quero slack! (parte 3)

23
Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) Autor: Xerxes Lins <xerxeslins at gmail.com> Data: 01/04/2009 Gordo e magro?! Nas partes anteriores desta série foram apresentadas algumas orientações para auxiliar iniciantes na utilização do Slackware Linux . Porém não havia ajuda sobre como utilizar alguns comandos básicos e algumas explicações de conceitos relacionados a Linux... Essa parte do artigo TERIA por objetivo preencher essa lacuna e finalizar a série. Pensei um pouco mais e concluí que isso não seria de grande utilidade, já que a internet está cheia de tutoriais explicando sobre comandos básicos, permissões, conceitos e ideias relacionadas a Linux. Achei que seria mais proveitoso dedicar essa terceira parte da série à assuntos mais específicos sobre Slackware. Enfim, decidi que essa parte da série teria como objetivo sugerir uma instalação mais "magra" do Slackware, o que seria uma contribuição útil para aqueles que querem aprender a fazer uma instalação mais específica para suas necessidades (além disso, com o Slackpkg, fica fácil instalar componentes de que se sinta falta posteriormente). Ratificando: este artigo, portanto, tem como objetivo orientar o usuário INICIANTE com sugestões de uma instalação NÃO recomendada para Desktops, mas recomendada para quem quer experimentar instalar um sistema "magro" para posteriormente incrementar pacotes de que sinta falta de acordo com suas necessidades específicas. O mesmo sistema operacional, porém, para usuários (com objetivos) diferentes. Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora.... 1 de 23 06-12-2009 13:03

Upload: felipe-santos

Post on 05-Jul-2015

1.175 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Quero Slack! (Parte 3)

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final)

Autor: Xerxes Lins <xerxeslins at gmail.com>Data: 01/04/2009

Gordo e magro?!

Nas partes anteriores desta série foram apresentadas algumas orientações paraauxiliar iniciantes na utilização do Slackware Linux. Porém não havia ajudasobre como utilizar alguns comandos básicos e algumas explicações deconceitos relacionados a Linux... Essa parte do artigo TERIA por objetivopreencher essa lacuna e finalizar a série.

Pensei um pouco mais e concluí que isso não seria de grande utilidade, já que ainternet está cheia de tutoriais explicando sobre comandos básicos, permissões,conceitos e ideias relacionadas a Linux.

Achei que seria mais proveitoso dedicar essa terceira parte da série à assuntosmais específicos sobre Slackware. Enfim, decidi que essa parte da série teriacomo objetivo sugerir uma instalação mais "magra" do Slackware, o que seriauma contribuição útil para aqueles que querem aprender a fazer umainstalação mais específica para suas necessidades (além disso, com o Slackpkg,fica fácil instalar componentes de que se sinta falta posteriormente).

Ratificando: este artigo, portanto, tem como objetivo orientar o usuárioINICIANTE com sugestões de uma instalação NÃO recomendada paraDesktops, mas recomendada para quem quer experimentar instalar um sistema"magro" para posteriormente incrementar pacotes de que sinta falta de acordocom suas necessidades específicas.

O mesmo sistema operacional, porém, para usuários (com objetivos) diferentes.

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora....

1 de 23 06-12-2009 13:03

Page 2: Quero Slack! (Parte 3)

Seleção de pacotes no modo expert

Obs.: Esta é a última parte da série "Mamãe, quero Slack!". Se você for novatoem Slackware Linux, para poder entender o que se passa nesta parte,provavelmente terá que ler as duas partes anteriores da série.

Mamãe, quero Slack! (parte 1)Mamãe, quero Slack! (parte 2)

O processo de instalação é o mesmo descrito na primeira parte da série, comalgumas modificações. Siga todos os passos da instalação anterior até a parteonde o sistema detecta a mídia de instalação com a opção "auto". Agora vem amudança. Você terá que fazer uma seleção manual dos pacotes que desejainstalar.

Na seleção de pacotes, selecione apenas as seguintes séries: A, AP, D, F, K, L,N, X e XAP.

Clique em OK e agora na próxima tela, escolha a opção "expert".

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora....

2 de 23 06-12-2009 13:03

Page 3: Quero Slack! (Parte 3)

Você terá, nas próximas telas, listas de pacotes que serão instalados seestiverem marcados.

