que visitou a les, apresentou relatório datado de 24 de

22
HOMOLOGAÇÃO D.0.U.13_ iil^, LdlSeção .L^PjSS ATO: Pm .36 f j Z£//V<? Z D.O.U,.£i.J ../;.ZJ.....(2Z.Seção P/Jrj- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Centro Educacional dc Realengo UF RJ ASSUNTO: Reconhecimento do curso de Direito, bacharelado, ministrado pela Universidade Castelo Branco, com sede na cidade do Rio de Janeiro, no Estado do Rio de Janeiro RELATOR: E&em de Aguiar Maranhão PROCESSO N.°: 23000.012698/2001-09 PARECER N.°: CNE/CES 420/2002 COLEGIADO: CES APROVADO EM: 04/12/2002 I - RELATÓRIO Trata o presente processo de pedido de reconhecimento do curso de Direito, bacharelado, ministrado pela Universidade Castelo Branco, mantida pelo Centro Educacional de Realengo, com sede na cidade do Rio de Janeiro, no Estado do Rio de Janeiro. Pela Portaria SESu/MEC 233/2002, foi designada Comissão de Avaliação que visitou a lES, apresentou relatório datado de 24 de maio de 2002, e determinou diligência para que fossem promovidas adequações ao projeto pedagógico do curso e atribuiu conceito global CR às condições de sua oferta, o qual foi encaminhado à Instituição com vistas ao atendimento das exigências estabelecidas. A SESu/MEC, por intermédio do Despacho MEC/SESu/DEPES 183/2002, designou dois professores para verificar as providências adotadas pela lES. Posteriormente, pelo Despacho MEC/SESu/DEPES 287/2002, substituiu um dos professores indicados anteriormente. Na nova verificação realizada, a Comissão apresentou Relatório de Avaliação, datado de de novembro de 2002, ressaltando que a Universidade implementou modificações indicadas pela Comissão inicial, persistindo, contudo, as deficiências apontadas em relação à constituição do corpo docente, cuja titulação apresenta-se, ainda, aquém da necessária, e a proximidade da Instituição de um córrego ambientalmente degradado, o que, segundo assinala, deprecia as instalações universitárias. Apesar das ressalvas, a Comissão manifestou-se favoravelmente ao reconhecimento do curso, pelo prazo de 2 (dois), recomendando expressamente que a Universidade envide os esforços devidos para a harmônica composição de um corpo docente plenamente adequado aos objetivos do curso. Ao analisar o processo, por meio do Relatório SESu/COSUP 382/2002, a Secretaria de Educação Superior do MEC informa que o curso em tela obteve no Exame Nacional de Cursos, dos anos de 2000 e 2001, o conceito E, o que levou a SESu/MEC a recomendar o reconhecimento do curso pelo prazo de 1 (um) an^ 624.

Upload: others

Post on 08-Nov-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

HOMOLOGAÇÃO

D.0.U.13_ iil^, LdlSeção .L^PjSSATO: Pm .36 f j Z£//V<? ZD.O.U,.£i.J ../;.ZJ.....(2Z.Seção P/Jrj-

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOCONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

INTERESSADO:

Centro Educacional dc Realengo

UF

RJ

ASSUNTO: Reconhecimento do curso de Direito, bacharelado, ministrado pelaUniversidade Castelo Branco, com sede na cidade do Rio de Janeiro, no Estado do Rio deJaneiro

RELATOR: E&em de Aguiar MaranhãoPROCESSO N.°:23000.012698/2001-09

PARECER N.°:

CNE/CES 420/2002

COLEGIADO:

CES

APROVADO EM:

04/12/2002

I - RELATÓRIO

Trata o presente processo de pedido de reconhecimento do curso de Direito,bacharelado, ministrado pela Universidade Castelo Branco, mantida pelo Centro Educacionalde Realengo, com sede na cidade do Rio de Janeiro, no Estado do Rio de Janeiro.

Pela Portaria SESu/MEC 233/2002, foi designada Comissão de Avaliaçãoque visitou a lES, apresentou relatório datado de 24 de maio de 2002, e determinou diligênciapara que fossem promovidas adequações ao projeto pedagógico do curso e atribuiu conceitoglobal CR às condições de sua oferta, o qual foi encaminhado à Instituição com vistas aoatendimento das exigências estabelecidas.

A SESu/MEC, por intermédio do Despacho MEC/SESu/DEPES 183/2002,designou dois professores para verificar as providências adotadas pela lES. Posteriormente,pelo Despacho MEC/SESu/DEPES 287/2002, substituiu um dos professores indicadosanteriormente.

Na nova verificação realizada, a Comissão apresentou Relatório deAvaliação, datado de 1° de novembro de 2002, ressaltando que a Universidade implementoumodificações indicadas pela Comissão inicial, persistindo, contudo, as deficiências apontadasem relação à constituição do corpo docente, cuja titulação apresenta-se, ainda, aquém danecessária, e a proximidade da Instituição de um córrego ambientalmente degradado, o que,segundo assinala, deprecia as instalações universitárias. Apesar das ressalvas, a Comissãomanifestou-se favoravelmente ao reconhecimento do curso, pelo prazo de 2 (dois),recomendando expressamente que a Universidade envide os esforços devidos para aharmônica composição de um corpo docente plenamente adequado aos objetivos do curso.

Ao analisar o processo, por meio do Relatório SESu/COSUP 382/2002, aSecretaria de Educação Superior do MEC informa que o curso em tela obteve no ExameNacional de Cursos, dos anos de 2000 e 2001, o conceito E, o que levou a SESu/MEC arecomendar o reconhecimento do curso pelo prazo de 1 (um) an^

624.

II - VOTO DO RELATOR

Considerando o exposto, minha manifestação é favorável aoreconhecimento, pelo prazo de 2 (dois) anos. do curso de Direito, b^harelado, mimstradopela Universidade Castelo Branco, mantida pelo Centro Educacional de Realengo, com sedena cidade do Rio de Janeiro, no Estado do Rio de Janeiro, com 120 (cento e vinte) vagas totaisanuais, nos turnos diurno e noturno, em regime semestral, devendo a Instituição incluir oconceito global C atribuído às condições de oferta do curso no Catalogo e Edit^ doprocesso seletivo, conforme o disposto na Portaria MEC 971/97 e na Portaria SESu/MEC1.647/2000.

A Instituição deverá, também, adotar as providências necessárias para oatendimento das recomendações feitas pela Comissão de Avaliação.

Brasília-I^F, 4 de dezembro de 2002.

í , .L A \de Aguiar Maranhão -RelatorEfre

III - DECISÃO DA CÂMARA

A Câmara de Educação Superioj.^aprova por unanimidade o Voto doRelator.

