questÕes de direito previdenciÁrio prof. henrique … · 1 questÕes de direito previdenciÁrio...

23
1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos princípios constitucionais e à organização da seguridade social no Brasil, julgue os próximos itens. a) A seguridade social rege-se pelo princípio constitucional da solidariedade, segundo o qual nenhum benefício poderá ser criado sem a correspondente fonte de custeio total. b) O seguro-desemprego veio previsto pela primeira vez na CF/1988. c) A Constituição Federal de 1934 inovou a ordem constitucional brasileira no que se refere à fonte do custeio previdenciário, que passou a ser tríplice, provinda de contribuições do Estado, do trabalhador e do empregador. d) A Constituição de Weimar, de 1919, foi o primeiro diploma legal de magnitude constitucional em que se tratou de tema previdenciário. e) Embora a Lei Eloy Chaves, de 1923, seja considerada, na doutrina majoritária, o marco da previdência social no Brasil, apenas em 1960, com a aprovação da Lei Orgânica da Previdência Social, houve a uniformização do regramento de concessão dos benefícios pelos diversos institutos de aposentadoria e pensão então existentes. 2) Acerca da seguridade social no Brasil, de suas características, contribuições e atuação, julgue os itens a seguir. a) A instituição de alíquotas ou bases de cálculos diferentes, em razão da atividade econômica ou do porte da empresa, entre outras situações, apesar de, aparentemente, infringir o princípio tributário da isonomia, de fato atende ao comando constitucional da eqüidade na forma de participação no custeio da seguridade social. b) A grande preocupação com os hipossuficientes tem sido característica marcante da seguridade social brasileira, como pode ser demonstrado pela recente alteração, no texto constitucional, de garantias para inclusão dos trabalhadores de baixa renda, bem como daqueles que se dediquem, exclusivamente, ao trabalho doméstico, sendo-lhes oferecido tempo de contribuição, alíquotas e prazos de carência inferiores. c) A fusão da Secretaria da Receita Federal com a Secretaria da Receita Previdenciária centralizou em apenas um órgão a arrecadação da maioria dos tributos federais. Contudo, a fiscalização e a arrecadação das contribuições sociais destinadas aos chamados terceiros - SESC, SENAC, SESI, SENAI e outros - permanecem a cargo do INSS. d) O Instituto Nacional do Seguro Social, autarquia federal atualmente vinculada ao Ministério da Previdência Social, surgiu, em 1990, como resultado da fusão do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) e o Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS).

Upload: lamdan

Post on 25-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique … · 1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos

1  

QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos princípios constitucionais e à organização da seguridade social no Brasil, julgue os próximos itens. a) A seguridade social rege-se pelo princípio constitucional da solidariedade, segundo o qual nenhum benefício poderá ser criado sem a correspondente fonte de custeio total. b) O seguro-desemprego veio previsto pela primeira vez na CF/1988. c) A Constituição Federal de 1934 inovou a ordem constitucional brasileira no que se refere à fonte do custeio previdenciário, que passou a ser tríplice, provinda de contribuições do Estado, do trabalhador e do empregador. d) A Constituição de Weimar, de 1919, foi o primeiro diploma legal de magnitude constitucional em que se tratou de tema previdenciário. e) Embora a Lei Eloy Chaves, de 1923, seja considerada, na doutrina majoritária, o marco da previdência social no Brasil, apenas em 1960, com a aprovação da Lei Orgânica da Previdência Social, houve a uniformização do regramento de concessão dos benefícios pelos diversos institutos de aposentadoria e pensão então existentes. 2) Acerca da seguridade social no Brasil, de suas características, contribuições e atuação, julgue os itens a seguir. a) A instituição de alíquotas ou bases de cálculos diferentes, em razão da atividade econômica ou do porte da empresa, entre outras situações, apesar de, aparentemente, infringir o princípio tributário da isonomia, de fato atende ao comando constitucional da eqüidade na forma de participação no custeio da seguridade social. b) A grande preocupação com os hipossuficientes tem sido característica marcante da seguridade social brasileira, como pode ser demonstrado pela recente alteração, no texto constitucional, de garantias para inclusão dos trabalhadores de baixa renda, bem como daqueles que se dediquem, exclusivamente, ao trabalho doméstico, sendo-lhes oferecido tempo de contribuição, alíquotas e prazos de carência inferiores. c) A fusão da Secretaria da Receita Federal com a Secretaria da Receita Previdenciária centralizou em apenas um órgão a arrecadação da maioria dos tributos federais. Contudo, a fiscalização e a arrecadação das contribuições sociais destinadas aos chamados terceiros - SESC, SENAC, SESI, SENAI e outros - permanecem a cargo do INSS. d) O Instituto Nacional do Seguro Social, autarquia federal atualmente vinculada ao Ministério da Previdência Social, surgiu, em 1990, como resultado da fusão do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) e o Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS).

Page 2: QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique … · 1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos

2  

e) Otávio, contador, é aposentado por regime próprio de previdência social e começou a prestar serviços de contabilidade em sua residência. Dada a qualidade de seus serviços, logo foi contratado para dar expediente em uma grande empresa da cidade. Nessa situação, Otávio não é segurado do regime geral, tanto por ter pertencido a um regime próprio, quanto por ser aposentado. 3) julgue os próximos itens , referente ao custeio da seguridade social. a) A contribuição destinada ao financiamento da seguridade social não incide sobre a aposentadoria concedida pelo RGPS. Todavia, o aposentado pelo RGPS que voltar a exercer atividade abrangida por esse regime será segurado obrigatório em relação a essa atividade, ficando sujeito a contribuições para fins de custeio da seguridade social. b) Todas as entidades beneficentes ou filantrópicas são constitucionalmente isentas do pagamento de contribuição para a seguridade social. c) A contribuição social destinada ao financiamento da seguridade social a cargo do empregador incide sobre a folha de salários e sobre os demais rendimentos do trabalho pagos à pessoa física que lhe preste serviço, ainda que sem vínculo empregatício. d) A contribuição social destinada ao financiamento da seguridade social a cargo da empresa poderá ter alíquota diferenciada unicamente em razão do porte da empresa e da atividade econômica por ela exercida. e) A cobertura do risco de acidente do trabalho será atendida concorrentemente pelo RGPS e pelo setor privado. 4) Segundo o caput do art. 194 da CF, “A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.” No que se refere às distinções entre as três grandes funções de governo que compõem a seguridade social, é correto afirmar que

a) a função de assistência social destina-se aos segurados da previdência social mais carentes, ao passo que a previdência destina-se ao segurado que não tem plano próprio de previdência privada.

b) as ações do poder público no campo da saúde estão precipuamente voltadas para a prestação de serviços, enquanto aquelas no âmbito da previdência social referem-se à prestação de benefícios previdenciários.

c) a função saúde atende aos segurados que se encontram no gozo dos direitos que, nessa qualidade, lhe são inerentes, ao passo que a assistência social destina-se aos que perderam essa qualidade.

d) o benefício de prestação continuada, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, destina-se a ações direcionadas à saúde e à assistência social.

e) a função saúde não se destina aos segurados da previdência que possuam planos privados de saúde.

