questões receita federal

15
Disciplina: Administração Pública Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 3 Q99197 | Assunto: Modelos teóricos de Administração Pública: patrimonialista, burocrático e gerencial Considerando os modelos teóricos de Administração Pública, é incorreto afirmar que, em nosso país: a ) o maior trunfo do gerencialismo foi fazer com que o modelo burocrático incorporasse valores de eficiência, eficácia e competitividade. b ) o patrimonialismo pré-burocrático ainda sobrevive, por meio das evidências de nepotismo, gerontocracia e designações para cargos públicos baseadas na lealdade política. c ) a abordagem gerencial foi claramente inspirada na teoria administrativa moderna, trazendo, para os administradores públicos, a linguagem e as ferramentas da administração privada. d ) no Núcleo Estratégico do Estado, a prevalência do modelo burocrático se justifica pela segurança que ele proporciona. e ) tal como acontece com o modelo burocrático, o modelo gerencial adotado também se preocupa com a função controle. A alternativa correta é a letra (A) Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 3 Q99200 | Assunto: Governabilidade, governança e accountability Sobre o tema 'governabilidade, governança e accountability', assinale a opção incorreta . a ) A accountability visa a fortalecer o controle social e político, em detrimento do controle burocrático. b ) Governança pode ser entendida como um modelo horizontal de relação entre atores públicos e privados no processo de elaboração de políticas públicas. c) O conceito de governança possui um caráter mais amplo que o conceito de governabilidade. d) As parcerias público-privadas (PPPs) constituem um exemplo de coordenação de atores estatais e não estatais, típico da governança. e ) A governabilidade refere-se mais à dimensão estatal do exercício do poder. A alternativa correta é a letra (A) Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 3 Q99205 | Assunto: Ética no exercício da função pública Para ser eficaz, uma política de promoção da ética no serviço público deve enfocar as seguintes ações, exceto : a ) identificação pormenorizada de padrões éticos a serem observados por detentores de cargos de confiança.

Upload: tathi-ruiz-m-ururahy

Post on 24-Nov-2015

48 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Disciplina:Administrao Pblica

Prova:ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 3Q99197|Assunto:Modelos tericos de Administrao Pblica: patrimonialista, burocrtico e gerencialConsiderando os modelos tericos de Administrao Pblica, incorretoafirmar que, em nosso pas: a)o maior trunfo do gerencialismo foi fazer com que o modelo burocrtico incorporasse valores de eficincia, eficcia e competitividade.

b)o patrimonialismo pr-burocrtico ainda sobrevive, por meio das evidncias de nepotismo, gerontocracia e designaes para cargos pblicos baseadas na lealdade poltica.

c)a abordagem gerencial foi claramente inspirada na teoria administrativa moderna, trazendo, para os administradores pblicos, a linguagem e as ferramentas da administrao privada.

d)no Ncleo Estratgico do Estado, a prevalncia do modelo burocrtico se justifica pela segurana que ele proporciona.

e)tal como acontece com o modelo burocrtico, o modelo gerencial adotado tambm se preocupa com a funo controle.

A alternativa correta a letra (A)

Prova:ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 3Q99200|Assunto:Governabilidade, governana e accountabilitySobre o tema 'governabilidade, governana eaccountability', assinale a opoincorreta. a)Aaccountabilityvisa a fortalecer o controle social e poltico, em detrimento do controle burocrtico.

b)Governana pode ser entendida como um modelo horizontal de relao entre atores pblicos e privados no processo de elaborao de polticas pblicas.

c)O conceito de governana possui um carter mais amplo que o conceito de governabilidade.

d)As parcerias pblico-privadas (PPPs) constituem um exemplo de coordenao de atores estatais e no estatais, tpico da governana.

e)A governabilidade refere-se mais dimenso estatal do exerccio do poder.