Sala das Sessões, em 4 de dézemb/o de 2Ç

, . -Conselheiros: Arthii Ròhuete de Macei identePr

auro Ribas Zimmer - Vice-Presidente

624.

t

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOSECRET.ARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIORDEPART.AMENTO DE POLÍTICA DO ENSINO.SLTERIORCOORDENAÇÃO GERAL DE SUPERVISÃO DO ENSINO SUPERIOR

relatório SESu/COSUP N.° 382/2002

Processo n°

Mantenedora

CNPJ n°

Assunto

23000.01?698/2001-09CENTRO EDUCACIONAL DE REALENGO42.265.413/0001-48

Reconhecimento do curso de Direito, bacharelado, ministrado pelaUniversidade Castelo Branco, no município do Rio de Janeiro, noEstado do Rio de Janeiro.

I - HISTÓRICO

O Centro Educacional de Realengo solicitou a este Ministério, nostermos da Ponaria iVEC n° 877, de 30 de junho de 1997. o reconhecimento do cursode Direito, bacharelado, ministrado pela Universidade Castelo Branco, nomunicípio do Rio de Janeiro, no Estado do Rio de Janeiro, com 120 (cento e vinte)vagas totais anuais, nos tumos diurno e noturno.

•A Universidade Castelo Branco foi reconhecida pela Ponaria MECn"^ 1.834, de 29 de dezembro de 1994.

O curso de Direito, bacharelado, foi autorizado a funcionar com 120(cento e vinte) vagas totais anuais, nos tumos diurno e notumo, conforme ParecerCc n° 326. de 20 de dezembro de 1995.

Em atenção à legislação vigente, o pedido foi encaminhado àconsiaeração do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, quemediante Portaria CF/OAB n° 07 de 20 de novembro de 2001, designou asprofessoras Paula Castelo Miguel e Cristina Groberio Pazó, para verificar in loco ascondições existentes para o reconhecimento do curso em tela.

Os trabalhos de verificação aconteceram nos dias 29 e 30 denovembro de 2001. As avaliadoras apresentaram relatório favorável aoreconhecimento do curso, recomendando à Instituição que promovesse adequaçõesno projeto pedagógico.

^ Acrescido do relatório de verificação, o processo foi analisado pelaComissão de Ensino Jurídico da OAB que, mediante Parecer datado de 12 dedezembro de 2001, homologado pelo presidente do Conselho de Ensino Jurídico daOrdem dos .Advogados do Brasil, em 17 de dezembro, e publicado no Diário da

FL ;f)9S

Justiça de 31 de janeiro de 2002, opinou desfavoravelmente ao pedido dereconhecimento do curso de Direito.

com os documentos anteriormente referidos, o processoíoi submetido à apreciação desta Secretaria. Dando curso à sua tramitação eobjetivando avenguar as condições de oferta do curso, foi designada Comissão deAvahaçao, mediante a Portaria MEC/SESu n° 233. de 26 de fevereiro de 2002consumida pelos professores Carlos Eduardo de .Abreu Boucault, da UniversidadeEstadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", e José Luiz Bolzan de Morais daUniversidade do Vale do Rio dos Sinos.

. Em relatório datado de 24 de maio de 2002, a Comissão deAvahaçao apresentou a conclusão de seus trabalhos, determinando Diligência paraque tossem promovidas adequações no projeto pedagógico do curso. Foi atribuído oconceito global "CR" às condições de sua oferta.

O relatório de verificação foi encaminhado à Lnstimição em 24 dejunho de 2002, estabelecendo-se o prazo de 30 (trinta) dias, a contar do seurecebimento, para o atendimento das exigências estabelecidas.

Após conhecer o relatório dos avaliadores, o Coordenador-Geral docurso de Direito, em Ofício n° 21/2002, datado de 11 de julho de 2002 eprotocolizado neste Ministério como Doe. n° 039894/2002-06, em 6 de acosto de-00-. apresentou considerações a propósito da avaliação. Após rebater aDumasObservações dos avaliadores, registrou não concordar com algumas justificativas " .. .em Junção da documentação que foi dísponíbilirada (durante a visita) e queaparentemente não foi analísadad. Apesar deste entendimento, informou queestava empreendendo esforços no sentido de atender -'as recomendações dosavaliadores e sugeriu o retomo da Comissão.

Para verificar as providências adotadas, esta Secretaria, medianteDespacho MEC/SESuriDEPES n° 183, de 17 de outubro de 2002, desiunou osprotessores Emany Bayer, da Universidade Federal de Santa Catarina, e RobertoBrocaneli Corona, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

H Despacho MEC/SESu/DEPES n° 287, de 27 de outubrode -00., toi indicado o professor José Luiz Borges Hona, da Universidade Federalde ivimas Gerais, em substimição ao professor Roberto Brocaneli.

O relatório de avaliação, datado de 1° de novembro de 2002, foiprotocolizado neste Ministério como Doe. n° 058946/2002-35 A Comissãoconsiderando as informações prestadas pela Instituição, reiterou a necessidade deadequaçao de alguns itens referentes à oferta do curso e recomendou oleconhecimento deste pelo prazo de 02 (dois) anos. Permaneceu inalterado oconceito global "CR" atnbuído, inicialmente, às condições de oferta do curso.

FL :6«8

II - MÉRITO

^ _ Após verificação in loco, a Cornissão que realizou a primeira visitaà Luiiversidade atribuiu aos itens avaliados os seguintes conceitos:

ITENS AV.AJLIADOS CONCEITOSü 1. Egressos / perfil e habilidadesC

U2. Nível de qualificação do corpo docenteB03. Adequação de professores às disciplinas de administraçãoD

04. Dedicação e regime de trabalhoB

Uq. Estabilidade do corpo docenteC06. Política de aperfeiçoamento/qualificação atualização docenteC07. Qualificação do Responsável pela implantação do cursoB

08. Projeto PedagógicoA

09. BibliotecaD10. Laboratório (s) de computaçãoB

1 1. 1 olíticade uso do(s) laboratório!s)B1^. Espaço físico, plano de manutenção e atualização dos equipamentos.

software."; disponíveis e pessoal disponível B

Ij. Estágio Supervisionado.A

14. Empresa JúniorPREJL-DÍCADO15. Administração Acadêmica

B16. Infra-estrutura física

D1 7. Corpo discente

C18. .Auto-avaliacão

B19. Pesquisa e E.xtensão

c-0. Envolvimento com a comunidadeB

. relação ao item "Adequação de professores às disciplinas deadministração", ao qual atribuiu o conceito D, os avaliadores registraram dever-seaos seguintes aspectos: o padrão inferior da qualificação em comparação com aoferta de cursos de pós-graduação no Estado do Rio de Janeiro: docentes indicadoscomo portadores de título de mestre que não conseguiram comprovar a titulação;insatisfatória aderência às disciplinas; ausência de doutor em Direito: maioria dedocentes com Mestrado de outras áreas. A Comissão ressaltou, ao manifestar-se^bre este item, que não se justifica corpo docente com esse nível de titulação em

^ existência de cursos de pós-graduação credenciados junto áCAPES, no Estado do Rio de Janeiro.