Page 3: QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique … · 1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos

3  

5) Tendo em vista que grande parte do custeio do RGPS decorre de contribuições de empresas e trabalhadores, calculadas em razão da remuneração ou do salário de contribuição, assinale a opção correta.

a) A contribuição do empregador ao RGPS relativamente ao faturamento limita-se ao somatório dos salários de contribuição da totalidade dos seus empregados.

b) A contribuição do empregador ao RGPS relativamente a cada empregado tem sua base de cálculo limitada ao salário de contribuição do respectivo empregado.

c) A contribuição do servidor público ao RGPS incide sobre a sua remuneração integral

d) A contribuição do empregado ao RGPS incide sobre o seu salário de contribuição.

e) A contribuição do empregador ao RGPS relativamente ao lucro limita-se ao somatório dos salários de contribuição da totalidade dos seus empregados.

6) A respeito dos segurados , marque a incorreta:

a) Todo aquele que tem vínculo empregatício com empresa é classificado como empregado para o RGPS. Contudo , nem todos aqueles que são empregados para o RGPS tem vínculo empregatício com empresa.

b) Considerando-se que é empregado aquele que aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural a empresa, em caráter não eventual, sob sua subordinação e mediante remuneração , a pessoa física contratada por empresa de trabalho temporário, não se enquadra na classificação de empregado para o RGPS.

c) o exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que não vinculado a regime próprio de previdência social , é classificado como empregado no RGPS.

d) São segurados especiais a pessoa física que, individualmente ou em regime de economia familiar, seja produtor rural ou pescador artesanal.

e) O piloto de avião que presta serviço de natureza contínua a pessoa ou família em atividades sem fins lucrativos é considerado empregado doméstico.

7) Publicada lei modificando a contribuição social sobre a receita ou faturamento: a) só poderá ser exigida tal contribuição após decorridos noventa dias da data da publicação da referida lei , em decorrência da aplicação do princípio da anterioridade.

b) só poderá ser exigida tal contribuição após decorridos noventa dias da data da publicação da referida lei , em decorrência da aplicação do princípio da anterioridade nonagesimal.

c) não poderá ser exigida tal contribuição no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a referida lei, independentemente da data de sua publicação.

d) poderá ser exigida tal contribuição imediatamente após a data da publicação da referida lei.

e) só poderá ser exigida tal contribuição após decorrido um ano da data da publicação da referida lei , em virtude da aplicação do princípio da anualidade tributária.

Page 4: QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique … · 1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos

4  

8) Mévio , trabalha por conta própria, sem relação de trabalho com empresa ou equiparado. Nessa condição , procura uma agência do INSS, faz sua inscrição como contribuinte individual , faz também a opção pela exclusão do direito ao benefício de aposentadoria por tempo de contribuição e começa a contribuir regularmente. Cinco anos depois , Mévio é contratado por uma empresa , passa a contribuir como empregado, fazendo jus ,a partir de então , ao benefício da aposentadoria por tempo de contribuição. Para que os 5 anos durante os quais o segurado contribuiu através do Sistema Especial de Inclusão Previdenciária contem como tempo de contribuição qual a diferença de contribuição a ser recolhida.

a) 5% sobre limite mínimo de contribuição.

b) 11% sobre o limite mínimo de contribuição.

c) 20% sobre o limite mínimo de contribuição.

d) 15% sobre o limite mínimo de contribuição acrescido dos juros moratórios.

e) 9% sobre o limite mínimo de contribuição acrescido dos juros moratórios.

9) A aposentadoria por tempo de contribuição: a) encontra-se no rol dos riscos que devem ser cobertos pela previdência social, relacionados nos incisos do caput do art. 201 da CRFB. b) O período em que o segurado esteve recebendo auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, entre períodos de atividade, não será considerado como tempo de contribuição. c) não trata de um infortúnio ou de um risco social a ser coberto , porquanto impossível afirmar que o segurado ou segurada estão inaptos para o trabalho pelo simples transcurso de determinado lapso temporal. Assim , temos a previdência social pagando benefício àquele que ainda goza de plena capacidade laborativa; o que , por sua vez , foge à natureza da proteção previdenciária. d) O tempo de serviço anterior à obrigatoriedade de filiação à Previdência Social só será contado mediante recolhimento em atraso da contribuição correspondente ao período respectivo com acréscimo de juros moratórios de um por cento ao mês e multa de dez por cento. e) o tempo de filiação na qualidade de segurado especial no RGPS deve ser contado reciprocamente como tempo de contribuição para o Regime Próprio de Previdência Social do servidor público.

10) Aplica-se o fator previdenciário ao cálculo do(s) seguinte(s) benefício(s) do Regime Geral de Previdência Social - RGPS:

a) à aposentadoria por tempo de contribuição , caso o segurado ou segurada não conte com o número mínimo de pontos previsto no art. 29-C da Lei 8.213/91.

b) exclusiva e necessariamente, à aposentadoria por tempo de contribuição.

c) necessariamente, às aposentadorias por idade, tempo de contribuição e especial.

d) necessariamente, às aposentadorias por idade e tempo de contribuição.

Page 5: QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique … · 1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos

5  

e) necessariamente, à aposentadoria por idade e, caso mais vantajosa ao segurado, também à aposentadoria especial.

11) Tício , segurado aposentado do RGPS , faleceu deixando Rita sua esposa - com quem era casado a mais de 20 anos - Cristiano filho de 14 anos, Raquel de 12 anos e Josefa de 2 anos. Na data do óbito , o valor da aposentadoria percebida por Tício era de R$ 2.000,00. Assim , renda mensal inicial da pensão por morte a ser dividida em partes iguais entre todos os dependentes será de:

a) 2.000,00 b) 1.900,00 c) 1.800,00 d) 1.700,00 e) 1.000,00

12) Pedro , segurado do RGPS há mais de 2 anos , casa-se com Beatriz em abril de 2013. O casal tem dois filhos: Joana e Paulo , este último portador de deficiência física incapacitante. Em julho de 2015 , o cônjuge varão falece em razão de grave doença. Quando de seu óbito , sua esposa contava 21 anos de idade. Assim , Beatriz:

a) terá o benefício da pensão por morte extinto em julho de 2018.

b) terá o benefício da pensão por morte extinto em julho de 2021.

c) terá o benefício da pensão por morte mantido vitaliciamente.

d) terá o benefício da pensão por morte mantido pelo prazo máximo de 15 anos.

e) terá o benefício da pensão por morte extinto em novembro de 2015

13) As prestações ofertadas pelo RGPS são genericamente chamadas de benefícios e serviços. No que se refere a essas prestações, assinale a opção correta.

a) Caso trabalhe por conta própria, sem relação de trabalho com empresa ou equiparado, e opte por contribuir com alíquota reduzida, o segurado contribuinte individual poderá se aposentar por tempo de contribuição, mas, não, por idade.

b) O aposentado pelo RGPS que, apesar de ter-se aposentado, permanecer em atividade sujeita a esse regime não terá direito ao salário-família, ainda que cumpra os requisitos para tanto.

c) Terá direito ao benefício de auxílio-acidente o contribuinte individual que for vítima de acidente de trabalho

d) O deputado federal vinculado ao RGPS que for vítima de acidente de trabalho não terá direito ao benefício de auxílio-acidente

e) Há prestações que se destinam apenas aos segurados; outras, apenas a seus dependentes; e um terceiro grupo de prestações, destinadas tanto àqueles quanto a estes beneficiários do RGPS.

