quando estou perdido e não sei

8
2 Sm. 11. 1-17; 2 Sm. 12. 1-7, 13 Quando estou perdido e não sei Você já ouviu a expressão: “Perdidos dentro da igreja”? Em uma de suas mensagens, o Rev. Hernandes Dias Lopes, pregando na parábola do Filho Prodigo, fala brevemente sobre o filho que está perdido fora da igreja, fora da casa do Pai, mas sua ênfase está no filho que está perdido dentro da casa do Pai, os que estão perdidos dentro da igreja. É até mesmo difícil pensar que, dentro da igreja, hajam pessoas que estão perdidas, mas é a triste realidade já narrada por Jesus em seus dias. Podemos dizer que o jovem rico estava perdido dentro da igreja toda a sua vida. O irmão do filho pródigo também. Mas Davi, ele não era um perdido, no sentido de não conhecer a Deus num relacionamento íntimo. Ele caminhava junto ao Senhor. Ouvia a sua voz, amava os seus preceitos, glorificava o Seu nome, servia-o de coração grato. Mas em algum momento, sem que percebesse, Davi pegou uma estrada errada, e sem mesmo imaginar, esteve perdido. E é sobre esta perspectiva que eu gostaria que meditássemos juntos. É um risco ao qual todos nós, eu e você, estamos sujeitos. Por isso precisamos refletir: Quando eu estou perdido e não sei? Estou perdido e não sei I) Quando me sinto confortável em não fazer nada Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo o Israel, que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém .” Acredito que numa época como a nossa, em que as pessoas trabalham muito e correm o tempo todo com afazeres sem fim, a maioria das pessoas gostaria de um descanso prolongado. Algumas estão até gritando “pare o mundo que eu quero descer”. E o descanso é importante sim. Contudo, não pode haver no coração do cristão o comodismo e a indiferença que o faça estar confortável em

Upload: rui-de-oliveira-pires

Post on 04-Jan-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Uma reflexão

TRANSCRIPT

Page 1: Quando Estou Perdido e Não Sei

2 Sm. 11. 1-17; 2 Sm. 12. 1-7, 13Quando estou perdido e não sei

Você já ouviu a expressão: “Perdidos dentro da igreja”?

Em uma de suas mensagens, o Rev. Hernandes Dias Lopes, pregando na parábola do Filho Prodigo, fala brevemente sobre o filho que está perdido fora da igreja, fora da casa do Pai, mas sua ênfase está no filho que está perdido dentro da casa do Pai, os que estão perdidos dentro da igreja.

É até mesmo difícil pensar que, dentro da igreja, hajam pessoas que estão perdidas, mas é a triste realidade já narrada por Jesus em seus dias.

Podemos dizer que o jovem rico estava perdido dentro da igreja toda a sua vida. O irmão do filho pródigo também.

Mas Davi, ele não era um perdido, no sentido de não conhecer a Deus num relacionamento íntimo. Ele caminhava junto ao Senhor. Ouvia a sua voz, amava os seus preceitos, glorificava o Seu nome, servia-o de coração grato.

Mas em algum momento, sem que percebesse, Davi pegou uma estrada errada, e sem mesmo imaginar, esteve perdido.

E é sobre esta perspectiva que eu gostaria que meditássemos juntos. É um risco ao qual todos nós, eu e você, estamos sujeitos. Por isso precisamos refletir:

Quando eu estou perdido e não sei?

Estou perdido e não sei I) Quando me sinto confortável em não fazer nada“Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair

para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a

todo o Israel, que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.”

Acredito que numa época como a nossa, em que as pessoas trabalham muito e correm o tempo todo com afazeres sem fim, a maioria das pessoas gostaria de um descanso prolongado. Algumas estão até gritando “pare o mundo que eu quero descer”. E o descanso é importante sim. Contudo, não pode haver no coração do cristão o comodismo e a indiferença que o faça estar confortável em não fazer nada quando há necessidades urgentes a serem atendidas.

Nesse texto, encontramos Davi confortável em seu palácio sem nada pra fazer. Enquanto os reis iam à guerra, Davi envia seu exercito e fica em casa.

