questões cesgranrio da lei 8112

Upload: fabio-alexandre-antonio-ferreira

Post on 06-Jul-2015

178 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CESGRANRIO ANP - ESPECIALISTA EM REGULAO DE PETRLEO E DERIVADOS, LCOOL COMBUSTVEL E GS NATURAL - ESPECIALIDADE: DIREITO NVEL SUPERIOR - 2008 01. Em relao legislao que rege o vnculo dos servidores federais tem-se que:

(A) a Lei no 8.745, de 09 de dezembro de 1993, com suas modificaes posteriores, se aplica aos servidores temporrios, com ressalva de que alguns direitos e deveres previstos na Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990, com suas modificaes posteriores, lhes so aplicveis, por equivalncia legal. (B) a Lei no 8.745, de 09 de dezembro de 1993, com suas modificaes posteriores, se aplica tanto aos servidores temporrios, como aos servidores efetivos. (C) a Lei no 8.745, de 09 de dezembro de 1993, com suas modificaes posteriores, se aplica tanto aos servidores temporrios, como ao pessoal estranho ao quadro, mas nomeado para exerccio de cargo em comisso. (D) a Lei no 9.662, de 22 de fevereiro de 2000, se aplica a todos os servidores federais, efetivos e temporrios, que ingressaram no quadro aps sua promulgao. (E) a Lei no 9.662, de 22 de fevereiro de 2000, se aplica aos servidores federais temporrios, bem como aos empregados das empresas pblicas federais, que ingressavam no quadro aps sua promulgao. FCC TRT/PA TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2001

(A) (B) (C) (D) (E)

das empresas pblicas. das autarquias em regime especial. das sociedades de economia mista. contratados por prazo determinado. abrangendo todos os serventurios da Justia.

FCC TRF 1 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2007 03. No que diz respeito ao regime jurdico do servidor pblico federal, legal e tecnicamente correto afirmar que o exerccio o efetivo desempenho das atribuies do cargo pblico ou da funo de confiana. o salrio a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei. o funcionrio pblico a pessoa que ocupa cargo pblico criado por decreto do Poder Executivo. a remunerao o valor-base do cargo em exerccio, no acrescido das vantagens pecunirias. as vantagens consistem em indenizaes e gratificaes, e sempre se incorporam ao vencimento.

(A) (B) (C) (D) (E)

CESGRANRIO ANP - ANALISTA ADMINISTRATIVO- ESPECIALIDADE: ARQUIVOLOGIA NVEL SUPERIOR - 2008

I - Classe II - Padro

ww w

(P) O seu conjunto de cargos de mesma profisso, natureza do trabalho ou atividade, escalonadas segundo a responsabilidade e complexidade inerentes a suas atribuies. (Q) sua diviso bsica integrada por cargos de idntica denominao, atribuies, grau de complexidade, nvel de responsabilidade, requisitos de capacitao e experincia para o desempenho das atribuies. (R) A posio do servidor na escala de vencimentos. A relao correta :

.co

04.

Considerando a criao de carreiras e a organizao de cargos efetivos das autarquias especiais denominadas Agncias Reguladoras, relacione as colunas.

nc ur so vir tuWWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

02.

Esto submetidos ao regime jurdico institudo pela Lei n. 8.112, de 11.12.90, os servidores pblicos civis

al. co m. br

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

(A) (B) (C) (D) (E)

I - P e II - Q I - P e II - R I - Q e II - P I - Q e II - R I - R e II - Q

CESGRANRIO FUNASA ADMINISTRADOR - NVEL SUPERIOR - 2009 05.

Um candidato a um concurso buscou informaes a respeito do provimento de cargos pblicos. Ao consultar a Lei Federal no 8.112/90, que dispe sobre o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Federais, verificou que

FCC TRF 1 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2007 06. (A) (B) (C) (D) (E) As instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica federais podero prover seus cargos com tcnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e procedimentos legais. tcnicos e cientistas, desde que brasileiros e quites com as obrigaes militares. professores brasileiros e estrangeiros, estando, ou no, no gozo dos direitos polticos. professores, desde que brasileiros natos ou naturalizados, excluda a quitao das obrigaes militares. professores, tcnicos e cientistas, brasileiros ou estrangeiros, dispensado o gozo dos direitos polticos. FCC TRT 6 REGIO AUXILIAR JUDICIRIO (rea Servios Gerais) - 2006 07. s pessoas portadoras de deficincia assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargo cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia que so portadoras; para tais pessoas sero reservadas at 20% das vagas oferecidas no concurso. no mnimo 15% dos cargos em disputa. at 25% do total de vagas. no mnimo 30% das vagas. apenas 5% dos cargos oferecidos.

(A) (B) (C) (D) (E)

08. (A) (B) (C) (D) (E)

ww w

o gozo dos direitos polticos. a quitao com as obrigaes eleitorais. a idade mnima de 18 (dezoito) anos. aptido fsica e mental. a condio de brasileiro nato. FCC TRF 2 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2007

.co

Das assertivas abaixo, apenas uma no requisito bsico investidura em cargo pblico. Assinale-a.

nc ur so vir tuWWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

(A) os cargos pblicos so acessveis a todos os brasileiros e somente podem ser criados por lei complementar, com denominao prpria e vencimento pago pelo Tesouro. (B) o provimento de cargos comissionados depende de prvio procedimento pblico seletivo, e a exonerao deciso discricionria da autoridade nomeante. (C) o concurso pblico ter validade de at trs anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. (D) vedada a abertura de novo concurso pblico enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade no expirado. (E) livre a nomeao para cargos em comisso, e a exonerao depende de processo administrativo em que seja assegurada ao servidor ampla defesa.

FCC TRT/PA TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2001

al. co m. br

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

09. (A) (B) (C) (D) (E)

De acordo com a Lei no 8.112/90, a nomeao far-se- em

comisso, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira. comisso, exceto na condio de interino, para cargos de confiana vagos. comisso, inclusive na condio de interino, para cargos de confiana vagos. carter transitrio, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira. carter efetivo, exceto na condio de interino, para cargos de confiana vagos.

FCC TRF 23 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2007 10. Quanto ao provimento de cargo pblico, prev a Lei no 8.112/90 que

FCC TRF 4 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa-Judiciria) - 2007 11. X, servidor pblico federal, foi nomeado para o cargo de tcnico judicirio, sendo que, na data da publicao do ato de provimento, estava afastado de suas funes por estar a servio do tribunal do jri de sua comarca. Nesse caso, o prazo para a sua posse ser contado da data de entrada em exerccio. a critrio da administrao. a partir do pedido do servidor. a partir do trmino do impedimento. a partir do dcimo dia aps a realizao do jri.

(A) (B) (C) (D) (E)

FCC TRF 1 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2007 12. Orfeu, aprovado no concurso pblico para provimento do cargo de tcnico judicirio - rea administrativa, est tomando providncias para tomar posse. Dentre elas, e com o que dispe expressamente a Lei no 8.112/90, dever, no ato da posse, apresentar as declaraes

ww w

(A) da ausncia de processos administrativos, e de valores que constituem seu patrimnio, observando que a posse de natureza personalssima e sem procurao. (B) do estado civil, e dos bens que constituem o patrimnio conjunto, se casado, ou isolado, se solteiro, sendo que a posse poder ocorrer mediante qualquer procurao por instrumento pblico. (C) da ausncia de antecedentes criminais, e quanto ao exerccio ou no de outro cargo ou funo pblica, sendo vedada a posse por qualquer modalidade de procurao. (D) de bens e valores que constituem seu patrimnio, e quanto ao exerccio ou no de outro cargo, emprego ou funo pblica, observando que a posse poder dar-se mediante procurao especfica. (E) de que no responde a quaisquer aes judiciais, e quanto ao exerccio de outro cargo pblico efetivo ou em comisso, sendo que a posse poder ocorrer por procurao ad juditia ou geral.