Page 6: QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique … · 1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos

6  

14) Caio contribui para o RGPS , na qualidade de empregado , desde janeiro de 2006. Desde essa data e até janeiro de 2015 ocupava um alto cargo de gerência em uma determinada empresa e, em razão desse fato , contribuiu , durante todo esse período, sobre o teto deste regime. Em janeiro de 2015 foi demitido e , em fevereiro do mesmo ano, conseguiu emprego em outra empresa , mas com remuneração igual ao salário mínimo. Em março de 2016, Caio é acometido de um transtorno psíquico e necessita afastar-se da atividade por , no mínimo , 6 meses.

Considerando a situação hipotética acima , marque a opção correta.

a) Porque o afastamento se deu por razões de ordem psíquica , Caio não tem direito ao auxílio-doença.

b) O auxílio-doença tem , em qualquer hipótese , carência de 12 meses.

c) O salário de benefício do auxílio doença de Caio será e quivalente à média aritmética simples dos maiores salários-de-contribuição correspondentes a oitenta por cento de todo o período contributivo. Assim, considerando que o segurado contribui há 10 anos , o período de fevereiro de 2015 a março de 2016 será descartado para fins de cálculo e , portanto , o benefício terá valor igual ou próximo do limite máximo de benefício do RGPS.

d) O valor do auxílio-doença de Caio será igual a 1 salário mínimo , pois esta é a média aritmética simples dos últimos doze salários-de-contribuição.

e) O valor do auxílio-doença de Caio será obrigatoriamente igual ao teto do RGPS , pois durante os mais de dez anos em que contribuiu , nove foram sobre esse mesmo teto.

15) Em relação ao recolhimento em atraso, marque a opção correta:

I. Sobre os valores não pagos no seu vencimento, incidirão juros de mora calculados à taxa SELIC, a partir do primeiro dia do mês subseqüente ao vencimento do prazo até o mês anterior ao do pagamento e de 1% no mês de pagamento.

II. Os valores não pagos no seu vencimento serão acrescidos de multa de mora, calculada à taxa de 0,33% , por dia de atraso, limitado a 30% .

III. A multa no lançamento de ofício será de 75% sobre a totalidade ou diferença de imposto ou contribuição nos casos de falta de pagamento ou recolhimento, de falta de declaração e nos de declaração inexata.

IV. Os percentuais de multa no lançamento de ofício serão duplicados, nos casos de não atendimento pelo sujeito passivo, no prazo marcado, de intimação para prestar esclarecimentos, entre outras situações.

a) Todas estão corretas.

b) Somente as afirmativas II e IIII estão corretas.

c) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

d) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

e) Todas estão incorretas.

Page 7: QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique … · 1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos

7  

16) Mévio foi contratado como empregado na Barbearia Navalha na Carne Ltda. em 15/02/1995. Em 25/03/2000 casou-se com Micalateia , com quem posteriormente teve dois filhos. Um deles, Tício , nasceu inválido , portador de necessidades especiais. Mévio foi dispensado da barbearia em 10/08/2010 e ficou desempregado até 15/10/2013 , quando faleceu vítima de acidente de trânsito. Com base nessa situação hipotética , marque a opção correta.

a) Micalateia e ambos os filhos farão jus à pensão por morte de Mévio.

b) Micalateia e os filhos não farão jus à pensão por morte de Mévio , pois este , ao falecer , não mais detinha a qualidade de segurado , já que estava há mais de 36 meses sem contribuir.

c) Apenas Micalateia e Tício – inválido - farão jus a pensão por morte de Mévio.

d) O filho não inválido somente fará jus à pensão por morte de Mévio de comprovar dependência econômica em relação ao pai.

e) Micalateia e ambos os filhos farão jus à pensão por morte de Mévio apenas se este , quando em atividade , fosse segurado de baixa renda.

17) Manterá a condição de segurado,

a) independentemente de contribuições, aquele que estiver em gozo de benefício.

b) pelo máximo de até seis meses após a cessação das contribuições, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela previdência social.

c) pelo máximo de até dezoito meses após cessar a segregação, o segurado acometido de doença de segregação compulsória.

d) pelo máximo de até dezoito meses após o livramento, o segurado retido ou recluso.

e) pelo máximo de até seis meses após o licenciamento, o segurado incorporado às Forças Armadas para prestar serviço militar. 18) Em relação ao tema “Carência”, assinale a afirmativa correta:

I. Período de carência é o tempo correspondente ao número mínimo de contribuições mensais indispensáveis para que o beneficiário faça jus ao benefício, consideradas a partir do transcurso do primeiro dia dos meses de suas competências.

II. Para o segurado especial, considera-se período de carência o tempo mínimo de efetivo exercício de atividade rural, ainda que de forma descontínua, igual ao número de meses necessário à concessão do benefício requerido.

III. Para o segurado empregado doméstico , a período de carência é contado da data do efetivo recolhimento da primeira contribuição sem atraso.

IV. Independe de carência a concessão da pensão por morte, auxílio-reclusão, salário-família e auxílio-acidente.

a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

b) Somente a afirmativa III está correta.

Page 8: QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique … · 1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos

8  

c) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.

d) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

e) Todas estão incorretas.

19) Marque , entre as opções abaixo , aquele que relaciona corretamente os benefícios devidos aos empregados domésticos:

a) aposentadoria por invalidez , aposentadoria por idade , aposentadoria por tempo de contribuição , aposentadoria especial , auxílio-doença , salário-maternidade , aposentadoria da pessoa com deficiência.

b) aposentadoria por invalidez , aposentadoria por idade , aposentadoria por tempo de contribuição , auxílio-doença , salário-maternidade.

c) aposentadoria por invalidez , aposentadoria por idade , aposentadoria por tempo de contribuição , aposentadoria especial , auxílio-doença , salário-maternidade , auxílio-acidente; aposentadoria da pessoa com deficiência.

d) aposentadoria por invalidez , aposentadoria por idade , aposentadoria por tempo de contribuição , aposentadoria especial , auxílio-doença, salário-maternidade , auxílio-acidente; aposentadoria da pessoa com deficiência.

e) aposentadoria por invalidez , aposentadoria por idade , aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio-doença , salário-família , salário-maternidade , auxílio-acidente; aposentadoria da pessoa com deficiência.

