qualidade, meio ambiente e responsabilidade...

10
Qualidade, Meio Ambiente e Responsabilidade Social A Faber-Castell recebeu certificados nacionais e internacionais referentes à qualidade de seus produtos, segurança das crianças e respeito ao meio ambiente. Entre os compromissos permanentes da Faber-Castell estão: foco na satisfação dos consumidores, clientes e comunidade; cumprimento da legislação sobre conduta social, proteção ambiental e defesa do consumidor; melhora contínua da qualidade de seus produtos e serviços; gestão eficaz do sistema de qualidade ambiental e social; valorização, transparência e respeito no relacionamento com todos os seus públicos. Inmetro: garante que o produto está de acordo com as normas brasileiras de qualidade e atende aos mais altos padrões de segurança e confiabilidade. • Garante que o produto está de acordo com a EN71: norma européia de metodologia de análise que verifica a ausência de metais pesados. • ACMI (Art & Creative Material Institute): órgão do governo norte-americano que controla qualidade, não-toxicidade e desempenho de materiais artísticos. • ISO 9001: certificado concedido às empresas que possuem o sistema de gestão de qualidade conforme a norma internacional ISO 9001:2000. • ISO 14001: certificado concedido às empresas que possuem o sistema de gestão ambiental conforme a norma internacional ISO 14001. • Empresa Amiga da Criança: selo concedido às empresas pelo comprometimento firmado com a Fundação Abrinq, abrangendo os temas: combate ao trabalho infantil, educação, saúde, direitos civis e investimento social na criança, expressos em dez compromissos. • Empresa que Educa: selo do programa de capacitação de jovens para o trabalho do Senac. Oferecemos espaço para a realização de Estações de Vivências que proporcionam ao jovem condições de exercitar o seu aprendizado. A.W. Faber-Castell S.A. Rua 1º de Maio, 61 - CEP 13560-911 - São Carlos - SP Tel.: (16) 2106-1000 www.faber-castell.com.br - Visite também o link “Sala dos Professores” Certificação FSC: garantia de que a madeira utilizada é obtida de forma renovável e sustentada, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Programa Ecomunidade Faber-Castell: um conjunto de ações socioambientais realizadas no Brasil, promovendo sustentabilidade, garantindo o desenvolvimento econômico, harmonizando os compromissos com os colaboradores, com a comunidade e o respeito ao meio ambiente. 4632-04-FAB_Cartilha_Aquecimento 7/12/07 10:36 AM Page 1

Upload: buitruc

Post on 12-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Qualidade, Meio Ambiente e Responsabilidade Social

A Faber-Castell recebeu certificados nacionais e internacionais referentes à qualidade de seus produtos,segurança das crianças e respeito ao meio ambiente. Entre os compromissos permanentes da Faber-Castellestão: foco na satisfação dos consumidores, clientes e comunidade; cumprimento da legislação sobre conduta social, proteção ambiental e defesa do consumidor; melhora contínua da qualidade de seus produtose serviços; gestão eficaz do sistema de qualidade ambiental e social; valorização, transparência e respeito norelacionamento com todos os seus públicos.

• Inmetro: garante que o produto está de acordo com as normas brasileiras de qualidade e atende aos mais altos padrões de segurança e confiabilidade.

• Garante que o produto está de acordo com a EN71: norma européia de metodologiade análise que verifica a ausência de metais pesados.

• ACMI (Art & Creative Material Institute): órgão do governo norte-americanoque controla qualidade, não-toxicidade e desempenho de materiais artísticos.

• ISO 9001: certificado concedido às empresas que possuem o sistema de gestão dequalidade conforme a norma internacional ISO 9001:2000.

• ISO 14001: certificado concedido às empresas que possuem o sistema de gestão ambiental conforme a norma internacional ISO 14001.

• Empresa Amiga da Criança: selo concedido às empresas pelo comprometimentofirmado com a Fundação Abrinq, abrangendo os temas: combate ao trabalho infantil, educação, saúde, direitos civis e investimento social na criança, expressos em dez compromissos.

• Empresa que Educa: selo do programa de capacitação de jovens para o trabalhodo Senac. Oferecemos espaço para a realização de Estações de Vivências que proporcionam ao jovem condições de exercitar o seu aprendizado.

A.W. Faber-Castell S.A.Rua 1º de Maio, 61 - CEP 13560-911 - São Carlos - SPTel.: (16) 2106-1000www.faber-castell.com.br - Visite também o link “Sala dos Professores”

• Certificação FSC: garantia de que a madeira utilizada é obtida de forma renovávele sustentada, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

• Programa Ecomunidade Faber-Castell: um conjunto de ações socioambientaisrealizadas no Brasil, promovendo sustentabilidade, garantindo o desenvolvimentoeconômico, harmonizando os compromissos com os colaboradores, com acomunidade e o respeito ao meio ambiente.