13.

Considere as seguintes assertivas a respeito do estgio probatrio:

.co

FCC TRF 2 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2007

nc ur so vir tuWWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

(A) s haver posse nos casos de provimento de cargo por comisso. (B) a investidura em cargo pblico ocorrer com a entrada em exerccio, ainda que no tenha tomado posse. (C) o servidor estvel s perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa. (D) de trinta dias o prazo para o servidor nomeado em cargo pblico tomar posse, contados da data do incio do seu exerccio. (E) o exerccio ocorrer no prazo de quinze dias contados da publicao do ato de nomeao.

al. co m. br

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

I. No ser objeto de avaliao para o desempenho do cargo o fator relacionado capacidade de iniciativa. II. Seis meses antes de findo o perodo do estgio probatrio, ser submetida homologao da autoridade competente a avaliao do desempenho do servidor. III. Em regra, o servidor no aprovado no estgio probatrio ser exonerado ou, se estvel, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado. IV. O servidor em estgio probatrio poder exercer quaisquer cargos de provimento em comisso ou funes de direo, chefia ou assessoramento no rgo ou entidade de lotao. Segundo a Lei no 8.112/90, est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) I e II. I, II e III. II e III. II, III e IV. III e IV.

FCC TRF 1 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2007 14.

(A) (B) (C) (D) (E)

a demisso e a exonerao a pedido, respectivamente. a exonerao de ofcio, em ambos os casos. a readaptao especial e a demisso, respectivamente. a demisso de ofcio, em ambos os casos. o aproveitamento e a disponibilidade, respectivamente.

CESGRANRIO FUNASA AGENTE ADMINISTRATIVO - 2009 15.

So formas de provimento dos cargos pblicos previstas no Estatuto dos Servidores Pblicos Federais (Lei Federal no 8.112/90) as apresentadas a seguir, EXCETO nomeao. aproveitamento. ascenso. reintegrao. promoo.

(A) (B) (C) (D) (E)

(A) (B) (C) (D) (E)

aproveitamento. nomeao. readaptao. reintegrao. reconduo.

ww w

17.

Sentena judicial invalidou a demisso de servidor estvel, resultando na sua reintegrao no cargo, para ocupar a vaga anterior. Aludida vaga, atualmente, encontrava-se preenchida por outro servidor estvel, originrio de outro cargo, que dever deix-la, podendo-se aplicar a este a

.co

16.

A modalidade de provimento de cargo pblico em que ser necessria a posse do servidor

nc ur so vir tuWWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

Afrodite, tendo tomado posse e entrado em exerccio no cargo de tcnico judicirio rea administrativa, no satisfez as condies do estgio probatrio, enquanto Zeus, tomou posse, mas no entrou em exerccio no prazo estabelecido. Diante dessas situaes, ocorrer

FCC TRT/PA TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2001

FCC PREF. MUNIC./SP PROCURADOR DO MUNICPIO - 2008

al. co m. br

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

(A) (B) (C) (D) (E)

reconduo ao cargo de origem. reverso ao cargo de origem. transposio a cargo vago, observada a compatibilidade de atribuies. reverso a cargo vago, observada a compatibilidade de atribuies. realocao no cargo de origem.

FCC TRF 1 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2007 18.

Pgaso, servidor pblico aposentado, e estando presentes os requisitos legais, retornou atividade, no interesse da Administrao, enquanto Medusa, servidora pblica estvel, foi reinvestida no cargo anteriormente ocupado, por ter sido invalidada a sua demisso por deciso administrativa. Essas situaes caracterizam, respectivamente, as formas de provimento denominadas readaptao e reintegrao. reverso e reconduo. reintegrao e nomeao. reverso e reintegrao. reconduo e remoo.

(A) (B) (C) (D) (E)

FCC TRT 20 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2002 19. O retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado, em decorrncia de inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo, nos termos da Lei no 8.112/90, diz-se reconduo. reintegrao. aproveitamento. reverso. readaptao.

(A) (B) (C) (D) (E)

FCC TRF 1 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2001 20. (A) (B) (C) (D) (E) Em matria de cargo pblico observa-se que

a readaptao forma de provimento e vacncia de cargo pblico. a investidura no cargo ocorre somente aps o exerccio pelo servidor. a posse o efetivo desempenho das atribuies do cargo ou funo. a nomeao destinada exclusivamente aos cargos em comisso. este criado obrigatoriamente por decreto do Chefe do Executivo.

CESGRANRIO DECEA - TCNICO DE DEFESA AREA E CONTROLE DE TRFEGO AREO REA: JURDICA - 2009 21. Quanto s formas de provimento dos cargos pblicos, entende-se por readaptao a(o) (A) investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, devidamente verificada em inspeo mdica. (B) reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, ou no resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. (C) aproveitamento do servidor estvel em outro cargo de vencimentos e responsabilidade compatveis com o anteriormente ocupado, em decorrncia da declarao de desnecessidade do cargo efetivo e consequente disponibilidade.

ww w

.co

nc ur so vir tuWWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

al. co m. br

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

(D) reingresso de servidor aposentado no servio pblico, quando insubsistentes os motivos determinantes de sua aposentadoria por invalidez, verificados em inspeo mdica oficial ou por solicitao voluntria do aposentado, a critrio da administrao. (E) retorno do servidor estvel ao cargo por ele anteriormente ocupado, em decorrncia de inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo. CESGRANRIO ANP - ANALISTA ADMINISTRATIVO- ESPECIALIDADE: ARQUIVOLOGIA NVEL SUPERIOR - 2008 22. Qual dos conceitos abaixo est em DESACORDO com a legislao do servidor pblico federal?

23.

O retorno atividade do servidor aposentado por invalidez, quando, por junta mdica oficial, forem declarados insubsistentes os motivos da aposentadoria, denomina-se Reconduo. Aproveitamento. Reintegrao. Reverso. Readaptao.

(A) (B) (C) (D) (E)

CESGRANRIO INEA ADVOGADO NVEL SUPERIOR 2007

24. Observe as afirmativas a seguir, a respeito do Regime Jurdico dos Servidores Civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais. I. II. III. IV. V. A reverso, uma das formas de provimento de cargo pblico, se d pelo retorno atividade de servidor aposentado por tempo de servio. Exerccio o efetivo exerccio do cargo pblico, excludas as funes de confiana. de trinta dias o prazo para o servidor empossado em cargo pblico entrar em exerccio, contados da data da posse. Remoo o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no mbito do quadro geral de pessoal, para outro rgo ou entidade no mesmo Poder. Enquanto vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pbico, com valor fixado em lei, remunerao o vencimento do cargo efetivo acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. Est(o) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) (B) (C) (D) (E) I V II e III I, IV e V II, III e IV

ww w

.co

nc ur so vir tuWWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

(A) Readaptao a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica. (B) Reverso o retorno atividade de servidor aposentado no interesse da administrao, desde que a aposentadoria tenha ocorrido nos dois anos anteriores solicitao. (C) Reverso o retorno atividade de servidor aposentado por invalidez, quando junta mdica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria. (D) Reintegrao a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. (E) Reconduo o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado e decorrer de inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo. FCC TRT/PA TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2001

al. co m. br

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

FCC TRF 1 REGIO ANALISTA JUDICIRIO (rea Judiciria) - 2001 25. (A) (B) (C) (D) (E) Em relao vacncia do cargo pblico, INCORRETO afirmar que

a exonerao do cargo em comisso poder dar-se tambm a pedido do prprio servidor. a demisso do servidor tambm ocorrer quando no satisfeitas as condies do estgio probatrio. esta poder decorrer tambm dos institutos da promoo ou readaptao. a exonerao do cargo efetivo pode decorrer de pedido do servidor ou de ofcio. esta poder decorrer tambm da posse em outro cargo inacumulvel.