A alternativa correta a letra (A)

Prova:ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 3Q99205|Assunto:tica no exerccio da funo pblicaPara ser eficaz, uma poltica de promoo da tica no servio pblico deve enfocar as seguintes aes,exceto: a)identificao pormenorizada de padres ticos a serem observados por detentores de cargos de confiana.

b)criao de regras de quarentena extremamente rgidas.

c)criao de instrumentos institucionais pedaggicos de esclarecimento sobre o contedo de normas ticas.

d)acompanhamento sistemtico, por meio de instrumentos prprios de auditoria e da observncia de regras de conduta.

e)estabelecimento de regras flexveis para o trato de transgresses de menor potencial.

A alternativa correta a letra (B)Disciplina:Finanas PblicasProva:ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 3Q99212|Assunto:Tipos de tributos; progressividade, regressividade e neutralidadeEm matria de tributao,nose pode afirmar que: a)a carga tributria de um pas considerada progressiva quando realizada, principalmente, por meio de impostos incidentes sobre a produo industrial.

b)os impostos em cascata so cobrados indistintamente de todos os agentes, nas transaes intermedirias, somando-se ao preo dos insumos e do produto final.

c)segundo o princpio da neutralidade, as decises sobre alocao de recursos baseiam-se nos preos relativos determinados pelo mercado.

d)os impostos de renda so progressivos e, portanto, mais justos ou equnimes do ponto de vista fiscal.

e)um imposto proporcional sobre a renda seria neutro, do ponto de vista do controle da demanda agregada, pois a renda total, a renda disponvel e o gasto em consumo crescem s mesmas taxas. A alternativa correta a letra (A)

Disciplina:Direito ConstitucionalProva:ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2Q99217|Assunto:Poder Constituinte e Reforma da ConstituioMarque a opo correta. a)O Poder Constituinte Originrio ilimitado e autnomo, pois a base da ordem jurdica.

b)O Poder Constituinte Derivado decorrente consiste na possibilidade de alterar-se o texto constitucional, respeitando-se a regulamentao especial prevista na prpria Constituio Federal e ser exercitado por determinados rgos com carter representativo.

c)A outorga, forma de expresso do Poder Constituinte Originrio, nasce da deliberao da representao popular, devidamente convocada pelo agente revolucionrio.

d)O Poder Constituinte Derivado decorre de uma regra jurdica de autenticidade constitucional.

e)A doutrina aponta a contemporaneidade da ideia de Poder Constituinte com a do surgimento de Constituies histricas, visando, tambm, limitao do poder estatal.A alternativa correta a letra (D)

Prova:ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2Q99224|Assuntos:Direitos e Deveres Individuais e Coletivos,Habeas Corpus, Habeas Data, Mandado de Segurana e Ao PopularMarque a opo correta.

I. No cabe mandado de segurana contra os atos de gesto comercial praticados pelos administradores de concessionrias de servio pblico.

II. Compete originariamente ao Supremo Tribunal Federal o julgamento deHbeas Corpuscontra deciso de turma recursal de Juizados Especiais Criminais.

III. Consoante entendimento jurisprudencial predominante, no se exige negativa da via administrativa para justificar o ajuizamento dohabeas data.

IV. O Supremo Tribunal Federal decidiu pela autoaplicabilidade do mandado de injuno, cabendo ao Plenrio decidir sobre as medidas liminares propostas.

V. Consoante entendimento jurisprudencial dominante, o Supremo Tribunal Federal adotou a posio no concretista quanto aos efeitos da deciso judicial no mandado de injuno. a)I e V esto corretas.

b)II e IV esto corretas.

c)II e III esto incorretas.

d)I e II esto corretas.

e)III e IV esto incorretas.

ATENO:Esta questo foianuladapela banca organizadora do concurso, servindo apenas para consulta

Disciplina:Direito AdministrativoProva:ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2Q99229|Assuntos:Servios Pblicos, Agentes Pblicos - Disposies Constitucionais"Incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos". Esta a previso do caput do art. 175 da Constituio Federal. Sobre os servios pblicos, no ordenamento jurdico brasileiro, analise as assertivas abaixo e assinale a opo correspondente.

( ) Sob o critrio formal, servio pblico aquele disciplinado por regime de direito pblico.