20) Quanto ao segurado empregado doméstico , marque a opção INCORRETA:

a) É empregado doméstico aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por , pelo menos , 3 dias por semana.

b) É permitida a contratação de menor com 17 anos para desempenho de trabalho doméstico , já que , com exceção do aprendiz , a idade mínima para se começar a trabalhar , segundo a Constituição da República , é de 16 anos.

c) É de 8% a contribuição patronal previdenciária para a seguridade social, a cargo do empregador doméstico, além de 0,8% de contribuição social para financiamento do seguro contra acidentes do trabalho , totalizando 8,8 % , devendo ser recolhida até o dia 7 do mês seguinte ao da competência;

d) Caso o empregado doméstico sofra um acidente do trabalho , fará á estabilidade de 12 meses após o retorno do auxílio-doença acidentário.

e) Ainda que o empregador doméstico não recolha as contribuições devidas sobre o salário-de-contribuição do empregado doméstico a seu serviço , no cálculo do valor da renda mensal do benefício serão consideradas as parcelas referentes aos meses de contribuições devidas, mesmo que não tenham sido recolhidas.

Page 9: QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique … · 1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos

9  

21) A respeito do regime geral de previdência social, julgue os itens a seguir. a) A dependência econômica do irmão menor de vinte e um anos de idade na condição de dependente do segurado é presumida para fins de obtenção de benefício previdenciário. b) A pessoa física que presta serviço no Brasil a missão diplomática ou a repartição consular de carreira estrangeira e a órgãos a elas subordinados é segurada obrigatória da previdência social, na qualidade de empregado. c) Os beneficiários de aposentadoria por invalidez do Regime Geral de Previdência Social devem se submeter a perícia médica anualmente, qualquer que seja a sua idade. d) A todos os indivíduos que tenham exercido exclusivamente a função de magistério, em qualquer nível de ensino, e iniciado a carreira profissional em 2001, é garantida a redução em cinco anos dos requisitos de idade e de tempo de contribuição para fins de aposentadoria voluntária. e) Aquele que, como contrapartida pelo desempenho das atividades de síndico do condomínio edilício onde resida, seja dispensado do pagamento da taxa condominial, sem receber qualquer outro tipo de remuneração, enquadra-se como segurado facultativo do RGPS. 22) Em relação aos segurados do RGPS e seus dependentes, julgue o item subsecutivo. a) A lei de benefícios previdenciários prevê expressamente que o menor sob guarda do segurado filiado ao RGPS é seu dependente, havendo discussão jurisprudencial a respeito do tema, dada a existência de normas contrárias no ordenamento jurídico nacional. b) O fato de um dos integrantes do seu núcleo familiar desempenhar atividade urbana não implica, por si só, a descaracterização do trabalhador rural como segurado especial, devendo-se proceder à análise do caso concreto. c) O bolsista remunerado que se dedica em tempo integral à pesquisa e o segurado recolhido à prisão sob regime fechado — e que, nesta condição, exerça atividade artesanal por conta própria dentro da unidade prisional — são segurados obrigatórios do RGPS. FALSA d) É segurado obrigatório da Previdência Social, como empregado, o membro de instituto de vida consagrada. e) O bolsista que se dedique, em tempo integral, a pesquisa, em curso de especialização, pós-graduação, mestrado ou doutorado, no Brasil ou no exterior, desde que não esteja vinculado a qualquer regime de previdência social, será considerado segurado obrigatório do RGPS.

Page 10: QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique … · 1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos

10  

23) Acerca da carência, dos períodos de graça e da condição de segurado, julgue o item a seguir. a) Considere a seguinte situação hipotética. Marcelo, após um período em que realizou oitenta e quatro contribuições mensais contínuas ao RGPS, permaneceu sem contribuir durante sete meses e, em seguida, voltou a realizar as contribuições por um período de quarenta e oito meses, após o qual as contribuições cessaram novamente. Nessa situação hipotética, o período de graça a que Marcelo tem direito se estenderá por, pelo menos, vinte e quatro meses após a última cessação das contribuições, uma vez que ele pagou mais de cento e vinte contribuições mensais ao RGPS, ainda que não consecutivamente. b) O salário-maternidade pago à segurada empregada, à segurada doméstica e à segurada avulsa, o auxílio-reclusão e o salário-família prescindem de carência. c) A lei prevê que o período de graça do segurado obrigatório seja acrescido de doze meses no caso de ele estar desempregado, exigindo-se, segundo o Regulamento da Previdência Social , que essa situação seja comprovada por registro no órgão próprio do MTE. d) Em regra, mantêm a qualidade de segurado por até doze meses, independentemente de contribuições, o segurado empregado, o avulso, o doméstico e o facultativo. e) É vedada a cumulação da pensão por morte de trabalhador rural com o benefício da aposentadoria por invalidez, uma vez que ambos os casos apresentam pressupostos fáticos e fatos geradores análogos. 24) Julgue os itens seguintes, que versam sobre a seguridade social e o regime geral da previdência social (RGPS). a) Para fazer jus a qualquer prestação do RGPS, o beneficiário deve preencher o período de carência, assim entendido como o número mínimo de contribuições mensais indispensáveis. b) A previdência social, por seu caráter necessariamente contributivo, não está inserida no sistema constitucional da seguridade social. c) A despeito do princípio constitucional da universalidade da cobertura e do atendimento, os menores de dezesseis anos não podem ser segurados do RGPS. d) A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos municípios e de contribuições sociais. e) A aposentadoria por tempo de serviço, os pecúlios e o abono de permanência em serviço são exemplos de prestações mantidas pelo RGPS.

Page 11: QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique … · 1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos

11  

25) Julgue os itens seguintes, que versam sobre a seguridade social e o regime geral da previdência social (RGPS). a) Miguel, civil, brasileiro nato que mora há muito tempo na Suíça, foi contratado em Genebra para trabalhar na Organização Mundial de Saúde. Seu objetivo é trabalhar nessa entidade por alguns anos e retornar ao Brasil, razão pela qual optou por não se filiar ao regime próprio daquela organização. Nessa situação, Miguel é segurado obrigatório da previdência social brasileira na qualidade de contribuinte individual. b) Claudionor tem uma pequena lavoura de feijão em seu sítio e exerce sua atividade rural apenas com o auxílio da família. Dos seus filhos, somente Aparecida trabalha fora do sítio. Embora ajude diariamente na manutenção da plantação, Aparecida também exerce atividade remunerada no grupo escolar próximo à propriedade da família. Nessa situação, Claudionor e toda a sua família são segurados especiais da previdência social. c) Nelson ocupa exclusivamente cargo em comissão, de livre nomeação e exoneração, na Secretaria de Saúde de uma prefeitura que instituiu regime próprio de previdência social. Nessa condição, apesar de trabalhar em município com regime próprio de previdência, Nelson é segurado empregado do regime geral. d) Beatriz trabalha, em Brasília, na sucursal da Organização das Nações Unidas e não tem vinculação com regime de previdência estrangeiro. Nessa situação, Beatriz é segurada da previdência social brasileira na condição de contribuinte individual. e) Para a previdência social, uma pessoa que administra a construção de uma casa, contratando pedreiros e auxiliares para edificação da obra, é considerada contribuinte individual. 26) Julgue os itens seguintes, que versam sobre a seguridade social e o regime geral da previdência social (RGPS). a) Um síndico de condomínio que resida no condomínio que administra e receba remuneração por essa atividade é segurado da previdência social na qualidade de empregado. b) Um cidadão belga que seja domiciliado e contratado no Brasil por empresa nacional para trabalhar como engenheiro na construção de uma rodovia em Moçambique é segurado da previdência social brasileira na qualidade de empregado. c) Um tabelião que seja titular do cartório de registro de imóveis em determinado município é vinculado ao respectivo regime de previdência estadual, pois a atividade que exerce é controlada pelo Poder Judiciário.Parte superior do formulário d) As contribuições sociais que financiam a seguridade social somente poderão ser exigidas depois de decorridos noventa dias da publicação da lei que as houver instituído ou modificado. Essas alterações também acrescentaram, no que concerne a esse assunto, a exigência da anterioridade do exercício financeiro. e) Indivíduo que exerce, de forma autônoma, atividade de contador devidamente reconhecida pelo órgão de classe é considerado, de acordo com a legislação previdenciária, segurado facultativo.