FCC TRF 1 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2001 26. No que se refere vacncia de cargo pblico, certo que (A) (B) (C) (D) (E)

FCC TRF 4 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa-Judiciria) - 2007 27. Considere as situaes abaixo:

I. Posse em outro cargo inacumulvel. II. Aproveitamento. III. Reintegrao. IV. Promoo. V. Reverso. VI. Readaptao.

correto afirmar que a vacncia de cargo pblico decorrer das situaes apontadas em APENAS (A) I, II e V. (B) I, III e IV. (C) I, IV e VI. (D) II, III e VI. (E) II, V e VI. FCC TCE/MG INSPETOR DE CONTROLE EXTERNO - 2007

28.

De acordo com a Constituio Federal de 1988, o servidor pblico ter aposentadoria

ww w

(A) compulsria, aos 60 anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. (B) compulsria, aos 70 anos de idade, com proventos integrais, desde que cumpridos ao menos 10 anos de efetivo exerccio no servio pblico e 5 anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria. (C) voluntria, aos 30 anos de servio pblico, se homem, e aos 25 anos de servio pblico, se mulher, com proventos integrais, desde que cumpridos ao menos 5 anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria. (D) voluntria, aos 60 anos de idade, se homem, e aos 55 anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio, desde que cumpridos ao menos 10 anos de efetivo exerccio no servio pblico e 5 anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria. (E) voluntria, aos 65 anos de idade, se homem, e 60 anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio, desde que cumpridos ao menos 10 anos de efetivo exerccio no servio pblico e 5 anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria.

.co

nc ur so vir tuWWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

esta no decorrer da posse em outro cargo inacumulvel. a demisso de cargo em comisso obrigatria quatro anos aps o provimento. a exonerao do cargo efetivo poder dar-se de ofcio. a exonerao do cargo em comisso s possvel a pedido, e a demisso a juzo da autoridade. esta s pode decorrer de aposentadoria, falecimento e demisso.

al. co m. br

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

FCC TRT 13 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2005 29. No que concerne vacncia dos cargos pblicos, analise:

I. A demisso caracteriza-se como medida punitiva que proporciona o desligamento do servidor do quadro de pessoal da entidade a que se vincula. II. A exonerao de cargo efetivo dar-se- exclusivamente a pedido do servidor, uma vez que no possui carter punitivo. III. A promoo a mudana do servidor de um cargo para outro, da mesma natureza de trabalho, com elevao de funo e vencimento. IV. A exonerao de cargo em comisso, em virtude de seu carter punitivo, dar-se- sempre a juzo da autoridade competente. Diante disso, so corretos SOMENTE (A) I e II (B) I e III (C) I e IV (D) II e III (E) III e IV

FCC TRF 5 REGIO ANALISTA JUDICIRIO (rea Judiciria) - 2008 30. Para os fins da Lei no 8.112 de 11.12.1990, que dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, analise: I. Interesse da Administrao; equivalncia de vencimentos; vinculao entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades; mesmo nvel de escolaridade; e especialidade ou habilitao profissional. II. Assiduidade; disciplina; capacidade de iniciativa; produtividade; e responsabilidade. III. Retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado, decorrente de inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo ou reintegrao do anterior ocupante. IV. Modalidade consistente em pedido de deslocamento do servidor, para outra localidade, independentemente do interesse da Administrao, em virtude de processo seletivo promovido, na hiptese em que o nmero de interessados for superior ao nmero de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo rgo ou entidade em que aqueles estejam lotados. Tais situaes dizem respeito, respectivamente, aos institutos seguintes: (A) (B) (C) (D) (E) investidura; substituio; reverso; e remoo. nomeao; promoo; estabilidade; redistribuio. substituio; estabilidade; estgio probatrio; transferncia. redistribuio; estgio probatrio; reconduo; e remoo. provimento; estgio probatrio; reintegrao; e aproveitamento.

31.

Joana, servidora pblica civil da Unio, foi deslocada, no interesse da Administrao, para outra cidade. Mvio, seu marido e tambm servidor pblico civil da Unio, objetivando acompanh-la na nova localidade, poder ser revertido a pedido, a critrio da Administrao. reintegrado de ofcio, no interesse da Unio ou de qualquer Estado removido a pedido, independentemente do interesse da Administrao. reintegrado de ofcio, independentemente do interesse da Unio. exonerado, ou removido de ofcio para um novo cargo com mudana de sede

ww w

(A) (B) (C) (D) (E)

.co

FCC TRT 6 REGIO AUXILIAR JUDICIRIO (rea Servios Gerais) - 2006

nc ur so vir tuWWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

al. co m. br

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

FCC TRT 6 REGIO AUXILIAR JUDICIRIO (rea Servios Gerais) - 2006 32.

O servidor pblico investido em cargo de direo, ao se afastar para exercer mandato eletivo, ser substitudo

(A) por quem o regimento interno indicar ou, no caso de omisso, por quem o dirigente mximo do rgo ou entidade designar previamente. (B) por qualquer servidor que esteja disponvel, mesmo que de outra esfera de governo. (C) automaticamente por qualquer cidado que possua o mesmo nvel de escolaridade do servidor afastado. (D) pelo chefe da repartio, assessorado por qualquer cidado idneo e capaz. (E) por servidor contratado, sem concurso pblico, para exercer as funes em carter temporrio, por at 30 (trinta) dias.

FCC ANS TCNICO EM REGULAO DE SADE SUPLEMENTAR - 2007 33. Considerando os servidores pblicos federais, analise:

FCC TRF 5 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2008 34. correto afirmar que o servidor pblico federal substituto assumir automtica e cumulativamente, sem prejuzo do cargo que ocupa, o exerccio, entre outros, da funo de direo, nos impedimentos legais ou regulamentares do titular, hiptese em que

(A) (B) (C) (D) (E)

dever continuar recebendo a remunerao do cargo de provimento efetivo. receber os vencimentos da funo em substituio durante um perodo de 30 (trinta) dias. dever optar pela remunerao de um deles durante o respectivo perodo. dever optar pelo vencimento de um deles a ser recebido pelo perodo de 60 (sessenta) dias. receber o vencimento da funo em substituio durante o respectivo perodo.

35. (A) (B) (C) (D) (E)

O vencimento deve ser conceituado como a retribuio em espcie, redutvel e renuncivel, paga ao servidor pblico. remunerao do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. retribuio pecuniria a que faz jus o servidor ativo ou inativo. remunerao ou o benefcio pago aos dependentes do servidor falecido. retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei. FCC TRF 4 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa-Judiciria) - 2007

ww w

.co

FCC TRT 6 REGIO AUXILIAR JUDICIRIO (rea Servios Gerais) - 2006

nc ur so vir tuWWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

I. Reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua deciso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. II. Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. III. Retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado, podendo recorrer da reintegrao do anterior ocupante. Nos termos da Lei n 8.112/90, tais assertivas correspondem, respectivamente, (A) reconduo, disponibilidade e remoo. (B) substituio, reconduo e ao reaproveitamento (C) redistribuio, vacncia e reintegrao. (D) remoo, substituio e ao aproveitamento. (E) reintegrao, remoo e reconduo

al. co m. br

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

36. (A) (B) (C) (D) (E)

certo que, alm do vencimento, podero ser pagas ao servidor as vantagens de gratificao, adicionais e servio militar. gratificao, capacitao e atividade poltica. adicionais, servio eleitoral e mandato classista. indenizao, capacitao e atividade poltica. indenizao, gratificao e adicionais.