( ) Segundo o critrio material, servio pblico aquele que tem por objeto a satisfao de necessidades coletivas.

( ) O critrio orgnico ou subjetivo classifica o servio como pblico pela pessoa responsvel por sua prestao, qual seja, o Estado.

( ) A concesso e a permisso transferem a titularidade de um servio pblico a quem aceitar prest-lo, mediante licitao.

( ) Enquanto a permisso de servio pblico, diante de sua precariedade, ocorre necessariamente por prazo determinado, a concesso pode ocorrer por prazo indeterminado. a)V, F, V, F, F

b)F, V, F, F, V

c)F, F, V, V, F

d)V, V, V, F, V

e)V, V, V, F, F

A alternativa correta a letra (E)

Prova:ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2Q99231|Assunto:Responsabilidade Civil do EstadoVigora atualmente no ordenamento jurdico brasileiro, quanto responsabilidade civil do Estado: a)a teoria da irresponsabilidade do Estado.

b)a teoria da responsabilidade objetiva.

c)a teoria da responsabilidade subjetiva.

d)a teoria da culpa administrativa.

e)a teoria do risco integral.

ATENO:Esta questo foianuladapela banca organizadora do concurso, servindo apenas para consulta

Disciplina:Direito PrevidencirioProva:ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2Q99236|Assunto:Seguridade Social luz da Organizao da Seguridade Social definida na Constituio Federal, julgue os itens abaixo:

I. Previdncia Social, Educao e Assistncia Social so partes da Seguridade Social;

II. a Sade possui abrangncia universal, sendo qualquer pessoa por ela amparada;

III. a Previdncia Social pode ser dada gratuitamente populao rural carente;

IV. a Assistncia Social, por meio de sistema nico e centralizado no poder central federal, pode ser dada a todos os contribuintes individuais da Previdncia Social. O nmero de itenserrados: a)zero

b)um

c)dois

d)trs

e)quatro

A alternativa correta a letra (D)

Prova:ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2Q99243|Assunto:Segurado facultativo: conceito, caractersticasA respeito dos segurados facultativos da Previdncia Social, correto afirmar que: a)a pessoa pode ser segurado facultativo independente da sua idade.

b)o sndico de condomnio remunerado pela iseno da taxa de condomnio pode ser segurado facultativo.

c)aquele que deixou de ser segurado obrigatrio da previdncia social no pode ser segurado facultativo.

d)no pode ser segurado facultativo aquele que estiver exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatrio da previdncia social.

e)o estudante maior de quatorze anos.

A alternativa correta a letra (D)

Disciplina:Direito TributrioProva:ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2Q99248|Assunto:Princpios Constitucionais Tributrios - Limitaes ao Poder de TributarEntre as limitaes constitucionais ao poder de tributar, que constituem garantias dos contribuintes em relao ao fisco, incorretoafirmar que: a)os impostos sobre o patrimnio podem ser confiscatrios, quando considerados em sua perspectiva esttica.

b)uma alquota do imposto sobre produtos industrializados de 150%, por exemplo, no significa necessariamente confisco.

c)o imposto de transmissocausa mortis, na sua perspectiva dinmica, pode ser confiscatrio.

d)o princpio do no-confisco ajuda a dimensionar o alcance do princpio da progressividade, j que exige equilbrio, moderao e medida na quantificao dos tributos.

e)a identificao do efeito confiscatrio no deve ser feita em funo da totalidade da carga tributria, mas sim em cada tributo isoladamente.

A alternativa correta a letra (E)Prova:ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2Q99250|Assunto:Emprstimo CompulsrioEm relao aos emprstimos compulsrios, correto afirmar que: a) um tributo, pois atende s clusulas que integram o art. 3 o do Cdigo Tributrio Nacional.

b) espcie de confisco, como ocorreu com a reteno dos saldos de depsitos a vista, cadernetas de poupana e outros ativos financeiros, por ocasio do chamado "Plano Collor" (Lei n. 8.024/90).

c)o conceito de 'despesa extraordinria' a que alude o art. 148, inciso I, da Constituio Federal, pode abranger inclusive aquelas incorridas sem que tenham sido esgotados todos os fundos pblicos de contingncia.

d)se conceitua como um contrato de direito pblico, com a caracterstica da obrigatoriedade de sua devoluo ao final do prazo estipulado na lei de sua criao.

e)se subordina, em todos os casos, ao princpio da anterioridade da lei que o houver institudo.

