quality - laqi.orglaqi.org/pdf/revistas/183_por.pdf · albert mehrabian, pioneiro na investigação...

30
Quality Magazine www.laqi.org 1 quality magazine ediçÃo 183 O corpo humano:exemplo de perfeita estratégia empresarial Martín G. Álvarez Torres A quadra de esportes está preparada! Comece com o pé direito e ganhe o jogo de sua vida! JORGE ARIAS ROMERO A importância do empowerment para as empresas Héctor Ayala Ideias, senmentos e gestos Luisbin Duarte De gerente tradicional a gerente coach? Lasca Ducas Yánez Faça de hoje um dos melhores dias da sua vida mauricio louzada

Upload: truongthuy

Post on 21-Jan-2019

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Quality Magazine • www.laqi.org 1

qualitymagazine

ediçÃo

183

O corpo humano:exemplo de perfeita estratégia empresarial Martín G. Álvarez Torres

A quadra de esportes está preparada! Comece com o pé direito e ganhe o jogo de sua vida!JORGE ARIAS ROMEROA importância do empowerment para as empresasHéctor Ayala

Ideias, sentimentos e gestosLuisbin Duarte

De gerente tradicional a gerente coach? Lasca Ducas Yánez

Faça de hoje um dos melhores dias da sua vidamauricio louzada

2 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 3

INDICE

ÍNDICEARTíCULOS

Carta del editorEdición Nº183

Carta del CEOMensaje del Presidente de LAQI.

0406

24-27

16

18 20-22

30-32

10-12Martín G. Álvarez O corpo humano:exemplo de perfeita estratégia empresarial

Jorge AriasA quadra de esportes está preparada! Comece com o pé direito e ganhe o jogo de sua vida!

Luisbin DuarteIdeias, sentimentos e gestos

Mauricio LouzadaFaça de hoje um dos melhores dias da sua vida

Lasca Ducas YánezDe gerente tradicional a gerente coach?

Héctor AyalaA importância do Empowerment para as Empresas

reportajesINDICE

INFOCONSULTCREACIONES CARMINHA

LUA MADEIRA INMUNIZADA

MKS EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

CONSULTORES INTEGRALES ASOCIADOS

4442

48 50

38 40

46

36HN

GERENCIAMENTO DE RECURSOS

HUMANOS

JOSSERRAND MASSIMO VOLPON

CIRO BARBOSA ADVOGADOS

PACIFIC LATAMNELLO’S CANTINA E PIZZERIA 5452 56 SOBRANCELHAS

4 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 5

Carta doEditor

EDITORIAL

Director GeneralDaniel M. Da [email protected]

Jefe de redacciónAna Lucía Ramos [email protected] Editor de arteAndrea [email protected]

Editor de textoCarlo Chávez [email protected]

Nesta edição da Quality Magazine, continuamos com o compromisso de alcançar toda instituição e empresa participante da Rede de Membros da LAQI, uma revista de qualidade com conteúdos que ajudam a seu desenvolvimento empresarial mediante o conhecimento compartilhado, tanto dos especialistas como das empresas que decidem cooperar com suas experiências nela.

Para iniciar o ano, devemos ter definida nossa estratégia e assim poder alcançar as metas traçadas. Por isso, a presente edição traz o especialista em Qualidade Organizacional, Martín Álvarez, que nos comenta sobre o corpo humano como exemplo para fazer uma estratégia empresarial; o especialista em Recursos Humanos Jorge Arias Romero nos instrui sobre como desenhar um plano para este novo ano; o especialista Lusbin Duarte nos mostra como as ideias, os sentimentos e os gestos influem no desenvolvimento para apresentar uma ideia e/ou estabelecer relacionamentos; a especialista em Coaching Lasca Ducas nos compartilha suas experiências em coaching empresarial; o especialista Héctor Ayala faz uma insistência na importância do empoderamento e como compartilhamento da responsabilidade pode fazer de nossa equipe humana mais eficiente; e finalmente, nosso colega Maurício Louzada nos conta sobre a importância do hoje como reflexo de nossa vida inteira.

Dos escritórios da LAQI, queremos desejar a todos um 2016 cheio de metas e aprendizagens, convidando-os a continuar compartilhando suas experiências com nossa organização. O objetivo de nosso trabalho é saber que estamos colaborando para o intercâmbio e o enriquecimento de seu conhecimento.

¡Sucesso hoje e sempre!

Assim como sua empresa, a ISG também escolheu a ACE Engenharia

Somos a única empresa brasileira com foco exclusivo na implantação de escritórios corporativos associada a um líder global.

A ISG é uma empresa internacional de serviços de construção, presente em toda a Europa, Oriente Médio e Ásia, com clientes como HSBC, BBVA, KPMG, Google e Microsoft. Além disso, a ISG é líder mundial em projetos de varejo - trabalhando para marcas como Louis Vuitton, Tiffany, Armani e Nike. Os diferenciais que tornaram a ACE Engenharia um dos principais "players" na execução de projetos de arquitetura corporativa de interiores no Brasil ficam ainda mais evidentes agora. E ganham ainda mais força com o intercâmbio de conhecimento, ideias e inovação, com o acesso ao suporte técnico e tecnológico da ISG e com a garantia de entrega de padrões de qualidade praticados mundialmente. Se sua empresa ainda não escolheu a ACE Engenharia, agora tem ainda mais motivos para escolher.

SP + 55 11 3026 4321 RJ + 55 21 3852 2028

aceeng.com.br isgplc.com

6 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 7

Daniel Maximilian Da CostaFounder & CEO

Latin American Quality Institute

Carta do CEO

dANIELMAXIMILIANDA COSTAfounder & ceoLAQI

Depois do presente ano iniciado, nesta edição da Quality Maga-zine continuamos entregando a cada um de vocês integrantes da Rede de Membros da LAQI, a oportunidade de ampliar e compartilhar seus conhecimentos e experiências empresa-riais graças aos conteúdos que poderão encontrar na presente edição.

Iniciamos o ano de 2016 da melhor maneira possível, orgul-hosos de termos fechado o ano anterior com a participação na COP21, realizada em Paris, França, no mês passado, como amostra, mais uma vez, de nosso firme e constante apoio às ações do Pacto Global das Nações Unidas. Os resultados foram mais que positivos, e o compromisso de cada um dos 196 países que deram um sim em prol de enfrentar a mudança climática e não aumentar mais a temperatura é u reflexo do que queremos para o planeta.

Da mesma maneira, estamos iniciando as coordenações para nossos próximos encontros Quality Summit, os quais serão realizados no Paraguai, Equador, Bolívia, México, Peru e Brasil, e contarão com a participação de importantes empresas locais que serão capacitadas e reconhecidas em seus respectivos países.

Nesse sentido, convido a todos a desfrutarem da presente edição, desejando que as informações compartilhadas aqui sirvam de inspiração para estabelecer novas estratégias que permitam a melhoria contínua e um ótimo crescimento de sua empresa.

CEO

8 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 9

STRATEGIC PLANNING

10 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 11

O CORPO HUMANO:EXEMPLO DE PERFEITA

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Martín G.

Álvarez

Director GeneralGRUPO ALBE CONSULTORÍA,

S.A. DE C.V.

“Potenciamos y Liberamos tus Recursos

Competitivos Humanos y Empresariales®”

Ciudad de MéxicoT: +52 55 5310 0950 +52 55 5310 4993

[email protected]

Twitter: @MatElEstratega

Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.

Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?

E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?

Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?

Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis (...)

De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é

honrado, todos os membros se regozijam com ele.

Primeira Carta de Paulo aos Coríntios 12:14-26

Você pode sequer imaginar viver por um instante uma vida sem braços e sem pernas, e ainda as-sim lutar diariamente de forma incansável por alcançar seus so-nhos? Pois assim como Nick Vu-jicic há milhares de pessoas que, sem braços nem pernas, foram bem-sucedidas. O sucesso ou o fracasso são mentais, não corpo-rais.

Por isso, para as organizações, o corpo humano é um exemplo de perfeita estratégia empresarial, pois os dez sistemas que o confor-mam trabalham de uma maneira coordenada para obter excelentes resultados.