4632-04-FAB_Cartilha_Aquecimento 7/12/07 10:36 AM Page 1

Tema: Aquecimento GlobalQuestão desencadeadora: Como se desenvolvem as plantas? Segmento educacional: Educação Infantil

Disciplinas relacionadas: Ciências Naturais e Língua Portuguesa

Proposta

A proposta deste plano de trabalho é elaborar umCaderno de Registro sobre o Desenvolvimento dasPlantas. O objetivo é possibilitar às criançaselaborar conceitos fundamentais sobre o que é preciso fazer para que as plantas se desenvolvame por que precisam de cuidados, como uma das formas de combate aos efeitos doaquecimento global.Será proposta a confecção de um Caderno deRegistro ilustrado pelos próprios alunos sobrecomo podemos plantar espécies variadas e comoelas se desenvolvem.

Primeiros passos

Proponha a seguinte questão para os alunos:Vocês sabem como as plantas nascem? O que é preciso fazer para que elas cresçam? Podem crescer em qualquer lugar? Como se alimentam? Por que as plantas são tão importantes para as pessoas?

O professor deverá estimular os alunos para que falem sobre o tema. No geral,nesta etapa da escolaridade, os alunos apresentam uma série de hipótesessobre esse assunto, o que possibilita a elaboração de um rico painel.Se considerar interessante, o professor poderá acrescentar leituras sobre o tema.

Índice Pág.

Plano de Aula 1 - Educação Infantil ............................................................................... 3Atividade 1 - Educação Infantil ...................................................................................... 7Plano de Aula 2 - Ensino Fundamental I ........................................................................8Atividade 2 - Ensino Fundamental I ..............................................................................12Plano de Aula 3 - Ensino Fundamental II ......................................................................13Atividade 3 - Ensino Fundamental II ............................................................................ 17Bibliografia ................................................................................................................... 18DVD Planeta. A Vida - Inclui também os episódios Solo, Água e Ar ............................ 19

“As mudanças climáticas estão afetando o mundo”: essa afirmação tem sido pauta deinvestigação por parte de especialistas de diversas formações, ao mesmo tempo em que a vemosveiculada nos meios de comunicação e discutida nas escolas, o que nos dá a justa medida de suaimportância no mundo atual.

Com a intenção de contribuir para o aprofundamento de questões relativas aos cuidados com oMeio Ambiente, apresentamos a quarta parte da Coleção ECO: Planeta. A Vida, que trata doAquecimento Global. Como nas partes anteriores, há um filme e um caderno de atividades comsugestões de planos de aula dirigidos a alunos de diferentes segmentos educacionais: EducaçãoInfantil e Ensino Fundamental I e II. O filme possui uma introdução para os professores e umaaventura voltada para os alunos, em que nossos personagens se confrontam com problemas esoluções relativos ao tema do Aquecimento Global.

Os alunos terão a oportunidade, com o caderno de atividades, de elaborar um registro deobservação de uma experiência de crescimento de plantas, de escrever fábulas e de formular umacampanha publicitária sobre o papel de cada um de nós na minimização dos efeitos da emissão degases de efeito estufa. Para abordar o tema em questão, foram selecionadas propostas de oficinasde artes que trabalham com diferentes técnicas e linguagens artísticas: colagens, teatro de bonecose instalações a partir de material reciclável.

Como se pode ver, a idéia é não só possibilitar a apresentação de informações significativas comotambém colaborar para a formação de alunos críticos e empenhados na preservação ambiental,através de atividades lúdicas e prazerosas. E esse material não se limita somente ao trabalho nadisciplina de Ciências Naturais. Língua Portuguesa, Geografia e História também são convidadasa mobilizar conceitos e saberes, inclusive trabalhando elementos relacionados à Ética, Saúde eEconomia. Enfim, são vários os enfoques que possibilitam a adequação deste material, e tudo quepode ser desencadeado a partir dele, ao trabalho que os professores já executam em sala de aula.

A Faber-Castell imagina assim poder auxiliar a tarefa dos professores no desenvolvimento deatitudes investigativas por parte dos alunos, fazendo com que a escola se torne cada vez mais umespaço de reflexão sobre problemas que afetam a vida das pessoas.

Faber-Castell

33

4632-04-FAB_Cartilha_Aquecimento 7/12/07 10:36 AM Page 2

2) Plantando uma espécie

• Providencie uma garrafa pet vazia de dois litros.Nela serão colocadas terra e plantas, com um pouco de água.

• Depois de fechada a garrafa, os alunos passam a observar o que acontece dentro daquele sistema,quais suas alterações. O que acontece se colocarmosno sol? E se tivermos garrafas no sol e outras na penumbra? O que acontecerá com ambas? E se colocarmos um pequeno animal dentro,ele morrerá sufocado?

É uma oportunidade do professor evidenciar como a luz tem importância crucial para as plantas crescerem.Discuta com os alunos quais transformações são visíveis. Anote as hipóteses levantadas.