FCC TRF 4 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa-Judiciria) - 2007 37. Considerando os direitos dos servidores pblicos federais, INCORRETO afirmar:

FCC TRF 1 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2007 38. Em relao ao vencimento e remunerao do servidor pblico, correto afirmar:

(A) As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito devem ser compensadas, mas no consideradas como de efetivo exerccio. (B) O servidor, de regra, perder a parcela da remunerao diria, proporcional aos atrasos, ausncias justificadas e sadas antecipadas. (C) vedada a consignao em folha de pagamento em favor de terceiros, salvo por mandado judicial. (D) O servidor no perder a remunerao do dia em que faltar ao servio, ainda que sem motivo justificado. (E) O vencimento do cargo efetivo, acrescido de quaisquer vantagens, no est sujeito a redues de qualquer natureza.

FCC TRF 5 REGIO ANALISTA JUDICIRIO (rea Judiciria) - 2008 39. Nos casos em que o pagamento indevido ao servidor ativo, aposentado ou pensionista, houver ocorrido no ms anterior ao do processamento da folha, a reposio ao errio ser feita (A) (B) (C) (D) (E) imediatamente, em uma nica parcela. em parcelas, desde que o servidor seja estvel. parceladamente, no mximo de 90 (noventa) dias. imediatamente ou em parcelas, a critrio da Administrao. em parcelas, proporcional remunerao do servidor.

ww w

40.

Alm do vencimento e das vantagens, podem ser deferidos aos servidores pblicos federais outros direitos. Assim, analise as situaes funcionais sobre:

I. insalubridade ou atividades penosas; II. exerccio de funo de direo; III. natal;

.co

FCC TRF 1 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2007

nc ur so vir tuWWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

(A) Nenhum desconto incidir sobre a remunerao ou provento, salvo imposio legal ou mandato judicial. (B) O vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio do cargo pblico, com valor fixado em decreto do Poder Executivo. (C) Quando o pagamento indevido houver ocorrido no ms anterior ao do processamento da folha, a reposio ser feita imediatamente, em uma nica parcela. (D) O servidor em dbito com o errio, que for demitido ou exonerado, ter o prazo de sessenta dias para quitar o dbito. (E) A remunerao o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei.

al. co m. br

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

IV. frias; V. periculosidade; VI. servio extraordinrio. Referem-se, legalmente, aos adicionais SOMENTE as situaes (A) (B) (C) (D) (E) I, II, III e V. I, II, III e IV. I, IV, V e VI. II, IV, V e VI. III, IV, V e VI.

FCC TRF 5 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2008 41. No que se refere gratificao natalina, certo que

FCC TRT 19 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2008 42. Aquiles, tcnico judicirio do Tribunal Regional do Trabalho, estando em dbito com o errio, cujo valor de R$ 5.000,00, foi demitido do cargo que vinha ocupando. Nesse caso, Aquiles ter um prazo para a quitao desse dbito, que ser de (A) (B) (C) (D) noventa dias, e a falta de quitao nesse prazo determinar o protesto em Cartrio. sessenta dias, sendo que a no quitao dentro do prazo implicar sua inscrio em dvida ativa. noventa dias, e a no quitao dentro do prazo justifica o imediato ajuizamento da ao e cobrana. trinta dias, prorrogvel por igual perodo, sendo que a falta de quitao torna o servidor inapto para outros cargos pblicos. (E) sessenta dias, sendo que a no quitao dentro do prazo implica no arresto ou seqestro do saldo de sua remunerao.

FCC TRE/CE ANALISTA JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2002 43. Conforme regra da Lei no 8.112/90, o servidor em dbito com o errio, que for exonerado, ter o prazo de 60 dias para quitar o dbito. A no quitao do dbito nesse prazo implicar

(A) (B) (C) (D)

ww w

revogao da exonerao. inscrio do dbito em dvida ativa. penhora administrativa de bens do servidor. abertura de processo administrativo disciplinar contra o servidor, visando converso da exonerao em demisso. (E) anulao da exonerao.

44. Constituem indenizaes que podem ser pagas ao servidor:

.co

FCC TRF 1 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2001

nc ur so vir tuWWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

(A) ser atribuda integralmente ao servidor exonerado, calculada sobre o vencimento do ms da exonerao. (B) corresponde a 1/12 (um doze avos) do vencimento a que o servidor fizer jus, por ms de exerccio no respectivo ano. (C) dever ser paga sempre no dia 20 do ms de dezembro de cada ano civil. (D) a frao igual ou superior a 15 (quinze) dias ser considerada como uma quinzena. (E) no ser considerada para clculo de qualquer vantagem pecuniria.

al. co m. br

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

(A) (B) (C) (D) (E)

auxlios natalidade, bito e recluso. adicionais noturno, por tempo de servio e de frias. gratificaes natalina, de local e da natureza do trabalho. retribuies pelo exerccio de funo, de chefia e assessoramento. ajuda-de-custo, dirias e transporte.

FCC TRF 2 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2007 45.

O servidor que, a servio, afastar-se da sede em carter eventual ou transitrio, para outro ponto do territrio nacional ou para o exterior, far jus a passagens e dirias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinrias com pousada, alimentao e locomoo urbana. O servidor que receber dirias e no se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restitu-la, sendo que tal verba ser abatida da remunerao do ms subseqente. no ser obrigado a restitu-las em razo do carter alimentar de tal verba. fica obrigado a restitu-las integralmente, no prazo de vinte dias. fica obrigado a restitu-las integralmente, no prazo de cinco dias. fica obrigado a restituir 50% do valor recebido, no prazo mximo de 180 dias.

(A) (B) (C) (D) (E)

CESGRANRIO ANP - TCNICO ADMINISTRATIVO - ESPECIALIDADE: APOIO ADMINISTRATIVO NVEL MDIO - 2008 46. (A) (B) (C) (D) (E) Est em DESACORDO com o que dispe a Lei no 8.112, de 1990, que

o servidor deve restituir o errio, em dez dias, se receber um quantitativo de dirias e no as utilizar. a remunerao dos servidores efetivos composta pelo vencimento, acrescido de vantagens. as gratificaes e os adicionais so incorporveis aos vencimentos, na forma da lei. as indenizaes no so incorporveis aos vencimentos, para os servidores efetivos. os vencimentos dos servidores efetivos no podem ser reduzidos, mesmo que por motivo de interesse pblico. FCC TRT 20 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2002

47.

Nos termos da Lei no 8.112/90, para que o servidor ingressante faa jus a frias ter de observar, como primeiro perodo aquisitivo, 14 meses de exerccio. 12 meses de exerccio. 12 meses a contar da posse. 14 meses a contar da nomeao. 12 meses a contar da posse ou 14 meses a contar da nomeao, o que ocorrer primeiro.

(A) (B) (C) (D) (E)

48.