1. Esqueleto2. Sistema muscular3. Sistema nervoso4. Sistema cardiovascular5. Aparelho respiratório6. Aparelho digestivo7. Órgãos sensoriais8. Sistema endócrino9. Sistema linfático 10. Aparelho geniturinário

Da mesma forma, para que uma organização tenha uma perfeita estratégia empresarial, terá que fazer as analogias corresponden-tes com o corpo humano. Ne-nhum sistema é mais importante que o outro, pois todos cumprem com uma função específica que sem dúvida complementa e faz com que os processos sejam mais efetivos para alcançar os objeti-vos estratégicos de sobrevivência, crescimento econômico e desen-volvimento organizacional.

“Um sistema é o conjunto de partes inter-relacionadas para cumprir com um propósito”. As-sim, o corpo humano como um macrossistema tem um grande propósito: “Viver saudavelmen-te quando menos por 70 ou 80 anos”. O segredo deste conceito de “Sistema” está em prestar mais atenção às inter-relações do que a cada um dos sistemas. Se não, seria somente como um monte de sucata amontoada.

12 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 13

Independentemente de que esta comparação possa ou não ser exata, o importante é a moral que pro-fundamente deixa rastro nos empresários, porque sem dúvidas, manter em boas condições de saúde organizacional implica todo um desafio empresarial.

Cuidar e aproveitar o máximo possível esses dez sis-temas implica estar atentos com nosso corpo huma-no em qualquer detalhe relevante anormal, desde uma simples dor de cabeça até uma enxaqueca ou uma cirurgia de coração aberto. A saúde pessoal tem um preço de alimentação, exercício e cuidados.

Todos os sistemas dentro da organização são impor-tantes. A comercialização é importante da mesma forma que a manufatura, a administração, as finan-ças e a tecnologia. O diretor é importante da mesma forma que os gerentes, os executivos e os demais funcionários. Os veteranos são importantes da mes-ma forma que os novatos. A inovação é importante da mesma forma que os processos rotineiros.

Da mesma forma como cuidamos nossos órgãos vitais na organização, devemos cuidar os sistemas vitais, pois o funcionamento perfeito da estraté-gia empresarial requer, como os mosqueteiros, da colaboração de todos em todo momento. E assim como no caso do Nick Vujicic, que ainda sem mãos e sem pernas pode ser um triunfador, as organiza-ções com algumas limitantes podem também ser triunfadoras.

Para ter saúde organizacional, você terá que cuidar para que:

1. O desenho da estrutura corresponda aos de-safios que a empresa está enfrentando neste momento. Nem mais nem menos cargos dos que realmente são necessários.

2. Todos os colaboradores “realmente” trabalhem. Eliminar os ociosos e os improdutivos.

3. Os membros da diretoria realmente pensem, resolvam e contribuam.

4. Mantenha-se o fluxo de efetivo.5. Haja melhora e inovação contínua.6. Seja executado efetiva e eficientemente o “core

business” do negócio. Não perder tempo nem recursos com a execução de processos e ativi-dades não críticos.

7. O meio ambiente externo e interno da organi-zação seja analisado periodicamente e tomadas as decisões rápida e oportunamente.

8. O processo de planificação estratégica seja atualizado pelo menos uma vez por ano, para redesenhar as novas estratégias empresariais.

9. Tudo o que for faturado seja cobrado.10. O negócio se reproduza quando for necessário.

Se você deseja desenhar ou redesenhar sua estra-tégia empresarial ou incrementar o nível de efeti-vidade de sua organização, nós do GRUPO ALBE podemos assessorá-lo com nossas metodologias de consultoria. Para ler os testemunhos de nossos clientes, acesse: www.Grupoalbe.com

SOBRE NÓS

Av. Prudente de Moraes, 287- 5 andar Cldade Jardim - Belo Horizonte / MG CEP: 30. 350-093

(31)3324 4746

VOCÊ CONHECE.VOCÊ INDICA.

VOCÊ CONHECE.VOCÊ INDICA.

14 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 15

ENTREPRENEURSHIP

16 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 17

LUSBINDUARTE

Formador / Mentor & Coach

Teléfono: (506) 8689-1004

E mail: [email protected]

Pagina Web: www.lusbinduar.jimdo.com

IDEIAS, SENTIMENTOS E GESTOS

Em algumas ocasiões, o Men-tor infringe as regras e facilita o entendimento de seus su-

balternos, propondo um modus operandi nem sempre tão hones-to.

Albert Mehrabian, pioneiro na investigação dos processos de comunicação humana na déca-da dos anos sessenta, através de extraordinários trabalhos, esta-beleceu a famosa distribuição da efetividade em relação com a comunicação expressa por uma pessoa.

Você tem a consciência tranquila quando expõe uma ideia a outros? Sua atitude é honesta? Você se incomodou em atar todos os cabos soltos?

Quando convocamos uma reunião com nosso gru-po ou equipe, seja de operações, finanças, vendas, etc., precisamos que estes acreditem no que nós dizemos. Além de contribuir com valor, o que co-municamos deve ser também verdadeiro.

Nossa capacidade de convicção, nossos sentimen-tos, nossa lucidez e,definitivamente, nossa força pessoal provêm de uma estrutura de três vértices composta pela gestualidade, as palavras e as ideias. Este esquema pode ser organizado da seguinte for-ma:

Quando trata de comunicar algo a outra pessoa ou a um público maior sobre aquilo que tenta transmitir a seus interlocutores, eles terão captado:

A. 55% através de sua expres-são facial e corporal

B. 38% por sua entonação de voz

C. Apenas 7% mediante as palavras que tenha pronunciado.Seu aspecto físico influencia, mas não se trata de ser alto ou baixo, gordo ou magro, feio ou bonito. O que realmente interessa é como você se apresenta perante os ou-tros.

As ideias que temos influem e nossa gestualidade e o mesmo acontece com nossos sentimentos. Se eu tiver que falar em público em nosso encontro interno e tenho certeza de que não preparei ade-quadamente o que vou dizer (A IDEIA), certamente, vou experimentar um coquetel de sentimentos de vergonha, angustia e desejos de sair correndo (OS SENTIMENTOS).

É provável que eu esteja parado na frente do meu público com minha cara contraída, um nó na gargan-ta, joelhos tremendo, frio na barriga e encurvado (OS GESTOS). Porém, se mantiver minhas costas em posição normal, pausar com lentidão e apagar cons-cientemente de meu rosto qualquer expressão de angústia, minhas ideias serão mais positivas e, por-tanto, também serão positivos meus sentimentos, gerando um circulo virtuoso e saudável.

Observe atentamente como a maior parte das pes-soas se encolhe quando tem problemas.

Nos grupos formados por gorilas, o macho domi-nante obriga os outros a permanecerem em posição inferior à sua.

Se queremos ver esta mesma cena, basta observar atentamente as pessoas de nosso escritório, em sua maioria todos baixam os ombros diante de seu chefe imediato e muitos caminham em posição de ombros encolhidos ou pescoço oculto. Isso é uma posição de defesa ou temor a algum ataque, seja medo de perder o cargo ou de alguma chamada de atenção.O pescoço contém partes vitais extremamente vul-neráveis, como as vias respiratórias e vasos sanguí-neos que alimentam ao cérebro. As costas também se encurvam devido ao mesmo motivo, para prote-ger o baço e o fígado, da mesma forma que fazem os boxeadores.

Caminhar encolhido ou superprotegido funciona em um combate de boxe ou no caso da submissão de um gorila diante do macho dominante da manada, mas carece por completo de sentido em nossa vida cotidiana do século XXI. Ainda mais, o encolhimento físico reflete a redução moral de nossa consciência; proclama, acima de tudo, ao mundo a pouca fé que merecem nossas palavras e atos, e isso, ainda por cima, é contagioso.Faça com que uma pessoa toda encolhida e temerosa suba à tribuna de oradores e todo mundo estará incômodo em seus assentos, não o escutarão, apenas verão como treme e desejarão que tudo aquilo termine logo.

Vá a uma reunião de negócios, encolhido, temeroso e inseguro, e verá como sairá dessa reunião com as mãos vazias.

Portanto, levante seus ombros, mantenha suas cos-tas reta, sinta-se seguro de si mesmo e verá que tudo que transmitir será acreditável. Sua comunicação são seus gestos e sentimentos.