Proponha que organizem o conjunto de desenhos, de modo a compor uma espécie de Caderno Ilustrado sobre como preservar a natureza. Pode ser um único cadernocom desenhos de toda a turma ou cada aluno poderá fazer o seu. A decisão

coletiva de como organizar o produto final constitui-se em um momento importante da aprendizagem, no qual os alunos desenvolvem capacidades

de negociação e compartilhamento de decisões.

3) Elaborando o Caderno

• Durante o tempo em que as plantas estiverem dentro da garrafa pet, estimule os alunos a observaras transformações. Discuta o que faz com que a planta se desenvolva e quais os cuidados quetemos que ter para que ela seja preservada. Estabeleça um contraponto entre esse sistema fechadoe o que acontece no planeta Terra.

• Aprofunde a discussão lembrando que as pessoas devem cuidar da natureza, para que ela possa serpreservada.

• Para cada etapa observável de transformação, peça que os alunos registrem, sob a forma dedesenhos, o que está acontecendo na experiência. Pequenas frases ou palavras escritas servirãocomo indicadores das observações dos alunos, por isso, o professor deve auxiliar a execução dasfrases emprestando sua competência escritora.

Encaminhamentos para o estudo

Aqui é fundamental o professor encorajar as idéiasapresentadas pelos alunos, pois é a partir delas que sepoderá construir uma aprendizagem significativa, assim:• Incentive a participação de todos;• Procure retomar aspectos interessantes ou divertidos

da fala das crianças;• Valorize as experiências pessoais dos alunos.

Objetivos de aprendizagem

• Saber que as plantas são seres vivos;• Estabelecer relações entre o tema estudado e o mundo

que os cerca;• Interessar-se pelo mundo natural;• Explorar o ambiente natural;• Formular perguntas e auxiliar o professor em seu registro;• Participar de discussões coletivas;• Registrar seus conhecimentos através de desenhos;• Valorizar a preservação do meio ambiente;• Envolver-se em questões ambientais importantes para nossa sociedade.

Passos metodológicos

1) A vida que brota

• Tendo como ponto de partida as perguntas que desencadearam a atividade, registre as colocaçõesmais interessantes e originais propostas pelas crianças.

• Discuta o que são as plantas, solicitando que dêem exemplos de plantas que eles identificam emlugares pelos quais passam cotidianamente (em casa, na escola, na rua em que moram, na casade parentes ou amigos etc.).

• Anote as respostas em um lugar que seja possível comparar umas às outras.

O professor pode optar por levar para a sala de aula textos informativos que sejam lidos para os alunos, confrontando as questões para que

avancem em seus conhecimentos.

44 55

4632-04-FAB_Cartilha_Aquecimento 7/12/07 10:37 AM Page 3

Orientações para o professor:• Para se preparar para essa atividade, pesquise em livros ou mesmo na Internet como

surgiu a técnica da colagem. Veja também como alguns artistas se aproveitaram demateriais orgânicos (terra, plantas, areia, madeira, etc.) para compor suas obras.Você poderá pesquisar algumas técnicas feitas por artistas cubistas como Pablo Picasso e Georges Braque, e até mesmo algunssurrealistas, em especial Max Ernest. Todos eles são bem acessíveis, seja através de livros de arte, seja pela Internet.

• Os alunos devem ser orientados para trazer para a sala de aula um conjunto de folhas, terra e pedrinhas que encontrem no caminhoda escola para ser usado nas colagens. É importante que tudo esteja seco para a atividade poder ser realizada.

Etapas:1) Apreciação de algumas obras construídas a partir da técnica da colagem• Apresente alguns artistas e obras que utilizam a técnica de colagem. Se possível, diversifique bastante os artistas e os tipos de obra.• Observe a maneira pela qual, por vezes, os artistas trabalham com a utilização de materiais orgânicos de maneira integrada ou não

com técnicas mais tradicionais.• Converse com as crianças sobre os efeitos expressivos resultantes dessa técnica.

2) Execução do trabalho• Organize as mesas para a execução do trabalho.• Disponibilize os materiais para que os alunos tenham fácil acesso.• Proponha que selecionem uma quantidade de folhas para serem utilizadas. Em uma cartolina, solicite que espalhem as folhas,

distribuindo-as de uma maneira que se obtenha um efeito estético. Depois de organizadas, fixe-as cuidadosamente com cola.• É possível realizar intervenções posteriores na colagem, usando tintas sobre as folhas para se obter um efeito parecido com o efeito

de algumas colagens pesquisadas.• Exponha os trabalhos, destacando as soluções estéticas encontradas pelos alunos. É importante que eles sejam identificados por

pequenos títulos elaborados pelos alunos para que se possa contextualizar a exposição. Se necessário, o professor devedisponibilizar sua competência escritora para a execução dos títulos.