A alternativa correta a letra (A)Prova:ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2Q99255|Assunto:Contribuies sociais ou parafiscaisSobre a Contribuio Social para o Lucro Lquido (CSLL), instituda pela Lei n. 7.689/88, julgue os itens abaixo, classificando-os como verdadeiros (V) ou falsos (F). Em seguida, escolha a opo adequada s suas respostas:

I. a sua base de clculo a mesma do imposto de renda das pessoas fsicas, sendo que as dedues e compensaes admissveis para a apurao de um correspondem quelas admitidas para fins de apurao da base de clculo do outro;

II. a sua base de clculo o valor do resultado do exerccio antes da proviso para o imposto de renda;

III. a CSLL poder incidir sobre o resultado presumido ou arbitrado, quando tal seja o regime de apurao a que a pessoa jurdica se submete relativamente ao imposto de renda. a)Esto corretos os itens I e II.

b)Esto corretos os itens I e III.

c)Esto corretos os itens II e III.

d)Todos os itens esto corretos.

e)Todos os itens esto errados.

A alternativa correta a letra (C)Prova:ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2Q99262|Assunto:LanamentoSobre o lanamento, com base no Cdigo Tributrio Nacional, assinale a opo correta. a)O lanamento um procedimento administrativo pelo qual a autoridade fiscal, entre outras coisas, declara a existncia de uma obrigao tributria.

b)Ao se estabelecer a competncia privativa da autoridade administrativa para efetuar o lanamento, permitiu-se a delegao dessa funo.

c)No lanamento referente penalidade pecuniria, a autoridade administrativa deve aplicar a legislao em vigor no momento da ocorrncia do fato gerador.

d)A legislao posterior ocorrncia do fato gerador da obrigao que instituir novos critrios de apurao ou processos de fiscalizao, ampliando os poderes de investigao da autoridade administrativa, no se aplica ao lanamento.

e)A aplicao retroativa de legislao tributria formal pode atribuir responsabilidade tributria a terceiros.

A alternativa correta a letra (A)Disciplina:Comrcio Internacional (Exterior)Prova:ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2Q99267|Assunto:O Acordo sobre o Comrcio de Bens (GATT- 1994); princpios bsicos e objetivosA respeito do Acordo sobre Implementao do Artigo VII do Acordo Geral de Tarifas e Comrcio (GATT), correto afirmar que: a)o mesmo dispe as regras para a definio do valor de mercadorias a serem exportadas e que servir de base para a fixao dos preos de carregamento, frete e seguro.

b)define regras para a determinao do valor de uma mercadoria para fins do clculo de tarifas e quotas que incidam em sua importao ou do estabelecimento de direitosanti-dumpingou de medidas compensatrias.

c)foi um acordo que se tornou inoperante quando da criao da Organizao Mundial do Comrcio em substituio ao Acordo Geral de Tarifas e Comrcio (GATT) de 1947.

d)foi um acordo provisrio que estabeleceu os critrios operacionais para a implementao dos compromissos previstos no Cdigo sobre Normas Tcnicas firmado na Rodada de Tquio, no mbito do Acordo Geral de Tarifas e Comrcio (GATT).

e) o principal instrumento no marco da Organizao Mundial de Aduanas (OMA) voltado para a harmonizao, entre os pases signatrios, dos controles e procedimentos administrativos envolvidos na verificao aduaneira referente exportao e importao de mercadorias.