A infra-estrutura de apoio, avaliada também com o conceito "D",mereceu dos avaliadores as seguintes críticas: estruturas físicas, entre elas asdestinadas aos docentes e alunos, apresentavam-se em estado de desgaste, mal

FL 2698

consen.'adas; ventilação precária, salas de aula mal equipadas e sem climatização;ausência de salas de multimídia, recursos áudio-visuais escassos, visibilidadeeticitária em direção ao quadro negro. Os avaliadores consideraram insatisfatório o

redimensionado do espaço destinado às atividades administrativas, acadêmicas,biblioteca, docentes e coordenadorias. Segundo ressaltaram tais espaçosapresentavam-se insuficientes e separados por diminutas divisórias.'

Comissão informou que a biblioteca caracterizava-se pelaprofusão de manuais, titulos desatualizados, ausência de bibliografia especializadacontemporânea, pobre acervo de autores clássicos nacionais e estrangeiros eausencia^de assinatura completa de periódicos. Registrou, também, a ausência deespaço físico para estudo em grupo ou pesquisa e deficiência do sen.'iço deinformatização. Na oportunidade da verificação, conforme consta do relatório,títulos adquiridos de editora em Porto Alegre estavam sendo registrados, mas aindanão haviam sido disponibilizados no acervo.

Ao finalizar o relatório, a Comissão atribuiu o conceito global "C"às condições de oferta do curso. Reconheceu que os aspectos específicos de ensino,ou seja. projeto pedagógico e projeto acadêmico, satisfazem as exigências mínimasrequeridas pela área. Entretanto, pronunciou-se pela concessão do prazo de 6 (seis)meses para a implementação dos itens que indicou, conforme a seguirQiscriminados:

1. Quanto à infra-estrutura física: esta deverá ser consideravelmente melhorada,tendo em vista as condições atuais de precariedade das instalações, seja quanto à suav-onservação, climatização dos ambientes, espaço para professores, locais para alunos(estudos e pesquisas) e uma reestruturação de área com o fim de concentrar asatividades do Curso de Direito, porquanto.se verifica uma segmentação de áreas, porlances de escadas, sem uma visualização racional da utilização física dos ambientes,alem da existência de divisónas precárias que demonstram um espaço físico muitoe.xíguo para as atividades didático-pedagógicas e administrativas;2. Quanto às salas de aula: apesar de terem um espaço físico satisfatório, asmesmas padecem da ausência de climatização, imprescindível às altas temperaturasobservadas na região. Da mesma forma, ainda se utiliza de quadro negro sobre amodalidade louza de pedra, além de um arejamento inadequado, o que prejudica aatividade didática:

Quanto à biblioteca: a biblioteca necessita de uma política concreta deenriquecimento do acervo por inexistirem referências especializadas da produçãonacional, ressaltando-se ainda a pobreza quanto ao setor de periódicos em que nãofigura uma única coleção completa. Há. também, a necessidade de que o acervoesteja adequado à bibliografia básica das disciplinas, sendo que estas deverão serampliadas, revistas e contemporizadas quanto à pretendida concepcão de uma visãocritica do ensino jurídico no País. Da mesma forma, a lES deve envidar esforços nosentido de constituir um efetivo acervo informatizado.

FL

Conforme anteriormente referido, a Instituição, por intermédio doCoordenador do curso de Direito, demonstrou sua discordância com os resultadosda avaliação, particularmente com as justificativas apresentadas pelos avaliadores.Tendo em vista que no referido documento, cujo teor mais se aproxima a recurso aorelatório de^ avaliação, o interessado manifestou sua intenção em atender asrecomendações dos avaliadores e solicitou o retomo de Comissão, esta Secretariaoptou pela continuidade de tramitação dos autos com vistas a nova verificação.

A nova verificação, conforme registrado no relatório apresentadopelos especialistas, indicou que a Universidade implementou modificaçõesindicadas pela Comissão inicial, a saber:

- reestruturação do ambiente físico, com otimização dos espaços econcentração das atividades do curso de Direito em um mesmo prédio (conseqüentecriação de espaços adequados para professores, coordenadores e orientaçãodiscente), climatização e conservação destes ambientes, com a devidadisponibilização de equipamentos multimídia;

adequação das instalações das salas de aula, com a instalação depotentes v entiladores e substituição de lousas antigas por quadros em fórmicaespecial para uso de pincéis atômicos;

enriquecimento do acervo da biblioteca, implementação dainformatização.

Conforme registrado pelos avaliadores persistiram as deficiênciasapontada^ v,m relação à constituição do corpo docente, cuja titulação apresenta-seainda aquém da necessária, e a proximidade da Instituição de córregoambienmlmente degradado, o que, segundo registram, deprecia as instalaçõesuniversitárias. Apesar destas ressalvas, os especialistas concluíram commamtestação favorável ao reconhecimento do curso, pelo prazo de dois anos.Recomendaram expressamente que a Universidade envide os esforços devidos paraa harmônica composição de um corpo docente plenamente adequado aos objetivosdo curso.

Cumpie registrar que o Curso de Direito da Universidade CasteloBranco obteve conceito "E" no Exame Nacional de Cursos dos anos de 2000 e2001. Tendo em vista esse desempenho, recomenda-se o reconhecimento do cursopelo prazo de um ano.

Acompanham este relatório os anexos:A - Síntese das informações do processo e do relatório da Comissão

de Avaliação; B - Corpo docente; C - Organização curricular.

FL Zb'i&

III-CONCLUSÃO

Encarainhe-se o presente processo à Câmara de Educação Suoerioro Conselho Nacional de Educação, acompanhado dos relatórios da Comissão de

^ vdiação, que se manifestou favorável ao reconhecimento do curso de Direitobacharelado, ministrado pela Üniversidãde Cástèlo Branco, na cídãdê do Rio de"Janeiro, no Estado do Rio de-Janeiro, mantida pelo Centro Educacional deRealengo, com sede na cidade do Rio de Janeiro, no Estado do Rio de Janeiro, peloprazo de um ano, nos turnos diurno e noturno, Esta Secretaria recomenda aoConselho Nacional de Educação determinar à Instituição que adote as providênciasnecessárias para o atendimento das recomendações da Comissão de Avaliação.

