterrâneo;

C - as populações das cidades greco-romanas dependiam da agricultura para a acumulação de riqueza monetária;

Page 5: Questões - Roma e Idade Média

D - a sociedade urbana greco-romana se caracteriza pela ausência de diferenças sociais;

E - os privilégios dos cidadãos das cidades gregas e romanas se originavam da condição de proprietários rurais.

10. (PUC/CAMP) Teodósio estabeleceu que, após a sua morte, ocorrida em 395, o Império, para ser melhor administrado, deveria ser:

A - fracionado em quatro partes, com dois Imperadores e dois Césares;

B - dividido em duas partes: Império do Ocidente e o Império do Oriente;

C - atrelado ao paganismo e direcionar uma operação para destruir as catacumbas;

D - aliado dos árabes para defendê-los contra os hunos que se avizinhavam de Roma e de Meca;

E - dividido em áreas denominadas condados e doadas, em caráter hereditário, a seus sucessores.

Gabarito: 01 – E; 02 – E; 03 – C; 04 – C; 05 – A; 06 – C; 07 – C; 08 – C; 09 – E; 10 – B.

Questões Idade Média Ocidental e Oriental

01.(UFRGS) A Alta Idade Média foi um período marcado por sucessivas invasões do mundo cristão.

Assinale a alternativa correta com relação à essas invasões.

A - Em meados do século VII, após a batalha de Poitiers, o mundo islâmico avançou por todo o sul da França, penetrando no norte italiano.

B - Durante vários séculos, os vikings tentaram sem sucesso pilhar as ricas cidades cristãs.

C - No século IX, os francos derrotaram Clóvis, desintegrando o reino merovíngio.

D - Em fins do século IX, sob a pressão crescente das invasões normandas e magiares, surgiram na Europa inúmeros castelos privados fortificados.

E - Em 843, o Tratado de Verdun unificou o Império Carolíngio, facilitando sua defesa contra avaros.

02. (UEMS) A Idade Média ocorreu aproximadamente entre os séculos V e XV. Sobre esse período pode-se afirmar que

Page 6: Questões - Roma e Idade Média

A - o seu início foi precipitado pela queda do Império Romano do Oriente com as invasões bárbaras.

B - tem como fator primordial o surgimento do Cristianismo.

C - nele, a sociedade feudal pode ser caracterizada como de classes distintas: oratores, belatores e laboratores, com a supremacia da primeira sobre as demais.

D - nele, Carlos Magno invadiu o Império Romano, causando sua queda.

E - nele, a economia era baseada no comércio e exploração das especiarias vindas do Oriente.

03. (UEM/PR) “Na Idade Média, o processo de produção predominante – o feudal – teve relações sociais e uma ordem política e cultural específicas.”

VICENTINO, C. História Geral. São Paulo: Scipione, 2002. p. 111.

Sobre o feudalismo na Europa Ocidental, assinale a alternativa correta:

A - No feudalismo, a principal fonte de poder dos barões feudais se assentava nas manufaturas e nas companhias de comércio criadas e administradas por eles.

B - Politicamente, o feudalismo pode ser caracterizado como um regime amplamente democrático, no qual servos e senhores participam igualmente da direção política e econômica da sociedade.

C - O feudalismo é um sistema político e social caracterizado pela centralização do poder nas mãos do rei e pela ausência de poder nas mãos dos integrantes do clero e da nobreza.

D - O comércio e as manufaturas contribuíram para o fim do feudalismo europeu ocidental na medida em que possibilitaram a ascensão social e política do Terceiro Estado e o enfraquecimento da servidão.

E - No feudalismo, a ciência e a cultura letrada se desenvolveram fora do raio de influência da Igreja Católica e dos ensinamentos bíblicos.

04. (UFRGS) Uma das características do sistema feudal foi

A - a conquista da terra pelo camponês, incluindo o direito de propriedade sobre ela.

B - a existência de uma economia monetária, ligada à aceleração do comércio entre as diversas regiões.

C - o despovoamento dos campos, em razão da fuga dos camponeses para as cidades provocada pelo agravamento do

Nível de exigência no trabalho.

Page 7: Questões - Roma e Idade Média

D - a pluralidade, a descentralização e a fragmentação do poder político.

E - o confisco dos bens da Igreja e a concentração da riqueza nos grandes proprietários.

05. (UFAL) As Cruzadas misturavam interesses econômicos com interesses religiosos e não alcançaram o resultado esperado pelas suas lideranças. De fato, elas serviram para:

A - aprofundar a crise do feudalismo, contribuindo para destruir suas bases sociais e econômicas.

B - dificultar o comércio entre Oriente e Ocidente, provocando guerras constantes entre bizantinos e muçulmanos.

C - enfraquecer o poder econômico das cidades italianas, renovando práticas religiosas do catolicismo menos solidárias.

D - fragmentar o poder da Igreja Católica, abrindo espaço social para o surgimento das monarquias constitucionais.

E - consolidar a grande propriedade rural, prejudicando a vida urbana e as mudanças no comércio.