Orientações para o professor utilizar com os alunos:• Partir da observação das técnicas de colagem.• Auxiliar os alunos nas etapas de elaboração das colagens de folhas e nas intervenções sobre esse primeiro produto.• Chamar a atenção de todos para os efeitos resultantes das intervenções.

Materiais que poderão ser utilizados:• Guache Lavável Faber-Castell;• Canetinhas Hidrográficas Laváveis Faber-Castell;• Cola Líquida Lavável Faber-Castell;• Pincéis médio e fino;• Cartolina;• Pote de água;• Folhas, terras e pedrinhas.

Materiais que poderão ser utilizados

• Lápis Grafite e de Cor Faber-Castell;• Uma garrafa pet vazia;• Pequenas plantas;• Terra e água;• Papel para desenho.

Sugestões de encaminhamento

Os resultados da observação, organizados em forma de um Caderno de Registro, podem serposteriormente expostos para toda a escola. É importante destacar que essa é uma das formaspossíveis de socialização das aprendizagens adquiridas na atividade.

Propostas de avaliação da atividade

A fim de acompanhar a produção de cada aluno ao longo das atividades, é importante observar seele é capaz de:• Interessar-se pelo tema em questão;• Elaborar hipóteses interessantes sobre o desenvolvimento das plantas;• Observar as variações ocorridas no sistema criado dentro da garrafa pet;• Registrar os elementos observados sob a forma de desenhos;• Organizar o conjunto de desenhos compondo um Caderno de Registro.

Os conteúdos trabalhados

• Plantas e suas características de desenvolvimento;• Cuidados com as plantas;• Preservação ambiental.

Tema: Aquecimento Global

Proposta: Colagem com elementos da natureza

Segmento Educacional: Educação Infantil

Disciplina: Artes

66 77

4632-04-FAB_Cartilha_Aquecimento 7/12/07 10:37 AM Page 4

Encaminhamentos para o estudo

É bem possível que alguns alunos já tenham ouvido falar dos problemas decorrentes doaquecimento global. Outros, porém, talvez não tenham uma idéia clara sobre o assunto. Portanto,cabe ao professor:• Criar um ambiente colaborativo em que tanto os alunos que tenham informações possam

apresentá-las a seus colegas, quanto aqueles que não se sintam seguros possam compartilhardos conhecimentos;

• Trazer informações adicionais que propiciem um avanço nas discussões; parte delas podeaparecer em textos levados à sala para serem lidos.

Objetivos de aprendizagem

• Refletir sobre os problemas decorrentes do aquecimento global;• Possibilitar a discussão de atitudes que minimizem os danos causados por esse problema;• Organizar e compartilhar conhecimentos;• Sistematizar informações a partir de estratégias de pesquisa;• Elaborar alternativas criativas para divulgar ações positivas de preservação ambiental;• Socializar os conhecimentos adquiridos.

Passos metodológicos

1) Era uma vez uma fábula

• Fábula é um gênero literário cuja presença na escola é marcante. Desde os primórdios, asfábulas são utilizadas como uma forma acessível de expor valores, de fazer pensar e sonhar.Por detrás de cada história contada, é possível vermos o modo pelo qual cada sociedade seorganiza, quais são os seus costumes, suas crenças e também seus problemas.

• Converse com os alunos a fim de verificar que fábulas eles conhecem. A palavra fábula é originária do latim fabulare, que significa “conversar”, portanto, nada mais adequado em um trabalho com fábulas do que uns ouvirem os outros.

2) Lendo e aprendendo com as fábulas

• Organize o repertório dos alunos anotando em um lugar em que todos possam ver os nomes dasnarrativas de que eles se lembram. Peça para que contem as histórias, chamando a atenção paraquais os significados possíveis de serem apreendidos em cada uma delas.

• Selecione um conjunto de fábulas que possa ser lido em sala de aula, respeitando aquelas queforam lembradas pelos alunos e outras que porventura considere interessantes.

Tema: Aquecimento GlobalQuestão desencadeadora: Qual é o nosso papel na preservação do meio ambiente?Segmento educacional: Ensino Fundamental IDisciplinas relacionadas: Língua Portuguesa, Geografia, Ciências Naturais, História

Proposta

A proposta deste plano é possibilitar a discussãode aspectos relacionados aos problemas depreservação ambiental. Para isso, os alunosredigirão algumas fábulas a partir das quais sepossa veicular conceitos e atitudes relativos aopapel de cada um de nós no combate aos efeitos do aquecimento global.

Primeiros passos

Inicie apresentando o seguinte dado para osalunos: nos últimos 150 anos, o clima da Terratem ficado mais quente devido à ação humana.Faça então a seguinte pergunta:O que vocês acham que pode acontecer?Os alunos deverão, com a ajuda do professor,efetuar um levantamento dos principais problemas relacionados à preservação ambiental, em especial os decorrentes da emissão desenfreada de gases de efeito estufa na atmosfera.Várias hipóteses serão levantadas pelos alunos.Cabe ao professor organizá-las em uma lista de idéias.