A consideração superior.Brasília, 12 de novembro de 2002.

SUSANA REGINA SALüM ÍCANGELCoordenadora Geral de Supervisão do Ensino Superior

MEC/SESu/DEPES/COSL"P

MAR^APARECIDA ANDRÉS RIBEIRODiretora do Departamento de Política do Ensino Superior

MEC/SESu/DEPES

FL

ANEXO A

SÍNTESE DAS INEOlí M A( ÕES DO l'I^O( ESSO !•; DO UI.EA TÓlOO DA COMISSÃO DE A VA! ,I A(.'ÀO

A. I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

N" (Io Processo: 2.1000.012608/2001 -00

liisliliiiv:lo: l 'iiiver.sid;iilc Cnslclo Di;iiu'o1'iulcrcço: Avciiicl:i S:im(;i Cm/., ii" 16.11, Kciilcngo. Rio de .l:iiieiro/U.I

Curso Manlcnedora Total vagas/anuais

rumo(s)

runcionamcnlo

Regime lie

matrícula

Carga horária total Tempomínimo de

IC*

Tempomá.ximo

de IC'^

Dircilo Ccniro

lüliicacionai

dc Realengo

120 Diurno c

noturno

Semestral 1006- ■1.080 h/a2000- d.080 h/a

0.1 anos 7..1 anos

Iiitcgrali/.avão curricular

A. 2 - CORPO DOCENTE

QUAIdhICACAOTitulação Arca do conhecimento Totais

lavre Docente

Doutores Ciências 1 lumanas (02) 02Mestres Direito (15), Educação, Ciências Exatas, Ciências Sociais (06). Ciências Riolõgicas. Ciências

Humanas, Ciências ficonômicas26

lispecialistas Direito (18), Etiucação Física, Administração, Ciências Humanas 21Graduados Direito 01TOTAL 50A Comissão de Avaliação recomendou à Instituição que envide esforços para a harmônica composição de um corpo docente,plenamente adequado aos objetivos do curso. Do primeiro relatório de verilleação consta informação dc t|ue dentre os profes.sorcs d(íquadro, 25% são contratados cm regime de tempo integral. 15% em regime de tempo parcial. 46% são horistas ( 10-20 horas) c 14%horistas (0-10 horas).

I I.

hsTKrTi.K.A]]^R00ESSO' N"'23OOO.O12698/2OOl-O9 ANEXO "C"

//I

j£í:'

Curso: Direito

Carga Horária: 4.080 horas

Período Disciplina

incrod. à Ciência do Direito

Sociologia [

Ciência Política [

Economia I

Redação Juridica [

História do Direito

Filosofia Gerai

Total

Código

DIRGGI

EDü 520

EDU 518

AJE 1438

DIR 003

soe 7250

EDü 519

■ÍVHabiiitação: —

Duração: 10 Periodos

Crédito

4

4-

4

4

4

4

2

26cr

C. H.

ÓO

60

60

60

60

. 60

30

390h

Pré-requisitos Código

d

%

-JO

Introdução ao Direito II

Sociologia 11

Teoria do Estado

Economia II

Redação Juridica ÍI

Introdução á .Administração 1

Filosofia Juridica

Total

DIR 004

EDÜ 1547

EDÜ 549

AJE 1471

DIR 005

■AJE 1202

EDÜ 546

4

4

1

26cr

60

60

60

60

60

60

20

390h

Incrod. ao Direito i

Sociologia í

Ciência Política 1

Economia I

Redação Juridica I

Filosofia Ge.-al

I

Direito Civil 1

Sociologia Juridica

Direito Constitucional 1

Direito Penal 1

Processamento de Dados 1

Introdução á .Administração II

Total

DIR 008

DIR 1000

DIR 006

D1R016

TEC 1555

AJE 1290

Direito Civil (j

Direito do Trabalho 1

Direito Constitucional II

Direito Penal 11

Processamento de Dados II

Direito .Administrativo 1

Introdução á .Administração

Total

DIR 009

D1R0I4

DIR 007

DIR0I7

TEC 1556

DIROIS

ADM 1 120

4

4

4

4

4

4

24cr

60

60

60

60

60

30

jóOh

i Introd. ao Direito IIi Sociologia Juridica III! I i eoria do Estadoj! Economia ÍI ei introd. Dir. II

Introdução à .Adm. 1

4

4

4

4

24cr

60

60

60

60

60

60

360h

I Direito Civil (

i

I Direito Const. 1i

i Direito Penal 1

I Proc. de Dados 1i Direito Const. 1

EDÜ 519

.AJE 1471DIR 004

.AJE 1202

DIR 008

DIR 006

DIR0I6

TEC 1555

DIR 006

&

pm

Érma.

©

9

Período Disciplina Código Crédito C H. j ■* Pré-requisito N» pv.o v' -

Direito Civil III DIROIO 4 60 Direito Civil II DIR 009Direito Constitucional III DIR 1561 4 60 Direito Const II DIR 007

Direito Trabalho II DIR015 4 60 Direito Trabalho I DIR014Direito Internacional I DIR 021 4 60 Teoria do Estado EDU 549

5° Teoria Geral do Processo DIR 020 4 60 Introd. ao Direito II DIR 004Eletiva I - Direito Previd. DIR 033 4 30 __

Direito Administrativo II DIR 019 4 60 Direito Adra. I DIR018Estágio I - Civil DIR 039 4 60 Introd. ao Direito II DIR 004

Total 28cr 420h

Direito Civil IV DIROll 4 60 Direito Civil III DIROIODireito Processual Civil I DIR 030 4 60

Direito Internacional II DIR 022 4 60 Direito Intem. I DIR 021Teoria Geral do Processo DIR 020 4 60 Introd. ao Direito II DIR 004

6" Direito Processual Penal I DIR 023 4 60Eletiva II - Direito Econômico DIR 034 4 60 _

Direito Comercial I DIR 025 4 60 __

Estágio II - Civil DIR 040 4 60 Estágio I DIR 039Total

! 00Ci

420h

Direito Civil V DIR012 4 60 Direito Civil IV e DIR 012Introd. ao Direito II DIR 004

Direito Processual Civil II DIR 031 4 60 Direito Proc. Civil I DIR 030Direito Tributário I DIR 028 4 60

Direito Processual Penal II DIR 024 4 60 Direito Proc. Penal I DIR 0237" Eletiva III DIR 035 4 60 _

Direito Comercial II ■ DIR 026 4 60 Direito Comercial I DIR 026

Estágio III - Penal DIR 041 . 4 60 Estágio II e DIR 040Direito Proc. Penal I DIR 023

