quando estela era muito, muito pequena a um narrador. este...

2
Fazendo histórias, estreitando laços Rua Mourato Coelho, 1215, Vila Madalena - 05417-012 São Paulo - SP - Brasil - Tel./Fax: (11) 3032-6436 www.brinquebook.com.br - [email protected] Distribuidor **A Meta do Milênio 2 tem como objetivo atingir o ensino básico universal, ou seja, o ensino de qualidade para todos e, assim, permitir a formação de adultos alfabetizados e capazes de contribuir para a sociedade como cidadãos e profissionais. Para mais informações sobre as Metas do Milênio, acesse: www.pnud.org.br. *Para mais informações sobre os Temas Transversais propostos pelos Parâ- metros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação e Cultura, acesse: www.portal.mec.gov.br. 8 METAS DO MILÊNIO Pelo desenvolvimento sustentável Quando Estela era muito, muito pequena ajuda do adulto? (No livro há um recorte, a história de Estela tem um narrador. Este sim, poderia ser um adulto que estaria lembrando a infância da menina, porque ela própria não teria condição de relembrar seus pensamentos quando tinha meses de vida.) Indicações de Leitura Bom dia, Marcos. Texto e ilustrações de Marie-Louise Gay. São Paulo: Brinque-Book, 2006. Boa noite, Marcos. Texto e ilustrações de Marie-Louise Gay. São Paulo: Brinque-Book, 2007. Por Favor, Eleonor! Texto de Frieda Wishinsky; ilustrações de Marie-Louise Gay. São Paulo: Brinque-Book, 2009. Texto e ilustrações: Marie-Louise Gay Tradução: Gilda de Aquino Temas: Infância e visão de mundo Recomendado para Educação Infantil (leitura compartilhada) ao 3 o ano do Ensino Fundamental (2 a 8 anos) Alba Regina Spinardi elabora material para professores, visando à formação do leitor, ministra cursos e dá consultoria a editoras. CAIXA ALTA

Upload: trinhnhi

Post on 04-Nov-2018

241 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Fazendo histórias, estreitando laçosRua Mourato Coelho, 1215, Vila Madalena - 05417-012

São Paulo - SP - Brasil - Tel./Fax: (11) 3032-6436

www.brinquebook.com.br - [email protected]

Distribuidor

**A Meta do Milênio 2 tem como objetivo atingir o ensino básico universal, ou seja, o ensino de qualidade para todos e, assim, permitir a formação de adultos alfabetizados e capazes de contribuir para a sociedade como cidadãos e profi ssionais. Para mais informações sobre as Metas do Milênio, acesse: www.pnud.org.br.

*Para mais informações sobre os Temas Transversais propostos pelos Parâ-metros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação e Cultura, acesse: www.portal.mec.gov.br.

8 METAS DO MILÊNIOPelo desenvolvimento sustentável

Quando Estela era muito, muito pequenaajuda do adulto? (No livro há um recorte, a história de Estela tem

um narrador. Este sim, poderia ser um adulto que estaria lembrando a infância da menina, porque ela própria não teria condição de relembrar seus pensamentos quando tinha meses de vida.)

Indicações de Leitura

Bom dia, Marcos. Texto e ilustrações de Marie-Louise Gay. São Paulo: Brinque-Book, 2006.Boa noite, Marcos. Texto e ilustrações de Marie-Louise Gay. São Paulo:

Brinque-Book, 2007.Por Favor, Eleonor! Texto de Frieda Wishinsky; ilustrações de Marie-Louise Gay. São Paulo: Brinque-Book, 2009.

Texto e ilustrações: Marie-Louise GayTradução: Gilda de AquinoTemas: Infância e visão de mundoRecomendado para Educação Infantil (leitura compartilhada) ao 3o ano do Ensino Fundamental (2 a 8 anos)

Alba Regina Spinardi elabora material para professores, visando à formação do leitor, ministra cursos e

dá consultoria a editoras.

CAIXA ALTA

Quando Estela era muito, muito pequena

Ao mediador

Sugerimos colocar as crianças em círculo para que todas possam se ver e participar, compartilhando experiências, pontos de vista e argumentando sua interpretação ou opinião, oralmente, nunca por escrito.