88 99

4632-04-FAB_Cartilha_Aquecimento 7/12/07 10:37 AM Page 5

• Explore com eles as marcas textuais:(é um texto curto, quase sempre apresentando uma moral ao final; as virtudes e defeitos humanos são personificados; boa parte das vezes os personagens são animais), seu surgimento na história e sua função pedagógica (as fábulas serviam fundamentalmente para transmitir valores às gerações mais novas).

É interessante que o professor leve para a sala de aula exemplos de fábulas para serem lidos coletivamente. Esse pode se tornar um momento precioso para criar

vínculos de trabalho entre os alunos.

3) Mas afinal, o que contar?

Proponha que os alunos escrevam, individualmente ou em pequenos grupos, uma fábula que tenhacomo núcleo algumas das idéias sobre o problema do aquecimento global e o que cada um de nóspode fazer para diminuir seus efeitos. Tome como ponto de referência as idéias debatidas anteriormente.Para o momento de escrita, o professor pode propor aos alunos que:

• Imagine um ou mais personagens;• Pense numa situação do seu cotidiano;• Escreva uma moral que possa encerrar a narrativa.

A partir desse esquema, o professor pode auxiliar os alunos a estruturar as fábulas, caracterizandocada personagem, definindo seus aspectos morais positivos ou negativos, elaborando possíveisdiálogos etc. Lembre-se: a história deve ser curta.Para encerrar, discuta com seus alunos a seguinte frase de um grande escritor de fábulas, o francês LaFontaine: “Sirvo-me de animais para instruir os homens”.

Materiais que poderão ser utilizados

• Textos informativos sobre o tema discutido;• Fábulas;• Lápis de Cor Faber-Castell;• Lápis Grafite Faber-Castell;• Canetinha Hidrográfica Lavável Faber-Castell.

Sugestões de encaminhamento

• A socialização das narrativas pode ocorrer em momentos variados: no interior de cada sala deaula, na qual os alunos lêem as histórias escritas por eles para seus colegas, e/ou para oconjunto da escola e até mesmo para os pais.

• A seleção das melhores fábulas pode também vir a constituir um pequeno livro elaborado pelospróprios alunos.

• Uma alternativa à escrita autoral de uma fábula seria os alunos realizarem uma adaptação,tomando uma fábula conhecida e alterando seus elementos narrativos para que se possa inseriralguns dos problemas discutidos sobre aquecimento global.

Propostas de avaliação da atividade

Para acompanhar a produção de cada aluno ao longo das atividades, é importante observar se ele é capaz de:• Participar de discussões sobre o tema estudado;• Transpor, para a linguagem específica da fábula, conceitos e atitudes que caracterizam um

posicionamento favorável ao controle de emissão de carbono;• Trabalhar colaborativamente;• Propor formas de minimizar as ações de emissão de gases do efeito estufa.

Os conteúdos trabalhados

• Preservação ambiental;• Desenvolvimento sustentável;• Mudanças climáticas;• Aquecimento global.

11 00 11 11

4632-04-FAB_Cartilha_Aquecimento 7/12/07 10:37 AM Page 6

Orientações para o professor:• Para se preparar para essa atividade, pesquise em fontes diversas (livros, dicionários,

Internet, etc.) sobre o Teatro de Bonecos. Como a história desse teatro é bastante rica,você pode propor que os alunos participem da pesquisa.

• É necessário ter um tema ou uma proposta para fazer um Teatro de Bonecos. Proponha a criação de uma história, em formato defábula, criada pelos alunos, sobre a questão do aquecimento global. Pode ser uma única turma fazendo uma apresentação ou váriosgrupos, realizando várias sessões.

Etapas:1) Pesquisa sobre o teatro de bonecos• Proponha aos alunos pesquisar sobre as origens populares do Teatro de Bonecos.• Caso você tenha acesso a alguma ilustração, estabeleça comparações entre os tipos de bonecos em várias épocas da História.• Veja também os materiais de que são feitos os bonecos, estabelecendo uma relação entre os materiais que os compõem e o modo

de vida das sociedades.• Escolha com toda a turma que tipo de bonecos farão.

2) Execução do trabalho• Organize as mesas para a execução do trabalho.• Disponibilize os materiais para que os alunos tenham fácil acesso.• Retome as fábulas que escreveram ou apresente novas fábulas. Proponha que eles desenhem primeiramente os personagens das narrativas.• Defina um padrão de tamanho para os desenhos (algo que possa ser bem visualizado a uma certa distância). Atrás de cada desenho,

fixe um palito de sorvete ou outra espécie de haste para que eles se transformem em bonecos.• Utilizando uma caixa de sapato (ou outro tipo), ajude-os a preparar um cenário onde os bonecos atuarão, recortando parte de um

dos lados e usando o fundo da caixa como o fundo de um palco.• É importante os alunos decorarem o fundo da caixa, criando esse cenário.• Organize uma exposição dos Teatros de Bonecos para a sala e para a escola. Após a encenação, tanto os cenários quanto os bonecos

poderão ficar expostos.