Sithtotal— 2Scr 420h _

NCPJ— — 75

Total 28cr 495h

Direito Civil VI DIR013 4 60 Direito Civil V D1R012Direito Processual Civil III DIR 032 4 60 Direito Proc. Civil II DIR 031

Direito Tributário II DIR 029 4 60 Direito Tributário I DIR 028Orientação Monográflca 1 DIR 045 4 60 _

8" Eletiva IV — Direitos Humanos DIR 036 4 60Direito Comercial III DIR 027 4

1

60 Direito Comercial 11 DIR 026

Estágio IV - Penal DIR 042 4 60 Estágio III e DIR 04!Processual Penal 11 DIR 024

Siibtotal— 2Scr 420h

NCPJ — — "5Total

— 28cr 495h

r (Uonnnuaçaoj

ig?

m

It

N1^

Curso: Direito Habilitação: — P - 1

Carga Horária: 4.080 horasV

Duração: 10 Períodos V"V !

c:. /■

w C —

•CódigoPeríodo j Disciplina Código Crédito C. H.

\

" Pré-requisitoTópicos Esp. em Direito Penal DIR 1589 4 60

Tópicos Esp. em Direito Civil DIR1588 4 60

90

Orientação iVlonográfíca II

Eletiva V - Medicina Legal

DIR 046

DIR 055

4

4

^6060

Orientação Monog. 1 DIR 045

Estágio V — Trabalhista

Subtotal

DIR 043 4

20cr

60

300h

Estágio IV eDireito do Trab. I

DIR 042

DIR 014

NCPJ— — 75

Total 20cr 375h

Tóp. Esp. em Dir. Trab. DIR 1590 4 60

Tóp. Esp. em Dir. Proc. DIR1592 4 30

10" Orientação Monográfica III

Eletiva VI — Direito Ambiental

DIR 047

DIR 056

4

4

60

60

Orientação Monog. 11 DIR 046

Estágio VI — Comercial

Subtotal

DIR 044 4

20cr

60

300h

Estágio V DIR 043

NCPJ— 75

Total 20cr 375h

s

'm

m

m

m

m

n

iNova E.stri:ti;ra CrRRrniT.AR Cinnn)

Curso: Direito

'"arga Horária; 4.350 horas

i

B

B

B

b

PeriodoCrédito Pré-requisito Código

Disciplina

Introd. á Ciência do Direito I

Oratória

Ciência Política 1

Economia I

Língua Portuguesa I

Metod. do Trab. Científico

Filosofia Gerai

Direito Civil I

Total

Código

DIR 1544

LET 2369

POL 7900

ECO 6300

LET 602

soe 7250

EDU460

DIR 008

Habilitação: —

Duração: 10 Períodos

4

4

4

4

2

4

28cr

C. H.

60

30

60

60

60

60

30

60

420h

^ li^Conunuação;

Curso: Direito Habilitação: — /: # \Carga Horária: 4.3o0 horas Duração: 10 Períodos

• *

k-' iV ^ /Período Disciplina Código Crédito C. H. Pré-requisito

Introd. á Ciência do Direito II

Sociologia I

Ciência Política II

Economia II

Técnica de Redação

História do Direito I

Direito Civil II

Total

DIR 1545

SOC 7201

POL 7901

AJE 1471

LET2366

DIR 1556

DIR 009

4

2

4

4

4 .

4

4

26cr

60

30

60

60

60

60

60

390h

Intr. à Ciên. Direito I

Ciência Política I

Economia I

Língua Portuguesa I

Direito Civil I

DIR 1544.

POL 7900

ECO 6300

LET 602

DIR 008

•nO

J

Sociologia II

Direito Constitucional I

Direito Desportivo

História do Direito II

Direito Penal I

Eletiva

Direito Civil III

Total

EDU 547

DIR 006

DIR 1558

DIR1557

DIR016

DIROIO

4

4

4

4

4

4

26cr

60

60

60

60

60

60

390h

Sociologia I

Ciência Política II

História do Direito I

Direito Civil II

SOC 7201

POL 7901

DIR 1556

DIR 009

4"

Teoria Geral do Processo 1

Sociologia Jurídica

Direito Constitucional II

Direito Administrativo 1

Introdução á Administração

Direito Penal II

Eletiva

Direito Civil IV

Total

DIR 1559

DIR 1000

DIR 007

DIR018

ADM 1120

DIR0I7

DIROIl

4

4

4

4

4

4

4

30cr

60

60

60

60

60

60

60

450h

Sociologia II

Direito Const. I

Direito Const. I

Direito Penal I

Direito Civil III

EDU 547

DIR 006

DIR 006

DIR0I6

DIROIO

5"