Eram tempos críticos, os soldados precisavam de seu líder para guiá-los e confortá-los. Muitos homens morriam nas batalhas, contudo, Davi se sente confortável em não lutar ao lado deles.

Enquanto seus homens viam diante de si inimigos com espadas e lanças vindo contra eles, os corpos de amigos e familiares estendidos no chão, Davi contemplava seu reino do alto do seu castelo.

É assim que se encontram muitos cristãos. Contemplando de seus lugares confortáveis nos bancos das igrejas irmãos de fé perecendo na batalha pelo reino de Deus.

Muitos estão sobrecarregados com cargos de liderança, salas de EBD, e tantos outros trabalhos da igreja enquanto aqueles apenas desfrutam os benefícios dos trabalhos desses irmãos. Muitos estão nos campos missionários e , acredite você ou não, estão sendo torturados,vendo seus filhos serem mortos, sendo lançados em cárceres enquanto outros permanecem sossegados na segurança da liberdade religiosa de nosso país sem nem ao menos entregar um único folheto evangelístico, nem mesmo convidar alguém para, quem sabe, vir ao culto de aniversário da igreja e assim ouvir a mensagem de salvação.

Page 2: Quando Estou Perdido e Não Sei

Infelizmente, assim como Davi, eles estão perdidos. Em algum ponto da caminhada cristã, se desviaram dos caminhos que os colocam no centro da vontade de Deus. Pois é impossível que um cristão que esteja caminhando junto ao Senhor Jesus permaneça de braços cruzados.

Isaías, quando ouviu o chamado de Deus dizendo: “A quem enviarei? Quem há de ir por nós?” Prontamente respondeu: “Eis-me aqui, envia-me a mim”.

Sabemos bem que Davi é chamado de “Homem segundo o coração de Deus”, por isso, entenda que com “perdido”, não me refiro aos que não conhecem a Cristo, nem estou falando de apostasia. Falo dos que, sendo salvos, se distanciaram do Senhor. Não lutam as batalhas do Reino de Deus, não anseiam por servi-lo. Estão confortáveis em não fazer nada.

Se você está muito confortável meu querido, e não está fazendo nada pelo Reino de Deus, então você está perdido e não sabe disso.

Estou perdido e não sei II) Quando a Luz de Deus se apaga nos meus olhos2 Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava

passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa.

3 Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu.

4 Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela. Tendo-se ela purificado da sua imundícia, voltou para sua casa.

5 A mulher concebeu e mandou dizer a Davi: Estou grávida.

6 Então, enviou Davi mensageiros a Joabe, dizendo: Manda-me Urias, o heteu. Joabe enviou Urias a Davi.

7 Vindo, pois, Urias a Davi, perguntou este como passava Joabe, como se achava o povo e como ia a guerra.

8 Depois, disse Davi a Urias: Desce a tua casa e lava os pés. Saindo Urias da casa real, logo se lhe seguiu um presente do rei.

9 Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu para sua casa.

10 Fizeram-no saber a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então, disse Davi a Urias: Não vens tu de uma jornada? Por que não desceste a tua casa?

11 Respondeu Urias a Davi: A arca, Israel e Judá ficam em tendas; Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados ao ar livre; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber e para me deitar com minha mulher? Tão certo como tu vives e como vive a tua alma, não farei tal coisa.

12 Então, disse Davi a Urias: Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.

13 Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; à tarde, saiu Urias a deitar-se na sua cama, com os servos de seu senhor; porém não desceu a sua casa.

14 Pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e lha mandou por mão de Urias.

15 Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e deixai-o sozinho, para que seja ferido e morra.

16 Tendo, pois, Joabe sitiado a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que estavam homens valentes.

17 Saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.”

Page 3: Quando Estou Perdido e Não Sei

Davi se mostra extremamente sensível a vontade de Deus em vários momentos da sua história. Quando Davi teve a chance de matar Saul, que o perseguia e tentava matar, ele diz: “Nenhum dano lhe faças; porque quem estendeu a sua mão contra o ungido do Senhor, e ficou inocente?” 1 Samuel 26:9

E tantas outras situações há em que Davi cuida por cumprir a vontade de Deus. Contudo, seu comodismo fez com que ele relaxasse e deixasse de ser vigilante quanto as suas ações.