Antes da leitura

Perguntar que lembranças as crianças têm de quando eram bem pequenas. Deixar que elas falem, enquanto os colegas verificam como as experiências são diferentes e, na maioria das vezes, muito engraçadas. Quem ficava com elas? Tinham animal de estimação? Onde moravam?

Capa: observar como o título está disposto e falar sobre ele. (Aparecem em duas cores, tamanhos e tipos gráficos diferentes.) Que palavra ganha destaque? (O nome da protagonista. Explicar que protagonista é a personagem que tem o papel principal em um livro, filme ou peça de teatro.) Para desenvolver um olhar observador de detalhes, nomear todos os animais da ilustração, desde os que aparecem no céu até os que estão rentes ao chão. Qual o maior deles? E os menores? (3 formiguinhas)

Marie-Louise Gay é autora do texto e da ilustração. Na última página do livro há informações sobre ela.

Leitura pluripartilhada

p.4: É a página de créditos. Quando e onde esse livro foi publicado? E no Brasil? Quem o traduziu? Explicar o cartaz pendurado no quadro; p.5: A dedicatória é simples e direta. Do que estariam brincando Estela e o cão? Onde se encontra Estela? Para caber num cesto de papel, que tamanho ela deveria ter? Fazer comentários sobre os rabiscos na parede; p.7: Que característica física de Estela chama nossa atenção? Por que ela tem esse pensamento? Que idade teria? Justificar a resposta; pp.8 e 9: Como sabemos que ela cresceu? E por que achava bem

melhor ser um cachorro? pp.10 e 11: O que nos sugere a repetição da palavra “muito”? Explicar o texto e a ilustração. Será que a casa era realmente enorme? Que título poderia resumir essa cena? pp.12 e 13: Se ela não conseguia amarrar os sapatos, quem prendeu para ela a corda na maçaneta? (Deixar que levantem hipóteses, não há uma resposta única.) Onde está a tartaruga? Descrever o local dessa cena; pp.14 e 15: O que é uma piscina olímpica? (Esclarecer que é uma piscina extensa, dividida em raias para competição.) Por que para nós pode parecer um exagero comparar a banheira com a piscina? Ela fazia competição com quem e por que sempre era a vencedora? pp.16 e 17: Era bem original a ideia que Estela tinha da escrita. Repare o trajeto das formigas. O que fazia as borboletas voarem? E as xícaras caírem da mesa? O que faz a tartaruga? pp.18 e 19: Conversar sobre o que se passava na imaginação de Estela, apontando quatro “fantasias” relativas ao comportamento das árvores; pp.20 e 21: A desproporção entre o tamanho da menina e do que existe a seu redor justifica o seu ponto de vista. Cite-os; pp.22 e 23: Quais são os dois novos exageros? De onde saía tanta areia? pp.24 e 25: O mundo de Estela fica ao alcance de seus olhos, então ela pode expressar sua ideia, sem que passe por mentirosa. É verdade que “o mundo inteiro desapareceu”? pp.26 e 27: Onde foi visto esse quadrinho? Será que essas frutas podem alimentar peixes? Agora dá para conferir que Estela cresceu, através da imagem e do texto. Explicar; pp.28 e 29: Quando era bem pequena, ela brincava com qual animal que lhe parecia ser um outro enorme? Agora, por que direciona seu olhar em outros que se tornaram pequenos? pp.30 e 31: Quais as transformações ocorridas com o tempo? Se formos comparar Marcos com Estela no começo do livro, que idade ele teria agora? E ela? Os fiéis amigos da personagem continuam sempre ao lado dela. Será que o cachorro convive em paz com os pássaros? pp.32 e 33: Crescida, Estela se torna “professora” de seu irmãozinho, o que ensina a Marcos? p.34: A última lição e a mais importante, é aprender a... Observe que um pássaro sai da moldura da imagem e pode simbolizar a liberdade. A partir de então, o menino está preparado para descobrir o mundo.

Uma pergunta intrigante: onde estavam os pais de Estela? É possível uma criança pequena sobreviver sem a