Teoria Geral do Processo II

Direito Constitucional III

Direito Administrativo II

Direito Comercial I

Direito Penal III

Eletiva

Direito Civil V

Total

DIR 1560

DIR 1561

DIR0I9

DIR 025

DIR 1562

DIR 012

4

4

4

4

4

4

26cr

60

60

60

60

60

60

39Gh

Teoria G. do Proc. I

Direito Const. II

Direito Adm. I

Direito Civil IV

Direito Penal II

Direito Civil IV

DIR 1559

DIR 007

DIR 018

DIR 01 1

DIR0I7

DIROl 1

Direito Processual Civil I

Direito Processual Penal I

Mêt. e Técnicas de Pesquisa

DIR 030

DIR 023

SOC 7251

4

4

4

60

60

60

Teoria Geral Proc. II

Teoria Geral Proc. II

DIR 1560

DIR 1560

ó"Direito do Trabalho I

Direito Comercial II

Direito Penal IV

Direito Civil VI

Total

DIR014

DIR 026

DIR 1563

D1R013

4

4

4

4

28cr

60

60

60

60

420h

Direito Comercial 1

e Direito Civil IV

Direito Comercial 1

Direito Penal III

Direito Civil V

DIR 025

DIROl 1

DIR 025

DIR 1562

DIR 012

L-

HP 1Curso: Direito • Habilitação: — : 1 / ■h-w—\

Carga Horária: 4.350 horas Duração: 10 Períodos

Período Disciplina Código Crédito C. H. Pré-requisito

Direito Processual Civil II DIR 031 4 60 Direito Proc. Civil I DIR 030

Direito Processual Penal II DIR 024 4 60 Direito Proc. Penal I DIR 023

Direito Internacional Público I DIR1564 2 30 — —

Direito do Trabalho II DIR 015 4 60 Direito do Trabalho I DIR 014

■ Direito Comercial III DIR 027 4 60 Direito Comercial II DIR 026

7°Prática Forense I DIR1566 4 60 — —

Direito do Consumidor DIR1570 2 30 — —

Direito Civil VII DIR1571 4 60 Direito Civil VI DIR 013

Sub cotai 2 8 cr 420h

f NCPJ— 75 — —

Total 28cr 495h

Direito Processual Civil III DIR 032 4 60 Direito Proc. Civil II DIR 031

Direito Intem. Público II DIR1565 2 30 Direito Inter. Púb. I DIR 1564

Direito Tributário I DIR 028 4 60■

Direito Adm. II eDireito Const. III

DIR019DIR 1561

Direito Proc. do Trabalho DIR1577 4 60 Direito do Trab. II DIR 015

S"Deontologia Jurídica DIR 1578 4 60 — —

Prática Forense 11 DIR 1567 4 i 60 Prática Forense I DIR 1566

Direito .Ambiental DIR 1579 2 i — —

Direito Civil VIII DIR 1572 4 ; 60 Direito Civil VII DIR 1571

Subtotal 28cr ■i20h

NCPJ— 75 — —

.

Total 28cr ; 495h

Direito Processual Civil IV DIR 1580 4 60 Direito Proc. Civil III DIR 032

Medicina Legal 1 DIR 1581 2 30 — —

Direito Internacional Privado I DIR 1583 2 30 — —

Direito Tributário II DIR 029 4 60 Direito Tributário I DIR 028

Direito Falimentar DIR 1585 4 60 Direito Comercial III DIR 0279"

Orientação de Monografia 1 DIR 1586 2 30 — —

Prática Forense III DIR 1568 4 60 Prática Forense II DIR 1567

Tóp. Esp. em Direito Civil DIR 1588 4 60 — —

Siihioial 26cr 39l)h

NCPJ— 75 — —

Total 26cr 465h

m

W

'0m»

mpF

b

(^.continuação}

'Curso: Direito Habilitação: —

Carga Horária: 4.350 horas Dttração: 10 Períodos

Período Disciplina Código Crédito C H. . Pré-requisito Código

Filosofia Jurídica EDU 546 2 30 —

Medicina Legal II DIR 1582 2 30 Medicina Legai I DIR I58I

Direito Intem. Privado 11 DIR 1584 2 30 Direito Inter. Privado I DIR 1583

Direitos Humanos DIR 1591 2 30 —

Tóp. Esp. em Dir. do Trab. DIR 1590 4 60 —

10" Orientação de Monografia II DIR 1587 2 "30 Orient. de Monog. I DIR 1586

Prática Forense IV DIR1569 4 60 Prática Forense III DIR 1568

Eletiva— — — —

Tópicos Esp. em Direito Penal DIR1589 4 60 —

Subtocal 24cr 360h

NCPJ— 75 —

Total 24cr 435h

//

1

\

:)3

íncrod. á Ciência do Direito í

Sociologia I

Ciência Política

Economia 1

Red. Jurídica 1

' História do Direito

Filosofia Geral

DíROOl

EDU 520

EDU518

AJE 1438

DIR003

DIR 002

EDU 519

Introd. à Ciência dô Direito 1

Sociologia I

Ciência Política I

Economia I

Língua Portuguesa I

História do Direito I

Filosotla Geral

DIR 1544 (UP)

soe 7201(2" P)

POL 7900 (1° P)

ECO 6300 (!"P)

LET 602 (1°P)

DIR 1556 (2" P)

EDU 460(1°?)Introd. á Ciência do Direito II

Sociologia II

TG E/Teoria do Estado ,

Economia II

Redação Jurídica 11

' Introdução à .Administração I

DIR 004

EDU 547

EDU 549

AJE I47I

DIR 005

AJE 1202

Filosofia Juridica

Introd. à Ciência do Direito II

Sociologia II

Ciência Política II

Economia II

Técnica de Redação

Introdução à Administração

EDU 546 Filosofia Juridica

Direito Civil 1

Sociologia Jurídica

Direito Constitucional 1

* Direito Penal I

'' Processamento de Dados I

Introd. á .Administração II

.Métodos e Têc. de Estudo

DIR 008

DIR 1000

DIR 006

DIR 016

TEC 1555

AJE 1290

EDU 508

Direito Civil I e 11

Sociologia Juridica

Direito Constitucional 1

Direito Penal 1 e II

Teoria da^Administração I

.Metodologia do TrabalhoCientifico

DIR 1545 (2° P)

EDU 547 (3° P)

POL 7901 (2°P)

AJE 1471 (2° P)

LET 2366 (2° P)

ADM I120(4°P)

EDU 546 (10° P)

DIR 008 (1°P)

DIR 009 (2° P)

DIR 1000 (4° P)

DIR 006 (3° P)

DIR 016 (3° P)

DIR 017 (4° P)

ADM 1 142(4° P)

SOC7250(I°P

4"

Direito Civil 11

Direito do Trabalho 1

Direito Constitucional II

' Direito Penal II

Processamento de Dados II

Direito .Administrativo I

DIR 009

DIR014

DIR 007

D1R017

TEC 1556

DIR 018

Direito Civil III

Direito do Trabalho 1

Direito Constitucional II e 111

Direito Penal 111 e IV

Direito Administrativo

Direito Civil 111

Direito do Trabalho II

TGP

' Eletiva I

Direito .Administrativo 11

Estagio I

Direito Internacional 1

DIR 010

DIR015

DIR 020

DIR 052

DIR019

DIR 039

DIR 021

Direito Civil IV e V

Direito do Trabalho II e Direito

Processual do Trabalho

TGP 1 e 11

Direito Administrativo II

Prática Forense 1

Direito Internacional Piibiico 1 e II

DIR 010 (3° P)

DIR 014 (6° P)

DIR 007 (4° P)

DIR 1561 (5°P)

DIR 1562 (5° P)

DIR 1563 (6°P)

DIR 018 (4° P)

DIR 01 1 (4° P)

DIR 012 (5° P)

DIR 015 (7° P)

DIR 1577 (8° P)

DIR 1559 (4° P)

DIR 1560 (5° P)

DIR 019 15" P)

DIR 1566 (7" P)

DIR 1564(7° P)

DIR 1565 (8° P)

^(^oíianuaçao;

r

9"

10"