Aps o perodo aquisitivo, o servidor far jus a

ww w

(A) 20 (vinte) dias de frias, que devero ser gozadas de uma s vez, sem qualquer interrupo. (B) 30 (trinta) dias de frias, que podero ser parceladas em at 3 (trs) etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da Administrao Pblica. (C) 5 (cinco) semanas de frias, que podero ser parceladas em at 5 (cinco) etapas, critrio do servidor. (D) 30 (trinta) dias ininterruptos de frias, cujo pagamento de sua remunerao ser efetuado at 1 (um)dia antes do incio do respectivo perodo. (E) 20 (vinte) dias consecutivos de frias, ou dois perodos ininterruptos de 10 (dez) dias, com intervalo entre ambos de 5 (cinco) dias.

.co

FCC TRT 6 REGIO AUXILIAR JUDICIRIO (rea Servios Gerais) - 2006

nc ur so vir tuWWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

al. co m. br

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

FCC TRT 20 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2006 49.

Tendo em vista a Lei no 8.112/90, e em relao s frias dos servidores pblicos civis da Unio, INCORRETO afirmar que

(A) para o primeiro perodo aquisitivo de frias sero exigidos 12 meses de exerccio. (B) as frias, dentre outras hipteses, podero ser interrompidas por motivo de calamidade pblica ou comoo interna. (C) permitido o parcelamento das frias em at trs etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administrao pblica. (D) o servidor ter direito a 30 dias de frias, que podem ser cumuladas por at 3 perodos, no caso de necessidade do servio. (E) vedado levar conta de frias qualquer falta ao servio.

FCC TRT/PA TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2001 50.

(A) (B) (C) (D) (E)

prmio pela apresentao de idias que favoream o aumento de produtividade. frias anuais de 30 (trinta) dias teis. vitaliciedade. no desconto em folha de pagamento das mensalidades definidas em assemblia-geral da categoria. inamovibilidade do dirigente sindical at um ano aps o final do mandato, exceto se a pedido.

FCC TRT/MS ANALISTA JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2006 51. O servidor estvel ocupante de cargo de provimento efetivo em Autarquia Federal, ao ser investido em mandato: De Vereador e no havendo compatibilidade de horrios, perceber somente a remunerao do cargo eletivo. De Prefeito, ser afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao. De Deputado Estadual, ser automaticamente exonerado de seu cargo. De Governador, ser afastado do seu cargo, mas poder acumular ambas as remuneraes. De Senador e havendo compatibilidade de horrios, perceber as vantagens de seu cargo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo.

(A) (B) (C) (D) (E)

52.

O Art. 97 do Captulo VI da Lei no 8.112/1990 trata dos casos de afastamentos do servio a que o servidor tem direito, sem qualquer prejuzo. Ele poder afastar-se do servio, entre outras razes, para alistar-se como eleitor. Neste caso, por quantos dias o servidor poder afastar-se do servio? 1 2 5 7 8

ww w

(A) (B) (C) (D) (E)

.co

CESGRANRIO - MINISTRIO DA DEFESA - COMANDO DA AERONUTICA - TCNICO DE DEFESA AREA E CONTROLE DE TRFEGO AREO - REA: ADMINISTRAO DE EMPRESAS - 2005

nc ur so vir tuWWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

A Lei n. 8.112/90 assegura ao servidor pblico civil, nos termos da Constituio Federal de 1988, o direito de

al. co m. br

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

FCC TRT 6 REGIO AUXILIAR JUDICIRIO (rea Servios Gerais) - 2006 53.

O direito de petio serve de fundamento a pretenses dirigidas a qualquer dos Poderes do Estado, em defesa de direito ou interesse legtimo. Assim, o servidor pblico que se sentir prejudicado, ante a expedio de determinado ato, poder pedir sua reconsiderao exclusivamente perante o Poder Judicirio. solicitar seu reexame, que poder ser renovado uma nica vez. interpor junto a qualquer autoridade administrativa o requerimento de reviso. interpor pedido de reconsiderao, no podendo ser renovado. recusar desempenhar suas funes por at 120 (cento e vinte) dias, at que o ato seja modificado ou extinto.

(A) (B) (C) (D) (E)

CESGRANRIO ANP - ANALISTA ADMINISTRATIVO- ESPECIALIDADE: GERAL NVEL SUPERIOR 2008 54.

Considerando as disposies da Lei no 8.112, de 1990, acerca da responsabilidade de Joo Silva no episdio, sem prejuzo da responsabilidade dos demais envolvidos, o preceito que se aplica ao caso o de que (A) o servidor responde em mbito civil, penal e administrativo, nos termos e limites da lei. (B) o servidor responde somente em mbito penal e administrativo, aplicando-se neste caso a pena de suspenso. (C) o servidor responde somente em mbito penal e administrativo, aplicando-se neste caso a pena de disponibilidade. (D) o servidor responde somente em mbito civil, se do ilcito tiver decorrido dano a terceiros, e administrativo, aplicando- se neste caso a pena de demisso. (E) no imputvel qualquer responsabilidade ao servidor, tendo em vista que este agiu com diligncia e no foi responsvel pelo encerramento das investigaes.

CESGRANRIO DECEA - TCNICO DE DEFESA AREA E CONTROLE DE TRFEGO AREO REA: JURDICA - 2009 55. I. II. A respeito dos direitos, deveres e responsabilidades dos servidores pblicos, analise as assertivas abaixo. O servidor pblico responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies, desde que a sua conduta tenha resultado em prejuzo ao errio ou a terceiros. As sanes civis, penais e administrativas podem cumular-se, sendo independentes entre si; mas a responsabilidade administrativa do servidor ser afastada em caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria. No exerccio do poder disciplinar, a sano aplicvel a ocupantes exclusivamente de cargo em comisso a destituio. A ao disciplinar prescreve em cinco anos seja qual for a natureza da infrao administrativa cometida pelo servidor, comeando a correr da data em que o fato se tornou conhecido.

ww w

III.

IV.

.co

nc ur so vir tuWWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

Joo Silva servidor pblico efetivo e estvel de Agncia Reguladora federal, exercendo funo de gesto e fiscalizao de estoque de materiais utilizados na execuo de atividade- fim da referida Agncia. Durante a realizao peridica de balano de estoque e verificao de livros contbeis, Joo Silva tomou conhecimento de possveis irregularidades na aquisio de material permanente da entidade, que seriam de qualidade inferior especificada no contrato administrativo e faturados em valor superior ao licitado mediante aditivo contratual do art. 65 da Lei no 8.666/93. Na ocasio, Joo Silva imediatamente comunicou o fato a seu superior hierrquico e instaurou procedimento administrativo para apurar o ocorrido. Contudo, passados 2 (dois) meses, foi contatado por seu superior, que lhe solicitou o encerramento das investigaes, alegando interesse da Agncia na manuteno do referido contrato administrativo. Diante da recusa de Joo Silva em encerrar o procedimento pessoalmente, o mesmo foi realizado pelo referido superior, sendo que desde ento nada mais foi procedido, apurado ou noticiado sobre o evento.

al. co m. br

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

(So) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) (B) (C) (D) (E) II. III. I e III. I e IV. II e III.

FCC TRT 18 REGIO ANALISTA JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2008 56. (A) (B) (C) (D) (E) Nas hipteses de danos causados a terceiros, o servidor que o causou responder perante ao Poder Legislativo. Fazenda Pblica, em ao direta e progressiva. ao rgo em que atuava, em ao administrativa. ao Tribunal de Contas. Fazenda Pblica, em ao regressiva.

CESGRANRIO FUNASA ADMINISTRADOR - NVEL SUPERIOR - 2009 57. I. II. III. IV.

No que tange ao regime jurdico dos servidores pblicos, analise as afirmativas abaixo. O servidor pblico responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies. Os atos de improbidade administrativa importaro a cassao de direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que importe prejuzo ao patrimnio do Estado ou de terceiros. A ao disciplinar prescreve em cinco anos, seja qual for a natureza da infrao administrativa cometida pelo servidor.