Page 12: QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique … · 1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos

12  

27) A respeito dos benefícios e serviços do RGPS, julgue os próximos itens. a) A lei vigente veda a cumulação de auxílio-acidente com aposentadoria. b) O contribuinte individual que trabalhe por conta própria — sem vinculação a pessoa jurídica, portanto — e o segurado facultativo que optarem pelo regime simplificado de recolhimento — com arrecadação baseada na alíquota de 11% — não terão direito a aposentar-se por tempo de contribuição. c) O fator previdenciário só incidirá na aposentadoria por idade quando a sua aplicação for mais vantajosa ao segurado. d) Para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio, os requisitos de idade e de tempo de contribuição, quando se tratar de aposentadoria por idade, serão reduzidos em cinco anos. e) Segundo a legislação, é vedado ao segurado receber mais de uma aposentadoria do RGPS. Entretanto, não há impedimento a que o segurado receba aposentadoria por idade desse regime e aposentadoria por tempo de contribuição do serviço público.

28) A respeito do RGPS, assinale a opção correta.

a) Caso uma empregada em gozo de salário-maternidade seja demitida sem justa causa, a responsabilidade pelo pagamento do benefício passará para o INSS.

b) Considere que um contribuinte do RGPS tenha falecido em razão de acidente de trabalho e deixado um filho, estudante de direito, com vinte anos de idade, sustentado pelo pai. Nessa hipótese, o referido estudante fará jus à percepção de pensão por morte até completar vinte e quatro anos de idade.

c) Não devem ser consideradas para o cômputo do período de carência para a aposentadoria do empregado doméstico as contribuições previdenciárias recolhidas com atraso pelo empregador doméstico.

d) Deve-se respeitar o período de carência correspondente antes que possam ser concedidos os seguintes benefícios: salário-maternidade; auxílio-doença; aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e especial; pensão por morte; auxílio-reclusão.

e) A renda mensal de qualquer benefício não deve ser inferior a um salário mínimo. 29) julgue os próximos itens , referente ao custeio da seguridade social. a) A contribuição destinada ao financiamento da seguridade social não incide sobre a aposentadoria concedida pelo RGPS. Todavia, o aposentado pelo RGPS que voltar a exercer atividade abrangida por esse regime será segurado obrigatório em relação a essa atividade, ficando sujeito a contribuições para fins de custeio da seguridade social. b) Todas as entidades beneficentes ou filantrópicas são constitucionalmente isentas do pagamento de contribuição para a seguridade social.

Page 13: QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique … · 1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos

13  

c) A contribuição social destinada ao financiamento da seguridade social a cargo do empregador incide sobre a folha de salários e sobre os demais rendimentos do trabalho pagos à pessoa física que lhe preste serviço, ainda que sem vínculo empregatício. d) A contribuição social destinada ao financiamento da seguridade social a cargo da empresa poderá ter alíquota diferenciada unicamente em razão do porte da empresa e da atividade econômica por ela exercida. e) A cobertura do risco de acidente do trabalho será atendida concorrentemente pelo RGPS e pelo setor privado. 30) Julgue os itens a seguir, relativo a acidente do trabalho. a) Equipara-se a acidente do trabalho o acidente sofrido pelo segurado na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito, ainda que fora do local e horário de trabalho. b) A doença adquirida em função de condições especiais em que o trabalho seja realizado será considerada acidente do trabalho ainda que não produza incapacidade laborativa. c) Caso um segurado do RGPS, conduzindo veículo de sua propriedade, sofra acidente de trânsito ao deslocar-se de sua residência para seu local de trabalho, esse acidente não se equiparará a acidente do trabalho d) De acordo com a Lei n.º 8.213/1991, que dispõe sobre os planos de benefícios da previdência social, equipara-se ao acidente do trabalho o acidente sofrido pelo segurado do RGPS no local e no horário do trabalho, em consequência de ato de agressão praticado por terceiro. e) Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais , provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. 31) No que se refere à Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), julgue o próximo item. a) O benefício de prestação continuada é um benefício vitalício garantido a idosos com mais de sessenta anos de idade e a pessoas com deficiência, desde que eles sejam considerados incapazes de prover a sua própria manutenção ou de tê-la provida por suas famílias. b) Conforme a LOAS, é responsabilidade do Estado conduzir a política de assistência social em cada esfera de governo, cabendo ao Estado assegurar as condições financeiras, institucionais e políticas necessárias à materialização dessa política. c) Com a transformação do Fundo Nacional de Combate à Fome em Fundo Nacional de Assistência Social, os estados, o DF e os municípios ficaram dispensados da exigência de comprovação orçamentária dos recursos próprios destinados à assistência social, alocados em seus respectivos fundos de assistência social.

Page 14: QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique … · 1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos

14  

d) De acordo com a LOAS, os projetos de enfrentamento da pobreza devem apoiar-se em mecanismos de articulação e de participação das diferentes áreas governamentais bem como em sistemas de cooperação entre organismos governamentais, não governamentais e da sociedade civil. 32) Assinale a opção correta no que se refere a contagem recíproca do tempo de contribuição para efeito previdenciário.

a) O segurado do RGPS que houver contribuído por nove anos e quatro meses para o INSS e houver perdido a qualidade de segurado não poderá ter esse tempo de contribuição averbado no serviço público.

b) O ordenamento jurídico brasileiro não admite a contagem recíproca dos tempos de contribuição prestada ao RGPS brasileiro e a institutos de previdência criados por outros países.

c) É admissível a contagem recíproca dos tempos de contribuição prestada ao regime de previdência privada complementar e ao RGPS.

d) Para efeito de aposentadoria, é admissível a contagem recíproca dos tempos de contribuição prestada ao RPSS/PB e ao RGPS, hipótese em que os esses regimes se compensarão financeiramente, segundo critérios estabelecidos em lei.

e) Se houver compatibilidade de horário, as atividades realizadas concomitantemente em empresa privada e no serviço público poderão ser reciprocamente consideradas, e os respectivos tempos de contribuição, averbados para efeito de aposentadoria. 33) A respeito do RGPS, assinale a opção correta.

a) Os pais do segurado são considerados dependentes preferenciais, motivo pelo qual ficam dispensados de comprovar a sua dependência econômica.

b) Aquele que presta serviço de natureza contínua a pessoa ou família, no âmbito residencial desta e em atividade sem fins lucrativos, não é considerado segurado obrigatório do RGPS.

c) O segurado empregado que, ininterruptamente, contribuir por doze anos e cinco meses para o RGPS e, voluntariamente, deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela previdência social perderá a qualidade de segurado após 12 meses

d) Independe de carência a concessão do salário-maternidade para as seguradas empregadas, empregadas domésticas e trabalhadoras avulsas.

e) Nenhum benefício previdenciário concedido pelo INSS poderá ser inferior a um salário mínimo, nem superior ao do limite máximo do salário-de-contribuição na data de início do benefício.