Disciplina

Direito Civil IV

Direito Processual Civil I

* Direito Internacional ÍI

Direito Processual Penal I

* Eletiva II

Direito Comercial I

Estádio II

1996.1000.1

Direito Civil V

Direito Processual Civil II

Direito Tributário I

Direito Processual Penal II

* Eletiva III

Direito Comercial II

Estágio III

Direito Civil VI

* Direito Processual Civil III

Direito Tributário II

Orientação Monográfica. I

* Eletiva IV

* Direito Comercial tll

Estásio IV

Código

DlROl l

DIR030

DIR 022

DIR 023

DIR 1555

DIR 025

DIR 040

DIR012

DIR 03 I

DIR 028

DIR 024

DIR 1520

DIR 026

DIR 041

DIR0I3

DIR 032

DIR 029

DIR 045

DIR 036

DIR 027

DIR 042

* Tópicos Esp. Dir. Civil

* Tópicos Esp. Dir. Penal

Orientação VIonográfica II

* Eletiva V

Estásio V

Tópicos Esp. Direito do TrabalhoTópicos Esp. Dir. Processual

Civil

* Orientação Monográfica III* Eletiva VI

Estáaio. VI

DIR 1588

DIR 1589

DIR 046

DIR 1532

DIR 043

DIR 1590

DIR 1592

DIR 047

DIR 1553

DIR 044

' modificada'* e.xcluida

Disciplina

Direito Civil VI

Direito Processual Civil I

Direito Internacional Privado I e II

Direito Processual Penal I

Direito Comercial I

Prática Forense I

Direito Civil VII

Direito Processual Civil II

Direito Tributário I

Direito Processual Penal II

Direito Comercial II

Prática Forense II

Direito Civil VIII

Direito Processual Civil III

Direito Tributário II

■Mét. Téc. Pesquisa 1 e OrientaçãoMonográfica. I

Direito Comercial III eDireito Falimentar-Prática Forense II

Tópicos Esp. Direito CivilTópicos Esp. Direito PenalOrientação Monográfica II

Prática Forense III

Tópicos Esp. Dir. do TrabalhoDir. Processual Civil IV

Orientação Monográfica II

Prática Forense IV

CódigoDIR 013 (6° P)DIR 030 (6" P)DIR 1583 (9° P)DIR 1584 (10°P)DIR 023 (6° P)

DIR 025 (5° P)DIR 1566 (7° P)

DIR 1571(7° P)DIR 031(7''P)dir 028 (8° P)DIR 024 (7° P)

DIR 026 (6" P)DIR 1567 (8° P)

DIR 1572 (8" P)DIR 032 (8" P)DIR 029 (9" P)soe 7251(6° P)DIR 1586 (9° P)

DIR 027 (7° P)dir 1585 (9° P)DIR 1567 (8° P)

DIR 1588 19" P)DIR 1589 (10° P)DIR 1587(10° P)

dir 1568 (9° P)dir I590(I0°P)dir 1580 (9°P;

DIR 1587 (10° P)

DIR 1569(10° P)

9

%\

1.4. Adequação de professores às disciplinas

■"oes^

A. EESLista a relação das disciplinas indicando os professores por elas responsáveis

Formação Acadêmica

Professor C.H. DisciplinaGraduação Pós-Gradtiação

.\rea Área Nível

Alexandre dos Santos Sanchez 40 Dir. Civil 11 Direito Direito Tributário E

Dir. TribuL I Psicopedagogia E

Dir. Tribut. 11 Psicopedagogia M

Estágio Il-Prát. Forense 1

E.stágio IV -PráL Forense II

/\ndré Luis Saad de Oliveira 40 Dir. Com. I Direito

1 Dir. Com. II

Dir. Com. III

; Estágio VI -PráL Forense IV

Andréa Utpes da Costa \'ieira 40 Ciênc. Polít. I Ciências Sociais Sociologia .VI

Ciênc. Polit. II

Soe. Jurídica

Sociologia I

/\ntõnio Márcio 1-igueira Cossicli 40 Dir. Civil III Direito Docência do Ensino Superior E

Inlrod. C. Dir. I Direito Econômico M

Inlrod. C. Dir. II

j Carlos /Mbeno Baplisla 40 Oratória DireitoTécnica Desportiva emVoleibol

E

Carlos /\ntònio Silveira Pires 14 Dir. Const. II DireitoMagistério Superior emDireito

E

'lop. Proc. Civil

Dir. Proc. Civil II

Dir. Proc. Civil III

Dir. Imobiliário - Eletiva

Cleodon liorges de Oliveira 26 Filosolia Filosofia Filosofia M

Filosofia Jurídica

Cristiane Câiivira líorges 22 Introd. Adm. Administração

Denilson Pereira de .Maios 3 Ling. Port. I Uachar. em Letras (P/L) Língua Portuguesa E

Oeulinda Vieira Costa 18 Dir. Adm. I Letras Letras M

Dir. Adm. II Direito

Dir. Constituc. II

Dir. Constituc. III

Dir. Constituc. I

Diógenes de Castro .Araiijo 14 Dir. Civil VI Direito Docência Superior E

/

k,Co O

ris. n°

9ireito^eonòrjátó>ti/^yí / M i

Domingos Bloisc 17 iconomia 1 Jiências Contábeis DesempeníiiJ-Eifeo E i

,\dmin. de Empresas 1

Ciências Econômicas!

Felice Valcntino Gaio Fllardi 44 9ir. Const. I Uiências Econômicas Jireito M i

9ir. Coast II íireito 1

Formação .Acadêmica ^

Professor CII. DisciplinaGraduação Pós-Graduação |

.Arca Área Nível i

Fernando Barbalho Martms 9 Dir. Comerc. 111 Direito1

Tóp. Esp. Trab. 1

Estágio VI -Prát. Forense IV

Fernando Oliveira Pontes 12 Tóp. Esp. Dir. Civ. Direito Direito Tributário E !

Dir. Civil IVDireito das RelaçõesEconômicas

.M ;

Dir. Civil V

Dir. Intem. Privado II

Dir. Intem. Público I

Dir. Intem. Público 11

l''iávio Alves .Vhirtiiis 9 Dir. Civil 11 Direito Direito Civil M

Dir. Civil 111 Geografia

Dir. Consumidor

FIávio Murilo Oliveira Gouveia 13 Economia 11 Economia

Galdino Augusto Coelho Bordallo 40 Dir. Proe. Civil 1 Direito Direito -Estado e Cidadania M

Dir. Proc. Civil 11

Dir. Proc. Civil 111

TGP 11

Dir. Proc. Civil IV

1 lanseclever Xhirtinelli U Ciênc. Polít. 1 Ciências Sociais Administração Piiblica 1-:

Sociologia 11

Merbert Gomes Martins 11 Inlrod. Adm. Ciências Sociais Gerência de RH E

Eduacação .\1

Ivano de Menezes Reis 40 Dir. /Ambiental Educação Física

Dir. Desportivo Direito

Dir. Humanos 1

Janyra de Oliveira Costa 12 Medicina latgal 1 Ciências Biológicas Perito Criminal E i

Medicina latgal 11 C. Biológicas - Zoologia .\I 1

João Eduardo do Nascimento Fonseca 18 Téc. Redação Letras (P L) Educação M i

João Irineu Wittmaiui 9 Met. Trab. Cient. Filosofia Educação - Adm. Educacional M í1

Orient. Monog. 1 Pedagogia

Oricnt. Monog III

Mct. Tec. Pesq.