(So) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) (B) (C) (D) (E) I. III. I e III. I e IV. I, II e III.

58.

ww w

(A) poder ainda ocupar remuneradamente um emprego pblico qualquer em uma sociedade de economia mista municipal. (B) poder ainda ocupar remuneradamente um cargo pblico de mdico junto Administrao direta de um Municpio. (C) poder ainda ocupar remuneradamente um emprego pblico qualquer em uma empresa subsidiria de uma empresa pblica federal. (D) poder ainda ocupar remuneradamente um cargo pblico de professor junto Administrao direta de um Municpio. (E) no poder ocupar remuneradamente nenhum outro cargo ou emprego pblico, seja junto Administrao direta, seja junto s entidades da administrao indireta, suas subsidirias ou sociedades controladas pelo Poder Pblico, de qualquer nvel da Federao.

.co

Um servidor pblico j ocupa, remuneradamente, um cargo pblico de professor em universidade federal constituda sob forma de autarquia e outro cargo pblico de mdico junto Administrao direta de um Estado. Considerando que haja compatibilidade de horrios, esse servidor

nc ur so vir tuFCC TRF 5 REGIO JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO - 2001WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

al. co m. br

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

FCC TRF 1 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2007 59.

Eros, em razo de seu cargo de tcnico judicirio rea administrativa, e por ato de omisso culposa, causou danos patrimoniais empresa "Atenas Ltda.", no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Nesse caso, Eros est sujeito perda do cargo, se requerida pela empresa "Atenas Ltda.". responder perante a empresa "Atenas Ltda.", em ao regressiva. no tem qualquer responsabilidade civil ou administrativa. dever responder apenas criminalmente perante o Estado. responder perante a Fazenda Pblica, em ao regressiva.

(A) (B) (C) (D) (E)

FCC TRF 1 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2007 60. No que diz respeito aos direitos do servidor pblico e acumulao de cargos, analise:

Esses prazos legais so, respectivamente, de

(A) 30 (trinta) dias, sob pena de inscrio em dvida ativa; e 10 (dez) dias, prorrogveis por mais 10 (dez), sob pena de instaurao de sindicncia. (B) 30 (trinta) dias, prorrogveis por mais 30 (trinta); e 15 (quinze) dias, prorrogveis por mais 15 (quinze). (C) 60 (sessenta dias), sob pena de inscrio em dvida ativa; e 10 (dez) dias improrrogveis, sob pena de instaurao de procedimento sumrio. (D) 60 (sessenta) dias, prorrogveis por mais 30 (trinta); e 15 (quinze) dias, sob pena de exonerao de ofcio. (E) 90 (noventa) dias, sob pena de execuo fiscal; e 5 (cinco) dias teis, prorrogveis por mais 5 (cinco).

CESGRANRIO ANP - TCNICO ADMINISTRATIVO - ESPECIALIDADE: APOIO ADMINISTRATIVO NVEL MDIO - 2008 61. Quanto acumulao remunerada de cargos, est de acordo com o que dispem a Lei no 8.112, de 1990, e suas modificaes posteriores:

ww w

62.

Mrio, servidor pblico federal estvel, est acumulando ilegalmente cargos pblicos. Detectada a acumulao ilegal, em regra, a autoridade competente notificar o servidor

(A) atravs de sua chefia imediata, para apresentar opo no prazo improrrogvel de dez dias, contados da data da cincia. (B) pessoalmente, para apresentar opo no prazo improrrogvel de trinta dias, contados da data da cincia.

.co

(A) a acumulao de cargos, empregos ou funes permitida, de forma livre, para qualquer servidor efetivo. (B) a vedao na percepo de receita por participao em rgos colegiados, no alcana a atividade de participao nos conselhos de administrao das empresas pblicas e sociedades de economia mista federais. (C) a possibilidade de acumulao depende somente da comprovao de compatibilidade de horrios. (D) na acumulao de dois cargos, por servidor efetivo, em havendo nomeao para um terceiro cargo em comisso, ele sempre dever se afastar dos dois primeiros, para poder ocupar o ltimo. (E) uma acumulao de cargos, vedada quando o servidor estava ativo, torna-se possvel, do ponto de vista legal, em havendo aposentadoria. FCC TRF 3 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2007

nc ur so vir tuWWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

I. O servidor em dbito com o errio que for exonerado, demitido, ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, ter um prazo legal para quitar o dbito. II. Detectada a qualquer tempo a acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas, o servidor ser notificado para apresentar opo dentro de um prazo legal.

al. co m. br

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

(C) da imediata abertura de processo administrativo disciplinar que adotar procedimento ordinrio para apurao e regularizao da infrao. (D) da imediata abertura de processo administrativo disciplinar que adotar procedimento sumarssimo para apurao e regularizao da infrao. (E) atravs de sua chefia imediata, para apresentar opo no prazo de quinze dias, prorrogvel por igual perodo, contados da data da cincia. FCC TRF 2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2007 63.

Detectada a qualquer tempo a acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas, a autoridade competente

FCC TRT 6 REGIO AUXILIAR JUDICIRIO (rea Servios Gerais) - 2006 64. (A) (B) (C) (D) (E) Dentre outras situaes, permitido ao servidor pblico

recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado. ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato. utilizar recursos materiais da repartio em servio ou atividades particulares. promover manifestao de apreo ou desapreo no recinto da repartio. manter sob sua chefia imediata, em cargo ou funo de confiana, parente de terceiro grau civil.

CESGRANRIO INEP - PESQUISADOR - TECNOLOGISTA EM INFORMAES E AVALIAES EDUCACIONAIS NVEL SUPERIOR- 2007 65. De acordo com o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundaes pblicas federais, estabelecido pela Lei no 8.112/90, dever do servidor guardar sigilo quanto a irregularidades de que tiver cincia em razo do exerccio do cargo. guardar sigilo sobre assunto da repartio. assegurar a supremacia dos interesses pessoais dos administrados sobre o interesse pblico. cumprir as ordens superiores, ainda quando manifestamente ilegais. ser leal a seus superiores hierrquicos em casos de omisso ou abuso de poder.

ww w

66. (A) (B) (C) (D)

ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao da chefia imediata. recusar f a documentos pblicos. receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de suas atribuies. manter sob sua chefia imediata, em cargo ou funo de confiana, cnjuge, companheiro ou parente at o segundo grau civil.

.co

(A) (B) (C) (D) (E)

So consideradas proibies ao servidor pblico, exceto:

nc ur so vir tuWWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

(A) exonerar ex officio o servidor que ficar incompatibilizado para nova investidura em cargo pblico federal, pelo prazo de oito anos. (B) notificar o servidor pessoalmente, para apresentar opo no prazo improrrogvel de vinte dias, contados da data da cincia. (C) notificar o servidor, por intermdio de sua chefia imediata, para apresentar opo no prazo de vinte dias, prorrogvel por igual perodo, contados da data da cincia. (D) notificar o servidor pessoalmente, para apresentar opo no prazo de quinze dias, prorrogvel por igual perodo, contados da data da cincia. (E) notificar o servidor, por intermdio de sua chefia imediata, para apresentar opo no prazo improrrogvel de dez dias, contados da data da cincia.

FCC TRT/PA TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2001

al. co m. br

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

(E) exercer quaisquer atividades que sejam compatveis com o exerccio do cargo ou funo e com o horrio de trabalho. FCC TRE/RN TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2005 67.