18 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 19

MauricioLouzada

Keynote Speaker

+55 11 4564-5508

[email protected]

www.mauriciolouzada.com.br

FAÇA DE HOJE UM DOS MELHORES

DIAS DA SUA VIDA

É fato conhecido que todos nós temos 86.400 segundos por dia, não importa nossa posi-

ção social, lugar onde vivemos, crença ou qualquer outro fator. De certa forma, a disponibilida-de de tempo nos iguala a todas as pessoas deste planeta. Todos nós temos todos os dias exatamente o mesmo tempo que o “vendedor mais bem-sucedido deste plane-ta” também tem. Nosso tempo também se iguala ao daquelas pessoas que se sentem derrota-das e sem ânimo para dar o pró-ximo passo. O tempo é o mesmo,

Com a sensação de que podemos co-locar muitos e muitos vagões neste trem, às vezes caímos na armadilha de deixar o tempo passar e não apro-veitamos a plenitude das oportuni-dades que cada dia nos oferece. “Se não tiver um vagão bom hoje, dou um jeito de colocar melhorzinho amanhã” - este é o pensamento que de forma inconsciente nos faz justi-ficar dias não tão proveitosos para nossas vidas.

Prova disso é que se alguém nos per-guntar: “Posso pegar o dia de ontem e usá-lo como modelo para definir a essência de como você quer ser lem-brado e reconhecido na vida?”, pro-vavelmente responderemos: “Não! Por favor, preciso de mais um dia e vou dar meu máximo e fazer o meu melhor, e então você poderá pegar esse dia para ser usado como refe-rência sobre quem realmente sou e o que faço”. Responder isso seria um claro sintoma de que não vivemos o nosso potencial máximo no dia de ontem. Seria também admitir que perdemos ontem a grande oportu-nidade de fazer do nosso dia mais um passo importante na direção do futuro que almejamos alcançar.

mas forma como nos relaciona-mos e o que fazemos com ele é o que define o nosso sucesso ou nosso fracasso.

A maior parte das pessoas en-tende sua própria vida como um grande trem, onde cada dia é um vagão que pode ser ou não adicio-nado à composição. Os dias bons são vagões que fazemos questão de adicionar ao grande trem da vida, os ruins são aqueles que sim-plesmente descartamos.

Posso garantir que a diferença entre aquele ven-dedor muito bem-sucedido e as supostas pessoas fracassadas que citei há alguns parágrafos está na forma como cada um deles encarou a oportunidade de viver um novo dia. Enquanto alguns pensam: “Está começando mais um dia como tantos outros”, outros repetem incansavelmente: “Vou fazer do dia que começa agora um dos melhores dias da minha vida”.

Façamos de cada dia nossa obra-prima. Façamos de cada cliente a oportunidade ímpar de encantar, concretizar uma venda e ajudar outras pessoas a realizarem seus sonhos. Façamos de cada desafio a certeza de que ao vencê-lo estaremos mais fortes e preparados para o futuro. Façamos de cada um de nossos sonhos um motivo para nosso crescimento profissional e pessoal. Mas façamos HOJE, porque a chave da nossa transformação pessoal está na vontade de fazermos o nosso melhor agora, sem sequer pensar em deixar isso para amanhã.

O dia hoje é um microcosmo da sua vida inteira, por-tanto faça do momento PRESENTE o modelo daquilo que você quer ser e do legado que pretende deixar. Pare por um segundo e perceba o dia de hoje... Mais um segundo... Agora me responda: ele tem ou não tem potencial para se tornar um dos melhores dias da sua vida?

20 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 21

Lasca Ducas

Coach & Mentor Internacional Certificado

+593-958875973 Ecuador

+58-4128677041 Venezuela

[email protected]

Certificado y acreditado por la Red Global de Mentores.

Miembro embajador por Venezuela.

DE GERENTE TRADICIONAL A

GERENTE COACH?

Amigos leitores, amigos empresários. Tudo é tran-sitivo, tudo é relativo, nada

dura para sempre. Enquanto os processos econômicos, políticos, sociais da América Latina vão sen-do processados e encaixando como peças no quebra-cabeças de nossa América global, você, amigo empresário, aliado fun-damental deste processo, deve criar os elementos de mudança fundamentais para conseguir pi-sar o seguinte degrau e alcançar a meta e o triunfo neste jogo, com a parceria e o apoio de profissionais credenciados e com experiência comprovável, obtendo os louros do vencedor.

DESAFIO 2016 (MEU COACH, MEU ALIADO).

Nesta etapa da evolução profis-sional, aparecem aliados no que se refere ao assessoramento e à consultoria; aliados das grandes cruzadas organizacionais e cor-porativas: os coach, com uma tendência disciplinadora deno-minada “Coaching Gerencial” , com seus códigos e técnicas que se impõem como a ferramenta auxiliar de todo o componente de uma empresa ou organização, braço imprescindível da efetiva execução organizacional e que serve como apoio no desenvolvi-mento do talento humano, pro-tagonista da categoria gerencial.

O Coaching é uma disciplina para desenvolver e provocar mudan-ças, mais empregada para fo-mentar o crescimento pessoal e profissional dos jovens executi-vos. Ao mesmo tempo, permite obter os resultados fixados no plano de ação criado por cada empresa e que deseja alcançar em sua máxima porcentagem de aproximação em 100% do resul-tado colocado como Meta.

Implementar o uso e aplicação das perguntas poderosas para determinar quais são os pontos mais reforçados e, consequente-mente, atacar e remarcar os que estão em desvantagem, os que possam atrasar a conquista da superação das dificuldades para subir o seguinte degrau. Uma guia fundamental de situações que

precisam ser identificadas e pos-tas como canal objetivo, profun-do e eficaz de atenção, processo e solução.

Una guía fundamental de situa-ciones por identificar y darles el canal objetivo, profundo y eficaz de atención, proceso y solución.

O que eu quero? Qual é a solu-ção? O que os fez atuar assim? O que posso fazer para atravessar melhor esta situação? O que pre-ciso fazer para obtê-lo? O que os motivou para dizer ou fazer isso ou aquilo? O que posso aprender disso tudo?

O Coach é uma ajuda referente do gerente líder que necessaria-mente deverá estar a par de tudo o que implica a mudança que se tem que derivar ao implementar o uso de uma ferramenta tão observadora, investigadora e de ação de resolução de aspectos emperrados e sem evolução efe-tiva para a obtenção do alcance dos objetivos expostos como me-tas da empresa em cada início de exercício.

Em uma sessão de coaching, de-verá ser incluída a visão operativa, isto é, determinar concretamente como se implementarão as pro-postas do colaborador. Este pla-no de ação procura enumerar os aspectos, ferramentas e recursos que são necessários, que de ma-

22 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 23

neira favorável se encontram disponíveis na em-presa e em seu universo humano, formado por seus funcionários, de todos os níveis operacionais. Trata-se apenas de descobrir a estrutura que os guiará no desenvolvimento do plano/projeto.

São tempos de mudanças, mas este legado é estan-darte da cultura asiática para que nós, ocidentais, usemos o modelo a seguir: eles consideram que toda crise representa a grande oportunidade para desenvolver grandes faculdades, redescobrir des-trezas e habilidades, capacidades que se encontram escondidas em cada ser, em cada alma e mente do gênio e herói adormecido e que habita em nós, em cada ator, em cada pessoa.

É importante lembrar e nunca esquecer os triunfos nos quais o esforço, o sacrifício e a humildade esti-veram presentes e ressaltam com frequência como exemplo para muitas culturas, gerados e desenvol-vidos por protagonistas gerenciais que fazem vida neste continente americano, mas muito particular-mente nos países latino-americanos da América Central e do Sul .

Como coach e mentor, meu absoluto e irrevogável convite é para que continuemos sonhando grande, apoiando-nos nesses atores profissionais que dia a dia vão sendo somados a este universo do Coach que aparecerão no vasto horizonte empresarial e organizacional latino para limpar minhas limitações como gerente e líder, sendo geradores dos melho-res desenvolvimentos para o coletivo trabalhista das empresas que conduzem e que lhes permitam, como empresários de vanguarda e de frente, ofe-recer cargos de trabalho e empregos dignos e ins-piradores, que exaltem e implodam em cada subor-dinado o afloramento do ser interior que precisa da humanidade e da comunidade empresarial futura.

