questoes para prova_ com gabarito

4
PROAC / COSEAC - Gabarito Ciências Sociais 1 Prova de Conhecimentos Específicos 1 a QUESTÃO: (3,0 pontos) Platão nasceu em 427 antes de Jesus Cristo e morreu octogenário em 347 antes de nossa era. Três de seus diálogos tratam especialmente de assuntos políticos: O Político, As Leis e A República . Este ultimo livro é considerado o mais importante. Nele o filósofo grego descreve a cidade ideal e indica os sinais de sua decadência, até chegar a uma forma de governo por ele considerada como a pior de todas, a tirania. Compara a cidade ideal a um organismo também considerado ideal, onde a inteligência diretora, a energia da vontade e os apetites sensuais se ajustam na forma de um organismo que funciona perfeitamente. Tendo em vista essa rápida descrição: a) mencione a que classe de pessoas pertence a inteligência diretora , a energia da vontade e os apetites sensuais e dê, pelos menos, uma característica fundamental a cada uma das classes referidas; Sugestão de resposta: À inteligência diretora corresponde a classe dos sábios. Nessa classe predominam os filósofos, sendo o saber a base o vértice do seu poder. À energia volitiva corresponde a classe dos guerreiros. Nessa classe predomina a coragem. Aos apetites sensuais corresponde a classe dos trabalhadores. Nessa classe predomina o trabalho que garante a manutenção material das outras duas classes. Filósofos e guerreiros se distinguiriam tendo em vista o critério da idade: os sábios deveriam ser recrutados entre os guerreiros maiores de quarenta anos, considerando Platão, portanto, que todo filósofo teria sido, quando mais moço, também um guerreiro. b) Cite as três idades de A República , e dê, pelo menos, uma característica de cada uma delas. Sugestão de resposta: A República é uma cidade ideal: no passado, ela nunca existiu na sua forma mais pronta e acabada; e, no futuro, não existirá em tempo algum. No entanto, tomando-a como uma construção da inteligência, Platão a usa como ponto de referência para estabelecer uma espécie de história hipotética da cidade ideal. Teria havido uma idade do ouro cuja característica principal foi a prevalência dos sábios; uma outra, de prata, cujo traço dominante mais expressivo foi o triunfo dos guerreiros ; e, finalmente, uma terceira, de ferro, onde prevaleceram algumas poucas comuns que levaram à degenerescência da vida política, dando origem à oligarquia. Na etapa oligárquica, havendo o predomínio de poucos ricos em face de muitos pobres, estabeleceram-se as condições para o surgimento da democracia que, sendo o governo de muitos pobres e poucos ricos, conduziu à anarquia. Sendo está última ingovernável, surgiu a tirania, a pior dentre todas as formas de governo.

Upload: lucolcampos

Post on 04-Jul-2015

597 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Questoes Para Prova_ Com Gabarito

PROAC / COSEAC - Gabarito

Ciências Sociais 1

Prova de Conhecimentos Específicos

1a QUESTÃO: (3,0 pontos)

Platão nasceu em 427 antes de Jesus Cristo e morreu octogenário em 347antes de nossa era. Três de seus diálogos tratam especialmente de assuntospolíticos: O Político, As Leis e A República. Este ultimo livro é considerado o maisimportante. Nele o filósofo grego descreve a cidade ideal e indica os sinais de suadecadência, até chegar a uma forma de governo por ele considerada como a pior detodas, a tirania. Compara a cidade ideal a um organismo também considerado ideal,onde a inteligência diretora, a energia da vontade e os apetites sensuais se ajustam naforma de um organismo que funciona perfeitamente.

Tendo em vista essa rápida descrição:

a) mencione a que classe de pessoas pertence a inteligência diretora, aenergia da vontade e os apetites sensuais e dê, pelos menos, uma característicafundamental a cada uma das classes referidas;

Sugestão de resposta:

À inteligência diretora corresponde a classe dos sábios. Nessa classepredominam os filósofos, sendo o saber a base o vértice do seu poder. À energiavolitiva corresponde a classe dos guerreiros. Nessa classe predomina a coragem.Aos apetites sensuais corresponde a classe dos trabalhadores. Nessa classepredomina o trabalho que garante a manutenção material das outras duas classes.Filósofos e guerreiros se distinguiriam tendo em vista o critério da idade: os sábiosdeveriam ser recrutados entre os guerreiros maiores de quarenta anos, considerandoPlatão, portanto, que todo filósofo teria sido, quando mais moço, também um guerreiro.

b) Cite as três idades de A República, e dê, pelo menos, uma característica decada uma delas.