Orientações para o professor utilizar com os alunos:• Partir da pesquisa sobre o Teatro de Bonecos possibilita ao professor retomar alguns conteúdos da disciplina de História.• Propor que os alunos tragam material reciclável de suas casas para a construção do cenário.• As técnicas de desenho podem ser variadas. O uso de tintas ou simplesmente de lápis coloridos pode ser combinado com os alunos,

estabelecendo uma linguagem como base do trabalho coletivo.

Materiais que poderão ser utilizados:• Lápis Grafite Faber-Castell;• Lápis de Cor Faber-Castell;• Lápis de Cor Aquarelável Faber-Castell;• Apontador Faber-Castell;• Canetinhas Hidrográficas Laváveis Faber-Castell;

Tema: Aquecimento Global

Questão desencadeadora: Mudanças climáticas: o que temos

a ver com isso? Segmento educacional: Ensino Fundamental II

Disciplinas relacionadas: Geografia, Ciências Naturais, LínguaPortuguesa, História

Proposta

A proposta do plano é elaborar uma campanha publicitáriatendo como tema “Efeitos do Aquecimento Global:Alternativas para a Solução desse Problema”. Os alunosirão desenvolver anúncios publicitários que focalizem comopodemos, modificando determinados hábitos cotidianos,nos engajar na luta pela diminuição na emissão de gasesque acentuam o efeito estufa.

Primeiros passos

Um ponto fundamental é determinar com os alunos qualserá o público-alvo da campanha. Uma boa sugestão édirecionar as discussões para o universo de interesse daspessoas próximas aos alunos, seja a comunidade doentorno da escola, sejam os próprios alunos. Assim, torna-semais fácil a delimitação tanto dos conteúdos maisinteressantes a serem abordados quanto das estratégias deveiculação dos anúncios.Proponha as seguintes questões: O que vocês acham que as pessoas sabem sobre AquecimentoGlobal? Qual é o interesse delas sobre o tema? Que alternativas as pessoas conhecem para quepossamos combater a intensificação do efeito estufa?

Tema: Aquecimento Global

Proposta: Teatro de Bonecos

Segmento Educacional: Ensino Fundamental I

Disciplina: Artes

11 22 11 33

• Guache Lavável Faber-Castell; • Papel para desenho ou cartolina; • Pincéis médio e fino; • Pote de água;• Caixa de sapatos ou outra similar e palitos de sorvete; • Material reciclado.

4632-04-FAB_Cartilha_Aquecimento 7/12/07 10:37 AM Page 7

Encaminhamentos para o estudo

Trabalhar com o universo da publicidade é ao mesmo tempoestimulante e complexo para alunos nesta fase de desenvolvimentoescolar. Como estamos todos imersos, em maior ou menor grau,em uma sociedade do consumo, o contato dos alunos com algunsgêneros textuais (verbais ou não) que circulam nessa esfera deatividade humana é constante. Em razão disso, é importante:• Discutir com os alunos o que eles já conhecem sobre anúncios

impressos, em particular, e sobre campanhas publicitárias, no geral;• Debater sobre a pertinência de tratar os conteúdos relativos ao

aquecimento global valendo-se da propaganda.

Objetivos de aprendizagem

• Discutir aspectos éticos relacionados à preservação ambiental;• Compreender como as alterações climáticas geram problemas de ordem social e econômica;• Entender que fatores interferem nas alterações climáticas;• Estudar quais ações humanas ao longo da história contribuíram para essas alterações;• Conhecer que mecanismos de combate ao aquecimento global e às alterações climáticas existem;• Compreender as características do gênero do discurso do anúncio publicitário;• Trabalhar em grupo;• Discutir exemplos práticos de atitudes conscientes que auxiliam na minimização deste problema.

Passos metodológicos

1) Por dentro da publicidade

Inicialmente, leve alguns anúncios publicitários impressos para a sala de aula. A discussão sobre avariedade de veículos nos quais esses textos circularam (jornal, revistas, sites etc.) pode ser um bom pontode partida. Comente as várias intenções presentes nos anúncios (intenções dos anunciantes; interesse dos consumidores) e as várias formas de se ler esse texto (de forma crítica; relacionando os textos comimagens caso elas existam; inferindo conteúdos etc.). Apresentar anúncios de caráter comercial e não-comercial também pode dar uma boa dimensão do campo em que se encontra a propaganda.Explore alguns elementos que os compõem, como os slogans, os recursos visuais ou lingüísticos e a disposição do texto na página. Discuta o que mais chamou a atenção deles no momento em que entraram em contato com o anúncio.