(f1 Fls. nO Hh

héLJorge 1'en'ari 17 Eir. Comerc. I . Edueação Fisica R

"v KooticJ '

H para DesefKt Epipresarijtl:; yVi.- O ?

r ir. Comerc. 11 Pedagogia - .-Xdm. Escolar

E)ir. TribuL 1 ^edagogia - Orient.£duc./up. Escolar

1)ir. TribuL 11 Elireito

E esp. Civil - Eletiva

Formação Acadêmica

Professor c.n. DisciplinaGraduação Pós-Gradiiação

■Área Área Nível

Jorge Magno Reis Vidal 12 3ir. Penal III Jireito

?roc. Penal II

Tóp. Dir. PenalTóp. Esp. Proc. Civil

Jorge Tardin 17 Dir. Civil IV Direito Administração Pública E

Dir. Civil VForm.Esp.de Prof.-Ens. 2°Grau

Dir. Coasumidor

Dir. Imobiliário - Eletiva

José Aaselmo Cícero de Sá 15 Dir. Civil V Direito Direito Empresarial E

Dir. Inlemac. II Direito M

1 Hisl. Dir. 1

Hisl. Dir. 11

José Feiroira l^pes 21 Dir. Civil IV Direito História da Filosofia E

Dir. Comer. 1 Docência do Ens. Superior E

Dir. comer. 11

Orient. Monog 11

Karin Beatriz Pereira de Sousa 15 Dir. Penal 1 Direito

Dir. Penal III

Dir. Proc. Penal 1

TGP 1

Tóp. Esp. Dir. Penal

1 .igia Pnido de N loraes 15 Dir. CoastiL I Direito Direito - Relações Econômicas M

Dir. Civil VI

Dir. Constil. 11

Dir. Coastit. III

Dir. IVoc. Civil 111

Lobélia da Silva Faceira 14 McL Trab. Cienl. Serviço Social Psicomotri cidade E

Serviço Social M

Lucv da Silva Foivseca 26 Economia I Ciências Econômicas Economia Agrícola E

Economia 11 Economia Agrícola M

í.uis Cláudio Cruz 18 Dir. Penal 11 Direito Recngenharia de RH E

Tóp. Fj>p. Dir. PenalEstágio IV -Prát. Forense 11

' Fls. n»%

islágio III -Prát. Forense 11

iir. Proc. Penal II

Márcio ligjpto Ros;i 4(J 9ir. Tribut I 9ireito .» ^■oblemas no Desemp. Escolar E

rop II Ciências Contábeis

3ir. ficonôinico - Eletiva

Dir. Civil V

Tóp. Esp. Dir. Civil

l'GP I

Professor c.n.

Formação Acadêmica

DisciplinaGraduação Pós-Graduação

•Vrea Área Nível

Márcio Luís Bastos Bonfim 24 Mct. Trab. CicnL Comunicação Social Ensino Universitário E

Educação M

Maria GoroUi Dal Btjsco 9 Estágio III -Prát. Forense II Direito Direito Processual Civil E

Dir. Penai II Direito Público M

Maria Verônica Aragào Barros 40 Ling. Port. I Letras (P/L) Literatura Brasileira E

Téc. RedaçãoLetras Vernáculas - LiLBrasileira

M

Letras Vernáculas - LitBrasileira

D

Moiiiquc Saad do Carcalho 1« Dir. Comerc. 1 Direito Direito Tributário E

Dir. Civil IV

Tóp. Esp. Dir. Civ.

Dir. Civil II

Dir. Inl. II

Dir. Civil I

Mo/art dc (iomcs l'ircs 12 Dir. Adm. I Direito Direito M

Dir. .Adm. II

Otto Schwar/ 24 IIÍ.S1. Dir. I Matemática Direito do Trabalho e Previd. E j1

iEstágio V -Prát. Forense III Direito Direito .M

--

llist. Dir. II 11

Tóp. Esp. Dir. Trab. 1Dir. do Trabalho 1

[

Dir. do Trabalho II i

Dir. i'roe. Trabalho

Paulo Brasil Dill Soares 20 Dir. Civil IV Direito Adminstração Escolar E

Resp. Civil Direito M

Dir. Civil V

TGP II

TGP 1

Dir. Civil VII

Dir. Civil VIII

Paido dos Santos 23 Téc. Redação Direito Lingüística E

Tóp. Esp. Dir. Civil Letras (P/L) /\dmiast. Universitária I

Pedro lIcnri(|uo Simonard Santos 11 Soe. Jurídica Ciências Sociais Cinema M i

Sociologia I —V—mip- i iCiênc. PoliL 1 / 1Sociologia II 1

1

Raquel Nonato V'ieira Savi 17 3ir. .Ambiental Serviço Social Serviço Social M 1

3ir. Imobiliário Direitoi1

dist. Dir. I11

Dir. Civil VI

Estágio V -PráL Forense III

Professor C.H.

Formação Acadêmica

OisciplimiGraduação Pós-Graduação

•Área Área Nível

Raul Nunes Braga 6 Orient Monog. II DireitoMetodolo^a do EnsinoSuperior

E

Reinério Laiíz Moreira SimiSes 8 Filosofia Filosofia Filosofia M

Roberto Luiz Pereira 40 Dir. Penal I Direito

Dir. Proc. Penal I

Dir. Proc. Penal 11

Dir. Penal III

Dir. Penal IV

Tóp. lisp. Dir. Penal 1

Tânia Pereira da Gania e Paula 40 Sociologia 11 Ciências SociaisC. Soe. no Estudo da

ComunidadeE

Sociolo^a 1 Desenvolvimento Agrícola M

Tatiane Duarte dos Santos 40 Orient. Monog. 1 Direito Direito - Direito e Fxonomia M

Dir. Civil 1

Orient. Monog. III

Orient. Monog. 11

Deontologia Jurídica

Valério Nunes Vieira 15 Introd. Cicnc. Dir. I Direito Direito Privado E

Dir. Civil 1

Dir. Proc. Civil 1

INtágio 11 -IVát. F'oren.se I

Dir. Proc. Civil 11

Wilianson Grimaldi 23 Introd. .Adm. .Administração

B. MEC

Avaliar o grau de aderência da qualificação, experiência do professor com asdisciplinas ministradas e experiência profissional não docente.