Olhando do terraço, ele vê Bate-Seba tomando banho, mas ele não desviou o olhar da tentação, ele continuou olhando ao ponto de reparar o quanto ela era bonita.

Ele então maquinou o pecado e o executou. Quando a luz de Deus não clareia nossos olhos, não

enxergamos a maldade se formando em nossas mentes e corações. E pior, não reconhecemos nem quando estamos cobertos pelo lamaçal do pecado.

Davi, não parou por aí. Depois de ter engravidado Bate – Seba e perceber que isso lhe traria problemas, ele então dá a Urias, o esposo de Bate – Seba que, diferente de Davi, estava na guerra, sua sentença de morte. Ele manda, pelas mãos do próprio Urias, uma carta a Joabe dizendo que deixasse Urias sozinho na frente de batalha para que morresse.

E assim, Davi ficou com a esposa de Urias. E ele ainda não se deu conta de que estava despencando num abismo de pecados.

Veja o que nos ensina o Sl. 42.7A expressão “catadupas” significa quedas de água. É como

uma série de cachoeiras num abismo. Uma queda chama outra queda.

Davi se viu tão confortável em não fazer nada enquanto seus homens estavam em guerra, que foi levado á uma outra queda e outra...

Um pecado não confessado e abandonado dá lugar a outro pecado.

Davi adulterou e matou sem nenhuma manifestação de arrependimento. Nem mesmo demonstrou se dar conta de que seus caminhos já não eram mais os caminhos do Senhor.

São pecados terríveis pra pensarmos que um homem de Deus seria capaz de cometê-los, mas a luz dos seus olhos está apagada e ele não reconhece mais a podridão do seu pecado.

Irmãos, quando não temos mais pecados a serem confessados, quando não nos damos conta de que nossas ações são reprováveis aos olhos do Senhor, então a luz de Deus já não clareia nossos olhos, já não estamos sensíveis ao Espírito Santo que nos convence do pecado. Imagine um cristão que não tenha nada a confessar a Deus... É um Santo!! Pode ser arrebatado! Mas não é isso que nos ensina 1 Jo. 1. 8: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.”

Se maquinamos o pecado e não nos damos conta disso e o executamos, se planejamos um meio de sonegar o imposto de renda, se semeamos contenda entre pessoas, se olhamos duas vezes na direção do adultério, se maquinamos uma mentira, por mais inocente que possa parecer, para nos livrar de uma encrenca... então estamos perdidos e precisamos ser trazidos de volta à presença do Senhor e é aqui que encontramos a nossa última lição:

Estou perdido e não sei III) Quando outros precisam me chamar de volta ao

caminho 2. Sm. 1-9 e 13 “O SENHOR enviou Natã a Davi.

Chegando Natã a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. Tinha o rico ovelhas e gado em grande número; mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma cordeirinha que comprara e criara, e que em sua casa crescera, junto com seus filhos; comia do seu bocado e do seu copo bebia;

Page 4: Quando Estou Perdido e Não Sei

dormia nos seus braços, e a tinha como filha. Vindo um viajante ao homem rico, não quis este tomar das suas ovelhas e do gado para dar de comer ao viajante que viera a ele; mas tomou a cordeirinha do homem pobre e a preparou para o homem que lhe havia chegado. Então, o furor de Davi se acendeu sobremaneira contra aquele homem, e disse a Natã: Tão certo como vive o SENHOR, o homem que fez isso deve ser morto. E pela cordeirinha restituirá quatro vezes, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu. Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem. Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul; dei-te a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teus braços e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto fora pouco, eu teria acrescentado tais e tais coisas. Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o que era mau perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom.”

13. “ Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. “

Da outra vez que meu pai veio nos visitar, ele pegou uma estrada errada, e andou durante muito tempo por aquele caminho. Então, achando que ele estava demorando muito, resolvi ligar. Vendo que ele tinha pegado a direção errada eu disse a ele que parasse e voltasse até certo ponto para retornar ao caminho.

É isso que aconteceu com Davi. Ele prosseguia a sua vida convencido de que estava no caminho certo, contudo já havia se perdido há tempos.