É importante que essa discussão seja registrada pelos alunos.Muitas das observações feitas podem servir para a etapa em que eles

estiverem elaborando suas próprias campanhas. O professor deve sugerir formas de registro e ajudá-los a sintetizar idéias e informações.

2) As idéias são a alma do negócio

Organize a sala de aula em grupos para a execução das campanhas.Duas tarefas são necessárias: conhecer mais sobre o assunto que irão tratar nas campanhas eentender qual é o universo de referências de seu público-alvo. Portanto, a estratégia-chave aqui épesquisar. Para que isso ocorra de forma ordenada, proponha que:

• levantem fontes nas quais poderão recolher informações sobre os efeitos do aquecimento global(jornais, revistas, artigos de divulgação científica, sites etc.); discuta com eles as formas comorealizarão o registro das informações;

• definam qual será o público-alvo da campanha;• pensem em como veicularão a mensagem: em anúncios colados em cartazes espalhados pela

escola; através de folhetos; elaborando um jingle (curta mensagem musicada de propaganda)que poderá ser apresentado em alguma ocasião especial para os colegas, etc. Aqui, vale termuita imaginação!

3) Estruturando a campanha

É importante que os alunos percebam que uma boa campanha se faz da junção de boas idéias e uma boa pesquisa. Informações obscuras e mal definidas, dados imprecisos ou secundários e conceitos mal delineados dificultam a compreensão de um anúncio por parte das pessoas.Como não “venderão” propriamente um produto, mas sim um conjunto de idéias sobre comodevemos e podemos alterar costumes básicos do cotidiano a fim de ajudar na redução de gases de efeito estufa (GEE), cabe aos alunos traçar estratégias que possibilitem ao público uma realcompreensão da importância do tema em questão para a vida de todos nós. Assim, o professorpode lançar mão de algumas idéias que podem ajudar os alunos a pensar:

• Economizar energia elétrica; usar luz artificial só quando for necessário;• Separar o lixo e levar para centros de coleta seletiva;• Evitar qualquer tipo de desperdício de água, luz ou gás;• Evitar banhos quentes demorados. De preferência, desligar a água ao se ensaboar;• Estipular dias certos para a lavagem de roupas da casa (não lavar diariamente e usar a máquina

de lavar com a capacidade máxima para evitar várias lavagens, economizar água e energia);• Utilizar lâmpadas fluorescentes, restrinjir o uso

de ar-condicionado;• Trocar equipamentos por tecnologias mais avançadas

e de menor consumo;• Preferir sempre fontes de energia renovável;• Reciclar tudo, não desperdiçar nada;• Dar preferência ao uso de carros movidos a álcool

ou biodiesel;• Dar preferência para os transportes coletivos, andar a pé ou

de bicicleta.

11 44 11 55

4632-04-FAB_Cartilha_Aquecimento 7/12/07 10:37 AM Page 8

Orientações para o professor:• Para se preparar para esta atividade, procure na Internet ou em livros a que tenha acesso duas

ou mais esculturas e disponibilize as imagens para que os alunos possam discutir alguns doselementos que as compõem.

• Muitas vezes, as esculturas são obras elaboradas a partir de técnicas mistas. A apresentação de trabalhos de artistas contemporâneos que se valem dos elementos dessalinguagem plástica pode ser interessante. Você poderá pesquisar o artista Nuno Ramos, a artista Elizabeth Wierzbicka, maisconhecida como Wela, e também a artista Lígia Clark, que pode ser considerada uma precursora no uso de elementos que, maisadiante, são aproveitados por aqueles que executam esculturas, particularmente com ênfase nos aspectos sensoriais.

• Proponha uma pesquisa sobre os artistas, suas produções e os movimentos estéticos aos quais se aproximam.

Etapas:1) Apreciação das obras• A partir das esculturas pesquisadas, discuta com os alunos:

Quais foram os materiais utilizados; Quais foram as intervenções efetuadas sobre os materiais; Como as formas se distribuem noespaço; Que sensações provocam; Quais são, na opinião deles, as características de obras de arte como essas.

2) Execução do trabalho• Planifique com os alunos que tipos de material utilizarão para a criação das esculturas. Uma discussão importante diz respeito ao

tamanho das esculturas, que deve ser negociado com a escola.• Da mesma forma, problemas relacionados à sustentação das obras devem ser debatidos (esculturas muito pesadas geralmente são

mais trabalhosas de se equilibrar). Uma solução: opte por utilizar materiais mais leves.• Proponha uma regra: somente poderão ser utilizados materiais recicláveis (papéis, papelões, garrafas pet, copos de plástico, etc.).

Será sobre eles que os alunos proporão interferências estéticas (pinturas, colagens, recortes etc.). Os materiais recicláveis poderãoser coletados na própria escola, na comunidade ou mesmo na casa dos alunos. Depois de recolhido o material, organize o espaçopara a execução do trabalho.