Page 15: QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique … · 1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos

15  

34) Em relação ao custeio do RGPS, assinale a opção correta.

a) Segundo o princípio da equidade na participação do custeio previdenciário, poderá haver diferença de valores na contribuição previdenciária, já que aquele que possui renda maior contribui mais. Entretanto, diante do princípio da isonomia preconizado pelo art. 5.º da CF, é vedado à previdência instituir alíquotas diferenciadas em função da renda auferida pelo trabalhador e(ou) da situação patrimonial do empregador.

b) Para efeito de contribuição previdenciária do segurado facultativo, considera-se salário-de-contribuição o valor por este declarado, sendo que o limite mínimo deve ser de um salário mínimo e o limite máximo será previsto em portaria do Ministério da Previdência e Assistência Social, sempre que ocorrer alteração do valor dos benefícios.

c) Na hipótese de as receitas provenientes do custeio da previdência social, a título de contribuição social, não serem suficientes para o pagamento dos benefícios de prestação continuada, o INSS poderá suspender temporariamente o pagamento desses benefícios, até que a arrecadação seja suficiente para cumprir tal déficit

d) A empresa que contrata contribuinte individual, sem relação de emprego, para prestar serviço de natureza urbana, em caráter eventual, está obrigada a recolher 10% dos valores devidos ao contratado, a título de contribuição empresarial, bem como está obrigada a reter e repassar ao INSS o percentual de 10% do valor pago ao segurado.

e) A CF foi a primeira constituição republicana a estabelecer que a previdência social seria custeada de maneira tripartite, pela União, por empregadores e empregados. Antes dela, a União não participava do custeio, que contava com a participação exclusiva dos trabalhadores e empregadores. 35) Julgue os itens seguintes, relativos aos benefícios do regime geral de previdência social. a) Considere que um indivíduo, antes de aderir ao regime geral de previdência social, estivesse enfermo de uma moléstia incapacitante para o trabalho. Nessa situação, se não tiver havido posterior progressão ou agravamento da enfermidade, tal doença não dará a esse indivíduo o direito de obter a aposentadoria por invalidez. b) As professoras, após vinte e cinco anos de efetivo magistério, têm direito à aposentadoria por tempo de serviço, com renda mensal correspondente à totalidade de seu salário-benefício. c) O termo inicial para a contagem do prazo decadencial para a previdência social anular o ato administrativo do qual decorram efeitos favoráveis para o beneficiário é de dez anos a partir da data em que for praticado o ato, ainda que se comprove má-fé do beneficiário. d) As gorjetas não integram o salário-de-contribuição do segurado empregado filiado ao RGPS, assim como também não o integra a parcela recebida a título de vale-transporte. e) A concessão do benefício de auxílio-doença, em regra, exige período de carência de doze contribuições mensais. Todavia, a lei prevê casos em que a concessão do referido benefício independe de carência, entre os quais se inclui a situação na qual o segurado venha a ser vítima de moléstia profissional ou do trabalho.

Page 16: QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique … · 1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos

16  

36) Acerca do RGPS, julgue os itens a seguir. a) Se um segurado da previdência social falecer e deixar como dependentes seus pais e sua companheira, o benefício de pensão por sua morte deverá ser partilhado entre esses três dependentes, na proporção de um terço para cada um. b) Objetivando-se uma maior inclusão previdenciária, foi instituída a possibilidade de redução da alíquota de contribuição do segurado microempreendedor individual (MEI) e do segurado facultativo sem renda própria que se dedique exclusivamente ao trabalho doméstico, restando claro do texto legal que tal redução é aplicável mesmo que este último não pertença a família de baixa renda. c) Caso um segurado do RGPS, no local e no horário do trabalho, seja vítima de acidente em consequência de ato de terrorismo praticado por terceiro, tal fato não se equiparará a acidente do trabalho. d) Sobrevindo acidente do trabalho, nos casos em que seja identificada negligência quanto às normas padrão de segurança e higiene do trabalho relacionadas à proteção individual e coletiva, a previdência social proporá ação regressiva contra os responsáveis. 37) Assinale a opção correta no que se refere à saúde, à previdência e à assistência social.

a) A pessoa participante de regime próprio de previdência pode filiar-se, na qualidade de segurado facultativo, ao regime geral de previdência social (RGPS), se para ele contribuir.

b) O Sistema Único de Saúde é financiado com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos estados, do DF e dos municípios, sendo vedadas outras fontes de custeio.

c) Sendo organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação não obrigatória, a previdência social protege o trabalhador em situação de desemprego involuntário apenas se ele for filiado ao regime.

d) É de um salário mínimo e meio o valor do benefício assistencial, comumente denominado LOAS, pago mensalmente à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.

e) Os objetivos da assistência social, que deve ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, incluem habilitar e reabilitar pessoas portadoras de deficiência, preparando-as para uma integração comunitária. 38) Com relação aos segurados e seus dependentes, assinale a opção correta.

a) As relações jurídicas de custeio previdenciário do dependente e do segurado são distintas, havendo previsão de alíquotas diferenciadas para ambos, razão por que não há carência em relação aos benefícios de que sejam titulares os dependentes.

b) Se o segurado não tiver nenhum dos dependentes expressamente elencados na lei como beneficiários do RGPS, poderá designar uma pessoa, independentemente de com ela manter grau de parentesco, como sua beneficiária, desde que essa pessoa seja menor de vinte e um anos de idade ou inválida.