06. (UTFPR/PR) As Cruzadas são tradicionalmente definidas como expedições de caráter “militar” organizadas pela Igreja, para combater os inimigos do cristianismo e libertarem a Terra Santa (Jerusalém) das mãos desses infiéis. O movimento estendeu-se desde os fins do século XI até meados do século XIII. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

A - O termo Cruzadas passou a designar esse movimento em virtude de seus adeptos serem identificados pelo símbolo da cruz bordado em suas vestes.

B - As peregrinações em direção a Jerusalém, assim como as lutas travadas contra os muçulmanos na Península Ibérica e contra os hereges em toda a Europa Ocidental, foram justificadas e legitimadas pela Igreja.

C - O movimento cruzadista foi motivado pelo predomínio da Igreja sobre o comportamento do homem medieval.

D - Muitos nobres passaram a encarar as expedições à Terra Santa como uma real possibilidade de ampliar seus domínios territoriais.

E - As Cruzadas Medievais foram um conjunto de fatos isolados e em nada influenciaram a superação da crise que se instalava na sociedade feudal durante a Idade Média.

07. (UFRGS) Sobre a Igreja medieval, considere as seguintes afirmativas:

Page 8: Questões - Roma e Idade Média

I. Seus membros eram os principais detentores do saber escrito e, por isso, controlavam o ensino formal;

II. Com o intuito de manter-se soberana nos assuntos espirituais, a Igreja passou a perseguir os hereges usando de expedientes como a excomunhão e o Tribunal do Santo Ofício ou Inquisição;

III. O corpo da Igreja estava dividido em duas partes: o clero secular, que vivia em reclusão e era formado por monges e abades; e o clero regular, composto pelo Papa, arcebispos, bispos, abades e sacerdotes, os quais desenvolviam atividades voltadas para o público;

IV. Além do poder espiritual, a Igreja detinha grande poder material, acumulado graças às doações feitas por fervorosos fiéis interessados em escapar da condenação divina.

Assinale a alternativa correta:

A - Apenas I e III são verdadeiras.

B - Apenas III e IV são verdadeiras.

C - Apenas I e IV são verdadeiras.

D - Apenas II e III são verdadeiras.

E - Apenas I, II e IV são verdadeiras.

08. (UFRGS) A Alta Idade Média foi um período de consolidação da Igreja Cristã, que atuava como elemento de integração no mundo ocidental.

Sobre a situação da Igreja nesse período, considere as seguintes afirmações.

I – O Cristianismo foi duramente rejeitado pelos francos, que nele viam um poder paralelo a ser ativamente combatido.

II – Clóvis foi o primeiro rei bárbaro a converter-se ao Cristianismo do Concílio de Niceia, convencido de que isso facilitaria a consolidação de seu poder sobre uma sociedade crescentemente influenciada pelos preceitos cristãos.

III – A principal intenção da Igreja era agregar o poder real ao poder divino, com o objetivo de estabelecer um reino à semelhança do Império Romano Oriental.

Quais estão corretas?

A - Apenas I.

B - Apenas II.

C - Apenas III.

D - Apenas II e III.

Page 9: Questões - Roma e Idade Média

E - I, II e III.

09. (UNESP/SP) A civilização bizantina floresceu na Idade Média, deixando, em muitas regiões da Ásia e da Europa, testemunhos de sua irradiação cultural. Assinale a importante e preponderante contribuição artística bizantina que se difundiu, expressando forte destinação religiosa:

A - adornos de bronze e cobre;

B - aquedutos e esgotos;

C - telhados e beirais recurvados;

D - mosaicos coloridos e cúpulas arredondadas;

E - vias calçadas com artefatos de couro.

10. (FMABC/SP) Maomé nasceu em Meca, provavelmente em 570. Segundo a tradição, foi no ano de 610 que ele começou a receber mensagens do anjo Gabriel, o mesmo que, pelos Evangelhos, anunciou a Maria o nascimento de Jesus. As revelações teriam sido enviadas a Maomé em um período de cerca de 23 anos.

(Patrícia Ramos Braick e Myrian Becho Mota, História: das cavernas ao Terceiro Milênio)

Em 632, quando Maomé morreu,

A - deixou escrita a Suna – texto de conselhos políticos – livro que serviu para os seguidores de Maomé fundarem a religião do Islã.

B - o islamismo começou a se estruturar como religião, baseado na concepção de que o enriquecimento material do fiel revelava a graça de Deus.

C - legou um texto sagrado – o Alcorão – livro que trouxe a novidade de uma religião monoteísta e que prega a separação do poder político da religião.

D - o islamismo já tinha se tornado uma religião com um grande número de seguidores e quase toda a Arábia tinha sido convertida à nova religião.

E - a expansão islâmica já tinha atingido todo o norte da África, parte considerável do Império Bizantino e da península Ibérica.

Gabarito: 01. D; 02. C; 03. D; 04. D; 05. A; 06. E; 07. E; 08. B; 09. D; 10. D.