Que Deus continue abençoando a todos, e não es-queçamos de que

“não é o pássaro que por voar muito alto triunfa, mas aquele que, por não parar de voar, chega ao

seu destino final

Sucesso para todos!

24 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 25

A QUADRA DE ESPORTES ESTÁ PREPARADA! COMECE COM O PÉ

DIREITO E GANHE O JOGO DE SUA VIDA!

O Ano Novo chegou e com ele a grande possibilidade de escrever uma nova história.

Quando falo de “Nova História”, refiro-me à grande oportunidade que você tem de fazer as coisas diferentes de como fazia no pas-sado. Tudo isso estará determina-do por suas decisões de cada dia, mas sobre tudo, pela primeira, que certamente já teria tomado quando desenhou seu Plano de Negócios para este novo exercí-cio.

Jorge

arias

Lic. Jorge Arturo Arias Romero

E-mail: [email protected]

Tel: +52 33 3615 3471 / +52 33 3615 6861

Página Web: www.cehu.com

Você se lembra de o que estava pensando quando criou o plano para este novo ciclo? Certamente, tenha pensado na porcentagem de crescimento que conseguirá alcançar em termos de vendas, rentabilidade ou participação no mercado, e talvez agora esteja se preparando, juntamente com sua equipe, para alcançar essas metas.

O CENÁRIO

Sempre existe aquele que vê o copo meio cheio e o que vê o copo meio vazio. Entretanto, nunca deve-mos colocar de escanteio os comentários daqueles que possuem informações ou são fonte de infor-mação. Não para encher-nos de medo ou ficarmos felizes, mas para alinhar nossos recursos na hora de escrever nosso plano de negócios.

Christine Lagarde, diretora do Fundo Monetário Internacional, por exemplo, visualiza um ano difícil em termos de economia global, dado que a estabi-lidade financeira ainda não está garantida. Nesse sentido, destacou que as debilidades que continu-am existindo no setor financeiro e bancário, assim como os riscos financeiros que aumentam nos países emergentes, são as razões principais que fazem com que a economia continue resistente. Ela prevê, em resumo, que o crescimento global da economia será decepcionante e desigual..

Notícias como esta produzem dois sentimentos em quem dirige uma organização:

1. Medo:O que ocasiona que sejam tomadas de-cisões cautelosas, pretendendo ser seguro em cada passo que damos com relação aos recursos que usamos para ganhar a batalha no mercado.

2. Desafio: A decisão de melhorar nosso nível de atuação com relação ao passado imediato e, nesse sentido, incrementar nossa exigência na organização por fazer melhor as coisas

Tanto no mundo empresarial como na própria vida, aprendi que para ganhar um jogo, temos que saber claramente qual é o nível de atuação que deverá adotar, desde antes de entrar sequer na quadra. Em virtude disso, há um código de conduta ao qual devemos apelar para garantir que nosso jogo, no final, esteja ao nosso favor. Alguns conselhos:

a) Pensamento ganhador: Você não pode en-trar na quadra pensando que vai perder essa partida, porque senão será muito difícil ganhar. Quando o jogo começar, você já deve estar consciente da mag-nitude de sua responsabilidade e deve ser preparar antecipadamente para enfrentar a equipe contrária. Conhecer suas virtudes e debilidades é a chave para inclinar a balança ao seu favor..

b) Fora apegos: Você não pode continuar o jogo como sempre tem feito. Abandone toda crença de que o que faz está bem feito e procure uma nova forma de fazer mais e melhores coisas com os re-cursos que tem ao seu alcance, mas concentre-se em surpreender seus adversários fazendo coisas diferentes. Isto é, apele para a inovação e a dife-renciação, pois essa é a única coisa que garantirá um placar a seu favor quando a partida terminar.

c) Agarre-se à excelência: se a equipe contrá-ria é difícil de superar, se a economia global, como está previsto, pode afetar seu nível de atuação no mercado, faça com que cada ação de seu negócio seja executada com tamanha destreza que o con-junto destas faça que os clientes o vejam como algo único no mercado e, por tanto, faça a diferença na

26 Quality Magazine • www.laqi.org

mudança. Venho dizendo há muito tempo que quem se adapta à mudança também morre, mas quem se transforma na própria mudança tem as maiores chances de sobreviver e alcançar o sucesso.

d) Feche ciclos: Sei que, assim como teve acer-tos no passado, você também cometeu alguns erros. Aprenda deles e se concentre apenas em avançar. Cada vez que você consegue concluir algo (seja positivo ou não), obtém um maior crescimento, fortaleza, desapego e liberdade. Se tem em suas mãos um projeto de vida, deve estar disposto a se transformar em um estudante perpétuo, isto é, você e sua empresa devem se casar com a aprendizagem contínua para garantir o bom andamento de seus planos e superar as expectativas daqueles a quem você serve.

e) Sem volta atrás:Disponha-se a não carregar com o peso que não lhe corresponde. Há um pro-vérbio muito sábio que diz: “O que não serve, para o lixo!”. Seja inflexível neste ponto. Identifique o que agrega valor na sua vida ou na de seu negócio e conserve, e o que não soma à sua vida ou à vida de seu negócio, tire do meio, mesmo que isso signifique dor pelo que representa (pode ser que o que está no meio do caminho atrapalhando seja um familiar ou alguém muito próximo, ou uma ideia que origi-nalmente foi dessa pessoa e ela se empenha muito em segui-la). Você deve correr com pouco peso, ou não chegará a tempo a seu destino.

Estes pontos servem para lhe dar uma ideia de como enfrentar o jogo que você tem diante de si, mas se você tiver em mente ganhar essa partida de verdade, terá que se esforçar muito mais fazendo o correto, isto é, levar a um nível de excelência sua liderança pessoal para influenciar os outros para continuarem comprometidos com alcançar sua visão e que não esmoreçam até conseguir.

Você deve realizar um jogo magistral e, para isso, tem que estar consciente de que se não tiver uma estratégia vencedora, dificilmente poderá obter um resultado a seu favor. Portanto, prepare-se para ALI-NHAR sua vida e a de sua EMPRESA, atuando da seguinte maneira:

1. Jogadores de primeira: Não será o vencedor, a não ser que conte com uma equipe vencedora. Você deve cercar-se daqueles que possuem una técnica extraordinária, mas também daqueles que tem uma atitude à prova de tudo. Outros de meus dizeres é que “o tamanho das empresas é direta-mente proporcional ao tamanho das pessoas que a integram”, portanto, tenha ao seu redor pessoas que tenham o caráter, o compromisso e a fortaleza para “fazer o correto sempre” para aqueles a quem servem: seus clientes. Quando pense em ter bons jogadores consigo, não cometa o erro de escolher aqueles que pensam como você, mas ao contrário, escolha aqueles que pensam absolutamente dife-

rente, porque serão eles que vão lhe dar a oportu-nidade de fazer algo único, e poderão conseguir, através da inovação, diferenciar-se da concorrência.

2. Treine para ter uma equipe à altura: Não basta ter os melhores jogadores de seu lado. Você como líder é o responsável por mantê-los em bom estado físico e mental, assim tenha disponível sem-pre um orçamento destinado ao treinamento e de-senvolvimento de sua equipe. Ajude-os a tomar de-cisões. Embora seja certo que a estratégia é sempre importante, também é importante a improvisação, e pode ser que algum de seus jogadores durante a partida façam algo diferente do planejado (inova-ção), por isso, você deve estar disposto a permitir que isso aconteça e inclusive a pagar por isso.

3. Lidere com o exemplo: : Não procure contar com líderes de alto desempenho instruídos. Os líde-res se formam, treinam, mas se desenvolvem melhor ao ver modelos de liderança de alto nível. E você, neste sentido, está obrigado a exercê-lo como tal. As conquistas de todos os membros de sua equipe dependem diretamente do tamanho de seus pen-samentos, decisões e ações. Seja consciente disso e procure transitar em todo momento na fila de excelência para poder multiplicá-la.