Page 17: QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique … · 1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos

17  

c) Conforme previsto no Plano de Benefícios da Previdência Social, o segurado facultativo mantém a qualidade de segurado, independentemente de contribuição, até seis meses após a cessação das contribuições, espaço de tempo denominado período de graça pela doutrina.

d) De acordo com a Lei n.º 8.213/1991, a companheira do segurado deve comprovar a união estável e a dependência econômica para receber eventual benefício da previdência.

e) Cabe ao segurado, quando de sua filiação ao sistema previdenciário, a inscrição do dependente, sendo vedado ao próprio dependente inscrever-se como tal após a morte do segurado. 39) Com relação ao auxílio-doença, ao auxílio-acidente e à aposentadoria por invalidez, assinale a opção correta.

a) A lei exige, para a concessão de auxílio-doença aos segurados especiais, no valor de um salário mínimo, a comprovação de carência.

b) O empregado que tiver perdido a qualidade de segurado só fará jus ao recebimento de aposentadoria por invalidez se tiver voltado a contribuir para o sistema previdenciário, no mínimo, quatro meses antes do pedido de aposentadoria, caso em que as contribuições relativas à filiação anterior serão computadas para efeito de carência e desde que a incapacidade não seja pré-existente ao seu reingresso no Regime Geral de Previdência Social.

c) A aposentadoria por invalidez, inclusive a decorrente de acidente do trabalho, consistirá em uma renda mensal correspondente a 100% do valor do salário-de-benefício, mesmo que o segurado esteja no gozo de auxílio-doença.

d) O auxílio-acidente, de caráter indenizatório, será concedido apenas ao segurado vítima de acidente no trabalho, se houver diagnóstico que comprove que as sequelas do acidente implicam redução da capacidade para o trabalho habitualmente exercido por ele.

e) A legislação previdenciária, salvo no caso de direito adquirido, veda o recebimento de aposentadoria por invalidez cumulada com aposentadoria especial e o recebimento de seguro- desemprego cumulado com auxílio-acidente. 40) Com relação aos benefícios concedidos pelo RGPS em função da ocorrência de acidente do trabalho, julgue os itens a seguir à luz das normas pertinentes. a) Os períodos em que o segurado recebe benefício previdenciário por incapacidade decorrente de acidente do trabalho, de forma contínua ou não, não são contados como tempo de contribuição. b) É permitido que o segurado do RGPS receba conjuntamente os benefícios de aposentadoria por tempo de contribuição e auxílio-doença acidentário, desde que estes decorram de diferentes contingências. c) A legislação previdenciária veda a concessão do auxílio-acidente quando o segurado, mesmo sendo vítima de acidente de qualquer natureza, apresentar danos funcionais ou redução da capacidade funcional sem repercussão na capacidade laborativa. d) A concessão do auxílio-acidente, restrita ao segurado empregado, ao empregado doméstico , ao trabalhador avulso e ao segurado especial, depende da ocorrência de acidente de qualquer natureza,

Page 18: QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique … · 1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos

18  

com produção de sequela definitiva e efetiva redução da capacidade de trabalho do segurado em decorrência dessa sequela. e) Na data do reajustamento, o valor dos benefícios do RGPS não poderá exceder o limite máximo do salário-de-benefício, respeitados os direitos adquiridos, salvo no caso da aposentadoria por invalidez, quando o segurado necessitar da assistência permanente de outra pessoa, situação em que o valor será acrescido de 25%, ainda que o valor da aposentadoria atinja o limite máximo. f) O auxílio-doença é encerrado apenas com a morte do segurado, de forma que o segurado poderá recebê-lo conjuntamente com qualquer outro benefício, inclusive com a aposentadoria por invalidez. 41) Julgue os itens a seguir, relativo a acidente do trabalho. a) Equipara-se a acidente do trabalho o acidente sofrido pelo segurado na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito, ainda que fora do local e horário de trabalho. b) A doença adquirida em função de condições especiais em que o trabalho seja realizado será considerada acidente do trabalho ainda que não produza incapacidade laborativa. c) Caso um segurado do RGPS, conduzindo veículo de sua propriedade, sofra acidente de trânsito ao deslocar-se de sua residência para seu local de trabalho, esse acidente não se equiparará a acidente do trabalho d) De acordo com a Lei n.º 8.213/1991, que dispõe sobre os planos de benefícios da previdência social, equipara-se ao acidente do trabalho o acidente sofrido pelo segurado do RGPS no local e no horário do trabalho, em consequência de ato de agressão praticado por terceiro. e) Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais , provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. 42) A propósito do processo de justificação administrativa, assinale a opção correta.

a) Em qualquer hipótese, a comprovação do tempo de serviço para fins previdenciários deve realizar-se com base em início de prova material, não sendo admitida a prova exclusivamente testemunhal.

b) A homologação da justificação judicial processada com base em prova exclusivamente testemunhal dispensa a justificação administrativa, em vista da autoridade da coisa julgada constituída.

c) A justificação administrativa deve ser admitida ainda que o fato a comprovar dependa de registro público de casamento, de idade ou de óbito.

d) Contra a decisão da autoridade competente do INSS que opinar pela eficácia ou pela ineficácia da justificação administrativa não caberá recurso.

e) O processamento da justificação administrativa traduz opção legal conferida ao interessado, ainda que exista outro meio capaz de configurar a verdade do fato alegado e de sua plausibilidade.

Page 19: QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique … · 1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos

19  

43) O Benefício Assistencial ao Idoso – BPC/LOAS corresponde à garantia de um salário mínimo, na forma de benefício assistencial de prestação continuada mensal, devido à pessoa idosa com 65 anos ou mais, que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção e também não possa ser provida por sua família. Sobre o tema, indique a proposição incorreta:

I – Tem direito o deficiente e o idoso que não receba qualquer outro benefício no âmbito da seguridade social ou de outro regime, inclusive o seguro-desemprego, salvo o de assistência médica e a pensão especial de natureza indenizatória.

II – Também tem direito o indígena idoso, que não receba qualquer outro benefício no âmbito da seguridade social ou de outro regime, salvo o da assistência médica.

III – O estrangeiro não tem direito ao BPC

Estão corretas:

a) I e II b) II e III c) I e III d) Apenas a I e) Apenas a III

44) No que se refere à Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), julgue o próximo item. a) O benefício de prestação continuada é um benefício vitalício garantido a idosos com mais de sessenta anos de idade e a pessoas com deficiência, desde que eles sejam considerados incapazes de prover a sua própria manutenção ou de tê-la provida por suas famílias. b) Conforme a LOAS, é responsabilidade do Estado conduzir a política de assistência social em cada esfera de governo, cabendo ao Estado assegurar as condições financeiras, institucionais e políticas necessárias à materialização dessa política. VERDADEIRA c) Com a transformação do Fundo Nacional de Combate à Fome em Fundo Nacional de Assistência Social, os estados, o DF e os municípios ficaram dispensados da exigência de comprovação orçamentária dos recursos próprios destinados à assistência social, alocados em seus respectivos fundos de assistência social. d) De acordo com a LOAS, os projetos de enfrentamento da pobreza devem apoiar-se em mecanismos de articulação e de participação das diferentes áreas governamentais bem como em sistemas de cooperação entre organismos governamentais, não governamentais e da sociedade civil.