O servidor pblico que retirar, sem anuncia prvia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartio, ser punido com a pena de multa. advertncia. demisso. suspenso de, no mximo, quinze dias. destituio do cargo em comisso.

(A) (B) (C) (D) (E)

FCC TRF 3 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2007 68.

(A) pelos Presidentes das Casas do Poder Legislativo competente e outras autoridades, na forma dos respectivos regimentos ou regulamentos. (B) pelo Presidente do Tribunal Regional Federal competente e outras autoridades, na forma dos respectivos regimentos ou regulamentos. (C) pelo Presidente da Repblica, exclusivamente. (D) pelo Procurador-Geral da Repblica, exclusivamente. (E) pelo chefe da repartio e outras autoridades, na forma dos respectivos regimentos ou regulamentos. CESGRANRIO - MINISTRIO DA DEFESA - COMANDO DA AERONUTICA - TCNICO DE DEFESA AREA E CONTROLE DE TRFEGO AREO - REA: ADMINISTRAO DE EMPRESAS - 2005 69. O Captulo V da Lei no 8.112/1990 trata das penalidades disciplinares a que esto sujeitos os servidores no exerccio de suas funes. O art. 130 deste Captulo estabelece que, nos casos de reincidncia das faltas punidas com advertncia e de violaes das demais proibies que no tipifiquem infrao sujeita penalidade de demisso, ser aplicada a pena de suspenso. Esta NO poder exceder a: (A) (B) (C) (D) (E) 30 dias. 45 dias. 60 dias. 90 dias. 120 dias.

FCC TRT 2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO (rea Judiciria) - 2008 70. Tcio, funcionrio pblico da Unio, ops resistncia injustificada ao andamento de processo que deveria movimentar. Considerando que foi a primeira vez que praticou tal conduta, ele est sujeito penalidade prevista na Lei que dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, que consiste em demisso. advertncia verbal. suspenso. advertncia, por escrito. desconto de um dia dos seus vencimentos.

ww w

(A) (B) (C) (D) (E)

.co

nc ur so vir tuWWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

Segundo a Lei no 8.112/90, em regra, as penalidades disciplinares nos casos de advertncia ou de suspenso de at trinta dias sero aplicadas

al. co m. br

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

FCC TRF 4 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa-Judiciria) - 2007 71.

X e Y so servidores pblicos federais, ocupando funo comissionada. Verificou-se que o primeiro coagiu seus subordinados no sentido de filiarem-se a determinado partido poltico, sendo que o segundo recebeu propina em razo de suas atribuies. Nesses casos , X e Y estaro sujeitos, respectivamente, s penas disciplinares de advertncia por escrito e demisso. multa pecuniria e suspenso at noventa dias. demisso e destituio da funo. suspenso at sessenta dias e cassao. destituio da funo e perda dos vencimentos.

(A) (B) (C) (D) (E)

FCC TRF 4 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa-Judiciria) - 2007 72. Em matria de penas disciplinares observa-se que

FCC TRF 1 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2007 73. Polifemo, servidor pblico federal, encontrava-se em disponibilidade. Ao retornar atividade foi aproveitado em outro cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado. Porm, Polifemo no entrou em exerccio no prazo legal, e no era portador de doena comprovada por junta mdica oficial. Nesse caso, ser tornado sem efeito o aproveitamento e cassada a disponibilidade. o servidor ter um prazo adicional de 30 (trinta) dias para tomar posse. o servidor ser submetido a processo judicialiforme para verificar qual a pena aplicvel. poder ser cassado o aproveitamento, mas mantida a disponibilidade. o servidor ser exonerado ou transferido, a critrio da Administrao. FCC TRF 1 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2007 74. Poseidon era ocupante de cargo em comisso na Administrao Pblica Federal. Por ter sido responsabilizado pela aplicao irregular de dinheiros pblicos foi apenado com a destituio do cargo em comisso. Nesse caso, Poseidon ser considerado inidneo, mas pode retornar ao cargo, a critrio da Administrao. estar impedido de nova investidura em cargo pblico federal durante 5 (cinco) anos. estar sujeito indenizao do prejuzo, mas sem qualquer outra vedao. no poder ser investido em cargo pblico federal pelo prazo de 8 (oito) anos. no poder retornar ao servio pblico federal. FCC TRF 2 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2007

(A) (B) (C) (D) (E)

ww w

(A) (B) (C) (D) (E)

75.

Douglas, servidor pblico federal estvel, est se recusando, injustificadamente, a se submeter a inspeo mdica determinada pela autoridade competente. Neste caso, Douglas ser punido com

.co

nc ur so vir tuWWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

(A) tais penalidades sero aplicadas, dentre outras pessoas, pela autoridade que houver feito a nomeao, quando tratar-se de cargo em comisso. (B) configura abandono de cargo a falta injustificada ao servio por trinta dias, interpoladamente, durante perodo de doze meses. (C) ser suspensa a aposentadoria do inativo que houver praticado, na atividade, falta punvel com a exonerao. (D) entende-se por inassiduidade habitual a ausncia intencional do servidor ao servio por mais de sessenta dias consecutivos. (E) a demisso ser aplicada nos casos de reincidncia das faltas punidas com advertncia ou suspenso, excluindose a pena de multa.

al. co m. br

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

(A) (B) (C) (D) (E)

suspenso de at quinze dias, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinao. suspenso de at noventa dias, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinao. suspenso de at trinta dias, no cessando os efeitos da penalidade ainda que cumprida a determinao. advertncia escrita em que ser fornecido prazo para o cumprimento espontneo da determinao. demisso, uma vez que no havia justificativa para tal recusa, configurando insubordinao grave passvel de tal penalidade.

FCC ANS TCNICO EM REGULAO DE SADE SUPLEMENTAR - 2007 76.

No que se refere s penalidades previstas para os servidores pblicos federais, nos termos da Lei n 8.112/90, correto afirmar que a

FCC TRT 19 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2008 77. Aretuza, aposentou-se de seu cargo pblico federal. Posteriormente, foi condenada em processo administrativo por ter recebido propina, em razo de suas atribuies quando estava em atividade. Nesse caso, Aretuza responder apenas criminalmente por ser fato delituoso. continua aposentada por no ter mais vnculo funcional. ser notificada para repor o valor da propina sem outras conseqncias. ter cassada sua aposentadoria. responder apenas civilmente para o ressarcimento de terceiros.

(A) (B) (C) (D) (E)

FCC TRT 20 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2002 78. (A) (B) (C) (D) (E) NO configura penalidade disciplinar aplicvel ao servidor, no regime da Lei no 8.112/90, a suspenso. demisso. exonerao. advertncia. cassao de aposentadoria.

ww w

79.

A inassiduidade habitual do servidor pblico sujeita-o aplicao da pena de

.coFCC TRF 1 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2001WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

nc ur so vir tu

(A) exonerao ser aplicada em caso de reincidncia das faltas punidas com suspenso e de violao das demais proibies que tipifiquem infrao sujeita penalidade de demisso (B) destituio de cargo em comisso exercido por no ocupante de cargo efetivo ser aplicada nos casos de infrao sujeita s penalidades de suspenso e de demisso. (C) suspenso ser aplicada nos casos de inobservncia de dever funcional previsto em lei, regulamentao ou norma interna, que no justifique imposio de penalidade mais grave, no podendo exceder de 30 (trinta) dias. (D) penalidade de destituio de funo comissionada ter seu registro cancelado, aps o decurso de 2 (dois) anos de efetivo exerccio, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar. (E) cassao da aposentadoria ou da disponibilidade ocorrer quando o servidor inativo houver praticado, na inatividade, falta punvel com a suspenso.

al. co m. br

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

(A) (B) (C) (D) (E)

disponibilidade. demisso. advertncia por escrito. suspenso de at trinta dias. multa de cinqenta por cento dos vencimentos.