4. Torne os desejos de seus clientes seus pró-prios desejos: Uma cultura de compromisso não está orientada a garantir que nossos funcionários jo-guem no nosso time, mas aqueles a quem devemos: nossos clientes. Por isso, não deixe de escutá-los. Pesquisemos como eles se sentem com o serviço que lhes proporcionamos, como podemos superar suas expectativas, mantenhamo-nos sempre perto deles e assim terão a oportunidade de nos dizer o que podemos fazer para melhorar nosso nível de atuação.

5. Certifique-se de agregar valor: Em cada cargo, em cada parte da quadra, seus jogadores devem contribuir com valor à equipe, se não, você não ganhará a partida. Tenha bem claro o que pedir a cada membro de sua equipe em termos de resul-tados. Cada ação realizada, deve gerar algo bom para seu negócio em temos quantitativos, se não, não estará trabalhando para cumprir sua visão e garantir o bom funcionamento do Plano de Negócios que elaborou previamente. Agregar valor em cada área ou departamento (em cada parte da quadra) é uma condição do emprego (requisito para jogar na equipe), portanto, tenha à mão todo o tempo os indicadores que lhe permitam medir a eficiência pessoal e da equipe em conjunto, de maneira que possa durante a partida ir tomando decisões que lhe permitam garantir sua vitória no final.

Como poderá observar, garantir o bom funciona-mento de nosso Plano de Negócios não é meramen-te uma questão de ter claro aonde queremos chegar. Terá que ser algo além de redigir nossa visão, e é através de nosso nível de liderança que podemos

comprometer os outros membros de nossa organi-zação a entregar tudo pela causa. Uma política de compromisso é possivelmente mais importante que o Plano de Negócios que tenhamos redigido, porque sem este nível de disposição para dar tudo de si ou exceder seus planos, com certeza, você não chegará à reta final do exercício e não terminará essa partida.

Invista em liderança, não deixe de fazer isso durante todo o ano que começa, pois isto é o que lhe garan-tirá poder correr de maneira alinhada à meta que pretende alcançar. Nós sempre estaremos dispostos a lhe ajudar.

Agradeço por todo seu apoio durante o ano que pas-sou. Aos nossos sócios comerciais, nossos melhores desejos. E a quem não é nosso sócio, nosso maior respeito e nossa melhor intenção para apoiá-los no futuro. Em ambos os casos, quero desejar mais e melhores resultados para este 2016, que nos pede realizar o jogo de nossa vida.

Sucesso a todos!

28 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 29

QUALITY MANAGEMENT

30 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 31

Héctor Ayala

COACHING & ARQUITECTURA EMPRESARIAL

Web: www.cyaeinternacional.com

E-Mail: hector.ayala@cyaeinternacio-

nal.com

Miembro directivo de la RED GLOBAL DE MENTORESRed Global de Mentores

A IMPORTÂNCIA DO EMPOWERMENT PARA

AS EMPRESAS

O Empoderamento não é algo novo. Ao longo da histó-ria, podemos ver muitos

exemplos dentro dos quais foi necessário encontrar a forma de compartilhar a responsabilidade e delegar a liderança. Isso mesmo, empoderar nossos subordinados serve para aumentar a responsa-bilidade, compartilhando a lide-rança, aumentando o entusiasmo, gerando uma maior rapidez nos processos, tornando a tomada de decisões mais eficiente.

O que passa quando não em-poderamos nossa equipe?

O problema mais comum é a len-tidão que a tomada de decisões sofre. Além do mais, criam-se fu-nis operativos, dado que ninguém executa por não ter autoridade delegada, mas o prejuízo não só acontece em nível de estrutura e processos da empresa: um dano enorme é causado também no ní-vel humano, devido à desconfian-ça transmitida aos funcionários nos níveis inferiores, saturando de forma bem estressante a alta gerência. Toda pessoa em uma empresa deseja ter a esperança de crescer dentro da organização e se não se permitirem responsa-bilidades e não compartilharem a liderança, a mensagem enviada é de estancamento profissional.

Quem é o responsável pelo empoderamento dentro da empresa?

A moda hoje é ver uma boa quan-tidade de programas, livros, se-minários, conferências e uma infinidade de organizações e consultores debruçados sobre o tema do empowerment, mas promovendo o autoempodera-mento. E isso não é bem assim. Embora seja verdade - a pessoa deve assumir no final a responsa-bilidade de empoderar-se quanto ao seu cargo, seu trabalho e todo seu ambiente profissional - a rea-lidade é que o primeiro passo não está no autoempoderamento. O autoempoderamento deve ser o resultado das condições favo-ráveis oferecidas pela empresa mediante programas estabeleci-dos e estruturados para tal fim, com a afluência dos líderes que têm o poder hierárquico na em-presa. Em outras palavras, não podemos esperar que as pessoas ou ajudantes possam adquirir em-poderamento de maneira efetiva se a empresa não tiver as condi-ções para isso e se os líderes não

tiverem a capacidade de delegar efetivamente e desprender do controle total, ou ainda se forem líderes que não confiam nas capa-cidades de seus ajudantes. Assim, a responsabilidade do empodera-mento nasce na empresa com o compromisso dos líderes.

Por que o empoderamento é importante?

Porque demonstrou ser uma fer-ramenta muito efetiva na vida dos negócios que a implementa-ram, já que as pessoas desejam fazer a diferença e as organiza-ções precisam do compromisso de seus colaboradores. Oferecer a eles esta ferramenta nos dá a oportunidade de aproveitar seus recursos para melhorar nosso

negócio, transformando-os em parte fundamental da empresa, aumentando também seu sentido de pertença.

O Empoderamento se centra em mudar a cultura da organização, é uma evolução dos comportamen-tos e crenças que transcendem as estruturas organizacionais; quando já faz parte de um plano organizacional e uma metodolo-gia é estruturada para sua imple-mentação, já podemos falar de autoempoderamento, que não é nada mais que dar a cada colabo-rador a oportunidade de decidir sobre si mesmo e gerar todo seu poder para transformar-se em um líder. Trata-se de aproveitar o fa-buloso “banco de neurônios” de nossa equipe humana.

32 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 33

A seguir, descreverei algumas das bases necessárias para po-der instalar um programa de empoderamento em sua em-presa:

1. A confiança: esta é a base ou o pilar primitivo na instalação de um programa de empodera-mento empresarial. Quando falo da confiança, não só me refiro à confiança que o líder ou o geren-te deve sentir em seus subordi-nados, mas também à confiança transmitida ao subordinado, con-fiança na empresa, confiança na estrutura e confiança nos líderes.

2. A transparência: o am-biente que se deve propiciar é o de uma total transparência nos processos, na delegação das ta-refas e na execução dos trabalhos.

3. A delegação efetiva: a atribuição das tarefas deve fa-zer-se de maneira honesta, clara e estruturada, de maneira que não restem dúvidas e que o co-laborador sinta independência e autoridade sobre o assunto dele-gado. Desta maneira, ele também assumirá a responsabilidade por cada um de seus atos.

4. A comunicação: os canais de comunicação devem estar abertos, livres de protocolos ou processos limitantes.

5. O feedback efetivo; o líder deve se tornar um perito supervi-sor de cada assunto delegado e também é importante eliminar a “crítica construtiva”, pois isso não existe. Critica é crítica, melhor será praticar o “feedback”.

6. O reconhecimento: é importante praticar o reconhe-cimento de tudo aquilo que for feito bem, ao mesmo tempo que o feedback, dando sempre o re-conhecimento aos detalhes bem feitos.

7. Ter um plano de con-tingências: no caso de algumas empresas, existem posições de desempenho técnico muito es-pecífico em áreas críticas, ou possivelmente também em áreas administrativas existam situações estruturadas que requeiram des-trezas especializadas. Nestes ca-sos, o recomendável é sempre antecipar com o colaborador um plano de contingências para dimi-nuir o risco de um possível erro.

Dessa maneira, quem delega sen-tirá maior confiança no processo da tarefa delegada e na pessoa encarregada da mesma.

8. A margem de erro: por úl-timo, devemos estar conscientes de que sempre existirá a possi-bilidade do equívoco e, embora tenhamos um plano de contin-gência, devemos visualizar algu-ma margem de erro e nos manter atentos, fiscalizando no processo para diminuir a possível aparição do mesmo.