Sugestão de resposta:

A República é uma cidade ideal: no passado, ela nunca existiu na sua formamais pronta e acabada; e, no futuro, não existirá em tempo algum. No entanto,tomando-a como uma construção da inteligência, Platão a usa como ponto dereferência para estabelecer uma espécie de história hipotética da cidade ideal. Teriahavido uma idade do ouro cuja característica principal foi a prevalência dos sábios;uma outra, de prata, cujo traço dominante mais expressivo foi o triunfo dos guerreiros;e, finalmente, uma terceira, de ferro, onde prevaleceram algumas poucas comuns quelevaram à degenerescência da vida política, dando origem à oligarquia. Na etapaoligárquica, havendo o predomínio de poucos ricos em face de muitos pobres,estabeleceram-se as condições para o surgimento da democracia que, sendo ogoverno de muitos pobres e poucos ricos, conduziu à anarquia. Sendo está últimaingovernável, surgiu a tirania, a pior dentre todas as formas de governo.

Page 2: Questoes Para Prova_ Com Gabarito

PROAC / COSEAC - Gabarito

Ciências Sociais 2

2a QUESTÃO: (1,0 ponto) Explique, segundo a teoria durkheimiana, o que é um fato social normal e o que

é um fato social patológico.

(O candidato deverá demonstrar compreender que para Durkheim são normais

os fatos sociais que se repetem em todos os casos observados, ao contrário das

exceções, consideradas fatos patológicos. Em biologia, tais limites são definidos como

“tipo médio”, conforme enfatiza Durkheim.)

3a QUESTÃO: (1,0 ponto) Com relação ao método de pesquisa científica, estabeleça a diferença entre a

objetividade de Durkheim e a compreensão de Max Weber.

(O candidato deverá expor que para Durkheim o fato social deve ser tratado

como “coisa”, objeto exterior à consciência individual. Já Weber defende que a

sociologia deverá compreender a ação social, captando seu sentido subjetivo.)

4a QUESTÃO: (1,0 ponto) Identifique o autor que enfatizou a seguinte frase:

“O que determina o caráter das relações de produção é a propriedade

dos meios de produção”.

Resposta:

Karl Marx

Page 3: Questoes Para Prova_ Com Gabarito

PROAC / COSEAC - Gabarito

Ciências Sociais 3

5a QUESTÃO: (1,0 ponto) Selecione apenas uma dentre as seguintes obras: “A Ética Protestante e

o Espírito do Capitalismo”, “O Capital” e “A Divisão do Trabalho Social” citando o nome

de seu autor.

Resposta:

“A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” – Max Weber

“O Capital” – Karl Max

“A Divisão do Trabalho Social” – Emile Durkheim

6a QUESTÃO: (1,0 ponto) Defina Etnocentrismo e estabeleça a relação entre esta noção e as de

alteridade e identidade, dentro do campo antropológico.

(O candidato deverá definir Etnocentrismo e mostrar domínio das noções

básicas apontadas na questão, ressaltando o ponto de vista antropológico na

relativização do conhecimento construído sobre “o outro”.)

7a QUESTÃO: (1,0 ponto) Especifique como os antropólogos da Escola Interpretativista, a exemplo de

Cliford Geertz, se utilizam do conceito de Cultura.

(O conceito de Cultura como semiológico; como uma teia de significados tecida

nas práticas dos sujeitos sociais; como um código de interação e interpretação de

mundo.)

Page 4: Questoes Para Prova_ Com Gabarito

PROAC / COSEAC - Gabarito

Ciências Sociais 4

8a QUESTÃO: (1,0 ponto) Aponte o que representa a prática do trabalho de campo na produção do

conhecimento antropológico.

(O trabalho de campo como o método/técnica privilegiado na construção de

relação sujeito/objeto na Antropologia; como possibilidade de controle de uma postura

valorativa e autocentrada, por parte do antropólogo, em sua prática de pesquisa e

construção de conhecimento.)