Foi preciso então, que Natã lhe mostrasse o tamanho do seu desvio.

Davi era capaz de olhar na vida de outras pessoas (como ele fez na historia de Natã) e reconhecer os caminhos errados, mas não podia ver sozinho o seu próprio erro.

Jesus fala sobre isso quando ele diz:  “Como poderás dizer a teu irmão: Deixa, irmão, que eu tire o argueiro do teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu?” Lc. 6. 42

Entenda que não estou falando sobre alguém que seja incapaz de reconhecer o mal, mas de alguém que, de tão perdido que se encontra, precisa que alguém lhe chame de volta ao caminho do Senhor.

Entenda que Davi não estava distante no sentido de ter abandonado as praticas religiosas, como culto, oração, leitura da Palavra. Mas ele estava tão relaxado na sua condição de rei, a luz de Deus estava tão apagada aos seus olhos, que ele não se dava conta de que estava perdido dentro da igreja.

É possível sim, que um servo de Deus esteja tão acomodado com as práticas religiosas, que perca a sensibilidade para a ação do Espírito e, embora esteja sempre presente na igreja e tenha em casa sua leitura bíblica e oração, ainda assim esteja distante de Deus e precise de ajuda para ser despertado.

E aqui encontramos a maior de todas as barreiras para a restauração dos que se encontram perdidos: o ORGULHO.

É extremamente difícil exortar irmãos que tem se precipitado no pecado, justamente porque em geral, as pessoas não aceitam ser repreendidas. Se magoam, abandonam a igreja, desenvolvem uma terrível fúria contra aquele que tentou lhe apontar o caminho de volta.

E por isso, acontece justamente que, irmãos que vêem os que estão se perdendo, serem negligentes, e os deixarem perdidos, pois não tem coragem de pagar o preço.

Tenho presenciado isso muito de perto. Uma jovem de minas me procurou para pedir conselho. Ela me contou sobre sua amiga e membro da sua igreja que está perdida numa série de pecados. Pecados que tanto a afastam de Deus como também apresentam sérios riscos para a sua vida e saúde. Disse que a amiga lhe conta tudo e que ela a aconselha, mas não é ouvida.

Page 5: Quando Estou Perdido e Não Sei

Disse também que está muito triste e preocupada, mas não sabe o que fazer.

Meu conselho foi que ela procurasse os pais da jovem que podem interferir diretamente nas ações da moça, pois assim ela estaria ajudando a jovem e abençoando a vida dela para que, através dos pais, ela pudesse enxergar o caminho de volta ao Senhor.

Entretanto, a jovem que me procuro tem relutado contra isso, pois tem medo de perder a amizade.

Meus queridos, é melhor perder a amizade, que perder o amigo. É melhor correr o risco de sermos odiados, do que ser responsável pela perdição de um próximo.

Precisamos sim exortar uns aos outros, mas não podemos nos esquecer do que a Palavra nos ensina “em amor”.

Talvez, essa palavra hoje seja justamente para lhe mostrar que você está perdido e lhe apontar o caminho de volta. Ou talvez, seja para lhe encorajar a ir ao resgate de alguém que está perdido dentro da igreja, de uma forma ou de outra, não perca tempo!

Conclusão:Qualquer um de nós pode, em algum momento, pegar um

caminho errado e se perder. Precisamos olhar os sinais, estar atentos aos alertas que nos avisam que alguma coisa está errada.

Pense sobre isso!Estou perdido e não sei: I) Quando me sinto confortável em não fazer nadaII) Quando a Luz de Deus se apaga nos meus olhosIII) Quando outros precisam me chamar de volta ao

caminhoNão segui o tema da série desse mês (“Levando o melhor de

Deus aos corações dos homens”), mas uma coisa é certa: não posso levar o melhor de Deus a ninguém se não estou tão perto de

Deus quanto deveria estar, se me perdi em algum momento da caminhada com o Senhor.

Há duas expressões bíblicas que são muito úteis aqui:“prossigo para o alvo” e “olhando firmemente para o autor

e consumador da nossa fé”Que nosso bom Deus nos guarde e nos firme junto a Ele.