Para concluir, posso dizer cate-goricamente que hoje o empo-deramento dos líderes e colabo-radores é uma necessidade das organizações. Aquelas empresas que não tenham líderes empo-derados e conscientes sobre a importância de empoderar suas equipes, definitivamente entra-rão na letargia do desenvolvimen-to, não poderão crescer e, se cres-cerem, será de forma muito lenta, o que é letal em um mundo onde as comunicações são rápidas e as distâncias diminuídas graças às ferramentas tecnológicas que regem a nova forma de fazer ne-gócios.

34 Quality Magazine • www.laqi.org

REPORTAJES

36 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 37

Desenvolvimento Sustentável

Procuramos oferecer um serviço diferenciado, caso contrário, não teremos um mercado de trabalho com retorno satisfatório. Por isso, procuramos sem-pre inovar, principalmente na tecnologia, porque hoje os processos, todos eles, são virtuais, não são mais em papel, então como nosso ramo é advocacia, devemos sempre investir na área tecnológica.

Qualidade Total

O Escritório tem como principal objetivo fornecer serviços jurídicos da mais alta qualidade, tendo como premissas a Ética e a Confiabilidade. Visamos o relacionamento personalíssimo do escritório com o cliente, e a advocacia com foco no cliente, indepen-dentemente do porte da ação que ele represente. Não nos baseamos em atitudes isoladas. Todos os profissionais têm o mesmo objetivo: o de perceber quais são as necessidades do cliente e, consequen-temente, corresponder ao que ele deseja.

Responsabilidade Social Empresarial

Em constante aprimoramento, buscamos sempre agregar valor aos serviços prestados para no final ter como resultado positivo o atendimento satisfa-tório, seja para meus clientes, seja para a sociedade, através da advocacia pro bono.

Ciro Barbosa Advogados

Ciro Barbosa

38 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 39

Com relação ao tema de De-senvolvimento Sustentável, a Consultores Integrales

Asociados (CIA) está constante-mente capacitando seus funcio-nários em diferentes áreas, tanto em suas soft skills como em hard skills, com o objetivo de manter o desenvolvimento sustentável das pessoas que trabalham na empresa para que, desta manei-ra, os profissionais e colaborado-res que trabalham nela possam contribuir de forma efetiva com a sociedade.

Consultores Integrales Asociados S.A têm como princípio prestar serviços de qualidade, do mais alto nível, satisfazendo as neces-sidades do cliente além do espe-rado, de tal forma que esse cliente continue trabalhando com eles constantemente. Para estes efei-tos, oferecem capacitação cons-tantemente em aspectos técnicos e atendimento ao cliente.

CONSULTORES INTEGRALES ASOCIADOS. S.A

Equipo Profesional

Sua principal atividade corretiva está orientada à revisão dos tra-balhos por parte de um segundo profissional para evitar erros.

A empresa tem clientes desde 1994, tão fidelizados que mesmo quando o país e os clientes vive-ram situações de crises econômi-cas, mantiveram-se trabalhando com a CIA.

A CIA, que se orienta ao serviço às empresas nas áreas de Finanças, Auditoria Externa e Rol Privado, principalmente, tem a preocupa-ção de que seus clientes prestem ou entreguem o adequado incen-tivo aos funcionários para que isso se transforme em melhorias salariais e benefícios a seus tra-balhadores.

Seus principais serviços estão orientados a clientes do Chile e do exterior, como o caso de clientes de países como a Itália, Espanha, Canadá, Argentina, Guatemala e Panamá.

Sendo assim, a Consultores Inte-grales Asociados S.A. não aceita trabalhar com empresas que se posicionam à margem da lei ou que em vez de contribuir para com a Responsabilidade Social Empresarial, atuam exatamente ao contrario, subtraindo em vez de somar.

Boris Lemus L. - Socio

Jorge Anabalon - Director

Luis Pincheira Jimenez - Socio

Hugo Nuñez Contardo - Socio

Lilian Parada Araya - Jefa Administrativa

Antonieta Valdes - Encargada de RRHH

40 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 41

HN Gerenciamento de Recursos Humanos

Desenvolvimento sustentável

A HN Gerenciamento de Recursos Humanos é uma empresa fundada em 2002. O objetivo é treinar e desenvolver profissionais da área da saúde a partir de práticas de gestão organizacional e de pessoas. A empresa procura atender o cliente de forma única e exclusiva. Com soluções personalizadas, se ade-quando a realidade e necessidade de cada negócio, a HN busca os melhores recursos sustentáveis e for-mas de agregar valor.

Qualidade Total

Como o atendimento é personalizado e flexível de acordo com a organização, a HN busca verificar primeiramente as necessidades do cliente, as ca-racterísticas do mercado e identifica os possíveis problemas. Com isso, sugere quais ações possam ser tomadas para melhorar os processos da organi-zação e, como consequência, oferecer um serviço de qualidade aos seus consumidores. Além disso, a HN Gerenciamento de Recursos Humanos utiliza em seus processos os métodos mais atuais que podem ser encontrados no mercado em relação à área da saúde. Assim, podemos realizar um trabalho focado e fundamentado em teorias de grande relevância, com o intuito de apresentar ao cliente o que há de mais moderno e eficaz para alcançar seus objetivos.

Responsabilidade Social Empresarial

A HN Gerenciamento de Recursos Humanos trabalha com o intuito de desenvolver a habilidade gerencial e humanística nos profissionais da área da saúde, visando o crescimento econômico e social de suas empresas. Fazemos isso através do aprimoramento individual e da melhoria do trabalho em grupo. Para que este objetivo seja concretizado, focando sempre na responsabilidade social, a HN se fundamenta na ética, no comprometimento, na liderança, na huma-nização e na integração profissional. Através desses fundamentos, entendemos que nossa colaboração para a área da saúde é de grande importância. Além de agregar valor para seu cliente, vamos, conse-quentemente, beneficiar o consumidor final, que irá receber um atendimento de qualidade.

Hertha Almeida Leitão - Diretora Presidente

42 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 43

Creaciones Carminha

Creaciones Carminha con-tribui ao desenvolvimento sustentável com doações

de roupas para um albergue in-fantil e campanhas Natalinas para os filhos dos detentos, como brinquedos, material didático e mantimentos, colaborando para melhorar a qualidade de vida dos meninos em condições vulnerá-veis. Da mesma forma, realizam campanhas de nutrição para ele-var o nível e o percentil de cresci-mento das crianças.Carmen Abusada Salah - Gerente General

Muitos de seus clientes são con hecidos há mais de 20 anos, o que lhes permitiu saber bem quais são suas reais necessidades, expecta-tivas e gostos.

A empresa se preocupa em man-ter sua base de dados atualizada e se comunica com sua clientela de maneira permanente por e-mail para comentar sobre as novas tendências da moda. Isso permi-te fidelizar suas clientes e manter um trato personalizado com cada uma delas. Contam, ainda, com sua Fan Page no Facebook, a qual lhes permite chegar a uma clien-tela em potencial.

Como parte das ações de Res-ponsabilidade Social da empresa, suas clientes sabem que ao com-prar um objeto da CARMEN ABU-SADA DESINGS contribuem com campanhas sociais que a empresa realiza anualmente, já que uma percentagem da venda é destina-da para tal fim. Desta forma, as clientes são conscientes que com sua compra contribuem para me-lhorar a qualidade de vida dos me-ninos em condições vulneráveis nas campanhas que a empresa realiza permanentemente.

44 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 45

Desenvolvimento Sustentável

A empresa busca ter controle sobre seus recursos para evitar o desperdício, administrando de forma consciente. Procuramos fazer a nossa parte, pois estamos cientes de que somos apenas uma célula de um imenso organismo vivo e que nossas ações refletem nesse todo.

Qualidade Total

A satisfação do cliente vem em primeiro lugar. Tomamos inicia-tivas de diagnosticar as necessi-dades dos clientes através de um acompanhamento trimestral, além de pesquisas e estudos de mercado que nos apresentam um cenário, no qual obtemos infor-mações pertinentes a evolução de nossos serviços, satisfazendo nossos clientes.