Obs.: Todos os pacotes que serão sugeridos para instalação não passam disso:sugestões. Fique a vontade para ativar e instalar o que você achar necessário.Desconheço o propósito de muitos pacotes, mas por tentativas aprendemosalgumas coisas.

Use a tecla de espaço para marcar/desmarcar as opções que deseja instalar.

Pacotes da série AEste artigo sugere instalar todos os pacotes que contém o aviso "REQUIRED" ealém desses, os seguintes pacotes:

aaa_base, aaa_elflibs, aaa_terminfo, acl, acpid, apmd, attr, bash, bin, bzip2,coreutils, cpio, cryptsetup, cxxlibs, dcron, device-mapper, devs, dialog,dosfstools, e2fsprogs, eject, elvis, etc, file, findutils, floppy, gawk, gettext,glibc-solibs, glibc-zoneinfo, grep, gzip, hdparm, infozip, isapnptools, kbd,kernel-huge-smp, kernel-modules-smp, less, lilo, logrotate, lvm2, mdadm,module-init-tools, openssl-solibs, patch, pciutils, pcmciautils, pkgtools, procps,quota, reiserfsprogs, rpm2tgz, sdparm, sed, shadow, slocate, smartmontools,sysfsutils, sysklogd, syslinux, sysvinit, sysvinit-functions, sysvinit-scripts, tar,time, tree, udev, usbutils, utempter, util-linux, which e xfsprogs.

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora....

3 de 23 06-12-2009 13:03

Page 4: Quero Slack! (Parte 3)

Após instalar os pacotes da série A, instalaremos os pacotes da série AP.

Pacotes da série APOs pacotes da série AP sugeridos por este artigo são:

at, cdrdao, cdrtools, diffutils, dmapi, dmidecode, dvd+rw-tools, groff,lm_sensors, lsof, lsscsi, man, man-pages, mc most, nano, screen, slackpkg, sudo,sysstat, texinfo, vim e xfsdump.

Obs.: É importantíssimo marcar o "slackpkg" para instalação.

Pacotes da série DPacotes recomendados da série D:

autoconf, automake, binutils, bison, doxygen, flex, gcc, gcc-g++, gettext-tools,intltool, kernel-headers, libtool, m4, make, perl e pkg-config.

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora....

4 de 23 06-12-2009 13:03

Page 5: Quero Slack! (Parte 3)

Pacotes da série FInstale todos.

Pacotes da série KInstale todos.

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora....

5 de 23 06-12-2009 13:03

Page 6: Quero Slack! (Parte 3)

Pacotes da série LRecomendados:

db42, db44, gdbm, glibc, glibc-i18n, libusb, lzo, ncurses, pcre, popt, readline ezlib.

Pacotes da série NRecomendados:

bitchx, dhcp, dhcpcd, inetd, iproute2, iptables, iptraf, iputils, irssi, lftp,libgcrypt, libgpg-error, links, lynx, mtr, net-tools, netkit-ftp, netket-rsh,netwatch, network-scripts, nmap, ntp, openssh, openssl, tcp_wrappers, telnet,traceroute, wget, whois, wireless-tools e wpa_supplicant.

Pacotes da série X

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora....

6 de 23 06-12-2009 13:03

Page 7: Quero Slack! (Parte 3)

Sugestão: instale os pacotes cujos nomes começam com "font" , os que começamcom a letra "x" e os que começam com "lib".

Pacotes da série XAPA escolha dos pacotes dessa série é muito subjetiva. Por exemplo, se você nãoquiser o GIMP, desmarque-o. Para a elaboração deste artigo, instalarei todos osaplicativos.

Escolha OK e aguarde o processo de instalação... A partir daqui o restante dainstalação é normal, como descrito na primeira parte da série Mamãe, queroSlack!. A última diferença fica por conta de um detalhe: quando chegar omomento de escolher o ambiente gráfico/gerenciador de janelas, não terá oKDE. Escolha outro de sua preferência.

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora....