CESGRANRIO FUNASA AGENTE ADMINISTRATIVO - 2009 80. (A) (B) (C) (D) (E)

Segundo o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Federais, so penalidades disciplinares: destituio de cargo em comisso, colocao em disponibilidade e multa. demisso, exonerao e cassao de aposentadoria. advertncia, suspenso e demisso. advertncia, suspenso e colocao em disponibilidade. advertncia, multa e exonerao de funo comissionada.

FCC TRE/MS TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2007

(A) A ao disciplinar quanto penalidade de advertncia prescrever em doze meses contados da data em que o fato se tornou conhecido. (B) Entende-se por inassiduidade habitual a ausncia intencional do servidor ao servio por mais de trinta dias. (C) Quanto penalidade de demisso, a ao disciplinar prescrever em dois anos, contados da data em que o fato se tornou conhecido. (D) A destituio de cargo em comisso exercido por no ocupante de cargo efetivo ser aplicada nos casos de infrao sujeita s penalidades de suspenso e de demisso. (E) A penalidade de advertncia ter o seu registro cancelado aps o decurso de 5 anos e o respectivo cancelamento surtir efeitos retroativos. CESGRANRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE RONDNIA OFICIAL DE JUSTIA NVEL SUPERIOR - 2009 82. Segundo a Lei do Estado de Rondnia no 68/92 , no exerccio do poder disciplinar, a sano aplicvel a ocupantes exclusivamente de cargos em comisso ou funes de confiana a de demisso de cargo ou funo. exonerao do cargo ou funo. cassao do cargo ou funo. destituio do cargo ou funo. suspenso do cargo ou funo.

(A) (B) (C) (D) (E)

83.

A um tcnico judicirio que cometeu infrao disciplinar foi aplicada pena de suspenso. Considerando que ele no praticou nova infrao disciplinar, essa penalidade que lhe fora aplicada ter o seu registro cancelado aps o decurso de dois anos e o cancelamento surtir efeitos retroativos. trs anos e o cancelamento no surtir efeitos retroativos. cinco anos e o cancelamento surtir efeitos retroativos. trs anos e o cancelamento surtir efeitos retroativos. cinco anos e o cancelamento no surtir efeitos retroativos.

ww w

(A) (B) (C) (D) (E)

.co

nc ur so vir tuWWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

81.

De acordo com a Lei no 8.112/90, com relao s penalidades disciplinares correto afirmar:

FCC TRE/SP TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2006

FCC TRT/PA TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2001

al. co m. br

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

84.

A instaurao de Processo Administrativo Disciplinar no obrigatria quando o ilcito praticado pelo servidor ensejar a imposio apenas da penalidade de cassao de disponibilidade. exonerao de cargo em comisso. suspenso de at 30 (trinta) dias. cassao de aposentadoria. demisso.

(A) (B) (C) (D) (E)

FCC TRF 3 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2007

(A) (B) (C) (D) (E)

I e II. I e IV. II e III. I, III e IV. II, III e IV.

FCC TRF 2 REGIO ANALISTA JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2007 86. Considere as seguintes assertivas a respeito do Processo Disciplinar:

I. O processo disciplinar ser conduzido por comisso composta de cinco servidores estveis designados pela autoridade competente, que indicar, dentre eles, o seu presidente. II. O presidente da comisso de sindicncia dever, necessariamente, ser ocupante de cargo efetivo superior ou ter nvel de escolaridade superior ao do indiciado. III. No poder participar de comisso de sindicncia ou de inqurito, cnjuge, companheiro ou parente do acusado, consangneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau. IV. O prazo para a concluso do processo disciplinar no exceder sessenta dias, contados da data de publicao do ato que constituir a comisso, admitida a sua prorrogao por igual prazo, quando as circunstncias o exigirem. De acordo com a Lei no 8.112/90, est correto o que consta APENAS em (A) I e II. (B) I, II e III. (C) I e IV. (D) II, III e IV. (E) III e IV.

ww w

.co

nc ur so vir tuWWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

85. Considere as seguintes assertivas a respeito do processo administrativo disciplinar: I. O processo disciplinar ser conduzido por comisso composta de cinco servidores estveis designados pela autoridade competente. II. O Presidente da comisso dever ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nvel, ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. III. No poder participar de comisso de sindicncia ou de inqurito, cnjuge, companheiro ou parente do acusado, consangneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau. IV. O prazo para a concluso do processo disciplinar no exceder noventa dias, contados da data de publicao do ato que constituir a comisso, admitida a sua prorrogao por igual prazo. De acordo com a Lei no 8.112/90, est correto o que se afirma APENAS em

al. co m. br

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

FCC TRE/RN TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2005 87. Sobre a reviso do processo administrativo disciplinar, INCORRETO afirmar:

(A) A autoridade competente para o julgamento nomear uma comisso revisora, que proceder instruo do processo e concluir os trabalhos em sessenta dias. (B) O processo de reviso jamais poder resultar em prejuzo para o servidor, sendo vedado o agravamento da penalidade. (C) O nus da prova na reviso sempre do requerente. (D) A reviso pode ocorrer a qualquer tempo, de ofcio ou a pedido do servidor; no caso de falecimento do servidor, qualquer parente poder requerer a reviso, desde que no prazo mximo de dois anos do evento morte. (E) A reviso s admissvel se o requerente alegar fatos novos ou circunstncias antes desconsideradas que justifiquem a inocncia do servidor. FCC TRF 1 REGIO TCNICO JUDICIRIO (rea Administrativa) - 2001 88. (A) (B) (C) (D) (E) O prazo para o julgamento da reviso do processo disciplinar ser, de regra, de dez dias. quinze dias. vinte dias. vinte e cinco dias. trinta dias.

ww w

.coWWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

nc ur so vir tu

al. co m. br

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

Caractersticas

Processo Administrativo Disciplinar Penalidades Qualquer penalidade, sendo Advertncia e obrigatria a instaurao nos Suspenso at 30 casos de suspenso maior que dias 30 dias, demisso, cassao e destituio Comisso Regulamento 3(trs) servidores estveis Durao Fases 30dias + 30 dias Se utilizada para aplicao da pena, dever adotar as mesmas fases do P.A.D.

Sindicncia

ww w

.co

nc ur so vir tuWWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

60 dias + 60 dias 1) Instaurao 2)Inqurito administrativo 2.1) Instruo 2.2)Defesa 2.3) Relatrio 3) Julgamento

al. co m. brProcedimento Sumrio Demisso; cassao e destituio em decorrncia de abandono de cargo, inassiduidade habitual e acumulao ilegal. 2(dois) servidores estveis 30 dias + 15 dias 1) Instaurao 2) Instruo Sumria 2.1) Indiciao 2.2)Defesa 2.3) Relatrio 3) Julgamento

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado

GABARITO1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50. 51. 52. 53. 54. 55. 56. A B A D D A A E C C D D E B C B A D A A A B D B B C C E B D C A E C E E B B A C B B B E D A B B D E B B D A E E 57. 58. 59. 60. 61. 62. 63. 64. 65. 66. 67. 68. 69. 70. 71. 72. 73. 74. 75. 76. 77. 78. 79. 80. 81. 82. 83. 84. 85. 86. 87. 88.

ww w

.coWWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR

nc ur so vir tu

al. co m. brC E E C B A E E B E B E D D A A A E A B D C B C D D E B C E D C

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO CESGRANRIO Prof. Alexandre Prado