Responsabilidade Social Empresariall

Nosso diálogo com o cliente é transparente, a postura da em-presa acaba refletindo de certa forma na conduta dos clientes. A parceria harmoniosa que desen-volvemos ao longo dos anos com os nossos clientes é de extrema importância para nós.

INFOCONSULT

Carlos de Góes Pupe - Diretor

46 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 47

Desenvolvimento Sustentável

A percepção das mudanças que a sociedade vem sofrendo nos últimos anos e a consequente escas-sez dos recursos naturais fizeram com que o nosso escritório aumentasse a preocupação em produzir sem compactuar com a poluição ambiental. A partir desta consciência, surgiu a necessidade de adotar políticas e posturas diferentes, buscando implemen-tar formas alternativas de produção e trabalho.

O nosso Escritório tem como premissa o compromis-so com a sociedade e com as próximas gerações, de modo que trabalha visando sempre desenvolvimen-to sustentável e auxilia-se de técnicas que inclusive aumentam nossa a produção e reduz os impactos ao meio ambiente.

Uma destas alternativas consiste na utilização de software adequado que reúne informações e docu-mentos de todas as unidades do Escritório, reduzin-do consideravelmente o uso de papel. Tal medida possibilita o arquivamento digital de documentos e consequentemente minimiza a utilização de espaço físico para este fim.

Além da sistemática de gestão da informação, o nosso Escritório trabalha poupando os materiais físicos internos, utiliza os papéis impressos como rascunhos e após exaurido o uso, separa o material para reciclagem, e realiza doação para instituição que trata de pacientes oncológicos, o que ratifica o nosso compromisso com a sociedade e o meio am-biente. Ainda neste contexto são disponibilizados recipientes plásticos com durabilidade estendida (squeezes) a todos os colaboradores para minimizar o uso de copos descartáveis.

Estas são algumas das medidas que refletem em vários aspectos a nossa preocupação em poupar os recursos naturais, e que evidenciam uma postura de integração e engajamento de nossos funcionários, destacando que estamos sempre em busca de um maior aprimoramento.

Josserrand Massimo Volpon

Alessandra Volpon - Diretora

Dr. Ricardo Caiado - Sócio diretor

Dr. Josserrand Massimo Volpon - Sócio fundador

Qualidade Total

Atualmente, nos encontramos em um ambiente altamente competitivo, onde é necessário um di-ferencial para atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. Para isso, buscamos entender melhor as dificuldades de nossos clientes, ampliando nos-sos canais de comunicação para identificar o que eles têm a nos dizer em todas as fases do processo, visando uma relação mais próxima, para que seja feito um atendimento diferenciado e personalizado à necessidade de cada um.

Desde o primeiro momento zelamos pelo constante contato, prestação de contas, atualizações e anda-mentos processuais aos nossos cliente, tendo como conduta um relacionamento contínuo durante todas as fases processuais iniciando com uma carta de boas vindas agradecendo pela confiança depositada e indicando todos os canais disponíveis de comu-nicação. Assim o cliente fica ciente que pode nos contactar, via e-mail, pelo site, pelo facebook, por whatsapp, através do instagram, pelo telefone fixo, rádio, fax ou celular..

Contamos ainda com três filiais, para ficarmos mais próximos dos nossos clientes de outras localidades, sendo uma em Anápolis-GO, a outra em Goianésia-GO e também na cidade Palmas, capital do Estado do Tocantins. Além de oferecer todos esses meios de comunicação, disponibilizamos em nosso menu de atendimento uma opção exclusiva para reclamações e sugestões e por fim, apostamos nas pesquisas com os nosso clientes para identificar onde podemos aperfeiçoar cada dia mais nossos serviços, buscan-do sempre a satisfação inigualável, que é inclusive nossa missão. .

Responsabilidade Social Empresarial

El despacho Josserrand Massimo Volpon Advogados O escritório Josserrand Massimo Volpon Advogados Associados está constantemente desenvolvendo ações sociais objetivando ajudar o próximo, parti-cipando de campanhas de arrecadação de alimen-tos e brinquedos, além de prestar auxílio jurídico gratuito quando somos convidados para projetos sociais nas comunidades.

Esses trabalhos são divulgados em nossas mídias in-ternas e redes sociais com o objetivo de demonstrar à importância de estarmos atentos as necessidades daqueles estão desamparados. Nos preocupamos com os problemas sociais que enfrentamos em nos-so país e no mundo, e sempre estamos colaborando e incentivando nossos parceiros, clientes e toda a sociedade a também assumirem esse compromisso.

Ainda sobre o tema responsabilidade social impor-tante ressaltar, que a equipe JMV Advogados atua pautado na ética, honestidade e principalmente obedecendo rigorosamente o que dispõe nossos códigos e estatutos, comprometidos a atender todos os anseios dos nossos clientes, uma vez que temos a preocupação de mantê-los informados e atualizados tanto de assuntos relacionados aos seus processos, quanto às atualizações legislativas e de cunho social que possam acrescentar conhecimentos e levá-los a refletir sobre vários temas relacionados à nossa sociedade, dentre outras.

Acreditamos que todas essas práticas têm como principal objetivo desenvolver a conduta respon-sável não só dos nossos clientes, mas de todos aque-les que nos seguem nas redes sociais, site, que nos acompanham e depositam sua confiança em nosso trabalho que busca incansavelmente o aprendizado e o aperfeiçoamento.

48 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 49

LUA MADEIRA INMUNIZADADesenvolvimento Sustentável

A Lua Madeira Imunizada vem desde sua criação buscando sempre trabalhar da melhor forma a questão da sustentabilidade. Sabendo dos impac-tos negativos e positivos de sua atividade, nossa empresa busca ações para minimizar ao máximo a degradação do meio ambiente. Essas ações incluem a conservação de áreas de preservação permanente, criação de novas áreas de preservação dentro de suas propriedades, prevenção e controle de incên-dios florestais, a preocupação e responsabilidade com a gestão de resíduos, e matéria prima adquiri-da de empresas que atuam com responsabilidades sociais e ambientais

Nossa principal matéria prima é o eucalipto, que mesmo sendo um recurso renovável, precisa de um manejo sustentável na sua exploração, de modo a obter o melhor aproveitamento para os tempos atuais e, por conseguinte, as gerações futuras. Deste modo a empresa vem investindo em áreas de re-florestamento para suprir a demanda de produtos para atender seus clientes, buscando sempre aliar o desenvolvimento econômico com a preservação da natureza. A transformação pela qual nossos pro-dutos passam obedece rigorosamente aos critérios e normas especificas que regem nosso seguimento, para que, ao final deste processo, a empresa pos-sa colocar no mercado um produto de qualidade e durável. O resultado deste produto gera um apro-veitamento melhor dos recursos naturais.Thulio Marques Linhares - Diretor

Qualidade Total

A crescente busca dos clientes por produtos confiá-veis e a grande competição existente no mercado servem como incentivo para que nossa equipe esteja sempre buscando soluções para oferecer produtos de qualidade e confiáveis a todos nossos clientes. A qualidade dos produtos, a pontualidade, bom atendimento e o custo-benefício são ações que a Lua Madeira segue para manter sua boa reputação que vem sendo adquirida ao longo de sua existência. Estamos sempre em busca da excelência em nossas atividades.

Responsabilidade Social Empresarial

A Lua Madeira sempre procura de alguma forma poder contribuir com ajudas financeiras ou em al-gum outro auxilio em eventos escolares, religiosos, exposições que acontecem em nossa cidade e na geração direta e indireta de empregos. Além disso, a empresa possui ações ligadas à preservação de ma-tas nativas, bem como a recuperação de áreas degra-dadas, com o foco sempre em manter um equilíbrio econômico e ambiental. Desta forma, acreditamos que com simples ações podemos alcançar grandes transformações e, nesse sentido, em um efeito po-sitivo para a sociedade na qual estamos inseridos.

50 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 51

MKS EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

Desenvolvimento Sustentável

A MKS Equipamentos Industriais contribui para que a sociedade se desenvolva consciente de que todos os recursos naturais são fi-nitos e devem ser usados de ma-neira responsável, agregando a responsabilidade social nas suas atividades diárias: uso racional da água e energia; uso de produtos biodegradáveis e recicláveis no processo de produção; descarte de produtos químicos e degradá-veis ao meio ambiente com em-presas regulamentadoras para esse tipo de serviço; além de um projeto social de especialização de mão-de-obra com a população local.