Page 20: QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique … · 1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos

20  

45) A seguridade social abrange as ações de assistência social. Relativamente ao benéfico assistencial da Lei nº 8742/1993, mais conhecida como “LOAS” (Lei Orgânica da Assistência Social), regulamentada pelo Decreto nº 6214/07 , assinale a opção correta:

a) O critério para aferir miserabilidade é o tipificado na Lei n º 8.742/1993, qual a renda mensal familiar per capita inferior a ¼ do salário mínimo.

b) O Benefício de Prestação Continuada gera direito ao pagamento de abono anual (13º salário).

c) O benefício previdenciário recebido por membro da família não é considerado, para fins de deferimento do benefício assistencial a outro membro da mesma família , na contagem da renda familiar referida pela Lei nº 8.742/93.

d) O Benefício de Prestação Continuada apesar de intransferível, gera direito à pensão por morte aos herdeiros ou sucessores do beneficiário morto.

e) O Benefício de Prestação Continuada será devido com o cumprimento de todos os requisitos legais e regulamentares exigidos para a sua concessão, devendo o seu pagamento ser efetuado em até 60 dias após cumpridas as exigências.

46) Em relação ao custeio do RGPS, assinale a opção correta.

a) Segundo o princípio da equidade na participação do custeio previdenciário, poderá haver diferença de valores na contribuição previdenciária, já que aquele que possui renda maior contribui mais. Entretanto, diante do princípio da isonomia preconizado pelo art. 5.º da CF, é vedado à previdência instituir alíquotas diferenciadas em função da renda auferida pelo trabalhador e(ou) da situação patrimonial do empregador.

b) Para efeito de contribuição previdenciária do segurado facultativo, considera-se salário-de-contribuição o valor por este declarado, sendo que o limite mínimo deve ser de um salário mínimo e o limite máximo será previsto em portaria do Ministério da Previdência e Assistência Social, sempre que ocorrer alteração do valor dos benefícios.

c) Na hipótese de as receitas provenientes do custeio da previdência social, a título de contribuição social, não serem suficientes para o pagamento dos benefícios de prestação continuada, o INSS poderá suspender temporariamente o pagamento desses benefícios, até que a arrecadação seja suficiente para cumprir tal déficit

d) A empresa que contrata contribuinte individual, sem relação de emprego, para prestar serviço de natureza urbana, em caráter eventual, está obrigada a recolher 10% dos valores devidos ao contratado, a título de contribuição empresarial, bem como está obrigada a reter e repassar ao INSS o percentual de 10% do valor pago ao segurado.

e) A CF foi a primeira constituição republicana a estabelecer que a previdência social seria custeada de maneira tripartite, pela União, por empregadores e empregados. Antes dela, a União não participava do custeio, que contava com a participação exclusiva dos trabalhadores e empregadores.

Page 21: QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique … · 1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos

21  

47) Com relação aos segurados e seus dependentes, assinale a opção correta.

a) As relações jurídicas de custeio previdenciário do dependente e do segurado são distintas, havendo previsão de alíquotas diferenciadas para ambos, razão por que não há carência em relação aos benefícios de que sejam titulares os dependentes.

b) Se o segurado não tiver nenhum dos dependentes expressamente elencados na lei como beneficiários do RGPS, poderá designar uma pessoa, independentemente de com ela manter grau de parentesco, como sua beneficiária, desde que essa pessoa seja menor de vinte e um anos de idade ou inválida.

c) Conforme previsto no Plano de Benefícios da Previdência Social, o segurado facultativo mantém a qualidade de segurado, independentemente de contribuição, até seis meses após a cessação das contribuições, espaço de tempo denominado período de graça pela doutrina.

d) De acordo com a Lei n.º 8.213/1991, a companheira do segurado deve comprovar a união estável e a dependência econômica para receber eventual benefício da previdência.

e) Cabe ao segurado, quando de sua filiação ao sistema previdenciário, a inscrição do dependente, sendo vedado ao próprio dependente inscrever-se como tal após a morte do segurado. 48) Com relação ao auxílio-doença, ao auxílio-acidente e à aposentadoria por invalidez, assinale a opção correta.

a) A lei exige, para a concessão de auxílio-doença aos segurados especiais, no valor de um salário mínimo, a comprovação de carência.

b) O empregado que tiver perdido a qualidade de segurado só fará jus ao recebimento de aposentadoria por invalidez se tiver voltado a contribuir para o sistema previdenciário, no mínimo, quatro meses antes do pedido de aposentadoria, caso em que as contribuições relativas à filiação anterior serão computadas para efeito de carência e desde que a incapacidade não seja pré-existente ao seu reingresso no Regime Geral de Previdência Social.

c) A aposentadoria por invalidez, inclusive a decorrente de acidente do trabalho, consistirá em uma renda mensal correspondente a 100% do valor do salário-de-benefício, mesmo que o segurado esteja no gozo de auxílio-doença.

d) O auxílio-acidente, de caráter indenizatório, será concedido apenas ao segurado vítima de acidente no trabalho, se houver diagnóstico que comprove que as sequelas do acidente implicam redução da capacidade para o trabalho habitualmente exercido por ele.

e) A legislação previdenciária, salvo no caso de direito adquirido, veda o recebimento de aposentadoria por invalidez cumulada com aposentadoria especial e o recebimento de seguro- desemprego cumulado com auxílio-acidente.

Page 22: QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique … · 1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos

22  

49) Considerando as afirmações abaixo, assinale a alternativa CORRETA:

I. É considerado pescador artesanal aquele que, individualmente ou em regime de economia familiar, faz da pesca sua profissão habitual ou meio principal de vida, desde que não utilize embarcação;

II - É considerado pescador artesanal aquele que, individualmente ou em regime de economia familiar, faz da pesca sua profissão habitual ou meio principal de vida, utilize embarcação de pequeno porte, nos termos da Lei nº 11.959, de 29 de junho de 2009.

II. É considerado assemelhado ao pescador artesanal aquele que realiza atividade de apoio à pesca artesanal, exercendo trabalhos de confecção e de reparos de artes e petrechos de pesca e de reparos em embarcações de pequeno porte ou atuando no processamento do produto da pesca artesanal. III. É considerado contribuinte individual o pescador que trabalha em regime de parceria, meação ou arrendamento, em embarcação de médio ou grande porte, nos termos da Lei nº 11.959, de 2009.

IV. É considerado segurado especial o cônjuge ou companheiro, bem como filho maior de dezesseis anos de idade ou a este equiparado, do pescador artesanal que , comprovadamente, tenham participação ativa nas atividades pesqueiras artesanais do grupo familiar.

a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

b) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.

c) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

d) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão corretas. 50) No tocante às contribuições, considere: I. 50% dos valores obtidos e aplicados em razão da apreensão decorrente de tráfico ilícito de entorpecentes e drogas. lI. 50% do resultado dos leilões de bens apreendidos pelo departamento da Receita Federal. III. Renda líquida dos concursos de prognósticos, incluindo valores destinados ao Programa de Crédito Educativo. IV. Remuneração recebida por serviços de arrecadação, fiscalização e cobrança prestados a terceiros. Constitui receita da Seguridade Social as indicadas APENAS em

a) II, III e IV.

b) II e IV.

c) I, II e III.

d) I e IV.

e) I e III.

Page 23: QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique … · 1 QUESTÕES DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Henrique Sartori 1) Com relação à origem, à evolução legislativa, aos

23