7 de 23 06-12-2009 13:03

Page 8: Quero Slack! (Parte 3)

Configuração dos serviços

Após a instalação, caso queira habilitar/desabilitar alguns serviços, faça oseguinte:

Navegue até o diretório /etc/rc.d:

# cd /etc/rc.d

Nesse diretório estão os scripts de inicialização. Você poderá listá-los:

# ls

Todos os arquivos na cor verde (e que possuem asteriscos) são arquivosexecutáveis. Eles serão executados durante a inicialização do sistema. Algumasvezes alguns desses serviços não são necessários para você. Por exemplo, vamossupor que não seja interessante inicializar o serviço que fornece suporte àdispositivos wireless. Esse script é o rc.wireless. Para desabilitá-lo use ocomando:

# chmod -x rc.wireless

Agora o rc.wireless deixa de ser um arquivo executável, logo não seráexecutado durante a inicialização do sistema.

Caso queira ativar o rc.wireless, faça o seguinte:

# chmod +x rc.wireless

Assim ele voltará a ser um arquivo executável.

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora....

8 de 23 06-12-2009 13:03

Page 9: Quero Slack! (Parte 3)

Caso esteja interessado em visualizar o conteúdo desses arquivos, use oseguinte comando:

# cat nomedoarquivo | more

Por exemplo, para ver o conteúdo do rc.local basta fazer:

# cat rc.local | more

O arquivo rc.local armazena comandos para serem executados na inicialização.Foi citado na segunda parte da série Mamãe, quero Slack!, um exemplo desseuso adicionando-se o comando pppoe-start, para que a conexão seja iniciadaautomaticamente. Outro exemplo desse uso pode ser conferido nesta dica: rdate- data e hora sempre corretas no Linux

Para uma descrição oficial desses arquivos de inicialização visite:http://www.slackware.com/config/init.php

Caso não tenha inicializado o ambiente gráfico, poderá usar o navegador Linksdeste modo:

# links http://www.slackware.com/config/init.php

Assim você poderá ler a descrição dos serviços. Tecle ESC para acessar o menudo navegador.

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora....

9 de 23 06-12-2009 13:03

Page 10: Quero Slack! (Parte 3)

Outra forma de configurar os serviços de inicialização é acessando o Pkgtool eselecionando a opção setup.

# pkgtool

Acessando o Slackbook

O Slackbook é o manual do Slackware Linux e está disponível na mídia de

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora....

10 de 23 06-12-2009 13:03

Page 11: Quero Slack! (Parte 3)

instalação do Slackware. Logo, para acessar o Slackbook é preciso montar amídia.

Insira o DVD de instalação no drive e execute o comando:

# mount /dev/cdrom /mnt/cdrom

Agora execute o comando:

# links /mnt/cdrom/slackbook/htm/book.html

Obs.: Você precisa ter instalado o navegador Links para poder executar ocomando acima. Caso tenha instalado apenas o Lynx (outro navegador em modotexto), basta substituir nos comandos citados, o links por lynx.

Assim você poderá conferir no manual oficial todas as dicas, comandos econfigurações do Slackware. Isso inclui desde comandos simples para navegarpor entre os diretórios até compilação de kernel.

Infelizmente está em inglês. Porém existe um manual em português ainda emdesenvolvimento que pode ser acessado aqui ou pelo navegador links:

# links http://slackbookptbr.sourceforge.net/

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora....

11 de 23 06-12-2009 13:03

Page 12: Quero Slack! (Parte 3)

Outra forma de acessar o Slackbook em inglês, porém online:

# links http://www.slackbook.org/

Instalando pacotes posteriormente à instalação do sistema

Após configurar os serviços, se você sentir necessidade de instalar algumpacote, proceda da seguinte forma:

Insira o DVD de instalação no drive. Use o comando:

# mount /dev/cdrom /mnt/cdrom

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora....

12 de 23 06-12-2009 13:03

Page 13: Quero Slack! (Parte 3)

Agora procure no DVD pelo nome do pacote que deseja instalar com o comandofind. Exemplo de procura pelo LibXfont.so:

# find /mnt/cdrom -name *libXfont*tgz

O comando retornou dois resultados. Para instalar o pacote desejado bastafazer:

# installpkg /mnt/cdrom/caminhodopacote/nomedopacote.tgz

Como pode ser visto na imagem abaixo:

Outra forma de conseguir o que falta é usando o slackpkg, como foi mostrado nasegunda parte da série Mamãe, quero Slack!. Para isso, resumidamente, faça:

Selecione o mirror desejado, descomentando uma linha do arquivo/etc/slackpkg/mirrors:

# nano /etc/slackpkg/mirrors

Salve e feche o arquivo.