Qualidade Total

A MKS Equipamentos Industriais acredita que um ingrediente muito importante na relação cliente e empresa e um atendimento diferenciado, especial, buscando sempre trabalhar de forma a solucionar suas necessidades, além de trabalhar com afinco no desenvolvimento de novas tecnologias para seus equipamentos, buscando também inovar a forma de gestão da empresa, sempre focados na direção da satisfação e fidelização do cliente.

Responsabilidade SocialEmpresarial

A MKS Equipamentos Industriais caminha no sen-tido do desenvolvimento sustentável com seus clientes, mostrando a importância de equilibrar o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida. Priorizando o bem estar humano, tanto social como da saúde. Dessa forma, acreditamos colaborar e manter seguras as bases para o desenvolvimento das futuras gerações.

52 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 53

NELLO’S CANTINA E PIZZERIADesenvolvimento Sustentável

A sustentabilidade é um motor importante para a melhoria de nossos processos e que propor-ciona grande reconhecimento por parte da comunidade. Ao longo dos últimos dez anos, a empresa adotou a reciclagem total de suas latas, caixas de madeira e emba-lagens de papel e papelão, vidros e plásticos e do óleo de cozinha. A casa dispõe de aquecimento solar e água de reuso pluvial. No mo-mento, iniciamos o processo das trocas de lâmpadas eletrônicas pelas novas de LED, mais econô-micas e duráveis. O telhamento das casas vem sendo substituído por telhas de fibra de banana.Augusto MelloRina de Rossi e Tony de Souza

Qualidade Total

A empresa procura atuar de for-ma franca com os clientes. Brin-camos aqui que você nunca tem uma segunda oportunidade para causar a primeira impressão. O maior diferencial é que sempre um dos sócios está presente na casa com total autonomia para resolver qualquer problema de atendimento ou preparo que possa ocorrer. Quando é identifi-cado um problema de processo, o mesmo é documentado e, uma vez refinado o processo, os envol-vidos são re-treinados..

Responsabilidade Social Empresarial

Há cerca de dois anos, a Nello’s organizou um boicote a um cartel de tomateiros que tentou impin-gir um “novo patamar de preços para o produto”. Imagine uma casa italiana ficar sem molho de tomate! Mas entendemos que era uma forma de proteger nossos clientes e nossa comunidade. E de sermos fiéis a nossa identida-de de casa honesta. Fomos notí-cia internacional, com entrevistas para a CNN, China Television, The Times, Rede Globo, etc. O mote do boicote era conscientizar a comu-nidade que ela é responsável por aquilo que compra. Se você com-pra algo sem nota fiscal está so-negando uma escola ou hospital. Se compra de uma empresa que polui, está prejudicando o meio ambiente. Se você compra um produto fora de preço, está geran-do inflação. O poder de compra do consumidor vem carregado de uma enorme responsabilida-de. Nós, enquanto consumidores, determinamos, de fato, que tipo de sociedade queremos ter. Existe um banner grande na entrada de nosso restaurante explicando isso e convidando os clientes a uma reflexão permanente sobre seu papel.

54 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 55

PACIFIC LATAM

Desenvolvimento Sustentável

Assumimos a Responsabilidade Social como um compromisso voluntário, por isso, aplicamos um enfoque de gestão que busca equilibrar eticamente os interes-ses do negócio e nossos stakehol-ders, propiciando o desenvolvi-mento sustentável. Por esta razão, no ano de 2010, nossa empresa se afiliou ao Pacto Global e ano após ano vimos renovando nosso com-promisso, com a intenção de ser porta-vozes ativos na promoção e difusão dos direitos humanos uni-versalmente reconhecidos. Des-de essa data em adiante, a Pacific veio desenvolvendo campanhas internas e externas de conscienti-zação para o uso responsável dos recursos, programas de recicla-gem, ações pro bono com institui-ções sem fins de lucro e trabalho de voluntariado corporativo.Atualmente, somos a única em-presa de consultoria em comuni-cações que recebeu por terceiro ano consecutivo o Distintivo Em-presa Socialmente Responsável, outorgado pelo Peru 2021 e pelo CEMEFI.Gonzalo Coloma Presidente Ernesto Pye Vicepresidente

Qualidade Total

Nossa estratégia está baseada em conseguir que nossos clientes encontrem na Pacific um sócio estra-tégico. Desde o início do desenvolvimento de nossos serviços nos preocupamos em conhecer detalha-damente o negócio de nossos clientes, com o fim de poder assessorá-los de maneira estratégica no alcance de seus objetivos corporativos. Realizamos pesquisas periódicas que nos permitem conhecer o nível de satisfação das empresas para as quais ofere-cemos serviços em nossas quatro áreas: Comunica-ção Estratégica, Organização de Eventos, Marketing Digital e Gestão Social. Do mesmo modo, nossas equipes de trabalho realizam reuniões semanais de status e a Alta Gerência da empresa, assim como reuniões periódicas com nossos clientes, o que nos permite identificar continuamente as fortalezas de nossa gestão e os aspectos sobre os quais devemos ter especial atenção e fortalecer em conjunto, com a intenção de conseguir os melhores resultados pos-síveis do mercado.

Somos uma empresa que todos os anos fixa desa-fios ambiciosos em conjunto com nossos clientes e inova permanentemente, procurando ampliar e me-lhorar a gama de serviços oferecidos, baseando-se nas necessidades e expectativas que identificamos nos clientes para obter uma posição de liderança no mercado nacional.

Há alguns anos vamos realizando conversatórios chamados “Café e Tendências”, criados com a in-tenção de compartilhar experiências e informação relevante entre clientes e um círculo de especialistas em comunicação, marketing, responsabilidade so-cial e áreas afins, a fim de discutir sobre as melhores práticas do mercado e casos relevantes a analisar.

Responsabilidade Social Empresarial

Desde 2013, todos os nossos contratos de serviços profissionais e ordens de compra para fornecedores incluem um resumo de nossos compromissos com os direitos humanos, baseados nos Princípios Uni-versais do Pacto Global, os quais promovemos in-sistentemente. Isto tem como resultado que nossos clientes e fornecedores se sintam também compro-metidos com causas relacionadas ao trabalho digno.

Do mesmo modo, participamos de iniciativas bené-ficas promovidas a favor de grupos vulneráveis da sociedade. Nossa última intervenção foi através de uma palestra virtual na qual dirigimos 23 meninos e adolescentes da Pitumarca (Cusco), no contexto do Fórum «Emprendimiento, liderança e inspira-ção para a juventude», organizado pela associação World Vision.

56 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 57

Sobrancelhas

Desenvolvimento Sustentável

A Sóbrancelhas, pensando no desenvolvimento sus-tentável, busca trabalhar com materiais descartáveis na prestação dos serviços. Também em cada treina-mento de uma Unidade instalada é oferecido aten-dimento gratuito a população durante este período, além de gerar empregos e oportunidades aqueles que muitas das vezes não as tiveram.

Qualidade Total

Todos os colaboradores da rede Sóbrancelhas são bem treinados para saber que o cliente é único e deve sempre sair satisfeito em qualquer Unidade em que for atendido. O plano de ação corretiva quan-do acontece alguma insatisfação manifestada pelo cliente, é feita um contato direto pelo escritório da Franquia, onde entende-se o que ocorreu e assim oferecemos um produto ou serviço de maneira a deixar o cliente 100% satisfeito.

Responsabilidade Social Empresarial

Mostramos aos clientes nosso trabalho com mate-riais descartáveis e informamos que essa medida foi adotada para o bem não somente dele, mas também do meio ambiente. Acreditamos que com a cons-ciência do descartável o cliente possa levar essa ideia para o seu dia a dia, impactando positivamente no meio ambiente e, consequentemente, na sociedade.

Luzia Costa - Diretora Presidente

58 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 59

Via Ricardo J. Alfaro,The Century Tower Of. 401-03Ciudad de PanamáRepublica de PanamáPhone(507) 202 - 9505Fax(507) 360 - [email protected]@laqualityinstitute.orgwww.laqi.org

/LAQI.Quality

@LAQI_quality

QUALITY ISOUR MISION