A alternativa correta a letra (B)Prova:ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2Q99274|Assunto:Conveno de Viena - Conveno das Naes Unidas sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de MercadoriasA respeito da Conveno de Viena sobre contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias (CVIM), correto afirmar que: a) instrumento jurdico que vincula Estados Nacionais em torno do objetivo de harmonizar internacionalmente as frmulas que definem as obrigaes e direitos dos exportadores e importadores em torno da comercializao de um bem internacionalmente.

b)firmada no mbito da Conferncia das Naes Unidas sobre Comrcio e Desenvolvimento (UNCTAD), estabelece procedimentos padres para a celebrao de contratos comerciais internacionais entre agentes privados.

c)celebrada no marco da Organizao Mundial de Comrcio (OMC), estabelece procedimentos uniformes para os aspectos no financeiros de uma transao comercial internacional.

d)celebrada no mbito da Cmara Internacional de Comrcio (CCI), instrumento de direito privado que rege os atos administrativos e jurdicos que envolvem a transferncia da propriedade da mercadoria transacionada internacionalmente.

e)firmada no mbito das Naes Unidas, uniformiza as regras sobre compra e venda de mercadorias, envolvendo aspectos como transporte, seguro, transferncia de riscos, propriedade industrial, pagamentos e indenizaes por no cumprimento de obrigaes, mercadoria avariada, danos e prejuzos.

A alternativa correta a letra (E)

Disciplina:PortugusProva:ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 1Q99279|Assunto:Coeso e coernciaAssinale a opo em que o trecho constitui continuao coesa e coerente para o texto abaixo, adaptado de Luiz Carlos Mendona de Barros,Valor Econmico, 31/8/2009.Quem acompanha o dia a dia dos mercados fi nanceiros sabe que o pensamento ultraliberal em relao regulao dos mercados financeiros foi dominante desde a dcada de 1980, mas especialmente a partir do governo Clinton. Bush deu continuidade a essa viso. Os perigos associados a essa postura ficaram ainda maiores em funo do aparecimento de uma srie de inovaes fi nanceiras que criaram segmentos do mercado sem nenhum acompanhamento pelos rgos reguladores. a)Essa era uma grande cooperativa de funcionrios, de maneira que o pagamento de bnus por performance a cada perodo no causava distores em relao ao valor futuro dos lucros dos acionistas. Esse sistema funcionou de forma correta por dcadas no mercado financeiro.

b)Nesse tipo de instituio, a maioria dos funcionrios que recebe esses bnus participa tambm no capital da empresa. Alm disso, essas empresas no tinham aes colocadas no mercado junto a investidores.

c)Alm desses espaos sem lei, instrumentos legtimos de busca de efi cincia das instituies financeiras e que funcionaram adequadamente durante muito tempo foram sendo desvirtuados.

d)Esse sistema de bnus uma prtica usada para estimular talentos, que nasceu em instituies financeiras organizadas sob a forma de associao de scios.

e)Mas a partir do momento em que se aprofundou a separao entre benefi cirios desses bnus e os detentores de aes, a racionalidade do sistema foi destruda e uma nova fonte de risco criada. Neste momento, os mecanismos que criavam estmulos positivos se tornaram instrumentos perigosos e destrutivos.

Voc errou. A alternativa correta a letra (C)

Prova:ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 1Q99281|Assunto:Compreenso e interpretao de textosOs trechos abaixo constituem um texto adaptado do Editorial deO Globo, de 24/8/2009, mas esto desordenados. Ordene-os nos parnteses e indique a opo que corresponde sequncia correta.

( ) At mesmo em pases com regras rgidas (Frana e Alemanha, por exemplo), sindicatos perceberam a gravidade desse momento e aceitaram negociar redues temporrias de jornada de trabalho com respectiva diminuio de salrios e benefcios, em contrapartida manuteno de empregos.

( ) A recente crise econmica mundial - que por pouco no empurrou o planeta para uma depresso to terrvel como a de 1929-1934 - mostrou, na prtica, a importncia de se ter fl exibilidade nos contratos de trabalho.

( ) Diante de tal experincia, a insistncia em se discutir uma reduo da jornada de trabalho para 40 horas semanais (sem alterao de salrios) parece esdrxula. Mudar uma das bases das regras contratuais em meio a uma conjuntura ainda nebulosa representa enorme risco para os trabalhadores.