Obs.: Só descomente uma única linha ou o slackpkg não funcionará.

Atualize os repositórios com:

# slackpkg update

Atualize o sistema com:

# slackpkg upgrade-all

Procure pacotes com o comando:

# slackpkg search nomedopacote

Instale com o comando:

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora....

13 de 23 06-12-2009 13:03

Page 14: Quero Slack! (Parte 3)

# slackpkg install nomedopacote

Remova com o comando:

# slackpkg remove nomedopacote

Mais uma maneira de encontrar o que falta: acessando o slackfind.net.

Utilizando o Links:

# links http://slackfind.net Para escolher o ambiente gráfico (se julgarnecessário utilizar ambiente gráfico) use o seguinte comando:

# xwmconfig

Escolha o ambiente desejado e tecle ENTER.

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora....

14 de 23 06-12-2009 13:03

Page 15: Quero Slack! (Parte 3)

Para iniciar o ambiente gráfico escolhido, use o comando:

# startx

(como mencionado na parte anterior dessa série)

E se o ambiente gráfico não abrir? Provavelmente você esqueceu de instalaralgum pacote importante. Observe a mensagem de erro, normalmente elaindica o que está faltando, depois instale o que falta usando umas das sugestõesque foram apresentadas: instalar pelo DVD, pelo slackpkg e pelo slackfind.net.

Instalação do Driver da NVIDIA

Para baixar o driver mais atual da NVIDIA para arquitetura x86:

http://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86/180.29/NVIDIA-Linux-x86-180.29-pkg1.run

Para baixar o driver mais atual da NVIDIA para arquitetura x86_64:

http://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86_64/180.29/NVIDIA-Linux-x86_64-180.29-pkg2.run

Driver para modelos GeForce 5 e arquitetura x86:

http://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86/173.14.18/NVIDIA-Linux-x86-173.14.18-pkg1.run

Driver para modelos GeForce 5 e arquitetura x86_64:

http://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86_64/173.14.18/NVIDIA-Linux-x86_64-173.14.18-pkg2.run

Driver para modelos GeForce 2 a 4 e arquitetura x86:

http://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86/96.43.11/NVIDIA-Linux-x86-96.43.11-pkg1.run

Driver para modelos GeForce 2 a 4 e arquitetura x86_64:

http://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86_64/96.43.11/NVIDIA-Linux-x86_64-96.43.11-pkg2.run

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora....

15 de 23 06-12-2009 13:03

Page 16: Quero Slack! (Parte 3)

Driver para modelos Riva TNT, TNT2, GeForce, e algumas GeForce 2 naarquitetura x86:

http://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86/71.86.09/NVIDIA-Linux-x86-71.86.09-pkg1.run

Driver para modelos Riva TNT, TNT2, GeForce, e algumas GeForce 2 naarquitetura x86_64:

http://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86_64/71.86.09/NVIDIA-Linux-x86_64-71.86.09-pkg2.run

Exemplo de download e instalação:

# wget -c endereço-de-download

# sh nome-do-arquivo

Após executar o instalador, tecle ENTER para avançar. Quando chega nocontrato de licença, escolha accept e tecle ENTER.

Na tela abaixo, escolha a opção "no".

Daí em diante, basta teclar ENTER até o fim.

Depois execute o comando:

# nvidia-xconfig --composite

Para configurar o xorg.

Pronto. Driver instalado.

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora....

16 de 23 06-12-2009 13:03

Page 17: Quero Slack! (Parte 3)

Dicas de segurança

Abaixo listo algumas dicas simples e básicas sobre segurança para iniciantes.

SenhaPrefira usar senhas que contenham pelo menos 10 caracteres entre letras,números e caracteres especiais (@#$% etc). Não é tão difícil de decorar umasenha assim, como parece.

Impedir acessosEdite o seu /etc/hosts.deny e /etc/hosts.allow. Adicione a seguinte linha aohosts.deny para bloquear o acesso de qualquer host para a sua estação detrabalho:

# nano /etc /hosts.deny

E acrescente:

ALL: ALL

# nano /etc/hosts.allow

E acrescente:

ALL: ALL: DENY

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora....