• Acompanhe toda a execução dos trabalhos, sugerindo idéias e propondo soluções. Discuta com os alunos quais espaços asesculturas poderão ocupar.

Orientações para o professor utilizar com os alunos:• Essa atividade pode ser trabalhada em pequenos grupos.• As esculturas poderão vir acompanhadas de pequenos textos sobre questões ambientais, a necessidade de reciclarmos materiais

e o impacto da ação do homem sobre a Natureza. Para isso, o auxílio de professores de outras disciplinas afins ao tema será bem-vindo (palestras, sugestões de leituras, participação de discussões com a classe etc.).

Materiais que poderão ser utilizados:• Lápis Grafite Faber-Castell;• Canetinha Hidrográfica Lavável Faber-Castell;• Cola Líquida Lavável Faber-Castell;• Massa para Modelar Faber-Castell;• Pastilhas de Aquarela Faber-Castell;• Apontador Faber-Castell;

• Papel Paraná ou papelão;• Pincéis médio e fino;• Fios de nylon ou barbante;• Tesoura;• Materiais recicláveis: papéis, papelões, garrafas pet, copos

de plástico, etc.

Tema: Aquecimento Global

Proposta: Criação de esculturas utilizando elementos recicláveis

Segmento Educacional: Ensino Fundamental II

Disciplina: Artes

Materiais que poderão ser utilizados

• Anúncios publicitários variados;• Busca de informações em fontes diversas;• Fotos, músicas, gravuras e desenhos;• Lápis de Cor e Grafite Faber-Castell, Tintas Laváveis Faber-Castell, Canetinhas Laváveis

Faber-Castell e cartolina para a elaboração de cartazes, folhetos, etc.

Sugestões de encaminhamento

• Depois de concluída a elaboração dos anúncios, discuta com os alunos as estratégias de veiculação. Lugares onde se possa afixar cartazes, datas especiais em que podem apresentar suas idéias, convite aos pais para que venham à escola prestigiar a produção de todos.

• Uma outra idéia é sugerir aos alunos que pesquisem as entidades que estão envolvidas diretamente com a conscientização de pessoas quanto aos efeitos danosos da emissão descontrolada de GEE. Propor aos alunos que formulem anúncios publicitários para essas entidades pode ser uma boa opção de trabalho.

Propostas de avaliação da atividade

Para acompanhar a produção de cada aluno ao longo das atividades, é importante observar se eleé capaz de:

• Compreender conceitos relacionados à alteração climática gerada pelo aumento da emissão de GEE;

• Compreender qual a importância de desenvolver atitudes que colaborem para a minimização desse problema;

• Trabalhar em grupos e participar colaborativamente com os colegas;• Organizar-se individual e coletivamente para a realização de uma pesquisa;• Dar explicações sobre o tema estudado.

Os conteúdos trabalhados

• Aquecimento global e seus efeitos;• Alterações climáticas;• Anúncio publicitário;• Preservação ambiental.

11 66 11 77

4632-04-FAB_Cartilha_Aquecimento 7/12/07 10:37 AM Page 9

SITES DE REFERÊNCIA

www.faber-castell.com.br www.greenpeace.org.brwww.folhadomeioambiente.com.brwww.akatu.org.brwww.onu-brasil.org.brwww.ciencia.org.brwww.malhatlantica.pt/cnaturais/aquecimento_global.htmwww.pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_globalwww.terrazul.m2014.net/spip.php?article231www.comciencia.br/reportagens/clima/clima11.htmwww.mct.gov.br/index.php/content/view/3881.htmlwww.wwf.org.br/natureza_brasileira/meio_ambiente_brasil/clima/index.cfmwww.clima.org.br/index.cfm?fuseaction=noticia&IDnoticia=25423&IDidioma=1

BIBLIOGRAFIA BÁSICA PARA O PROFESSOR

• Coleção Perguntas e Respostas, Ed. Ática• Coleção SOS Planeta Terra, Ed. Melhoramentos• Bizzo. Nélio, Ciências: fácil ou difícil?, Ed. Ática, SP, 1998• Os Senhores do Clima, Tim Flannery, Ed. Record• Ecoeconomia – Uma nova abordagem, Hugo Penteado, Ed. Lazuli, 2003• A Vingança de Gaia, James Lovelock, Ed. Intrínseca, 2006• Colapso – Como as Sociedades Escolhem o Fracasso ou o Sucesso, Jared Daimond, Ed. Record, 2005

CRÉDITOS

Coordenação Geral: A. W. Faber-Castell S.A.

Coordenação pedagógica: Ricardo Barreto

Jornalista responsável: Barbara Guidalli (JP 27192RJ)

Elaboração: Ricardo Barreto e Max Ambiental

Colaboração: Lourdes Atié e Instituto Akatu

11 88

4632-04-FAB_Cartilha_Aquecimento 7/12/07 10:37 AM Page 10