( ) Dessa forma, o impacto da crise sobre o mercado de trabalho, especialmente no Brasil, no chegou a ter a dimenso trgica que a crise certamente causaria em outra situao, de mais rigidez nas regras contratuais. E isso sem dvida contribuiu para abreviar o perodo recessivo.

( ) No Brasil ocorreu algo semelhante queles pases. A indstria demitiu, mas, em alguns setores (minerao, siderurgia, bens de consumo durveis), o quadro teria sido pior no fosse a possibilidade de se recorrer a frias coletivas, licenas parcialmente remuneradas, banco de horas etc. a)1,2,4,3,5

b)2,1,5,4,3

c)4,1,3,5,2

d)3,4,1,2,5

e)5,3,2,1,4

Voc errou. A alternativa correta a letra (B)

Prova:ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 1Q99286|Assuntos:Ortografia e Semntica, Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocao, Sintaxe da orao e do perodo, CraseAssinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo.

a)

b)

c)

d)

e)

Voc errou. A alternativa correta a letra (B)

Prova:ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 1Q99293|Assuntos:Concordncia nominal e verbal, Sintaxe da orao e do perodo, Compreenso e interpretao de textos, Reescritura de textoOs trechos a seguir constituem um texto adaptado deValor Econmico. Assinale a opo que apresentaerrogramatical. a)H fatos e erros envolvidos na histria da rejeio aos biocombustveis, como costume acontecer sempre que interesses econmicos poderosos esto em jogo. Um dos erros mais comuns o de misturar no mesmo argumento o etanol base de milho, que foi a opo dos EUA, e o etanol base de cana-de-acar, utilizado pelo Brasil.

b)A equao de benefcios abertamente favorvel cana, j que, no etanol de milho, gasta-se quase tanta energia suja para produzi-lo que as vantagens praticamente desaparecem.

c)Ainda assim, a elevao nos preos dos alimentos tem como fator principal a melhoria do nvel de renda e de consumo de centenas de milhes de pessoas na ndia e na China, que antes estavam afastadas do mercado.

d)O etanol de milho um programa caro, que prospera mediante subsdios do governo e distorce preos. Ele, de fato, concorreu para substituir outras culturas na busca por reas de produo e deslanchou uma infl ao nos preos dos alimentos.

e)O nico argumento a favor do etanol de milho no econmico, e, sim, poltico. O governo Bush incentivou- os por no querer mais depender do petrleo do explosivo Oriente Mdio, e nem terem o fornecimento de combustveis alternativos nas mos de pases que no sejam inteiramente confi veis para os EUA.

Voc errou. A alternativa correta a letra (E)

Disciplina:InglsProva:ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 1Q99298|Assunto:Interpretao de Textos

In paragraph 2, the author mentions "the fi scal strain now hobbling California". In other words, the fiscal a)policies which have been favouring Californias growth.

b)pressure currently preventing Californias development.

c)programmes successfully spoused by California.

d)measures which have steadily gained acceptance.

e)incentives recently promoted by the Californian government.

Voc errou. A alternativa correta a letra (B)

Prova:ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 1Q99301|Assunto:Interpretao de Textos

According to paragraph 3, the role played by the public sector a)widened.

b)lessened.

c)diminished.

d)faded.

e)decreased.

Voc errou. A alternativa correta a letra (A)

Disciplina:Raciocnio-LgicoProva:ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 1Q99306|Assuntos:Lgica de Argumentao, Lgica sentencial e de primeira ordemConsidere a seguinte proposio: "Se chove ou neva, ento o cho fi ca molhado". Sendo assim, pode-se afi rmar que: a)Se o cho est molhado, ento choveu ou nevou.

b)Se o cho est molhado, ento choveu e nevou.

c)Se o cho est seco, ento choveu ou nevou.

d)Se o cho est seco, ento no choveu ou no nevou.

e)Se o cho est seco, ento no choveu e no nevou.

Voc errou. A alternativa correta a letra (E)