17 de 23 06-12-2009 13:03

Page 18: Quero Slack! (Parte 3)

FirewallProcure e instale o iptables:

# slackpkg search iptables# slackpkg install iptables-versao

Crie um arquivo chamado rc.firewall:

# touch /etc/rc.d/rc.firewall

Deixo-o como executável:

# chmod +x /etc/rc.d/rc.firewall

Mude a permissão:

# chmod 755 /etc/rc.d/rc.firewall

Edite o arquivo:

# nano /etc/rc.d/rc.firewall

Nesse arquivo cole o seguinte código:

#!/bin/sh

iptables -Fiptables -Xiptables -P INPUT DROPiptables -P FORWARD DROPiptables -P OUTPUT ACCEPT# libera o host local (127.0.0.1)

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora....

18 de 23 06-12-2009 13:03

Page 19: Quero Slack! (Parte 3)

iptables -A INPUT -i lo -j ACCEPTiptables -A INPUT -m state --state RELATED,ESTABLISHED -j ACCEPT

Salve e feche o arquivo.

Para entender as regras do iptables, sugiro as seguintes leituras:

Dominando o iptables (parte 1)Dominando o iptables (parte 2)Firewall - iptables - Dicas, FAQ, tutoriais, regras e modelostccamargo.com - Tutorial de iptables

InformaçõesPara ver últimos logins use o comando:

# last -x

Onde x é o número retroativo de logins. Exemplo:

# last -3

MultitailCom o Multitail instalado você poderá visualizar vários arquivos de log aomesmo tempo. Para baixar o pacote acesse o Linuxpackages.net:

# links http://www.linuxpackages.net/

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora....

19 de 23 06-12-2009 13:03

Page 20: Quero Slack! (Parte 3)

Instale com o comando:

# installpkg nomedopacote.tgz

Exemplo de uso:

# multitail -cs /var/log/dmesg /var/log/messages /var/log/faillog

Você pode escolher entre vários arquivos diferentes. Para ver os arquivos delog:

# ls -la /var/log

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora....

20 de 23 06-12-2009 13:03

Page 21: Quero Slack! (Parte 3)

Complementando, sugiro a leitura desta página:

http://www.linuxti.pro.br/palestras/seguranca.html#toc1

E por fim, confira também a página sobre segurança do Slackbook:

http://slackbookptbr.wiki.sourceforge.net/seguranca

Conclusão

É muito bom encontrar em um só lugar muitas informações sobre umdeterminado assunto. Ter que ficar juntando pedaços de informações simplesque poderiam estar juntas é muito desgastante. Essa foi uma das causas quemotivaram essa série.

Espero que estes artigos da série Mamãe, quero Slack! tenham ajudado alguminiciante em Linux que, assim como eu fiquei, estava um pouco perdido emencontrar instruções gerais (mesmos que superficiais) reunidas, englobandoinstalação e configuração do Slackware de uma forma mais ou menosmastigada, em português e com imagens.

Nunca é demais ressaltar que a série tem por alvo usuários novatos em Linux.Isso devido a minha falta de conhecimento para tratar de assuntos maisespecíficos e detalhados. Os mais experientes que quiserem contribuir comcomentários construtivos, saibam que suas palavras serão bem acolhidas.

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora....

21 de 23 06-12-2009 13:03

Page 22: Quero Slack! (Parte 3)

Relaciono abaixo algumas leituras que considero úteis para o aprendizado dosnovatos:

Sobre permissões:http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Permissoes-no-Linux/

Sobre compactação de arquivos:http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Lidando-com-compactacao-de-arquivos-no-Linux/

Comandos básicos:http://focalinux.cipsga.org.br/guia/iniciante/ch-cmdd.htm

Informação sobre dispositivos (detectar e montar):http://ivanix.wordpress.com/2008/09/04/dispositivos-de-bloco/

Guia sobre Linux para novatos e experientes:http://focalinux.cipsga.org.br/gol.html

Sobre shell:http://aurelio.net/shell/

No mais, desculpem pela falta de informações mais profundas e obrigado pelaatenção.

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora....

22 de 23 06-12-2009 13:03

Page 23: Quero Slack! (Parte 3)

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Mamae-quero-Slack-(parte-3-final)

Voltar para o site

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final) [Artigo] http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora....

23 de 23 06-12-2009 13:03